2 minute read

convivência

Next Article
semiárido

semiárido

34

experiências de convivência

Advertisement

As ocupações rurais no Brasil são efêmeras devido aos interesses difusos do capital, mas também devido ao uso predatório da terra e dos recursos naturais. Conhecer experiências de convivência com o semiárido, técnicas de produção agroecológicas e experiências de organização comunitária são condicionantes para que se possa obter o convívio sustentável com esse ecossistema. Sendo assim, apresentam-se algumas simples ações que podem fazer a diferença para pequenas comunidades rurais.

cisternas

Método milenar de armazenamento de água para consumo, resume-se em um tanque impermeável que armazena água captada da coberta do edifício por meio de bicas e calhas. Pode ser construída de placas prémoldadas, anéis de cimento, pedra e cal, tijolo e diversos outros materiais. Pode ser subterrânea ou de superfície. A construção de cisternas nas comunidades garantem o acúmulo das águas das chuvas e evitam um grande deslocamento para a obtenção desse recurso, além disso, a garantia de água de qualidade assegura diminuição de doenças por ingestão de água contaminada. As famílias passam a serem gestoras da própria água e não mais dependentes dela.

filtro caseiro

Um pote com seixos, carvão vegetal em pó, areia fina e areia grossa. A água impura passa pelas diversas camadas que retém as bactérias e fica armazenada nos seixos, no fundo do pote, pronta para consumo. As camadas filtrantes devem ser trocadas a cada seis meses.

banco de sementes

Ao observar os ciclos das chuvas, a correlação com o comportamento das espécies vegetais, animais e as particularidades do clima e solo, o homem do semiárido desenvolveu um complexa sabedoria que possibilita sua adaptação ao meio. A cultura do estoque de sementes surge desse entendimento, a seleção de sementes adaptadas às características da região e seu estoque pela comunidade. Essa experiência contribui para assegurar o resguardo do patrimônio genético das espécies do semiárido, indo de encontro a disseminação de sementes transgênicas e a uniformização de sistemas produtivos baseados no cultivo da monocultura. As casas de sementes comunitárias articulam uma resistência às ameaças à conservação do semiárido e estimula a sustentabilidade.

sistema integrado para criação de animais

A introdução de espécies animais não adaptadas às intempéries climáticas da região causa enormes custos e não se apresenta como possibilidade para pequenas comunidades de agricultura familiar. A criação animal por pequenos produtores deve gerar renda extra e garantir segurança alimentar, porém o desafio de resistir à estiagem demanda cultivo de pastagens e estocagem de forragens. Pode-se garantir a viabilidade através de ensilagem e fenação feitas de modo comunitário, bem como garantir a sustentabilidade a longo prazo selecionando animais adaptados em um sistema de criação integrado.

6. Banco de sementes no interior do Piauí. asabrasil.org.br/

35

This article is from: