Page 1

ANO 7 | N O 27 | R$ 9.90

Do fast-food à salada conheça as estratégias que fizeram

Thaís Oliveira perder 15 quilos

30 TREINO POWER

MINUTOS

GRAVIDEZ VEGANA VOCÊ PODE SIM! FAXINA NO INTESTINO

(e apenas 1 acessório) PARA DEIXAR O BUMBUM NA NUCA

PORQUE ELE É SEU SEGUNDO CÉREBRO

TESTAMOS

RECEITAS (INUSITADAS) COM KEFIR

UM PROBIÓTICO QUE AJUDA A EMAGRECER ISSN 2237-6216

MIRACLE TOUCH

AFINA E MODELA O CORPO NA PRIMEIRA SESSÃO

27 9

772237

621006


saudĂĄvel, naturalmente especial, como vocĂŞ.

Naturalmente


Promosell

Chegou a nova linha de produtos Nossa Fruta Sabores Especiais! Gramora (mix de graviola, amora e gengibre), Frutas Vermelhas (morango, framboesa, amora e acerola), Cacau, Pitaya e Cajú Pitaya. O que a nova linha Sabores Especiais tem de especial? Frutas especiais, naturalmente. Nossas polpas são isentas de aditivos. O único ingrediente é a própria fruta, preservando toda sua naturalidade, sabor e nutrientes. Saúde e performance nunca estiveram tão juntos. Experimente!

@nossafrutabrasil /nossafrutabrasil


EDITORIAL

É possível!

A

Bastidores

Thaís Oliveira tem jeito de menina e um astral incrível que encanta já à primeira vista. Sempre sorridente e solícita, para ela não tem tempo ruim. Cada clique, uma gargalhada. A cada troca de figurino, uma Thaís simpática e pronta para o seu melhor ângulo. Como ela mesmo diz, as fotos ficaram “Maravicherry”. Confira o making of da capa no canal Saúde Fortaleza no Youtube. Capa: Thaís Oliveira @igthaisoliveira Make e hair: Beauty Club @beautycluboficial Look: LIVE! @livefortaleza Fotos: Rodrigo Carvalho @rodrigopcarvalhoo Vídeo: Camila Almeida @camialmeidafoto Produção: Natália Fonteles @nataliafonteles_

BEAUTY CLUB CABELO E MAKE:

gente está sempre em busca de estratégias, técnicas e exemplos para te provar que é possível sim chegar lá! Seja qual for o seu objetivo: tornar-se uma pessoa mais saudável, adoecer menos, viver mais ou simplesmente ter um shape bacana, por que não? Por isso, nessa edição trouxemos a Thaís Oliveira na capa. Ela perdeu 15 kg e hoje esbanja beleza na rede social com o corpo dos sonhos dela (pág. 38). Falando em preocupação com a saúde, descobrimos que o intestino é o nosso segundo cérebro, pasmem! Dá uma olhada na pág.60. Pensando nisso, a nossa chef funcional Gabriela Carvalho tratou logo de produzir três receitas com Kefir, um probiótico que ajuda na saúde intestinal e melhora a imunidade. E se é resultado rápido que você quer, a gente testou o método Miracle Touch, uma técnica de massagem que afina e modela (REAL!) na primeira sessão, o resultado tá na pág. 50. Enfim, essa edição tem assunto para todos os gostos, espero que você curta! Boa leitura!

Editora-Chefe

/saudefortaleza

EXPEDIENTE

@saudefortaleza

www.saudefortaleza.com.br Editora responsável: Karine Colaço Jornalista responsável: Natália Fonteles Estagiária: Victória Pontes Projeto gráfico e diagramação: Art2 Design Fotografia: Rodrigo Carvalho e Camila Almeida Banco de dados: Shutterstock Comercial: Sophia Bastos

12

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

@saudefortaleza

saudefortaleza

saudefortaleza

A Revista Saúde Fortaleza é uma publicação da Editora 27. A editora não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros.

Publicidade: Editora 27 Atendimento ao leitor: atendimento@saudefortaleza.com.br Anúncios: (85) 3456-3262 - (85) 98860-8291 comercial@saudefortaleza.com.br


44

SUMÁRIO

52

ALIMENTAÇÃO

[20] Alimentação no combate à Candidíase A dieta pode te ajudar a se livrar desse problema!

28

QUALIDADE DE VIDA

[34] 5 HÁBITOS para diminuir a ansiedade Relaxe!

[36] O perigo dos fones de ouvido para a sua saúde Baixe o volume e evite problemas!

CAPA

[38] Do fast-food à salada: menos 15 quilos na balança Ser saudável passou a ser um prazer e não uma obrigação para Thaís Oliveira

BELEZA [52] UNHAS ESTILOSAS

TESTAMOS

[50] Miracle Touch: drena e modela ao mesmo tempo Resultados visíveis já na primeira sessão

CLÍNICA GERAL

[60] Intestino: seu segundo cérebro Cuide bem desse órgão e evite doenças como depressão e transtornos de ansiedade.

Escolha o formato que você mais gosta e inove no estilo!

[62] Menopausa: como o desequilíbrio hormonal afeta o corpo feminino

PAIS E FILHOS

Saiba como identificar e tratar o problema!

Saiba como incentivar a criança a estudar sem prejudicá-la!

O cuidado tem que ser redobrado para as mulheres

[54] Como melhorar o rendimento escolar do seu filho

[64] Previna-se das principais DSTs

SEÇÕES FIXAS

[14] Melhor das mídias [16] Almanaque Saúde [18] Tire suas dúvidas [22] Supermercado light [24] Orgânicos e veganos [26] Vilão ou aliado? [28] Prazer à mesa [30] Viva saudável [32] Onde ir [40] Facilite sua Vida [42] Treino Power [44] Mundo Fitness [46] Prateleira Dela [48] Prateleira Dele [50] Testamos [53] Fique de olho! [54] Pais & Filhos [56] Nos primeiros meses [58] Bebê Hi-Tech [63] Artigo [66] Onde encontrar


+

O MELHOR DAS MÍDIAS

AS

CURTIDAS Sem desculpas para pagar o treino

Antes de viajar, passamos na lojaStudium Fitness @studiumfitness e garantimos acessórios para fazer um treino em casa. O kit foi montado (com dicas da própria loja) com super bands, elástico, rolo abdominal, corda e colchonete.

Exclusividade

Fomos conhecer a loja Bem Feito Da Gis  @bemfeitodagis. Na vitrine, bem na frente, encontramos o cupcake funcional Saúde Fortaleza. O primeiro bolo saudável da Gis levou o nosso nome e agora, na loja, tem a versão cupcake! Parabéns, Gis! Muito bom compartilhar desse momento, desejamos todo sucesso!

Frutinha amada!

A cara do nordeste, a siriguela faz sucesso na nossa redação. Além de deliciosa, ela é rica em antioxidantes, cálcio, ferro e potássio!

Almoço leve

Uma das nossas escolhas preferidas é a salada Caesar do cardápio leve do Café Viriato  @cafeviriatodelpaseo que vem com folhas, manga, lascas de parmesão, granola e molho Caesar! E pra acompanhar, um suco red energizante feito com cajá, beterraba, gengibre, pepino e hortelã!

Estoque garantido A loja Terra Madre @terramadrefortaleza tem tudo que a gente precisa para seguir firme na dieta. A parte à granel é bem completa e ainda tem feira de orgânicos toda quarta e sábado.

14

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Para refrescar

Um smoothie rosa com a combinação de duas frutinhas poderosas: graviola e goiaba! Anota ai: É só bater a polpa de 200g de graviola com a de goiaba da Nossa Fruta Brasil @nossafrutabrasil (é fruta pura, sem adição de água, adoçantes, conservantes, nem aromatizantes), acrescente um pouco de água e adoce em seguida como preferir.


SIGA, CURTA E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

A GENTE AMA Amigos reunidos e o treino concluído  @andreiarick,  @clovisnovaes  @vanessarodriguues e  @_zesanches

A gente sabe que o treino é bom quando ele ainda é divertido! A turma da Alive Studios  @alive.studios incentiva todo mundo, independente da idade, a fazer uma atividade que, além de benéfica para a saúde, é prazerosa. Assim fica mais fácil (e bem melhor!) ser saudável. O segredo é procurar um exercício que você gosta e se movimentar!.

Migaaaa, sua loka ! Corre que o treino já tá pago!  @nathalialafluente,  @susanaarruda,  @mamavasconcelos e  @shopia1801.

Pausa pra foto depois do treino com a Miss Ceará 2017 @alexiaaduarte,  @michacortez e  @livinhass. Crossfit com muito girl power!

Que a gente sempre consiga subir numa corda de crossfit desse jeitinho aí: firme , forte e sorrindo ! @marisarochal,  @julianavborgese  @elainaleandronetto!

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

15


ALMANAQUE SAÚDE | O radar do seu Bem-Estar

SAÚDE DO INTESTINO A clínica DNA do Tempo inaugurou o espaço Spa do cólon, que é totalmente especializado na saúde do intestino. O destaque do spa é a hidrocolonterapia, que faz uma limpeza profunda do cólon com jatos suaves de água que são emitidos por um aparelho específico. O tratamento tem como objetivo eliminar resíduos e toxinas do órgão para potencializar o bom funcionamento do organismo.

FEIRA EXPONUTRITION 2018 EM FORTALEZA A ExpoNutrition, maior evento multiesportivo do país, vai acontecer em Fortaleza. A informação foi confirmada pela Savaget & Excalibur, mesma organizadora do Arnold Classic Brazil junto com Arnold Schwarzenegger. A feira vai acontecer de 21 a 23 de setembro no Centro de Eventos de Fortaleza e reunirá os principais fabricantes, importadores e distribuidores de suplementos e também será palco de competições de Body Building Amador, Strongman Amador e de Crossfit.

