2 minute read

NOTÍCIAS É tão bom estar de volta

É TÃO BOM ESTAR DE VOLTA!

Advertisement

Eram muitas as saudades que tínhamos do nosso Colégio, dos amigos e das professoras e, por isso, foi com grande entusiasmo que regressámos e fomos surpreendidos por uma nova entrada.

Os sorrisos de quem nos recebia, continuam cá, mas agora, apesar de estarem escondidos pelas máscaras, refletem-se no olhar.

O bichinho ainda não se foi embora e “obrigou-nos” a mudarmos alguns dos nossos hábitos e a termos ainda mais cuidado.

No entanto, o que não mudou, foram os afetos, as brincadeiras, as amizades, as aprendizagens, o tempo de qualidade que passamos juntos e toda a magia do Pré-Escolar.

Conhecemos amigos novos e temos aproveitado para brincar juntos, como gostamos, para estreitar laços, para partilhar experiências e continuarmos a crescer juntos e felizes!

Alunos do Pré-Escolar

SESSÃO INAUGURAL DO SECUNDÁRIO

No dia 30 de setembro, realizou-se a tradicional Sessão Inaugural do Secundário, destinada aos alunos e encarregados de educação que, este ano, dão os primeiros passos neste novo ciclo da sua escolaridade e das suas vidas. Eduardo Caetano de Sousa, Coronel Tirocinado do Exército na reserva e Mestre em Relações Internacionais, na área da Política Diplomática, foi o nosso palestrante convidado.

Num contraste duro com os anos anteriores, no auditório do Colégio sobrava espaço. As cadeiras, ocupadas apenas pelo corpo docente do 10.º ano e pelos coordenadores pedagógicos, o espaço entre elas e as máscaras nos rostos, relembravam-nos que este é um ano 'especial' e punham à prova a nossa tenacidade e perseverança. O auditório virtual, presente através de um zoom que passou a permear tantas das nossas interações, compôs-se de alunos e pais, atentos e interventivos, apesar da distância física. Em poucos minutos, o discurso cativante do nosso orador reuniu a nossa atenção, fintandoas circunstâncias.

Fomos brindados com uma brilhante e rigorosa análise geopolítica da energia, na qual foram abordadas questões tão prementes como a difícil gestão internacional do acesso à energia, a segurança energética e a responsabilidade climática. Três variáreis de um mesmo problema, cuja solução parece depender de uma malha extremamente complexa de vontades e interesses políticos internacionais. Não deixa de surpreender que a localização geográfica de um gasoduto permita fazer uma leitura de conflitos internacionais e de manobras políticas que, à primeira vista, nos parecem motivadas por uma série de outros fatores.

Este foi, verdadeiramente, um momento de aprendizagem, de pôr em movimento o pensamento crítico, e, sobretudo, um momento que oferece aos nossos jovens um vislumbre dos desafios que têm à sua espera.

Ao Coronel Eduardo de Sousa, um sincero Obrigado!

Equipa Editorial da revista Sementinha

This article is from: