Contratações e renovações em massa no futebol, andebol, hóquei em patins, futsal e voleibol PÁGS. 6-26
ATLETISMO
Emmanuel Eseme confiante numa boa prestação nos Campeonatos Nacionais de clubes deste fim-de-semana PÁG. 15
Ambição renovada no regresso ao trabalho das Leoas na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete PÁG. 13
PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTORA: MAFALDA BARBOSA • MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: FILIPA SANTOS LOPES FALOPES@SPORTING.PT; MARIA GOMES DE ANDRADE MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS • NQSIMAS@SPORTING.PT; XAVIER COSTA XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES • JBTORRES@ SPORTING. PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA, S.A., QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)
A MEMORÁVEL CONQUISTA DA TAÇA CERS
COM REVIRAVOLTA CHEIA DE PUJANÇA
SPORTING CP VENCEU HOCKEY NOVARA NO JOGO DA SEGUNDA MÃO DA FINAL POR 11-3 DEPOIS DE TER PERDIDO EM ITÁLIA POR 4-1. NAVE DE ALVALADE TOTALMENTE CHEIA AJUDOU LEÕES A VIRAREM A DESVANTAGEM COM UMA EQUIPA ORIENTADA PELO MAGO ANTÓNIO LIVRAMENTO E COM UMA SEGUNDA PARTE FULGURANTE. O SPORTING CP ASSINALAVA, COM A VITÓRIA NA TAÇA CERS, A CONQUISTA DE TODAS AS PROVAS EUROPEIAS POR PARTE UM CLUBE PORTUGUÊS DEPOIS DA TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES EUROPEUS E DA TAÇA DAS TAÇAS.
Estávamos a 7 de Julho de 1984 e o palco era a histórica Nave de Alvalade. A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebia o todo-poderoso Hockey Novara, uma parada de estrelas e base da selecção italiana que, curiosamente, um ano depois viria a conquistar o Mundial de Selecções.
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Museu Sporting –Centro de Documentação
Uma noite para mais tarde recordar e que esta semana recordamos nas páginas do Jornal Sporting
Jogava-se a final da Taça CERS, a duas mãos, e o primeiro jogo não tinha sido de boa-memória, dado
o desaire por 4-1 sofrido na cidade do norte de Itália.
Mas, claro, havia uma réstia de esperança para o jogo em casa do Sporting CP, também acesa por um ambiente frenético e de enorme apoio criado numa Nave de Alvalade lotadíssima.
Era preciso, em primeira instância, anular a desvantagem de três golos e, depois, partir em busca da reviravolta.
O resto foi história e uma noite à
Sporting CP, que entrou e saiu indomável do jogo. Entrou irresistível com quatro golos sem resposta da formação italiana, que ainda reduziu para 4-1 e empatou momentaneamente a eliminatória, mas o Sporting CP estava intratável e somou mais sete golos, para um inesquecível 11-3 no final do jogo para os Leões orientados pelo sempre genial António Livramento, à data o treinador da brava e talentosa equipa verde e branca.
DOIS GOLOS EM DOIS MINUTOS E SAI
No rinque, uma das figuras era um jovem na altura de 19 anos, de nome Sérgio Nunes, um avançado que estava em noite de franca inspiração. “Foi um dia lindo e histórico. No meu caso, posso dizer que só joguei dois minutos e que nesse espaço de tempo fiz dois golos e sofri uma grande penalidade. Passámos de 4-1 para 7-1, o Livramento tirou-me logo a seguir, para me proteger. Era um treinador brilhante, de uma sabedoria incrível, que fazia crescer qualquer jogador que lhe passasse pelas mãos. Tirou-me porque sabíamos que o que tinha feito erra irrepetível, eu estava endiabrado nesse jogo e assim fui aclamado pelos Sportinguistas. É uma noite que me deixa muitas saudades, numa Nave em que não cabia mesmo mais ninguém, num ambiente até difícil de respirar, porque na altura os espectadores podiam fumar nas bancadas. Foi um jogo do qual ainda hoje me recordo com muito carinho”, disse Sérgio Nunes, relembrando ainda: “Marquei dois golos em que fintei toda a gente. Estava realmente endiabrado”. Na bancada estava Gilberto Borges, antigo coordenador do hóquei em patins do Sporting CP, na altura
SCP_FESTAS ANIVERSARIO_MP.pdf 3 16/01/2025 16:21
FESTAS DE
Agora podes fazer a tua festa de aniversário com o Sporting CP!
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL
GIORGI KOCHORASHVILI APRESENTADO
MÉDIO GEORGIANO ASSINOU ATÉ 2030 E ESTÁ “A VIVER UM SONHO”, ASSEGUROU NAS PRIMEIRAS PALAVRAS DE VERDE E BRANCO.
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: João Pedro Morais
Giorgi Kochorashvili, médio de 26 anos, foi apresentado no último domingo como reforço da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal.
Natural da Geórgia, país pelo qual é internacional sénior desde 2023, o novo Leão assinou um vínculo válido até 2030, tendo agora uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Giorgi Kochorashvili chega a Alvalade proveniente do Levante UD, com quem conquistou o título do segundo escalão espanhol em 2024/2025. Também em Espanha, onde chegou em 2017, vestiu as camisolas de Girona FC, CF Peralada e CD Castellón. Nas primeiras palavras de Leão ao peito, o futebolista começou por falar sobre o Capitão América, super-herói que serve de inspiração - quando festeja golos, Giorgi Kochorashvili repete o gesto da personagem da Marvel. “Na história do Capitão América, diziam que ele era fraco, que não estava preparado. Depois, transformaram-no e salvou o mundo, ajudou as pessoas. Quando faço essa celebração, é para as crianças a quem dizem que não estão preparados para o desafios. O que lhes digo é que se eu consegui e se o Capitão América conseguiu, vocês também conseguem. É preciso acreditar, trabalhar muito e ter disciplina”, referiu em declarações aos meios de comunicação Leoninos. No Sporting CP, vai ter a oportunidade de
se estrear na UEFA Champions League, “o sonho de todas as crianças”: “Quando era mais novo, sonhava em um dia ser possível. Não me deixavam ver os jogos da UEFA Champions League porque era muito tarde e precisava de dormir, mas agora estou a viver um sonho. Só quero ajudar porque o trabalho da equipa é o mais importante. Sei que posso acrescentar dentro e fora de campo”.
Sobre os primeiros tempos a trabalhar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, Giorgi Kochorashvili assegurou que as impressões iniciais foram as melhores possíveis.
“Todos os companheiros me receberam muito bem, como se fosse um irmão ou um filho. Quando entras numa casa nova, sentes-te diferente, mas em um dia ou dois fizeram-me sentir como um deles”, revelou.
O novo jogador às ordens de Rui Borges “já sabia que o Sporting CP era um clube grande” antes de assinar, “até pela massa adepta que tem” e a maior vontade é a “de entrar em campo e celebrar com os adeptos”.
“Claro que vamos ter dificuldades, mas sei que, se estivermos juntos, podemos dar continuidade ao que tem sido feito. Vou trabalhar para demonstrar que tenho valor para vestir esta camisola, que é o mais importante, juntamente com o emblema”, adicionou. No que diz respeito às suas características, Giorgi Kochorashvili procura “melhorar a cada ano, principalmente nos detalhes”, e considera-se um médio “que dá tudo na defesa e no ataque, que tenta controlar o ritmo de jogo e chegar bem à área”.
“Todos gostamos de marcar golos, mas o mais importante é ajudar os meus companheiros onde for preciso. Se um lateral ou um extremo precisar, lá estarei. Quero ser um jogador que acrescenta aos seus companheiros. As palavras que mais gosto são perseverança e resiliência. Vamos ter dificuldades, mas vou trabalhar todos os dias
para as superar”, prometeu. Por fim, Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Desfrutem muito. Vamos lutar e continuem a ter confiança. O mais importante nas nossas vidas é desfrutar do que fazemos. Vamos fazer a nossa parte e acredito que vai ser muito bonito”.
BILHETE
DE IDENTIDADE
NOME GIORGI KOCHORASHVILI
DATA DE NASCIMENTO 29/06/1999 (26 ANOS)
NACIONALIDADE GEORGIANA
POSIÇÃO MÉDIO
CLUBES ANTERIORES FC SABURTALO, GIRONA FC, CF PERALADA, LEVANTE UD E CD CASTELLÓN
INTERNACIONAL PELA GEÓRGIA
Giorgi Kochorashvili festeja ao estilo do Capitão América
O mais recente Leão com Frederico Varandas no momento da apresentação
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL
JOÃO SIMÕES É LEÃO ATÉ 2030
COM A AMBIÇÃO DE CONTINUAR A CRESCER DE LEÃO AO PEITO, JOÃO SIMÕES RENOVOU CONTRATO POR MAIS CINCO ANOS, REFORÇANDO O COMPROMISSO COM O CLUBE ONDE SE FORMOU E ONDE QUER ESCREVER “UMA GRANDE HISTÓRIA”. A CLÁUSULA DE RESCISÃO FOI FIXADA NOS 80 MILHÕES DE EUROS.
Texto: Filipa Santos Lopes
Fotografia: João Pedro Morais
João Simões renovou contrato com o Sporting Clube de Portugal até 2030. O jovem jogador de 18 anos, que se estreou pela equipa principal na última temporada, vai continuar de Leão ao peito, assinando um novo vínculo que contempla, ainda, uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros. “É uma grande felicidade. Faz-me lembrar quando era sub-14 e tinha o sonho de chegar à equipa principal. Renovar contrato com este Clube é um sentimento muito forte e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade enorme. Por isso, estou muito feliz e vou continuar a trabalhar”, começou por dizer o bicampeão nacional, em declarações aos meios do Clube.
Este passo representa mais um marco no percurso de João Simões, que chegou ao Sporting CP com apenas 11 anos e, ainda muito jovem, traçou dois grandes objectivos: estrear-se pela equipa principal e ser campeão nacional. Aos 18 anos, viu ambos concretizarem-se, mas garante que a ambição está longe de terminar.
“Agora, é continuar a conquistar títulos por este Clube, a ganhar jogos e a mostrar trabalho. Todos sabemos que o Sporting CP é um Clube muito grande, com uma história enorme. Por isso, é querer sempre mais”, assegurou.
A renovação do contrato, aliada às recentes conquistas, acarreta também novas responsabilidades – algo que João Simões assume com naturalidade.
“Conquistámos algo histórico e queremos continuar esse caminho. Sabemos o que temos de demonstrar sempre que entramos em campo com este equipamento, com este símbolo ao peito. Sabemos que temos de dar tudo pelo nosso Clube, pelos nossos adeptos. Por isso, é melhorar o que ainda há para melhorar”, vincou.
Capitão da geração de 2007 que se
sagrou campeã nacional de sub-15, João Simões é hoje um dos rostos dessa fornada de talentos –como Geovany Quenda e Eduardo Felicíssimo – que começa a brilhar na equipa principal. O médio destacou a atitude dos jovens Leões como um dos segredos do sucesso.
“Acho que é a nossa alegria a jogar, a nossa responsabilidade e sabermos o que queremos. Entrar em campo com este símbolo e este equipamento exige dar tudo. Foi o que sempre fizemos: dar tudo pelo Sporting CP e ser felizes em campo, que é o mais importante”, frisou.
A viver um sonho, foi com ele no horizonte que, com apenas 11 anos, trocou o Algarve por Lisboa. Um percurso que recorda com carinho, sem esquecer dois nomes marcantes na chegada à Academia. “É de loucos, não é? Passou tudo muito rápido. Há um tempo estava a entrar na Academia, pequenino. Estava o senhor Aurélio a receber-me, a doutora Aida [Ramos, do gabinete de psicopedagogia da Academia] a cuidar de mim, a dizer-me para estudar e tirar boas notas. E agora estou a ficar mais velho. Não digo ainda um homem,
porque ainda sou jovem, mas cheguei aqui um menino e estou a crescer. Sou muito feliz aqui. O Sporting CP tem-me dado tudo e tenho de retribuir em campo”, sublinhou.
Por isso, ao olhar para trás, deixa uma mensagem simbólica ao menino que chegou cheio de sonhos. “O que lhe quero dizer é: ainda bem que ele não desistiu e conseguiu chegar onde sempre sonhou.”
Orgulhoso das suas raízes e sempre com a família no pensamento, João Simões revelou ainda qual o conselho que mais ouve em casa. “Os
meus pais dizem-me sempre duas coisas: que seja feliz e que tenha juízo. Tenho de aumentar sempre a fasquia e tentar melhorar por eles”, apontou. Por isso, e apesar de um início de carreira já recheado de conquistas, João Simões mantém os pés bem assentes no chão. “Quero muito mais. Quero melhorar mais. Sei que já conquistei algo muito bom, mas também sei que ainda falta muito para chegar onde quero e para fazer uma grande história no Sporting CP. Por isso, quero continuar a trabalhar e, com calma, tudo vai ao sítio”, garantiu. Reconhecido pela maturidade acima da média, o jovem médio acredita que tanto o ambiente familiar como a mudança precoce de cidade foram determinantes para esse crescimento.
“A base familiar é muito importante. Tenho um irmão mais velho que também joga futebol, por isso andei sempre com os mais velhos. Isso obrigou-me a crescer mais depressa. Além disso, tive de começar a viajar muito novo, aos 11 ou 12 anos, do Algarve para Lisboa com o Gabi [Gabriel Silva], de autocarro. Tudo isso fez-me crescer e amadurecer. A base familiar foi fundamental para ter essa tal maturidade”, explicou.
Agora, com o arranque da temporada 2025/2026 à porta, João Simões não esconde a ansiedade de voltar à competição, depois da lesão que o afastou dos relvados a 19 de Fevereiro.
“Já são alguns meses fora. Foi uma aprendizagem importante, apesar de difícil. Mas a fome continua, talvez até maior. Por isso, só quero que comece a nova época para poder ajudar o nosso Clube e a nossa equipa.”
A terminar, o jovem médio deixou uma promessa aos adeptos Sportinguistas. “Posso prometer trabalho e compromisso com este Clube. Vou dar sempre tudo em campo, por este equipamento, por este símbolo e pelo título de campeão que temos ao peito”, finalizou.
O jovem de 18 anos na Academia Cristiano Ronaldo, casa que é sua há sete anos
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL
TRABALHOS NÃO PARAM EM ALCOCHETE
VÁRIOS INTERNACIONAIS INTEGRARAM A PRÉ-TEMPORADA NOS ÚLTIMOS DIAS. EQUIPA PREPARA-SE PARA SEGUIR PARA ESTÁGIO NO ALGARVE.
Texto: Filipa Santos Lopes, Luís Santos Castelo, Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais
A pré-temporada da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal continua a todo o gás e contou com várias novidades desde a última semana.
Logo na sexta-feira da semana passada, os Leões de Rui Borges regressaram aos treinos depois da folga e, antes do início da sessão, jogadores, equipa técnica e staff juntaram-se no relvado para cumprir um minuto de silêncio em homenagem a Diogo Jota e André Silva. A maior novidade foi a presença de Ousmane Diomande, que já integrou o grupo, e a participação dos jovens Samuel Justo, Guilherme Pires e Lucas Taibo. No sábado, um treino conjunto com a equipa B resultou numa vitória dos mais velhos por 5-2. A sessão teve duas partes de 35 minutos e os golos da equipa principal foram apontados por Lucas Anjos (dois), Rodrigo Ribeiro, Alisson Santos e um autogolo. Do lado da equipa B, facturaram Paulo Cardoso e Paulo Iago. Todos os jogadores disponíveis foram utilizados, com o onze inicial a ser composto por: Diego Calai, Hidemasa Morita, Alisson Santos, Geny Catamo, Rayan Lucas, Rafael Pontelo, David Moreira, Eduardo Quaresma, Manuel Mendonça, Diogo Travassos e Rodrigo Ribeiro. Domingo houve folga e segunda-feira foi dia de regresso de alguns dos jogadores que estiveram a representar as respectivas selecções nacionais. Nesse sentido, Rui Silva, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão, Maxi Araújo, Franco Israel, Morten Hjulmand e Zeno Debast voltaram à Academia Cristiano Ronaldo e integraram a pré-temporada dos Bicampeões Nacionais. Cada vez mais composta e preparada, a equipa voltou a treinar terça e quarta-feira, continuando hoje, quinta. No fim-de-semana, o Sporting CP segue para o Algarve para o habitual estágio que vai contar com jogos diante de Celtic FC e Sunderland AFC.
O capitão Morten Hjulmand foi um dos vários internacionais que se apresentaram ao trabalho na segunda-feira
IVÁN FRESNEDA: “PRÉ‑ÉPOCA ESTÁ A CORRER MUITO BEM”
Na terça-feira, Iván Fresneda falou aos meios de comunicação Leoninos e mostrou-se totalmente focado nos desafios que se avizinham com a camisola do Sporting CP. Depois de um período de férias importante para recarregar baterias, o camisola 22 já só pensa em… ganhar. “Gosto muito de estar de férias, de aproveitar com a família e amigos, mas nunca deixei de pensar em voltar para fazer mais história com o Sporting CP”, começou por dizer o jogador, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
Ainda a adaptar-se ao ritmo da pré-época, Fresneda destacou o ambiente positivo e a confiança de toda a equipa. “Os primeiros dias são sempre mais difíceis, temos de nos adaptar, mas está a correr muito bem. Vejo a equipa confiante no que temos pela frente”, referiu o lateral. Sob as ordens de Rui Borges, que orienta pela primeira vez os trabalhos de pré-temporada no Sporting CP, o jovem internacional sub-21 espanhol acredita que este período será uma mais-valia para o técnico e para a equipa. “É muito bom para ele e mais ainda para nós, porque aproveitamos para fazer tudo bem desde o início, como o mister e o staff técnico querem”, ressaltou.
À entrada para a sua terceira temporada em Alvalade, Iván Fresneda olha para trás com orgulho e relembra a forma como foi recebido. “Quando cheguei, há dois anos, senti que esta equipa era uma família. Mudaram jogadores desde então, uns saíram, outros chegaram, mas o núcleo manteve-se. Todos os que vêm da formação ou da equipa B sentem-se confortáveis porque são bem acolhidos, desde os mais experientes até aos mais novos. Nunca encontrei uma equipa tão boa”, elogiou.
Além de se assumir como mais uma peça na integração dos reforços que vão chegando, o lateral reconhece que também continua a aprender com os colegas mais experientes. “Ainda recebo conselhos dos que estão cá há mais tempo e já conquistaram muito, mas é verdade que, ao fim de duas épocas e com os títulos que já atingimos, alguma coisa posso também transmitir”, revelou.
Ambição é, não esconde, a palavra de ordem para 2025/2026, num grupo que quer manter a linha vencedora dos últimos anos. “A responsabilidade que temos só por representar o Sporting CP já é muito grande. Vai ser mais difícil, é verdade, mas vamos lutar por tudo, porque é isso que exigem este Clube e esta história”, garantiu ainda Iván Fresneda.
O estágio no Algarve será o próximo passo na preparação da nova temporada, e o espanhol deixou um apelo aos adeptos. “A equipa já está com muita vontade de disputar esses jogos, de ver os Sportinguistas. Convido todos para irem lá assistir aos encontros. Já estamos há mais de um mês sem vocês e precisamos muito do vosso apoio. Acredito que muitos vão estar lá. Até já!”, atirou.
O lateral reforçou ainda a importância dos jogos de preparação que os Leões vão realizar em solo algarvio. “Haverá tempo para pensar na Supertaça, mas tudo começa agora, com o trabalho diário e o foco em cada treino”, concluiu.
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
QUATRO RENOVAÇÕES PARA ARRANCAR A ÉPOCA
CAROLINA PIMENTA, JOANA MARTINS, CLÁUDIA NETO E BRENDA PÉREZ ASSINARAM NOVOS VÍNCULOS COM O SPORTING CP EM VÉSPERAS DO ARRANQUE DE 2025/2026.
Texto: Filipa Santos Lopes, Luís Santos Castelo, Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva, João Pedro Morais
2025/2026 já começou para a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal e os dias que antecederam revelaram quatro renovações entre as comandadas de Micael Sequeira: Carolina Pimenta, Joana Martins, Cláudia Neto e Brenda Pérez vão continuar a vestir de verde e branco.
CAROLINA PIMENTA É APOSTA
No momento da assinatura da renovação, a lateral-direita internacional sub-19 por Portugal não escondeu a sua satisfação total por dar este passo em frente. “Representar estas cores, este clube e esta família é uma honra e uma sensação inexplicável. É algo que me orgulha muito e estou muito contente por poder continuar a fazê-lo durante mais anos”, enalteceu, após renovar contrato até 2027, mas com mais uma época de opção.
Na temporada transacta, em 2024/2025, Carolina Pimenta alinhou sobretudo pela equipa B Leonina (16 jogos e um golo marcado), mas fez também a sua estreia absoluta no plantel principal do Sporting CP ao ter sido suplente-utilizada numa jornada da Liga e, ainda, num jogo da Taça da Liga. Momentos que guarda com muito carinho, embora aponte com ambição redobrada a 2025/2026.
“Desde que cheguei ao Sporting CP, ainda no Pólo EUL, dei sempre o meu máximo e ter tido a oportunidade de me estrear e estar junto a jogadoras incríveis foi inexplicável. Espero ter ainda mais oportunidades e mais minutos de jogo”, atirou a lateral de 19 anos, que já tem objectivos bem definidos para a nova temporada.
“A nível pessoal, quero afirmar-me na equipa principal e colectivamente temos de ganhar tudo o que seja possível”, traçou, acrescentando: “Vou dar sempre o melhor de mim e espero que seja uma boa época”.
Carolina Pimenta é, assim, mais uma aposta fruto da formação verde e branca.
A médio de 24 anos renovou e prolongou a ligação iniciada em 2016 por mais três temporadas, até 2028.
Um dos nomes mais representativos do plantel feminino de futebol, Joana Martins conquistou já duas Ligas, duas Supertaças e duas Taças de Portugal, estando agora prestes a iniciar a sua décima temporada de Leão rampante ao peito.
“Estar no Sporting CP é sempre um motivo de orgulho, ainda para mais por ser um Clube que me viu crescer. Esta vai ser já a minha décima época a representar o Sporting CP e é sempre uma decisão fácil quando se trata deste emblema”, começou por dizer a camisola 7, destacando a ambição com que encara a nova temporada.
“É um ciclo novo, mas o mesmo ADN. Entramos sempre em todos os jogos para ganhar e há um título em especial que nos escapa há algum tempo. Queremos muito trazê-lo para casa e vamos trabalhar nesse sentido com certeza absoluta”, apontou, referindo-se, claro, ao Campeonato Nacional.
Mais experiente, Joana Martins assume também a missão de transmitir esse ADN Leonino a quem chega.
“Sou uma das jogadoras há mais tempo no Clube e isso traz-me outra responsabilidade, mas é uma responsabilidade boa: poder ajudar as mais novas e ensiná-las a ser Sporting CP”, explicou.
A médio internacional portuguesa estreou-se pela equipa principal em 2017/2018, partilhando desde então o balneário com nomes como Rita Fontemanha, que também renovou recentemente o seu vínculo aos Leões. Algo com que Joana Martins se congratula.
“É importante manter um núcleo que sabe o que é estar aqui, para passar essa experiência às mais novas”, ressalva.
Persistente e competitiva, Joana Martins promete a mesma entrega de sempre na temporada 2025/2026, com o foco nos títulos e no apoio dos Sócios e adeptos.
“Gosto de ganhar, trabalho sempre no duro e tento ajudar as minhas colegas em qualquer posição. A época passada não foi fácil, mas espero que esta seja melhor e que possamos conquistar títulos. O apoio dos sportinguistas é muito importante e espero que venham em força, porque queremos dar-lhes muitas alegrias”, garantiu, a fechar.
JOANA MARTINS ATÉ 2028
EXPERIENTE CLÁUDIA NETO “MUITO FELIZ”
Experiência e qualidade garantidas para 2025/2026. O Sporting CP prolongou até 2027 o vínculo contratual com a futebolista Cláudia Neto para se manter no leque de opções do treinador Micael Sequeira.
“Estou muito feliz. Para mim é um orgulho poder continuar a representar o Sporting CP. Queria muito continuar no Clube e, agora, quero muito começar a trabalhar para poder ajudar o Sporting CP a conquistar títulos”, disse após a renovação de contrato em declarações aos meios de comunicação Leoninos.
Depois de na época anterior ter vencido a Supertaça - o seu primeiro título de Leão ao peito - e de ter sido uma das jogadoras do plantel que mais partidas disputou (36), totalizando ainda dez golos e oito assistências, a centrocampista de 37 anos já olha para 2025/2026, a sua quarta temporada de verde e branco.
“Sinto-me capaz de continuar a jogar e quero contribuir com a minha experiência e o meu jogo”, apontou Cláudia Neto, prometendo “trabalhar diariamente e ajudar as jogadoras mais novas”. “Quero passar a minha experiência às mais novas, ajudá-las da melhor maneira possível e sinto-me muito feliz por isso e por poder ver o seu crescimento”, afirmou a futebolista das Leoas, e uma das das portuguesas mais internacionais de sempre – a quinta, com 136 internacionalizações A.
Prolongada a ligação ao emblema de Alvalade, Cláudia Neto declarou que as Leoas querem elevar a fasquia já na próxima época. “Ser Campeãs pelo Sporting CP é o que queremos e vamos trabalhar para isso”, traçou, antes de deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Acreditem em nós. Vamos trabalhar diariamente com muito foco no Clube, porque queremos ganhar. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançar esses tão desejados títulos”, concluiu a experiente centrocampista que vai continuar a jogar de Leão ao peito.
PÉREZ SEGUE PARA A QUINTA ÉPOCA
A espanhola de 32 anos renovou até 2027 e vai, assim, para a quinta temporada de Leão ao feito, já tendo no palmarés as conquistas de uma Taça de Portugal e duas Supertaças. Nas primeiras palavras após a oficialização do novo vínculo, Brenda Pérez escolheu a palavra “felicidade” para descrever o estado de espírito.
“O Sporting CP foi quem me fez voltar a ser eu própria em campo e divertir-me. O meu objectivo para este ano é voltar a divertir-me, a desfrutar e a ter energia renovada para poder conquistar muitos títulos com o Sporting CP, que merece”, disse a futebolista, que actua no meio-campo, aos meios de comunicação Leoninos.
