Apostila

Page 25

PORTUGUÊS

Flexão de Número Como os substantivos, os adjetivos flexionam em singular e plural. Nos adjetivos simples, o plural é indicado pelo acréscimo da desinência -s. Ex.: sincero / sinceros; livre / livres; azul / azuis;

bom / bons; infeliz / infelizes. Nos adjetivos compostos, apenas o último elemento deve ser flexionado. aspecto político-econômico / aspectos políticoeconômicos. ideal pequeno-burguês / ideais pequeno-burgueses.

Grau superlativo Usado para intensificar o significado do adjetivo. a) relativo: quando relaciona a característica de um ser em relação a outros. Pode ser: de inferioridade: Esse é o menos voraz dos animais. de superioridade: Esse leão é o mais voraz dos animais. b) absoluto: ocorre quando uma característica de um ser é intensificada sem que haja relação com outros seres. Pode ser: analítico: quando a característica é intensificada por um advérbio de intensidade. Ana era muito magra.

Fique ligado! Alguns adjetivos compostos não obedecem à mesma regra mencionada acima. Quando os dois elementos formadores forem adjetivos, só o segundo elemento irá para o plural. Ex.: olhos azul-claros, partidos democrata-cristãos. Exceção: surdo-mudo/ surdos-mudos Quando o primeiro elemento for adjetivo e o segundo substantivo, nenhum dos elementos varia. Ex.: saia azul-piscina/ saias azul-piscina; tinta amarelo-ovo/ tintas amarelo-ovo.

sintético: quando a intensificação se faz por meio de um sufixo. Ana era macérrima. Lista dos adjetivos no grau superlativo absoluto sintético: ágil

agílimo, agilíssimo

agradável

agradabilíssimo

agudo

acutíssimo, agudíssimo

alto

supremo, sumo, altíssimo

A maior ou a menor intensidade de uma qualidade ou característica atribuída a um substantivo é indicada pelo grau do adjetivo.

amargo

amaríssimo, amarguíssimo

amável

amabilíssimo

O grau do adjetivo pode ser comparativo ou superlativo.

amigo

amicíssimo

antigo

antiquíssimo

áspero

aspérrimo, asperíssimo

audaz

audacíssimo

baixo

ínfimo, baixíssimo

a) de igualdade:

bom

ótimo, boníssimo

Esse aluno é tão inteligente quanto aquele outro.

capaz

capacíssimo

célebre

celebérrimo

comum

comuníssimo

cruel

crudelíssimo

difícil

dificílimo

doce

dulcíssimo, docíssimo

fácil

facilíssimo

feroz

ferocíssimo

Flexão de Grau

Grau comparativo Usado para comparar características entre dois ou mais seres. Pode ser: de igualdade, de inferioridade e de superioridade.

b) de inferioridade: Esse rapaz é menos simpático (do) que o amigo. c) de superioridade: Essa casa é mais confortável (do) que o apartamento.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.