Guia historiarte BH

Page 1

Uma viagem pela hist贸ria da arte na cidade de Belo Horizonte.


A Deus pоr minha vida, família е amigos. À Instituição pelo ambiente criativo е amigável qυе me proporciona. À Profª Vanessa Tamietti pela oportunidade de elaborar este trabalho, conhecer a historia da arte, e ainda vivenciar deliciosas experiências estéticas dentro de minha amada cidade Belo horizonte . À Profª Elaine Sartori , coordenadora da EMSHA e professora da UEMG, pelo suporte nо pouco tempo qυе lhe coube, pelas suas correções е incentivos. A Profª Lucina Praxedes pelo carinho ao me ensinar a diagramar e olhar com carinho meu trabalho. A Profª e coordenadora do curso Lorenza Guimaraes pelo carinho e atenção.

Aos arte educadores dos museus de Belo Horizonte que carinhosamente sanaram todas minhas duvidas .em especial dos museus Inimá de Paula, Museu Mineiro , e Museu de arte da Pampulha . A minha mãe Leticia e Meu Filho Wendley pela enorme paciência e amor A todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеυ muito obrigado.

Sheila Castro /2014


1. Arte? 2. A criação de Belo Horizonte uma cidade como objeto da experiência estética . 3. A arte na pré-história 4. Arte Egípcia 5. Arte Grega 6. Arte Romana 7. Arte Bizantina 8. Arte Islâmica 9. Arte Visigoda 10. Arte Carolíngia 11. Arte Gótica 12. Arte renascentista 13. Arte Barroca 14. Arte Neoclássica 15. Arte Romântica 16. Arte Realista 17. Arte expressionista 18. Arte Fauvista 19. Arte Cubista 20. Arte futurista 21. Arte Dadaísta 22.Arte abstrata 23.Arte Surrealista 24. Pop Art 25. Graffite


Arte Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

Estética A Estética parte da experiência sensível, da sensação, da percepção sensível para chegar a um resultado que não apresenta a mesma clareza e distinção da lógica e da matemática. O principal objeto de investigação da Estética é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte.

O Belo Não é uma qualidade objetiva de certos objetos, a beleza nasce dentro do ser humano da maneira como nos relacionamos com o mundo e a relação da pessoa com o objeto ao senti-lo como belo sendo a beleza produzida no interior do ser humano à partir do seu olhar individual . Experiência estética X Experiência prática Experiência Estética Ligada à forma a aparência,Agrado que proporciona Experiência prática Ligada à função do objeto,Possui um uso, um valor.


“Para mim arte é tudo aquilo que acho belo ou que mexe com meus sentimentos” Sheila Castro.

Para mim, arte e tudo que gera algum tipo de emoção, é tudo que toca a alma, o coração , sem que se quer consigamos entender bem . Júnia “Arte para mim é tudo ligado a beleza , uma coisa diferente que encanta os olhos de quem vê” Herbert Oliveira

“Arte é aquilo que de certo modo da à alguém representatividade , que é algo que expressa um período” Jefferson Alexandre

Arte para mim e tudo aquilo que transmite emoções e sensações”Leo

mas r o f e d o ã riaç c a é e t r “A as v i s s e r p x as e v i t p e c r e p o” n a m u h o ent m i t n e s o d


Um projeto modernizador, arrojado, que rompesse radicalmente com o passado colonial da então capital de minas em ouro preto e as aspirações da nova república inspiraram os contornos da futura capital de Minas, isto na virada para o séc. XX. Um novo tempo nasceria junto com uma nova cidade, o período de instalação e consolidação da Cidade de Belo Horizonte ocorreu entre 1894 e 1930, a "belle époque" européia colocava a França como modelo privilegiado do bom gosto. Belo Horizonte já nasceria transpirando contemporaneidade na prancheta da Comissão Construtora da Nova Capital, liderada pelo Engenheiro Aarão Reis, teve seu traçado urbanístico com clara inspiração neoclássica francesa (LEMOS, 1997). Inspirado ainda pelas noções do belo e do útil, o projeto revela este interesse na sua vegetação “arterializada” com a dupla fileira de árvores sublinhando as largas vias – medida típica do urbanismo de regularização do século XIX, que encontrou seu apogeu na Paris haussmanniana – e pela presença de um parque que segue a tradição pitoresca, mas de contorno também geométrico.

Além disso, numa alusão à lógica higienista e utopista, os equipamentos e a localização funcional dos serviços são distribuídos no espaço em nome da tríade salubridade, comodidade e embelezamento. E a experimentação estética é oferecida pelos elementos constituintes da paisagem urbana aos que se aventuram pelos muitos e diversificados lugares que a urbe encerra, somamse ainda as vivências enriquecedoras que esses lugares podem proporcionar ao sujeito no exercício ético do direito fundamental que tem à cidade enquanto cidadão. evidencia-se também a possibilidade de articulá-los em uma rede de espaços simbólicos para além de sua dimensão física, fazendo do processo de sua percepção e utilização um mecanismo multiplicador de experiências de ordem estética e ética na cidade de Belo Horizonte.

