Platum - Plano de Turismo Municipal 2015 - 2018

Page 18

A ATUAL DIMENSÃO DO TURISMO

o visitante no processo de planejamento das políticas urbanas, incluem imediatamente as questões do turismo, ampliando as oportunidades que esta atividade proporciona para a cidade, econômica e socialmente. Em São Paulo, como em outras grandes cidades, os atrativos tradicionais são uma pequena parte de sua atividade turística; são os serviços que atendem tanto a turistas como residentes aqueles que mais têm impacto na experiência do visitante. Da variedade gastronômica aos centros de compra, da cena cultural ao agito na noite, São Paulo é o local onde tudo acontece, a qualquer hora. É cada vez mais comum aliar trabalho e lazer, prazer e profissão, aprendizado e tratamento de saúde, compras e reuniões. Mais que isso, dada a dimensão de São Paulo, com sua população estimada em 11,5 milhões5 e cerca de 15 milhões6 de visitantes ao ano, o turismo ressignificado pode rapidamente tornar-se um dos mais importantes geradores de empregos, especialmente porque suas atividades características envolvem profissionais com diferentes níveis de qualificação, havendo um grande número de posições ocupadas por pessoas de baixa escolaridade. Recente estudo publicado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo em conjunto com a Oxford Economics (empresa de consultoria econômica britânica) concluiu que os governos que integram o setor de Turismo em sua estratégia de desenvolvimento econômico percebem muito rapidamente os resultados positivos na economia local.

“A concentração de negócios diversos em São Paulo faz com que o turismo não se destaque como uma atividade única e facilmente dimensionada. Ao contrário, aqui o turismo é atividade transversal, complementar a praticamente todas as demais atividades econômicas da metrópole.” (Aldrigui, 2011) Reforçando este argumento, o relatório MasterCard 2014 Destination Cities Index demonstra que as viagens internacionais têm impacto direto nas cidades, do ponto de vista social, cultural e de negócios.

“Junto com os visitantes chegam novas ideias e experiências que beneficiam tanto as pessoas como o destino, e que são tão importantes quanto o dinheiro que eles trazem. Quanto mais conectada mundialmente uma cidade, mais vibrante e dinâmica ela se torna.” (Mastercard, 2014) 5 SEADE; IBGE, 2014 6

Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo

18

PLATUM 2015|2018

PLANO DE TURISMO MUNICIPAL

CIDADE DE SÃO PAULO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.