Jornal Sporting n.º 4038

Page 1


Conquista (con∙quis∙ta)

Que se obtém à força de muito trabalho.

19 títulos.

É este o resultado da prestação Leonina nos Campeonatos de Portugal de atletismo. Nenhum outro clube alcançou tantos títulos como o Sporting CP nos dois dias de provas.

Para além disso, alguns dos nossos atletas conseguiram apurar-se para os Mundiais de Tóquio e outros bateram recordes pessoais.

O atletismo Leonino continua a demonstrar a sua força e persistência na luta pelos seus objectivos.

CONQUISTA, DESPEDIDA E RECOMEÇO

“CHAVE DO SUCESSO? É O TRABALHO DIÁRIO, A AMBIÇÃO QUE O GRUPO TEM, A VONTADE DE QUERER VENCER, O BOM AMBIENTE DO GRUPO E A AJUDA DA BANCADA”

Despedida (des·pe·di·da)

Cumprimentos a (ou de) quem sai de um lugar. Fim, termo.

13 temporadas de Leão ao peito.

14 títulos conquistados. 506 jogos e quase duas centenas de golos marcados.

“Chave do sucesso? É o trabalho diário, a ambição que o grupo tem, a vontade de querer vencer, o bom ambiente do grupo e a ajuda da bancada”.

Pedro Portela encerra, assim, o seu percurso ao serviço do Clube e deixa um poderoso legado na História do andebol verde e branco.

Uma entrevista emotiva à Sporting TV para ler nesta edição do Jornal Sporting [págs. 16-18].

Recomeço (re·co·me·ço)

Tornar a começar.

Está a chegar o tão aguardado pontapé de saída no Campeonato Nacional. A onda verde vai fazer-se sentir já esta sexta-feira, na primeira jornada, em Rio Maior, onde os Leões defrontam o Casa Pia AC.

Os Bicampeões Nacionais iniciam, assim, a longa caminhada 2025/2026. Serão 34 finais onde o apoio dos Sportinguistas será fundamental.

Força, Leões!

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTORA: MAFALDA BARBOSA • MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: FILIPA SANTOS LOPES FALOPES@SPORTING.PT; MARIA GOMES DE ANDRADE MGANDRADE@SPORTING. PT; NUNO MIGUEL SIMAS • NQSIMAS@SPORTING.PT; XAVIER COSTA XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES • JBTORRES@ SPORTING. PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA, S.A., QUINTA

MAFALDA BARBOSA

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE É MEMÓRIA INESQUECÍVEL

DIA MARCADO POR JOGO FRENTE AO MANCHESTER UNITED FC COM TRIUNFO POR 3-1 E EXIBIÇÃO PARA A HISTÓRIA DE CRISTIANO RONALDO.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: Museu Sporting – Centro de documentação

Uma noite memorável, sobretudo para quem a presenciou ao vivo. A 6 de Agosto de 2003, numa deslumbrante cerimónia de luz, efeitos especiais e de cor, o novo Estádio José Alvalade foi inaugurado com pompa e circunstância, na presença das mais altas figuras do Estado, nomeadamente o presidente da República e entusiasta Sportinguista, Jorge Sampaio. Entre vários momentos arrebatadores, uma interpretação de Dulce Pontes, a evocação de muitos momentos históricos de conquistas do Sporting Clube de Portugal e o momento ainda mais alto, o jogo de futebol entre o Sporting CP e o Manchester United FC, a marcar a inauguração do novo recinto Leonino. O primeiro estádio de raiz construído também para receber o Campeonato da Europa de 2004.

O jogo do Sporting CP frente à histórica equipa inglesa foi uma espécie de momento forte entre tantos inolvidáveis num banquete de grandes emoções para os Sportinguistas que encheram o novo recinto.

No relvado, a equipa de futebol do Sporting CP protagonizou uma exibição de luxo, com Cristiano Ronaldo endiabrado na frente. O extremo tinha então 18 anos e fez muitos estragos junto da defesa da formação inglesa.

O primeiro golo no novo estádio José Alvalade foi marcado por Luís Filipe e João Vieira Pinto viria a bisar na partida para uma diferença que seria atenuada para 3-1, com um desvio para a própria baliza de Hugo. 3-1 foi o resultado.

No final desse jogo, o Manchester United FC, através do treinador Alex Ferguson e pelo que rezam as crónicas, ficou de tal maneira impressionado com a exibição de Cristiano Ronaldo que só quis sair de Lisboa depois de ter a certeza de que o mais tarde melhor jogador do Mundo formado no Sporting CP iria passar a integrar o plantel dos red devils. E assim foi, com o jogado formado na ‘cantera’ Leonina a rumar a Old Trafford, não sem antes deixar uma marca impressiva de qualidade

que afirmava de forma eloquente o Sporting CP como a escola de talentos de maior qualidade em Portugal e das mais cotadas no Mundo.

A equipa Leonina era orientada por Fernando Santos e ficaram muitas memórias perpetradas desse jogo, uma delas no Museu Sporting, com a bota direita de Luís Filipe que assinou o primeiro golo no Estádio José Alvalade, numa noite especial, uma noite digna da enorme grandeza do Sporting Clube de Portugal.

Recordamos o onze Leonino e os suplentes utilizados frente ao Manchester United FC:Ricardo [GR], Miguel Garcia, Beto, Hugo, Rui Jorge, Custódio, Rochemback, João Viera Pinto, Luís Filipe, Silva, Cristiano Ronaldo. Jogaram ainda: Rodrigo Tello, Luís Lourenço, Polga, Mário Sérgio, Toñito.

Bilhete do jogo de inauguração frente ao Manchester FC
O Jornal Sporting noticiava o dia Histórico

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

EM BUSCA DO TRI

BICAMPEÕES NACIONAIS COMEÇAM AMANHÃ A CAMINHADA NA LIGA PORTUGAL COM UMA VISITA AO REDUTO DO CASA PIA AC, ONDE TÊM SIDO FELIZES.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: José Lorvão

É já amanhã, sexta-feira, que a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal inicia a sua caminhada em busca do Tricampeonato. Na condição de visitante contra o Casa Pia AC, em Rio Maior, pelas 20h15, os jogadores de Rui Borges vão abrir o campeonato e procurar começar a campanha com o pé direito para voltarem a ser felizes em Maio. Pela frente, vão ter um Casa Pia AC motivado depois de mais uma boa temporada, estando cada vez mais consolidado no mais alto escalão do futebol nacional.

Ainda assim, o histórico de confrontos entre os dois emblemas é bastante favorável ao Sporting CP. Nos 42 jogos realizados (divididos entre Liga Portugal, Taça de Portugal e, principalmente, Campeonato de Lisboa), o Sporting CP venceu 32, empatou sete e perdeu apenas três. Se nos focarmos apenas na Liga Portugal, os Leões venceram todos os oito jogos realizados.

Na temporada passada, a deslocação a Rio Maior, na 25.ª jornada do campeonato, terminou com um importante triunfo do Sporting CP por 1-3 com dois golos de Viktor Gyökeres. Foi a primeira derrota do Casa Pia AC em casa em muito tempo e marcou, também, um dos mais memoráveis away days dos Sportinguistas em 2024/2025, que encheram o Estádio Municipal de Rio Maior e proporcionaram uma tremenda atmosfera. É esperado o mesmo amanhã, uma vez que os bilhetes a que o Sporting CP teve direito esgotaram rapidamente. Antes de 2024/2025, os Bicampeões Nacionais já tinham sido felizes na visita ao reduto do Casa Pia AC em 2022/2023 (3-4, no Jamor, com hat-trick de Francisco Trincão) e em 2023/2024 (1-2, em Rio Maior, com bis de Paulinho).

O Sporting CP chega ao início da Liga

Portugal depois de uma pré-temporada que contou com treinos conjuntos ou jogos de preparação com a equipa B, o SCU Torreense, o CD Nacional, o Portimonense SC, o Celtic FC, o SC Farense, o Sunderland AFC ou o Villarreal CF, este último no Troféu Cinco Violinos (triunfo por 1-0). Mais recentemente, os Leões disputaram a Supertaça, perdendo por 0-1 diante do SL Benfica no Estádio Algarve.

CASA PIA AC

O Casa Pia AC terminou a temporada passada num confortável nono lugar com 45 pontos fruto de 12 vitórias, nove empates, 13 derrotas, 39 golos marcados e 44 sofridos. No banco, o treinador João Pereira foi visto como uma das revelações do ano e o plantel conta com três ex-Leões, todos defesas: os centrais José Fonte (41 anos) e João Goulart (25) e o lateral André Geraldes (34).

Da equipa da época passada destacaram-se, também, o guarda-redes Patrick Sequeira, o defesa Gaizka Larrazabal ou os avançados Cassiano e Jérémy Livolant, para além de Leonardo Lelo e Nuno Moreira, que saíram para SC Braga e CR Vasco da Gama, respectivamente.

Para 2025/2026, os gansos reforçaram-se com vários nomes: o colombiano Seba Pérez, antigo capitão e médio do Boavista FC, o francês Kelian Nsona (avançado ex-FC Emmen), o neerlandês Yassin Oukili (médio ex-RKC Waalwijk), o brasileiro Kaique Rocha (defesa ex-SC Internacional) e o croata Ivan Mandić (guarda-redes ex-HNK Vukovar 91).

Na pré-temporada, o Casa Pia AC registou seis encontros. Ganhou à SU 1º Dezembro (4-0) e ao FC

Alverca (3-2) e empatou com SCU Torreense (4-4), Portimonense SC (0-0), Real Betis Balompié B (0-0) e SL Benfica B (1-1).

Leões e gansos voltam a encontrar-se, agora para abrir a Liga Portugal 2025/2026
A última visita a Rio Maior foi feliz para os Bicampeões Nacionais

TEU LUGAR É AQUI! PAVILHÃO

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

MAIS UMA CARA NOVA: GEORGIOS VAGIANNIDIS É LEÃO

LATERAL-DIREITO É INTERNACIONAL PELA GRÉCIA E TEM A CERTEZA DE QUE CHEGAR

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: João Pedro Morais

O Sporting Clube de Portugal contratou mais um jogador para a equipa principal de futebol: Georgios Vagiannidis, internacional grego de 23 anos, é Leão.

Oriundo do Panathinaikos FC, o lateral-direito assinou um contrato válido até 2030 com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Tendo crescido na formação do emblema grego, estreou-se pela equipa principal em 2020, com apenas 18 anos, e apontou um golo logo na primeira titularidade. Pouco depois, foi contratado pelos italianos do FC Internazionale Milano, que o emprestou aos belgas do Sint-Truidense VV. Em 2021, regressou ao Panathinaikos FC, com a carreira a explodir a partir da temporada seguinte, quando começou a ser cada vez mais uma opção. A partir de 2023/2024 passou a ser uma das principais peças do conjunto com quem conquistou duas Taças da Grécia. Nas primeiras palavras já de Leão ao peito, Georgios Vagiannidis assegurou ter sido “muito bem recebido pela equipa”. Não podia pedir mais. Estou muito feliz por estar aqui”, acrescentou em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Questionado sobre o que o fez escolher o Sporting CP, o novo elemento às ordens de Rui

Borges foi claro: “O mais importante para mim é melhorar e o Sporting CP é o melhor lugar para o fazer. É um clube onde muitos jovens evoluem e era a melhor escolha para mim desde o momento em que fui abordado. Estava 100% focado em vir para o Sporting CP e fiquei muito feliz quando o acordo foi concretizado porque sei que é o passo certo para mim”.

Sobre as suas características, Georgios Vagiannidis explicou que é “um defesa, primeiro”, mas que tem como pontos fortes “jogar bem dos dois lados e ajudar a equipa ofensivamente”.

Uma das pessoas com quem falou foi Sotiris Alexandropoulos, antigo colega no Panathinaikos FC que não poupou elogios ao Sporting CP.

“Eu e o Sotiris crescemos juntos, estivemos mais de dez anos juntos na academia do Panathinaikos FC. Falámos muito sobre o Sporting CP ainda antes de saber do interesse do Clube, pelo que já sabia muitas coisas. Até por isso a decisão de vir foi muito fácil. O Sotiris falou-me da vida aqui, da cidade, do que tenho de fazer. Ajudou-me muito”, revelou.

Em relação à UEFA Champions League, não escondeu tratar-se de “um sonho de criança e uma das maiores motivações desde o início da carreira”: “Quero muito jogar esta competição”. Ao seu lado, Georgios Vagiannidis vai ter com-

panheiros de elite, segundo o próprio. “Vim para os Campeões de Portugal, o que me faz ter expectativas altas. A equipa está num nível muito bom. Ganharam a Liga Portugal nos últimos dois anos e também a última Taça de Portugal.

Tenho de dar o meu máximo em cada treino e em cada jogo para poder competir”, referiu. Por fim, a cara nova em Alvalade deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Mal posso esperar por vê-los no estádio”.

“Estava 100% focado em vir para o Sporting CP e fiquei muito feliz quando o acordo foi concretizado”, assegurou

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME GEORGIOS VAGIANNIDIS

DATA DE NASCIMENTO 12/09/2001 (23 ANOS)

NACIONALIDADE GREGA

POSIÇÃO LATERAL DIREITO

CLUBES ANTERIORES PANATHINAIKOS FC, FC INTERNAZIONALE MILANO E SINT TRUIDENSE VV

INTERNACIONAL PELA GRÉCIA

Georgios Vagiannidis com Frederico Varandas no momento da apresentação

REFLETE A TUA PAIXÃO

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

BICAMPEÕES MERECIAM MAIS NO ALGARVE

SPORTING CP PERDEU A SUPERTAÇA PARA O SL BENFICA NUM JOGO EM QUE NÃO SE JUSTIFICAVA A DERROTA.

Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, na última quinta-feira, a Supertaça para o SL Benfica por 0-1 no Estádio Algarve.

No arranque oficial de 2025/2026, os Leões foram bastante superiores no primeiro tempo, mas permitiram ao rival inaugurar o marcador de forma inesperada no início da segunda parte. O injusto resultado não sofreu mais alterações e, assim, a vitória não sorriu (desta vez) aos Bicampeões Nacionais.

