Page 1

JORNAL - COLECIONISMO CERVEJEIRO – CERVEJA EM PORTUGAL

MENSAL – GRATUITO

EDIÇÃO 39 – FEVEREIRO - 2013


EDITORIAL Rui Avilez Valente Director executivo COLECIONISMO CERVEJEIRO... PORQUE NÃO Nesta edição: - Capa: Dia dos Namorados - Noticias curtas de cerveja - Colecionismo: Espelhos - Cevejas Dia dos Namorados - Cerveja do Mês: Cerveja Lindmans Framboise - Ideias prendas Dia dos Namorados - Shopping IN LOCO - Noticias da cerveja em Portugal - Cerveja e Saúde - Rapidinhas do Mundo Cervejeiro - Gastronomia - Humor

Dia dos Namorados

ESTE JORNAL É UMA PUBLICAÇÃO INTERNA DO SITE

Fevereiro é o mês dos apaixonados, nesta altura celebra-se o Dia dos Namorados. Queremos que celebre com a sua cara metade na companhia de uma cerveja especial.

www.inlocomundodacerveja.com

Aproveitamos e deixamos algumas ideias para prendas no Dia dos Namorados. Restaurantes a visitar e Motéis onde pode passar o resto da noite.

Colaboraram nesta edição: Rui Avilez Valente Sociedade Central Cervejas Unicer

Novidades, copos de Portugal que nos chegaram. É costume chamar-se a esta altura do ano a época da cebola, altura em que nada se passa. E da nossa parte é ENTREVISTA uma realidade, poucas ou nenhumas noticias chegaram à nossa redacção.

Redação: Rui Avilez Valente Revisão e tradução: Gisela Vieira

Provamos mais uma cerveja, na seção cerveja do mês deixamos a nossa opinião. No Shopping IN LOCO, algumas novidades ligadas á cerveja. As noticias mais fantásticas, nas rapidinhas do mundo cervejeiro.

As opiniões emitidas nos artigos são da responsabilidade de quem os assina, não representando necessariamente a opinião deste jornal.

A fechar, gastronomia para a noite do Dia dos Namorados caso resolva ficar em casa.

A reprodução de textos e imagens tem de ser solicitada Obrigado aos nossos leitores . Este Jornal é seu, divulgue-o e feliz Dia dos Namorados.

1 1


NOTICIAS CURTAS DE CERVEJA Nesta secção pode visualizar: eventos a realizar em 2013, fotos de copos de cerveja e sites referentes a cerveja .

Novidades

3 a 6 de Outubro 2013 Cerveja Sagres Zero – Copo em Cristal – Série Limitada

Cerveja Sagres Bohmia – Copo em Cristal – Série Limitada

Central Cervejas - Copo em Cristal – Série Limitada

Água do Luso – Copo em Cristal – Série Limitada

Sites a visitar

Loja da cerveja

www.apcv.pt

www.accp.com.pt

www.museudacerveja.pt/

2 3


Espelhos cervejeiros Para muitos colecionadores considerada a peça mais bonita e valiosa do colecionismo cervejeiro. Os primeiros espelhos de vidro, com uma fina camada metálica refletora, apareceram em Veneza no ano de 1300, obra de um artesão desconhecido. Mais do que a imagem, os venezianos valorizavam o brilho da peça como joia ou item de decoração, alguns até com um valor maior ao das obras de grandes artistas renascentistas da época. Só com a melhoria do método de fabricação, a partir do século XIX, é que seu uso se difundiu pelo mundo. Com o aparecimento dos pubs, as empresas cervejeiras começaram a usar os espelhos como forma de publicitar as suas marcas e ao mesmo tempo como peças de decoração dos espaços. Hoje os espelhos cervejeiros continuam a fazer parte da decoração dos locais de venda de cerveja. Algumas peças mais antigas são hoje autênticas raridades e que podem valer alguns milhares de euros.

3 4


4 4


A maioria das mulheres tem resistência ao amargor, esse é um dos principais motivos que faz com que muitas não gostem de cerveja. Por isso deixo aqui algumas dicas para a cerveja que deve escolher para beber a dois, ou mesmo para começar a experimentar cervejas diferentes. Pensei numa lista de cervejas em que o lúpulo, não tenha grande destaque visto ser ele o causador do amargor na cerveja.

