www.revistarotarybrasil.com.br

www.revistarotarybrasil.com.br
NESTA EDIÇÃO
Esperamos você em Maringá 25
Voz e vez para a juventude 26
Um clube mineiro 100% feminino 39
Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor. www.rotary.org
Em todo o mundo
Rotary Clubs: 36.364; Total de rotarianos: 1.158.427 (72,1% homens, 26,8% mulheres, 1,1% não reportou); Países e regiões geográficas onde o Rotary está presente: 217; Número de distritos rotários: 520; Rotaract Clubs: 9.305 (reunindo um total de 130.968 rotaractianos, dos quais 47% são homens, 46,4% são mulheres e 6,7% não reportaram).
No Brasil
Rotary Clubs: 2.309; Total de rotarianos: 50.743 (66,5% homens, 32,6% mulheres, 0,9% não reportou); Número de distritos rotários: 31; Rotaract Clubs: 575 (reunindo um total de 5.536 rotaractianos, dos quais 50,2% são mulheres, 46,6% são homens e 3,3% não reportaram).
Fonte: Escritório do Rotary International no Brasil (dados de março de 2025).
O ingresso no Rotary se dá por meio de convite. Nós podemos colocá-lo em contato com o clube que melhor atende a suas necessidades e interesses: www.rotary.org/pt/get-involved/join
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
Segundo: a difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade;
Terceiro: a aplicação do ideal de servir na vida pessoal, profissional e comunitária de todos os rotarianos; Quarto: a propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir.
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
1) É a VERDADE?
2) É JUSTO para todos os interessados?
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4) Será BENÉFICO para todos os interessados?
A Prova Quádrupla foi criada em 1932 pelo rotariano Herbert J. Taylor, o qual, posteriormente, presidiu o Rotary International.
ROTARY INTERNATIONAL
ONE ROTARY CENTER - 1560 SHERMAN AVENUE - EVANSTON, ILLINOIS, EUA
CONSELHO
DIRETOR
2024-25
PRESIDENTE
Stephanie A. Urchick
Rotary Club de McMurray, Estados Unidos
PRESIDENTE ELEITO
Mário César Martins de Camargo
Rotary Club de Santo André, Brasil
VICE-PRESIDENTE
Hans-Hermann Kasten
Rotary Club de Aachen-Frankenburg, Alemanha
TESOUREIRA
Rhonda “Beth” Stubbs
Rotary Club de Maryville, Estados Unidos
DIRETORES
Henrique Vasconcelos
Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, Brasil
Alain Van de Poel
Rotary Club de Wezembeek-Kraainem, Bélgica
Anirudha Roy Chowdhury
Rotary Club de Calcutta Mega City, Índia
Christine Etienne
Rotary Club de Petoskey, Estados Unidos
Daniel C. Himelspach
Rotary Club de Denver Mile High, Estados Unidos
Daniel V. Tanase
Rotary Club de Suceava Bucovina, Romênia
Eve Conway-Ghazi
Rotary Club de Redbridge, Inglaterra
Ghim Bok Chew
Rotary Club de Bugis Junction, Singapura
Isao “Mick” Mizuno
Rotary Club de Tokyo Tobihino, Japão
Naomi Luan-Fong Lin
Rotary Club de Taipei Lily, Taiwan
Patrick Eakes
Rotary Club de Crescent (Greensboro), Estados Unidos
Salvador Rizzo Tavares
Rotary Club de Monterrey Carlos Canseco, México
Suzan Stenberg
Rotary Club de Östersund Åre, Suécia
Trichur Narayan “Raju” Subramanian
Rotary Club de Deonar, Índia
Yeong Ho Yun
Rotary Club de Masan South, Coreia do Sul
SECRETÁRIO-GERAL
John Hewko
Rotary Club de Kyiv, Ucrânia
CURADORES DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 2024-25
CHAIR
Mark Daniel Maloney
Rotary Club de Decatur, Estados Unidos
CHAIR ELEITO
Holger Knaack
Rotary Club de Herzogtum Lauenburg-Mölln, Alemanha
VICE-CHAIR
Larry A. Lunsford
Rotary Club de Kansas City-Plaza, Estados Unidos
CURADORES
Akira Miki
Rotary Club de Himeji, Japão
Ann-Britt Åsebol
Rotary Club de Falun Kopparvågen, Suécia
Bharat S. Pandya
Rotary Club de Borivli, Índia
Carlos Sandoval
Rotary Club de San Nicolás de los Garza, México
Ching-Huei “Frank” Horng
Rotary Club de Panchiao West, Taiwan
Chun-Wook Hyun
Rotary Club de Seoul-Hansoo, Coreia do Sul
Dennis J. Shore
Rotary Club de Hawthorn, Austrália
Greg E. Podd
Rotary Club de Evergreen, Estados Unidos
Ijeoma Pearl Okoro
Rotary Club de Port Harcourt, Nigéria
Jennifer E. Jones
Rotary Club de Windsor-Roseland, Canadá
Martha Peak Helman
Rotary Club de Boothbay Harbor, Estados Unidos
R. Gordon R. McInally
Rotary Club de South Queensferry, Escócia
SECRETÁRIO-GERAL
John Hewko
Rotary Club de Kyiv, Ucrânia
Não importa o tempo que estejamos no Rotary: todos nós nos beneficiamos da energia e das novas perspectivas de nossos jovens líderes. Tenho o privilégio de colocar a mensagem deste mês nas mãos capazes de um jovem líder, Vitor Joventino. Em seu texto, ele nos lembra como o trabalho em equipe e a inclusão podem desencadear mudanças transformadoras. Ao ler a mensagem de Vitor, sugiro que você reflita sobre as perspectivas trazidas por ele, compartilhe seu entusiasmo e aproveite novas oportunidades de aprendizado.
sTEPHaNIE a uRcHIcK
PREsIdENTE dO ROTaRy INTERNaTIONal
Lembro do momento exato em que percebi o poder dos programas do Rotary voltados à juventude. Era uma manhã de sábado na Austrália durante meu ano como participante do Intercâmbio de Jovens. Eu fazia parte de um grupo de jovens líderes em um evento dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla). Os organizadores nos desafiaram a ficar em pé sobre uma grande lona que cobria o chão e, sem sair de cima dela, encontrar uma maneira de dobrá-la ao meio.
No começo, a tarefa parecia simples. Mas à medida que íamos nos movendo, criando estratégias e nos ajustando, chegamos à conclusão de que seria necessário trabalhar em equipe, com agilidade e comunicação constante.
Rotaractianos e rotarianos nos orientaram na tarefa, mas ninguém disse o que deveríamos fazer para ter sucesso. As decisões eram nossas. E então algo notável aconteceu. Sem receber instruções, decidimos coletivamente que ninguém seria deixado para trás à medida que nosso espaço na lona ia diminuindo.
Um dos membros da nossa equipe era cadeirante, o que possibilitou nos adaptarmos para garantir que ele fizesse parte integral da experiência. Mudamos de posição, levantamos a lona e reconfiguramos nossos lugares sobre ela, usando nosso tempo para pensar, planejar e agir como equipe. Ao final, concluímos o desafio juntos com sucesso.
Ao celebrarmos nossa conquista, um dos participantes disse: “A sociedade funciona da mesma maneira: os desafios virão, mas em vez de deixar as pessoas para trás, devemos encontrar maneiras de incluir todo mundo”. Aquele foi um pensamento
muito profundo para alguém tão jovem que conseguiu capturar perfeitamente a essência da nossa experiência.
O Interact capacita os jovens a criar projetos humanitários que causem impacto real e duradouro. O Intercâmbio de Jovens forma cidadãos globais que voltam para casa com perspectivas mais amplas e habilidades de liderança mais fortes. O Ryla desenvolve jovens lideranças equipadas para inspirar e mobilizar outras pessoas. Tudo isso é A Magia do Rotary que se concretiza por meio das ações dos jovens. Esses programas são a base do crescimento do Rotary e sua capacidade de se adaptar em um mundo em constante mudança.
Mas o sucesso desses programas não depende apenas dos jovens líderes – ele exige que os associados do Rotary acreditem em seu potencial. Recomendo que você patrocine um Interact Club, hospede um estudante de intercâmbio e apoie um participante do Ryla. Seu envolvimento faz mais do que sustentar esses programas: ele multiplica seu impacto e garante que jovens lideranças não sejam apenas beneficiadas pelo Rotary, mas contribuam ativamente.
Para aqueles que já apoiam os programas para jovens, meu agradecimento. Sua orientação e compromisso fazem toda a diferença. E para aqueles que estão pensando em se envolver, agora é a hora! Porque a liderança juvenil não é apenas o futuro do Rotary, é o seu presente.
VITOR JOVENTINO ROTaRacT club dE PENáPOlIs – sãO PaulO, bRasIl
Em janeiro de 1970, Guarabira era citada pelo Diário de Pernambuco como um dos polos de desenvolvimento do Estado da Paraíba. “A cidade atravessa um surto de progresso”, dizia a nota. Talvez sob influência dessa onda de prosperidade, em 21 de outubro daquele ano o seu primeiro Rotary Club era fundado. Hoje o clube reúne 20 integrantes e se notabiliza por iniciativas beneficentes em datas comemorativas, como o Dia das Crianças. Recentemente, os associados apadrinharam uma criança de 12 anos com distrofia muscular.
Localizada a 98 quilômetros de João Pessoa, Guarabira é um centro comercial dinâmico para mais de 30 municípios. No Censo de 2022, a cidade tinha 57.484 habitantes.
A palavra “guarabira” vem do tupi, significando “o berço das garças azuis”. No século 16, quando os primeiros exploradores europeus chegaram à região, encontraram os potiguares – uma das etnias tupis que mais tempo resistiram aos invasores.
Já a fundação do povoado de Guarabira ocorreu em 1694, em terras do Engenho Morgado, que pertencia a Duarte Gomes da Silveira. A história local também foi marcada por um dos maiores desastres naturais a atingir a Europa: o Terremoto de 1755, que destruiu Lisboa. Por conta da catástrofe, José Rodrigues Gonçalves da Costa, em pânico, e sua família fugiram de Póvoa de Varzim, em Portugal, e se instalaram na localidade paraibana. Ali o português construiu uma capela e colocou nela a imagem de Nossa Senhora da Luz, que havia trazido na viagem. Ela se tornaria a padroeira do município.
No século 19, o povoado tornou-se vila (1837) e comarca (1857) de Independência. Em 26 de novembro de 1887, esta foi elevada à categoria de cidade de Guarabira.
Na foto, o Santuário Memorial Frei Damião, inaugurado em 2004. Esse conjunto arquitetônico de Guarabira compreende um museu e uma estátua de Frei Damião (1898-1997), considerada a terceira maior do Brasil. RB
Número de Rotary Clubs: 01
Ano de fundação do primeiro clube: 1970
Família do Rotary na cidade: Rotaract e Casa da Amizade
Capa
Conectados pela vocação: conheça a história de três clubes formados a partir de causas específicas da comunidade
Renato Dantas e Tomaz de Alvarenga
Tema do mês
agenda
Maringá será a capital do Rotary no Brasil em setembro: reconhecida pela qualidade de vida e hospitalidade calorosa, a cidade deve receber cerca de 2.000 rotarianos
Voz e vez para a juventude: como três clubes brasileiros vêm abrindo os horizontes das novas gerações
Tomaz de Alvarenga
Clube 100% feminino se destaca pelo número de associadas
05
MensageM da presidente do rotary international
As jovens pessoas em ação do Rotary
Stephanie A. Urchick convida Vitor Joventino
13
MensageM do diretor do rotary international
Caminhando ao lado da juventude
Henrique Vasconcelos
17 MensageM do presidente da rotary Brasil
Que prestígio para a nossa
Revista Rotary Brasil!
Ricardo Franco Teixeira
19 sua revista
Mais perto dos leitores para o Rotary crescer: os destaques da nossa Assembleia
Geral Ordinária, realizada em 26 de março
20 eM ciMa do fato
Câmara dos Deputados homenageia o Rotary: sessão solene em Brasília celebrou os 120 anos da nossa organização
22 iMpacto transforMador
Campeões da paz: conheça os seis homenageados na nova edição do prêmio Pessoas em Ação
30 soMando forças Lideranças regionais em ação: durante treinamento em São Paulo, coordenadores do Brasil e de países vizinhos reforçam o espírito de união e o planejamento estratégico para 2025-26
Mariani Oenning
31
MensageM do chair da fundação rotária
Enfrente o momento
Mark Daniel Maloney
44 novas gerações eM ação
Capa: design de Armando Santos com imagem de cienpies/iStock.com
Ocrescimento do Rotary depende de mudanças e adaptações para que nossos clubes sejam ainda mais dinâmicos e relevantes num mundo em constante transformação. Nesse sentido, uma novidade que vem chamando atenção é a criação dos chamados clubes baseados em causas, que nascem a partir do propósito de atender demandas bastante específicas de suas comunidades.
Na reportagem de capa desta edição, mostramos como esse movimento vem ocorrendo no país a partir da história de três desses clubes, fundados recentemente em Ponta Grossa, no Paraná, e nas cidades gaúchas de Cruzeiro do Sul e Canoas. “É algo novo, que não foi tentado antes, é um novo olhar para a comunidade”, avalia Caio Cruz, supervisor de Suporte a Clubes e Distritos do Escritório do Rotary International no Brasil.
Para celebrar este Mês dos Serviços à Juventude, você verá em diversas páginas como o Rotary caminha ao lado das novas gerações com seus programas e ações. Na matéria que começa na página 26, veja como clubes brasileiros vêm ampliando o horizonte dos nossos jovens por meio de iniciativas envolvendo palestras motivacionais, desenvolvimento de lideranças, esportes, aulas de oratória, recreação, atividades lúdicas e testes vocacionais.
A Rotary Brasil quer estar cada vez mais perto de você. Para seguir a revista nas redes sociais e ficar por dentro das novidades e notícias inéditas que publicamos por lá, confira os endereços dos nossos perfis digitais na página 10.
Boa leitura!
Revista de Propriedade da Associação Editora Brasil Rotário
CNPJ: 33.266.784/0001-53 Inscrição Municipal: 00.883.425
Av. Rio Branco, 125, 18º andar CEP: 20040-006 – Sede própria
Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 2506-5600 / Fax: (21) 2506-5601
SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138 (ligação gratuita)
DIRETORIA EDITORIAL E EXECUTIVA 2025-27
Presidente:Ricardo Franco Teixeira
Vice-presidente:Claudio Dutra de Aboim
DiretordeFinanças:Eduardo Costa Garcia
DiretorAdministrativo:Bemvindo Augusto Dias
DiretoradeLogística:Patrícia Magluta
DiretoradeJornalismo:Ivone Sacchetto
DiretoraJurídica:Maria Odete Henriques de Sá
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2025-27
Presidente:Pedro Loureiro Durão
Suplente:Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim
Membros titulares: Adelia Antonieta Villas, Joper Padrão do Espírito Santo e José Carlos Schimidt Murta Ribeiro
Membros suplentes: Alexis Cavichini Teixeira de Siqueira, Raphael José de Oliveira Barreto Neto e Francisco Carlos Santos de Jesus
CONSELHO FISCAL 2025-26
Membros titulares: Fabricio Fernandes de Castro, Paulo Maurício de Oliveira Macedo e Christian Helmer
Membrossuplentes:Carlos Evaristo, José Renato de Miranda e André Ricardo Cruz Fontes
CONSELHO CONSULTIVO DE BENEMÉRITOS
Henrique Vasconcelos, Mário César Martins de Camargo, Paulo Augusto Zanardi, José Ubiracy Silva, José Antonio Figueiredo Antiório, Antonio Hallage, Themístocles Américo Caldas Pinho, Luiz Coelho de Oliveira, José Alfredo Pretoni, Gerson Gonçalves, Mário de Oliveira Antonino, Alcione Maria Giannico de Araújo Viana (suplente: Claudinei de Barros Magalhães), Ivone Sacchetto, Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim e Milton Ferreira Tito
EXPEDIENTE
Presidente: Ricardo Franco Teixeira
Editor-chefe: Nuno Virgílio Neto – Jorn. Prof. MTB 24490 RJ
Editor adjunto e jornalista responsável: Luiz Renato Dantas – Jorn. Prof. MTB 25583 RJ Redação, site e plataformas digitais: Luiz Renato Dantas, Manoel Magalhães, Maria Lúcia Ribeiro de Sousa, Nuno Virgílio Neto e Renata Coré Diagramação e digitalização: Armando Santos (coordenador), Alex Mendes e Maria Cristina Andrade
Impressão: Log&Print (Empresa do Grupo Print Laser)
Distribuição: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Tiragem desta edição: 43.100 exemplares
E-mail da Redação: jornalismo@revistarotarybrasil.com.br
Homepage: www.revistarotarybrasil.com.br
Facebook: www.facebook.com/revistarotarybrasil
Instagram: www.instagram.com/revistarotarybrasil X: www.x.com/revistarotarybr
Linkedin: www.linkedin.com/company/revistarotarybrasil
ATENDIMENTO AO ASSINANTE
SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138
As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. As visões expressas nesta publicação não são necessariamente aquelas do Rotary International ou da Fundação Rotária. São de propriedade do Rotary International e usadas sob licença as marcas ROTARY, e
Publicada ininterruptamente desde 14 de novembro de 1924, a Revista Rotary Brasil é a publicação oficial do Rotary em nosso país. Aqui você conhece um pouco do trabalho voluntário dos rotarianos brasileiros e de outros países.
