Donna Trends Especial Noivas

Page 1

JUJU MASSENA

A colunista da revista Donna agora em um caderno especial sobre casamento!

VESTIDO: ADHEMIR PRESCHADT CABELO E MAQUIAGEM: LEONARDO DULLIUS BUQUÊ: ARQUITETURA DAS FLORES LOCAÇÃO: SHERATON PORTO ALEGRE FOTO: TIAGO SPEROTTO

l especia

as para ic d ja e V ? o n r e ssico ou mod lá C ? e it o n sua cara u a o m o Dia c e o it fe ento per Páginas 8 e 14 fazer o casam

scolha dos e a n ia c n ê d n é te Confira o que madrinhas s a e a iv o n a Páginas 9 e 10 vestidos para

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRO DE 2019


INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

E :F

RN

A

O ND

LA

CER

DA

CR

ÉD

IT

O

2

Juju Massena

@jujumassena /ajujumassena @jujumassena juju@gruporbs.com.br

Reunimos um time de peso de colunistas especialistas no assunto, para dividir momentos e dicas que vão tornar o seu grande dia, ainda mais inesquecível. O Donna Trends Noivas foi pensado com muito carinho, tanto que tive o prazer de me vestir novamente de noiva para nossa capa, com um modelo do estilista Adhemir Preschadt (@adhemirp), em um ensaio no Hotel Sheraton Porto Alegre.

do Parque - um empreendimento cheio de estilo e bom gosto no coração de Caxias (que você conhece melhor na matéria abaixo). Ah! Nas páginas 12 e 13, você acompanha um pouquinho do meu grande dia! FOTOS: TIAGO SPEROTTO

É com muita alegria que tiramos do papel – ou melhor, colocamos – mais um caderno Donna Trends. E, dessa vez, o seu lugar das tendências quentinhas de moda e beleza de Donna, vem com uma missão pra lá de especial: falar sobre um dos momentos mais esperados da vida de muita gente. Sim, o casamento! E digo isso com todo o entusiasmo de quem, há pouco mais de um mês, passava por essa experiência tão linda.

Para celebrar ainda mais essa edição, na noite de ontem, 1° de outubro, pude receber nossas leitoras de Caxias do Sul e região, para o Papo Noivas by Donna Trends, realizado na Reserva

Conheça todos os encantos do Reserva do Parque CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/ RESERVA DO PARQUE

Apartamentos em condomínio-clube na

itens fundamentais para quem vive nas

área central de Caxias do Sul privilegiam

grandes cidades: conforto, segurança,

segurança, conforto e qualidade de vida

proximidade e fácil acesso a escolas, supermercados, farmácias, bancos

Na hora de iniciar uma nova etapa da vida,

e hospitais. Isso tudo sem contar na

nada como encontrar um cantinho que

possibilidade de socialização que o

represente seu estilo e ofereça tudo o que

espaço oferece - seja com os próprios

você procura. Localizado na área central de

moradores ou na convivência com

Caxias do Sul, o Reserva do Parque consolida

amigos.

na cidade o conceito de apartamentos em condomínio-clube. Projetado e construído

A infraestrutura contempla piscina adulto

pela EGF Incorporadora, o Reserva do

e infantil, playground, quiosques com

Parque conta com apartamentos de um, dois

churrasqueira, quadra de futebol, salões

e três dormitórios.

de festas, pet place, brinquedoteca com minissalão de festas, lan house, sala de jogos,

O empreendimento adequa-se com

sala de ginástica, sala de cinema e salão

perfeição a diferentes públicos, atendendo

gourmet, além de oferecer segurança 24

com facilidade a estilos de vida que priorizem

horas.


INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

Ç

ÃO

LG

A

4

CRÉDIT O

: DI

VU

Coluna DUDA SANTOS Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.

5 PRIMEIROS PASSOS para o grande dia!

O tão esperado pedido de casamento saiu? E agora vocês nem sabem por onde começar? Calma lá, que temos a ajuda que vocês precisam. Os primeiros passos podem ajudar muito para que esse planejamento não seja estressante e sim algo proveitoso para os noivos. Pega um papel e caneta, tira foto dessa página, rasgue e guarde. Faça como achar melhor, mas siga os seguintes passos:

1

Defina o estilo do casamento:

vocês querem que seja uma festa enorme ou mini wedding? Querem que a cerimônia seja de dia? Dentro de uma igreja? Na beira da praia? Querem que seja na cidade em que moram ou em outra cidade ou até país? Afinal de contas, onde e como vocês se veem nesse grande dia? Essas expectativas e sonhos precisam estar alinhados desde o início, senão o processo se torna cheio de grandes dúvidas, algumas briguinhas pelo caminho, e, pode sim, fazer com que vocês gastem mais dinheiro do que o previsto.

