Page 1

REVISTA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CHAPECÓ Janeiro/Fevereiro 2018

“UNIÃO PARA FAZER A DIFERENÇA”

CIDNEI BAROZZI CONDUZIRÁ ACIC GESTÃO 2018 | 2019


A máquina de cartões que traz mais facilidade aos seus negócios. • Aceita cartões de crédito, débito e voucher. • Modelos de máquina adaptáveis ao seu negócio. • Plataforma de gerenciamento exclusiva. • Facilita a antecipação de recebíveis.

Peça o credenciamento em uma agência do Sicredi. paguecom.com.br 2 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


UMA INSTITUIÇÃO FORTE Postulados claros, fortes e fulcrados na defesa da justiça, da liberdade, do trabalho, da fraternidade e da igualdade de oportunidades. Homens honrados e compromissados com a observância desses postulados. Esses são os dois ingredientes indispensáveis à construção de uma instituição forte e de alta credibilidade. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó estabeleceu e honrou esses conceitos através de uma edificante trajetória de 70 anos de serviços prestados à comunidade econômica e à sociedade do grande oeste catarinense. É com a compreensão da dimensão e da importância desse patrimônio reputacional que assumimos o comando da ACIC. Nosso primeiro compromisso é honrar essa magnífica história, escrita por centenas de lideranças e milhares de empresários. Tenho orgulho em suceder o presidente Josias Antônio Mascarello, cuja gestão recém-encerrada revestiu-se do mais absoluto sucesso, com o qual tive o privilégio de ombrear na condição de vice-presidente. O imenso senso de responsabilidade que me domina,

no momento em que assumo essa missão, é confortado pela certeza de que estarei acompanhado de uma plêiade de jovens líderes empresariais que compõe minha Diretoria Executiva e cujo amor a essa terra é consubstanciado pela dedicação às causas comunitárias. Faremos uma administração democrática e participativa, como é tradição na ACIC, ouvindo as orientações do Conselho Consultivo e acatando as determinações do Conselho Deliberativo, reconhecendo, em ambos os colegiados, o enorme capital de experiência e sabedoria formada pelos ex-dirigentes de nossa Associação. Todas as ações, planos, projetos e empreendimentos que propusermos estarão sempre subordinados aos superiores e legítimos interesses da coletividade. Engajar-nos-emos nas iniciativas capitaneadas pelas entidades empresariais co-irmãs e estaremos sempre à disposição da sociedade civil e do Poder Público para contribuir nas causas para quais formos convocados. Um excelente e proveitoso ano de 2018 a todos!

Chapecó, fevereiro de 2018

CIDNEI LUIZ BAROZZI - Presidente

3 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Institucional

97% DOS ESTANDES DA MERCOAGRO 2018 ESTÃO COMERCIALIZADOS Considerada uma das maiores feiras técnicas da indústria mundial de alimentos, a 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) já é um sucesso. Faltando oito meses para a feira, 97% dos espaços foram comercializados, demonstrando a confiança dos expositores e a credibilidade do evento que apresenta-se com vitalidade ímpar porque traduz a ação, o dinamismo e o arrojo de uma das maiores e mais complexas cadeias produtivas da economia brasileira com a presença dos principais expositores do mercado. O gerente do projeto Mercoagro Nadir José Cervelin realça que com a organização antecipada, é possível planejar cada detalhe para receber os expositores e visitantes. “Agradecemos às empresas que confiaram na feira. Estamos trabalhando para receber todos da melhor maneira possível, garantindo que sejam realizados bons negócios”. Organizada pela ACIC, a Mercoagro está programada para o período de 11 a 14 de setembro de 2018 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. A feira tem a Enterprise Feiras e Eventos no esforço de vendas e assessoramento técnico e apoio da Prefeitura de Chapecó, Facisc, ABIA, ABPA, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, Fiesc, Senai, Safetrading, Sebrae/SC, Sindicarne, Sihrbasc, Unochapecó, Abrafrigo, Unoesc, Embrapa Suínos e Aves, Asgav/Sipargs, Programa Ovos RS, ABIAF, Sincravesc e ITAL.

4 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

POSSE DA NOVA DIRETORIA ACIC Uma das mais importantes entidades empresariais do oeste catarinense, a ACIC se prepara para a cerimônia de posse da nova diretoria executiva e dos coordenadores dos núcleos empresariais. A solenidade acontecerá no dia 1º de março, às 20h, no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). O comando da nova gestão está a cargo do empresário do setor de indústrias gráficas, Cidnei Barozzi. Ele foi eleito em dezembro e assumiu o cargo no dia 1º de janeiro. O mandato da nova diretoria executiva vigorará até 31 de dezembro de 2019. Também compõe a executiva o diretor 1º vice-presidente Gilson Confortin (Confortin Distribuidor de Produtos Agropecuários), diretor 2º vice-presidente Nelson Akimoto (Nord Electric), diretor administrativo Lenoir Antonio Broch (Broch Empreendimentos), diretor administrativo adjunto Helon Rebelatto (Rei Participações), diretor financeiro Dalvair Anghében (Escrita Contabilidade e Assessoria) e diretor financeiro adjunto Sérgio Perondi (Sanagiotto, Feroldi e Perondi Empreendimentos Imobiliários). Integram ainda a executiva a diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais Cleunice Zanella (Unochapecó), diretoria de Responsabilidade Social e Ambiental Carla Fabiana Cazella (Unoesc), diretor de Relações Internacionais e Comex Milvo Zancanaro (Gelnex), diretor da Mercoagro 2018 Bento Zanoni (Edege), diretor de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Claudemir José Bonatto (Sesi), diretor de Assuntos Econômicos e Tributários Alcindo Oliveira Lopes (Escritório Central Contabilidade), diretor de Tecnologia e Inovação Gustavo Damschi (Elo Ideias), diretor de Relações Institucionais Josias Mascarello (Construtora Catarinense), diretor do Agronegócio Vincenzo Mastrogiacomo (Safrio) e diretor de Micro e Pequenas Empresas Julio Cesar Moura Franco (Wave Esporte e Saúde).