Com um grande ambiente proporcionado pelos Sportinguistas, que esgotaram os bilhetes que lhes foram destinados, no Algarve, o dia de muito calor culminou no dérbi eterno.

A primeira investida pertenceu às águias, com um remate de Kerem Aktürkoğlu a sair muito por cima.

No entanto, foi o Sporting CP quem provocou uma forte reacção das bancadas. Aos 5’, e após uma grande jogada colectiva, Pedro Gonçalves enviou mesmo a bola para o fundo das redes, mas o árbitro Fábio Veríssimo, apoiado pelo VAR, anulou o lance devido a um fora-de-jogo anterior de Conrad Harder.

De volta à estaca zero, o jogo estava lento no Algarve, sendo claro que se trata de um início de temporada. Aos poucos, os dois conjuntos fo-

0-0 ao intervalo Pavlidis (50’)

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande (Zeno Debast, 68’), Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Geovany Quenda, 73’), Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Giorgi Kochorashvili, 68’), Francisco Trincão, Geny Catamo (Ricardo Esgaio, 85’), Pedro Gonçalves e Conrad Harder (Luis Suárez, 68’). Treinador: Rui Borges. Disciplina: cartão amarelo para Ousmane Diomande (29’), Pedro Gonçalves (53’), Morten Hjulmand (81’) e Luis Suárez (90+6’), cartão vermelho para Jeremiah St. Juste (90+5’).

ram ganhando mais ritmo e Francisco Trincão, aos 17’, atirou forte, mas

sem pontaria. Pouco depois, Conrad Harder deu trabalho a Trubin, que

defendeu de forma simples. Aos 28’, uma das melhores chances do primeiro tempo: Iván Fresneda apareceu muito bem na área e deu para Conrad Harder, que não conseguiu o remate quando estava em excelente posição. Logo a seguir, Pedro Gonçalves atirou e a bola desviou num defesa para canto. Do outro lado, tentativa tímida do SL Benfica com um remate de Richard Ríos muito ao lado.

O Sporting CP estava melhor e depois foi a vez de Geny Catamo, servido por Francisco Trincão, atirar em arco... para fora. O internacional por Moçambique voltou a estar em destaque aos 40’, quando trabalhou muito bem pela direita e ofereceu o golo a Conrad Harder, que chegou atrasado para o desvio.

Ao intervalo, o nulo no marcador prevalecia, ainda que com um claro ascendente Leonino.

Essa parecia ser a tendência para o segundo tempo tendo em conta a chance aos 48’, quando Conrad Harder, de primeira, atirou ligeiramente por cima, mas o SL Benfica conseguiu um golo caído do céu, por Pavlidis, aos 50’.

O momento revelou-se decisivo, não

O capitão Morten Hjulmand foi, como habitual, um dos melhores em campo

só por ter alterado o resultado, mas também por alterar a toada do dérbi. Os encarnados conseguiram, finalmente, subir no terreno e começar a obrigar a defesa verde e branca a trabalhar. Aos 59’, Rui Silva negou o bis a Pavlidis com uma tremenda inter-

venção e, a seguir, Enzo Barrenechea atirou para fora.

Aos 68’, Rui Borges tirou Hidemasa Morita, Conrad Harder e Ousmane Diomande, colocando em campo

Giorgi Kochorashvili, Luis Suárez e Zeno Debast. Para o georgiano e o

colombiano, foi a estreia oficial pelo Sporting CP. Pouco depois, Maxi Araújo deu lugar a Geovany Quenda. A um quarto de hora dos 90’, o Sporting CP voltou a ganhar alguma energia para tentar o empate e Francisco Trincão atirou forte para

RUI BORGES: “FOMOS CLARAMENTE SUPERIORES”

No final, Rui Borges esteve na conferência de imprensa no Estádio Algarve para responder às perguntas dos jornalistas.

Análise do jogo

“Fomos claramente superiores. De todos os jogos que fizemos com o SL Benfica, foi o que fomos melhores durante os 90 minutos. O jogo esteve repartido em alguns minutos da segunda parte e o adversário aproveitou uma perda de bola nossa. Foram felizes nesse remate à baliza”.

Trubin defender. O guardião do SL Benfica voltou a negar o 1-1 aos 77’, desta vez após cabeceamento de Pedro Gonçalves.

Luis Suárez podia ter feito o primeiro golo de Leão ao peito aos 82’, quando apareceu em posição de finalização,

mas o tiro foi bloqueado na hora H. Ricardo Esgaio substituiu Geny Catamo aos 85’, mas pouco se jogou daí até ao apito final. O Sporting CP tentou, mas não conseguiu impedir uma injusta derrota no primeiro troféu de 2025/2026.

Avançados

“Harder e Suárez estiveram muito bem. Nota-se bem a qualidade individual do Suárez. O Harder está num processo de crescimento. Responderam os dois muito bem. Nota-se que o Suárez está ligado à equipa, mas também que lhe falta alguma agilidade, o que é normal. Pelo pouco tempo que teve, foi muito bom”.

Impacto da derrota

“Não belisca nada. Somos melhores e continuamos a ser os melhores. Hoje demonstrámos isso. O adversário foi feliz e tem mérito. Se continuarmos assim, vamos ser muito felizes ao longo da época”.

Sporting CP está refém de Viktor Gyökeres?

“O Sporting CP só está refém de si próprio e estou confiante para o futuro até pela resposta dada na pré-época. Hoje deram uma resposta absurda, fantástica a nível individual e colectiva. Deixou-me muito optimista e confiante. Demonstraram porque é que são Bicampeões”.

Mercado

“Sabemos o que temos identificado e estamos a trabalhar sobre isso. Vamos no nosso caminho, tudo a seu tempo. Feliz pelo plantel que tenho e pela resposta que deram hoje. Estou feliz pelo que foram capazes de fazer e merecíamos sair daqui com o troféu”.

Falta de eficácia

“Temos de trabalhar e tentar melhorar para sermos mais eficazes e fazermos mais golos”.

Evolução

“Há que melhorar a finalização, aumentar os índices físicos para conseguirmos ser mais intensos durante mais tempo na pressão. Os jogadores identificaram claramente o que tínhamos preparado para o jogo e fizeram-no durante 90 minutos. Nunca baixaram os braços, nunca se desligaram do jogo. Procuraram sempre com muita qualidade”.

Giorgi Kochorashvili e Luis Suárez estrearam-se oficialmente de Leão ao peito

FUTEBOL EQUIPA B

RÔMULO CHEGA PARA A EQUIPA B

REFORÇO VINDO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO GARANTIU “ESTAR MUITO FELIZ COM ESTA OPORTUNIDADE”.

Texto: Filipa Santos Lopes, Luís Santos Castelo

Fotografia: João Pedro Morais

Rômulo é reforço da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal por empréstimo do Clube Atlético Mineiro, do Brasil.

Formado no Galo, o defesa-central de 21 anos fazia parte, agora, da equipa principal do conjunto de Belo Horizonte, do estado de Minas Gerais. Agora, chega ao Sporting CP e está “muito feliz com esta oportunidade”. “Estou ansioso para jogar e mostrar o potencial dentro de campo de forma a retribuir a oportunidade que o Sporting CP me está a dar. Vivi muitas coisas felizes no futebol e que esta temporada possa ter mais”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos. Lembrando que o Sporting CP é um clube formador (“Cristiano Ronaldo saiu daqui”), Rômulo não tem dúvidas de que tomou a decisão certa: “O projecto que me foi apresentado também foi muito bom. Estou feliz e acredito que a minha família se vai adaptar facilmente. É uma oportunidade incrível”.

Questionado sobre as suas características dentro de campo, o internacional pelas camadas jovens da Selecção do Brasil garantiu

ter “bom passe, bola longa, bola aérea e visão de jogo”. “Sou aguerrido e tenho bastante vontade de vencer”, acrescentou.

Rômulo explicou que a Liga Portugal 2, onde a equipa B do Sporting CP vai participar em 2025/2026, “é bastante competitiva” e prometeu estar “disposto a ajudar no que der e vier”. Sobre objectivos individuais, o brasileiro considera que estar no Sporting CP “já é um passo dado”, mas revelou que o sonho “é chegar à equipa principal”.

O novo Leão já visitou a Academia Cristiano Ronaldo e as primeiras impressões não podiam ser melhores.

“Desde que cheguei que os meus olhos já brilharam por ver uma estrutura tão grande como a do Sporting CP. Conheci a Academia e gostei bastante. Ainda não conheci todos os meus companheiros, mas já falei com o Rayan [Lucas], que também é brasileiro. Estou confiante”, afirmou, contando também que falou com um companheiro no Clube Atlético Mineiro antes de reforçar o Sporting CP. “Falei com o Biel, que esteve recentemente aqui e só elogiou. Fiquei mais feliz e espero que dê tudo certo”, frisou.

Por fim, Rômulo deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Podem confiar no meu potencial. Vou dar sempre 100%”.

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME RÔMULO HELBERTE PEREIRA JÚNIOR

DATA DE NASCIMENTO 31/01/2004 (21 ANOS)

NACIONALIDADE BRASILEIRA

POSIÇÃO DEFESA CENTRAL

CLUBES ANTERIORES CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

INTERNACIONAL SUB 15 PELO BRASIL

Rômulo actuava no Clube Atlético Mineiro
“Estou ansioso para chegar, jogar e mostrar o potencial dentro de campo”, garantiu

FUTEBOL EQUIPA B

O FUTURO BEM SEGURO: FRANCISCO SILVA RENOVA ATÉ 2029

DA ESTREIA EMOCIONADA EM ALVALADE À APRENDIZAGEM COM OS COMPANHEIROS DA EQUIPA PRINCIPAL, FRANCISCO SILVA VAI TRILHANDO O SEU CAMINHO ENTRE OS POSTES. O GUARDIÃO DA EQUIPA B PROLONGOU A SUA LIGAÇÃO COM O SPORTING CP E CONTINUA A INSPIRAR QUEM, COMO ELE, SONHA COM O TOPO.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: João Pedro Morais

Francisco Silva, guarda-redes da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal, renovou contrato com o emblema de Alvalade até 2029, reforçando o compromisso com o Clube que representa desde os dez anos de idade. A caminho da nona época de Leão ao peito, o guardião internacional jovem por Portugal continua determinado em crescer dentro da estrutura Leonina.

“Renovar por este grande Clube é um sonho tornado realidade. Quero continuar todos os dias com a mesma atitude e com a qualidade que tenho vindo a demonstrar. Poder aprender com os meus colegas e evoluir é sempre muito bom”, começou por destacar o jovem guardião, em declarações aos meios verdes e brancos. Entre as várias memórias que guarda do percurso até aqui, há

uma que se destaca. “A principal memória que tenho neste Clube foi quando me estreei em Alvalade. Estava muito feliz e muito nervoso. É uma memória que me vai ficar para sempre e agradeço muito ao Sporting CP por esse momento”, confessou, visivelmente emocionado.

Integrado de forma regular, desde há várias temporadas, nos trabalhos da equipa A, o guardião mostrou-se grato pela oportunidade de crescimento e sublinhou, também, a importância do ADN Leonino. “O Sporting CP aposta muito na formação e acho que é um sonho de qualquer criança estar no lugar em que estou. Temos de mostrar a nossa qualidade e lutar todos os dias”, atirou.

A poucos dias do regresso da equipa B à Liga Portugal 2, Francisco acredita que o novo desafio é uma oportunidade de crescimento colectivo e individual. “Jogar na Segunda Liga vai trazer-nos muitas coisas boas. É uma competição com um nível mais elevado

CAMPEONATO NACIO

NAL – Começa no fim-de-semana o Campeonato Nacional, jogando nós, nesta primeira jornada das 34 que compõem a prova, fora de casa, em Rio Maior, contra o Casa Pia AC. Vai estar, seguramente, casa cheia. A procissão de Sportinguistas nunca falha e este ano assim será novamente, sempre em comunhão com a equipa e em modo de dedicação e apoio total ao Sporting CP! Esse será, assim, o início da caminhada do actual Bicampeão rumo ao grande objectivo da temporada… o Tricampeonato! Isso mesmo, queremos ser Tricampeões e vamos lutar denodadamente por esse glorioso objectivo! Força, Leões!

SUPERTAÇA I – No final da semana passada disputou-se, no Estádio do Algarve, mais uma edição desta prova. Não ganhámos este singular e – por se disputar num só jogo – mini-troféu. Já na época transacta o mesmo fugiu-nos, dessa feita de um modo inexplicável. Agora o resultado foi objectivamente obra do acaso, pois o golo do nosso adversário foi claramente fortuito, através de um remate que beneficiou da sorte de ter sofrido um ressalto no nosso Hjulmand, tudo se conjugando para uma abordagem infeliz do nosso Rui Silva (no melhor pano, como

logo a seguir bem demonstrou com portentosa defesa, podem mesmo surgir percalços negativos). O jogo em si foi, claramente, de início de época, sendo que do lado do Sporting CP há notórias melhorias, que se notam a “olho nu”, demonstrando que a equipa vai estar mesmo preparada para o início do que verdadeiramente importa, ou seja, o Campeonato Nacional! Certo é que o modo como decorreu a partida não permite, muito menos justifica, o “endeusamento” que a comunicação social do costume vem fazendo do fortuito vencedor… é deixá-la nesse êxtase, a ela e ao clube vencedor da Supertaça, talvez assim melhorem da azia que se sabe, ainda não estar digerida, da “dobradinha” do Sporting CP na época passada! Quanto a nós, pois… oxalá este ano façamos como na época transacta… os outros que fiquem com as “taças menores” e o Sporting CP que conquiste o que verdadeiramente importa e dá prestígio, isto é, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal!