2 Estipulem um orçamento: agora que vocês já sabem como querem que esse dia seja, precisam entender quanto se tem disponível para fazer o sonho acontecer. O casamento precisa ser uma meta para o casal, e como toda a meta é importante entender quanto é possível reservar da renda e por quanto tempo será necessário para poder fazer acontecer. Além disso, o casal pode optar por conversar com seus pais e ver se eles estão dispostos a contribuir para esse dia. Ter esse número é primordial para todo o planejamento.

3 Defina a data:

escolher a data da cerimônia não é tão fácil quanto parece. Têm casais que sonham com local específico ou em ter um determinado fotógrafo ou maquiador em seu casamento. Esses desejos importantíssimos para o casal devem ser levados em consideração na hora de consultar as datas e bater o martelo. Mas, tenham em mente que, para a contratação dos fornecedores, a definição da data, ou pelo menos o mês, é importante para ver a disponibilidade dos profissionais. É bem frustrante desejar um serviço, orçar, ver que cabe no orçamento e depois se deparar com a agenda que não fecha.

Expediente

Produzido por Diretoria Comercial e Marketing.

Encartado no jornal Zero Hora, em

Analista de Produto: Bruna Mello bruna.mello@gruporbs.com.br

toda a Região Metropolitana de Porto Alegre e no jornal Pioneiro, com distribuição em toda a edição.

Curadoria de Conteúdo: Juju Massena

4

Contrate um assessor de eventos: pesquise sobre esse profissional e contrate aquele que tenha a proposta de trabalho mais alinhado com que vocês buscam. Esses profissionais auxiliarão na contratação dos melhores fornecedores, levando em considerando o seu orçamento, inclusive ajudarão a manter os gastos dentro da verba disponibilizada para a cerimônia. Auxiliarão, também, para que nenhum detalhe importante seja esquecido e estará lá no dia garantindo que tudo saia como vocês sonharam desde o início.

5

Faça a lista de convidados: saiba que todos os orçamentos e decisões terão como base esse número. Por exemplo: o local que irão casar só poderá ser definido se souberem quantas pessoas pretendem convidar. A gastronomia se calcula em cima dos convidados, até mesmo a equipe de foto e vídeo se baseia em cima dessa informação para elaborar seu preço.

Esses são os primeiros passos de muitos. E saibam que o mais importante em todo o planejamento é o casal manter a conversa e saber fazer concessões. O dia é de vocês e precisa ser construído pelos dois. Assim, com certeza o dia será especial.

Execução: maré - conteúdo e estratégia

contato@mareconteudo.com.br Projeto Gráfico: Giulia Pereira Diagramação: Taciana Pessetto Textos: Fernanda Calegaro Jornalista Responsável: Luiza Gaidzinski Carneiro (Mtb 16.616)


INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019 LG A

Ç ÃO N

VU

O:

Coluna CAROL KLÓSS

C R É D IT

UN : BR

FOTOS

PE

RE

IR

A

SO

DI

7

ED

IG

/ ER

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

O

KR

6

Carolina Klóss tem 34 anos, é jornalista e especialista em Comunicação Digital com certificação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela Université de Toulon, na França. Atualmente atua como editora digital, responsável pelo Pioneiro.com e pelas redes sociais do jornal e da Gaúcha Serra.

Casei há cinco meses, após quatro anos de namoro - ah! esqueci de contar que tudo começou no pedido de casamento (sim, eu também não abria mão disto e do solitário na mão direita, e deixei isso claro no primeiro dia de namoro. Mentira. No segundo). Fiquei noiva no meu aniversário, em NY, no show do Jason Mraz (que canta minha música preferida, “I don’t give up”). A partir daí, e durante os oito meses seguintes, planejei tudo para o nosso grande dia. Parece muito tempo, mas foi o suficiente para curtir o processo. Tudo saiu como queríamos, mas algumas coisinhas teríamos feito diferente - e é também sobre elas que falarei nessa coluna, para ajudar as próximas noivinhas. Mas uma coisa é certa: gostei tanto da função que faria tudo de novo... mais 25 vezes! Antes de subir ao altar, achava “uó” os casais que comemoram e fazem festa a cada ano de casados. Mordi a língua. Fiquei tão apaixonada que comemoro as bodas, mês a mês. E digo: casem-se.

Cerimonialistas são anjos Lá no início do processo achei que conseguiria planejar tudo sozinha, mas só temos a dimensão da quantidade de detalhes durante o processo, e eles são muitos, viu? Claro que isso depende do tamanho do evento, mas um olhar profissional acalma os noivos e também otimiza (e economiza!) alguns serviços. Não pense que no dia você conseguirá pensar em muita coisa. Esqueça. No dia você será a noiva e só vai querer ser isso! Chamei a nossa cerimonialista pelo nome, a Carol Polly, só

no início. Depois, já a chamava de “anjo”, de tanto perrengue que ela resolveu.

Detalhes personalizados

CRÉDITO: BRUNO KRIGER/DIVULGAÇÃO

Se você conseguir planejar tudo com antecedência conseguirá pensar nos detalhes. Criamos um monograma exclusivo e o usamos na decoração, imprimimos no convite, mas também no menu do jantar e na caixinha de primeiros-socorros nos banheiros. Ah! Sigam essa dica: além dos “cura-porre”, colocamos no masculino e feminino itens para os convidados darem um up durante a madrugada, já que a festa durou horas. Os guris tinham à disposição desodorante, fiodental, enxaguante bucal; as gurias tinham tudo isso e mais prendedores de cabelo e fixador de maquiagem. Meu marido ainda estourou o fofurômetro estampando o monograma e a data do casamento na sola do sapato que usou no dia. Demais, né?

Vire amiga do fotógrafo Ainda antes de começar a planejar a festa, coloquei na cabeça que queria um fotógrafo. Mas, meu noivo era amigo de infância de um, que também fotografa casamentos. Pela proximidade deles, abri mão da minha escolha... e foi a melhor coisa que fiz! Faz toda a diferença viver esses momentos com alguém que conhece o casal, as imagens ficam naturais. Fazer as fotos do préwedding com o mesmo profissional pode ser uma boa maneira de estreitar esses laços. Outra dica é conversar com o fotógrafo

João Pulita é colunista social do Pioneiro há mais de 30 anos, formado em Licenciatura em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Realiza há 21 anos a Feijoada do Pulita, evento benemerente em prol da comunidade. Atua como organizador de grandes festividades e realizou, em um passado recente, inúmeras festividades de casamentos, formando novos nomes no mercado.

CELEBRAR É PRECISO

OS RITUAIS DO CASAMENTO Não sei quando comecei a pensar em casamento, mas a impressão que tenho é de que nasci com essa ideia. E sempre desejei casamentão: vestidão de princesa com véu arrastando pela igreja, festão, lua de mel dos sonhos. Pacote completo, sabe?

Coluna JOÃO PULITA

antes da festa e falar sobre o que vocês não abrem mão - e aí não terão uma surpresa quando o álbum chegar: fotos com todos os primos, em todas as mesas, essas coisas. Ah! Ter intimidade com maquiador e cabeleireiro também fez toda a diferença para mim. Testar opções me ajudou a me sentir mais segura no dia.

Um véu, muitas lágrimas Mal dormi na noite que antecedeu o casamento. A cerimônia começou às 18h45min, mas a função com salão e com as madrinhas (leve todas junto com você nos preparativos, isso vai te deixar mais calma) começaria pela manhã, então eu precisava estar nos trinques. Dormi sozinha naquela noite (despachei meu noivo para a casa dos pais porque segui a superstição de que o casal não pode se ver no dia do casamento), mas descansei mesmo poucas horas. Embora não tenha conseguido segurar o nervosismo, consegui controlar a emoção. Sou bem chorona, mas pensei que quando começasse a chorar, não pararia mais. As primeiras lágrimas vieram de manhã, quando uma das minhas melhores amigas (Cá, sua linda!) ligou pra me tranquilizar. Mas, a emoção desandou mesmo em um momento que eu não esperava: quando o Jeff Hoffmann, o cabeleireiro que me arrumou, ajeitou o véu na minha cabeça. DEUS! Foi ali que tive certeza que era uma noiva. E a que eu queria! Não sei se existe uma relação clara para isso, mas esses rituais do casamento me emocionaram muito.

