Page 1

ANO 7 | N O 28 | R$ 9.90

TESTAMOS

Cross Surf TREINO DIFERENTE PARA ENCARAR AS ONDAS

LIBIDO

O QUE O DESEJO SEXUAL REVELA SOBRE SUA SAÚDE

RÉGIA PONTES AOS 42 ANOS E NA MELHOR FASE DA VIDA

30 TREINO POWER

REVOLUÇÃO INTERNA MEDITAÇÃO E YOGA PARA UMA VIDA MAIS LEVE

FALSA MAGRA

MAGREZA NÃO SIGNIFICA SAÚDE

ALIENAÇÃO PARENTAL SEU FILHO NÃO MERECE PASSAR POR ISSO

ISSN 2237-6216

MINUTOS PARA TURBINAR AS PERNAS

28 9

772237

621006


EDITORIAL

sempre! Experimentar,

O

Bastidores

Régia Pontes tem um alto astral contagiante e um sorriso largo que já é sua marca registrada. O clima foi de total descontração durante a sessão de fotos. Confira o making of da capa no canal Saúde Fortaleza no Youtube. Capa: Régia Pontes  @regiapontes Make e hair: Beauty Club  @beautycluboficial (hair: Jhonata Robert  @jhonatarobert / make: Lucas Candido  @llucasmakeup) Look: LIVE!  @livefortaleza Fotos: Rodrigo Carvalho  @rodrigopcarvalhoo Vídeo: Camila Almeida  @camialmeidafoto Produção: Natália Fonteles  @nataliafonteles_

BEAUTY CLUB CABELO E MAKE:

dia a dia é tão corrido que muitas vezes a gente acaba fazendo tudo do mesmo jeito. Academia, alimentação, trabalho. Tudo com muita pressa. Espera, para, respira e experimenta o novo de vez em quando. A Saúde Fortaleza vai te mostrar que você pode ir além, que na verdade você pode fazer o que quiser! A capa desta edição não desistiu depois de ser “desenganada” por mais de um médico. Régia Pontes resolveu experimentar uma nova modalidade de treino aos 42 anos, a melhor fase da vida, segundo ela. Dá uma olhada na pág.38. É treino que você quer? Experimenta o nosso Treino Power (pág.42) para turbinar as pernas. Pode ser feito em qualquer lugar e te ajuda a sair da rotina. Banana para uma sobremesa rápida? Temos! E também para o prato principal. Isso mesmo, experimenta o Strogonoff de Shitake com Banana da nossa colunista, Chef Gabriela Carvalho, tá na pág.28. Para te ajudar a parar e respirar, combine Yoga e meditação. Lê a pág.34 e depois me conta! Vamos combinar de experimentar algo novo todos os dias?

Editora-Chefe

/saudefortaleza

EXPEDIENTE

@saudefortaleza

www.saudefortaleza.com.br Editora-chefe: Karine Colaço Editora-adjunta: Natália Fonteles Repórter: Victória Pontes Projeto gráfico e diagramação: Art2 Design Fotografia: Rodrigo Carvalho e Camila Almeida Banco de dados: Shutterstock Comercial: Sophia Bastos

12

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

@saudefortaleza

saudefortaleza

saudefortaleza

A Revista Saúde Fortaleza é uma publicação da Editora 27. A editora não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros.

Publicidade: Editora 27 Atendimento ao leitor: atendimento@saudefortaleza.com.br Anúncios: (85) 3456-3262 - (85) 98860-8291 comercial@saudefortaleza.com.br ED 28


SUMÁRIO

ALIMENTAÇÃO

[20] Será que você é Falsa Magra? Magreza não é sinônimo de saúde

QUALIDADE DE VIDA

[34] Yoga - A revolução interna que traz equilíbrio entre corpo e mente A prática vai muito além dos exercícios físicos

[35] Dieta Equilibrada A chave para turbinar seu cérebro

CAPA

[38] Régia Pontes

Aos 40 anos e na melhor fase da vida

BELEZA

28 40

[36] Pele Iluminada Passo a passo para uma make glow

PAIS E FILHOS

[54] Alienação Parental: um inimigo cruel e invisível

50

Problema pode afetar seriamente o psicológico da criança

CLÍNICA GERAL

SEÇÕES FIXAS

[60] O risco dos transtornos alimentares para a saúde Fique de olho nos sinais de alerta

[56]Os perigos por trás das pílulas anticoncepcionais

Conheça outras alternativas e cuide-se!

[62] Falta de libido pode indicar problemas de saúde Desequilíbrio hormonal pode causar falta de desejo sexual

34

36

[14] Melhor das mídias [16] Almanaque Saúde [18] Tire suas dúvidas [22] Supermercado light [24] Orgânicos e veganos [26] Vilão ou aliado? [28] Prazer à mesa [30] Viva saudável [32] Onde ir [40] Facilite sua Vida [42] Treino Power [44] Mundo Fitness [46] Prateleira Dela [48] Prateleira Dele [50] Testamos [52] Fique de olho! [53] Nos primeiros meses [54] Pais & Filhos [58] Bebê Hi-Tech [64] Artigo [66] Onde encontrar

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

13


O MELHOR DAS MÍDIAS

OS MAIS CURTIDOS Amor em dose dupla Nossa colunista Ju Pontes ( @jupontes__) celebra a chegada dos gêmeos Tomé e José. Agora são cinco: Ju, Júlia, Tomé, José e Marcos. Muita saúde e felicidade para a família inteira. Uma gravidez regada a muita comida saudável e uma rotina de treinos acompanhada por profissionais resultou em um pósparto muito mais tranquilo.

Lanchinho delícia

Essa foi a nossa escolha para o lanche na praia! A barra do bem da Love Açaí Hart's Natural ( @hartsnatural) é orgânica, vegana, sem glúten e ainda tem 2,5 gr de proteína! Os ingredientes são banana, tâmara, açaí, caju e morango!

Encapsulado do bem Atenção! Para saber se o ômega 3 que você tá tomando é bom mesmo, as cápsulas não podem ter cheiro de peixe, nem congelar. Já garantimos o nosso dentro dos padrões na Artesani ( @artesanifortaleza)!

14

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Proteção com estilo

A gente curte a praia com estilo! Passamos na Live! ( @livefortaleza) e adoramos essas viseiras! Para compor o look, separamos uma de cada cor! Cada biquíni, uma cor diferente para combinar!

Make Mara

A Saúde Fortaleza conferiu o relançamento da linha Aquarela da Natura ( @maquiagemnatura) e ficamos apaixonadas! O maquiador oficial da marca Marcos Costa ( @realmarcoscosta) deu várias dicas de beleza e contou sobre as novidades da linha de maquiagem queridinha entre as brasileiras! Os destaques são os pincéis para make completa que agora fazem parte da linha e a base líquida, com muitas tonalidades para todas as peles. A cobertura é bem mais leve, o que deixa a make com um aspecto mais natural.


SIGA, CURTA E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

A GENTE AMA! Trio fitness

Você quer um trio parada dura fitness? Pois toma! A Carlinha do perfil ( @equilibriosempre), a Luana Saminez do ( @desafiolowcarbcetogenico) e Bárbara da ( @descobertasaudavel) estão de parabéns! Treino endorfinado na Central do Corpo ( @centraldocorpo)!

Grávida crossfiteira

Respira, inspira, não pira

Prontinhas para o treino: Rachel Gomes ( @rachelgomesbm) e a baby Serena! Com acompanhamento médico e com personal trainer, Rachel, grávida de 8 meses, continua sua rotina de treinos com muita disposição! Procure sempre um profissional antes de começar uma atividade física, independente de estar grávida ou não!

Meditar é evoluir. Combinada à prática de Yoga, a técnica traz equilíbrio para a mente, o corpo e a espiritualidade. A Kaline Macêdo ( @macedo_kaline) aproveita para praticar Yoga na praia e deixar o momento ainda melhor.

Turma da pesada

Esse bonde é pesadão! O quarteto fantástico do Crossfit, Susana Arruda ( @susanaarruda), o Cadu Salvador ( @cadu_salvador), a Stefany Lino ( @stefanylino) e Argeu Gurgel ( @argeucgurgel), não deram moleza pra preguiça.

Parceiras de treino

Amiga parceira só se for a que treina junto! A Amanda Moura ( @amandamourac) e a Bruna Arruda ( @brunaarrudagencaram) fizeram o WOD juntas e ainda terminaram com energia para atualizar o feed com a melhor pose.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

15


ALMANAQUE SAÚDE | O radar do seu Bem-Estar

Açaí do bem

O açaí FIT (zero açúcar) com castanha e frutinhas especiais (morango e banana) do Quero Mais Açaí ( @queromaisacaioficial) é uma boa opção de pós-treino. Além de comer de forma saudável, você ainda ajuda o meio-ambiente. No mês de junho (mês da consciência ambiental), a Quero Mais Açaí lançou a embalagem de acrílico retornável, uma ideia sustentável que veio para ficar.

Cantinho saudável

Lanchinho prático

A Let’s Fit ( @sejaletsfit) além de atender encomendas de refeições saudáveis e delivery, agora a marca conta com um cantinho físico que também preza pelo conceito de alimentação saudável e equilíbrio. Além de apresentar um menu low carb e funcional (tudo livre de glúten!) na loja física, estão à venda produtinhos saudáveis como manteiga Ghee e granolas.

As deliciosas granolas em sachê da Snackout ( @estilosnackout). Lanchinho saudável a qualquer lugar. Praticidade que cabe no bolso. Fica ótimo com frutinhas e com iogurte. Disponíveis no sabores: tradicional, salgada e de cacau.

Deliciosamente saudável

A Yozenn ( @yozenn) adicionou mais um sabor à linha de gelatos saudáveis da linha fit: Castanha de Caju com Whey Protein. A delícia é adoçada com stevia, não tem conservantes e nem aditivos químicos. Para incrementar, castanhas in natura por cima.

16

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Brownie Fit O Empório Brownie ( @emporiobrownie) lançou mais um produtinho para a linha zero: o Brownie Fit. Ele é sem lactose, sem glúten e feito com farinha de arroz, chocolate meio amargo, açúcar demerara, óleo de coco, ovo e castanha de caju.

Manhã saudável Suco de uva integral A Coca-Cola Brasil ( @cocacoa_br) lançou o Del Valle 100% Origens. O suco de uva é 100% integral e feito com ingredientes naturais e sem adição de açúcar. A nova bebida é produzida com uvas selecionadas e cultivadas pela Fazenda Timbaúba, tradicional produtor da região do Vale São Francisco, em Pernambuco. A região foi escolhida por ser um famoso polo de fruticultura no meio do sertão onde são cultivadas as uvas Isabel e Magda, próprias para a fabricação de sucos. Os sucos chegarão aos consumidores em garrafas de vidro de um litro.

