

EDITORIAIS
Caros leitores da Spraytec Global:
Aqui estamos com uma nova edição para compartilhar com aqueles de nós que fazemos parte desta grande família Spraytec. Nesta ocasião, em primeira mão, o Dr. Julio Roberto Fagliari detalha os benefícios e as especificações do Tractus Carbon. Pesquisas concluíram que sua aplicação é muito eficaz para melhorar os parâmetros de fertilidade do solo, fornecendo macro e micronutrientes essenciais para as plantas.
Muxía, na seção Raízes Territoriais, e todos os detalhes dessa cidade localizada no noroeste da Galícia, na icônica região de Finisterre, um lugar que incorpora perfeitamente o espírito selvagem e o misticismo que caracterizam essa região.
Mariano Larrazabal nos conta o que é um Calendário Editorial, para que serve e como criar um para o seu blog agro.
O Identikit, desta vez um pouco mais extenso porque inclui uma pequena entrevista, é com Nate Ihnen, gerente nacional de vendas dos EUA, que diz que, se pudesse viajar no tempo, gostaria de conhecer Jesus Cristo.
Da Austrália, Jeremy Samson, agrônomo de pesquisa nacional, compartilha todos os fatos sobre a otimização da eficácia do herbicida paraquat com Fulltec Max®: um olhar mais atento ao impacto dos aditivos de pulverização.
E ainda há as instantâneas, aquelas fotos que retratam o mundo da Spraytec!
Espero que ela supere as expectativas!
02
Editoriais
04
Kit de Identidade
NATE IHNEN
08
Pesquisa
Otimizando a eficácia do herbicida paraquat com o Fulltec Max®.
Por: Jeremy Samson, Agrônomo, Pesquisador Nacional, Spraytec
12
Raízes territoriais
Muxía
16
Relatório
O que é um calendário editorial, para que serve e como criar um para seu Blog Agro?
Por: Mariano Larrazabal
20
Relatório
Tractus Carbono. Uma ferramenta inovadora para a agricultura
Por: Ing. Agr. Dr. Julio Roberto Fagliari
22
Instantâneos
RESUMO
Produção geral: edições Horizonte A
NATE IHNEN
Kit de Identidade
1. Profissão e cargo que ocupa na empresa?
Gerente nacional de vendas.
2. Voltar ao passado, pausar o presente ou viajar para o futuro?
Presente. Estou feliz onde estou. Há satisfação no momento, agora mesmo, todos os dias. Eu também gostaria de ver o futuro, mas só estou apto/preparado para o presente.
3. Como você imagina sua vida daqui a 10 anos?
Em 10 anos, imagino que minha vida terá mudado. Provavelmente terei mais cabelos brancos. Profissionalmente, vejo-me trabalhando com o crescimento de nossa empresa, formando equipes e desenvolvendo a marca Spraytec. Gosto do fato de que a Spraytec é uma empresa inovadora, com novos produtos chegando ao mercado agrícola, e espero ansiosamente por esses avanços à medida que surgirem. Pessoalmente, me vejo vivendo no campo com minha família por perto.
4. O melhor motivo para sorrir?
O melhor motivo para eu sorrir é minha linda esposa e meus ótimos filhos!
5. Uma referência de vida?
Marcos 12:30-31 30: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”. Esse é o primeiro mandamento 31. E o
segundo, semelhante a este, é o seguinte: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Não há outro mandamento maior do que esses.
Ambos são importantes para mim. Amar o próximo como a si mesmo é muito importante para criar e manter relacionamentos em nossa vida e trabalho. Construir bons relacionamentos é sinônimo de sucesso. Trata-se de pessoas.
6. Se você fosse um animal, qual seria?
Águia-careca. Eu adoraria voar.
7. Um orgulho americano?
A liberdade. Lutar pela liberdade.
8. Dos avanços tecnológicos, qual foi o que mais o surpreendeu?
Na agricultura, os avanços tecnológicos que me surpreenderam foram os desenvolvimentos em tratores e equipamentos agrícolas autônomos. Estive em uma colheitadeira e pude ver como um trator não tripulado que puxava um carrinho de grãos descarregava uma colheitadeira em movimento.
9. Se você pudesse voltar no tempo, quem gostaria de conhecer?
Jesus Cristo.
10. Algo que todos deveriam ter?
Liberdade de expressão.
11. Dos lugares que você
conhece, para qual deles você voltaria?
As pradarias de Dakota do Sul ou as Black Hills de Dakota do Sul.
12. Quem é Nate Ihnen?
Essa é uma grande pergunta? Primeiramente, sou marido e pai. Sou um fazendeiro de Dakota do Sul. Sou músico, mecânico (entusiasta de motocicletas, carros e caminhões) e gosto de viajar.
13. Se você tivesse que organizar uma expedição a uma ilha deserta com colegas da Spraytec, quem você levaria sabendo que passariam por situações extremas?
- Para gerenciar suprimentos? Brandon Garrido.
- Para transportar coisas? Drew Ewing, ele está sempre carregando produtos na traseira de sua caminhonete.
- Para cozinhar? Diego Parodi (Argentina BBQ).
-Para momentos de diversão? Justin Moe, ele é basicamente canadense. O pessoal da Dakota do Norte é divertido.
- Para trazer calma em momentos difíceis? Chase Gardner, ele é do sul, eles entendem de calma.
- Para coordenar o grupo?Roxi Woodside, ela coordena muito.
- Para garantir um bom retorno? Renato Firmento, sempre se certifica de que voltamos para casa em segurança.

