Revista Alimentação e Saúde

Page 1


SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO................................................................... 2 2 PROJETOS 8º A ................................................................ 3 3 PROJETOS 8º B ................................................................ 10 4 PROJETOS 8º C ................................................................ 18 5 PROJETOS 8º D ................................................................ 25 6 PROJETOS 8º E ................................................................ 31


Introdução Podemos dizer que para que o ser humano cresça de forma saudável, é ideal uma boa alimentação nutritiva e principalmente muito variada. Existem alimentos que são considerados excelentes fontes de energia e que auxiliam em certas ações que nosso corpo no dia a dia como: estudar, trabalhar, brincar e, principalmente, praticar atividades físicas. Sem essa energia o corpo não teria a capacidade para essas ações. Uma alimentação saudável é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde como: melhor controle do peso, melhorar o rendimento no trabalho, estimular sua memória e sua concentração, fortalecimento do sistema imunológico elevando a prevenção de doenças. Neste trabalho você poderá obter algumas informações sobre nutrientes que passam despercebidos em sua rotina. Poderá também perceber que alguns deles podem lhe fazer mal ou bem dependendo de sua quantidade presente na dieta. Tenha uma boa leitura dessa revista eletrônica focada na alimentação e saúde, feita pelos alunos do 8º ano. “A alimentação não consiste tão somente em ingerir os alimentos. A boa alimentação deve estar em harmonia com um princípio básico: Nada em excesso.” EMÍDIO SILVA FALCÃO


Proteínas, aquela força que você precisa

UM POUCO SOBRE PROTEINAS por Vitório Armani

A proteína, considerada uma das macromoléculas mais importantes do nosso corpo, que está presente na maior parte do mesmo, realiza muitas funções diferentes que as pessoas sequer conhecem, sendo por isso tão importante. Entre as funções que necessitam de proteína estão todas que estão envolvidas na construção de tecidos, consequentemente estando nas células e nos anticorpos, também servindo como enzimas para acelerarem as reações químicas do nosso corpo.

Aonde estão as proteínas Por Alex e José Existem vários alimentos ricos em proteínas, mas você sabe quais são eles e como são conservados? O queijo suíço possui aproximadamente 8g de proteína a cada porção sendo conservados em potes fechados dentro da geladeira. Ovos possuem aproximadamente 6g de proteína.

Doença

Conclusão

Por Pedro e Gabriel

Por Pedro

A deficiência de proteínas pode causar algumas doenças conhecidas e outras desconhecidas como: Marasmo que é a perda muscular e ausência de gordura subcutânea, dor do músculo e a deficiência.

Após pesquisas concluímos que as proteínas são fundamentais para nosso corpo, já que, as mesmas realizam importantes funções dentro do organismo. Elas vão desde a manutenção a construção de tecidos ou funções importantes.

Curiosidades: As proteínas são o material de construção usado em trilhões de células do corpo humano e de outros animais, tanto é que sem elas, a proteína não poderia existir. Apesar das carnes vermelhas serem mais populares como alimentos que possuem proteína, a carne que mais tem proteína é a vinda do frango, mas ela possuí mais hormônios.


Sais Minerais A influência dos sais minerais na sua vida

O que são? Os sais minerais são substâncias inorgânicas, possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc. Doenças causadas pela falta de sais minerais: Anemia: Falta de ferro no sangue. Pressão alta ou hipertensão: É uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Bócio: É surge quando a glândula da tireoide aumenta de tamanho, formando uma espécie de nódulo ou caroço na região do pescoço. Mulher com bócio Manuseio e conservantes: É necessário lavar muito bem antes de ingerir as frutas e verduras, pois elas podem trazer consigo microrganismos, ovos de vermes parasitas ou resíduos de agrotóxicos. Todo o tipo de carne em bom estado de conservação aparenta coloração natural e consistência firme. Antes de consumirmos alimentos industrializados, devemos ficar atentos quanto: 

Às embalagens (latas) não estarem enferrujadas, estufadas e nem amassadas;

Ao alimento estar no prazo de validade. Curiosidade:

O risco de consumir alimento estragado, e a ingestão de conservas estragadas pode provocar intoxicações graves e doenças (até fatais), como disenteria e botulismo. Grupo: Samir, Pedro Nogueira, Nathalia, Nicolas, Maria Vitória, Luiza.


Carboidrato - Aliado ou inimigo?

O que são carboidratos? Os carboidratos são nutrientes, responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o organismo e são constituídos por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Engana-se quem pensa que os carboidratos são os vilões da perda de peso e que toda boa dieta necessariamente precisa restringir seu consumo! De acordo com a sua estrutura, os carboidratos são divididos em grupos e é isso que determina a velocidade de absorção e utilização que terão.

Doenças Com a falta de carboidratos o corpo começa a produzir cetose. Ela é uma substancia tóxica que em grandes quantidades formam radicais livres, causadores do envelhecimento e de doenças oxidativas, como o câncer.

Curiosidade sobre carboidratos Ganho de Peso: Carboidratos não fazem você necessariamente ganhar peso. A ingestão de mais calorias do que o seu corpo consegue utilizar é o que vai causar isso e essas calorias podem vir de qualquer alimento, não apenas de carboidratos.

Conservação dos alimentos Um dos alimentos mais consumidos, pelo menos nos centros urbanos, é o pão. As famílias procuram garantir diariamente. Nem sempre armazenamos o pão em condições adequadas. Para se conservar o pão é preciso mantê-lo em saco plástico.

Relatos finais Por Maria Vieira, Mariana Lucasech, Pedro Naves, Poliana Lins e Rafael Galvão Concluímos que os carboidratos podem ser simples ou complexos e eles são nutrientes muito necessários ao organismo, pois são digeridos e absorvidos rapidamente nos fornecendo energia.



Vitaminas Para uma vida vitaminada Para uma vida vitaminada

Características Por Lorena Cury As vitaminas são necessárias para uma vida saudável e nutrida, mas para isso é preciso ter uma alimentação rica em diversos tipos de vitaminas, afinal cada uma tem uma função e importância e a falta de uma delas pode nos trazer grandes problemas. Elas são encontradas em alimentos como frutas e verduras principalmente, por exemplo: vitamina C é encontrada em frutas cítricas; vitamina A é encontrada em verduras como a cenoura, brócolis e beterraba; já a vitamina B pode ser encontrada em uma diversidade de alimentos como carnes, peixes, ovos, banana e outros.

Doenças por falta de vitaminas Por Iasmim Rangel A falta de vitamina D ,pode causar raquitismo que afeta o desenvolvimento dos ossos. A falta de vitamina C pode causar Escorbuto e seu principal sintoma é o sangramento da gengiva e a falta da vitamina A causa Cegueira.

O perigo do agrotóxico Por Maria Gaeta

Conclusão Por Ana Luiza

Os agrotóxicos surgiram com o propósito de funcionarem como arma química, por isso ha maior preocupação no seu uso e o simples fato de que eles não atingem apenas seres como larvas nas plantações, mas também seres como abelhas, ou até seres humanos.

Concluímos que as vitaminas são essenciais para saúde do nosso corpo, e com a falta delas podemos ter doenças como a que citamos anteriormente. Por isso é muito importante que não deixemos de comer frutas e legumes que são alguns dos alimentos que possuem vitaminas.

Curiosidade Por Isabella Freitas A vitamina A não pode ser produzida pelo organismo. O ser humano adquire através da absorção de alimentos e possui inúmeros benefícios como: Saúde ocular, efeitos antioxidantes e prevenção de doenças do coração.


Você tiraria o açúcar da sua vida? OS CARBOIDRATOS SÃO AS FONTES DE ENERGIA DA SUA VIDA Carboidratos são nutrientes responsáveis pelo fortalecimento de energia para o organismo, que são formados de carbono, oxigênio e hidrogênio.

