REVISTA ACIC - EDIÇÃO DEZEMBRO 2022

Page 1

Um ano complexo

Quando os historiadores se debruçarem sobre os fatos que marcaram o ano de 2022 terão certa dificuldade em compreender a complexidade desse período. Um amálgama de crises – climática, econômica, política, institucional – abalou o contexto da Nação.

O conflito Rússia-Ucrânia desorganizou as cadeias de suprimento alimentar e de insumos no mundo. As intempéries (secas, cheias, tufões) atrapalharam a agricultura e comprometeram a produção de grãos. O processo inflacionário ressurgiu, depois de décadas sob controle, vergastando a qualidade de vida dos desempregados e dos estamentos mais vulneráveis da população. As eleições para a presidência do País foram as mais inquietantes da história da República.

Sintoma da intensa globalização que vivemos, esses acontecimentos abalaram Chapecó, Santa Catarina, o Brasil e o Mundo. O município de Chapecó manteve seu protagonismo graças a sua matriz econômica que, embora liderada pelo agronegócio, diversificou-se e hoje também está ancorada nas empresas de tecnologia, no status de polo educacional e de serviços à saúde, além de importante centro comercial e de serviços.

Considerado “um ponto fora da curva” no concerto da economia nacional, Chapecó vive uma fase de centralização de investimentos públicos e privados, consolidando-se como um dos municípios brasileiros de maior índice de desenvolvimento. Aqui há um regime de pleno emprego que causa inveja nos demais municípios da Federação.

O mérito dessa condição é, em sua maior parcela, do empresariado chapecoense que manteve os níveis de investimento e produção apesar da pandemia, da inflação, da volatilidade do mercado e da instabilidade política que impregnou a vida brasileira neste ano.

A ACIC nessa quadra da vida nacional foi a porta-voz das reivindicações, das dores e dos anseios do empresariado, acompanhando e interpretando cada etapa dessa jornada e oferecendo, além da defesa técnica e política do setor, produtos e serviços que se constituíram em verdadeiras soluções empresariais aos seus associados.

O ano de 2023 se apresenta igualmente desafiador, com algumas nuvens negras no horizonte, mas nada amedronta quem tem vocação para o trabalho, para o empreendimento e para a superação de desafios.

Afinal, essa é a nossa rotina.

Um excelente Ano Novo para todos. Estaremos juntos novamente em 2023.

Chapecó, dezembro de 2022.

ACIC apresenta nova estrutura da Mercoagro para expositores

Modernização da feira, cronograma e andamento da obra do novo pavilhão no Parque de Exposições Tancredo Neves, apresentação do novo mapa da feira e da nova marca da Mercoagro. Esses foram os temas abordados em reunião, em novembro, com expositores da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, promovida pela ACIC e programada para setembro de 2023. O encontro ocorreu no Pollen Parque e teve transmissão on-line pelo canal do Youtube da ACIC.

O coordenador operacional da Mercoagro, Nilvanio Faller, explicou os motivos dos adiamentos da feira, primeiro pelas restrições sanitárias devido a pandemia de covid-19, depois em função da construção do novo pavilhão no parque de exposições. O presidente da ACIC, Lenoir Antonio Broch,

realçou a importância da construção do novo espaço para a modernização da feira. “A obra está dentro do cronograma, com mais de 40% concluída. O novo pavilhão está com os quatro blocos cobertos, em fase de nivelamento do chão para receber o piso. A entrega da obra está prevista para abril de 2023”, expôs.

Faller ressaltou, ainda, que a Mercoagro 2023 contará com novas ferramentas, aplicativos e sistemas para facilitar o dia a dia dos expositores e dos visitantes. O coordenador operacional da feira também apresentou o novo mapa dos expositores, que segue a mesma organização geográfica dos pavilhões antigos.

NOVA MARCA

A nova fase da Mercoagro inicia também com uma nova marca. A sócia da agência Nova Multicomunicação, Camila Farias Bortolini, explanou que as novas cores – azul escuro, bege e branco – transmitem confiança, seriedade, segurança e respeito, além de humanização. “Também utilizamos elementos 3D, apresentados no fundo das peças de comunicação, que demonstram a tecnologia, o avanço e a inovação, que estão sempre presentes na Mercoagro”.

A reunião de trabalho da Mercoagro 2023 está disponível para acesso no canal do Youtube da ACIC.

REDE HOTELEIRA

Em novembro, também ocorreu reunião entre a ACIC, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihrbasc), dirigentes e proprietários de hotéis. O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ACIC, Carlos Roberto Klaus, destacou que o objetivo do encontro foi alinhar ações e a gestão dos serviços que serão oferecidos aos milhares de visitantes, compradores e expositores da Mercoagro 2023 que, em sua maioria, necessitarão de hospedagem.

Ficou decidido que a partir da primeira quinzena de dezembro deste ano serão definidas as tarifas de cada hotel que serão praticadas em setembro de 2023, durante a feira. A tabela com o valor das diárias será publicada no site oficial (www.mercoagro.com.br). Dessa forma, os visitantes poderão antecipar a decisão de reserva de hospedagem e programar a viagem para Chapecó.

O presidente do Sihrbasc, Gustavo Gisi, ressaltou que a rede hoteleira de Chapecó teve uma expansão impressionante nos últimos anos e aumentou a oferta de hospedagem de qualidade. Estão em operação 37 hotéis, 2.150 apartamentos e 4 mil leitos.

SOBRE A MERCOAGRO

A Mercoagro ocorrerá no período de 12 a 15 de setembro de 2023, com 228 expositores e 650 empresas e terá mais de 17 mil metros quadrados de feira. Lenoir Broch enfatizou que as condições para realização da maior exposiçãofeira da indústria da carne na América Latina estarão aperfeiçoadas. Fatores que determinarão essas melhorias são, entre outros, a ampliação da área de locação, o novo formato geometral do futuro pavilhão e o desenho de um layout mais dinâmico, interativo e inclusivo. “Haverá ganhos de qualidade para todos – expositores, visitantes, promotores e patrocinadores”, frisou.

A Mercoagro 2023 tem patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi.

ACIC promoveu e participou de mais de 900 ações em 2022

O ano de 2022 foi marcado por muitas ações que contemplaram a classe empresarial e toda a comunidade chapecoense e regional. Até o fim de novembro, a ACIC promoveu mais de 45 reuniões semanais de diretoria, mais de 480 telereuniões e reuniões, mais de 120 entrevistas, 108 reuniões externas, 5 reuniões do Conselho Deliberativo e teve 127 representações em eventos. “Ao todo foram mais de 900 oportunidades em que a ACIC se fazer presente”, destaca o presidente Lenoir Broch.

“Entendemos que a ACIC é a entidade de maior força tanto do ponto de vista econômico, quanto político em Chapecó. Temos projetos que estão em andamento, como, por exemplo, o projeto pró-ferrovia. Também começamos este ano a falar do pró-gás, que é uma outra preocupação que temos com a energia da região, e em 2023 seguiremos com grandes cobranças como a duplicação da BR-282. Desejo a todos um grande e feliz Ano Novo, um Natal espetacular, e que tenhamos um 2023 ainda melhor, ajudando a ACIC cada vez mais”, realça Broch.

Com 75 anos de história, a ACIC desempenha relevante função representativa da sociedade civil chapecoense, em especial das classes produtoras do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária. A pró-atividade e a inovação da entidade em relação a diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento da classe empresarial, do município e da região Oeste culminou, neste ano, na conquista do Prêmio Inova +, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). A ACIC ficou em 1º lugar na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados.

Broch salienta que durante mais de sete décadas, a ACIC fortaleceu o associativismo e buscou contribuir com a classe empresarial e toda a comunidade. “As grandes bandeiras da entidade, nos últimos anos, focalizam

questões de infraestrutura regional, como rodovias, ferrovias e aeroporto, segurança pública, educação, saúde, sustentabilidade e incentivo para as reformas tributária e administrativa”. No envolvimento com a comunidade, mantém representantes em 40 conselhos municipais, participando ativamente das decisões e encaminhamentos em vários setores do município.

Neste ano, a principal ação foi pela construção de uma ferrovia, uma luta de real interesse dos catarinenses encampada pela ACIC há mais de 30 anos. A iniciativa privada custeou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. A ação contou com a participação de importantes entidades: ACIC, ABPA, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne. “O estudo demonstrou que o ramal é viável. Em julho, o Governo do Estado do Paraná lançou a consulta ao edital de leilão da Nova Ferroeste e, agora, estamos aguardando a obtenção da licença ambiental prévia, que acreditamos não haver dificuldades, mas será necessário para lançar o edital de leilão. Espero sinceramente que ocorra até o fim do primeiro trimestre de 2023”, relata Broch. A iniciativa contou também com a colaboração do Núcleo de Cooperativas, que contribuiu para custear o estudo.

A ACIC promove diversos cursos, missões empresariais e outras ações que contribuem para o crescimento pessoal, profissional e, consequentemente, dos negócios, além de disponibilizar várias soluções empresariais para fortalecer as empresas associadas. Também realiza diversos eventos que integram a classe empresarial e a comunidade. Entre eles estão a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro), o Empresário do Ano, o Almoço Empresarial, o Vida Empresarial, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) e o 20 Minutos.

Núcleos atuam para desenvolver os negócios e os profissionais

Neste ano, os núcleos empresariais da ACIC desenvolveram diversas ações de capacitação, conhecimento, empreendedorismo, troca de experiências, networking e confraternização. As atividades dos grupos foram explanadas em novembro, na terceira edição do evento Conecta Núcleos, que também foi um momento de confraternização para criar conexões e trocar experiências.

Algumas das ações desenvolvidas durante o ano foram eventos, visitas técnicas, campanhas sociais, palestras, workshops e capacitações nas mais diferentes áreas, como gestão financeira, marketing digital, eSocial, fluxo de caixa, vendas, ESG, LGPD, gestão de pessoas, logística e negócios internacionais, vendas, liderança e comunicação. Os nucleados também fizeram o planejamento estratégico para 2023.

