
1 minute read
NOTÍCIAS Um reencontro desejado
UM REENCONTRO DESEJADO!
Mais um ano letivo começou; os corredores encheram-se, uma vez mais, de conversa e gargalhadas, os livros, os cadernos, os lápis e as canetas voltaram a espalhar-se pelas mesas, voltámos a ver-nos a estar uns com os outros. E nunca tínhamos estado seis meses longe fisicamente dos nossos alunos.
Advertisement
Aexpectativa do regresso foi acompanhada por meses de preparação do espaço e de novos hábitos e procedimentos que garantam a segurança de todos. O nosso Plano de Contingência foi delineado, avaliado, reestruturado e atualizado, sempre à luz das orientações da Direção Geral de Saúde. Criaram-se novas entradas no Colégio, conforme o ciclo de escolaridade, assinalaram-se percursos, estabeleceram-se espaços próprios de recreio para cada ano, encerrou-se o bar, limitou-se a ocupação simultânea de espaços comuns (refeitório, wcs, mediateca, etc), dotou-se cada sala de gel desinfetante de mãos e, também, de rolos papel de limpeza e desinfetante de equipamentos, para que as salas de aula estejam sempre prontas a receber os alunos, ao longo do dia, dividiu-se o espaço de refeição com acrílicos e levaram-se a cabo diversas outras medidas de prevenção de contágio. A palavra de ordem foi “antecipação”! Era e é necessário antecipar qualquer tipo de cenário e estar preparado para qualquer eventualidade.
E foi assim que, com humildade, nos preparámos para o inimaginável, para o desconhecido, que passou de novidade a hábito. É importante estabelecer rotinas e boas práticas, para que cuidemos uns dos outros, num espaço que é de todos e elo de ligação entre centenas de famílias.
O ano começou mascarado de pandemia, num tom sério que exige responsabilidade e nos obriga a comunicar por trás de uma barreira que nos cansa e nos dificulta a tarefa de nos “lermos”, porém não tem preço perceber que os olhos também sorriem e que revelam que estamos felizes por estarmos juntos! Equipa Editorial da revista Sementinha
Olá!
Nesta altura tão difícil, sinto que o colégio tem tentado manter a normalidade, dentro do que é possível. Sinto-me perfeitamente segura com as medidas de segurança implementadas pelo colégio, e todos os meus filhos se adaptaram muito bem. Luísa Garcia (Mãe dos alunos Mariana, Matilde e Miguel Comprido)