Institucional

JOSIAS MASCARELLO AVALIA GESTÃO À FRENTE DA ACIC A forte parceria com as entidades empresariais e poder público, a retomada da Mercoagro, as bandeiras históricas da ACIC, mudanças internas, a Efapi, os 70 anos da entidade e o centenário de Chapecó foram alguns dos destaques que o presidente da ACIC, biênio 2016/2017, Josias Mascarello, faz do período em que esteve à frente da entidade. Para Mascarello, o seu mandato foi de resultados positivos em todos os aspectos. “Foram dois anos de intensas atividades. Em 2016 houve a retomada da Mercoagro, maior feira da América Latina, com o desafio de trazer a gestão do evento para as mãos da ACIC. Isso envolveu e exigiu de toda diretoria executiva e da comissão central organizadora esforço e dedicação extrema na busca do conhecimento, da informação e inovação sobre as complexas etapas da feira”, expõe. Em 2017, os desafios foram ainda maiores. “Participamos do calendário de eventos de Chapecó em função das comemorações do seu centenário e também dos diversos da ACIC que comemorou 70 anos em 10 de maio de 2017”. Uma das características da gestão de Mascarello foi a

UTIL CARD

ampla articulação e a forte cooperação com as demais entidades empresariais de Chapecó, parceiras no Condomínio Cesec (ACIC, SICOM, CDL e CEC). Outra avaliação positiva foi o bom e intenso relacionamento com o governo municipal, Câmara de Vereadores e governo estadual que renderam bons frutos e o reconhecimento da importância da ACIC como agente fomentadora do desenvolvimento social, econômico, político e cultural de Chapecó e região. Mascarello cita ainda a atuação em parceria com a Sociedade Amigos de Chapecó (SAC) e o Observatório Social. A nova gestão interna e o novo layout na estrutura física da ACIC foram outras marcas da gestão de Mascarello.

Cartão de crédito que oferece vantagens para os colaboradores e para a empresa

A ACIC oferece soluções empresariais que facilitam a gestão da empresa. Uma dessas ferramentas é o convênio Util Card, um cartão de crédito que oferece vantagens para os colaboradores e para a organização. Funciona assim: o colaborador recebe um cartão de crédito como adiantamento salarial para comprar na rede credenciada, e sua empresa tem a vantagem de prazo para o pagamento. O sistema de gerenciamento do cartão é totalmente online e seguro. Para melhorar o serviço, a ACIC ampliou o número de empresas credenciadas e os segmentos de atuação. Atualmente, além de farmácias, mercados e postos de combustíveis, o Util Card pode ser utilizado em restaurantes, pizzarias, padarias, lojas de materiais de construção, de gás, mecânicas e pet shops. 5 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Soluções

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO COM BAIXO CUSTO A ACIC oferece aos associados uma ferramenta online de recuperação de crédito que ajuda sua empresa na redução do custo da cobrança, com total segurança jurídica. É o Protesto Expresso, uma solução empresarial que dá acesso a empresas e profissionais liberais diretamente no sistema dos cartórios de Santa Catarina para protesto de dívidas vencidas e não pagas, sem precisar pagar as custas e emolumentos previamente, nas

6 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

comarcas conveniadas. O Protesto Expresso atende a 53 tipos de documentos e é oferecido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O principal objetivo é a blindagem do mercado frente aos grandes índices de inadimplência existentes. Os benefícios são: melhor forma de cobrança de dívidas vencidas pela velocidade do processo, recuperação de crédito com baixo custo, suporte completo fornecido pela ACIC e comunicação integrada com outros sistemas via webservice. Os títulos são apresentados via web com custo de inserção de R$ 5,00 por título protestado, ou seja, as custas e emolumentos de cartório ficam por conta do devedor. Mais informações pelo telefone (49) 33212800 e e-mail comercial@acichapeco.com.br.


7 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Soluções

AUMENTE SUA REDE DE CONTATOS Você sabe a importância que um aplicativo pode ter para sua empresa? Se não, saiba que essa ideia vem gerando grandes mudanças na visibilidade das empresas. De acordo com dados do Ibope, os brasileiros passam mais tempo navegando na internet por meio de aparelhos celulares ou tablets do que na frente de um computador. Pensando nessa tendência, a ACIC lançou o Aplicativo ACIC Chapecó, que pode ser utilizado por todos os associados, encurtando o caminho para as empresas acompanharem o mercado. Com o aplicativo, você pode divulgar a sua empresa, seus produtos e serviços, além de cadastrar cupons de vantagens e gerar negócios com mais de 1.500 empresas associadas. A ferramenta foi pensada exclusivamente para os associados da ACIC, é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android. Para que o aplicativo funcione corretamente, é importante manter o cadastro atualizado. Empresa associada aproveite a oportunidade divulgando seus cupons de desconto! Caso tenha alguma dificuldade, informações poderão ser obtidas por meio do telefone (49) 3321-2800 ou e-mail suporte@acichapeco. com.br.