SUPERTAÇA II – Temos estado à espera do comunicado do SL Benfica sobre o que se passou no Estádio do Algarve… contudo, até agora, nada… porquê? Será só porque ganharam? E porque, quando ganham, já nada têm para anunciar ao mundo? Ui, se tivessem sido eles a ver um golo anulado por “linhas do VAR”… ou a sofrerem faltas como as dos lances de Harder (52’) ou de Trincão (73’)… o “xirivari” que não iria logo por aí… seguramente com mais comunicados e pedidos de audiência a tudo o que fosse entidade! No mundo calimero é assim que se funciona… só “comunicam” quando perdem… quando ganham (ainda que nervosos, intranquilos, a “queimar tempo”, como bem se viu no Algarve) renasce o território do “vale tudo”!

do que a Liga 3 e vai ser um novo desafio para todos. Temos de estar prontos para mostrar o nosso valor, mas a evolução diária é o mais importante, especialmente para os jogadores da minha geração”, sublinhou.

A fechar, Francisco deixou uma mensagem especial aos jovens da Academia Cristiano Ronaldo, incentivando-os a trabalhar com consistência e a nunca desistirem dos seus sonhos. “Continuem a trabalhar todos os dias, não desistam e os vossos sonhos vão tornar-se realidade”, aconselhou. Aos adeptos, deixou também palavras sentidas. “Sei que são os melhores adeptos do mundo. Já estive do vosso lado e continuo a estar todos os dias. É aqui que quero continuar”.

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – A obra de remodelação continua e é visível a evolução da mesma, nomeadamente pelas fotos que vão aparecendo na comunicação social. Está quase… e todos nós, Sportinguistas, com genuína vontade de querer ver in loco o resultado da renovação efectuada! Certo é que muito em breve temos um novo José Alvalade, o nosso Templo! Até lá, se necessário, jogaremos – como se sabe – no Estádio Nacional, no Jamor. Não é a mesma coisa, todos sabemos isso, mas a vida coloca por vezes situações como esta. Por isso, também por isso, força Sporting CP!

ANDEBOL/PEDRO PORTELA – Foi anunciada a saída de um grande andebolista do Clube, o Pedro Portela! Foram 13 épocas a defender as nossas cores, a vestir a camisola verde e branca! Foram14 títulos conquistados! Portela ganhou tudo o que havia para ganhar em Portugal… foi Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal, bem como a Taça da Liga e a Supertaça! Obrigado, Pedro Portela! Eterno Leão!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S – Na cerimónia da entrega da Supertaça, a equipa do Sporting CP esteve – e bem – no relvado. Lamentável foi o “silvo do very-light ” que, nessa altura, mais uma vez, foi entoado por gentes apoiantes do nosso adversário… uma vergonha que tem merecido o silêncio cúmplice dos dirigentes do SL Benfica e do Conselho de Disciplina! Fica o registo!

Francisco Silva venceu por duas vezes o prémio de Melhor Defesa, distinção atribuída em concurso interno na Academia Cristiano Ronaldo
TITO ARANTES FONTES

FUTEBOL EQUIPA B

INDICADORES POSITIVOS NO ÚLTIMO JOGO DA PRÉ‑

‑TEMPORADA

A PRÉ-TEMPORADA DA EQUIPA B DO SPORTING CP CHEGOU AO FIM COM INDICADORES PROMISSORES. NO ÚLTIMO JOGO DE PREPARAÇÃO, FRENTE AO ATLÉTICO CP, OS LEÕES EMPATARAM A UMA BOLA NO TEMPO REGULAMENTAR, VOLTANDO A EVIDENCIAR IDENTIDADE E AMBIÇÃO A POUCOS DIAS DO ARRANQUE OFICIAL DA ÉPOCA.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: Isabel Silva

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, no último sábado, a VIII edição do Troféu Germano Figueiredo. O empate a uma bola levou o jogo para as grandes penalidades, momento onde o Atlético CP foi mais eficaz, segurando o troféu diante dos seus adeptos. O jogo de apresentação do conjunto alcantarense foi o primeiro ensaio público dos pupilos de João Gião e também o último encontro da preparação para a época 2025/2026. E, a uma semana da estreia na Liga Portugal 2, os Leões deixaram muitas indicações positivas, principalmente no primeiro tempo.

O técnico verde e branco apostou num onze com alguns reforços, jovens da casa promovidos ao escalão e caras já conhecidas, alinhando com Diego Callai, Salvador Blopa, Rafael Pontelo, Lucas Taibo, Afonso Lee, Eduardo Felicíssimo, Luís Gomes, Denílson Santos, Zaïd Bafdili, Mauro Couto e Gabriel Silva.

Já nas bancadas do mítico Estádio da Tapadinha ficaram os atletas utilizados no empate do dia anterior frente ao CF “Os Belenenses” (0-0), disputado na Academia Cristiano Ronaldo. No total, os B verde e brancos somaram quatro vitórias, três empates e duas derrotas na pré-época, uma delas frente à equipa principal. Debaixo de um calor intenso, os Leões entraram fortes, com uma arrancada desequilibradora de Salvador Blopa pela direita, ainda nos primeiros trinta segundos de jogo. No quarto de hora inicial, e contendo bem as transições rápidas da equipa da casa, o Sporting CP controlou a posse de bola e aproximou-se de forma regular da baliza defendida por Fábio, embora sem criar verdadeiro perigo.

No entanto, e apesar desse domínio, seria o Atlético CP a inaugurar o marcador à passagem do minuto 16, após uma saída de bola infeliz

por parte dos verdes e brancos. Afonso Lee ainda conseguiu salvar o primeiro remate na linha de golo, mas, na insistência, Joãozinho acabou mesmo por fazer o 1-0.

Os Leões, apesar do golpe contra a corrente do jogo, responderam bem ao tento sofrido e, dois minutos depois, Luís Gomes protagonizou uma arrancada pelo meio-campo contrário, com o remate a rasar o poste direito.

Os comandados de João Gião não cessaram de procurar a baliza, mas, aos 25’, foi Diego Callai quem brilhou do lado contrário, ao desviar com a ponta da luva um potente e colocado tiro de fora-da-área. Após a necessária pausa para hidratação, o jogo retomou a bom ritmo, sempre bastante disputado e com muita iniciativa do Sporting CP, mas sem oportunidades dignas de registo.

Até que, aos 42’, a dupla Mauro Couto e Denílson Santos deu um justo abanão à partida. O primeiro descobriu o segundo, lançou-o com um passe preciso de longa distância, e o lateral entrou isolado na área.

Temporizando bem, enganou o guardião da casa e empatou a partida. Logo depois, o mesmo Mauro Couto teve a reviravolta nos pés, mas Fábio conteve o remate à queima-roupa e segurou a igualdade com que as equipas desceram ao balneário. Com as bancadas compostas a puxarem pela festa, a etapa complementar prometia manter viva a luta pelo troféu. Sem alterações ao intervalo, com excepção para a mudança de equipamentos, o Sporting CP regressou ao relvado com iniciativa e boas ideias, embora nem sempre bem concretizadas.

Assim, aos 50’, quem voltou a responder a elevado nível foi Diego Callai, que sacudiu de forma exemplar – com uma palmada da mão direita – um pontapé fortíssimo que os adeptos da casa já celebravam.

Denílson Santos, pela esquerda, e Salvador Blopa, na ala contrária, ambos rapidíssimos, também iam

dando dores de cabeça à defensiva anfitriã.

O ritmo foi baixando, com ambas as equipas a darem mostras de desgaste físico, o que levou João Gião a mexer no tabuleiro de jogo. O treinador Leonino lançou Rodrigo Dias, Rayhan Momade e Rafael Camacho para refrescar o conjunto verde e branco, mas o Sporting CP continuou sem conseguir criar oportunidades flagrantes para desbloquear o marcador.

A excepção surgiu aos 85’, quando, na sequência de uma bola parada, Eduardo Felicíssimo subiu ao segundo andar e cabeceou sem força à baliza do Atlético CP. Já aos 89’, Mauro Couto ainda teve fôlego para uma arrancada pela direita, mas o cruzamento do extremo perdeu-se nas mãos do guarda-redes Rodrigo Dias.

Com o empate a 1-1 no final da partida, o vencedor do Troféu decidiu-se

no desempate por grandes penalidades e aí a sorte sorriu ao Atlético

CP, que venceu a contenda por 4-3 (5-4, no agregado final).

MAURO COUTO: “ESTAMOS PRONTOS”

À margem do empate na Tapadinha, Mauro Couto destacou o crescimento do grupo ao longo das últimas semanas.

“A equipa apresentou-se bem durante toda a pré-época e estou contente com o trabalho feito. Jogámos com equipas da Primeira, da Segunda e da Terceira Liga, testámo-nos em todos esses níveis e estivemos sempre à altura”, sublinhou aos meios do Clube, considerando que a equipa está pronta “para fazer um bom campeonato”.

Com quatro vitórias, três empates e duas derrotas no balanço da preparação, o extremo verde e branco mostrou-se confiante no arranque oficial da temporada, marcado para o próximo sábado frente ao SCU Torreense (14h00).

“Começamos já com um jogo difícil, fora, e sabemos que a Segunda Liga é um passo acima da Liga 3, que não vamos ter tanto controlo do jogo. Mas os nossos princípios vão manter-se: querer ter a bola, jogar, marcar golos e sofrer cada vez menos. Estou contente e acredito que vamos fazer uma boa época”.

Leões de João Gião terminaram a pré-temporada com um empate frente ao Atlético CP

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

LEOAS APRESENTAM‑SE AOS ADEPTOS FRENTE AO ATHLETIC CLUB

COM O ARRANQUE DA ÉPOCA CADA VEZ MAIS PRÓXIMO, AS LEOAS PREPARAM-SE PARA REENCONTRAR OS SÓCIOS E ADEPTOS NO ESTÁDIO AURÉLIO PEREIRA. O JOGO DE APRESENTAÇÃO DIANTE DO ATHLETIC CLUB, EMBLEMA HISTÓRICO DO FUTEBOL ESPANHOL, ESTÁ MARCADO PARA DIA 9 DE AGOSTO E INSERE-SE NUMA PRÉ-TEMPORADA EXIGENTE E AMBICIOSA DAS COMANDADAS DE MICAEL SEQUEIRA.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: Sérgio Martins

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal está a ultimar os preparativos para a nova temporada e tem agendado um conjunto de jogos e estágios que espelham o grau de exigência com que encara 2025/2026. O grande destaque da preparação Leonina será o jogo de apresentação aos Sócios e adeptos, marcado para o próximo sábado, às 11h00, diante do Athletic

Club, no Estádio Aurélio Pereira.

O confronto entre as Leoas de Alcochete e as de San Mamés será também o primeiro teste da pré-época à porta aberta, dando aos Sportinguistas a oportunidade de conhecer de perto o plantel que representará o Clube nas competições nacionais e internacionais. Será, por isso, uma ocasião especial para ver em acção alguns dos reforços que se juntaram à formação orientada por Micael Sequeira, bem como para sentir o pulsar competitivo do gru-

po num momento determinante da pré-época.

O adversário, uma referência do futebol feminino em Espanha, é um dos conjuntos mais fortes da Liga F – terminou a época transacta na quarta posição – e tem um palmarés riquíssimo, com cinco títulos nacionais e participações regulares nas competições europeias. A formação basca começa oficialmente a temporada a 31 de Agosto e apresenta-se na Academia Cristiano Ronaldo numa fase importante da preparação, ce-

nário que antecipa um desafio equilibrado e competitivo para ambas as equipas.

Ainda antes do jogo de apresentação, o conjunto Leonino realizará o primeiro estágio da pré-temporada entre os dias 4 e 8 de Agosto, em Penafiel. Depois de uma fase inicial de trabalho em Alcochete, a viagem ao norte do país servirá para consolidar rotinas tácticas, reforçar a coesão do grupo e integrar novas jogadoras, num ambiente focado e longe da habitual rotina diária.

Já depois do embate com o Athletic Club, seguir-se-á novo jogo de preparação aberto ao público: no dia 23 de Agosto, as Leoas medem forças com o Racing Power FC, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal. Este confronto frente a um adversário do panorama nacional oferece mais uma oportunidade para afinar dinâmicas e ideias de jogo.

Entre os dias 28 e 30 de Agosto, a formação verde e branca parte para um segundo estágio, desta feita em Guimarães, naquela que será a derradeira etapa antes do início oficial da temporada.

A estreia na Liga BPI está prevista para o fim-de-semana de 14 de Setembro e, embora o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado, o grupo Leonino, com um plantel que junta experiência, juventude e talento internacional, prossegue a preparação a todo o gás. O jogo de apresentação será a primeira grande oportunidade para as Leoas mostrarem ao que vêm.

AGENDA LEONINA

Sporting CP vs. Athletic Club
09 de Agosto 11h00
Estádio Aurélio Pereira
Racing Power FC vs. Sporting CP 23 de Agosto Horário a definir Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal
Boa disposição tem sido uma constante no arranque da temporada

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-23

SUB‑23 AFINAM ÚLTIMOS DETALHES ANTES DO ARRANQUE DA LIGA REVELAÇÃO

“QUEREMOS JOGAR, JOGAR E JOGAR”. AS PALAVRAS DE RAYHAN MOMADE ESPELHAM BEM O ESTADO DE ESPÍRITO DOS SUB-23 DO SPORTING CP, QUE ENTRAM NA FASE FINAL DA PREPARAÇÃO COM OS OLHOS POSTOS NO ARRANQUE DA LIGA REVELAÇÃO. DEPOIS DE UM ESTÁGIO NO NORTE DO PAÍS, A EQUIPA ORIENTADA POR FILIPE NETO REGRESSA A ALCOCHETE COM MAIS RITMO, IDEIAS

CONSOLIDADAS E UM GRUPO UNIDO PELO MESMO OBJECTIVO: EVOLUIR E DEIXAR MARCA.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: José Lorvão

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal continua a preparar o arranque oficial da nova temporada. Com a primeira jornada da Liga Revelação, diante do CF Estrela da Amadora, marcado para o próximo dia 10 (17h00), o foco está em consolidar processos, ganhar ritmo competitivo e fortalecer a união dentro e fora de campo.

Depois de uma primeira fase de trabalhos em Alcochete, os Leões realizaram um estágio de pré-temporada no norte do país, durante o qual disputaram três jogos de preparação.