COMO FUNCIONA SUA ASSINATURA
De acordo com o Regimento Interno do Rotary International, todo associado a qualquer Rotary Club deve assinar a revista oficial do Rotary International (Rotary Magazine) ou uma revista regional do Rotary que tenha sido aprovada e prescrita para sua região pelo Conselho Diretor (no caso do nosso país, a Revista Rotary Brasil). Os assinantes podem optar por ler a revista em formato impresso ou digital. Dois rotarianos que morem no mesmo endereço têm ainda a opção de assinar a revista conjuntamente.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Logística.
SUSPENSÃO POR ATRASO DE PAGAMENTO
Também de acordo com as normas do Rotary International, o atraso no pagamento da revista pode resultar na suspensão do seu clube.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Cobrança.
SOBRE O USO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
O leitor que contribui com a Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) por meio do envio de conteúdo – tais como fotos, informações, textos e frases, entre outros – aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela obtenção da autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil), judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por eventuais danos morais e/ou materiais causados à Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) ou a terceiros. Entre os direitos da Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) incluem-se, também, os de adaptação, condensação e edição dos textos e imagens enviados. Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departamento de Jornalismo.
Com o objetivo de ficar ainda mais perto dos leitores, a Revista Rotary Brasil criou o SAC-OUVIDORIA. Gostaríamos de conhecer suas ideias, reclamações e esclarecer dúvidas.
Ligue gratuitamente de qualquer parte do Brasil para 0800-6068-138.
Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Se preferir, envie um e-mail para ouvidoria@revistarotarybrasil.com.br
Para entrar em contato com o Gabinete da Presidência, escreva para gabinete@revistarotarybrasil.com.br
CONTATOS DOS DEPARTAMENTOS
JORNALISMO
Para enviar notícias do seu clube, entre no site www.revistarotarybrasil.com.br, clique em Enviesuanotíciano alto da página e siga as instruções. Ou envie o material para jornalismo@revistarotarybrasil.com.br
LOGÍSTICA
Se precisar atualizar o número de assinantes, o endereço para envio de revistas ou pedir informações sobre a entrega das edições e o acesso à nossa versão digital, escreva para logistica@revistarotarybrasil.com.br
COBRANÇA
Para obter informações sobre o pagamento de assinaturas ou o envio de boletos, o e-mail é cobranca@revistarotarybrasil.com.br
MARKETING
Para anunciar sua empresa na revista e atingir um público de mais de 200 mil leitores em todo o país, entre em contato com marketing@revistarotarybrasil.com.br
facebook.com/revistarotarybrasil instagram.com/revistarotarybrasil
x.com/revistarotarybr
linkedin.com/company/revistarotarybrasil
ORotary considera que os jovens não são o futuro da nossa organização, mas o presente, e por isso promove programas voltados às novas gerações. Atualmente o Interact reúne 342.943 associados de 12 a 18 anos em 145 países. Há ainda os Prêmios Rotários de Liderança Juvenil e o Intercâmbio de Jovens do Rotary, realizado em mais de cem países. Essas iniciativas permitem desenvolver habilidades de liderança, aprofundar o conhecimento sobre a nossa organização e compartilhar o valor das ações em prol da comunidade.
Também conhecido como Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, tem o objetivo de coordenar eventos para ampliar a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT. O Rotary condena veementemente qualquer tipo de discrimação por gênero, etnia, orientação sexual, idade, origem, condição física ou perfil socioeconômico e, por meio de declaração emitida em 2019, defende expressamente os valores de diversidade, equidade e inclusão.
Instituído em 1999, alerta para a importância da preservação do bioma. Estima-se que restem apenas 15% da mata atlântica brasileira original, devastada no processo de crescimento urbano, industrialização e avanço das fronteiras agrícolas. A mata atlântica se destaca tanto pela biodiversidade da sua flora – das mais ricas do planeta – quanto pela da sua fauna, abrigando 261 espécies conhecidas de mamíferos, 1020 de aves, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes.
Tem objetivo de reforçar a necessidade de assistência especializada à gestante de alto risco, bem como de estimular o debate sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quase 300 mil mulheres perdem a vida todos os anos em razão de gravidez ou parto. Na mesma data também é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, instituído no 4º Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado em 1984, na Holanda. 28
EDIÇÃO DE ABRIL: ESPORTE QUE
Belas reportagens sempre.
Yara de Abreu , de Francisco Beltrão, PR, pelo Facebook
Projeto maravilhoso! Parabéns.
Delza Santos , de Avaré, SP, pelo Facebook
A leitura é muito importante em qualquer idade.
Clelia Roesler , de São Bento do Sul, SC, pelo Facebook CARTAS
Saudades
Telmo Soares, presidente 2020-21 do Rotary Club de Canela, RS (distrito 4670).
A REVISTA NAS REDES
MILHÃO
Os comentários publicados nesta página são extraídos das páginas da revista nas redes sociais e de cartas e e-mails enviados ao nosso Departamento de Jornalismo. No caso das correspondências, elas devem ser enviadas para o e-mail jornalismo@revistarotarybrasil.com.br ou para a Avenida Rio Branco, 125/18º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ/CEP: 20040-006. Em razão do seu tamanho ou para facilitar a compreensão, os textos poderão ser editados. A CAPA DE ABRIL NO FACEBOOK
No segundo semestre de 2024 a empresa Meta instituiu uma nova métrica, que é o número de visualizações dos conteúdos das páginas no Facebook e no Instagram.
Até o fim de abril, a Rotary Brasil já superou a marca de 1,5 milhão de visualizações no Facebook e pode chegar ao final de 2025 com um número total em torno de 5 milhões. No Instagram alcançamos 120 mil visualizações até 28 de abril com a projeção de ultrapassar o patamar de 350 mil no ano.
facebook.com/revistarotarybrasil
instagram.com/revistarotarybrasil
x.com/revistarotarybr
linkedin.com/company/revistarotarybrasil
59.932 pessoas alcançadas 9.205 reações
Maio chegou e no calendário do Rotary International comemoramos o Mês dos Serviços à Juventude. Além dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla), do Intercâmbio de Jovens e do Interact, os três programas estruturados do Rotary para as novas gerações, lembro da importância de darmos apoio ao Rotaract.
Com o Elevate, o Rotaract deixou de ser um programa e tornou-se um tipo de associação ao Rotary International. Desde então, muitos questionamentos vieram à tona, como a função do representante distrital de Rotaract, pagamento de per capita distrital e idade máxima dos rotaractianos, entre outros. O bom senso e o sentimento de investimento devem imperar nas decisões.
Como sempre falo, o Rotary é como uma corrida de revezamento. Algumas gerações deram início a essa corrida e nós a levamos adiante. Mas quem receberá esse bastão de nós? Quem herdará o nosso legado? Devemos ter em mente que não somos eternos. Por isso é tão importante intensificarmos a participação das novas gerações nas nossas atividades.
Cada vez mais, o Intercâmbio de Jovens precisa influenciar as famílias envolvidas e os intercambistas, como eu mesmo fui, para que eles se tornem membros da nossa organização. Convoco todos os distritos a aperfeiçoar os treinamentos voltados ao intercâmbio, adicionando mais informações sobre o Rotary International e a Fundação Rotária, de modo que todas as famílias sejam convidadas a ingressar no clube envolvido ou, ao menos, estejam presentes em seus projetos e atividades.
Um dos meus grandes amigos de infância se chama Pedro Jorge Fontenelle. Ele é filho de um rotariano que foi muito ativo, o saudoso Celio Fontenelle, falecido na pandemia de Covid-19. Como chairman do Intercâmbio de Jovens, foi ele quem
me enviou ao exterior como intercambista em 1988. Tio Celio, como eu o chamava, também mandou Pedro Jorge e os dois irmãos dele aos Estados Unidos por meio do intercâmbio – e agora Pedro Jorge, por sua vez, enviou o filho dele, Caio, à Alemanha.
Em um encontro do intercâmbio, perguntei ao meu amigo por que ele ainda não tinha se tornado rotariano. Sabe qual foi a resposta? Porque ninguém o havia convidado. Aquilo fez um silêncio muito grande na minha alma e no meu coração. No mês passado, apadrinhei Pedro Jorge no meu clube, o Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, que também é o clube padrinho do Caio, que ainda está na Alemanha. Agora me pergunto a cada momento se há outras pessoas próximas a mim, como o Pedro Jorge, que também posso trazer para o Rotary. Quem sabe, não é?
O Ryla é outra oportunidade incrível para nos aproximarmos da juventude, além de mostrarmos às novas gerações os valores do serviço e da liderança, da necessidade disso neste mundo individualista. Precisamos aumentar com urgência os eventos de Ryla em cada distrito, mesmo porque muitos rotarianos ainda não sabem do que se trata esse programa.
Já o Interact, na minha opinião, é o que temos de melhor para levar a cultura do Rotary às novas gerações. Por quê? Pelo fato de o programa voltar-se a jovens dos 12 aos 18 anos, idade em que criamos nossos vínculos morais, de caráter e crença. Eu amo trabalhar com os interactianos. Eles me fazem crer em um mundo melhor. São muito disciplinados. São lindos de se ver. Não poderia deixar de comentar sobre a experiência fantástica que tivemos no Conselho de Legislação de 2025. Na Constituinte do Rotary International realizada em Chicago no mês passado, 86 emendas foram enviadas para a apreciação de 515 delegados de distritos, oriundos de mais de
Henrique Vasconcelos
Precisamos intensificar a participação das novas gerações nas nossas atividades
200 países e áreas geográficas. Como se aprende em um evento como esse. É incrível.
Nos próximos meses, por meio das nossas revistas regionais, vocês serão informados sobre as decisões tomadas nesse magnífico evento da democracia do Rotary – além, é claro, dos próprios delegados votantes e do Rotary International, que enviará aos distritos as decisões e mudanças no nosso Manual de Procedimento. Aproveito para abraçar cada um dos meus rotarianos da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. E, em especial, os meus 45 governadores irresistíveis, que neste momento estão fazendo suas conferências distritais, tão esperadas por todos nós em nossas zonas rotárias 23 e 24. Sintam-se todos abraçados por mim e Renata. Que Deus os abençoe.
Em 2016, mais de 9.000 rotarianos de 80 países viajaram a Roma para o Jubileu do Rotary, evento organizado pelo distrito italiano 2080. Na manhã de 30 de abril, um sábado, depois de percorrer as ruas congestionadas da milenar cidade, a caravana liderada pelo presidente 2015-16 do Rotary International, Ravi Ravindran, se posicionou em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para um encontro muito especial. Recebidos pelo papa Francisco, os visitantes foram motivados por ele “a construir uma cultura de paz, segurança e solidariedade em todo o mundo”.
Registrada na revista em junho daquele ano, a recepção foi um momento marcante para os participantes. “Embora ele seja o líder do catolicismo, uma pesquisa divulgada no início deste ano [2016] assinalou que o papa é um dos líderes mundiais mais amados e confiáveis”, dizia a matéria de Ryan Hyland originalmente escrita para o Rotary News. “Madrid Zimmerman, do Rotary Club de Long Beach, Califórnia, EUA,
que não é católica, era uma das presentes. Ela acredita que, assim como o Rotary, o líder religioso tem o dom de tocar o coração das pessoas.”
Aquela não era a primeira vez que os caminhos do Rotary e do pontífice, falecido em 21 de abril, se cruzavam. O site da Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro registra que em julho de 1999, quando ainda era arcebispo metropolitano da capital argentina, Jorge Mario Bergoglio foi empossado como associado honorário do Rotary Club de Buenos Aires. Engajado no combate à pólio, ele reforçou esse compromisso no encontro com os rotarianos no Vaticano.
“Eu me sinto honrado e profundamente tocado por ter tido a oportunidade de conhecer o papa hoje cedo e tê-lo ouvido dizer para nós continuarmos a nossa luta pela erradicação da pólio”, declarou na matéria de 2016 o hindu Ravi Ravindran, do Sri Lanka. “Ele me deu ainda mais orgulho pelo passado do Rotary, ainda mais fé em seu presente e ainda mais otimismo sobre o seu futuro do que nunca.”
CONVENÇÃO 2025
Os resultados já saíram: os associados que planejam participar da Convenção do Rotary International em Calgary, no Canadá, de 21 a 25 de junho, disseram que seu maior interesse é encontrar parceiros para projetos e aprender sobre o trabalho da nossa organização.
Em uma enquete informal realizada no novo canal do Rotary no WhatsApp, eles também destacaram a possibilidade de rever amigos de convenções passadas e conhecer pessoas novas do mundo inteiro. E muitos afirmaram estar ansiosos para usar um chapéu de cowboy na moderna cidade canadense que tem raízes na fronteira ocidental.
A presidente Stephanie Urchick convida você a se juntar a ela nesse grande encontro para formar conexões duradouras e conhecer novas perspectivas. “Esse evento motivador irá inspirar e transformar você”, ela diz.
É fácil se apaixonar por Calgary. O movimentado centro da cidade
é de fácil acesso e fica perto dos hotéis e do centro de convenções, onde você poderá assistir a uma impressionante apresentação do Velho Oeste. Os associados que estão ajudando a organizar a Convenção e outras experiências especiais mal podem esperar para compartilhar com você a diversidade de Calgary em termos de culinária, artes e culturas, além de suas características sustentáveis, como uma linha de trem movida a energia eólica. A cena gastronômica é uma das favoritas de Mark Starratt, copresidente da Comissão Anfitriã, que recomenda os muitos restaurantes do centro da cidade que utilizam ingredientes de fazendas próximas ou oferecem pratos criados por chefs internacionais. Com tantas opções de atividades, ele diz que todos os associados encontrarão experiências inesquecíveis, “independentemente de suas idades, de estarem viajando com seus familiares, cônjuges ou sozinhos, de terem 70 ou 40 anos, ou de serem rotaractianos”.
Saiba mais e inscreva-se em convention.rotary.org
l A Câmara Municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, distinguiu o Rotary Club de Uberlândia-Cidade Jardim (distrito 4770) com um certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços realizados em prol da cidade. O clube, com 29 anos de existência, recebeu a homenagem em dezembro.
l O Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), no Paraná, homenageou o Rotary Club de Paranavaí-Entre Rios (distrito 4630). O clube recebeu placa e livro do Cecap, que presta assistência a 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, como agradecimento aos rotarianos pelo apoio.
l Tatuí, no Estado de São Paulo, tem o seu Dia da Família
Rotária, celebrado em 29 de novembro. A data alude ao aniversário do advogado Simeão José Sobral, associado fundador do Rotary Club de Tatuí (distrito 4621), criado em 1947. Bastante atuante, ele também ajudou a fundar na cidade a Apae local e a Escola Técnica de Enfermagem Dr. Gualter Nunes. O rotariano faleceu em 23 de fevereiro de 2022, no Dia Internacional do Rotary, aos 105 anos.
l O Rotary Club de Vera Cruz, em São Paulo (distrito 4510), foi homenageado pela Câmara Municipal da cidade em 21 de fevereiro, uma sexta-feira, por ocasião dos 120 anos da nossa organização – a data de aniversário foi no domingo, 23. A sessão solene foi prestigiada pelo governador do distrito, Ricardo Reis. RB
As inscrições às Bolsas Rotary pela Paz de 2026-27 estão abertas até 15 de maio de 2025. Ajude-nos a promover o programa e a encontrar a próxima turma de construtores da paz global. Se você conhece algum líder na área de paz e desenvolvimento, incentive-o a se inscrever no programa de mestrado ou no programa de certificado (que são totalmente financiados) em um dos nossos Centros Rotary pela Paz.
