Revista Diz Aí Comunidade edição 13

Page 1

1


DIZ AÍ COMUNIDADE A primeira revista da comunidade para a comunidade Novembro 2021 Chegamos a Novembro e estamos na reta final de mais um ano , é importante neste momento preparar nossos corações para ajudar o próximo , e nesta época que surgem milhões de cartinhas no correios para serem adotas, há também campanhas de ONG em busca de doação de brinquedos e outras necessidades. A nossa revista abraçou uma campanha junto aos comerciantes para ajudar o grupo Mães que Choram do bairro Paulo VI a pagar o aluguel do espaço onde oferecem oficinas gratuitas para a comunidade . Para contribuir o comerciante deverá adquirir um anuncio em nossa revista é o dinheiro será destinado ao pagamento do aluguel do grupo. Aproveitamos o momento novamente para agradecer nossa parceria com o projeto Novo Rumo que possibilita a existência desta revista demostrando atreves de seu apoio um ato de amor e solidariedade para todas as comunidades de BH.

EXPEDIENTE FUNDADA EM JULHO DE 2020 Editor Chefe- Sheila Castro Revisão- Shirley Baptista Projeto gráfico, diagramação , comunicação Sheila Castro VEICULAÇÃO GRATUITA

PARA ANUNCIAR Tel zap (31) 991286092 Email-Sheiila.cjornalismo@gmail.com Facebook https://www.facebook.com/dizaicomunidade Revista Diz Aí Comunidade Rua touro, Ribeiro de Abreu /BH Apoio :

O editor.

2


QUE PÁGINA ESTÁ ? Capa A TRADIÇÃO DA FOLIA DE SANTOS REIS PRESERVADA POR MORADORES DO BAIRRO PAULO VI

Conexão Periferia

PROJETO ROMPER NO MORRO DAS PEDRAS AJUDA MORADORES.

PÁGINAS 

CONEXÃO PERIFERIA

PAG.

4

NOTÍCIAS DA CIDADE

PAG.

8

SAÚDE EM FOCO

PAG.

9

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

PAG.

10

TROCANDO UMAIDEIA ECONOMIA

PAG. 13

CULTURA E ARTE NA QUEBRADA

PAG.

15

DIZ AÍ COMUNIDADE

PAG.

19

RECEITAS / ARTESANATO SUSTÁVEL

PAG. 2O /21

ESTILO DA QUEBRADA

PAG. 22

TÁ NA REDE

PAG. 24

PAPO DE

PAG. 25

ESPORTE

3


4


O cenário é o Morro das Pedras, o quarto maior aglomerado de Belo Horizonte, localizado na Zona Oeste da cidade, neste local uma mulher guerreira transforma a comunidade com suas ações e com uma trajetória de vida sofrida, pautada pela pobreza e inúmeras dificuldades Juthay Nogueira fez de sua vida uma força para lutar por sua comunidade. De um prato de comida, nasceu o Projeto Romper no Morro das pedras em 2015, o projeto surgiu quando ela percebeu a necessidade de amparar e assistir jovens da comunidade entre 03 e 17 anos em suas necessidades básicas, pois em vários lares de onde as crianças vinham nada tinha para alimentá-las , o projeto nasceu inicialmente com o propósito de levar alimentos diários para estas crianças.

Por Sheila Castro

do projeto tiveram acesso a cursos profissionalizantes como de salgadeira, confeiteira, e outros realizados com parcerias com entidades privadas. Um dos grandes focos é cuidar deste jovem para que ele não ingresse na marginalidade, e para inspirar os jovens Juthay promove passeios para lugares diversos como parques , museus e cinemas, o projeto oferece aulas de reforço escolar, e outras atividades lúdicas voltadas para o ato de educar para crescer. Durante o ano acontecem ainda os eventos ligados às datas comemorativas, como festa da páscoa com distribuição de ovos, ou dia das crianças que além de uma festa recheada de guloseimas as crianças recebem presentes, assim como no natal onde as crianças escrevem a cartinha do Papai do Noel.