Nosso primeiro evento produzido com exclusividade para a Nossa Fruta ( @nossafrutabrasil) foi um sucesso! Uma manhã cheia de saúde! O evento '100% Natural' aconteceu no Colosso Fortaleza ( @colosso.fortaleza) e teve a participação da academia R2, que ministrou uma aulão de ritmos. O evento celebrou o Dia Nacional da Saúde.

TREINO EM DIA

Dá pra se exercitar até em casa! Basta querer! E para garantir os acessórios para um super treino funcional: uma escada de agilidade, os cones, a corda, rolo para liberação e as queridinhas: mini-bands da Studium FItness ( @studiumfitness).

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

17


TIRE SUAS DÚVIDAS | Nossos especialistas respondem às suas perguntas

Melina Baquit

Raíla Macedo

Clarissa Prata

As cintas modeladoras podem causar algum problema externo ou interno para o corpo de quem as usa?

O que ocasiona as manchas no rosto e no corpo de mulheres no período da gestação?

Por que quando se tem problemas no fígado, as mãos e os pés descascam?

Fisioterapeuta Dermatofuncional

Dermatologista especialista em Cosmiatria

Médica Clínica Geral

1 23

Sim. Ao comprimir a barriga, a cinta prende a circulação e também dificulta a respiração correta. Quando tem que usar, o indicado é prender de baixo para cima, para que o sangue circule e suba para o coração, mas as pessoas costumam fazer o contrário, por ser mais fácil de fechar. Isso pode aumentar os riscos para trombose, varizes e, ao diminuir a capacidade respiratória, pode prejudicar o pulmão. Além disso, a cinta causa uma falsa instabilidade para a coluna. Ao apertar, ela deixa a coluna ereta. No entanto, o músculo não é exercitado para manter a postura, o que causa fraqueza nos músculos abdominais e posturais.

18

O aumento da pigmentação é comum e aparece no início da gestação em até 90% das gestantes. As áreas mais acometidas são aréolas mamárias, axilas, genitália, linha alba abdominal, face (melasma) e cicatrizes. Isso ocorre por conta do aumento do número de melanócitos e à maior susceptibilidade a estímulos hormonais (MHS, estrógeno e progesterona) nesse momento. Existe sim formas de tratamento, porém várias substâncias clareadoras são proibidas durante essa fase, por isso é necessário um maior cuidado. Melhor mesmo é procurar um dermatologista e caprichar no fotoprotetor.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

O fígado é o principal órgão para o metabolismo de proteínas, carboidratos, gordura e fármacos, bem como para a remoção de hormônios e outras substâncias. Qualquer alteração hepática pode prover prejuízo às suas funções, gerando repercussões sistêmicas, incluindo alterações na pele. A doença hepática de qualquer origem pode causar problemas, como Icterícia (pele amarelada), prurido (coceira) e eritema (vermelhidão) na palma da mão, por exemplo. Entretanto, é importante ressaltar que nem sempre descamação em mãos e pés são sinais de patologia associada ao fígado. Diversas outras doenças ou alterações patológicas podem estar associadas a esses sintomas, somente o médico poderá diferenciar os sinais presentes no paciente.


ALIMENTAÇÃO

Você é "falsa magra"? Magreza não é sinônimo de saúde

É

comum associar a perda de peso à uma melhora na saúde. No entanto, isso nem sempre é verdade. É possível e mais comum do que se imagina ser magro e não ser saudável. Por isso, é essencial que a mudança seja fruto de hábitos saudáveis e atividades físicas regulares, respeitando cada organismo e seu funcionamento. A nutricionista Maryna Castro alerta para a importância do equilíbrio entre físico e mente durante o processo de perda de peso. “Para relacionar magreza à saúde, existem várias formas de avaliar. A primeira delas é a saúde mental. A cabeça comanda tudo! Se há equilíbrio, responsabilidade e respeito com o próprio corpo, já é um grande, e talvez o principal, passo para estar saudável”, afirma.

EMAGRECER COM SAÚDE

Não tem segredo: alimentação equilibrada é a melhor solução para quem quer perder medidas. “Não existe um alimento permitido ou proibido. A princípio, o ideal é consumir alimentos naturais, a conhecida “comida de verdade”. Ademais, tudo vai depender do planejamento alimentar traçado para o objetivo do emagrecimento saudável e de acordo com as preferências alimentares, restrições (por saúde ou qualquer outro motivo)”, explica a nutricionista.

20

FALSIANES DA DIETA Evite aqueles lanchinhos que mais atrapalham do que ajudam!

„„BARRINHAS: Algumas barras de proteína contém muito carboidrato e açúcar, o que pode ser prejudicial para a sua dieta. Procure por opções orgânicas! „„BISCOITO INTEGRAL: Apesar de serem fonte de fibra, os biscoitos são geralmente bem calóricos. Tudo que você NÃO quer quando está tentando emagrecer, certo? „„BEBIDA DIET: São livres de açúcar mas cheias de adoçantes e conservantes, ou seja, evite!

MARYNA CASTRO NUTRICIONISTA

Quando os resultados demoram a chegar, parece que serão impossíveis. Mas isso não é verdade! Desistir não é uma boa opção. “É importante ter disposição, vontade e ação, procurar ajuda de um profissional adequado e de sua confiança, ter organização e paciência, se respeitar e acima de tudo ter a certeza de o que vem muito rápido é fugaz. O ideal é sempre aliar alimentação adequada à atividade física, gerenciamento do stress, melhora da qualidade do sono, tempo para descanso/lazer, enfim, hábitos de vida mais saudáveis”, indica Maryna.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


EXPERIENCE 2019

SOMOS APAIXONADOS POR MODA, SAÚDE E BEM-ESTAR LIVE! FORTALEZA

LIVEFORTALEZA

LOJA 1: AV. DOM LUIS, 1075 LOJA 2: SHOPPING RIOMAR - L2


SUPERMERCADO LIGHT

SUPERMERCADO SAUDÁVEL E

REVE MB

AS

O MENT LANÇA N A S L OJ

1

4

3

2

5

9 8 7

10

22

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


1. LEITE DE COCO EM PÓ COPRA

Leite de origem vegetal para atender ao consumidor intolerante ao leite de vaca, alérgicos à proteína do leite, vegetarianos ou quem deseja ter uma alimentação mais saudável. Livre de glúten.Um ótima opção para acrescentar em bebidas quentes, geladas, shakes, lanches pré e pós-treino.

2. LEITE DE COCO LÍQUIDO COPRA

O leite de coco pronto para beber é uma ótima alternativa saudável e saborosa ao leite de vaca e outros leites vegetais. Não contém glúten ou colesterol.

3. CHOCOLATE ESPÍRITO CACAU 70% ZERO AÇÚCAR

Os benefícios do chocolate 70% ainda melhor com a versão zero açúcar. Chocolate produzido com alto teor de cacau, sem glúten, sem lactose sem corantes e conservantes e zero gordura hidrogenada. 100% puro cacau.

4. BOMBOM BELGA COM CREME DE AVELÃ EM CRISPY DE WHEY FLORMEL. 6

O bombom belga possui 54% de teor de cacau com recheio de creme de avelã e crisp de whey protein. Sem adição de açúcar.

5. CAPUCCINO ZERO AÇÚCAR SUAVIPAN

Produto não tem adição de açúcar, sem lactose, sem glúten, reduzido em 59% o teor de sódio, e pode ser adicionado em bebidas quentes ou shakes gelados.

6. MINI BOMBOM FLORMEL

Bombom com cobertura de chocolate e recheado com amendoim ou coco. Não tem adição de açúcares e corantes.

7. TEMPERO HOT ZERO SÓDIO MRS TASTE

Um tempero que tem uma mistura delicada de pimentas com toques de mostarda e gengibre. Não tem aromatizantes artificiais e é zero sódio.

8. SNACK LOWCARB LEVE CROCK 11

Produzido com proteína de ervilha e farinha de grão de bico, os palitos lowcarb são uma ótima opção de lanchinho “clean label”, com pouquíssimos ingredientes, sem glúten, sem leite, sem corantes e conservantes e temperado com Sal Quântico. Uma porção tem 6g de proteína de alto valor biológico, rica em aminoácidos essenciais. Disponível nas versões Palitos e Tabletitos.

9. SEQUILHO DE AÇAÍ E UVA LEVE CROCK

Com menos de 100 kcal na porção, os sequilhos de uva são elaborados com a polpa de uva orgânica e açaí desidratado. Um sabor diferenciado agregado ao valor nutricional dos ingredientes, rico em fibras, vitaminas e minerais, com alto teor antioxidante.

10. MOLHO BARBECUE PICANTE MRS TASTE

O molho barbecue picante tem um toque de pimenta é zero sódio e zero açúcar. Combina com aquele hamburguer caseiro, carne do churrasco e é uma ótima opção para incrementar pratos.

11. BOLINHA DE DOCE DE LEITE COM CACAU

A bolinha de doce de leite com uma cobertura extra de cacau vai bem em todos os momentos. Feito com doce de leite e cacau em pó, adoçado com taumatina e sem adição de açúcares. Pode ser consumido por qualquer pessoa, inclusive por intolerantes ao glúten, a lactose e diabéticos. Disponível em duas versões: com cobertura de cacau e com coco.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

23


ORGÂNICOS E VEGANOS

Cardápio vegetariano para

BOMBAR OS MÚSCULOS

A proteína é fundamental para a manutenção da saúde, além de ser essencial para a construção da massa magra.

U

m dos desafios para quem mantém uma alimentação vegetariana e/ou vegana é encontrar alternativas que garantam a proteína essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, existem vários vegetais, frutas e legumes que suprem essa necessidade e dispensam a proteína de origem animal para uma alimentação saudável. Segundo a nutricionista clínica com experiência em alimentação vegetariana e vegana Michelle Rocha, é totalmente possível compor um cardápio saudável e variado. “Todos devem ter uma alimentação mais equilibrada possível, com vegetais, leguminosas, cereais e frutas, como qualquer outro indivíduo. No caso dos vegetarianos que ain-

da consomem leite e derivados é possível obter proteínas desses alimentos. Já os veganos têm que mesclar bastante as leguminosas, frutas, folhas e os cereais para garantir as proteínas e aminoácidos que devem ingerir durante o dia”, explica.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

A proteína é imprescindível na alimentação e está ligada a diversas funções do corpo. “Elas são essenciais em todos os processos químicos do nosso organismo. Atuam na manutenção da homeostase, nos processos de cicatrização, influenciam no sistema imunológico, nas sínteses de células de defesa e servem como as principais constituintes de alguns tecidos”, afirma a nutricionista.