[Zona urbana na Planta Geral da Cidade de Minas, datada de 15 de abril de 1895, segundo projeto da Comissão Construtora da Nova Capital] Fonte: AUN, 2008, encarte.

Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais.


Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto, antes da escrita. As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25 000 a.C . As principais manifestações da pintura préhistórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas,

Pintura rupestre - Sítio Arqueológico de Lagoa Santa

Onde: Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais . R. Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês, Belo Horizonte A exposição é um convite ao visitante para refletir sobre a história da vida na Terra por meio de registros fósseis de várias espécies, de esqueletos de grande mamíferos – como as preguiças gigantes – e até de uma réplica de Titanossauro. O salão conta, ainda, com um diorama, em que se simula uma escavação paleontológica e com que se presta uma homenagem ao "Pai da Paleontologia Brasileira", o dinamarquês Peter Lund, que, durante anos, realizou escavações na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Na entrada da exposição existe um enorme quadro sobre a evolução biológica da vida no planeta .


A arte egípcia por um lado, é marcada pela escrita avançada, e pela religião que determiva o modo de vida, e as relações sociais e hierarquias, direcionando todas as formas de representação artística daquele povo. A classe social era dividida entre sacerdotes e faraós, que faziam parte da classe alta, já os comerciantes, artesãos e camponeses, eram uma classe inferior mas não tanto abaixo com a camada em que estavam os escravos. Toda a arquitetura egípcia, como exemplo, das pirâmides, eram edificadas sob contruções mortuárias, as chamadas tumbas.,elas eram idênticas às casas onde os faraós habitavam em vida. A arte, no período egípcio era padronizada, pois seguia critérios religiosos; assim, não se fazia uso da criatividade ou da imaginação.as pinturas eram anônimas e não registravam o estilo do artista, mas o faraó , a lei da frontalidade: era obrigatória portanto, não era uma arte naturalista.

Onde: Fig. 2 Templo Rosacruz, (AMORC) Rua Itajubá, 2075 - Bairro Sagrada Família Fig. 3 Pirâmide homenagem ao centenário da ordem Rosacruz Parque Municipal Américo Renné Giannetti ,v. Afonso Pena - Centro

Fig. 1

Fig. 2

Na Idade Média, os integrantes da confraria Rosacruz, se reuniam a fim de penetrar nos mistérios religiosos mais profundos. Para isso, recorriam a fontes diversas: gnosticismo (que buscava o conhecimento à margem do que dizia a Igreja), cabala (misticismo judaico), esoterismo islâmico, filosofia, mitologia egípcia, astrologia e alquimia. Era com esse repertório tão vasto que os rosacrucianos acreditavam ser possível sair das trevas da ignorância e caminhar rumo à sabedoria. Diziam que o autoconhecimento era a chave para a “paz do indivíduo” e, a partir dela, o bem-estar da humanidade. Até hoje, os grupos que se dizem herdeiros da Rosacruz pregam a tolerância religiosa, a harmonia e a paz. O templo em BH (fig 1) ostenta imagens do estilo egípcio refletindo os supostos laços do grupo com as antigas religiões de mistério do Egito assim como a pirâmide(fig 2) no parque municipal em homenagem ao centenário da ordem em BH.


Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes, as esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos, as colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico Jônico ,este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular. As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi à religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas

Onde: Ambulatório Borges da Costa Av. Prof. Alfredo Balena, 190. Santa Efigênia

Inaugurado, em 1922, Borges da Costa. Foi primeiro centro destinado a lutar contra o câncer no Brasil tinha por objetivo estudar o radium e os raios X, e também a tarefa de divulgar a doença ao publico, realizar pesquisas cientificas, realizar o tratamento do câncer.que ocupa uma parte da área da Faculdade de Medicina da UFMG

Onde: Vitória de Samotrácia Parque Municipal Américo Renné Giannetti ,Av. Afonso Pena Centro

Foi criada por volta de 190 a.C possuindo 3,28 metros de altura, representa a deusa grega Nike (Nice) acredita-se que esta escultura representava uma figura de proa de um navio de guerra uma réplica perfeita da escultura esta exposta no parque municipal de BH


A arte romana teve sua maior expressão na arquitetura, através de edificações grandiosas fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração. Os romanos preocupavam-se intensamente com aspectos voltados para a utilidade, a funcionalidade e a praticidade de suas obras artísticas. Por isso, houve uma combinação harmônica entre a beleza e a utilidade nas mais variadas edificações romanas, como: teatros, basílicas, templos religiosos, palácios, estradas e pontes que interligaram as mais diversas regiões do império.Suas esculturas são uma representação fiel das pessoas retratavam os imperadores e os homens da sociedade.

Onde: Parque Municipal das Mangabeiras

Onde: Estádio Mineirão Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha Inaugurado em 1965, com o objetivo de atender uma demanda crescente de público em jogos dos principais times da capital mineira. O estádio mantém em sua arquitetura de formato circular que é uma características que lembra o formato das construções dos grandes anfiteatros romanos.

Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras Localizado ao pé da Serra do Curral, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx além da área verde ,conta com 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados de mata que é composta por diversas amostras da vegetação mineira com varias áreas de lazer e um anfiteatro circular a céu aberto onde acontecem diversos eventos culturais.


Entende-se por Arte Bizantina a arte que floresceu sob o Império Bizantino, o foco na arte está nas figuras humana que eram retratadas frontalmente com aspectos majestosos. A arte bizantina era em muitos aspectos fortemente dirigida pela religião. O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, servia também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis.

Onde: Igreja do Carmo Av. Nossa Senhora do Carmo, 463 - Sion/Carmo Alfredo Mucci nome ilustríssimo da arte do mosaico, trata-se de um ítalobrasileiro que honrou e dignificou a arte musiva no Brasil, com inspiração no mosaico Bizantino difundiu painéis, murais e obras de revestimento em muitas igrejas em Minas Gerais. Dentre todas as obras de mosaico , a mais vistosa e de maior responsabilidade, foi sem dúvida a de revestimento interno da Igreja do Carmo em Belo Horizonte, com grandes painéis da abside e do coro, assim como as estações da Via Crucis nas paredes laterais. Tratase de obra de fôlego, que consagra qualquer artista e, no seu caso, demonstra devoção religiosa, sem a qual dificilmente levaria a cabo.


O Islamismo é a religião formulada por Maomé e que propagouse a partir da Arábia desde o século VII. A arte islâmica se mostra como exclusividade das classes altas e dos príncipes mecenas, que eram os únicos economicamente capazes de construir mesquitas, mausoléus e mosteiros a arte islâmica abrange a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais , a arte dos povos islâmicos inclui apenas as manifestações diretamente surgidas da prática religiosa, Suas artes visuais constituem-se de elementos geométricos e arabescos que geralmente não possuem expressões figurativas, os muçulmanos também se expressavam através da construção de mesquitas, escolas religiosas, conhecidas como madrasas, locais de retiros espirituais .

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Mesquita azul, do século 17

Onde: COMUNIDADE ISLAMICA DE BELO HORIZONTE Rua João Camilo de Oliveira Torres, 20 – Mangabeiras Belo Horizonte, abriga a única mesquita do estado de Minas Gerais, a mesquita de Belo Horizonte foi fundada em 1991 seguindo o modelo marroquino, para reunir os muçulmanos da capital mineira, conta hoje com mais de 200 membros registrados, também é sede da Sociedade Beneficente Islâmica de Minas Gerais.


Arte visigótica é aquela que designa as expressões artísticas criadas pelos visigodos, que entraram na península Ibérica em 415 e se tornaram o povo dominante da região até à invasão dos mouros em 711. Este período da arte ibérica se notabiliza pela arquitetura, artesanato (especialmente ourivesaria) e a escrita visigótica. A ourivesaria visigótica desenvolveu-se essencialmente em Toledo e é composta principalmente de coroas e broches com motivos geométricos,

Fivela de cinto visigótica

Detalhe da coroa votiva do rei visigodo Recesvinto

Onde: Museu de Artes e Ofícios Pça. Rui Barbosa 600(Praça da Estação) A Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de jóias e ornamentos. O profissional que realiza este tipo de trabalho é o ourives. Cabe ressaltar que esta atividade é, em sua natureza, uma atividade de cunho artesanal. Em BH achamos a arte e historia da ourivesaria representada no Museu de Artes e Ofícios que é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do Trabalho e conta com o espaço “Ofícios da Lapidação e da Ourivesaria” que expõe antigos instrumentos desta arte em BH.

Ofícios da Lapidação e da Ourivesaria

Balança de pesar ouro Oficio de ourives Peça em Exposição no Museu de Artes e Ofícios


rte

arolíngia

A arte carolíngia refere-se à arte do período de Carlos Magno.Acultura e a arte da Europa sofreram grandes mudanças com a queda do Império Romano do Ocidente, Carlos Magno foi responsável pela imposição do Cristianismo e pelo ressurgimento da arte antiga. Após sua coroação, tornou-se grande patrono das artes, resultando numa comunhão entre elementos clássicos e o característico espírito emocional e conturbado da Idade Média. Destacam-se na arte deste período a construção de palácios e igrejas, os relicários (recipientes decorados para guardar relíquias sagradas), e as iluminuras (livros pequenos com muitas ilustrações, com detalhes em dourado), também marcaram este período. O interesse de Carlos Magno em incentivar o saber e a cultura, exigiu a produção de um grande número de livros pelos seus scriptoria. Ao contrário da iluminura hiberno-saxónica que vimos antes, a iluminura carolíngia centra-se muito mais na representação da figura humana do que em motivos animalistas, vegetalistas e geométricos. As figuras possuem um maior realismo e naturalidade.

O Livro das Horas .

Arte carolíngia em BH Onde : Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, região Centro-Sul. Funcionários. A biblioteca abriga 250 mil títulos, de todos os assuntos da área de conhecimento, Entre as raridades, está Concordia Discordantium Canonum, do monge católico Graciano. O livro, sobre direito canônico é datado de 1493, é a obra mais antiga de todo o acervo, é uma obra de direito canónico que compila a totalidade das normas canónicas existentes desde os séculos anteriores, muitas delas contraditórias entre si.foi redigida entre 1140 e 1142. Constitui a primeira parte de uma série de seis obras jurídicas canónicas conhecidas como Corpus Juris Canonici. O Decreto de Graciano representa um passo importante na consolidação do Direito da Igreja Católica durante a Idade Média.