A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, realçou que os núcleos empresarias atuam pelo interesse comum: fortalecem o setor de atuação das empresas e o associativismo, além de promover desenvolvimento e networking. Os núcleos buscam soluções, facilidades, promoção do setor, crescimento das empresas e troca de conhecimentos. “Nosso foco principal é o associativismo. É o conjunto de ações que promove o crescimento. A sinergia faz o movimento ocorrer. Por isso, é importante que os nucleados participem, tragam ideias e interajam”, enfatizou.

O presidente da ACIC, Lenoir Broch, salientou sobre a importância dos núcleos para a Associação. “Os núcleos são como células fundamentais para o todo funcionar. Se envolvem nos processos, sugerem, desenvolvem ações e têm contribuição muito importante para a força e a representatividade da ACIC”, sublinhou. Também explanou algumas ações da entidade na defesa e representatividade da classe empresarial e no envolvimento com a comunidade.

PRÊMIO NÚCLEO DESTAQUE ACIC

Cleunice apresentou uma novidade: o Prêmio Núcleo Destaque ACIC, que será promovido anualmente. O Prêmio consiste no reconhecimento concedido pela entidade aos núcleos que promovem o associativismo, por meio de atividades e ações que venham oportunizar o desenvolvimento das pessoas e empresas participantes dos grupos, bem como o fortalecimento de setores econômicos. “O objetivo é fomentar e incentivar a busca constante por melhores práticas e desempenho dos núcleos da ACIC”, expôs.

Todos os núcleos poderão concorrer ao Prêmio. Eles deverão apresentar quatro ações realizadas no período de janeiro a dezembro de 2023 e que estejam contempladas no planejamento estratégico do núcleo, devidamente alinhadas aos propósitos do grupo. Os critérios de avaliação serão: contribuição para o desenvolvimento dos nucleados, contribuição para o desenvolvimento da ACIC, contribuição para o desenvolvimento da sociedade e contribuição para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

NÚCLEOS

A ACIC possui 13 núcleos empresariais, formados por 358 empresas e 435 nucleados. São eles: Núcleo de Academias, de Assessorias e Consultorias, de Automecânicas, dos Centros de Formação de Condutores, de Comércio Exterior e Logística Internacional, de Cooperativas, das Escolas Particulares, de Gestão pela Excelência, de Gestores de Pessoas, de Jovens Empresários, Multissetorial, Sustentabilidade e de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Você também pode contribuir

Estimular o uso dos mecanismos de incentivos fiscais federais, promover a divulgação de projetos sociais e culturais e conectar proponentes de propostas e empresas é o objetivo da ACIC com o Portal Social. No site, são cadastradas iniciativas do terceiro setor, nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde, em um “Banco de Projetos”, onde organizações interessadas em destinar recursos podem ter mais informações sobre os projetos. Confira o que parceiros da iniciativa e entidades falam sobre o projeto.

“Em Chapecó, o Programa Fundo Social foi implantado em 2018 com a parceria da ACIC. De lá para cá, temos disseminado em conjunto a pauta junto às empresas e mostrado o quanto a agenda de incentivos fiscais contribui com a agenda ESG, fomentando a performance das empresas nos pilares ‘S’ – Social e ‘G’ – Governança. Em 2020, a ACIC lançou o Portal Social, que veio contribuir nesse trabalho”.

“A destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais é fundamental, pois ao invés desses recursos serem enviados para Brasília, são direcionados localmente para fundos municipais ou estaduais e entidades que atendem crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas com projetos de incentivo à cultura, esporte, saúde, entre outros. Nós, como profissionais da contabilidade e enquanto entidade que representa a classe contábil, entendemos que a destinação de recursos através dos incentivos fiscais é de extrema importância. Por isso, o Sindicont fomenta isso entre os profissionais e é parceiro do Portal Social”.

Everton Bortolotto, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont)

“O projeto Esporte Comunitário tem o objetivo de proporcionar o incentivo ao esporte e educação para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 14 anos, sempre em contraturno escolar. Também contempla outras atividades que visam a cidadania através de oficinas e trabalhos interdisciplinares. Através da sua doação do Imposto de Renda é que o Instituto Unimed filial Chapecó consegue manter e ampliar o projeto, sempre pensando no bem-estar das crianças e adolescentes”.

Vanessa da Rosa, Assistente Social no Setor de Sustentabilidade da Unimed Chapecó

“A APAE Chapecó tem realizado projetos de grande importância via destinação do Imposto de Renda. O Portal Social da ACIC tem dado visibilidade aos projetos que buscam essa captação e isso tem fortalecido o setor na entidade. A APAE agradece a ACIC pela parceria e por tornar possível a realização de novos projetos”.

Leandro Ugolini, presidente da APAE Chapecó

“Nós, enquanto entidade sem fins lucrativos, dependemos de doações, pessoas e empresas parceiras, bem como de verbas do governo que recebemos quando os projetos desenvolvidos e submetidos a editais são aprovados. A iniciativa da ACIC, por meio do Portal Social, auxilia-nos como uma possibilidade oportuna para o recebimento de valores financeiros para que assim possamos seguir com nosso trabalho”.

Associação de Surdos de Chapecó (ASC)

“As doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais. Esses recursos devem ser aplicados, exclusivamente, nos programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes e da pessoa idosa, sob a orientação dos respectivos Conselhos, sujeitos à fiscalização do Ministério Público. É o Imposto de Renda à serviço da cidadania”.

