Page 1

ANO 7 | N O 29 | R$ 9.90

TESTAMOS

DENTES MAIS BRANCOS COM CLAREAMENTO SEGURO

MINDFUL EATING

MÉTODO DE ATENÇÃO PLENA TRANSFORMA SUA RELAÇÃO COM A COMIDA

TREINO POWER EXERCÍCIOS PRÁTICOS E POTENTES COM MINI BANDS

+6

EDITH GOMES

QUILOS

ENVELHECER COM SAÚDE OS CUIDADOS DE HOJE PARA UMA VIDA PLENA AMANHÃ

621006 772237 9

O PERIGO QUE A RESISTÊNCIA À INSULINA PODE CAUSAR NO ORGANISMO

ISSN 2237-6216

SÍNDROME METABÓLICA

29

DE MASSA MAGRA E UM SHAPE COM MAIS CURVAS


Promosell

A linha Sabores Especiais DUO traz 2 sabores diferentes na mesma embalagem para que você possa combiná-los na hora do preparo e assim manter o sabor e o frescor característicos de cada um. A embalagem contém um sachê de 100g com Mix Verde composto por água de coco, gengibre, espinafre, couve manteiga e hortelã. E uma polpa de 100g de manga, morango ou amora. O verde do seu dia a dia com mais praticidade.

@nossafrutabrasil /nossafrutabrasil


EDITORIAL

Pura Inspiração N

Edith Gomes é referencial de moda na cidade e bem famosa nas redes sociais pelas fotos bem produzidas. No ensaio da capa não foi diferente. Edith chegou na sessão de fotos radiante e a cada troca de figurino surgia uma Edith diferente. De menina meiga a mulherão. O resultado foi uma produção incrível que você confere no making of da capa no canal Saúde Fortaleza, no Youtube.

Capa:Edith Gomes / @edithgomes Look: LIVE! / @livefortaleza Fotos: Rodrigo Carvalho / @rodrigopcarvalhoo Vídeo: Camila Almeida / @camialmeidafoto Produção: Natália Fonteles / @nataliafonteles_

BEAUTY CLUB CABELO E MAKE:

atal, Ano Novo e muuuitas confraternizações vão surgindo e fazendo a gente sair do eixo (e da dieta!). Pois é...chegou dezembro! E mais uma vez o ano voou. Mais uma vez listas de desejos e objetivos para o próximo ano serão feitas, mas será que serão mesmo realizadas? Eu te convido a parar um pouco entre uma confraternização e outra para ler esta Saúde Fortaleza, que fizemos com tanto carinho. Nossa capa é pura inspiração! A musa Edith Gomes conta como conseguiu ganhar 6kg de massa magra e algumas curvas a mais no corpitcho (pág. 34). E olha que ela era sedentária e odiava treinar. Portanto, se joga que é possível se transformar! Gosta de experimentar novas modalidades? Pois se inspira na pág. 32, e quem sabe você também não se apaixona por um esporte aquático. Para cumprir a lista de desejos do próximo ano, e do próximo, e do próximo... tem que ter saúde! O Dr. Fernando Guanabara te ajuda na pág. 60, mostrando como você deve se cuidar hoje para ter uma vida plena amanhã. E pra não sair da moda, fica de olho nos esmaltes metalizados (pág. 50), tendência do verão. Lê e depois me diz se essa edição não é pura inspiração!

Bastidores

Editora-Chefe

facebook

/saudefortaleza

twitter

EXPEDIENTE

@saudefortaleza

www.saudefortaleza.com.br Editora-chefe: Karine Colaço Editora-adjunta: Natália Fonteles Repórter: Victória Pontes Projeto gráfico e diagramação: Art2 Design Fotografia: Rodrigo Carvalho e Camila Almeida Banco de dados: Shutterstock Comercial: Sophia Bastos / Pamela Genima

8

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

instagram

@saudefortaleza

periscope

saudefortaleza

youtube

saudefortaleza

A Revista Saúde Fortaleza é uma publicação da Editora 27. A editora não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros.

Publicidade: Editora 27 Atendimento ao leitor: atendimento@saudefortaleza.com.br Anúncios: (85) 3456-3262 comercial@saudefortaleza.com.br


SUMÁRIO

32

28

20

ALIMENTAÇÃO

[16] Mitos e Verdades sobre Emagrecimento Emagreça com saúde

QUALIDADE DE VIDA

[32] O mar como espaço de vida saudável Tá estressado? vai pro mar

CAPA

[34] Edith Gomes

Mais 6 quilos de massa magra e um shape com mais curvas

BELEZA

[48] Melhores máscaras de argilas

PAIS E FILHOS

[52] Autoestima das crianças Estimular o amor próprio é um dos passos para tornar a criança um adulto mais confiante e empático

CLÍNICA GERAL

[54] Síndrome Metabólica

36

48

SEÇÕES FIXAS

[10] Melhor das mídias [12] Almanaque Saúde [14] Tire suas dúvidas [18] Supermercado light [20] Orgânicos e veganos [22] Vilão ou aliado? [24] Prazer à mesa [26] Viva saudável [28] Onde ir [36] Facilite sua Vida [38] Treino Power [40] Mundo Fitness [42] Prateleira Dela [44] Prateleira Dele [46] Testamos [50] Fique de olho! [52] Pais & Filhos [56] Nos primeiros meses [58] Bebê Hi-Tech [64] Artigo [66] Onde encontrar

Saiba o perigo que a resistência à insulina pode causar ao organismo

[60] Envelhecer com saúde Cuidados de hoje para uma vida plena amanhã

[62] Durma bem e tenha saúde Um noite bem dormida pode ser um santo remédio

22 www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

9


O MELHOR DAS MÍDIAS

AS MAIS CURTIDAS DOWNWIND FEMININO

A turma de amigas kitesurfistas da Ocean Flowers (instagram @oceanflowers1) se reuniram no Kitecabana (instagram @kitecabana) para mais um downwind cheio de adrenalina.

DEDICAÇÃO EM DOSE TRIPLA

A coach Juliana Setta (instagram @coachjulianasetta) e a dupla de alunas Manu Bittencourt (instagram @manubittencourtmelo) e Anna Victoria (instagram @delegadaannavictoria) firmaram a parceria e montaram aquele treino power.

CASAL FITNESS

Quando o mozão tenta fugir do treino no fim de semana dá nisso! O casal crossfiter (instagram @samyllasagghe e instagram @brunofirmino0) se diverte treinando junto e ainda aproveita a praia!.

TREINO COM AS DIVAS

EQUILÍBRIO E FORÇA

Você quer equilíbrio? A Nath (@nath_barbiegirl) tem de sobra e manda ver no pistol! Partiu Crossfit! 10

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

A musa Gracyanne Barbosa (instagram @graoficial) esteve em Fortaleza e aproveitou para treinar musculação de alta performance. Ela concluiu o treino ao lado da cantora Hannah (instagram @hannaoficial).


facebook Twitter instagram snapchat periscope SIGA, CURTA E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

A GENTE AMA! Ballet hard

As amigas Dani Rosa (instagram @daniwrosa) e Juliana Freire (instagram @julianalfreire) são adeptas do Ballet Fitness, uma modalidade que intercala movimentos de balé e exercícios de condicionamento físico, usando o peso do próprio corpo! Incrível, né?!

THUMBS-UP Equilíbrio e sol

Praia, sol e equilíbrio! A Ruana Vasquez (instagram @ruanavasquezoficial) e o Denilson Rodrigues (instagram @denilson.sw) aproveitaram o dia ensolarado para garantir o bronze e testar movimentos novos.

THUMBS-UP

THUMBS-UP

Tal mãe, tal filho

Nossa colunista Ary Aguilera (instagram @aryaguilera) e seu filho, Biel, treinam juntos e mostram que o melhor exemplo é o que vem de casa! Seja um espelho para seu filho (a)! Vida saudável começa em casa!

Close certo

Pós-treino

Depois do treino funcional na praia, a gente não dispensa uma boa água de coco e depois aquela "carninha" de dentro! A polpa do coco é rica em nutrientes, gordura boa e fibras que ajudam na saciedade!

Sabe equilíbrio? Por aqui tem de sobra. A Suerly Farias (instagram @suerlyfarias) finalizou o treino e ainda dá close!

THUMBS-UP www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

11


ALMANAQUE SAÚDE | O radar do seu Bem-Estar

Novidade energética

Chocolate

Novidade no Quero mais Açaí! Mais uma opção para incrementar as combinações de frutas e açaí fit: creme Energético feito com farinha de castanha, amendoim, castanha, marapuama, guaraná em pó e ginseng.

saudável

Choco Crush é a mais nova sensação na Terra Madre (@terramadrefortaleza). Uma alternativa super gostosa e saudável para as formigas de plantão! O Choco Crush é uma exclusividade da loja de produtos naturais e é feito com chocolate 70%, mix de frutas secas e castanhas.

Pele lisinha Se livrar dos pelinhos nas axilas com depilação a laser é uma ótima opção pra quem quer praticidade! Na Confort Laser (@ confortlaser), no shopping Del Paseo, a pele fica lisinha e tudo com segurança! O laser usado é o MeDio Star NEXT PRO e é indicado para todos os tipos de pele. Remove os pelos e também indicado para clareamento e rejuvenescimento da pele.

Castanha é aliada na dieta De acordo com estudos, o consumo diário de castanhas ajuda a controlar ganho de peso. Em uma das pesquisas, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, os participantes eram acompanhados a cada quatro anos para avaliar o ganho de peso. Entre os participantes que consumiam diariamente uma porção de algum tipo de castanha, o risco de engordar e de se tornar obeso foi bem menor. A porção ideal foi definida como duas colheres de sopa do produto.

12

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Doce do bem

A Fit Stop (@fitstopshakeria) lançou as trufas de whey. As delícias são livres de açúcar refinado e são feitas com whey protein, chocolate 70% Cacau, cacau em pó e granola natural. Sabores disponíveis: whey brigadeiro diet com coco, doce de leite diet com whey de ovomaltine, doce de leite diet com whey ovomaltine e amendoim.


Para relaxar e liberar! As bolinhas de liberação muscular e de massagem são destaques na Studium Fitness (@studiumfitness) pois são ótimas para aliviar a tensão e as dores pelo corpo. Elas são perfeitas para fazer liberação e relaxamento muscular.

Novidade geladinha

Corpo e mente A psicóloga clínica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Virginia Serpa (@virginiaserpac), utiliza a Terapia Cognitivo-Comportamental no acompanhamento psicológico durante os processos de emagrecimento e cirurgia bariátrica de seus pacientes. A psicóloga destaca a força de vontade do paciente e reforça: "Primeiro é preciso pensar como magro para ter sucesso na dieta". Levi Vasconcelos (@levi_pv), que perdeu 38 quilos em 8 meses, passou por isso: " durante esse período percebi que meu consumismo reduziu bastante, minha disposição aumentou, minha autoconfiança aumentou e me sinto mais focado em tudo que eu faço, inclusive, nos estudos e na dieta. Além de descobrir um grande amor pela academia". A mudança começa pela mente. Não desista. Procure um profissional da nutrição e não descuide da sua mente! Ela pode tudo!

Os smoothies da One a Day (@oneadayoficial) são livres de açúcar e de conservantes. O cardápio conta com smoothies que fortalecem a imunidade, além de complementar vitaminas e minerais necessárias na nossa dieta diária. As opções The All Berry One (com banana, berrys, suco de maçã e iogurte) e o The Açaí One (com banana, açaí, berrys, leite de castanha e tâmaras) são os destaques. As embalagens são super práticas e vem com canudinhos ecológicos.