Show de bola

A R9 Ronaldo Academy, rede internacional de academias de futebol e idealizada pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, é o point do momento em Fortaleza. A Metodologia de Ensino elaborada pelo Coach Marcos Coelho e pelo Especialista em qualidade de vida e saúde Marcio Atalla, é o grande diferencial da Escola. Além de futebol, o local oferece aulas de beach tennis e vôlei de praia. O espaço também é aberto para locação dos campos e quadras, e também para realização de eventos.

16

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Feira de alimentos orgânicos

A Terra Madre além de ser uma loja de venda de produtos a granel, também promove todas as quarta e sábados a feirinha de alimentos orgânicos. Tudo fresquinho e saudável. Totalmente sem agrotóxicos e outras substâncias químicas.

POLPAS FUNCIONAIS A Nutriblend lança suas polpas funcionais com combinações nutritivas de frutas e hortaliças. Os destaques são as polpas: Energética (abacaxi, beterraba, cenoura e gengibre), Detox (abacaxi, limão, pepino, couve, hortelã, gengibre e chia) e a Refrescante (abacaxi, maracujá, hortelã e gengibre). E pra criançada, a polpa Kid's diversão (banana, maçã, morango e hortelã) que é uma delícia. Ah! tem novidade: a polpa de abacate, que é 100% natural, sem adição de conservantes e de produção totalmente regional!

CARDÁPIO SAUDÁVEL REVISTA SAÚDE FORTALEZA EM JERICOACOARA A nossa turma fitness e ligada aos esportes está sempre em busca das melhores indicações durante suas viagens e, pensando nisso, resolvemos dar uma mãozinha para quando você for visitar o paraíso de Jericoacoara e escolher a melhor opção saudável de lá! A nossa colunista chef Gabriela Carvalho visitou o hotel Casa na Praia Jeri, para uma visita técnica bem especial! Em breve, lançaremos no hotel Casa na praia Jeri um cardápio saudável assinado pela chef Gabriela Carvalho e pela nossa nutricionista e colunista da Saúde Fortaleza Morgana Rolim.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

17


TIRE SUAS DÚVIDAS | Nossos especialistas respondem às suas perguntas AL CICLO MENSTRU ESPECIAL SOBRE

Juliana Lima Ginecologista e obstetra

É verdade que a imunidade baixa durante o período menstrual?

Tatiana Fernandes

Ginecologista e obstetra especialista em sexologia

Atividades físicas muito intensas podem desregular ou suspender a menstruação?

Liduina Rocha Ginecologista obstetra

Quais as principais diferenças entre os DIUs (cobre, cobre com prata e Mirena)? Quais as indicações de uso?

1 23

Juliana Lima

Sim. A progesterona, um hormônio produzido no ovário, aumenta na segunda fase do ciclo menstrual e provoca queda na imunidade. Porém, cada organismo responde de forma diferente, podendo algumas mulheres ser mais suscetíveis que outras as infecções.

18

Atividade físicas intensas podem sim causar irregularidade menstrual e até mesmo amenorréia (parar a menstruação). Isso ocorre porque existe uma desordem hormonal desencadeada pelo excesso de atividade física, podendo acarretar prejuízos à mulher, tanto na sua fertilidade como risco de desenvolver osteoporose. Em toda atividade física, o corpo sofre um desgaste e precisa de tempo e nutrientes para se recuperar. Se tudo estiver na dose certa, a pessoa melhora seu condicionamento físico e vai atingindo seus objetivos.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Apesar do local do uso ser o mesmo, o Mirena é uma endoceptivo que tem como principal mecanismo de ação sua ação hormonal, que faz com que o muco cervical fique bastante espesso e impeça a passagem dos espermatozóides por ele. Grosseiramente, é como se tivéssemos um rio por onde os espermatozóides nadam e ele o congela! Já os outros DIUs, incluindo o T de cobre, tem como principal mecanismo a oclusão dos orifícios internos das tubas uterinas.


ALIMENTAÇÃO

Alimentação no combate à Candidíase A dieta balanceada te ajuda a se livrar desse problema!

A

candidíase é uma infecção vaginal causada pelo fungo Candida albicans. O fungo está presente na flora vaginal saudável. No entanto, quando há baixa na imunidade e o organismo fica debilitado, esses fungos se proliferam e podem ocasionar a infecção. Apesar de infectar homens e mulheres, a proliferação ocorre mais em mulheres por conta da estrutura da vagina que favorece o desenvolvimento da candidíase. “A Candida albicans, responsável por aproximadamente 50% dos casos, é considerada uma infecção oportunista e acomete principalmente as mulheres com imunidade baixa. Estresse, uso de antibióticos, dieta rica em açúcares e carboidratos ou alterações hormonais podem predispor a Candidíase”, explica a ginecologista Isabela Pires. Para que o fungo não se prolifere, a ginecologista alerta: “Invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e beba bastante água. Evite o uso de absorventes por muito tempo e o uso contínuo de peças íntimas de tecido sintético”.

PREVENÇÃO

Fortaleça sua imunidade! Segundo a médica ortomolecular Maryna Landim, "uma dieta equilibrada é essencial no tratamento e na prevenção contra a candidíase”.

INCLUA!

Temperos naturais Aposte no orégano, alecrim, tomilho, alho e cebola. Eles têm ação antifúngica

Saladas + carne magras Aposte em folhas escuras, legumes, alimentos integrais, peixe e frango. Além de ajudar no equilíbrio da acidez no intestino,, fortalecem a imunidade.

Suco de cranberry O cranberry é conhecido no combate à infecção urinária, mas a ação também contribui para combater os fungos da candidíase.

EVITE!

Açúcar em excesso O açúcar altera o PH vaginal e por isso deve ser evitado, inclusive algumas frutas como manga e melancia. A frutose (açúcar das frutas), caso consumida em excesso, pode ser nociva.

Carboidratos ALERTA! "quando o sistema intestinal é afetado por alteração do sistema imunológico, medicação (principalmente antibióticos), estresse, mudanças hormonais e outras doenças como diabetes, ocorre um desequilíbrio MARYNA LANDIM e a levedura sofre uma mutação se médica ortomolecular transformando em fungo tóxico com aumento exagerado de sua quantidade liberando toxina, gerando uma infecção chamada Candidíase".

20

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Macarrão, pão e arroz brancos, também podem piorar o quadro, pois elevam a taxa de açúcar no sangue. Opte pelas versões integrais.

Bebidas alcóolicas Bebidas fermentadas pela ação de fungos devem ser evitadas, como cerveja e vinho. O sistema imunológico pode confundir e desequilibrar os microrganismos que vivem naturalmente no intestino.


EXPERIENCE 2019

SOMOS APAIXONADOS POR MODA, SAÚDE E BEM-ESTAR LIVE! FORTALEZA

LIVEFORTALEZA

LOJA 1: AV. DOM LUIS, 1075 LOJA 2: SHOPPING RIOMAR - L2


SUPERMERCADO LIGHT

5 1 2

6

3

4

7

22

SAĂšDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


1. XILITOCA

Produto sem glúten, sem lácteos, vegano, assado no forno. Snack de tapioca que cai bem a qualquer momento do dia, seja como lanche ou servido como entrada ou acompanhamento de alguma refeição. Disponível nos sabores Multigrãos e Tomate & Salsa. Onde comprar: São Luiz Preço: R$ 5,45

2. COCO AMINOS

Molho vegano, reduzido em sódio, sem soja, zero lactose, zero glúten, contém aminoácidos, sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes. Super versátil na cozinha, tem sabor similar ao molho de soja (Shoyu), sendo um ótimo substituto, além de uma excelente alternativa para as dietas sem glúten, sem soja e sem lactose. Onde comprar: São Luiz Preço: R$ 24,49

3. NIBS CACAU 100% (LANÇAMENTO)

8

São produzidos a partir da Amêndoa de Cacau, levemente torrada e triturada. Produto 100% natural que tem poder antioxidante, anti-hipertensivo e eleva a taxa de colesterol bom. Não possui conservantes, aromatizantes e nem gordura hidrogenada.

4. SNACK SALGADO ARUBA (LANÇAMENTO)

São produzidos com ingredientes 100% integrais, sem glúten, sem leite, sem aromatizantes e sem conservantes. Disponível nos sabores Tomate & manjericão e Cebola & salsa.

9

5. XILITOL (LANÇAMENTO)

Adoçante Natural, versátil ideal para adoçar bebidas e receitas, é usado com a mesma medida do açúcar porém com 40% menos calorias é um produto Lowcarb, ou seja baixo índice Glicêmico. Pode ser usados por todos inclusive diabéticos.

6. LEITE DE COCO EM PÓ (LANÇAMENTO)

Substituto do leite animal, versátil e de fácil diluição, podendo ser usado em diversas preparações como shakes, vitaminas, caldos e sobremesas. Não possui nenhum tipo de conservante em sua composição, é vegano, sem glúten e sem gorduras trans.

10

7. PROTEINBAR CRUNCH (LANÇAMENTO)

Possui 9g de proteínas em sua composição, além de uma combinação com 14 vitaminas e 11 minerais. O produto pode ser consumido antes ou pós treino ou até mesmo durante os treinos de longa duração.

8. TORTIOCA (LANÇAMENTO)

É uma tortilha elaborada com tapioca, ingredientes 100% integrais, sem glúten e sem lácteos assada no forno, vegana. Cai super bem com recheios salgados ou doce, acompanhado de saladas ou como um sanduíche. Disponível nos sabores multigrãos e tradicional.

9. TAPISNACKS (LANÇAMENTO)

Um salgadinho feito de tapioca, 100% integral, temperado com sal marinho, assado no forno, sem glúten e sem lácteos, vegano. Ótima opção para o lanche dos pequenos. Disponível nos sabores cebola e tradicional.

