CARTA À EQUIPE - 04.25

Page 1


CARTA À EQUIPE

“Enquanto nos mantivermos “Enquanto nos mantivermos focados nos nossos clientes e focados nos nossos clientes e continuarmos tendo como principal continuarmos tendo como principal ativo os nossos colaboradores, ativo os nossos colaboradores, seremos imparáveis.” seremos imparáveis.”

PALAVRA DO SÓCIO

Guilherme Mazie

CFO

Muitos de meus sócios começaram suas cartas dizendo que estavam surpresos

Metamorfose e honrados por terem sido chamados para escrevê-la. Honrado estou muito, sem dúvidas. Surpreso, não posso dizer. Explico: há tempos eu já me perguntava quando chegaria a minha vez de escrever. Para o bem e para o mal, sempre fui reservado, não costumo falar muito e nem me expor Por isso, por acreditar que esta seria uma boa oportunidade para que pudessem me

conhecer um pouco melhor, optei por dedicar esta carta a contar um pouco da minha história, em vez de abordar outro tema ou refletir sobre algum específico. Dificilmente haveria um momento mais propício na minha carreira para falar sobre ela Em julho de 2025, alcanço 13 anos como colaborador e 12 anos como sócio da SPX No entanto, já agora em abril, completo 16 anos de S, P e X (e L!).

Minha vida profissional se iniciou em abril de 2009 no Banco BBM, onde comecei como estagiário na área de pesquisa de modelos

quantitativos, focado no desenvolvimento de um modelo de cálculo de probabilidade de default, no qual também trabalhava nosso sócio Gabriel Hartung. Aliás, foi o Gabriel quem me ensinou a usar o VLOOKUP, quem diria... Pois bem, no turbilhão pós-crise de 2008, me colocaram em um lugar meio randômico no escritório. Ninguém da minha área se sentava perto de mim, e eu estava rodeado de operadores Ainda não havia uma divisão física entre Banco BBM e BBM Investimentos, então eu vivi momentos hoje inimagináveis – era um estagiário do Quant que via o Bruno (Pandolfi) operar a roda do pronto a duas cadeiras de distância da minha... Desde então, a semente da vida de operador havia sido plantada em mim

Venho de uma família de médicos: mãe, pai, avós, tios, irmãos, todos médicos, literalmente. Meus pais se separaram e, pasmem, cada um casou-se novamente com um médico. Ainda assim, nunca me interessei pela Medicina, sempre fui inclinado às Exatas Minha dúvida era entre Engenharia e Economia, dado meu interesse por números E, apesar de nunca ter conversado com o pai do Bruno, recebi exatamente a mesma dica que ele deu ao filho (Carta À Equipe de dezembro de 2022): "Faça Engenharia. Um engenheiro pode fazer uma pós em Economia; já um economista dificilmente fará uma pós em Engenharia." Segui o conselho, mas não me foi lá muito útil – nunca exerci a profissão de Engenheiro, me apaixonando por Finanças desde o início.

No entanto, a escolha da formação teve papel importante no meu primeiro contato com a SPX. Quando ela foi fundada e a mesa de Commodities estabelecida, recebi do Bruno Mafra, via PUC-Rio, um e-mail que foi enviado aos “Centraliens”, ex-alunos das Écoles Centrales da França, com quem a faculdade tinha um programa de duplodiploma. Embora aprovado para a École Centrale Paris, um problema na documentação enviada pela faculdade me fez perder a bolsa de estudos Eiffel. Sem ela, não tinha como me manter na França. Mas nada acontece por acaso. Se estivesse lá, não teria ido parar no BBM Assim, mesmo não sendo um Centralien efetivo, recebi aquele e-mail e fui conversar. A vaga era para analista de Commodities, algo que nunca tinha considerado (meu sonho sempre foi trabalhar com Equities) Após algumas conversas, fui aprovado e, quando fui comunicar ao BBM a minha decisão, seja coincidentemente ou por mérito, abriu-se um espaço na mesa de Ações. E foi assim que começou minha trajetória de 10 anos ao lado do Leo (Linhares), a quem devo grande parte do meu sucesso profissional.

Trabalhei com ele e com o Nicolas (Poletti), tocando os fundos long only do BBM por um ano e meio, até o dia em que recebi a notícia de que eles se desligariam do Banco. Fiquei bem chateado com a situação, porque me sentia parte de um dream team Tudo o que havia aprendido sobre ações e gestão de portfólio tinha vindo deles, desde a teoria até a prática, inclusive as rotinas do dia a dia (lembro até hoje quando comecei a acordar às 5:00 porque um dia, ao utilizar meu

carregador para seu Blackberry, vi na tela que o alarme do Leo era configurado para 5:15).

No início, fiquei perdido sobre o que fazer Houve conversas internas sobre o espaço que se abriria para mim com a saída deles, mas nunca me convenci totalmente. Nas semanas que se seguiram, continuei tocando a vida, mas sem nunca ter conseguido me desvencilhar totalmente da ideia de me juntar novamente aos dois. Lembro inclusive que, quando eles decidiram se juntar à SPX, foi feita uma cisão do BBM Fermat, um protótipo de long biased que tínhamos. Por isso, enquanto a gestão não era oficialmente transferida, realizei os primeiros trades do Falcon, ainda no BBM. Como disse antes, nada é por acaso

Nunca fui muito de esperar as coisas acontecerem Ansioso ou persistente, sempre buzinava no ouvido dos dois sobre meu interesse em segui-los. Recebia risadas em resposta, dizendo que nem tinham onde se sentar ou nem sabiam exatamente o que fariam, sem contar o acordo de nonsolicitation. Em certo momento, perguntei ao Nicolas: "E se eu me demitir, podemos conversar?" "Bom, acho que sim, você que sabe, mas não te prometo nada". Era mais do que o suficiente para mim. Assim como a história de vários outros sócios que deram “fechado” às cegas no início da SPX, pedi demissão no ato, e pouco depois estava trabalhando com os dois numa salinha de reunião no sexto andar da Rua Humaitá 275, sem saber meu salário, deal de remuneração ou mesmo meu job description.

Esse foi o pontapé inicial da minha trajetória na gestão de ações brasileiras na SPX, que durou até 2020. Seguiram-se a isso três anos na gestão de ações internacionais, até que o destino resolveu me colocar de frente para o Mafra novamente. Sabe-se lá como foi que ele conseguiu tocar tantas áreas com excelência por tanto tempo, mas, com o crescimento da empresa, tornou-se evidente a necessidade de alguém totalmente dedicado às finanças do grupo.

Foi então que tive a honra de ser convidado pelo Bruno Marangoni para uma transferência da gestão para a administração, passando por um período de transição que eventualmente culminaria em me tornar Diretor Financeiro e de Partnership. Meu background em Equities e Finanças corporativas parecia ter sido o principal alicerce nesta escolha. No entanto, após algumas conversas, entendi que a confiança que muitos tinham em mim, depois de 12 anos de empresa, foi ainda mais importante. Isso renovou profundamente minha motivação profissional. Alguns reveses na minha trajetória haviam despertado em mim um certo sentimento de Impostor Syndrome. Afinal, será que eu tinha lugar no meio de tanta gente tão qualificada? Mesmo assim, sempre me mantive resiliente.

“A resiliência é a capacidade de uma pessoa ou sistema se adaptar e se recuperar diante de adversidades, desafios e mudanças Essa habilidade não se resume à resistência passiva, mas envolve uma ação ativa e transformadora frente às situações difíceis ”

Fernandes, Carta À Equipe de novembro de 2024

Finalizo este texto com orgulho dos meus 16 anos dentro do grupo e de tudo o que alcançamos juntos. Mesmo com a atual crise no setor de gestão de recursos no Brasil, seguimos fortes e não tenho dúvidas de que, enquanto nos mantivermos focados nos nossos clientes e continuarmos tendo como principal ativo os nossos colaboradores, seremos imparáveis.

Aos mais jovens que aqui estão dedicando um tempo para ler sobre a minha vida (é estranho falar “dos mais jovens” aos 37 anos, mas comecei essa história aos 21), me coloco inteiramente à disposição caso possa colaborar com qualquer aspecto de suas carreiras E se me permitirem duas recomendações que recebi e carrego para a vida:

2.

“Be a yardstick of quality. Some people aren’t used to an environment where excellence is expected” – Steve Jobs

1. E, ainda mais importante: nunca deixem de ter fome de conhecimento Aos quase 40, saí da minha zona de conforto e estou concluindo o Chief Financial Officer Program da Columbia Business School. Nunca é tarde para se reinventar.

Obrigado por terem dedicado alguns minutos do seu dia a mim

SPX PARTICIPA DO ITAÚ BBA INVESTMENT

STRATEGY DAY

Leonardo Linhares, Membro do Conselho de Administração e Head de Ações da SPX, participou da segunda edição do Itaú BBA Investment Strategy Day, realizado no dia 13 de março. O evento reuniu especialistas de renomadas gestoras de recursos para discutir as perspectivas para os mercados de ações no Brasil e no exterior.