Conservantes Por Bernardo Conservantes são substâncias adicionadas a produtos alimentícios para prevenir oxidação, fermentação ou outra deterioração usual, inibindo a proliferação de bactérias.  Pão = os conservantes utilizados são: canela, ácido ascórbico, alho, mel, técnicas de armazenamento e outros temperos.  Bolo = os conservantes utilizados são: ácido sórbico, benzoato de sódio, propionato de cálcio, sal, açúcar e entre outros temperos. Nem sempre os produtos com conservantes fazem bem a saúde, é sempre melhor escolher alimentos frescos do que industrializados. Doenças causadas:Por Arthur Os alimentos que tem carboidratos tem alta índice de glicêmico, que aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Curiosidade Por Giovanna e Jessica Um estudo com 80.000 japoneses mostrou que os japoneses que seguem a dieta recomendada no país (consumo de muito carboidrato e pouca gordura), têm 15% menos chances de morrer de doenças cardíacas, derrames e várias outras doenças. Conclusão Por Eduardo O carboidrato é uma fonte muito boa de energia para o corpo, isso ajuda na prática de exercícios físicos, mas um problema existente é que os carboidratos em excesso podem causar o sobrepeso, aumento de colesterol sanguíneo, sonolência e diabetes. Então, sempre é bom consumir qualquer tipo de nutriente com moderação, pois mesmo que pareça ser bom, em excesso pode fazer mal.


Os reguladores do nosso corpo VITAMINAS

NESTA EDIÇÃO

Definição sobre vitaminas As vitaminas são nutrientes que o organismo não produz e que tem várias funções no desenvolvimento e metabolismo humano, já que funcionam como reguladores do corpo humano, sempre o controlando de forma natural coisas como o crescimento e visão, além de ativar enzimas. Eles se encontram em frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais. Vitaminas C e D Por Guilherme A vitamina D também conhecida como Calciferol é obtida através da ingestão de alguns alimentos como: leite e derivados, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e etc. As principais funções da vitamina D são: as de fortalecer os ossos e os dentes, tornando-os mais saudáveis; aumentar a produção de músculos e melhorar a saúde cardiovascular. A vitamina C também conhecida como ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água. Conservação das frutas Por João A ação de microrganismos responsáveis pela decomposição das frutas e verduras pode causar o seu apodrecimento, e existem muitas maneiras de combatê-los. A mais famosa é a técnica de resfriamento, onde colocamos o alimento em temperaturas baixas para tais microrganismos não os atingirem, tanto que essa é a função da geladeira de nossas casas. Não se deve colocar frutas em locais úmidos, quentes e em lugares fechados.

Doença relacionada Por Felipe Existem alguns problemas de saúde causados pela falta de vitaminas, no caso a vitamina C quando está em falta tem acompanhamento de problemas bucais, como decomposição de algumas partes da gengiva, fadiga, cansaço, dores musculares, em casos mais graves o indivíduo pode contrair o escorbuto que uma doença muito severa, que vem com sangramento gengival, perda de dentes e também pode incluir anemia causada por pequenas hemorragias.

A falta da vitamina D pode vir juntamente com problemas bem sérios como fragilidade óssea (raquitismo), asma, que uma doença que afeta a respiração do indivíduo, deixando ela mais difícil; artrite, que é quando uma articulação fica inflamada; osteoporose, que deixa seus ossos mais frágeis por conta dos poros que se abrem; fraqueza muscular e problemas cardiovasculares.

Conclusão Ao final do trabalho, nosso grupo chegou à conclusão que todas as vitaminas citadas no texto, são essenciais para o corpo humano e a falta delas pode causar problemas como fragilidade óssea, asma, problemas na respiração etc. O correto é ter alguns alimentos em seu cotidiano como leites e derivados, ovos, carnes etc. Nós também achamos que as pessoas devem se preocupar mais com as vitaminas e carboidratos e deixar de lado as comidas gordurosas como comidas de fast food, frituras, açúcar etc. Curiosidades: Por Vinícius - Vitamina A é excelente para a saúde da pele, visão e cabelos. - A vitamina D ajuda a previnir a depressão, câncer de mama e o câncer de prostate. -A vitamina B6 ajuda a dormir melhor. -O excesso de vitaminas pode ser tão prejudicial quanta a carência. .


­ ͕

6HUi TXH YRFr VDEH DV LPSRUWkQFLDV GD SURWHtQD"

2 TXH VmR SURWHtQDV" 3RU ,YDQ 0HQGHV

.! 1RVVDV SURWHtQDV VmR JLJDQWHV PROpFXODV IRUPDGDV SHOD XQLmR GH PROpFXODV PHQRUHV HVVD PyOHFXODV PHQRUHV VmR RV DPLQRiFLGRV 4XDQGR FRPHPRV SURWHtQDV HODV VmR TXHEUDGDV HP QRVVR VLVWHPD GLVJHVWyULR 2V DPLQRiFLGRV TXH RV IRUPDP VH VHSDUDP H VmR DEVRUYLGRV SHOR QRVVR RUJDQLVPR 'HSRLV SDVVDP SDUD R VDQJXH H VmR GLVWULEXtGRV SDUD DV FpOXODV GR RUJDQLVPR

9RFr SRGH ILFDU GRHQWH SHOD IDOWD GH SURWHtQDV"

3RU 'DQLHO 6LP 3DUD VDEHU VH VXD DOLPHQWDomR DSUHVHQWD IDOWD GH SURWHtQDV YRFr SRGH ILFDU DWHQWR D DOJXQV VLQWRPDV IUDJLOLGDGH H SHUGD GH FDEHOR OLQKDV QDV XQKDV PmRV H SpV SLJPHQWDomR UHGX]LGD QR FRXUR FDEHOXGR SHUGD GH SHVR VLJQLILFDWLYD SHOH HVFDPRVD GRUHV PXVFXODUHV Pi FLFDWUL]DomR GH IHULGDV H HGHPD $ QHFHVVLGDGH GLiULD GH SURWHtQD SDUD XP DGXOWR p GH J D J SRU TXLOR GH SHVR FRUSRUDO 3DUD HYLWDU HVVD GHILFLrQFLD VH HVWD p FDXVDGD SRU XPD Pi DOLPHQWDomR XP DGXOWR GHYH ID]HU WUrV UHIHLo}HV DR GLD TXH GHYHP HVWDU FRPSRVWDV EDVLFDPHQWH GH IUDQJR FDUQH PDJUD OHLWH VRMD RX SHL[H

2 0DUDVPR 2 PDUDVPR p XPD GHVQXWULomR VHFD VHQGR XPD GRHQoD FU{QLFD GDGD SHOR GpILFLW GH HQHUJLD H p FDUDFWHUL]DGD SHOD SHUGD PXVFXODU H DXVrQFLD GH JRUGXUD VXEFXWkQHD (VVD HQIHUPLGDGH p PXLWR FRPXP HP FULDQoDV PHQRUHV GH PHVHV TXH VXEVWLWXHP R OHLWH PDWHUQR SRU GLHWD

&RQVHUYDomR GD FDUQH

3RU (GXDUGR 9R]QLDN e LPSRUWDQWH UHVVDOWDU TXH SDUD R Pi[LPR WHPSR GH YLGD GH SUDWHOHLUD RV FRUWHV FiUQHRV GHYHP VHU DUPD]HQDGRV HP PHQRU WHPSHUDWXUD GH UHIULJHUDomR SRVVtYHO 2 FRQJHODPHQWR p XP GRV PpWRGRV PDLV HILFLHQWHV QD FRQVHUYDomR HP ORQJR SUD]R TXH SRGH LQLELU D PXOWLSOLFDomR GRV PLFURUJDQLVPRV UHVSRQViYHLV SHOD PDLRULD GDV DOWHUDo}HV H WDPEpP UHGX]LU D YHORFLGDGH GH UHDomR GH SURFHVVRV ELROyJLFRV Mi TXH FHUFD GH GD iJXD FRQWLGD QR SURGXWR p WUDQVIRUPDGD HP JHOR TXDQGR p VXEPHWLGD j WHPSHUDWXUDV DEDL[R GH &