Para Rayhan Momade, médio da formação verde e branca, as partidas frente às equipas de sub-23 de Gil Vicente FC e FC Vizela e à equipa principal do Varzim SC, que disputa a Liga 3, foram fundamentais para o crescimento colectivo.

“Tem sido uma pré-temporada boa. Está a dar para montar bem a equipa, criar uma boa conexão e assim evoluir o nosso futebol”, começou por dizer o jovem Leão, em declarações aos meios do Clube.

“Foi um bom estágio. Jogámos contra equipas de nosso escalão, o que nos ajuda a preparar aquilo que vem daqui para a frente, e até com uma equipa de um escalão acima, o que nos permite evoluir cada vez mais. Batemo-nos bem. A nossa perspectiva é entrar bem no campeonato e dar uma boa resposta, como demos agora neste estágio”, referiu ainda o defesa, que destacou também o espírito de entreajuda como uma das maiores mais-valias do grupo liderado por Filipe Neto.

O técnico, que assumiu o comando da formação sub-23 a meio da última temporada, tem, agora, a possibili-

dade de implementar as suas ideias desde o primeiro dia.

“O míster tem pedido para estarmos focados desde o início e melhorarmos de treino para treino, para estarmos na nossa melhor forma logo no primeiro jogo e podermos dar uma boa resposta”, revelou Rayhan, sublinhando o objectivo claro de entrar bem na Liga Revelação e manter uma linha de crescimento constante ao longo da época.

O escalão sub-23 tem sido um espaço de afirmação e de transição para jogadores que procuram chegar à equipa B e, posteriormente, à formação principal dos Leões. Para isso, cada detalhe importa, e cada oportunidade é encarada com seriedade e ambição.

“O nosso foco principal é evoluir para conseguir subir à equipa B e, depois, à equipa A. É sempre bom quando vemos alguém a subir um escalão. Significa que o nosso trabalho está a ser bem feito e que estamos a receber o nosso devido mérito”, confidenciou Rayhan, que também já traçou metas individuais para esta época: “Quero mostrar que estou num nível superior ao do ano passado e continuar a crescer”.

A poucos dias do início oficial da nova época, a ansiedade de competir é natural, mas também sinal de uma equipa motivada. “Há aquela ansiedade boa de querer começar a competição, porque é isso que nós queremos: jogar, jogar e jogar”, sublinhou o jovem de 19 anos, que, a fechar, deixou ainda uma mensagem aos adeptos Leoninos.

“Os Sportinguistas podem esperar um grupo com muita ambição, que vai lutar sempre do primeiro ao último segundo para dar uma boa resposta e demonstrar de que é feito o Sporting CP”, garantiu.

Rayhan Momade foi o porta-voz dos Leões de Filipe Neto

FUTEBOL FORMAÇÃO

ZAÏD BAFDILI É REFORÇO PARA A FORMAÇÃO

MÉDIO POLIVALENTE É INTERNACIONAL JOVEM PELA BÉLGICA.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: João Pedro Morais

Zaïd Bafdili é reforço para a formação do Sporting CP. O médio internacional jovem pela Bélgica não escondeu a felicidade por passar a vestir a camisola Leonina. “Em primeiro lugar, estou orgulhoso de estar aqui. É uma honra poder jogar num grande clube como o Sporting CP. Estou pronto para aceitar o desafio, mal posso esperar para estar em campo”, referiu aos meios de comunicação do Clube.

O futebolista de 17 anos recapitulou o que tem sido a sua carreira até ao momento: “Comecei a jogar futebol aos quatro anos em Bruxelas e com oito anos joguei no RSC Anderlecht, depois dois anos no KV Mechelen e a seguir três anos no KRC Genk”.

Zaïd Bafdili inspira-se nos grandes jogadores do Sporting CP formados na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. “Sei que formam grandes jogadores, como Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, Nuno Mendes e Nani. É um clube que faz sonhar muitos jovens talentos. Estou pronto e ansioso para jogar aqui”, salientou. Zaïd descreveu-se aos Sportinguistas: “Eu sou um centro-campista muito agressivo e técnico também, que pode jogar como seis, oito ou dez. Sou polivalente. Gosto de fazer assistências, marcar e luto muito pela equipa”.

O reforço revelou os seus objectivos a curto prazo: “Integrar a equipa principal, provar ao Clube que estou pronto e concluir uma óptima época com a equipa”, deixando por fim uma mensagem aos Sportinguistas: “Estou orgulhoso por vir jogar neste clube e mal posso esperar para vos ver o mais rápido possível”.

Zaïd Bafdili elogiou a capacidade formativa da Academia Cristiano Ronaldo

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME ZAÏD BAFDILI

DATA DE NASCIMENTO 25/10/2007 (17 ANOS)

NACIONALIDADE BELGA

POSIÇÃO MÉDIO

CLUBES ANTERIORES KRC GENK, KV MECHELEN E RSC ANDERLECHT

INTERNACIONAL SUB 18 PELA BÉLGICA

OPINIÃO

SOMOS DA RAÇA QUE NUNCA SE VERGARÁ

Perdemos uma “batalha”, mas uma certeza tenho. Estamos prontos para ir à luta pela “guerra” e essa, todos sabemos, será a tentativa de conquista do “Tri”. Não quero com isto minimizar a derrota com o eterno rival na Supertaça e, assumo, se existe adversário com o qual me custa muito perder, porque nutro por ele uma especial antipatia, é mesmo este. Como se costuma dizer, com eles nem ao berlinde. Fico mesmo com uma especial azia, ainda para mais num jogo em que o adversário não fez quase nada para o ganhar.

Mas gosto de ser pragmático e, por forma de estar no desporto e na vida, não entro em depressão ao primeiro revés. Afinal, perder um troféu, o mesmo que já na época passada vimos

escapar de forma incrível, deixa sempre mossa no grupo de trabalho, mas há muito mais vida para além deste troféu como, aliás, se viu na época passada. E nessa muito mais vida, já amanhã, começará em Rio Maior, ante o Casa Pia AC, o Campeonato Nacional. E será aí que o foco terá que estar a partir de agora, pese a presença na Champions League – temos que nos habituar a andar onde está a nata do futebol europeu, na Taça de Portugal e ainda na Taça da Liga. São todas elas competições importantes, e num clube como o Sporting CP a responsabilidade é máxima e queremos obviamente ganhar em todas as competições onde entramos. Mas, é para mim inequívoco – respeito opiniões diferentes –que o objectivo do “Tri” é aquele que mais nos move a todos. Será árduo o trabalho do míster Rui Borges para levar a bom porto este objetivo. Mas também sabemos que a manutenção da espinha dorsal da equipa, pese a enorme perda do “matador” Viktor Gyökeres – desculpem a opinião que só me vincula a mim, não achei nada digna a forma como saiu do clube que o catapultou para o estrelato, não deixando de lhe agradecer

tudo o que representou desportivamente – determinante para a persecução do objetivo a que nos propusemos. E esse, será o de lutar pelo “Tri” olhos nos olhos com os principais rivais.  Detesto, já o escrevi aqui por diversas vezes o “vamos levantar a cabeça”. Até porque nem sequer é caso para isso. Tenho a convicção plena de que o rumo do sucesso será trilhado a cada jogo. Tenho igualmente a mesma convicção que nos momentos menos bons – sim, porque ninguém ganha sempre, os Sportinguistas estarão a empurrar a equipa para cima, naquela Onda Verde que tem feito escola, seja em Alvalade ou onde jogarmos fora de casa. E é já amanhã que tudo começa e vamos seguramente começar por pintar Rio Maior de verde e branco. Em Maio de 2026, sem a soberba tão típica de outras bandas de que vamos alugar o Marquês de Pombal, é perfeitamente possível que se aplique aquele velho ditado português de que não há duas sem três.

O caminho é árduo e terá até forças estranhas para nos tentar desviar do rumo? Sim, sabemos todos disso.

Mas também todos sabemos que somos da raça que nunca se vergará. E que disso ninguém tenha dúvidas.

JUVENAL CARVALHO

“ENCERRA-SE UMA PÁGINA

MUITO BONITA

DA MINHA VIDA”

AO FIM DE 13 TEMPORADAS, SEPARADAS EM DUAS PASSAGENS (2007-2018 E 20232025), PEDRO PORTELA ESTÁ DE SAÍDA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. COM 14 TÍTULOS CONQUISTADOS PELA EQUIPA DE ANDEBOL (DUAS EHF CHALLENGE CUPS, QUATRO CAMPEONATOS NACIONAIS, CINCO TAÇAS DE PORTUGAL E TRÊS SUPERTAÇAS), 506 JOGOS E QUASE 2000 GOLOS, DEIXA O SEU NOME NA HISTÓRIA DA SECÇÃO VERDE E BRANCA. NA ENTREVISTA DE DESPEDIDA À SPORTING TV, ADMITIU QUE O EMBLEMA DE ALVALADE É A SUA “SEGUNDA FAMÍLIA”. “FOI MUITO MELHOR DO QUE ESPERAVA E VOU DAQUI CONTENTE, FELIZ E COM A BARRIGA CHEIA”, DISSE.

Texto: Luís Santos Castelo, Tiago Labreca

Fotografia: Isabel Silva, João Pedro Morais, José Lorvão

Tem sido o talismã da equipa e vai embora. E agora? Ficam pessoas que vão conseguir mais troféus para o Sporting CP. É um grupo com muita ambição e muito talento. Encerra-se uma página muito bonita da minha vida. Foram muitos anos aqui com troféus muito importantes e com a vivência de sentir este pavilhão cheio muitas vezes. Ter o carinho dos adeptos foi essencial.

Esse carinho dos adeptos é o que vai deixar mais saudades?

Sim. Faz parte da minha personalidade e do nosso desporto conviver com as pessoas. Tem de ser assim, tem de haver uma ligação entre os adeptos e os jogadores, e tentei isso em todos os clubes por onde passei. Aqui, foram 13 anos em que tentei fazer isso. Para além dos adeptos, ficam as memórias com os meus colegas. Todos sabemos que podemos falar uns com os outros e vamos partilhar momentos fora daqui.

Vai ficar a faltar é a ligação diária… Sim, vou ter saudades mas, há que seguir em frente. Ganhou muitos troféus pelo Sporting CP. De onde vem essa mentalidade vencedora?

Vem do grupo, da ambição e do talento desta equipa. Agora, tenho a certeza de que vão continuar e que vêm mais [troféus]. Deu muito trabalho, foram 14 títulos. Esta hegemonia tem de continuar no Clube. Ficam estes troféus, uns com mais importância do que outros, mas todos com relevância.

Na primeira passagem pelo Sporting CP, lutou vários anos contra uma hegemonia do FC Porto. Agora, mudam se os tempos. Acredita que está a ser definida uma nova era por este grupo?

Eram tempos em que só ganhávamos a Taça de Portugal, mas agora mudou. Ainda estamos longe de conseguir o número de títulos consecutivos que o FC Porto conseguiu, mas o Sporting CP tem capacidade para lá chegar. Vai ter muito trabalho pela frente, mas estou convicto de que vão continuar a ir atrás desse registo.

“ESTA HEGEMONIA TEM DE CONTINUAR NO CLUBE”

Foram 506 jogos pelo Sporting CP. O que é que isso diz sobre o seu percurso?

Que é um percurso longo, primeiro. Já levo 18 anos de profissional e muitos foram aqui. Dei o meu melhor com muito sacrifício para tentar trazer títulos para o Sporting CP. Ficam as amizades e o que damos uns pelos outros em campo, assim como a ligação com os adeptos.

Nesta segunda passagem pelo Clube, ficou surpreendido com a qualidade que encontrou?

Já conhecia alguns e sabia a qualidade que tinham, mas conheci também pessoas novas. Não só portugueses, como também estrangeiros com muita qualidade. Podem construir um grande futuro do Sporting CP e acho que vão continuar a ganhar.

Quais foram as amizades que o marcaram mais nestes úl timos dois anos?

É duro dizer nomes, mas tenho uma amizade muito grande com o Salvador [Salvador], assim como com o Pipo [Edmilson Araújo], que já tinha jogado comigo há muitos anos.

“NESTES ÚLTIMOS DOIS ANOS

HOUVE UMA LIGAÇÃO ESPECIAL

ENTRE O ANDEBOL E OS ADEPTOS”

Viu o Salvador Salvador crescer na sua primeira passa gem. Como olha para a sua evolução?

É um jogador muito completo que tanto defende como ataca. É um excelente capitão, tem todo o perfil. Espero que continue o grande trabalho que está a fazer, que continue a mostrar o que é ser Sporting CP aos jogadores que chegam. Evoluiu bastante e tem um grande futuro.

Passar esses valores do Sporting CP também é natural para si?

Tem de haver quem passe essa mensagem. Temos de ter ligação aos adeptos porque não queremos jogar com o pavilhão vazio. São valores que temos de passar aos jogadores novos para termos a ajuda que tivemos, por exemplo, no ano passado. (…) Conseguimos, nestes dois anos, chamar muita gente, com muitos dos jogos a estarem esgotados. Isso quer dizer que o trabalho está a ser bem feito e agora é missão deles passar a quem chega o que é o Sporting CP, o seu ADN.

Comparando as duas primeiras passagens, sente que a li gação com os adeptos é maior agora?

Sim, mas passou a haver muito mais ligação a partir do momento em que se fez o Pavilhão João Rocha. Houve evolução na proximidade. Depois, claro, nestes últimos dois anos houve uma ligação especial entre o andebol e os adeptos. As pessoas acreditam que podemos fazer coisas bonitas. (…) Conviver com eles faz com que venham ao andebol.

Qual foi a chave do sucesso para a conquista dos últimos

sete troféus disputados em Portugal e para a campanha histórica na EHF Champions League? É o trabalho diário, a ambição que o grupo tem, a vontade de querer vencer, o bom ambiente do grupo e a ajuda da bancada. É isso que nos faz ganhar.