ATENÇÃO!

Segundo Michelle, a deficiência de proteína pode causar problemas como fraqueza, dificuldade de cicatrização, pele ressecada, apatia, fadiga muscular, queda de cabelo e extrema perda de peso. Em casos mais graves, pode acarretar até no surgimento de edemas. EVITE: gordura hidrogenada (presente em algumas manteigas vegetais), frituras e alimentos que não sejam tão frescos. INCLUA: azeite de oliva, oleaginosas e óleo de linhaça.

24

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

MICHELLE ROCHA NUTRICIONISTA

Listamos os alimentos mais proteicos de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA): 100 gr de aveia

15,6 gr de proteína

100 gr de chia

16,6 gr de proteína

100 gr de castanha de caju

18,3 gr de proteína

100 gr de pistache

20,2 gr de proteína

100 gr de amêndoa crua

21,2 gr de proteína

100 gr de banana

1,27 gr de proteína

100 gr de couve flor

1,98 gr de proteína

100 gr batata média

2,0 gr de proteína

100 gr de espinafre

2,24 gr de proteína

100 gr de brócolis

2,71 gr de proteína

100 gr de arroz integral

3 gr de proteína

100 gr de quinoa

4,4 gr de proteína

100 gr de feijão preto (50% grão - 50% caldo)

4,48 gr de proteína

100 gr de hambúrguer de soja

5,4 gr de proteína

100 gr de Tofu

6,5 gr de proteína

100 gr de grão de bico cozido

7,3 gr de proteína


VILÃO OU ALIADO

SOJA

inosa em Saiba como incluir a legum a benéfica sua alimentação de form

Aliado

Vilão

A soja é uma proteína vegetal muito comum em dietas que são livres de proteína animal. É rica em minerais, fibras, aminoácidos e vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.

A soja pode ser uma vilã se o grão for transgênico. “Apesar das vantagens, quando não preparada de forma adequada, a soja pode ativar substâncias que inibem a absorção de nutrientes, deixando a pessoa empachada, com gases. Quando ingerida inapropriadamente a longo prazo, a leguminosa também interfere na função hormonal, por conta do alto nível de isoflavona, podendo ter um efeito contrário e causar uma disfunção no organismo”, alerta a nutricionista.

COMPOSIÇÃO HORMONAL

A soja é considerada fonte de fitohormônios e possui compostos orgânicos chamados de isoflavonas. A substância é capaz de aliviar os sintomas de períodos como a tensão pré-menstrual (TPM) e a menopausa, além de auxiliar no equilíbrio do organismo, principalmente o feminino.

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

O leguminosa é uma das principais opções nos cardápios dos vegetarianos estritos e veganos (que não consomem carnes, leite, ovos e seus derivados), servindo como uma boa fonte de proteína vegetal.

AÇÃO ANTIOXIDANTE

A isoflavona presente na soja também funciona para garantir um efeito antioxidante, auxiliando até na recuperação muscular.

CONTROLE DO COLESTEROL

A soja possui alto teor de ácidos graxos, o que proporciona benefícios no controle dos níveis de colesterol e atua na diminuição da incidência de doenças cardiovasculares. Além disso, o alimento é livre de gorduras saturadas e colesterol. Segundo a nutricionista Mirella Freire, o indicado é consumir até 100 gramas diários de alimentos feitos com a proteína ou 200 ml de leite de soja. A quantidade ideal depende de cada organismo. Procure um profissional e defina o que é melhor para sua dieta!

26

MIRELLA FREIRE, NUTRICIONISTA

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Afaste-se dos transgênicos! A soja em forma texturizada, a “carne de soja”, pode interferir no valor nutricional da proteína e diminuir os benefícios da leguminosa. “A forma de consumir a soja influencia muito na ação dela no nosso organismo. Para que os benefícios sejam conservados, o mais indicado é procurar pela soja orgânica e consumir fermentada (exemplo: tofu)”, indica Mirella.

SOJA NÃO É RECOMENDADA PARA QUEM SOFRE COM:

Problemas de tireoide Os fitohormônios presentes na soja podem ter interferência negativa nas funções hormonais já prejudicadas. Desconforto abdominal ou síndrome do intestino irritável Uma má digestão da soja, principalmente se for no modo de proteína texturizada (carne de soja), pode causar maiores problemas no intestino.


ALIMENTAÇÃO

Prazer à Mesa

POR: CHEF GABRIELA CARVALHO  @chefgabrielacarvalho

ENTRADA

PRATO PRINCIPAL

TARTAR DE BANANA INGREDIENTES:

„„2 bananas pratas picadas „„1 tomate sem sementes picado „„2 colheres de sopa de azeite „„1 punhado de coentro picado „„½ cebola roxa picada „„Suco de um limão „„Sal a gosto

MODO DE PREPARAR:

Mistura todos os ingredientes em um recipiente de vidro e sirva como entrada. Sirva acompanhado de bolachinhas de arroz ou com snacks de tapioca.

DICA DA CHEF: "Pode ser usado como um vinagrete também. Sempre sirvo esse tartar de banana nos churrasco e a turma adora".

28

Strogonoff DE SHITAKE COM BANANA

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


INGREDIENTES:

„„2 bananas da terra cozidas cortadas em rodelas „„3 colheres de sopa de azeite „„½ cebola roxa picada „„2 colheres de sopa de alho poró picado „„250 ml de molho de tomate caseiro „„200 gr de cogumelos shitake frescos e cortados em lâminas „„1 xícara de creme de castanha „„sal a gosto

MODO DE PREPARAR:

Em uma panela refogue a cebola, alho e tomate no azeite. Acrescente os cogumelos, o molho de tomate e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Adicione o creme de castanha e mexa até ficar uma textura mais grossa. Por último acrescente as bananas cozidas e incorpore ao strogonoff.

SOBREMESA

BOLO DE BANANA DE MICRO-ONDAS INGREDIENTES:

„„1 banana prata „„1 ovo caipira „„1 colher de sopa de farinha de coco „„1 colher de chá de xylitol „„1 pitada de canela „„1 colher de sopa farelo de aveia „„1 colher de manteiga ghee (Usamos a da Snackout) „„1/2 colher de fermento químico em pó

MODO DE PREPARAR:

Mistura tudo em um recipiente fundo. Primeiro bata o ovo com a banana amassada, depois adicione a manteiga ghee e os demais ingredientes. O fermento deve ser adicionado por último. Leve para o microondas por 2 minutos.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

29


VIVA SAUDÁVEL

PELAS NUTRICIONISTAS: MARYNA CASTRO TICYANA FALCÃO MORGANA ROLIM

Livre-se dos carboidratos (FODMAP) que causam desconforto abdominal F

ODMAP é o conjunto de carboidratos, derivados de alimentos fermentáveis, que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal. Esses carboidratos podem ser de difícil digestão para algumas pessoas e estão relacionados diretamente a problemas gastrointestinais, pois não são completamente digeridos quando chegam no intestino grosso. Isso acontece pois o FODMAP "atrai" água para o intestino (distensão abdominal), causando problemas ao organismo ao agravar o crescimento bacteriano na flora intestinal. Pessoas que possuem a Síndrome do Intestino Irritável (SII), devem re-

alizar como tratamento, a dieta Low Fodmap (medida restritiva de alimentos com alto teor de fermentação) por um período determinado (até 8 semanas), sempre acompanhado de avaliação médica e nutricional, a fim de evitar a deficiência de nutrientes. Posteriormente a esse tratamento, a dieta deve ser diferente e os alimentos devem ser reintroduzidos no cardápio alimentar por grupos para que seja avaliado e identificado qual alimento causa a má digestão. Esse tipo de tratamento tem reduzido os desconfortos abdominais em pacientes e tem melhor eficácia se comparado aos medicamentos que tratam diretamente os sintomas.

Grupo FODMAP: Oligossacarídeos: compostos por três ou mais

monossacarídeos (fructano e galactanos). Fontes: (FOS)trigo,alho, cebola, aspargo, brócolis, melância...e (GOS) feijão, ervilha, lentilha... Dissacarídeos: formado por ligação dupla de monossacarídeos (sacarose, lactose e maltose). Fontes: leite, manteiga, iogurtes, queijos. Monossacarídeos: carboidratos simples (glicose, frutose e galactose). Fontes: mel, maçã, manga, pêssego, melancia, cereja, aspargos, alcachofras, frutose, xarope de milho Polióis: alguns adoçantes. Fontes: xilitol, sorbitol, maltitol, isomalte.

30

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Dica:

se você apresenta constante desconforto gastrointestinal, procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado. Os alimentos citados acima só são alguns de vários que podem ser excluídos até o intestino ser tratado.


ONDE IR

As melhores cafeterias e casas de chá com opções saudáveis da cidade Café Viriato Del Paseo (@cafeviriatodelpaseo) Ambiente aconchegante e com cardápio variado. Opções saudáveis e saborosas compõem o cardápio. Para o almoço, uma ótima pedida é a salada caesar e um suco de beterraba. Endereço: Avenida Santos Dumont, 3131 - Shopping Del Paseo

La Brasilerie (@labrasilerie) O destaque vai para o Menu do Bem, que combina opções deliciosas e saudáveis, como a tapioca Detox. A massa é feita com suco de couve, recheada com queijo cottage, tomate fresco e orégano. Uma opção perfeita para quem não quer quebrar a dieta e busca uma refeição especial. Endereço: Rua Tibúrcio Cavalcante, 736 - Aldeota

Le Pain Café (@lepainlecafe) O espaço é dividido em três ambientes: varanda, piso térreo e terraço. Espaço agradável e com ótimas opções saudáveis. Uma delas é a tapioca light com grãos e o suco verde. Endereço: Rua Professor Dias da Rocha, 670 - Meireles

Café Patriota (@cafepatriota) Além de cafeteria, o espaço também funciona como livraria, acervo cultural e histórico. Até mesmo o cardápio foi desenvolvido com pratos contextualizados historicamente. Endereço: Av. Santos Dumont, 1453 - Aldeota

Amika Coffeehouse (@amikacoffee) Repleto de cafés preparados com grãos especiais e uma seleção de chás naturais a cafeteria apresenta ainda várias opções de acompanhamento saudável. Endereço: R. Ana Bilhar, 1136B - Meireles

32

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Sablé Confeitaria (@sablediamant) A confeitaria tem um ambiente charmoso e cheio de sabores diferenciados. A seleção de chás e sucos é uma ótima pedida para um lanche saudável. Endereço: Rua Dr. José Lourenço, 1414 - Aldeota


Para quem quer mais saúde. Para quem quer mais qualidade. Para quem quer mais sabor. Para quem quer mais em um açaí.

Para

quem quer mais da

vida.

R. Leonardo Mota, 1477 Loja 8 - (Jamboo Mall) - Aldeota Fortaleza - CE

/queromaisacaioficial peça pelo


QUALIDADE DE VIDA

YOGA

a revolução interna que traz equilíbrio entre corpo, mente e espírito A prática vai muito além dos exercícios físicos

A

Yoga é uma filosofia milenar de origem indiana que busca a união entre o corpo físico e o transcendental. A yoga trabalha as emoções e proporciona um novo modo de ressignificar a vida. A prática da Yoga consiste em exercícios respiratórios, posturas, meditação, mantras e um novo estilo de vida que foca na cultura de paz.

YOGA PROMOVE:

Autoconhecimento expansão da consciência melhora da relações interpessoais

BENEFÍCIOS PARA O CORPO FÍSICO

Além de favorecer o desenvolvimento pessoal, a Yoga é contribui para a melhoria da memória, fortalecimento do corpo, flexibilidade, tônus muscular, diminuição de doenças cardíacas e do estresse.

COMBINAÇÃO PERFEITA: YOGA E MEDITAÇÃO ANDAM JUNTAS. A MEDITAÇÃO FAVORECE O AUTOCONTROLE, RELAXAMENTO E MELHORA O SISTEMA IMUNOLÓGICO. 34

MÉTODOS YOGA

Entre as dezenas de métodos tradicionais e contemporâneos da Yoga os mais difundidos estão o Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga e Raja Yoga. Um método que vem ganhando destaque na cidade é o Ashtanga, segundo a professora do método, Tati Chaves, a prática compreende 8 passos, dentre os quais estão os asanas ou posturas. O objetivo do método é a purificação do corpo e mente por meio do autoconhecimento, posturas, respiração, concentração e consciência mental. Outro método é o Kundalini, que além desses benefícios, também estimula a consciência positiva, a autoaceitação e o bem-estar. De acordo com Naiana Castro, professora de Kundalini Yoga, o método tem o objetivo de des-

pertar a Kundalini, que é uma energia latente que está na base da coluna vertebral e que ascende pelos sete principais chacras do corpo e desperta o potencial espiritual e criativo. Chakra Coronário

Chakra Terceiro olho

Chakra Laríngeo

Chakra cardíaco

Chakra plexo solar

Chakra sexual

Chakra raiz

Sete principais chacras do corpo

MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

O Instituto Myra Eliane, voltado para a construção de uma sociedade humanizada, desenvolveu o projeto "Valores Humanos na Educação Infantil" e a prática da meditação em 211 escolas pelo Ceará. O objetivo é trazer tranquilidade, equilíbrio emocional e autoconhecimento para os praticantes, com foco em crianças de 2 a 5 anos estudantes de escolas da rede pública. Segundo a técnica formadora da Secretaria de Educação de Horizonte, Jocilânia Souza, o método é essencial para o aprendizado das crianças. “Temos um momento de meditação na nossa rotina diária com crianças, professores e funcionários nas escolas. O resultado dessa prática, além de relaxar, deixa as crianças mais receptivas para o conhecimento, aumenta o nível de concentração e diminui os níveis de ansiedade e estresse”, afirma.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


DIETA EQUILIBRADA

Saiba quais são os alimentos que servem como combustível ideal para a máquina mais importante do corpo humano

N

osso corpo precisa de nutrientes para se manter saudável e quem comanda todas as funções é o cérebro. Para isso, ele precisa de nutrientes especiais. Alguns alimentos estimulam a produção de energia, a manutenção da memória, do raciocínio e ajudam a melhorar a concentração. Segundo a nutricionista Danielle Lodetti essa relação é mais estreita do que se imagina. “O cérebro precisa produzir uma série de neurotransmissores e de substâncias químicas que mantêm a gente bem, como serotonina, dopamina. Elas precisam ser produzidas pelo cérebro e a nossa alimentação tem que conter a matéria prima para que isso aconteça. Se não estiverem presentes na alimentação de forma adequada, o cérebro fica com sua funcionalidade limitada”, explica.

ALIMENTOS QUE VÃO BOMBAR SEU CÉREBRO!

De acordo com a nutricionista Danielle Lodetti, existem alguns ítens essenciais à dieta para potencializar o funcionamento cerebral: Frutas Legumes Cereais integrais Carne branca, principalmente peixe Azeite de oliva Castanha de caju

é a chave para turbinar seu cérebro PROBIÓTICOS, COMO O KEFIR E IOGURTES NATURAIS

O neurologista José Araújo reforça a importância dessa ligação e o seu nível de influência na atividade do corpo todo. “O cérebro precisa de minerais, energia, proteína e vitaminas para funcionar bem. Conseguimos isso em vegetais e frutas, carnes magras e antioxidantes. Com uma dieta sem açúcar refinado e com baixa quantidade de alimentos processados, o humor dos pacientes melhora, aumenta a qualidade de vida, a estabilidade emocional e diminui a ansiedade”, afirma.

DICA DA

Nutri

Além de manter uma alimentação saudável, ações como dormir bem, fazer atividades físicas regularmente e respirar corretamente são atividades simples que estimulam o bom DANIELLE LODETTI desempenho NUTRICIONISTA cerebral!

Prevenção de doenças O desequilíbrio entre intestino e cérebro afeta o organismo de forma geral. O surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, pode ser favorecido por esse quadro. “Um sono de má qualidade gera estresse e aumenta a produção de cortisol, o que gera lesões específicas em regiões do cérebro. Isso pode favorecer o desenvolvimento de doenças como depressão, insônia, alterações de humor e memória”, explica a nutricionista. De acordo com Danielle, a alimentação tem um papel essencial na prevenção contra esses problemas. “Alguns alimentos têm uma função neuroprotetora para o cérebro, como água, fibras solúveis, vitaminas B, ômega 3, alimentos com antioxidantes, gorduras e óleos vegetais, por isso são extremamente indicados em uma dieta balanceada”, aponta.

Abacate

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

35


BELEZA

Passo a passo para fazer uma

Make Glow ar! Feita pra ilumin

Uma pele iluminada faz toda a diferença na make! Dá pra fazer combinações incríveis, seja com olhos chamativos, muito rímel, gloss ou boca nude. O melhor é se jogar nas possibilidades e se sentir linda! Confira o passo a passo para uma produção cheia de brilho.

MakesNO

FEITAS BEAUTY CLUB

PELE

Para dar um brilho natural à pele, o primeiro passo é limpar e hidratar o rosto. Uma boa dica é misturar a base com hidratante facial ou apostar em um primer com partículas de brilho. Pontos estratégicos: Não adianta passar iluminador em tudo! O ideal é aplicar nas laterais acima das maçãs do rosto, embaixo do arco da sobrancelha e na ponta do nariz. Aposte também em um contorno com uma base ou bronzer mais escuro nas laterais, principalmente das bochechas e da mandíbula. Vai realçar ainda mais o brilho do iluminador. A pele perfeita para sair à noite e brilhar muito!

OLHOS

Olhar poderoso e iluminado é tudo!

36

As melhores opções para compor uma make iluminada são olhos super esfumados ou uma sombra brilhosa. Para abrir o olhar, a dica é aplicar iluminador no cantinho do olho sempre e, claro, abusar do rímel!

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

BOCA

Tons nudes e rosados são ideais para combinar com a pele iluminada. Caso queira adicionar mais um pontinho de brilho, aposte em um gloss e deixe a visual totalmente glow! A apresentadora Carol Rabelo apostou no mix delineador estilo gatinho + boca rosinha para compor a make.


QUALIDADE DE VIDA

AOS 42 ANOS e na melhor fase da vida Linda, saudável e com o corpo que sempre sonhou

R

égia Pontes tem 42 anos, é empresária e mãe de dois filhos, Victória Pontes, 22, e Rafael Aquiles Pontes, 16. Régia prova que o passar dos anos só lhe fez bem. Porém, o auge da beleza e do corpo em forma aos 40 só foram possíveis depois da descoberta de um problema de saúde que exigiu uma mudança de estilo de vida. Aos 30 anos, ela já levava o peso do diagnóstico de hipotireoidismo. Nove anos depois, o corpo deu sinais de muito cansaço, mudança de humor repentina e indisposição. Preocupada com a saúde, Régia procurou um endocrinologista para uma avaliação médica e até tratamento. Porém, onde deveria encontrar apoio, ela encontrou decepção. Régia conta que após se consultar com dois médicos endocrinologistas, as justificativas para as queixas eram as mesmas: "Você já está com quase 40 anos. O corpo não é mais de quando você era jovem. É assim mesmo, Régia". A sentença de hipotireoidismo e todos os efeitos no corpo eram considerados como normais pelos médicos que a consultaram. Inconformada, Régia decidiu buscar novas opiniões médicas. Ela se consultou com o médico Fernando Guanaba38

A EVOLUÇÃO É INCRÍVEL. VOCÊ MEXE PARTES DO CORPO QUE VOCÊ NEM IMAGINA. É MUITA SUPERAÇÃO. MANTIVE O FOCO E A CONSTÂNCIA NOS TREINOS"

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Antes, Régia pesava 68 quilos. Desde que começou no Crossfit e a ter um acompanhamento especializado ela perdeu 8 quilos e conseguiu um corpo muito mais definido.

ra, especialista em longevidade, e surgiu uma nova esperança. "Foi quando tudo mudou. Fui de fato acolhida e percebi que meu problema de saúde tinha tratamento e que minha idade não era desculpa pra nada. Recebi uma injeção de ânimo. O que eu tinha era um desajuste hormonal, mas que tinha tratamento", desabafa a empresária. Depois de uma bateria de exames, ela foi diagnosticada com uma disfunção hormonal e carência de algumas vitaminas no organismo. O tratamento foi feito com suplementos e vitaminas, além de uma dieta balanceada, prescrita pela nutricionista Fernanda Moreira. A empresária conta que depois de iniciar o tratamento e a dieta tudo mudou. Ela passou a ter mais disposição e relata que até a libido melhorou. "Meu casamento melhorou muito. Nem eu imaginava que poderia mudar tanto assim. Por conta desse desajuste hormonal, tive problemas com a libido, mas quando passei a fazer o tratamento, tudo foi melhorando" afirma. Concomitante ao tratamento, a empresária começou na modalidade de Crossfit.

Régia com sua filha Victória e o filho Rafael.