Ele é um gerente nacional de vendas que começou seu relacionamento com a Spraytec há 6/7 anos como vendedor. Ele estava procurando um produto para diminuir o pH na aplicação de boro, então começou a vender produtos da Spraytec. “Uma das metas que estabelecemos para minha gerência foi eliminar
o sulfato de amônio, que é muito usado aqui nos EUA. Estamos tentando crescer nesse mercado e obter mais e mais fornecedores.”
Onde você vê o maior potencial de crescimento para a Spraytec?
Talvez em uma região ou em um estado. A Dakota do Norte

teve um enorme crescimento este ano. Ela passou de pequena para grande, com um crescimento muito rápido.
Outra região seria o Sudeste. Estou esperando que ela exploda no próximo ano, assim como a Geórgia, o Alabama, o Mississippi, a Flórida, a Louisiana, Oklahoma e o Texas.
O que você acha que seria uma área desafiadora para se estabelecer e crescer?
A Califórnia, por causa das regulamentações e da entrada nesse estado. Temos um produto muito limpo, um produto muito bom, mas há uma questão de política, registros e coisas desse tipo que atrasam a chegada. Também estamos buscando crescer no Canadá e, embora as regulamentações demorem muito, estamos nos aproximando.
Qual é a estratégia da empresa para começar a conquistar esses lugares?
Queremos as pessoas certas. Isso faz parte da estratégia: as pessoas certas. É assim que formamos uma ótima equipe e estabelecemos bons vínculos com as lojas.
Por fim, o que você gosta de fazer fora do horário de trabalho?
Por um lado, estar com minha familia; por outro, música e viajar. Eu realmente gosto de guitarras e de viajar!
Obrigado, Nate!
ENTREVISTAS

A tecnologia que está conquistando o mundo
Spraytec® , mais de 300 milhões de hectares tratados
PESQUISA
Otimizando a eficácia do herbicida paraquat com o Fulltec Max® uma análise mais detalhada do impacto do
aditivo de pulverização
Por Jeremy Samson, agrônomo de pesquisa nacional, Spraytec
Pontos principais:
• O Gramoxone® 360 funcionou melhor quando aplicado com uma espiga do Grupo 14 (anteriormente G).
• Os tratamentos com aditivos de pulverização mostraram uma queima significativamente melhor em comparação com os tratamentos sem aditivos de pulverização para aplicações autônomas do Gramoxone® 360 e do Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700.
• Em tratamentos com Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700, o Fulltec Max® foi comparável ao Hasten®, em que ambos apresentaram uma redução de pragas superior em comparação com um aditivo de pulverização de surfactante não iônico 20 dias após a aplicação.
Objetivo:
Há uma grande variedade de aditivos de pulverização disponíveis para os produtores, cada um com efeitos diferentes nas aplicações de pulverização. Um teste no local principal de testes do
Tabela 1
Ervas daninhas consistentemente presentes no local principal do teste

Figura 1
Classificações do gráfico de porcentagem de queima.