Witbier Também conhecidas como bière blanche, levam trigo, semente de coentro e casca de laranja na receita. Tem notas cítricas, florais, frutadas e condimentadas. São refrescantes e fáceis de beber. Uma boa escolha e que acompanha bem comida japonesa e frutos do mar. As minhas escolhas são a Hoegaarden, Estrella Damm Inedit e a Bavaria.

Weissbier Estilo típico alemão. Com trigo na receita, aromas frutados e condimentados que lembram banana, cravo e tutti frutti. Cerveja refrescante e com acidez suave. Acompanha bem com saladas, peixes leves, queijo de cabra. Bons exemplos são a Erdinger e a Andechs.

Tripel São das mais encorpadas e alcoólicas. Mas o álcool está bem inserido, bebe-se facilmente. De aroma frutado, floral e condimentado, com notas de especiarias. De todas as apresentadas, esta é a que pode ter amargor um pouco mais pronunciado, mas o final geralmente é adocicado, equilibrando a cerveja. Por serem mais encorpadas e com um maior volume de álcool a escolha recai sobre pratos um pouco mais fortes, peixes gordurosos, massas e queijos fortes. Prove a Tripel Karmeliet, a Westmalle Tripel.

5 4


Lambic Produzidas numa zona perto de Bruxelas, as Lambic distinguem-se das outras porque no seu fabrico não se usa levedura, sendo deixado o mosto ao ar livre para que os microorganismos na área desencadeiem a fermentação. Na receita de uma Lambic são usados 30% de trigo não maltado e lúpulo velho que não deixa amargar mas faz com que este se conserve. Com um teor alcoólico entre 2 e os 5% e um sabor ácido/azedo. As lambic são cervejas que acompanham bem pratos tendencialmente doces e que levem frutas na sua concepção e ainda com sobremesas. As minhas escolhas, Lindemans Framboise, Leffe Radieuse, Timmermans Pêche.

Kriek Cervejas típicas da Bélgica, produzidas através de fermentação espontânea. Levam cereja na receita e possuem acidez pronunciada. A sua cor rubi atrai os olhares. Sirva com um cheesecake de frutas vermelhas ou com um bolo de chocolate e a noite está garantida. Experimente a Timmermans Kriek, Boon Kriek e a Mort Subite.

Champenoise Estilo bastante contemporâneo que nasceu na Bélgica, no qual a cerveja passa por segunda fermentação na garrafa utilizando o fermento de Champagne. Algumas, inclusive, são produzidas na própria região de Champagne. Pode ser servida também numa taça tipo flute, no começo ou no final do jantar. Por causa das suas bolhinhas que sobem do fundo do copo, tem o seu charme, é chique e costuma impressionar as mulheres. Sozinha já se bebe muito bem, mas acompanha bem com queijos duros, pratos com bacalhau e sobremesas com frutas. A minha escolha recai na Deus.

6 4


7

4

LUPULOLUSA / Recomenda – Seja responsável, consuma com moderação


CERVEJA LINDEMANS FRAMBOISE A Lupulo Luso, distribui no mercado nacional uma Cerveja frutada produzida na Bélgica e ideal para o Dia dos Namorados. A Cerveja Lindemans Framboise, apresenta boa formação de espuma rosada, média persistência e deixa uma fina camada permanente sobre o líquido com algumas marcas na lateral do copo, é uma cerveja de coloração vermelho rubi, quase na cor roxa com carbonatação moderada. Segurando o copo virado à luz, a cerveja é cristalina, e revela muito mais do seu conteúdo de framboesa. Uma cerveja doce, com um toque fino de acidez. Há um frutado profundo a framboesas mas que deixa revelar pequenos indícios de outras frutas como cerejas e maçãs. Algum álcool levemente perceptível na parte de trás da língua. Para mim, a lindemans framboise é uma das melhor lambics de framboesa. AROMA - 8/10 APARÊNCIA - 5/5 GOSTO - 8/10 PALATO - 4/5 GERAL – 18/20 Relação preço/qualidade: 8/10 Preço: sob/consulta

