Jornal Junho 2011

Page 17

A Poesia de José Lins apresentada em Brasília

O ex senador e ex-superintendente da SUDENE, José Lins de Albuquerque (Crateus-CE), lançou em Brasília seu livro de “Versos de Muito Amor. Outras poesias”, dedicado à sua mulher “ Maria Nise, que por muito tempo me cumulou de ternura e que, tão repentinamente,me deixou para morar na casa do Pai”, com prefácio de José Rangel,capa e projeto Fotos: Hermínio Oliveira gráfico de Joana França, edição da Thesaurus. O evento no Carpe Diem foi organizado pela filha Verônica com a participação de irmãos e netos. O lançamento foi prestigiado pela escritora Regina Stela Quintas, os jornalistas Sérgei Quintas e Ana Lúcia Studart, o músico Rênio Quintas, os empresários Lindberg Maia, Francisco Carlos Ramos, Jefferson Wanderley, executivos e outras renomadas personalidades como Ary Braga Pacheco Filho, Gama Andrade, Victor Tagore, Pedro França Diniz, Raimundo Nonato Viana, José Colombo de Souza Filho, José Rangel Cavalcante, Myriam Dias Morato, João Henrique e Raimunda Ceará Serra Azul, Ivana Azevedo, Lilian Alcantara, Cíntia Nogueira Holanda, Thereza Guidaci e filhos, Joana França e Elisabeth Wanderley Nóbrega, além de muitos amigos.

Ceará em Brasília

UNILAB iniciou suas atividades em Redenção A aula inaugural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), segunda universidade federal instalada no Ceará, foi proferida pelo ministro da Educação, no Campus da Liberdade, município de Redenção, a 57km de Fortaleza, em 25.05, Dia da África. O governador Cid Gomes esteve presente à inauguração juntamente com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira. Além dos 360 estudantes matriculados na Unilab, estarão presentes também professores e ministros de Estado das nações que que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste. Além de garantir ensino superior para jovens brasileiros, a Unilab também possibilitará o intercâmbio com universitários de toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Nesta fase inicial, há cursos

fase inicial cursos de Agronomia (Bacharelado), Administração Pública (Bacharelado), Ciências da Natureza e Matemática (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado) e Engenharia de Energias (Bacharelado). O reitor daUnilab, Paulo Speller, disse que a demora na aprovação do projeto de lei no Congresso concorreu para que a Unilab só iniciasse as atividades em 2011. “Não foi um atraso, mas uma redefinição no calendário. E diferente de outras universidades, o calendário da Unilab será trimestral, ou seja, não haverá recessos. Nas férias, serão ofertadas atividades completares e cursos de extensão tanto para a comunidade quanto para os estudantes estrangeiros que não retornarem aos seus países de origem nesse período”. O reitor também anunciou a conclusão do campus da Liberdade, com 5 mil metros quadrados, a área engloba a sede administrativa, o restaurante universitário e a unidade didática, com anfiteatro e as salas de aula onde devem funcionar os cinco cursos de graduação.

acesse o site da Casa do Ceará em Brasília na Web: www.casadoceara.org.br

17

Junho/11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.