Durante sua participação, Leonardo compartilhou sua visão sobre as tendências e os desafios para as bolsas brasileira e internacional, contribuindo com insights estratégicos ao lado de outros especialistas do setor.

SPX MARCA PRESENÇA

NO 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE INVESTIMENTOS DE RPPS

o por RI

Marcelo Carletti, Diretor de Real Estate da SPX Capital, participou do 7 Congresso Brasileiro de Investimentos de RPPS, promovido pela ABIPEM NACIONAL, e do 14 Congresso Estadual da Assimpasc, em Florianópolis/SC. o

O evento reuniu especialistas para debater as principais tendências e oportunidades para os RPPS, além de proporcionar um ambiente de troca e networking entre profissionais do setor

ENCONTRO COM OS SÓCIOS

por RH

Em março, realizamos duas edições do Encontro com os Sócios, promovendo dois cafés da manhã que contaram com a participação de seis colaboradores em cada encontro. No Rio de Janeiro, Marcelo Castro foi o anfitrião, enquanto em São Paulo, Katherine Albuquerque assumiu esse papel.

Esses encontros foram uma excelente oportunidade para fomentar a integração entre a equipe e promover o compartilhamento de experiências enriquecedoras.

VISITA DOS ALUNOS DA PUC

por RH

Recebemos, no escritório do Rio de Janeiro, os alunos do grupo Econdata, da PUC, como parte de nossas iniciativas para fortalecer nossa marca empregadora. A visita foi conduzida por Pedro Freire e Samylly Zanini, da área de Relações com Investidores, por Gustavo Rabello, da área de Moedas, e por Bruna Silveira, da área de Ações.

Esses encontros não só proporcionam aos alunos uma compreensão mais aprofundada da SPX, mas também oferecem ótimas oportunidades para esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e explorar possibilidades de carreira.

SPX CULTURE & ART

No mês de março, a equipe do escritório de Londres teve a oportunidade de participar de uma visita à exposição “Brasil! Brasil! The Birth of Modernism”, na Royal Academy of Arts.

A mostra, que reuniu mais de 130 obras de dez influentes artistas brasileiros do século XX, celebrou a riqueza e diversidade da arte moderna brasileira, refletindo as intensas transformações culturais e históricas do país

Foi uma experiência enriquecedora que proporcionou um momento de inspiração e conexão com a cultura brasileira em um dos espaços mais prestigiados de arte em Londres.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SPX

1.

Nosso fundo de crédito SPX Seahawk foi considerado excelente no ranking de Melhores Fundos de Institucionais pela revista Investidor Institucional na categoria Renda Fixa Livre. Fundo de crédito privado de estratégia Long Only e que possui alocação em ativos high grade Acesse o ranking completo, publicado na edição de março/25, através do link

2.

No Dia Internacional da Mulher (8 de março), celebramos as conquistas e a importância da presença feminina em todos os espaços, especialmente no ambiente corporativo Para marcar essa data, promovemos um bate-papo enriquecedor sobre os desafios e conquistas das mulheres no mercado de trabalho. Com mediação de Luciana Seabra (CEO e chefe de análise da Indê Investimentos),

tivemos a participação de Maria Gurgel (fundadora do Projeto Resguarde – Criança que Poupa), Marcella Libardoni (Head de Juros DM na SPX), Bruna Silveira (Head de Pesquisa em Ações na SPX) e Marcela Novaes (Relações com Investidores na SPX)

O episódio já está disponível no nosso canal do YouTube.

A equipe da SPX esteve presente na primeira edição do Conexão Bradesco, um evento promovido pelo Bradesco, que proporcionou um ambiente dinâmico para diálogo e fortalecimento de parcerias com o time de distribuição do banco. Agradecemos ao Bradesco pela organização e a todos os participantes que contribuíram para o sucesso do evento. 3.

4.

O FII SPXS11 distribuiu dividendos no valor de R$0,091/cota referente a fevereiro/25 (Dividend Yield: 1,10% a m ou 14,20% a a – DY calculado com o preço de fechamento de 28/02). Como destaque de acordo com o Relatório Gerencial divulgado, houve a manutenção da adimplência da carteira de crédito, indicando solidez na carteira com operações em dia e reduzindo o endividamento, o que reforça a segurança do portfólio

Clique aqui para acessar o Relatório.

Você pode participar da nossa newsletter também!

Caso queira sugerir temas ou conteúdos, tirar dúvidas e compartilhar ideias, mande seu email para: newsletter@spxcapital.com

Siga a SPX nas redes sociais e fique por dentro de atualizações e conteúdos exclusivos!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.