Quando iniciei a atuar como colunista social, nos anos 1980, os casamentos eram muito tradicionais, existia um protocolo padrão, clássico. Depois, teve início uma fase mais glamourizada. As noivas de então faziam vestidos com estilistas de renome, as recepções eram norteadas de muitas vozes e instrumentos e profusão de flores entre o templo e os salões, que também eram luxuosamente vestidos. Havia noivos que desciam de helicóptero para o enlace e por aí afora... Depois, as festividades passaram a ser repletas de brilhos, com uma pegada lúdica, com distribuição de máscaras, boás e outros acessórios. Essa tendência foi uma reação à forma anterior, clássica e também uma maneira de segurar os convidados por mais tempo na celebração, e quebrar com a rigidez do comportamento. Nos casamentos atuais, os noivos pensam em agraciar os convidados com mimos; na recepção, há a montagem de várias mesas – doces, cafés, bares e charutaria. Os convidados passaram a ter ainda mais importância e responsabilidades. Antigamente, era só o bolo dos noivos e fim. Na minha infância, quando frequentava os enlaces, passavam até os sapatos da noiva e a gravata do noivo para recolher dinheiro. Achava muito estranho. O matrimônio, que começa com uma cerimônia tocante, vai ser lindo para sempre (tenho essa impressão). Se ali na igreja as emoções florescem na troca de alianças, se os gestos revelam uma família unida, o casamento, em seu real significado, acontece. O restante é consequência natural. A festa deve ser realizada de acordo com as condições de cada um; não é a pompa que conta, mas a verdade com que é efetivado. Se os noivos podem investir em um terno assinado por Ricardo Almeida ou um vestido Dior, é maravilhoso, mas a verdadeira celebração se dará quando puderem reunir as pessoas que realmente fazem parte de suas vidas. A cerimônia deve ser afetiva e tudo deve ter sentido. É muito comum no casamento da filha de um empresário o pai convidar todos seus clientes, transformando

a festa em um compromisso comercial social e não numa celebração. No início da minha atividade, frequentava todo tipo de festa, pois desejava conhecer as pessoas e isso fazia parte do processo. Hoje, vou com alegria aos casamentos de pessoas com as quais já possuo uma relação mais estreita (e mesmo assim não dou conta em atender a todos). Um convite é uma deferência, uma honra. O grande problema são as convenções, que acabam atrapalhando muito. Existem comportamentos que são invencionices, modismos. Mostrar em telão os retratos da vida é muito chato, pois se deduz que os convidados já conheçam a história dos noivos. Qual a importância de exibir a foto da formatura no casamento? Não há necessidade. Penso que, na festa, apresentar um talento do noivo ou da noiva é legítimo, mas as fotos de infância são desnecessárias. Fazer uma referência a um antepassado demonstra respeito. É o caso do uso de um anel, de um véu, que pertenceu à avó, à tia. O mandamento básico é não exagerar em nada, fazer tudo que possui significado. Com certeza, não será uma “limusine” que vai dar brilho ao casamento. Uma cerimônia deve enfatizar a relação de afeto, de amor que as duas pessoas selam neste ato.

A festa deve ser realizada de acordo com as condições de cada um; não é a pompa que conta, mas a verdade com que é efetivado.

O ambiente tem que ser pensado e a festa deve ter coerência com o espaço físico e com o horário em que é realizada. Também penso que são desagradáveis surpresas que fazem, como jogar o noivo na piscina. Aos convidados cabe as responsabilidades em

confirmar a presença com antecedência e de informar-se a respeito do ritual de outra cultura, quando, sabidamente, os nubentes tiverem bagagem cultural diversa. Aliás, vestir-se de acordo para prestigiar uma festa é uma deferência aos noivos!

O que vale mesmo é celebrar com alegria; é ter a coragem de mostrar-se como se é, sem medo.

Acho bonito, por exemplo, o ritual da chuva de arroz, as coisas que trazem a história da família, os elementos que valorizam os laços. Viver o sonho é imprescindível, por isso, os convidados devem ser escolhidos entre as pessoas que vibram com os anfitriões, que levarão emoção à ocasião. Este é o verdadeiro alicerce de um casamento que se constitui em uma celebração. Quando a afetividade fica explicitada, forma-se uma egrégora positiva, que confere mais beleza ao ato do que a ostentação ou o glamour. A máxima - o menos é mais - é real. Um convite para um casamento traz a mensagem subliminar: solicitamos que vivas isso conosco, que partilhes deste momento único. Casamento bonito e elegante é o que foi decorado com bom senso, que reuniu as pessoas queridas e se ele estiver norteado de emoção, será inesquecível, mesmo que o menu não contemple a alta gastronomia; sendo servida no tempo e na temperatura certos. O que vale mesmo é celebrar com alegria; é ter a coragem de mostrar-se como se é, sem medo. A palavra coragem vem do latim coraticum, derivado de cor, que significa coração. Isso diz tudo.


INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

8

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

VESTIDOS DAS MADRINHAS: Muitas possibilidades

CLÁSSICO X MODERNO: O clássico vestido de noiva branco

9

o v i t a i r c e l a r o p m e t a k loo

As madrinhas de casamento

rosa, por exemplo, porque não

também merecem ter seu brilho.

abrir o leque de opções para

A combinação das cores dos

outras opções de tons? Expandir

vestidos com os demais elementos

para versões mais claras ou

da festa não é o padrão e está

mais escuras, mais vivas ou mais

longe de ser uma regra. Para a

pálidas, como rosa chá, nude, rosa

democrático.

consultora de imagem e estilo

queimado, envelhecido ou tons de

Lu Persch, as escolhas podem ir

rosé, pode ser a melhor solução -

O tradicional off-white segue como

desde a harmonia visual que você

explica.

favorito, porém, cores como champagne

deseja para o seu evento, até o

e rosa ganham variantes de tons e são a

simbolismo das cores, em um nível

preferência de muitas mulheres. Decotes,

psicológico e até mesmo espiritual.

fundamental. Em cerimônias ao ar

- A gama de cores vizinhas ou

tons mais claros, combinam com a

semelhantes é sempre uma boa

fluidez de um ambiente aberto.

ainda é um dos maiores símbolos dos casamentos. Mas nos últimos anos essa regra tem sido quebrada para acompanhar as infinitas possibilidades de estilos. Seja na união civil ou religiosa, o universo bridal está cada vez mais

rendas e pedrarias também definem Vestido atemporal com saia rodada no corte godê, alças florais e busto em forma de coração

o look moderno. A estilista gaúcha Paula Immich comenta que os vestidos atemporais aliados à criatividade não saem de moda, e são prioridade nas

CRÉDITO: MACIEL GOELZER

cerimônias civil e religiosa. - O clássico moderno define a noiva do

Conforto e elegância

momento. A mulher contemporânea

Adaptado para qualquer tipo de cerimônia, o

quer algo mais arrojado, como a renda

vestido rendado é o favorito das noivas e seu

arabesca ou um tecido diferente. Cortes

corte define a personalidade. Ideal também

clássicos, estilo princesa, também

para celebrações ao ar livre, podendo ser

ganham renda sem forro, decotes ou

curto ou longo, ganham preferência pelo

transparências. Ou vestidos com cortes

conforto, simplicidade e discrição.

ousados ganham adereços ou estruturas

mais sustentáveis onde as peças são reaproveitadas, muito utilizados no casamento civil e em mini wedding. A estilista Sandra Ferraz define a noiva atual como uma mulher versátil e funcional. - As mulheres querem descomplicar e estão optando por vestidos mais limpos,

em tule com bordado requintado de

Entre as misturas de tendências que

que emitem leveza e fluidez. Buscam

pérolas que remetem ao romantismo -

também caracterizam a noiva moderna,

simplificação e muito conforto, mas sem

comenta.

destaque para os macacões e os vestidos

perder a mística e o glamour - fala.

DUÇÃO REPRO

Vestido minimalista de renda teve as peças separadas e reaproveitadas após o casamento

/ PINTE

REST

CRÉDITO: WILLIAN PERINI

alternativa. Ao invés de todas as madrinhas usarem um tom de

Contextualizar a festa também é livre, os vestidos mais lisos, leves e em

IMPORTANTE LEMBRAR

1 Não engessar a cor para os vestidos das madrinhas, já que cada subtom de pele responde de forma diferente às cores.

2 Pensar no leque de opções de cores, envolvendo cores semelhantes, em diferentes tonalidades e graus de saturação.


INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

TENDÊNCIAS DE VESTIDOS:

Inspirado nas deusas gregas, clássico com corte simples e moderno decote com transparência

erência simplicidade e sustentabilidade como ref A leveza e o encantamento

Versão Eco-friendly

a simplicidade. O minimalismo

Recentemente incorporado por alguns

dos vestidos é muito inspirado no casamento da duquesa Meghan Markle, que usou uma peça sem rendas, babados, transparências e muito discreta. Outra febre da moda está no mix de materiais, como renda e o clássico tule point d’esprit, que caracteriza o romantismo e a delicadeza. Outra dica é unir tendências tradicionais como a aplicação de pérolas em um vestido moderno com corte simples, saia leve e decote mais ousado.