10. ZEROSODIO (LANÇAMENTO)

É recomendado para pessoas com hipertensão ou que desejam manter uma alimentação saudável, livre de sódio. O seu sabor é fielmente idêntico ao do sal de cozinha, além de ter comprovado efeitos benéficos em pessoas com hipertensão e doenças cardiovasculares.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

23


ORGÂNICOS E VEGANOS

Gravidez vegana sem polêmica Mitos e verdades sobre alimentação vegana durante a gestação

D

urante o período de gestação, a dieta deve ser adaptada para que a saúde, tanto da mãe quanto do bebê, seja garantida. Uma gravidez vegana, com uma alimentação rica em frutas, vegetais, leguminosas e suplementos nutricionais pode sim ser saudável para ambos. Segundo a nutricionista especializada em alimentação vegana Sara Ortins, é possível manter uma gestação vegana sem problemas. “A pró-

pria Associação Dietética Americana (ADA), assim como o Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN – 3), afirmam que uma dieta vegana bem planejada promove crescimento e desenvolvimento adequado, para todas as fases da vida, incluindo a gestação”, afirma. A nutricionista alerta sobre a importância de ter uma dieta acompanhada por profissionais para garantir a saúde das mamães, sejam

veganas ou não. “Toda dieta que não seja acompanhada nutricionalmente tem a possibilidade de afetar negativamente o sistema imunológico da mãe ou do bebê. O fato de gestantes comerem alimentos de origem animal não garante que elas estejam consumindo as quantidades ideais dos nutrientes. Para gestantes veganas, uma alimentação variada e balanceada nutricionalmente só tem a trazer benefícios”, indica.

O QUE NÃO PODE FALTAR

SARA ORTINS, nutricionista

EVITE! Espinafre e acelga em refeições com grande teor de cálcio ou ferro. O excesso de ácido oxálico desses alimentos pode prejudicar atrapalham a absorção de nutrientes necessária para a amamentação.

24

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

De acordo com a nutricionista, é importante diversificar as refeições com os diferentes grupos alimentares para atingir todos os nutrientes que o corpo precisa. Os principais alimentos para uma gravidez vegana saudável são: Cereais integrais: Arroz, aveia, quinoa, trigo, milho. Leguminosas: feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, soja. Sementes oleaginosas: linhaça, chia, gergelim, castanhas e nozes. Além das verduras, legumes e frutas variadas na dieta. ATENÇÃO: Além desses alimentos, a suplementação de vitamina B12 é imprescindível. “É fundamental que gestantes veganas tenham uma atenção redobrada com a suplementação correta da vitamina B12, já que veganas não a consomem na alimentação, pois suas fontes são estritamente de origem animal”, explica a nutricionista.


VILÃO OU ALIADO

Castanha-do-Pará Aliado

Vilão

Também conhecida como castanha-do-Brasil, a castanha-do-Pará é rica em nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, fibras, cálcio, proteína, fósforo e magnésio, além do selênio, um mineral altamente antioxidante e muito importante para o corpo. O ideal saudável é consumir de 2 a 3 unidades por dia.

Segundo o nutricionista Emanuel Almeida, o selênio presente na castanha também pode ser prejudicial. A ingestão excessiva de selênio pode trazer algumas complicações, como queda de cabelo, unhas fracas, distúrbios gastrointestinais e fadiga.

AUXILIA NO EMAGRECIMENTO

Por ser rica em fibras e proteínas, a castanha-do-Pará promove uma sensação de saciedade, o que faz você consumir uma menor quantidade de alimentos ao longo do dia, além de ser um snack super saudável.

AJUDA NO COMBATE AO CÂNCER

O sistema de defesa do organismo que combate doenças como o câncer possui uma enzima chamada glutationa peroxidase, que precisa do selênio para desempenhar suas funções. O consumo moderado da castanha-do-Pará garante este mineral para o corpo.

PROPORCIONA LONGEVIDADE

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) apontou que a ingestão moderada de castanha-do-Pará ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos que ocorrem com a idade. Isso acontece por conta do selênio presente no alimento. O mineral ajuda a melhorar e preservar o bom funcionamento das funções cognitivas.

COMBATE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

A castanha-do-Pará possui ácidos graxos que ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e a diminuir os de colesterol ruim (LDL). O colesterol do tipo HDL ajuda a evitar doenças cardíacas, enquanto o LDL é comumente associado à ocorrência de aterosclerose, processo inflamatório que afeta as artérias e pode provocar infartos.

AUMENTA A IMUNIDADE

A vitamina E presente na oleaginosa ajuda na preservação da atividade imunológica, principalmente para pessoas idosas ou com problemas de imunidade.

26

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

CASTANHA-DO-PARÁNÃO É RECOMENDADA PARA:

Pessoas com algum tipo de herpes

As castanhas possuem um aminoácido chamado ‘arginina’ que serve de alimento para o vírus.

Pessoas com candidíase de repetição A alimentação de quem sofre com a doença deve restringir alguns açúcares e alimentos específicos, como a castanha, pois caso ingeridas em excesso, podem atrair os fungos para o organismo.

Hipersensíveis e alérgicos O indicado é evitar o consumo e procurar um médico alergologista para avaliar uma possível alergia há também outras oleaginosas.

Dica do Nutri:

“Devemos também nos atentar para a qualidade dessas castanhas, pois dependendo da sua forma de EMANUEL ALMEIDA, armazenamento e seu NUTRICIONISTA estado físico (castanhas extremamente quebradas e/ou armazenadas de forma inadequada), elas sofrem perdas nutricionais de minerais e parte de seus lipídios sofrem oxidação pelo ar”, alerta Emanuel.


ALIMENTAÇÃO

Prazer à Mesa por: Gabriela Carvalho

Receitas com kefir SALADA COM MAIONESE DE ABACATE E KEFIR „„100 gr de kefir „„Metade de um abacate „„10 folhas de manjericão „„100 ml de azeite „„Dois dentes de alho „„Sal a gosto Bata todos os ingredientes no liquidificador.

PARA MONTAR A SALADA INDIVIDUAL:

„„4 folhas de alface americana „„4 folhas de alface crespa „„10 tomates cerejas „„parmesão ralado por cima Coloque a maionese por cima e sirva.

CREPIOCA COM KEFIR „„1 ovo „„1 colher de sopa de kefir em consistência grossa „„2 colheres de sopa de goma de tapioca „„sal a gosto „„fio de azeite

RECHEIO:

„„Queijo branco picado e tomate.

MODO DE FAZER:

Em um recipiente misture o ovo a colher do kefir. Acrescente a goma e o sal. Passe com um pincel o fio de azeite na frigideira. Despeje a mistura na frigideira e asse a crepioca em fogo médio. Coloque o recheio de sua preferência e sirva.

28

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


SOBREMESA DE MORANGO COM KEFIR INGREDIENTES:

„„200 gr de Kefir „„8 morangos congelados „„1 colher de sopa de xilitol ou 1 colher de café de stévia „„½ xícara de água „„Castanhas picadas

MODO DE PREPARO

Coloque os morangos em uma panela e leve ao fogo baixo. Adicione água até formar uma geleia. Em uma taça coloque uma camada de kefir e outra da geleia de morango. Coloque as castanhas picadas por cima. Leve para geladeira por 3 horas.

KEFIR:

É uma bebida fermentada que pode ser cultivada em casa. Ele é rico em probióticos que melhoram a imunidade e ajudam na saúde intestinal.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

29


VIVA SAUDÁVEL

PELAS NUTRICIONISTAS: MARYNA CASTRO TICYANA FALCÃO MORGANA ROLIM

Adoçantes: sim ou não? C

omo tudo na Saúde: Depende. Tudo deve ser maneira personalizada e voltada para seu organismo e objetivo, pois tudo tem um lado bom e um lado que talvez não se adeque a você. Evite exageros com o adoçante, assim como em relação ao açúcar também. Quando exageramos na quantidade de adoçante não conseguimos sentir o sabor real dos alimentos. Por conta disso não conseguimos distinguir os alimentos e preparações que mais gostamos, pois se for usado adoçante de forma exagerada vai ficar um gosto de adoçante. Os adoçantes são produzidos a partir de um edulcorante que confere sabor doce aos alimentos e podem ser nominados em naturais e artificiais. Os naturais mais conhecidos são: sorbitol,

30

manitol, estévia, eritritol, taumatina e xilitol, que apresentam menor quantidade calórica em relação ao açúcar comum ou são isentos de calorias. Os adoçantes artificiais não apresentam calorias, como por exemplo, a sacarina, o ciclamato, o aspartame, a sucralose e o acessulfame-k. Esses são aqueles mais antigos que possuem estudos relacionados a maior incidência de câncer. "Então os adoçantes naturais são os mais indicados, os mais SAUDÁVEIS? Posso consumi-los?" . O ideal é que se EVITE ao máximo qualquer tipo de adoçante. Pois, a insulina (hormônio que transporta o açúcar para a célula) é liberada pela presença de carboidratos ou pela presença de sabor doce. Ou seja, você que passa o dia consumindo o cafezinho com adoçante

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

natural se achando saudável, tentando emagrecer, porém está apenas estimulando a insulina o dia inteiro. E sabe o que isso acarreta? Resistência à insulina, obesidade, diabetes, e dificuldade de redução de gordura corporal. Os adoçantes naturais são bem-vindos de forma esporádica, como por exemplo, em receitas, quando "bate" aquele espírito de formiga. Porém, usá-los na sua rotina: NÃO é uma boa opção. Enfatizamos que o ideal é sentir o real sabor dos alimentos. Portanto, a sugestão é evoluir os hábitos para melhor: não utilizando nada para adoçar, e ir diminuindo aos poucos, respeitando os limites do seu corpo até você se acostumar. Hábito é criado com prática no dia-a-dia.


ONDE IR

Top 5: Os melhores Açaís saudáveis da cidade!

