Guia de cuidados e higiene da SBD

Page 1

10 RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR MICOSES E OUTRAS DOENÇAS DA PELE GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD:

2 DIRETORIA 2021 - 2022 PRESIDENTE Mauro Yoshiaki Enokihara | SP VICE-PRESIDENTE Heitor de Sá Gonçalves | CE TESOUREIRO Carlos Baptista Barcaui | RJ SECRETÁRIA-GERAL Cláudia Carvalho Alcantara Gomes | RJ 1o SECRETÁRIO Geraldo Magela Magalhães | MG 2o SECRETÁRIO Beni Moreinas Grinblat | SP

3 10 RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR MICOSES E OUTRAS DOENÇAS DA PELE GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD:

Afinal, você pode compartilhar toalhas? Tomar banho de chi nelo é recomendado? Roupas devem ser trocadas a cada uso? Dúvidas não faltam e, infelizmente, muitas vezes há orienta ções equivocadas que circulam, tanto nas redes sociais quan to nas conversas com os amigos.

No cotidiano, há diversas dúvidas sobre como a higiene do corpo deve ser feita. São questões simples, mas que se não fo rem respondidas da forma correta podem resultar em doenças da pele, que vão exigir tempo e dinheiro para serem curadas.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preparou um guia prático, em linguagem acessível e didática, com recomendações sobre o que pode e o que não pode ser feito na hora da higiene da sua pele.

Dessa forma, medidas de higiene básica, sem exageros, são o melhor caminho para manter a pele saudável. Se você per ceber uma alteração ou incômodo, mesmo adotando esses hábitos, não perca tempo: evite se automedicar e consulte um médico dermatologista, que está preparado para orien tar você sobre os cuidados com a sua pele. Leia com atenção esse guia e incorpore essas recomendações aos cuidados diários. Acredite, eles vão fazer a diferença na preservação de sua saúde e bem-estar!

Além disso, o bem-estar e a autoestima podem ficar abalados.

Lembre-se: a pele é o maior órgão do corpo humano, sendo suscetível a doenças que, se não forem diagnosticadas e tra tadas, podem se agravar e até mesmo atingir órgãos internos. Esse é o caso das infecções causadas por fungos ou bactérias.

O ideal é trocar lençóis e fronhas pelo menos uma vez por semana. As colchas podem ser substituídas em intervalos maiores, de três em três meses. Os travesseiros devem ser lavados a cada três meses e trocados a cada 12 meses.

4

De quanto em quanto tempo você deve trocar a roupa de cama (lençol, fronha, colcha)?

Uma dica para adiar essa troca é adotar o uso de protetores de travesseiro.

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 1

Calças, saias, vestidos e casacos podem ser usados mais de uma vez. O número de repetições depende da atividade realizada durante o uso. Se o clima estiver muito quente, também é aconselhável mandar a peça para a lavagem, por conta do suor. É importante notar que umidade e calor são alimentos para bactérias e fungos.

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 2

5

As roupas íntimas (calcinhas, cuecas, etc) devem ser usadas uma vez e lavadas, assim como meias, blusas e camisas. Essa é uma regra de ouro. No entanto, com outras peças do vestuário, os intervalos são diferentes.

Quantas vezes você pode vestir a mesma roupa?

6

Como fazer a higienização adequada de roupas e calçados?

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 3

As roupas devem ser lavadas seguindo as instruções do fabricante, com sabão ou a seco. Calçados laváveis podem ir na máquina de lavar ou ficar de molho em balde com água e sabão. Já os não laváveis devem ser deixados em área arejada por 24h. Se estiver tratando de micose nos pés ou nas unhas, é aconselhável o uso de desinfetante em spray, deixando depois em área arejada por 24h antes do próximo uso. O ideal é usar tênis e calçados fechados com meias, que podem ser lavadas normalmente sem contaminar o calçado.

7

Se a intenção for estimular a circulação sanguínea e preparar o corpo para atividade física, por exemplo, o banho deve ser mais frio.

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 4

Quantos banhos devem ser tomados durante o dia?

Tomar banho uma vez ao dia é o suficiente. Quem prefere to mar dois ou mais banhos não está errado, apenas evite usar buchas e o excesso de sabão para não remover a oleosidade da pele (sebum), que protege contra infecções.

Um ponto importante: a temperatura ideal da água é morna, próxima de 37°C (temperatura normal do corpo). Os banhos com água quente, em temperaturas altas, contribuem para o ressecamento da pele. Quando as pessoas têm esse hábito, o corpo entende que há necessidade de produzir novamente oleosidade, o que pode piorar doenças lipodependentes (que dependem de gordura), como dermatite seborreica e pano branco (pitiríase versicolor), entre outras.

8

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 5

A mesma recomendação vale para o sabonete em barra. Essa opção de dividir produtos de higiene para o corpo só deve ser usada quando estiverem disponíveis embalagens em gel ou líquidas, que evitam o contato direto da substância com as mãos.

É possível compartilhar toalhas e sabonetes? Não compartilhe as toalhas! Elas são de uso individual, como escovas de dentes. Cada pessoa deve ter a sua! Esse cuidado ajuda a evitar a transmissão de doenças.

9 Uso de sabonete antisséptico é recomendável? Não. Os sabonetes antissépticos só devem ser usados após recomendação médica, de preferência do médico dermatologista.Ousoindiscriminado desse produto resseca a pele, removendo a camada protetora de gordura (sebum). GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 6

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 7

Porém, em banheiros de uso pessoal, como os de sua casa, não é necessário.

Adotar o emprego de chinelos em vestiários ou banheiros coletivos é recomendável?

Sim. Em vestiários ou banheiros coletivos, há maior risco de exposição e contaminação por fungos e bactérias, que podem causar micoses na pele e nas unhas.

10

Nesse sentido, o uso de chinelos é importante para a proteção da pele, que está com sua barreira prejudicada pela umidade.

A automedicação precisa ser evitada. Nenhum remédio deve ser usado sem indicação médica.

11

O uso de antifúngicos ou outros medicamentos sem ter um diagnóstico, pode mascarar a doença de base. Além disso, há risco de desenvolver alergia ao medicamento.

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 8

Qual o risco de usar remédios para micoses sem antes pas sar por uma avaliação do médico?

Isto ocorre porque eles vivem no solo, plantas, animais e também em seres humanos. Por isso, é importante adotar medidas de prevenção para evitar o surgimento de doenças da pele.

As micoses podem ser transmitidas por contato pele a pele?

Sim. Existe o risco de transmissão de fungos entre humanos (são chamados fungos antropofílicos).

12

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 9

Existe essa possibilidade se não forem adotadas medidas de prevenção. O ideal é que os assentos sejam higienizados antes do uso.

13

Há risco de transmissão de doenças da pele quando uma pessoa senta em cadeiras à beira de piscinas de clubes ou hotéis?

GUIA DE CUIDADOS E HIGIENE DA SBD 10

A maioria dos clubes e hotéis tem protocolos para isso, especialmente após a pandemia de covid-19. Pode-se usar álcool 70° ou hipoclorito de sódio, este último em superfícies plásticas ou de vidro.

Seguir essas recomendações ajuda a evitar problemas de saúde para a pele e as unhas.

Cuide

Mas lembre-se: se mesmo assim surgirem irritações, incômodos ou coceiras, entre outros sintomas, procure o mais rápido possível um médico dermatologista para ter o melhor diagnóstico e começar o tratamento imediatamente. da sua pele cuide da sua saúde cuide de você!

Como ficou evidente, são medidas fáceis de incorporar à rotina.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.