Thaís Queiroz ,diretora da biblioteca e a obra mais antiga do acervo: Concordia Discordantium Canonum, de Graciano,

Pagina do livro Decreto de Graciano, obra de direito canônico.


O estilo Gótico desenvolveuse na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII a França conheceu transformações importantes, caracterizadas pelo desenvolvimento comercial e urbano e pela centralização política, elementos que marcam o início da crise do sistema feudal. No entanto, o movimento ainda e ligado a cultura religiosa e o

movimento cruzadista preservavam o papel da Igreja na sociedade .A Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. . Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina. O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas .

Catedral de Notre-Dame, um dos principais símbolos da Arte Gótica

Onde: Igreja N. Sra. de Lourdes Rua da Bahia 1596 - Lourdes

Predominantemente gótica, teve sua construção concluída em 1923. Foi elevada em 1958, por ato do Papa Pio XII, à categoria de Basílica. A construção em estilo gótico teve sua popularização no Brasil mais especificamente no final do Segundo Reinado, já na década de 1880, e além de serem empregadas em construções de cunho religioso, suas principais contribuições, era utilizado também em edifícios seculares e militares. Dentre as principais representações desse estilo, está a Catedral de Boa Viagem, em Belo Horizonte.


Teto-da-Capela-Sistina no circulo branco detalhe

Onde: Igreja de São José Rua Tupis, 164 - Centro

Igreja de São José, no circulo branco detalhe no teto

Ocorrido entre fins do século XIII e meados do século XVII, o Renascimento foi um período da história marcado por significativas mudanças culturais, ideológicas e científicas. De uma forma geral, podemos dizer que a principal característica deste movimento foi o humanismo. Desta forma, o homem passou a se enxergar não simplesmente como um observador do mundo criado por Deus, mas sim como a principal expressão do mesmo. A arte renascentista teve como temática principal o próprio ser humano e sua capacidade de avaliar o mundo ao seu redor. Tal característica envolveu a revalorização da cultura clássica e dos períodos de grande progresso científico e cultural das civilizações grega e romana. Os artistas geralmente retratavam a figura humana, cultivando um conceito de beleza típico de tais civilizações.

As obras da Igreja de São José foram iniciadas em 1901. A decoração interna foi executada pelo artista alemão, Guilherme Schumacher, nos anos de 1911 e 1912. Toda a parte interna foi decorada com pinturas, não existe nenhum espaço que não tenha recebido alguma pintura. As pinturas se sobressaem pela variedade de cores. No altar-mór, um painel com a Santíssima Trindade e muitos anjos e santos. No presbitério Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus desde Abraão até São José. Nas paredes estão os quatro evangelistas nas janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos seis Doutores da igreja e São José .Nos altares laterais do lado direito, cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e encontramos o Calvário e a aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria.No corpo da igreja, no alto, os 14 santos e do outro 14 santas, Na beira do teto, oito quadros com a história de São José.No fundo da igreja há José do Egito vendido pelos irmãos e exaltado num carro de triunfo. Nas naves laterais, os signos do zodíaco. Entremeando toda essa decoração, estão elementos decorativos inspirados em pinturas florentinas renascentistas.


A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália, As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, O sentimento nas obras a beleza, eram características bem fortes. Havia uma mistura de luz e sombra nas pinturas; No movimento Barroco, há uma valorização do contraste entre as coisas opostas, chamada de culto do contraste. Neles, os extremos são colocados em um mesmo lugar e em uma mesma obra, como forma de aproximação dos extremos, como a junção do sagrado e do profano, a juventude e a velhice, os céus e a terra, pecado e o perdão, dentre outros. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva, As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.

Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, 1633-1639. Afresco em teto do Palazzo Barberini, Roma

Onde: Museu Mineiro / Av.João Pinheiro, 342, Funcionários. O barroco desenvolveu-se no Brasil ao lado dos primeiros núcleos urbanos. O auge do barroco manifestou-se nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro e a cidade de Ouro Preto, tem o maior conjunto de arquitetura barroca do mundo. Na escultura, destaca-se Aleijadinho um dos principais representantes do barroco brasileiro e na pintura, destaca-se Manuel da Costa Ataíde.

No Museu Mineiro na Sala do Colecionador, encontra-se seis telas de autoria de Manoel da Costa Ataíde, um dos principais nomes do barroco mineiro. As obras representam bem a temática da época em que foram criadas (séculos XVIII e XIX) Elas faziam parte da decoração de uma capela na cidade de São Domingos do Prata, uma cidadezinha que fica perto de João Molevade.

Sala do Colecionador


Teatro São Carlos

O neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco.Na arquitetura percebe-se melhor os novos ideais que se desenvolvem na Europa. De uma forma geral foi marcada pela simplicidade, sendo que em alguns casos percebe-se maior influência romana, com obras marcadas pela severidade e monumentalidade; e em outros casos se sobressaem as características gregas, com maior graça e pureza.