Veja mais dicas de restaurantes saudáveis no nosso site: www.saudefortaleza.com.br

Quero Mais Açaí  @queromaisacaioficial

O local oferece diversas opções para todos os gostos, mas a nossa dica é o Açaí Fit sem açúcar. O diferencial fica por conta dos toppings. É possível escolher Whey protein, stevia e/ou frutas fresquinhas, cortadas na hora! Endereço: Rua Leonardo Mota, 1477 Loja 8 - Aldeota Telefone: (85) 3182-8805

32

Menu Açaí  @menu_acai

O restaurante trabalha com ingredientes orgânicos, além de oferecer opções veganas e totalmente artesanais. Um dos carros chefes é o açaí puro natural, sem xarope, adoçado com mel de abelha. Endereço: Rua Norvinda Pires, 90 Telefone: (85) 3039-7949

Trevo Açaí  @trevoacai

Entre as várias opções do cardápio, a alternativa mais light é o Açaí Zero. O produto é feito da forma mais natural possível, livre de qualquer açúcar e batido somente com água. Endereço: Rua Ana Bilhar, 995 Loja 5 - Meireles Telefone: (85) 99794-0219

Açaí Good

Puro Açaí

 @acaigood

 @puro.acai

A opção mais saudável (e deliciosa!) é a versão do Açaí tradicional sem açúcar. Você pode incrementar ainda com whey protein, frutinhas, granola e, para completar, ainda coloca na casquinha! Endereço: Av Jovita Feitosa, 2435 Telefone: (85) 3036-1181

O local oferece opções variadas de açaí e toppings. O tradicional é adoçado com xarope de guaraná. A dica saudável do local é o Açaí Fit. Feito totalmente sem açúcar, só com a polpa batida. Endereço: Rua Ana Bilhar, 1136 - Meireles Telefone: (85) 3103-0467

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


grupoorganico.com.br

Comer bem, para viver melhor.

Oferecemos ao público uma proposta de alimentação saudável valorizando uma cultura de busca de qualidade de vida e bem-estar.

Shopping Iguatemi Fortaleza - L3 (Expansão) Shopping Riomar Fortaleza - L3 organicosaude


QUALIDADE DE VIDA

5HÁBITOS

para diminuir a ansiedade Um sentimento de desconforto causado por situações tensas do cotidiano pode ser normal. Contudo, quando essa sensação é frequente e intensa, pode ser caracterizado como um distúrbio psicológico.

S

egundo a psicóloga e coordenadora de psicologia do Hospital Geral Waldemar de Alcântara, Fernanda Azevedo, a ansiedade é uma defesa que também pode prejudicar. “É um mecanismo de proteção em alguns momentos. O corpo se prepara para a possibilidade de agir diante dessa situação. Já o transtorno de ansiedade é diagnosticado quando os sintomas são exacerbados, atrapalhando de forma significativa o cotidiano do sujeito”, explica. Para ajudar a aliviar a tensão e diminuir a ansiedade, separamos os 5 melhores hábitos para você incluir na sua rotina e desopilar.

3. FIQUE OFFLINE DE VEZ EM QUANDO

Aproveite os momentos bons com as pessoas de forma completa! Desligue-se um pouco do celular e evite a tensão de ter que estar sempre conectado. As redes sociais, apesar de importantes, também podem ser prejudiciais quando usadas sem moderação. “A tecnologia, especialmente o acesso às redes sociais, podem ser geradores de ansiedade”, afirma a psicóloga.

1. FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS

Além dos benefícios para o corpo, os exercícios físicos estimulam o organismo a produzir endorfina, responsável por causar uma sensação de alegria e bem-estar, o que ajuda a estabilizar as alterações de humor.

2. ALIMENTE-SE BEM

Alguns alimentos, como frutas vermelhas, ajudam a equilibrar o nível de cortisol (hormônio que controla o estresse) no organismo. Além disso, alguns chás também servem como calmantes naturais e ajudam a equilibrar os nervos.

34

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

4. ESTEJA COM QUEM VOCÊ AMA

Procure estar com a família e os amigos. É importante se cercar de pessoas que gostam de você e vão te contagiar com energias positivas.

5. OUÇA MÚSICA

Algumas músicas têm poder relaxante e isso foi comprovado cientificamente! Pesquisadores da Mindlab International, no Reino Unido, desenvolveram um estudo que colocava pessoas em situações de estresse para ouvir algumas músicas, analisando atividade cerebral, freqüência cardíaca, pressão arterial e taxa de respiração. Foi descoberta que uma música chamada Weightless de Marconi Union diminuiu em até 65% a sensação de ansiedade dos participantes.

Tá sentindo?

Os principais sintomas da ansiedade são: angústia, medo, insegurança, irritabilidade, fadiga, inquietação, tensão muscular, insônia, sintomas gastrointestinais, dentre outros. “Quando esses sintomas se transformam em algo insuportável, por 3 a 6 meses sem melhora, é hora de procurar ajuda profissional no campo da saúde mental (psicólogo e psiquiatra)”, alerta a psicóloga.


Para quem quer mais saúde. Para quem quer mais qualidade. Para quem quer mais sabor. Para quem quer mais em um açaí.

Para

quem quer mais da

vida.

R. Leonardo Mota, 1477 Loja 8 - (Jamboo Mall) - Aldeota Fortaleza - CE

/queromaisacaioficial peça pelo


QUALIDADE DE VIDA

O PERIGO DOS FONES

de ouvido para a sua saúde Baixe o volume e evite problemas!

N

ada como ouvir uma música que a gente gosta para espantar o estresse do dia a dia. Mas cuidado! O uso indevido de fones de ouvido pode trazer riscos para a sua audição ou a perda dela de forma irreversível. Um estudo feito pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), da Faculdade de Medicina da USP, demonstrou que mais da metade dos jovens (54,7%) entrevistados haviam percebido um ruído na audição. 51% desses jovens disseram que sentiram zumbido logo após usar fones de ouvido por muito tempo ou ao saírem de um ambiente com muito barulho.

Se liga!

Os principais sintomas da perda de audição são: zumbidos frequentes, atraso no entendimento da fala, isolamento social e sensibilidade ao som. Caso sinta qualquer um desses sintomas por um período de até 72h, procure um médico!

36

O máximo de potência de um fone considerada não prejudicial para a audição é de 80 a 85 decibéis. O fone simples pode ser ainda mais prejudicial que os grandes (headset), pois além de ter uma potência máxima acima de 100 decibéis, leva o som direto para o canal auditivo e já atinge a membrana timpânica.

OUVIDO LIMPO X FONES SUJOS A higienização dos fones é tão importante quanto o volume do som que sai dele. Segundo a fonoaudióloga clínica Susy Gomes, a sujeira dos fones pode sim causar problemas. “O acúmulo de germes e bactérias que fica no fone entra em contato com a cera do ouvido e causa problemas. Uma vez que você põe um corpo estranho no conduto auditivo interno, sujo, ele pode contaminá-lo”, explica.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

SUSY GOMES, FONOAUDIÓLOGA

CUIDADOS:

„„ Faça uso do fone em volume mais baixo, nunca fazendo competição sonora com o som ambiente. „„ Opte pelos fones tipo concha. Conduz melhor o som e afeta menos a audição, pois não tem contato direto com o conduto auditivo. „„ Evite passar dos 80 decibéis.Existem aparelhos que regulam o nível. „„ Higienize os fones com algodão e álcool regularmente e espere secar para colocar no ouvido novamente. „„ Procure fazer uma audiometria a cada 6 meses. O exame é responsável por dar a limiar da audição do indivíduo, detectando possíveis problemas.


QUALIDADE DE VIDA

Do fast-food à salada menos 15 quilos na balança

Ser saudável passou a ser um prazer e não uma obrigação para Thaís

A

estudante de nutrição Thaís Oliveira, 21 anos, foi uma adolescente com péssimos hábitos alimentares. Aos 15 anos, o corpo dela deu os sinais da má alimentação: sobrepeso e falta de disposição. Na época, Thaís até frequentava a academia e iniciou algumas dietas, mas não se dedicava como gostaria. Porém, há 3 anos, a estudante sofreu um grave acidente de carro e sua forma de encarar a vida mudou completamente. Thaís conta que depois desse acontecimento, ela repensou muitas atitudes e decidiu não mais adiar os planos de levar um estilo de vida mais saudável. “Depois do que passei, resolvi mudar e pôr em prática tudo que eu queria fazer. Eu sempre achei legal o estilo de vida mais saudável, mas não tinha colocado nada em prática até sofrer o acidente”, enfatiza Thaís.

38

Querer ser saudável em 100% do tempo é muito difícil e radicalismo não ajuda em nada. Não precisa se enquadrar num estilo Paleo ou lowcarb, mas apenas ser saudável, sem rótulos.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Antes e depois: a mudança

Thaís mostra suas escolhas na hora do almoço no Restaurante Orgânico. Ela não dispensa um franguinho com bastante salada. Tudo fresquinho e saudável.

ALIMENTAÇÃO

Minha dieta é acompanhada por uma nutricionista. Como já sei fazer escolhas mais saudáveis, gosto de ter maior flexibilidade alimentar e variar. Mas o que não dispenso é comer bastante fruta, verduras, legumes. Não vivo sem uma boa saladona. Adoro testar receitas saudáveis e fáceis!

Quando bate a vontade de comer doce, Thaís aproveita para fazer comprinhas de produtos mais saudáveis na parte do mercado do Restaurante Orgânico. E o doce que não pode faltar é o doce proteico, sem adição de açúcar e com whey protein da Snackout.