CROSSFIT

os dos exercíci O Pistol é um e ar ut de exec mais difíceis letra. de ra ti Régia

Régia conta que desde a adolescência praticava musculação, mas não mantinha a constância nos treinos. A grande mudança aconteceu mesmo após ela treinar Crossfit. Depois de 6 meses na modalidade, ela emagreceu 8 quilos e conseguiu ficar muito mais definida. Hoje em dia, ela também treina Musculação."Crossfit mudou minha vida. Não se trata só de ser um lugar para treinar. É um ambiente de amizade. A solidariedade no box é muito bonita. As pessoas sempre te ajudam e torcem por você. A união dessa turma me atraiu", reforça.

SURF E SKATE

"O crossfit mudou meu corpo, estou ida." muito mais defin

REDES SOCIAIS

Além de treinar diariamente no box e academia, Régia adora praticar atividades ao ar livre. Depois da sua transformação, ela que desde adolescente amava surfar, voltou a praticar o surf com muito mais confiança e começou a andar de skate também.

A transformação da Crossfiter foi postada nas redes sociais dela e logo chamou atenção de outras mulheres na mesma idade que passavam por problemas parecidos. "Postar minha evolução e meus treinos no Instagram passou a ser uma forma de me motivar e motivar outras pessoas também. Eu gosto muito de ajudar as pessoas. Contar um pouco do que passei até chegar na melhor fase da minha vida pode ajudar outras mulheres. O meu desajuste hormonal não me limitou. Quero deixar a mensagem para os seguidores que nunca desistam e que sempre procurem mais de uma opinião médica. Isso ajudou a transformar meu corpo, minha mente e a aproveitar a melhor fase da minha vida", conclui a empresária. Com 16 mil seguidores (até o fechamento desta matéria), Régia brilha nas redes sociais e incentiva às mulheres a buscarem sua melhor versão.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

39


FACILITE SUA VIDA

COZINHA FIT Os utensílios que vão deixar suas receitinhas light muito mais práticas!

MIXER 3 EM 1

Além de misturar os ingredientes, o Mixer 3 em 1 Philips Walita ainda funciona como moedor, batedor e, também, um copo de 1 litro. O produto ainda vem com um protetor que evita respingos. Perfeito para fazer aquele super shake antes do treino! Onde encontrar: www.carrefour.com.br Preço: R$ 129,90

COLHER BALANÇA

Uma colher que também é um medidor digital super preciso para você acertar nas medidas na hora de fazer a receita! A combinação entre balança e escala volumétrica garante a precisão e a praticidade do produto. Pesa até 300g. Onde encontrar: www.americanas.com.br Preço: R$ 39,00

MOEDOR ELÉTRICO

Para facilitar aquele toque de sal e pimenta na receitinha, o moedor a pilha de aço inoxidável é a melhor opção. Você coloca os grãos dentro, aperta o botão e ele faz o trabalho de moer e aproveitar melhor os temperos! O aparelho possui ainda uma luz de LED que permite a visualização interna durante o processo. Onde encontrar: www.magazine10.com.br Preço: R$ R$ 29,90

40

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

DESCASCADOR DE LEGUMES

Um utensílio simples mas que facilita muito a vida é o descascador de legumes. Otimiza seu tempo e ainda descasca tudo direitinho. Feito de aço inox, o aparelho é resistente e tem alta durabilidade. Onde encontrar: www.camicado.com.br Preço: R$ 18,33

FRITADEIRA ELÉTRICA AIRFRYER

Para garantir uma receita sequinha e sem gordura, a dica é a Airfryer. O aparelho frita alimentos sem usar óleo, fornecendo uma alimentação mais saudável sem tirar o sabor da comida. Além disso, a fritadeira possui controle de temperatura e timer sonoro com desligamento automático que avisa quando sua refeição está pronta! Onde encontrar: www.polishop.com.br Preço: R$ 999,85

SEPARADOR DE CLARA E GEMA

Ovo é um ingrediente muito presente nas receitinhas saudáveis, seja para aquela combinação clássica com frango e batata doce ou para algo mais elaborado, como uma crepioca feita só com claras. Com esse produtinho você quebra o ovo e separa as duas partes de uma só vez! Prático e indispensável. Onde encontrar: www.magazineluiza.com.br Preço: R$ 59,90


TREINO POWER

30 MINUTOS PARA BOMBAR AS PERNAS

os Encontram p u er as mini e s ja bands na lo n it ess Studium F fitness) (@studium

Treino intenso para você fazer em qualquer lugar CONFIRA O VÍDEO COMPLETO NO CANAL SAÚDE FORTALEZA NO YOUTUBE Nossa convidada foi a Ana Letícia Lima (@analetlima) que topou e aprovou o treino montado pelo profissional de educação física Bruno Sousa (@coachbrunosousa)

1) ATIVAÇÃO DE GLÚTEO COM MINI BAND

Em pé, com os joelhos flexionados e o quadril com leve flexão, faça o movimento de abdução para esquerda por 10 vezes e depois para a direita. 10 repetições de cada lado

42

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

ANA LETÍCIA LIMA @analetlima

2) FROG PUMPS

GIL DUARTE @gilduartedias CREF 857/G-CE

Coloque a sola dos pés juntas, flexione os joelhos e eleve o quadril. As mini bands devem ficar um pouco abaixo dos joelhos. 20 repetições


3) SITFF COM SUPER BAND

Coloque a band sob os dois pés e passe a outra extremidade no pescoço (trapézio). Flexione um pouco os joelhos e complete o movimento com flexão de quadril , até o tronco ficar paralelo ao chão. Repita 50 vezes.

5) CIRCUITO (fazer 4 séries) 10 repetições de meio agachamento

10 repetições meio agachado com salto

4) STEP UP

Suba e desça no caixote médio. Repetições: 4 x 10 cada perna

10 subidas no caixote (5 em cada lado)

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

43


OS MELHORES ACESSÓRIOS PARA

FACILITAR SEU TREINO MEIA DE COMPRESSÃO

CORDA COM ROLAMENTO

A meia é feita com tecido especial que absorve o suor, combinada ao design compressivo que ajuda a manter os seus pés e panturrilhas secos, confortáveis e com suporte enquanto as atividades são feitas. Onde encontrar: www.nike.com.br Preço: R$ 129,90

Pular corda é um exercício simples que auxilia o funcionamento de diversas partes do corpo, como a circulação, áreas cardiorrespiratórias e musculatura. A Speed Rope além de ser mais prática e não enrolar na hora de guardar, é feita com um cabo de aço PVC com alta resistência. Onde encontrar: Studium Fitness Preço: A partir de R$ 35

ARM BAND

A braçadeira Nike é compatível com smartphones de até 5”. O produto é feito com materiais resistentes e conta com parte frontal transparente e sensível ao toque, facilitando o uso de seu celular durante as atividades físicas. Onde encontrar: www.centauro.com.br Preço: R$ 79,99

COQUETELEIRA MIXER

Você prepara o shake e toma no mesmo copo! A coqueteleira elétrica funciona a pilha e possui uma hélice que gira e mistura o drink ou qualquer outra mistura que você desejar. Acompanha uma tampa com trava e protetor de silicone para fechar melhor e evitar respingos enquanto mexe a bebida. Onde encontrar: www.ludi.com.br Preço: R$ 84,90

FONE SEM FIO

SMARTBAND

O MGCOOL Band 3 é um dispositivo que funciona como monitorador de batimentos cardíacos e sono, além de calcular os gastos de energia no seu dia. Funciona também para configuração de alarme. Onde encontrar: br.gearbest.com Preço: R$ 85

44

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Com um design compacto e super prático, o fone sem fio Sony é ideal para quem quer curtir uma música agitada durante o treino. Além de entregar um som com alta qualidade, o fone possui cancelamento de ruídos externos. Onde encontrar: www.submarino.com.br Preço: R$ 799,00


NA PRATELEIRA

Dela

Pele lisinha

Máscara Removedora de Cravos Facial Avenca com Argila Preta

em apenas alguns minutos As melhores máscaras removedoras de cravos

Onde encontrar: Cosbel Preço: R$ 5,50

Máscara de Limpeza Facial Ricca 1,2,3

Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 21,90

Máscara Preta Removedora De Cravos Black Mask Shills 50ML Onde encontrar: www.lojasamericanas.com.br Preço: R$ 24,90

Máscara Facial Charcoal Mask

Onde encontrar: www.epocacosmeticos.com.br Preço: R$ 12,90

Máscara Facial Removedora De Cravos Clearskin - Avon Onde encontrar: www.avon.com.br Preço: R$ 12,90

Máscara Preta de Remoção de Cravo 8g Matto Verde

Onde encontrar: www.coprobel.com.br Preço: R$ 4,99

46

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Máscara Preta Removedora Cravos Peeling Off - Mond'sub

Onde encontrar: Lojas Americanas Preço: R$ 16,15


1. Calamed

Seleção de ouro para refrescar o corpo no

O creme garante a sensação de alívio rápido após a aplicação. A indicação é usar em todo o corpo logo após o banho. Onde encontrar: Farmácias Pague Menos Preço: entre R$ 10,30 e 9,80 (100ml)

verão

2. After Sun Gel Ultra-Soothing Clarins

Tem fórmula em gel e textura suave, própria para a pele super sensível. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 122,90 (200ml)

Listamos os melhores pós-solares para acalmar, restaurar e hidratar sua pele! Só não esquece de se cuidar, hein?!