8 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

MELHORE OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA

Capacitações da ACIC proporcionam aplicações imediatas

O mercado de trabalho exige pessoas preparadas, adaptadas às mudanças e às diversas situações que podem ocorrer no dia a dia. A atualização profissional deixou de ser uma opção para ser uma condição e uma necessidade dentro do exercício de qualquer profissão. Para suprir as necessidades das empresas associadas que buscam qualificar as equipes de trabalho, a ACIC oferece um amplo programa de capacitações. Para este ano, a consultora de Treinamentos da ACIC Jaqueline Seguenka Southier adianta que estão previstos cursos nas áreas de gestão de resultados, gestão de indicadores de desempenho e metas, gestão estratégica de pessoas, liderança com inteligência emocional, marketing digital, reforma trabalhista, Google AdWords na prática, entre outros. Em fevereiro, ocorrerá treinamento sobre formação para almoxarifes nos dias 26, 27 e 28 e, em março, sobre “A arte de vender serviços”, nos dias 6 e 7, ambos das 18h30 às 22 horas. Os cursos contribuem para que o profissional seja diferenciado. “É fundamental investir na equipe para se sobressair no mercado. As capacitações da ACIC são rápidas, com metodologias práticas e aplicações imediatas, relacionadas com as atividades diárias”, enfatiza Jaqueline. A agenda de cursos pode ser acompanhada no site www.acichapeco.com. br/capacitacoes.


9 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


CFC CLAIR FORMANDO CONDUTORES CONSCIENTES Desde junho de 2017, quando foi fundado, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Clair, integrante do Núcleo dos Centros de Formação de Condutores da ACIC, atua para transformar um candidato a motorista em um condutor consciente de sua responsabilidade nas ruas. De acordo com o proprietário, Clair Campagnolo, as auto escolas têm a importante missão de, além de ensinar a dirigir, desenvolver um intenso trabalho de prevenção, segurança e valorização da vida. “Os alunos precisam finalizar as aulas conscientes de seu papel para a segurança dos usuários do trânsito”. Localizado na avenida Getúlio Vargas, no centro, em Chapecó, o CFC oferece aulas de carro e motocicleta, com pista de motos e de baliza a 300 metros da auto escola. “A pista é coberta e proporciona total segurança aos alunos e instrutores”, comenta Campagnolo. O CFC também oferece coffee break com máquina de café expresso no intervalo das aulas teóricas.

Aulas de moto são realizadas em pista coberta

ORGANIZAÇÕES LIMGER AMPLIAM ATUAÇÃO NO MERCADO REGIONAL Empresa referência em solução de serviços e há mais de 47 anos no mercado, as Organizações LIMGER alçaram voos mais altos em 2017: a unidade de Chapecó/SC foi em busca de aprimoramento e passou a agregar a HELP Vigilância e a HELP Segurança Eletrônica. A política de expansão integra o pensamento das Organizações Limger. A HELP Vigilância e a HELP Segurança Eletrônica oferecem um atendimento diferenciado, com sala e equipamentos modernos, disponibilizando acompanhamento por vídeo monitoramento, registro de imagens e tático. As empresas integram a política de qualidade das Organizações Limger:

10 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

oferecer serviços terceirizados com competência e credibilidade, garantindo a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua. A unidade encontra-se em novo endereço: Rua Clevelândia, nº 716-E, Centro, Chapecó/SC.

Com atendimento diferenciado, empresa fica no centro de Chapecó


11 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


PLANOS E METAS PARA A ACIC

Eleito para presidir a diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) na gestão 20182019, Cidnei Luiz Barozzi destaca a continuidade dos trabalhos e a participação efetiva e voluntária de toda a diretoria. Bem sucedido empresário da área de indústria gráfica, Barozzi é natural de Descanso, graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Negócios. Chegou em Chapecó em 2005 e desde então é associado à ACIC. Integra o Núcleo das Indústrias Gráficas, é diretor da Arcus Indústria Gráfica e presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), regional Santa Catarina. Nessa entrevista, Barozzi expõe planos e metas para sua gestão. O que o motivou a assumir a presidência de uma das entidades empresariais mais atuantes de SC? Para mim é uma grande honra e satisfação assumir a presidência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó. Sempre gostei de participar do associativismo. Agradeço a confiança depositada em meu nome pelos Conselhos Deliberativo e Consultivo e associados. Por outro lado, é confortável saber que junto comigo estará uma diretoria comprometida, que prontamente aceitou o convite para participar e dividirá comigo a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos da nossa entidade. Quais são as metas e objetivos para esses dois anos de mandato? Respeitarei as tradições da entidade e junto com a equipe de colaboradores e os diretores atenderei a demanda dos nossos associados e continuarei o grande envolvimento com a comunidade de Chapecó e região, sempre buscando melhorias para a sociedade. Estamos concluindo nosso planejamento estratégico. Manteremos os programas já existentes e teremos uma grande responsabilidade de executar a Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), a qual quero aproveitar e agradecer aos expositores por acreditar nesse projeto. Os espaços estão praticamente todos comercializados e

