Jornal Sporting n.º 4033

Page 1


HONRAR O FUTURO

RECUANDO 119 ANOS ENCONTRAMOS

UM JOVEM AMBICIOSO, COM UMA VISÃO PIONEIRA E FUTURISTA.

Só conseguimos honrar o nosso futuro se fizermos o exercício de regressar às nossas origens.

Recuando 119 anos encontramos um jovem ambicioso, com uma visão pioneira e futurista. José Alvalade estabeleceu os princípios, os valores e o código genético que definem o que é ser Sporting Clube de Portugal.

É precisamente no regresso às nossas origens, e em homenagem aos que iniciaram o nosso legado, que projectamos o nosso futuro a partir do Esforço, da Dedicação e da Devoção que foram, e serão, sempre fundamentais para que a Glória seja dominante na nossa História.

Caminhemos rumo ao futuro conscientes de que a nossa força está em honrar estes 119 anos de uma História única, cumprindo os valores do Clube e preservando o seu ADN.

Sem esquecer os que se mantiveram firmes aos princípios do Sporting Clube de Portugal e aos que, desde 1906, partilham da mesma visão e princípios e contribuíram para um legado que perdura.

Parabéns aos Sportinguistas de ontem, aos de hoje e aos de amanhã.

O orgulho que temos da nossa História faz-nos ser, sempre, Sporting Clube de Portugal!

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTORA: MAFALDA BARBOSA MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: FILIPA SANTOS LOPES FALOPES@SPORTING.PT; MARIA GOMES DE ANDRADE MGANDRADE@ SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS • NQSIMAS@SPORTING.PT; XAVIER COSTA • XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES JBTORRES@SPORTING. PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA, S.A., QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/ JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL

ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)

CLUBE HISTÓRIA

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: O PROCESSO E AS DÚVIDAS SOBRE A ORIGEM DO NOME

É O NOME QUE ACOMPANHA O CLUBE DESDE A SUA FUNDAÇÃO, MAS AFINAL COMO SE DEU O BAPTISMO EM 1906? ALGUMAS DÚVIDAS SUBSISTEM, MAS, PARA ASSINALAR O 119.º ANIVERSÁRIO DO CLUBE, O JORNAL SPORTING RETROCEDE ATÉ AOS MESES EM QUE TUDO SE DECIDIU E PERCORRE A CRONOLOGIA DOS ACONTECIMENTOS: DESDE A DISSIDÊNCIA DO “GRUPO JUVENIL” DE JOSÉ ALVALADE QUE LEVOU AO NASCIMENTO DE UM NOVO CLUBE ATÉ ÀS DIFERENTES DESIGNAÇÕES EQUACIONADAS. ESTA É A HISTÓRIA DO NOME ‘SPORTING CLUBE DE PORTUGAL’, JÁ RECONHECIDO NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Museu Sporting –Centro de Documentação

‘Sporting Clube’ foi sempre o denominador comum nas opções tidas em conta no longínquo ano de 1906. Podia ter sido Campo Grande Sporting Club, que foi a primeira designação provisória, ainda ‘agarrada’ ao Campo Grande Foot-ball Club, de cujo emblema

José Alvalade, os irmãos Stromp e os irmãos Gavazzo, entre outros, saíram em desacordo para fundar o Sporting Clube de Portugal. Curiosamente, segundo consta, Grande Sporting Club de Portugal foi até um nome proposto pelo próprio José Alvalade, mas o baptismo também não vingou. Sporting Clube desde o início, mas não do Campo Grande nem sequer de Lisboa. Seria e é de Portugal

e para Portugal inteiro, mas não só, pois nasceria para ser grande – sem precisar do epíteto no nome para o ser – uma vez que o desígnio era claro “ser tão grande como os maiores da Europa”. No entanto, para conhecer as origens do nome, o melhor é recordar o nascimento do Clube e viajar no tempo aos dias de Abril, Maio, Junho e Julho de 1906 em que tudo se decidiu. E “um caso curioso é que

o Sporting CP se formou sem ter nome”, contou Júlio de Araújo dando conta das muitas outras prioridades que se foram antepondo até à definição do nome, num artigo que assinou intitulado ‘Fundação do Sporting Club de Portugal’, publicado na edição do Boletim Sporting Club de Portugal de 10 de Junho de 1926 – escrito a partir de informações retiradas do livro da sua autoria, na altura ainda em

preparação, sobre a História do Sporting CP. Ora, é esta figura, presidente do Clube entre 1922 e 1923 e também entre 1924 e 1925, a responsável por ter reunido as principais informações conhecidas até hoje sobre esses primeiros passos do emblema verde e branco. Fê-lo “a partir da memória contingente – isto é, não pormenorizada e sem confronto com documentos de contexto – de Francisco Gavazzo que, à distância a que estava então, foi conhecendo os acontecimentos através de cartas que lhe foram enviadas”, como esclarece a obra História do Sporting Clube de Portugal, publicada em 2020 e assinada por Luís Augusto Costa Dias com Paulo J.S. Barata, que trouxe uma nova luz a estes acontecimentos e decisões com base em novas leituras e documentos inéditos – uma leitura mais do que recomendada. Assim, graças sobretudo a estas fontes, é possível voltar atrás no tempo até à origem de tudo.

DE DISSIDENTES A FUNDADORES

Em Março de 1906, o Campo Grande FC organizou uma “festa aristocrática de recreio, que decorreu em ambiente privado e com elevadíssimos custos a suportar todo um espectáculo de exibição social, que um conjunto de sócios, designadamente a maioria dos seus jovens dirigentes, pôs em causa como verdadeira finalidade de um clube desportivo”, de acordo com os historiadores Luís Costa Dias e Paulo J.S. Barata. Ora, foi aí que este “grupo juvenil” quis demarcar-se do clube e formar outra associação, então verdadeiramente “vocacionada para a prática des-

O "grupo juvenil" que saiu do Campo Grande Foot-ball Club para formar um novo clube: o Sporting CP, que já leva 119 anos de História desde então

portiva”. Entre eles contavam-se os irmãos Gavazzo, José Alvalade, os irmãos Stromp e mais uma vintena de elementos próximos, os quais juntamente com as suas famílias decidiram expor ao Visconde de Alvalade essa possibilidade num “evento de mademoiselles”, a 14 de Abril, que serviu apenas de pretexto para o encontro destes ‘dissidentes’.

Contudo, correndo a notícia de que várias famílias do Campo Grande FC tinham sido excluídas do encontro, tudo se precipitou antes do dia do evento. Exigiu-se uma reunião, que aconteceu no dia 13, e ficou marcada pela crispação, pois, como conta Júlio de Araújo no Boletim supracitado, esta “tinha que ser de zaragata e foi”. O desentendimento entre as duas facções foi absoluto e José Alvalade recorreu, então, ao seu avô, Alfredo Holtreman, o Visconde de Alvalade, para começar a dar forma ao desejo que o movia. Atrás dele e de José Gavazzo saíram também definitivamente Fernando Soares Cardoso Barbosa, José, Francisco e António Stromp, Eduardo Quintela de Mendonça, Barjona de Freitas, José

e o seu neto, José Alvalade, como vice com apenas 20 anos. Então também José Alvalade, numa carta datada do mesmo mês, escreveu ao amigo Gavazzo – tinha partido para Paris – informando sobre a realização desta Assembleia, sem mencionar qualquer nome para o clube.

Por isso, voltamos à frase de Júlio de Araújo: “Um caso curioso é que o Sporting CP se formou sem ter nome”. Ora, já tinha sido constituída uma Direcção e todo o tipo de trabalhos estavam em marcha: esboçavam-se os Estatutos, angariavam-se Sócios e José Alvalade tinha até um projecto detalhado das futuras instalações, que fez questão de enviar também a Gavazzo. As bases iam sendo preparadas e lançadas, mas, entretanto, o clube continuava sem designação oficial.

…À PROCURA DE BAPTISMO

Surge então, a 26 de Maio, o primeiro nome provisório, e que não passará disso mesmo: Campo Grande Sporting Club. Segundo consta, outra hipótese foi a de Grande Sporting Club de Portugal, defendida por José Alvalade. No entanto, nem um nem outro vingariam.

Roquette, Dr. Serrão de Moura, Geraldes Barba, Henrique Leite, Afonso Botelho, Frederico Seguro Ferreira, José Borges de Castro, J.H Scarlet e mais três “cujos nomes se ignoram”.

14 de Abril de 1906 fica então como a data de início dos trabalhos para a formação de um novo clube, um primeiro rascunho do que viria a tornar-se o Sporting CP. Por seu turno, o Campo Grande FC não teria pela frente mais do que apenas “uns escassos meses de vida”, de acordo com a obra publicada em 2020.

UM NOVO CLUBE…

E essas intenções vão-se levantando como realidade palpável no mês seguinte, em Maio. Por esta altura, José Gavazzo dá conta disso em carta ao irmão Francisco: “Vamos fundar um clube, que tem por sócio fundador o Visconde de Alvalade que se mostra satisfeitíssimo”.

Precisamente a 8 de Maio, constitui-se a primeira Direcção do Clube – ainda por baptizar – com o Visconde a assumir a presidência

lha, contudo, não são conhecidas, mais uma vez devido à inexistência de actas. ‘Sporting Clube’ sempre o foi e acabaria por ser ‘de Portugal’ a completá-lo. Contudo, a visão do fundador não se continha ao território nacional e ambicionava que a dimensão do clube fosse além-fronteiras, olhando olhos-nos-olhos os emblemas já então estabelecidos por essa Europa fora. Precisamente nessa mesma carta, José Alvalade deu mais uma mostra das suas intenções desde os primeiros dias de vida do Clube: “Gostava imenso que o nosso ficasse semelhante aos clubes estrangeiros e que ele não envergonhasse o nosso País. Como temos muito dinheiro isso parece-me fácil. Vamos a ver”. Estava dado o pontapé de saída. Assim nasceu um clube já com 119 anos, cujo nome – e sigla (SCP) - é conhecido nos quatro cantos do mundo.

Por sua vez, seguiu-se a determinação de forma convencional do 1 de Julho de 1906 como a data de fundação oficial do Clube por proposta de António Nunes Soares Júnior, quando em 1920 se tratava de reformar os Estatutos, nos quais se justificaria (art.º 34.º) na

sua primeira publicação, em 1907, como tendo sido este o dia de início da actividade em consequência da sua legalização, ou seja, o começo do ano económico do Clube. O nome foi o primeiro passo para criar a identidade do Sporting CP, e muitos mais elementos se seguiram. Uma primeira ‘casa’ erigida no Sítio das Mouras - propriedade cedida pelo Visconde de Alvaladenas imediações de uma zona onde o Clube estabeleceu raízes e, por isso, ainda hoje se mantém. Um emblema que desde o início contou com um leão rampante e o verde predominante, cor que - depois dos pioneiros equipamentos totalmente brancos ainda sem o emblema nas camisolas - também iria pintar as míticas camisolas ‘Stromp’ bipartidas, estreadas no último jogo do primeiro campeonato oficial do futebol português, em 1907/1908. O resto, daí em diante, tem sido História com maiúscula, feita de inúmeros títulos e muito eclectismo, criando um sentimento que tem marcado milhões de pessoas durante mais de um século, geração atrás de geração. E tudo isto sob a mesma identidade, e de seu nome Sporting Clube de Portugal.

Sem precisar uma data, Júlio de Araújo refere no seu artigo que é numa Assembleia no mês de Julho que finalmente se fixou a denominação Sporting Clube de Portugal. No entanto, Luís Costa Dias e Paulo J.S. Barata no seu livro, História do Sporting Clube de Portugal, trazem novos dados sobre este acontecimento e até uma outra data, ressalvando, porém, que só de forma indirecta se pode inferir a mesma, não havendo o conhecimento de quaisquer actas destas Assembleias.