Relembrando que “o Sporting CP é muito grande” e “é um clube ganhador”, a atleta do emblema de Alvalade está confiante num 2025/2026 positivo: “Quero que as pessoas confiem e acreditem em nós porque acreditamos que vai ser um grande ano. O Sporting CP não contrata qualquer jogadora, por isso temos de ser responsáveis connosco próprias”.
“Sou muito competitiva, tento fazer sempre o meu melhor por mim e pelo Clube. Vão voltar a ver essa versão de mim, mas estou muito mais exigente comigo própria”, acrescentou. Por fim, Brenda Pérez deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Acreditamos que as coisas vão dar certas. Mesmo com muitas mudanças, o Sporting CP está a trabalhar muito bem. É uma nova era e os adeptos devem acreditar como nós porque sentimos a força deles. Com eles, somos mais capazes de atingir os objectivos”.
BRENDA
FUTEBOL
EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
DANIELA ARQUES REFORÇA MEIO ‑ CAMPO LEONINO
ESPANHOLA É A MAIS RECENTE CARA NOVA NO PLANTEL DE MICAEL SEQUEIRA E CHEGA COM A MATURIDADE E A AMBIÇÃO DE QUEM JÁ SABE O QUE É VENCER PELA SUA SELECÇÃO. COM APENAS 19 ANOS, A MÉDIO AMBICIONA, AGORA, NOVAS CONQUISTAS… DESTA FEITA, PINTADAS A VERDE E BRANCO.
Texto: Filipa Santos Lopes
Fotografia: João Pedro Morais
Daniela Arques é o mais recente reforço da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal. Internacional jovem por Espanha por 27 ocasiões, a médio-centro de 19 anos chega a Alvalade com um misto de entusiasmo, responsabilidade e muita vontade de crescer de Leão ao peito. Oriunda do Levante UD, emblema valenciano que representou nas últimas duas temporadas, Daniela venceu recentemente o Campeonato da Europa de sub-19 com as cores do seu país. Na bagagem traz, por isso, experiência em contextos competitivos exigentes e uma ambição que se alinha com os valores do Clube. “A verdade é que esta é uma oportunidade única. Agarro-a com muita vontade e muito entusiasmo. Mal posso esperar para que comece!”, começou por dizer a jogadora à chegada, em declarações aos meios de comunicação do Clube verde e branco. Reconhecida pela sua leitura táctica, por ser forte nos duelos e pela elevada intensidade competitiva, Daniela acredita que pode trazer valor imediato à equipa - mas mantém, ainda assim, os pés bem assentes na terra.
“Creio que sou uma jogadora com muito boa visão de jogo, que se impõe fisicamente, com garra e que todos os dias quer mais. Quero aprender, sobretudo”, apresentou-se, destacando as suas maiores qualidades em campo. A jovem espanhola elogiou ainda o projecto Leonino, focado também no desenvolvimento de talento jovem, e especialmente na ambição colectiva. “O Sporting CP tem vindo a fazer as coisas muito bem. Está a apostar em jogadoras jovens e nós vamos dar o nosso melhor para cumprir os objectivos a que nos propomos”, explicou, mostrando-se já confortável nos corredores da Academia Cristiano Ronaldo. Com aspirações claras tanto a nível pessoal como colectivo, Daniela quer afirmar-se – e ajudar a afirmar o Clube - entre as melhores. “Individualmente, quero crescer. Quero jogar e competir o mais possível. Colectivamente, o objectivo é chegar o mais longe possível, porque temos uma muito boa equipa”, atirou. A médio deixou ainda uma mensagem aos Sócios e adeptos, apelando à união entre o relvado e a bancada. “Que se conectem connosco porque vamos dar muito que falar. Vamos fazer uma temporada muito boa. Espero que nos acompanhem e nos apoiem”, concluiu, a fechar, mas com muita confiança.
BILHETE DE IDENTIDADE
NOME DANIELA ARQUES LÁZARO
DATA DE NASCIMENTO 21/03/2006 (19 ANOS)
NACIONALIDADE ESPANHOLA
POSIÇÃO MÉDIO‑CENTRO
CLUBES ANTERIORES CF ALHAMA E LEVANTE UD
INTERNACIONAL SUB 19 POR ESPANHA
Daniela Arques já desbravou "os cantos à casa" e visitou Lisboa com a camisola verde e branca
Daniela Arques acredita que assinar pelo Sporting CP é “uma oportunidade única” na sua carreira
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
DE VOLTA AO TRABALHO COM AMBIÇÃO RENOVADA
A EQUIPA FEMININA DE FUTEBOL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL INICIOU A PREPARAÇÃO PARA 2025/2026 COM OS OLHOS POSTOS EM TODOS OS TROFÉUS.
Texto: Filipa Santos Lopes
Fotografia: João Pedro Morais
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deu, na passada terça-feira, o pontapé de saída para a nova temporada na Academia Cristiano Ronaldo. Um regresso ao trabalho pautado por muita energia, motivação e uma ambição clara: a de conquistar títulos.
Às 8h30 em ponto, as jogadoras começaram a chegar, prontas para abrir o capítulo 2025/2026 com espírito competitivo e foco total. O primeiro dia ficou reservado para a habitual bateria de avaliações físicas, que teve continuidade no segundo dia de trabalhos. No arranque, estiveram presentes várias caras novas e outras mais conhecidas dos adeptos. Micael Sequeira, treinador principal das Leoas, chamou cinco atletas da formação - Constança Maia, Laura Silva, Matilde Vaz, Eva Carreira e Eva Young -, reforçando o compromisso do Clube com o desenvolvimento do talento interno.
Carolina Santiago e Rita Almeida, que regressam ao Sporting CP após empréstimo, também integram o grupo verde e branco nesta fase da pré-temporada.
No plano técnico, há mais novidades. Após as saídas de João Mateus, Paulo Conceição e Mafalda Botelho, Tiago Mateus (ex-equipa B feminina) e Pedro Santos (ex-sub-19 femininos) são os novos treinadores-adjuntos de Micael Sequeira, somando-se a Hugo Xavier e Sérgio Silvestre. Já João Reis, novo preparador físico, chega da formação masculina, enquanto o treinador de guarda-redes Miguel Aleixo se mantém na estrutura. A direcção desportiva passa a contar ainda com Alexandre Silva, proveniente do Vitória FC e que ocupará o cargo de Team Manager.
Após as primeiras horas de trabalho, e já com os olhos postos no futuro, Micael Sequeira não escondeu a ambição. “Tem sido muito bom, com um ambiente positivo e cheio de energia. Isso deixa-nos bastan-
te entusiasmados para esta nova etapa”, afirmou, em declarações aos meios do Clube. O técnico sublinhou ainda que as expectativas para a nova temporada são eleva-
das. “Queremos ganhar tudo o que temos para ganhar. Representar o Sporting CP obriga a jogar sempre para vencer.” Consciente das alterações no plan-
tel, o treinador considera natural esta reestruturação e acredita que o grupo agora formado é “forte a vários níveis” – e, sobretudo, competitivo. “Acredito muito que pode-
mos ganhar. Estou muito motivado e crente de que vamos criar uma grande equipa e trazer os títulos que queremos”, assegurou. Também Georgia Eaton-Collins, que cumpre a segunda época de Leão ao peito, partilhou o entusiasmo pelo regresso. “É bom rever toda a gente depois de uma longa pausa. Mal posso esperar por começar”, disse a defesa-central inglesa, destacando a ambição que se vive no balneário. “A expectativa e a ambição deste Clube são sempre vencer e conquistar troféus. Isso não mudou e nunca mudará”, garantiu aos microfones da Sporting TV E porque cada conquista começa na base, a britânica sublinhou ainda a importância do trabalho que agora se inicia. “Espero que façamos uma boa preparação e que isso se traduza numa Liga de sucesso e, quem sabe, também na conquista das Taças.”
Com a promessa de um grupo unido, determinado e pronto para honrar o símbolo, as Leoas já afrontam 2025/2026 com optimismo e entusiasmo.
Joana Martins no habitual trabalho físico de início de época
A equipa técnica com Margarida Batlle Y Font no primeiro dia de pré-temporada
FUTEBOL DE FORMAÇÃO
JOVENS LEÕES TAMBÉM JÁ TRABALHAM
COM 2025/2026 EM MENTE
SUB-23 JÁ PREPARAM A NOVA ÉPOCA NOS RELVADOS, ENQUANTO AS EQUIPAS SUB-19 E SUB-17 REGRESSARAM ONTEM À ACADEMIA CRISTIANO RONALDO E DERAM OS PRIMEIROS PASSOS NA NOVA TEMPORADA ENTRE PALESTRAS, TESTES FÍSICOS E EXAMES MÉDICOS.
Texto: Xavier Costa
Fotografia: João Pedro Morais, José Lorvão
Após o período de férias, a Academia Cristiano Ronaldo está cada vez mais perto do seu pleno funcionamento. Além do regresso ao trabalho das equipas principais (masculina e feminina) e B, as equipas sub-23, sub-19 e sub-17 também já estão de volta para arrancar a pré-temporada e lançar as bases em 2025/2026. Comum aos três escalões foi o programa dos primeiros dias, marcados inicialmente pelos impreteríveis testes físicos e exames médicos para garantir que todos os jogadores estão a postos para enfrentar a exigência das próximas semanas. Um regresso condimentado pela satisfação do regresso e dos reencontros, tal como deram conta os treinadores e jogadores das três formações aos meios de comunicação do Sporting CP.
SUB‑23
“É sempre uma felicidade muito grande por estarmos de volta e juntos novamente”, começou por realçar o treinador Filipe Neto, reforçando ainda as intenções traçadas para esta fase de pré-época: “Queremos
estar preparados para o que aí vem e fazer uma boa pré-época. Vamos jogar contra equipas que nos vão causar algumas dificuldades, mas é isso que procuramos”. Também Guilherme Silva, capitão de equipa, reforçou a sua satisfação neste momento de regresso. “Já tinha saudades disto e agora é hora de fazer aquilo que mais gostamos”, atentou o defesa-central de 19 anos, já de olhos postos na próxima Liga Revelação, onde os Leões querem elevar a fasquia. “Espero uma temporada muita boa, porque todos temos o objectivo de fazer sempre melhor. Queremos dar mais vitórias ao Clube e ser campeões”, traçou. Já o técnico Filipe Neto colocou no topo das prioridades, mais uma vez, “preparar estes jogadores para níveis competitivos mais altos” e, além disso, destacou a “responsabilidade maior” que acarreta aos sub-23 a subida da equipa B à II Liga, embora “não mude a orientação e o que queremos para a evolução destes jogadores”, sentenciou.
SUB‑19
Ontem, quarta-feira, chegou o dia 1 de 2025/2026 para as equipas sub-19 e sub-17. “É um dia que todos nós ansiamos e há sem-
pre muita expectativa e entusiasmo”, começou por destacar Mauro Miguel, treinador principal dos sub-19 do Sporting CP, antes de dar conta da mensagem que procurou passar neste dia 1 da nova temporada, marcado também pelas palestras de equipa com a presença da estrutura do futebol de formação. “É um momento de boas-vindas e, depois, de síntese daquilo que deve ser um jogador do Sporting CP durante a época”, explicou, salientando a importância do “espírito de compromisso e a exigência” desde o primeiro momento. “A época não se ganha no último mês da competição, mas sim com tudo o que é feito desde este primeiro dia”, acrescentou.
“Senti o grupo com muita energia e todos felizes por voltar. Neste momento, queremos unir muito o grupo, criar um forte espírito de equipa e estamos desejosos por começar”, disse, por sua vez, o médio João Rodrigues, que apesar dos seus 17 anos já alinhara pelos juniores na época passada. Apostado em fazer parte de uma equipa com “uma competitividade muito elevada”, o jovem jogador Leonino realçou que agora é o momento também de “integrar os novos jogadores” - como é o caso de Edgar Sequeira neste escalão - e “mostrar aos treinadores que estamos preparados para o que aí vem”.
SUB‑17
Uma mentalidade, sentimentos e objectivos que ressoam também na equipa sub-17, depois de cumprida a mesma rotina neste arranque da pré-época. “Sentimo-nos revigorados e com uma energia renovada para abordar a nova época”, sublinhou o técnico, garantindo que está tudo a postos “para trilhar, todos juntos, um caminho de sucesso”. E “crescimento” é também a palavra de ordem entre os juvenis para a nova época. “O desenvolvimento individual vai levar-nos a ter um colectivo mais forte”, atentou. O extremo Duarte Tomás, por seu turno, abordou inicialmente a importância de integrar as mais recentes caras novas - David Almeida, Guilherme Figueiredo e Guilherme Varela. “Vêm acrescentar muita qualidade e a nós cabe-nos integrá-los bem no grupo para que se sintam bem aqui”, apontou o jogador de 16 anos, que a nível individual só pensa em “fazer tudo ainda melhor”, ciente dos objectivos já traçados para a temporada que se avizinha. “A exigência no Sporting CP passa por ganhar títulos e nós estamos focados em trabalhar no dia-a-dia, cada vez mais e melhor, para os conseguirmos atingir”, garantiu, por fim.