Grupo Liebe procurou investigar o desempenho de certas misturas combinadas que exigem diferentes aditivos. O Gramoxone® + Terrad’or® é uma aplicação comum de knockdown em que o sinergismo entre os dois ativos é bem conhecido. Para essa finalidade, foi usada uma mistura de Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700. Sabe-se que o Gramoxone® 360 tem melhor desempenho quando aplicado com um aditivo de pulverização surfactante não iônico, enquanto o Terrad’or® 700 precisa de um aditivo de pulverização do tipo oleoso. Esses pré-requisitos de aditivos formaram a base de comparação.
Esse teste foi realizado no dia 10 de julho para avaliar a eficácia de diferentes aditivos de pulverização quando aplicados com Gramoxone® 360 @ 1200 mL/ ha isoladamente e Gramoxone® 360 @ 1200 mL/ha + Terrad’or® 700 @ 20 g/ha em várias ervas daninhas de folha larga. Os diferentes tipos de aditivos de pulverização comparados foram um óleo recomendado - Hasten®, um surfactante não iônico - Wetter, e os tipos híbridos Fulltec® e Fulltec Max®. O sulfato de amônia (SOA) foi adicionado aos tratamentos com Hasten® e Wetter.
As avaliações da porcentagem de queima foram realizadas 3, 7, 13 e 20 dias após o tratamento. As análises estatísticas foram realizadas em dados não transformados usando ANO-
VA Tipo II (RCBD) com LSD de Fisher para comparações de médias.
Resultados:
Gramoxone® 360 autônomo:
• Foram observadas diferenças significativas para os tratamentos aplicados com Fulltec® e Fulltec Max® quando comparados ao tratamento sem nenhum aditivo de pulverização até 7 dias após a aplicação.
• Não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos de Fulltec® e Fulltec Max® quando comparados ao surfactante não iônico padrão + SOA.
• Na avaliação final, todos os tratamentos mostraram bioequivalência, exceto o Fulltec Max®, que apresentou diferenças significativas em comparação com o tratamento sem nenhum aditivo de pulverização.
O Gramoxone® 360 + Wetter + SOA e o Gramoxone® 360 + Fulltec Max® ainda estavam apresentando um aumento na queima, enquanto os outros tratamentos não apresentaram aumento.
Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700:
• Em geral, foi observada uma queima melhor e mais rápida para os tratamentos Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700 em comparação com os tratamentos com Gramoxone® 360 autônomo.
O Fulltec® e o Fulltec Max® são fertilizantes que atualmente aguardam a aprovação do registro de adjuvantes da APVMA, com previsão de conclusão em 2024.
Avaliações percentuais de queimaduras foram realizadas 3, 7, 13 e 20 dias após o tratamento.
• Diferenças significativas foram observadas nos tratamentos aplicados com Fulltec® e Fulltec Max® quando comparados ao tratamento sem aditivos de pulverização até 7 dias após a aplicação.
No momento da avaliação final, o Hasten® + SOA e o Fulltec Max® apresentaram uma No momento da avaliação final, o Hasten® + SOA e o Fulltec Max® apresentaram uma queima significativamente melhor em comparação com os tratamentos sem nenhum aditivo de pulverização. O Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700 + Wetter + SOA e o Gramoxone® 360 + Terrad’or® 700 + Fulltec Max® ainda estavam apresentando um aumento na queima, enquanto o crescimento foi observado nos tratamentos sem nenhum aditivo de pulverização e nos tratamentos com Wetter + SOA.