“Pensamos que essa Assembleia decisiva terá ocorrido no mês anterior”, pode ler-se na obra, enquanto se tem por base uma carta de José Gavazzo ao irmão, a 18 de Junho. Os historiadores vão mais além e apontam mesmo que a “designação definitiva do clube tinha sido já decidida em Assembleia no início de Junho – certamente num sábado, a 2 ou 9 desse mês”. E a verdade é que uma carta de 30 de Junho, assinada por José Alvalade, já mostrava que o fundador estava “preocupadíssimo com o Sporting Clube de Portugal”, finalmente baptizado e nomeado tal qual é conhecido até aos dias de hoje. As razões que levaram a esta esco-

Um ainda jovem José Alvalade foi figura central na fundação do Sporting CP
De leitura obrigatória, esta obra, publicada em 2020, trouxe uma nova luz aos primeiros anos de vida do Sporting CP

CLUBE ASSEMBLEIA GERAL

ASSEMBLEIA

GERAL COM FORTE

PARTICIPAÇÃO E APROVAÇÃO

DOS SÓCIOS

OS DOIS PONTOS EM DISCUSSÃO FORAM APROVADOS POR LARGA MAIORIA NA REUNIÃO MAGNA DO PASSADO DOMINGO, MARCADA POR UM AMBIENTE CORDIAL E PARTICIPATIVO. JOÃO PALMA, PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL, DESTACOU O RESPEITO ENTRE SÓCIOS E ÓRGÃOS SOCIAIS.

Texto: Filipa Santos Lopes Fotografia: Tiago Matos

O Sporting Clube de Portugal realizou no último domingo, 29 de Junho, mais uma Assembleia Geral, que decorreu no Edifício Multidesportivo do Estádio José Alvalade. Em análise estiveram

dois pontos, ambos aprovados com percentagens expressivas pelos Sócios que marcaram presença. No final da tarde, João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral, revelou os resultados e teceu elogios ao modo como decorreram os trabalhos.

“O orçamento do último exercício foi aprovado por uma larga margem, uma esmagadora maioria de 91,02% de votantes e de 90,75% de votos. No ponto 2, 91,15% de votantes, que correspondem a uma percentagem de 91,10% votos, também aprovaram o novo exercício. Penso que estes números são elucidativos para se perceber a magnitude da votação muito expressiva que mereceram, por parte dos Sócios, quer um quer outro documento”, começou por anunciar. “Gostaria também de vos transmitir a satisfação que a Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal manifesta pela forma extraordinariamente correcta e cordial como decorreram os trabalhos. É justo dizer que houve por parte dos Sócios intervenientes, inclusive aqueles que pediram esclarecimentos aos órgãos sociais, uma postura sempre cordial e respeitosa, sobretudo para com o Conselho Directivo. Dessa forma, dignificaram o Sporting CP”, elogiou.

João Palma manifestou ainda os seus parabéns ao Conselho Directivo presidido por Frederico Varandas, congratulando-se pelo “momento que vive o Clube, que se vem consolidando ao longo das últimas épocas”. O presidente da Mesa da AG relembrou que o

Ponto Um – Apreciação e votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal, para o exercício económico de 1 de Julho de 2025 a 30 de Junho de 2026, elaborado pelo Conselho Directivo, acompanhado do Plano de Actividades e do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Sporting CP venceu “três campeonatos nos últimos anos”, conseguindo este ano “a famosa dobradinha”. “Esse sucesso tem sido conseguido através de um trabalho de consolidação financeira e estrutura para o futebol que assenta sobretudo numa pessoa, sem desprimor para as outras, e no trabalho fantástico que o Dr. Frederico Varandas está a fazer à frente do Clube. Não ficará mal que nós, em representação dos Sócios, lhes transmitamos também os nossos parabéns. Temos muita honra de participar neste projecto em desenvolvimento e que se afirmará, cremos nós, com todas as razões para nisso acreditar, cada vez mais a partir de agora”, concluiu. Já questionado pelos jornalistas presentes na sala, o dirigente re-

forçou que esta foi, em termos de ambiente, “a melhor Assembleia Geral a que assistiu”.

“Espero que seja a primeira de muitas com as pessoas tão participativas e colaborantes, e com o Conselho Directivo, justiça lhe seja feita, a responder com o máximo interesse às perguntas colocadas. Não podemos estar mais contentes com a forma como decorreram os trabalhos. O Sporting CP, como temos dito, é um Clube diferente – e nunca o foi tanto como agora. Queremos continuar a sê-lo pelas vitórias, pelo exemplo aos vencidos, pelo comportamento e pela forma como tratamos os Sócios”, assinalou, enaltecendo por fim a situação financeira do Clube, “mais um feito desta Direcção”.

Ponto Dois – Apreciação e votação das contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal referentes ao exercício económico de 1 de Julho de 2023 a 30 de Junho de 2024.

ASSEMBLEIA GERAL

Domingo, 29 de Junho de 2025

João Palma elogiou a postura dos Sócios e dos Órgãos Sociais
Ponto 2

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

ALISSON SANTOS REFORÇA SPORTING CP

EXTREMO BRASILEIRO TEM 22 ANOS E GARANTIU ESTAR A VIVER “UM SONHO” DEPOIS DE SALTAR DA UD LEIRIA PARA OS BICAMPEÕES NACIONAIS.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: João Pedro Morais

Do Castelo de Leiria para o Castelo de São Jorge: Alisson Santos foi, na última segunda-feira, anunciado como reforço do Sporting Clube de Portugal, tendo assinado até 2030 com uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.

Formado no EC Vitória, do estado brasileiro da Bahia, de onde é natural, o extremo de 22 anos chegou à equipa sénior e representou, também, o Clube Náutico Capibaribe e o Figueirense FC por empréstimo. Em 2024/2025, também por cedência, mudou-se para Portugal e representou a UD Leiria, somando seis golos em 18 jogos. Nas primeiras palavras depois da apresentação, que decorreu entre a Academia Cristiano Ronaldo, com a presença de Frederico Varandas, e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, Alisson Santos admitiu estar “muito feliz por vestir a camisola do Sporting CP”.

“É um sonho para mim e espero aproveitar, dar o meu máximo e ajudar o Clube”, disse aos meios de comunicação Leoninos. A trabalhar com o emblema de Alvalade há alguns meses, o atleta brasileiro explicou que “passou um filme na cabeça” quando esteve pela primeira vez em Alcochete ou em Alvalade: “Fez-me perceber que estava a conquistar algo muito grande na minha carreira”.

Já adaptado ao grupo, Alisson Santos garantiu que “tem sido tudo maravilhoso” e que o grupo o “recebeu muito bem”. “Ver o Clube ser campeão foi muito bom para mim também. Espero ajudar o grupo para que continue assim. (...) O míster e os jogadores procuraram sempre ajudar-me e aproveitei bastante mesmo sabendo que não podia jogar”, referiu. Sobre o seu percurso desde que chegou a Portugal, o novo Leão revelou que os primeiros tempos contaram com obstáculos que foram superados.

“No começo foi um pouco difícil porque foi a primeira vez que saí do Brasil, mas tive pessoas que me ajudaram a adaptar aqui. A minha mãe foi a principal pessoa que me deu a força para continuar em busca do meu sonho. Fui forte, olhei em frente e continuei na luta. Tive uma boa prestação na UD Leiria e chegar aqui é um sonho. Olhar para trás e ver tudo por que passei e chegar agora ao Sporting CP deixa-me realizado”, afirmou. Definindo-se como um extremo forte no “um contra um, na velocidade, na procura pelo golo e em ajudar com assistências”, Alisson Santos considera já ter evoluído desde que chegou ao Sporting CP. Para isso, contou ainda com a ajuda dos colegas – e de um em especial: “Todos me ajudaram bastante, mas estive mais com o Matheus Reis, que falava comigo sempre depois dos treinos”.

Com grande vontade de jogar para a bancada verde e branca, até porque “os adeptos apoiam durante todo o jogo”, como já teve hipótese de presenciar ao vivo, Alisson Santos quer, também, que a pré-época e uma prova em especial cheguem rápido: “Estou muito ansioso por isso. Acredito que vai ser uma grande pré-temporada para todos, vamos trabalhar muito. (...) UEFA Champions League? É um sonho de todos os jogadores. Vou trabalhar muito para poder jogar nessa competição”.

Por fim, Alisson Santos deixou uma mensagem aos Sócios e adeptos Leoninos: “Todos os Sportinguistas podem esperar de mim muita raça e vontade de vencer. Já vi que todos têm essa vontade e acabo por beber um pouco disso. Espero dar muitas alegrias a todos”.

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME ALISSON DE ALMEIDA SANTOS

DATA DE NASCIMENTO 27/09/2002 (22 ANOS)

NACIONALIDADE BRASILEIRA

POSIÇÃO EXTREMO

CLUBES ANTERIORES EC VITÓRIA, CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE, FIGUEIRENSE FC E UD LEIRIA

Alisson Santos no Castelo de São Jorge, um dos pontos mais emblemáticos de Lisboa
O novo Leão com Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP

GAMEBOX 2025/2026 DISPONÍVEL A PARTIR DE HOJE

RENOVAÇÃO

VAI DECORRER POR FASES E CONTINUAM AS DUAS OPÇÕES: FULL E NATIONAL.

Sob o lema ‘O teu lugar de Bicampeão é aqui!’, o Sporting Clube de Portugal apresentou ontem a Gamebox 2025/2026, que conta com novidades que prometem melhorar cada vez mais a experiência dos Sócios no Estádio José Alvalade.

A renovação da Gamebox começa já hoje, quinta-feira, em gamebox.sporting.pt. O processo vai decorrer por fases, com cada Sócio a receber a informação necessária por email e SMS.

Os Sócios na Green List também vão receber novidades brevemente por email e SMS. Tal como na temporada passada, a Gamebox 2025/2026 volta a ter duas opções: Full (todos os jogos em casa de todas as competições) e National (todos os jogos em casa das competições nacionais).

O Estádio José Alvalade foi reconfigurado por zonas e os lugares Gamebox passam a estar disponíveis da seguinte forma:

- Bancada A: Emerald +, Emerald, Diamond, Platinum, Gold, Silver

- Bancada B: Emerald B, Diamond B, Platinum B, Gold B, Silver B

A Wallet de cada Sócio está actualizada com o respetivo saldo, que pode ser descontado na compra da Gamebox 2025/2026. Para garantir a Gamebox 2025/2026, os Sócios devem usar os seus novos dados após a Renumeração de 2025.

A Gamebox 2025/2026 conta ainda com as seguintes vantagens:

■ Lugar marcado durante toda a época

■ Direito de preferência nos jogos não incluídos na Gamebox National

■ Prioridade na compra de bilhetes para jogos fora e finais de competições

■ Gameback: podes colocar o teu lugar Gamebox à venda, caso não possas vir ao jogo, e receber Cashback na tua Wallet

■ Opção económica face à compra de bilhetes jogo-a-jogo.

■ Facilidade de pagamento: três prestações sem juros

■ Desconto de 5% para Sócios com assiduidade acima dos 80% em 2024/2025

EIS 2025/2026: BICAMPEÕES NACIONAIS E EQUIPA

B DE REGRESSO

PLANTÉIS DE RUI BORGES E JOÃO GIÃO DERAM INÍCIO ÀS RESPECTIVAS PRÉ-TEMPORADAS NA ACADEMIA CRISTIANO RONALDO, EM ALCOCHETE, COM A AMBIÇÃO DE REPETIR E ATÉ MELHORAR O SUCESSO DE 2024/2025.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia:

O Sporting Clube de Portugal comemorou o 119.º aniversário na última terça-feira, 1 de Julho, e o dia foi perfeito para o regresso ao trabalho das equipas profissionais de futebol.

Tanto a equipa principal, Bicampeã Nacional e vencedora da Taça de Portugal, como a equipa B, que garantiu a subida à Liga Portugal 2, estiveram na Academia Cristiano Ronaldo para arrancar com a pré-temporada 2025/2026, um momento sempre marcante num ano que se espera de igual ou mais sucesso.

Os mais velhos chegaram bem cedo a Alcochete para os habituais testes físicos e exames médicos durante a manhã no ginásio e no relvado. À tarde, Rui Borges liderou a primeira sessão de treino da pré-época sob muito calor.

Estiveram presentes 25 jogadores [ver caixa], com destaques como os reforços Alisson Santos, Giorgi Kochorashvili e Rayan Lucas ou a muita presença de juventude. Os Leões que estiveram em compromissos com as respectivas selecções nacionais vão-se apresentar

mais tarde. Ontem, quarta-feira, decorreu mais um treino na Academia Cristiano Ronaldo.

O estágio no Algarve vai decorrer entre 12 e 21 de Julho e vai contar com jogos de preparação contra os escoceses do Celtic FC (16 de Julho) e os ingleses do Sunderland AFC (21 de Julho). A 25 de Julho, no Estádio Nacional, o Sporting CP defron-

ta os espanhóis do Villarreal CF para o Troféu Cinco Violinos, com a Supertaça, um dérbi diante do SL Benfica, a marcar o arranque oficial da temporada a 31 de Julho

no Estádio Algarve.