&RQVLGHUDo}HV ILQDLV 3RU -RmR =RFFKLR

&RQFOXtPRV TXH DV SURWHtQDV VmR PXLWRV LPSRUWDQWHV SDUD QRVVD YLGD H SRU LVVR D FDUQH QmR GHYH VHU HYLWDGD PHVPR VHQGR ULFD HP JRUGXUDV H LQLPLJD GD REHVLGDGH H GRV ULVFRV FDUGtDFRV


͙

/LStGLRV

DPLJR RX LQLPLJR"

,QIRUPDo}HV JHUDLV

GHSDUWDPHQWR GH $JULFXOWXUD GRV (VWDGRV 8QLGRV H DGRWDGD QR

2V OLStGLRV WDPEpP FKDPDGRV GH JRUGXUDV WUDWDP VH GH XP WLSR GH QXWULHQWH SUHVHQWH QRV DOLPHQWRV 2V OLStGLRV VmR QXWULHQWHV HQHUJpWLFRV H HVWUXWXUDLV (OHV DWXDP QR IRUQHFLPHQWR GH HQHUJLD SDUD DV FpOXODV QD FRPSRVLomR GDV PHPEUDQDV FHOXODUHV QD LVRODomR WpUPLFD H QD DEVRUomR GH YLWDPLQDV OLSRVVRO~YHLV $OpP GH IDFLOLWDU GHWHUPLQDGDV UHDo}HV TXtPLFDV TXH RFRUUHP QR RUJDQLVPR GRV VHUHV YLYRV 2V OLStGLRV HVWmR SUHVHQWHV HP TXDVH WRGRV RV DOLPHQWRV TXH LQJHULPRV PDV HP TXDQWLGDGHV GLIHUHQWHV 2V SULQFLSDLV IRUQHFHGRUHV VmR PDUJDULQDV PLOKR DYHLD VRMD JHUJHOLP FHYDGD WULJR LQWHJUDO FHQWHLR yOHR GH FDQROD yOHR GH VRMD H yOHR GH SHL[HV &RP EDVH QD SLUkPLGH GH DOLPHQWRV GH FULDGD SHOR

%UDVLO DWp KRMH RV DOLPHQWRV TXH VmR ULFRV HP JRUGXUD FRPR GRFHV VRUYHWHV EDODV UHIULJHUDQWHV H GRFHV HP H[FHVVR GHYHP VHU HYLWDGRV R TXH MXVWLILFD R IDWR GH HVWDUHP QR WRSR GD SLUkPLGH

'RHQoDV UHODFLRQDGDV $SHVDU GH VHUHP PXLWR FULWLFDGRV RV OLStGLRV QmR VmR

RV YLO}HV

YLVWR TXH VH WUDWD GH XP QXWULHQWH EiVLFR SDUD QRVVD VREUHYLYrQFLD 1R HQWDQWR FRPR FRVWXPDPRV GL]HU WRGRV RV H[WUHPRV VmR UXLQV

6HX H[FHVVR QR RUJDQLVPR SRGH FDXVDU REHVLGDGH FROHVWHURO HOHYDGR KLSHUWHQVmR GRHQoDV FDUGLRYDVFXODUHV HWF

4XDVH PHWDGH GD SRSXODomR EUDVLOHLUD HVWi DFLPD GR SHVR 0DV WDPEpP D VXD GHILFLrQFLD QR RUJDQLVPR SRGH FRPSURPHWHU R UHYHVWLPHQWR GDV FpOXODV D SURGXomR GH FHUWDV YLWDPLQDV H GH FHUWRV KRUP{QLRV DWUDSDOKDQGR R FLFOR PHQVWUXDO H RV GHVHMRV VH[XDLV DOpP GH LQGLFDU JHUDOPHQWH XP EDL[R tQGLFH GH PDVVD FRUSyUHD GDV MRYHQV HP 6mR 3DXOR DSUHVHQWDP SURSHQVmR D GHVHQYROYHU DOJXP WLSR GH GLVW~UELR DOLPHQWDU

͙Ǧ ͠ ǣ ǡ ǡ ǡ


͚

7LSRV GH *RUGXUD +i WLSRV GH JRUGXUD TXH DXPHQWDP R QtYHO GH +'/ ³FROHVWHURO ERP´ QR VDQJXH HQTXDQWR Ki RXWURV DXPHQWDP R QtYHO GH /'/ ³FROHVWHURO UXLP´ 1R HQWDQWR DPERV FRQWpP PDLV FDORULDV GR TXH SURWHtQDV H FDUERLGUDWRV H SRUWDQWR VHX FRQVXPR GHYH VHU PRGHUDGR

&RQVHUYDomR H 0DQXVHLR GRV GRFHV $R FRPSUDUPRV SURGXWRV LQGXVWULDOL]DGRV HQWUH HOHV RV GRFHV GHYHPRV WHU FXLGDGR DQWHV GH FRQVXPLUPRV DWHQWDQGR DR HVWDGR GR SURGXWR H GD HPEDODJHP 2V GRFHV VmR DOLPHQWRV VHPL SHUHFtYHLV H SRUWDQWR GHYHP VHU FRQVHUYDGRV QD JHODGHLUD GHQWUR GH UHFLSLHQWHV GH SOiVWLFR RX GH YLGUR FRP WDPSD +i GLYHUVRV FRQVHUYDQWHV XWLOL]DGRV SDUD VH FRQVHUYDU RV GRFHV FRPR R iFLGR VyUELFR H VREDWR GH SRWiVVLR H R iFLGR EHQ]RLFR FRQVHUYDQWH PXLWR XWLOL]DGR HP JHOHLDV EDODV WRUWD GH IUXWDV HWF

&RQFOXVmR &RP EDVH HP WXGR TXH IRL DSUHVHQWDGR VREUH HVVH QXWULHQWH SRGH VH LQIHULU TXH HOH p GH H[WUHPD LPSRUWkQFLD SDUD RV VHUHV KXPDQRV H SRU LVVR GHYH HVWDU SUHVHQWH QD QRVVD GLHWD DOLPHQWDU FRQVWLWXLQGR HP PpGLD GDV FDORULDV GLiULDV TXH VmR LQJHULGDV 2V KRPHQV GHYHP WHU XP SHUFHQWXDO GH JRUGXUD HQWUH H SDUD VHUHP FRQVLGHUDGRV VDXGiYHLV H DV PXOKHUHV HQWUH H 3RUWDQWR SDUD PDQWHU VH FRP XPD ERD VD~GH p DFRQVHOKiYHO DGRWDU KiELWRV DOLPHQWDUHV GH TXDOLGDGH H SUDWLFD GH H[HUFtFLRV ItVLFRV

͙Ǧ ͠ ǣ ǡ ǡ ǡ


2 TXH VmR SDUD TXH VHUYHP H FRPR SRGHP ID]HU PDO" 7DPEpP FRQKHFLGR FRPR Do~FDU RV FDUERLGUDWRV VmR DOLPHQWRV TXH IRUQHFHP HQHUJLD SDUD R RUJDQLVPR LVWR p DWXDP FRPR ³FRPEXVWtYHLV´ IRUQHFHQGR D HQHUJLD QHFHVViULD jV DWLYLGDGHV GDV FpOXODV