Thaís à direita com 64 quilos e à esquerda com 55 quilos

Aos 18 anos, ela pesava 64 quilos e tinha uma alimentação regada à muita comida gordurosa e fast-food. Após o acidente, Thaís mudou a mente e o corpo. A estudante decidiu ter um estilo de vida muito mais saudável e inspirador. Para isso, ela começou a pesquisar mais sobre nutrição, seguiu o perfil de nutricionistas e buscou mais informações na internet sobre como ter uma mais vida saudável. Com o tempo, Thaís foi mudando a alimentação por conta própria e se dedicava aos treinos diários de musculação. Em 2017, ela chegou a pesar 49 quilos. Atualmente, Thaís tem 21 anos e está com 55 quilos distribuídos em um corpo muito mais saudável. O processo de emagrecimento aconteceu após um processo diário de reeducação alimentar e exercícios físicos. A mudança não foi fácil e nem tão pouco rápida. Após mudar seus hábitos alimentares com base em pesquisas, ela procurou a ajuda de uma nutricionista. Depois de eliminar os quilos extras, o objetivo atual dela é ganhar mais massa magra. O estilo de vida saudável de Thaís agora é inspiração para muitas outras pessoas que a seguem no Instagram (@igthaisoliveira). Com 61,6 k seguidores, ela continua sua transformação e posta fotos e receitinhas fits diariamente. Antes, o Instagram era só um hobby e uma forma de arquivar suas receitas, mas agora é uma forma de ajudar e inspirar outras pessoas. Thais afirma que se diverte e fica feliz com as mensagens positivas dos seus seguidores.

EXERCÍCIOS

A estudante faz exercícios físicos de 5 a 6 vezes na semana. São quatro dias de musculação e dois de alguma atividade mais aeróbia como hiit ou cycling indoor. Thaís adora pedalar e é presença garantida nas aulas de Cycling Indoor. Ela compartilha suas experiências em seus posts e afirma que querer mudar de uma hora para outra requer muito cuidado e paciência. Os posts de Thais nas redes sociais são carregados de motivação e de inspiração.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

39


FACILITE SUA VIDA

Os melhores aplicativos para você acompanhar seu

CICLO MENSTRUAL

Conheça melhor o seu corpo!

1. CLUE

O Clue é um rastreador de ciclo menstrual que te ajuda a organizar e prever as datas do seu próximo ciclo, TPM e período fértil. Você pode adicionar informações que melhoram os resultados do app, como suas alterações de humor, peso, sono e sintomas que antecedem o período menstrual. Além disso, permite que você se conecte, se quiser, com amigas, parceiras, irmãs para abrir uma conversa sobre saúde íntima. Gratuito e disponível para iOS e Android.

2. FLO

O Flo é um monitorador de menstruação que ajuda a mulher a acompanhar o ciclo menstrual, período de ovulação e a gestação. É a primeira calculadora menstrual que usa a aprendizagem automática. Você pode marcar os dias em que teve relações sexuais, se usou preservativo ou tomou contraceptivos como Pílula do Dia Seguinte. Gratuito e disponível para iOS e Android.

3. LIFE

O aplicativo serve como um diário que auxilia no controle da sua menstruação e na previsão de dias férteis. O Life também fornece suporte para períodos menstruais irregulares e é protegido por senha. Gratuito e disponível para iOS e Android.

40

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

4. MEU CALENDÁRIO

O aplicativo te ajuda a verificar desde datas e atrasos no ciclo, até alterações de humor e sintomas. Com uma interface simples e completa, é fácil passear pelo app e organizar as informações que você deseja passar, podendo até acionar alertas para não esquecer de tomar o anticoncepcional. Gratuito e disponível para Android.

5. CYCLE REMINDER

Além de ajudar a controlar o ciclo menstrual, o diferencial do aplicativo é ter uma aba que permite configurar a sua cartela de pílulas anticoncepcionais. Você pode informar a quantidade de pílulas e a quantidade de dias de pausa, além de poder acionar um lembrete para a hora de tomar e para quando a cartela estiver chegando ao fim. Gratuito e disponível para Android.

6. OVUVIEW

Além do básico calendário menstrual, você pode acessar as ferramentas próprias de “engravidar” ou “evitar a gravidez”, acompanhando os sintomas que podem estar relacionados à gestação e às relações sexuais. Gratuito e disponível para Android.


TREINO POWER

30 MINUTOS PARA DEIXAR O

BUMBUM DURINHO A Carlinha Fernandes do ig @ equilibriosempre topou e aprovou o treino do personal Hans Mais.

CONFIRA O VÍDEO COMPLETO DO TREINO POWER NO CANAL SAÚDE FORTALEZA NO YOUTUBE.

AGACHAMENTO COM ABDUÇÃO DE QUADRIL

Em pé, com os joelhos flexionados e o quadril um pouco agachado, fique nessa posição em isometria por 30 segundos. Mantendo a mesma posição, faça o movimento de abdução para esquerda e para direita. Para potencializar o exercício, use as mini bands. Isometria de 30 segundos na posição inicial + 3 x 15 de abdução lateral para cada lado.

CARLINHA FERNANDES @equilibriosempre

PRANCHA FRONTAL ALTERNANDO AS PERNAS

Deitada com o abdômen virado para o chão, fique na posição de prancha, com as pernas estendidas. Levante cada perna estendida com o glúteo contraído. 3x 15 repetições cada perna.

LOOK FITNESS BY LIVE!

42

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

HANS MAIA Profissional de Educação Física da Central do Corpo responsável pelo treino.


ELEVAÇÃO PÉLVICA

Deitada com o abdômen para cima e com a mini band nas pernas, um pouco acima da linha do joelho, eleve o quadril e fique nessa posição em isometria de 30 segundos, Depois, faça o movimento de descer e eleve o glúteo. 3 x 12 repetições.

ELEVAÇÃO PÉLVICA ALTERNADA

Deitada com o abdômen para cima e com a mini band nas pernas, um pouco acima da linha do joelho. Estenda uma das pernas e a eleve o quadril. 3x 15 repetições cada perna.

ENCONTRAMOS AS MINI BANDS NA STUDIUM FITNESS.

5. AFUNDO DINÂMICO

Em pé, posicione uma perna na frente da outra, com apoio mais significativo nos calcanhares,desça flexionando a perna de trás, já na subida, contraia o glúteo. 3x 15 repetições

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

43


OS MELHORES ACESSÓRIOS PARA

TREINAR EM QUALQUER LUGAR

MOS ENCONTRA TODOS OS S ACESSÓRIO M NA STUDIU FITNESS

MINI BAND

R$ 80 (conjunto de 2 unidades com intensidade média e forte)

TAPETE PARA YOGA

R$ 80

44

CORDA

R$ 40,00

TRX - TREINAMENTO E SUSPENSÃO

R$ 170

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

FIT BALL

Tamanho de 65 cm - R$ 85 / 75 cm - R$ 90

ELÁSTICO FUNCIONAL

A partir de R$ 90


NA PRATELEIRA

Dela

Os melhores leave-in para ter o cabelo de praia PERFEITO!

Agora você pode ter as famosas beach waves a qualquer momento do dia! O leave-in serve como um creme finalizador e hidratante para deixar os fios saudáveis em um look super fresh. Se liga nas nossas dicas e arrase!

1. Revlon Professional Uniq One

Aquele produtinho 10 em 1! O leave-in promete um cabelo macio, protegido contra raios UVA e UVB, sem pontas duplas, sem frizz, brilhante e super saudável! Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 179,90 (150ml)

2. Spray Texturizador Beach Babe

O spray tem uma fórmula infundida com sal do Mar Morto que proporciona ondas que dão aquele efeito pós-praia natural. Onde encontrar: www.sephora.com.br Preço: R$ 39,00 (60 ml)

3. Leave in de Tratamento Elseve Cicatri Renov

O creme é enriquecido com cicatriz-ceramida, nutriente que ajuda na reparação da fibra capilar. Além disso, possui proteção térmica, podendo ser usado antes ou depois de escova ou chapinha. Onde encontrar: Lojas Americanas Preço: R$ 14,90 (50ml)

4. Máscara e Leave-in Sol do Rio Cadiveu

A máscara possui uma fórmula livre de petrolatos e silicones, além de ser rica em aminoácidos nutritivos para o cabelo. Onde encontrar: www.superbonitacosmeticos.com.br Preço: R$ 64,02 (250ml)

1 2

5. Leave In Kérastase L'Incroyable Blowdry

O produto permite modelar e remodelar os fios com ação ativada pelo calor, protegendo o cabelo do secador ao mesmo tempo que o escova. Onde encontrar: www.zattini.com.br Preço: R$ 195,50 (150ml)

4

3

6. Lanza KB2 Leave-in Protector

Além de protetor solar, o leave-in serve como condicionador também. É indicado para cabelos com química e ressecados. Onde encontrar: www.cabelosonline.com.br Preço: R$ 90,72 (300ml)

7. Haskell Resgat Total Leite Reparador 5

6 8 7

O leave-in contém óleos vegetais que atuam diretamente na recuperação da fibra capilar e na proteção e resistência dos fios. O produtinho garante ainda fios macios e brilhosos. Onde encontrar: Lojas Americanas Preço: R$ 25,90 (100 ml)

8. Inoar Macadâmia Oil Premium

A macadâmia hidrata e revitaliza os cabelos secos e danificados, além de proteger os fios das agressões causadas por tratamentos químicos. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 30,90 (250ml)

46

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


Dele

NA PRATELEIRA

Os melhores produtos para fazer a barba crescer 8

6

2

1

3

5 4

7

1. Blend Original Barba de Respeito Produto feito com princípios ativos naturais que ajudam no tratamento e preenchimento de falhas da barba. Onde encontrar: www.barbaderespeito.com.br Preço: R$99,90 (30 ml)

5. Tônico para crescimento e fortalecimento Barba Brasil Fortalece a raiz do pelo, combate a oleosidade e tonifica os fios, além de proteger e estimular o crescimento. Onde encontrar: www.barbabrasil.com Preço: R$129,00 (120 ml)