“CHAVE DO SUCESSO? É O TRABALHO DIÁRIO, A AMBIÇÃO QUE O GRUPO TEM, A VONTADE DE QUERER VENCER, O BOM AMBIENTE

DO GRUPO E A AJUDA DA BANCADA”

Quando saiu pela primeira vez, em 2018, acreditava se al‑ guém lhe dissesse que alguns anos depois estaria de volta para ganhar tudo?

Era muito complicado. Não esperava, mas quando cheguei e vi a equipa acreditei que podia ser possível. Foi muito melhor do que esperava e vou daqui contente, feliz e com a barriga cheia para outros ambientes.

Tanto a equipa técnica como o plantel vivem muito a modalidade…

Gostam de andebol, vivem andebol e isso faz com que queiramos todos muitos títulos para o Sporting CP. Queremos sempre ganhar, é o ADN do Sporting CP. (…) Sou um jogador ambicioso, continuo a ter sonhos. (…) Até continuo a jogar porque quero ser uma pessoa válida para a Selecção Nacional. Adorava poder jogar o Campeonato da Europa de

2028 porque vai ser em Portugal e quero continuar a ser uma aposta válida para a Selecção, onde gosto muito de jogar.

A modalidade tem tido um grande crescimento em Portugal, tanto a nível de clubes como de Selecção. Sente que o Sporting CP teve importância nessa evolução? Claro que sim. Todos os jogos internacionais do Sporting CP e a aposta em jovens portugueses fez com que a modalidade crescesse. Esses jovens, ao crescerem, são opções válidas para a Selecção e são hoje grandes jogadores a ajudar Portugal a conquistar bons resultados. As grandes noites europeias do Sporting CP ajudam bastante a crescer e vê-se bem a qualidade que temos.

“AS EQUIPAS JÁ OLHAM PARA O SPORTING CP DE OUTRA MANEIRA [NA EUROPA], MAS TENHO A CERTEZA QUE PARA GANHAREM AQUI VÃO TER DE SUAR MUITO”

A evolução do Sporting CP a nível europeu foi notória… Sim, foi muito grande nos últimos anos. No ano passado fizemos uma grande época, estivemos excelentes na EHF Champions League. Tínhamos a ambição de ir à final four e este ano também, de certeza. As equipas já olham para o Sporting CP de outra maneira, mas tenho a certeza que para ganharem aqui vão ter de suar muito. >>

Pedro Portela em acção no Pavilhão João Rocha

>> Depois da dura derrota com o HBC Nantes que ditou a eliminação da EHF Champions League, a equipa podia ter ido abaixo mentalmente e estava na recta final do Campeonato Nacional, mas a resposta foi impressionante. Foi importante saber levantar. Viu-se bem a ligação do grupo pela forma como nos levantámos. Foi super importante irmos atrás [do Campeonato]. Para voltar a estar na EHF Champions League sabíamos que tínhamos de ganhar o Campeonato. A equipa juntou-se e fomos atrás disso. Tivemos mérito.

Consegue escolher um jogo dos últimos dois anos como o mais especial?

O jogo que significou a conquista do Campeonato em 2023/2024. Já não se ganhava desde que saí e foi o virar a página. Foi o título mais especial desta passagem, ainda que o último, a Taça de Portugal, também seja marcante. Foi uma época muito longa e cansativa e a decepção da EHF Champions League foi dura, mas conseguimos ganhar depois mais dois títulos.

E momento mais feliz de verde e branco?

Ficou o ambiente de 2010 [na EHF Challenge Cup]. O andebol não tinha muita gente, jogávamos fora. Quando fomos para a final, criou-se um ambiente logo na chegada ao pavilhão… Era muito novo e foi um ambiente inesquecível que me ficou marcado. Fica também o ambiente no Pavilhão João Rocha quando está cheio. Os adeptos são especiais e fazem deste pavilhão especial. (…) Faz completamente a diferença. Puxa-nos para cima quando estamos mais em baixo e faz-nos fazer coisas impensáveis. Tira o melhor de nós.

“FICA

TAMBÉM O AMBIENTE NO PAVILHÃO JOÃO ROCHA QUANDO ESTÁ CHEIO. OS ADEPTOS SÃO ESPECIAIS E FAZEM DESTE PAVILHÃO ESPECIAL”

Como foi o momento da despedida com o grupo? É sempre duro despedir dos amigos, mas foi um momento bonito. Tivemos um convívio juntos.

Tem noção do papel que teve no andebol do Sporting CP? Ainda não. Fui vivendo ano a ano e ainda não tenho a noção do que construí aqui. Sei que foi uma página bonita, mas ainda não ‘caiu a ficha’. (…) Quero que daqui a 30 anos falem de mim como uma pessoa Sporting CP.

Vai para longe, mas sentimentalmente vai continuar perto?

Sim. Tenho muito contacto com muitos Sportinguistas, o que me vai deixar perto. (…) Segunda família? Sim. Foi a minha casa durante 13 anos e tive grandes momentos.

O que é que o Sporting CP simboliza para si?

Deu-me tudo para poder crescer como atleta e pessoa. Ficam os valores que nos transmitem, os valores Sportinguistas.

Faria tudo outra vez?

Sim.

Que mensagem deixa aos Sportinguistas?

Primeiro, agradeço por tudo. Pelo apoio incondicional e pelas memórias que criámos juntos. Pelo apoio nas derrotas, principalmente. Que continuem a apoiar o andebol e a fazer deste pavilhão um vulcão para que a equipa continue a trazer muito mais vitórias para o Sporting CP.

A Taça de Portugal de 2024/2025 foi o último título de Pedro Portela pelo
Sporting CP
“Dei o meu melhor com muito sacrifício para tentar trazer títulos para o Sporting CP”, garantiu

MODALIDADES ANDEBOL

BICAMPEÕES VOLTAM A SER FELIZES EM SERPA

LEÕES RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL NO FINAL DO ESTÁGIO DE PRÉ-TEMPORADA NO BAIXO ALENTEJO.

Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Sérgio Martins

Pelo terceiro ano consecutivo, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal realizou o habitual estágio de pré-temporada em Serpa, no Baixo Alentejo, tendo sido recebida na última sexta-feira na Câmara Municipal. No penúltimo dia do estágio, que terminou com um jogo de preparação contra a AA Avanca (vitória verde e branca por 40-19), os Bicampeões

Nacionais estiveram na autarquia para receber uma camisola autografada pelo plantel e receber, também, uma lembrança, para além de uma troca de cumprimentos e palavras de agradecimento de parte a parte.

Carlos Carneiro, coordenador do andebol Leonino, comentou a realização de mais um estágio em Serpa. “Os três anos que cá estamos demonstram as relações que temos tido, a forma como nos tratam e o quanto gostamos de cá estar. Para além disso, temos excelentes condições de trabalho numa fase tão importante”, disse aos meios de comunicação do Sporting CP.

Para o dirigente, “este estágio tem vários factores importantes”: “Primeiro, as condições que facilitam os treinos bi-diários e o descanso dos atletas. Depois, serve para integrar novos atletas e reforçar o espírito de equipa para preparar uma época muito longa. Temos de ter este ambiente saudável para os momentos bons e maus”.

Lembrando que “o Sporting CP tem de ajudar o desporto, principalmente no interior, para que os jovens olhem para os atletas profissionais e vejam um exemplo”, Carlos Carneiro definiu, também, os objectivos para 2025/2026.

“Temos a bitola muito alta. Os dois últimos anos foram fantásticos, mas sabemos que cada ano é um ano. Os objectivos passam por vencer todas as provas internas e fazer uma boa campanha na EHF Champions League. Não podemos olhar para o ano passado porque o que fizemos foi extraordinário e difícil de repetir, mas temos de ter a mesma ambição e pensar jogo-a-jogo”, concluiu.

Edy Silva, jogador do plantel verde e branco, lembrou que se trata do “terceiro ano com o apoio da Câmara Municipal de Serpa”. “A equipa ganha com isso pelo espaço, pelo momento da época, por integrarmos os que vão chegando. Começa a ser marcante para nós porque conseguimos iniciar a época com o pé direito. A Câmara reconhece isso e somos gratos por todo o apoio. Favorece o Sporting CP e Serpa”, explicou. O pivô garantiu que já pode tirar “muitos pontos positivos” da pré-temporada, principalmente por ser numa casa bem conhecida. “A semana [de estágio em Serpa] foi muito longa e de trabalho árduo. O facto de já conhecermos Serpa torna tudo mais fácil e permite-nos cumprir as actividades a 100%, assim como ter alguns momentos de lazer. Sentimo-nos em casa”.

Odete Borralho, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, destacou o “motivo de muito orgulho para o Município” albergar “jovens que representam coragem, determinação e foco e são um exemplo para toda a comunidade”.

“Recebermos a equipa de andebol do Sporting CP pelo terceiro ano consecutivo tem um sabor muito especial. Têm sempre um grande sorriso quando chegam a Serpa. (...) Queremos transmitir o nosso apoio. É uma equipa com provas dadas, é Bicampeã. Desejamos que continue a ter muitos projectos vencedores”, referiu a autarca.

Bento Gemas, proprietário do Serpa Hotel, onde a equipa ficou hospedada, também não escondeu a satisfação: “É sempre uma grande honra ter uma equipa como esta no nosso espaço. Espero que voltem a ser Campeões Nacionais. É um prazer enorme ter esta gente muito simpática e fácil de lidar. É bom para o hotel e para a cidade de Serpa, que sempre teve tradição no andebol”.

O Sporting CP e a CM Serpa trocaram lembranças
A Câmara Municipal de Serpa voltou a acolher os Leões

MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS

EXAMES MÉDICOS MARCARAM REGRESSO DO HÓQUEI AO TRABALHO

DANILO RAMPULLA E ALESSANDRO VERONA ASSINALARAM CONFIANÇA EM GRANDE ÉPOCA DA EQUIPA LEONINA.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografias: José Lorvão

É sempre com os habituais exames médicos que começa a temporada de qualquer equipa do Sporting CP e o hóquei em patins não fugiu à regra. Para certificar que está tudo no ‘ponto’, os jogadores do plantel às ordens de Edo Bosch submeteram-se a uma bateria de exames, procedimento que faz parte dos requisitos do Clube antes de arrancar a época. Uma época que gera muitas expectativas, como ficou bem explícito nas palavras de Danilo Rampulla, hoquista internacional argentino e uma das caras novas do plantel Leonino para 2025/2026.

“Os primeiros dias têm sido muito

emocionantes para mim, porque como já disse, estou muito animado com o projecto, com o que estamos a fazer e acho que vai ser um ano desportivo muito bom a nível colectivo e pessoal”, salientou o avançado.

“Já conheço toda a gente, claro que uns conheço melhor do que outros, mas parece ser uma equipa em que o ambiente é muito bom, muito positivo, muito tranquilo e isso faz com que as adaptações sejam mais fáceis. Jogadores como o Nolo [Gonzalo Romero], o Henrique [Magalhães], o Zé [Diogo], o Ale [Verona] estão a acompanhar o processo de integração dos novos jogadores”, referiu. Danilo Rampulla não se atemoriza com os vários desafios que o Sporting CP vai ter na nova tempora-

da. As competições em que a equipa Leonina vai estar envolvida só motivam o jogador: “Vai ser um ano de muitas provas, muitos campeonatos. Este início de época vai ser muito importante para nós, para encararmos o que virá a seguir, mas estamos muito positivos, com muita vontade de jogar, de ganhar, de representar o Sporting CP da melhor forma e acho que estamos no caminho certo”. O hoquista explicou como se sente física e psicologicamente para encarar os desafios para a nova temporada: “A época passada foi muito boa para mim, acho que esta época o Sporting CP me vai dar as ferramentas para ultrapassar os meus limites. Vai ser uma época muito trabalhosa, em que vamos dar tudo desde o primeiro

minuto e acho que vamos encarar as coisas da maneira certa: muito sérios, muito focados e com muita vontade e fome de títulos”.

Por fim, Danilo Rampulla deixou uma mensagem aos Sportinguistas.

“Acreditem no projecto, é muito sério, com jogadores experientes, jogadores novos, jogadores que misturam experiência e juventude. Acho que vai ser uma equipa muito completa e dá para ver que podemos conseguir grandes coisas”, finalizou o jogador.

ALESSANDRO VERONA ANIMADO

Alessandro Verona, um dos hoquistas que transita da época anterior

para o plantel de 2025/2026 de hóquei em patins do Sporting CP também se mostrou animado e esperançado numa grande.

“Estamos muito motivados, temos vontade de voltar a vestir a camisola do Sporting CP, de voltarmos ao João Rocha para mais uma época”, completando com um olhar sobre os múltiplos troféus em que o Sporting CP vai estar envolvido: “Não vejo a hora de chegar a esses jogos. É o que gostamos de fazer. Temos muitas competições, sabemos que numa equipa como o Sporting CP temos de encarar cada competição para ganhar e não vemos a hora de começar”.

Verona está também muito confiante na boa adaptação e valia dos reforços que chegam à equipa: “São jogadores com muita qualidade, já os conhecemos, tenho a certeza absoluta de que vêm para ajudar, confiamos muito neles e quero muito vê-los com a camisola do Sporting CP”. Individualmente, Alessandro Verona definiu também objectivos para 2025/2026: “Espero ajudar sempre a minha equipa e fazer de tudo para que a equipa chegue aos títulos. Trabalha-se individualmente para alcançar os objectivos da equipa, por isso vamos dar tudo pelo Sporting CP”.

O início de temporada é também a forma de ‘matar saudades’ dos companheiros e amigos do plantel: “Estivemos longe um mês, mas já estávamos a sentir saudades. Somos uma família e agora esperamos alcançar, outra vez, o máximo de títulos possíveis”. Para a nova temporada, a mentalidade passa sempre por fazer melhor do que na anterior e a qualidade faz indicar que o Clube estará na linha da frente dos candidatos: “Não acabámos a temporada anterior como queríamos, mas isso dá-nos ainda mais motivação para a nova época”. Verona terminou a dirigir-se aos Sportinguistas: “Venham apoiar-nos no João Rocha, porque precisamos de vocês e queremos que sejam felizes”.