Entretanto não era só de alimentos que as crianças precisavam havia também o para casa, e outras atividades escolares, havia o lazer e a cultura , as deficiências nestas áreas começaram a se tornar claras, assim Juthay começa sua luta para obter ajuda de doações . Hoje o projeto acontece em uma casa que possui como estrutura uma cozinha, uma biblioteca, e o salão onde são realizadas as atividades. E atende uma média de 71 crianças diariamente com refeições, educação e lazer. Muitos jovens ainda por meio Juthay Nogueira 5


No natal recebem seus presentes acompanhado de uma ceia solidária que é distribuída a moradores da comunidade. Juthay, vê nos jovens de sua comunidade a esperança de nossa nação e não mede esforços para ajudar, e o trabalho do Projeto Romper recebeu o reconhecimento internacional em um evento em Nova York, entretanto muitos outros prêmios e homenagem seriam dados ao projeto. Com o andamento do projeto Romper, reconhecemos a necessidade de assessorar também as mulheres do morro das pedras, as empoderando e gerando oportunidades , mediante a independência financeira. “por isso atendemos, acolhemos mulheres em situação de violência doméstica e outras vulnerabilidades, as encaminhamos para empregos ,ainda ofertamos as rodas de terapias comunitárias, além de palestras e debates.”

Hoje são em média 80 mulheres assistidas pelo projeto Romper , que encontram no espaço um lugar para recuperar a dignidade perdida durante os atos violentos que sofreram. Há ainda no espaço do projeto um bazar solidário, e outro projeto que distribui cestas básicas e outros alimentos como verduras, e frutas para várias famílias da comunidade. Para buscar as verduras Juthay conta que acorda sábado às cinco da manhã para buscar tudo no Ceasa, e quando chega limpa, organiza e realiza a entrega para as famílias que formam fila na espera dos alimentos. Durante este mês de novembro o projeto foi indicado para concorrer ao prêmio “Meu vizinho Pardini , gentileza na vizinhança”, esse é mais um reconhecimento do trabalho de luta desta mulher guerreira referência em sua comunidade .

6


7


Foto internet.

ÔNIBUS DE BH TERÃO MAIS VIAGENS NOTURNAS E VOLTAM AO HORÁRIO PRÉ-PANDEMIA Os ônibus coletivos de BH que rodavam com horário reduzido desde 17 de março de 2020, com o início da pandemia de COVID-19 tiveram seus horários ampliados neste mês de novembro . Com a flexibilização e volta do horário de funcionamento de bares e restaurantes, foi necessário ampliar também o atendimento do transporte público a população . O transporte público de Belo Horizonte foi ampliado e voltou ao horário de funcionamento de antes da pandemia. Agora, os ônibus circulam pela capital até 1 hora da manhã, informou a BHTrans.

Por - Sheila Castro

Com isso, os coletivos que faziam as últimas viagens partindo dos pontos finais às 22h ganharam mais três horas de viagem por dia. A medida pretende atender os trabalhadores de bares, restaurantes e lojas de conveniência e também à população que necessita do transporte coletivo após as 23h Os novos horários estarão disponíveis nas Estações BHBus, no interior dos ônibus, nos aplicativos do sistema e nas redes sociais oficiais.

8


SAÚDE EM FOCO

Foto internet

5 CUIDADOS BÁSICOS COM A SAÚDE PARA TER UMA VIDA PLENA

Manter a saúde em dia é fundamental para ter uma vida feliz. Para isso é importante manter alguns pequenos cuidados diários. Comece hoje mesmo. Para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Pequenos cuidados farão com que seu corpo e mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo. 1 – Beba água A água faz muito bem ao organismo, ela atua em todas as funções do corpo (circulação, digestão, excreção) e além de hidratá-lo permite também que a temperatura seja mantida. é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia .

Por Sheila Castro

3 – Exercícios físicos é preciso incluílo nos hábitos diários de saúde. O importante é adquirir o hábito de praticar exercícios sempre. 4 – Descanso - Para começar você pode ter uma hora para dormir. Estipule com base no seu tempo de sono. Procure respeitar esse horário para garantir boas horas de descanso. 5 – Faça exames pelo menos uma vez por ano Procure seu médico para exames de rotina pelo menos uma vez ao ano, desta forma você poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças. Defina um mês em sua agenda, e a cada ano, naquele mês definido, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde.