Na Praça Rui Barbosa, ou Praça da Estação, nome popular do local, estão plantados alguns dos marcos das origens da história e arquitetura neoclássica da capital mineira. O lugar, na região central de Belo Horizonte, viu a cidade nascendo, em 1894, cinco anos após a proclamação da República do Brasil. Hoje, a Praça Rui Barbosa centraliza um circuito cultural formado pelos prédios do Museu de Artes e Ofícios, Casa do Conde de Santa Marinha, Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, o Viaduto de Santa Tereza e a Serraria Souza Pinto. A grande maioria dos prédios é da década de 20, formando um dos principais acervos do estilo neoclássico da cidade.

Onde: Rua Aarão Reis, 423 Praça da Estação. Centro de Belo Horizonte


Ferdinand Victor Eugène Delacroix

O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento.

A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativas utilizando-se de temas dramatico-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada. O romantismo foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor.

Constable: "A carroça de Feno no Salon" espanha (1824)

Onde: Museu Mineiro / Av.João Pinheiro, 342, Funcionários.

Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular.

agem

Pais Aníbal Mattos.

Aníbal M

attos. Ca

Em 1928, o pintor e historiador Aníbal de Matos fundou o primeiro curso oficial de belas artes de Belo Horizonte. Sua obra é numerosa e tem o mérito de contemplar a paisagem urbana e suburbana de Minas Gerais. Nos seus quadros abandonanda a formalidade acadêmica que lhe é peculiar, o pintor tenta expressar a melancolia das cidades históricas, e por isso, se inscreve no rol dos pintores românticos em Minas. Aníbal Mattos. Antiga Capela de Sabará

sas Anti

gas


Entre 1850 e 1900 surge nas artes Europeias francesa, uma , sobretudo na pintura nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. Passaram a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

Características da pintura: • Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental; • Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e. • Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade. Courbet—Auto-retrato do artista

Onde: Museu Inimá de Paula Rua da Bahia, 1.201 - Centro

Inimá José de Paula (Itanhomi / Minas Gerais, 7 de dezembro de 1918 – Belo Horizonte / Minas Gerais, 13 de agosto de 1999), pintor, desenhista, gravador e professor. Artista autodidata, Inimá criou uma linguagem própria inconfundível. Seus trabalhos possuem características definidas e pessoais, com pinceladas ricas em tonalidades e sensibilidade. Tornou-se um dos principais paisagistas modernos brasileiros recebendo em 1970, a Palma de Ouro de Melhor Pintor Mineira A coleção auto retrato

Primeiro quadro da serie auto retrato de Inimá José de Paula de 1952.

O pai de Inimá era fotografo e ainda jovem ajudava o pai a retocar pequenos defeitos nas fotos dos clientes usando tinta em tons cinza, o quadro acima pintado é dos primeiros da serie auto retrato de Inimá é a reprodução de uma foto três por quatro tirada por seu pai , que o artista Inimá reproduziu dando cores ao retrato, sendo que o original era preto e branco .


O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Principais características: • pesquisa no domínio psicológico; • cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; • dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; • pasta grossa, martelada, áspera; • técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; • preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Arte expressionista van gogh

Onde: Museu Inimá de Paula

/ Rua da Bahia, 1.201 – Centro

A obra de colorido surpreendente, Inimá faz referência a um movimento de vanguarda do inicio do século XX que influenciaram de maneira profunda toda a sua obra. O Expressionismo promoveu a exacerbação emocional e subjetiva na pintura, deformando a realidade visual em favor da percepção íntima. Esta foi uma das duas grandes fontes para a prática e pensamento pictóricos de Inimá, que influenciou a ênfase no uso das cores.

Arte expressionista Inimá José de Paula auto retrato


Em 1905, em Paris, no Salão de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizálas. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista.

A dançarina, 1906. André Derain. Statens Museum for Kunst. Copenhague, Dinamarca

Características da pintura: a simplificação das formas e utilização maciça de cores puras;a pouca, ou nenhuma, gradação entre os matizes;as pinceladas, largas e definitivas, que continham espontânea gestualidade;a utilização da cor na delimitação dos planos e na sensação de profundidade;a escolha dos matizes sem relação com a realidade;o movimento rítmico sugerido pelas linhas, texturas e pela continuidade dos elementos desenhados;impulsividade e experimentação, em vez de exaustivos estudos preparatórios;temas cotidianos que retratavam emoções e a alegria de viver;a tradução de sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens;

Onde: Museu Inimá de Paula

Em 1952 Inimá venceu o disputadíssimo Prêmio Viagem ao Estrangeiro no Salão de Arte Moderna do Museu Nacional de Belas Artes.Em 1954 iniciou sua estadia como estudante da bolsista na França. Foram pouquíssimas as obras que realizou na Europa pois estava mais interessado em estudar, viajar e sobretudo, visitar museus. Foi um momento marcante em sua carreira.Curioso que o artista tenha pintado paisagens brasileiras na França e, de volta ao Brasil, pintado cenas européias a partir da memória ou de fotos. Em fins dos anos de 1950 já se nota uma liberdade maior na gestualidade, nos empastes de tinta e no uso expressivo de cor. Inimá faz referência ao fovismo que Em 1904 instaurou uma consciência em direção a potência das cores na pintura.

/ Rua da Bahia, 1.201 – Centro

Autorretrato pintando, 1978. /Inimá de Paula.


Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX ,com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, em uma nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.o Cubismo se dividiu em duas fases a partir de 1912: O analítico,a cor era moderada com predominância de forma geométrica , já o Cubismo Sintético as cores eram mais fortes e as formas das figuras são mais reconhecíveis.

Na arquitetura a art déco representou a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Prédio da prefeitura de Asheville (Carolina do Norte - EUA)

Pablo Picasso Obra la Guernica

Onde: Igreja São Francisco de Assis, /Avenida Otacílio Negrão de Lima,

Fig 1

Fig 1 : visão geral do painel de Cândido Portinari na Igreja São Francisco de Assis.

Fig 2

Fig 2 : detalhe do painel de Portinari .

Muitos pintores brasileiros do movimento modernista de 1922, foram influenciados pelo movimento cubista e apresentaram características do cubismo em suas obras.sendo que em parte das produções de Candido Portinari vemos características evidentes em termos de inspiração picassiana. A Igreja São Francisco de Assis, A Igreja São Francisco de Assis, reúne as genialidades do arquiteto Oscar Niemeyer. Cândido Portinari realizou o painel externo de azulejos azuis e os internos que retratam a via sacra.

Museu Inimá de Paula - Rua da Bahia, 1201 - Centro Vigorou nas décadas de 1920 e 1930 (aproximadamente). O Art Deco é o estilo que antecede o modernismo, possui formas mais geometrizadas e ritmo linear ,utiliza-se da Valorização da esquina nas cidades a arquitetura art déco está espalhada por todo o país.


O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.

Desenhos em perspectiva de La Città Nuova de Sant'Elia em 1914.

A arquitetura futurista é uma forma de arquitetura do início do século 20 nascida na Itália como parte do futurismo, primeiro tomou forma como uma arquitetura antihistórica.

Arquitetura no pós guerra Após a Segunda Guerra Mundial, o futurismo, consideravelmente enfraquecido, se redefine graças ao entusiasmo em relação à Era Espacial, a cultura do automóvel e do plástico. Por exemplo, encontramos essa tendência na arquitetura dos Googies na década de 1950 na Califórnia (também conhecido como populuxe ou Doo-Wop) é um ramo da arquitetura moderna e uma subdivisão da arquitetura futurística. Influenciado pela cultura automobilística e as eras espacial e atômica, surgiu no Sul da Califórnia durante o final da década de 1940, continuando a prevalecer até meados da década de

O Obelisco Espacial, erguido para a Expo 62 de Seattle

Onde: Rainha da Sucata / Av. Bias Fortes, 50 Apelidado de "Rainha da Sucata”, o projeto propõe um diálogo crítico com os demais edifícios da praça, o prédio é bem futurista (pós-moderno), destoando das construções de arquitetura sólida e sisuda verificadas na Praça da Liberdade. Foi elaborado pelos arquitetos Éolo Maia e Sylvio Emrich de Podestá, que utilizaram materiais produzidos pela indústria mineira (cerâmica, cimento e aço), o prédio causou muita polêmica na época de sua construção.

Rainha da Sucata

Onde: Torre Alta Vila / Rua Senador Milton Campos, 115 Localizado na divisa de Belo Horizonte com Nova Lima, no ponto mais alto da região, a construção futurista chama a atenção dos visitantes. Parece um disco voador a sobrevoar um dos pontos mais altos da capital. a torre de 101 metros de altura (432 metros de altura em relação ao centro de BH), toda revestida com cinquenta toneladas de aço inoxidável produzido pela Acesita. A torre – a mais alta do país com acesso ao público – já se tornou uma referência na arquitetura urbanística da cidade. Torre Alta Vila


Arte

Marcel Duchamp.

man Ray

O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). O movimento dadaísta vem para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional e no seu esforço para expressar a negação de todos os valores estéticos e artísticos correntes, os dadaístas usaram, com frequência, métodos deliberadamente incompreensíveis. Nas pinturas e esculturas, por exemplo, tinham por hábito aproveitar pedaços de materiais encontrados pelas ruas ou objetos que haviam sido jogados fora.

Onde:Museu de Arte da Pampulha

ONDE: Centro Mineiro de Referência em Resíduos

(MAP)

Av. Belém, 40 – Bairro Esplanada

Centro Mineiro de Referência em Resíduos, um local muito especial para quem procura referências e valoriza as ações de sustentabilidade e cidadania ambiental. É um programa do Governo de Minas que tem como objetivo promover a participação ativa e consciente da população, envolvendo associações de catadores de materiais recicláveis, universidades, organizações sociais, empresas e gestores públicos. o espaço ainda promove várias atividades como oficinas, eventos, exposições de arte de reciclável, e cursos, destinados aos mais variados públicos.

