NENHUM DIREITO AMENOS COM MUITA LUTA, NEGOCIAÇÕES DO ACT CHEGAM AO FIM COM MUITA LUTA, NEGOCIAÇÕES DO ACT CHEGAM AO FIM
Setembro foi o mês em que as negociações de acordo de trabalho e escalas chegaram ao fim. É uma conquista diante do contexto nacional. Até o dia 21 de agosto, já haviam ocorrido seis reuniões sem avanço das cláusulas econômicas.

Os(as) metroviários(as) haviam definido uma paralisação para o dia 26 de agosto, data de abertura da Expointer, para pressionar avanços na negociação. A Trensurb apresentou uma proposta durante a reunião de mediação no TRT para o Sindimetrô RS na sexta, 25, que foi avaliada em assembleia e aprovada por ampla maioria.

tos e de poder de compra que diversas categorias enfrentam.
Apesar da expectativa, a proposta de aumento escalonado foi negada pela SEST, órgão máximo e responsável pela gestão de estatais federais em Brasília.
Além do ACT garantido por dois anos, reajuste salarial de 3,45%, e aumento de 31,5% no tíquetes, também conquistamos a estabilidade de emprego em caso de concessão

O acordo de escalas e de trabalho está garantido até 2025, com todas as cláusulas sociais renovadas e uma recuperação nos tíquetes, que estavam congelados desde 2018. Outra cláusula importante que foi conquistada no acordo foi a estabilidade em caso de privatização. O risco de vida do setor da segurança também está agora presente no ACT. Seguiremos em mobilização para que esta cláusula não tenha que ser usada.
A direção do Sindimetrô RS esteve ainda em negociação com a empresa para viabilizar a redistribuição do aumento entre o total de funcionários(as), e não por faixa salarial. O acordo é uma vitória diante do cenário de perdas de direi-
Para o futuro, é urgente discutir e atualizar o plano de carreiras. Há hoje um abismo nas faixas salariais existentes atualmente dentro da folha de pagamento que precisa ser encarado. Por isso, o Sindimetrô RS é contra os CC’s e defende a redução de FG’s dentro da Trensurb. Saudamos a força de mobilização da categoria pela conquista dos nossos direitos. Seguimos em frente para reconstruir a Trensurb pública, estatal e de qualidade.
NEGOCIAÇÕES DO ACT: LUTAR VALE A PENA!
NEGOCIAÇÕES DO ACT: LUTAR VALE A PENA!
Desde novembro de 2022 estamos em contato direto com aliados do governo Lula, desde a fase da equipe de transição para garantir o futuro da Trensurb pública e estatal
20 DE NOVEMBRO: Reunião com a equipe de Transição GT Cidades em Brasília






22 DE NOVEMBRO: Reunião com Paulo Pimenta em Brasília



28 DE FEVEREIRO: Reunião com ministro da Casa Civil, Rui Costa
11 DE MARÇO: Dep. Fed. Bohn Gass e Dep. Est. Rossetto falam no XII Congresso dos (as) Metroviários(as) do RS
13 DE MARÇO: Dep. Fed. Marcon e ministro das comunicações Paulo Pimenta no nosso XII Congresso
20 DE MARÇO: Reunião com Ministro do Trabalho Luiz Marinho e centrais sindicais na AL RS
18 DE ABRIL: Reunião com o Ministro das Cidades, Jader Filho, e Dep. Fed, Melchionna, Bhon Gass e Marcon em Brasília

18 DE ABRIL: Reunião com a Secretaria Geral da Presidência, em Brasília

19 DE ABRIL: Reunião com Dep Valdeci de Oliveira na AL RS

18 DE JULHO: Presidente Lula recebe carta do Sindimetrô RS com pedido do fim da privatização da Trensurb através da Dep. Federal Fernanda Melchionna em Bruxelas


