
4 minute read
NOTÍCIAS Cerimónia de Reconhecimento do Mérito NOTÍCIAS Dia Mundial da Música com o Carlão 13 NOTÍCIAS Espelho da Motivação 13 NOTÍCIAS Dia Nacional da Água 14
A ALMA DE UMA INSTITUIÇÃO

Advertisement

As instituições são “almadas”, ou seja, as relações que são estabelecidas internamente entre os seus membros dão-lhe a força, a “alma” quase invencível para a tudo resistir. Essa “Alma” não é de um só, resulta da sinergia entre todos: Colaboradores, Alunos e Famílias.
Ao longo dos anos, o nosso Colégio tem beneficiado da bondade de muitos dos seus membros para se constituir como uma grande casa da Aprendizagem. A amizade pode ser avaliada pela frase de Millôr Fernandes: “A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”. A Filomena Cristóvão e o Alexandre Pinheiro foram e são bons Amigos; curiosamente algo parecidos nos poucos defeitos e nas muitas qualidades. O Colégio, todos nós, devemos-lhes esse grande valor que é a amizade, que muito reconhecemos e agradecemos. A boa disposição, a disponibilidade, o empenho só chocam com um defeito visceral: a clubite Leonina. Não há ninguém perfeito.
Mena e Alex Pin, mil beijos e abraços com desejos de muitos e frequentes reencontros.
Muito Obrigado!

AAdministração
CERIMÓNIA DE RECONHECIMENTO DO MÉRITO
Muitos Parabéns!
Em pandemia, a cerimónia de Reconhecimento do Mérito - Prémio "Mais Saber, Mais Valer" teve contornos muito diferentes da comemoração habitual (mais uma perda nas vivências de todos nós: Alunos, Pais, Professores). Ainda assim foi significativo o interesse de todos em seguir a cerimónia (transmitida em streaming para as Famílias) e reconhecer o orgulho e humildade de todos.
Aambição é mais Saber para melhor Servir os vários níveis de intervenção que todos temos na comunidade. O orgulho e a ambição não podem turvar a nossa ação pessoal e social tornando-se vaidade. Temos a perceção clara de que os nossos alunos estão, cada vez mais, a fixar os seus objetivos e a lutar saudavelmente por eles.
Parabéns a todos!

João Rafael Almeida - Diretor Pedagógico


DIA MUNDIAL DA MÚSICA A SINFONIA DOS ANIMAIS


Os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo iniciaram as comemorações do Dia Mundial da Música escutando a história A Sinfonia dos Animais, do conhecido escritor e compositor Dan Brown. Neste livro interativo, o Maestro Rato apresenta vários animais que são representados por um conjunto de instrumentos e, através da conjugação dos seus timbres, somos transportados à sua imagem, característica e sonoridade.
Ao longo das várias histórias, o Maestro cria uma analogia com a descrição do animal e transmite ao leitor mensagens de estímulo como a confiança, a resiliência, a coragem e o respeito.
Com a leitura, audição e visualização deste livro, os alunos tiveram também a oportunidade de ouvir e reconhecer alguns instrumentos da orquestra. Sandra Martins - Professora de Educação Musical


DIA MUNDIAL DA MÚSICA COM O CARLÃO
Os alunos de Expressão Musical e de Educação Musical do Colégio Campo de Flores lançaram o desafio ao Carlão para responder a algumas perguntas por eles formuladas e o músico Almadense aceitou o desafio com enorme simpatia e disponibilidade.
O objetivo era celebrarmos o Dia Mundial da Música de uma forma diferente, divertida e pedagógica e com a proximidade possível, atendendo às circunstâncias atuais de pandemia.
O resultado não podia ter sido melhor e foi com muita alegria e entusiasmo que os alunos viram e ouviram as respostas a todas as suas dúvidas e curiosidades e assimilaram também alguns conselhos que o músico transmitiu, entre os quais que "O sucesso aparece depois de muito empenho e trabalho" - palavras que, com toda a certeza, vão acompanhar os nossos alunos ao longo das suas vidas.

Bruno Simão - Professor de Expressão e Educação Musical

ESPELHO DA MOTIVAÇÃO


Após um longo período em que a nossa liberdade foi condicionada e tivemos de ficar em casa, regressámos à sala de aula e encontrámos um novo elemento decorativo: um espelho rodeado de palavrinhas catalisadoras de bem-estar, otimismo e motivação.
No primeiro dia de aulas, cada um de nós colocou-se em frente ao espelho, escolheu uma palavra e leu-a em voz alta. Sabem o que vimos no espelho? Sorrisos enormes, olhos brilhantes e uma alegria gigante por estarmos de volta. Daqui em diante, sempre que quisermos podemos repetir o “ritual”.
Adorámos o momento. Sentimo-nos especiais e capacitados para tudo o que quisermos que aconteça! Ah! E temos um aviso:
“Confinamento: não voltes. Não estás perdoado. Mas se voltares, estaremos cá para te mostrar que somos capazes de tudo.” Alunos do 4.º Ano

