I I especial
HRS
Boletim informativo do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. Deodoro, 314, cj 801, CEP 80.010-010, Curitiba-PR
Dois anos de trabalho no HRS. Dois anos que somos servidores do Estado. Dois de luta dos trabalhadores do hospital. Nesse período com nossa união e organização conquistamos: • melhorias nas condições de trabalho • saída de chefias incompetentes e autoritárias e • avanços no valor da GAS, do auxílio alimentação e do salário.
Manter a luta e reforçar a organização!
A história da classe assalariada não é diferente. Todos os avanços que os trabalhadores construíram só foram pos-
síveis por conta da indignação e, principalmente, das ações coletivas de homens e mulheres que não se submeteram às imposições dos patrões. O que vivenciamos no HRS é uma história em que muitos trabalhadores sentem os problemas e reagem. Temos nos reunido, definimos coletivamente o caminho e, juntos, vamos à luta. Constatamos, na prática, que as conquistas vieram pela nossa disposição de resistir e lutar e não por termos bons representantes.
Hemocentro é mais um caos na Sesa Os servidores lotados no Hemocentro estão sobrecarregados. De 1995 pra cá a demanda aumentou muito O Hemocentro atende a demanda do Hospital São Francisco, do HRS, da Policlínica, CEONC, além dos municípios da 8º Regional de Saúde. Em 1995, a demanda era menor e o Hemocentro tinha 46 servidores. Hoje, com toda expansão do serviço, o Hemocentro – gerido pela ARSS - conta com somente 24 servidores, dos quais oito estão prestes a se aposentar.
RAIO-X
O que aconteceu ao longo dos anos foi que o Estado não chamou os concursados nem pra repor as aposentadorias. Com isso, existem vários trabalhadores adoecidos pela sobrecarga, sem falar que o atendimento também fica prejudicado.
Terceirização é dose! – Queremos que o Estado volte a administrar o He-
mocentro e efetue o chamamento de mais servidores via concurso. Essa precária situação, que adoece os trabalhadores e não garante condições adequadas para os doadores, não pode continuar. O pessoal do HRS e das outras unidades da Sesa da região devem ficar atentos, pois se preciso serão convocados pra reforçar a luta dos companheiros do Hemocentro.
é uma publicação do SindSaúde/PR - Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Estado do Paraná. Sede própria à Rua Mal. Deodoro, 314, 8º andar, cj.801, Ed. Tibagi, Curitiba, PR, CEP 80.010-010. Fone (041) 3322-0921, fax (041) 3324-7386 • www.sindsaudepr.org.br • contato@sindsaudepr.org.br • Diagramação: Excelência Comunicação. Tiragem: 400 exemplares • Fone: (41) 8802-4450 • É permitida a reprodução com a citação da fonte.