João Faria
Economista Sênior de Europa
uma honra poder escrever a carta à equipe de outubro
Queria expressar de antemão o
orgulho em estar numa empresa que, depois de um ano reconhecidamente ruim, não se furtou de fazer uma autorreflexão E já esse ano colhe os frutos.
Não dá para cantar vitória ainda. E, conhecendo meus colegas, queremos mais. Mas cabe, sim, comemorar os gols.
Sobre mim
O assunto sobre o qual eu vou poder dizer algo que vocês já não saibam é a minha trajetória profissional. Dito isso, não vou sujeitar vocês a muitas linhas sobre mim Vou me limitar ao que acho ser útil sobre minha experiência profissional: mostrar que não há um caminho “correto”
Apesar de ter feito mestrado em economia, minha graduação foi em Relações Internacionais em Brasília. O plano era seguir uma carreira diplomática Bastou um ano de estágio na Divisão das Nações Unidas, uma das mais prestigiosas do
Itamaraty, para concluir que os resultados ali não compensavam os sacrifícios pessoais e familiares.
Insisti com o governo Fui aprovado no concurso que seleciona para cargos de direção e assessoramento nos ditos “escalões superiores” do Executivo. A decepção com a burocracia weberiana demorou alguns anos para vir; mas veio Pedi exoneração do cargo, não sem antes receber uma ligação do chefe do chefe perguntando se eu sabia do que estava abdicando.
Mas, se pouco tempo de serviço público já me dizia que aquilo não era para mim, logo no meu primeiro emprego no setor privado eu percebi que estava no lugar certo.
Esse primeiro emprego, e lugar certo, foi a SPX. Cheguei aqui há nove anos e meio, depois do mestrado em economia na FGV –um outro desafio sobre o qual precisaria de uma segunda carta para descrever.
Repassando a sabedoria (de outros!)
Eu disse acima que a SPX era o lugar certo para mim porque é um ambiente de constante aprendizado, repleto de outras pessoas também em constante evolução E remando juntas. “Se não remar, o barco afunda”, me avisou Beny Parnes logo na minha entrevista. “Aqui não é um encouraçado que enfrenta qualquer mar” –em linguagem bem Beny e que funciona
Vou aproveitar este espaço e, em vez de tentar dar lições sobre o que fazer, repassar o que me foi ensinado por pessoas mais experientes.
Seja meticuloso. O primeiro e-mail que recebi do Rogério foi apontando um erro na tabela que enviei de PMI na Zona do Euro. Achei curioso que, na sua carta, a Marcella descreveu uma experiência parecida com um dos seus primeiros e-mails. Isso só confirma a atenção ao detalhe que sempre vai ser dada na SPX inclusive pelas pessoas mais seniores. E serve como consolo de que, se – ou melhor, quando! – você errar, estará na companhia de sócios da empresa
Não tenha medo do debate. Já com vários anos de casa, eu passei por um calor em um comitê por dizer que a inflação no Reino Unido seria mais persistente O importante não era concordar ou discordar da conclusão. O importante era entender os argumentos O calor funcionou: gerou-se um debate; o debate se refletiu em posições mais informadas; e as posições se refletiram em retornos.
Sobre debates, aliás, o que tem funcionado para mim é não apenas ter um bom domínio das ideias, mas também saber dizer duas coisas: “não sei” e “errei.”
Também é útil – e, como diria o Marcelo Castro, “fascinante” – pensar que o nosso trabalho é o de revelar algo que está escondido Até hoje, uma das minhas
apresentações que o pessoal de Câmbio mais se lembra é de 2017, quando eu mostrei que o aumento nas exportações de ouro da Turquia coincidia com o aumento na importação de petróleo vindo do Irã, sob sanção internacional e sem poder receber pagamentos em dólar Nós conseguimos antecipar que, tão logo essa brecha fosse identificada, o mercado voltaria a ficar pessimista com o déficit na conta corrente do país.
Dito isso, o principal conselho que eu repassaria é o de ser ético. Nem que seja por motivos práticos: se você for ético e um dia sair da empresa, vai sair com a consciência tranquila; e, se não for ético, não irá longe na SPX Aqui na área de pesquisa, por exemplo, é fácil manipular um número ou um modelo. Mas, como o Rogério fala, nós estamos lidando com a poupança dos nossos clientes, que abdicaram do conforto de suas casas e de estar com as suas famílias para construir essa poupança Nós devemos a esses clientes a nossa honestidade, inclusive intelectual E deixar a vaidade na porta.
Conclusão
Deixo-lhes meu testemunho de que, em quase dez anos de empresa, vejo como pessoas boas e que fazem os seus times crescerem são reconhecidas na SPX. E crescem junto com a empresa.
Os resultados do ano passado foram
aquém do que historicamente oferecemos. Nós acostumamos o investidor da SPX a esperar mais. Mas em nada me surpreende a rapidez com que aprendemos com os erros. E que já estejamos dando a volta por cima.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SPX
por RI
1.
Albano Franco, diretor e head de Crédito EM da SPX, foi destaque em matéria divulgada pela E-Investidor | Estadão abordando o investimento em ativos de crédito privado diante do cenário de alta da Selic.
Clique aqui para o conteúdo completo.
2.
O FII SPXS11 distribuiu dividendos no valor de R$0,100/cota referente a agosto/24 (Dividend Yield: 1,10% a m ou 13,50% a a –DY calculado com o preço de fechamento de 30/08) Como destaque de acordo com o Relatório Gerencial divulgado, tivemos o início da fase de repasse dos projetos Vitacon e Ticem na carteira de crédito, o que aumentará o cash sweep nos próximos meses. O excesso de caixa gerado pela empresa é utilizado para amortizar a dívida, em vez de ser distribuído para os acionistas ou mantido em caixa Isso reduz o saldo devedor, os custos com juros e acelera o pagamento da dívida. Além disso, outro destaque é a valorização em 6,0% da carteira de ações.
Clique aqui para acessar o Relatório.
Você pode participar da nossa newsletter também!
Caso queira sugerir temas ou conteúdos, tirar dúvidas e compartilhar ideias, mande seu email para: newsletter@spxcapital.com
Siga a SPX nas redes sociais e fique por dentro de atualizações e conteúdos exclusivos!