Boletim Informativo - SINDSAÚDE-PR - Pressão Alta - JULHO 2009

Page 1

Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • número 34 • Julho de 2009

Rua Mal. Deodoro, 314, cj 801, CEP 80.010-010, Curitiba, PR

Servidores vão ao CES e garantem apoio

Manifestação da categoria na Sesa em 29 de maio, última reunião do CES - no destaque

Equipe sindical vai parar na delegacia Assim como toda equipe sindical vai a diversos locais de trabalho, a diretora Regina Mazzuco foi visitar os servidores do HRSS da Lapa. A entrada no hospital já uma foi tarefa meio complicada. A direção do hospital chegou a determinar que o trabalho do sindicato só poderia ser feito com um acompanhante indicada por eles. No decorrer da visita, várias foram as tentativas de apressar o trabalho sindical de levar informações a categoria. Regina e equipe ponderaram que o contato com os servidores é importante e que não estava havendo qualquer prejuízo ao serviço. Assim, durante cerca de meia hora, percorreram alguns setores do HRSS. Até que chegou a polícia. Com surpresa, a equipe do sindicato foi informada que a direção do HRSS havia chamado a polícia alegando que o sin-

dicato estava tumultuando. A polícia informou, ainda, que diante do Boletim de Ocorrência do Hospital a diretora deveria comparecer à delegacia para fazer outro Boletim. Como diz o velho e sábio ditado: quem não deve, não teme. Regina foi à delegacia e fez o depoimento do que ocorrera: o trabalho da equipe do SindSaúde foi desenvolvido sem qualquer intercorrência. A gente morre e não vê tudo Em plena vigência do estado democrático de direito, esse fato cheira a resquícios da ditadura. O sindicato informou à Sesa do ocorrido e requereu providências e garantias de que, no nosso retorno, seja resguardada nossa integridade física e moral. O SindSaúde também denunciou o fato ao Ministério Público, por se tratar

“Em meio século de vida, nunca havia pisado numa delegacia. Estava apenas exercendo minha função rotineira do sindicato e fui parada para depor”. Desabafo da diretora Regina Mazzuco depois de mais de três horas na delegacia de ato anti sindical praticado pela chefia da unidade. Moral da história: e a luta continua!

Na mobilização do dia 29 de maio, o Conselho Estadual de Saúde (CES) mostrou que está ao lado dos servidores e aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio à implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) próprio da categoria. Para os conselheiros, o PCCV tem respaldo nas deliberações da 8ª Conferência Estadual, na Lei Orgânica e no Plano Estadual de Saúde. Segundo a coordenadora do SindSaúde, Elaine Rodella, “a proposta do PCCV, que vem sendo debatida com toda a categoria, quer construir o compromisso solidário entre os trabalhadores e os usuários, com o objetivo de melhorar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.