Uma intervenção urbana: O estudo e a aplicação dos conceitos de cidade sustentável

Page 145

Olhando para o tecido urbano e para a categoria de tráfego de cada via, a equipe de arquitetos determinou que a pavimentação asfalto-padrão seria utilizada nas vias de maior fluxo; nas vias com declividade maior que 15% o tratamento da pavimentação seria com concreto armado; e as vias de menor tráfego, receberiam pavimento intertravado (permeável) de concreto com sistema de drenagem localizado no centro da via. Nestas em vez de bocas de lobo tradicionais, foram instaladas grelhas metálicas chamadas de boca-de-leão. As ruas perpendiculares ao parque, foram tratadas para marcar o acesso ao parque e projetadas para o compartilhamento entre o automóvel e o pedestre. No final delas, criaram praças para formar uma área de transição entre a moradia e o parque, o privado e o público. Agora com as vias principais asfaltadas, o Cantinho do Céu terá acesso por micro-ônibus, carros de apoio da empresa de água e esgoto, caminhão de lixo, vans escolares e bombeiros. O projeto para o parque proposto, com extensão de 7km na margem da represa, constitui um espaço público aberto associando usos de lazer e recreação, e busca uma tendência de conscientização ambiental de conservação e preservação. Configura-se em um espaço de apropriação coletiva na faixa entre a represa e o conjunto de área ocupada.

O projeto cria um sistema de áreas verdes, estabelecendo caminhos diversificados em planos diferentes, permitindo a acessibilidade ao longo do percurso. Algumas ambiências foram criadas, seguindo as premissas para o parque, como os três decks de madeira, as variadas arquibancadas ajardinadas, as áreas livres dotadas de bancos/espreguiçadeiras, um platô para atividades diversas e um bloco de atividades esportivas. A premissa para esta variedade de espaços, é de estimular o uso, como de lazer e contemplação, por todas as faixas etárias, proporcionando qualidade de vida e sensação de pertencimento para a população local.

Implantação com legenda de programa Figura 59

Fonte: Archdaily, editado pela autora.

Estudos de caso | 145


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.