A equipa B, às ordens de João Gião, também arrancou com os testes físicos e exames médicos, que continuaram ontem, numa

pré-temporada que visa deixar o grupo pronto para a exigência da Liga Portugal 2.

Os jovens do emblema de Alvalade vão trabalhar na Academia

Cristiano Ronaldo, realizando ainda um estágio em Guimarães entre 15 e 20 de Julho.

25 JOGADORES NO ARRANQUE DOS TRABALHOS DA EQUIPA PRINCIPAL

Diego Calai

Francisco Silva Ousmane Diomande

Bruno Ramos

Iván Fresneda

Diogo Travassos

Eduardo Quaresma

Matheus Reis

Jeremiah St. Juste

David Moreira

Ricardo Esgaio

João Simões

Daniel Bragança

Hidemasa Morita

Eduardo Felicíssimo

Giorgi Kochorashvili

Manuel Mendonça

Rayan Lucas

Nuno Santos

Rodrigo Ribeiro

Lucas Anjos

Mauro Couto

Biel

Geny Catamo

Alisson Santos

João Pedro Morais, José Lorvão
Rui Borges orientou a primeira sessão de treino na tarde de terça-feira
A juventude foi nota dominante no arranque de 2025/2026
O dia 1 promove sempre reencontros: aqui, Rui Borges e Daniel Bragança

RUI BORGES E JOÃO GIÃO LANÇARAM A TEMPORADA

No final da manhã, os treinadores Rui Borges (equipa principal) e João Gião (equipa B) falaram sobre o regresso ao trabalho dos grupos que lideram no Sporting CP.

Para o treinador dos mais velhos, “o entusiasmo é grande depois de uma época repleta de sucesso e intensa com as férias a serem merecidas e bem passadas”.

“Já estava com saudades deste dia-a-dia e as expectativas são boas e enormes para voltarmos a fazer uma grande época. Começar a trabalhar desde o início é sempre diferente”, começou por dizer Rui Borges à Sporting TV

João Gião “também já estava com saudades de voltar”, destacando igualmente a possibilidade “muito boa” de começar com a equipa desde o primeiro dia de forma a “trabalhar mais com eles em treino”. “Temos a expectativa de ver o crescimento porque temos jogadores muito jovens em que o período de férias traz mudanças físicas e psicológicas interessantes”, adicionou.

Sobre a ligação entre os dois grupos, Rui Borges não tem dúvidas de que vai continuar bem forte e a tendência é que aumente ainda mais: “O João Gião entrou numa fase complicada e foi capaz de fazer com que a equipa B desse um passo em frente no patamar competitivo. O crescimento vai ser ainda melhor e vai deixá-los ainda mais preparados para servirem a equipa principal. Ligação com a equipa B? Muito pura e simples, com simplicidade na comunicação. A ligação vai ser cada vez melhor e dar mais frutos. Queremos dar mais oportunidades e só assim é que o Clube se torna mais forte e sustentável no futuro”. O técnico da formação secundária explicou que se trata de “um trabalho que foi feito ao longo da época e o sucesso obtido tem muito a ver com essa partilha de processo entre as duas equipas, assim como com o míster Rui Borges, que colaborou muito”.

Olhando para 2025/2026, o “maior desafio” para Rui Borges é “voltar a ligar os jogadores nos primeiros dias, com calma e paciência”. “Temos de integrar da melhor forma os novos jogadores e os miúdos que sobem enquanto vamos adaptando o nosso cunho pessoal. Não tivemos muito tempo para o fazer e agora vamos ter mais tempo para treinar outras coisas. Acreditamos sempre que o trabalho é o que nos torna mais fortes”, acrescentou.

O treinador da Dobradinha já está, contudo, com o foco em preparar a equipa para a Supertaça, marcada para 31 de Julho: “Temos 30 dias para acelerar alguns processos. Não é assim tão fácil porque os jogadores vão chegando aos poucos por terem estado em compromissos das selecções, mas estamos muito confiantes para este mês e para o primeiro grande desafio que nos pode dar um troféu. Trabalhamos todos os dias para acrescentar mais valor à história do Sporting CP, que está de parabéns. O meu pai também faz anos, por isso é um dia muito especial e feliz”.

Depois de destacar que, “independentemente do patamar competitivo” em que está inserida, o seu plantel “continua a ser a equipa B do Sporting CP” e o objectivo de sempre (“Se Rui Borges olhar para a equipa B e sentir que está ali mais um jogador preparado para a equipa principal, o nosso trabalho está realizado”), João Gião deixou uma mensagem aos Sportinguistas em dia de aniversário. “Parabéns a todos nós. É um dia importante para todos os Sportinguistas e coincide com o nosso arranque na Academia. Espero que seja uma época de sucesso, felicidade e conquistas para o Clube. É para isso que trabalhamos”, concluiu.

Giorgi Kochorashvili foi uma das caras novas
Iván Fresneda durante os exames médicos que aconteceram na manhã do primeiro dia da pré-temporada
Matheus Reis nos habituais testes físicos

EDUARDO QUARESMA E RODRIGO DIAS FELIZES COM O ARRANQUE

Eduardo Quaresma e Rodrigo Dias também falaram e foram os porta-vozes dos respectivos plantéis no que a jogadores diz respeito.

Em declarações à Sporting TV na Academia Cristiano Ronaldo, o defesa-central de 23 anos admitiu que as férias serviram “para descansar”, que “era o que precisava”. “Acho que já não tinha mais de um mês de férias há muito tempo e aproveitei ao máximo”, acrescentou.

Rodrigo Dias, lateral-esquerdo de 19 anos que representou a equipa B e os sub-23 em 2024/2025, concordou: “Deu para descansar depois de um ano cheio de trabalho. Merecemos, mas também deu para treinar e para nos deixar prontos para a temporada”.

O facto de o início dos trabalhos coincidir com o 119.º aniversário do Sporting CP não deixou Eduardo Quaresma indiferente. O Leão congratulou os Sportinguistas numa “data extremamente importante”, desejando uma temporada “tão boa ou melhor do que a passada”, um sentimento partilhado por Rodrigo Dias.

Ambos tinham saudades do dia-a-dia em Alcochete e, “mesmo mantendo o contacto nas férias”, sentiram falta “de muitas pessoas” com quem trabalham diariamente. “Já tinha saudades de cheirar a relva e da bola, de voltar à rotina de treinar. E de ouvir o Nuno Santos”, brincou Eduardo Quaresma.

O mais velho deixou, também, umas palavras ao mais novo, que vai agora disputar a Liga Portugal 2 depois da excelente campanha na Liga 3 na última época: “Vai ser mais difícil. A Liga Portugal 2 é bastante competitiva e é muito importante. Para os que ainda não chegaram à equipa principal, é o passo certo. Que trabalhem como trabalharam no ano passado e desejo tudo de bom”.

Sob o comando de João Gião, Rodrigo Dias sabe que “a exigência é diferente” daquela que conheceu no terceiro escalão, até porque agora vai defrontar equipas “com o objectivo de subir” ao mais alto nível do futebol nacional. Ainda assim, o jovem Leão vai pensar “jogo a jogo”.

Por fim, Eduardo Quaresma deixou uma mensagem aos Sócios e adeptos do Sporting CP: “Que nos apoiem como fizeram nas outras épocas e que acreditem que é possível fazer uma época melhor. Que estejam sempre connosco”. Rodrigo Dias fez o mesmo: “Peço o apoio dos Sportinguistas neste novo desafio da equipa B. Que estejam presentes nos jogos porque tem tudo para ser uma boa época”.

O muito calor de Alcochete não afectou a boa-disposição dos Leões

FUTEBOL EQUIPA B

RAYAN LUCAS E PAULO CARDOSO SÃO LEÕES PARA ATACAR A LIGA PORTUGAL 2

A EQUIPA B DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL JÁ COMEÇOU A PREPARAR A NOVA ÉPOCA E CONTA COM DUAS CARAS NOVAS NO PLANTEL ORIENTADO POR JOÃO GIÃO. RAYAN LUCAS, MÉDIO BRASILEIRO DE 20 ANOS, E PAULO CARDOSO, AVANÇADO CABO-VERDIANO DE 19, CHEGAM MOTIVADOS E DETERMINADOS A CRESCER COM A CAMISOLA VERDE E BRANCA.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: João Pedro Morais

Com o regresso à Liga Portugal

2 no horizonte, a equipa B do Sporting Clube de Portugal já começou a definir o plantel para a nova temporada. Rayan Lucas, médio brasileiro de 20 anos, e Paulo Cardoso, avançado cabo-verdiano de 19, são as mais recentes apostas do Clube, unindo talento, juventude e ambição num projecto focado no desenvolvimento competitivo.

Natural do Rio de Janeiro, Rayan iniciou o seu percurso no CR Flamengo, emblema que representou

durante nove temporadas. Destacando-se nos escalões de formação do clube brasileiro, estreou-se em 2025 pela equipa principal, somando quatro presenças no Campeonato Carioca.

Já no decorrer deste mês de Junho, o médio integrou o estágio da Selecção sub-20 do seu país, sendo titular nos dois jogos disputados e apontando um golo com a camisola canarinha. Agora, cruza o Atlântico e ruma a Alcochete, motivado para iniciar uma nova etapa na carreira.

“Fiquei muito feliz. É um sonho de criança representar este clube

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME RAYAN LUCAS MARQUES DE SOUZA

DATA DE NASCIMENTO 03/01/2005 (20 ANOS)

NACIONALIDADE BRASILEIRA

POSIÇÃO MÉDIO

CLUBE ANTERIOR CR FLAMENGO

enorme, onde foram formados jogadores gigantes. Sou muito fã do Cristiano Ronaldo e só tenho a agradecer a Deus e ao Sporting CP pela oportunidade de mostrar o meu futebol. Chego para somar”, afirmou, nas primeiras declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Grato e entusiasmado com o desafio, Rayan Lucas destacou também a estrutura do Clube e não escondeu a ambição. “A expectativa é a maior possível, espero ajudar muito a equipa”, apontou, descrevendo-se como “um jogador muito competitivo”, com forte capacidade física, visão de jogo e técnica apurada. “O treinador pode contar comigo em todos os momentos”, garantiu.

Ciente da exigência e competitividade da Liga Portugal 2, Rayan Lucas assegura empenho máximo no trabalho diário e ambição para crescer com o grupo. “Não vai ser fácil, mas acredito que trabalhando no dia-a-dia e nos treinos, vamos representar o Sporting CP da melhor maneira possível e atingir as nossas metas”.

O brasileiro deixou ainda uma mensagem aos Sócios e adeptos. “Estou muito feliz e honrado por vestir esta camisola. Podem contar comigo, vou dar sempre o meu máximo dentro de campo”, prometeu, a fechar.

Também Paulo Cardoso reforça a ambição Leonina para o novo ciclo competitivo.  Com 19 anos, o jovem cabo-verdiano chega proveniente do CF Estrela da Amadora, onde na última temporada somou 35 jogos e 14 golos, entre os escalões de sub-19, sub-23 e a equipa B dos tricolores.

Entusiasmado com o novo desafio, Paulo Cardoso não escondeu a alegria por vestir de verde e branco. “É um orgulho enorme representar um grande clube como o Sporting

CP. Estou muito feliz por estar aqui”, afirmou aos meios de comunicação Leoninos, no momento da sua apresentação.

Ambicioso e determinado a ajudar, o avançado descreve-se como um jogador veloz e técnico, apontando o trabalho como chave para o sucesso. “Espero fazer uma boa época e ajudar a equipa, vou dar o meu máximo. Podemos conquistar algo bom”, perspectivou.

Paulo Cardoso fez também questão de destacar o papel da estrutura de formação do Sporting CP no desenvolvimento de atletas e homens, dentro e fora de campo.

“O Sporting CP é o maior clube de Portugal. Forma as bases de um jogador a nível futebolístico e também como pessoa”, apontou, revelando a sua maior inspiração nos relvados – um nome, de resto, bem conhecido dos Sportinguistas. “O cabo-verdiano Jovane Cabral é um exemplo de trabalho e chegou até aqui”, explicou.

Tal como Paulo Cardoso, que já equipa e fala de verde e branco – e que, a fechar, deixou uma mensagem aos adeptos Leoninos. “Vim para ajudar a equipa, esperem sempre o melhor de mim”, garantiu.

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME PAULO YANICK MORENO VIEIRA SANCHES CARDOSO

DATA DE NASCIMENTO 03/07/2006 (19 ANOS)

NACIONALIDADE CABO-VERDIANA

POSIÇÃO AVANÇADO

CLUBE ANTERIOR CF ESTRELA DA AMADORA

Paulo Cardoso apontou 14 golos na última temporada
Rayan Lucas chega ao Sporting CP depois de se estrear na equipa principal do CR Flamengo

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

RITA FONTEMANHA CONTINUA DE VERDE E BRANCO

JOGADORA VAI PARA A DÉCIMA ÉPOCA NO SPORTING CP, ONDE JÁ VENCEU DUAS LIGAS, TRÊS TAÇAS DE PORTUGAL E TRÊS SUPERTAÇAS.

Texto: Luís Santos Castelo

Fotografia: Isabel Silva

Rita Fontemanha, jogadora da equipa principal feminina de futebol, renovou a ligação ao Sporting Clube de Portugal por mais uma época.

No emblema de Alvalade desde 2016/2017, época do regresso do futebol feminino, a atleta que actua no meio-campo vai, assim, para a décima temporada consecutiva a vestir de verde e branco. Pelo Sporting CP, conquistou duas Ligas, três Taças de Portugal e três Supertaças, registando mais de 150 jogos e 20 golos marcados.

Nas primeiras palavras após a renovação, Rita Fontemanha não escondeu o “sentimento de enorme orgulho”. “Vou para o meu décimo ano de Leão ao peito e nem os meus melhores sonhos acreditava que fosse possível. Estou feliz porque me sinto bem aqui e continuar é o espelho disso mesmo”, começou por dizer a futebolista de 31 anos aos meios de comunicação Leoninos.

A Leoa admitiu ser “um privilégio” saber que o Sporting CP continua a contar com o seu contributo: “É uma responsabilidade, mas também um orgulho. Sei o que faço diariamente e há uma confiança mútua”.

Sobre metas para 2025/2026, Rita Fontemanha garantiu que só tem em mente a conquista da Liga. “Estar no Sporting CP significa ganhar e o título escapa-nos há alguns anos. O meu maior objectivo é ser Campeã Nacional pelo Sporting CP novamente”, referiu, continuando.

“É um ciclo novo no Sporting CP e o objectivo é sentir que todas se sintam integradas para, juntas, conseguirmos ir ao encontro do objectivo. Individualmente, quero estar bem dentro e fora de campo, porque as pessoas são um dos motivos que me move dentro do futebol”, afirmou.

Por fim, Rita Fontemanha deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Vou deixar tudo aquilo que tenho. Se não me sentisse a 100%, não estaria aqui. Como ainda me sinto a 110%, prometo que quero dar muitas alegrias aos Sportinguistas”.

A jogadora com Margarida Batlle y Font, coordenadora-geral do futebol feminino, no momento da assinatura
“Estou feliz porque me sinto bem aqui e continuar é o espelho disso mesmo”, garantiu

FUNDAÇÃO SPORTING

GOLEADORAS: UMA TEMPORADA DE EMPODERAMENTO QUE TERMINOU EM FESTA

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO CELEBROU AS 19 FINALISTAS DO PROJECTO.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: Miguel Braga

No passado dia 26 de Junho, a Fundação Sporting assinalou o fim da primeira temporada do Projecto Goleadoras com o Graduation Event, uma cerimónia que celebrou as 19 jovens que concluíram com sucesso este programa transformador.

A tarde, marcada por discursos inspiradores e uma animada Sunset Party, foi a consagração de meses de trabalho dentro e fora de campo – e o ponto de partida para um futuro que se quer ainda mais ambicioso.

“É um privilégio ser Família Goleadoras”, afirmou Inês Sêco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, no seu discurso de abertura, onde deixou um agradecimento sentido às participantes,

treinadores e parceiros. “Foi um ano muito rico de emoções, gargalhadas e até algumas frustrações, mas, acima de tudo, ver que chegaram juntas ao fim e formaram este grupo forte é motivo de enorme orgulho. Foi através do desporto e do futebol que se criaram esses elos e essas ligações”.

Importado da América do Sul, o programa nasceu pelas mãos de Eglantina Zingg, fundadora da iniciativa, que, mesmo à distância, fez questão de deixar uma mensagem às jovens. “Mal posso esperar para ver todas as coisas maravilhosas que vocês vão continuar a fazer. Essa é a maior recompensa”, afirmou, visivelmente orgulhosa.

Pioneira na Europa a abraçar o conceito, a Fundação Sporting tem vindo a trabalhar semanalmente, desde Novembro de 2024, com um grupo de raparigas oriundas

de contextos sociais vulneráveis. Em parceria com o Centro Social da Musgueira, foi possível criar um ambiente seguro, de crescimento e partilha.

E também Constante Silva Rodrigues, director técnico do Centro, sublinhou o impacto humano da iniciativa. “Obrigado a cada uma de vocês que aceitou o desafio e lhe foi fiel. Foram-se conhecendo, criando laços, aceitaram as propostas dos vossos mentores, e isso é muito rico. Acredito que na idade adulta irão olhar para trás não só com saudade, mas com muita gratidão pelo projecto em que aceitaram participar e ao qual se dedicaram tanto”.

A cerimónia contou ainda com a presença especial de Conceição Zagalo, presidente da Fundação LIGA, que lançou um desafio simbólico às Goleadoras: cortar uma

fita métrica com base na sua idade e na esperança média de vida em Portugal. O segmento restante simbolizava o tempo de oportunidades a não desperdiçar – uma metáfora poderosa para reforçar o propósito do projecto.

FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

Mais do que uma plataforma para jogar futebol, o Projecto Goleadoras é um espaço que impulsiona o desenvolvimento pessoal. Como explicou Inês Sêco, em declarações aos meios de comunicação do Clube, a Fundação Sporting “utiliza o futebol como ferramenta de empoderamento feminino”. “Nos treinos, trabalhamos compe-

tências como liderança, confiança e resiliência, para que estas jovens saiam daqui mais preparadas para a vida. Aquilo que queremos é ter jovens inspiradas e empoderadas, que percebem que podem alcançar qualquer objectivo, se lutarem com garra”, afirmou. Palavras reforçadas por Nuno João, um dos treinadores envolvidos no projecto, que destacou a dinâmica de partilha. “Ensinamo-las, mas elas também nos ensinam. É essencial perceber o contexto em que vivem, e estruturar os treinos de forma a ajudá-las a crescer e a melhorar. Claro que tudo gira em volta de uma bola, mas o que realmente importa é como saem do treino: preparadas para enfrentar a vida”. O resultado, garante, foi visível. “Elas cresceram imenso, não só tecnicamente, mas sobretudo nas relações interpessoais. No início eram mais fechadas; agora são todas amigas, colegas de equipa, verdadeiras Goleadoras”. Também Constante Silva Rodrigues reconheceu essa evolução. “Foi uma oportunidade não só desportiva, mas também educativa e imersiva. A fidelidade aos treinos, a resiliência, a capacidade de escutar e crescer… Tudo isso contribuiu para o empoderamento destas jovens enquanto pessoas, enquanto mulheres. É um treino para a vida adulta”.

VOZ ÀS PROTAGONISTAS

As palavras das próprias Goleadoras confirmam o impacto do programa. Márcia Ricardo destacou o valor do trabalho em equipa, depois de ultrapassadas as dificuldades iniciais. “Percebemos como é importante a comunicação entre nós e com os místeres. Mudou a minha perspectiva”.

Já Lara Ramos, questionada sobre o momento mais marcante deste processo, não hesita. “Foi a primeira vez que joguei num estádio, o do Sporting CP. Nunca tive muitas

A

oportunidades em criança e foi incrível”.

Por outro lado, Soraia Teixeira, com 18 anos e muitos sonhos, revelou a sua missão. “Quero ser futebolista e mostrar às outras mulheres que é possível concretizar os seus sonhos. O meu objectivo é esse: mostrar que tudo é possível. Não é por vires de um bairro que tens de ser desvalorizada. Isso é importante para a sociedade também”.

Entre todas, as palavras escolhidas para descrever a experiência foram unânimes: Evolução. Incrível. Maturidade. Orgulho.

UM FUTURO COM MAIS GOLEADORAS

O projecto não termina aqui. Pelo contrário, continua a crescer. “O

nosso objectivo é solidificar o que já construímos”, revelou Inês Sêco.

“Para o próximo ano, vamos aumentar o número de turmas, incluindo agora meninas dos sete aos 12 anos. Este projecto tem de voar para fora de Lisboa, para o país inteiro”, apontou.

A parceria com entidades como a Vitas Portugal, que apoiou o programa desde o início, será essencial neste percurso. “Sempre que os desafiámos, superaram as expectativas. Obrigada por acreditarem nas Goleadoras”, lançou.

A temporada terminou em festa, mas também com uma certeza: este é apenas o começo de um caminho transformador, onde o futebol é pretexto e plataforma para um futuro com mais igualdade, mais oportunidades e mais vozes femininas a brilhar – dentro e fora de campo.

Constante Silva Rodrigues e Inês Sêco sublinharam o impacto positivo do programa no desenvolvimento socio-emocional destas raparigas

CLUBE INICIATIVAS

DIA DO VOLUNTÁRIO: DE PORTAS ABERTAS PARA DIVERSÃO SEM FRONTEIRAS

NA SEXTA EDIÇÃO DO DIA DO VOLUNTÁRIO, O SPORTING CP ACOLHEU CERCA DE 50 JOVENS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA E DA CRUZ VERMELHA PARA UM DIA REPLETO DE ACTIVIDADES EM MODO “JOGOS SEM FRONTEIRAS” NA ACADEMIA CRISTIANO RONALDO.

“Ao dares 1% do teu tempo, estás a dar 100% de um sorriso!”, este foi o mote do Dia do Voluntário de 2025, novamente promovido pela Fundação Sporting, e mais de 50 funcionários do Sporting CP responderam ao repto para ajudar a criar um dia de animação e uma memória duradoura a cerca de 50 jovens institucionalizados – vários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e outros do Young Birds, um projecto com uma equipa de futebol formada por crianças e jovens, refugiados na sua maioria, acolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa. E durante um dia todos, em conjunto, puderam pisar vários espaços da Academia Cristiano Ronaldo para desfrutar de jogos mais tradicionais como o jogo da corda, corridas de sacos e gincanas, mas, claro, não faltou também o futebol e até o sempre divertido bubble football

“Este ano, como voluntários, quisemos dar tempo, que é o bem mais precioso que temos, a estas crianças, com quem pudemos brincar e ter um dia de actividade física. Quisemos criar um dia de gargalhadas, de desporto e saúde, porque é essa também a missão da Fundação Sporting”, começou por dizer Inês Sêco, coordenadora-executiva da Fundação, aos meios de comunicação Leoninos, realçando também o apoio es-

sencial da Cruz Vermelha: “Desafiámos os Young Birds para estarem aqui connosco e ajudarem-nos a organizar este dia. Tivemos aqui várias estações para as equipas e os Young Birds foram fundamentais para o funcionamento de cada uma delas”.

Além disso, Inês Sêco fez um balanço muito positivo de mais uma edição do Dia do Voluntário, sobretudo pelo feedback recebido por parte das várias crianças presentes, mas também das dezenas de funcionários do Clube verde e branco. “Toda a gente está a gostar muito. Temos muita diversidade de idades, mas é impressionante como até os mais velhos continuam motivados, divertidos e totalmente entrosados. E com o desporto torna-se tudo mais fácil”, enalteceu.

A OPORTUNIDADE DE BRINCAR NA ACADEMIA

E uma das novidades desta edição foi, precisamente, o facto de o Sporting CP ter aberto as portas de um dos seus espaços mais emblemáticos, a Academia Cristiano Ronaldo, para fazer acontecer o Dia do Voluntário. “Este ano, para sair da rotina, em vez de irmos a uma instituição, trouxemos a instituição até nós. Permite que estas crianças conheçam uma realidade que, se não fosse pela Fundação, provavelmente não teriam esta hipótese”, realçou Paulo Gomes, co-

-director geral da Academia, salientando o “orgulho enorme” por proporcionar este palco para a iniciativa.

“Neste espaço temos tantas valências que podemos receber várias actividades e estes jovens puderam usufruir disso. De certeza que será uma memória que nunca vão esquecer na vida: passar o dia na Academia Cristiano Ronaldo a fazer algumas das coisas que mais gostam, como jogar futebol, mas

não só”, acrescentou.

Ora, prova disso são os testemunhos dos mais novos. “Fiquei muito feliz de estar aqui, porque um dia eu gostava de jogar no Sporting CP. Gostei muito das actividades e a Academia é muito bonita”, disse Mra Majeb. Foi um dia “incrível”, garantiu, por sua vez, Gabriel Gomes. “É bom ter esta liberdade para brincar aqui. Foi uma coisa muito boa feita pelo Sporting CP”, agradeceu.

Texto: Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva
Bubble football tomou conta de um dos relvados da Academia
Mais uma enchente no Dia do Voluntário, agora num palco muito especial

SCP_FESTAS ANIVERSARIO_MP.pdf 3 16/01/2025 16:21

FESTAS DE

Agora podes fazer a tua festa de aniversário com o Sporting CP!

MODALIDADES GINÁSTICA

GALA DE GINÁSTICA RECHEADA DE CAMPEÕES PREPARA-SE PARA DAR VIDA E COR AO PAVILHÃO JOÃO ROCHA

‘REFLEXO’ É O TEMA DA GALA DE 2025, QUE COMO É HABITUAL PROMETE REUNIR A NUMEROSA FAMÍLIA DA GINÁSTICA DO SPORTING CP E ATRAVÉS DE UM GRANDE ESPECTÁCULO VAI MOSTRAR O QUE DE MELHOR SE FAZ NAS SUAS VÁRIAS CLASSES E ESCALÕES. NO LANÇAMENTO DO EVENTO, HOMENAGEARAM-SE AINDA OS MAIS RECENTES CAMPEÕES NACIONAIS DA MODALIDADE.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Isabel Silva

Está quase a chegar. No próximo fim-de-semana, nos dias 5 e 6 de Julho, o Pavilhão João Rocha vai voltar a ser tomado pela espectacularidade da ginástica do Sporting Clube de Portugal. Ao longo de quatro sessões [ver caixa], as diferentes classes e escalões da modalidade Leonina vão dar vida e cor à edição 2025 da já costumeira Gala Anual.

O Auditório Artur Agostinho acolheu, na passada segunda-feira, a apresentação do evento e Luís Duarte, coordenador da ginásti-

ca do Sporting CP, revelou que o tema da edição deste ano nasce a partir da palavra ‘reflexo’ e de uma história de banda desenhada que se vai transformar em coreografia. “É uma história com alguns personagens e ‘reflexo’ foi o nome que encontrámos. Todos nós quando olhamos ao espelho temos a oportunidade de observar qualquer coisa e é a partir daí. É um enredo muito bonito e, como sempre, a gala vai ser feita pela ginástica do Sporting CP, que vai desde as classes de formação e representação até às de competição”, atentou aos meios de comunicação Leoninos,

garantindo que a ida ao Pavilhão João Rocha vai valer a pena. “Temos quatro sessões com o mesmo enredo, com intérpretes diferentes e uma história perceptível e atractiva para todos. Os nossos treinadores fizeram o trabalho fantástico que vamos ter a oportunidade de ver”, acrescentou. Sem levantar muito mais o ‘véu, todos os detalhes ficam reservados para o fim-de-semana, mas certo é que o Sporting CP terá os seus mais de 2.500 ginastas em acção ao longo das quatro sessões. “É com todos que vamos fazer estes quatro espectáculos”, disse Luís

MODALIDADE GRANDE EM NÚMERO E NOS FEITOS

Lançada a nova Gala Anual de ginástica, esta sessão de apresen-

Duarte no lançamento da gala, reforçando a vontade de repetir o sucesso de anos anteriores. “A mesma ginástica de sempre e com a mesma qualidade”, sublinhou. “O que procuramos fazer é construir um espectáculo com a nossa ginástica. É isso que vamos ter novamente. A cada ano, as pessoas dizem-nos sempre que é bem diferente do ano anterior”, referiu, prometendo ainda diversos “momentos de espectacularidade” para ver ao vivo ou, então, através da Sporting TV “Este é um clube sempre ao nível dos melhores do mundo e na ginástica também. Comprem bilhetes para vir assistir, mas se não puderem vejam em casa, porque as quatro sessões vão ser transmitidas pelo nosso canal, a Sporting TV”, apelou Luís Duarte. Os bilhetes podem ser adquiridos no site do Clube.

tação foi aproveitada ainda para premiar e homenagear os inúmeros – mais de uma centena – ginastas Leoninos que se sagraram Campeões Nacionais nas diferentes vertentes: desde trampolins e teamgym até rítmica e acrobática. Assim, o Auditório Artur Agostinho fez-se pequeno para tantos Campeões, que foram subindo ao palco para receber diplomas e muitos aplausos dos presentes, entre os quais se contavam atletas de todas as classes e escalões, treinadores, muitos pais

também e ainda Miguel Afonso (membro do Conselho Directivo com o pelouro das modalidades), João Carlos Reis (director técnico e operacional das modalidades) e José Carlos Manaças (gestor de formação e desenvolvimento das modalidades).

“Num clube tão grande como o nosso, em que se ganha tanta coisa, tende-se a só valorizar os seniores ou alguns momentos, mas é importante que se perceba que ser Campeão Nacional significa ser o melhor de todos os que

competiram. E nós, hoje, tivemos aqui 120 Campeões Nacionais. Independentemente do escalão, é importante que tenham este reconhecimento e também este peso”, enalteceu Luís Duarte. Nesta nova ‘onda’ de títulos [ver caixa], destacam-se, por exemplo, os feitos alcançados em ginástica de trampolins. Pelo nono ano consecutivo, a equipa sénior masculina sagrou-se Campeã na categoria de elite, da qual fez parte Diogo Abreu, que por sua vez chegou à marca de 20 anos consecutivos –

sempre de verde e branco – a ser Campeão Nacional em pelo menos alguma vertente. Além disso, destaque ainda para a ginasta Sofia Correia, que a nível individual conseguiu o título nacional de elite em seniores feminino que já fugia há algum tempo a atletas Leoninos. De assinalar, também, foi o domínio verde e branco no recente Campeonato Nacional da 1.ª divisão de teamgym. A competir em casa, porque a prova foi disputada no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP foi avassalador e arrecadou os títulos seniores em masculinos, femininos e mistos. E neste merecido momento de reconhecimento em família, o coordenador da ginástica do Sporting CP lembrou a importância de envolver os pais dos atletas no seio

da modalidade. “Até pelo sentido verdadeiramente amador da ginástica, os pais são o grande suporte dos atletas. Por exemplo, na gala vamos ter um guarda-roupa fantástico e sabemos que tudo isso é suportado pelos pais, por isso este é, também, o nosso tributo”, atentou Luís Duarte.

Ainda nesta sessão no Auditório Artur Agostinho, o Sporting CP destacou e homenageou a dedicação de João Maia e Deolinda Santos, que já completaram 50 anos ininterruptos de ginástica de Leão ao peito, e assinalou-se o centenário da sua principal figura histórica: o professor Reis Pinto, eternizado como ‘Senhor Ginástica’ por ter sido o grande impulsionador da modalidade no emblema de Alvalade e em Portugal.

GALA ANUAL DE GINÁSTICA 2025

PAVILHÃO JOÃO ROCHA É O PALCO DO ESPECTÁCULO, DIVIDIDO EM QUATRO SESSÕES: 5 de Julho

Sessão 1: 16h30-18h00

Sessão 2: 21h00-22h30 6 de Julho

Sessão 3: 11h00-12h30

Sessão 4: 19h00-20h30

Sofia Correia foi um dos destaques ao arrecadar o título nacional feminino de elite em trampolim individual
O coordenador Luís Duarte fez o lançamento da Gala Anual de ginástica do próximo fim-de-semana
Sporting CP teve domínio absoluto em teamgym

TODOS OS CAMPEÕES NACIONAIS DA GINÁSTICA DO SPORTING CP

TRAMPOLINS

Sofia Correia (Individual – Elite sénior feminino)

Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Sérgio Aniceto (Equipas Elite sénior masculino)

Lua Branco, Maria Marouço (Sincronizado Par Júnior feminino – Divisão Base)

Lua Branco, Maria Marouço, Sofia Amaro (Equipas Júnior feminino – Div. Base)

Lua Branco, Luísa Roquette, Maria Marouço, Carolina Gonçalves (Duplo mini Equipa júnior feminino – Div. Base)

Artur Martins, Martim Martins, Platon Kharitonov (Duplo mini Equipa juvenil masculino – 1.ª Divisão)

Miguel Moreira, Platon Kharitonov (Sincronizado Par juvenil masculino – Div. Base)

João Fernandes, Gordji Kharitonov, Manel Bandeira, Vasco Silva (Equipas Iniciados masculino – Div. Base)

TEAMGYM

António Raimundo, Diogo Marchã, Francisco Correia, João Melo, João Peixinho, João Salgueiro, Nelson Fernandes, Pedro Silva, Rodrigo Correia, Rodrigo Marouço, Tiago Cruz, Vasco Peso (Equipa sénior masculina – 1.ª Divisão)

Afonso Rodrigues, Sofia Frazão, Cristina Moreira, Filipa Panóias, Joana Cardoso, Margarida Sousa, Diogo Silva, Francisco Araújo, Rodrigo Coelho, Tiago Pires, Catarina Carvalho (Equipa sénior mistos – 1.ª Divisão)

Beatriz Raposo, Bruna Li, Bruna Silva, Carolina Moreira, Daniela Matos, Joana Correia, Kenya Dorweiller, Marta Abrunhosa, Madalena Gonçalves, Petra Moreiras, Vera Pinto, Carolina Reis (Equipa sénior feminina – 1.ª Divisão)

Marta Silva, Matilde Martins, Mariana Garcia Silva, Mariana Aivado Silva, Margarida Matos, Catarina Silva, Catarina Pedrosa, Gabriela Lourenço, Maria Gil, Carolina Dias, Ariana Carvalho, Sara Fock (Equipa sénior feminina – Div. Base)

Djyayson Sanches, Rodrigo Wellenkamp, Lucas Wambecq, Tomás Oliveira, Henrique Pandeiro, Vasco Oliveira, Miguel Pedro (Equipa iniciados masculino – Div. Base)

Catarina Jarego, Joana Dias, Carolina Santos, Marta Luís, Carolina Pereira, Margarida Gouveia, Matilde Castro, Luna Queiroz (Equipa iniciados feminino – Div. Base)

RÍTMICA

Rita Araújo, Joana Pinheiro, Carolina Freitas (Equipa sénior – 1.ª Div.)

Joana Pinheiro (Elite sénior Campeã Nacional Universitária – 1.ª Div.)

Rita Araújo (Elite Sénior Arco, Bola, Maças e Fita – 1.ª Div.)

Bruna Tavares (Sénior Maças – 1.ª Div.)

Benedita Esteves (Júnior Elite Arco, Bola, Maças e Fita – 1.ª Div.)

Zarina Terpugova, Karina Tsurkan, Maria Coxo (Equipa juvenil – 1.ª Div.)

Maria Coxo (Juvenil ML, Corda, Bola e Fita – 1.ª Div.)

Zarina Terpugova, Karina Tsurkan, Júlia Madeira (Conjunto juvenil – 1.ª Div.)

Inês Martins, Rita Guerreiro, Carolina Fernandez, Sofia Almeida (Conjunto infantil)

ACROBÁTICA

Ema Fernandes, Leonor Carreira, Alícia Santos, Lara Fernandes, Guilherme Henriques, Rafael Santos, Gustavo Fernandes, Rodrigo Coutinho, André Fiúza (Equipa elite sénior – 1.ª Div.)

Rafael Santos, Gustavo Fernandes, Rodrigo Coutinho, André Fiúza (Grupo masculino elite sénior – 1.ª Div.)

Lara Fernades, Guilherme Henriques (Par misto sénior – 1.ª Div.)

Ema Fernandes, Leonor Carreira, Alícia Santos (Grupo feminino elite sénior – 1.ª Div.)

Francisca Pires, Beatriz Cardoso, Varvára Pastukhova, Beatriz Gomes, Martim Rego, André Arroja, Gonçalo Garcia, Frederico Carvalho, Tiago Henriques (Equipa júnior – 1.ª Div.)