Livre de dores e mais elegante A Reeducação Postural Global (RPG) na Improve Recovery (@improverecovery) é uma ótima opção para cuidar da postura e fica livre de dores pelo corpo. O método trata diversas doenças relacionadas à postura corporal, identificando e alongando a musculatura responsáveis pela alteração postural.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

13


TIRE SUAS DÚVIDAS | Nossos especialistas respondem às suas perguntas

Tereza Raquel Ribeiro

Fisioterapeuta especialista em RPG e osteopatia Crefito: 63521-1

Há alguma containdicação ou efeito colateral para o tratamento com ventosas?

Sim. Por se tratar de uma terapia que objetiva ativar, principalmente, o sistema circulatório, não é indicado o procedimento quando os pacientes estão em estados febris, inconscientes ou gestantes. Além disso, também é vetado para quem possui problemas circulatórios severos, tais como histórico de trombose venosa profunda ou inflamações ulceradas, alergias e problemas de pele, como dermatites de contato e/ou infecções. O uso das ventosas pode agravar ou desencadear uma resposta inflamatória, nesses casos. Não é recomendado também fazer a auto aplicação. Como efeito colateral, podemos salientar os cuidados com tempo de aplicação, para que não haja congestão local severa.

Silvia Helena Rodrigues

Jéssica Vilela

Médica dermatologista RQE: 2710 CRM: 6742

Nutricionista CRN: 21157

É possível se livrar definitivamente da flacidez com o procedimento Exilis?

É necessário realmente suplementar ou complementar a alimentação com BCAA?

Depende do nível de flacidez. O Exilis é um tratamento feito com um aparelho de radiofrequência monopolar, ou seja, mais potente do que maioria dos tratamentos. Esse dispositivo atua liberando calor a nível subcutâneo, que leva a uma reorganização e uma estimulação progressiva da produção de colágeno no corpo. São necessárias de 4 a 6 sessões semanais e posteriormente uma manutenção a cada 2 ou 3 meses. Dependendo do grau da flacidez, o paciente pode necessitar de outras procedimentos para obter o efeito desejado, como um bioestimulante de colágeno ou um preenchimento em alguns pontos chaves.

Depende. Para quem seria essa suplementação? Quantas vezes por semana essa pessoa treina? Qual a intensidade do treino? Qual modalidade do treinamento? TUDO DEPENDE! BCAAs são aminoácidos essenciais: Valina, Leucina e Isoleucina. Estes não são produzidos pelo corpo, ou seja, precisam vir da alimentação ou da suplementação. Trazem como benefício mais energia aos músculos durante os treinos, diminuem a fadiga e aceleram a recuperação muscular. Podemos encontrar esses aminoácidos em alguns alimentos, como quinoa, atum, salmão, aveia, grão de bico, gema do ovo, amendoim, lentilha, amêndoas, feijão e outros. A ingestão diária de 1,2 grama e 1,8 grama de proteína por quilo de peso corporal fornece todos esses aminoácidos essenciais. Então se você é um praticante de atividade física e tem uma alimentação variada e balanceada, não vejo necessidade de suplementar. Em alguns casos, a suplementação se encaixa para dar suporte a alimentação, mas isso precisa ser avaliado por um nutricionista.

1 23

14

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


ALIMENTAÇÃO

Mitos e Verdades sobre

Emagrecimento Emagreça com SAÚDE

CONFIRA A LISTA:

O

10. Anticoncepcional atrapalha

bter o equilíbrio ao invés de simplesmente diminuir medidas, através de hábitos saudáveis e atividades físicas regulares, é o caminho para quem busca uma maior qualidade de vida. A médica especialista em nutrologia esportiva Tayná Athayde, elencou dez mitos e verdades sobre o emagrecimento que você precisa saber antes de entrar no processo!

8. Exercícios compensam desequilíbrio na dieta

Interfere sim, por conta da disposição hormonal. Aumenta o SHBG, diminui níveis de testosterona, aumenta a celulite e ainda dificulta a perda de gordura.

Dificilmente você irá gastar somente com exercícios as calorias consumidas em alimentos gordurosos ou com açúcares refinados. Caso tenha saído da sua dieta normal, o ideal é voltar à rotina e manter o equilíbrio.

9. Alimentos light ajudam

7. Pular o jantar emagrece

Não ajuda. Esses alimentos normalmente possuem mais aditivos químicos e podem até ter mais carboidratos, justamente dificultando o emagrecimento.

Na verdade, existe uma individualidade biológica. Algumas pessoas até podem se beneficiar com o jejum, mas no geral, a resposta é NÃO! Tudo depende da quantidade de alimentos consumida durante o dia e de quantas calorias você gastou.

Tayná Athayde, médica especialista em nutrologia esportiva

6. Precisa cortar TODAS as gorduras As gorduras são importantes, inclusive para a construção dos nossos hormônios esteróides, como a testosterona. Além disso, elas atuam na absorção de vitaminas pelo organismo. O que não devemos consumir NUNCA são gorduras trans, fabricadas.

5. Atividades aeróbicas são obrigatórias Depende. Apesar da atividade aeróbica aumentar o gasto calórico, o emagrecimento depende de outros fatores também, como a alimentação saudável e o equilíbrio hormonal. Alguns exercícios, como o HIT ou musculação, gastam até mais calorias.

16

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


4. Necessário sempre manter refeições de três em três horas O importante é comer quando tem fome, quando há necessidade. Lembrando que isso não é comer por compulsão! O ideal é buscar o equilíbrio e sempre ouvir seu corpo.

3. Cortar carboidratos para secar Os carboidratos são essenciais para a formação do Ciclo de Krebs, processo responsável pela produção de energia para as células. Uma dieta baixa em carbos dificulta a queima de gorduras e interfere no ciclo. Claro que existe a individualidade biológica e algumas pessoas podem se beneficiar com a restrição acompanhada de um profissional, mas não é para todos.

2. Basta contar calorias para emagrecer Nosso corpo e a obesidade são multifatoriais. É necessário um conjunto de atividades para o processo ser bem sucedido. Dieta, exercícios físicos, qualidade de sono, diminuição do estresse, equilíbrio hormonal… bem mais complicado do que uma conta matemática!

1. Engordei porque comi muito Engordar está muito mais relacionado ao desequilíbrio no funcionamento do organismo. Então acontece o contrário: quanto mais você engorda, mais você come. O excesso de gordura no tecido adiposo dificulta a absorção de energia pelas células e aumenta o apetite. Além disso, há a resistência à leptina, o hormônio da saciedade. O corpo, inflamado por conta do acúmulo de gordura, acaba desenvolvendo uma rejeição e um descontrole na produção da leptina, o que ocasiona o aumento de peso, consequentemente.

Acompanhamento psicológico é aliado contra a obesidade

Virginia Serpa, psicóloga clínica

O comportamento alimentar depende de estímulos externos, mentais e emocionais. A psicóloga clínica Athayde,Cognitivo-ComporVirginia Serpa utilizaTayná a Terapia médica especialista tamental para auxiliar no acompanhamento psicoem nutrologia lógico durante os processos esportiva de emagrecimento de seus pacientes. “A psicologia atua na modificação do pensamento que contribui para um comportamento alimentar inadequado. A ansiedade, por exemplo, faz parte da nossa vida. Nem sempre é negativa. O problema é quando ela é constante ou muito alta diante de uma situação que não é necessária”, afirma.

Equilíbrio é a chave O corte abrupto de alguns alimentos na dieta pode piorar a situação para quem enfrenMorgana Rolim, ta a batalha connutricionista estética tra a obesidade. “Quanto mais restritiva a dieta, mais fácil desenvolver uma compulsão alimentar. Quando demonizamos um alimento, criamos a ideia de que comer é algo ruim. Isso promove o sentimento de culpa após a alimentação. Essa culpa pode promover a compulsão alimentar, o aumento da ansiedade e até mesmo a depressão”, afirma a psicóloga. Para manter um emagrecimento saudável, o ideal é ter um acompanhamento profissional completo, psicológico e também nutricional. “Para que todo esse “caminho” de transformação ocorra de forma benéfica, tanto para a pessoa, quanto para a sua saúde, precisamos respeitar os limites e a individualidade

de cada um. O papel do nutricionista nesse momento é conseguir associar a mudança ao dia a dia de cada paciente, de uma forma a ter objetivos alcançados, com saúde e aderência ao estilo saudável para uma vida inteira”, aponta a nutricionista estética Morgana Rolim. O momento delicado pede cuidado, qualidade e vontade de renovação, características que são alcançadas com uma assistência médica competente. “Quando somos acompanhados com um profissional, sentimos a segurança de nos alimentar da maneira que ele estipulou. Aderimos à uma rotina alimentar feita para nosso organismo, com um cardápio alimentar variado, balanceado e rico em nutrientes adicionados para seu objetivo e organismo. Com isso, é possível fazer uma reeducação física e mental para termos um estilo de vida melhor, um estilo de vida com saúde”, garante Morgana.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

17


SUPERMERCADO LIGHT

SUPERMERCADO SAUDÁVEL

N A S L OJ

7. BITES SEM GLÚTEN JASMINE

Elaborado com tapioca salgada, temperado com sal light, com um sabor bem leve e crocante. Além de tudo é um produto vegano e uma ótima opção para tomar com aquele cafezinho no lanche da tarde.

18

REVE MB

O MENT LANÇA N A S L OJ

8. MINI BARRA ZERO AÇÚCAR & JOY

Elaborada com castanhas inteiras e sem adição de açúcar, as mini barras &Joy vão conquistar o público pelo sabor e praticidade. Disponível no sabor: Banana, damasco e nozes.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

3. ICE COFFEE NATUTERRA

O primeiro café gelado elaborado com bebida de amêndoas 100% brasileiro, com um sabor incrível, além de ser saboroso, refrescante e cremoso. A bebida é sem lactose, sem glúten, vegano e utiliza a cafeína natural. Disponível nos sabores: Original / Baunilha / Chocolate. VALOR: R$ 5,90 (Loja Supplements)

REVE MB

O MENT LANÇA AS

AS

O MENT LANÇA

O suco roxo é uma combinação do suco do caju com a beterraba, dois alimentos potencialmente ricos em vitaminas e minerais que auxiliam principalmente na recuperação muscular pós treino. Além disso ele não possui adição de açúcar e nem conservantes. VALOR: R$ 7,90 (Terra Madre)

E

E

REVE MB

2. SUCO ROXO NATVITA

AS

Salgadinho vegano feito à base de tapioca, 100% integral, temperado com sal marinho, assado no forno, sem glúten e sem lácteos. Disponível nos sabores Cebola e Tradicional. VALOR: R$ 3,39 (Mercadinhos São Luiz)

E

1. TAPITOS

N A S L OJ

9. CLUSTER & JOY

O Cluster traz uma combinação maravilhosa de castanhas, frutas e sementes adoçadas com açúcar demerara. Com apenas 74 calorias e baixo teor de sódio, o Cluster se torna uma ótima opção de sobremesas ou de acompanhamento para lanches rápidos. Disponível nos sabores: Coco e Cranberry.


E

REVE MB

AS

O MENT LANÇA N A S L OJ

E

REVE MB

AS

O MENT LANÇA

6. BITES INTEGRAL JASMINE

Alimento vegano, integral, saboroso e sem ingredientes artificiais. Elaborado com sementes de chia, Granfibra, e um leve toque de azeitona.

REVE MB

O MENT LANÇA N A S L OJ

REVE MB

E

N A S L OJ

O biscoito Bites Orgânico trás todo o sabor dos ingredientes do Mediterrâneo, além de ser elaborado com grãos integrais com certificado Orgânico. VALOR: R$ 3,39 (Loja Supplements)

AS

O sumo de banana é uma deliciosa extração vindo da banana, rico em vitaminas e minerais, além de ser uma opção rica em potássio. Também ideal para quem pratica atividade física, ajudando na recuperação muscular. VALOR: R$ 3,39 (Loja Supplements)

5. BITES ORGÂNICO JASMINE

E

4. SUMO TROPICAL DE BANANA NATVITA

AS

O MENT LANÇA N A S L OJ

10. SNACK DE FRUTAS LIOFILIZADO & JOY

Um mix de frutas liofilizadas, com todos os nutrientes preservados e muito sabor para quem tem uma vida agitada e precisa programar seus lanchinhos o mais prático possível! Os snacks não possuem conservantes e corantes, além de serem crocantes, saboroso e prático para o consumo. Disponível nos sabores: Abacaxi e Coco / Morango e Banana.

11. SNACK DE VEGETAIS LIOFILIZADO & JOY

Elaborados com vegetais de verdade, sem corantes, sem conservantes, temperado com sal rosa. Um snack crocante, saboroso e pronto para o consumo. Disponível nos sabores Mandioquinha e Batata Doce.

12. BISCOITO MAISENA ZERO AÇÚCAR LOWÇÚCAR

O Biscoito Maisena Lowçucar zero adição de açúcares é primeiro biscoito de maisena zero açúcar e lactose do mercado. Saboroso, pois é adoçado com edulcorantes de origem natural e pode ser consumido por todos, incluindo diabéticos e intolerantes à lactose.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

19


ORGÂNICOS E VEGANOS

Criança pode ser vegana? Com o acompanhamento adequado e alimentação balanceada, o veganismo pode ser saudável em todas as idades

A

relação entre veganismo e alimentação infantil é muito discutida por conta da restrição de alguns alimentos e seus valores nutricionais. Segundo artigo publicado pela Academia de Nutrição e Dietética em 2016, a dieta vegana para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e gestantes, é saudável, desde que seja nutricionalmente balanceada. “A dieta de uma criança vegana exige uma maior absorção de macronutrientes, como gordura, proteína e carboidrato, por conta da fase de crescimento. Enquanto uma criança precisa de 20 a 30% de proteína no cardápio, o adulto necessita de 15%”, explica a nutricionista funcional Isabel Miguel. A nutricionista alerta ainda para o consumo de fibras e vitaminas: "uma criança vegana tem que adequar o consumo de fibras para não interferir na absorção de minerais, como ferro e zinco. Isso influencia diretamente no desenvolvimento. Além disso, é muito importante procurar alimentos ricos em vitamina b12 ou suplementação”. Por restringir o consumo de alguns alimentos, o cuidado para evitar deficiências nutritivas na dieta vegana infantil deve ser redobrado. “Sem um acompanhamento nutricional, a ausência de proteína animal pode comprometer o sistema cognitivo, neuronal, cerebral e o crescimento físico da criança, causados por conta da ausência de vitaminas, ferro, zinco, cálcio e ômegas 3, 6 e 9, por exemplo”, aponta a nutricionista.

20

DICA DA NUTRI: Não force alimentos que a criança não goste ou não se adapte. O indicado é repetir os alimentos Isabel Miguel, nutricionista por três dias consefuncional cutivos para que ela se acostume. Hábitos simples, como montar um prato divertido, ajudam as crianças a distinguirem melhor os sabores. “Puxe para o lado lúdico. Demonstre alguma coisa, uma figura, para que a criança entenda e associe a comida e ao sabor. Evite misturar muitos alimentos em um mesmo prato, isso dificulta o desenvolvimento na percepção de sabor. Inclua 3 a 4 opções no mesmo prato, no máximo”, reforça a nutricionista.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

PAIS + NUTRICIONISTA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA A atuação dos pais é importante não só para a alimentação, mas para todo o desenvolvimento das crianças. “Conscientização, crescimento e vida saudável, tudo está interligado e é totalmente influenciado pelos pais. Em parceria com um nutricionista, é possível montar um cardápio, seguir o acompanhamento e dar o exemplo”, indica Isabel.

EVITE: Industrializados, açúcares e refrigerantes. Sucos/polpas: o ideal é estimular a comer a fruta natural. Soja: evite principalmente em forma transgênica, pode trazer alterações negativas para a tireóide infantil. INCLUA: Frutas, leguminosas, brócolis, couve-flor, cenoura, couvemanteiga, espinafre, beterraba, laranja, mamão, abóbora e linhaça. Esses alimentos são fontes de energia, vitaminas, fibras e ômega 3.

Procure uma nutricionista materno-infantil para indicar a melhor dieta para seus filhos.


VILÃO OU ALIADO

PÓ DE GUARANÁ A recomendação para obter efeitos benéficos, sem prejudicar a saúde, varia de acordo com seu peso, mas deve ser de até 5g para adultos saudáveis.

Aliado

Vilão

O guaraná em pó é reconhecido por suas propriedades estimulantes e considerado uma alternativa mais saudável em relação aos energéticos industrializados. Possui fórmula rica em fibras vegetais, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitamina A.

Os possíveis malefícios do consumo do guaraná em pó estão mais relacionados a quantidade de cafeína, presente em 8% na fórmula da semente. “O consumo da cafeína em excesso, superior a 400mg por dia, pode trazer alguns malefícios para a saúde. É possível causar alteração de humor, ansiedade, tremores, inquietação e até palpitações cardíacas”, explica a nutricionista Jessyca Cavalcante.

FONTE DE ENERGIA

Por conta da alta concentração de cafeína em sua fórmula, o pó de guaraná é considerado um estimulante natural. O efeito está associado a propriedades naturais da fruta, que atuam na liberação de dopamina e adrenalina, aceleram o metabolismo e fornecem energia.

O Pó de Guaraná NÃO é recomendado para:

EMAGRECIMENTO

O guaraná possui ação lipolítica, que consiste na quebra da gordura localizada, e antioxidante. Quando combinado às atividades físicas e a alimentação saudável, isso pode facilitar a perda de gordura corporal, sendo um aliado no processo de emagrecimento.

RENDIMENTO FÍSICO E CONCENTRAÇÃO

O pó da semente é usado em shakes e vitaminas, para o pré-treino de exercícios exaustivos e de força. Além disso, possui capacidade de aumentar a concentração e o raciocínio. A cafeína, teobromina e a teofilina são as propriedades químicas, contidas na fórmula, responsáveis pela ação.

ANTIOXIDANTE

O pó de guaraná é rico em catequinas, o que reduz o estresse oxidativo e previne o envelhecimento celular. Por ser rico em fibras alimentares solúveis e insolúveis, incluindo a pectina, celulose e hemicelulose, elas contribuem também para a saúde do intestino.

ATENÇÃO: Consuma o pó de guaraná apenas durante o dia! Caso ingerido a noite, pode prejudicar a qualidade do sono e causar insônia.

22

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Jessyca Cavalcante, nutricionista

Crianças, idosos, gestantes e lactantes. Hipertensos ou que possuem problemas de arritmias. Pessoas que sofrem com enxaquecas.

Por que?

“O alto teor de cafeína contido no pó de guaraná pode causar arritmias cardíacas, alterar a pressão arterial e, consequentemente, aumentar as dores de cabeça”.

Receita de Mousse de avocado com pó de guaraná INGREDIENTES:

„„2 avocados „„100g de chocolate 60% cacau „„2 colheres de sopa de cacau em pó „„1/2 de xícara de leite de aveia „„1 colher de chá de pó de guaraná „„Folhas de hortelã (decoração)

MODO DE PREPARO:

„„Derreter o chocolate em banho-maria; „„Cortar os avocados; „„Misturar todos os ingredientes (exceto o leite de aveia) com o chocolate derretido em uma tigela; „„Adicionar a mistura em um liquidificador e ir colocando o leite de aveia aos poucos; Bater até atingir uma textura cremosa; „„Servir em potinhos pequenos com uma folha de hortelã como decoração!


ALIMENTAÇÃO

Prazer à Mesa

POR: CHEF GABRIELA CARVALHO  @chefgabrielacarvalho

Receitas

natalinas mais saudáveis Bolo de maçã com nozes INGREDIENTES

„„1 maçã sem casca picada „„2 colheres de sopa nozes picadas „„2 ovos caipira „„1 colher de sopa de xilitol „„1 colher de chá de canela em pó „„2 colheres de sopa de aveia em flocos finos sem glúten „„1 colher de sopa de psyllium „„1 colher de sopa de manteiga ghee derretida (usamos a da Snackout) „„1 colher de sobremesa de fermento químico em pó

MODO DE PREPARO:

Misture tudo e coloque num refratário. Leve ao microondas por 2 min.

24

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Tartar de ricota com ameixa INGREDIENTES

„„200 gr de creme de leite „„300 gr de ricota „„100 gr de ameixa picada „„100 gr de azeitona verde em rodelas „„100 gr de castanha de caju triturada „„1 envelope de gelatina incolor „„Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

No processador coloque a ricota, o creme de leite e o sal. Junte as ameixas e azeitonas. Reserve. Hidrate a gelatina como manda a embalagem e incorpore ao creme. Numa forma de bolo inglês passe 1 fio de óleo e salpique as castanhas, polvilhando. Coloque o creme de ricota e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme e sirva com bolachas de arroz.

Arroz de natal INGREDIENTES

„„2 xícaras de arroz integral „„1 fio de azeite „„2 xícaras de frango defumado desfiado „„1 cebola picada „„2 dentes de alho „„1 xícara de passas „„1 xícara de azeitonas picadas „„1 xícara de nozes picadas „„1 tomate picado „„1 manga em fatias „„Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Refogue a cebola e o alho com um fio de azeite. Coloque o arroz integral, junte 6 xícaras de água e deixe cozinhar. Antes da água secar completamente junte o tomate picado, as passas, as azeitonas, o frango. Ajuste o sal. Depois de cozido junte as nozes. Monte num prato e decore com as tiras de manga.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

25


VIVA SAUDÁVEL

PELAS NUTRICIONISTAS: MARYNA CASTRO TICYANA FALCÃO MORGANA ROLIM

Mindful eating:

comer de forma consciente Mindful eating é um método de atenção plena no momento da refeição que pode transformar a sua relação com a comida

A

técnica, trabalhada pela Nutrição Comportamental, traz o “cultivo” da atenção totalmente voltada para a alimentação, que pode vir desde o preparo da refeição até o momento em que você está sentado à mesa, “sentindo” por completo cada alimento, observando e percebendo além do sabor, cor, textura, aroma e até o som que o alimento tem no ato da mastigação. Essas percepções nos levam a fazer, cada vez mais, melhores escolhas na hora de alimentar-se. Aqui, não há proibições nem extremismos, mas estratégias que possam nos trazer ao momento presente na hora das refeições, sem distrações (como TVs, celulares, eletrônicos e etc). Com as essas estratégias é possível ir se afastando

de ansiedades, tensões, compulsões e o “comer por comer”. Por isso, o método é usado também para tratar distúrbios alimentares. É a verdadeira “conexão com a comida”, pois pensamentos e emoções entram em cena. Para isso, saber distinguir a fome física da fome emocional é essencial. “Escutar” o que o próprio corpo diz e respeitá-lo, leva a fugir de radicalismos alimentares e, também, a fazer escolhas mais conscientes como por exemplo, optar pelo alimento que proporcione bem-estar ao seu organismo e até mesmo ter controle em relação à qualidade e quantidade destes alimentos. Tudo isso causa um processo natural onde saciedade e satisfação acabam “caminhando de mãos dadas”.