Sub-23
Sub-19 e sub-17 passaram bateria de testes e exames no primeiro dia
MODALIDADES ATLETISMO
LEÕES E LEOAS À PROCURA DO TÍTULO
EMMANUEL ESEME CONFIA NA BOA PRESTAÇÃO NOS NACIONAIS DE CLUBES DE ATLETISMO: “ESTARÍAMOS MUITO FELIZES SE CONSEGUÍSSEMOS O TÍTULO JUNTAMENTE COM AS BOAS EXIBIÇÕES INDIVIDUAIS”.
Texto: Luís Santos Castelo
Fotografia: João Pedro Morais
É já este fim-de-semana que o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai receber os Campeonatos Nacionais de clubes de atletismo, com o Sporting Clube de Portugal à procura dos títulos em masculinos e femininos. Ao Jornal Sporting, Emmanuel Eseme - inscrito nas provas de 100, 200 e 4x100 metros - fez a antevisão à prova. Se nas mulheres as Leoas são as donas da hegemonia na modalidade, falhando apenas a conquista de uma edição (2010) desde 1995, nos homens a história é diferente. Ainda que seja, por boa margem, o emblema mais vezes vencedor da competição (48), o primeiro lugar do pódio foge desde 2010. A vontade, claro, é a de recuperar o sucesso colectivo com boas prestações individuais em ano de Mundiais, que vão ter lugar em Tóquio no mês de Setembro. Emmanuel Eseme, velocista Leonino dono dos recordes nacionais dos Camarões em 60 (6’’52, 2024), 100 (9’’96, 2023) e 200 metros (20’’23, conseguido na última segunda-feira no Meeting Internacional de Sotteville-lès-Rouen, em França), sente-se “muito bem” na semana que antecede os Campeonatos Nacionais de clubes.
“Comparando com a temporada passada, estou a ter melhor rendimento nesta altura tanto nos 100 como nos 200 metros. É uma época promissora e, mais tarde, as coisas vão estar perfeitas”, começou por dizer ao Jornal Sporting O atleta de 31 anos não tem dúvidas que está “em grande forma para os Nacionais de clubes”, sendo que o recente recorde nacional batido foi conseguido numa “espécie de preparação”. “Foi a primeira vez que corri os 200 metros em vários meses. Sinto que ainda posso fazer mais nesta disciplina, que é a mais complicada para mim”, afirmou.
Emmanuel Eseme explicou ter dois objectivos para Leiria. O primeiro, mais colectivo, é o “de conquistar o máximo de pontos possível para lutar pelo título”. Já o segundo, individual, é o de provar a si próprio que tem “mais valor do que o tem sido feito”. Questionado sobre se só sairia dos Nacionais de clubes feliz com o título, o camaronês foi ainda mais ambicioso: “Estaríamos muito felizes se conseguíssemos o título juntamente com as boas exibições individuais”. Para isso, a equipa tem de estar preparada e motivada, explicou: “Estamos sempre prontos. Temos, acima de tudo, de nos motivar. Nos velocistas, por exemplo, temos uma excelente equipa. Juntos, vamos ser capazes de fazer excelentes coisas, assim como nas outras disciplinas. Acredito que temos o potencial para conquistar a vitória”.
Sobre os Mundiais de Tóquio, para os quais já tem marca de qualificação nos 100 metros e está na luta por um lugar nos 200, o rápido Leão confia no que tem vindo a fazer para chegar a Setembro no pico da forma.
“Estou a trabalhar muito no meu treino para me tornar um melhor atleta, esse é o meu foco, e acredito estar no bom caminho. Os meus tempos médios têm sido melhores do que no ano passado”, reforçou.
Por fim, Emmanuel Eseme fez um balanço muito positivo dos primeiros dois anos de Leão ao peito: “O Sporting CP tem sido a minha família em Portugal, principalmente o Rui Norte, meu treinador. Não tinha qualquer ligação a Portugal e o Sporting CP acolheu-me, dá-me apoio dentro e fora de pista. Tem-me ajudado muito, tenho boa relação com todos os departamentos”.
“Acredito que
o
temos
potencial para conquistar a vitória”, disse Emmanuel Eseme
MODALIDADES GINÁSTICA
UM MAGNÍFICO
REFLEXO DO MELHOR DA GINÁSTICA LEONINA
O PAVILHÃO JOÃO ROCHA ENCHEU-SE PARA QUATRO SESSÕES DE GALA ANUAL, QUE ESTE ANO TEVE A PALAVRA ‘REFLEXO’ COMO TEMA E UMA GRANDE PRODUÇÃO A ACOMPANHAR. TRANSFORMANDO UMA HISTÓRIA DE BANDA DESENHADA NUMA GRANDIOSA COREOGRAFIA, OS GINASTAS DO SPORTING CP DE TODAS AS CLASSES E ESCALÕES JUNTARAM-SE PARA OFERECER UM FANTÁSTICO ESPECTÁCULO.
Texto: Xavier Costa
Fotografia: Sérgio Martins
A família da ginástica do Sporting Clube de Portugal voltou a reunir-se para a sua Gala Anual e a noite do passado domingo marcou o fim de um espectáculo que ao longo de quatro sessões, durante o fim-de-semana, tomou conta do Pavilhão João Rocha, transformado numa sala de espectáculos à altura. Todos os anos, as diferentes classes – de formação, representação e competição - e escalões da ginástica Leonina dão vida e cor à casa das modalidades e esta edição de 2025 esteve subordinada ao tema ‘Reflexo’. A partir de uma história de banda desenhada sobre identidade que misturou várias personagens, superpoderes, espelhos e um plano a travar, o enredo transformou-se numa exuberante coreografia de duas horas que envolveu os muitos Sportinguistas presentes em cada uma das quatro sessões - duas no passado sábado e outras duas este domingo.
ESPECTÁCULO 100%
MADE IN SPORTING CP
E aproveitando o tema desta Gala, Luís Duarte, coordenador da ginástica Leonina, não teve dúvidas em afirmar que o espectáculo proporcionado “foi um bom reflexo daqui-
lo que é a ginástica do Sporting CP e do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos”, declarou em conversa com o Jornal Sporting, após o término deste fim-de-semana de festa gímnica. “Isso viu-se aqui reflectido com exibições e coreografias de excelência, e sem recorrer a nada que não seja a ‘prata da casa’”, enalteceu, destacando também a excelente recepção e feedba-
ck recebido por parte do público. “As pessoas têm elogiado muito o conceito de espectáculo que trouxemos para o mundo da ginástica. Procurámos construir quatro espectáculos com a ginástica do Sporting CP, onde todos têm lugar e queremos que cada um consiga
trazer para cima do praticável a sua excelência. Acho que se viu aqui, dos mais novos aos mais velhos, momentos muito bonitos e de grande alegria que transparecem a alegria de fazer”, realçou Luís Duarte.
“Para as classes de competição, vemos isto como uma maneira de
relaxar e de nos divertirmos no praticável depois de uma época tão difícil e exigente. Para as classes de representação este é o grande espectáculo do ano, por isso cada um tem de trazer algo de si e acho que este tema reflecte muito bem o que somos”, afirmou, por sue turno, o ginasta Vítor Neto. Valores como criatividade, solidariedade, palavra e liderança foram orientando o espectáculo no praticável, cujo início se fez, como é habitual, através da cerimónia da bandeira com o emblema do Sporting CP. Mas, antes disso, na última sessão desta Gala tudo começou com uma merecida homenagem aos ginastas do Clube que se destacaram a nível competitivo no Campeonato da Europa de acrobática, realizado no Luxemburgo: Alícia Santos, Leonor Correira e Ema Fernandes arrecadaram a medalha de ouro em all-around, enquanto Guilherme Henriques e Lara Fernandes foram bronze na categoria de par misto [ver caixa].
TALENTO EXIBIDO EM FAMÍLIA
Depois, deu-se lugar mais uma vez à acção num caloroso e familiar ambiente de festa. Com a ajuda
Espectáculo encantou o muito público presente tanto no sábado como no domingo
Ginástica do Sporting CP continua a superar-se ano após ano
de uma vistosa produção, as músicas sucessivas e o jogo de luzes e projecções foram acompanhando a história contada - num ecrã gigante - em vídeo, mas os grandes protagonistas foram os atletas Leoninos - dos mais velhos aos muito novos. Entre momentos de dança, muita agilidade, saltos e diversas acrobacias - sempre plenos de espectacularidade - os ginastas do Sporting CP de trampolins, teamgym, rítmica e acrobática exibiram-se e abrilhantaram o serão com a sua arte e talento, demonstrando o que de melhor se faz na modalidade verde e branca. “Há uma coisa fundamental: não se consegue fazer um espectáculo de grande valor e dimensão sem artistas de grande valor e dimensão”, atentou o coordenador Luís Duarte sobre os muitos atletas Leoninos em acção e as muitas horas prévias de preparação por trás do espectáculo. “O trabalho é diário procurando chegar sempre um pouco mais longe”, acrescentou. Além disso, o responsável verde e branco lembrou que na ginástica do Sporting CP “há espaço e classes para todos”, algo que considerou ter ficado bem à vista nesta Gala Anual. “Esta é uma família fantástica. De manhã, quando estavam a actuar os pais e filhos, conheci quase todos os pais, que foram ginastas que passaram por este clube. Temos esta história e este legado, obviamente potenciado pela qualidade dos nossos ginastas”, sublinhou. Também os treinadores, após longos momentos de preparação para este fim-de-semana, acabaram totalmente satisfeitos pelo produto final conseguido. “Muito felizes porque foi um trabalho muito bem concretizado. Conseguimos juntar os mais pequeninos, que estão agora a aprender, aos ginastas de competição que ganham medalhas internacionais. É realmente uma festa da ginástica”, apontou, por sua vez, o técnico Nuno Gil. Para concluir da melhor maneira um fim-de-semana totalmente dedicado à ginástica no Pavilhão João Rocha, os protagonistas desta derradeira sessão reuniram-se no centro do praticável para entoar a ‘Marcha do Sporting CP’ no momento de encerramento. O início de Julho é sinónimo de Gala Anual de ginástica, e em Portugal não há ginástica como a do Sporting CP, que voltou a oferecer um digno e admirável espectáculo.
GALA SERVIU TAMBÉM PARA “FECHAR
UM GRANDE ANO” A NÍVEL COMPETITIVO
As palavras são de Luís Duarte, coordenador da ginástica do Sporting CP, visivelmente satisfeito pelos feitos alcançados durante a temporada. Porque se a satisfação já era grande no evento de lançamento desta Gala Anual, quando o Clube homenageou os mais recentes Campeões Nacionais nas suas fileiras – mais de uma centena -, nesta última sessão da Gala novos motivos para sorrir se juntaram. Na hora de destacar os ginastas que brilharam além-fronteiras, como foi o caso de Alícia Santos, Leonor Correira e Ema Fernandes (ouro em all-around ), mas também Guilherme Henriques e Lara Fernandes (bronze como par misto) no Campeonato da Europa de acrobática, chegara a notícia da medalha de ouro alcançada por Diogo Abreu e o Pedro Ferreira, em trampolim sincronizado, na Taça do Mundo, realizada em Coimbra – e, por isso, ausências na Gala. “Foi uma época fantástica. É importante que todos tenham esse reconhecimento, foi o que aconteceu hoje, e de todo merecido. Tivemos um trio Campeão da Europa em todas as especialidades, algo único, e um par [misto] que foi bronze”, atentou Luís Duarte, acrescentando: “O Diogo Abreu e o Pedro Ferreira não puderam estar aqui porque estavam na Taça do Mundo, mas deram-nos o que havia de melhor: conquistaram a Taça do Mundo”. O foco, agora, está nas próximas conquistas possíveis. “Queremos mais e para isso temos de trabalhar muito”, sentenciou o coordenador Leonino.
Sessões foram ricas em momentos de espectacularidade
Gala Anual, tal como a ginástica Leonina, tem “espaço e classes para todos”
Todas as vertentes e classes puderam mostrar o seu talento
MODALIDADES NATAÇÃO
ESCOLA DE NATAÇÃO DO SPORTING CP COM NOVAS INSTALAÇÕES
EXTERNATO SÃO MIGUEL ARCANJO, EM LISBOA, PASSA A RECEBER ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO CLUBE A PARTIR DE SETEMBRO.
Texto: Nuno Miguel Simas
Fotografias: Sérgio Martins
Aprender a nadar e depois desenvolver capacidades na modalidade para atletas mais jovens do Sporting Clube de Portugal vai, a partir de Setembro, acontecer num novo espaço assegurado pelos Leões.
O Externato São Miguel Arcanjo, em Lisboa, a curta distância do Multidesportivo do Estádio José Alvalade, vai acolher a formação da natação do Sporting CP para se desenvolver um processo contínuo, desde a aprendizagem até à fase de ir aperfeiçoando cada vez mais as técnicas de natação.
Os meios Sporting CP visitaram a
piscina de 25 metros e este novo espaço que vai estar aberto aos jovens nadadores da formação entre as 17h00 e as 20h00 e conferiu as excelentes condições proporcionadas desde os balneários até ao local onde tudo acontece: a piscina.
PROMOVER, DESENVOLVER E RECRUTAR
Mais uma acção do Sporting CP a revelar todo o cuidado em proporcionar condições de excelência a todos os atletas desde bem tenra idade, num esforço muito apreciado por Carlos Cruchinho, director do departamento de natação e trei-
nadores das principais equipas de natação do Clube.
“Surgiu a hipótese de o Sporting CP ocupar este espaço, que estava de alguma forma subaproveitado. A nossa intenção é colocar aqui o modelo de escola de natação que nós praticamos no Clube. O Sporting CP tem uma escola de natação que é certificada com selo de Qualidade de Excelência pela Federação Portuguesa de Natação e vamos, respeitando as devidas diferenças, tentar aplicar aqui esse modelo, com o objectivo principal não só de promover a natação, do ponto de vista do seu carácter utilitário ensinando a nadar o maior número possível de jovens, como por outro lado ser uma área de recrutamento
para possíveis atletas ao logo dos tempos que se possam formar aqui segundo o nosso modelo”.
COM MAIS UM ESPAÇO
PARA ACOLHER MAIS JOVENS NADADORES
O Sporting CP é conhecido por ter muitos atletas saídos da formação de base para as equipas seniores, que posteriormente já conquistarem diversos títulos colectivos nos dois géneros – masculino e feminino, sendo que as mulheres são as actuais Campeãs Nacionais.
Por isso, será natural o desejo de vários rapazes e raparigas quererem nadar no Sporting CP e o Clube quer atender às melhores expectativas, o que passa pelas melhores condições.
“Estamos a trabalhar na divulgação e no encaminhamento dos alunos que não têm lugar na nossa escola. Estamos a tentar encaminhá-los para aqui [Externato São Miguel Arcanjo] e estamos convictos de que é um processo que está agora a começar e que vai ter sucesso”, vaticinou.
TRANSPORTAR MODELO DO MULTIDESPORTIVO PARA O EXTERNATO
Os treinadores têm o selo de qualidade Sporting CP, numa sinergia com o Externato a nível de metodologia de trabalho. “O que pretendemos é pegar em tudo o que acontece no Multidesportivo em termos de níveis de ensino, metodologia de ensino e conteúdos programáticos e aplicá-los, obviamente com algumas adaptações por ser uma instalação diferente e por ser o início de um novo processo. Sendo o Sporting CP um clube desportivo, o nosso objectivo final será sempre tentar que os meninos aprendam o melhor possível para serem recrutados para a competição. É
um processo que terá sempre seguimento nos níveis seguintes. Faremos avaliações regulares aos nossos alunos, vamos dar alguma formação a novos professores que virão para aqui. É um desafio, mas penso que muito aliciante”.
EVOLUIR COM O CARIMBO DE QUALIDADE SPORTING CP
Do lado do Externato São Miguel Arcanjo, o entusiasmo por receber a escola de natação do Sporting CP era notório no tom das palavras de Rodrigo Lopes, professor de educação física e coordenador das actividades extracurriculares. “Para o Externato São Miguel Arcanjo é uma grande honra poder estabelecer esta parceria com o Sporting CP, tendo em conta que o Clube apresenta um know-how tão grande na natação. É uma filosofia que vai de encontro à do colégio para dar aos seus alunos as melhores condições possíveis para a aprendizagem e para que sejam felizes aqui no colégio”, observou. Com a expectativa de que a parceria também possa impulsionar o Externato e possa trazer mais alunos, Rodrigo Lopes falou das bases que estão lançadas. “O Sporting CP, para quem conhece, está muito bem representado a nível da natação, tem dos maiores palmarés e atrai sempre muita gente ter o símbolo do Sporting CP, seja na touca, seja no peito. Acaba por ‘puxar’ mais pessoal para as actividades”.
TODOS OS DIAS, DAS 17H00 ÀS 20H00 E SÁBADO DE MANHÃ
Rodrigo Lopes desvendou um pouco de como será a utilização da piscina para a escola de natação do Sporting CP no Externato São Miguel Arcanjo: “Temos um horário das 17h00 às 20h00, todos
Carlos Cruchinho, do Sporting CP e Rodrigo Lopes, do Externato São Miguel Arcanjo, firmaram com um aperto de mão, acordo importante para a natação de formação do Sporting CP e para o estabelecimento de ensino.
os dias de segunda a sexta-feira e ao sábado temos a manhã inteira disponível com aulas para pessoas dos 0 aos 100 anos, ou seja, do berçário até ser só manutenção, incluindo a aprendizagem e o desenvolvimento da natação”, podendo haver a possibilidade de os atletas das equipas seniores masculina e feminina se deslocarem a este Externato para também fomentarem junto dos jovens atletas o gosto e exigência de dedicação à modalidade, em conversas ao estilo de palestras.
PELA DOUTRINA SPORTING CP
A metodologia de trabalho ficará a cargo do Sporting CP. “A metodologia que vamos aplicar a partir da próxima época será a tipologia de treino do Sporting CP, os professores aqui serão formados pelos formadores do Sporting CP, aprenderemos o plano de treino e de aprendizagem do Sporting CP e será isso que será aplicado”, perspectivando o futuro a curto prazo: “Muita gente a nadar bem, as crianças felizes, que é o mais importante e o desenvolvimento”.
OPINIÃO
UM JOGADOR E UM SER HUMANO DE EXCELÊNCIA
Vi e revi - era impossível não rever - o ‘Alta Definição’, um espaço televisivo exemplarmente bem conduzido por Daniel Oliveira na SIC , com o nosso Pedro Gonçalves, ou o Pote, como também é conhecido no mundo do futebol.
E o que vi foi um Homem de uma humildade e de um humanismo arrebatadores. Um ser humano que, mesmo sem alguma vez com ele ter privado, se vê à vista desarmada da têmpera e dos valores de que é feito.
Acabou a chorar de emoção - os homens e os campeões também choram - dizendo “não acredito como aqui cheguei”. Pedro Gonçalves, desculpa o trato por “tu”, mas tenho a convicção de que não levarás a mal. Chegaste ali, como chegaste ao estrelato no futebol e te tornaste uma referência para todos nós, que trazemos o som do Leão no coração, bem como para todos os que gostam de futebol, pela marca do teu trabalho, da tua intrínseca capacidade. “Bebi” cada palavra tua com especial atenção. O teu processo de vida, com especial ênfase no amor pela tua mãe e pelo que ela representa para ti, e pelo papel determinante do teu padrasto no teu crescimento, derivado da perda do
teu pai com apenas dois meses de vida, e para quem falas com regularidade, esteja ele onde estiver, é simplesmente arrebatador.
Senti a cada expressão por ti utilizada uma genuinidade e de uma forma de estar e de ser de um Homem que então menino saiu da sua Vidago, local de gentes de boa cepa, com Braga por destino. Estava escrito serias Grande... Enorme. Em boa hora, decorria a época de 2020/2021, chegaste ao Sporting Clube de Portugal. Foi, como diz aquele velho ditado português, chegar, ver e vencer. Foste logo na primeira época determinante para o título que pôs fim a um jejum de 19 anos, tão determinante que te sagraste “Bola de Prata” por teres sido o melhor marcador do campeonato. Ganhaste, desde então , três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taças da Liga. E, agora já sou eu a acreditar, mais e melhor ainda estará para vir. Falas dos teus treinadores e colegas de uma forma fascinante. Falaste do que representa para ti a tua mulher com uma emoção genuína. Estás perto de ser pai e, sim, vai correr tudo bem com ele. Vais ser infinitamente feliz com ele ou ela. Acredita que é indiferente o sexo, porque no meu caso queria um menino e quando soube que era uma menina fiquei felicíssimo.
Já nos festejos do título de 2024/2025 no Marquês de Pombal, fiquei arrebatado com o teu humor, com a tua desenvoltura, com a alegria que vivias e a partilhavas connosco cheio de genuinidade, em que até as asneiras que disseste, levado pela emoção do teu ‘tri’, eram indelevelmente a
marca da tua simplicidade.
Pedro Gonçalves, tinhas em mim - e em milhares e milhares de Leões, estou certo, um admirador pelo perfume do futebol que espalhas nos relvados. Feito de golos e de assistências sublimes... de carradas de talento. Agora, que te conheci melhor como ser humano, tens em mim um duplo e confesso admirador. Dentro e fora dos relvados. Não preciso de te pedir porque sei que assim o farás. Continua a ser assim, humilde e genuíno. De carácter e de grande dimensão humana.
A seres um Pote de grandiosidade. Dentro e fora dos relvados.
Obrigado por seres quem és!
P.S 1 ‑ A prova provada da aposta na formação por parte do atletismo do Sporting CP está não só nas conquistas dos campeonatos nacionais de pista de sub-16, sub-18 e sub23, tanto em masculinos como em femininos, mas também no aparecimento de novos talentos. Depois do pleno nas camadas jovens, faltam agora os títulos nos seniores em ambos os géneros. Acreditar no pleno dos plenos é o mote!
P.S 2 Morreu o professor Adriano Baganha. No meu caso pessoal, terá sempre o simbolismo de ser o treinador que primeiro me recordo de sermos campeões nacionais, além de ser uma incontornável referência do basquetebol português. O Sporting e a "minha" modalidade ficaram mais pobres. Descanse em paz, Professor!
JUVENAL CARVALHO
A piscina de 25 metros que vai passar a receber muitos jovens da escola de natação do Sporting CP
MODALIDADES ANDEBOL
TALENTO DO PROMISSOR FILIPE MONTEIRO CHEGA PARA O ANDEBOL
É CENTRAL, TEM 21 ANOS E CHEGA AOS BICAMPEÕES NACIONAIS APÓS TER SIDO UMA DAS FIGURAS DA FANTÁSTICA PRESTAÇÃO PORTUGUESA – FINALISTAS-VENCIDOS – NO MUNDIAL DE SUB-21. NA SUA APRESENTAÇÃO, MOSTROU-SE PREPARADO PARA AGARRAR “UMA OPORTUNIDADE ÚNICA QUE NÃO PODIA RECUSAR”.
Texto: Xavier Costa
Fotografia: João Pedro Morais
Oriundo do ABC, Filipe Monteiro é mais uma cara nova na equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal para 2025/2026.
“É um gosto, para mim, jogar no actual Campeão Nacional, que nos últimos anos tem montado um projecto com muito potencial e que já tem conseguido várias conquistas. É um orgulho poder fazer parte e quero ajudar o Clube a atingir os seus objectivos”, disse nas suas primeiras declarações como jogador do Sporting CP.
“Sinceramente, não estava à espera da proposta, mas quando surgiu era uma oportunidade única que não podia recusar”, garantiu o central de 21 anos, convencido de que “estar na EHF Champions League, numa equipa jovem e com um treinador que potencia todos os jogadores” era o melhor “passo a seguir” a dar. “Sei que tenho muita margem para melhorar, tal como vários jogadores fizeram aqui”, acrescentou o reforço verde e branco. Pronto para mostrar a sua qualidade no “1v1 e a criar desequilíbrios”, Filipe Monteiro não tem dúvidas de que o seu estilo de jogo “adequa-se ao do Sporting CP” e por isso, antes de entrar em acção, apresentou-se aos Sportinguistas: “Posso dizer que sou um
jogador de equipa, porque jogo mais para as assistências do que para os golos e isso, como central, é fundamental para criar jogo para os outros”.
Além disso, o jovem e promissor andebolista mostrou-se também desejoso por conhecer o Pavilhão João Rocha, não como adversário, mas como nova casa, já na época que se avizinha. “É sempre complicado jogar cá, mas agora vai ser melhor ao ter esta ‘casa cheia’ a apoiar-me”, apontou, por fim.
De seguida, Carlos Carneiro, coordenador do andebol Leonino, abordou esta nova contratação, garantindo que Filipe Monteiro, a quem augura um futuro brilhante, “vai crescer muito com todos os atletas que temos, os treinos, os jogos e a nossa mentalidade”.
“Queremos alimentar o projecto com jovens talentos e o Filipe é um jogador com muita qualidade. Acho que podemos ajudá-lo a crescer para que seja o futuro central da selecção nacional, é nisso que acreditamos”, traçou, embora tenha realçado também que já tem capacidade para dar o seu contributo aos Leões no imediato.
“Vem dar-nos muito. No andebol, o que desgasta é o contacto físico e ele, mesmo com tantas soluções no 1v1, tem a capacidade e o discernimento para saber ler e organizar mesmo no fim do jogo”, detalhou Carlos Carneiro.
BILHETE DE IDENTIDADE
NOME FILIPE GRAÇA MONTEIRO
DATA DE NASCIMENTO 26/04/2004 (21 ANOS)
NACIONALIDADE PORTUGUESA
POSIÇÃO CENTRAL
CLUBES ANTERIORES AA ÁGUAS SANTAS, ADA MAIA, ABC
INTERNACIONAL SUB 21 POR PORTUGAL
Mais uma cara nova para ver no Pavilhão João Rocha ao serviço dos Leões do andebol
“Queremos alimentar o projecto com jovens talentos e o Filipe tem muita qualidade”, afirmou Carlos Carneiro
MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS
XANO EDO REFORÇA BALIZA DO HÓQUEI LEONINO
GUARDA-REDES INTERNACIONAL PORTUGUÊS QUER TÍTULOS DE LEÃO AO PEITO.
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografa: José Lorvão
Xano Edo é reforço para a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal. O guarda-redes expressou a alegria por passar a vestir de Leão ao peito.