2 – Alimentação- consuma diariamente de legumes e verduras ,Outro fator fundamental é a moderação. Consumir moderadamente todos os alimentos pode fazer a diferença entre ter uma vida saudável ou não. 9


SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

Por Sheila Castro

Foto - fonte internet - hospedaria dos imigrantes

Durante o período de construção da Capital, o engenheiro Chefe da Comissão Construtora, Francisco Bicalho, que substituiu Aarão Reis, solicitou que fossem contratados trabalhadores para se incorporarem a grande tarefa de conclusão das obras. Em 1800, houve a chegada de muitos imigrantes europeus a capital fugindo da crise na Europa ,e houve e também muitos brasileiros que fugiam do campo buscavam emprego na capital que estava sendo construída , além de inúmeros

escravos recém libertos que também buscavam uma ocupação e moradia na Nova Capital em construção. Para receber estes trabalhadores foi construída uma hospedaria de imigrantes, até que fossem encaminhadas para as Colônias que estavam sendo projetadas que seriam entregues aos trabalhadores um ano depois, foram criadas cinco Colônias de Imigrantes, nos arredores da cidade. A Colônia “Córrego da Matta”, depois “Américo Werneck”, foi instalada na 7ª Seção Suburbana, parte da mesma região do futuro Bairro Santa Tereza essa colônia foi construída onde hoje é a Praça Duque de Caxias . 10


Fonte Internet 5 Batalhão (BCM)

Assim nasceu o bairro Santa Tereza, um dos mais antigos da capital. Sua formação definitiva aconteceu em 1910, com a inauguração do Hospital do Isolado (Cícero Ferreira), para onde eram levados pacientes com doenças contagiosas ele era cercado por muitas árvores e se localizava onde hoje está o Mercado Distrital , a construção deste hospital provocou um novo núcleo de povoamento, inclusive com abertura de botequim e um pequeno comércio. Em 1916, a comunidade recebe quartel do Exército, para sediar, em 1924, o 5º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. O bairro recebeu oficialmente o nome "Santa Tereza" em 1928, em homenagem à igreja situada na praça Duque de Caxias. Durante a efervescência da cultura na década de 60 o bairro era berço de bares e casas dançantes,.

Foto fonte internet Igreja na praça

Pessoas ligadas à arte costumavam se encontrar para confraternizar, compor música, dançar e cantar durante as madrugadas, assim nasce o movimento musical conhecido como Clube da Esquina, que marcou o início da carreira de Tavinho Moura, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant e a banda 14 Bis. Na década de 80, o bairro foi o local de surgimento da banda Sepultura, e posteriormente da banda Skank, dentre outras. Santa Tereza é, de fato, o bairro que mais contribuiu para o cenário musical de Minas Gerais. Também foi na década de 80 que iniciou uma das grandes batalhas judicial por moradia no bairro , história que tem início quando os dois edifícios, erguidos pela ICC Incorporadora e Jet Engenharia, tiveram as obras paralisadas e as empresas faliram deixando abandonado 11


Foto - fonte internet - Torres Gêmeas

Dois prédios semi– acabados, os prédios foram invadidos por diversas famílias oriundas das ruas ou de outras ocupações. Assim os prédios são apelidados pelos moradores de Torres Gêmeas , e viram palco de inúmeros atos de violência, trafico de drogas, e luta pela posse do espaço por famílias de bem que também ocupavam o prédios . Ao lado dos prédios nasceu também a Vila Dias, constituída de inúmeros barracos simples. Os prédios foram desocupados em 2015 e uma nova construtora assumiu o termino do empreendimento com promessas de reestruturar e melhorar também a área da vila . O bairro hoje ainda é famoso berço cultural da cidade , é famoso pelo seu Carnaval, caracterizado pelo desfile de tradicionais blocos de rua. Os principais são: bloco caricato "Satã e seus asseclas", o bloco caricato "Os Inocentes de Santa Tereza" e o bloco " Toca Raul " , além de ter uma variedade de opções de diversão, atividades culturais diversificadas, como as casas de seresta, as feiras de artesanato e o famoso macarrão do Bolão , atraem turistas e pessoas de todas as partes da cidade. Mas ainda ao andar pelas ruas do bairro encontramos verdadeiras belezas arquitetônicas que podem ser vistas em inúmeras casas antigas nas ruas dos bairro são casas que guardam em sua arquitetura toda beleza e charme do bairro Santa Tereza.