DICAS:

1. Evite comer rápido. A conexão, mastigação e saciedade feitas pelo cérebro demoram. Por isso, mastigue bem os alimentos, coma com calma e respire entre cada mastigação. 2. Aprecie sabor, aroma e textura dos alimentos. Evite comer por comer. Conecte-se com esse momento, sinta o prazer de realizar a refeição. 3. Mantenha-se bem alimentado e “escute” o seu corpo. Aprenda a distinguir que tipo de fome você tem e a ser um meio termo. Permita-se sentir prazer, evite a restrição, mas também aprenda a ter o autocontrole da gula e da compulsão. O autoconhecimento (conhecer o funcionamento do próprio corpo) é ferramenta fundamental para assumir o controle dos próprios atos e hábitos alimentares. Obtém-se isso com a prática de conexão consigo mesmo. Vamos dar mais atenção à nós e à nossa alimentação?

26

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


ONDE IR

ESPECIAL FRUTOS DO MAR

Guarderia instagram@guarderiabrasiloficial A barraca fica na Praia do Futuro e é a cara da turma do velejo. O camarão na pedra de sal do Himalaia é uma das opções mais pedidas. Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 4451

Misaki instagram@misakirestaurante Restaurante Japonês contemporâneo. O destaque é o Senseshon, o combinado mais pedido da casa. São 32 peças de puro sabor e inovação preparadas com muito requinte. Endereço: Av. Des. Moreira, 1011

28

Jardins do Alchymist instagram@jardimdoalchymist Fusão de receitas italianas e cearenses, usando produtos locais, em casa elegante e descontraída com jardim. Um dos destaques é o prato Risotto de frutos do mar. Endereço: R. Barão de Aracati, 801 Meireles

Restaurante Zoi instagram@colosso.fortaleza Localizado dentro do complexo do Colosso Fortaleza, tem influência na cultura grega e traz elementos que mesclam com alguns ingredientes da culinária regional nordestina. Uma das opções mais deliciosas é Peixe Grelhado Clássico, composto por peixe, jerimum amassado, pimentão amarelo, espinafre, cebola grelhada, queijo feta, amêndoas e regado à muito azeite grego. Endereço: Rua Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n – Edson Queiroz

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

O Mar Menino instagram@omarmenino Cardápio de Cozinha de Denominação de Origem Cearense (DOC) para você comer o que o nosso Estado tem de melhor. Na foto, Camarão em molho de moqueca com farofa de maracujá. Endereço: Av. Barão de Studart, 1043.

Restaurante Pipo instagram@restaurantepipo Gastronomia clássica em menu à la carte, carta de vinhos e ambiente elegante com decoração sóbria e moderna. Um dos pratos mais pedidos é a tradicional Paella de frutos do mar. Endereço: Rua São Gabriel, 399 - São João do Tauape


Açúcar: 0% Culpa: 0% Saúde: 100%

Doce sem nenhum tipo de açúcar? Você só encontra aqui. DELIVERY: 3032.4040 | 98782.4787 | fitstopshakeria


ALIMENTAÇÃO

Opções de pré e pós-treino para otimizar seus ganhos A

alimentação no pré-treino é fundamental para ter energia para realizar os exercícios. De nada adianta se alimentar bem durante o dia e não se alimentar adequadamente depois das atividades físicas. A nutricionista Luciana Radeke reforça que a alimentação deve ser de qualidade durante todo o dia, porém, Luciana Radeke, no período de prénutricionista -treino e pós- treino é possível potencializar os ganhos com os alimentos específicos. A nutricionista destaca que cada pessoa tem necessidades e objetivos diferentes, por isso a dieta deve ser individualizada. Essas são opções para dietas balanceadas e pessoas que já são praticam atividades física regularmente. "A individualidade é muito importante. Cada pessoa tem uma peculiaridade e um objetivo diferente, portanto, antes de passar qualquer tipo de dieta é preciso conversar e analisar cada caso", reforça Luciana.

O shake é rico em vitamina C, potássio, betacarotenos (que têm função de proteção solar) e antioxidantes. A acerola é rica em vitamina C e atende à recomendação diária que precisamos da vitamina no organismo. Por ser rica em nitrato, a beterraba tem efeito ergogênico que melhora a vasodilatação e a performance esportiva. OPÇÃO 2 Banana amassada + pasta de amendoim + canela + cacau em pó A fruta é rica em potássio e a pasta de amendoim é energética. A canela e o cacau são vasodilatadores e ajudam a dar um gostinho especial na mistura. OPÇÃO 3 Coco seco + passas + banana Rico em gorduras boas, o coco fornece energia de forma rápida para o organismo graças ao . Rico em potássio, cálcio e ferro. Previne contra câimbras. De acordo com a nutricionista, depois de qualquer atividade física, o ideal é que o pós-treino tenha alguma fonte de proteína para que a recuperação muscular seja mais rápida.

Procure um profissional da nutrição para fazer um plano alimentar que se adeque às suas necessidades e objetivos.

PRÉ-TREINO:

OPÇÃO 1 Uma beterraba pequena (de preferência cozida) + 1 / 2 cenoura pequena + polpa de acerola + limão + hortelã + 1/2 medidor de proteína vegetal ou whey protein + 1 colher sobremesa de moringa em pó. 30

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

PÓS- TREINO

Açaí batido + meia banana + scoop de proteína + gengibre + limão

O açaí é um excelente pré e pós treino! A fruta é super energética e rica em antioxidantes que ajudam a diminuir a fadiga após as atividades físicas.

A água de coco é uma ótima opção para depois do treino porque repõe os eletrólitos, que são fontes de energia imediata. Após os treinos as refeições sólidas devem ter opções de proteínas como ovos, frango e carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce. Crepiocas recheadas com frango, ovos e acompanhadas de salada também podem ser ótimas opções para um pós-treino.


QUALIDADE DE VIDA

O mar como espaço de vida saudável Tá estressado? Pratique esportes aquáticos!

O

mar tem o poder de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Estudos científicos comprovam o que há milhares de anos é vivenciado por várias pessoas ao redor das cidades litorâneas: pessoas que vivem próximo ao mar são mais felizes. As modalidades aquáticas como kitesurf, surf e Stand Up Paddle são ótimas formas para se desestressar. Os esportes aquáticos proporcionam um maior contato com a natureza e a integração entre os seus praticantes, além de proporcionar um ótimo o condicionamento físico.

DICA ESPERTA!

Daniela veleja há dois anos e

encontrou no mar uma forma de se exercitar e relaxar.

ACADEMIA AO AR LIVRE

Benefícios dos esportes aquáticos Ajuda a esquecer o stress do dia-a-dia Melhora a coordenação motora e a agilidade Ajuda no trabalho de cardio, fortalece os músculos Desenvolve maior equilíbrio Fortalecimento e tonificação dos músculos das pernas, braços, abdômen e glúteos.

A dentista Daniele Miranda pratica kitesurf e encontrou no esporte aquático uma forma de desestressar. "Na hora do velejo, qualquer sentimento negativo desaparece e fica a sensação de bem estar pleno. A satisfação pessoal e a alegria tomam de conta, somados a energia que o mar proporciona. A cada evolução na prática do esporte, me sinto abençoada. Hoje não consigo imaginar minha vida sem ir para o mar” conta a dentista.

32

A arquiteta Raquel Lessa defende o surf como estilo de vida e reforça: "com o surf eu consigo me desconectar do mundo. No mar eu consigo ter uma noção maior da grandeza da natureza e consigo me conectar com coisas boas".

A nutricionista Olga Eveline é praticante de kitesurf e dá dicas sobre nutrição para a turma dos esportes aquáticos. A principal dica é a hidratação. "Muitos praticantes esquecem de se hidratar e acabam tendo câimbras que podem se tornar perigosas quando se estar no mar", alerta a nutricionista. É importante se alimentar pelo menos uma hora antes de entrar no mar. A Banana é um alimento prático e uma ótima opção para pré-treino. O açaí também é uma boa fonte de energia, mas lembre de não exagerar na granola. Já para o pós-treino, a nutricionista recomenda uma refeição mais completa contendo todos os macronutrientes. Exemplo: Uma tapioca de frango com azeite, um sanduíche de carne ou um peixe grelhado com salada.

Kaline Macedo ama fazer Stand

Up Paddle (SUP) e seu point preferido é na Kayakeria, point que além do serviço de aluguel de pranchas e aulas de SUP também oferece passeios de canoa havaiana.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Olga pratica kitesurf e sempre que

faz downwind garante sua hidratação dentro e fora d'água.


CREME ENERGÉTICO. AMENDOIM, CASTANHA GINSENG, MARAPUAMA E GUARANÁ. QUEM ENTENDE DE ENERGIA APROVA.

R. Leonardo Mota, 1477 | Loja 8 - (Jamboo Mall) Aldeota | Fortaleza - CE /queromaisacaioficial


QUALIDADE DE VIDA

Estilo de vida sau não sai de moda A digital influencer fashion Edith Gomes conta como sua vida mudou e seu corpo ficou mais musculoso

A

O MUAY THAI É O MELHOR AERÓBICO DA VIDA.

cearense Edith Gomes é apaixonada por moda e se destaca como digital influencer ao mostrar todas as tendências, looks, makes e dicas do mundo fashion nas redes sociais. As produções super elaboradas da Designer de moda estampam o feed do Instagram dela e diversas campanhas publicitárias em Fortaleza. Há oitos anos, Edith produzia conteúdo para seu blog de moda. Os acessos foram se multiplicando e ela passou a ser referência fashion na cidade. Com o tempo e as mudanças nas plataformas digitais, as produções de foto que ela fazia para mostrar seus looks e makes foram ganhando força e destaque. Hoje, Edith é referência no mundo da moda, mas também ostenta uma audiência que além de seguir seu conteúdo fashionista, busca se inspirar no seu estilo de vida saudável.

34

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


audável Ela conta que além de publicar seu trabalho sobre moda, passou a compartilhar os registros da sua mudança de lifestyle, como as etapas da sua reeducação alimentar e sua entrada no mundo fitness. A mudança começou há quatro anos quando Edith começou a praticar Crossfit e decidiu fazer uma alimentação mais regrada. De acordo com Edith, ela era sedentária e odiava treinar. A mudança de hábitos impactou positivamente a digital influencer que afirma: "não consigo mais ficar um dia sem treinar”. "Tudo aconteceu quando comecei a fazer Crossfit. Eu ia todo dia. Fui acompanhada por um nutricionista e depois passei a notar os resultados. Isso foi me motivando". Em maio deste ano, a digital passou a ser acompanhada pela médica ortomolecular Tayná Athayde. "Sempre tive dificuldade de ganhar massa muscular. Eu pesava 54 quilos, mas depois que passei a ter esse acompanhamento, ganhei mais músculos em pouco tempo", revela. Edith era a famosa "falsa magra". De acordo com a médica, a digital influencer aparentava ser magra, mas sua composição corporal era muito mais gordura do que músculos. Depois de acompanhamento médico, reeducação alimentar e uma rotina mais pesada de treinos, Edith perdeu muita gordura e ganhou 5 quilos de massa muscular. Até o período de produção da matéria, ela pesava 60 quilos. Segundo a Dra. Tayná, a mudança no corpo da influenciadora foi possível após ajustes dos níveis hormonais, melhoria da qualidade do sono e um melhoramento do trato intestinal.