“A possibilidade de aplicar o imposto arrecadado pela economia local em benefício da própria comunidade é a oportunidade imediata de mudança de muitos cenários, os quais, como cidadãos usuários do Sistema de Saúde, nos incomodam e causam indignação porque temos a mentalidade de atribuir exclusivamente aos nossos governantes a responsabilidade pela manutenção e melhoria no Sistema de Saúde. Contribuir com os Projetos de Chancela de Imposto de Renda é um investimento de valor de uso social, sem nenhum custo para nossas empresas. Porém, em nossa região ainda é um grande desafio captar recursos nesta modalidade”.

do HRO

Waldemar Vânia Maria Lovera,
sicoob.com.br/sicoobmaxicredito (49) 3361-7000 /sicoobmaxicredito Linha de Crédito de Sustentabilidade A MUDANÇA COMEÇA POR VOCÊ *Sujeito a análise de crédito Conheça nossas opções: • Financiamento de placas solares e fotovoltaicas, máquinas menos poluentes, veículos elétricos ou híbridos entre outros. • Taxas reduzidas • Parcelado em até 96 meses

Novos Associados da ACIC

AS COMÉRCIO DE COLCHOARIA

Rua Osvaldir Mendes, 42-E, Paraiso, Chapecó

AUTO POSTO LS

Avenida Leopoldo Sander, 1801-E, Cristo Rei, Chapecó

BALEM CONSULTORIA

Rua Irmã Concilia, 326, Panazzolo, Videira

BC ASSOCIADOS

Rua Duque de Caxias, 196-E, Edifício Il Centenário, Sala 903, Centro, Chapecó

BELASIS

Avenida Getúlio Vargas, 1403-N, Edifício Dom Ricardo, Sala 203, Centro, Chapecó

BR PROTENDIDOS

Rua Tapajós, 850-E, Universitário, Chapecó

EXPRESS AUTO CENTTER

Rua Esparta, 155-E, Centro, Chapecó

INSTITUTO MIX CHAPECÓ

Avenida Getúlio Vargas, 563-N, Sala 5, Centro, Chapecó

J J FRIOS

Estrada Linha Faxinal dos Rosas, S/N, Pavilhão, Linha Faxinal dos Rosas, Chapecó

LA BRASA BURGER

Avenida Porto Alegre, 1.168-D, Centro, Chapecó

LEFIT ARTIGOS ESPORTIVOS

Rua Tiradentes, 591-E, São Cristóvão, Chapecó

MERCADO BARCELOS Rua Augustinho Brighenti, 260, Efapi, Chapecó

NATAL COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA Acesso Plínio Arlindo de Nes, 3821-D, Belvedere, Chapecó

NEPIN Rua Pomerode, 274-E, Cristo Rei, Chapecó

POSTO SAFRA LTDA

Rodovia SS-480, 943-E, Quedas do Palmital, Chapecó

PS COMBUSTÍVEIS

Avenida Getúlio Vargas, 2404-N, Passo dos Fortes, Chapecó

RUANITO BARBEARIA

Avenida General Osório, 153-D, Centro, Chapecó

WELFAREX LANÇAMENTOS Rua Silvio Lunardi, 1.429, Guarany, Xaxim

MERCADO E AÇOUGUE SUPER PASSOS

Avenida São Pedro, 1351-E, Passo dos Fortes, Chapecó

Luciana Balbinott Paludo avalia ações de 2022

A ACIC possui em sua estrutura a diretoria e dois conselhos: o Deliberativo e o Consultivo, que auxiliam nas ações e nas tomadas de decisões da entidade. O Conselho Deliberativo tem como papel acompanhar, avaliar, auditar e deliberar sobre as ações da Diretoria Executiva, como órgão decisório e fiscalizador. É composto por 24 membros titulares e 9 suplentes, representantes legais das empresas associadas, por elas indicadas, e profissionais liberais, eleitos e empossados pela Assembleia Geral, com mandato de três anos. A presidente do Conselho é Luciana Balbinott Paludo, o vice-presidente José Pegoraro Foresti e a secretária Maria Cristina Breda Canal.

Nesta entrevista, Luciana avalia o ano e expõe algumas perspectivas para 2023.

Quais foram as principais atividades do Conselho Deliberativo em 2022?

O Conselho Deliberativo acompanhou de perto as ações da Diretoria Executiva. Destacamos a reunião para atualização em relação à Nova Ferroeste, com o ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó e estudo para a extensão do ramal de Chapecó até Passo Fundo.

Quais os temas que devem estar na pauta do Conselho no ano que vem?

A aproximação das universidades às empresas é um tema que tem chamado a atenção e gostaríamos de trabalhar nele. Aproximar os acadêmicos das empresas, para que fique cada vez próxima a relação entre o que se aprende na graduação e as necessidades das empresas, além de enfatizar aos estudantes as oportunidades de negócios e potencializar o empreendedorismo. Ainda, o trabalho constante para que como cidadãos possamos ter a liberdade de expressar o que pensamos e sentimos, sempre com respeito e consideração, mas com a maior das liberdades que é a liberdade de pensar.

Em poucas palavras, avalie os pontos altos e baixos do ano de 2022 que se aproxima de seu término?