Desde 2002, mais de 1.600 bolsistas estudaram nos Centros Rotary e agora estão trabalhando na prevenção de conflitos, construção da paz e desenvolvimento em mais de 140 países. Para mais informações, escaneie o QR code.
Mantenha sempre atualizados os dados de contato do seu clube e dos dirigentes. Os contatos dos clubes são atualizados também no catálogo de dirigentes acessível no Official Directory do site Meu Rotary. Obrigado!
INTERNATIONAL NO BRASIL
www.rotary.org.br
Endereço
Condomínio Comercial Casa das Caldeiras
Avenida Francisco Matarazzo, 1752 14º andar / Conjunto 1421
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05001-200
Tel: (11) 3217-2630
Atendimento: de 2ª a 6ª, das 8h às 17h
DEPARTAMENTOS
Gerente e Fundação Rotária Edilson Gushiken edilson.gushiken@rotary.org
Suporte a Clubes e Distritos
Caio Cruz (supervisor) caio.cruz@rotary.org
Financeiro
Carlos Eduardo de Araujo (supervisor) carlos.araujo@rotary.org
Administrativo
Clarita Urey (supervisora) clarita.urey@rotary.org
Comunicação
Franciane Gava (especialista) franciane.gava@rotary.org
Quadro Associativo
Thaissa Grossmann (especialista) thaissa.grossmann@rotary.org
Perfis oficiais do Rotary Brasil nas redes sociais
facebook.com/rotarybr twitter.com/RotaryBrasil linkedin.com/showcase/rotary-brasil
Sede mundial do Rotary International 1560 Sherman Avenue, Evanston, Il 60201 USA
Phone: 00-21-1847 866-3000
Fax: 00-21-1847 328-8554
Atendimento: das 8h30 às 17h (horário de Washington)
Estamos prontos para ajudá-lo!
Esta edição traz muitas notícias boas! Mas, permita-me começar com uma que muito nos alegra, uma notícia que é especial para a nossa revista!
De 8 a 11 deste mês, a Rotary Brasil será anfitriã de um encontro latino-americano dos editores das revistas rotárias. Receberemos os representantes do Rotary International Patrick Nunes, diretor de Comunicação Global e Design, e Gundula Miethke, especialista na Comunicação Regional do Rotary, bem como os seguintes editores das revistas do Rotary para a América Latina: Daniel González, da Vida Rotaria, da Argentina, Paraguai e Uruguai, ele um amigo que prestigiou a comemoração do centenário da nossa revista, em novembro passado; José Handal, da Rotary en el Corazón de las Américas; Francisco Socías e Maria Ester Lopes, da El Rotario de Chile; Jaime Solano, da Colômbia Rotaria; Yolanda Avendaño, da Revista Rotaria, da Venezuela; e Juan Ernesto Benitez Valle, da Rotary en México. Serão dois dias de debates sobre como tornar as nossas publicações ainda mais atraentes e informativas. Voltaremos ao assunto na nossa edição de junho.
Nos últimos 12 meses, muito se tem falado no Brasil sobre a meta de desenvolvimento do nosso quadro associativo, tendo como principal inspirador o presidente 2025-26 do Rotary International, Mário César Martins de Camargo. É fato que muitas têm sido as iniciativas nesse sentido. Nesta nossa edição, leitor, estamos apresentando alguns exemplos de clubes que foram fundados recentemente com um propósito específico, uma vocação bem definida e uma causa clara a ser trabalhada. São exemplos muito interessantes. Vou citar aqui dois deles: o Rotary Club de Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul, criado em 2024,
durante o período de início da recuperação dos estragos causados pelas enchentes no estado, com o objetivo inicial de ajudar na reconstrução da cidade. E o outro exemplo de destaque da edição é o Rotary Club de Ponta Grossa Uvaranas-Satélite Nova Visão. Fundado no Paraná, o clube busca contribuir para a promoção da inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiências. O projeto abraçado com entusiasmo pelo governador do distrito 4730, Alfredo Arten Junior, e por sua esposa, Karina, começou como um sonho e hoje é uma realidade. Que esses clubes possam servir de fonte de inspiração para outras iniciativas de norte a sul do país.
Como no calendário do Rotary maio é o Mês dos Serviços à Juventude, sugiro que você leia também o painel com ações de clubes brasileiros em benefício das novas gerações. Conseguir atrair a atenção dos jovens para o trabalho desenvolvido pelo Rotary é uma das maneiras que temos de atuar no sentido de atrair seus pais, que a princípio são profissionais na faixa entre 35 e 55 anos, com filhos adolescentes, para o Rotary, e dessa forma começar a despertar em casa o interesse de duas gerações pelo trabalho que realizamos e, claro, pelo companheirismo que nos une.
Esta edição traz ainda o registro da Assembleia Geral Ordinária da Editora Brasil Rotário, realizada em 26 de março.
E uma matéria sobre o 48º Instituto Rotary do Brasil, que terá lugar em Maringá, de 4 a 7 de setembro. Esse grande encontro nacional está sendo preparado com muito entusiasmo e dedicação. Já fez a sua inscrição, leitor? Não perca tempo!
Espero que você goste de todas as matérias. RB
De 8 a 11 de deste mês, a Rotary Brasil será anfitriã de um encontro latino-americano dos editores das revistas rotárias
Se você tem uma iniciativa que já demonstrou sucesso e está pronta para ser ampliada e ajudar mais pessoas em mais lugares, considere solicitar o Subsídio de Grande Escala de 2026 da Fundação Rotária.
Por meio dele, seu programa pode receber US$ 2 milhões ao longo de três a cinco anos para causar mais impacto.
Notas conceituais de distritos, Rotary e Rotaract Clubs qualificados serão aceitas até 1º de agosto de 2025.
Os destaques da nossa Assembleia Geral Ordinária, realizada em 26 de março
Em cumprimento ao edital de convocação publicado na página 43 da edição de fevereiro, no dia 26 de março foi realizada a Assembleia Geral Ordinária anual da Associação Editora Brasil Rotário, responsável pela publicação da Rotary Brasil . Em segunda e última convocação, a reunião ocorreu no auditório da sede da revista, no Rio de Janeiro, e também em formato virtual via Zoom.
A reunião foi aberta com uma homenagem a Jorge Bragança, falecido em 15 de março. Presidente da editora em duas gestões (2019-21 e 2021-23), ele estava à frente do Conselho de Administração 2023-25.
Dando início à pauta, houve a prestação de contas do exercício social referente a 2024, compreendendo o relatório da gestão, balanço, relatórios dos auditores externos e parecer do Conselho Fiscal. Governador 1994-95 do então distrito 4750 e sócio da Walter Heuer Auditores e Consultores, empresa responsável pela contabilidade da editora, Gilson Miguel de Bessa Menezes elogiou a administração pelos bons resultados do último período, fruto de medidas como redução de despesas e renegociação de contratos.
Colocados em votação, o balanço e o relatório dos auditores externos foram aprovados pela unanimidade dos presentes, assim como o parecer do Conselho Fiscal, a proposta de orçamento e o programa de trabalho para 2025.
Na segunda parte da reunião, deu-se a eleição do Conselho de Administração e da Diretoria Editorial
Ricardo Teixeira (4º a partir da esquerda), reeleito presidente, e alguns dos integrantes da Diretoria Editorial e Executiva 2025-27: Ivone Sacchetto, diretora de Jornalismo; Bemvindo Augusto Dias, diretor Administrativo; Patrícia Magluta, diretora de Logística; Maria Odete Henriques de Sá, diretora Jurídica; e o vice-presidente Claudio Dutra de Aboim
e Executiva para o biênio 2025-27 e do Conselho Fiscal de 2025. A única chapa apresentada foi eleita pela unanimidade dos presentes, tendo à frente Ricardo Franco Teixeira, que segue na presidência da revista até março de 2027 – o estatuto da editora estabelece mandatos de dois anos com a possibilidade de uma reeleição. Leia na página 10 a composição completa da diretoria e dos conselhos.
Antes da abertura da assembleia, Ricardo Teixeira fez um balanço dos últimos dois anos e falou dos planos para os próximos. “A ideia é fazermos uma revista com cada vez mais flexibilidade, que permita ao leitor encaminhar a outras pessoas as matérias publicadas. Diferentemente dos jornais e revistas que restringem o acesso a seu conteúdo, para nós, do Rotary, quanto mais pessoas compartilharem as notícias
que publicamos, mais teremos a possibilidade de atrair novas pessoas para o nosso grupo.”
Ricardo afirmou que essa estratégia editorial está em linha com a prioridade de Mário César Martins de Camargo na presidência do Rotary International em 2025-26: ampliar o número de associados. “O que nós fizemos, o que a diretoria como um todo fez, foi procurar chegar cada vez mais perto do rotariano, oferecendo ao leitor uma revista com aquilo que ele tem interesse em ler e que faz o Rotary crescer.”
Na mais recente pesquisa do Rotary International com os leitores das nossas mais de 30 revistas ao redor do mundo, desenvolvida no ano passado, as informações sobre os projetos dos clubes se destacaram como o assunto preferido dos brasileiros. Outros detalhes sobre esse estudo foram publicados na edição de março. RB
Sessão solene em Brasília celebrou os 120 anos da nossa organização
Os 120 anos de fundação do Rotary foram comemorados pela Câmara dos Deputados em 26 de março. Reunindo lideranças do distrito 4530 e de várias partes do país na sede do Poder Legislativo, em Brasília, a sessão solene foi presidida pelas deputadas Flávia Morais e Gisela Simona – ambas rotarianas e autoras da proposta da celebração.
Abrindo a reunião, Flávia Morais anunciou os nomes da mesa de trabalho: Paulo Eduardo de Barros Fonseca, coordenador da Fundação Rotária para a região 31 e governador 2006-07 do distrito 4563; José Marques Zago, governador 1999-00 do distrito 4530; e Luís Carlos Culca Nogueira, presidente do Rotary Club de Cuiabá, no distrito 4440. “É homenagem muito justa e merecida a essa organização de homens e mulheres de bem que tem prestado um
relevante serviço à nossa sociedade no mundo inteiro”, considerou Flávia Morais. Após a execução do hino nacional, um vídeo promocional do Rotary foi exibido e, na sequência, Paulo Eduardo Fonseca ocupou a tribuna. “O Rotary segue agregando e congregando homens e mulheres líderes que promovem elevados padrões éticos em suas vidas profissional e pessoal e criam uma atmosfera propícia para fazer o bem, realizando projetos”, declarou o coordenador da Fundação Rotária, que representou o diretor do Rotary International Henrique Vasconcelos. “Isso torna cada um dos seus membros, cada um de nós, um construtor social, um agente de transformações, um emissário da paz que por meio de suas ações, projetos e trabalho voluntário ajuda a transformar e, não raro, a salvar vidas”, acrescentou Paulo Fonseca.
O próximo a falar foi o deputado Luiz Carlos Hauly, que relembrou o fato de ter sido um dos fundadores e presidente de um clube de Rotaract nos anos 1970. “Éramos jovens, sonhávamos com um Brasil melhor e encontramos no Rotaract um ideal de servir à comunidade”, disse. Ele mencionou as ações do Rotary de combate à pólio e de promoção das vacinações em geral.
“Ao resolvermos entregar material escolar para uma comunidade carente com os nossos jovens interactianos, estamos ensinando o nosso papel de sermos úteis e servirmos a essa comunidade”, exemplificou Gisela Simona. “De pequenos a grandes projetos, temos feito a diferença na vida de muitas pessoas.” A deputada informou ter sido interactiana, rotaractiana e participado do programa de Intercâmbio de Grupos de Estudo.
O deputado Marcel van Hattem saudou o Rotary pelo aniversário e lembrou o papel humanitário da organização na catástrofe climática ocorrida no sul do país no ano passado. “Quero agradecer, como gaúcho que sou, por toda ajuda e auxílio dos Rotary Clubs do Rio Grande do Sul, de todo o Brasil e do mundo ao nosso estado no momento em que mais precisamos”, falou o deputado.
Já Flávia Morais apresentou um relato sobre a história do Rotary, enfatizando a luta pela erradicação global da poliomielite a partir da década de 1980. “Este é um momento ímpar”, definiu Luís Carlos
Culca Nogueira, que trouxe detalhes de um evento de cidadania e cultura promovido pelo Rotary Club de Cuiabá. Ele destacou a relevância da homenagem e agradeceu as proponentes da sessão.
“Quero ressaltar aqui o companheirismo que existe no Rotary”, discursou Eurípedes Barsanulfo Lima, governador do distrito 4530. “Esse trabalho de união que existe para que possamos cumprir, da melhor forma possível, a missão de servir ao próximo.” Ao final, ele destacou o lema atual, A Magia do Rotary, da presidente do Rotary International, Stephanie Urchick.
Presidindo a sessão, Gisela Simona assinalou o papel da Academia Brasileira Rotária de Letras. “Tem feito um importante trabalho de resgate da história, dos trabalhos e das pessoas que serviram ao Rotary no nosso país e no mundo”, lembrou.
Por fim, o deputado Zé Neto pediu a palavra para também parabenizar a nossa organização. “Em nome dos rotarianos e rotarianas da minha cidade [Feira de Santana], venho saudar a todos e todas e dizer da importância do Rotary para a Bahia, o país e o próprio planeta.”
Terminava assim mais uma homenagem histórica para o Rotary. Em 27 de fevereiro de 2012, o Senado Federal realizou sessão solene pelos 107 anos da nossa organização. E em 3 de novembro de 1980, o Congresso sancionou o Dia Nacional do Rotary, celebrado em 23 de fevereiro. RB
Conheça os seis homenageados na nova edição do prêmio Pessoas em Ação
Em janeiro, o Rotary reconheceu o trabalho de seis indivíduos com o prêmio Pessoas em Ação, que neste ano ganhou o título de Campeões da Paz por celebrar o trabalho em prol de um mundo pacífico. Rotarianos e ex-alunos do programa Bolsas pel a Paz, os homenageados desenvolvem iniciativas ambiciosas e abrangentes q ue exemplificam os valores do Rotary e a dedicação necessária para causar um impacto duradouro
Alemanha
Bolsista Rotary pela Paz
l Empreendedora social, mentora e fundadora da Escola de Integração Digital ReDI, participou do Intercâmbio de Jovens do Rotary e colaborou com o desenvolvimento e a execução do conceito da ReDI Digital Kids, que oferece aulas técnicas para crianças refugiadas na Alemanha. O programa estimula a curiosidade e a criatividade das crianças e as incentiva a se comunicar e interagir em grupos, com o objetivo de desenvolver habilidades digitais para navegar na internet com segurança e confiança.
A etapa inicial teve a participação de 296 crianças e 78 professores. O envolvimento contínuo com a comunidade tem sido fundamental à sustentabilidade do programa. Graças ao financiamento de parceiros corporativos e governamentais, a ReDI beneficiou mais de 4.000 crianças migrantes e refugiadas em toda a Alemanha.
Anne fez parceria com Rotary Clubs locais e do exterior, garantindo uma fonte essencial de financiamento duradouro. Sua experiência em consolidação da paz e inovação permitiu que ela e sua equipe criassem um programa que traz benefícios sociais e econômicos no longo prazo para os participantes e suas famílias.
MARÍA CRISTINA CIFUENTES
Colômbia
Bolsista Rotary pela Paz
l Integrante do Grupo Rotary em Ação pela Paz e embaixadora global da justiça climática, lidera um projeto pioneiro para integrar uma abordagem de construção da paz às Contribuciones Nacionalmente Determinadas da Colômbia (CNDs), que vem a ser um plano de ação climática submetido às Nações Unidas. Essa é a primeira vez que a CND colombiana incorpora a paz como elemento essencial para a sustentabilidade e a resistência às mudanças climáticas.
