JORN AL DO SiNDiMETRÔ/RS
PORTO ALEGRE, 28 DE FEVEREIRO DE 2024
Nº 169

Nº 169
Dia 5 de março será um dia decisivo para a categoria metroviária. O Sindimetrô RS se reúne em Brasília com Marcus Cavalcanti, Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República. A reunião foi solicitada pela deputada federal Fernanda Melchionna e terá a presença de mais parlamentares. Além do Sindimetrô RS, estarão presentes representantes do Sintec, Sindaergs, Senge, Fenametro e CBTU de Recife.
Lula, estamos de olho! Dia 23 de maio completa um ano da promessa de Rui Costa. Na data, o Ministro garantiu a parlamentares da bancada gaúcha o futuro da Trensurb pública e estatal.
Recentemente, uma minuta do Conselho das Cidades, assinada pelo Ministro Jader Barbalho, indicou a retirada da Trensurb da lista de privatização. Mas não temos o que comemorar, ainda não se sabe qual o destino da Trensurb: Rui Costa não cumpriu sua promessa e ainda não assinou a retirada.
LULA, CUMPRA SUA PROMESSA E RETIRE A TRENSURB DO PND!
Dia 5, o Sindimetrô RS estará em Brasília para uma reunião com a Casa Civil. Afinal: Qual o futuro da Trensurb pública?
Vamos mostrar nossa indignação e a força da categoria metroviária!
Neste dia, vista a camiseta do sindicato no seu posto de trabalho em sinal de alerta!
Realizamos ações com os(as) usuários(as) para alertar sobre os perigos da privatização e articulamos audiências pela garantia do futuro do sistema metroferroviário federal e pela expansão da Trensurb para mais cidades da região metropolitana.
A Deputada Estadual Luciana Genro (PSOL) está colhendo assinaturas de parlamentares na Assembleia Legislativa para a criação da Frente Parlamentar em defesa da Trensurb pública. A deputada já encaminhou o requerimento ao Presidente da Assembleia Legislativa e aguarda a tramitação do processo.
O Sindimetrô RS vem lutando incansavelmente para a retirada da estatal do Plano Nacional de Desestatizações (PND). Tivemos diversas reuniões com parlamentares e com representantes do governo. Mas palavras não bastam, queremos ações concretas para o fim das privatizações. Chega de enrolação!
O cerco de Bolsonaro e seus aliados está fechando. A Polícia Federal continua com a operação Lesa Pátria, que investiga pessoas e organizações envolvidas por financiar e participar dos crimes antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.
Entre maio e outubro de 2023, parlamentares se reuniram para apurar as circunstâncias dos atos criminosos. O relatório final indiciou 61 pessoas. Dentre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para que as forças democráticas sigam de pé, é necessário que haja a responsabilização de quem conspira contra a democracia.
Até então, houve pouca consequência aos chefes políticos, mi-
litares, organizadores e financiadores dos eventos. É inadmissível que bolsonaristas que apoiaram os atos golpistas estejam na composição do governo federal.
É absurdo que Bolsonaro, peça central deste episódio, não esteja atrás das grades. Sem anistia para golpistas e sem conciliação de classes! Democracia para sempre!
Na quarta-feira, 21, o Conselho Fiscal se reuniu na sede do Sindimetrô RS para analisar as contas de outubro a dezembro de 2023 do sindicato. O Conselho aprovou os gastos por unanimidade. Os balanços financeiro e patrimonial do Sindimetrô receberam parecer favorável do Conselho Fiscal.
As contas analisadas pelos conselheiros foram para o exercício de 2023. Os relatórios foram elaborados, em reunião do Conselho Fiscal realizada na sede do sindicato. O diretor financeiro Wladimir Ourique apresentou os detalhes do planejamento para os conselheiros presentes: Ribeiro, Giovane Rodrigues, Kely, André Back e Clóvis.
O papel do Conselho é garantir que os recursos do sindicato são aplicados corretamente: “Hoje nosso sindicato tem saúde financeira sólida para enfrentar a privatização. Essa é a grande luta”, disse Wladimir Ourique.
O Plano Orçamentário Trienal (2024-2026) apresentado ao Conselho traz as projeções de receitas e despesas do Sindimetrô RS para os próximos três anos de gestão. O parecer aprovando o plano foi assinado por todos e está pronto para apreciação da categoria em assembleia.
Confira versão completa dos documentos, assim como todos os demais pareceres e balancetes, podem ser acessados na aba “Transparência” no site do sindicato: www.sindimetrors.org/transparencia
Bate papo com Dep.
Federal Fernanda
Melchionna, Dra. LucianE Toss e a socióloga Carla
Zanella No auditório do Sindimetrô RS
Março é o mês dedicado à luta das mulheres. Na sexta-feira, 15 de março, acontece o bate papo “Mulheres em Ação” com a Dep. Federal Fernanda Melchionna, a Dra. Luciane Toss e a socióloga Carla Zanella. O evento começa às 17h, no auditório do Sindimetrô RS.
As mulheres representam 27% no quadro de funcionárias da Trensurb. Na manutenção, são apenas duas mulheres. No setor de Segurança são 18 entre 170, pouco mais de 10%. Os setores com mais mulheres são o setor das estações e o administrativo.
A pedido do Sindimetrô RS, as chefias dos setores (Setra, Seest e Segur) concordaram liberar as mulheres metroviárias que estiverem trabalhando no turno de escala com a finalidade de participar da palestra. A participação é aberta para todos os públicos, e traz foco às pautas voltadas para trabalhadoras metroviárias e sindicalistas. O evento contará com espaço para as crianças.
QR code:
Em abril iniciamos um novo ano do Cursinho Popular Preparatório para concursos públicos do Sindimetrô RS. As inscrições estarão abertas durante o mês de março. O projeto oferece aulas gratuitas aos sábados. A parceria entre o Sindimetrô RS e a Rede Emancipa visa suprir uma demanda social no acesso a concurso público. Em junho de 2023, 120 estudantes iniciaram no projeto na aula inaugural. O curso oferece aulas de português, matemática e informática
formulário de
As aulas ocorrem aos sábados, das 9h às 12h, de forma gratuita, ministradas por professores(as) da Rede Emancipa no auditório do Sindimetrô RS, no bairro Humaitá em Porto Alegre. Acesse o formulário pelo QR code ou através do e-mail: recepcaosindimetrors@gmail.com
O objetivo do curso é capacitar interessados(as) em ingressar na carreira , ainda sem data. A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à Universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. O projeto visa ampliar o acesso ao concurso da Trensurb, ainda sem data.
Enfrentamos desigualdades estruturais no acesso à educação no país. O projeto visa ampliar oportunidades para pessoas interessadas em ingressar na Trensurb. O acesso à educação e ao conhecimento libertam e são parte estratégica para a mudança social.
Jornal