,QIRUPDomR VREUH R QXWULHQWH HVFROKLGR SRU 0DWHXV 'LDV &DUERLGUDWRV VmR PROpFXODV RUJkQLFDV IRUPDGDV SRU FDUERQR KLGURJrQLR H R[LJrQLR *OLFtGLRV KLGUDWRV GH FDUERQR H Do~FDUHV VmR RXWURV QRPHV TXH HOHV SRGHP UHFHEHU 6mR DV SULQFLSDLV IRQWHV GH HQHUJLD GRV VLVWHPDV YLYRV XPD YH] TXH D OLEHUDP GXUDQWH R SURFHVVR GH R[LGDomR 3DUWLFLSDP WDPEpP GD IRUPDomR GH HVWUXWXUDV GH FpOXODV H GH iFLGRV QXFOHLFRV

e YHUGDGH TXH FDUERLGUDWR Vy HQJRUGD" 3RU /XFDV *XHGHV 4XDQGR GLJHULPRV RV DOLPHQWRV SULQFLSDOPHQWH RV ULFRV HP FDUERLGUDWRV R VDQJXH ILFD FKHLR GH Do~FDU ([LVWH XP KRUP{QLR D LQVXOLQD TXH UDSLGDPHQWH UHPRYH D JUDQGH TXDQWLGDGH GH Do~FDU QR VDQJXH MRJDQGR D SDUD GHQWUR GDV FpOXODV 1R HQWDQWR R H[FHVVR GH GHVVH Do~FDU p DUPD]HQDGR QR WHFLGR DGLSRVR H SRU LVVR HQJRUGDPRV

0DQXVHLR GH DOLPHQWRV SRU (Q]R (O -DOLV $ PDQLSXODomR GH DOLPHQWRV WHP D QHFHVVLGDGH GH UHJUDV GH KLJLHQH VHMDP VHJXLGDV ,VVR VmR DV ERDV SUiWLFDV FXMD DSOLFDomR DMXGDU FRQWUD R GHVSHUGtFLR GH DOJXQV SURGXWRV H SURSRUFLRQDU XP PHOKRU DPELHQWH GH WUDEDOKR 1HVVH VHQWLGR DOJXQV IDWRUHV SUHFLVDP VHU REVHUYDGRV FRPR +LJLHQH SHVVRDO SULQFLSDOPHQWH GDV PmRV 8WLOL]DomR GH HTXLSDPHQWRV DGHTXDGRV SDUD PDQLSXODomR GH DOLPHQWRV /LPSH]D H VDQLILFDomR GH XWHQVtOLRV H HTXLSDPHQWRV

3RVVtYHLV GRHQoDV UHODFLRQDGDV DR H[FHVVR RX IDOWD GH FDUERLGUDWRV SRU )HOLSH .HLG\ 'RHQoDV FDUGLRYDVFXODUHV 'RHQoDV *DVWULQWHVWLQDLV 'LDEHWHV 5HVLVWrQFLD D ,QVXOLQD 2EHVLGDGH

5HODWRV ILQDLV SRU 3HGUR +HQULTXH &RP LVVR SRGHPRV FRQFOXLU TXH R FDUERLGUDWR HP H[FHVVR SRGH ID]HU PDO SRLV HOH VH WUDQVIRUPD HP Do~FDU HP QRVVR FRUSR SRUpP p HVVHQFLDO SDUD WHUPRV HQHUJLD


3527(,1$6 ŲŃƑƈƆƈƖƖȄƕƌƒŃƓƄƕƄŃƙƌƙƈƕ

,QIRUPDÉ×HV VREUH D SURWHÏQD 3RU %HDWUL] $ SURWHÏQD Ë HVVHQFLDO SDUD R IXQFLRQDPHQWR GH XP RUJDQLVPR $OLPHQWRV GH RULJHP DQLPDO SRVVXHP SURWHÏQDV PDLV FRPSOHWDV H HVVHQFLDLV (ODV WDPEËP HVWÆR SUHVHQWHV QRV YHJHWDLV PDV QÆR HQFRQWUDPRV D TXDQWLGDGH GLÄULD QHFHVVÄULD GH SURWHÏQDV HVVHQFLDLV HP XP ÛQLFR YHJHWDO 2XWURV DOLPHQWRV TXH SRVVXHP SURWHÏQDV VÆR RV RYRV TXHLMR LRJXUWH H OHLWH 0DQXVHLR RX FRQVHUYDQWHV 3RU /LOLDQ &DUQHV SRVVXHP FRQVHUYDQWHV FRPR 1LWULWR GH SRWÄVVLR H QLWUDWR GH VÕGLR $FLGR VÕEULR H VREUDGR GH SRWÄVVLR QÆR SRGHP VHU XWLOL]DGRV GH IRUPD DOJXPD SRLV PHVPR GHL[DQGR FDUQHV FRP XPD FRORUDÉÆR PDLV ERQLWD QÆR LPSHGH D DÉÆR GH PLFUR RUJDQLVPRV $V FDUQHV SRGHP FRQWHU ODUYDV GH WÌQLD TXDQGR FUXD SRU LVVR Ë UHFRPHQGDGR QÆR FRPHU FDUQHV PDOSDVVDGDV H PDOFR]LGDV 2 FR]LPHQWR WDPEËP DMXGD QD HOLPLQDÉÆR GH ODUYDV SRVVÏYHLV QD FDUQH 'H TXDOTXHU IRUPD GHYH VH WRPDU SUHFDXÉ×HV HQWÆR VHPSUH YHMD VH R DOLPHQWR HVWÄ GHQWUR GR SUD]R GH YDOLGDGH H FRPSUDU FDUQHV FRP D HPEDODJHP VHODGD D YÄFXR 'RHQÉDV UHODFLRQDGD D IDOWD GH SURWHÏQD 3RU 5DIDHOD t &DUGÏDFDV t $UWULWH H LQIHFÉ×HV PROËFXOD HVWUDQKD GD FDUQH SURYRFD HVWDV LQIHFÉ×HV t &ÅQFHU GH SUÕVWDWD GH LQWHVWLQR H GH PDPD t /LQKD HP XQKDV GRV GHGRV GR SË H GRV GHGRV t )UDJLOLGDGH GR FDEHOR H SHUGD GR FDEHOR H GD SLJPHQWDÉÆR t 3HUGD GH SHVR H GRUHV QRV PÛVFXORV t 0Ä FLFDWUL]DÉÆR GH IHULGDV

&RQFOXVÆR &RP HVVH SURMHWR FRQFOXÏPRV TXH DV SURWHÏQDV VÆR RV DOLPHQWRV HVVHQFLDLV SDUD QRVVR RUJDQLVPR H SDUD QRVVR GLD D GLD 6HP HOHV QÆR FRQVHJXLUÏDPRV QRV VXVWHQWDU GXUDQWH R GLD


Cálcio e potássio o que são? Para que servem?

Saiba mais sobre o potássio e cálcio.

Como você pode armazenar esses alimentos.

Potássio é um mineral de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano. É encontrado em diversos alimentos de origem animal e vegetal. O cálcio, é um mineral que é fonte de manutenção das células do organismo, é responsável por dar resistência e força aos ossos. Para obter a quantidade necessária de cálcio, a OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que as pessoas consumam o mineral diariamente.

O cálcio se encontra no leite e precisa ser deixado na geladeira caso for aberto. O potássio se encontra principalmente em frutas que devem ser bem lavadas ante de ingerir.

Doenças pela falta de cálcio Hipocalcemia é o nome que se dá à quantidade baixa de potássio presente na corrente sanguínea. Ele pode causar fadiga, paralisia, e espasmos musculares.

Conclusão Podemos dizer que, tanto cálcio quanto o potássio são importantes para a sobrevivência humana, uma vez que sem eles ou com a má utilização dos mesmos, pode resultar em doenças tais como: a hipocalcemia, fadiga, paralisia ou espasmos musculares e portanto é necessário que entendamos melhor esses sais minerais e tomemos mais cuidados com eles, para evitar problemas contra o organismo.

Grupo: Nicollas, André, Arthur, Gabriel, Miguel.


Para que servem os carboidratos.

Você sabe o que são carboidratos? Os carboidratos também são conhecidos como glicídios. Eles são alimentos que fornecem energia, ou seja, eles têm função energética. Existem vários tipos de carboidratos como a glicose, a sacarose, a frutose, a lactose, o amido e outros. .

O mal do excesso de carboidratos. Cuidado com os alimentos. A obesidade infantil está mais relacionada com o consumo inadequado de carboidratos. Os maus carboidratos, presentes em doces, chocolates, bolos etc, são os reais causadores do aumento de peso, pois não conseguimos eliminá-los do nosso corpo.

O pão e a bolacha tem carboidratos. Para guardá-los em casa devemos deixá-los em um lugar seco sem umidade, e num recipiente sem ar pois as bactérias ou microrganismos se multiplicam quando há umidade e temperaturas favoráveis.

Relatos finais Grupo : Isadora, Jeremy, Matheus Pessoa, Natália , Yasmim M.

Conclusão Os bons carboidratos são essenciais na alimentação e fornecem-nos energia, portanto não devemos excluí-los de nossa dieta. Porém os maus carboidratos presentes em doces e fast food devem ser evitados, pois causam doenças como a obesidade.


VITAMINAS

O que são vitaminas? Por Isabela Lima e Bruna Meneguello Vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o metabolismo e organismo que não são capazes de produzir sozinho e por isso devem ser obtidas a partir de alimentos que consumimos. Um composto orgânico pode ser considerado uma vitamina para humanos, mas não para outros animais. Os seres humanos não são capazes de produzir ácido ascórbico de que o organismo necessita em pequenas quantidades.

Falta de vitaminas e doenças

Conservação das frutas

Curiosidade sobre Vitaminas

Por Eduardo Delfino  Vitamina A: A falta dela causa

Por Guilherme Saito

Por Guilherme Saito

São conservantes quer tem o propósito de aumentar o tempo de efeito do produto protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que podem prejudicar ou pode causar quaisquer males.

É o caso da vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B5 (ácido pantoténico), B6 (piridoxina, piridoxamina e piridoxal) que sem elas nosso organismo não funciona.

   

problemas de visão e diminuição de glóbulos vermelhos. Vitamina B: A falta causa problemas no sangue e músculos. Vitamina C: A falta é causadora de escorbuto. Vitamina D: A falta dela causa raquitismo e osteoporose. Vitamina E: A falta causa dificuldades visuais e neurológicas.

Conceitos finais Por Eduardo e Guilherme Conclusão: podemos concluir que precisamos consumir uma quantidade certa de vitaminas (de todos os tipos) se não podemos adquirir várias doenças que deformam o nosso corpo e pode ser prejudicial à nossa saúde.


/LStGLRV ERP RX UXLP" ,QIRUPDo}HV VREUH QXWULHQWHV GRV OLStGHRV ­ À ǣ ­ Ǥ À × ­ ǡ ± À Ǥ Ǧ ǡ ± ǡ Ǧ Ǥ ,QIRUPDomR VREUH D GRHQoD UHODFLRQDGD ǣ

À ­ ǡ ǡ ǡ ­Ù Ǥ ± ­ À ± ï Ǥ ± À ǡ ± ͙͘͡ Ȁ Ǥ ­

,QIRUPDo}HV GH PDQXVHLR H FRQVHUYDomR GRV DOLPHQWRV ǣ 2 Ǥ ± À ǡ Ǥ ± ǣ ȋ Ȍǡ ² ǡ ± À Ǥ ± ± Ǧ Ǥ ± ǣ ï ­ ǡ ­ ­ ǡ ǡ ­ Ǧ Ǥ ± ­ Ǥ ǡ ­ Ǥ

ǡ ǡ ­ Ǥ

&RQFOXVmR ǣ ­Ù ǡ À À ǡ ǡ × ­ Ǥ 2 ± ǡ Ǥ


*RUGXUD QHP VHPSUH p D LQLPLJD

,QIRUPDomR VREUH OLStGLRV 2V OLStGLRV VmR PROpFXODV RUJkQLFDV TXH VH IRUPDP D SDUWLU GD PLVWXUD HQWUH iFLGRV JUD[RV H iOFRRO WDLV FRPR yOHRV H JRUGXUDV 3RGHPRV FODVVLILFDU RV OLStGLRV HP GRLV JUXSRV DV JRUGXUDV H RV yOHRV $V JRUGXUDV VmR VyOLGDV HP WHPSHUDWXUD DPELHQWH VmR SURGX]LGDV SRU DQLPDLV 2V yOHRV SRU VXD YH] VmR OtTXLGRV HP WHPSHUDWXUD DPELHQWH IDEULFDGRV SRU YHJHWDLV

'RHQoDV FDXVDGDV SRU OLStGLRV 2V OLStGLRV HP H[FHVVR VmR UHVSRQViYHLV SRU GLYHUVDV GRHQoDV VHQGR D PDLV FRPXP FKDPDGD GH REHVLGDGH $ REHVLGDGH DWLQJH GH D FDGD EUDVLOHLURV H PDLV GH ELOK}HV GH SHVVRDV QR PXQGR 2XWUD GRHQoD TXH DIHWD D YLGD GH PXLWDV SHVVRDV p D GRHQoD DUWHULDO FRURQDULDQD '$& TXH p D PDLV HOHYDGD FDXVD GH PRUWH QRV (8$

&RQVHUYDomR

2 QRVVR RUJDQLVPR QHFHVVLWD GH JRUGXUDV PDV GHYHP VHU LQJHULGDV HP SHTXHQDV TXDQWLGDGHV ([LVWHP YiULRV WLSRV GH PDQXVHLR GDV JRUGXUDV SRU H[HPSOR RV SHL[HV SRGHP VHU LQJHULGRV GH PXLWDV IRUPDV FUX IULWR JUHOKDGR HQWUH RXWURV PDV TXDQGR p FRPLGR FUX SRGH DSUHVHQWDU YiULRV WLSRV GH EDFWpULDV H GRHQoDV

*UXSR )HOLSH *DEULHO .DLTXH 5DIDHO 9LWRU

&RQFOXVmR 2 QRVVR JUXSR FRQFOXL TXH QHP WRGDV DV JRUGXUDV VmR UXLQV HODV VmR UXLQV VH FRQVXPLGDV HP H[FHVVR PDV JRUGXUDV VmR LQGLVSHQViYHLV DR QRVVR RUJDQLVPR SRUpP WHP TXH VHU FRQVXPLGD HP EDL[D TXDQWLGDGH J GH OLStGLRV IRUQHFHP YH]HV PDLV HQHUJLD GR TXH J GH SURWHtQDV


Proteína is Life

Importância das proteínas Por João Victor Menezes

Quando pensamos em uma alimentação equilibrada e em um corpo saudável, não podemos deixar de lado as proteínas, que participam de todas as estruturas do corpo, além de contribuírem para a formação dos músculos e muitas funções do sistema nervoso e de defesa. Os benefícios das proteínas vem dos aminoácidos

O mal da vaca louca -

Conservantes e Manuseio -

Conclusão -

por: Sofia Radici

por: Bárbara Martinez

por: Laura Travesso

Existe uma doença chamada Encefalopa tia Espongiforme Bovina, mais conhecida como Mal da vaca louca. É causada por um tipo de proteína chamada príon. Essa proteína causa a morte das células cerebrais, gerando vários buracos no cérebro. Infelizmente não há um tratamento efetivo.