Gramoxone 360 fotos:
Gramoxone + Terrad’or fotos:
RAÍZES TERRITORIAIS
MUXÍA
Localizada no noroeste da Galícia, na icônica região de Finisterra, Muxía é um lugar que incorpora perfeitamente o espírito selvagem e o misticismo que caracterizam essa região. Embora historicamente Finisterra tenha sido considerada o “Fim do Mundo” devido à sua posição geográfica e à sua importância no Caminho de Santiago, Muxía é um enclave com valor próprio, combinando lenda, natureza indomável e um rico patrimônio cultural. Esse município, abraçado pelas águas do Atlântico e pelos ventos que açoitam a Costa da Morte, é um destino que atrai não apenas peregrinos e turistas, mas também aqueles que buscam um lugar profundamente ligado à espiritualidade e à história.
Mar, mitos e peregrinação
Os primeiros vestígios de ocupação podem ser encontrados em seus megálitos e dólmens, deixando claro que esse canto da Galícia foi habitado desde os tempos pré-históricos. No entanto, Muxía não é conhecida apenas por seus vestígios arqueológicos, mas também por suas lendas. Uma das mais famosas é a que liga o local à Virgem Maria, que, segundo a tradição, apareceu em um barco de pedra para guiar o apóstolo São Tiago em sua
pregação na Galícia. Esse fato é comemorado no Santuário da Virgen de la Barca, um dos monumentos mais emblemáticos da região.
Historicamente, Muxía está intimamente ligada à pesca e à vida marítima. Durante séculos, seus habitantes viveram em harmonia com o mar, enfrentando seus perigos e aproveitando seus recursos. Essa estreita ligação com o Atlântico moldou o caráter e a cultura do município, cujo porto tem sido tradicionalmente um dos mais movimentados da Costa da Morte.
A espetacular rugosidade da Costa
Sua paisagem é uma representação perfeita da beleza selvagem e acidentada da região de Finisterra. Os imponentes penhascos, as praias isoladas e as águas agitadas que a cercam formam um cenário natural que, embora em alguns casos possa parecer inóspito, é fascinante. A proximidade de Muxía com o Oceano Atlântico significa que o clima é frequentemente imprevisível, com ventos fortes e chuvas que acentuam a sensação de estar em um lugar onde a natureza domina.
Uma das características naturais mais marcantes de
Muxía é o grupo de rochas que circunda o Santuário da Virgem de La Barca. Entre elas está a famosa Pedra de Abalar, uma grande rocha que, segundo a lenda, tem o poder de se mover se tocada corretamente. Esses elementos rochosos, envolvidos em névoa e ondas, são um reflexo das forças que esculpiram essa paisagem ao longo dos milênios.
O Parque Natural das Dunas de Corrubedo, embora não esteja localizado em Muxía, é uma das principais atrações naturais da região e fica a uma curta distância. Esse ambiente protegido oferece aos visitantes a oportunidade de explorar um ecossistema único, com uma grande biodiversidade e uma paisagem mutável devido à ação do vento e do mar.
Uma ligação com o Caminho de Santiago
Um dos aspectos mais notáveis de Muxía é sua ligação com o Caminho de Santiago. Embora o Cabo Finisterra seja tradicionalmente considerado o fim dessa importante rota espiritual, Muxía ganhou destaque nos últimos anos como uma extensão alternativa ou complementar do Caminho. Muitos peregrinos optam por continuar sua jornada de Finisterra a Muxía, completando assim uma


jornada que não é apenas física, mas também espiritual.
O Santuário da Virgen de la Barca tornou-se um ponto de peregrinação fundamental para aqueles que buscam um encerramento simbólico de sua rota. A rota de Finisterre a Muxía passa por paisagens que parecem estar congeladas no tempo, com vistas deslumbrantes do mar e pequenos vilarejos rurais onde o ritmo de vida parece estar em completa harmonia com a natureza.
Agricultura tradicional
Em Muxía e nos arredores de Finisterre, a agricultura tem sido historicamente uma atividade complementar à pesca, que domina grande parte da vida econômica local. Nessas terras, as pequenas propriedades têm sido a norma. Pequenos lotes de terra, geralmente pertencentes à mesma família há gerações, são orientados principalmente para o autoconsumo, com produção de vegetais, batatas, milho e forragem para o gado.
As fazendas são caracterizadas pela adaptação ao terreno acidentado e a um clima marcado por chuvas fortes e ventos salgados do Atlântico. Isso forçou os agricultores a usar técnicas tradicionais, como terraços em encostas mais íngremes, para evitar a erosão e maximizar o uso do solo. Batatas, milho e vegetais sazonais ainda são as principais culturas cultivadas na área.
A criação de gado, principalmente bovino, tem desempenhado um papel importante na economia da região. Em Muxía, muitas famílias estão