2. Shampoo para barba Light My Fire Para uma barba macia e bem cuidada! Indicado para hidratar e fortificar o crescimento da barba. Onde encontrar: www.sobrebarba.com.br Preço: R$ 39,00 (140 ml)

6. Tônico capilar crescimento de barba Lady Iv Barbudo Auxilia no preenchimento das falhas da barba. Composto por princípios ativos naturais que promovem ação nutriente e estimulante sobre o bulbo capilar. Onde encontrar: www.lojasamericanas.com.br Preço: R$ 33,90 (35 ml)

3. Óleo para Barba e Bigode Corleone O produto hidrata, limpa profundamente e deixa os fios macios. Onde encontrar: www.shop4men.com.br Preço: R$ 45,92 (60 ml) 4. Gel para Crescimento de Barba Ragnar Hidrata e ajuda no controle da oleosidade do rosto, além de auxiliar no equilíbrio das células e estimular o crescimento do pelo. Onde encontrar: www.shop4men.com.br Preço: R$ 74,86 (60 g)

48

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

7. Shampoo Sweet Hair Barbados O shampoo fortifica a fibra capilar e controla a oleosidade para um crescimento saudável dos fios. Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 19,90 (250ml) 8. Suplemento Vitamínico e Mineral Beard Caps Formado por compostos e nutrientes naturais, auxilia no crescimento da barba de forma saudável. Onde encontrar: www.epocacosmeticos.com.br Preço: R$ 52,70 (60 cápsulas)


FITNESS STORE


TESTAMOS

MIRACLE TOUCH:

RESULTADO!

“toque milagroso” que drena e modela ao mesmo tempo massagem Miracle Touch (tradução: “Toque milagroso") não poderia ter nome mais adequado. A técnica é capaz de deixar o corpo desinchado e muito mais curvilíneo. Os resultados são visíveis já na primeira seção. A técnica foi criada e patenteada pela esteticista Renata França e consiste em um método que ativa o metabolismo e aumenta a circulação sanguínea, além de ajudar a eliminar as temidas celulites.

COMO FUNCIONA:

Ela drena os líquidos e modela o corpo ao mesmo tempo. Isso é possível pois o Miracle Touch é a uma mistura das técnicas avançadas de massagem drenagem linfática, que drena os líquidos excedentes, e a massagem modeladora redutor, que diminui a gordura localizada. Os movimentos são bem específicos e por isso, é necessário que o profissional tenha uma formação especial nas técnicas aplicadas.

O PROCEDIMENTO...

A massagem foi aplicada pela enfermeira e terapeuta especialista nas técnicas Renata França, Yara Steremberg, da Clínica DNA do tempo. De acordo com Yara, o efeito é progressivo, entretanto desde a primeira sessão a diferença já pode ser notada.

50

PR

OVA D

O

A

Por Natália Fonteles

A

A EST DO

T

Resultados visíveis já na primeira sessão

Em Fortaleza, apenas quatro profissionais estão habilitadas para a aplicação do método. Para saber se a profissional é habilitada para aplicar a técnica, basta acessar o link https://sparenatafranca.com/ encontre-sua-terapeuta/.

Ela ressalta que para obter melhores resultados é importante manter uma dieta equilibrada.

PRIMEIRA SESSÃO:

A terapeuta começa a ativar os pontos dos linfócitos próximos da virilha. Dessa forma, a linfa do corpo é mais facilmente drenada após a massagem nas pernas. Com movimentos mais intensos e em pontos específicos das pernas, as moléculas de gordura são quebradas. Cada perna recebe três rodadas de massagem e drenagem de acordo com as especificações do método. Na parte da barriga, a terapeuta também ativa pontos específicos para facilitar a drenagem. No meu caso, a parte inferior da barriga recebeu atenção especial durante os movimentos mais fortes. Segundo Yara, dessa forma as células de gordura são quebradas com mais facilidade. O resultado foi imediato. “Senti o corpo mais leve e, visualmente falando, a mudança foi muito notória. A massagem é um pouco dolorida, resultado dos movimentos vigorosos, porém suportável. A aplicação da técnica dura cerca de 1h30min”, relata Natália Fonteles, nossa jornalista que testou a técnica . O ideal é fazer 2 vezes na semana para alcançar melhores resultados.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Lado direto após o Miracle touch: perna bem mais fina e com o culote bem menor. À esquerda, o culote bem mais aparente.

O resultado mais chocante! A parte inferior diminuiu muito e a cintura ficou bem marcada]


BELEZA

Unhas estilosas Escolha o formato que você mais gosta e inove no estilo! AMÊNDOA

Unhas em formato “Amêndoa”, lindas e delicadas. Feitas no Beauty Club por Jamilly Marques

A unha em formato de Amêndoa é febre entre as famosas. Para quem ama unha grande, porém mais discreta, o modelo é ideal. Como: as unhas nesse formato têm pontas mais arredondadas e cai bem para qualquer ocasião.

STILETTO Também chamadas de “unhas de gato”. Para quem gosta de um visual moderno e cheio de atitude, essa é a aposta. Como: as unhas em formato Stiletto são alongadas e pontiagudas. Dica: Cores vibrantes destacam ainda mais o formato.

Quadradinha, porcelana e nude: clássica perfeita! Feita no Beauty Club por Vanda Matos.

52

“Stiletto” vermelho-poder na porcelana, feita no Beauty Club por Vanda Matos.

BAILARINA O formato é justamente por conta do visual inspirado nas sapatilhas de ponta das bailarinas. Para quem quer mudar um pouco. Como: apesar de ter uma base parecida com a Stiletto, as pontinhas dos dedos são mais afuniladas e quadradas, imitando a ponta de uma sapatilha.

Unhas no formato “Bailarina”, feitas no Beauty Club por Jamilly Marques.

QUADRADA

SUPER CURTAS

A unha Quadrada é um clássico que nunca sai de moda. Elegante, charmoso e prático, o formato é o mais indicado para quem sempre quer e precisa ter as unhas bem apresentadas. Uma outra vantagem é que o corte combina com qualquer comprimento de unha. Como: a unha é lixada reta na parte de cima.

Antes vistas como problema, hoje as unhas curtas (ou curtíssimas) também estão com tudo. A cantora Solange Almeida aposta em um formato curtinho com cor sóbria e mantém um estilo sofisticado e super charmoso. Como: as unhas são cortadas e lixadas bem rente aos dedos.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Cabelo e unha poderosos da cantora Solange Almeida feitos no Beauty Club.


Verão todo dia:

FIQUE DE OLHO!

os produtinhos que vão deixar sua pele bronzeada e maravilhosa! 1. SALLY HANSEN AIRBRUSH LIGHT SMOOTH LEGS

O bronzeador em spray, além de deixar a pele maravilhosa, tem uma fragrância doce e sensual. Pra você ficar bronzeada e super charmosa! Onde encontrar: Lojas Americanas Preço: R$ 99,90 (118 ml)

1

2. MAQUIAGEM PARA PERNAS NYLONS DA ASPA

São 5 cores para você escolher o tom que preferir! O efeito é de bronze natural e de pele hidratada. Onde encontrar: www. epocacosmeticos.com.br Preço: R$ 64,00

2

3. BEST BRONZE

3

Testado e aprovado por dermatologistas, o spray garante o dourado natural da pele 3 minutos após a aplicação! Onde encontrar: www.sephora. com.br Preço: R$ 165 (150 ml)

4. MEIA CALÇA LÍQUIDA MISS MAG GOLD

4

Tão natural que parece mesmo uma meia calça! Além de deixar uma cor linda e hidratar as pernas, disfarça manchinhas e imperfeições. Onde encontrar: www. magazine10.com.br Preço: R$ 49,90 (150 ml)

5. ARTDECO SPRAY ON LEG FOUNDATION

O efeito do bronzeador é de longa duração e com uma secagem super rápida. Pode usar roupas brancas sem medo de manchar! Onde encontrar: www.belezanaweb.com.br Preço: R$ 129,90 (100 ml)

5

6. MAQUIAGEM PERNAS MARAVILHOSAS

O óleo de argan presente na fórmula age como hidratante da pele enquanto tonaliza. Além disso, o produtinho ainda é resistente a água. Onde encontrar: www.zattini.com.br Preço: R$62,81 (150 ml)

6

7. BRONZE ILUMINADOR CORPO E ROSTO QUEM DISSE, BERENICE?

Para ficar bronzeada da cabeça aos pés! O produtinho garante o brilho dourado e um cheirinho maravilhoso na pele. Onde encontrar: Quem disse, Berenice? Shopping Aldeota Preço: R$ 29,90 (75 m)

7

8. MEIA DE SEDA SABRINA SATO YES COSMETICS

O segredo das pernas douradas da musa do verão. O creme contém micropartículas de reflexos dourados que proporcionam um efeito radiante. Onde encontrar: www.cosmeticosyes.com.br Preço: R$ 39,90 (65 ml)

www.saudefortaleza.com.br

8

| SAÚDE fortaleza

53


PAIS & FILHOS

Como melhorar o rendimento escolar do seu filho Saiba como incentivar a criança a estudar

U

ma preocupação constante dos pais é o desempenho dos filhos na escola. É comum que tenham cobranças com notas e comportamento. No entanto, é necessário saber como lidar com isso corretamente para não atrapalhar ao invés de ajudar. Segundo a psicóloga e especialista em intervenção sistêmica familiar, Déborha Coelho, é necessário que exista uma base familiar complementar à escolarização. “Educação é um termo bem amplo e vai para além da escola. Dentro da educação os pais passam valores, hierarquias e limites para os filhos. Tudo isso você repassa por meio de uma rotina organizada, estabelecendo regras”, afirma.