Todos os tipos de carne que aparentam ser boas de conservação, pre cisam ter as exatas condições: coloração natural e consistência firme. Existe também a forma de embalar a vácuo, que ajuda na conservação do alimento. Existe o conservante Antioxidante, que evita que os alimentos oxidem. O

Nosso grupo concluiu que as Proteínas são essências para a nossa sobrevivência e nos ajudam a combater doenças deixando-nos mais fortes e resistentes, mas como todo alimento temos que controlar o nosso consumo e tomar as medidas corretas para evitarmos possíveis doenças.

cozimento evita as possíveis larvas, como por exemplo as larvas da tênia, que afetam as carnes. Mas esse parasita pode ser evitado, a partir do cozimento certo e evitar comer carnes malpassadas.


Você come por que é bom ou por que é saudável?

Carboidratos na sua alimentação Os carboidratos têm função energética para o organismo. Eles fornecem energia para nossas células. Eles são encontrados principalmente em alimentos que contém açúcares, grãos e cereais. Entre os tipos de carboidratos estão: a glicose e a frutose (podem ser encontrar no mel e em várias frutas e são absorvidas facilmente no organismo), a sacarose é formada pela junção da glicose e da frutose. A lactose é encontrada no leite, é formada pela junção da glicose e galactose.

Resistência à Insulina Quando ingerimos carboidratos, o nível de açúcar no sangue aumenta. Isso é detectado pelo pâncreas, o qual libera insulina na corrente sanguínea. Algumas vezes as células não respondem como deveriam fazer, ou seja, elas se tornam resistentes a esse hormônio.

Carboidratos e Aditivos Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o objetivo de manter ou realçar o seu sabor ou melhorar a sua aparência e textura. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal (por exemplo, no presunto) ou o vinagre (nos picles).

Grupo: Cauê, Diogo, Gustavo, João D, Thiago W.


PROTEINAS: AS MACROMOLÉCULAS QUE VOCÊ RESPEITA Como conservar:

Sua saúde:

Por Ana Carolina e Anna Luiza

Por Isabella e Julia

De acordo com o BSV e em parceria com o ministério da saúde, as proteínas podem ser congeladas, mas apenas uma vez, pois se congelada pela segunda vez, ela perde a qualidade. Se optar por congelar, certifique-se de que a temperatura do freezer esteja a -18 graus e que não encoste em outros tipos de alimentos. As carnes só devem ser conservadas na geladeira se forem ser usadas no mesmo dia. Caso contrário, devem ser congeladas.

As rachaduras nos cantos da boca é um sintoma que o corpo demostra que está faltando proteína, também se acreditasse que a falta de proteínas pode gerar doenças como: câncer, vários problemas como perda de peso, fraqueza, diminuição do tecido muscular, anemia, pigmentação da pele e pode ser um dos fatores que está na origem do autismo e de outros problemas do cérebro.

Conclusão Por Luana

As proteínas são macromoléculas composta de uma ou mais cadeias polipeptídicas, todas são diferentes com diferentes tamanhos e aminoácidos Protídeos.

O ser humano precisa ingerir, em média, 30 a 50g de proteínas por dia, o que corresponde a um bife de aproximadamente 150g, mas existem os vegetarianos, aqueles que não comem nenhum alimento de origem animal. Em sua maioria são pessoas saudáveis. Eles conseguem consumir essas proteínas através da combinação de uma grande variedade de alimentos. Os aminoácidos estão ausentes em alguns alimentos e presentes em outros. Bem, não necessariamente precisamos evitar a carne. Além das proteínas completas, a carne também possui gorduras (lipídios), ela também possui os "vilões" cardíacos e também são quase indispensáveis na alimentação diária, mas os especialistas recomendam que se opte pela carne magra


Vitaminas Vitaminas, para uma vida vitalícia

O que são vitaminas? Por Bruno Mazzeo As vitaminas são substâncias que o organismo não produz, por isso, fazem parte da nossa alimentação. Suas principais fontes são: as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, leite, ovos e cereais. As vitaminas desempenham funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos que nos previnem de doenças.

A falta de vitaminas pode causar doenças: Por Daniel e Gabriel As doenças em geral são causadas pela falta das vitaminas, como: Falta de vitamina A, causa cegueira noturna; vitaminas B em geral, dores intestinais, alergias de pele, etc; vitamina C, escorbuto; vitamina D, osteoporose e raquitismo; vitamina E, falta na coordenação e dificuldade de andar; vitamina K, falta de coagulação do sangue e hemorragia.

Falta de vitamina D

Como conservar alimentos riscos em vitaminas: Por Murilo e Pedro Os principais alimentos que contem vitaminas são as frutas e vegetais, e isso exige alguns cuidados como consumir os alimentos que estão em temporada porque geralmente são mais frescos e saudáveis. Já para a conservação, você pode congelalos e isso aumenta a validade dos produtos em alguns dias.

Conclusão Concluímos que com este trabalho podemos enxergar que com as vitaminas podemos adquirir tanto energia como sua falta pode trazer doenças. Elas elas estão presentes em alimentos específicos como: Laranja vitamina C. Cenoura vitamina A. Ovo vitamina B2, porem a falta delas podem causar doenças como: Osteoporose com a falta da vitamina D e escorbuto com a falta da vitamina C, entre outros. Já em questão do manuseio dos alimentos que possuem as vitaminas que na maioria são as frutas e vegetais, devem ser conservados em locais frescos e se atentar se não está estragado.


OS SAIS MINERAIS SÃO ESSENCIAIS Os sais minerais, como por exemplo: o sódio, potássio, cálcio ou até mesmo o ferro, estão em locais que menos imaginamos, como na água, que contém partículas deles dissolvidas. Sem esses sais presentes na água ficaríamos desidratados. Dentre os sais minerais temos: o zinco, magnésio, cobre, selênio, cálcio e flúor, que adquirimos nas nossas refeições, eles servem para: controlar o metabolismo, na manutenção dos tecidos, coagular o sangue, formar ossos e dentes e auxiliam a contração muscular. Hoje em dia, os sais minerais estão cada vez mais precários em nosso corpo, com o processo de transporte e armazenamento pelo qual eles passam, nesse caminho há uma perda nutricional.

DOENÇAS RELACIONADAS: A carência de sais minerais, pode provocar problemas na saúde, como a osteoporose, anemia e o bócio. A osteoporose é caracterizada pelo o enfraquecimento dos ossos, isso ocorre quando vamos envelhecendo, porém nem sempre sua existência está ligada no fato da idade . A falta de ingestão de cálcio na dieta, somada ao fumo, ao sedentarismo e a ingestão de bebidas alcoólicas, ajuda o surgimento dessa doença. O bócio é o aumento, não comum, da glândula tireoidiana, juntamente com desequilíbrios em sua produção hormonal. As consequências disso é, a dificuldade de engolir, tosse irritativa, dilatação das veias do pescoço, alteração no tom da voz, rouquidão e dificuldade respiratória. O bócio é a deficiência de iodo no organismo.

Higienização de alimentos: A higiene é essencial para os alimentos que contêm sais minerais. É necessário lavar antes de ingerir legumes, frutas, verduras e qualquer tipo de mantimento, pois a maioria contêm agrotóxicos e vermes que podem fazer mal a nossa saúde. Nas carnes, como exemplo, é possível ter larvas da tênia, por isso é preciso cozinhar bem e não comer muita carne mal passada. Lavar os utensílios e as mãos com sabão é necessário também para preparar e servir os alimentos em seu manuseamento, assim evitando graves doenças.

Conclusão: A conclusão do grupo em relação aos sais minerais é de que, ao consumi-los, estamos evitando doenças como: bócio, anemia e osteoporose, desde que, os alimentos em que eles estão presentes, estejam bem higienizados, conservados e manipulados. Dessa forma nos tornamos reféns dos sais minerais, que estão presentes em diversos alimentos e bebidas como: água, frutas, legumes grãos, carnes, entre outros.

Feito por: Grupo|| Carolina Alem, Isadora Xavier, Laura Bogo, Lívia Mendes, Sofia Lira





Proteínas te ajudam na vida!

Proteínas e suas funções! No organismo as proteínas são responsáveis pela formação de células, hormônios e anticorpos.