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585

Muro de entrada do CMRR feito com materiais recicláveis

Escultura em metal reciclado instalada da rampa de entrada

Farmese de Andrade Neto Sebastião e as Prostitutas de Nova York 1994


A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

Piet Mondrian

Árvores em flor (1912 )

Piet Mondrian

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar Abraham Palatnik, Ivan Serpa, Loio-Pérsio, Luiz Sacilotto, Antônio Bandeira, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Lygia Clark, Willys de Castro, Waldemar Cordeiro, Hélio Oiticica,dentre outros.

Onde: Museu de Arte da Pampulha (MAP) Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha

Takashi FUKUSHIMA,

Manabu Mabe

Abstração em branco, 1960

O vento


O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros. Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.

O ovo cósmico de Salvador Dali

Joan Miró La tierra labrada

Onde: Museu de Arte da Pampulha (MAP) Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente.

Álvaro Brandão Apocalyse La em cores e talagarça

Álvaro Brandão Apocalypse (Ouro Fino, 14 de janeiro de 1937 — Belo Horizonte, 6 de setembro de 2003) foi um pintor, ilustrador, Foi também um dos fundadores do Grupo Giramundo. Sua obra passou a apresentar caráter surrealista a partir de 1965. Recebeu o prêmio de viagem ao exterior no 3º Salão da Aliança Francesa, em 1969. Viajou, então, para Paris e realizou curso de História do Desenho na Escola do Louvre.

Enéas Silva , Metamorfose II 1974


A Pop Art

foi um movimento artístico

que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. A Pop-art representava um retorno da arte figurativa como objetivo de crítica irônica ao bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrante transformando o real em hiper-real.

Onde: O BAR Rua da Bahia / 774

Onde:Museu de Arte da Pampulha (MAP)

Algumas das impressões em

Avenida Otacílio Negrão de Lima,

silkcreen feitas na parede do bar .

16585 – Pampulha

A pop art representa um período de transformação na arte, principalmente na arte brasileira, visto que o país enfrentava o período da ditadura militar, Os artistas brasileiros assimilaram os expedientes da pop art como o uso das impressões em silkcreen e as referências aos gibs. A obra de Andy Warhol expunha uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi subvertido, pois, nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.

Décio Paiva Noviello Amôr 1968


A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop. Porem há duas teorias que explicam a origem dos graffiteiros modernos e uma complementa a outra: há quem diga que o graffite surgiu do Hip Hop (cultura de rua originária dos guetos Americanos, que une o Rap, o Break, e o Graffite). A outra afirma que o grafite tenha surgido em Nova York e de lá se espalhou pelo mundo. Jean Michel Basquiat, que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Graffite em 3D Edgar Mueller Alemanha

Onde: Vários locais da cidade de BH.

Nilo Zack / Na esquina da Rua Guaicurus com a São Paulo

Davi de Melo ,Seth (da França), Hyper, Dalata e MTS / debaixo do viaduto de Santa Tereza.

A história do Grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo, época conturbada da história do Brasil, silenciada pela censura com a chegada dos militares no poder. Assim, desde a década de 70 no Brasil, os grafiteiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico. Assim, a arte nesse momento, passa a ser não somente vista dentro dos museus ou dos centros culturais, mas, sobretudo, nas paredes das ruas, nos túneis, nos prédios da cidade.


Capa : A pintura de belo Horizonte

Artista Fernando Fiuza http://fernandofiuza.blogspot.com.br/ agradecimento : Pinturas de belo horizonte 2 Artista : Wagner Bottaro http://wbottaro.blogspot.com.br/p/belo-horizonte-em-aquarelas.html Arte http://www.significados.com.br/arte/ http://www.altabeleza.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=100:conceitos-de-estetica-beleza-earte&catid=58:arte-a-beleza Arte pré histórica http://www.brasilescola.com/historiag/arte-pre-historia.htm http://www.infoescola.com/artes/estetica/ http://blogatauro.blogspot.com.br/2010/11/fernando-fiuza.html http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/belohorizonte/port/arquitetura.asp http://www.lagoasanta.com.br/homem/pintura_rupestres.htm https://www.ufmg.br/mhnjb/index.html Arte egípcia http://historia-da-arte.info/idade-antiga/arte-egipcia.html http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MMMD-95YS3X/ monumentos_mem_ria_e_cidade___estudo_de_caso_em_belo_horizonte___eduardo__henrique_de_paula_cruvinel.pdf? sequence=1


http://rosacruzdobrasil.org.br/nossa-historia/ http://www.amorc.org.br/ Seitas Secretas – Abril livros – Rio de Janeiro Arte Grega http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm http://www.scielo.br/pdf/rb/v34n4/11242.pdf A histórica visita de Marie Curie ao Instituto do Câncer de Belo Horizonte http://julirossi.blogspot.com.br/2012/09/vitoria-de-samotracia.html Arte romana http://www.brasilescola.com/historiag/arte-romana.htm Arte Bizantina http://artebizantinaufrn.wordpress.com/ http://alfredomucci.blogspot.com.br/ http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id67.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_bizantina arte islâmica http://www.luzdoislam.com.br/br/photogallery.php http://islamismobr.blogspot.com.br/2012/06/o-islamismo-em-belo-horizonte-mg.html http://islamismobr.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html http://www.islam.org.br/arte_islamica.htm arte visigótica http://arqueo.org/visigotico/ouriversaria-visigotica.html http://historiadajoalheria.blogspot.com.br/2008_02_01_archive.html http://www.mao.org.br/sobre/ Arte carolíngia http://umolharsobreaart.blogspot.com.br/2014/07/93-arte-da-alta-idade-media-arte.html http://www.sohistoria.com.br/ef2/carolingio/p2.php http://hcasouza.blogspot.com.br/2011/02/renascimento-carolingio-e-otoniano.html http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/revista/2013/03/20/noticia_revista,142791/a-revanche-dos-livros.shtml http://pt.wikipedia.org/wiki/Decreto_de_Graciano


Arte g贸tica http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163 http://galeriagotica.blogspot.com.br/p/o-brasil-gotico.html http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/belohorizonte/port/listaarquitetura.asp Barroco http://azulejariaartisticaguerreiro.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html http://arte-barroca.info/ http://www.suapesquisa.com/barroco/ http://www.brasilescola.com/historiag/barroco.htm ht http://www.memorialvale.com.br/ambientes/barroco-sagrado-e-profano/ tp://www.historiamais.com/barrocoII.htm http://www.viaggiando.com.br/2013/04/memorial-minas-vale.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Mineiro colecionismo mineiro /2002 secretaria do estado da fazenda Renascimento http://www.historiadetudo.com/arte-renascentista.html http://www.historiadaarte.com.br/linha/renascimento.html http://angelussite.wordpress.com/tag/capela-sistina/ http://defender.org.br/noticias/belo-horizonte-mg-igreja-de-sao-jose-sera-reaberta-apos-obra-de-restauracao/ Neocl谩ssico http://www.histeo.dec.ufms.br/trabalhos/teoria3_2007/Neoclassico.pdf http://thaa2.wordpress.com/2009/07/23/a-arquitetura-neoclassica/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoclassicismo_no_Brasil http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/roteiros/oficios-de-minas/praca-da-estacao-o-lugar-onde-construcaocomecou


Romantismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Romantismo_brasileiro http://www.viaggiando.com.br/2013/04/museu-mineiro.html http://www.asminasgerais.com.br/diamantina/UniVlerCidades/historia/pos_barroco/index.htm www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm http://historiadaartebh.blogspot.com.br/search/label/An%C3%ADbal%20Mattos Realismo http://www.bepeli.com.br/realismo.html http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/realismo-na-pintura/ www.historiadaarte.com.br/linha/realismo.html http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=141&in=1 http://www.museuinimadepaula.org.br/museu/acervo-inima/ Material de didรกtico do museu Expressionismo / fovismo http://www.historiadaarte.com.br/linha/expressionismo.html http://www.historiadaarte.com.br/linha/fovismo.html http://www.museuinimadepaula.org.br/museu/acervo-inima/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauvismo Material de didรกtico do museu Cubismo http://hid0141.blogspot.com.br/2012/06/historia-do-cubismo.html http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cubismo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis_(Belo_Horizonte) http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/roteiros/marcos-da-modernidade/arte-chamada-pampulha


Futurismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_futurista http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/futurismo.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer http://pt.wikipedia.org/wiki/Googie http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/BeloHorizonte/port/listapracaliberdade.asp http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/comercio/shoppings/alta-vila Dadaismo http://www.infoescola.com/artes/dadaismo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo http://www.coladaweb.com/artes/dadaismo http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/dadaismo.htm http://servas.org.br/cmrr/sobre/o-cmrr/ http://mariareciclona.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html Pop ART www.historiadaarte.com.br www.suapesquisa.com www.infoescola.com Graffite http://pointdaarte.webnode.com.br/news/historia-da-arte-do-grafite/ http://grafiteiros301.blogspot.com.br/2010/05/grafiteiros-famosos.html http://grafitesbh.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html http://eusr.wordpress.com/2013/03/31/cor-sobre-concreto-obras-hiper-realistas-chamam-atencao-em-belo-horizonte/ http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/03/31/noticia_arte_e_livros,141389/ http://www.todamateria.com.br/grafite-arte-urbana/


Tardes maravilhosas com gosto de café e o bom pão de queijo, abastecem a alma do mineiro que busca uma experiência extraordinária na cidade de Belo Horizonte. Berço mineiro de surpresas fantásticas quanto a história da arte, que esconde em seus museus, praças, ruas, igrejas e bares a trajetória de artistas de passaram por toda linha do tempo da história da arte. Embarquei nesta maravilhosa experiência estética na cidade de Belo Horizonte para realizar um trabalho da faculdade, mas tal viagem me permitiu ver minha cidade como nunca à tinha visto antes. Buscando em cada cantinho a arte, encontrei a mim mesma dentro da historia de minha cidade

Sheila Castro /2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.