O projeto estabelece alguns pilares para a CND: governança e transparência, capacitação social e direitos humanos,
desenvolvimento sustentável e paz positiva, segurança humana e resiliência climática, inovação e capacitação. O esforço enfoca comunidades vulneráveis e historicamente excluídas dos processos de tomada de decisão, como crianças, povos indígenas e populações rurais.
Enquanto cursava mestrado como Bolsista Rotary pela Paz, María Cristina projetou uma estrutura para promover a paz em contextos frágeis. Ela propôs essa metodologia ao Ministério do Meio Ambiente da Colômbia, alinhando-a às metas climáticas. A estrutura foi integrada à atualização da CND 3.0 para 2025-30, incorporando princípios de transição ética e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como um compromisso com os direitos humanos, políticas de gênero e indicadores relativos às crianças. Essa abordagem inovadora destaca o papel da paz e da justiça social na condução de ações climáticas transformadoras.
DOMINO FRANK
Chade
Bolsista Rotary pela Paz
l Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento humanitário e construção da paz, é defensor estratégico e coordenador de projetos do programa Corredores da Paz desenvolvido em Guéréda, no Chade, e cujo enfoque é auxiliar mulheres e jovens deslocados em zonas de conflito, oferecendo serviços como cursos profissionalizantes, educação e assistência médica.
Em uma região desestabilizada por conflitos e deslocamentos humanos, muitas mulheres e meninas carecem de oportunidades educacionais e econômicas. Como resultado, elas podem ficar estagnadas em ciclos de pobreza e dependência. A falta de oportunidades alimenta divisões sociais e econômicas profundas, exacerbando as tensões e levando à instabilidade.
Os Corredores da Paz oferecem treinamento em alfabetização, costura, agricultura, fabricação de sabão e outras habilidades com apelo comercial. Ao aprender esses ofícios, as mulheres e meninas beneficiadas são capazes de gerar renda, melhorar sua condição de vida e conquistar independência financeira. O programa constrói a paz abordando as principais causas dos conflitos: pobreza, desigualdade e privação de direitos.
SWATI HERKAL Índia
Associada ao Rotary Club de Wai in Maharashtra
l Ex-governadora de distrito e membro da Cadre, a Equipe de Consultores Técnicos da Fundação
Rotária, ela já colaborou com outras organizações e lançou um projeto para enfrentar a instabilidade econômica e os desafios sociais de comunidades agrícolas rurais como pobreza, desemprego, migração e condições precárias do solo. Somados, esses problemas aumentam a desigualdade e provocam agitações sociais. A iniciativa de Swati incentiva os agricultores a usar compostagem e outras práticas agrícolas sustentáveis para aumentar a produtividade.
Na primeira fase do projeto, 70 agricultores registraram melhoria da fertilidade do solo, redução de custos e colheitas mais produtivas. Eles se juntaram a um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário e serviram como mentores para mais de 1.200 camponeses que estavam ansiosos em aprender e adotar métodos inovadores. As mulheres dessas comunidades produzem e vendem adubo e têm um certo grau de independência financeira.
Ao demonstrar o sucesso da agricultura regenerativa, o projeto abriu uma fonte de renda mais promissora para jovens que, de outra forma, poderiam ter abandonado a agricultura. A iniciativa está sendo expandida para mais 50 vilarejos.
LINDA LOW
Estados Unidos
Bolsista Rotary pela Paz e associada do Rotary Club de Global Partners in Peace l Presidente fundadora do Rotary Club of Global Partners in Peace, com associados de várias partes do planeta, ela criou um processo para facilitar o diálogo entre diversos grupos, visando reduzir a polarização e as divisões entre eles. Chamado de Diálogos de Liderança, o programa foi concebido em 2016 e agora é usado nos Estados Unidos e em outros países.
Os Diálogos de Liderança reúnem pessoas para discutir assuntos difíceis, dando aos participantes uma compreensão mais clara de outros pontos de vista. Ao enfatizar valores compartilhados, escuta atenciosa e empatia, o programa incentiva os participantes a se engajarem em discussões produ-
tivas e valorizarem opiniões e experiências diferentes. Como resultado, as comunidades se tornam mais fortes e colaborativas. De forma direta, Linda facilitou diálogos com pelo menos 2.000 pessoas, cerca de metade delas associadas ao Rotary. Também ensinou a facilitação de diálogo a muitos rotarianos dos Estados Unidos, sendo que alguns distritos passaram a integrar os Diálogos de Liderança em suas campanhas de conscientização e iniciativas de engajamento comunitário. A maioria dos participantes entrevistados disse que a experiência mudou a forma como dialogam.
Associado ao Rotary E-Club de Global Impact District 1990
l A guerra na então Iugoslávia na década de 1990 forçou sua família a se mudar para outro país, onde ela passou a infância como refugiada. Hoje, Sanela é consultora internacional de recursos humanos, representante do Rotary nas Nações Unidas em Genebra e promotora da paz que trabalha com a Fundação Rotária e a Fundação Sanchild.
Ela lidera o Projeto Harmonia, lançado em 2021 para tratar traumas pós-guerra, equipando as comunidades para que realizem diálogos que promovam o bem-estar e produzam uma paz duradoura. As 47 iniciativas realizadas até agora beneficiaram mais de mil pessoas e impactaram indiretamente cerca de 50 mil em 34 cidades.
O Projeto Harmonia nas Escolas capacita professores e alunos a lidar com suas emoções a fim de desenvolver resiliência e confiança. Aprovado por dois ministérios da educação na Bósnia-Herzegovina, a iniciativa reduz conflitos, estigmas e divisões culturais, melhorando as conexões interétnicas. Os participantes relatam ter experimentado mudanças transformadoras nos relacionamentos e uma melhoria geral do bem-estar.
Inspirada pelos resultados do projeto, Sanela está colaborando com especialistas em educação para a paz e parceiros do Rotary para expandi-lo a outras regiões além dos Balcãs. RB
A partir de matéria de Etelka Lehoczky para o site Rotary.org.
O blog oficial em inglês do Rotary International, o Rotary 360, tem agora um novo nome e um novo visual. Encontre histórias inspiradoras de rotarianos e análises de especialistas acessando blog.rotary.org
l John Hewko, secretário-geral e CEO do Rotary International e da Fundação Rotária, escreveu um artigo sobre a capacidade do Rotary de combater o isolamento e a solidão. O texto foi originalmente publicado no jornal Chicago Tribune e pode ser conferido em inglês aqui: on.rotary.org/tribune.
l O Conselho Diretor do Rotary International aprovou a indicação de 121 associados para o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si referente a 2024-25. Eles receberão a homenagem no próximo mês, na Convenção do Rotary em Calgary, no Canadá.
l Este mês a Guatemala comemora 100 anos de presença do Rotary. O clube pioneiro do país foi fundado em 11 de maio de 1925 na Cidade da Guatemala. olegback/iStock.com
l Com profundo pesar, a Abrol Nacional, a Abrol da Cidade do Rio de Janeiro e as demais academias rotárias do Brasil receberam a notícia do falecimento do confrade Jorge Bragança, governador 1995-96 do então distrito 4750, presidente 2016-17 do Rotary Club do Rio de Janeiro e presidente da Rotary Brasil de 2019 a 2023 – atualmente, ele ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração da revista. Bragança era acadêmico da Abrol Nacional e da Abrol da Cidade do Rio de Janeiro.
l Foi recebido com aplausos o programa radiofônico da Academia Venezuelana Rotária de Artes e Letras, que, ao lado dos programas radio-
fônicos das academias rotárias da Argentina e da Itália, divulga a literatura e as artes em geral para rotarianos e não rotarianos de todos os países.
l A Academia Rotária da Itália promoveu em março reuniões culturais no norte do país e na Suíça. Os encontros foram marcados pela participação conjunta de confrades italianos e suíços.
l Aliás, continuam com grande entusiasmo as reuniões promovidas por Simone Advincula e Nicola Bergamaschi – respectivamente, presidente e vice-presidente da Academia Rotária da Itália – com o objetivo de criar a Academia Rotária da Suíça.
Reconhecida pela qualidade de vida e hospitalidade calorosa, a cidade deve receber cerca de 2.000 rotarianos
De 4 a 7 de setembro, Maringá, no Paraná, sediará o 48º Instituto Rotary do Brasil, um evento internacional que deve reunir cerca de 2.000 rotarianos de todos os estados brasileiros e do exterior.
Vários são os aspectos que diferenciam a edição deste ano do Instituto, tradicionalmente o maior evento do calendário anual do Rotary no país. Um deles é a participação do presidente 2025-26 do Rotary International, Mário César Martins de Camargo, que será o quarto brasileiro a ocupar o cargo em 120 anos de história da nossa organização.
Quando teremos novamente a oportunidade de fazer parte de um evento como esse, contando com a presença de um brasileiro na posição mais alta do Rotary International? Maringá não é reconhecidamente uma cidade turística, mas tem uma infraestrutura moderna e pronta para sediar grandes eventos.
Com um aeroporto bem estruturado, ampla rede hoteleira e transporte eficiente, ela garante conforto e praticidade aos visitantes. Restaurantes, bares, parques e áreas culturais oferecem uma experiência completa, combinando trabalho, aprendizado e momentos de descontração. Com amplas áreas ver-
des, ruas arborizadas e forte compromisso ambiental, a cidade é referência em qualidade de vida no Brasil.
Além do presidente Mário César, já estão confirmados ao grande encontro os seguintes nomes do Rotary International: o presidente 2020-21, Holger Knaack, o diretor de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Rotary International, Brian King, e o gerente-geral e chefe de Comunicação, David Alexander, bem como o curador da Fundação Rotária Carlos Sandoval.
O Instituto deste ano homenageará o rotariano, empresário e filantropo Alceu Antimo Vezozzo, diretor 2001-03 do Rotary International. Falecido em 19 de junho de 2023, ele era associado ao Rotary Club de Curitiba (distrito 4730), tendo sido governador 1970-71 do então distrito 463.
Entre as inúmeras realizações de Vezozzo, encontram-se a construção da Praça da Amizade, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná, um exemplo de sustentabilidade ambiental – vários presidentes do Rotary International ali tiveram a oportunidade de plantar uma árvore. Na área filantrópica, o empresário
O rotariano, empresário e filantropo Alceu Antimo Vezozzo
Glória, concluída em 1972
se destacou pela construção da Vila Rotary, na cidade paranaense de Cambará. Contemplando famílias que se encontravam em situação de extrema vulnerabilidade, a obra oferece casas, escolas e ginásio poliesportivo. A Vila Rotary também dispõe de capela e sedia o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental.
Participem desse grande evento. Façam suas inscrições e consultem os hotéis parceiros em: www.institutorotarybrasil.org.br RB
(Com informações disponibilizadas pela organização do evento)
Como três clubes brasileiros vêm abrindo os horizontes das novas gerações
Tomaz de Alvarenga
Ações que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens estão ocorrendo em vários Rotary Clubs do país. Neste mês em que celebramos os serviços prestados pelo Rotary à juventude, destacamos três delas, desenvolvidas por rotarianos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Mesclando palestras motivacionais, desenvolvimento de lideranças, esportes, aulas de oratória, recreação, atividades lúdicas e testes vocacionais, esse trabalho abre horizontes para as novas gerações de brasileiros em seus primeiros passos de sua jornada rumo ao mercado de trabalho.
Promover o crescimento profissional dos jovens por meio de palestras motivacionais, oficinas, atividades lúdicas e treinamento. É o que propõe o Projeto Vencer, do Rotary Club de Pinhais, no Paraná (distrito 4730). Na última edição, realizada em junho do ano passado na Secretaria Municipal de Educação, o clube reuniu 73 participantes com idades entre 15 e 17 anos.
Custeada pelo clube, a iniciativa é feita anualmente desde 2007 (foi interrompida somente durante a pandemia de Covid-19) e já atendeu mais de 1.000 pessoas. Sonia Schroeder Vieira é a presidente do Rotary Club de Pinhais e uma das coordenadoras do Vencer. Ela diz que, embora os temas abordados variem a cada ano, o projeto sempre enfoca aspectos como autoconhecimento, valores, competências e direcionamento profissional, além de oferecer testes vocacionais. “No ano passado, tratamos a questão dos desafios da juventude.”
A seleção dos participantes é feita pelas próprias escolas. “Nós levamos as fichas de inscrição para as diretoras e professores, que indicam os alunos interessados”, Sonia
explica. “Mas também temos a participação de escoteiros e dos nossos interactianos. Os que já participaram do projeto servem de apoio no dia do treinamento.”
Ela reforça também o papel importante dos rotaractianos, que já há alguns anos compõem a equipe de facilitadores. “A comunicação do jovem para o jovem é muito melhor, mais assertiva.”
Duplo associado ao Rotary Club de Curitiba-Avenida das Torres e ao Rotaract Club de Curitiba CEU, Rafael Gustavo Noguchi Cardoso participou pela primeira vez do Vencer em 2011. “É maravilhoso, consegue extrair o melhor de cada participante, aflorando uma liderança que não sabia ter. Hoje sou muito grato por essa ação e faço parte do grupo de facilitadores.”
A mesma opinião é compartilhada por Fernanda Matos, que integrou a primeira turma 18 anos atrás. “O projeto dá esse empoderamento aos jovens, mostra que eles conseguem, podem, que existe um caminho”, ressalta. “O Vencer é sensacional para todo esse início de jornada”.
A próxima edição está prevista para 14 de junho.
Entre os dias 21 e 23 de março deste ano, o Rotary Club de João Monlevade, em Minas Gerais (distrito 4521), mobilizou 90 alunos de escolas públicas da cidade com idades entre 12 e 17 anos para a quarta edição de seu Ryla, sigla em inglês para os Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, programa do Rotary que desenvolve habilidades e amizades. Os encontros ocorreram na sede do clube e no Embaúba Tênis Clube. Nas edições anteriores, realizadas em 2015, 2017 e 2023, o clube reuniu 40, 15 e 120 adolescentes, respectivamente.
Presidente da Comissão de Projetos Humanitários do clube, Maurício Soares Filho conta que o Ryla é feito quando há disponibilidade de tempo e recursos. “Normalmente, são projetos que elaboramos e candidatamos a verbas disponibilizadas em editais públicos ou outros subsídios”. Cerca de 50 pessoas se envolvem na organização e coordenação, dentre rotarianos, palestrantes, instrutores e voluntários. Coordenado pelo clube, o Ryla tem o apoio da Casa da Amizade, do Rotaract e do Interact. “O Rotaract tem a expertise e elabora um concurso de oratória. A Casa da Amizade tem papel importante nas questões de alimentação. Todos participam da montagem dos ce-
nários e do monitoramento e orientação dos jovens”, Maurício explica.
No primeiro dia da edição deste ano, houve uma festa de boas-vindas na sede do clube com uma apresentação sobre o Rotary e o projeto, coquetel, dança e música. A programação do dia seguinte incluiu palestra sobre liderança, inteligência emocional e inteligência artificial. Após um treinamento prévio que ocorreu no início de março, os alunos participantes apresentaram projetos de robótica para avaliação. Foram realizadas dinâmicas lúdico-esportivas com cabo de guerra, cobranças de pênalti, tênis, corrida de pneus, treino de bateria, corrida de saco, corrida do ovo e recreação na piscina. No terceiro e último dia, os jovens participaram de uma palestra, do concurso de oratória e foram premiados com medalhas e troféus.
“Muito além de treinamento em assuntos impactantes da atualidade, eles tiveram oportunidade de socializar e se divertir. Em nossa percepção, foram momentos de inclusão, libertação e alegria”, conta Maurício Soares Filho. “É uma satisfação interagir com destacados jovens de nossas escolas públicas. Eles retribuíram com sua inteligência, entusiasmo e compromisso.”
m projeto do Rotary Club de São Paulo-Pirituba (distrito 4563) desenvolvido em conjunto com a ONG Mensageiros da Esperança vem transformando a vida de jovens de áreas periféricas da capital paulista. Chamada Transforma’Ai Tech, a iniciativa lançada em março, em caráter permanente, promove capacitação de qualidade e inclusão social para cerca de 30 pessoas, atualmente com idades dos 18 aos 30 anos.
Neste projeto, há oficinas de capacitação técnica em audiovisual, educomunicação com foco em podcast, capacitação comportamental (como inteligência emocional e comunicação interpessoal) e empregabilidade. Os alunos têm à disposição um estúdio completo e foi criado ainda um banco de talentos e outro de oportunidades, fomentando a empregabilidade.
“Não há faixa etária definida. Qualquer pessoa que esteja ingres-
sando no mercado de trabalho ou queira adquirir novos conhecimentos pode participar. A seleção, de acordo com a ONG, é feita levando em conta o interesse de cada um sobre o assunto e com o objetivo de capacitação e inclusão no mercado de trabalho”, diz o associado Carlos Alberto de Souza, que está à frente da Comissão da Fundação Rotária do clube.
Viabilizado por meio de um Subsídio Distrital, o Transforma’Ai Tech é complementado por recursos do clube. “Para nós, poder ver o projeto ser realizado e atendendo a comunidade por intermédio da ONG foi uma experiência incrível”, comemora Carlos Alberto. “Esse é um exemplo vivo de como os Subsídios da Fundação Rotária não apenas atendem a demandas locais de curto prazo, mas constroem bases sólidas para mudanças sustentáveis e de longo alcance.” RB
No Brasil, a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 29 anos é mais que o dobro da observada em um grupo mais velho, de 30 a 59 anos
Foto disponibilizada pelo clube
Neste projeto trabalham
Carlos Souza, Cida Torres e Bárbara Felipe, do Rotary Club de São Paulo-Pirituba, Verônica Machado, fundadora da ONG Mensageiros da Esperança, e o educador social Filipe Eduardo Oliveira
Durante treinamento em São Paulo, coordenadores do Brasil e de países vizinhos reforçam o espírito de união e o planejamento estratégico para 2025-26
Mariani Oenning*
Entre os dias 4 e 6 de abril, a cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, recebeu rotarianos e rotarianas de oito países da América do Sul para o Seminário de Treinamento dos Coordenadores Assistentes. O encontro reuniu lideranças do Brasil (zonas rotárias 24 e 23A/regiões 29 e 31), Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador e Bolívia (zona rotária 23B/região 30).
As atividades foram realizadas no Colégio Eduardo Gomes, instituição fundada em 1981 e mantida pela Associação de Rotarianos de São Caetano do Sul. Referência na cidade, a instituição de ensino é um exemplo do compromisso do Rotary com a educação e o desenvolvimento da juventude. Promovido pelo diretor 2025-27 do Rotary International, César Luis Scherer, o evento teve as presenças do diretor 2023-25, Henrique Vasconcelos, e do presidente 2019-20 do Rotary International e atual chair do Con-
selho de Curadores da Fundação Rotária, Mark Daniel Maloney. O seminário teve como foco o planejamento de metas e ações, além da troca de experiências entre as regiões, seus coordenadores e equipes. A coordenação do evento ficou a cargo de Watson Travassos, novo coordenador da Fundação Rotária para a região 31, com o apoio do anfitrião Fernando Dias Sobrinho, governador 2011-12 do distrito 4420.
“Aqui, nós tivemos a oportunidade de compartilhar ideias, alinhar estratégias e, principalmente, fortalecer os laços entre os coordenadores regionais”, afirmou o diretor César Scherer. “O Rotary é feito de pessoas, e pessoas que se conectam entregam mais, se apoiam mais e fazem mais diferença.” RB
*A autora é coordenadora assistente de Imagem Pública na região 31.
Rotary: Gedson Bersanete (região 29) e Anne Gomes (região 31)
Fundação Rotária: Ângela Rezende (região 29) e Watson Travassos (região 31)
Imagem Pública: Carlos Daniel Fernandes (região 29) e Silmara Pazini (região 31)
End Polio Now: Almiro Schimidt (região 29) e José Claudiney Rocco (região 31)
Grandes Doações: Luiz Gustavo Kuster Prado (região 29) e Dóris Vaz (região 31)
Em nossa jornada para eliminar a pólio, há momentos em que a dúvida e a incerteza podem surgir, mas devemos permanecer firmes e, acima de tudo, esperançosos, mantendo os olhos na meta. Winston Churchill disse certa vez durante um momento de crise: “Não podemos nos dar ao luxo – não temos o direito – de olhar para trás. Devemos olhar para a frente”.
No Rotary, sempre nos mobilizamos para enfrentar o momento. Nenhum desafio é grande demais. Em 1988, quando firmamos parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para formar a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), cerca de 350 mil casos da doença ocorriam anualmente em 125 países. Desde então, a GPEI – que também inclui o Unicef, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, a Fundação Gates e a Gavi Alliance –tem trabalhado incansavelmente com governos em todo o mundo. Juntos, reduzimos os casos de pólio pelo vírus selvagem em 99,9%.
Mas essa jornada tem tido desafios. Atualmente, no Afeganistão, os vacinadores estão
proibidos de realizar campanhas de imunização de casa em casa, enquanto no Paquistão conflitos, terrorismo e migração impedem o acesso às crianças em certas regiões.
No início deste ano, os Estados Unidos anunciaram a intenção de se retirar da OMS, congelaram o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e restringiram as interações com o CDC. Esses desenvolvimentos apresentam obstáculos para nossos esforços de erradicação da pólio e outras parcerias e programas globais do Rotary.
No entanto, nos mobilizamos para enfrentar o momento, como fizemos antes. Procedemos assim na Índia, quando enfrentamos picos de casos da doença antes de o país ser declarado livre do poliovírus selvagem em 2014. Na Nigéria, apesar de vários obstáculos, em 2020, a OMS certificou o país como livre da pólio selvagem – e, por extensão, todos os 47 países da região africana da OMS.
E, em 2025, estamos enfrentando o momento mais uma vez. Saiba que o Rotary está
trabalhando nos bastidores, colaborando com governos, agências internacionais e parceiros para enfrentar desafios, gerenciar interrupções e explorar financiamentos alternativos. Como organização apolítica, continuamos focados em soluções operacionais, enquanto servimos às comunidades e protegemos a saúde pública.
Minha esposa, Gay, e eu testemunhamos em primeira mão a necessidade urgente do momento na Índia, Nigéria e Paquistão, onde administramos vacinas às crianças. Olhando nos olhos delas, vi o futuro pelo qual estamos lutando – e a nossa responsabilidade de terminar o trabalho.
As circunstâncias podem mudar, mas, com sua ajuda, o compromisso do Rotary com a erradicação da pólio permanecerá firme até que nossa missão seja concluída.
Olhando nos olhos das crianças, vi o futuro pelo qual estamos lutando – e a nossa responsabilidade de terminar o trabalho
Conheça a história de três clubes formados a partir de causas específicas da comunidade
Reportagem: Renato Dantas e Tomaz de Alvarenga Arte: Armando Santos
Os clubes de Rotary, uma ideia lançada por Paul Harris em Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, podem ser identificados por certos objetivos. O principal deles é o ideal de servir, do qual derivam todos os outros: a prestação de serviços humanitários, a promoção de valores éticos e a promoção da paz em âmbito internacional. Hoje eles são mais de 36.300, espalhados por 217 países e regiões geográficas.
Nada impede, porém, que inspirados por esses propósitos fundamentais, clubes surjam para atender uma demanda em particular da comunidade ou região. Ou para apoiar uma causa humanitária. Ou ainda para promover o empoderamento e combater a invisibilidade de uma parcela da sociedade. Frequentemente, clubes assim são descritos como formados a partir de uma causa. Se no momento eles são poucos, a realidade é que estão crescendo em número, como informa Caio Cruz, supervisor de Suporte a Clubes e Distritos do Escritório do Rotary International no Brasil.
“Muitas vezes não há exatamente uma causa, mas um interesse [dos seus associados] que não é somente o tradicional”, explica Caio. “É algo novo, que não foi tentado antes, é um novo olhar para a comunidade.” Esses clubes, ele acredita, estão começando a examinar questões que antes eram inerentes a uma ONG. “Sinto que há o sonho de se conectar profundamente não só com a comunidade mas com o interesse dos associados, o que vai ao encontro de um ambiente acolhedor, trazendo as pessoas para perto.”
Poderíamos chamá-los de clubes com uma vocação humanitária específica. Esse é o caso do Rotary EcoClub Twin Cities, cujo foco é a sustentabilidade ambiental. Outro exemplo é o Rotary Club de Mental Health & Wellness [Saúde Mental e Bem-Estar], pertencente ao distrito norte-americano 5280. Fundado em maio de 2022, o clube expressa em seu site o seguinte objetivo: “Acabar com o estigma em torno da saúde mental e promover um mundo onde todos se sintam aceitos e apoiados”.
Nas próximas páginas, apresentaremos três clubes brasileiros vocacionados. Uma tendência que parece ter vindo para ficar.
Apadrinhado pelo Rotary Club Ponta Grossa-Uvaranas, no Paraná (distrito 4730), surgiu em outubro um clube que tem como objetivo desenvolver ações em prol das pessoas com deficiência. Trata-se do Rotary Club de Ponta Grossa Uvaranas-Satélite Nova Visão.
“Inclusão e acessibilidade são as razões fundamentais para ele existir”, explica o presidente do novo clube, Gabriel Felipe Fonseca. O rotariano destaca que seu clube satélite é o primeiro inclusivo de âmbito internacional formado por pessoas com deficiências. O Nova Visão dedica-se às causas da inclusão e da acessibilidade e, nas palavras de Gabriel, busca garantir o protagonismo e a visibilidade das pessoas com deficiências. “Queremos ser um clube com iniciativas transformadoras para a sociedade e referência para os outros clubes, o distrito 4730 e os demais, assim como para o Rotary International.”
O Satélite Nova Visão é composto por nove associados, que também fazem parte da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi). “Para mim e para todos os integrantes do clube, o Rotary é crucial para fortalecer a inclusão e a acessibilidade na sociedade”, enfatiza Gabriel. “A Apadevi também é importante para a garantia dos direitos das pessoas com deficiências em Ponta Grossa, por isso utilizamos as instalações da instituição para as reuniões.”
A ideia de fundar o Nova Visão partiu do governador do distrito 4730, Alfredo Arten Junior, ao conhecer a Apadevi. Após se reunir com representantes da instituição, o rotariano manifestou o desejo de montar um clube satélite inclusivo formado por pessoas com deficiência visual. A Apadevi abraçou a ideia e começou a buscar interessados em se associar.
“Era um sonho que eu tinha desde 2023”, comenta o governador distrital. “Queria um clube que não só na teoria mas na prática fortalecesse a inclusão.” Ele relata que lançou o desafio ao Rotary Club de Ponta Grossa-Uvaranas e cada um dos seus associados apadrinhou um integrante do novo clube satélite. “Isentamos a per capita distrital e hoje vejo que eles [os novos associados] estão bastante engajados”, explica Alfredo Arten.
Na avaliação de Gabriel, o clube padrinho tem sido importante nos projetos executados. “Eles dão su-
Cerimônia de posse: clube busca garantir visibilidade e protagonismo para pessoas com deficiências
porte para que todas as iniciativas sejam efetivadas de forma satisfatória, e alguns companheiros do Ponta Grossa-Uvaranas sempre estão presentes às nossas reuniões”, diz.
O Satélite Nova Visão já realizou o projeto Mais Saúde Nova Visão, que ofereceu sessões de massagem no valor de R$ 15 para custear futuras iniciativas em prol da comunidade. O clube agora planeja promover atividades esportivas para pessoas com deficiência visual.
Ao centro, de echarpe azul, a governadora distrital Rosana Oppitz, tendo ao lado o presidente Egídio Dall’Agnol e demais associados ao Canoas-Ozanam
Nos meses de abril e maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou a maior catástrofe climática da sua história. O drama gerou uma corrente mundial de apoio e muitas histórias de solidariedade que ainda estão sendo reveladas, como a da criação do Rotary Club de Canoas-Ozanam, no distrito 4670. Canoas foi um dos municípios mais atingidos pelas enchentes, com quase 50% da sua área urbana alagada e 175 mil pessoas desabrigadas. De imediato, foi articulado um mutirão de emergência, do qual participou a Família do Rotary. “Terminados os salvamentos, uma grande operação se iniciou numa verdadeira demonstração de solidariedade do povo brasileiro”, nos conta Egidio Dall'Agnol, o idealizador e presidente do Canoas-Ozanam. Carretas repletas começaram a vir de todo
o país – em média, cada uma trazia 20 toneladas de doações. “Uma de Roraima levou 30 dias para chegar. No total, foram 160 carretas em 90 dias”, relembra Egídio em um documentário feito pelo clube. “Em 5 de maio foi o recorde, com cinco veículos descarregando ao mesmo tempo.” O rotariano e sua equipe depois avaliariam em R$ 30,3 milhões o valor total de itens doados – apenas em alimentos, a cidade recebeu 3.200 toneladas.
Mas onde armazenar todo o material que chegava? Egídio logo encontrou a solução: o Centro de Distribuição Ozanam, um pavilhão de 13 mil metros quadrados e 17 docas à margem da avenida Antônio Frederico Ozanam. Ele contatou a empresa proprietária do pavilhão, que o cedeu. Outro desafio, a limpeza do espaço e a logística para a distribuição das doações, também uniu os rotarianos canoenses, que receberam o apoio de
integrantes da Assembleia de Deus da cidade. No auge dos trabalhos, o centro reuniu 145 voluntários, e diversas empresas se somaram à parceria.
“Ficamos trabalhando no pavilhão quase três meses, e as pessoas foram se conhecendo”, explica Edna Solange Silva, outra associada do novo clube formado a partir dessa convivência. Em 31 de agosto, ocorreria a festiva de fundação do Rotary Club de Canoas-Ozanam com a presença da governadora do distrito 4670, Rosana Oppitz. Edna destaca que o quadro associativo do clube cresceu rapidamente: ao ser fundado, eram 24 integrantes, hoje são 44.
Ao evocar o pavilhão Ozanam no nome do clube, Egídio pretende que aquele trabalho desafiador de meses seja lembrado.“O Rotary demonstrou o seu valor ao povo brasileiro”, ele resume.
Com a destruição de 600 casas e de um bairro inteiro, Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, foi também uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. E foi nessa cidade que 28 voluntários fundaram um Rotary Club em 28 de maio do ano passado. “O clube foi constituído logo após as cheias”, relata sua presidente, Jaqueline Kerber. “Nós o criamos justamente para auxiliar o município, que não tinha qualquer entidade que pudesse dar esse suporte.”
A rotariana elenca os desafios do Rotary Club de Cruzeiro do Sul em meio à catástrofe gaúcha: a articulação das ações emergenciais, a identificação dos pontos disponíveis para recolhimento de donativos, assim como um local para reuni-los e a melhor forma de distribuí-los à população. “Mais de 1.000 casas foram perdidas e tínhamos mais de 5.000 pessoas desalojadas ou desabrigadas”, lembra Jaqueline.
O auxílio veio de todo o país, e o clube catalogou as famílias afetadas para facilitar a logística. “Fizemos um cadastro via Instagram”, detalha a presidente. “Solicitamos os dados pessoais, endereço atingido, o que
a família perdeu e quais eram as maiores necessidades. Recebemos aproximadamente 1.800 cadastros e destes, em torno de 1.400 pessoas receberam algum tipo de doação.”
O Rotary Club de Cruzeiro do Sul ajudou a distribuir 4 toneladas de alimentos e 400 kits de produtos de limpeza para os atingidos pelas cheias e atendeu 300 pessoas beneficiadas pelo Programa Troco Solidário da Havan – o que significou a distribuição de cartões de compras e cheques solidários em um total de R$ 2 milhões. Também resultado de doações, o clube entregou móveis, geladeiras, fogões, camas e sofás a cerca de 500 pessoas.
Com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção Rio Grande Sul, o clube ainda captou R$ 100 mil para a compra de brinquedos, que foram destinados a uma praça e à Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Além disso, 90 famílias foram beneficiadas com um salário-mínimo graças ao repasse de mais de R$ 800 mil do Movimento Próximos Passos de Novo Hamburgo. Por fim, vales de materiais de construção contemplaram 100 famílias cadastradas no Movimento Reconstruir.
Desde o início da invasão militar na Ucrânia, em fevereiro de 2022, até março de 2023, o quadro associativo do Rotary nopaís cresceu 23,5%. O distrito 2232, ao qual a Ucrânia pertence, teve o acréscimo de quatro Rotary Clubs e de cinco clubes satélites.
Enquanto a guerra foi se prolongando, os clubes ucranianos se tornaram mais visíveis em suas comunidades. O resultado é que as pessoas estão testemunhando o impacto positivo que os rotarianos produzem e também querem se envolver para fazer a diferença.
Um clube, por exemplo, organizou um treinamento para que seus associados se tornassem bombeiros voluntários e pudessem ajudar a apagar incêndios em edifícios alvos de bombardeios.
“Acreditamos que o crescimento registrado na Ucrânia não foi por acaso, e pode transmitir lições importantes para todos os clubes”, avaliam Tom Gump, da Comissão de Desenvolvimento
Detalhe de vídeo produzido pelo distrito 2232: ações dos clubes ucranianos e do exterior estão fazendo a diferença
do Quadro Associativo do Rotary
International e ex-governador do distrito 5950, nos Estados Unidos, e Mikola Stebljanko, coordenador da Imagem Pública na zona 21A e ex-governador do distrito 2232. “As pessoas se associam porque querem se engajar em uma causa e fazer algo real. O Rotary é importante e envolve seus associados em oportunidades voluntárias que criam mudanças duradouras”, avaliam os
dois rotarianos no artigo Por que o Rotary está crescendo na Ucrânia durante a guerra?, publicado no blog Vozes do Rotary.
“Para aumentar o quadro associativo de um clube, é importante proporcionar uma experiência que permita aos associados serem pessoas em ação”, concluem os autores. (Adaptado de texto de Tom Gump e Mikola Stebljanko para o blog Vozes do Rotary) RB
Como você pode melhorar a
BASTA ACESSÁ-LAS PELOS QR CODES:
Agora está mais fácil do que nunca obter feedback para fazer mudanças relevantes.
Utilize as novas versões digitais das nossas pesquisas para colher sugestões regularmente.
Com 52 associadas, foi fundado em 22 de março o Rotary Club de Unaí-Ipê Amarelo, no noroeste de Minas Gerais (distrito 4760).
A cerimônia reuniu mais de 250 pessoas no espaço Impacto Decor, em Unaí, e foi prestigiada pelo governador do distrito, Ronei Alves da Silva, e sua esposa, Miriam. Na foto, o casal aparece ao lado da presidente do novo clube, Caroline Braga (à direita), e das demais associadas fundadoras.
A criação do novo clube, idealizado pelo governador Ronei Alves, ocorreu com o apoio dos outros quatro da cidade – os Rotary Clubs de Unaí, Unaí-Capim Branco, Unaí-Centenário e Unaí-Rio Preto. Em suas visitas oficiais pelo distrito 4760, o governador tem estimulado os clubes a desenvolverem o quadro associativo com maior presença das mulheres – uma ênfase defendida pela própria presidente do Rotary International, Stephanie Urchick. Em termos globais, a nossa organização tem 26,8% de rotarianas.
Na noite de 9 de abril, os Rotary Clubs de São Paulo e São Paulo-Norte (distrito 4563) realizaram em reunião conjunta a solenidade de entrega do Prêmio Ateneu Rotário edição 2025 no Salão Nobre do Edifício Rotary, no bairro de Higienópolis, na capital paulista. Na presença de representantes do poder público, lideranças do Rotary e representantes da sociedade civil, a distinção foi outorgada ao empresário da área de comunicação João Carlos Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, a Silvia Grecco, secretária da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, e à doutora Nara Lúcia Botelho Chicani, fundadora do Instituto Borboleta Azul. No detalhe ao lado, lideranças do Rotary, incluindo ex-diretores do Rotary International, na mesa da plenária da premiação. Criado em 1974, o Prêmio Ateneu Rotário é
uma láurea que reconhece personalidades e instituições pelo desempenho profissional e impacto em prol da comunidade. Até o momento, o Ateneu Rotário já distinguiu 30 instituições e cerca de 300 personalidades que marcaram a sociedade em âmbito local, nacional e internacional. RB
Inspirado pelas bandeiras norte-americanas colocadas ao lado de lápides em cemitérios militares do país, Rick Clark perguntou às autoridades do Cemitério Nacional de Miramar, em San Diego, se os Rotary Clubs também poderiam prestar essa homenagem aos membros das forças militares ali enterrados. Ex-presidente do Rotary Club de La Jolla Golden Triangle, Rick é um veterano da guerra no Vietnã que serviu como Seabee, nome pelo qual são chamados os membros dos batalhões de construção da marinha dos Estados Unidos. Com a ajuda de lideranças do distrito 5340, ele recrutou 400 voluntários para participar do projeto. “Foi um evento poderoso que impactou muitas pessoas, incluindo inúmeros sobreviventes que expressaram sua gratidão”, diz outro organizador, Michael Fuqua, associado do Rotary Club de Rancho Bernardo e capitão naval aposentado. O distrito planeja repetir o evento este ano. Apoiada por uma nova comissão distrital criada para coordenar projetos relacionados a militares e veteranos, a iniciativa ajudou a arrecadar cerca de US$ 14 mil.
18 mil
Número de bandeiras instaladas pelo projeto em 2024
Cães, gatos, coelhos e outros animais de estimação ocuparam o centro do palco durante o evento Blessing of the Animals (Bênção dos Animais, em tradução livre), organizado em janeiro com a ajuda do Rotary Club de Tehuacán Granadas, no estado de Puebla. “Cerca de 1.000 animais de estimação e aproximadamente 3.000 pessoas participaram da edição deste ano”, relata Paola Ortiz Gómez, presidente do clube, que fez parceria com a TAC Una Protección al Entorno A.C., uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção dos animais. Desde 2022, o clube organiza e promove a missa especial. “Todos acreditamos que, ao promover uma cultura de respeito pela vida não humana, também aprendemos a respeitar a vida humana”, diz. “É uma grande satisfação ver famílias inteiras comparecendo não apenas para que seus animais de estimação recebam a benção, mas também para ter os devidos cuidados veterinários, receber informações sobre adoção de animais e fazer doações que financiam o cuidado de animais desabrigados.”
80 milhões
Número de animas de estimação em lares mexicanos
Para comemorar o centenário do Rotary na Áustria, dois jornalistas e rotarianos de longa data criaram um podcast. Christian Haubner, do Rotary Club de Freistadt, e Verena Hahn-Oberthaler, do Rotary Club de Perg, lançaram o podcast Rotary Reloaded em dezembro. O programa apresenta conversas com convidados conhecidos dentro e fora do Rotary. “Nosso alvo é alcançar rotarianos e não rotarianos”, Christian explica. “Queremos fazer isso com base em uma perspectiva pessoal. Esta é a nossa abordagem diferenciada, dando aos convidados percepções pessoais que mostram o quanto o Rotary pode ser significativo na vida das pessoas. Também falamos sobre o fato de o Rotary ainda ser moderno e necessário para a sociedade.”
“Com a inspiração de um século de história, olhamos para o futuro do Rotary”, disse Verena à Rotary Magazin, revista regional para os associados da Alemanha e da Áustria
de mercado dos podcasts em 2023 1728 Ano do primeiro registro das regras do críquete
Mais de 100 mil livros enviados ao país africano chegaram às mãos dos estudantes. Recebidos em 2024 pelo Rotary Club de Juba, eles incluem títulos sobre a área jurídica, farmacêutica e outras ciências, além de 11 computadores carregados com 33 mil livros didáticos adicionais. O valor da remessa foi de mais de US$ 1,5 milhão. “Os livros são de grande valor para os alunos porque nem todos podem acessar informações online devido a problemas na internet”, afirma Simon Yongo, ex-presidente do clube. O envio foi coordenado pela Books for Africa, uma organização sem fins lucrativos de Minnesota, nos Estados Unidos, apoiada em parte por rotarianos. Charles Cogan, associado do Rotary Club de Northfield que liderou o projeto, diz que líderes seniores do Rotary ajudaram os coordenadores da iniciativa a se conectar com a Unesco e o braço humanitário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. “As parcerias foram essenciais e transformaram um projeto menor, de apenas um contêiner, em um de cinco contêineres com mais de 100 mil livros”, ele explica. A ação foi apoiada pelo Rotary Club de Juba e por outros 14 clubes dos Estados Unidos, além de um subsídio do distrito 5960.
US$
Receita anual global gerada pela publicação de livros
Atletas com deficiências podem desfrutar de todos os lances e emoções das atividades de críquete organizadas pelo Australian Rotarians and Dream Cricket Australia. “A principal missão do programa é promover a inclusão e a atividade física em um ambiente de apoio”, diz Ankit Agarwal, associado do Rotary Club de Adelaide e membro da diretoria da organização de críquete. Em novembro, o clube realizou um evento de gala para fechar uma série de partidas de atletismo. Ankit e outros associados do clube trabalharam na produção do evento e na orientação dos participantes. O clube apoiou a atividade com um subsídio de mais de US$ 3.000 e recrutou voluntários em escolas de ensino médio.
(Matéria de Brad Webber para a edição deste mês da revista Rotary Magazine)
Uma parceria entre o Rotary Club de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande Sul, e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai oferecer atividades de formação ambiental à comunidade escolar da região, mobilizando 32 turmas que participarão da capacitação, totalizando 1.260 alunos no período de 12 meses. O projeto, intitulado Biodiversidade em Ação: Educando para um Futuro Sustentável no Vale do Rio Pardo, será executado pelo Grupo de Pesquisa em Limnologia da Unisc, com a coordenação do professor Eduardo Lobo e apoio da ONG Cayana - Vida Silvestre.
l O Rotary Club de Joaçaba, SC, elaborou um projeto de formação e desenvolvimento de jovens estudantes por meio do empreendedorismo na Escola Municipal Rotary Fritz Lucht. Voltada aos alunos do 8º e 9º ano, a iniciativa promoveu encontros dos estudantes com empresários e profissionais rotarianos da própria comunidade. Por meio de aulas, rodas de conversa e visitas guiadas às empresas dos rotarianos, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer na prática diversas áreas de atuação. Os 33 alunos participantes receberam camisetas personalizadas e a doação de 50 livros sobre empreendedorismo.
SEGUNDA EDIÇÃO DO EDITAL PISTA DESTINARÁ 42 MILHÕES PARA PROJETOS DE INOVAÇÃO NAS COMUNIDADES
l Iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Pista é um edital voltado ao fomento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade em comunidades. A chamada pública, que apoiou propostas da Rocinha na primeira edição, agora apresenta como novidade a expansão para outras comunidades, como Complexo do Alemão, Maré e Cidade de Deus, além do município de Petrópolis, que também será contemplado por ser a maior área de risco geológico do estado. O valor total previsto é de até R$ 42 milhões, com a destinação de até R$ 300 mil por projeto, e as inscrições ficam abertas até o dia 27 de junho.
https://www.faperj.br/?id=744.7.0n
Para celebrar o trabalho dos quase 15 mil Interact Clubs existentes ao redor do mundo, o Rotary International realiza anualmente o Interact Awards, premiação na qual os clubes são convidados a mostrar as experiências que proporcionam aos seus integrantes e suas iniciativas de voluntariado nas comunidades onde atuam.
Na edição de 2024, que teve como tema Mostre seu projeto favorito, o Interact Club de Arapongas, PR (distrito 4710) participou da competição nas três categorias contempladas (fotos, vídeos e redações) para falar de seu projeto Alimentando Esperança, que beneficiou milhares de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O clube conquistou o prêmio na categoria Melhor Redação, tornando-se o primeiro Interact Club brasileiro a vencer a premiação.
“Trata-se de um feito histórico que vai muito além da conquista de um título: é uma oportunidade de inspirar outros clubes e demonstrar que, quando nos unimos, somos capazes de alcançar grandes resultados”, comemora Arthur Harbs, governador 2023-24 do distrito 4710, que aparece no centro da foto com os interactianos.
Em reconhecimento à premiação, a Câmara Municipal dos Vereadores de Arapongas realizou uma homenagem ao clube e concedeu uma Moção de Aplausos a Maria Fernanda de Oliveira Melo, autora da redação vencedora. O Rotary Club de Arapongas-Amanhecer também homenageou os vencedores.
Em 2025-26, a brasileira Bianca Rondi será uma importante voz da juventude no Rotary International. Associada ao Interact Club de Ribeirão Preto-Entre Rios, em São Paulo (distrito 4540), a partir de 1º de julho essa estudante do Intercâmbio de Jovens também fará parte do Conselho Consultivo da Juventude, que atua junto ao Conselho Diretor do Rotary International para ajudar a construir o futuro do Interact, do Intercâmbio de Jovens e dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla).
Criado há quatro anos, o Conselho Consultivo é formado por nove jovens de diferentes regiões do planeta que participam ou participaram recentemente de um destes três programas do Rotary para as novas gerações. A seleção é feita pelo próprio Conselho Diretor e Bianca recebeu essa notícia especial em uma mensagem de Mário César Martins de Camargo, presidente 202526 Rotary International.
Para tornar as reuniões mais dinâmicas, interativas e acessíveis, especialmente para associados que vivem em outras cidades, o Rotaract Club de Penápolis, em São Paulo (distrito 4470), realizou sua primeira reunião virtual no Roblox, a famosa plataforma online onde, além de compartilhar jogos, os usuários podem criar e participar de ambientes virtuais. “Decidimos inovar e substituir o tradicional Google Meet pelo ambiente imersivo do Roblox”, informou o clube em postagem publicada no dia 25 de fevereiro em seu perfil no Instagram: @rotaractpenapolis RB
Iniciativa envolvendo 15 clubes e três distritos atendeu instituição de referência em oncologia
Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, em 2022 o Brasil tinha 359 unidades e centros de tratamento oncológicos, alguns dos quais consolidaram-se como referência e recebem apoio relevante de clubes do Rotary. Esse é o caso do Hospital de Amor de Jales, cidade do interior do Estado de São Paulo, que foi contemplado por um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária no valor de US$ 48.143.
A iniciativa foi liderada pelo Rotary Club de Jales-Grandes Lagos (distrito 4480) e teve diversos parceiros nacionais e internacionais (veja o boxe). O aporte permitiu a aquisição dos seguintes equipamentos: quatro endoscópios flexíveis, dois endoscópios rígidos, um monitor multiparamétrico e um dermatoscópio. A entrega dos itens ocorreu durante cerimônia em 18 de novembro, em Jales, prestigiada pelo governador do distrito 4480, Eder Bocchini, e a esposa, Nelly Helena.
Completando 15 anos de existência no próximo mês, o hospital de Jales atende não apenas pacientes da região, como de todo o país. A instituição é uma das unidades da rede do Hospital de Amor fundado na cidade paulista de Barretos, em 1962, e que atualmente é referência nacional e internacional no tratamento oncológico. RB
presidente do Rotary Club de Jales-Grandes Lagos; e o casal Nelly Helena e Eder Bocchini, governador do distrito 4480
Tendo à frente o Rotary Club de Jales-Grandes Lagos, o projeto que contemplou o Hospital de Amor de Jales foi viabilizado com uma rede de parceiros. São eles:
No Brasil – Pelo distrito 4420, o Rotary Club de São Paulo-Cidade Dutra, SP. Pelo distrito 4470, os Rotary Clubs de Aparecida do Tabuado, Paranaíba, Paranaíba-Santana e Selvíria, MS. Pelo distrito 4480, os Rotary
Equipamentos adquiridos são essenciais para diagnóstico e acompanhamento de lesões oncológicas
Clubs de Auriflama, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Ilha Solteira, Jales, Nova Castilho e Santa Fé do Sul, SP. Os próprios distritos 4470 e 4480 também foram parceiros.
No exterior – Os Rotary Clubs de Boca Raton Sunrise, nos Estados Unidos, e Summerside, no Canadá. Também o distrito canadense 7815.
Você também pode mudar a vida da sua comunidade com um projeto de Subsídio Global! Saiba como em rotary.org/grants
Os integrantes da Família do Rotary são pessoas em ação e mostrar suas realizações já finalizadas em prol da comunidade é o nosso objetivo. Com isso, estamos alinhados à Comunicação Global e às ênfases do Rotary International e da Fundação Rotária. Para colaborar conosco, basta conferir as dicas abaixo.