1

3. Sun apres-soleil Corpo e Rosto Nuxe

Repara, hidrata e deixa a pele macia e cheirosa. Fórmula livre de álcool, sem comedogênico e sem parabenos. Onde encontrar: www.sweetcare.pt Preço: R$ 52,37 (200ml)

4. Loção Pós-Sol Hidratante Avène

A loção possui efeito calmante, anti-irritante e anti-inflamatório. Refresca a pele e diminui a sensação de ardência. Onde encontrar: www.mafradelivery.com.br Preço: R$ 39,74 (400ml)

5. Leite Reparador Refrescante Pós-Solar RoC O produto é rico em vitamina E e possui ação antioxidante. Ajuda na reparação e no antienvelhecimento da pele. Onde encontrar: www.cosmetis.com.br Preço: R$ 81,67 (200ml)

2

6. After Sun Rescue Balm With Aloe Clinique

5 4

A fórmula possui Aloe vera que propriedades calmantes e suavizantes. Pode ser usado no corpo e rosto. Onde encontrar: www.lojaglamourosa.com Preço: R$ 113,39 (150ml)

6

7. Loção Hidratante Pós-sol Fotoequilíbrio Natura

9 3

A loção tem textura leve, não oleosa, o que permite maior fixação na pele. Garante hidratação prolongada por até 12 horas. Onde encontrar: rede.natura.net Preço: R$ 15,50 (120ml)

8. Gel Pós Sol Sundown

A fórmula tem Aloe Vera e deixa uma sensação refrescante no corpo. Onde encontrar: Farmácias Pague Menos Preço: R$ 21,40 (130ml)

8

10

9. SOS Coups de Soleil Clarins

A fórmula tem manteiga de karité, um poderoso aliado na ação hidratante da pele. O creme é indicado para todos os tipos de pele. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 129,90 (40ml)

10. Gel Hidratante e Refrescante Pós-Sol Avon Care Sun 7

produto com alta absorção. O gel cuida da pele e prolonga o bronze no corpo. Onde encontrar: www.avonstore.com.br Preço: R$ 26,99 (120g)


NA PRATELEIRA

Dele

Desodorantes masculinos para pele sensível 1.Desodorante Hipoalergênico Total Care

A fórmula vegana e cruelty free em spray impede a proliferação do odor nas axilas e protege de forma natural e suave. Além disso, possui álcool de milho, que evita os processos irritativos e ativos emolientes que diminuem o ressecamento e atuam na hidratação da pele. Onde encontrar: www.alergoshop.com.br Preço: R$ 43,90

5.Roll-On Hipoalergênico Alergoshop 1

4

6.Desodorante Unissex Hipoalergênico Anna Pegova

A fórmula hipoalergênica garante a proteção da pele sensível e funciona como inibidor de odores da transpiração, tudo isso sem destruir a flora cutânea natural da pele. Onde encontrar: www.extra.com.br Preço: R$ 57,00

2.Desodorante Antitranspirante Soffie Clinical

O produto é em creme, possui composição livre de parabenos e álcool etílico e aroma suave. Além disso, antitranspirante e tem fórmula feita com 20% de tetraclorohidrex de alumínio/ zircônio GLY, o que garante a proteção de 48 horas contra sudorese intensa. Onde encontrar: www.mensmarket.com.br Preço: R$ 19,90

3.Granado Antisséptico Tradicional

5

2

O roll on contém uma fórmula livre de qualquer ingrediente animal e de álcool etílico, hidratando e protegendo a pele durante todo o dia, além não ter perfume, o que minimiza os riscos para alergias. Contém ureia, por isso não mancha as roupas. Onde encontrar: www.granado.com.br Preço: R$ 9,78

6

4.Ada Tina Doppia Hipoalergênico

O roll-on é hipoalergênico e funciona como um protetor, protegendo a pele da irritação, ardência e desconforto, evitando o escurecimento das axilas. Sem conservantes, sem parabenos, sem álcool e sem fragrâncias. Onde encontrar: www.extra.com.br Preço: R$ 88,20

48

O desodorante conta em sua fórmula com agentes anti-irritantes e é indicado para todos tipos de pele, inclusive para as mais sensíveis. Não contém perfume, corantes e parabenos. Onde encontrar: www.alergoshop.com.br Preço: R$ 40,60

3

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


TESTAMOS

Cross Surf Treino diferente para encarar as ondas T

Testado Por Natália Fonteles

O

surf é um dos esportes radicais mais praticados na nossa cidade, mas para praticar é preciso muito condicionamento físico para conseguir executar as manobras que levam à evolução no esporte. Em busca de novidades relacionadas ao surf e ao mundo fitness, pesquisei sobre o Cross Surf, modalidade que mescla exercícios do surf e treinamento funcional, e logo surgiu o interesse em praticar. Em Fortaleza, a Prosurfer Surf House foi a primeira a oferecer o treinamento. A escola de surf tem uma piscina e uma pista de skate para incrementar ainda mais o espaço que fica próximo da praia. O clima de amizade e descontração chamam a atenção desde a entrada. Fiz a primeira aula da modalidade e o resultado foi um treino divertido e diferente de tudo que já experimentei. A aula dura 1 hora. Tempo suficiente para sair pingando de suor devido ao treinamento intenso, que se divide em dois momentos: exercícios feitos no solo e exercícios praticados em plataformas diferenciadas que simulam os exercícios do surf. O ideal é que a modalidade seja praticada três vezes por semana.

50

O VA D

O

PR

A

Um novo conceito de treino que mescla exercícios do surf e treinamento funcional

A EST DO

CROSS SURF

O treinamento personalizado melhora o condicionamento físico. A modalidade é indicada para quem quer ganhar força e resistência.

DIFERENCIAIS DO TREINO:

As plataformas V12 e Gyroboard são os equipamentos que simulam as manobras em cima da prancha de surf. Os equipamento promovem uma ativação de toda a musculatura e possibilitam a execução de vários movimentos tridimensionais e de rotação.

PARA QUEM JÁ SURFA, A MODALIDADE É UM COMPLEMENTO PARA AUMENTAR A PERFORMANCE E EVOLUÇÃO DAS MANOBRAS.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

(PLATAFORMA V12): A plataforma V12 também reproduz exercícios que são geralmente praticados em academias convencionais tais como o agachamento.

Não é preciso ser surfista para praticar o Cross Surf. O treino intenso trabalha mobilidade, estabilidade e força. (GYROBOARD): O gyroboard é uma plataforma de treinamento funcional que simula a posição de base do surf e trabalha o core e o equilíbrio.


FIQUE DE OLHO!

Conheça os melhores encapsulados para

r a n i b tur seu treino

Os suplementos que vão dar aquela energia extra e aumentar sua performance

1 Moringa Power

1

A versão tradicional do produto contém alta concentração da moringa oleifera, uma planta natural que além de nutritiva, é rica em fibras e proteínas. É polivitamínico e apresenta minerais usados para a recuperação muscular, além de ter propriedades antioxidante que ajudar na prevenção de doenças como o câncer. Dica: Você pode usar a Moringa Power pura ou como tempero para o pré-treino. Onde encontrar: SNF Suplementos Preço: A partir de R$ 60

3

2 Turkesterone

2

As cápsulas estimulam o crescimento da massa muscular e melhoram a energia e o desempenho nos treinos. Além disso, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de açúcar no sangue, acelerando o metabolismo e auxiliando na perda de peso, produzindo mais energia para um super treino! Onde encontrar: Artesani - Farmácia de Manipulação Preço: sob consulta

3 Venom Ultra Concentrado

O suplemento funciona para dar aquele gás pré-treino! Entre os benefícios estão o aumento da força, da energia, da resistência e muscular, além de potencializar a concentração. Onde encontrar: www.americanas.com.br Preço: R$ 200 (média)

4 Colágeno Hidrolisado - Growth Supplements

O colágeno é conhecido por conta dos efeitos na pele. Contudo, além disso, o produto é indicado para quem busca a hipertrofia, ou seja, o maior ganho de músculos e um auxílio para o emagrecimento. O encapsulado também atua na proteção das articulações e no tratamento de osteoporose. Onde encontrar: www.gsuplementos.com.br Preço: R$ 19 (150g)

4

5 Thermo Fire Aqua Expel - Arnold Nutrition

5

6

Além de garantir muito mais energia pro seu treino, o encapsulado serve como diurético e termogênico, diminuindo a retenção líquida e acelerando a queima de gordura! A fórmula contém elementos naturais como cafeína, chá verde e gengibre. Onde encontrar: www.bertonnutricenter.com.br Preço: R$ 104,99

6 Slimcarb

Não adianta cuidar do pré-treino e depois não ver diferença no pós, certo? O Slimcarb serve para potencializar os resultados que você malha tanto para conseguir. Os efeitos do fitoativo inibem a absorção de gordura, a digestão de carboidratos, além de reduzirem o índice de massa corporal (IMC) e os níveis de glicose e hemoglobina glicada no organismo. Onde encontrar: Artesani - Farmácia de Manipulação Preço: sob consulta

52

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


NOS PRIMEIROS MESES

Herpes infantil: o perigo está mais perto do que você imagina Saiba como identificar e quais são os cuidados básicos para evitar a doença no seu bebê

A

Herpes comum é causada pelo vírus Herpesvirus Simples 1 (HSV1) ou Simplex. Ao infectar o indivíduo, ele tem a capacidade de ficar alojado no organismo, sem causar lesões aparentes de início, o que dificulta a identificação da doença. Em bebês, o vírus apresenta ainda mais riscos por conta do sistema imunológico ainda em formação. Por isso, todo cuidado é pouco.

A DOENÇA É TRANSMITIDA PELO CONTATO DO BEBÊ COM SALIVA OU MUCOSAS INFECTADAS Segundo a pediatra Isa Xavier, os riscos do desenvolvimento da doença em bebês são ainda maiores. “Por serem imunologicamente mais debilitados, os bebês, principalmente recém-nascidos, sofrem mais com as lesões. O vírus pode atravessar o sistema nervoso central e tornar o quadro muito mais grave, podendo causar encefalite e até mesmo o óbito”, afirma.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Quando em crise, a infecção é facilmente reconhecida. “O primeiro sinal geralmente será a uma vermelhidão associada de coceira na região afetada. Formam-se bolhas cheias de um líquido transparente logo em seguida", explica a pediatra. Em alguns casos, a criança pode apresentar ainda um estado febril ou uma estomatite herpética, causando aftas na boca e na gengiva.

AO SINAL DE QUALQUER UM DOS SINTOMAS NO SEU BEBÊ, PROCURE O PEDIATRA COM URGÊNCIA!

"A infecção pode acontecer durante o parto, caso a mãe esteja com a infecção ativa. Quando isso acontece, a indicação é que faça a cesária. O contágio indireto pode acontecer também através de toalhas, copos, brinquedos ou qualquer outro elemento que tenha entrado em contato com alguém infectado”, alerta a pediatra.

ISA XAVIER PEDIATRA

COMO EVITAR?

Primeiro de tudo: SEMPRE

Lave bem as mãos. Evite o contato com pessoas

que estejam com a lesão ativa. Evite beijos no rosto ou nas

mãos dos bebês. Não compartilhe copos

e talheres.

Tratamento x Cura

Tanto em adultos quanto em bebês, uma vez que instalado, o vírus permanece no corpo. “É possível acelerar o tratamento em bebês, mas o vírus vai ficar inativo para sempre no organismo do portador do mesmo jeito”, certifica Isa. O primeiro passo antes de começar o tratamento medicamentoso é saber qual o tipo de vírus. “Em recém-nascidos, é necessária uma bateria de exames combinada à internação para monitorar o andamento da doença. Em crianças maiores, é possível tratar com pomadas específicas”, explica a pediatra. Cuidados básicos, como aumentar o consumo de líquidos para garantir a hidratação da criança e evitar alimentos ácidos ou muito sólidos que possam causar irritação nas bolhas, também auxiliam no tratamento.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

53


PAIS & FILHOS

ALIENAÇÃO PARENTAL:

inimiga silenciosa e devastadora

Entenda o problema que pode afetar a saúde mental das crianças

A

Alienação Parental é considerada um padrão comportamental caracterizado por ações de pais e responsáveis que tentem prejudicar a relação da criança com o outro genitor.