“Sinto uma sensação única. Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP, é tudo diferente, está tudo dedicado completamente ao Sporting CP, dá para ver, desde o primeiro passo que dei no Pavilhão. Por isso, estou com muita vontade de começar e dar tudo pelo Clube”, referiu, na apresentação, aos meios de comunicação do Clube.
Xano Edo não colocou limites na ambição com que vem para o emblema Leonino. “O objectivo passa por ganhar o máximo possível. O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos e acho que com a equipa que vamos construir para a próxima temporada, a menos que isso não podemos aspirar. Lutar por tudo. Individualmente, trabalhar e dar tudo pelo Clube”. O novo guarda-redes de hóquei em patins do Sporting CP vincou o papel do pai [Edo Bosch] na carreira e quer ser uma muralha na baliza Leonina. “Tenho só 23 anos e espero ganhar mais experiência, tive a sorte de ter um grande guarda-redes, treinador, que é o meu pai, que me ajudou muito a crescer a nível individual. Espero aportar segurança, mais do que tudo e resultados com marcador ao mínimo possível [golos sofridos] para ajudar a equipa a ganhar”.
Com enorme motivação, Xano Edo olha para o desafio Leonino como uma forma de retribuir o que adivinha. “A responsabilidade acaba por ser muito maior, mas desde que cá estou consegue-se ver desde fora que, tanto os adeptos, como a Direcção, apoiam muito os atletas, por isso, mais do que pressão vou sentir-me bastante apoiado e isso vai facilitar bastante o trabalho no que toca dentro do rinque”.
Estar no Pavilhão João Rocha como jogador da casa será uma experiência especial para Xano Edo. “Acho que vai ser incrível. O Pavilhão João Rocha é fenomenal, é o Pavilhão mais bonito que existe e entrar aqui todos os dias, treinar, jogar, vai ser uma sensação de orgulho, mais do que tudo. Com as condições que o Sporting CP dá, penso que vai facilitar muito o trabalho lá dentro”.
Já identificado com vários jogadores do plantel Leonino, Xano Edo, acredita que será importante esse conhecimento prévio do novo grupo de trabalho do que vai fazer parte. “Penso que sim, o hóquei é um desporto bastante colectivo, desde fora dá para ver o grande ambiente que há nas modalidades e com os adeptos, por isso vai facilitar muito as coisas. Já joguei com alguns colegas a nível de selecção, mesmo a nível de equipa, são excelentes atletas, excelentes pessoas, por isso só tenho sensações positivas para o ano que vem”.
O guarda-redes elencou algumas das características que o definem na baliza. “A nível de rapidez, leitura de jogo, explosão. Considerome um guarda-redes que se mexe muito na
baliza. Creio que consigo surpreender um bocadinho os adversários, pode existir um buraco num momento, mas quando rematam, se calhar já não existe esse buraco. Considero-me um guarda-redes bastante de equipa, colectivo, gosto de ouvir a opinião de todos os atletas, mais ou menos experientes”.
Xano Edo deixou uma mensagem final aos
Sportinguistas. “Sobretudo que nos venham apoiar, penso que vai ser um ano que vai valer a pena para todos. Nós dentro do campo, tenho a certeza absoluta de que vamos dar tudo o que temos de nós. Sabemos que apoio não vai faltar. Venham apoiar-nos que faremos de tudo para trazer alegrias aos Sportinguistas”.
BILHETE DE IDENTIDADE
NOME ALEJANDRO CASTRO EDO
DATA DE NASCIMENTO 18/07/2001 (23 ANOS)
NACIONALIDADE PORTUGUESA
POSIÇÃO GUARDA REDES
CLUBES ANTERIORES INFANTE SAGRES, FC PORTO, FC BARCELONA, CP CALAFELL, AD VALONGO, UD OLIVEIRENSE
INTERNACIONAL POR PORTUGAL
Xano Edo mostrou enorme motivação por juntar-se à equipa de hóquei em patins do Sporting CP
O jogador, ao lado de Pedro Gil (coordenador de hóquei), está muito entusiasmado por passar a representar o Clube
MODALIDADES FUTSAL
FELIPE VALÉRIO É REFORÇO NO FUTSAL
INTERNACIONAL BRASILEIRO DE 32 ANOS, FELIPE VALÉRIO É O MAIS RECENTE REFORÇO DA EQUIPA DE FUTSAL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. CAMPEÃO DO MUNDO E FIGURA DE DESTAQUE NA LIGA ESPANHOLA, O ALA CHEGA COM AMBIÇÃO, EXPERIÊNCIA E POLIVALÊNCIA PARA ACRESCENTAR QUALIDADE AO GRUPO ORIENTADO POR NUNO DIAS.
Texto: Filipa Santos Lopes, Nuno Miguel Simas
Fotografia: João Pedro Simões
Felipe Valério é reforço da equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal. O internacional brasileiro é mais uma opção para Nuno Dias para a temporada 2025/2026 que se aproxima.
Nas primeiras palavras como novo jogador do Sporting CP, Felipe Valério mostrou entusiasmo por passar a ser Leão. “Vestir a camisola do Sporting CP é uma sensação muito boa e espero retribuir a aposta”, referiu aos meios do Clube na sua apresentação.
O novo ala Leonino deu-se a conhecer aos Sportinguistas e nomeou as suas principais características enquanto jogador. “Jogo muito em prol do colectivo, coloco sempre o colectivo acima de qualquer parte individual. A minha maior característica é essa: ajudar a equipa”.
O ala acredita que chega ao Sporting CP na melhor fase da carreira. “Acho que sim, e espero que o ano que vem seja melhor do que este que passou. Tanto de idade, como de cabeça e fisicamente encontro-me muito bem, então tem tudo para ser um grande ano”, perspectivou.
Felipe Valério desvendou que já cruzou caminhos com alguns dos novos companheiros de equipa. “Toda a gente fala muito bem do Sporting CP, uma equipa vencedora, muito competitiva. Quero aprender com os meus companheiros, treinador, corpo técnico, e ajudar o Sporting CP a continuar esta carreira vitoriosa. Já joguei com o Taynan no AD El Pozo Murcia FS, com o Henrique Rafagnin no A. Carlos Barbosa de Futsal, e com o Rocha na selecção”, revelou.
Trabalhar com Nuno Dias é também uma grande motivação para Felipe Valério. “Para mim é importante. Espero que ele me ajude a melhorar, que eu continue a aprender, como com todos os treinadores que passaram pela minha carreira. [Nuno Dias] é um treinador vencedor, competitivo, e tenho a certeza de que vai aportar muito na minha carreira”. Felipe Valério falou ainda sobre a sensação de estar no Pavilhão João Rocha e do que espera viver na casa das modalidades Leoninas. “Quero contribuir para o que o Sporting CP já tem vindo a viver - uma história muito bonita, uma história de títulos, de grandes jogos”, garantiu.
Quanto a ambições pessoais e colectivas,
Felipe Valério respondeu: “Colectivamente, a ambição é ajudar os companheiros a melhorar o que seja necessário. O futsal é um desporto colectivo, mas no qual o individual conta muito, por isso vou fazer o que puder para que a equipa continue a vencer”.
Felipe Valério fez ainda questão de deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Estou muito feliz por vestir esta camisola e espero estar à altura do Clube que vou representar”. Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, dirigiu palavras muito elogiosas ao novo reforço Leonino.
“Acho que o Felipe Valério dispensa apresentações. É Campeão do Mundo pelo Brasil, um dos melhores jogadores do Mundo. Era capitão de um histórico da modalidade e de uma das melhores equipas do Mundo, que jogava na Liga Espanhola. E vem de uma época em que fez dezenas de golos e de assistências, em que foi o jogador mais importante dessa equipa. E, depois, tem todo o histórico de anos e anos no AD El Pozo Murcia FS, como atleta de topo, e anos e anos de internacionalizações pelo Brasil”, enunciou, destacando também o carácter do brasileiro.
“É um jogador com perfil de atleta diferenciado, que faz várias posições em campo, o que era algo que procurávamos. Além de tudo, acertámos na pessoa também. É um líder dentro e fora de campo e vem trazer coisas muito boas ao nosso grupo. Vai dar um aporte fabuloso a uma posição onde estávamos algo desfalcados”, completou.
O dirigente mostrou-se ainda confiante no rendimento imediato do reforço, concordando com a ideia de que o ala está no auge da sua carreira.
“Um atleta de futsal aos 32 anos está muito longe de estar ‘fora de prazo’. O Merlim está com 39 e com um rendimento fantástico. Um jogador de 32 anos, titular na selecção brasileiro e com números impressionantes nas últimas épocas, está sim no auge da carreira. Concordo com essa ideia”, assumiu.
“Até por isso, é um jogador que acreditamos ir integrar-se com muita facilidade e rapidamente trazer o adicional de qualidade que procuramos com a contratação. É um nome sonante que vem adicionar muita qualidade não apenas ao Sporting CP mas também à Liga”, avalizou.
A fechar, Rodrigo Pais de Almeida revelou a influência que os antigos – e agora novamente – colegas de equipa de Felipe Valério
tiveram no fechar positivo das negociações. “Vou cometer uma inconfidência: para conseguirmos contratar um atleta como o Felipe Valério precisamos não de dias, ou de meses. Tem de ser um namoro com algum tempo. E quando contratamos um jogador deste nível, com esta craveira, ele quer saber coisas sobre o Sporting CP. Não as vai perguntar a mim ou ao treinador. Ao Nuno Dias pergunta questões técnicas, a mim contratuais”, explanou.
“Ele falou com os colegas e aí tivemos, sei disso, uma grande ajuda daqueles que cá estão e daqueles que já cá estiveram, e que sabem como é que o Sporting CP valoriza e acompanha os seus activos e as suas famílias. Esses pormenores fazem a diferença: a forma como o Clube os recebe, como os adeptos os acarinham. Esse foi um factor fundamental para o Felipe Valério aceitar vir para o Sporting CP”, finalizou.
BILHETE
DE IDENTIDADE
NOME FELIPE VALÉRIO PASCHOAL
DATA DE NASCIMENTO 08/07/1993 (32 ANOS)
NACIONALIDADE BRASILEIRA
POSIÇÃO ALA
CLUBES ANTERIORES GRÊMIO EM, A. CARLOS BARBOSA DE FUTSAL E AD EL POZO MURCIA FS
INTERNACIONAL PELO BRASIL
Felipe Valério quer “ajudar o Sporting CP a continuar uma carreira vitoriosa”
MODALIDADES VOLEIBOL
‘TIAGOS’ (PEREIRA E BARTH) RENOVAM COM O SPORTING CP
ZONA 4 PORTUGUÊS E CENTRAL BRASILEIRO CONTINUAM DE LEÃO AO PEITO PARA A TEMPORADA QUE SE AVIZINHA.
Texto: Nuno Miguel Simas, Xavier Costa
Fotografia: José Lorvão
O zona quatro Tiago Pereira e o central Tiago Barth, da equipa masculina de voleibol, vão continuar a no Sporting Clube de Portugal na próxima temporada. O capitão da equipa Leonina e o blocador que joga no meio da rede eram a imagem da felicidade por continuarem a jogar nos Campeões Nacionais.
CAPITÃO
“MUITO FELIZ”
É de forma natural e com satisfação total que Tiago Pereira, zona 4 de 33 anos, parte, assim, para a sua quinta época seguida de Leão ao peito - chegou em 2021/2022. “Estou muito feliz por ter renovado o meu vínculo e foi uma decisão muito fácil. Assim que houve interesse do Sporting CP, da minha parte esteve sempre presente, portanto o desenvolvimento foi fácil”, começou por dizer no momento da assinatura, que contou com a presença de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de João
Fidalgo, coordenador do voleibol verde e branco [ver caixa]. Após o êxito alcançado em 2024/2025, com as conquistas da Liga (sete anos depois), da Supertaça e da Taça Ibérica, é numa lógica de continuidade que os Leões mantêm em Tiago Pereira a figura de capitão e de principal voz de comando num grupo de bases também cada vez mais sólidas. “Manter o núcleo forte do grupo é chave para o sucesso desportivo, porque faz com que as pessoas se identifiquem cada vez mais com o Clube e os adeptos. Tento sempre passar essa ligação e essa forma de estar a todos os atletas. Torna tudo mais fácil”, afirmou, incluindo também como uma “mais-valia” poder continuar a trabalhar às ordens de João Coelho: “É sempre mais fácil trabalhar quando já conhecemos os métodos da equipa técnica e não existe nenhum jogador que não tenha gostado desta forma de trabalhar”.
Mas para lá da continuidade desejada, é com ambição renovada que os actuais Campeões Nacionais querem enfrentar o “grande desafio” que representa a época 2025/2026, desde logo com a
participação na CEV Champions League - a prova máxima a nível europeu - como principal novidade. “É onde estão as melhores equipas, com orçamentos e jogadores muito acima da média. Vamos jogo a jogo para ver até onde conseguimos ir”, traçou Tiago Pereira, antes de elevar a fasquia também a nível interno. “A nível nacional, queremos fazer melhor do que no ano passado, embora seja complicado. Temos de fazer o ‘triplete’”, atirou, uma vez que em 2024/2025 apenas ficou por levantar a Taça de Portugal. Reconhecido pela sua paixão ao Sporting CP e pela sua ligação às bancadas, Tiago Pereira deixou, por fim, uma mensagem a todos os adeptos. “Continuem a apoiar-nos. Acabámos a época passada, nas finais [da Liga], com o Pavilhão João Rocha praticamente cheio e com a nossa bancada lotadíssima também em casa do nosso rival. É isso que queremos e que peço, enquanto capitão de equipa: venham ao Pavilhão porque vamos ter grandes jogos e vão sentir uma equipa ‘à Sporting CP’”, garantiu.
