Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Setembro de 2011 • R. Mal. Deodoro, 314, cj 801, CEP 80.010-010, Curitiba-PR
Essa é pra você,
que tem orgulho de ser do Sudoeste!
Você sabia... ...que o café, o almoço e a janta de aproximadamente 600 pessoas, entre pacientes e funcionários, são feitos sem os equipamentos necessários? Isso pode causar doenças decorrentes do trabalho como a Lesão por Esforço Repetitivo. ...que os trabalhadores do HRS lavam todo o chão sem bota nem uniforme? Com isso, os trabalhadores ficam expostos à contaminação. ...que as poucas botas fornecidas pela administração ainda não possuem antiderrapante na sola e acidentes já ocorreram?
Nós todos lutamos para trazer pra cá o Hospital do Regional Sudoeste - HRS. Essa é uma conquista nossa! É inegável que o movimento de Mulheres do Campo teve papel importante para que o Hospital saísse do papel e se tornasse realidade. O HRS só existe porque houve luta e pressão popular. O HRS foi inaugurado há dois anos e a pergunta é: A existência do Hospital trouxe mudanças?
Perguntamos pra você porque os trabalhadores rurais
de cidades vizinhas a Beltrão se mostraram indignados. A revolta é coletiva porque quase nada mudou na vida da população. O povo não é encaminhado para o HRS. A prática da ambulançoterapia continua. Muitos ainda têm de ir buscar atendimento em Cascavel e Curitiba, mesmo tendo um Hospital público perto da cidade em que mora. Mas se fosse só isso...
Conheça um pouco da realidade da estrutura do hospital e do sofrimento dos trabalhadores.
...que alguns funcionários ficam responsáveis por três setores ao mesmo tempo? Fala sério! Imagina uma enfermeira que atende à pediatria, à maternidade e à urgência. E ainda falam de humanização da saúde! ...que o banheiro mais próximo da manutenção é o do necrotério? Fala sério! ...que as costureiras fazem lençol, uniforme e toda a roupa do hospital sem ter uma mesa adequada para o corte dos tecidos?