8 14


9 4


Super Bock é a cerveja preferida dos Cabo-Verdianos

A Super Bock é a cerveja preferida dos Cabo-Verdianos e a marca de cerveja em que mais confiam pelo que 2 em cada 3 inquiridos preferem esta bebida, segundo o Estudo “Confiança dos Cabo-Verdianos na sua Comunidade, Profissões e Marcas 2012”, realizado pela Afrosondagem Lda. A análise pretende contribuir para a formação de uma opinião pública informada e valorizar as marcas que são reconhecidas pelos Cabo-Verdianos como de referência, pelas características que as distinguem das outras. A Unicer tem vindo a reforçar a sua presença no mercado de Cabo Verde, um investimento que pretende continuar através, sobretudo, da marca Super Bock, que já conquistou os Cabo-Verdianos, ao ser a cerveja mais consumida no país. O envolvimento da marca com as comunidades e consumidores locais resulta de uma identidade muito própria, associada a momentos de convívio e de boa disposição, tão característicos da cultura do país. A marca Super Bock acompanha os cabo-verdianos ao longo de todo o ano, patrocinando os principais momentos de convívio e festa nas diferentes ilhas do arquipélago. O continente africano assume especial relevância no programa de internacionalização da Unicer, com Cabo Verde a destacar-se como um ponto estratégico, onde a empresa pretende manter uma posição de relevância. Para tal, pretende reforçar a imagem da Super Bock e a ligação com os parceiros locais para continuar a ser a cerveja portuguesa mais vendida no mundo.

10 14


Após a venda da marca Tagus por parte da Sumol + Compal ao Grupo Espanhol DAMM, a empresa assegurou a distribuição dos produtos DAMM em Portugal. Cervejas Damm à venda em Portugal A primeira cerveja criada para acompanhar a refeição. Inedit nasce da convicção de que era necessário criar uma cerveja capaz de acompanhar com o maior respeito, a melhor gastronomia. Foi este objectivo que a tornou numa cerveja especial, diferente e única reconhecida por prémios internacionais. Esta cerveja é resultado de uma parceria entre Ferran Adrià, considerado um dos melhores chefs do mundo e dono do famoso restaurante El Bulli, Juli Soler, e a equipa do restaurante El Bulli com os Mestres Cervejeiros da Damm. Esta bebida enquadra-se num novo conceito de cervejas que acompanham pratos de alta gastronomia servindo assim como uma alternativa ao vinho nos restaurantes devendo ser servida em copo de vinho branco, meio cheio e permanecendo na mesa num frapé com gelo. Elaborada com uma mescla de cevada e trigo e aromatizada com casca de laranja, alcaçuz e coentro esta cerveja tem um aroma frutado e floral e traz notas adocicadas ao paladar. É uma cerveja de cor amarela clara, um pouco turva e com textura cremosa que proporciona um after taste longo e agradável. Tem um teor alcoólico de 4,8% e deve ser consumida entre 4° e 6°C. Está disponível em embalagens de consumo individual (garrafa de vidro 0,75L) apenas em restauração.

Peças coleção DAMM INEDIT

Cerveja Lager elaborada segundo a receita original de 1876. Hoje, depois de mais de 130 anos e onze gerações de Mestres Cervejeiros, a elaboração desta cerveja foca-se na qualidade dos processos e dos ingredientes 100% naturais que lhe valeram inúmeros prémios e reconhecimento a nível mundial. Uma combinação de água, malte de cevada, arroz, lúpulo e levedura que se transformam numa magnífica cerveja de cor dourada, limpa e brilhante com cheiro a especiarias frescas e sabor fresco de lúpulo que se transforma num amargo prolongado. Esta cerveja lager tem um caracter universalmente apreciado de sabor e é ideal para beber em qualquer momento. Tem cerca de 5,4% de álcool e deve ser bebida entre os 4° e os 6°C. Está disponível em embalagens de consumo individual (garrafa de vidro 0,25L/0,33L) e de consumo exclusivo da restauração (barris de 30L e 50L.)

Peças coleção ESTRELLA DAMM

11 4


Cerveja sem álcool 0,0%. Fruto de uma revolução nas técnicas de elaboração de cerveja foi possível, criar esta cerveja sem álcool que conserva todas as qualidades da cerveja no seu estado puro. Produzindo a cerveja naturalmente, permitindo a fermentação das leveduras e produzindo o álcool de forma natural, é possível retirar o álcool através do processo de destilação em vácuo. Deste modo é possível obter uma cerveja sem álcool, 0,0%, ligeira, fresca e de sabor amargo equilibrado, muito baixa em calorias (10kcal por 100ml). Tem um teor alcoólico de 0,0% e deve ser consumida entre os 4° e 6°C. Está disponível em embalagens de consumo individual (garrafa de vidro 0,25L).

Cerveja Preta, Lager ao estilo de Munique. Elaborada desde 1888 segundo o estilo de Munique, local de referência deste tipo de cerveja, Bock Damm é uma cerveja que se distingue pelo seu sabor intenso torrado com um ligeiro toque a doce no final. É uma cerveja de amargo equilibrado, cor escura, espuma cremosa e um corpo forte intenso que remete aos tempos passados. Bock, como derivação de Beck, diminutivo de Einbeck, local onde foi criada esta cerveja, que significa Carneiro que acompanha a imagem da marca há mais de 120 anos. Tem um teor alcoólico de 5,4% e deve ser consumida entre 6° e 8°C. Está disponível em embalagens de consumo individual (garrafa de vidro 0,25L) e de consumo exclusivo da restauração (barris de 30L).

Cerveja Extra com o dobro de malte e um sabor inconfundível. O estilo Märzenbier (cerveja de Março) nasceu na Baviera. Para obter uma cerveja enérgica, capaz de aguentar todo o verão, dobrou-se a quantidade de malte na receita, e chegava ao Oktoberfest (festival de Munique mundialmente reconhecido e frequentado anualmente por milhões de apreciadores de cerveja) com uma intensidade de sabor e força de corpo excepcional. Em 1953 Damm fez a sua primeira produção de Voll, edição limitada, e desde logo marcou a sua posição graças ao seu inconfundível sabor amargo de lúpulo, com espuma cremosa, corpo intenso e tom alaranjado. O seu nome, que em Alemão significa completo, caracteriza muito bem esta cerveja de sabor forte e intenso que já foi reconhecida mundialmente por inúmeros prémios, tornando-se num mito entre as cervejas de qualidade superior. Em 1954 fizeram nova edição limitada, e devido ao sucesso obtido em 1955 Damm passou a disponibilizar Voll Damm todo o ano no seu portefólio. Tem um teor alcoólico de 7,2% e deve ser consumida entre 6° e 8°C. Está disponível em embalagens de consumo individual (garrafa de vidro 0,25L).

12 4


A - Conjunto colecionador Stock limitado 1 - Cerveja Prior Torgelo 75cl 2 - Copos 33cl + 7cl Caixa metálica – Preço 25,00 €

B - Conjunto Stock limitado 1 - Cerveja Diabolici 75cl 1 - Copo Preço 27,50 €

C - Copo Diabolici Stock limitado 1 - Copo Preço: 20.00 €

D - Copo Erdinger Schneeweisse 1 - Copo 0,50 cl Preço 4,50 €

13 4


E - Pack Toalhas Bar 5 - Toalhas Preço: 10,00 €

F - Sabores da Serra Stock limitado 1 - Queijo da Serra da Estrela 1 - Garrafa Vinho 1 - Frasco Doce de Castanha Preço 20,00 €

G - Sabores da Serra Stock limitado 1 - Queijo da Serra da Estrela 1 - Garrafa Vinho 1 - Frasco Mel 1 - +/- 500grs Presunto s/osso Preço 30,00 €

H - Sabores da Serra Stock limitado 1 - Queijo da Serra da Estrela 1 - Garrafa Vinho 1 - Frasco Mel 1 - Frasco Doce de Abobora 1 - +/- 500grs Presunto s/osso 1 - Chouriça Preço 40,00 €

