Redesenho de Praças e Canteiros Centrais

Page 11

11

Quando as pessoas se sentem convidadas para caminhar pela cidade, muitas oportunidades aparecem, uma vida social entre as elas começa a surgir, os espaços começam a ser ocupados para atividades recreativas da qual muitas pessoas antes não tinham acesso.

1.2 ESPAÇOS VIVOS, SEGUROS E SAÚDAVEIS

Segundo Gehl (2010) um espaço para se tornar vivo, é preciso acontecer algo que chame a atenção das pessoas, e pessoas atraem pessoas. Porém um espaço não se torna movimentado, atrativo e vivo só pela quantidade de pessoas, mas também pelo o tempo de permanência delas, veja como por exemplo, um espaço apenas para a passagem de pedestres, ele mal é perceptível. É preciso criar oportunidades de permanência para atrair as pessoas e com isso diminuir o ritmo delas. Mas é preciso também ter uma boa estrutura incluindo proteção e segurança para abrigar atividades ao ar livre, assim transformando este espaço em qualidade de vida. Ao longo dos anos esses espaços para pedestres e ciclistas foram deteriorando, as calçadas foram se estreitando, placas de sinalização foram implantadas sobre o caminho, diversos obstáculos surgiram bloqueando a passagem e o ritmo dos pedestres. As ciclofaixas começaram a aparece nos últimos dois anos de forma um pouco mais organizada, pois anteriormente os ciclistas eram obrigados a pedalar entre automóveis que não estavam habituados a dividir o espaço com as bicicletas. Hoje os ciclistas veem conquistando mais espaços para transitar pela cidade, mais ciclofaixas foram criadas e os motoristas estão começando a se adaptar a eles, porém ainda a muito precariedade na qualidade e segurança das ciclofaixas. Em São Paulo muitas ciclofaixas foram criadas, algumas deram certo, outras são apenas faixas vermelhas pintada no chão sem ter segurança alguma e nem planejamento. Essas ciclofaixas repercutiram muita discussão entre a população alguns acham absurdo diminuir pistas de carros para priorizar faixas exclusivas aos ciclistas, outros concordam com a atitude porque pelo menos já é um começo para introduzir um novo meio de transporte e uma nova educação no transito.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.