COMPORTAMENTO

A atenção para a conduta da criança deve ser observada dentro e fora da escola. “A parceria entre pais, escola e criança ou adolescente é fundamental. É necessário que exista muito diálogo. É por meio dessa troca de informações que muitas vezes as questões cognitivas e os transtornos são mais comumente observáveis na escola. As crianças precisam desse acompanhamento, ainda que a autonomia seja estimulada”, explica Déborha.

PARA AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO

Algumas medidas simples podem ajudar a criança a se concentrar me-

lhor nas aulas. “Além da rotina bem estabelecida, é importante estar atento ao ambiente de estudo. É importante ter um espaço separado para dormir e outro para estudar, mesmo que sejam no mesmo cômodo. Principalmente quando se trata de crianças mais novas, o ambiente de estudo não deve ter muito estímulo visual, devem ser mais limpos. Isso ajuda na concentração”, indica a psicóloga. Déborha alerta ainda para o controle da tecnologia na vida das crianças. “Outra questão muito importante é o celular. A internet pode agregar bastante, mas pode dificultar o processo de aprendizado quando usada em exagero e sem supervisão”.

10 NA PROVA SEM PRESSÃO! É possível cobrar boas notas de uma forma saudável. “Os bons resultados escolares são reflexo de uma rotina de estudos bem estabelecida. A partir do momento que exista isso, consequentemente não será necessária pressão”, aponta a psicóloga.

DÉBORHA COELHO PSICÓLOGA

54

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


NOS PRIMEIROS MESES

Tudo que as mamães precisam saber sobre a APLV em bebês Entenda a diferença entre a alergia e a intolerância à lactose

A

Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é uma alergia alimentar que ocorrer devido à reação do sistema imunológico às proteínas presentes em alimentos que contém leite na fórmula. Segundo a pediatra Isa Xavier, a principal diferença entre a intolerância à lactose e a alergia alimentar é qual parte do organismo cada uma prejudica. “Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a alergia alimentar geralmente é uma reação adversa ao componente protéico do alimento e envolve mecanismos imunológicos. A intolerância é uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico”, explica a médica.

AMAMENTAÇÃO

Segundo a pediatra, mesmo crianças alimentadas com leite materno podem ser expostas às proteínas do leite que são ingeridas pela mãe e passadas para o bebê na amamentação. “É importante pontuar que a APLV requer acompanhamento de um bom especialista. Na maioria dos casos, a melhor opção é um gastro, mesmo sendo o pediatra o profissional que suspeita dos primeiros sintomas”, indica Isa.

56

SINTOMAS “Entre as principais reações predominam os vômitos, diarreia e retardo do crescimento e/ou sangue nas fezes. Ainda podem ocorrer sintomas súbitos como irritabilidade, cólica, choro intenso e recusa alimentar. As manifestações dermatológicas e respiratórias também são frequentes, como: broncoespasmo, rinite, urticária, rash cutâneo morbiliforme, dermatite atópica, entre outros”, afirma a pediatra. TRATAMENTO O tratamento consiste, principalmente, em evitar o consumo da proteína do leite. “No caso de APLV na vigência de aleitamento natural exclusivo, a mãe deve deixar de consumir leite de vaca e derivados. Porém, a restrição desses alimentos para a mãe somente deve ser considerada se houver reações comprovadamente alérgicas no lactente que estiver sendo amamentado”, afirma a pediatra.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

ISA XAVIER PEDIATRA

Dicas da profissional:

Leia sempre os rótulos de produtos industrializados cuidadosamente, mesmo que já tenha oferecido ao seu filho anteriormente. Cuidado com medicamentos e cosméticos (sabonetes, xampus, cremes) que podem conter leite na sua composição. Evite a monotonia alimentar, faça receitas substituindo o leite por água, sucos ou fórmulas especiais isentas da proteína do leite. Faça banho de sol 30 minutos por semana, evitando os horários entre 10 e 16h. O sol é importante para a conversão da vitamina D em metabólito ativo e a absorção do cálcio. Procure um médico e nutricionista para acompanhar o seu filho que tem alergia, e para fazer a suplementação de vitaminas, proteínas e cálcio adequadas.


BEBÊ HI-TECH

TECNOLOGIAS A FAVOR DO SEU BEBÊ ESPELHO RETROVISOR

O espelho retrovisor flexível da Chicco é colocado no banco traseiro onde o bebê fica e outro no pára-brisa, de forma que a mãe possa manter o contato visual com a criança durante o trajeto. O produto permite a visão do banco traseiro sem desviar a atenção do trânsito. Onde encontrar: www.bebefacil.com.br Preço: R$ 39,90

MONITOR PRÉ-NATAL DE BATIMENTOS CARDÍACOS

O Monitor Pré Natal de Batimentos Cardíacos da G-Tech foi desenvolvido para que as mamães possam ouvir os batimentos do bebê durante o período de gestação. O produto faz uma ultrassom e o som do coração é passado por fones de ouvido. O uso é recomendado após 12 semanas de gestação. Onde encontrar: Extra

PROCESSADOR DE ALIMENTOS 2 EM 1

O aparelho da Fisher Price cozinha e processa os alimentos em menos de 15 minutos no mesmo recipiente! É só escolher os ingredientes, recortá-los, colocar água e deixar que o alimento cozinhe para depois fazer a papinha pro seu bebê. O produto possui ainda desligamento automático com alerta sonoro. Onde encontrar: www. magazineluiza.com.br Preço: R$ 315,97

Preço: R$ 144,90

CARRINHO HI TECH

O carrinho Moxi da 4moms faz a alegria dos bebês e dos pais também! As rodas traseiras contém um painel de LCD que fornecem energia para você carregar o celular enquanto passeia com seu filho, além de mostrar distâncias percorridas, queima de calorias, velocidade e temperatura! Além disso, o carrinho possui luzes sinalizadoras para iluminar o caminho à noite, por exemplo. O tamanho do produto permite que o bebê use-o até atingir 25 kg. Onde encontrar: www.babytunes.com.br Preço: R$ 3.590,00

TROCADOR INTELIGENTE

Enquanto você troca o bebê após alimentá-lo, o aparelho da Hatch Baby serve como uma balança sem fio que registra informações sobre peso, troca de fraldas, alimentação e sono. As informações são passadas por um aplicativo no seu smartphone. Onde encontrar: www.amazon.com Preço: U$ 165,31

58

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br


CLÍNICA GERAL

Intestino: seu segundo cérebro Cuide bem desse órgão e evite doenças como depressão e transtornos de ansiedade.

O

intestino é muito mais do que um órgão por onde a comida passa e o que não é absorvido se transforma em fezes. Ele funciona como um sistema próprio onde seus milhões de neurônios controlam o trato gastrointestinal até mesmo se as interações com o sistema nervoso central forem interrompidas. Por isso, o intestino é tão poderoso e considerado o "segundo cérebro". Estudos apontam que a saúde da flora intestinal interfere diretamente nas alterações de humor e doenças como depressão e transtornos de ansiedade. Diversas substâncias que funcionam como neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e felicidade são produzidas no intestino e por isso a conexão cérebro x intestino é tão importante. De acordo com a médica ortomolecular Tayná Athayde, "90% da produção da serotonina é produzida no intestino e se ele não estiver funcionando bem, os riscos de ocorrência

60

de depressão e ansiedade podem aumentar consideravelmente". Um intestino saudável influencia na longevidade, para isso a dieta e o estilo de vida são essenciais para a manutenção do órgão. A médica ortomolecular afirma que a qualidade da flora intestinal pode fazer a diferença entre a doença e a saúde. Portanto, opte por uma alimentação mais saudável e prefira comidas mais naturais. Assim, o órgão irá absorver apenas nutrientes e não ficará inflamado. A inflamação do intestino provoca uma reação em cadeia que pode se transformar em constipação, síndrome do intestino irritável e colite. O corpo todo sente os efeitos. A médica alerta que é importante salientar que se a alimentação estiver inadequada, as bactérias do intestino também vão ser diferentes e deixar toxinas pelo corpo e que podem causar diversas doenças, desde Cândida até desequilíbrios hormonais.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

TAYNÁ ATHAYDE, MÉDICA ORTOMOLECULAR

„„ Opte por uma alimentação mais saudável; „„ Hidrate-se sempre; „„ Coma mais frutas e vegetais e reduza os carboidratos simples e refinados como pão, bolo e bolachas; „„ Invista em lactobacillus para melhorar a flora intestinal; „„ Evite os doces, leite e derivados e produtos industrializados.


CLÍNICA GERAL

MENOPAUSA:

como o desequilíbrio hormonal afeta o corpo feminino Saiba como identificar e tratar o problema!

A

menopausa é um estágio da fase reprodutiva da mulher que marca o fim da menstruação. Nesse período ocorrem transformações no organismo feminino, como a pausa na produção dos hormônios sexuais (progesterona, testosterona e estradiol). Os hormônios são responsáveis por controlar o funcionamento do organismo. Alguns atuam transportando informações entre as células do corpo, enquanto outros agem como reguladores de determinados órgãos. O desequilíbrio hormonal pode comprometer a saúde da mulher de uma forma geral. Segundo o médico especialista em emagrecimento, saúde e longevidade, Fernando Guanabara, questões como o estresse e o uso indiscriminado de anticoncepcionais a longo prazo podem causar a menopausa. "A maioria das mulheres sofre com predominância estrogênica, que pode ser caracterizado com um desequilíbrio na relação estradiol x progesterona. Isso compromete não apenas a qualidade de vida, como também aumenta o risco de doenças cardiovasculares (infarto, AVC), osteopenia e osteoporose, câncer de mama e colo uterino mais precoce", afirma.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Oscilação de humor

Perda de energia e disposição Péssima qualidade de sono Diminuição da libido Ressecamento vaginal e da pele Calor e sudorese

62

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

ATENÇÃO!