Como encomendar - Visite a nossa página Web: www.inlocomundodacerveja.com/lojacerveja.ht Os artigos podem ser levantados em mão em Celorico da Beira, ou enviados por correio. Custos de envio são por conta do cliente. Correio simples e registado para Portugal (no valor está incluído a embalagem para envio) Até 500grs – 3.00 € Até 2kgs - 4,50 € Com registo acresce – 1,50€

14 4


Grande Hotel Paris * * O Grande Hotel de Paris tem o charme de uma longa e rica vivência, preservada em ambientes de várias épocas desde 1877, ano da sua fundação. Desde então, instalado numa casa apalaçada tipicamente portuense de Oitocentos, preserva o carisma e a autenticidade, que o tornam referência cultural e de alojamento da cidade. Além de testemunha da história, o Grande Hotel de Paris assegura conforto e bem receber no coração do Porto, Património Mundial, garantindo uma excelente relação preço-qualidade-localização.

15 14


1ª Convenção Mundial Colecionismo Cervejeiro Martin – eslováquia 3 - 6 Outobro 2013 16 4


17 4


Restaurantes dia dos namorados Procuramos alguns restaurantes, para uma noite de paix達o no Dia dos Namorados.

http: //www.catedraldacerveja.com/

Visite: http://www.hotelportopalacio.com/restaurantesalsa-amp-loureiro.html

Visite: http://www.thelingerierestaurant.com/

Visite: http://www.areabenta.pt/

Visite: http: //www.museudacerveja.pt/

Visite: http://muralhas-celorico.com/

Visite: http://www.hmiraserra.com.pt/html/restaurante. html

Visite: http://www.fozvelha.com/

18 14


19 4


Onde ficar a dois Procuramos alguns Moteis, para uma noite de paixão no Dia dos Namorados. Dias são dias, disfrute de uma noite de glamour…

Visite: http://www.requinte.com.pt/

Visite: http://motelemocoes.pt/pt

Visite: http://www.xroomz.com/

Visite: http://www.afroditemtl.com/

Visite: http://www.habanamotel.com/engine.php?cat=1

Visite: http://www.moteldavim.com/

Visite: http://www.abcflamingo.pt/

Visite: http://www.silkmotel.com/

20 14


info@dcnbeers.pt

21

4

DCN BEERS / Recomenda – Seja responsável, consuma com moderação


Cerveja tem ação anti-inflamatória; veja benefícios Além de ser uma opção para driblar o calor, a cerveja, quando consumida moderadamente, tem ótimos benefícios para a saúde. O responsável pelos efeitos positivos da bebida é o lúpulo, planta utilizada para lhe conferir amargor. Ele também é utilizado como composto medicinal no tratamento de insônia, nervosismo, dor de cabeça e falta de apetite. E não para por aí: uma pesquisa publicada na revista Chemistry & Biodiversity comprovou que o lúpulo possui até mesmo ação anti-inflamatória. Durante o estudo, os pesquisadores isolaram 13 compostos da planta. Treze deles foram aplicados em ratos para a comparação com um medicamento anti-inflamatório comercializado atualmente (indometacina). Depois das análises, ficou comprovado que 11 dos 13 compostos analisados apresentavam ação antiinflamatória semelhante à do remédio. Outros dois compostos da planta foram capazes de retardar a formação de tumores de pele, reduzir sua quantidade e até diminuir a incidência do câncer de pele em ratos.

Outra pesquisa avaliou o efeito do lúpulo na prevenção do desenvolvimento do câncer de mama. Através da aplicação do extrato de lúpulo em uma linhagem de células mamárias, cultivadas em laboratório, que estão mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer, foi mostrado que ele é capaz de inibir a formação de algumas substâncias que favorecem o aparecimento de tumores, além de dificultar a transformação das células em ameaças cancerígenas. Outro benefício comprovado do lúpulo é sua ação neuro protetora. Ela encontra-se no xanthohumol, principal flavonoide presente na planta e que, em testes com ratos, mostrou-se capaz de melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, inibir respostas inflamatórias, morte celular e formação de coágulos. Segundo a ciência, o lúpulo teria até efeito anti obesidade, já que o extrato da planta inibiu o aumento tanto do peso corporal, quanto do peso do tecido adiposo em ratos com uma dieta rica em gorduras. A experiência, que durou 20 semanas, mostrou que o lúpulo foi capaz ainda de reduzir o tamanho das células gordurosas e do acúmulo de gordura no fígado. O extrato de lúpulo também melhorou a intolerância à glicose, contribuindo para evitar o desenvolvimento de diabetes.