André Arroja, Gonçalo Garcia, Frederico Carvalho, Tiago Henriques (Grupo masculino júnior – 1.ª Div.)

Beatriz Gomes, Martim Rego (Par misto júnior – 1.ª Div. )

Francisca Pires, Beatriz Cardoso, Varvára Pastukhova (Grupo feminino júnior –1.ª Div.)

Maria Rita Sousa, Martim Martins, Carolina Valentim, Leonor Rolo, Matilde Lisboa, Mariana Santos, Leonor Bastos (Equipa sénior – Divisão Base)

Maria Rita Sousa, Martim Martins (Par misto sénior – Div. Base)

Leonor Cabral, Francisca Lourenço (Par feminino juvenil – Div. Base)

Francisca Quadrado, Matilde Figueiredo, Matilde Salgueiro (Grupo feminino juvenil – Div. Base)

Alice Forte, Maria Francisca Proença, Marta Taborda (Grupo feminino iniciado – Div. Base)

Mia Peres, Mariana Bernardo (Par feminino iniciado – Div. Base)

GALA DE GINÁSTICA 2025

Vem assistir a um espetáculo único!

5 de Julho

Sessão 1 | 16h30 – 18h00

Sessão 2 | 21h00 - 22h30

6 de Julho

Sessão 3 | 11h00 – 12h30

Sessão 4 | 19h00-20h30

Pavilhão João Rocha

Com o apoio de:

Bilhetes à venda em sporting.pt ou nas bilheteiras

MODALIDADES ANDEBOL

EMIL BERLIN É O PRIMEIRO REFORÇO DOS BICAMPEÕES NACIONAIS

LATERAL-DIREITO DE 24 ANOS TEM NOS LEÕES A PRIMEIRA AVENTURA FORA DA SUÉCIA E MOSTROU-SE MUITO ENTUSIASMADO POR INTEGRAR O PROJECTO: “É UM SONHO TORNADO REALIDADE”. VELOCIDADE, QUALIDADE E POLIVALÊNCIA SÃO ALGUNS DOS ATRIBUTOS QUE LHE SÃO RECONHECIDOS.

Texto: Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais

2025/2026 também já mexe para o andebol do Sporting Clube de Portugal e Emil Berlin, de 24 anos, é a primeira cara nova no leque de opções do treinador Ricardo Costa. O sueco de 24 anos e 1,88m é lateral-direito de raiz, embora bastante versátil, fez toda a carreira no IK Sävehof e terá a primeira experiência fora do seu país nos Bicampeões Nacionais.

E nas suas primeiras palavras como Leão, Emil Berlin deu conta de imediato das certezas que o guiaram neste passo rumo ao Pavilhão João Rocha. “Quando se recebe uma chamada de uma equipa como o Sporting CP, que esteve muito bem na EHF Champions League… É um sonho tornado realidade”, começou por afirmar na sua apresentação em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Curiosamente, quando era ainda um jovem em ascensão no IK Sävehof, o canhoto defrontou o Sporting CP – por duas vezes – na fase de grupos da EHF Champions League, em 2019/2020, e, por isso, lembrou que já conhece em primeira mão os Sportinguistas e a sua paixão.

“Foi um grande ambiente, algo que os suecos não estamos tão habituados, porque pareciam adeptos de futebol mais do que de andebol. Foi uma boa experiência. Foram

bons connosco também, mas sobretudo para a equipa da casa, da qual felizmente agora vou fazer parte”, apontou Emil Berlin, focado em contribuir para alargar o domínio verde e branco no andebol nacional.

“Na Suécia sempre competi por títulos e precisamos de vencer para nos sentirmos concretizados. Essa é uma das razões por que vim: para vencer”, frisou o novo lateral-direito dos Leões, que se apresentou aos adeptos como “um organizador de jogo” e realçou a sintonia total com as ideias do técnico Ricardo Costa.

“Sou um lateral-direito que joga com muita velocidade e gosto de fazer jogadas interessantes para os adeptos. Vou tentar dar o meu melhor em todos os momentos, ser algo diferente ao Kiko [Costa] e ser uma boa peça para o Ricardo usar tanto na defesa como no ataque. Explicou-me tudo sobre a forma como quer jogar, sobre o grupo e tudo soou incrível”, enalteceu.

Pronto para jogar de Leão ao peito, Emil Berlin, admitiu estar “desejoso por conhecer a equipa”, mas também os adeptos, a quem deixou um convite para a nova época. “Mal posso esperar para vos conhecer e poder ver-vos no Pavilhão João Rocha”, atirou a mais recente cara nova dos Bicampeões Nacionais.

Por seu turno, o coordenador Carlos Carneiro, que era o capitão da equipa Leonina que enfrentou o IK Sävehof de Emil Berlin em 2019,

abordou a chegada do reforço, garantindo que “vai ser uma mais-valia” para o estilo de jogo Leonino.

“Tem muitas características que apreciamos: é um jogador de equipa, cria muito jogo, está sempre disponível para correr e dá muito em várias posições. É versátil, pode jogar tanto a lateral-direito como a central e tem muita qualidade”, detalhou, acrescentando: “Em termos sociais, temos feedbacks fantásticos sobre ele e demonstrou uma grande vontade em vir para o Sporting CP, algo que também valorizamos. Abdicou de algumas coisas e isso diz tudo da sua vontade”.

NOME EMIL BERLIN

DATA DE NASCIMENTO 24/02/2001 (24 ANOS)

NACIONALIDADE SUECA

POSIÇÃO LATERAL-DIREITO

CLUBE ANTERIOR IK SÄVEHOF (SUÉCIA)

Para Emil jogar no Sporting “é um sonho tornado realidade”
BILHETE DE IDENTIDADE
Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, considera que o lateral-direito vai ser “uma mais-valia para o estilo de jogo dos Leões”

Sabe mais aqui Vem treinar como um Leão 2, 4, 9, 11, 16 e 18 de Setembro*

Mais informações: modalidades@sporting.pt

*Consulta os vários horários e idades em sporting.pt

MODALIDADES BASQUETEBOL

FRANCISCO AMARANTE É LEÃO PARA 2025/2026

SPORTING CP GARANTIU A CONTRATAÇÃO DA UMAS DAS BOAS CERTEZAS DO BASQUETEBOL NACIONAL. APÓS DUAS ÉPOCAS EM ESPANHA, O INTERNACIONAL FRANCISCO AMARANTE ESTÁ DE VOLTA A PORTUGAL “MAIS MADURO”, GARANTIU, E PRONTO PARA ENVERGAR O LEÃO AO PEITO: “VOU DAR TUDO DIARIAMENTE PARA LUTAR POR ESTA CAMISOLA COM TODA A ALMA E CORAÇÃO”.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Isabel Silva

O base/extremo Francisco Amarante, de 25 anos, é o primeiro reforço da equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal para 2025/2026.

Depois de um longo trajecto no FC Porto e de ter sido eleito o Melhor Jovem da Liga em 2022, o basquetebolista internacional português passou as últimas duas épocas no Oviedo CB, onde disputou o segundo escalão do competitivo basquetebol espanhol, e agora está de volta a Portugal para integrar o novo projecto verde e branco.

“É um prazer e uma sorte poder representar este clube”, sublinhou Francisco Amarante na sua apresentação no Pavilhão João Rocha, acompanhado por António Coelho, coordenador do basquetebol do Sporting CP, e Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo.

“Sinto-me muito bem. É bom voltar ao meu país, gosto de cá estar e acho que a Liga tem vindo a crescer muito. O Sporting CP é um dos grandes clubes em Portugal e eu quero estar sempre nos grandes palcos”, realçou, mostrando-se também muito motivado por fazer parte da renovação da equipa, onde vai encontrar colegas de selecção como Diogo Ventura e André Cruz.

“Motivou-me muito também a questão de ser um projecto em reconstrução, porque sei que vou poder ajudar a equipa e o já conhecer alguns dos colegas também é bom para

mim”, acrescentou a cara nova dos Leões, que desde logo deu conta do seu entusiasmo por ter o Pavilhão João Rocha como nova casa e, também, por poder evoluir às ordens de Luís Magalhães.

“Este é um pavilhão de que gosto muito. É uma casa recente, com muito boas condições e espero ser muito feliz aqui”, apontou, antes de falar sobre o conceituado técnico Leonino: “É um treinador com muita experiência e dos melhores em Portugal. Tenho a certeza de que me vai ajudar muito”.

Além disso, é com o intuito de enriquecer o seu palmarés nacional – venceu uma Supertaça (2019) e uma Taça Hugo dos Santos (2020/2021) – que Francisco Amarante volta a Portugal pela mão do Sporting CP. “Já tive a oportunidade de estar em finais, algumas até contra o Sporting CP, e espero poder ser campeão, porque é um objectivo que tenho e que espero alcançar aqui”, traçou o basquetebolista que actualmente faz parte dos 15 pré-convocados para o desejado regresso de Portugal, este ano, ao Eurobasket. Aos 25 anos e após duas temporadas em Espanha, “um passo que precisava de dar”, admitiu, o reforço verde e branco garantiu que agora os Sportinguistas podem esperar um jogador com as mesmas qualidades que lhe eram reconhecidas, mas ainda “mais maduro”.

“Embora seja jovem, quero comportar-me cada vez mais como um jogador com certa experiência e importância”, atentou Francisco Amarante, realçando “o grande

passo” que deu na sua evolução: “Melhorei bastante a minha agressividade no jogo, a prontidão e a capacidade para estar bem física e mentalmente. Acho que dei um grande passo e isso vai ajudar-me a ser mais produtivo nos jogos”.

Por fim, o primeiro reforço da equipa de basquetebol apontou a 2025/2026 e deixou uma mensagem de confiança aos adeptos: “Vou dar tudo diariamente para lutar por esta camisola com toda a alma e coração. Acho que este ambiente do Sporting CP nos vai ser favorável, por isso venham apoiar-nos e espero que sejamos muito felizes aqui”.

De seguida, o coordenador António Coelho abordou esta contratação, mostrando-se sem dúvidas de que se trata da incorporação

de “uma certeza” do basquetebol nacional. “É um jogador da selecção, português e, agora, vem de um basquetebol evoluído, como é o espanhol. Vai trazer vantagens para a nossa equipa, porque é um jogador de topo, em quem acreditamos muito e que vem com muita vontade de triunfar no nosso clube”, afirmou, adiantando ainda que a preparação da nova época está a ser feita atempadamente para elevar a fasquia em 2025/2026.

“Estamos a preparar com tempo esta nova época e a nova equipa, coisa que não aconteceu no ano passado, porque não nos foi possível. Estamos a trabalhar com mais tempo para estruturar a equipa e poder trabalhar com outros objectivos”, indicou o coordenador verde e branco.

BILHETE DE IDENTIDADE

NOME FRANCISCO JOSÉ RIBAU AMARANTE

DATA DE NASCIMENTO 24/03/2000 (25 ANOS)

NACIONALIDADE PORTUGUESA

POSIÇÃO BASE/EXTREMO

CLUBES ANTERIORES FC PORTO (PORTUGAL) E OVIEDO CB (ESPANHA)

INTERNACIONAL PELA SELECÇÃO DE PORTUGAL

Francisco Amarante na sua nova casa, o Pavilhão João Rocha
“Vai trazer vantagens para a nossa equipa, porque é um jogador de topo”, sublinhou António Coelho, coordenador do basquetebol Leonino

ÉPOCA 25/26

INSCRIÇÕES

Treina com quem desperta o melhor em ti.

VAGAS LIMITADAS

Aikido, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Bilhar, Boxe, Capoeira, Desporto Adaptado, Esgrima, Esports, Futsal, Ginástica, Goalball, Golfe, Hipismo, Hóquei em Patins, Judo, Karate, Kempo, Kickboxing, Natação, Patinagem de Velocidade, Paintball, Pentatlo Moderno, Pesca Desportiva, Polo Aquático, Rugby, Surf, Skate, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo, Voleibol, Xadrez

Inscreve-te já

Mais informações: modalidades@sporting.pt

MODALIDADES FUTSAL

LEÕES PERDERAM NA ‘NEGRA’

DESAIRE DO SPORTING CP POR 3-4 NO JOGO CINCO DA FINAL.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: João Pedro Morais

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal perdeu, no último domingo, por 3-4 frente ao SL Benfica, no jogo cinco da final da Liga, a chamada ‘negra’.