O ato de Alienação Parental é diferente da Síndrome da Alienação Parental (SAP). Enquanto o ato é referente às atitudes dos pais, a síndrome é uma consequência ligada diretamente às ações da criança, que exclui e destrata o genitor sozinha. Isso é resultado de condições graves, como tortura psicológica.

Uma separação conturbada ou uma convivência negativa dentro de casa são as principais causas do problema. De acordo com a psicóloga infantil, Manuella Bayma, isso afeta significativamente a criança. “A família é o pilar da construção psíquica. Quando há qualquer distorção da imagem de alguém que deveria ser referência para a criança, isso pode causar problemas graves para a condição psicológica”.

54

SINTOMAS

Ansiedade, depressão e a dificuldade na construção da autoestima. “Os pais são muito formadores do autoconceito do sujeito, no caso, o filho. Quando há essa interferência negativa, isso pode causar dificuldades para a criança de diversas formas, inclusive de ter um relacionamento saudável no futuro, pois danifica suas referências”, explica a psicóloga. Quanto aos pais, atitudes como manipular e dificultar as visitas, bloqueando o genitor na vida da criança, ou criar falsas acusações de abuso, são sinais comuns da AP.

A ALIENAÇÃO PARENTAL É RECONHECIDA JURIDICAMENTE PELA LEI Nº 12.318, QUE ASSEGURA OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM CASOS DE VIOLÊNCIA E POSSIBILITA PUNIÇÕES PARA QUEM ESTIMULA A ALIENAÇÃO.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

MANUELLA BAYMA PSICÓLOGA INFANTIL

Guarda compartilhada de verdade Uma relação saudável entre pais e filhos, seja dentro de um matrimônio ou após a separação, é primordial para evitar a alienação parental. “O principal é tentar blindar o máximo a criança ou adolescente dos desentendimentos que existem em qualquer relação conjugal, separar a parentalidade da conjugalidade e promover um ambiente saudável para essa criança”, indica Manuella. Em uma situação de divórcio, a melhor opção é a guarda compartilhada mantida de forma responsável. “Isso faz com que a criança conviva com ambos os genitores e possa criar sua própria visão sobre eles. Mas isso só é efetivo quando os pais estão dispostos a, de fato, exercer a convivência compartilhada. É necessário pensá-la conforme a realidade e a idade de cada criança”, atenta Manuella.


CLÍNICA GERAL

Os perigos por trás das pílulas anticoncepcionais Conheça outras alternativas e cuide-se!

A

s pílulas anticoncepcionais foram criadas na década de 60 e foram responsáveis por uma grande revolução no comportamento sexual das mulheres. Porém, os efeitos colaterais desses hormônios sintéticos no organismo feminino podem causar problemas de saúde como trombose, cefaléias e enxaquecas. De acordo com médica ortomolecular Maryna Landim, o uso das pílulas anticoncepcionais causa muito mais ônus à saúde da mulher e por isso seu uso é totalmente dispensável. A médica explica que os hormônio sintéticos contidos nas pílulas podem causar desordem no sistema endócrino, que é responsável pela liberação de hormônios naturais no corpo, e isso pode causar problemas para ganhar massa magra, queda de libido e até mesmo acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a ortomolecular existem outras alternativas muito melhores e menos nocivas para conseguir o efeito de contracepção. Sendo a mais indicada é o Dispositivo Intrauterino (DIU) que, segundo a Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia, é o método mais seguro para evitar a gravidez. O método é o mais indicado, salvo para algumas mulheres que, por questões anatômicas (útero bicorno, que tem formato de pêra, e de didelfo, malformação congênita), não conseguem implantar o DIU. O dispositivo tem ação espermicida, ele impede o espermatozóide de encontrar o óvulo, portanto, ele não é abortivo.

56

TIPOS DE DIU:

DIU de mirena: A liberação de hormônios é menor, pois só acontece no útero.Mas isso não isenta dos efeitos colaterais que os hormônios sintéticos causam. DIU de prata: Não há liberação de hormônios. O método tem ação espermicida.Ele é indicado para pessoas que que têm excesso de cobre no sangue. DIU de cobre: Não há liberação de hormônios. O método tem ação espermicida. DIU de prata com cobre: Não há liberação de hormônios. O método tem ação espermicida.

MARYNA LANDIM MÉDICA ORTOMOLECULAR

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

ANTICONCEPCIONAIS X GANHO DE MÚSCULOS

A médica alerta que quanto menos hormônios artificiais circulando no corpo, melhor. De acordo com Maryna, os hormônios sintéticos podem até dificultar o ganho de massa magra. Para que a pílula anticoncepcional evite a ovulação, ela bloqueia a produção de alguns hormônios na hipófise como a testosterona, que é o hormônio masculino responsável, entre tantas outras coisas, pela construção e manutenção da massa magra. A pílula também interfere na glândula adrenal, que produz o cortisol e dhea, que são hormônios anabólicos ou catabólicos, dependendo da dose encontrada no sangue. Essa interferência no corpo gerada pelas pelas pílulas gera problemas para ganhar massa magra por desregular o ciclo normal da produção de hormônios no corpo. A médica alerta, sem músculos fica difícil até queimar gordura.


BEBÊ HI-TECH

Novidades em tecnologia para cuidar do seu bebê BASE DE SEGURANÇA

A Base para Bebê Conforto da Terni utiliza tecnologia IsoFix para garantir o melhor encaixe da cadeira no banco do carro, o que permite travar a cadeirinha de forma prática e segura.

SUPORTE PARA TROCAR FRALDAS

O SnoofyBee Portable Clean Hands Changing serve como um suporte + barreira para trocar fraldas, impossibilitando que os bebês se mexam muito e acabem se sujando. Onde encontrar: www.amazon.com Preço: U$ 29,99

Onde encontrar: Magazine Luiza Preço: R$ 249,00

INTERCOMUNICADOR

O intercomunicador FeelCare garante maior conforto para o bebê enquanto ele dorme. O aparelho é dividido em duas unidades, uma fica com a criança, que emite uma luz de presença, e outra com os pais, que transmite sons e luzes sobre as condições do sono do bebê. Onde encontrar: www.vertbaudet.pt Preço: 47.99 €

TRANQUILIZADOR SONORO

O sonho de toda mamãe que quer acalmar seu bebê, o BabyShusher emite determinados ruídos que tranquilizam de forma natural o choro da criança, monitorado e controlado pelos pais.

Onde encontrar: www.submarino.com.br Preço: R$ 349,90

58

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

COLHER AMIGA

A colher Squirt é um acessório simples mas muito eficiente! Ponha a papinha dentro da parte feita de silicone e esprema. A comida sai pela ponta da colher na medida certa. Onde encontrar: booninc.com Preço: $7.99


CLÍNICA GERAL

Transtornos alimentares podem Fique de olho nos sinais de alerta e afaste-se desse problema

U

ma alimentação equilibrada é a chave para manter uma vida saudável. Quando o quadro é inverso, as alterações que provocam isso, como os distúrbios alimentares, são extremamente prejudiciais à saúde física e mental. Segundo a nutricionista especialista em nutrição funcional, Talita Alencar, esse comportamento está ligado ao descontrole. “Os Transtornos Alimentares (TA) podem ser descritos como alterações persistentes do comportamento alimentar e/ou dos comportamentos voltados para o controle de peso, que acarretam em prejuízos à saúde física ou ao funcionamento psicossocial”, explica.

TALITA ALENCAR NUTRICIONISTA

Principais Transtornos Alimentares reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ANOREXIA NERVOSA

Recusa em manter um peso corporal dentro ou acima do padrão minimamente saudável de acordo com idade e altura. Sintomas: evitar comida constantemente, distorção da própria imagem, pular refeições.

BULIMIA NERVOSA

Compulsão alimentar caracterizada por comportamentos inadequados e recorrentes para prevenir o ganho de peso. Sintomas: provocação de vômitos, consumo excessivo de laxantes, enemas, diuréticos e remédios para emagrecer, e a prática de jejuns e atividades físicas em demasia.

TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICO (TCAP)

Ingestão de grande quantidade de alimentos, maior do que uma pessoa com características físicas semelhantes seria capaz de comer, em situação similar, em um período limitado de tempo. Sintomas: comer muito rápido e em grandes quantidades, mesmo quando não há fome, e ter sentimentos de culpa e vergonha após a ingestão.

ATENÇÃO: ao sentir qualquer um dos sintomas descritos acima, procure um psicólogo com urgência.

60

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


ser a ruína do corpo e da mente Fatores de risco

FERNANDO GUANABARA, MÉDICO

As causas desses distúrbios apresentam-se na genética e também nos fatores externos, como a obsessão por um corpo irreal. “Não existe uma causa isolada para que a pessoa desenvolva um distúrbio alimentar. Algumas pessoas, por exemplo, podem ter uma predisposição genética para certo transtorno, outras podem ter desenvolvido o problema devido a alterações hormonais. Existem, igualmente, os aspectos socioculturais que impõem certos padrões estéticos como formas de aceitação ou de aprovação na sociedade”, afirma a nutricionista. As dificuldades da rotina também podem ser uma das causas desses transtornos, como afirma o médico Fernando Guanabara. “O estresse pode ser um gatilho. O paciente pode ter um estresse crônico, desenvolver ansiedade e, por consequência, a compulsão alimentar, causando alteração no controle das vias da homeostase energética”, explica.

Você sabia?

Carboidratos em excesso podem ter uma relação com a compulsão específica por doces. “A causa da compulsão por doce está relacionada com a resistência insulínica, que é ocasionada pela grande quantidade de carboidrato na dieta, associada ao sedentarismo. Pode ser um caminho para a diabetes tipo 2”, alerta Fernando Guanabara.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS

Além do físico, os distúrbios alimentares também afetam muito a saúde mental de quem sofre com o problema. “O sujeito que se encontra com um transtorno mental vivencia um intenso sofrimento psíquico. Apresenta questões importantes acerca de sua autoimagem, autovalorização, apresenta isolamento social, visto que a comida faz parte dos encontros em nossa sociedade, podendo até apresentar ideação suicida”, alerta a psicóloga Fernanda Azevedo.