envolvidas na produção de leite, que é um setor fundamental nessa parte da Galícia. As pequenas fazendas de laticínios têm proporcionado meios de subsistência para gerações de agricultores, apesar dos desafios enfrentados pelo setor, como a queda dos preços e as regulamentações europeias.
As vacas da raça frisona predominam nas fazendas de laticínios, e a qualidade do leite produzido na região é muito apreciada. Apesar das dificuldades, alguns fazendeiros conseguiram se adaptar às demandas do mercado, optando pela produção de leite orgânico ou de subprodutos com maior valor agregado, como o queijo artesanal.
Cultura, tradições e festivais
A cultura de Muxía está profundamente enraizada em suas tradições religiosas e
marítimas. O festival da Virgen de la Barca, que acontece todo mês de setembro, é o evento mais importante do calendário local. Durante essa festa, milhares de pessoas, tanto da região quanto de outras partes da Galícia, se reúnem em Muxía para prestar homenagem à Virgem.
A procissão até o santuário e a celebração subsequente são uma demonstração da fé e da devoção que caracterizam os habitantes da região.
Outra tradição que reflete a forte ligação entre Muxía e o mar é o festival de São João, quando fogueiras são acesas ao longo das praias para celebrar a chegada do solstício de verão. Esse evento, carregado de simbolismo, é um momento em que a comunidade se reúne para se purificar e celebrar a vida, em um contexto que mistura o pagão e o religioso.

Gastronomia
Os frutos do mar, como as cracas de ganso, o caranguejo e o polvo, são as estrelas indiscutíveis da culinária local. Os restaurantes e bares da região oferecem pratos tradicionais que se destacam por sua simplicidade e pelo frescor dos ingredientes, muitos deles obtidos diretamente do oceano que banha suas costas.
Personalidades de destaque
Gonzalo López Abente é talvez o poeta mais importante da região de Finisterre. Sempre escreveu suas obras em galego e foi membro das Irmandades da Fala e do Seminário de Estudos Galegos. Cultivou o jornalismo, a narrativa, o teatro e a poesia, e
o Dia das Letras Galegas de 1971 foi dedicado a ele.
Também encontramos o exemplo de Antón Zapata García, nascido em Laxe (1886), poeta e jornalista que em sua juventude emigrou para a República Argentina, onde teve uma forte presença como ativista de sua cultura. Seus escritos são em galego e ele chegou a fundar o Clube Galego, uma entidade sociocultural em Buenos Aires.
O futuro de Muxía
Assim como o restante da região de Finisterra, Muxía tem experimentado um aumento significativo no número de visitantes nas últimas décadas. Sua importância no Caminho de Santiago e sua atratividade como destino
natural fizeram com que o turismo desempenhasse um papel cada vez mais importante em sua economia. No entanto, esse crescimento também trouxe desafios em termos de sustentabilidade.
As autoridades locais e os residentes estão cientes da necessidade de preservar o ambiente único de Muxía. Iniciativas de turismo sustentável, como a promoção de caminhadas e ecoturismo, buscam minimizar o impacto ambiental e proteger as paisagens que fazem de Muxía um lugar tão especial. Além disso, está sendo feito um trabalho para incentivar uma maior conexão entre o turismo e as tradições locais, garantindo que os visitantes não apenas desfrutem da paisagem, mas também apreciem o rico patrimônio cultural da área.

RELATÓRIO
O que é um calendário editorial, para que serve e como criar um para seu Blog Agro?
Ing. Agr. Mariano Larrazabal.
Consultor em agromarketing digital e mídias sociais - Bialar. @AgroBialar
Quando se trata de gerenciar um blog para uma empresa agrícola ou agroalimentar, um calendário editorial nem sempre é usado como uma estratégia para obter visibilidade, aumentar as visitas ao seu site e atrair clientes. Pelo menos, não desde o início.
O planejamento correto de tarefas de médio ou longo prazo é um fator essencial para a obtenção de resultados. E, no caso das startups, essa é uma ação que muitas vezes é esquecida.
Portanto, criar um calendário editorial para seu Blog Agro ou seu agronegócio é essencial para qualquer estratégia profissional de marketing de conteúdo.
Você nunca se sentou diante de uma folha do Word e pensou sobre o que escrever na próxima semana em seu Blog? Bem, não se preocupe, isso já aconteceu com todos nós.
Lembre-se de que, se planejamento, curadoria de conteúdo, posicionamento de SEO, copywriting e redação não forem necessariamente seus pontos fortes, recomendo que você opte por contratar um profissional especializado em marketing de conteúdo no setor agrícola para gerenciar seu Blog e, acima de tudo, a estratégia de conteúdo que deseja implementar para atingir os objetivos propostos.
O que é um calendário editorial para um blog agrícola?
Um calendário editorial é uma ferramenta que permite organizar e planejar todos os aspectos relacionados ao con-
teúdo a ser publicado em um meio digital ou físico.
Um recurso para organizar atividades, estabelecer uma estrutura, um estilo a ser seguido e atingir os objetivos de marketing de conteúdo estabelecidos.
Um guia no qual você pode especificar a ordem de publicação, os métodos e as formas de promoção dos artigos que serão utilizados para atingir as metas do seu agronegócio.
Além de ajudar a estabelecer o conteúdo, você também terá um monitoramento exaustivo da evolução do seu Blog de agronegócios. É um método perfeito para transformar ideias em conteúdo estratégico, e esse conteúdo em conversões.
O que é um calendário editorial para seu agronegócio e quando ele deve ser usado?
Não se esqueça. De nada adiantará você criar a melhor estratégia de conteúdo para o seu blog se depois não fizer um plano de divulgação.