Danilo Rampulla na chegada para os habituais exames médicos

NATAÇÃO SPORTING CP

Nova Piscina:

Externato São Miguel de Arcanjo

Para todas as idades

Segunda a Sexta | A partir das 18h00

Inscreve-te já

Mais informações: modalidades@sporting.pt

Sábado | 09h00 - 13h00 Em parceria com:

Alessandro Verona no primeiro dia da época 2025/2026
Um início de temporada onde não falta boa disposição

MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS

SANTIAGO HONÓRIO REFORÇA LEÕES DE EDO BOSCH

AVANÇADO TEM

18 ANOS E VEM DA UD OLIVEIRENSE.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: João Pedro Morais

Santiago Honório é reforço para a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal. O avançado de 18 anos chega da UD Oliveirense e regressa a uma casa onde começou a despontar para a modalidade. “É um orgulho muito grande. Não é a primeira vez. Já vesti esta camisola em 2017, quando estava a representar o Sporting CP nos sub-13. É sempre bom voltar a uma casa onde fomos felizes e acredito muito no projecto”, disse o jogador aos meios de comunicação do Clube. Internacional jovem por Portugal, Santiago Honório está numa curva de crescimento que quer consolidar no Sporting CP. “Acho que vou trazer muito trabalho e juventude à equipa que se está a tornar cada vez mais jovem. É incrível poder trabalhar com os melhores do Mundo, estar lado a lado com eles e treinar todos os dias com eles, acho que vai ser uma grande época e estou muito entusiasmado”, referiu.

HÓQUEI EM PATINS

Santiago Honório tem já ideias bem claras quanto ao que espera poder contribuir no Sporting CP: “Tenho como objectivo integrar-me cada vez mais na equipa, poder ajudá-la a alcançar o sucesso e trabalhar a parte individual”.

O novo reforço desvendou as suas características como jogador: “Acho que sou muito calmo, tranquilo perante a adversidade, leio os momentos do jogo e nas alturas mais difíceis, é lá que quero estar e brilhar”. Pedro Gil, coordenador do hóquei em patins do Sporting CP, abordou a contratação do atleta: “O Santiago tem as coisas muito claras, vê-se isso na pista. Gostei muito de o ver jogar. É um jovem talento, mas tem um potencial enorme e por isso a aposta é forte. Vai trazer muito dinamismo a esta equipa, que é o que mais queremos”. Por fim, Santiago Honório deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “O Pavilhão João Rocha é o mais bonito de Portugal. Continuam a apoiar a equipa como têm feito até aqui. Vai ser uma experiência muito interessante e uma época cheia de sucesso”.

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME SANTIAGO ELIAS GONÇALVES HONÓRIO

DATA DE NASCIMENTO 18/06/2007 (18 ANOS)

NACIONALIDADE PORTUGUESA

POSIÇÃO AVANÇADO

CLUBES ANTERIORES SPORTING CP, SL BENFICA E UD OLIVEIRENSE

INTERNACIONAL JOVEM POR PORTUGAL

SPORTING CP RENOVA COM HENRIQUE MAGALHÃES

DEFESA PROLONGA LIGAÇÃO E É OPÇÃO DE EXPERIÊNCIA NO PLANTEL LEONINO.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: José Lorvão

Henrique Magalhães e o Sporting Clube de Portugal renovaram a ligação contratual. O hoquista falou de um desfecho que concilia vontades. “É um orgulho enorme. Aqui estão os melhores anos da minha carreira e poder continuar mais um ano no Sporting CP diz-me muito. Foi um Clube que me ajudou bastante ao longo destes anos e a melhor maneira de retribuir é renovar por mais um ano e trazer mais experiência e maturidade para a equipa, pois vem muita gente nova”, referiu aos meios de comunicação do Clube. O defesa Leonino espera ajudar desde logo na integração dos novos jogadores. “Já tinha esse papel com outros que chegaram, mas ainda mais este ano, que são quatro caras novas,

quatro ‘miúdos’, digamos assim e é importante este contraponto de atletas mais velhos que façam a integração da melhor maneira possível. Gosto desse papel, espero usá-lo da melhor maneira e que quem vem perceba que tem aqui um sub-capitão que os vai ajudar muito”, salientou.

A nova temporada traz muitas frentes de competição, mas os objetivos são os de sempre: tentar ganhar o máximo possível. “A equipa muda, mas os objectivos são sempre os mesmos e por isso, quanto mais rápido nós criarmos um bom espírito de grupo, quanto mais rápido todos os atletas se sentirem integrados no plantel, mais fácil será para nós conseguimos chegar às vitórias. Estamos muito confiantes que isso vá acontecer, acho que a linha que o hóquei está a seguir é a indicada e a confiança está no máximo. Agora a bola vai rolar e

temos de ser capazes de transportar isso para a pista”, referiu.

Henrique Magalhães sabe que o nível de competitividade do hóquei é elevado e que a concorrência será apertada. “São sempre várias equipas a ganhar os vários títulos, raramente há uma equipa que ganha dois, três títulos na mesma época, isso diz muito daquilo que é o hóquei e da competitividade, mas nós queremos bater isso, o que não é impossível. Vamos ter de trabalhar e lutar para chegarmos ao final das competições e ganharmos. Vai ser duro, como todos os anos, mas estamos preparados e focados para que isso aconteça”, disse o jogador.

Henrique Magalhães apelou aos adeptos Sportinguistas para que continuem a apoiar fortemente a equipa Leonina: “Confiem em nós, apesar de termos perdido algumas

referências, porque alguns jogadores que estavam cá foram referências do hóquei durante os últimos anos e acho que o trabalho deles não deve ser esquecido, muito pelo contrário, deve ser lembrado, mas vêm outras referências que querem fazer exactamente o mesmo trabalho e seguir a mesma linha de vitórias que a geração anterior teve. Apoiem-nos, porque esta simbiose entre nós e os adeptos é mais uma força extra que pode fazer com

que os títulos sejam um bocadinho mais fáceis, sabendo que nunca será fácil”.

Pedro Gil, coordenador do hóquei em patins, registou com muita satisfação a renovação de Henrique Magalhães: “Dentro de toda a mudança que trouxemos, com jogadores muito jovens, o Henrique dá-nos experiência, tranquilidade no balneário e na pista. Neste processo, era fundamental um jogador como o Henrique continuar neste projecto”.

Henrique Magalhães ladeado por Miguel Afonso e Pedro Gil, deu conta da felicidade por continuar na equipa de hóquei em patins do Sporting CP
“É sempre bom voltar a uma casa onde fomos felizes”, salientou o avançado

MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

JÉSSICA CARRIEL E MARIA CARLOS RENOVAM COM O SPORTING CP

CONTINUIDADE, COMPROMISSO E AMBIÇÃO. JÉSSICA CARRIEL E MARIA CARLOS RENOVARAM CONTRATO COM O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL E CONTINUAM A FAZER PARTE DO PROJECTO DO VOLEIBOL FEMININO LEONINO PARA 2025/2026. AS DUAS ATLETAS SUBLINHARAM O ORGULHO EM REPRESENTAR O CLUBE E PROMETERAM ENTREGA TOTAL À EQUIPA.

Texto: Filipa Santos Lopes, Nuno Miguel Simas Fotografia: Sérgio Martins

A estrutura da equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal para a nova época vai ganhando forma, com mais dois nomes confirmados no plantel liderado por Rui Pedro Silva. Jéssica Carriel e Maria Carlos renovaram contrato com o Clube e reforçam a aposta na continuidade e na solidez do grupo de trabalho verde e branco.

A zona 4 brasileira, que chegou à equipa há um ano, renovou por mais uma temporada e mostra-se entusiasmada com a continuidade em Alvalade.

“Estou muito feliz por continuar no Sporting CP. Fui muito feliz na época passada. Por isso, quando surgiu a proposta de renovar por mais um ano, não pensei duas vezes em assinar. Estou mesmo muito feliz”, começou por dizer, em declarações aos meios do Clube.

Palavras que Maria Carlos ecoa, motivada pelas conquistas que escaparam em 2024/2025. “Não há sentimento melhor do que renovarmos contrato com o nosso Clube do coração”, afirmou a

líbero, lembrando que a última “foi uma época difícil”.

“Chegámos a uma fase em que achávamos que conseguíamos conquistar outras coisas e não conseguimos”, explicou, reforçando assim que esse “sentimento de quase” é o empurrão de que o grupo precisa.

Com os dissabores já para trás, Jéssica Carriel garante motivação máxima para 2025/2026.

“Acho que toda a gente encara esta nova época com o desejo de vencer todos os jogos, de treinar bem e fazer tudo certo. Estou muito entusiasmada e acredito que esta temporada tem tudo para ser óptima”, atirou a atleta, que também pode jogar como oposto.

A jogadora Leonina destaca ainda a importância da continuidade de elementos-chave da estrutura, algo que considera determinante para integrar melhor quem agora chega.

“O ano passado foi um ‘baque’ maior: chegaram dez atletas novas, veio uma nova equipa técnica, foi tudo novo. Este ano já mantemos a mesma equipa técnica e algumas jogadoras continuam também no Clube. Eu, por exemplo, sei que é o meu segundo ano, mas já estou cá para mostrar

às novas meninas como é o Sporting CP, como é jogar no Sporting CP. E acho que isso é muito importante”, reconheceu.

Também Maria Carlos se mostrou feliz com a permanência do núcleo-chave do plantel. “Temos atletas experientes e mais novas também, mas que já percebem as dinâmicas do grupo e do jogo que o treinador quer impor. Essa base é muito boa para ajudar a integrar as novas atletas. O espírito do ano passado era muito bom, mas penso que as jogadoras que ficam e as que chegam vão criar um grupo espectacular também”, vaticinou.

Com a Supertaça agendada para o arranque da época – e frente ao eterno rival –, as duas Leoas não escondem a ambição.

“Jogar a Supertaça é algo que todos os clubes querem. Começar o ano com mais um título em disputa, ainda por cima contra o SL Benfica... Obviamente, toda a gente deve estar muito empolgada, super entusiasmada para começar. Espero arrancar já com uma vitória. Seria muito importante para o Clube”, manifestou Jéssica. Já Maria Carlos lembra que “é logo um título que fica ali”. “Vai ser um jogo engraçado, com equipas que se estão a reforçar bem, e é para

ganhar. Estamos aqui para vencer essa primeira competição”, garantiu.

Quanto ao resto do Campeonato, a líbero sublinhou que “está a acontecer uma aposta enorme de todos os clubes, o que aumenta a qualidade da competição. Nós, que também estamos cá há mais tempo e somos portuguesas, queremos é isso: jogar com gente que joga bem. E, ao ganhar, sabe ainda melhor”, atirou ainda. Por fim, as Leoas deixaram uma mensagem especial aos Sportinguistas. “Espero que continuem a acompanhar os nossos jogos. Sentime muito bem com todos vocês. Adorei ver o Pavilhão, na maioria das vezes, muito cheio. Espero que continuem a vir, e que venham ainda mais pessoas, apoiar a nossa equipa”, disse Jéssica.

Um apelo secundado por Maria Carlos. “Apareçam como têm feito. Ainda mais, se for possível. Contamos com o vosso apoio, têm sido espectaculares. Aliás, não há nenhum Clube como este em termos de adeptos. Estão sempre lá para nos apoiar e espero encontrá-los a todos no Pavilhão João Rocha na próxima época, em todos os jogos”.

Jéssica Carriel parte confiante para a segunda temporada de Leão ao peito
Maria Carlos feliz por “renovar com o Clube do coração”

MODALIDADES ATLETISMO

19 TÍTULOS NACIONAIS EM DOIS DIAS DE CAMPEONATOS

ATLETAS DO SPORTING CP FORAM OS GRANDES DOMINADORES NOS CAMPEONATOS DE PORTUGAL.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografias: João Pedro Morais, Sérgio Martins

Os Campeonatos de Portugal de atletismo tiveram nos atletas do Sporting CP os grandes dominadores a nível de títulos individuais. Um total de 19 constituiu o balanço final da prestação Leonina, com vários desempenhos de nota muito alta, que mostram não apenas o presente, mas um futuro bastante promissor para a modalidade do emblema verde e branco.

Nenhum outro clube conseguiu tantos títulos como o Sporting CP nos dois dias de provas em Braga, realidade que consolida o alcançado cerca de três semanas antes, quando o Clube se sagrou Campeão Nacional nos dois géneros, em Leiria, nos Nacionais de clubes. Vários destaques marcaram o fim-de-semana. Em dia de aniversário (3 de Agosto) no qual completou 35 anos e no regresso às provas em Portugal, Auriol Dongmo venceu o concurso de lançamento do peso, com a melhor marca a fixar-se nos 18,71 metros ao quinto ensaio. Foi o terceiro título de Campeã Nacional ao ar livre e a melhor marca pessoal em pistas exteriores esta temporada. Auriol Dongmo já está apurada para os Mundiais de Tóquio, no Japão, em Setembro. A também Leoa, Jéssica Inchude, com 18,43 metros, terminou o concurso do lançamento do peso no 2.º lugar. A atleta Leonina também tem presença assegurada nos Mundiais de Tóquio.

VELOCIDADE É SINÓNIMO DE SPORTING CP

Os reis da velocidade também são do Sporting CP. Lorène Bazolo e Delvis Santos fizeram a ‘dobradinha’ e ganharam as provas de 100 e 200 metros, com prestações de elevado nível.

No sábado, Lorène Bazolo, de 42

anos, terminou os 100 metros com o tempo de 11’’24 e ficou a um centésimo de segundo do recorde dos Campeonatos de Portugal, para um resultado que lhe valeu o décimo título nacional.

Nos 100 metros, mas nos masculinos, mais uma vitória de um atleta do Sporting CP e outra grande marca. Delvis Santos foi mais rápido do que toda a concorrência e somou o segundo título nacional consecutivo, com o tempo de 10’’12, na sua segunda melhor marca pessoal da carreira e ainda recorde dos Campeonatos de Portugal.