Todo o procedimento deve ser acompanhado por um especialista assim que apresentado os primeiros sinais da menopausa. Devem ser feitos exames prévios e laboratoriais para comprovar a necessidade do tratamento.

REPOSIÇÃO HORMONAL

FERNANDO GUANABARA médico especialista em emagrecimento

Uma das alternativas para o tratamento da menopausa é a restauração do equilíbrio hormonal por meio da reposição. “A reposição deve ser feita através de hormônios isomoleculares, bioidênticos ou naturais, através da via transdérmica ou subcutânea. Essa técnica melhora os sintomas e previne as doenças que podem surgir. Além disso, é necessária a suplementação de vitaminas, uma dieta balanceada e atividade física regular”, indica o médico.


ARTIGO

Dra. Etianne Andrade

CRM-CE 14760 Medicina Preventiva Especialização em Adequação Nutricional e Homeostase Hormonal Dr Lair Ribeiro Pós-graduanda em Nutrologia (ABRAN) Pós-graduanda em Endocrinologia

BAIXA INGESTA DE CARBOIDRATOS E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS

S

egundo a Pesquisa Nacional de Saúde (IBGE/Min. da Saúde, 2013), 4 em cada 10 brasileiros apresentavam ao menos uma doença crônica não transmissível (obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer, depressão, entre outras), sendo estas responsáveis por mais de 70% da mortalidade no Brasil. Estas doenças estão fortemente relacionadas a hábitos de vida pouco saudáveis, como o consumo abusivo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo. Hoje, falaremos um pouco sobre a alimentação. Durante as últimas décadas, as gorduras têm sido consideradas as vilãs no nosso prato, mas estudos recentes chegaram a outras conclusões. Dentre eles,

Durante as últimas décadas, as gorduras têm sido consideradas as vilãs no nosso prato, mas estudos recentes chegaram a outras conclusões. Dentre eles, destaca-se o PURE (Prospective Urban and Rural Epidemiological Study/ Estudo Epidemiológico Prospectivo Urbano e Rural).”

destaca-se o PURE (Prospective Urban and Rural Epidemiological Study/Estudo Epidemiológico Prospectivo Urbano e Rural), que foi publicado em 2017 na revista científica The Lancet, uma das mais influentes do mundo. Esse estudo mostrou que a ingestão elevada de carboidratos associou-se a maior risco de mortalidade total, e que a gordura total e os tipos individuais de gordura estavam relacionados a menor mortalidade total. Nesse estilo de vida, deve-se começar evitando ao máximo os açúcares e os farináceos (pães, biscoitos, bolos, massas e outros com qualquer farinha que não seja low carb), bebidas adoçadas (sucos, refrigerantes) e sobremesas convencionais. Para avaliação individualizada, procure um médico da área e um nutricionista.

www.saudefortaleza.com.br

| SAÚDE fortaleza

63


CLÍNICA GERAL

Previna-se das principais DSTs O cuidado tem que ser redobrado para as mulheres

Q

uando se trata de saúde sexual feminina é comum que existam dúvidas e tabus, mas isso não pode ser impedimento para buscar conhecimento para saber se proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo a ginecologista Renata Bezerra, as principais DSTs que atingem as mulheres são: o Vírus do Papiloma Humano (HPV), Herpes (genital e oral) e Sífilis. “Por serem mais sintomáticas em mulheres, é comum que essas doenças sejam identificadas e diagnosticadas mais rapidamente no corpo feminino”, explica a médica.

DSTS EM MULHERES

É verdade que as mulheres são mais suscetíveis às DSTs. A ginecologista explica o porquê. “Tanto a anatomia genital e imunidade do organismo da mulher influenciam nisso. Durante o período de ciclo menstrual, por exemplo, a imunidade da mulher fica abalada, o que pode favorecer o surgimento de DSTs. Quanto ao formato, a vagina tem cavidade abafada e na parte interna é 64

onde se proliferam as bactérias e fungos. Por isso o Ph vaginal tem que estar sempre em equilíbrio para evitar isso”. Alguns sinais podem indicar o surgimento de DSTs, como a coceira vaginal. A coceira pode indicar desde uma alergia simples até uma DST grave. Secreção em colorações estranhas, odor forte, vermelhidão e inchaço também podem ser sintomas de doenças. Cuide-se!

PARA AS MAMÃES

Uma dúvida frequente sobre esse assunto é se mulheres gestantes que possuem DSTs sempre passam a doença para os bebês. Não é certo, mas é possível. “A medicação para evitar isso entra ainda no pré-natal. Logo no primeiro contato com o feto, são realizados exames no hospital e já é solicitado o medicamento, caso necessário, como o anti retroviral (para HIV) ou penicilina (para sífilis). Durante o parto, se a mãe tiver lesões que possam contaminar o bebê, evitamos parto normal e vai para a cesárea”, garante a médica.

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Atenção a prevenção!

Além da camisinha feminina, uma das formas de prevenção que priorizam as mulheres são as vacinas contra o HPV disponibilizadas na rede de saúde pública. “Normalmente as meninas têm maior incidência do câncer de colo. 70% é por conta do HPV. Então pelo risco de mortalidade para mulheres ser alto, isso foi preconizado pelo SUS”, afirma a ginecologista.

RENATA BEZERRA GINECOLOGISTA

É POSSÍVEL CONTRAIR DST NO BANHEIRO PÚBLICO OU COMPARTILHANDO ROUPAS ÍNTIMAS? É possível, porém muito pouco provável. Os vírus ou bactérias não sobrevivem muito tempo em locais expostos fora da área genital (calcinha ou vaso sanitário), mas caso a pessoa tenha uma lesão exposta, use a peça e entre em contato com outra pele, ainda há o mínimo risco.


ONDE ENCONTRAR?

Lista de profissionais e empresas Alive Funcional Training Av. Engenheiro Leal Lima Verde, 1100 (85) 99760-7959 Amanda Ferreira Moreira Fisioterapeuta Clínica Physiocare Rua Dr. Gilberto Studart, 155, loja 2A (85) 98682-3498 Artesani Rua Beni de Carvalho, 239 - Aldeota (85) 3244-2611 / (85) 3268-1252 / (85) 3223-2266 www.artesani.com.nbr Beauty Club Rua Padre Valdevino, 2546 – Aldeota (85) 3224-3100 / (85) 98896-3100 www.beautycluboficial.com.br/ Central do Corpo Unidade Aldeota: Av. Santos Dumont, 2456 / (85) 3023-8338 Unidade Dunas: Av. Engenheiro Luís Vieira, 920 / (85) 2181-1715 Galpão da Central: Rua Coronel Jucá, 523 / (85) 3085-0942 Central Parque: Avenida Engenheiro Santana Jr, 2977 / (85) 3051-4604 www.centraldocorpo.com.br Chef Gabriela Carvalho Serviço de banqueteria saudável (85) 99254-7947 / (85) 98876-4947 Exponutrition Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz. contato@savagetpromocoes.com.br (21) 3478-1999 / (11) 3285-4299 Fernando Guanabara Av. Santos Dumont, 5753- Papicu/ Torre Saúde, Salas 1609 e 1610 (85) 3036-1780 Isa Xavier Av. Santos Dumont, 2456- Corporate Plaza BC - Sala 310 (85) 3182-7479/ 99945-1515 Live! Av. Dom Luiz, 1075 : (85) 99739-3253 / (85) 3039-3813 Shopping Riomar Fortaleza: (85) 99763-9173 / (85) 3234-6272 La Fonte www.agualafonte.com.br (85) 3362.4001 /(85) 988029111 Maryna Castro Nutricionista estética e esportiva Pátio Dom Luís - Torre I, sala 1605 Av. Dom Luís, 1200 (85) 3103-0279 / (85) 98771-0363 Maryna Landim Medicina funcional, integrativa, preventiva e ortomolecular Pátio Dom Luís - Torre II, sala 1914 Av. Dom Luís, 1200 - (85) 3121-7151 Mercadinhos São Luiz www.mercadinhossaoluiz.com.br (85) 3131-2817

66

SAÚDE fortaleza | www.saudefortaleza.com.br

Morgana Rolim Nutricionista estética Clínica de Estética Josy Freire Harmony Medical Center Av. Dom Luis - Sala 408 - Quarto Andar - (85) 32615613 / 988294111 Nossa Fruta Brasil www.nossafrutabrasil.com.br (85) 3476-8355 Nutriblend Rua Largo do Tanque, 790 - Conjunto Esperança (85) 99721-9349 Quero Mais Açaí Rua. Leonardo Mota, 1477, Loja 08 - Aldeota (85) 3182-8805 Repense Consultoria Financeira Foco em diagnóstico, planejamento e controle (85) 4042-2300 www.repenseconsultoria.com Restaurante Orgânico Alimentos Saudáveis Shopping Iguatemi Fortaleza - (85) 3241-3114 Shopping Riomar Fortaleza - www.grupoorganico.com.br Roma Distribuidora www.romadistribuidora.com.br (85) 3456-5500 Shopping Del Paseo www.shoppingdelpaseo.com.br Snackout www.snackout.com.br Studium Fitness Store Rua Torres Câmara, 3142 -Aldeota (85) 3264-1499 Tayná Athayde Médica ortomolecular Av. Des. Moreira, 760, SL 1806 - (85) 99164-2561 Terra Madre Shopping Ouro verde (85) 3055-7007/ (85) 98133-7007 Ticyana Falcão Nutricionista esportiva Rua Barbosa de Freitas, 1990 (85) 3055-0505 / (85) 98785-7745 Indaiá www.indaia.com.br Assembleia Legislativa do Estado do Ceará www.al.ce.ce.gov.br Ronaldo Academy Fortaleza Rua Alberto Feitosa Lima, 328 – Guararapes (85) 3121-4464


27ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

www.saudefortaleza.com.br

27ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

www.saudefortaleza.com.br

Advertisement