Posso mencionar muitos usos para os calendários editoriais. Selecionei os mais relevantes para você. A seguir, compartilharei alguns deles:
- Para estabelecer uma estratégia ou um plano de conteúdo.
- Para validar a aprovação do calendário a ser publicado nas próximas semanas ou meses por um cliente ou gerente de conteúdo.
- Para fornecer uma organização estratégica de seu conteúdo a ser publicado.
- Para evitar a duplicação de palavras-chave, URLs e conteúdo em geral.
Criar um calendário editorial mensal, semanal ou anual?
É claro que você deve decidir o ritmo ideal de publicações, priorizando a qualidade em relação à quantidade. O importante é que você leve em conta o tempo que levará para produzir o tipo de conteúdo que tem em mente, o conteúdo que sua estratégia exige e, é claro, os recursos necessários para criá-lo.
Para conseguir isso, você precisa de um compromisso. Levará tempo para ter ideias inovadoras ou originais, para pesquisar, para analisar tudo de forma abrangente para que seu artigo seja memorável.
Proponho que você elabore um plano anual, mensal e semanal contendo suas principais metas e objetivos a serem alcançados.
Planejamento anual
Você deveria ser capaz de responder a estas perguntas:

- O que você quer alcançar com seu Blog Agro este ano?
- Quais são seus principais objetivos?
É verdade, essas perguntas são muito abrangentes e, se você ainda não tiver um planejamento, será difícil respondê-las de forma assertiva. Vou ajudá-lo com alguns objetivos de um plano de mídia social, para orientá-lo nos primeiros passos a serem dados. Tome nota!
- Melhorar o posicionamento de seu Blog Agro.
- Aumentar o tráfego para seu blog.
- Aumentar seu banco de dados (leads).
- Divulgar e promover seus produtos ou serviços agrícolas.
- Comunicar uma mensagem-chave específica.
No planejamento anual, você deve definir seus objetivos gerais de médio e longo pra-
zo, identificar seu público-alvo, os diferentes estágios de negócios do ano, analisar as estatísticas do Google Analytics, os feriados relacionados ao seu agronegócio e muito mais. Dê a esse planejamento o tempo que ele merece.
Planejamento mensal
Uma vez feito o planejamento anual, é preciso dar um passo adiante e planejar o calendário editorial mensal.
Aqui você precisa definir objetivos específicos, alinhar as estratégias de geração de conteúdo com o lado comercial e possíveis novos lançamentos de produtos agrícolas, serviços agrícolas ou treinamento vocacional, bem como o ritmo de publicação.
No planejamento mensal, é essencial analisar a evolução dos resultados, contribuir com ideias de melhoria, programar temas e levar em conta que seu conteúdo deve ser perene.
Planejamento semanal
Agora você chegou à última etapa: o planejamento semanal.
Essa é a etapa mais dinâmica e operacional de todas, na qual você executará o planejamento mensal de acordo com o calendário de conteúdo definido anteriormente. Esse é o momento de gerar conteúdo atual ou novo e de estabelecer ações concretas em novos canais de comunicação.
E agora, uma vez que você tenha clareza sobre sua estratégia de planejamento, é hora de saber como criar um calendário de conteúdo que funcione.
Cinco elementos-chave para seu calendário editorial
- Modelo de negócios.
- Comprador pessoa.
- Pesquisa de palavras-chave.
- Planejamento estratégico.
- Plano de promoção.
O que o calendário editorial inclui?
Um calendário editorial inclui certas colunas básicas e outras mais específicas. As informações a serem incluídas variam de acordo com a pessoa responsável por cada plataforma digital ou gerente de conteúdo. Além disso, eu poderia dizer que isso varia de acordo com o projeto e o tipo de conteúdo.
No entanto, sempre haverá colunas comuns que não podem faltar em um planejamento, e eu quero compartilhá-las com você.
Exemplos de colunas:
- Tipo de conteúdo.
- Objetivo do conteúdo.
- Título do conteúdo.
- Descrição do conteúdo.
- Palavra-chave ou palavras-chave.
- Autor do conteúdo.
- Data de publicação.
- Hora da publicação.
- Meio de publicação.
- Público-alvo do conteúdo.
- Principal call-to-action (link para a página de vendas, link para a página de download, etc.).
- Especificações/comentários.
- URL.
Como você leu, a criação de um calendário editorial funcional para seu Blog sobre agricultura ou pecuária não é realmente tão complicada de fazer e é algo que toda plataforma de agronegócio, comércio eletrônico ou agronegócio digital deve ter.
Não se esqueça. De nada adiantará criar a melhor estratégia de conteúdo para seu blog se você não tiver um plano de promoção.
Aproveite todas as suas vantagens, trabalhe com planejamento e alcance os resultados esperados.
Você já tem um plano editorial para seu Blog Agro ou seu agronegócio?