Obtenha a imagem

O que é o Marasmo:

Leite, carnes, ovos, cereais, integrais, feijão, legumes, e vegetais são exemplos de alimentos que possuem o nutriente. Suplementos como estes são usados por indivíduos que desejam ganhar massa muscular mais rápido.

A doença marasmo é a desnutrição seca caracterizada pela ausência de gordura e perda muscular. Os afetados apresentam apatia, cabelo escasso, pele ressecada e alto grau de magreza. Normalmente, as crianças são as mais atingidas,

Se alimente bem!

Conclusão: Com este trabalho concluímos que as proteínas exercem um papel muito importante em nosso organismo, sendo fundamentais na nossa alimentação, evitando sérios problemas de saúde e nos fornecendo massa muscular.

Curiosidades: A carne vermelha (de gado) é mais popular no quesito proteína; porém, a maior concentração delas estão no frango. Amanda Dutra, Marcela Duarte, Maria Fernanda, Nathalia Lumy, Yasmin Seguchi. 8°D


A energia que nos dá vida! Carboidratos Os carboidratos são alimentos que têm a função de fornecer energia para o nosso organismo para realizarmos as atividades do dia a dia, sendo eles: cereais, tubérculos e açúcares, e são divididos em três grupos: monossacarídeos e dissacarídeos (carboidratos simples), que são formados pelos açúcares, estando presentes em massas e doces, e os polissacarídeos (carboidratos complexos), que são compostos por fibras solúveis e insolúveis.

Informação, manuseio ou conservantes: As principais formas de conservação de alimentos são: fervura, resfriamento e desidratação. No caso dos carboidratos como o pão, eles podem ser mantidos em local fechado para evitar a entrada de fungos e bactérias. Outra forma de prevenir essa contaminação é lavando bem as mãos antes de mexer com os alimentos.

Informação sobre doença relacionada; A falta de carboidratos pode levar a problemas no sistema imunológico, uma vez que nossos músculos são os responsáveis em fornecer glutamina para formação de células imunes. Na falta de carboidratos, os músculos são afetados pois as proteínas passam a ser utilizadas como fonte de energia.

E aconselhado que pessoas com diabetes se alimentem mais de carboidratos complexos, que possuem baixo índice glicêmico.

Conclusão: Os carboidratos são extremamente importantes nas nossas vidas pois são a nossa maior fonte de energia. As formas de manuseio e conservação são bem simples, sendo a de conservação simplesmente manter os carboidratos em local fechado para evitar a entrada de fungos e bactérias e de manuseio lavando bem as mãos antes de mexer com os alimentos. As doenças relacionadas aos carboidratos são: problemas no sistema imunológico, diabetes e baixa carga glicêmica. Grupo: Isabela, Laura, Luiza, Mariana.


Vitaminas

A Vitamina D Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo, sendo também conhecida como Vitamina D antirraquítica e cole calcifero.

Informação sobre a doença

Informação de conservantes

Conclusão

Uma das principais doenças causadas pela falta de vitamina D é o raquitismo, que é o enfraquecimento dos ossos em crianças, e a osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos com o avançar da idade.

As fontes de vitamina D são salmão, abacate, laticínios e contato com os raios do sol. O uso de conservantes não afeta a fonte de vitaminas por causa da nova pesquisa de conservantes de alta qualidade.

A conclusão do grupo é que a vitamina D é uma vitamina importante e essencial para a humanidade. Suas fontes são variadas e abundantes. A falta dela causa graves consequências como mostra o texto.

As pessoas com deficiência de vitamina D são mais propensas a desenvolver

Participantes do grupo: problemas respiratórios e câncer.Jerônimo e Vinicius. 8ºD Aline, Antônio, Bruna Bellini,


O massacre da hipertensão Essa é nossa página sobre sais minerais e os alimentos que os contém. Nela você descobrirá curiosidades e informações para aumentar seu conhecimento sobre esse determinado assunto, e assim conseguir um melhor controle de sua alimentação.

O que é e onde encontra: Os sais minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como: sódio, potássio, cálcio, ferro etc. O sódio é encontrado no sal de cozinha e o potássio em frutas como banana e laranja e ajudam na composição dos dentes e dos ossos.

Doenças relacionadas ao excesso de sal: A quantidade diária de consumo de sal por um adulto considerada ideal é de 4 gramas. Ultrapassar essa quantidade com frequência pode causar doenças, como celulite (gera alterações na camada de gordura embaixo da pele, causando desníveis na pele), reumatismo (afeta várias áreas do seu corpo), doença renal (incapacidade dos rins de filtrar corretamente o sangue) e pressão alta (pode aumentar o risco de contrair outras doenças e prejudicar o coração).

Manuseio e Conservação: 

Higiene: A higiene é uma coisa muito importante para o consumo de alimentos, pois sem ela podemos contrair inúmeras doenças. Um bom exemplo é a água usada para lavar esses alimentos que iremos ingerir, assim este alimento deve ser tratado antes de ser consumido.

Conservação: A grande maioria dos alimentos industrializados possui conservantes, que por sua vez, tem como a maioria produtos prejudiciais para a saúde. As grandes corporações responsáveis pela distribuição de alimentos industrializados precisam estar cientes dos problemas que podem ser causados com a ingestão desses produtos no organismo humano.

Conclusão: Podemos concluir que os sais minerais estão em uma grande variedade de alimentos, nos quais possuem seus modos de manuseio ou conservação. Podemos também concluir que ele é muito importante, tanto que sua falta causa sérios problemas, mas o excesso pode prejudicar tanto quanto a falta.

Curiosidades: 

Sais minerais constituem 4% do nosso peso corporal

A palavra salario surgiu pois usavam sal como pagamento

Hipertensão mata 9,4 milhões de pessoas por ano

Anemias atingem 30% de toda população mundial

Há diversos sais minerais na urina

Grupo: Bruna M, Pedro C., Davi, Mateus, Eduardo, Endrik



Sais Minerais e suas funções

Sais minerais: Por Caio Os sais minerais não podem ser produzidos por seres vivos e sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão: o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, entre outros. Os sais minerais possuem funções muito importantes no corpo como a formação e manutenção dos ossos do corpo humano, e a falta delas podem gerar desequilíbrios na saúde.

Conservantes Por Eduardo Tanaka

Doença relacionada Por Leonardo

Conclusão Por Enrico

Os sais minerais podem ser utilizados como conservantes. Um exemplo é a carne seca. O sal é considerado como um agente antibacteriano, porque restringe o crescimento bacteriano em muitos alimentos e é considerado o primeiro conservante natural.

Hipertensão é o nome da doença que é causado pelo excesso de sódio no corpo e pode causar sérias complicações no sistema circulatório e excretor.

Nós concluímos que os sais minerais são muito importantes para o nosso organismo em boas quantidades teremos uma saúde ótima.


Sais minerais e sua qualidade de vida

Informações sobre o cálcio e ferro! Por Marina O cálcio e o ferro são sais minerais muito importantes para a nossa saúde. O cálcio, encontrado em verduras, feijões, castanhas etc; forma e mantêm nossos ossos e dentes, além de ajudar na coagulação do sangue e participar das contrações musculares. Enquanto o ferro, encontrados em carnes, peixes, fígado, entre outros; eles contribuem na produção de importantes enzimas.

A falta de cálcio e ferro pode gerar doenças? Por Giulia Uma das doenças causadas pela falta de cálcio é a osteoporose, que deixa os ossos quebradiços devido à perda óssea e faz com que a pessoa afetada tenha grandes lesões, mesmo com batidas pequenas.

Prevenção contra essas doenças

Conclusão

Por Camila

Por Isabela

Esses sais minerais podem ser encontrados, em sua maioria, em verduras. Para evitar doenças, devemos ser cautelosos com seu manuseio, já que podem trazer consigo microrganismos prejudiciais.