O muay thai faz parte da rotina de treinos de Edith Gomes há dois anos.

A alimentação regrada não era o forte da cearense. "Eu me alimentava muito mal, mas depois de ter uma reeducação alimentar e um acompanhamento médico, passei a incluir até grão de bico, lentilha, brócolis e verduras. Alimentos que não faziam parte do meu cardápio". O bom exemplo de alimentação reverberou em casa também. Yan é filho de Edith e segue os passos da mãe. "O meu filho segue meu exemplo. Aqui em casa não entra refrigerante e Yan ama verdura. Ele não dá trabalho para comer essas comidinhas mais saudáveis.", conta a mãe orgulhosa. Até para treinar a musa fashion combina os melhores looks.

LOOK FITNESS BY

LIVE!

Treino muito, libero endorfina e nao me estresso. Eu fico tão bem quando vou treinar que quero treinar todo dia.

TREINOS

Há dois anos, ela incluiu a musculação e o muay thai na sua rotina de treinos. "Se me deixar passo o dia todo na academia. Hoje eu treino porque realmente eu amo. O muay thai é o melhor aeróbico da vida. O corpo fica muito diferente. A luta seca muito rápido", afirma Edith.

REDES SOCIAIS

Edith Gomes é referência cearense na moda e tem atualmente mais de 220 mil seguidores. "O meu estilo de vida é mais saudável e por isso eu coloco tudo na rede. É o meu real life, falo sobre tudo do meu universo: moda, estilo de vida saudável, empoderamento e tudo que acredito”, reforça. Sobre o poder das redes sociais e o impacto que ela causa em seus seguidores, Edith reforça que se sente lisonjeada ao influenciar positivamente as pessoas e afirma: "qualquer mudança de estilo tem que ser feita para você e por você. Tem que ser algo que você queira realmente mudar para você se sentir bem. Tem muita gente que muda por conta da opinião dos outros e isso vira algo sofrido, um peso. Nada que é obrigação, que não é natural, vale a pena. Quando você muda por você isso te faz feliz de verdade e é isso que importa".

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

35


FACILITE SUA VIDA

FACILITE SUA VIDA E A DO PLANETA! Cuide da sua higiene íntima de forma sustentável 1. COLETOR MENSTRUAL

3. SUTIÃ PARA AMAMENTAÇÃO

O coletor menstrual é um dispositivo em formato de copo, usado no canal vaginal, em uma posição mais baixa do que um absorvente interno, que funciona como um recipiente do fluxo menstrual ao invés de absorvê-lo. Ele é reutilizável, hipoalergênico e feito de silicone de grau médico. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 38,90

Ideal para as mamães no período de aleitamento, pois tem tecidos tecnológicos, à prova d'água e antibactérias. O design facilita também o momento de amamentação e ainda evita os vazamentos de leite. Onde encontrar: www.pantys.com.br Preço: R$ 150

2. CALCINHA ABSORVENTE

VOCÊ SABIA?

Cada mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais ao longo da vida, o que propicia o uso de 10 a 12.000 absorventes padrão, em média. Ao descartar o uso do produto, é possível diminuir até 180 kg de lixo, que levam 500 anos para se decompor.

As calcinhas absorventes são reutilizáveis, hipoalergênicas, veganas, modernas e super higiênicas. A peça tem tecido de secagem rápida, à prova d'água, respirável e anti-bactérias. Com duração de até 50 lavagens, as calcinhas dispensam 500 absorventes descartáveis em 1 ano de uso, o que equivale a menos 4000g de lixo. Onde encontrar: www.pantys. com.br Preço: R$ 75 à 95

4. ABSORVENTE REUTILIZÁVEL Com formato anatômico e com ajuste por botões, o absorvente reutilizável proporciona um melhor encaixe e conforto. São feitos com algodão orgânico, revestidos por um tecido impermeável e macio. Além disso, são laváveis e totalmente livres de componentes químicos. Onde encontrar: www.loja. bebesecologicos.eco.br Preço: R$ 60,00

36

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

5. PARA OS BEBÊS: FRALDA ECOLÓGICA A fralda ecológica tem tecido super absorvente fixado e garante rápida secagem. A forma é feita para bebês de 5 a 17 kg, peso equivalente à idade de uso dos 3 meses até o desfralde. Onde encontrar: www. korui.com.br Preço: R$ 22,50


A GREENLIFE ESTÁ EM DIVERSOS CANTOS DA CIDADE E CADA VEZ MAIS PERTO DE VOCÊ.

OFERECEMOS A VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA UMA EXCELENTE ESTRUTURA, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, ALÉM DE ATIVIDADES EXCLUSIVAS E ESPAÇOS KIDS.

www.greenlifeacademias.com.br


TREINO POWER

TREINO RÁPIDO COM MINI BANDS PARA TORNEAR O CORPO Nossa convidada foi a Marcela Macedo (@marcelamacedor) que topou e aprovou o treino com a coach crossfiter Cristiani Sousa (@crys_gl) do Galpão Central do Corpo (@galpaocentraldocorpo)

Marcela Macedo (@marcelamacedor)

Cristiani de Sousa @crys_gl Cref 004793-G/CE

EXERCÍCIO 1 ABDUÇÃO DE QUADRIL COM JOELHO FLEXIONADO

Com a Mini Band posicionada acima do joelho, faz o movimento de adbução sem descolar os calcanhares. Depois, mantém a perna esticada e separada por até 10 segundos. 3 séries de até 15 repetições.

EXERCÍCIO 2 ABDOMINAL SUPRA CURTO

Posicionando a bola grande na cadeia posterior das suas pernas com os joelhos flexionados, execute o movimento de transferência para as laterais. 3 Séries de até 15 repetições.

38

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


EXERCÍCIO 3

EXERCÍCIO 4

ATIVAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES 1

ATIVAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES 2

Coloque a mini band na ponta dos pés. Em posição de prancha, com os mãos apoiadas e as pontas dos pés tocando o chão, estique a perna sem dobrar o joelho e faça a extensão de quadril.

Deite em colchonete coloque a mini band na ponta dos pés em seguida posiciona os dois calcanhares em cima de um banco, eleve o quadril ficando com o corpo ativo.

3 Séries de até 15 repetições.

em seguida troca.

Faça a flexão do joelho e mantenha perto do peito por 3” e

EXERCÍCIO 5 ABDOMINAL

Com o abdômen para cima, braços apontados para o teto e joelhos flexionados, execute o movimento de abdominal. As mini bands devem ficar esticadas durante todo o exercício. 3 Séries de até 15 repetições.

Encontramos as mini bands na Studim Fitness (@studiumfitness)

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

39


ACESSÓRIOS E NOVIDADES PARA

CORRIDA

AIRPODS APPLE

TÊNIS ADIDAS ULTRA BOOST

Por ter um amortecimento responsivo, o UltraBoost é perfeito para quem curte uma corrida ao ar livre! Além disso, o material oferece elasticidade, suporte e ajuste natural durante a corrida. O solado emborrachado proporciona estabilidade, aderência e tração em qualquer superfície. Onde encontrar: Centauro Preço: R$ 799,99

O fone de ouvido sem fio é uma super novidade e muito útil para quem corre. Quando você tira do estojo de carga, eles ligam sozinhos e se conectam ao seu iPhone, Apple Watch, iPad ou Mac(1). É só colocar no ouvido que o som começa a tocar automaticamente, e para quando você tira! Onde encontrar: Apple Preço: R$ 1.499,00

VISEIRA LIVE!

CAMISA COM PROTEÇÃO UV

Antes da corrida, não pode esquecer de se proteger! A Solar Extreme UV New Dry Flúor possui proteção uv FPU 50, além de mangas com comprimento suficiente para garantir a mobilidade e a proteção UV por toda a extensão do braço. Pode ser usada para todas as atividades esportivas, sendo ao ar livre ou não, até mesmo na água. Malha super ventilada, de fácil lavagem e secagem rápida. Onde encontrar: www.extremeuv.com.br Preço: R$ 59,88

40

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Proteja seu rosto do sol! A viseira possui bordado e regulagem de tamanho, perfeita para acompanhar o treino na academia ou a corrida. Onde encontrar: Live! Fortaleza - Av. Dom Luis, 1075 Preço: R$ 79,90

POCHETE NIKE RUNNING

Compacta com diversos bolsos para manter os seus itens por perto, onde quer que você treine. A cintura ajustável com fivela e permite o ajuste e conforto durante o transporte. Onde encontrar: Nike Preço: R$139,90


EXPERIENCE 2019

SOMOS APAIXONADOS POR MODA, SAÚDE E BEM-ESTAR LIVE! É UM ESTILO DE VIDA. JUNTE-SE A NÓS!

LIVE! FORTALEZA LOJA 1: AV. DOM LUIS, 1075 LOJA 2: SHOPPING RIOMAR - L2 LOJA 3: SHOPPING IGUATEMI - 255A LIVEFORTALEZA


NA PRATELEIRA

Dela

Loira platinada e poderosa

1

10 TOP

DAS MÁSCAR AS MATIZADORA S QUE DEIXAM SEU CABELO UM L UXO

2

1. Le Cliqué Matizador Violette Onde encontrar: www.lecliqueexpress.com.br Preço: R$ 88,10

3

2. L'Oréal Professionnel Shine Blonde Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 228,90

3. Inoar Absolut Speed Blond Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 42

4. Yellow Off - Máscara Matizadora

6 4

Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 42

5

5. Máscara Loira de Farmácia Matizador

Onde encontrar: www.americanas.com.br Preço: R$ 32,50

6. Máscara Matizadora Secrets Professional Platinum Onde encontrar: www.beleza.com.br Preço: R$ 67

7

8

7. Máscara de Tratamento Haskell Ametista Onde encontrar: www.americanas.com.br Preço: R$ 30,90

8. K.Pro Special Silver Blond Special Blond Masque

Onde encontrar: www.beleza.com.br Preço: R$ 153,90

9. Máscara Matizadora Niely Gold Louro Absoluto

9

10

Onde encontrar: www.lojasamericanas.com.br Preço:R$ 29,00

10. Máscara Capilar Matizadora Amend Specialist Blond Onde encontrar: Extra Preço:R$ 28,90

42

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Brilhe sem esforço

Os iluminadore sq vão dar aquele ue glo adicional e deix w ar sua produção aind a

MAIS POD

EROSA

1 1 Mineralize Skinfinish Lightscapade - MAC

A textura acetinada e brilhante que deixa a pele radiante e iluminada a longa duração. Onde encontrar: MAC Cosmetics Shopping RioMar Fortaleza Preço: R$ 168,90

2 Pó Iluminador Marmorizado Aquarela - Natura 2

Aplique no rosto e no colo, dando um tom bronzeado e magnífico para sua pele. Onde encontrar: www.rede.natura.net Preço: R$ 48,90