Considero como um ponto alto a força e iniciativa dos empresários, que reinventaram-se após tantos desafios com a retomada após um período de pandemia que, para algumas áreas, foi muito desafiador. Buscamos novas alternativas, fomos em busca de aprender o que não sabíamos. Penso que o ganho maior foi a união entre diferentes segmentos, procurando se complementar, aprender uns com os outros. Vimos que juntos podemos ir mais longe, alcançar melhores resultados. Observei muito isso na ACIC. Considero como pontos baixos a instabilidade gerada pela situação política enfrentada em nosso país e o cerceamento da liberdade de falar com clareza o que se pensa.

Quais suas previsões e expectativas para o Brasil em 2023?

Não é um momento fácil para alguma previsão, pois estamos com muitas mudanças acontecendo. Mas o que espero é a sensatez do novo Governo Federal em relação à condução do nosso país, valorizando a força dos empresários, favorecendo e possibilitando o desenvolvimento das empresas, que é o que vai gerar renda e empregos para o país, diminuindo a pobreza e a dependência do Estado. Que tenhamos muita confiança no futuro e possamos nos unir, somando esforços e conhecimentos, cada um com o que tem de melhor, para vencer os desafios e colaborar para o desenvolvimento de nossa cidade, estado e país.

Luciana Balbinott Paludo Presidente do Conselho Deliberativo da ACIC

Gelson Dalla Costa avalia o ano e as atividades do Conselho Consultivo

O Conselho Superior Consultivo é um órgão consultivo da ACIC composto por todos os ex- presidentes do Conselho Deliberativo e ex-presidentes da Diretoria Executiva da entidade, que tenham exercido o cargo, no mínimo, durante dois terços do mandato para que foram eleitos. O papel do Conselho Consultivo é estudar e manifestar-se em caráter opinativo sobre qualquer assunto de interesse geral da entidade ou da classe empresarial, quando lhe for submetido pelos órgãos dirigentes. O mandato dos componentes do Conselho Consultivo é vitalício e será sempre presidido pelo último ex-presidente do Conselho Deliberativo ou, na sua falta ou impedimento, pelo último ex-presidente ou presidente da Diretoria Executiva.

Nesta entrevista, o presidente do Conselho Consultivo, Gelson Dalla Costa, faz uma avaliação do ano.

Quais foram as principais atividades do Conselho Consultivo em 2022?

O Conselho Consultivo teve como principal atividade deste ano o acompanhamento, junto com a Diretoria Executiva, do importante projeto da ferrovia que liga o Mato Grosso do Sul com o Paraná e com Santa Catarina. Esse projeto é fundamental para a manutenção da região, que é a maior produtora de proteína animal do Brasil em atividade e com possibilidade de expansão. Sabemos que é um projeto que demora anos para ser executado, mas é fundamental para a economia do grande oeste de Santa Catarina. Por isso, o Conselho, junto com a Diretoria Executiva e seus membros, acompanhou e parabeniza a ACIC pela iniciativa, que se envolveu muito para que esse projeto saia do papel e se torne uma grande realidade.

Quais os temas que devem estar na pauta do Conselho no ano que vem?

Um dos principais temas que deverão pautar o ano de 2023 é o investimento nas rodovias estaduais. Entendemos que o Estado precisa, por alguns anos, investir cerca de R$ 500 milhões anualmente para que as nossas rodovias estaduais fiquem numa qualidade e numa situação suficiente para que se diminua acidentes, se consiga prosseguir e ampliar nossas atividades e ter rodovias bem feitas, bem cuidadas e bem conservadas. Sabemos que deverá haver uma reforma tributária em que a classe empresarial deverá, junto com seus representantes nas Câmaras Estadual e Federal, acompanhar e apresentar as opiniões para que se efetive uma reforma que auxilie e que facilite a vida do empresário brasileiro e que possa fazer com que se tenha condições facilitadas para o crescimento do nosso do país.

Em poucas palavras, avalie os pontos altos e baixos do ano de 2022 que se aproxima de seu término?

Um dos principais pontos positivos desse ano foi a retomada do crescimento econômico após a pandemia. Encerramos 2022 continuando a gerar emprego, principalmente em Santa Catarina que é o estado brasileiro com menor índice de desemprego. O ponto baixo, por mais que o Brasil seja um país democrático, foi a divergência política que dividiu bastante o país. Precisamos caminhar para uma pacificação e para um ambiente de tranquilidade.

Quais suas previsões e expectativas para o Brasil em 2023?

A expectativa é que tenhamos um país mais pacificado para 2023 para que, com serenidade e tranquilidade, os governos estaduais e o governo federal atuem de forma que a sociedade brasileira se sinta segura para trabalhar, crescer e se desenvolver. Espero que aconteça uma reforma tributária e que se tenha redução das taxas de juros. Que a gente possa encontrar o caminho do crescimento e da prosperidade e que se conviva num ambiente pacificado, de muita paz e harmonia.