8 DE MAIO: GREVE

12 DE JULHO: Reunião da Comissão de negociação de ACT


23 DE MAIO: Ministro da Casa Civil Rui Costa anuncia a saída da Trensrub do PND
9 DE AGOSTO: Após 5 rodadas sem avanço nas pautas econômicas, categoria aprova estado de greve


13 DE JUNHO: BNDES renova orçamento para estudo de concessões no setor de transporte
8 DE JULHO: Nova diretoria da Trensurb toma posse oficialmente
20 DE JULHO: Início das negociações do ACT com a direção da Trensurb
15 DE AGOSTO: Caravana de metroviários(as) em Brasília


24 DE AGOSTO: Reunião com diretor do BNDES

Lutar vale a pena! As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e Escalas foram uma combinação de forças e estratégias coletivas e políticas. Seguimos fortalecendo a luta para garantir avanços e defender os direitos dos(as) trabalhadores(as). Seguimos!
25 DE AGOSTO: A provação da proposta pela categoria após reunião de mediação com TRT, e suspensão da greve

REUNIÃO COM DIRETOR DO BNDES DISCUTE O FUTURO DA TRENSURB
PÚBLICA E ESTATAL
REUNIÃO COM DIRETOR DO BNDES DISCUTE O FUTURO DA TRENSURB PÚBLICA E ESTATAL

Dia 22 de agosto voltamos à Brasília para uma reunião com o ex-ministro e agora diretor do BNDES Nelson Barbosa. A deputada federal Fernanda Melchionna, que acompanha a luta em defesa da Trensurb pública, também esteve presente.
Seguimos na luta para garantir o futuro da Trensurb pública e estatal. Segundo o diretor do BNDES, órgão responsável pelo PND (Plano Nacional de Desestatização), os estudos do modelo de venda da Trensurb estão parados, aguardando posição do governo.
O governo ainda não descarta a possibilidade de uma parceria público-privada no futuro. Conforme o informado pela equipe do BNDES, os estudos podem ser revertidos para aportar mais recursos para a estatal. Precisamos de investimentos públicos para solucionar os problemas estruturais que enfrentamos atualmente.
Os recursos necessários para rede aérea, via permanente, sinalização e reformas das estações podem sair do BNDES. Por isso, vamos seguir com a mobilização permanente em defesa do serviço público. Nosso futuro não está garantido e não podemos parar de lutar.

No dia 29 de agosto, o governador Eduardo Leite esteve em Brasília para tratar do regime de recuperação fiscal do Estado. Seu governo já privatizou a CEEE, a Corsan e em Brasília defendeu a venda da Trensurb. O projeto de desmonte do patrimônio público precisa parar! Vai ter luta!
CURSINHO POPULAR para concursos públicos

O Cursinho Popular Preparatório para o concursos públicos oferece aulas gratuitas aos sábados. A parceria entre o Sindimetrô RS e a Rede Emancipa visa suprir uma demanda social no acesso a concurso público. Em junho, 120 estudantes iniciaram no projeto na aula inaugural. A partir de setembro, o projeto está com novas inscrições abertas para participações no cursinho.
As aulas ocorrem aos sábados, das 9h às 12h, de forma gratuita, ministradas por professores(as) da Rede Emancipa no auditório do Sindimetrô RS, no bairro Humaitá em Porto Alegre. Acesse o formulário pelo QR code ou através do e-mail: recepcaosindimetrors@gmail.com



O objetivo do curso é capacitar interessados(as) no concurso para a Trensurb, ainda sem data. A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à Universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. O projeto visa ampliar o acesso ao concurso da Trensurb, ainda sem data. A ideia da organização é expandir o cursinho para estudos para o Enem e outros concursos futuramente.

Enfrentamos desigualdades estruturais no acesso à educação no país. O projeto visa ampliar oportunidades para pessoas interessadas em ingressar na Trensurb. O acesso à educação e ao conhecimento libertam e são parte estratégica para a mudança social.