O cálcio e o ferro são sais minerais, que exercem funções fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano, mas que em excesso/ausência podem causar doenças, como a osteoporose ou anemia. Para evitá-las devem ser tomadas medidas, tais como lavar verduras antes de ingeri-las .

Curiosidade O cálcio não fica apenas nos ossos. O mineral também atua nos músculos (incluindo os batimentos cardíacos), nos ossos e formação e na transmissão de impulsos nervosos, sendo um nutriente vital para a sua saúde.


Vitaminas Vitaminando no seu dia

As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, portanto, precisam estar no seu consumo alimentar. São principalmente encontradas nas frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, ovos e cereais. As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo, conjunto de transformações num organismo vivo, orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como

controladores

metabólicos

-

são

indispensáveis

ao

mecanismo

de

produção

de

energia

e

outros,.

Há doenças causadas pelas vitaminas?

A ausência de vitaminas pode ser causada pela falta de consumo de vitaminas em nossa dieta, ou seja,na forma de alimento ou s fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano e podem ser encontradas nos alimentos em geral, mas especialmente nas frutas e legumes. Algumas doenças são causadas pela falta de vitaminas,como:  Cegueira noturna- é a incapacidade ou dificuldade de ver em lugares com pouca luz;  Pelagra-doença caracterizada por dermatite;  Obesidade-concentração de massa gordurosa muito elevada

Informação manuseio ou conservante: 1 – Compre produtos frescos; 2– Compre conservas ou congelados; 3– Utilize recipientes herméticos e opacos; 4-Corte e descasque as frutas somente quando for realmente comer; Quanto mais tempo o alimento passe do momento da colheita menos vitaminas irão ter. Uma maneira de conservar quase todos os nutrientes é compra-los ultracongelados. Outra dica é acrescentar um pouco de azeite de oliva à carne para criar uma película protetora.

Conclusão: Concluímos que as vitaminas são essenciais para a nossa sobrevivência, e a extraímos dos alimentos digeridos no dia-a-dia. Porém, com a sua ausência ou excesso, doenças podem ser causadas.

Grupo: Julia Dias, Guilhermina, Guilherme F, Giovanna, André, Ana Clara M.


Lipídeos

Informação geral * Lipídios contém duas vezes mais energia do que proteínas e carboidratos; * Lipídios tem basicamente função energética; * São formados por duas moléculas: Ácido graxo e glicerol; * Peixes e aves têm gorduras mais saudáveis;

Doenças (Guilherme J.)

Como Conservar e Manusear os alimentos (João M.)

A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, é caracterizada pela pressão acima de 14 por 9. É uma doença crônica que não tem cura e, quando não é devidamente tratada, pode aumentar o risco de vários problemas de saúde grave, como infarto, derrame. É uma doença muito comum em que o sangue flui através dos vasos sanguíneos e artérias em pressões mais elevadas.

Mesmo que a mídia trate-os como vilões, que acabarão com sua saúde e sua estética, são uma importante fonte de energia e devem ser consumidos em pequenas quantidades, mas em excesso realmente destruirão sua saúde e trarão doenças Uma boa quantidade de lipídeos para ser consumidos é equivalente a um pacote de bolachas de agua e sal.

Conclusão ( Gustavo) Os lipídeos são muito importantes para a vida, gerando e armazenando bastante energia ao corpo, mas em excesso pode ser prejudicial a saúde e ao corpo porque causam problemas cardiovasculares, como AVC e diabetes.

-a uma foto com acabamento Comece com imagens com tamanho semelhante para obter melhores resultados neste layout. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em Os lipídios são a principal forma do corpo humana armazenar energia. Cadaopções grama de lipídio fornece 9 calorias. uma de foto para obter facilmente de expansão e redução.

Curiosidade


Você sabe de onde vem sua energia?

Integrantes: Amir, Eduardo T., Gabriel, Ian e Thiago.

O que são carboidratos? Carboidratos são alimentos que trazem uma maior quantidade de energia para o nosso corpo. Os carboidratos podem causar um grande problema ao nosso corpo quando acumulados em nosso organismo, e sua falta também pode acarretar problemas a nossa saúde

Manuseio dos Alimentos: Higiene: A higiene é uma recomendação básica quando se trata dos cuidados com alimentos. A água destinada para beber e preparar os alimentos precisa ser filtrada, retirando, assim, possíveis resíduos e verificando se ela é procedente de estação de tratamento. Caso não seja, deve ser também fervida, pois a simples refrigeração da água não elimina os resíduos e os microorganismos que possivelmente possam existir. É importante adquirir o hábito de verificar o estado de conservação dos alimentos. Todo o tipo de carne em bom estado de conservação aparenta coloração natural e consistência firme. Caso contrário corre-se o risco de consumir alimento estragado sendo que a ingestão de conservas estragadas pode provocar intoxicações graves e doenças.

Conclusão Fizemos uma pergunta que foi a seguinte, ''Você sabe de onde vem sua energia?'' Nossa energia vem dos carboidratos, mas o excesso deles nos faz mal, como por exemplo o excesso de tudo que você consome. Os carboidratos oferecem de doenças "fracas" a doenças fatais.


Grupo: ANA RAMOS ,GIOVANNA, LIA , LUIZA, MARIA CAROLINA

Informações sobre o nutriente Por Lia Os carboidratos desempenham uma grande função em nosso corpo, são eles que fornecem energia para nossas células e estão presentes em vários alimentos :batata, pão e macarrão. Eles podem ser divididos em dois grupos: os absorvíveis e os não absorvíveis; os absorvíveis são o grupo que o corpo pode assimilar e transformar em energia ;os não absorvíveis são os carboidratos formados por fibras vegetais.

Doença relacionada Por Giovanna A ingestão de uma grande quantidade de carboidrato pode levar a serias doenças como por exemplo a fadiga que representa uma quadro da pessoa cansada o dia todo, a falta de memória juntamente com a falta de concentração. A pessoa também pode sofrer inchaços e gases intestina. Pode ocorrer também sonolência que normalmente surge após a grande quantidade ser ingerida e depressão

pois a pessoa se torna resistente a insulina. INFORMAÇÔES DE MANUSEIO OU CONSERVAÇÂO DE CARBOIDRATOSPor Luiza e Carol Algumas recomendações feitas por profissionais no assunto de conservação de batatas indicaram as seguintes recomendações: evitar lavar as batatas antes de guardar, para não tirar sua proteção natural contra bactérias; armazenar em local fresco, escuro e seco; verificar ocasionalmente e remover aquelas que se tornaram moles ou murchas e as que brotarem. Já o pão, é só embrulhar no plástico ou no papel. O macarrão deve ser armazenado seco (como achamos para comprar em mercados) ou congelar. Cuidados com o manuseio: As embalagens não devem estar enferrujadas, estufadas e nem amassadas. Ao alimento deve estar no prazo de validade.

8ºANO E

Prestar atenção se os métodos de conservação de tais alimentos estão de acordo com o recomendado para cada produto, se não, podem ocasionar doenças ou ingestão de fungos prejudiciais para o corpo humano. CONCLUSÃOPor Carol e Luiza Após pesquisas e avaliações, a conclusão do grupo foi que, independente do alimento ingerido, o que realmente faz mal ou faz bem é a quantidade, qualidade e variedade. Se você comer muito de só um alimento, não te causará boas consequências, podendo assim ocasionar falta de vitaminas, o mesmo com quantidade. Se você comer muito ou muito pouco de carboidratos, doenças poderão surgir. E, caso você coma alimentos sem qualidade, ou que não foram conservados das maneiras indicadas, diversos problemas virão, ou seja, os carboidratos não são caminho para lugar algum, você mesmo, a partir de suas próprias escolhas alimentares que definirá para qual caminho sua saúde irá.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.