A formação Leonina acabou por ter de enfrentar muitas contrariedades, talvez a maior de todas a expulsão de Merlim, nos primeiros minutos do segundo tempo, num lance em que antes da falta assinalada ao capitão Leonino, este pareceu ter sido afastado da bola de forma irregular por André Coelho. Muito tempo na frente do marcador, o Sporting CP acabou por sofrer a reviravolta para o 3-4 final já dentro dos últimos três minutos de jogo.

Quanto ao jogo, o Sporting CP teve uma muito boa entrada na partida. Com 19’26’’ para jogar, Taynan numa bola parada viu o remate ser cortado, a seguir Tomás Paçó escapou pela direita e o remate picado foi defendido e a seguir, um remate de primeira de Taynan foi defendido por Leo Gugiel, em primeiros minutos com sinal mais dos Tetracampeões Nacionais.

Com 17’46’’ para jogar, o golo che-

29.06.2025

Liga – Play-off – Final – Jogo 5 Pavilhão João Rocha

SPORTING CP SL BENFICA

3 4

2-1 ao intervalo

Zicky (3’), Alex Merlim (8’), Taynan (33’)

Diego Nunes (17’, 36’), Arthur (22’), Afonso Jesus (37’)

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tomás Paçó, Zicky, Diogo Santos, Wesley, Pauleta, Sokolov, Andriy Alex Merlim [C], Taynan, Rocha, Rúben Freire, Henrique Rafagnin [GR]. Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Taynan (3’), Alex Merlim (13’, 22’), Nuno Dias (22’), Pauleta (35’) e cartão vermelho para Alex Merlim (22’).

gou mesmo, por Zicky, que rodou muito bem junto à área e atirou colocado para o 1-0. Um grande golo do pivô Leonino formado no Sporting CP.

O SL Benfica teve o primeiro sinal de perigo por Arthur, num desvio junto à baliza, após subida no campo de Leo Gugiel.

O jogo ficou mais a ser jogado cá e lá, com bons remates de Wesley do lado Leonino e de Silvestre, com defesas atentas de ambos os guarda-redes. Com pouco menos de 13 minutos para jogar, Pauleta de pé esquerdo, obrigou Gugiel a grande defesa.

Com 12’06’’ para jogar, um momento ‘à Mágico’. Merlim flectiu da esquerda para o meio e disparou um tiro indefensável para o 2-0 do Sporting CP. Um momento de antologia, mais um, do ala Leonino, num jogo com as bancadas repletas de Sportinguistas, entre os espectadores estava o já três vezes Campeão Nacional de futebol, Nuno Santos.

Com 2’3’’3, Diego Nunes, solto na área, reduziu para 2-1, num remate indefensável para Henrique Rafagnin e a cerca de um segundo para o final, o guarda-redes Leonino evitou o empate, com uma grande defesa após reposição lateral em remate de André Coelho.

Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 2-1.

No segundo tempo e com 18’33’’ para o final, foi exibido cartão vermelho a Alex Merlim, num lance que teve depois vídeo-revisão, após jogada dividida entre o ala Leonino e o fixo André Coelho, mas em que antes deu a ideia de o capitão do Sporting CP ter sido afastado da jogada pelo adversário, à margem da lei.

Merlim foi expulso e o Sporting CP teve de jogar em inferioridade numérica, fase em que sofreu o 2-2, num remate colocado de Arthur, com cerca de 17’35’’ para o final da partida.

O Sporting CP tentou logo reagir e

Tomás Paçó obrigou Gugiel a boa defesa. Com 15’56’’ para o final, Taynan acertou no poste, após livre executado por Tomás Paçó.

A formação de Nuno Dias a 11’30’’ ficou perto do golo, num remate acrobático de Tomás Paçó, que bateu na malha lateral, após solicitação longa de Henrique Rafagnin, numa fase em que o conjunto verde e branco estava mais objectivo do que o adversário e Sokolov quase a seguir obrigou Gugiel a uma ‘mancha’.

Pouco depois, foi Wesley a puxar para dentro e a rematar ao lado, com Tomás Paçó, num lance a seguir a voltar a testar a atenção de Gugiel.

Com 7’54’’ para o final e na sequência de uma reposição lateral, Rúben Freire serviu Taynan que atirou colocado de pé esquerdo e fez o 3-2.

A faltarem 6’48’’, o SL Benfica ficou tapado de faltas, ao atingir a quinta de equipa, por puxão de André Coelho a Zicky.

Com 5’40’’ para jogar, Tomás Paçó isolou-se, mas Leo Gugiel venceu o duelo individual e defendeu o remate do fixo Leonino.

O SL Benfica lançou o cinco para quatro e a 3’10’’ do fim, Diego Nunes, à boca da baliza, empatou a três golos.

A 2’04’’ do final do encontro, um remate de muito longe de Leo

Gugiel e desviado por Afonso Jesus acabou no fundo da baliza de Henrique Rafagnin para o 3-4 final no marcador.

O Sporting CP lançou de imediato o cinco para quatro, mas na recuperação de bola e em remate de baliza a baliza, Gugiel acertou no poste. Quase na resposta, Taynan, solto de marcação não ultrapassou Gugiel, que voltou a defender uma bola de golo a Tomás Paçó, a dois segundos do mim, com nova mancha.

NUNO DIAS: “NÃO FOMOS EFICAZES

E O SL BENFICA FOI”

No final da partida e em conferência imprensa, o treinador da equipa de futsal do Sporting CP, Nuno Dias, fez a análise do dérbi. “Em primeiro lugar, parabéns ao SL Benfica, que conseguiu quebrar uma hegemonia de quatro anos de Liga. Apesar de termos vencido a Taça da Liga e a Taça de Portugal, não conseguimos o Penta que ambicionávamos muito. Entrámos bem no jogo, depois houve algumas contrariedades, umas a que nos fomos habituando ao longo do tempo e de que fui falando. Sofremos um golo de ressalto e depois 0 3-4. Sofremos de cinco para quatro, numa altura em que podíamos ter aumentado para 4-2, o golo do título foi a 20, 25 metros da baliza, com um desvio. Também não fomos felizes. Merecíamos ter levado o jogo para prolongamento, não fomos eficazes e o SL Benfica foi”, salientou o técnico.

Nuno Dias reforçou a mensagem, numa época atribulada, devido a várias lesões: “Se tivéssemos sido Campeões hoje, diria que a época teria sido brilhante por tudo o que aconteceu ao longo da época. Aconteceu-nos de tudo e não vale a pena repetir, não há desculpas nenhumas. Há que valorizar o nosso trabalho, com muitas dificuldades”.

O técnico Leonino falou ainda do apoio inexcedível e incondicional dos Sportinguistas: “Temos uma massa Associativa que gosta e orgulha-se do que fazemos e que nos apoia por transportarmos a alma e a identidade do Sporting CP. Só me posso sentir privilegiado por sentir esse apoio, quer nas coisas boas, quer nas menos boas”.

Taynan a controlar a bola sob a marcação de um jogador do SL Benfica, num dérbi sempre intenso.

119 ANOS DE UMA HISTÓRIA FANTÁSTICA

Esta semana celebramos os 119 anos de vida do Sporting Clube de Portugal. Aquele que é o nosso Grande Amor. Aquele com quem caminhamos lado a lado até que a morte nos separe. Têm sido intensos estes anos de vida do nosso Clube. Feito de conquistas sem fim e com um papel determinante enquanto instituição, não só pelo seu papel desportivo, mas também social, feito de tantas e tantas causas nobres. Desde que os fundadores de forma premonitória quiseram um Clube grande, tão grande como os maiores da Europa, esta História de vida não só lhes deu razão, como até pode parecer pequeno aos dias de hoje. Além de, colectivamente, sermos ímpares, individualmente temos inúmeras referências do desporto a nível mundial. Com Esforço, Dedicação e Devoção, temos não só tido Glória, como também um incomensurável orgulho neste trajecto de vida ímpar.

Mas no processo de vida – grande parte dela feita de conquistas, quis o destino que o futsal, uma modalidade que tanta alegria nos tem dado, não tenha conseguido o Penta – leram bem, só luta pelo Penta quem obtém quatro títulos nacionais consecutivos, e isto não é, obviamente, para os Sportinguistas, mas sim para outras bandas, muito chorosas e Calimeras ultimamente.

Depois de uma época em que já contávamos com vitórias na Taça de Portugal e na Taça da Liga, só na “negra” do Campeonato haveríamos de cair... de pé e com a consciência de que tudo fizemos para ganhar. Quem sabe da têmpera de que é feito o míster Nuno Dias, bem como Paulo Luís, o seu companheiro de uma vida na equipa técnica, e também da capacidade dos atletas, alguns deles com mais êxitos sozinhos que o rival na existência desta modalidade, mal soou o apito final do último jogo da época, já começaram a preparar o regresso do sucesso em 2025/2026.

Quem está tão habituado a ganhar como este grupo de trabalho, está menos preparado para perder. É factual. Mas usando uma expressão de uma figura política nacional: “Só é vencido quem desiste de lutar” e o nosso futsal jamais desistirá de lutar, até porque o êxito faz parte integrante

OPINIÃO

119 ANOS E BALANÇO DAS MODALIDADES!

119 ANOS – É uma data importante, neste 1 de Julho celebrámos mais um aniversário! Nascemos há 119 anos, pela mão de José Alvalade e de mais uns quantos fundadores. É a nossa História… queríamos ser “tão grandes como os maiores da Europa”! E somos! E estamos pujantes! Vivos! Campeões e Bicampeões em várias modalidades! Ganhando títulos atrás de títulos! Afirmando cada vez mais que somos a Maior Potência Desportiva Nacional! E uma das maiores da Europa! Cumprindo, pois, o nosso desígnio! Cumprindo a vontade do nosso fundador! Muitos Parabéns, Sporting CP!

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – Vamos acompanhando com inaudita curiosidade a transformação do nosso Templo. Cada foto publicada na comunicação social é escrutinada ao detalhe. Notam-se já algumas das modificações introduzidas… a vontade de o vermos por dentro aumenta! Estamos ainda com algumas semanas de trabalhos pela frente, mas vê-se que o ritmo é alucinante. Há, desde já, uma certeza, vamos ficar mais perto da equipa! O nosso apoio será mais vivido, mais sentido pelos nossos jogadores. Vamos, Sporting CP!

do seu/nosso ADN. E irão lutar incessantemente, para conquistar já a próxima Supertaça e voltar a fazer feliz a Família Leonina.

Agora o tempo, não só para o futsal como para as outras modalidades, é de férias, mas também, e sobretudo de trabalhar na preparação para termos equipas ainda mais competitivas para a próxima época. Esse papel cabe aos dirigentes das modalidades que já provaram ter para isso plena capacidade, mesmo competindo em outras paragens com orçamentos “excêntricos”. Não ganharemos em tudo – ninguém consegue. Mas acredito plenamente que na edição em que aqui estaremos a comemorar os 120 anos de vida do nosso Grande Amor, estarei a falar em repetidas conquistas. Do “Tri” no futebol e em outras. O apetite do Leão, creiam, é devorador. E a esperança é verde. É da nossa cor!

Parabéns, meu/nosso querido Sporting Clube de Portugal!

P.S – Depois da conquista do Bicampeonato e da dobradinha, foi no dia do aniversário que o nosso futebol regressou ao trabalho para a época 2025/2026. Força, rapazes. Nós acreditamos em vocês. Juntos seremos mais fortes... rumo ao tão ambicionado «Tri”.  TITO ARANTES FONTES

ASSEMBLEIA GERAL – Apesar do calor imenso que assolou o país, compareceram 800 Sócios na Assembleia, que aprovaram por larguíssima maioria (mais de 90%) o Orçamento e Plano de Actividades para o exercício de 2025/2026, bem como as Contas Consolidadas do Clube referentes ao exercício de 2023/2024. Destacamos – a este propósito – a completa notícia e análise que este mesmo Jornal Sporting fez desses documentos na sua edição passada, para a qual remetemos os nossos leitores. Também aqui, desde logo pela indubitável recuperação do Clube, há que dizer bem alto: Parabéns, Sporting CP!