3 Master Strobing Stick Light Iridescent - Maybelline 4

3

A fórmula cremosa garante maior aderência à pele. O formato em bastão facilita a aplicação e ainda fica muito melhor para você carregar na bolsa! Onde encontrar: Maybelline - Shopping Del Paseo Preço: R$ 59,90

4 Paleta The Manizer Sisters - The Balm

Brilho em dose TRIPLA! A paleta iluminadora possui acabamento cintilante, com textura leve e suave para destacar seu tom de pele. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 158,90

5 Pallete Iluminadora - Lavoisier 5

Desenvolvida em parceria com o maquiador Lavoisier, a paleta em quatro cores faz parte de uma linha exclusiva de alta performance para você arrasar na make estilo profissional. Onde encontrar: www.loja.eudora.com.br Preço: R$ 79,99

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

43


NA PRATELEIRA

Dele

Top 7

DOS DESODORANTES PARA OS PÉS

1

3

2

Fragrância e proteção perfeita 1. Desodorante Antisséptico Tenys Pé Baruel Jato Seco

4

Onde encontrar: Netshoes Preço: R$ 15,90

2. Desodorante spray para os pés antibacteriano Mate Verde Natura

5

Onde encontrar: www.natura.com.br Preço: R$ 65,00

3. Desodorante Gillette Antitranspirante Spray Ultimate Fresh Onde encontrar: Drogasil Preço: R$ 13,75

4. Desodorante para os Pés Aerossol Adidas Onde encontrar: Extra Preço: R$ 14,50

5. Adidas Desodorante Masculino Aerosol para os Pés Footcare Protect Onde encontrar: Drogasil Preço: R$ 17,80

6. Desodorante Aerossol para os Pés Baxpé Mentol Onde encontrar: Drogaria.net Preço: R$ 13,16

7. Desodorante para os Pés Sr. Suil Men's Club Onde encontrar: Walmart Preço: R$ 29,90

44

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

6

7


TESTAMOS

Clareamento dental: sorriso mais bonito e saudável Autoestima e saúde bucal andam juntas

O

STA TE D

POR NATÁLIA FONTELES

A

PR

O

clareamento dental é o procedimento mais indicado para quem quer conquistar um belo sorriso. Por motivação pessoal, decidi fazer o clareamento dentário e procurei as melhores referências e técnicas para alcançar dentes mais brancos. O tratamento foi feito com a cirurgiã-dentista Dra. Luciana Galvão, que mostrou o passo a passo e explicou o que é mito e verdade sobre o procedimento. O clareamento é feito com a união de duas técnicas: clareamento feito no consultório onde se que utiliza luz de led e é feito em até 3 sessões + Clareamento feito em casa (seguindo as orientações da dentista) com o uso de moldeiras especiais que recebem o gel clareador.

CUIDADO! CUIDE DA SUA SAÚDE BUCAL COM QUEM ENTENDE! O clareamento dental deve ser realizado apenas por dentista especialista na técnica.

46

OVA D O

Dra. Luciana Galvão aplicando o produto para clarear os dentes

PRIMEIRA SESSÃO NO CONSULTÓRIO:

Após uma avaliação criteriosa da condição da gengiva e dos dentes, é confeccionada a moldeira que será usada após a primeira sessão de clareamento feito no consultório. A profilaxia é feita nesse primeiro momento. Logo após, a dentista aplica

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

um produto para proteger a gengiva e em seguida, uma luz de led para potencializar o clareamento. O próximo passo é a aplicação de peróxido de hidrogênio a 35% na superfície dos dentes e deixar agir por cerca de 30 a 40 minutos. De acordo com a dentista, o produto age produzindo bolhas de oxigênio que atuam no clareamento dos dentes. A dentista destaca que só o clareamento com led (ou a laser) feito no consultório não apresenta resultados tão satisfatórios. O mais indicado é o uso das duas técnicas. Dra. Luciana destaca que o paciente deve fazer o clareamento no consultório e usar a moldeira com o gel em casa seguindo as orientações do dentista para ter bons resultados e alcançar o tom de branco ideal de forma segura.

CLAREAMENTO EM CASA:

Após a primeira sessão, a indicação é usar a moldeira com gel em pequena quantidade no período da noite. "o melhor horário para usar a moldeira é antes de dormir, período em que não há tanta produção de saliva e em que o produto fica em mais contato com os dentes", afirma a dentista.


Mitos e verdades

Aplicação da luz de led para potencializar o clareamento. O procedimento é indolor.

A parte verde é a proteção usada na gengiva. A parte roxa é o produto que liberar as bolhas de oxigênio responsáveis pelo clareamento na superfície do dente.

O clareamento dental aumenta a sensibilidade dos dentes? VERDADE Os produtos químicos utilizados no clareamento dental são ácidos e por isso causam sensibilidade, porém, quando há supervisão de um profissional, a aplicação se torna totalmente segura. Para diminuir o incômodo, é aconselhado o uso de creme dental específico para dentes sensíveis. Bebidas como açaí, vinho, refrigerante café devem ser evitadas porque interferem na cor do dente durante o processo do clareamento. MITO Eles devem ser evitadas pois são bebidas ácidas podem causar maior sensibilidade nos dentes e não porque vão escurecer ou interferir na cor do dente. O clareamento altera as restaurações existentes MITO Com os dentes mais brancos, as restaurações de amálgama ficam mais evidentes e isso causa uma desarmonia estética. Neste caso a troca das restaurações antigas por de resina é o mais indicado.

Aplicação da luz de led em ação com o produto que libera as bolhas de oxigênio. Processo é essencial para que o produto penetre mais na superfície do dente

DURAÇÃO DO TRATAMENTO:

3 sessões no consultório e uso de moldeira em casa durante todos os dias conforme as prescrições feitas pelo seu dentista. O intervalo entre cada sessão de consultório é de 7 a 10 dias.

CONTRA-INDICAÇÕES:

Grávidas e mulheres que estão amamentando.

Riscos de clareamento feito sem a supervisão de um dentista: Danos causados no esmalte do dente gengiva inflamada retração de gengiva (reversível apenas com enxerto) Inflamações na bochecha e nos lábios Piora dos casos de gastrite e úlcera gástricas Alta sensibilidade nos dentes

O clareamento com carvão pode causar danos nos dentes VERDADE Esse método não é indicado pois pode danificar o esmalte do dente. O clareamento de consultório estraga o esmalte dos dentes MITO Os produtos usados pelos profissionais não causam nenhum dano à estrutura do dente pois agem apenas removendo os pigmentos corantes que estão na superfície dos dentes. O método mais eficaz é o clareamento a laser MITO O clareamento a laser tende a clarear os dentes mais rapidamente, porém possui menor poder de penetração no dente. A melhor técnica é a combinação entre o clareamento feito no consultório e o uso de moldeira com gel em casa.

ANTES:

DEPOIS:

DEPOIS: Dra. Luciana e Natália Fonteles após a primeira sessão no consultório. Dentes muito mais brancos e um sorriso mais bonito.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

47


BELEZA

O poder das máscaras de argila Entenda a diferença entre os tipos de argila e saiba qual o melhor para deixar sua pele impecável! VERDE

PRETA

Queridinha entre as celebridades, a tradicional argila verde é a mais indicada para peles acneicas, pois auxilia no controle da oleosidade, limpa e esfolia todo o rosto. Além disso, possui ação bactericida, combate cravos e espinhas, atenua manchas e absorve toxinas benéficas para a saúde da cútis. Dica: Máscara Facial Detox Iluminadora Argila Pura L’oreal

A argila preta é indicada para quem sofre com oleosidade excessiva. Ela serve como um detox intenso para a pele, clareia manchas e ainda possui ações anti-inflamatória e antioxidante.

DOURADA A argila dourada é super indicada para peles maduras que necessitam de maior tonificação. Além disso, auxilia na circulação sanguínea e possui efeito tensor.

BRANCA A argila branca é rica em alumínio e possui pH similar ao da pele, o que ajuda a estabilizá-lo. Tem ação cicatrizante e suavizante, absorve a oleosidade, revitaliza e hidrata a pele, ajudando na remoção de manchas.

VERMELHA A ação da argila vermelha é prevenir o envelhecimento da pele. Por ser rica em cobre e óxido de ferro, ela promove uma melhor respiração das células e mais elasticidade para a pele. Dica: Máscara de Argila Vermelha Antissinais Quintal

48

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Argila em pó: como usar Além das máscaras de argila já prontas, você pode comprar a argila em pó e fazer em casa. É bem simples: misture o produto com água até atingir uma consistência mais cremosa e depois aplique em todo o rosto. Deixe agir por 15 minutos e retire com água, sem esfregar. Para as peles mais secas, o ideal é aplicar um creme hidratante após retirar a máscara.

ATENÇÃO!

O uso de argila não é indicado para peles extremamente sensíveis (Pele com rosáceas ou que apresentam problemas cutâneos diagnosticados).


FIQUE DE OLHO!

Separamos os esmaltes que vão fazer a diferença no seu visual nesse verão!

UNHAS METALIZADAS EFEITO GLITTER - RISQUÉ DISCO DE OURO

Perfeito para quem adora sair e brilhar por onde passa! A fórmula promove secagem rápida e longa duração, além de ser hipoalergênico. Onde encontrar: www.epocacosmeticos.com.br Preço: R$ 3,99

METÁLICO RISQUÉ DE ROSÉ COM A VIDA

FRENTE CHIQUE BRISA ANA HICKMANN

Cansada do nude basiquinho? Achou seu novo esmalte! O perolado dá um tom diferenciado e cheio de estilo. Onde encontrar: www.submarino.com.br Preço: R$ 3,99

ESMALTE MINI COLORS METROPOLITAN COLLECTION

O tom clarinho com brilho dá o toque metálico e delicado. Onde encontrar: Americanas Preço: R$ 2,99

Para um ar de sofisticação, unhas douradas e incríveis. Onde encontrar: www.thebeautybox.com.br Preço: R$ 30,90

EFEITO GLITTER - RISQUÉ GRANULADO ROSÉ

ALESSANDRO INTERNATIONAL NAIL POLISH SILVER MOON

Partículas de glitter rosinhas? Quero! Onde encontrar: www.epocacosmeticos.com.br Preço: R$ 3,99

Unhas metalizadas na cor prata para quem gosta de ousar! O esmalte garante uma cor intensa devido à absorção de raios UV que sua fórmula especial proporciona. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 28,90


PAIS & FILHOS

Incentivar a autoestima na criança gera uma fase adulta mais segura Estimular o amor próprio na criança e é um dos passos para torná-la mais confiante e com mais empatia

A

autoestima é um conceito individual, que reconhece e constrói a personalidade de cada um ao longo da vida. Na infância, os pais e educadores têm um papel fundamental nesse processo, estimulando o equilíbrio interior e proporcionando um ambiente familiar saudável, com amor e respeito. “Primeiro temos que entender a autoestima como um valor pessoal, uma avaliação interna que a própria criança faz de si. Com o tempo, ela vai entendendo que é capaz, que é impor-

tante para os outros. Quando isso supera as vivências negativas, a criança é capaz de se desenvolver sem tantos limites, com um impulso maior para crescer e explorar habilidades”, explica a psicoterapeuta de crianças e adolescentes Tamara Maia. Para que os pais contribuam positivamente para a construção da autoestima, Tamara aponta a necessidade de estimular a autonomia, criando uma linha tênue entre a liberdade concedida e a autoridade parental. “A primeira atitude é confiar que a criança é capaz de aprender, dar autonomia. Além disso, é importante ser claro e coerente com os limites. Muitas vezes, os pais acham que quando limitadas, as crianças vão ter algum problema na autoestima, mas não, é o contrário. Elas precisam se sentir seguras, que alguém ali é o maestro da orquestra, e o limite ajuda a ter essa base”.