12


Trocando uma ideia - ECONOMIA DICAS PARA GANHAR UMA RENDA EXTRA NO NATAL Por Sheila Castro

Muitas pessoas vê nas festas de final de ano uma boa oportunidade de conseguir uma renda extra no Natal. Esta época que pode ser uma excelente oportunidade para diversos empreendedores ganharem dinheiro promovendo ou iniciando seu próprio negócio.

Foto - fonte internet

Para que você comece um negócio de sucesso e consiga uma renda extra no Natal, o primeiro passo é definir suas habilidades. Escolha uma área que você gosta de atuar, poderá ficar mais fácil se você definir um nicho de mercado para investir e as áreas podem ser as mais variadas. Produzir panetones - Este é um produto que vende de maneira considerável nesta época, investir em sua produção pode ser uma boa ideia se tiver dotes culinários , se for está sua opção invista também no cuidado das embalagens que serão dados de presente. Montar um buffet - Muitas pessoas nem sempre conseguem tempo hábil para preparar a ceia, é neste momento que você pode oferecer os serviços de buffet segredo aqui é oferecer aos clientes os pratos mais tradicionais montando um cardápio personalizado com pelo menos três opções. E como uma imagem pode valer muito, capriche nas fotos de divulgação .

Produzir enfeites de Natal artesanais- Você pode produzir estes enfeites para serem vendidos com preços mais acessíveis. Utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, jornais, etc. Revender produtos diversos ou temáticos- Sempre aparece alguém querendo comprar um presente de última hora. Neste caso, oferecer cosméticos, maquiagens, sabonetes ou perfumes , assim como produtos com temas natalinos como chinelos, canecas, chaveirinhos e até mesmos biscoitos podem ser uma bela oportunidade.

13


14


15


VESTIDOS COM ROUPAS QUE REPRESENTAM OS TRÊS REIS MAGOS, UM CONJUNTO DE MORADORES DO BAIRRO PAULO VI LEVAM A TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS PARA A COMUNIDADE. Por Sheila Castro

O grupo Folia de Santos Reis existe a 18 anos no bairro Paulo VI. Todo mês de dezembro, os foliões batem de porta em porta, e adentram as casas na comunidade com alegria, brincadeiras e músicas que contam a história do nascimento do Cristo, em Belém da Judéia . Em agradecimento, a vizinhança ajuda a folia com doações e o grupo Claudeci José repassa essas ajudas as paróquias O A Folia de Reis é uma manifes- senhor Claudeci José da Fonseca intação cultural e religiosa, praticada por tegra o grupo há quatro anos e é o adeptos do catolicismo, é uma represen- presidente do grupo. tação da visita dos três reis magos ao AS SEIS VOZES DA FOLIA menino Jesus , que segundo o evangeO grupo foi fundado pelo Seu Jolho de São Mateus, aconteceu da seguinte forma: O menino Jesus recebe a ão Domingos, junto com o Sr José Bevisita de três reis magos que guiados nedito Miranda, e Jânio Quadros copor uma estrela vão até o menino em nhecido como “Janin”. Belém , os reis Gaspar, Belquior e BaltaO primeiro nome oficial do grupo zar levaram consigo presentes para o era Coral Foliões de Reis, mas houve menino Jesus , e após a visita ao meni- uma troca de nomes, e em votação o no os reis seguiram por caminhos dife- grupo trocou para Folia de Reis do rentes para evitar que o rei Herodes en- Paulo VII . É na casa do Sr Claudeci contrasse o menino Jesus que ele dese- que o grupo se reúne. O grupo conta java matar. hoje com 32 membros entre crianças, Dentro da tradição brasileira dos festejos do natal há as visitas as casas de moradores por grupos folia que vão tocando e cantando músicas como forma de louvar os “Santos Reis” e o nascimento do menino Jesus, os festejos perduram até o dia seis de Janeiro, data consagrada no catolicismo como o dia de Reis, surgindo assim a tradição do Grupo de Folia de Reis.