Gelson Dalla Costa Presidente do Conselho Consultivo da ACIC Annelise Schmidt e Simone Lorenzet Evandro Tolotti e Cleonice Gromoski Márcia Simon e Aline Reina Ricardo Junior de Oliveira da Silva Sandra Mara Felipon e Rafael Augusto Rostirola Lenoir Broch, Taise Zanella Cleunice Zanella e Lenir Peres Pavan Dieniffer Soares Bonato Wrublewski Helon Rebelatto e Sidimar Carniel Rafael Simioni e Rudimir Araldi Whuenderson Ullrich e Luana Carraro Cristiane Fagundes, Fátima Hallal, Aline da Silva, Gabriela Bittarello, Claucus Valdameri e Joseli Fontana Lenoir Broch e Jussara Tumelero Renan Roth e Thomas Willian Reginatto Lenoir Broch e Nelson Akimoto
Clicks Conecta

Conecta Núcleos

Angélica Filippini, Lenoir Broch e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Elisete Aparecida Ferreira Stenger e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Evandro Tolotti e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Fernando Rebelatto e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Marcelo Capeletto e Cleunice Zanella Oliveira e Artur Piccinini Lenoir Broch, Thomas Willian Reginato e Cleunice Zanella Perondi e Cleunice Bonato e Juciele Marta Lenoir Broch, Gladir Azambuja e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Rafaela Dahmer e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Vicente Aron Machado e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Kerla Adams e Cleunice Zanella Lenoir Broch, Simone Lorenzet e Cleunice Zanella Viviane Paninson, Lenoir Broch e Cleunice Zanella

Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional

Perspectivas

para 2023

2022 enfim está terminando, um ano tenso com cenário ainda conturbado pós-eleições. Pensando em 2023, o momento é de atenção. Em uma análise macro, a instabilidade com a guerra entre Ucrânia e Rússia, a desaceleração do crescimento chinês, a recessão americana, sem falar da crise energética na Europa, fatores que podem gerar um efeito cascata para outros países. Por cautela, quando existem indicadores desfavoráveis, deve-se estar preparado, ainda mais com uma economia baseada em commodities e extremamente dependente de parcerias comerciais com a China. Não há como prever o futuro, mas uma coisa é certa, preservar caixa e planejar os gastos será imprescindível para os próximos meses.

Núcleo de Assessorias e Consultorias

Herança digital - como proteger?

No meio digital há inúmeras plataformas de navegação e comunidades sociais, que permitem as pessoas manifestarem opiniões, compartilhar materiais e momentos que, se utilizadas de forma estratégica, podem se transformar em uma fonte de renda lucrativa. Os arquivos digitais, as redes sociais, páginas de internet, ou seja, todos os dados armazenados digitalmente, criados e compartilhados no ambiente virtual, são considerados patrimônio digital. Em que pese não haver, no ordenamento jurídico brasileiro, legislação específica que regule a herança digital, uma solução viável é se utilizar do Planejamento Sucessório, através de testamento ou holding familiar.

Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação

Wi-Fi 6: a evolução da internet sem fio

A maneira como nos conectamos e consumimos informações mudou e, acompanhando essa mudança, o Wi-Fi 6 chegou ao mercado de telecomunicações. Esse novo modelo de conexão à internet sem fio traz maior velocidade e capacidade de navegação. Ele foi projetado para alcançar até 9,6 Gbps, isso significa um aumento de 40% na velocidade da conexão comparado com a versão anterior, de 2014. Com essa evolução, os equipamentos de Wi-Fi podem suportar mais aparelhos móveis conectados simultaneamente, sem comprometer a qualidade da conexão. É a pura evolução na palma da nossa mão!

Núcleo de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade da ACIC – Anos-base 2020 e 2021

Nós da ACIC atendemos a igualdade de gênero através de nossa diretoria formada parcialmente por mulheres e o predomínio destas em nosso quadro de colaboradores (ODS 5). Incentivamos nossos associados ao atendimento do ODS 12, através do Prêmio ACIC/ Unochapecó de Sustentabilidade em 2021. Buscamos equilíbrio financeiro, através de campanhas, programas e parcerias externas (ODS 8). Nossas ações sociais levantaram mais de 3 milhões de recursos financeiros e propiciaram melhorias nas estruturas do Hospital Regional do Oeste (ODS 3). No período, foram um total de 2.103 ações desenvolvidas pela ACIC que ficam registradas de maneira transparente, mostrando o comprometimento da entidade (ODS 16).

DICAS DOS NUCLEADOS
Luiz Henrique Maisonnett Unochapecó Rosane Machado Carneiro Machado, Martinazzo Advogados Associados Volnei Grams Mhnet Taise Perondi Resonare Engenharia e Meio Ambiente

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o verão é a época com mais incidência de acidentes aquáticos. A cada 84 minutos ocorre um afogamento e homens e crianças são a maioria entre as vítimas. Estes indivíduos não sabiam nadar, nadavam precariamente ou apresentavam condição física insuficiente para sua prática. Tais situações são evitáveis com a prática ou o domínio das técnicas da natação. Nadar de qualquer jeito ou fazer aulas em curtos períodos é o melhor caminho para engrossar as estatísticas. Prevenção é a melhor opção. Invista em saúde e segurança para você e sua família. Procure uma escola de natação associada à ACIC e aproveite o verão. Saber nadar é antes de mais nada... UM SEGURO DE VIDA.