12 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


temos a grata satisfação de contar com 27% de empresas chapecoenses, isso mostra a força desse setor pujante que é o agronegócio. Quais serão suas principais bandeiras? Além de ações focadas para os associados, como cursos de capacitação, fortalecimento dos núcleos empresariais, daremos continuidade às bandeiras defendidas por essa casa pelos ex-presidentes que aqui passaram. Quero aqui exaltar a gestão de meu antecessor, Josias Mascarello, que tantas conquistas trouxe para nossa entidade, notadamente no campo institucional. Mascarello tomou a frente de inúmeras campanhas que mobilizaram o setor produtivo e a população da cidade como um todo. Qual postura pretende adotar diante do relacionamento com os poderes públicos e a sociedade neste ano de eleições estaduais e federais? Nossa entidade sempre foi apartidária. Defende os interesses da indústria, comércio e dos prestadores de serviços. Continuaremos com a mesma postura e cobraremos ainda mais eficiência, transparência e qualificação dos nossos representantes. Os empresários e a população acordaram e estão cheios de promessas dos políticos, precisamos de mais ação e menos projeção pessoal. As eleições deste ano não atrapalharão o crescimento e desempenho do setor privado. Na sua avaliação, quais as principais aspirações da classe empresarial chapecoense, nesse momento do centenário do município? Chapecó vive um bom momento. Temos uma economia forte e diversificada, isso nos permite não sentir os reflexos da crise de uma forma acentuada como outras regiões do Estado e até mesmo parte do País. O pequeno, médio e grande empresário não aguenta mais pagar tantos impostos e obrigações ao governo. Estamos numa região altamente produtiva e geradora de impostos, representamos expressivamente os números das exportações catarinenses e, por outro lado, tenho o sentimento que estamos abandonados em investimentos públicos e estruturais que permitam dar uma condição mínima de termos boas rodovias, aeroportos, ferrovias para dar escoamento à nossa produção. O empre-

sário oestino é um verdadeiro herói! Em sua opinião, de que forma os empresários podem colaborar com as políticas sociais e com o poder público? O conceito “responsabilidade social” parte da premissa de que as organizações têm responsabilidade direta e condições de abordar muitos problemas que afetam a sociedade. Em Chapecó, essa prática é uma característica dos empreendedores. A tendência é que a cada ano novas empresas comecem a aderir e enxergar que não podem mais esperar somente pelo governo e precisarão colaborar muito com a sociedade. A ACIC sempre teve um ótimo relacionamento com o poder público, até porque os interesses e as pautas que defendemos não são de interesses de um ou de outro associado, são sempre focados na coletividade. Eu espero manter essa mesma relação com a gestão atual. O Sr. acredita que as reformas que as classes produtoras reivindicam serão realizadas, a exemplo do que – finalmente – ocorreu com a Reforma Trabalhista? A Reforma Trabalhista foi um grande ato do governo federal. É uma oportunidade para a formalização e geração de novos postos de trabalho. Se a reforma previdenciária não for aprovada há risco real de retorno da crise, aumento da dívida pública, volta da inflação e elevação da taxa de juros. Não se confirmarão as projeções positivas para a economia, como a previsão de crescimento do PIB em mais de 3%. O problema é que neste ano teremos disputa eleitoral e os interesses serão outros. Que mensagem o Sr. deixa para os associados e parceiros da ACIC? A nossa entidade iniciou no ano de 2017 um programa de patrocínios para ajudar a defender os interesses dos associados. Para este ano temos definidos os nossos grandes parceiros e preciso fazer um agradecimento especial a essas empresas e seus diretores por acreditar no nosso trabalho: Sicredi, Sicoob, BRDE, Unimed, Certa Seguros, Grupo GV e Aurora Alimentos. Trabalhamos em prol do associativismo e nossa entidade é prova disso. Toda nossa diretoria trabalha de forma voluntária. Tenho orgulho de fazer parte desta instituição. Contem comigo!

“TRABALHAMOS EM PROL DO ASSOCIATIVISMO E NOSSA ENTIDADE É PROVA DISSO.”

13 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


PATROCINADORES ACIC 2018

Pensando em fortalecer a entidade, melhorar e ampliar a oferta de produtos e soluções aos associados, a ACIC viabilizou, neste ano, sete importantes patrocinadores institucionais. São eles: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Região da Produção RS/SC, Sicoob MaxiCrédito, Unimed Chapecó, Certa Corretora de Seguros, Grupo GV e Aurora Alimentos. Essas empresas e entidades têm forte vínculo e grande trajetória dentro do associativismo. O presidente da ACIC Cidnei Barozzi destaca a importância dos patrocinadores no fortalecimento do associativismo. “Juntos, apresentaremos uma gama de soluções e qualificações aos associados, oferecendo alternativas para fortalecer as empresas e os seus setores de atuação e, assim, contribuir para o crescimento da cidade, com geração de emprego e renda”.

A cooperativa sempre acreditou na força da cooperação, sendo uma aliada do crescimento econômico e social, por meio de diferentes produtos e serviços que possibilitem uma vida financeira diferente. Por isso, entendemos que parceria com instituições que fomentem o desenvolvimento empresarial são muito importantes para a sociedade”. Ivair Luiz Filippi Chiella, presidente do Sicoob MaxiCrédito

14 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Sempre preocupada com a evolução constante, com o desenvolvimento sustentável e seguindo os princípios cooperativistas, a Unimed Chapecó contribui como uma agente de transformação social. Além dos projetos da cooperativa, consideramos importante apoiar entidades como a ACIC que contribuem para o crescimento do município por meio de ações, capacitações e projetos direcionados tanto para os associados como para a comunidade”. José Pegoraro Foresti, presidente da Unimed Chapecó

Para nós da Inviolável e Grupo GV é uma honra ter firmado essa parceria com a ACIC porque é a entidade símbolo do associativismo em toda a nossa região, que reúne empresas de todos os setores – comércio, indústria, serviços. É uma maneira de fortalecer ainda mais o trabalho da Associação”. Gilson Vivian, diretor presidente do Grupo GV Inviolável


Desde 2011, quando a agência do BRDE em Santa Catarina decidiu estabelecer o seu Escritório Regional Oeste Catarinense, a ACIC foi nossa parceira, nos acolhendo em suas instalações e disponibilizando os seus recursos para que o banco pudesse se instalar no município. Hoje, nossa unidade de negócios está consolidada e sua atuação já estimulou mais de R$ 550 milhões em investimentos. Este resultado é fruto da ação conjunta das entidades que, de forma colaborativa, permitiram a aproximação entre os empreendedores da região e o fomento ao crédito, possibilitando trazer à realidade diversos projetos que promovem o desenvolvimento do Oeste de SC”. Paulo César Antoniollo, gerente regional Oeste Catarinense do BRDE