Envie sua mensagem com as seguintes informações:
l Nome completo do seu Rotary Club – ou clube de Rotaract, Interact ou Casa da Amizade –, além do distrito ao qual ele pertence.
l Breve relato da iniciativa já concluída, sem esquecer data e local de sua realização.
l Nomes dos parceiros do projeto, caso eles existam.
l Inclua um número de telefone (com DDD) para qualquer dúvida.
Imagens com qualidade fazem toda a diferença. Por isso, ao tirar uma foto:
l Selecione a opção alta resolução da sua câmera ou celular. Fotos tremidas ou com pouca luminosidade não serão publicadas.
l Também não aproveitamos montagens.
l Dê preferência a retratar o projeto ou o seu resultado.
l Envie arquivos de imagem sempre como anexo de e-mail. Não cole as fotos na página da mensagem ou do Word.
l Ações em prol da comunidade que já tenham sido concluídas. Se o seu clube ou distrito ainda está desenvolvendo o projeto, aguarde a conclusão do mesmo.
l Comemoração de aniversário de clube desde que haja ação em prol da comunidade incluída no evento.
l Cerimônia de fundação de clube.
l Fotos de marcos rotários se estes foram recentemente inaugurados ou reformados.
l Por determinação do Rotary International, as revistas regionais não podem publicar fotografias que exibam marcas e logos do Rotary em desacordo com o Guia de Identidade Visual. Podemos abrir exceção somente a marcos rotários e demais monumentos criados por clubes ou distritos antes de 2012. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, visite a área Brand Center do portal Meu Rotary e faça o download do guia.
l Imagens que, de acordo com nossa avaliação editorial, possam expor desnecessariamente menores de idade ou as pessoas beneficiadas pelas ações.
l Posses.
l Visitas de governadores distritais e demais lideranças do Rotary.
l Seminários, treinamentos e conferências (exceto aqueles eventos de alcance nacional ou internacional).
l Palestras, celebrações e eventos de companheirismo restritos ao público interno dos clubes.
l Textos literários como, por exemplo, crônicas, poemas e trovas.
As notícias serão publicadas em ordem de chegada após um prazo mínimo de três meses por conta do nosso cronograma de produção e distribuição e do volume de colaborações que recebemos diariamente.
Kwangmoozaa/iStock.com
Enviamos mensagem de confirmação a todas as colaborações recebidas. Se você não receber tal mensagem é sinal de que seu e-mail não chegou até nós.
2025
Com recursos do evento 6ª Rotary Gaúcha e o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, o Rotary Club de Tatuí, SP, entregou equipamentos para a instalação de uma sala odontológica no Recanto do Bom Velhinho Vale da Lua. Nas próximas páginas, você verá essa e outras ações transformadoras em prol da comunidade.
CLUBES E DISTRITOS Considerados o coração do Rotary, os clubes são formados por pessoas dedicadas aos serviços comunitários e interligadas pelo companheirismo. Os Rotary Clubs estão agrupados geograficamente por distritos.
Distrito 4391 Alagoas, Sergipe e Bahia Governador: Jorge Nascimento
l Os associados ao Rotary Club de Aracaju-Treze de Julho, SE, entregaram fraldas geriátricas ao Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (foto). A doação ocorreu em 13 de janeiro e foi possível graças ao projeto Natal Solidário. No mesmo dia, o clube esteve na sede do Movimento Mulheres de Peito, que acolhe mulheres em tratamento oncológico, e doou roupas para o bazar permanente da instituição.
Distrito 4470
O Rotary Club
, MS, concluiu o projeto RealiTEA, beneficiando mais de 130 crianças autistas atendidas pelo ambulatório multiprofissional e interdisciplinar de atendimento do espectro autista no Centro Homeopático Municipal de Dourados. Com investimento de R$ 17.075, a iniciativa foi financiada pelo Subsídio Distrital da Fundação Rotária e as empresas parceiras Comagran, Lubfil, Banco Sicredi-Integração, Peroma Instituto de Psicologia e Desenvolvimento Humano e Souza Lubrificação. Com isso, o ambulatório recebeu cinco kits de óculos de realidade virtual para que terapeutas criem ambientes adaptados, estimulando habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais, tornando o tratamento mais acessível e interativo.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/4391
Rotary Club de União dos Palmares, AL – Realizou mais uma edição do projeto Caravana de Brincadeiras de Rua, que levou diversão, brinquedos e guloseimas para as crianças atendidas pela Casa Solidária Santa Dulce dos Pobres.
Distrito 4500
l Por meio do projeto Comunidade Transformadora, o Rotary Club de Pau dos Ferros, RN, promoveu o Carnaval da Melhor Idade no Sítio Barragem em 15 de fevereiro. O evento proporcionou uma tarde de lazer e socialização para os idosos, com atividades como personalização de máscaras, momento aeróbico com um educador físico, show de prêmios e música carnavalesca, encerrando com um lanche.
Distrito 4510
l Com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária e recursos próprios, o Rotary Club de Assis-Fraternal, SP, entregou equipamentos à Maternidade Nossa Senhora das Vitórias da Santa Casa de Assis. A doação incluiu um cardiotocógrafo, cinco aquecedores portáteis, um armário guarda-volumes e dois sonares de ausculta fetal, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade da assistência às gestantes e recém-nascidos.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4510
Rotary Club de Presidente Prudente-Norte, SP – Doou duas cadeiras de rodas para a Associação de Peregrinação do Rosário de Presidente Prudente. Os equipamentos foram adquiridos por meio do projeto de arrecadação de tampinhas plásticas.
Rotary Club de Vera Cruz , SP –Em parceria com supermercados de Marília e Vera Cruz, promoveu duas edições do projeto Carrinho Solidário. Foram arrecadados alimentos para a Sociedade São Vicente de Paulo e para o Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal. O clube também homenageou o cirurgião-dentista Hélio de Freitas em janeiro, Mês dos Serviços Profissionais no calendário do Rotary.
Distrito 4521
l Para comemorar os 120 anos do Rotary International, celebrados em 23 de fevereiro, o Rotary Club de Belo Horizonte-Leste , MG, promoveu uma caminhada que envolveu a comunidade e os jovens do Interact e do Rotaract. O evento foi realizado em um espaço público e ofereceu à população serviços como aferição de pressão e glicemia, alongamento e massagem relaxante, além de uma exposição de projetos. Ao final, foi servido um café da manhã para os participantes.
4540
l O Rotary Club de Tambaú, SP, adquiriu 20 cadeiras de rodas e 21 de banho para o Banco de Cadeiras de Rodas da cidade. O investimento, estimado em R$ 11 mil, foi viabilizado por meio de iniciativas promovidas pelo clube e doações de parceiros e amigos. Atualmente, o projeto disponibiliza gratuitamente mais de 700 equipamentos, incluindo cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores, atendendo às necessidades da comunidade local.
de São
Parte de São Paulo
Governador: Paulo Sergio Hideyoshi Kudo
O Rotary Club de São Paulo , SP, iniciou a implantação do projeto Bosques Urbanos com o plantio de diversas mudas de árvores em uma praça da capital paulista. A iniciativa tem como objetivo mapear áreas potenciais para receber os bosques, oferecer espaços de convivência para crianças, adultos, idosos e animais de estimação, mobilizar a comunidade na criação e manutenção do local e promover educação ambiental e engajamento social por meio de plantios coletivos e programas de adoção de áreas verdes.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4563
Rotary Club de São Paulo-Água Rasa, SP – Indicada pelo clube, Lya Amanda Rossa foi selecionada para o programa Bolsas Rotary pela Paz. A jovem vai estudar na Universidade de Queensland, na Austrália, a partir de fevereiro de 2026.
l O Rotary Club de Tatuí, SP, celebrou os 120 anos do Rotary International com a entrega dos equipamentos para a instalação da Sala Odontológica Álvaro Gimenes Costa no Recanto do Bom Velhinho Vale da Lua. Com recursos do evento 6ª Rotary Gaúcha e o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, foram doados um compressor odontológico, uma cadeira, um gabinete com pia e um kit acadêmico com 4 peças de mão PB com led, totalizando R$ 32.404. O espaço ganhou o nome em homenagem póstuma ao idealizador da Rotary Gaúcha, que foi associado ao Rotary Club de Promissão, SP (distrito 4480). Em 2018, quando presidiu o clube de Tatuí, o filho do homenageado, José Eduardo Cantieri Costa, resolveu fazer a mesma festa, que já contemplou diferentes instituições da cidade.
www.revistarotarybrasil.com.br/4621
Rotary Club de Itu, SP – Doou 192 litros de leite à Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária de Itu (Asilo Nossa Senhora da Candelária).
Rotary Club de Saltinho , SP – Em comemoração aos 120 anos do Rotary International, realizou a Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemocentro de Piracicaba e o apoio da Prefeitura de Saltinho e das empresas Rinen e Vollmens.
Distrito 4630
Parte do Paraná Governador: Edgar Silvestre
l O Rotary Club de Campo Mourão-Raio de Luz, PR, entregou 20 violões à Associação de Evangelização Cristo é Nosso Show, que disponibiliza aulas de violão no contraturno escolar para cerca de cem crianças de seis a 14 anos. Em outra iniciativa, o clube criou uma sala sensorial na Escola Municipal Professor Ethanil Bento de Assis com apoio da Associação de Pais e Profissionais da Educação. O espaço visa estimular o aprendizado de alunos autistas, disléxicos, com deficiência intelectual e outros transtornos. Os dois projetos foram realizados em fevereiro graças ao aporte financeiro de Subsídios Distritais da Fundação Rotária.
4640
l Organizada pelos cinco Rotary Clubs de Marechal Cândido Rondon, PR, a celebração pelos 120 anos do Rotary International em fevereiro reuniu toda a Família do Rotary da cidade, além dos Rotary Clubs de Guaíra e Santa Helena, no Parque de Lazer Annita Wanderer, localizado no distrito de Porto Mendes. O encontro contou com plantio de mudas de árvores, almoço de confraternização e a presença de convidados, como o diretor 2025-27 do Rotary International, César Luis Scherer, associado ao Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Beira Lago, e do governador do distrito, Luiz Carlos Alves de Oliveira.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4630
Rotary Club de Marialva , PR – Em parceria com um projeto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária e a Loja Maçônica Ciência e Justiça Marialva, entregou três contêineres à Associação dos Coletores de Material Reciclável de Marialva.
www.revistarotarybrasil.com.br/4640
Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani , PR – Promoveu o evento Oktoberfest do Rotary com recursos destinados ao programa End Polio Now. O clube também celebrou a adesão de cinco empresas ao programa Empresa Cidadã e uma ao programa Agro Cidadão e promoveu, em parceria com os outros clubes de Rotary de Marechal Cândido Rondon, um encontro sobre diversidade, equidade e inclusão.
Distrito 4652
Parte de Santa Catarina
Governador: Cioney Giovanella
l Com a doação de diversas toalhas de banho, o Rotary Club de Balneário Camboriú-Praia do Atlântico, SC, participou da Campanha 12 Meses de Solidariedade do Hospital Infantil Pequeno Anjo, localizado na cidade de Itajaí, e que atende crianças de 11 municípios. A entrega foi realizada em fevereiro.
Distrito 4660
l Com o valor arrecadado no 2º Baile do Chopp, os Rotary Clubs de Júlio de Castilhos e Júlio de CastilhosCapão da Convenção, RS, entregaram móveis para a sala de pronto atendimento do Hospital Bernardina Salles de Barros em 21 de março.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4652
Rotary Club de Jaraguá do Sul-Vale do Itapocu, SC – Foi homenageado pelo Grupo Especialista em Resgates de Alto Risco pelo apoio nos projetos em prol da comunidade. O clube também patrocinou a ida da jovem Sofia Heizen à Austrália pelo programa Intercâmbio de Jovens do Rotary.
Rotary Club de Tubarão-Luz, SC – Com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, inaugurou o projeto Radio Escola na Escola Municipal Francelino Mendes. Além disso, o clube apoiou a construção da sede da Orquestra Santa Teresinha.
www.revistarotarybrasil.com.br/4660
Rotary Club de Ibirubá-Flor de Pitangueira, RS – Promoveu o evento Celebra Mulher, com recursos destinados à Liga Feminina de Combate ao Câncer e ao projeto Empoderamento de Meninas.
Rotary Club de São Borja, RS – Em conjunto com o Rotaract Club de São Borja-Terra dos Presidentes, promoveu uma ação de Natal para 80 famílias que trabalham com reciclagem no município.
Distrito 4670
l O Rotary Club de Cachoeirinha, RS, com o apoio da Associação de Senhoras de Rotarianos da cidade, promoveu a ação Empoderamento de Meninas – Papo de Menina, Papo de Menino na Escola Municipal de Educação Básica Frederico Augusto Ritter. O evento começou com uma apresentação sobre o Rotary, seguida de palestras sobre autoestima, ansiedade, empreendedorismo e saúde bucal. Ao final, os alunos receberam kits de higiene bucal e absorventes. Na ocasião, também foram entregues livros e gibis para a biblioteca da escola.
4680
l Os associados ao Rotary Club de Santa Cruz do Sul-Oeste, RS, entregaram uma embarcação com reboque, dois notebooks e um drone ao Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul. Os equipamentos são recursos fundamentais para a atuação da corporação, principalmente após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado. A doação, realizada em 25 de fevereiro, é resultado do último Baile dos Destaques, evento promovido pelo clube em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4670
Rotary Club Satélite de Porto AlegreIate Clube, RS – O clube foi criado durante festiva do distrito que comemorou os 120 anos do Rotary International. www.revistarotarybrasil.com.br/4680
Rotary Club de Eldorado do Sul , RS – Com a ajuda do Rotary Club de São Paulo-Brooklin Armando de Arruda Pereira, entregou um triciclo elétrico a um morador da cidade vitimado pela paralisia infantil.
Rotary Club de Porto Alegre-Independência, RS – Entregou 460 quilos de arroz a duas instituições beneficentes da capital gaúcha. Em outro momento, recebeu mais de 800 quilos de sabão em pó da Cruz Vermelha, posteriormente distribuídos para famílias assistidas pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre.
Distrito 4700
Parte
4710
l O Rotary Club de Jardim Alegre, PR, inaugurou a Casa de Fraldas Maria Madalena Batista em 15 de fevereiro. O projeto teve a parceria da Cresol União dos Vales e o apoio da prefeitura e da Secretaria Municipal de Assistência Social. O clube ficará responsável pela fabricação e distribuição das peças. O espaço foi nomeado em homenagem à ex-primeira-dama do município, reconhecida pelo engajamento em causas sociais e trabalhos voluntários. Os filhos da homenageada participaram da cerimônia de inauguração, além de representantes dos apoiadores e associados a outros Rotary Clubs do distrito.
l O Rotary Club de Bento GonçalvesSão Francisco , RS, entregou um forno industrial elétrico e uma TV de 65 polegadas ao Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Muçum. A doação ocorreu em 25 de janeiro e foi viabilizada por meio de um projeto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária. A iniciativa teve como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes idosos internados e contribuir para a recuperação do hospital, afetado pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no ano passado.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4700
Rotary Club de Sarandi, RS – O clube e a Casa da Amizade promoveram a 5ª Figada do Bem com recursos destinados aos projetos sociais, em especial o seu Banco Ortopédico.
www.revistarotarybrasil.com.br/4710
Os Rotary Clubs de Cornélio Procópio e Cornélio-Procópio-Sul, PR, em parceria com o Lions Clube e a Pastoral da Criança, realizaram evento de conscientização sobre a vacinação contra a poliomielite que contou com passeio de trenzinho para as crianças.
Rotary Club de Jaguapitã, PR – Por meio do projeto Mãos Solidárias, entregou uma prótese a um morador do município em 26 de fevereiro.
Parte do Paraná Governador:
l Em 21 de fevereiro, o Rotary Club de Irati , PR, realizou o projeto Sorriso Kids de Prevenção em Odontologia: Escovação e Nutrição, na Escola Municipal São Miguel, localizada na zona rural de Irati. Coordenada pelo cirurgião-dentista Luis Duilio Fillus, a iniciativa atendeu 80 crianças de quatro a 11 anos, promovendo a importância da higiene bucal e da alimentação saudável para a prevenção de doenças. Durante a ação, os alunos participaram de palestras educativas e atividades interativas sobre a escovação correta dos dentes. Ao final, foram distribuídos kits de higiene bucal.