BARTH ORGULHOSO COM RENOVAÇÃO
E O MERECIMENTO DE FICAR
Tiago Barth falou em trabalho de continuidade que é recompensado através da renovação. “Estou muito feliz por estar mais um ano cá. Venho a construir um trabalho já há quatro épocas. Esta, agora, será a quinta temporada. Vi a evolução desta equipa que tem vindo a ser construída ano a ano. Passámos por momentos complicados, mas esses momentos tornaram-nos mais fortes, tanto que na época passada conseguimos o tão sonhado título nacional. Sei que esta temporada vai ser mais difícil porque agora temos uma competição mais importante [CEV Champions League] e temos de manter o nosso alto
nível”, referiu, nas primeiras declarações aos meios do Clube após a renovação.
O jogador de 37 anos não escondeu o grande sentimento de pertença ao Sporting CP. “Já passei por vários clubes, mas como o Sporting CP posso falar, com toda a certeza, que nunca vi nada igual. A paixão pelo clube, o que os adeptos nos transmitem. Sou totalmente apaixonado por este clube, a minha família é apaixonada, os meus filhos já fazem parte do Clube. Estou muito feliz por estar aqui. Digo que quero merecer estar aqui. Trabalho duro para isso porque quero representa este clube, quero que o Sporting CP esteja sempre no topo”.
O jogador encara a nova temporada com redobrado entusiasmo, até porque vai envergar as insígnias de Campeão Nacional. “Poder sentir o gosto da vitória, poder ver o carinho que recebemos depois do título, com certeza que nos motiva a trabalhar ainda mais e poder ir à procura de ainda mais. Uma final como foi a da época passada, com uma dificuldade de estarmos a perder por 2-0, fazer a reviravolta e ver como os adeptos nos apoiaram, como eles vibraram e estiveram a comemorar connosco até de madrugada, isso motiva muito e até os jogadores novos que vierem, quando virem isso, vão querer participar também”, anotou.
Tiago Barth olha para a renovação como um aprovar da estrutura de muito trabalho bem feito que já vinha de trás por parte do plantel Leonino de voleibol. “Em todas as modalidades, uma equipa vencedora não se constrói de um dia para o outro. É um trabalho longo, de alguns anos. O Sporting CP tem mantido uma base que já se conhece, que sabe como funciona o Clube, o que o Clube procura e consegue transmitir isso para os atletas que chegam. Estou aqui há quatro épocas e vejo muito isso; os atletas que chegam adaptam-se em pouco tempo e acho isso muito importante. Estou feliz por continuar e ver essa base a ser mantida, porque tenho a certeza de que bons frutos ainda vão vir”.
Tiago Barth aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Primeiro, agradecer todo o apoio desde o momento em que cheguei e principalmente nos momentos difíceis, o apoio foi fundamental. Ver esse carinho motiva-nos e dizer-lhes que eles são muito importantes nos jogos. Como atleta, posso dizer que os adversários sentem isso. Já conversei com adversários que jogam no nosso Pavilhão e eles sentem isso, falam dos nossos adeptos. Por isso, agradecer e convidar todos para que nova época estejam novamente presentes a apoiar-nos”.
JOÃO FIDALGO E AS RENOVAÇÕES COMO CONSEQUÊNCIA LÓGICA
As renovações de Tiago Pereira e de Tiago Barth são vistas como resultantes do mérito no trabalho dos dois voleibolistas e perfeita identificação com o emblema Leonino, explicou João Fidalgo, coordenador do voleibol do Sporting CP, aos meios do Clube. “O Tiago Pereira tem muita valia, tanto técnica como humana, e neste momento é um elemento muito importante. Qualquer adepto que vê um jogo do Sporting CP, seja no Pavilhão ou pela televisão, identifica-se muito rapidamente com o Tiago, com o que traz ao jogo e à equipa. É o nosso capitão, com uma grande identificação com o Clube. Estamos muito satisfeitos que continue. Capitão campeão é para continuar, naturalmente”.
O dirigente enalteceu, também, as qualidades de Tiago Barth: “No íntimo ele é reservado, mas depois no balneário é uma pessoa que agrega muito, que junta muito a equipa, é muito ponderado e em momentos de maior tensão, dá um equilíbrio muito importante. Foi meu colega aqui na equipa e por isso sei bem do que estou a falar. Alguém com esta valia, a conseguir aliar o facto de a família se ter integrado tão bem, com os filhos do Tiago a jogarem no Sporting CP, em várias modalidades também, ele é ‘prata da casa’ neste momento, faz parte do grupo de capitães da equipa e só fazia sentido continuar pela profundidade que dá à equipa”.
Os Campeões Nacionais Tiago Pereira (esquerda) e Tiago Barth (direita)
MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
RENOVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
CHEIAS DE AMBIÇÃO, DANIELA LOUREIRO
Texto: Luís Santos Castelo, Nuno Miguel Simas
Fotografia: João Pedro Morais
O Sporting Clube de Portugal renovou os vínculos de Daniela Loureiro e Özge Kırdar Kinasts, jogadoras da equipa principal feminina de voleibol, por mais uma temporada. As duas experientes atletas vão, assim, dar continuidade a um percurso pelo emblema de Alvalade que as fez passar a ser referências da secção.
CAPITÃ GARANTE
SER “MUITO BOM SER SPORTING CP”
Aos 37 anos, a líbero Daniela Loureiro, que representa o Sporting CP desde 2018 e que já conquistou duas Taças de Portugal (2022/2023 e 2024/2025), admitiu que “renovar com um clube tão grande como Sporting CP é muito importante”. “Para mim, enquanto capitã e atleta do Sporting CP há sete anos, é da máxima importância dar continuidade a este projecto, que tem mostrado cada vez mais apostar no voleibol feminino”, disse aos meios de comunicação Leoninos.
Ao longo das últimas sete épocas, Daniela Loureiro tem “aprendido muito e cada vez mais o que é ser Sporting CP”: “Todos os dias os adeptos, os atletas ou os treinadores me mostram mais um pouco. É muito bom ser Sporting CP, o que ajuda quando chegam as novas atletas para partilharmos esta cultura e ADN. Fico feliz por conseguir aprender todos os dias e poder passar esse conhecimento”. Sobre objectivos para a temporada que se avizinha, a internacional portuguesa não escondeu que a vontade de conquistar a Liga é muita.
“É algo em que pensamos muito. Estivemos bem no último ano, mas não conseguimos chegar à final pretendida. É o nosso objectivo todos os anos e cá estaremos para dar o nosso melhor e conquistar o troféu. (...) Temos de escrever uma nova história todas as épo -
E ÖZGE
cas e isso começa com a criação de um novo grupo. Vamos ter várias competições e queremos estar bem em todas elas para ganharmos o máximo de troféus. Pessoalmente, quero dar o meu melhor e evoluir. Todos os anos aprendemos muito”, garantiu.
Por fim, Daniela Loureiro deixou uma mensagem aos Sportinguistas:
“Quero muito prometer a máxima entrega da equipa. Temos conseguido demonstrar isso aos adeptos e o ideal é treinarmos muito para que isso aconteça. Acredito que o vamos continuar a fazer, sempre contando com o apoio dos adeptos”.
KIRDAR
KINASTS CONTINUAM A REPRESENTAR O SPORTING CP EM 2025/2026.
ÖZGE KIRDAR
KINASTS “MUITO FELIZ”
A distribuidora turca de 40 anos não negou a ambição após a renovação.
“Estou muito feliz, porque me sinto em casa aqui no Sporting CP. Estou feliz por termos chegado a acordo para eu continuar por mais uma época. Espero ganhar mais troféus na próxima temporada e estou contente com a permanência da maior parte das minhas colegas de equipa. Sinto-me muito feliz”,
referiu a voleibolista aos meios do Clube.
Ozzy, como é conhecida, explicou pela vontade de ganhar ainda mais títulos a permanência de Leão ao peito em 2025/2026.
“Para mim, o que pesou mais foi termos ganho a Taça de Portugal, mas não termos conquistado o Campeonato Nacional. Eu quero ganhar todas as competições, então espero que a equipa sinta o mesmo. Eu quero dar mais troféus a todos os adeptos que nos apoiaram ao longo da época. Essa é a minha motivação e acredito que vamos conseguir. É por isso que estou contente por ficar”.
Retribuir o carinho e a confiança dos adeptos cria em Özge Kırdar Kinasts aquilo que já é reciprocidade com os Sportinguistas. “Eu gosto mesmo muito de jogar na nossa equipa, porque todas as pessoas que nos apoiam são as mesmas, conheço-os a todos, estamos em contacto uns com os outros muitas vezes, é como se fossem mesmo a nossa família e queremos que fiquem orgulhosos de nós como equipa. É o mesmo sentimento de quando queremos deixar os nossos pais orgulhosos. Sentimo-nos responsáveis pela felicidade deles, como também pela nossa. Eu como sou a jogadora mais experiente, sinto-me a mais responsável, mas sinto-me bem com isso, porque gosto dessa pressão. Estou muito ansiosa por poder voltar a jogar perante os adeptos”.
Para 2025/2026, competir em várias frentes é uma enorme motivação, mas os desafios são encarados sem sobrepor uns aos outros. Cada um no seu tempo. “Vai ser uma temporada longa porque começamos com a Taça Ibérica e a Supertaça, depois o Campeonato, a Taça CEV e a Taça de Portugal. Temos pela frente muitos jogos e muitas taças para jogar, mas o mais importante é começarmos bem na Taça Ibérica, acho que toda a equipa tem de estar focada para este primeiro objectivo, porque todas nós queremos ganhar esta taça e trazê-la para casa. Esse é o meu primeiro objectivo e não quero pensar em mais nada. O resto vamos ver, temos a Supertaça frente ao SL Benfica, vai ser uma luta, então ficamos à espera dela”. Por fim, a atleta deixou uma mensagem aos Sportinguistas, já sem esconder a vontade de os reencontrar na bancada.
“O que posso mesmo prometer é que vou dar 100 por cento de mim e que vou puxar pelas minhas colegas de equipa para também darem tudo dentro de campo. Espero que os adeptos gostem de nos ver jogar. É só isso que posso prometer. Esperamos vencer e vamos dar o nosso melhor”.
Özge Kırdar Kinasts (esquerda) e Daniela Loureiro (direita) são duas das figuras do conjunto verde e branco
MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
SPORTING CP CONTINUA COM RUI PEDRO SILVA
TÉCNICO VAI ORIENTAR AS LEOAS DO VOLEIBOL PELA SEGUNDA TEMPORADA CONSECUTIVA.
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: José Lorvão
Rui Pedro Silva, treinador da equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal, renovou contrato e, aos meios Leoninos, falou do significado da aposta reforçada no trabalho técnico realizado.
“Em primeiro lugar, agradecer ao Clube a confiança e a oportunidade em fazer parte desta fantástica família do voleibol e em fazer parte desta grande instituição que é o Clube. Tem sido uma jornada e uma experiência, pessoalmente, muito gratificante. O Sporting CP é, sem sombra de dúvida, um clube muito ecléctico e onde o voleibol tem ocupado um espaço significativo,
em especial até o voleibol feminino. Estamos a renovar esta confiança e o desejo de que na próxima época desportiva continuemos a proporcionar bons espectáculos desportivos, com bons resultados e novas conquistas para o Clube”.
Rui Pedro Silva colocou também
ênfase nos adeptos Sportinguistas.
“Um agradecimento enorme aos adeptos do Sporting CP pelo seu Sportinguismo, por demonstrarem o que é ser Sporting CP e transmitirem e contagiarem as nossas Leoas. Têm sido fundamentais na atmosfera vivida no Pavilhão João Rocha, que nós queremos ainda potenciar para a próxima época desportiva, ainda por cima também com a participação nas competi-
ções europeias. Um agradecimento especial ao Clube, aos adeptos e que estejam connosco na próxima época desportiva com toda a força”. Dar continuidade ao trabalho, manter a estabilidade e continuar a promover a evolução são alguns dos pilares do discurso de Rui Pedro Silva com vista à nova temporada.
“Houve uma grande renovação na época passada, não só do plantel, do staff, da própria estrutura do voleibol. Acho que estamos a dar passos significativos para um futuro a médio/longo prazo muito bom. Já percebemos o que se tem passado no masculino e agora recentemente com o feminino. Conquistámos a Taça de Portugal, realmente houve uma desconfiança inicial a começar
pelo Troféu Stromp, mas depois, com muito trabalho e um staff maravilhoso à minha volta, conseguimos proporcionar uma época desportiva de grandes resultados, com um saldo de vitórias muito bom e foi pena não metermos a cereja em cima do bolo que era estarmos na final, e conseguir algo que seria extraordinário para o Clube, que era vencer a Liga”, frisou.