Tamara Maia, psicoterapeuta de crianças e adolescentes

52

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Combatendo o preconceito: coragem é o caminho Um exemplo de como o amor dos pais é essencial para o autoconhecimento das crianças é a história da Fabiana Barbosa e da filha, Isabella Barbosa, de 11 anos. O apoio da mãe fez toda a diferença quando Isabella, aos nove anos, optou por assumir os cachos e ir contra todo o preconceito que enfrentava. “Eu estimulo a autoestima dela ensinando como cuidar dos cabelos, elogiando, sempre dando força pra ela assumir o cabelo”, afirma Fabiana. Isabella não sentia o cabelo como parte de sua identidade. Foi aí que a estudante tomou a decisão, com o suporte total da mãe. “Parei de alisar meu cabelo porque não gostava de passar a manhã inteira no salão. Também não gostava do meu cabelo liso porque era diferente do cabelo das minhas amigas. Não sentia que aquele cabelo era meu”, relembra Isabella. Para a mãe, a mudança nos cabelos simbolizou um marco para a construção da identidade e do amor próprio de Isabella, demonstrando coragem e personalidade individual. “Acho que ela foi muito forte no período da transição. Foi um ano de processo. Todo mundo elogiava o cabelo de escova, mas mesmo assim, ela tomou a decisão sozinha, chegou na cabeleireira e pediu para cortar curtinho”, conta. Para fazer a transição, Isabella buscou o salão especializado em cabelos cacheados e crespos, Blendkashos. A responsável pelo corte foi a cabeleireira e idealizadora do salão, Nági Beserra. “Trabalhar com criança é tirá-las de fazer química por falta de conhecimento. A minha missão é o retorno às origens. Quando há conhecimento, deixa de

Isabela recebeu apoio total da mãe Fabiana para assumir sua real beleza.

Antes e depois da transição capilar de Isabela.

Isabela é uma menina muito mais segura de si e feliz depois que assumiu seus cabelos cacheados.

ter o problema, passa a ser hábito, algo rotineiro. E isto nós ensinamos na Blend, está é a herança que quero deixar, a segurança de viver livre, corpo e alma”, declara. Nági acompanhou toda a transformação de Isabella, encantada com o empoderamento da menina e se encorajando junto. “Isabella sentou na minha cadeira e pediu pra cortar toda a química. Isto a gente chama de BC (big chip). Eu não poderia ir cortando aos poucos, teria que ser de uma vez e a Isabella topou. Eu prometi que quando cortasse tudo, ela teria o cabelo de volta. E foi o que aconteceu. O sorriso mais lindo floresceu. Surge aí uma criança livre e feliz, com a auto estima elevada”, conta a cabeleireira. Hoje, dois anos após o início da transição, Isabella mantém os cuidados e cultiva um cabelo saudável e natural. A mãe garante que a mudança foi para melhor: “ela mudou a fisionomia após assumir os cachos. Se sente mais natural, mais ela, mais livre”.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

53


CLÍNICA GERAL

Síndrome Metabólica: a consequência dos excessos Os efeitos negativos começam pela resistência insulínica e podem comprometer todo o organismo

A

Síndrome Metabólica descreve uma série de problemas de saúde que afetam o metabolismo e se manifestam como fatores de risco para o organismo. A doença é comumente relacionada à obesidade, contribuindo para o surgimento de doenças graves, como câncer e diabetes. Também conhecida como síndrome de resistência insulínica, o distúrbio compromete a ação da insulina nos tecidos. Segundo a médica ortomolecular Maryna Landin, isso afeta negativamente a saúde ao obrigar o pâncreas a produzir mais quantidade que o normal de insulina para manter o organismo funcionando. Consequentemente, isso aumenta o nível de insulina no sangue.

ATENÇÃO AOS EXAMES! Ganho de peso, cansaço, tonturas, dores articulares, dificuldade para dormir, alterações menstruais nas mulheres e perda da libido em homens são alguns dos principais sintomas externos da síndrome. No entanto, é necessário manter uma rotina de exames para acompanhar o andamento das alterações causadas no organismo pelo problema internamente.

54

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


PRINCIPAIS INDICADORES DE RISCO DA SÍNDROME METABÓLICA:

„„ Baixo HDL ("bom colesterol") - Em homens menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl. „„ Triglicerídeos elevado (nível de gordura no sangue) - 150mg/dl ou superior „„ Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão „„ Glicose elevada - 110mg/dl ou superior. Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Por conta do desenvolvimento do problema no organismo, esses sintomas podem indicar não só a síndrome, como Maryna Landin , também outras domédica ortomolecular enças graves. “A síndrome metabólica é a grande causa de absolutamente todas as doenças crônicas, incluindo o câncer. Pode acarretar também infartos cardíacos, diabetes, derrames cerebrais e doenças circulatórias”, elenca Maryna.

CUIDE-SE PARA EVITAR Prevenir-se contra a síndrome metabólica é sinônimo de manter um estilo de vida mais saudável. “Na síndrome metabólica, principalmente, já que o que desencadeia o processo é uma alteração na sensibilidade corporal e a liberação de insulina, proveniente de hábitos inadequados”, afirma a médica. Além disso, Maryna garante que manter hábitos saudáveis, como seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente, são a base para uma vida totalmente livre de doenças.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

55


NOS PRIMEIROS MESES

Comer, comer é o melhor para poder crescer! A descoberta dos alimentos é uma fase especial

A

introdução alimentar é o momento de apresentar os alimentos sólidos para os bebês. O processo se inicia entre seis meses de idade, quando o intestino já está mais desenvolvido e pronto para digerir nutrientes diferentes. Segundo o Manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, deve-se trabalhar em uma evolução gradual da dieta, dependendo do organismo de cada criança. “Até o sexto mês de vida, o leite materno consegue suprir todas as necessidades do bebê, inclusive a hidratação. Depois Tamyres Ribeiro, disso, ele começa nutricionista a ter a capacidade de ter outras fontes, e aí começa a introdução alimentar. É essencial para o desenvolvimento nutricional, além de promover o desenvolvimento motor e o cognitivo também”, aponta a nutricionista materno-infantil Tamyres Ribeiro.

INCLUA Frutas e hortaliças São fundamentais para o desenvolvimento do paladar e do sistema imunológico do bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que seja feito o contato com a maior variedade de frutas possível, sem restrição (salvo em casos de alergia). EVITE Alimentos processados Laticínios de origem animal, geléias, doces e vários alimentos industrializados possuem muitos corantes e conservantes. O intestino do bebê ainda não consegue digerir totalmente essas propriedades, podendo causar até uma predisposição alérgica.

AÇÚCAR

O açúcar adicionado altera o paladar do bebê, dificultando a ingestão de alimentos com outros tipos de açúcares, como as frutas. Além disso, atua negativamente na programação metabólica e contribui para a predisposição de doenças, como diabetes e obesidade. Para substituir: Tâmaras desidratadas, ameixa seca, uva passa, maçã ou pêra cozida. Pode misturar na massa de panqueca, dentro de um bolo ou com iogurte natural. Nessa fase, o paladar ainda está limpo, por isso é mais fácil acostumá-lo com esses adoçantes naturais.

ACOMPANHAMENTO PEDIÁTRICO

A qualidade do processo depende de um conjunto de profissionais, além do comprometimento dos pais. “Uma introdução bem feita, bem assistida, é fundamental. Após o sexto mês de vida, o pediatra avalia se o bebê está pronto para começar o processo, de acordo com o desenvolvimento neurológico. É um processo gradual, que vai se adaptando às transformações do corpo da criança”, explica a pediatra Isa Xavier. Segundo a pediatra, a construção do paladar vem desde o útero. “A programação metabólica do bebê é passada de mãe para filho. Tudo o que a mãe ingere, o feto recebe a informação. Durante a amamentação, a alimentação da mãe também é determinante. Quanto mais saudável e variada, melhor para a memória gustativa da criança quer se desenvolve”, afirma.

Dica da pediatra Para garantir uma introdução alimentar saudável e completa para o seu bebê, é importante se Isa Xavier , atentar para pediatra os sinais de saciedade e respeitar os horários e as quantidades das refeições. Além disso, os pais devem promover um ambiente calmo, onde a criança se concentre em conhecer os sabores e distinguir as texturas. Para isso, evite o uso de aparelhos eletrônicos para “entreter”, como tablets e celulares.”


BEBÊ HI-TECH

Novidades em tecnologia para cuidar do seu bebê GUIA PARA MAMÃES

O aplicativo da BabyCenter, “Minha gravidez e meu bebê hoje”, tira as dúvidas das mamães de primeira viagem e dá todas as resposta sobre o desenvolvimento do bebê. Além disso, a partir de informações que você coloca, ele te dá orientações sobre o parto, primeiros cuidados e dicas.

TERMÔMETRO 2 EM 1

Com uma tecnologia digital combinada ao infravermelho, o termômetro 2 em 1 da Nuk faz medições de temperatura precisa e rápidas. As medidas são tiradas pela têmpora ou pelo ouvido do bebê. Além disso, ele também mede a temperatura do ambiente e de superfícies, como leite, papinhas e água do banho.

Onde encontrar: App Store e Google Play Preço: Gratuito

Onde encontrar: Magazine Luiza Preço: R$ 168,90

HORA DO BANHO

A almofada para banho Fundo do Mar Rosa facilita na hora de apoiar o bebê na banheira e ainda deixa a hora do banho mais divertida! Confortável e possui secagem rápida. Onde encontrar: www.babyibitinga.com.br Preço: R$ 80,79

CONFORTO DE VERDADE

O bebê conforto Pebble Plus MaxiCosi promete deixar seu bebê 100% confortável. Além de super moderno, produto tem fixação ISOFIX e três sensores sonoros e luminosos, que indicam se o conjunto está segurando o bebê direitinho. Possui ainda uma almofada redutora dupla face que envolve o bebê. Onde encontrar: Casas Bahia Preço: R$ 1.339,00

58

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

PURIFICANDO O AR

O Purificador De Ar Dyson Pure Cool Link mantém a qualidade do ar e mata germes e bactérias prejudiciais, tanto às crianças quanto para os pais. Além disso, o purificador ainda mantém a temperatura ambiente adequada. O produto funciona por Wi-Fi, controlado por um aplicativo no seu celular. Onde encontrar: www.mdsuplementos.com Preço: R$ 2.693,00


CLÍNICA GERAL

Envelhecer com saúde Cuide-se hoje para uma vida plena amanhã

E

nvelhecer é natural e deve ser um processo saudável. Alguns cuidados simples e essenciais à saúde, como manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, podem tornar essa fase da vida mais leve e feliz. Com o passar do tempo, o corpo muda e as necessidades nutricionais também. É preciso manter a ingestão equilibrada dos nutrientes essenciais. “Os principais cuidados para ter um envelhecimento saudável são manter uma alimentação balanceada, com uma rotina de atividades físicas, além de garantir o gerenciamento do estresse e o equilíbrio de hormônios e vitaminas”, elenca o médico Fernando Guanabara.

