
1 minute read
HistóriasdeAlhosVedros
HistóriasdeAlhosVedros
O Poço Mourisco
Advertisement
O Poço Mourisco que jaz precisamente num pequeno jardim a que dá nome, ali para os lados da Estação dos Comboios, está a precisar de limpeza. Muito embora seja a única peça do património histórico com legenda, uma prática que devia fazer regra no Concelho, a sua leitura não é possível porque a vidraça onde ela está inscrita está cheia de merdaça.
A propósito do seu nome, "poço mourisco", alguns entendidos nestas coisas da história duvidam da sua origem árabe. Talvez tenham razão, porque não? Embora, com certeza, não seja por Alhos Vedros não ter idade suficiente para isso. Afinal os árabes estiveram por aqui não há muito tempo e, ao que parece, até existiram algumas pelejas com os cristãos que remontam ao início da formação do País. De resto, as escavações arqueológicas testemunham isso e muito mais.
Bem nítida mantém-se a milagrosa cabaça que promete dar moedas de ouro para quem a consiga partir com a cabeça. Outros símbolos, misteriosamente, lá existem nas paredes do poço com a devida explicitação na legenda. Mas parece que também se prometem alvíssaras a quem, naquele estado, conseguir interpretá-la...