Manual de Boas Práticas Ambientais na Escalada em Rocha

Page 1

“In order to ensure environmentally sustainable climbing, it is crucial for climbers to recognise that their form of recreation can have damaging consequences for rock biotopes, and also to be aware of how they can minimise this damage”. In Cooperation in the European Mountains The Sustainable management of climbing areas in Europe

Luís Cunha Avelar

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS NA ESCALADA EM ROCHA

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS NA ESCALADA EM ROCHA - Conhecer para Conservar o Habitat e Espécies de Flora e Avifauna de Escarpas e Falésias Rochosas - é, possivelmente, a primeira publicação nacional de cariz comercial que aborda o pertinente tema dos impactes ambientais e sociais dos Desportos de Natureza (DN), neste caso particular, da Escalada em rocha. Tendo, à semelhança dos outros DN, o meio natural como “campo de jogo”, e sendo muitas vezes praticada em habitats singulares em Áreas Protegidas (AP), classificadas ou com tal potencial, a Escalada em rocha, quando implementada e praticada sem os devidos cuidados (dentro ou fora de AP e classificadas), pode constituir-se como mais uma ameaça, principalmente sobre espécies de flora e avifauna rupícola raras e com estatuto de conservação desfavorável. Existem igualmente outros impactes, transversais a outros desportos de natureza, que não podem igualmente ser descurados, e que são paralelamente abordados neste manual. Capítulos • Conhecimento da modalidade – Escalada em rocha • Conhecimento do meio e impactes da modalidade • Recomendações de boas práticas ambientais e sociais na Escalada em rocha Ao contrário do que se possa pensar à partida, este manual não se destina exclusivamente aos praticantes de Escalada em rocha. Muitos tópicos têm igualmente interesse, e são recomendados, para aqueles que têm responsabilidade em promover ou considerar as implicações da prática da modalidade em meio natural: responsáveis das federações e de clubes de Montanhismo e Escalada; instrutores e monitores da modalidade; técnicos e vigilantes responsáveis pela gestão e vigilância de Áreas Protegidas e classificadas; empresários, guias e monitores de Empresas de Animação Turística; técnicos de Turismo Sustentável, Turismo Ambiental, Ecoturismo; alunos e docentes dos cursos de Desporto de Natureza – Turismo Ativo; geólogos, ornitólogos, botânicos; dirigentes e voluntários das ONGA (Organização não-governamental de Ambiente); técnicos de ambiente das Câmaras Municipais e todos os interessados no tema da sustentabilidade dos Desportos de Natureza em geral. Boas Escaladas em Bom Ambiente!

Manual de Boas Práticas Ambientais na

Com o intuito de tornar as atividades humanas imperiosamente mais compatíveis com o bom uso dos recursos naturais, conservação da geo e biodiversidade, os diversos setores e âmbitos de manifestação das atuais sociedades têm promovido a elaboração de manuais e formação em boas práticas ambientais com o fim de alcançar este objetivo de primeira ordem. Obviamente, a prática dos desportos e atividades recreativas na natureza não podem, nem devem, fugir a este compromisso.

Manual de Boas Práticas Ambientais na Luís Cunha Avelar

0.60€ eita da rec r cada tor po do au l vendido a manu te para v e r er A`s* G 2 ON

www.sitiodolivro.pt

Conhecer para Conservar o Habitat e Espécies de Flora e Avifauna das Escarpas e Falésias rochosas


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Manual de Boas Práticas Ambientais na Escalada em Rocha by SitiodoLivro.pt - Issuu