Grande destaque ainda para o recorde do Mundo em T20, para o atleta de desporto adaptado do Sporting CP, Igor Oliveira, que passa a ser o quinto atleta português mais rápido. Terminou os 100 metros em 10’’48,

melhor marca mundial para atletas de desporto adaptado.

No domingo, Lorène Bazolo foi a melhor na prova de 200 metros, com o tempo de 23’’1, novo recorde dos Campeonatos de Portugal. No duplo hectómetro, mas em masculinos, a vitória também Leonina, através de Delvis Santos, que assim fez a ‘dobradinha’, tal como Lorène Bazolo, ao vencer os 100 e 200 metros e pela segunda vez consecutiva. 13’’15 foi o tempo de Olímpia Barbosa para conseguir o título nacional de 100 metros barreiras, marca que passa a ser recorde pessoal da atleta Leonina, retirando 12 centésimos ao seu anterior recorde pessoal. Foi o oitavo título de Campeã para a atleta do Sporting CP, que ficou a um centésimo de segundo do recorde dos Campeonatos.

Nos 110 metros barreiras, o vencedor também é Leão. Chama-se Edson Gomes bateu o recorde pessoal com 13’’72 na qualificação, retirando oito centésimos de segundo à anterior melhor marca na qualificação e na final, voltou a bater o recorde pessoal, com 13’’66, nova melhor marca pessoal para o velocista Leonino. Nos 400 metros planos, prova que concilia velocidade e resistência, vitórias nos dois géneros também para os atletas do Sporting CP.

Sofia Lavreshina sagrou-se Campeã Nacional com o tempo de 52’’90, melhor marca pessoal de sempre da atleta Leonina. A Sportinguista Carina Vanessa foi segunda classificada e Clara Martinha foi 3.ª. Lúcia Martinha, igualmente do Sporting CP, esteve também em evidência. Bateu o recorde pessoal em mais de um segundo na primeira série dos 400 metros.

Omar Elkhatib foi Campeão Nacional nos 400 metros, numa prova muito renhida, em que terminou com o tempo de 45’’52 (recorde dos Campeonatos de Portugal), à frente do também atleta do Sporting CP, João Coelho.

Nos 400 metros barreiras, Diogo

Barrigana conseguiu o primeiro título para o currículo com 50’’30 e consolidou o estatuto de melhor especialista nesta disciplina em 2025. Nas estafetas de velocidade também só deu Sporting CP no 1.º lugar nas provas que tiveram atletas do emblema Leonino em pista. Os quartetos nos dois géneros de 4x400 metros e de 100 metros no feminino impuseram-se, com categoria, e vincaram a força verde e branca no sector da velocidade, uma área do atletismo em que ninguém agarra o Sporting CP.

RUGIDOS TAMBÉM A LANÇAR

Nem só de Auriol Dongmo se fez a participação de atletas do Sporting CP nas provas de lançamentos. Peso masculino, dardo e disco feminino também ficaram concluídas com atletas do Sporting CP no lugar mais alto do pódio. Tsanko Arnaudov fez uma excelente prova, com três ensaios acima dos 20 metros (o melhor com 20,38 metros, melhor marca nacional da época) e sagrou-se Campeão Nacional, num desempenho muito consistente do atleta Leonino, que

Lorène Bazolo reforçou o estatuto de rainha da velocidade
Auriol Dongmo conquistou mais um título nacional no dia do seu 35.º aniversário

deu um grande passo rumo à qualificação para os Campeonatos do Mundo, em Setembro, em Tóquio. Liliana Cá sagrou-se Campeã Nacional com a marca de 61,21 metros no melhor ensaio do disco e no lançamento do dardo feminino, Cláudia Ferreira foi Campeã Nacional (8.º título, com 47,74 metros), ao primeiro ensaio. A também Leoa, Marta Trovoada, foi 3.ª classificada. No dardo masculino, o talentoso João Fernandes deu mais uma demonstração de que o presente e futuro nesta disciplina técnica passam muito por ele. Terminou em segundo lugar o concurso, com três lançamentos acima dos 70 metros, o melhor com 72,08 metros. Ilírio Nazaré foi 3.º classificado. No disco, Edujose Lima esteve taco a taco com o vencedor, tendo terminado como vice-campeão nacional.

E QUEM NÃO SALTA, NÃO É LEÃO

Nos saltos, primeiros lugares para atletas do Sporting CP também no triplo, através de Tiago Luís Pereira

ÉPOCA 25/26

e no salto em altura, com Diogo Oliveira a conseguir o primeiro título de Campeão Nacional individual na História e muito perto de novo recorde pessoal.

Saltou 2,11 metros e deu a clara ideia de ser capaz de poder passar em breve a 2,14 metros. Os sinais para o futuro são muito animadores.

Filipa Dinis conseguiu a mesma marca da vencedora no salto à vara (3,40 metros), mas como não passou ao primeiro ensaio perdeu nesse critério de desempate.

E no salto em altura feminino, Marta Araújo terminou no 2.º lugar com 1,73 metros, e Mariana Miranda foi 3.ª na geral, com melhor marca pessoal de sempre: 1,68 metros, registos que prenunciam progressos previsíveis para um futuro próximo.

RECORDES PESSOAIS E SINAIS ANIMADORES

Nem só de vitórias se faz o atletismo e melhorar marcas pessoais são, também, vitórias, pois compensam o trabalho de uma época. Por isso,

os atletas Leoninos procuravam melhorar recordes pessoais. Vários o conseguiram: Sofia Lavreshinha, Olímpia Barbosa, Edson Gomes, Lúcia Martinha, Igor Oliveira, Filipe Marques, Mariana Miranda, Nuno Pereira, David Garcia apresentaram evolução e ultrapassaram anteriores melhores marcas pessoais, o que reflecte qualidade no trabalho e, claro, persistência na luta pelos objectivos. Mas todos os atletas do Sporting CP estão de parabéns pelo esforço e empenho nas provas.

O ‘ETERNO’ JOÃO VIEIRA

Nota final e não menos importante para João Vieira, o ‘eterno’ campeão da marcha. Aos 49 anos, somou mais um título de Campeão Nacional ao currículo, nos dez quilómetros, numa demonstração de que os anos não passam por ele. Mais uma exibição de grande frescura física e mental deste enorme Campeão, um exemplo inspirador para as gerações mais jovens e com uma insaciável vontade de vencer.

INSCRIÇÕES

Treina com quem desperta o melhor em ti.

Aikido, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Bilhar, Boxe, Capoeira, Desporto Adaptado, Esgrima, Esports, Futsal, Ginástica, Goalball, Golfe, Hipismo, Hóquei em Patins, Judo, Karate, Kempo, Kickboxing, Natação, Patinagem de Velocidade, Paintball, Pentatlo Moderno, Pesca Desportiva, Polo Aquático, Rugby, Surf, Skate, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Voleibol, Xadrez

Inscreve-te já

Mais informações: modalidades@sporting.pt

João Vieira continua, aos 49 anos, a somar sucessos na marcha e voltou a ser Campeão Nacional

MODALIDADES GINÁSTICA

ACROBÁTICA LEONINA REPRESENTA PORTUGAL NOS JOGOS MUNDIAIS

GUILHERME HENRIQUES E LARA FERNANDES VÃO PARTICIPAR NO EVENTO QUE IRÁ DECORRER NA

CHINA DE 7 A 17 DE AGOSTO.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: Sérgio Martins

Os Jogos Mundiais, evento destinado a modalidades que não fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos, vão voltar a ter representatividade do Sporting CP. A dupla de ginástica acrobática formada por Guilherme Henriques e Lara Fernandes vai estar ao serviço de Portugal na prova que vai decorrer na cidade de Chengdu, na China, de 7 a 17 de Agosto. A honra de estar na prova, que junta uma restrita elite, já é uma realidade bem concreta no discurso dos dois atletas, em declarações aos meios

de comunicação do Clube. Guilherme Henriques vê a competição na China como um expoente: “É um orgulho incrível, nunca pensei que chegasse tão longe antes de entrar para a ginástica e acho que não estou bem mentalizado da qualidade que temos, mas sei que no futuro vou olhar para trás e vai deixar muitas saudades”.

Para Lara Fernandes, a presença em Chengdu é um sonho tornado realidade: “Estou a sentir-me muito realizada, porque foi uma coisa que quis desde pequena e para mim é um sonho tornado realidade”.

A treinadora Ana Cardoso fala de uma dupla alicerçada no trabalho e na disciplina. “A Lara e o Guilherme estão juntos há três anos, é um grupo que treina muito, seis vezes por semana, seis horas por dia. É duro e não é para todos. São miúdos incríveis, muito focados naquilo que fazem e conseguiram chegar a seniores. Foram ao Campeonato do Mundo de seniores, terminaram em 5.º lugar, o que foi incrível e conseguiram o apuramento para os Jogos Mundiais, que são os Jogos Olímpicos para as modalidades não olímpicas. Só chega lá a ‘nata da nata’, os seis melhores do Mundo e eles conseguiram apurar-se em 5.º lugar, por isso é um sonho tornado realidade”, salientou a treinadora.

Confiança de um para o outro é indispensável para uma dupla que se tem de entender na perfeição é um dos ingredientes para a desejada receita de sucesso e Lara Fernandes acredita que vai “correr muito bem”, sentimento partilhado por Guilherme Henriques.

Para chegar à final e ter direito a um terceiro exercício, a dupla Leonina terá de ficar entre os quatro primeiros em dois exercícios anteriores. Um critério bem exigente e que vai obrigar Lara e Guilherme a estarem perto da perfeição nas qualificações, de 8 de Agosto. A treinadora tem bem claro que vai ser preciso andar nos limites: “Têm dois exercícios, um de equilíbrio, outro de dinâmico e depois, a soma da pontuação desses dois exercícios dos quatro melhores leva ao terceiro exercício, que são as finais e aí tudo pode acontecer”.

Nada pode ser descurado numa prova em que todos os detalhes contam. “É um registo a que não estamos habituados, fazer os três exercícios no mesmo dia. Estamos habituados a treinar assim, mas não em prova. Temos de fazer treinos um pouco diferentes, mas para a nossa motivação, está a correr muito bem e vai correr muito bem”, referiu Guilherme Henriques, completando: “Requer muita destreza. São muitas horas dentro do ginásio a treinar. Não é fácil, mas é assim que tem de ser e eu prefiro que seja assim cá, para depois lá já estar habituado”. Lara Fernandes sabe que a prova num local bem distante geograficamente de Portugal obriga a adaptações: “Tivemos de começar a ir dormir mais cedo para repormos o sono”, completando que “se tudo correr muito bem, pode haver uma medalha”.

Ana Cardoso fala de uma equipa na verdadeira acepção da palavra e com um denominador comum: “Estamos os três muito alinhados, as famílias, o Clube, é um investimento muito grande e estamos todos focados para que tudo corra da melhor maneira. Tem corrido tudo bem, portanto acho que vai ser maravilhoso. Vamos tentar e vamos dar tudo. Lutámos e trabalhámos muito. Vai ser difícil, mas vamos com tudo”.

A dupla Leonina Lara Fernandes e Guilherme Henriques treinou com muito empenho
A dupla Leonina com a treinadora Ana Cardoso (ao centro)

MODALIDADES: GAMEBOX PAVILHÃO JÁ DISPONÍVEL

Desde a última terça-feira que os Sócios do Sporting Clube de Portugal podem renovar ou adquirir a sua Gamebox 2025/2026 para o Pavilhão João Rocha com duas opções:

Gamebox Modalidades

Adesão até 14 de Agosto no valor de 150€ para todos os Sócios elegíveis, com acesso a lugar reservado a todos os jogos incluídos (consultar no site).

Gamebox Eclectic

Adesão até 5 de Setembro no valor de 15€ para todos os Sócios elegíveis, que permite acesso gratuito a todos os jogos incluídos (consultar no site).

Consulta toda a informação sobre de processo de renovação e compra em gamebox.sporting.pt

Contamos contigo para apoiar as modalidades!

INOVAÇÃO: SPORTING CP É O PRIMEIRO CLUBE NO MUNDO

A INTEGRAR A SAMSUNG WALLET

O Sporting Clube de Portugal foi escolhido pela Samsung para ser o primeiro clube, a nível mundial, a integrar a Samsung Wallet.

Esta parceria surge após o Sporting CP ter sido pioneiro no lançamento do e-Cartão de Sócio/Gamebox o ano passado, que permitiu aos Sócios a integração nas carteiras digitais dos seus telemóveis, e respectiva utilização da tecnologia NFC para entrada mais fácil e rápida no Estádio José Alvalade. A Samsung Wallet disponibiliza uma solução integrada que promete transformar a forma como os portugueses fazem pagamentos (Samsung Pay), utilizam bilhetes de eventos, dispõem dos seus cartões de fidelização e cupões, viajam com os seus cartões de embarque, acedem à sua viatura e muito mais. Disponível com um simples deslizar para cima (swipe-up) no ecrã do Galaxy smartphone e sob a protecção da mais avançada tecnologia de segurança KNOX, a Samsung Wallet permite ainda uma gestão das suas passwords (Samsung Pass) de forma segura através da sua impressão digital. “A expansão das capacidades da carteira digital Samsung Wallet em Portugal representa um passo importante na nossa missão de simplificar o dia-a-dia dos nossos utilizadores. Este marco a nível internacional, de sermos o primeiro país a contar com um clube como o Sporting CP, é exemplo de como a Samsung vê um potencial enorme no mercado português. Com o propósito de aportar valor aos utilizadores, através da substituição da carteira física pela carteira digital, reforçamos, mais uma vez, o nosso compromisso com a inovação, oferecendo uma solução integrada e segura, adaptada às necessidades dos portugueses”, afirmou Nuno Parreira, Country Manager da Samsung Portugal. Até ao final de 2025, as funções vão estar, também, disponíveis nos Samsung Galaxy Watch, expandindo a conveniência para os wearables

André Bernardo, Chief Strategy and Operations Officer do Sporting CP, mostrou também a sua satisfação com esta parceria: “É um enorme elogio para o trabalho de vanguarda que o Sporting CP tem vindo a fazer em algumas áreas ter tido este convite da Samsung. É uma das maiores marcas do mundo de tecnologia, e é um orgulho ser o primeiro clube a nível mundial a integrar a Samsung Wallet.”