FUTSAL/FINAL – No passado domingo jogo grande no Pavilhão João Rocha… a “negra” do Campeonato! O jogo foi disputadíssimo e podia ter-nos sido favorável. Mas não foi. Perdemos por um golo de diferença a dois minutos do fim. Não conseguimos, assim, o almejado “penta”. Não importa encontrar e escalpelizar aqui e agora razões. Importa, isso sim, salientar o garbo e o espírito de luta e de conquista da nossa equipa. Tudo se fez para ganhar o jogo e o Campeonato. Mas desta feita tal não foi possível. Gostei da atitude do Nuno Dias e dos jogadores nas declarações no final do jogo, ou seja, na próxima época contem connosco, cá estaremos para reconquistar o título! Vamos a isso! Força, Leões!

FUTSAL/COMUNICADOS – No final do jogo esperei por comunicados. Mas não houve! Do lado do Sporting CP porque não é essa a nossa postura, a nossa maneira de ser e de estar. Sabemos das vicissitudes por que passámos, sabemos das expulsões com que fomos causticados, nomeadamente com efeitos nesta final, desde logo com a

exclusão de Merlin no início da segunda parte deste último jogo, sabemos também de lesionados e sabemos de muitas outras coisas. Sabemos, também, perder. Somos, pois, diferentes. Fazemos, assim, diferente! Nada dissemos. Já do outro lado, o silêncio a que desta feita se remeteram é lamentável e incompreensível. Os cânticos de um seu jogador (!) de “ou ganha o Benfica ou matamos alguém” são inadmissíveis, intoleráveis e vergonhosos. O SL Benfica – até agora e como é seu costume está calado, muito caladinho – perante o que um seu jogador fez, sendo que o mesmo, depois, até teve a desfaçatez de vir tentar justificar e defender a sua vil atitude. Esperemos que a Federação não fique agora parada e que puna esse comportamento a todos os títulos inenarrável com a sua mão disciplinar e de modo adequado. Quem canta assim não pode jogar! É tão só isso!

BALANÇO ÉPOCA MODALIDADES – Foi uma grande temporada! Em relação às modalidades de pavilhão (futsal, andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol) tínhamos este ano 21 títulos em disputa (Campeonatos, Taças de Portugal, Taças da Liga e provas internacionais). Pois bem, ganhámos a maioria, ou seja, nove (dos quais um internacional no voleibol); contra apenas dez de todos os nossos adversários portugueses, sendo que SL Benfica e FC Porto só conseguiram três vitórias cada um! Ganhámos, pois, o triplo de títulos de cada um desses clubes. É um desempenho do Sporting CP na época 2024/2025 notável e que queremos aqui sublinhar!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

JUVENAL CARVALHO

CLUBE SÓCIOS

GRUPO “OS CINQUENTENÁRIOS” VISITA

ACADEMIA CRISTIANO RONALDO E PRESTA HOMENAGEM

A AURÉLIO PEREIRA

O GRUPO DE SÓCIOS, COM MAIS DE 50 ANOS DE LIGAÇÃO AO SPORTING CP, VISITOU A ACADEMIA CRISTIANO RONALDO, PARTILHOU MEMÓRIAS COM OS JOVENS DA FORMAÇÃO E DEIXOU UMA HOMENAGEM SENTIDA AO ETERNO SR. FORMAÇÃO, AURÉLIO PEREIRA.

Texto: Filipa Santos Lopes

Fotografia: João Pedro Morais

No passado sábado, a Academia Cristiano Ronaldo recebeu a visita do Grupo “Os Cinquentenários”, formado por Associados com mais de 50 anos de filiação ao Sporting Clube de Portugal. Uma manhã marcada pelo reencontro com o “quartel-general” do futebol verde e branco, mas também pela transmissão de valores, memórias e Sportinguismo entre gerações.

Durante a manhã, os mais de cem participantes foram divididos em quatro grupos e realizaram uma visita guiada e pormenorizada às instalações da Academia, incluindo a ala do futebol profissional. Para muitos, foi um regresso repetido e sempre especial, como sublinhou Carlos Araújo Sequeira, presidente do Grupo.

“Esta é sempre a visita mais concorrida, o almoço mais concorrido de todos aqueles que organizamos trimestralmente. Mesmo quem já veio uma, duas, três vezes, quer sempre voltar. Temos uma enorme empatia com a Academia, especialmente eu, que estava nos órgãos sociais quando foi lançada a primeira pedra”, partilhou, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Criado em 1969, o Grupo “Os Cinquentenários” assinalará em breve 56 anos de existência, assinalados durante o almoço com um bolo comemorativo conjunto aos 119 anos do Sporting Clube de Portugal. A honra de ‘soprar as velas’ num momento tão solene coube aos Sócios Cinquentenários mais antigos presentes no evento: Carlos Alberto Calheiros Cruz, Leonel Dupond de Carvalho, Emílio Correa e Vítor Pinto. “A nossa principal actividade é a união dos Sócios, o desenvolvimento da amizade e o conhecimento pelo Clube. Somos Sócios do Sporting CP, não apenas do futebol. Fomos feitos Sócios pelos nossos pais e transmitimos esse legado aos nossos filhos e netos”, explicou Carlos Araújo Sequeira, contando com orgulho que já tem uma filha cinquentenária e netos com 18 e 21 anos de filiação.

À tarde, num auditório transbordante de entusiasmo Leonino, foi prestada uma homenagem sentida à memória do eterno Sr. Formação, Aurélio Pereira, falecido recentemente, e também à própria Academia, que celebra este ano o seu 23.º aniversário. As distinções foram entregues, sob forma de placas acrílicas comemorativas, aos directores da Academia, Paulo Gomes e Tomaz Morais.

“O Aurélio foi um amigo de todos os dias, uma pessoa de uma simpatia enorme. Deixou uma obra inesquecível e formou dezenas de jogadores que chegaram à equipa principal. Esta homenagem era mais do que justa”, afirmou Carlos Araújo Sequeira.

“A memória dele é perpétua na Academia e no Sporting CP. Não há palavras para descrever o que representa para

Academia Cristiano Ronaldo recebeu a visita do Grupo “Os Cinquentenários”
Carlo Araújo Sequeira, presidente do Grupo, entregou uma placa comemorativa em homenagem a Aurélio Pereira, aos co-directores da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes e Tomaz Morais

nós. É com muito gosto, é muito gratificante receber esta homenagem por parte do Grupo “Os Cinquentenários” ao senhor Aurélio”, agradeceu Paulo Gomes.

Foram ainda entregues distinções especiais aos Sócios com mais de 85 anos de filiação, numa cerimónia marcada por emoção e reconhecimento, conduzida por Carlos Araújo Sequeira e Mário Casquilho.

A sessão contou também com intervenções muito aplaudidas de Paulo Gomes e Tomaz Morais, que partilharam com o grupo detalhes sobre a organização e funcionamento da Academia, sublinhando o trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido.

“Representa muito para nós receber este Grupo. Estamos a falar de Sócios com mais de 50 anos de ligação ao Clube. A Academia é de todos os Sportinguistas, e temos muito gosto em receber visitas como esta. É uma forma de celebrar a sua existência e de reforçar o espírito de pertença”, vincou Paulo Gomes.

A visita permitiu ainda aos jovens atletas da formação conhecer histórias e episódios do passado Leonino, contados por quem o viveu de perto.

“Estas pessoas têm uma riqueza enorme da história do Sporting CP, todos eles têm sempre qualquer coisa a mais para contar, e os nossos jogadores ficam gratos por isso, pois ficam a conhecer realidades do nosso Clube não têm presentes. Hoje, os ‘miúdos’ não sabem quem foi um jogador dos anos 60, ou 70, e estas pessoas conseguem contar como é que era o antigo Estádio, ou como é que foi o lançamento da primeira pedra da Academia. Isso dá-lhes uma noção mais profunda do que é o Clube que representam”, acrescentou o co-director da Academia.

VOLEIBOL

A fechar, Carlos Araújo Sequeira deixou palavras de apreço pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação verde e branca: “Hoje temos uma Academia moderna, funcional e com uma estrutura de enorme qualidade. O trabalho feito nos últimos anos, sob a direcção do Dr. Frederico Varandas, e com a dedicação do Dr. Paulo Gomes e do di-

rector de formação Tomaz Morais, tem erigido a Academia ao ponto em que ela hoje se encontra”, vincou. Entre partilhas, reencontros, memórias e homenagens comoventes, “Os Cinquentenários” viveram mais um capítulo inesquecível da sua longa caminhada ao lado do Sporting Clube de Portugal.

Celebraram-se os 56 anos do Grupo "Os Cinquentenários" e os 119 do Sporting CP

Vem treinar como um Leão

23 a 27 junho

8 a 28 de Julho*

A partir dos 13 anos

Sabe mais aqui

Mais informações: modalidades@sporting.pt

*Consulta os vários horários e idades em sporting.pt

BREVES

ATLETISMO: LORENE

BAZOLO BATE RECORDE NACIONAL

Fotografia: Sérgio Martins

Lorene Bazolo bateu o recorde nacional dos 200 metros. A atleta do Sporting CP correu a distância em 22,61 segundos, nos Europeus por equipas realizados em Madrid.

A atleta retirou três centésimos à sua anterior melhor marca, na altura em Meeting realizado na Suíça. Lorene Bazolo conseguiu 12 pontos para Portugal no Europeu de equipas.

ATLETISMO: SUB-18 SÃO CAMPEÕES NACIONAIS

As equipas masculina e feminina de atletismo de sub-18 do Sporting Clube de Portugal sagraram-se Campeãs Nacionais nas provas realizadas no último fim-de-semana em Beja, no Complexo Desportivo Fernando Mamede.

A equipa masculina somou um total de 154 pontos, mais 52 pontos do que o segundo classificado: a Juventude Vidigalense.

Em femininos, as Leoas terminaram com 170 pontos, mais 70,5 pontos do que as segundas classificadas, também a equipa da Juventude Vidigalense.

GINÁSTICA ACROBÁTICA: TRIO FEMININO

VENCE O CIRCUITO MUNDIAL

O grupo sénior feminino de ginástica acrobática do Sporting CP, constituído por Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes sagrou-se, no último fim-de-semana vencedor do Circuito Mundial, na etapa da Taça do Mundo que decorreu em Rzeszow, na Polónia. Já o par misto sénior formado por Guilherme Henriques e Lara Fernandes ficou em 3.º lugar na prova realizada na Polónia.

GINÁSTICA

TEAMGYM:

EQUIPAS LEONINAS

SOMARAM TÍTULOS NACIONAIS

As equipas seniores masculina, feminina e mista de teamgym do Sporting Clube de Portugal arrecadaram os títulos de Campeões Nacionais nas três variantes, durante as provas realizadas no Pavilhão João Rocha.

As formações Leoninas foram as grandes dominadoras de uma competição plena de espectacularidade e que reforçou a qualidade desta variante da ginástica em que o Sporting CP tem, também, grande representatividade nas Selecções Nacionais.

TÉNIS DE MESA: JOÃO SOLDADO É

CAMPEÃO EUROPEU POR EQUIPAS

O jogador de ténis de mesa do Sporting CP, João Soldado, ajudou Portugal a conquistar o Campeonato da Europa por equipas para atletas com Síndrome de Down.

O mesatenista Leonino brilhou na prova realizada em Praga e assim juntou mais um título ao já extenso palmarés.

BOXE: OCTÁVIO PUDIVITR CONQUISTA DOIS TÍTULOS INTERNACIONAIS

Octávio Pudivitr, pugilista do Sporting CP, juntou mais dois títulos ao currículo. O atleta Leonino conquistou o cinturão mundial UBO e o WBA Latino, ambos em peso cruzeiros, em combates realizados em Gondomar.

Pudivitr venceu em três assaltos o argentino Ruben Acosta e não escondeu a felicidade, no final do combate, que assinalou já o sexto KO consecutivo aplicado na carreira.

“Estou muito feliz por conquistar este recorde histórico da maior sequência de KO’s no boxe profissional português e por arrecadar títulos desta dimensão, como a WBA, WBC e título mundial da UBO. Mas foi só mais um degrau rumo a objectivos ainda maiores. A derrota em Riade, há um ano, apenas me ajudou a aumentar a minha fome de vencer”, salientou o pugilista.

TRIATLO: DINIS FERREIRA FOI 5.º NO CAMPEONATO DO MUNDO

Dinis Ferreira, atleta do Sporting CP, foi 5.º classificado na prova de juniores do Campeonato do Mundo de triatlo cross, realizada em Pontevedra, Espanha.

Já no Campeonato Mediterrâneo, realizado na cidade italiana de Taranto, a atleta do Sporting CP, Margarida Barão, ficou no 12. lugar.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.