Num mundo onde a globalização é figura irreversível, a busca incessante por sinergias é  uma necessidade  e um fato que já não se pode contestar. O ambiente de convívio associativo, presente no DNA do cooperativismo, encontra eco e extensão em todos os locais onde objetivos comuns se encontram para celebrar o fortalecimento, medido por  constantes e novas conquistas. Este ambiente se denomina ACIC, orgulho da classe empresarial, braço forte e permanente a serviço do desenvolvimento de Chapecó, da  região e de sua gente”. Neivor Canton, vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos

A ACIC, como entidade representativa, vem ao longo dos anos conquistando cada vez mais credibilidade. Com ética, atitudes proativas e interdependência, construindo a sua história. É com esse espírito que vem consolidar essa parceria com a Certa, que em seus valores destaca conduta ética e transparente com todos os envolvidos. Nosso propósito é orientar o associado, estando sempre na vanguarda das novidades no mercado de seguros e certificação digital”. Claudio Rotava, administrador da Certa Administradora e Corretora de Seguros

A cooperação e a ligação próxima do associado, tornando-o parceiro e valorizando o empreendedorismo, são fatores que confirmam a proposta de valor sólida e sustentável da cooperativa. O desenvolvimento e a potencialização empresarial também é o foco da Sicredi. Nossas práticas baseadas na simplicidade, na proximidade com os associados é o diferencial para que possamos estabelecer parcerias e fomentar o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos. Buscamos cumprir com nossa missão que é, como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade”. Saul João Rovadoscki, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Região da Produção RS/SC

15 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


SUA EMPRESA NA INTERNET Desde 2009 trabalhamos no mercado de criação de site e soluções digitais para empresas, mas sempre que visitamos um potencial cliente, somos questionados da importância de estar na internet, o retorno sobre este investimento, quanto vai aumentar as vendas, por onde começar e por aí vai. Para responder sobre a importância desta poderosa ferramenta chamada internet, precisamos entender o comportamento do consumidor e como ele usa a internet diariamente para negócios, relacionamentos, pesquisas e informações.

“ESTAR COM SUA EMPRESA NA INTERNET NÃO É MAIS OPÇÃO, É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA!” Segundo pesquisa do G1 e Exame (2015), a cada 10 pessoas que compram qualquer produto ou serviço, 9 buscam no Google, seja através do smartphone, tablet ou notebook. A mesma pesquisa aponta que

45% da população brasileira acessa o Facebook e o Whatsapp com a marca de 120 milhões de usuários no Brasil. São dados impressionantes e que assustam quem está com a empresa fora da internet ou com informações desatualizadas, ou seja, não tem um site, e-commerce e não está presente em redes sociais. Para cada perfil de empresa, existem canais online adequados para geração de negócios. Conforme pesquisa do Think With Google (2017) sobre comportamento de utilização da tecnologia e como consomem online, jovens com idade entre 13 e 34 anos apontam que preferem acessar a internet em dispositivos móveis; preferem conversar por mensagem online do que pessoalmente; de 2 a cada 3 jovens fazem compras online mensalmente; comprar online é mais conveniente; procuram por opções e promoções online; têm preferência por marcas que personalizam e oferecem produtos e experiências diferenciadas; comentários, marcações e indicações em produtos são relevantes no momento da compra. Mesmo as empresas com estratégias e métodos mais tradicionais de comercialização, devem se adaptar e precisam estar presentes na internet. Concluímos que não é mais uma opção, mas sim questão de se manter no mercado competitivo e acompanhar as tendências do consumidor. Como está a presença digital da marca de sua empresa? Estar presente na internet é fundamental

Gustavo Damschi Diretor da Elo Ideias, nucleado no NTIC da ACIC e Diretor de Tecnologia e Inovação da ACIC

16 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Conversa com Especialista

O BOTÃO QUE NÃO DESLIGA

Isabel Cristina Machado, gerente de comunicação da Aurora Alimentos e presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese

Estamos no século XXI e vivemos conectados nas multimídias, tudo está na palma de nossa mão, nada mais parece impossível! Puro engano. Dominamos a tecnologia e os processos, mas como ficam as pessoas? Afinal, não somos máquinas. Será possível controlar? Somos complexos e, muitas vezes, não é possível porque recebemos várias interferências no nosso dia a dia que são difíceis de controlar. Todas essas indagações fazem lembrar aquela velha expressão que diz “a primeira impressão é a que fica”? No mundo empresarial ela tem nome e sobrenome – imagem institucional – e no mundo pessoal e/ou profissional podemos dizer imagem pessoal. Para melhor entendimento e ficar mais claro, vou fazer a seguinte analogia: imagine que você está parado em frente a um quadro branco e que em cima dele está escrito o seu nome. Agora, imagine que ao lado estão várias “peças” de um quebra-cabeça. Conforme você vai preenchendo o quadro com essas peças, que na verdade são os “rastros” que você deixa na vida e que estão registrando tudo que acontece com você, esse quebra-cabeças ou quadro começará a ganhar forma. É aí que começam a surgir as respostas que precisamos para entender que as pessoas, os processos e a tecnologia são muito parecidos, mas ao mesmo tempo muito diferentes. Ou seja, processo e tecnologia estão em constante evolução, mudam de uma hora para outra, pessoas tam-

