
“Não mudamos a característica “Não mudamos a característica que considero a mais que considero a mais importante e presente em importante e presente em nosso DNA: nossa resiliência.” nosso DNA: nossa resiliência.”

Tiago Fernandes
Head de Moedas
No momento em que escrevo esta carta, nós testamos a resiliência da SPX e sua constante busca pela
excelência Estamos vendo o início da recuperação de nossos fundos multimercado e o avanço contínuo de nossas outras frentes de negócio, que seguem em plena fase de investimento.
Os últimos dois anos foram, sem dúvida, os mais desafiadores que já enfrentei na SPX. Foram tempos de muito aprendizado, tanto na gestão de ativos, quanto na administração da nossa empresa. Passamos
por momentos difíceis, que nos levaram a uma profunda reflexão sobre quais processos poderíam ser melhorados, e o que poderíamos mudar para fortalecer ainda mais a nossa organização na busca pela excelência. Ao longo desse processo, ganhamos e perdemos colaboradores, passamos por momentos de preocupação e apreensão. Fizemos mudanças importantes na governança, elegemos um CEO e um CRO, que, como diversos sócios e colaboradores, dedicaram suas vidas à nossa empresa, identificando falhas e propondo melhorias corporativas, sem

jamais abaixar a cabeça diante dos grandes desafios
Como gestor de ativos, concentrei meus esforços em aperfeiçoar minhas teses de investimento e em buscar melhores retornos para os fundos multimercados Como sócio, também refleti em como eu poderia contribuir mais além da gestão e coloquei meu plano em prática
Em seguida os questionamentos surgiram: deixamos de ser quem éramos? Nossa essência mudou? Sim, deixamos de ser quem éramos, aprendemos com nossos erros para sermos melhores no futuro Mas não mudamos a característica que considero a mais importante e presente em nosso DNA: nossa resiliência. Vejo que nossa resiliência permanece firme e constante, e ela deve nos colocar em um nível de excelência ainda mais elevado. Mas, o que é resiliência?
Gostaria de compartilhar um texto que desenvolvi sobre resiliência, um conceito que tem muito a ver com a nossa história na SPX e com a minha própria trajetória de vida:
A resiliência é a capacidade de uma pessoa ou sistema se adaptar e se recuperar diante de adversidades, desafios e mudanças. Essa habilidade não se resume à resistência passiva, mas envolve uma ação ativa e transformadora frente às situações difíceis.
A resiliência permite que, em vez de
sucumbir às dificuldades, o indivíduo ou grupo aprenda com as experiências, desenvolva novas competências e encontre soluções para os problemas que surgem.
No campo pessoal, ser resiliente significa enfrentar perdas, frustrações, traumas ou grandes desafios com equilíbrio emocional e força interior. Não se trata de ignorar ou minimizar o sofrimento, mas de enfrentá-lo de forma consciente, aprendendo a gerenciar emoções negativas e a encontrar novos caminhos Pessoas resilientes tendem a ter uma visão mais positiva do futuro, uma maior flexibilidade cognitiva e emocional
A resiliência também é fundamental em contextos profissionais e organizacionais. Empresas resilientes são aquelas que conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, crises econômicas ou tecnológicas, e continuar a crescer mesmo diante de cenários adversos Elas incentivam a inovação, o aprendizado contínuo e a colaboração, criando um ambiente onde os desafios são vistos como oportunidades de desenvolvimento.
Desenvolver resiliência requer autoconhecimento, práticas de autocuidado e uma rede de apoio sólida Envolve também a habilidade de mudar de perspectiva e encontrar significado nas experiências desafiadoras, transformando crises em oportunidades de crescimento pessoal e coletivo

Eu desenvolvi minha resiliência ao longo da vida, antes da minha história na SPX, minhas primeiras décadas de vida foram marcadas por muitos apertos durante minha infância e início da vida adulta Foi preciso muito suor, dando aulas particulares, trabalhos de meio período, bolsas acadêmicas e bolsas de trabalho, nacionais e internacionais. Não faltaram obstáculos, e quedas nesse percurso, mas eu nunca me permiti cair sem me levantar novamente e, assim, pretendo continuar.
Ao chegar à SPX, encontrei o que eu estava procurando: uma empresa fundada em valores como a resiliência, base para excelência na gestão de recursos e pessoas. Vejo que estar aqui significa querer fazer parte de uma grande história, fazer o melhor o tempo todo, encarar problemas de forma natural, ser resiliente e evoluir constantemente buscando excelência. Hoje posso dizer que estamos novamente ensaiando o início da colheita dos frutos da nossa tão importante resiliência, vamos em frente!
Aproveito esta oportunidade para agradecer a cada um de vocês, que se dedicam com todas as forças para que possamos continuar crescendo e enfrentando todos os desafios Sejam resilientes e busquem por excelência, os resultados virão. O esforço de vocês é, e sempre será, reconhecido
Muito obrigado, Tiago.



VISITA ALUNOS FGV
por RH
Recebemos, no escritório de São Paulo, os alunos da FGV-RJ, como parte de nossas iniciativas para fortalecer nossa marca empregadora A visita foi conduzida pelo Pedro Freire e Samylly Zanini, da área de Relações com Investidores, pelo Diego Andrés, da área Quant, e pelo João Mendonça, da área de Equities.
Além de oferecer aos alunos uma visão mais profunda da SPX, esses encontros proporcionam momentos significativos para esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e explorar oportunidades de carreira
FEIRA DE ESTÁGIO DE FÉRIAS – INSPER
por RH
Participamos, também, da Feira de Estágio de Férias do Insper, um evento para empresas divulgarem as oportunidades de estágio de férias aos estudantes Divulgamos as inscrições para o Summer Job Brasil, que acontecerá em janeiro e fevereiro de 2025, nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo.