RELATÓRIO
Uma ferramenta inovadora para a agricultura sustentável
Eng. Agr. Dr. Julio Roberto Fagliari
Compreender os mecanismos pelos quais o Tractus Carbono influencia as propriedades do solo e o desenvolvimento das plantas é essencial para otimizar seu uso na agricultura. Trabalhos de pesquisa concluíram que a aplicação de Tractus Carbono mostrou-se altamente eficaz na melhoria dos parâmetros de fertilidade do solo, fornecendo macro e micronutrientes essenciais para as plantas. Os efeitos benéficos do Tractus Carbono também se estenderam à nodulação da soja, essencial para a fixação biológica de nitrogênio, e ao fornecimento de enzimas e ácidos orgânicos no solo, que promovem a mobilização de nutrientes e a saúde microbiana.
A composição multifuncional do fertilizante, que inclui biocarvão, enzimas e ácidos orgânicos, potencializou esses efeitos, especialmente quando utilizado em doses entre 20 a 40 kg ha¹, no sulco ou a lanço, resultando em um aumento, em média, de 28% na produtividade da soja sob diferentes condições edafoclimáticas no Brasil. Esses resultados destacam o potencial do Tractus Carbono como uma ferramenta inovadora e valiosa para a agricultura sustentável, oferecendo melhorias integradas na qualidade do solo e no rendimento das culturas.
Um fertilizante organomineral
A sustentabilidade agrícola é uma das principais preocupações globais, especialmente diante do desafio de aumentar a produtividade de forma ambientalmente responsável. Com a crescente demanda na produção de alimentos, os fertilizantes são cada vez mais utilizados para alcançar altos rendimentos. Contudo, o foco exclusivo da adubação com três elementos (N, P, K) tem levado a uma nutrição desequilibrada das plantas e a balanços negativos de entrada e saída de nutrientes no solo, levando a degeneração do sistema. Dessa forma, as deficiências de múltiplos nutrientes se tornam uma ocorrência comum.
A solução reside no uso de fertilizantes enriquecidos com tecnologias avançadas, envolvendo múltiplos nutrientes e/ ou substâncias projetadas especificamente para atender às demandas do solo e das culturas. Portanto, é necessário promover a fertilização equilibrada, na qual o uso de misturas apropriadas de nutrientes desempenha um papel crucial nesse cenário. Assim, aliado a fertilização convencional, existe a busca por fertilizantes complementares que possam fornecer, além de nutrientes, substâncias
sinérgicas ao desenvolvimento vegetal.
Nesse contexto, a Spraytec desenvolveu o Tractus Carbono, um fertilizante organomineral único no mercado, com formulação inovadora, contento macros e micronutrientes, biocarvão, enzimas e ácidos orgânicos, contribuindo assim para uma agricultura regenerativa e sustentável.
A utilização de biocarvão em sistemas agrícolas tem se destacado como uma prática promissora devido às suas propriedades de melhoria da qualidade do solo. O biocarvão, um material carbonizado obtido a partir de biomassa vegetal, possui uma alta capacidade de retenção de água e nutrientes, além de atuar como um condicionador de solo, melhorando suas características físicas, químicas e biológicas. Apesar dos benefícios inerentes do biocarvão, seu potencial pode ser significativamente ampliado através de seu enriquecimento com macro e micronutrientes. Essa abordagem visa não apenas melhorar a fertilidade do solo, mas também potencializar a nutrição mineral das plantas e aumentar a produtividade das culturas, fornecendo outros elementos, que não são comumente aplicados via fertilização convencional.