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO Entre a inovação e o tradicional,

algumas tendências estão sempre em mais com decorações clássicas, e os casamentos ao ar livre valorizam

materiais ecológicos, reciclados ou reaproveitados andam de acordo com a maior tendência do momento: a sustentabilidade. Alguns vestidos são duplos, com blusa e saia, e também podem ser utilizados como saia midi ou cropped após a cerimônia. FOTO

S: MA

CIEL

GOEL

ZER

O que também está em alta

elementos naturais, optando pelo

Véus bordados

- Sempre digo que não há

Vestidos minimalistas usados com tênis

tendências, há uma concepção

Bolsos em vestidos rodados, para deixar o celular à mão

noivos. Mas, o estilo predominante em

Cor pistache, harmonizada com a natureza

Ele traz a natureza para o ambiente

Mangas removíveis

Sala de doces está entre as preferências das noivas

a r o d e lh o c a a z e r u t Na

alta. Espaços fechados combinam

estilistas, os modelos confeccionados com

CREDITO LUCAS LERMEN

CRÉDITO: ANDERSON LACERDA

fazem parte da nova tendência:

11

famoso rústico-contemporâneo.

de festa de acordo com o perfil dos casamentos ao ar livre, mini wedding ou cerimônias fechadas, é o orgânico. do casamento, seja em arranjos ou em uma festa ao pôr do sol - destaca a cerimonialista Andréia Pilão.

Misto de elementos caracterizam o rústico contemporâneo

“Gaiola” do espumante pode ser o anel do guardanapo CRÉDITO ISMAEL STEFFEN

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

CRÉDITO: ANDERSON LACERDA

10


loucos e não aguentaríamos tanta correria. Quanto a isso, agora posso dizer tranquilamente: se vocês sabem bem o que querem e têm uma juju@gruporbs.com.br juju@gruporbs.com.br boa cerimonialista, seis meses são perfeitos. juju@gruporbs.com.br juju@gruporbs.com.br Sinceramente, eu até acho que morreria de ansiedade se o noivado fosse maior. Decidimos, então, por um dia de inverno e pela Serra ROMANTISMO PRÁTICO Vou confessar que nunca fui do tipo que sonha em Gaúcha, em um lugar muito querido por nós, a Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, o que casar. O Arthur (namorado por oito anos, marido transformou nosso casamento em um Destination há um mês) e eu sempre fomos pouco romântiWedding- termo usado para denominar o evento cos e muito práticos: foi assim na hora de decidir de quem escolhe viajar para um lugar especial namorar e depois na de decidir morar junto. Mas, para casar. E, se escolhemos o destino pelo com o passar do tempo, fomos achando que um carinho que temos pelo lugar, amor de tantos anos merecia uma celebração. E, a beleza da vinícola também aí, uma Juju romântica apareceu: eu deixei claro tornou a escolha ainda mais que se fosse para casar, queria que a coisa fosse simples. Sendo assim, na hora como manda o figurino, com pedido de noivado com direito a anel e uma baita surpresa. Foi assim de pensarmos na decoração que em fevereiro desse ano, durante uma viagem decidimos que iríamos fazer tudo da forma mais natural a Suíça, veio o pedido. E, adivinha? Foi surpresa, possível, usando elementos com anelão e tendo os Alpes Suíços como cenáque apenas salientassem a rio. Nada mal para o casal que se autodenomina beleza dos espaços. Para “não romântico”, né? o jantar, a inspiração foi nos casamentos DESTINATION WEDDING da Toscana: mesas Foi no dia do pedido, que a praticidade do compridas e casal entrou em cena. Decidimos rapidamente compartilhadas, com o local do casamento, o cardápio, decoração e folhas, flores, velas a provável data - para dali a seis meses – que sobre elas e iluminação FOTOS: FERNANDO LACERDA deixou muita gente achando que estávamos

delicada. Mas, se a decoração do jantar teve inspiração na Itália, o cardápio foi totalmente a cara das nossas colônias italianas, com direito a sopa de capeletti de entrada – sabíamos que a escolha pela gastronomia típica da Serra Gaúcha da qual gostamos tanto, também agradaria muito os convidados.