22 14


Cerveja como obra de arte: panorama da bebida na pintura Você já parou para pensar que tudo que comemos e bebemos pode influenciar na maneira como percebemos, interagimos e nos expressamos diante do mundo? Essa pergunta parece uma maluquice, mas quando observamos diferentes expressões de arte, como pintura, escultura, música, literatura e cinema, por exemplo, o que vemos são exatamente essas questões oferecidas pelo olhar do artista. A cerveja inspira a arte e há muito tempo.Em meados dos anos 1.500, os pintores Pieter Bruegel L'Ancien, da Bélgica, e Pieter De Hooch, da Holanda, mostravam os grãos das terras do norte e o hábito das cervejas. Da mesma forma, no século 17, as obras dos holandeses Pieter Claesz, Jan Jansz van de Velde e Rembrandt, com a tela 'Autorretrato com sua esposa Saskia' (1636), exibiam as cervejas em lindos retratos e naturezas-mortas.

Em outro marcante movimento da época, as cervejas dão cor à introspectiva fase azul e depois à genial fase cubista do espanhol Pablo Picasso. Seu conterrâneo Juan Gris também pintou espumas, influenciado pelo cubismo. Nos idos de 1920, os franceses Fernand Léger, do modernismo pós-guerra, e Marcel Gromaire, do realismo social, pintaram com elegância as pessoas e as cervejas do cotidiano. Para o crítico e curador de artes visuais Paulo Klein, desde os monastérios medievais até os ateliers modernos de artistas contemporâneos, a cerveja tem sido uma das bebidas preferidas. "Se a disputa fosse medida em barris, ficaria fácil atribuir a essa rica bebida um lugar de honra", brinca Klein. E como dedicado apreciador da boa gastronomia, completa: "Tomando uma cerveja artesanal com toques de rosa, cravo e gengibre, fico imaginando o que seria das artes sem essa preciosa bebida. Assim como o vinho e, em alguns casos, o absinto, a cerveja também foi aditivo importante para mover as artes plásticas".

Com base nesse acervo, conclui-se que é pela mão dos artistas que são retratados a origem, o desenvolvimento e o sentido das cervejas na vida humana desde a Antiguidade até nossos dias. Uma bebida essencial à mesa que inspira seres humanos de todas as épocas e de todo o mundo, o que certamente (para nossa sorte) nunca mudará!

23 14


Freira apanhada a roubar cerveja Furto aconteceu nos EUA Uma suposta freira foi filmada a roubar cerveja numa loja de conveniência nos Estados Unidos. No vídeo tornado público, através da rede social Youtube, pode ver-se uma mulher vestida de freira aproximar-se das arcas das bebidas.

A mulher tira uma cerveja e esconde debaixo do hábito, depois de confirmar que não estava a ser vista por ninguém. Dirige-se depois a um segundo frigorífico onde rouba uma segunda garrafa. A «irmã de Deus» ainda não foi identificada e muitos desconfiam que a mulher seja apenas uma criminosa disfarçada.