Enzimas
Aliado ao biocarvão, também podem ser incluídas substâncias benéficas, como enzimas fundamentais relacionadas aos ciclos biogeoquímicos do solo. Enzimas como protease, alfa-amilase e celulase, de ocorrência natural nos solos, podem ser adicionadas aos fertilizantes com o objetivo de aumentar a eficiência dos sistemas agrícolas. Essas enzimas são produzidas por plantas e, principalmente, por microrganismos presentes no solo. Contudo, solos agrícolas e com certo grau de degradação podem apresentar baixa atividade biológica, o que reduz a atividade dessas enzimas no solo.
Essas enzimas desempenham um papel vital na decomposição da matéria orgânica, mineralização e solubilização de nutrientes, aumentando assim a disponibilidade desses elementos. As propriedades físicas e químicas únicas do biocarvão, como porosidade e capacidade de adsorção, contribuem para melhorar a eficiência e estabilidade dessas enzimas, promovendo assim processos importantes para a fertilidade do solo e ciclagem de nutrientes.
Ácidos orgânicos
Outra classe de substâncias orgânicas, de ocorrência natural nos solos, que pode melhorar inúmeros processos químicos e biológicos no solo são os ácidos orgânicos de baixo peso molecular. Os ácidos orgânicos do solo são produzidos pelas pró-
prias plantas, visando equilíbrio iônico após a absorção de cátions do solo, ao mesmo passo em que esses ácidos orgânicos participam do recrutamento de microrganismos benéficos para as plantas. Além disso, esses ácidos orgânicos auxiliam na mineralização e solubilização de nutrientes provenientes da matéria orgânica do solo, bem como de minerais e colóides. Diversos estudos relatam o papel dos ácidos orgânicos na redução da adsorção e na solubilização de fósforo (P) do solo, aumentando seu potencial de uso pelas culturas agrícolas.
Essa classe de ácidos orgânicos, representada por uma diversa gama de compostos, como o ácido cítrico, málico, glucônico, húmico, butírico, propiônico, succínico, entre outros, desempenha um papel essencial nas reações químicas, físicas e biológicas do solo. Esses ácidos contribuem para o aumento da disponibilidade de nutrientes, a melhoria da estrutura do solo, e auxiliam no crescimento das raízes e na absorção de nutrientes.
Estas substâncias podem ser facilmente adicionadas à fertilizantes, especialmente, quando a matriz é orgânica, como é o caso do biocarvão. A corrida tecnológica por maior produtividade associada ao desenvolvimento sustentável tem se intensificado nos últimos anos. Tractus Carbono é um produto de vanguarda com tecnologia disruptiva que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta.
Resumo:
- Contribui para uma agricultura regenerativa e sustentável;
- Disponibilização gradual e contínua de nutrientes;
- Fornece nutrientes essenciais, C orgânico, enzimas e ácidos orgânicos;
- Melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo;
- Fortalece e restaura o microbioma do solo;
- Melhora o perfil do solo | CTC, V%, S, pH, Al;
- Rápida decomposição e mineralização da matéria orgânica;
- Ativação dos mecanismos de defesa das plantas;
- Incorporação de carbono orgânico no solo;
- Biodegradável, baixas doses e alta viabilidade;
- Ausência de efeito salino;
- Redução de gases de efeito estufa;
- Maior produtividade.


Spraytec






INSTANTÂNEOS