A condução defensiva é um dos modos de dirigir pelo qual podemos evitar acidentes, apesar da existência de adversidades e atitudes incorretas de outros condutores. Guarde isto: evitamos os acidentes quando estamos certos! Ou seja, como humanos, podemos cometer falhas e, ao observar algum condutor que possa gerar riscos no trânsito, devemos contribuir para evitar problemas. Estando certo ou não, ninguém quer se envolver em riscos materiais e físicos. Portanto, cuidemo-nos uns dos outros e busquemos a paz no trânsito!

De acordo com pesquisa realizada pela ManpowerGroup o Brasil é o segundo país do mundo com maior dificuldade para contratação de profissionais qualificados e infelizmente esse cenário tende a piorar. De acordo com a pesquisa, 43% dos empregadores dizem que a consequência da escassez de talentos é a redução da capacidade de atender adequadamente os clientes, 39% afirmam queda de produtividade e competitividade, 25% relatam que há mais rotatividade de pessoal, 22% dizem acreditar que a falta de profissionais reduz a capacidade de criar e inovar. Uma das soluções de curto prazo é investir na retenção de pessoal e no aprimoramento dos seus líderes; e como ações longo prazo, as universidades e escolas técnicas precisaram se preocupar com a empregabilidade de seus estudantes e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho.

De pequenos a grandes negócios o marketing se tornou essencial para divulgação de produtos e serviços. O consumidor busca cada vez mais praticidade no momento de tomar a decisão, isso faz com que a pesquisa nas redes antes de comprar seja cada vez mais frequente. Portanto, organize o marketing da sua empresa e esteja preparado para divulgar o seu negócio. Liste as datas comemorativas importantes do seu ramo, analise o mercado e as tendências, anote todas as suas ideias, crie campanhas para interagir com seus clientes e também é hora de pensar nas ações com seus colaboradores, isso faz parte do marketing da empresa.

NUCLEADOS
Núcleo de Academias Núcleo dos Centros de Formação de Condutores Núcleo Multissetorial Núcleo de Jovens Empresários Vitor Paulo Camargo Goulart Aquatic Center Vanderlei Smaniotto Auto Escola América Rangel Lima
e retenção de talentos
fazer um planejamento de marketing para sua empresa em 2023?
Amanda Anjos Ação Z
Tem piscina em casa ou no condomínio? Acidentes: ninguém pretende se envolver Liderança
Como

Unindo forças pela educação

O fim do ano marca o encerramento de um ciclo para dar início a um novo. O Núcleo de Escolas Particulares de Chapecó realizou diversas ações para fortalecer as escolas e trabalharmos juntos em prol da educação e do futuro de nossos alunos. Essa etapa foi concluída, dando lugar às merecidas férias. Para 2023 estamos com nosso planejamento repleto de ações e parcerias que fortalecerão ainda mais os nucleados. O melhor estímulo para crescermos é nos unir com aqueles que partilham dos mesmos objetivos, por isso gostaria de convidar todas as escolas particulares de Chapecó para virem fazer parte do nosso Núcleo e juntos unirmos forças e ideias para fortalecer nossas escolas, alunos e comunidade.

Fazendo o dever de casa

O ano de 2023 está aí e com ele novos desafios, com o trabalho constante na melhora em prol da excelência. Fazer o dever de casa é estar conectado e engajado em nossas ações, subsidiados pelos fundamentos não apenas no aprendizado, mas na execução diária de ações organizacionais e pessoais. É comprometer-se em atingir nossas metas com resultados efetivos que façam a diferença, olhando dentro e fora de ‘nossa casa’. Façam o básico bem feito, olhem sistemicamente o entorno, a parceria, inovem em práticas que gerem valor consolidando grupos e a coletividade. Que nos adaptemos e sejamos liderança transformadora pelo desenvolvimento sustentável. Sejamos sempre excelência.

A neuroiluminação é uma prática cada vez mais presente em projetos arquitetônicos corporativos. É um aspecto da neuroarquitetura que explora o ciclo circadiano, que leva em conta o impacto da luz no cérebro. Em ambientes corporativos, o uso da luz busca limitar a serotonina para gerar mais produtividade entre os colaboradores. Por outro lado, a iluminação pode ser responsável por criar um espaço acolhedor e confortável aos colaboradores. A iluminação no ambiente de trabalho pode ser uma aliada e gerar benefícios entre os colaboradores, como: aumento da concentração, melhoria da saúde do trabalhador, menor índice de distração durante o expediente, redução de sonolência, melhoria da acuidade visual e geração de ergonomia durante o período de trabalho. Esses são apenas alguns exemplos.

Após passarmos por um forte período de incertezas provocada pela covid-19, nos deparamos com um importante processo eleitoral e com novas mudanças que nos afetam. O desafio imposto às organizações é constante e sistemático, sendo necessário manter e, consequentemente, atualizar o planejamento estratégico, buscando reduzir as incertezas envolvidas num processo decisório. As cooperativas, nesse contexto, também passaram a adotar planos estratégicos formais cada vez mais detalhados, com o intuito principal de alcançar seus objetivos. É importante e necessário alocar recursos a essa importante área para alcançarmos mais assertividade na tomada de decisão, pois das decisões que tomamos hoje as implicações são futuras. O desafio é grande assim como as incertezas!