A Oitava Trapista Membro desde 2008 da ITA (International Trapist Association), o mosteiro Stift Engelszell, localizado em Engelhartszell, uma região de colinas arborizadas no vale do rio Danúbio, ao norte da Áustria, foi reconhecido primeiramente pela qualidade de seus licores e geleias. Em 2012, tornou-se o oitavo membro (primeiro de língua alemã) autorizado a comercializar cervejas com selo concedido pela ITA, que determina que as cervejas sejam produzidas em monastérios da ordem, por monges ou sob supervisão deles, sem fins lucrativos. Outros produtos, como queijos, licores e geleias, também podem receber a denominação, cujo objetivo, segundo a entidade, é garantir padrões de qualidade e a tradição nas produções. Seis cervejarias belgas usam o selo: Achel, Chimmay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren (a mais cobiçada, pela venda restrita no mosteiro). As primeiras, assim com a holandesa La Trappe, podem ser achadas no Brasil. A francesa Mont des Cats, feita sob supervisão da Chimay, pleiteia mas ainda não obteve a licença para a produção das cervejas, (apenas dos queijos). A Gregórius é uma Belgian Strong Ale de 9,7 % de teor alcoólico, marrom escura e espuma bege pouco espessa. Aroma maltado que remete ao café e toffee, um sutil lúpulo-frutado. No paladar, notas tostadas, adocicado e álcool prevalecendo. Ingredientes incomuns: uso de leveduras Engelszeller da Alsácia e mel da própria produção, a fim de dar a sua cerveja um sabor único.

FRASES FAMOSAS Muitas vezes era então ficarmos num bar com os mais velhos a beber um monte de cervejas e a comer quase nada… Ondjak “A televisão mais bonita do mundo” (Angola)

24 14


Frango com Champanhe

Morango flambado com vodca com sorvete picante

Ingredientes:

Ingredientes:

2 pedaços grandes de frango 200 g de cogumelos 30 g de margarina 1 tomate 1 colher de café de farinha 2 colheres de sopa de conhaque 2 colheres de sopa de salsa picada 0,5 dl de champanhe 0,5 dl de natas sal e pimenta preta q.b.

Ingredientes: Porção de morangos 4 colheres de sopa de açúcar 2 colheres de sopa de manteiga Sorvete de creme Vodca Pimenta

Frango com Champanhe

Morango flambado com vodca com sorvete picante

Modo de Preparar: Modo de Preparar: Esfregue com sal e a pimenta preta os pedaços de frango. Aqueça a margarina e doure o frango; salpique com farinha, verta o conhaque e lance fogo. Passe os cogumelos em água fria e corte-os em tiras. Coloque os cogumelos e o tomate junto aos pedaços do frango e deixe-os cozer um pouco. Acrescente o champanhe deixando ferver em lume brando cerca de 20 minutos. Retirar os pedaços de frango, conservando-os no calor. Ligue o molho com as natas, deixando ferver lentamente. Coloque novamente os pedaços de frango na frigideira para aquecê-los, salpique com a salsa e sirva.

Picar a pimenta e misturar com sorvete. Guarda-lo na geladeira até a hora de servir. Lavar os morangos, cortá-los ao meio e retirar os cabos. Fritar os morangos com manteiga e açúcar. Flambá-los com a vodca (ou conhaque). Servi-los quentes, com o sorvete.

25 14


ANEDOTA E CERVEJA Para celebrar o Dia Dos Namorados, um casal vai jantar fora. Enquanto escolhiam os pratos, ele tentou lembrar-se de alguma coisa bonita para dizer à namorada. Olha para o lado e ouve um casal de namorados: "Queres mel, minha abelhinha? Queres morangos, meu moranguinho?” Inspirado ,o rapaz, vira-se para a namorada e diz-lhe: “Queres presuntinho, minha porca? Queres cerveja, minha bêbada?”

26 14


Este espaço pode ser seu, dê destaque aos seus produtos. Vamos continuar a publicar as noticias que nos são enviadas pelas empresas Cervejeiras Portuguesas de forma gratuita.

Mas a sobrevivência desta publicação passa pela publicidade.

A mesma será gratuita. Somente terá de ser realizada uma permuta, a publicação do seu anúncio em troca de material cervejeiro, esta possibilidade é válida para as empresas cervejeiras. Caso seja outro tipo de empresa também poderá ser realizada, para mais informação contate: inlocomundodacerveja@gmail.com Três anos de vida, edição em Português e Inglês, mais de 7500 eleitores no mundo inteiro (envio por email), Publicado no site www.accp.com.pt, www.inlocomundodacerveja.com e no FACEBOOK.

Celorico da Beira Reservas: (+351) 271 748 033 (+351) 910 174 333

Cerveja é vida. Colecionismo é paixão! A vida é bela. De copo na mão! 14


Edição nº 39  

Jornal Colecionismo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you