SINDSAÚDE-PR - Raio X - Especial Francisco Beltrão - MAIO 2012

Page 1

I I i

especial francisco beltrao

Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Maio e Junho de 2012 • R. Mal. Deodoro, 314, cj 801, CEP 80.010-010, Curitiba-PR

Raio-X HRS - O jornal de todos os trabalhadores do HRS!

O Raio-X é construído coletivamente, a partir das informações recolhidas nas visitas ao local de trabalho e das mensagens e emails recebidos pelo sindicato. O objetivo, a partir de agora, é ampliar ainda mais nosso foco de debate. Até então o jornal tratava somente dos problemas e das lutas dos trabalhadores da Saúde lotados no HRS. O foco principal ainda será esse, mas buscaremos construir um jornal que retrate os problemas e as lutas de todos os trabalhadores do HRS! Ajude a construir o “Raio-X”,

mande suas contribuições para o sindicato.

O objetivo do jornal é:

Sai o interesse e entra competência

• Ser um espaço de denúncia e divulgação dos interesses e das lutas dos trabalhadores do HRS. • Aprofundar o entendimento dos trabalhadores sobre certos direitos e conceitos importantes para nossas lutas, pois como diz o bordão “Quem sabe mais luta melhor”. • Auxiliar a construir a unidade dos trabalhadores do HRS, independente do vínculo de trabalho registrado em carteira profissional.

Unidade nas Lutas - Independente de nosso vínculo de trabalho, somos todos assalariados Somos todos trabalhadores, que sem sermos donos de fábricas, latifúndios, empresas ou ocuparmos algum cargo de chefe no Estado, só nos resta trabalhar em troca de um salário no final do mês. “Essa é a nossa sociedade capitalista. Enquanto a gente trabalha, os patrões - os burgueses -, que são os donos das fábricas, latifúndios e empresas, vivem a partir do nosso trabalho.” Aqui no hospital não temos um dono, mas temos um patrão e toda uma estrutura que, para funcionar, depende do nosso trabalho. Podemos ser concursados e com contrato direto com o Estado ou contratados via empresas terceirizadas. Somos todos trabalhadores. E por isso precisamos dialogar, nos entender e pensar em atividades que

possam mostrar nossa unidade ao apontar problemas, na hora da ação e luta por respeito e valorização do nosso trabalho. O hospital só funciona porque tem quem faça a limpeza, as compras, quem realiza os exames. Há, ainda, quem lave as roupas, cuide da cozinha, dos pacientes e atenda ao telefone. Ou seja, sem chefes e patrões o hospital funciona, mas sem trabalhadores não. Para atender bem os usuários, também trabalhadores, um setor depende do outro. Temos muito em comum, não podemos caminhar separados. Quando uma categoria ou setor estiver passando por problemas ou em luta, as outras categorias/setores precisam estar junto, apoiando.

Os funcionários da hotelaria do HRS tiveram muito a comemorar no mês de abril, pois foram vitoriosos em mais uma luta! Depois de inúmeras demonstrações de incompetência e tirania por parte da chefia, que vinha desagradando os funcionários desde a sua chegada, os mesmos agiram e não abaixar a cabeça para todos esses abusos. No dia 2 de abril (vários funcionários até acharam que era brincadeirinha atrasada de 1º de abril) quando a chefe foi exonerada de seu cargo para alegria de muitos. No mesmo dia, assumiu o cargo uma pessoa que já é funcionária do hospital e conhece os problemas enfrentados. Conseguiu resolver em três dias problemas que a antiga chefe não conseguiu em um ano. Esperamos que as mudanças continuem e que a nova chefia continue fazendo o melhor para o hospital e para os trabalhadores. O problema é que muitas vezes acabam trocando alguém competente por um “amigo político”. A torcida é para que isso não ocorra, mas na dúvida é importante nos mantermos organizados.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
SINDSAÚDE-PR - Raio X - Especial Francisco Beltrão - MAIO 2012 by SindSaúde Paraná - Issuu