bém, mas não dependem somente de criatividade, inovação, botões, fios e outros macetes. Dependem de estado de espírito, de vontade e de atitude. É preciso treinar, mas acima de tudo motivar as pessoas para que se integrem e compreendam plenamente os processos, buscando uso da tecnologia mais adequada para isso. Todo gestor de empresa sabe que precisa das pessoas para agir, pensar, planejar e executar. A tecnologia auxilia todo seu pessoal a executar as tarefas, fornecendo ferramentas que organizam e compartilham a informação, facilitando controles e dando uma visão estratégica. Precisa entender: a tecnologia você desliga as pessoas não. Até mesmo no sono mais tranquilo nossa mente fica ligada e se conecta com nossos pensamentos e sonhos. Alcançar o equilíbrio dessa engrenagem não é tarefa fácil. O gestor que consegue isso costuma desenvolver uma gestão adequada do conhecimento por meio de um processo contínuo de aprendizagem e motivação. Ou seja, pessoas, processos e tecnologias são partes interdependentes de um conjunto. A mudança de qualquer parte acarretará um efeito sobre as outras. O gestor precisa ajudar as pessoas a preencher o quadro branco ou montar o quebra-cabeça, que com certeza terá muitas coisas positivas e outras nem tanto, o importante é dosar tudo isso, pois é impossível desligar o botão.

17 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Performance

AS MUDANÇAS PERMANENTES PROVOCADAS PELA INTERNET E COMO SE ADAPTAR A ELAS Layon Hoffmann Desenvolvedor de estratégias de vendas online para pequenas empresas

Você sabe por que o marketing digital está tomando tanto espaço na vida das empresas? A resposta pode parecer um tanto óbvia para algumas pessoas: a internet está em todos os lugares. Mas as mudanças vão muito além disso. Entenda o porquê: 1. “Eu faço marketing boca a boca” Esta é uma das “estratégias” de marketing mais antigas do mundo e continuará eficaz. Mas você já reparou que as mídias sociais são exatamente isso? Potencializam o que os seus clientes estão falando sobre a sua empresa. Ou seja, se falarem bem, sua empresa vai voar. Mas se falarem mal... É melhor nem pensar nisso! Portanto, dê motivos para seus clientes falarem bem, surpreenda-os e obtenha depoimentos.

18 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

2. A velocidade da informação Hoje é possível anunciar e vender um produto em questão de minutos. E não faz a menor diferença se o cliente está em outra parte do globo ou na sala ao lado da sua. Mesmo que a sua empresa seja pequena, é possível criar serviços e produtos instantaneamente, anunciar e vender em alguns minutos se você conhecer as ferramentas certas. Existem muitas possibilidades, principalmente para pequenas empresas. 3. Informação é poder Cada passo que damos na internet é monitorado por alguma empresa. À primeira vista isso é um pouco assustador, mas esse é outro fato do qual não temos como fugir. Ao invés disso, você pode aproveitar esse turbilhão de informações

para gerar vendas. É por isso que o Facebook e o Google são empresas tão bem sucedidas, elas sabem o que os consumidores desejam. Através do Google é possível saber quantas pessoas estão pesquisando sobre seus produtos em sua cidade e o que elas estão digitando. Isso é fantástico. Não se preocupe em empurrar produtos para os clientes, ao invés disso, pergunte a eles o que desejam (ou ao Google). Tudo isso não significa que as mídias offline deixarão de existir ou que não são eficazes. Significa apenas que você deve se questionar se está usando as informações disponíveis da maneira correta e se a sua empresa está focando em construir uma reputação a longo prazo ou apenas preocupada no fechamento de caixa das 18 horas.


Com os financiamentos do BRDE, o setor de Comércio e Serviços do Sul do Brasil transforma seus projetos em realidade. Aqui, você conta sempre com a orientação de uma equipe técnica especializada, que encontra a solução mais adequada para cada necessidade, além de diversas linhas de crédito que ajudam a promover o crescimento de seus negócios. BRDE. O banco que liga você ao desenvolvimento.

CONHEÇA AS LINHAS DE CRÉDITO PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS. 19 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

www.brde.com.br

Ouvidoria DDG 0800 600 1020

ONDE O BRDE ESTÁ PRESENTE, O DESENVOLVIMENTO ACONTECE.


Dica dos Nucleados Núcleo de Sustentabilidade

Juntos pelo planeta

Núcleo de Gestores de Pessoas

A importância em celebrar

Núcleo Multissetorial

Condomínios no século XXI

20 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

“Cada um de nós é uma causa de aquecimento global, mas cada um de nós pode se tornar parte da solução.” Esta frase de Al Gore traduz a responsabilidade que a humanidade parece não querer assumir. A justificativa mais comum é a falta de tempo por conta da rotina que levamos, mas em um mundo em que tempo é dinheiro, a resposta para essas questões pode ser mais simples do que se imagina. As empresas cada vez mais buscam estratégias para se destacarem no mercado, as marcas comuns já não são suficientes para conquistar o consumidor e um posicionamento sustentável pode ser a solução para muitas organizações. O Núcleo de Sustentabilidade da ACIC fomenta esta perspectiva em que o consumidor tornou-se fundamental, pois sua mudança de hábito, ao preferir empresas que se preocupam com a sustentabilidade, tem o poder de mostrar ao mundo que, na verdade, dinheiro é tempo. Eduardo Nicoleti - SOS Sustentar

Algumas empresas relacionam motivação dos colaboradores apenas com aumento de salário ou benefícios básicos. De fato, estas duas características são importantes, porém, algumas ações diferentes focadas em qualidade de vida, reconhecimento e valorização são grandes atrativos para os colaboradores. As confraternizações têm um impacto muito positivo no relacionamento entre funcionários. Esse tipo de festa tem a tendência de unir colegas e estimular a comunicação entre as pessoas. Podem ter influência direta sobre os resultados da empresa no pós-evento, pois eles quebram algumas barreiras de relacionamento. Além disso, são importantes para renovar energias e comemorar conquistas. Um dos melhores resultados, se não o melhor, que uma celebração pode proporcionar é o colaborador se sentir parte de algo maior e que tenha orgulho da organização em que trabalha. Isso traz benefícios contínuos para a empresa. Rhaonny Manoella Maffissoni da Silva - Tabelionato de Notas e Protesto de Chapecó