Núcleo das Escolas Particulares Núcleo de Gestão pela Excelência Núcleo de Gestores de Pessoas
Núcleo de Cooperativas
Andreia Barreto Mothercare Elisete Aparecida Ferreira Stenger Marili Balen Eletroeste Evaldo Soares Rodrigues Unimed Chapecó
A importância da luz no ambiente de trabalho O desafio de manter um planejamento estratégico atualizado

Unimed Chapecó entrega itens de acessibilidade para entidades

Na 25ª edição da campanha “Eu Ajudo na Lata” – iniciativa da Unimed Brasil para promover a inclusão e a acessibilidade, além de retirar do meio ambiente um produto de difícil decomposição como os lacres de alumínio – foram adquiridas quatro cadeiras de rodas simples, uma cadeira de rodas para banho e 12 pares de muletas entregues para entidades pela Unimed Chapecó.

Ao todo, arrecadou-se 506kg de lacres, sendo que o valor da venda dos lacres é revertido na compra dos itens de acessibilidade. De acordo com o médico do trabalho e presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, quem faz a doação se sente bem porque está beneficiando famílias que não têm possibilidades financeiras de adquirir uma cadeira de rodas. “Esse é um projeto maravilhoso realizado em todo o Brasil e que beneficia milhares de pessoas. Em Chapecó pretendemos deixá-lo cada vez mais robusto para chegarmos nos próximos ciclos com mais entregas”, destacou.

A assistente social da cooperativa médica, Vanessa da Rosa, relatou sobre os objetivos da campanha e como é realizada a destinação dos itens de acessibilidade. “Nós dependemos de todos os parceiros que auxiliam na coleta e na doação dos lacres. Eles são os incentivadores e potencializam a divulgação da campanha. Após a venda desses lacres ocorre uma reunião com todos os parceiros para prestação de contas e escolha coletiva de qual a entidade será beneficiada”, comentou.

Foram contempladas as seguintes entidades: Rede Feminina, Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), Lions Clube Integração e Clínica Renal do Oeste, Associação de Voluntários do Hospital Regional, Secretaria de Educação de São Carlos e FCD.

A bióloga da cooperativa médica, Naiara Olga Lusa, explicou o porquê da coleta dos lacres. “São peças pequenas, fáceis de serem perdidas ou desprendidas das latinhas e nem sempre são destinadas para reciclagem. Outro detalhe é que possuem valor comercial inferior ao da latinha. Também temos o cuidado de não influenciarmos na atuação dos catadores de materiais recicláveis”, expôs.

Av. Getúlio Vargas, 1748N

CEP: 89805-000 - Chapecó/SC

Fone/Fax: 49 3321-2800

E-mail: acic@acichapeco.com.br facebook.com/acic.chapeco

Jornalista Responsável:

MISSÃO

Representar os segmentos econômicos de Chapecó, estimulando a livre iniciativa e trabalhando como agente de mudanças. Atender com eficiência e eficácia as necessidades dos associados correspondendo às suas expectativas. Ser a indutora de ações para o fortalecimento da classe empresarial, oportunizando condições para o surgimento de novos mercados de trabalho e ampliação dos já existentes.

(M.T.B.:

JP) |

Diretas
Associados
dos
Marcos Antônio Bedin SC-0085 Edição: Lisiane Kerbes | Redação: Marcos Antônio Bedin, Alessandra Cristina Favretto, Lisiane Kerbes, Marciane Páz Mendes e Silvania Cuochinski | Projeto Gráfico: Dustin O. Hoffmann | Edição Especial On-line | Fechamento da Edição: 06/12/2022
ACIC
Diretor Presidente Diretor 1° Vice Presidente Diretor 2° Vice Presidente Diretor Administrativo Diretor Administrativo Adjunto Diretor Financeiro Diretor Financeiro Adjunto Lenoir Antonio Broch Helon Rebelatto Luiza Utzig Modesti Daniel Bet Leandra Merisio Carlos Martinelli Robert Otto ESTRUTURA ORGNIZACIONAL Conselho Deliberativo: Presidente: Luciana Balbinott Paludo Vice-Presidente: José Pegoraro Foresti Secretário: Maria Cristina Breda Canal Conselho Consultivo: Gelson Dalla Costa Diretor Executivo: Fabio Luis Magro TODOS OS DIRETORES DA ACIC COLABORAM DE FORMA VOLUNTÁRIA, SEM REMUNERAÇÃO Diretoria Executiva Gestão 2022/2023
Agenda 06 e 07/02/23 - Compliance em Compras - ACIC | 18h30 às 22h30 08 e 09/02/23 - Planejamento, Programação e Controle da Produção - ACIC | 19h às 22h 15/02 a 30/03/23 - Formação Excel – 2 Módulos: Intermediário e Avançado - ACIC | 19h às 22h 06/03 a 11/07/23 - Formação Para Gestores de Compras e Suprimentos (4 módulos)ACIC | 18h30 às 22h30 08/03 a 13/07/23 - Formação Para Gestores de Estoques e Logística (4 módulos) ACIC | 18h30 às 22h30 16/03/23 - ACIC + Gestão - Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.