e adultos. Bastião “o Palhaço”, amigo de Claudeci afirma, que o grupo é muito unido cresceu muito depois que Claudeci assumiu a presidência. “eu faço o divertimento das crianças. para distrair as crianças, enquanto os outros membros cantam alegrando o dono da casa.” 16


Claudeci conta que no início era um coral que não tinha um „dos reis‟. “Aí, com a entrada do João Evangelista, começou a ter a figura do rei.” Então podemos ser um grupo realmente de folia de Reis. Na folia são seis vozes, e segundo Claudeci o grupo se organiza da seguinte forma “O João Bento puxa a música, o Geraldo ou Antônio respondem pra ele. Têm outros que também respondem com a segunda voz e vem a terceira voz, que é a Lucilene; a quarta voz, que a Maria faz; e a quinta voz, a Conceição e a sexta voz são com o Altamiro. Então, da forma que a gente vai cantando, quando o João canta a primeira parte, o verso é repetido por ele e por todos é cantado duas vezes, ele canta a primeira vez e depois repete com o restante, formando essa gaita, essa melodia, levando o evangelho de Jesus Cristo cantado a todos os devotos.”

A música na Folia de Reis é feita no improviso, o grupo têm alguns versos que são tradicionais, de cantar na porta das casas, mas grande parte é feita de improviso. “A cada casa que a gente chega à gente depara com um fato diferente. Então, aquele fato é que faz o puxador fazer o verso e as pessoas responderem esse verso.” Afirma Claudeci. Se na casa têm uma pessoa doente, o grupo canta pela recuperação dela, se na casa têm uma pessoa aniversariante, o grupo comemora cantando pelo aniversário, assim o grupo cria novas musicas de casa em casa. A FOLIA E A VIZINHANÇA Lucilene Costa, membro do grupo é uma das vozes e conta que o objetivo do grupo é evangelizar levar o evangelho cantado e que os donativos que o grupo recebe, assim como os alimentos, são enviados para Sociedade São Vicente de Paula e o dinheiro é enviado para a Paróquia Pai

17


Misericordioso que utiliza o dinheiro para investir em obras na igreja. “No último ano, nós colocamos o telhado na Comunidade Nossa Senhora das Graças e agora nós vamos ajudar a comunidade Santa Luzia, que fica lá no Conjunto Paulo.” A relação do grupo com a região é muito grande, o grupo frequenta várias casas, de porta em porta e são conhecidos em todo o bairro VI. O espaço para apresentações da folia conforme Claudeci cresceu bastante nestes últimos anos e hoje eles atendem os bairros São Gabriel, Ribeiro de Abreu , e Nazaré, “hoje o grupo possui até temos componentes outros bairros”. Durante a pandemia os trabalhos e apresentações do grupo se limitou a pequenos eventos no espaço da igreja, e algumas coisas online que fizeram porém agora com a flexibilização o grupo estuda a volta em Dezembro cumprindo as exigências como uso de máscara e distanciamento , ou seja serão menos membros nas visitas das casa da comunidade . https://www.instagram.com/folia_de_reis_paulosexto/

18


Kayne Dutra—9 anos— Bairro Serra

Mande você também textos, fotos, declarações, desenhos e mais... Publicaremos aqui gratuitamente neste espaço da comunidade. 19


ROCAMBOLE NATALALINO DE CARNE MOÍDA E CARNE DE SOJA.

Ingredientes 1 xicara de chá de proteína de soja texturizada. ( semelhante a carne moída)

Modo de preparo Hidrate a carne de soja em agua morna e escorra , junte a carne moída o ovo e o creme de cebola .

1 xicara de chá de agua quente

Modele a carne em cima de um saco plástico 250 gramas de carne bovina mo- para facilitar enrolar o rocambole . ída Coloque o milho , a seleta e o bacon sobre a carne , enrole no formato do rocambole e leve 1 ovo batido ao forno por 40 minutos . 1 pacote de creme de cebola 3 colheres de sopa de milho verde . 3 colheres de sopa de seleta de legumes 100 gramas de bacon Fatias de mozzarella a gosto para decorar . 20


MATERIAL

Retalhos de tecidos natalinos e fitas ( podem ser comprados no quilo em lojas de tecido) CD

Cole um pedaço de fita no topo do CD para poder pendurar o enfeite.

Cola Branca Cola quente A seguir com cola quente passe a fita em volta do CD Passe cola branca em todo o CD.

Cole o tecido cortado do tamanho do CD e apare as beiradas se precisar.

Enfeite com botões ou outra coisa , Escolha tecido que dê para recortar, cole com cola branca e enfeite o CD:

21


Fotos da Internet

Por - Sheila Castro

Vermelho é uma das cores mais Para a noite de Natal, o vestido veradoradas na indústria da moda e da melho pode ser combinado beleza. é um clássico indispensá- com acessórios dourados, pretos ou vel . até verdes, afinal, essas também são ouNas festas de Natal, usar ver- tras cores que nos remetem ao espírito namelho (e um vestido) é uma opção talino.

que faz todo o sentido: permite que Fique livre para escolher tanto os se destaque e adequa-se às cores mais delicados quanto os mais pesados, típicas desta altura do ano. de acordo com seu vestido. Se for liso, inExistem vestidos para todos os vista em brincos ou colares mais chamaticom detalhes dourados. tipos de corpo (e para todos os tipos vos, de festas: das mais formais às mais Os cintos também são uma boa pedida padescontraídas). Dos mais curtos, aos ra dar lugar à cintura. mais compridos, alguns com rendas e ombros à mostra para ambientes mais informais, como um cocktail de fim de tarde. Opções não faltam, basta escolher o modelo que mais se adequa ao seu estilo pessoal .

Se você quiser fugir um pouco do óbvio da sandália de salto, vale a pena experimentar a composição com outros calçados, como coturno, cut out boots, oxford, alpargatas, tênis slip on ou Keds, por exemplo. 22


Entretanto sempre opte por aliar o conforto e beleza, de nada adianta escolher aquele vestido maravilhoso que vai te apertar ou incomodar toda a noite . Outra dica que vale lembrar e dar uma olhada naquele vestido vermelho largado no guarda roupa e dar uma nova cara para ele com customização. Ou mesmo aproveitar os bazares das comunidades agora no final do ano, sempre tem vestidos que podem transformar sua noite . Lembrando que o vestido é o tipo de look ideal para quem quer estar bem vestida, mas não quer ficar elaborando combinações entre partes de cima e de baixo.

Fotos da Internet

31 94291153 ZAP

23


Fotos da Internet

Apesar de ser um período em que os consumidores estão naturalmente mais dispostos a comprar, você pode turbinar as vendas implementando novidades, promoções e investindo em divulgação . Seja físico, seja online, o natal já está próximo. E é justamente na primeira quinzena do mês que os comerciantes começam a se preparar efetivamente para vender mais no Natal. Por se tratar de um período ainda mais especial e envolvido com muito amor e desejo de presentear, é necessário apostar em estratégias certeiras, capazes de ampliar o volume de vendas e, claro, trazer mais lucratividade para o negócio . 1. Ofereça descontos nos pagamentos à vista Aproveite esse momento para

Por - Sheila Castro

oferecer bons descontos à vista pois, certamente, o consumidor dará preferência pela sua mercadoria. 2. Aposte nos parcelamentos sem juros Procure ampliar as possibilidades de cartões de crédito aceitos e, além disso, ative campanhas de pagamento sem incidência de juros. Esse é um diferencial importantes e certeiro para quem deseja vender mais no Natal. 3. Crie promoções específicas para a data Além de facilitar o pagamento, para vender mais no Natal é necessário criar promoções sazonais, ou seja, especiais para o período com combos, produtos com preços diferenciados da concorrência, brindes, dentre outros. 4 Utilize suas redes sociais para vender mais no Natal Crie conteúdo visual atrativo, estimule o engajamento dos seguidores com promoções exclusivas, enquetes e curiosidades. Crie conteúdos que estejam relacionados ao seu nicho e promova o que vende mais no Natal.