FUTSAL: DÉRBI DA SUPERTAÇA

A 2 DE SETEMBRO EM GONDOMAR

O jogo da Supertaça de futsal, em que o Sporting CP vai defrontar o SL Benfica, está marcado para o dia 2 de Setembro, às 19h30 em Gondomar.

Na Liga, a formação de Nuno Dias começa a prova com jogo em Torres Vedras, frente ao SCU Torreense, ditou o sorteio.

A formação de Nuno Dias começa a Liga no fim-de-semana de 6 e 7 de Setembro e no fim-de-semana a seguinte (13 ou 14), o conjunto Leonino vai receber o SC Braga, no Pavilhão João Rocha.

O primeiro dérbi será na 5.ª jornada, com o Sporting CP a deslocar-se a casa do SL Benfica.

Na segunda volta, à 16.ª jornada, o Sporting CP vai receber o SL Benfica no Pavilhão João Rocha.

LUTO POR ANTÓNIO LOPES VAZ

O Sporting Clube de Portugal e o Jornal

Sporting manifestam o seu profundo pesar pelo falecimento de António Lopes Vaz, que partiu aos 79 anos de idade.

Guarda-redes da equipa principal de futebol do Sporting CP nas épocas de 1979/1980 e 1980/1981, António Lopes Vaz sagrou-se Campeão Nacional ao serviço do Clube, deixando a sua marca numa página vitoriosa da nossa história.

Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Clube e o Jornal

Sporting endereçam as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto atleta de Leão ao peito.

JORNAL SPORTING COM ALTERAÇÕES

Online na quinta feira, nas bancas na sexta feira

O Sporting Clube de Portugal informa que, a partir desta semana, o Jornal Sporting vai sofrer ligeiras alterações.

A edição semanal vai continuar a estar disponível de forma gratuita às quintas-feiras em sporting.pt/jornal-gratis. Nas bancas, contudo, o Jornal Sporting vai passar a estar disponível apenas às sextas-feiras.

Estas alterações prendem-se com mudanças ao nível da impressão e distribuição às quais o Clube é alheio.

O Sporting CP e o Jornal Sporting agradecem a compreensão dos Sócios e leitores da publicação verde e branca.

RESULTADOS

ANDEBOL MASCULINO

Seniores Jogo Prep.

Sporting CP 40-19 AA Avanca

AUTOMOBILISMO

MASCULINO

2RM Rali da Madeira

Geral

11.º Rafael Cardeira / Luís Boiça 3h00’53’’9 (+1h00’08’’3)

ATLETISMO

MASCULINO

Seniores Camp. Portugal

100 m

1.º Delvis Santos 10››12 - CAMP. NAC. / REC. CAMP.

3.º Carlos Nascimento 10››35

5.º Igor Oliveira 10››48 - REC.

MUNDIAL T20

6.º Willian Costa 10››56

15.º Guilherme Ribeiro 10››98

110 m barr.

1.º Edson Gomes 13››66 - CAMP. NAC. / REC. PESSOAL Abdel Larrinaga DNF (14’’15 elim.)

Célio Quaresma DNF (14’’93 elim.)

200 m

1.º Delvis Santos 20››82 - CAMP. NAC.

5.º Rafael Jorge 21››25

8.º Igor Oliveira 21››83

AGENDA

ANDEBOL

QUINTA, 7 DE AGOSTO

20H30 Seniores M

CB Cangas vs. SPORTING CP

Meias-finais Torneo Interpontes

Pav. Mun. Dep. Pontevedra (Pontevedra, Espanha)

SEXTA, 8 DE AGOSTO

18H30 / 20H30 Seniores M

SPORTING CP vs. CB Cisne / CS

Dinamo București

3.º/4.º lug. e Final Torneo Interpontes

Pav. Mun. Dep. Pontevedra (Pontevedra, Espanha)

TERÇA, 12 DE AGOSTO

20H00 Seniores M

SPORTING CP vs. CF “Os Belenenses”

Troféu Stromp

Pavilhão João Rocha

ATLETISMO

QUINTA, 7 DE AGOSTO

8H50 Sub-20

RUI SERRAS, CAROLINA

CORREIA e LARA COSTA

Camp. Europa

Ratinan Stadion (Tampere, Finlândia)

10.º Wilson Pedro 22››02

400 m

1.º Omar Elkhatib 45››52CAMP. NAC. / REC. CAMP.

2.º João Coelho 45››73

5.º Rafael Jorge 46››84

15.º João Penacho 49››68

400 m barr.

1.º Diogo Barrigana 50››30 CAMP. NAC.

2.º Duarte Fernandes 51››23

8.º Simão Bernardo 54››87

9.º Filipe Marques 54››90

10.º Tomás Gonçalves 54››99

12.º Márcio Alves 56››35

Lucas Cristo DSQ

800 m

2.º Nuno Pereira 1›46››49 - REC. PESSOAL

3.º David Garcia 1›46››88 - REC. PESSOAL

Alexandre Lucas DNF

Mauro Pereira DNF

1500 m

2.º João Santos 3›57››74

3.º Alexandre Lucas 3›58››08

8.º Rui Mineiro 4›05››25

3000 m obst.

2.º Ricardo Barbosa 8›54››51

Afonso Oliveira DNF

5000 m

Alex Macuácua DNF

Nuno Pereira DNF

Rúben Amaral DNF

10000 m marcha

1.º João Vieira 41›35››17 CAMP. NAC.

2.º Tiago Ramos 42›29››94

4x400 m

1.º Sporting CP (Tomás Gonçalves, Márcio Alves, Lucas Cristo e Duarte Fernandes) 3’21’’11 - CAMP. NAC.

Altura

1.º Diogo Oliveira 2,11 mCAMP. NAC.

Vara

2.º Carlos Pitra 5,10 m

7.º Gonçalo Uva 4,55 m

Comprimento

3.º André Pimenta 7,29 m

5.º Marcos Lara 7,19 m

8.º Célio Quaresma 6,76 m

Triplo

1.º Tiago Pereira 16,15 mCAMP. NAC.

4.º Rinelmo Sami 15,33 m

8.º Tomás Figueiras 13,78 m

Peso

1.º Tsanko Arnaudov 20,38 mCAMP. NAC.

Dardo

2.º João Fernandes 72,08 m

3.º Ilírio Nazaré 65,33 m

Disco

2.º Edujose Lima 57,68 m

Decatlo

3.º Eduardo Neves 6324 pts

4.º Gonçalo Alegria 5884 pts

FEMININO

Seniores Camp. Portugal

100 m

1.º Lorène Bazolo 11››24 CAMP. NAC.

4.º Beatriz Andrade 11››63

9.º Lurdes Oliveira 12››17

11.º Ana Sofia Alves 12››34

14.º Patrícia Rodrigues 12››38

21.º Mariana António 12››59

100 m barr.

1.º Olímpia Barbosa 13››15CAMP. NAC. / REC. PESSOAL

9.º Letícia Rosário 14››70

200 m

1.º Lorène Bazolo 23››01CAMP. NAC.

5.º Lurdes Oliveira 24››57

6.º Beatriz Andrade 24››75

13.º Inês Alves 25››59

14.º Ana Sofia Alves 25››75

400 m

1.º Sofia Lavreshina 52››89CAMP. NAC.

2.º Carina Vanessa 54››15

3.º Clara Martinha 56››01

5.º Lúcia Martinha 56››37

7.º Inês Alves 56››69

9.º Maria Poppe 57››90

13.º Carina Paim 1›03››56

400 m barr.

2.º Juliana Guerreiro 58››446

3.º Sofia Lavreshina 58››447

4.º Lúcia Martinha 1›01››67

800 m

8.º Maria Poppe 2›13››55

10.º Teresa Delfino 2›14››34

Juliana Guerreiro DNF

1500 m

5.º Marta Castro 4›41››29

5000 m

7.º Maria Bernardo 18›49››83 10000 m marcha

2.º Carolina Costa 48›45››87

3.º Margarida Sá 49›09››86

4x100 m

1.º Sporting CP (Letícia Rosário, Ana Sofia Alves, Mariana António e Beatriz Andrade) 47’’03CAMP. NAC.

4x400 m

1.º Sporting CP (Inês Alves, Maria Poppe, Teresa Delfino e Vera Barbosa) 3’51’’38 - CAMP. NAC.

Altura

2.º Marta Araújo 1,73 m

3.º Mariana Miranda 1,68 m Vara

2.º Filipa Dinis 3,40 m

6.º Marta Semblano 3,05 m Comprimento

2.º Evelise Veiga 6,45 m

10.º Naycira Varela 5,11 m Triplo

7.º Naycira Varela 11,28 m Peso

1.º Auriol Dongmo 18,71 mCAMP. NAC.

2.º Jéssica Inchude 18,43 m

4.º Lafaete Saraiva 12,19 m Dardo

1.º Cláudia Ferreira 47,74 mCAMP. NAC.

3.º Marta Trovoada 44,25 m Disco

1.º Liliana Cá 61,21 m - CAMP. NAC.

6.º Lafaete Saraiva 38,14 m Martelo

2.º Catarina Flor 55,12 m

SEXTA, 8 DE AGOSTO

8H10 Sub-20

STELA FERNANDES, MIGUEL

VILLAMUDRIA, EMA SIMÃO e RUI SERRAS

Camp. Europa

Ratinan Stadion (Tampere, Finlândia)

SÁBADO, 9 DE AGOSTO

9H00 Seniores

SPORTING CP

IFAM Outdoor Oordegem

Grote steenweg (Oordegem, Bélgica)

10H50 Sub-20

CLARA MARTINHA, MARGARIDA OLIVEIRA, MIGUEL

VILLAMUDRIA, BERNARDO FERREIRA, STELA FERNANDES e RUI SERRAS

Camp. Europa

Ratinan Stadion (Tampere, Finlândia)

13H30 Seniores

SPORTING CP

Meeting Int. Lançamentos

Centro Nac, Lançamentos (Leiria)

DOMINGO, 10 DE AGOSTO

10H00 Seniores

SPORTING CP

Meeting Int. Lançamentos

Centro Nac, Lançamentos (Leiria)

11H05 Sub-20

EMA SIMÃO, BERNARDO

FERREIRA, MIGUEL

VILLAMUDRIA, CLARA

MARTINHA e MARGARIDA

OLIVEIRA

Camp. Europa

Ratinan Stadion (Tampere, Finlândia)

15H05 Seniores F

AURIOL DONGMO e EVELISE

VEIGA

Folksam GP Sollentuna

Sollentunavallen (Sollentuna, Suécia)

FUTEBOL

SEXTA, 8 DE AGOSTO

20H15 Seniores M

Casa Pia AC vs. SPORTING CP

1.ª jorn. Liga Portugal

Estádio Mun. Rio Maior

SÁBADO, 9 DE AGOSTO

11H00 Seniores F

SPORTING CP vs. Athletic Bilbao

Jogo Apresentação

Estádio Aurélio Pereira

14H00 Equipa B M

SCU Torreense vs. SPORTING CP

1.ª jorn. Liga 2

Estádio Manuel Marques (Torres Vedras)

17H00 Sub-19 M

SPORTING CP vs. UD Leiria

1.ª jorn. 1.ª fase / Sul Camp. Nac. 1.ª div. S19

Estádio Aurélio Pereira

DOMINGO, 10 DE AGOSTO

11H00 Sub-17 M SPORTING CP vs. Vitória FC 1.ª jorn. 1.ª fase / Sul Camp. Nac. 1.ª div. S17

Estádio Aurélio Pereira

17H00 Sub-23 M

CF Estrela A. vs. SPORTING CP 1.ª jorn. 1.ª fase / SB Liga Revelação

Estádio das Seixas (Malveira)

FUTSAL

DOMINGO, 10 DE AGOSTO

20H30 Seniores M

SPORTING CP vs. Eléctrico FC

Troféu Stromp

Pavilhão João Rocha

GINÁSTICA

SEXTA, 8 DE AGOSTO

11H00 Acrobática

LARA FERNANDES e GUILHERME

HENRIQUES

Jogos Mundiais

Dong’an Lake Sports Park Multi-

Function Gymnasium (Chengdu, China)

GOLFE

SEXTA, 8 DE AGOSTO

8H30 Individual SPORTING CP Open de Verão Amendoeira Golf Resort (Alcantarilha)

SÁBADO, 9 DE AGOSTO

9H00 Individual SPORTING CP

Zona D Liga Nac. Pitch & Putt Amendoeira Golf Resort (Alcantarilha)

18H00 Individual

SPORTING CP

Open de Verão Pitch & Putt Amendoeira Golf Resort (Alcantarilha)

NATAÇÃO

DOMINGO, 10 DE AGOSTO

12H15 Vários escalões

SPORTING CP

Prova de Mar de Lagoa “Jorge Lamy” Praia Grande (Ferrragudo)

PESCA DESPORTIVA

SEXTA, 8 DE AGOSTO

9H00 Água doce, Bóia JOÃO P. PEREIRA, PEDRO MARQUES e TOMÁS CUNHA Camp. Mundo Esperanças Mérida (Espanha)

SÁBADO, 9 DE AGOSTO

9H00 Água doce, Bóia JOÃO P. PEREIRA, PEDRO MARQUES e TOMÁS CUNHA Camp. Mundo Esperanças Mérida (Espanha)

TIRO

QUINTA, 7 DE AGOSTO

9H00 Individual JOÃO COSTA Camp. Europa MLAIC Comp. Tiro Fervença (Fervença, Barcelos)

SEXTA, 8 DE AGOSTO

9H00 Individual JOÃO COSTA Camp. Europa MLAIC Comp. Tiro Fervença (Fervença, Barcelos)

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

ATÉ 70%

*Vai já à Loja Verde ou a lojaverde.sporting.pt. Campanha válida até 31/8/25. Consulta as condições nas FAQ.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.