O VESTIDO PERFEITO

Uma das primeiras coisas que fiz depois de ficar noiva foi correr para o Pinterest (que, inclusive, é vida – todas as minhas inspirações eu encontrei e guardei por lá) separar referências para o meu vestido de noiva. Eu olhava e olhava e gostava das costas de um, da saia do outro, no decote de mais outro... Mas não tinha nenhum que batesse os olhos e pensasse: “É esse”. Pois bem, tinha uma coisa que eu tinha certeza, sabia quem eu queria que fizesse meu vestido, a Sandra Ferraz. E fica aí uma dica preciosa: na hora de escolher o estilista que irá te vestir nesse momento tão importante, pense se o estilo de trabalho da pessoa tem a ver com o seu. Escolher alguém só porque a pessoa é famosa ou porque suas amigas a admiram, pode acabar resultando em frustração. Como já havia usado algumas vezes vestidos de festa da Sandra, já nos conhecíamos. Mas não posso negar a surpresa que tive na nossa primeira reunião para falarmos sobre o “meu muso” – apelido que meu vestido acabou ganhando. Ela levantou

em direção a porta da sala de provas e disse: “espera aí, vou buscar teu vestido”. A Sandra, que tinha desenhado uma coleção nova e começava a desenvolver um dos modelos, me contou que, assim que fui falar com ela sobre o casamento, havia pensado nele para mim. Pois eis que ela entra na sala com aquele que eu iria descobrir que era meu vestido dos sonhos. Tudo, exatamente tudo no modelo era como as minhas referências e, pasmem, a Sandra não havia visto nenhuma delas. Sorte, sintonia, energia… Eu chamo mesmo de Fada Madrinha.

MADRINHAS E DAMA DE HONRA

Familiares, amigas de infância, da faculdade, do trabalho e da vida. Você pisca e seu altar tem mais madrinhas do que sua festa convidados. Por isso, resolvemos escolher para essa missão tão especial, os amigos mais próximos do casal. Foram dois casais, três amigos do Arthur, três amigas minhas e mais uma como dama de honra. Apesar de não ser uma posição muito vista no Brasil, a dama de honra aparece sempre nos casamentos mundo afora. Ela é aquela amiga que vai te ajudar na hora de guardar em segurança os votos do casal, ou no momento de arrumar um longo véu. Segundo uma tradição medieval, a dama de honra age ainda como protetora da noiva, afastando “espíritos ruins”. Quando o assunto são as madri-

13

nhas, a paleta dos vestidos é sempre um item importante. Tentei deixá-las o mais livres possível e escolhi três cores mais fechadas para três delas, as outras três, receberam uma paleta de tons pastel complementares a esses mais escuros. Tecidos e modelos (meu único pedido era para que fossem longos) deixei a critério de cada uma.

ESTEJA PREPARADA PARA UMA MUDANÇA DE PLANOS

Por mais organizado que esteja seu casamento, existe um fator que você não tem como controlar: a previsão do tempo. O que nos resta, então, é ter cartas na manga. Nós tínhamos plano A, B e C para a cerimônia. A ideia inicial era realizá-la ao ar livre, perto dos parreirais. Mas, no início da semana do nosso grande dia, a previsão era de chuva fraca. Ok, entrou em vigor o plano B, um outro local mais próximo dos outros espaços do evento, ainda ao ar livre, porém coberto com um toldo. Só que São Pedro resolveu nos testar - mal sabia ele que o plano C já estava preparado. Na noite da véspera do casamento, um temporal encharcou a grama e fez com que a mudança para o último plano acontecesse: nossa cerimônia acabou sendo realizada em um local fechado da vinícola, onde as barricas de vinho são armazenadas - o que deu todo um charme ao momento e nos manteve tranquilos e felizes com o resultado que tivemos.

O GRANDE DIA

CRÉDITO: FERNANDO LACERDA

Chega o dia e o momento tão esperado e a gente descobre que todos os clichês são verdadeiros: a energia é incrível, o amor irradia, as lágrimas de emoção surgem de todos os lados. O dia 31 de agosto de 2019 foi maravilhoso e exatamente como a gente ama: com frio, um típico dia de inverno onde até a neblina apareceu para abençoar. Reunimos as nossas pessoas favoritas em um momento celebrado por um grande amigo do casal, uma receita infalível para tornar esse dia inesquecível não só na nossa vida, mas na de todos que compartilharam essa alegria com a gente. OTTO

Coluna JUJU MASSENA

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

TIAGO SPER

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

CRÉDITO:

12

Casar é maravilhoso - e eu já estou pensando na renovação de votos...


INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

INFORME COMERCIAL - 02 DE OUTUBRODE 2019

Na dúvida entre o ambiente e o

Com forte influência da cultura europeia, as cerimônias contemporâneas contemplam

diferentes estilos são

especialmente a natureza.

apresentados, desde o

Para Michelle Hirahata,

rústico ao mais elegante

CEO da Arquitetura das

e sofisticado. Uma festa

Flores, as cerimônias ao ar

harmoniosa está na

livre ganham mais força

fluidez da luz natural

por terem o ambiente

aliada à sofisticação

favorável e a maior

da luz cênica, e as

possibilidade de explorar

cerimonialistas Andréia

os espaços.

CREDITO: CRISTIAN FRANTZ

horário da cerimônia,

Pilão e Maria Eduarda, destacam os prós e contras nessas escolhas.

DIA

NOITE

 Descontraído: o casamento durante o dia ganha uma

 Tem um ar mais elegante e decoração mais sofisticada. A noiva e convidadas

de elementos e uso de

podem optar por vestidos exuberantes e acessórios mais marcantes.

materiais que resultam

 Todos possuem mais tempo para se preparar.

em uma cerimônia mais

 Decoração: podem ser mais elaboradas, com lustres, castiçais, espelhos e

despretensiosa - comenta.

em locais ao ar livre, onde a natureza compõe o pano de fundo.

tapetes.

PONTOS NEGATIVOS

se estender durante um dia inteiro e adentrar a noite.

 Horário: muitos lugares limitam o horário ou cobram extra.

 Dress Code: pode ser menos formal com vestidos mais

 Muitos convidados não permanecem até o final e perdem programações

curtos e o uso de chapéu e casquetes compõem o glamour.

importantes da festa.

 Os preparativos para o casamento devem começar muito cedo  Temperatura: tomar cuidado, principalmente em cerimônias ao ar livre. Muito calor ou muito frio pode gerar desconforto para todos os presentes.

 Traje dos convidados a rigor

Checklist do ambiente aberto

Michelle acrescenta que

 Tempo de festa: as festas diurnas são mais longas. Podem

PONTOS NEGATIVOS

 Decoração floral clássica, com flores claras e sofisticadas

são maiores. Muitas possibilitam a diversidade

em ambientes clássicos

Fazer bom uso dos aplicativos de bate-papo para dar dicas aos convidados sobre vestimentas e sapatos mais adequados.

Conversar com o fotógrafo sobre a melhor iluminação do salão ou a posição solar favorável para não prejudicar suas fotos. Em cerimônias diurnas, recepcionar os convidados com água saborizada ou frutas.

fica no requinte e na

- Casamentos conceituais nunca saem de moda, independente das estações ou tendências, se mantêm elegantes para variados gostos e estilos.

 Buquês de noivas desconstruídos, tiaras e acessórios de flores naturais incluindo madrinhas, padrinhos e pajens  Vestido leves, boho chic e poético  Cerimônias em sítios, fazendas, vinícolas, praias e serra

e atemporais, a ousadia sofisticação.

DICA EXTRA

 Noiva tradicional  Cerimônias em igrejas / catedrais / sinagogas

possibilidades de criação alternativas de locais

Checklist do ambiente fechado  Vestido clássico

se parte do evento e as

PONTOS POSITIVOS

 Cenário: os casamentos diurnos costumam ser realizados

Cerimônia ao ar livre explora a naturalidade do ambiente

- A arquitetura torna-

PONTOS POSITIVOS cara mais descontraída e a luz natural realça o lugar.

15

DIVERSIDADE E SOFISTICAÇÃO EM AMBIENTES

O uso de chapéu e casquetes compõe o glamour na cerimônia diurna

Cenário e temperatura contam pontos

CREDITO ANDERSON LACERDA

DIA X NOITE:

CRÉDITO CRISTIAN FRANTZ

14

O rústico e o clássico em uma cerimônia fechada

 Decoração floral despojada, campestre e colorida  Trajes mais livres para convidados



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.