HIDRATE-SE

A falta de hidratação pode comprometer o funcionamento do organismo em qualquer idade. Fernando Guanabara No entanto, é médico especialista natural que ao em longevidade passar do tempo, a musculatura e a estrutura óssea estejam mais sensíveis, tornando ainda mais necessário os cuidados quanto ao consumo de água. “Precisamos manter nossas células e tecidos hidratados para evitar desequilíbrios bioquímicos e manter a homeostase (estado de equilíbrio do meio interno)”, explica Fernando.

NÃO DEIXE FALTAR:

VITAMINAS B12, B6, E E C E MINERAIS COMO CÁLCIO, SELÊNIO E ZINCO. Caso possua alguma restrição na dieta, busque suplementos vitamínicos que possam complementar o quadro de nutrientes necessários. Procure um profissional para adequar sua alimentação!

ATIVIDADES FÍSICAS: IDADE NÃO É RESTRIÇÃO A prática de exercícios é essencial para manter a qualidade de vida e a disposição para atividades do dia a dia, além de auxiliar no combate de doenças como obesidade e diabetes. “Todas as atividades físicas podem ser feitas, porém, deve-se respeitar as limitações. O ideal é que faça associação de treino, combinando força (exemplo: musculação) + cardio (ex: natação). Tudo deve ser planejado e acompanhado por profissional de educação física”, alerta o médico. Segundo Fernando, o ideal é optar por exercícios aeróbicos, que ajudem a proteger a estrutura corpórea contra a rigidez muscular. “A musculação, por exemplo, previne a sarcopenia (perda de músculo ou flacidez) e, consequentemente, também ajuda na prevenção de lesões e quedas”, explica.

O indicado é consumir, no mínimo, 2 litros de água diariamente.

60

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


EMOÇÃO ASSUMIDA NÃO VIRA COMIDA.

A diferença entre ter o controle ou não do que você come está na sua cabeça. Psicóloga Virginia Serpa Correia Lima, terapeuta cognitiva comportamental, realiza avaliação psicológica para Cirurgia de Redução de Estômago/Cirurgia Bariátrica, pessoas que querem perder peso com ou sem cirurgia, pessoas com depressão ou ansiedade além do acompanhamento pós-cirurgia para facilitar a adaptação do paciente às mudanças no comportamento exigidas pela operação, assim evitando o reganho de peso. Ao decidir mudar de vida, consulte um especialista.

CONSULTÓRIOS: Harmony Medical Center Avenida Dom Luís 1223, s. 501 85 999750371

Vie Santé Monsenhor Bruno, 2510 85 30345040 virginiaserpac


QUALIDADE DE VIDA

Descansar para revigorar A importância do sono para manter uma rotina mais saudável

A

qualidade do sono está diretamente relacionada à saúde. A melatonina, hormônio responsável por regular as funções do corpo e provocar o sono, é produzida na glândula pineal. Esse hormônio é essencial para regular o sono e o bom funcionamento do organismo. Uma noite mal dormida pode significar um dia improdutivo e, se isso ocorrer com frequência, a saúde fica comprometida.

HORMÔNIO DO SONO A melatonina atua diretamente no metabolismo, regulando o ciclo circadiano (atividade do corpo diurna e Gustavo Leão, noturna) e qualifimédico nutrólogo cando o sono das pessoas. Isso aumenta o metabolismo, melhora a performance nas atividades físicas e influencia até a libido. Segundo o médico nutrólogo Gustavo Leão, a produção do hormônio está ligada à luminosidade. “O hormônio apresenta um padrão de secreção dia-noite, sensível a luminosidade, com início de elevação no início da noite e queda no final da mesma. A exposição à luz é suficiente para suprimir a síntese de melatonina, por exemplo”,

62

explica. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 11 milhões de brasileiros usam medicamentos para dormir. “Ansiedade, uso de aparelhos eletrônicos (fone de ouvido, celular, televisão), consumo de cafeína, nicotina, álcool e drogas, alterações hormonais, sedentarismo, obesidade são alguns dos fatores que podem propiciar a insônia”, aponta Gustavo.

O PODER DE UMA NOITE BEM DORMIDA

Uma noite bem dormida pode contribuir para um dia cheio de disposição. Influencia do humor ao apetite, diminuindo os níveis de cortisol e estresse e até mesmo estimulando o raciocínio.

De acordo com o médico, as dicas abaixo são essenciais para você dormir melhor. Confira:

1. Procure manter uma regularidade das horas dormidas, entre 7 e 8 horas por noite.

2. Crie uma rotina de sempre

dormir e acordar no mesmo horário, independente se for fim de semana ou não.

3. No caso de não ter dormido o

suficiente à noite, evite cochilos durante o dia. Isto fará com que o indivíduo possa regular o seu ciclo de sono (ciclo circadiano) novamente.

4. Evite consumir bebidas

alcoólicas ou que contenham substâncias estimulantes, principalmente derivadas da cafeína, antes de dormir.

MELATONINA: NADA EM EXCESSO FAZ BEM! Sono DEMAIS também atrapalha! O consumo de melatonina de forma inadequada, sem controle, pode causar sonolência e fadiga matinal. Portanto, antes de adquirir, procure um profissional e confie na prescrição e acompanhamento médico.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


ARTIGO

PATRÍCIA NOGUEIRA LIMA NUTRICIONISTA CRN: 19387

Moringa: planta considerada “milagre da natureza” auxilia na BUSCA POR MAIS qualidade de vida

M

oringa Oleífera é uma planta originária da Índia, que surpreende por sua grande qualidade nutricional. Isso porque possui quantidades extraordinárias de antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas, sais minerais, além de fibras, aminoácidos essenciais e proteínas. Essa imensa quantidade de nutrientes faz com que a Moringa tenha capacidade de fortalecer o sistema imunológico e ainda auxiliar no tratamento e prevenção de diversas doenças, como a redução da glicemia e do colesterol. A Moringa também se destaca por atuar como um protetor hepático. Esse seu potencial terapêutico é um excelente aliado no tratamento da síndrome metabólica, de doenças autoimunes e inflamações em geral.

64

A Moringa também é considerada extremamente nutritiva por conter mais de 90 tipos de nutrientes e mais de 40 tipos de antioxidantes com altas concentrações de Vitaminas (A, B, C e E), além dos minerais cálcio, potássio, ferro, fósforo, zinco e selênio. Estudos mostram seu possível efeito anti-câncer, anti-mutagênico e anti-metástase, podendo ser utilizado na otimização do tratamento de alguns tipos de câncer. A Moringa pode ser consumida em forma de chás, cápsulas manipuladas e óleo. Existem algumas contraindicações e as dosagens devem ser específicas para cada caso, por isso consulte sempre um profissional antes de utilizar.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Os lipídeos, vitaminas e minerais também são essenciais para o processo de hipertrofia muscular, ou seja, é necessário o consumo adequado de todos os nutrientes ao longo do dia para obter melhor desempenho na atividade física. ”


ONDE ENCONTRAR?

Lista de profissionais e empresas Artesani

Rua Beni de Carvalho, 239 - Aldeota (85) 3244-2611 / (85) 3268-1252 / (85) 3223-2266

www.artesani.com.nbr

Central do Corpo

Morgana Rolim

Nutricionista estética Clínica de Estética Josy Freire Harmony Medical Center Av. Dom Luis - Sala 408 - Quarto Andar - (85) 32615613 / 988294111

Unidade Aldeota: Av. Santos Dumont, 2456 / (85) 3023-8338 Unidade Dunas: Av. Engenheiro Luís Vieira, 920 / (85) 2181-1715 Galpão da Central: Rua Coronel Jucá, 523 / (85) 3085-0942 Central Parque: Avenida Engenheiro Santana Jr, 2977 / (85) 3051-4604 www.centraldocorpo.com.br

Nossa Fruta Brasil

Chef Gabriela Carvalho

(85) 99721-9349

Serviço de banqueteria saudável (85) 99254-7947 / (85) 98876-4947

Fit Stop

Aldeota: Av. Des. Moreira, 1750 Fátima: R. Paula Rodrigues, 231 Central do Corpo Dunas Central do Corpo Santos Dumont Delivery: 85 3032.4040

Fernando Guanabara

Médico Av. Santos Dumont, 5753- Papicu/ Torre Saúde, Salas 1609 e 1610

www.nossafrutabrasil.com.br (85) 3476-8355

Nutriblend

Rua Largo do Tanque, 790 - Conjunto Esperança

Virginia Serpa

Psicóloga Av. Dom Luís, 1233 Aldeota Harmony Center - sala 501 (85) 99975-0371

Quero Mais Açaí

Rua. Leonardo Mota, 1477, Loja 08 - Aldeota (85) 3182-8805

Repense Consultoria Financeira

(85) 3036-1780

Foco em diagnóstico, planejamento e controle (85) 4042-2300 www.repenseconsultoria.com

Isa Xavier

Roma Distribuidora

Pediatra Av. Santos Dumont, 2456- Corporate Plaza BC - Sala 310 (85) 3182-7479/ 99945-1515

Live!

(85) 3456-5500

Shopping Del Paseo

www.shoppingdelpaseo.com.br

Av. Dom Luiz, 1075 : (85) 99739-3253 / (85) 3039-3813 Shopping Riomar Fortaleza: (85) 99763-9173 / (85) 3234-6272

Luciana Galvão Sales

Cirurgiã - dentista Pátio Dom Luís - 500 Av. Dom Luís, 1200 - sala 1101 (85) 2181 - 9991 / (85) 98764-2292

Av. Godofredo Maciel, 2640, sala 28 e 29 - Pátio Maraponga (85) 3492-2737 / (85) 98632-1352

Maryna Castro

Nutricionista estética e esportiva Pátio Dom Luís - Torre I, sala 1605 Av. Dom Luís, 1200 (85) 3103-0279 / (85) 98771-0363

Maryna Landim

Medicina funcional, integrativa, preventiva e ortomolecular Pátio Dom Luís - Torre II, sala 1914 Av. Dom Luís, 1200 - (85) 3121-7151

Mercadinhos São Luiz

www.mercadinhossaoluiz.com.br (85) 3131-2817

66

www.romadistribuidora.com.br

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Snackout

www.snackout.com.br

Studium Fitness Store

Rua Torres Câmara, 3142 -Aldeota (85) 3264-1499

Tayná Athayde

Médica ortomolecular Av. Des. Moreira, 760, SL 1204 - (85) 99164-2561

Terra Madre

Shopping Ouro verde (85) 3055-7007/ (85) 98133-7007

Ticyana Falcão

Nutricionista esportiva Rua Barbosa de Freitas, 1990 (85) 3055-0505 / (85) 98785-7745

Indaiá

www.indaia.com.br


Mais saudável.

Hábitos saudáveis são fundamentais para uma vida equilibrada. O Shopping Del Paseo está sempre conectado com o seu estilo de vida, incentivando a prática do ciclismo com a implantação de bicicletário e ponto de hidratação na ciclofaixa, além de abrir espaço para a concentração de passeios ciclísticos.

Baixe nosso aplicativo Siga o Del Paseo

www.shoppingdelpaseo.com.br

29ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

29ª Edição - Revista Saúde Fortaleza www.saudefortaleza.com.br

29ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

29ª Edição - Revista Saúde Fortaleza www.saudefortaleza.com.br

Advertisement