24


Mestre Cícero iníciou sua trajetória na década de 90 aos 16 anos treinando Full contat e Kung Fu com o mestre Ruben Inácio da costa conhecido como mestre Japãozinho, anos mais tarde completaria a jornada dando início ao treinamento de outros estilos de artes marciais como Muay Thai, kickboxing , Shuai-jhial, sanda e o Kung Fu, Shaolin do Norte, que prática até os dias atuais. Mestre Cicero dedica sua vida à prática incansável das Artes Marciais, e em sua trajetória conquistou vários prêmios dentre os mais relevantes estão o de campeão mineiro de kickboxing, bicampeão mineiro de Muay Thai, tricampeão mineiro de sanda e campeão brasileiro de

Por - Sheila Castro

sanda. Segundo Mestre Cicero, sua trajetória de atleta foi de muita garra e luta, toda sua trajetória foi por conta própria sem nenhum tipo de patrocínio para viagens, campeonatos, treinos e alimentação “A principal dificuldade em minha trajetória foi a falta de patrocínio, é um dos grandes desafios até hoje dos atletas” argumenta o mestre. Mesmo diante de tantas dificuldades para sobreviver como um atleta Cícero sentia uma necessidade de levar à sociedade uma ideia inovadora no segmento de artes marciais, com o objetivo de derrubar tabus, valorizar a prática de atividades físicas, e através desta atividade romper barreiras físicas e sociais , assim contribuindo para a construção de novos

25


mãos já passaram grandes talentos mas atualmente seus destaques são : Arthur com 8 lutas e uma derrota, Gabriel com duas lutas, e a Thais com aproximadamente 20 lutas.

Mestre Cícero

valores, e metas de vida, mas também de levar a prática das artes marciais para todas as classes sociais . Assim Mestre Cícero inicia um projeto social de artes marciais gratuito para atender crianças de 6 a 24 anos, na comunidade da Ventosa localizada na região Oeste de Belo Horizonte e têm aproximadamente 19 mil habitantes, é uma região com grandes índices de violência e nela habitam várias famílias em situação de risco social. “Durante toda a minha trajetória sempre desenvolvi projetos sociais nas academias onde ministrava aulas, anos depois levei pra comunidade da ventosa, com a intenção de ajudar na formação do caráter dos jovens e tiras eles da ociosidade e da violência e em segundo plano descobrir talentos o qual já tivemos vários que se tornaram atletas de competição em todo Brasil” afirma Mestre Cícero

O caminho trilhado pelos alunos do projeto também foi sem nenhuma ajuda financeira de terceiros, o mestre acrescenta ainda que uma das maiores dificuldades enfrentada pelos atletas e pelo projeto é a falta de patrocínio para ampliar a estrutura e atender mais crianças. Quando recebe algum apoio geralmente é de civis ou atletas que ajudam com pequenas quantias ou algum material para o treino dos alunos. Durante a pandemia as atividades do projeto foram paralisadas, gerando um impacto grande na formação das crianças, e agora estão retornando gradativamente respeitando as normas de distanciamento, mas enfatiza ainda que agora a necessidade das crianças atendidas no projeto aumentou , inclusive com questões alimentares.

Talentos foram descobertos e incentivados. Conforme o mestre que com muito orgulho comenta, que pela suas 26


A prática das artes marciais por crianças traz consigo agregar vários benefícios como condicionamento físico, autocontrole, disciplina, aumento da autoestima, emagrecimento e estudo de técnicas para defesa pessoal, além de transmitir a filosofia e bases morais em que as artes marciais estão alicerçadas. Durante suas aulas o mestre procura passar o conhecimento adquirido em todos esses anos á todos que por suas aulas passam, procurando sempre mostrar não apenas a força dos golpes contidos nas Artes Marciais mas também os fundamentos como Compaixão, Benevolência, Polidez e Cortesia, Amabilidade. Sinceridade, Justiça e Moralidade. Coragem e Honra . Todos valores contidos no universo dos praticantes de artes marciais . Quando se entende os valores que são agregados à prática das artes marciais, percebemos a importância que o projeto tem para os jovens da comunidade da Ventosa, e como o projeto criado pelo Mestre Cícero transforma vidas e histórias na comunidade . Mestre Cicero finda falando de seu sonho futuro que é obter patrocínio para continuar desenvolvendo seu trabalho, na comunidade e na formação de atletas para o cenário nacional e internacional.

27


FIM .... ATÉ NOSSA PRÓXIMA EDIÇÃO.

28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.