Rui Pedro Silva deixou ainda uma mensagem de gratidão aos Sportinguistas, com admiração também reflectida nas palavras pelo que viveu em 2024/2025. “O que senti nesta primeira época foi que, em primeiro lugar, o voleibol feminino tem crescido imenso, não só no Sporting CP. Há vários
candidatos ao título, existe uma pressão saudável, uma competitividade enorme e toda a ajuda é muito significativa. Nada como ter os nossos sócios e adeptos com a equipa. Isso foi o que aconteceu. Conseguimos ter o Pavilhão com uma das maiores enchentes desde que o voleibol existe no Clube e é dessa força extra que nós precisamos, de as atletas sentirem esse Sportinguismo dentro do campo, em cada jogada, em cada acção”.
JOÃO FIDALGO DESTACA COMPETÊNCIA DE RUI PEDRO SILVA
O coordenador de todo o voleibol do Sporting CP indicou vários dos méritos de Rui Pedro Silva: “O trabalho feito no voleibol feminino não é exactamente igual ao que se faz no masculino. É a mesma modalidade, mas a própria dinâmica do jogo é claramente diferente. Rui Pedro Silva é alguém com um histórico incrível na modalidade, tanto no masculino como no feminino, das pessoas mais credenciadas a nível de formação em Portugal. É também o responsável pela coordenação técnica da formação do Clube, mesmo a esse nível a entrada dele no Clube na época passada e agora na preparação que se está a fazer na próxima época é um trabalho absolutamente notável e abrangente, com uma visão da parte da formação, da verticalidade que tem de haver, ligação entre formação e escalão sénior, com uma visão ímpar no nosso país. O voleibol do Sporting CP tem muito a ganhar com a presença de alguém com esta experiência e visão na estrutura. Tem havido um alinhamento muito grande entre o voleibol masculino, feminino e de formação, o currículo do professor [Rui Pedro Silva] fala por ele, é bem coadjuvado também, por isso para nós é fácil tomar a decisão de renovação com esta estrutura técnica”.
Rui Pedro Silva (entre Miguel Afonso e João Fidalgo) quer retribuir a confiança do Sporting CP e o carinho dos Sportinguistas com muitas vitórias
CLUBE FAMILY & KIDS
LION BOOTCAMPS: ONDE O VERÃO GANHA NOVAS MEMÓRIAS
JULHO CHEGOU E COM ELE MAIS UMA EDIÇÃO DOS LION BOOTCAMPS, O PROGRAMA DE FÉRIAS DO SPORTING CP PENSADO PARA PROPORCIONAR MOMENTOS ÚNICOS AOS MAIS NOVOS. ENTRE MODALIDADES DESPORTIVAS, ACTIVIDADES EDUCATIVAS E NOVAS AMIZADES, O ECLECTISMO LEONINO VIVE-SE A CADA GARGALHADA.
Texto: Filipa Santos Lopes
Fotografia: João Pedro Morais
Verão é sinónimo de sol, de tempo livre e de experiências inesquecíveis. No universo do Sporting Clube de Portugal, essa promessa cumpre-se de forma especial: os Lion Bootcamps estão de volta, com a energia de sempre e muitas novidades. Ao longo das semanas de Verão, são muitos os jovens Leões e Leoas que participam nesta iniciativa, pensada para aliar desporto, diversão, aprendizagem e crescimento pessoal. “É muito significativo para nós termos mais um ano de Bootcamps a decorrer. É uma grande confiança que os nossos Sócios e não-Sócios depositam em nós. Somos muito gratos por isso”, começou por sublinhar Mariana Raposo, Team Leader do departamento Family & Kids, no lançamento da primeira semana das férias a verde e branco. Mais do que ocupar o tempo livre, os Lion Bootcamps pretendem oferecer às crianças um espaço seguro, estimulante e verdadeiramente ecléctico. Aqui, os participantes experimentam várias modalidades desportivas, conhecem novas realidades e desenvolvem competências sociais e emocionais valiosas. “Creio que é uma experiência muito rica e divertida. É importante não só porque eles precisam de se divertir nas férias e de ter um sítio onde ficar, mas também para conhecerem pessoas novas e crescerem com isso”, acrescenta Mariana.
HERÓIS POR UM DIA
Entre as actividades destacadas desta edição, surge a iniciativa “Heróis por um dia”, em colaboração com os Bombeiros de Oeiras e a Polícia Municipal. Um momento de grande impacto para os pequenos participantes, que têm a oportunidade de vestir fatos de bombeiro, utilizar as mangueiras e aprender mais sobre civismo, regras de trânsito e comportamentos de segurança.
Uma experiência de sensibilização que ensina a “agir civicamente” e que cativou os jovens participantes, como Sebastião Pinho. “Fomos ver os polícias, andámos na moto e no carro! E depois, nos bombeiros, aprendemos mais sobre as coisas que eles usam”, contou o jovem Leão, aos microfones da Sporting TV.
DESPORTO, DESCOBERTAS E AMIZADES
A componente desportiva continua a ser o grande pilar do programa. Do karaté ao skate, passando pelo basquetebol, futsal, ténis de mesa ou futebol, cada criança vai descobrindo preferências – e superando-se. Francisca Oliveira, de apenas sete anos, participou nos Lion Bootcamps pela primeira vez e mostrou-se rendida. “Nunca tinha feito karaté e adorei! É divertido, estou a adorar a experiência”, contou. Já Helena Azevedo, de dez anos, teve mais dificuldades em enumerar a sua modalidade favorita.
“Fiz skate, basquetebol, futebol... dou nota 100 de 100 à experiência! Gosto muito de estar aqui no Sporting CP”, confidenciou. Essa alegria é reforçada por todos.
“Eu gostei do ténis de mesa e futebol. Estou a adorar e agradeço aos meus pais por me inscreverem”, lançou Sebastião. Por outro lado, Edmilson Gomes, que regressa aos Bootcamps após uma primeira participação inesquecível, apontou outro dos momentos mais marcantes da semana.
“Gostei de conhecer os jogadores da equipa B de futebol e de fazer as actividades. Fiz amigos e diverti-me muito”, contou.
CONFIANÇA TOTAL
Com uma equipa dedicada de Monitores, Team Leaders e de Coordenação, os Lion Bootcamps oferecem uma experiência segura, divertida e adaptada a cada faixa etária. E há sempre abertu -
ra para os encarregados de educação acompanharem o percurso dos filhos. “Podem confiar completamente em nós.
E, se quiserem, durante a hora de almoço têm sempre a possibilidade de li-
gar, esclarecer dúvidas ou falar com os filhos”, garante Mariana Raposo. No final, ficam as memórias. Do desporto ao civismo, da amizade à superação, cada participante leva algo de muito especial consigo.
MAIS DO QUE FÉRIAS
Entre as várias propostas, destaca-se o Lion Bootcamp | Multi Sports, que convida os participantes a mergulharem no eclectismo Leonino e a explorarem cerca de dez modalidades, entre Julho e Agosto. Já os mais apaixonados por futebol podem experimentar, durante o mês de Julho e início de Agosto, o Lion Bootcamp | Cristiano Ronaldo Academy Edition. Apenas durante o mês de Julho, os participantes podem desafiar o equilíbrio, a coordenação e a criatividade entre as ondas da Costa de Caparica e as pistas de skate no estádio José Alvalade, no Lion Bootcamp | Surf & Skate. Para quem deseje focar-se numa modalidade específica, existem ainda programas intensivos - que ocorrerão em semanas específicas de Julho, Agosto ou Setembro - de Ginástica (GYM), Futebol (FUT) e Artes Marciais (Martial Arts).
Próximas datas disponíveis:
14 a 18 de Julho
21 a 25 de Julho
28 de Julho a 1 de Agosto
4 a 8 de Agosto
18 a 22 de Agosto
25 a 29 de Agosto
1 a 5 de Setembro
Para garantir um lugar, confirmar as datas em que se realizará o Lion Bootcamp pretendido ou conhecer em detalhe os programas, basta consultar o site oficial do Clube ou contactar a organização através do email: lionbootcamps@sporting.pt
Os Lion Bootcamps vão decorrer até início de Setembro e prometem muita diversão
GYM EDITI N
Dá mais ritmo e movimento às tuas férias.
Inscreve-te já
Vagas Limitadas
Desconto para Sócios
BREVES
ATLETISMO: CAMPEÕES NACIONAIS DE SUB‑23
PAINTBALL: TERCEIRO LUGAR EM BIRMINGHAM
As equipas sub-23 masculina e feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal sagraram-se campeãs nacionais, no último fim de semana em provas que decorreram em Coimbra. A equipa feminina terminou com 196 pontos, mais 48 pontos que a Juventude Vidigalense, a segunda classificada. No sector masculino, o Sporting CP também venceu colectivamente com 223 pontos face aos 126 do segundo classificado, a Juventude Vidigalense. O Sporting CP esta temporada já venceu os Nacionais masculinos e femininos em sub-16, sub-18 e sub-23. Faltam ainda realizar-se os Nacionais de sub-20.
TÉNIS DE MESA: JOÃO
SOLDADO DE BRONZE NOS
CAMPEONATOS DA EUROPA
João Soldado foi medalha de bronze na competição individual do Campeonato da Europa de Ténis de Mesa para atletas com síndrome Down, em prova realizada em Praga, na República Checa. O jogador do Sporting CP foi ainda campeão da Europa de Pares Misto, em dupla com Dita Anderova, da República Checa e campeão da Europa de Pares Masculinos com também português, João Oliveira.
GINÁSTICA: DUPLA DE TRAMPOLINS COM SUCESSO
Pedro Ferreira e Diogo Abreu venceram a etapa da Taça do Mundo de Trampolim Sincronizado, que decorreu em Coimbra. A dupla que a nível de Clubes representa o Sporting CP, terminou a prova com 52, 730 pontos, á frente de uma dupla chinesa e de uma francesa. No apuramento para a final, Pedro Ferreira e Diogo Abreu bateram o recorde nacional de nota, em mais uma prova de nível muito elevado da dupla do Sporting CP, que no fim de semana esteve em representação de Portugal.
A equipa de Paintball do Sporting Clube de Portugal terminou no terceiro lugar na segunda etapa do Campeonato Europeu divisão Semi-Pro X-Ball, realizada em Birmingham (Inglaterra), com um total de 93 pontos, num evento que tem um total de três etapas – a última vai acontecer no mês de Agosto, em Paris.
O Sporting CP ocupa a segunda posição na classificação na geral apenas com duas derrotas, ambas frente ao Trash Pandas, de Inglaterra.
Em Birmingham, o Sporting CP conquistou o primeiro troféu no Campeonato da Europa de Paintball, numa notável participação do conjunto Leonino, o segundo melhor entre 22 participantes. Nas duas primeiras etapas, a equipa Leonina obteve um sexto lugar e um terceiro lugar. Está com 177 pontos no total, menos 19 do que o Trash Pandas.
INICIATIVAS: SPORTING CP NOVAMENTE PRESENTE NO NOS ALIVE
Com entretenimento e prémios garantidos, o Sporting Clube de Portugal vai voltar a marcar presença no NOS Alive, que decorre a partir de hoje até sábado, dia 12, no Passeio Marítimo de Algés.
Em cada dia do festival, entre as 15h00 e as 00h00, o stand de dois andares dos Leões tem uma série de activações preparadas: um Tattoo Studio para tatuagens temporárias, uma simulação do balneário (Photocall Balneário) dos Bicampeões Nacionais com direito a personalização do nome e número e, ainda, um Cofre de Leão recheado de prémios exclusivos – desde camisolas assinadas por jogadores e equipamentos até camisolas CR7 e da colecção Vintage. Esta actividade tem um custo de participação de 5€ e para abrir o cofre é necessário responder a quatro perguntas de quiz.
Além disso, o stand do Sporting CP terá um espaço Loja Verde com o merchandising do Clube – também aberto das 15h00 às 00h00 – e o Jubas estará no recinto do NOS Alive para tirar fotografias e oferecer brindes.
LUTO: PESAR POR ADRIANO BAGANHA
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Adriano Baganha, uma figura marcante do basquetebol Leonino, que faleceu na última terça-feira, aos 83 anos. Adriano Baganha representou o Sporting CP e outros clubes ao longo da sua carreira como jogador, tendo igualmente integrado a Selecção Nacional. No entanto, foi como treinador que deixou uma marca indelével na história do Clube, ao conduzir a equipa principal de basquetebol à conquista do título nacional na época de 1980/1981. Mais tarde, viria também a orientar a Selecção Nacional. Aos seus familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, expressando igualmente o seu reconhecimento pelos muitos anos de dedicação, esforço e devoção à causa Leonina.
LUTO: PESAR POR AGOSTINHO DA CONCEIÇÃO RODRIGUES
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Agostinho da Conceição Rodrigues, sócio 337-0 do Sporting CP, faleceu aos 86 anos. Filiado no Clube Leonino desde 12 de Novembro de 1953, Agostinho da Conceição Rodrigues foi sócio do Sporting CP durante mais de 50 anos e foi Presidente do Sporting Clube da Madeira — filial n.º 76 do SCP — liderando os destinos da mesma desde a década de 1960 até ao final dos anos 90. Foi, também, Presidente Honorário e Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube da Madeira. Desempenhou um papel de grande relevância no movimento sportinguista na Região Autónoma da Madeira e foi, igualmente, Sócio Honorário da Associação de Futebol da Madeira. Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.