TRATAMENTO

Para tratar de forma correta um distúrbio alimentar, é necessário cuidar tanto da saúde física quanto mental. “O tratamento deve incluir um olhar interdisciplinar. Médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, dentre outros precisam ser incluídos nesse cuidado. Acompanhamento nutricional, acompanhamento psicológico, incluindo também uma abordagem familiar, acompanhamento psiquiátrico, visando o controle medicamentoso de alguns sintomas como ansiedade, tristeza, compulsão”, indica a psicóloga. Além disso, o médico Fernando Guanabara ainda atenta para importância de manter hábitos saudáveis. “É necessário ter um sono de qualidade, gerenciar o estresse, ter um momento de descanso, além de manter uma dieta balanceada e praticar atividade física regular. São hábitos gerais que ajudam no controle desses transtornos”, garante.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

61


CLÍNICA GERAL

Falta de libido pode indicar problemas de saúde Desequilíbrio hormonal pode causar falta de desejo sexual

A

médica ortomolecular, Tayná Athayde destaca, que as causas da diminuição do desejo sexual podem ter origens multifatoriais. Disfunção hormonal e questões psicológicas são fatores que podem interferir diretamente na queda do desejo sexual. É importante procurar um especialista para fazer uma análise hormonal e até um psicólogo, caso o problema esteja ligada à questões de relacionamento, por exemplo.

TESTOSTERONA E LIBIDO NA MULHER

Na mulher a testosterona diminui consideravelmente a partir dos 30 anos. A deficiência desse hormônio pode gerar alguns problemas, inclusive no apetite sexual. A ausência de libido não deve ser encarada como normal, pois quando o desejo sexual está em baixa pode significar um desequilíbrio dos hormônios.

ALERTA!

ANTICONCEPCIONAL X LIBIDO

Segundo a médica, a pílula anticoncepcional diminui a quantidade do hormônio testosterona livre, pois estimula a produção de uma proteína chamada Globulina Ligadora de Hormônio Sexual (SHBG), que em excesso, inativa TAYNÁ ATHAYDE os hormônios MÉDICA que ajudam na ORTOMOLECULAR função sexual.

62

PRINCIPAIS MOTIVOS DO DESEQUILÍBRIO DA LIBIDO:

Idade avançada (a partir dos 30 anos há uma queda significativa dos hormônios) Alimentação pobre de nutrientes Estresse elevado (fatores psicológicos, baixa estima, problemas no relacionamento com o parceiro)

PRINCIPAIS CAUSAS FÍSICAS DA DIMINUIÇÃO DO DESEJO SEXUAL:

Menopausa Uso de pílulas anticoncepcionais Insuficiência de testosterona Excesso de cortisol (hormônio do stress)

Tratamento Reposição hormonal e uma dieta equilibrada em nutrientes e gorduras boas são as formas de regularizar a produção de diversos hormônios e, consequentemente, aumentar o desejo sexual. COMO A NUTRIÇÃO INTERFERE NO EQUILÍBRIO HORMONAL: De acordo com Dra. Tayná, as gordura boas são a base da produção dos hormônios. "É preciso ter uma alimentação rica em gorduras boas (ômega 3, óleo de coco, castanha, azeite) para produzir os hormônios sexuais", afirma. Alguns alimentos possuem substâncias que melhoram o fluxo sanguíneo e ajudam o cérebro na produção de hormônios como testosterona, serotonina e a noradrenalina, que potencializam o desejo e o desempenho sexual: Alimentos e especiarias que aumentam o apetite sexual: Maca peruana Amendoim Chocolate

Ovo de codorna Banana Ostra Morango Café Mel

Gengibre Ginseng Pimenta

Esses alimentos devem fazer parte da rotina alimentar para que apresente o resultado esperado. Eles agem em médio e longo prazo e não em apenas algumas horas. Consulte um nutricionista para montar uma dieta rica e equilibrada.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


@agualafonte | www.agualafonte.com.br SAC 85 98802.9111

Lafonte: A água que está se tornando a queridinha das Nutris. Saiba o porquê. Adotar um estilo de vida mais saudável é f ác i l q u a n d o você escolhe a Lafonte. Com quase zero de sódio (0,8mg/l), cálcio e magnésio equilibrados e pH alcalino 7,4, ela é uma água diferente de todas que você já viu. E quando f a l a m o s sobre a impor tância de escolher a água ideal para seu corpo, contamos com especialistas no assunto.


ARTIGO

Nutricionista Lívia Studart CRN: 18569

NUTRIENTES ANABÓLICOS: IMPORTANTES ALIADOS NO GANHO DE MASSA MUSCULAR

O

s nutrientes possuem contribuição direta no ganho muscular por estimularem o processo de hipertrofia. É preciso comer para crescer! Quais nutrientes consumir? Tanto via alimentação através do consumo de carnes, frango, peixes e ovos como via suplementação, os aminoácidos são imprescindíveis para o processo de hipertrofia muscular. Os BCAA’s e aminoácidos essenciais atuam através a ativação de Mtor, um sinalizador que controla o equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo muscular, ou seja, regulam a síntese proteica. Os aminoácidos também atuam na recuperação muscular após o exercício, auxiliando na redução de dor e fadiga muscular. Além dos aminoácidos, os carboidratos atuam no estímulo de hipertrofia por participarem da síntese de glicogênio muscular, ou seja, por produzirem nosso

64

combustível para realização do exercício. Quando iniciamos o treino com uma disponibilidade maior de energia, melhoramos nossa performance, conseguindo realizar maior número de repetições, utilizando maior carga, tolerar o esforço por mais tempo, promovendo maior impacto metabólico, estimulando mais perda de gordura corporal e o ganho de massa muscular. Os lipídeos, vitaminas e minerais também são essenciais para o processo de hipertrofia muscular, ou seja, é necessário o consumo adequado de todos os nutrientes ao longo do dia para obter melhor desempenho na atividade física. Uma boa opção de pré-treino: banana com canela em pó e aveia com ovos cozidos ou mexidos com açafrão por cima. E não esqueça de se hidratar também. Realize o acompanhamento nutricional com um profissional para alcançar melhores resultados.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Os lipídeos, vitaminas e minerais também são essenciais para o processo de hipertrofia muscular, ou seja, é necessário o consumo adequado de todos os nutrientes ao longo do dia para obter melhor desempenho na atividade física.”


FITNESS STORE


ONDE ENCONTRAR?

Lista de profissionais e empresas Artesani Rua Beni de Carvalho, 239 - Aldeota (85) 3244-2611 / (85) 3268-1252 / (85) 3223-2266 www.artesani.com.nbr Beauty Club Rua Padre Valdevino, 2546 – Aldeota (85) 3224-3100 / (85) 98896-3100 www.beautycluboficial.com.br/ Central do Corpo Unidade Aldeota: Av. Santos Dumont, 2456 / (85) 3023-8338 Unidade Dunas: Av. Engenheiro Luís Vieira, 920 / (85) 2181-1715 Galpão da Central: Rua Coronel Jucá, 523 / (85) 3085-0942 Central Parque: Avenida Engenheiro Santana Jr, 2977 / (85) 3051-4604 www.centraldocorpo.com.br Chef Gabriela Carvalho Serviço de banqueteria saudável (85) 99254-7947 / (85) 98876-4947 Exponutrition Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz. contato@savagetpromocoes.com.br (21) 3478-1999 / (11) 3285-4299

Morgana Rolim Nutricionista estética Clínica de Estética Josy Freire Harmony Medical Center Av. Dom Luis - Sala 408 - Quarto Andar - (85) 32615613 / 988294111 Nossa Fruta Brasil www.nossafrutabrasil.com.br (85) 3476-8355 Nutriblend Rua Largo do Tanque, 790 - Conjunto Esperança (85) 99721-9349 Prosurfer Surf House Rua Raimundo Esteves, 100 - Antônio Diogo (85) 3393.9961 / 99955.4488 Quero Mais Açaí Rua. Leonardo Mota, 1477, Loja 08 - Aldeota (85) 3182-8805 Repense Consultoria Financeira Foco em diagnóstico, planejamento e controle (85) 4042-2300 www.repenseconsultoria.com

Fernando Guanabara Av. Santos Dumont, 5753- Papicu/ Torre Saúde, Salas 1609 e 1610 (85) 3036-1780

Roma Distribuidora www.romadistribuidora.com.br (85) 3456-5500

Isa Xavier Av. Santos Dumont, 2456- Corporate Plaza BC - Sala 310 (85) 3182-7479/ 99945-1515

Shopping Del Paseo www.shoppingdelpaseo.com.br

La Fonte www.agualafonte.com.br (85) 3362.4001 /(85) 988029111 Let's Fit Rua. Edgar Damasceno, 56 - Meireles (85) 99616.3230 Live! Av. Dom Luiz, 1075 : (85) 99739-3253 / (85) 3039-3813 Shopping Riomar Fortaleza: (85) 99763-9173 / (85) 3234-6272 Maryna Castro Nutricionista estética e esportiva Pátio Dom Luís - Torre I, sala 1605 Av. Dom Luís, 1200 (85) 3103-0279 / (85) 98771-0363 Maryna Landim Medicina funcional, integrativa, preventiva e ortomolecular Pátio Dom Luís - Torre II, sala 1914 Av. Dom Luís, 1200 - (85) 3121-7151 Mercadinhos São Luiz www.mercadinhossaoluiz.com.br (85) 3131-2817

66

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Snackout www.snackout.com.br Studium Fitness Store Rua Torres Câmara, 3142 -Aldeota (85) 3264-1499 Tayná Athayde Médica ortomolecular Av. Des. Moreira, 760, SL 1204 - (85) 99164-2561 Terra Madre Shopping Ouro verde (85) 3055-7007/ (85) 98133-7007 Ticyana Falcão Nutricionista esportiva Rua Barbosa de Freitas, 1990 (85) 3055-0505 / (85) 98785-7745 Indaiá www.indaia.com.br


Mais saudável.

Hábitos saudáveis são fundamentais para uma vida equilibrada. O Shopping Del Paseo está sempre conectado com o seu estilo de vida, incentivando a prática do ciclismo com a implantação de bicicletário e ponto de hidratação na ciclofaixa, além de abrir espaço para a concentração de passeios ciclísticos.

Baixe nosso aplicativo Siga o Del Paseo

www.shoppingdelpaseo.com.br

Profile for Revista Saúde Fortaleza

28ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

28ª Edição - Revista Saúde Fortaleza www.saudefortaleza.com.br Editorial

28ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

28ª Edição - Revista Saúde Fortaleza www.saudefortaleza.com.br Editorial

Advertisement