Distrito 4751
Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro
Governador: Helvio Pichamone Candido
l O Rotary Club da Serra-Centenário , ES, em parceria com o Rotary Club de Vitória-Praia do Canto, arrecadou 102 litros de leite durante a palestra O líder e a transformação econômica e social das cidades, realizada em 4 de fevereiro na Associação de Empresários da Serra. Voltada a empresários, líderes comunitários e estudantes, foi ministrada pelo professor Jamil Albuquerque, rotariano e presidente da Fundação Napoleon Hill. Todo o material foi doado à Casa de Repouso José Pereira, instituição que oferece cuidados especializados para idosos. O clube também promoveu a 1ª Feijoada Solidária, com renda destinada a seus projetos sociais em prol da comunidade, sendo um deles a doação de uma máquina de costura a uma moradora da cidade.
Parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso
Governadora: Marilene Gomes de Rezende
l Com recursos de um projeto de Subsídio Distrital da Fundação
Rotária, o Rotary Club de Uberaba-Norte, MG, entregou uma centrífuga ao Banco de Leite Humano de Uberaba.
Distrito 4780
Parte do Rio Grande do Sul
Governadora: Patricia Parreira
l O funcionamento do sistema fotovoltaico de energia do Instituto Educacional Caminho da Luz começou em janeiro e já apresentou resultados positivos na redução dos gastos da instituição. O projeto foi viabilizado com recursos do Rotary Club de Bagé-Rainha da Fronteira, RS, com a colaboração de doadores voluntários e as parcerias do Peruzzo Supermercados, Unicred, Unimed e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Além disso, foram promovidos leilões beneficentes para aquisição de materiais necessários para a instalação do sistema.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4770
Rotary Club de Frutal-Sul, MG – Entre as ações promovidas pelo clube nos meses de janeiro e fevereiro, estão a entrega de caixas d’água à Associação Beneficente Presbiteriana e a doação de triciclos ao Educandário Padre Lourenço.
Rotary Club de Uberaba-Águas Cristalinas, MG – Realizou reunião festiva alusiva ao Dia do Convidado com apresentação sobre a história do clube e do Rotary para 24 visitantes.
www.revistarotarybrasil.com.br/4780
Os Rotary Clubs de Bagé, Bagé-Campanha e Bagé-Charrua, RS, em parceria com os Interact Clubs de Bagé, Bagé-Integração e Bagé-Rainha da Fronteira, realizaram uma festa para as crianças da Escola Municipal Reny da Rosa Colares.
Clubes de prestação de serviços humanitários com foco na juventude. Neles, os rotaractianos podem participar de projetos voluntários, conhecer pessoas e fazer amizades, encontrar oportunidades de desenvolvimento profissional e integrar uma rede internacional de jovens.
l Os integrantes do Rotaract Club de Tatuí , SP (distrito 4621), fizeram uma visita ao Recanto do Bom Velhinho Vale da Lua no fim do ano passado para entregar presentes de Natal a cada um dos assistidos pela instituição. Os recursos para a compra das lembranças foram adquiridos por meio de eventos realizados pelos rotaractianos.
Na ocasião, também foi servido um lanche pela Casa da Amizade local com sanduíches, bolos, refrigerantes e sucos.
l Com objetivo de incentivar a prática de esporte e o foco nos estudos entre os alunos da rede pública de ensino, o Rotaract Club de Cruz
Alta, RS (distrito 4660), organizou um mutirão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Puppo em parceria com o Projeto Basketito. Foram doadas tintas e concluídas as pinturas dos muros e de uma das quadras da escola, além de instaladas novas tabelas de basquete. O projeto beneficiará diretamente cerca de 250 crianças que estudam na escola.
l O Rotaract Club de Barão de Cotegipe, RS (distrito 4700), em parceria com a academia By Fitness, promoveu a caminhada Rotaract em Movimento: Rumo ao Fim da Pólio. Com a inscrição no valor de R$ 30, todo o lucro foi doado à Fundação Rotária e à campanha End Polio Now. Em outra ocasião, o clube realizou o Sabor
Solidário, quando produziu e vendeu pizzas em parceria com o On The Road Bar, com recursos utilizados na compra de um armário para a Escola Municipal Arnaldo Grin, localizada em Novo Hamburgo, e que foi atingida pelas enchentes.
l O Rotaract Club de Flores da Cunha, RS (distrito 4700), organizou o 2º PagoSunset (foto), evento que reuniu cerca de 150 pessoas na Casa do Cogumelo e teve parte dos lucros destinada à União Pela Vida Animal, instituição que resgata e cuida de animais. Em outra iniciativa, o clube promoveu uma festa para as crianças do município na praça da Bandeira. O evento teve as parcerias da Rádio Solaris, dos Rotary e Interact Clubs locais e contou com brincadeiras, aplicação de flúor, música ao vivo e conscientização sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e outras doenças.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao
Rotaract Club de São José dos Campos-Amigos de Sanja, RJ (distrito 4571) – Uniu-se à plataforma Wibx para impulsionar a campanha End Polio Now.
Rotaract Club de Jaraguá do Sul-Boa Vista, RS (distrito 4652) – Foi fundado em novembro durante reunião festiva de seu padrinho, o Rotary Club de Jaraguá do Sul-Vale do Itapocu.
Rotaract Club de Erechim, RS (distrito 4700) – Em parceria com outras instituições da cidade, doou 150 quilos de alimentos e promoveu atividades lúdicas e palestras informativas para as crianças do Centro Educativo Cantinho da Luz.
Rotaract Club de Lajeado-Integração, RS (distrito 4700) – Com o apoio de parceiros, realizou um evento para crianças na Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco e um encontro dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Rotaract Club de Iturama, MG (distrito 4770) – Entregou presentes e ofereceu um jantar para crianças e colaboradores da Casa Abrigo.
Programa para jovens de 12 a 18 anos que querem se conectar com pessoas da sua idade, se divertir e ajudar suas comunidades. Os Interact Clubs são patrocinados por Rotary Clubs locais, cujos associados atuam como mentores para seus integrantes na implementação de projetos de serviço e no desenvolvimento das suas habilidades de liderança.
l Com 13 jovens, o Interact Club de Presidente Prudente Rosa dos Ventos/ Sudoeste, SP (distrito 4510), foi fundado e teve sua primeira reunião em 8 de março. O encontro foi prestigiado pelos pais dos interactianos e pelos padrinhos, os Rotary Clubs de Presidente Prudente-Rosa dos Ventos e Presidente Prudente-Sudoeste.
l Os jovens do Interact Club de Uruguaiana-Fronteira Oeste, RS (distrito 4780), participaram da campanha de vacinação contra a pólio com a presença do Zé Gotinha. Em outras ações, o clube organizou atividades lúdicas para as crianças que estavam no posto de saúde central de Uruguaiana e entregou mudas de árvores ornamentais aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Mário Quintana.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao
Interact Club de Santa Rosa, RS (distrito 4660) – Realizou uma campanha de conscientização sobre a importância da vacinação e vendeu picolés com recursos destinados a suas ações sociais.
Interact Club de Bagé-Integração, RS (distrito 4780) – Foi responsável pelo projeto Somando Amor na Casa Dia. Os jovens conversaram e oferecem um lanche para os idosos da instituição.
Formadas por cônjuges e parceiros de rotarianos e rotarianas, apóiam os projetos comunitários desenvolvidos pelos Rotary Clubs e realizam ações próprias.
l As integrantes da Casa da Amizade de Frutal, MG (distrito 4770), entregaram em 22 de fevereiro lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores e toalhas à Casa de Apoio de Uberaba, que acolhe moradores de Frutal em tratamento médico na cidade. A doação foi possível graças a um projeto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária.
l Com recursos próprios e o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, a Casa da Amizade de Iturama, MG (distrito 4770), entregou 200 toalhas de banho para a Creche Deus Menino em 25 de fevereiro.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao
Casa da Amizade de Fronteira, MG (distrito 4770) – Em parceria com o Rotary Club, promoveu palestra sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e das demais doenças relacionadas à saúde do homem.
Casa da Amizade de Frutal-Sul, MG (distrito 4770) – Por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, entregou geladeira e micro-ondas ao Hospital Frei Gabriel. Em outras ações, doou camisetas para a Escola Estadual Vicente Macedo e cestas básicas para famílias do município.
l A presidente do Rotary Club de Vera Cruz, SP (distrito 4510), Cristiane Aparecida Tinetti , foi reeleita vereadora nas últimas eleições e, ao assumir seu terceiro mandato, foi eleita presidente da Câmara Municipal de Vera Cruz.
l Cleiton Ramalho, associado ao Rotary Club de Americana-Ação, SP (distrito 4621), participou de reuniões temáticas da Conferência Municipal de Meio Ambiente e foi eleito como um dos dez representantes de Americana para a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente.
OS 50 MAIS
l Associado ao Rotary Club de Campo Mourão, PR (distrito 4630), João Douglas Fabrício (na foto, ao centro) é o primeiro rotariano do clube a assumir a prefeitura do município de Campo Mourão.
l Conceição Aparecida Santos Fogaça, associada ao Rotary Club de Tubarão-Luz, SC (distrito 4652), foi empossada vice-presidente da diretoria da OAB Subseção Tubarão para a gestão 2025-27.
Fernando Gomes completou 52 anos de associação ao Rotary Club de Jacobina, BA (distrito 4391). Entre os cargos exercidos, ele, que é associado fundador, presidiu o clube e continua participando das reuniões.
Somando
57 anos de serviços prestados ao Rotary, Jair Bellucci é associado fundador e primeiro presidente do Rotary Club de Sorocaba-Norte, SP (distrito 4621). Atualmente ele faz parte da Comissão do Companheirismo Virtual.
Durante
uma reunião solene realizada em 6 de fevereiro, o Rotary Club de Montes Claros-São Luiz, MG (distrito 4760), homenageou o associado Dário Teixeira Cotrim pelos 50 anos de dedicação às causas e projetos do Rotary. Iniciou sua vida rotária em fevereiro de 1975 no Rotary Club de Bocaiúva, do qual foi presidente em 1980-81, passando pelos Rotary Clubs de Montes Claros-Liberdade, Montes Claros-Sul e Montes Claros-União.
Depois do falecimento do papa, o cardeal Lawrence fica encarregado de escolher o novo pontífice. Com os líderes da Igreja Católica reunidos, ele precisará enfrentar disputas e segredos que podem abalar a instituição. O filme, que tem no elenco estrelas como Ralph Fiennes e Isabella Rossellini, foi um dos destaques na edição 2025 do Oscar com oito indicações e acabou conquistando a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.
Globoplay
Netflix
l O filme acompanha o jogador brasileiro durante o ano de 2024, em uma temporada marcada por desafios físicos, conquistas esportivas e uma luta pública contra o racismo no esporte. O atleta do Real Madrid conquistou a Uefa Champions League e recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo no Fifa The Best, feito que um brasileiro não alcançava desde 2007. O documentário é dirigido por Andrucha Waddington e apresenta depoimentos de Carlo Ancelotti, Roberto Carlos, Ronaldo e Benzema.
l Baseada em fatos reais da vida de Paulo Vieira, a série de humor narra as aventuras da dupla de amigos que dá nome à obra, contadas sob a ótica da infância e adolescência do humorista. Seu pai, Luisão (Aílton Graça), e Pablo (Otávio Muller), o melhor amigo deste, são dois sonhadores, cheios de ideias geniais com consequências desastrosas para os que estão ao redor. A ideia do programa surgiu a partir de uma série de postagens de Paulo na rede social X. RB
Podemos dizer que as ofertas tecnológicas disponíveis em 1995 definiram o mundo digital que vemos hoje? Talvez sim. Você pode tirar suas próprias conclusões conferindo estas curiosidades sobre aquele ano:
l O sistema operacional Windows 95 foi lançado em 24 de agosto. Tendo vendido mais de 1 milhão de cópias em apenas quatro dias, o programa tornou-se o segundo mais instalado em 1995. O jogo Doomfoi o primeiro.
l O número total de usuários de internet no mundo era de cerca de 16 milhões, o que representava menos de 1% da população global.
l Em 1995, 14% dos norte-americanos usavam a internet, 20% dos quais ficavam online todos os dias.
l O Netscape Navigator era o navegador mais popular, com cerca de 90% de participação de mercado.
l Os mecanismos de busca online utilizados eram o Alta Vista, Excite, Infoseek, Lycos, WebCrawler e Yahoo! (o Google só seria lançado em 1998).
l Bill Gates lançava em novembro de 1995 o best-seller A estrada do futuro, que descrevia as implicações da revolução da computação pessoal. A curiosidade pelo novo mundo tecnológico era tanta que até quem não tinha o hábito de ler comprou o livro.
l No Brasil, os cursos de informática se disseminaram e eram considerados tão fundamentais quanto os cursos de inglês. Também no nosso país, o termo “micreiro” se tornava de uso corrente nos meios de comunicação, significando “pessoa que tem o hábito de utilizar o microcomputador”.
E na edição de MAIO DE 1995 a nossa revista publicava:
A participação da mulher nos anos 1990 – “Existe mesmo discriminação contra as mulheres?”, era a pergunta com que Carlos Alberto Hernández abria o seu artigo A mulher e o Rotary. “No Rotary existia até há bem pouco tempo”, ele respondia. “Era estatutário, aliás, o preconceito que restringia ao adulto do sexo masculino a admissão ao quadro associativo. E certa vez ouvi da esposa de um de nossos companheiros de clube queixa contra os programas das sessões festivas, geralmente mais ‘leves’ – o que ela considerava verdadeiro insulto à inteligência, à cultura e ao direito de participação das esposas dos rotarianos, tão interessadas quanto estes em assistir palestras sobre assuntos de real interesse e importância, pelo menos do mesmo nível das apresentadas nas reuniões ordinárias, para as quais não são normalmente convidadas.”
“(…) A verdade, porém, é que certos preconceitos ainda subsistem e dificultam ao sexo feminino o acesso a determinadas faixas profissionais, de salários mais elevados, como, por exemplo, os postos executivos das grandes empresas.”
O autor avaliava que o empoderamento da mulher dentro do Rotary era anterior à queda da barreira de gênero, em 1989, tendo as Casas da Amizade sido um veículo dessa valorização. “Elas [as Casas da Amizade] realizam relevante e dedicadíssimo trabalho de integração e benemerência, complementando a obra rotária: ajudam
a mudar a ideia falsa de que o Rotary não seria um clube de serviço, mas uma instituição de caridade ou de filantropia e, ao mesmo tempo, concretizam a junção dos rotarianos e de seus familiares, levando-os ao companheirismo, antessala da amizade!”
Deliberações do Conselho Diretor – Como resultado de uma reunião em 20 e 21 de janeiro de 1995 na cidade de Laguna Niguel, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o Conselho Diretor do Rotary International adotou as seguintes resoluções:
l Rotarianos de todo o mundo foram incentivados “a ajudar a aplacar o sofrimento dos residentes de Kobe, no Japão, devido ao recente terremoto naquela área”.
l Mongólia, Vietnã e três países que haviam integrado a extinta União Soviética – Armênia, Geórgia e a antiga República Iugoslava da Macedônia – foram considerados áreas com potencial para a expansão do Rotary.
l Metas de desenvolvimento do quadro associativo com ênfase na prestação de serviços deveriam ser adotadas pelos clubes e distritos.
l Os clubes e distritos foram estimulados a ajudar os países a se manterem livres da pólio e a promoverem a erradicação da doença naqueles países ainda endêmicos. A meta de então era erradicar a pólio até o ano 2000. RB
Veja as edições antigas da sua Rotary Brasil em revistarotarybrasil.com.br/acervo
A professora pede ao aluno João que se levante da carteira, vá até o mapa e mostre onde fica a América.
– Aqui está – responde o menino depois de colocar o dedo sobre o continente. – Muito bem, João! Agora, meninos, me digam: quem descobriu a América?
E a turma inteira responde em uníssono: – Foi o João! Foi o João!
“E
“Todos os homens precisam de alimento... Mas há outra coisa da qual precisamos: saber quem somos e por que vivemos.”
Jostein Gaarder, filósofo, escritor e professor norueguês (1952-)