Morar em condomínio evidenciou-se nos últimos anos uma tendência, devido a inúmeros fatores, dentre eles os principais segurança e praticidade. É uma novidade para muitos que, pela primeira vez, deparam-se com alguém morando ao lado, acima e abaixo. Sabemos que nos dias atuais as pessoas possuem cada vez menos tempo para acompanhar as atividades de sua unidade e condomínio. Lidar com essas empresas de muitos sócios não é tarefa simples, pois é necessário a gestão contábil, administrativa, financeira, jurídica, manutenção e a de conflitos entre os moradores. Para gerar transparência e facilitar o acesso à gestão, as administradoras de condomínios devem oferecer soluções tecnológicas. Serviços online que possibilitam acesso a 2ª via de boletos, prestação de contas, convenção, regimento interno, atas, reserva de salão de festas, agendamento de mudanças, enquetes, dentre outros. Algumas empresas oferecem APP e mural eletrônico para dinamizar a comunicação do condomínio. Joel Carniel Jr. - A10 Administração de Condomínios


Dica dos Nucleados Núcleo de Academias

A musculação e seus benefícios

Núcleo de Automecânicas

Associativismo proporciona crescimento

Núcleo de Assessorias e Consultorias

Por que registrar sua marca?

A musculação é hoje uma das atividades mais recomendadas, seja para emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também evitar lesões e/ou tratá-las. Com a prática desse exercício você ficará, acima de tudo, mais saudável. Algumas pessoas tendem a evitar os exercícios com peso, pois têm receio de ficarem musculosas demais. O certo é que só ganhará músculos em demasia se quiser. Por esta razão, é importante o acompanhamento de um profissional capacitado, com registro no Conselho de Educação Física, para uma boa orientação de acordo com sua necessidade. Entre os benefícios da musculação nas academias estão: melhora estética, modelando o corpo e deixando mais firme, saudável e bonito; aumento da força muscular; eliminação de gordura e aumento da massa magra; melhora da saúde cardíaca, do sono e do bem-estar; melhora na postura e rejuvenescimento. Júlio César Moura Franco - Wave Esporte e Saúde

Como disse Albert Einstein: “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. Mesmo em tempos de crise no ano que passou as empresas nucleadas conseguiram estreitar ainda mais o laço umas com as outras, buscando alternativas através de treinamentos administrativos e visitas técnicas, trocando dicas, se especializando, fazendo projetos comunitários como o curso de Mecânica Básica e a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) para se tornarem cada dia melhores profissionais e, principalmente seres humanos. O ano de 2017 foi um grande ano a todos. O setor de automecânicas se manteve firme, provando que a união faz a força. Os bons resultados não dependem só das condições do mercado, mas da parceria sólida em prol de um objetivo em comum, que é cooperar uns com os outros para juntos oferecer a qualidade total à comunidade alcançando o sucesso almejado. Núcleo de Automecânicas

Quando uma empresa nasce, ela vem de um sonho, uma vontade, uma grande ideia e junto vem a perspectiva de sucesso, de faturamento, de crescimento, entre outras. Para dar um nome a esta empresa cria-se uma marca. Por isso, a MARCA necessita de um cuidado especial, uma proteção contra a pirataria e concorrência desleal, uma blindagem, evitando que outras empresas tomem posse dela. Esta proteção ocorre somente através do registro da marca que garante ao titular o uso exclusivo da marca em todo o território nacional. O processo de registro de marca é lento e possui diversas fases que necessitam ser cuidadosamente monitoradas e cumpridas, pois a perda de um prazo implicará na perda do processo e, consequentemente, na perda da marca. E quanto custa perder sua marca? Todo o investimento em marketing, fachadas, embalagens e etc perdido é pouco diante da imagem negativa junto aos clientes e consumidores. Evite problemas desnecessários, registre sua marca e fique tranquilo. Eliane Duz - Proteger Propriedade Intelectual

21 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br


Aconteceu

Conselho Deliberativo

Encontro dos Heróis

O empresário Itacyr Centenaro foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da ACIC para o mandato de um ano, até janeiro de 2019. Neivor Canton ocupará a vice-presidência e Leandra Merisio a secretaria. O cargo de presidente era ocupado por Marcos Moschetta que passará a comandar o Conselho Consultivo. O Conselho esteve reunido em janeiro, quando também ocorreu assembleia geral ordinária da ACIC com apresentação do relatório de atividades e aprovação das contas de 2017. Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho para o mandato até 2021.

Os professores da rede pública municipal que atuaram na socialização de conhecimento dos programas desenvolvidos em parceria com a Junior Achievement, com apoio da ACIC, durante o ano de 2017 foram homenageados no evento Encontro dos Heróis, em dezembro. Além da entrega dos certificados aos professores, o evento também contou com a apresentação do planejamento para 2018.

Estudos de caso Os estudantes do curso de Administração da Unochapecó, que participaram do projeto de estudo de casos realizado pelo curso em parceria com a ACIC, socializaram os resultados com as empresas em dezembro. Participaram acadêmicos, professores e representantes das empresas nucleadas à ACIC que integraram a iniciativa.

Confraternização

COMUNICADO

Para comemorar as conquistas de 2017, a ACIC promoveu um jantar de confraternização em dezembro, realizado no Clube Recreativo Chapecoense. Participaram colaboradores da entidade, diretores e associados.

22 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Prezado (a) associado (a), agradecemos sua participação na entidade e desejamos um ótimo 2018! Informamos que a ACIC está realizando o alinhamento monetário no valor da mensalidade para 2018 de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em 2,0669%. Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição.

Equipe ACIC


AGENDA ACIC

DIRETAS

CAPACITAÇÕES

DOS ASSOCIADOS

26, 27 e 28/02 Formação para Almoxarifes ACIC Chapecó | 18h30

Elo Ideias A empresa mudou de endereço. O novo espaço, mais amplo e confortável para os colaboradores e clientes, fica na Avenida General Osório, 676-E, Centro de Chapecó. Todas as semanas haverá eventos com clientes e parceiros de negócios.

06 e 07/03 A Arte de Vnder Serviços ACIC Chapecó | 18h30

Informações Jaqueline Seguenka Southier Treinamentos 49 3321-2800 treinamentos@acichapeco.com.br

Damásio Educacional A Damásio Educacional (Unifavip) possui agora cursos de graduação EAD, unindo a expertise de ensino online com a qualidade acadêmica do Centro Universitário Unifavip.

01/03 Posse Diretoria Executiva e Coordenadores de Núcleos

Training Park Personal Academia No dia 13 de janeiro a Training Park Personal Academia completou 28 anos. Da pequena sala com menos de 100 m2 a empresa cresceu, passando por muitas etapas, agregando profissionais, conhecimento, experiências e inovações.

Informações Taisa Brassanini Eventos 49 3321-2800 eventos@acichapeco.com.br

Fundação Aury Bodanese / Aurora Alimentos No dia 20 de fevereiro a Fundação Aury Bodanese, mantida pela Aurora Alimentos, promove evento em comemoração aos seus 10 anos. Será no Clube Recreativo Chapecoense, às 20 horas.

NÚCLEOS

Rosa Auto Center Pensando em ampliar e melhorar o atendimento, a Rosa Auto Center mudará, no mês de março, para um local maior, com mais conforto para a equipe e clientes. O novo endereço será na rua Manoel dos Santos Marinho, 315 E, bairro Jardim Itália.

EVENTOS

CRC | 20h

05/02 Palestra Técnica Fremax Núcleo das Automecânicas ACIC Chapecó | 19h30

Aquatic Center A escola de natação da Aquatic Center mantém uma equipe de competição em parceria com a Associação Chapecoense de Natação (ACN). Em 2017 os nadadores disputaram 33 competições, conquistando 268 medalhas (102 de ouro). O grupo volta aos treinos em fevereiro visando os compromissos de 2018.

Informações Josimar Fiori e Tania Adaghinari Núcleos Empresariais 49 3321-2800 nucleos2@acichapeco.com.br nucleos3@acichapeco.com.br

MISSÃO ACIC Representar os segmentos econômicos de Chapecó, estimulando a livre iniciativa e trabalhando como agente de mudanças. Atender com eficiência e eficácia as necessidades dos associados correspondendo às suas expectativas. Ser a indutora de Av. Getúlio Vargas, 1748N CEP: 89805-000 - Chapecó/SC Fone/Fax: 49 3321-2800 E-mail: acic@acichapeco.com.br facebook.com/acic.chapeco

ações para o fortalecimento da classe empresarial, oportunizando condições para o surgimento de novos mercados de trabalho e ampliação dos já existentes.

Diretoria Executiva Gestão 2018/2019 Diretor Presidente Diretor 1° Vice Presidente Diretor 2° Vice Presidente Diretor Administrativo Diretor Administrativo Adjunto Diretor Financeiro Diretor Financeiro Adjunto Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Diretora de Responsabilidade Social e Ambiental Diretor de Relações Internacionais e Comex Diretor Mercoagro 2018 Diretor de Desenvolvimento de Industria, Comércio e Serviços

Diretor de Assuntos Econômicos e Tributários Diretor de Tecnologia e Inovação Diretor de Relações Institucionais Diretor de Agronegócio Diretor de Micro e Pequenas Empresas

Cidnei Luiz Barozzi Gilson Carlos Confortin Nelson Eiji Akimoto Lenoir Antonio Broch Helon Rebelatto Dalvair Jacinto Anghében Sergio Perondi Cleunice Zanella Carla Fabiana Cazella Milvo Zancanaro Bento Zanoni Claudemir José Bonatto Alcindo Lopes Gustavo Damschi Josias Mascarello Vincenzo Francesco Mastrogiacomo Julio Cesar Moura Franco

TODOS OS DIRETORES DA ACIC COLABORAM DE FORMA VOLUNTÁRIA, SEM REMUNERAÇÃO ESTRUTURA ORGNIZACIONAL Conselho Deliberativo: Presidente: Itacyr Centenaro Vice-Presidente: Neivor Canton Secretária: Leandra Merisio Conselho Consultivo: Marcos Moschetta Diretor Executivo: Fabio Luis Magro Gerente de Eventos: Taisa Bonassi Brassanini

Jornalista Responsável: Marcos Antônio Bedin (M.T.B.: SC-0085 JP) Edição: Lisiane Kerbes | Redação: Marcos Antônio Bedin, Lisiane Kerbes, Izabel Guzzon, Silvana Cuochinski e Caroline Figueiredo Projeto Gráfico: Ananda Marcon | Impressão: Gráfica Arcus | Tiragem: 2.000 unidades | Fechamento da Edição: 06/02/2018


24 - Empresa Forte www.acichapeco.com.br

Revista Empresa Forte Jan/Fev18  
Revista Empresa Forte Jan/Fev18  
Advertisement