A VIDA DE PAUL HARRIS E JEAN EM COMELY BANK E UMA SELEÇÃO DE FRASES DELE PARA NOS INSPIRAR NESTE NOVO ANO
Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo
QUEM SOMOS
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor. www.rotary.org
QUANTOS SOMOS
Em todo o mundo
Rotary Clubs: 36.364; Total de rotarianos: 1.158.427 (72,1% homens, 26,8% mulheres, 1,1% não reportou); Países e regiões geográficas onde o Rotary está presente: 217; Número de distritos rotários: 520; Rotaract Clubs: 9.305 (reunindo um total de 130.968 rotaractianos, dos quais 47% são homens, 46,4% são mulheres e 6,7% não reportaram).
No Brasil
Rotary Clubs: 2.309; Total de rotarianos: 50.743 (66,5% homens, 32,6% mulheres, 0,9% não reportou); Número de distritos rotários: 31; Rotaract Clubs: 575 (reunindo um total de 5.536 rotaractianos, dos quais 50,2% são mulheres, 46,6% são homens e 3,3% não reportaram).
Fonte: Escritório do Rotary International no Brasil (dados de março de 2025).
COMO SE ASSOCIAR
O ingresso no Rotary se dá por meio de convite. Nós podemos colocá-lo em contato com o clube que melhor atende a suas necessidades e interesses: www.rotary.org/pt/get-involved/join
OBJETIVO DO ROTARY
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
Segundo: a difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade;
Terceiro: a aplicação do ideal de servir na vida pessoal, profissional e comunitária de todos os rotarianos; Quarto: a propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir.
A PROVA QUÁDRUPLA
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
1) É a VERDADE?
2) É JUSTO para todos os interessados?
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4) Será BENÉFICO para todos os interessados?
A Prova Quádrupla foi criada em 1932 pelo rotariano Herbert J. Taylor, o qual, posteriormente, presidiu o Rotary International.
ROTARY INTERNATIONAL
CONSELHO
DIRETOR
2025-26
ONE ROTARY CENTER - 1560 SHERMAN AVENUE - EVANSTON, ILLINOIS, EUA CURADORES DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 2025-26
PRESIDENTE
Francesco Arezzo
Rotary Club de Ragusa, Itália
PRESIDENTE ELEITO
SangKoo Yun
Rotary Club de Sae Hanyang, Coreia do Sul
VICE-PRESIDENTE
Alain Van de Poel
Rotary Club de Wezembeek-Kraainem, Bélgica
TESOUREIRO
Patrick Eakes
Rotary Club de Crescent (Greensboro), Estados Unidos
DIRETORES
César Luis Scherer
Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Beira Lago, Brasil
Brian Hall
Rotary Club de Covington, Estados Unidos
Christine Buering
Rotary Club de Altenburg, Alemanha
Christine Etienne
Rotary Club de Petoskey, Estados Unidos
Daniel C. Himelspach
Rotary Club de Denver Mile High, Estados Unidos
Daniel V. Tanase
Rotary Club de Suceava Bucovina, Romênia
Harriette Florence Verwey
Rotary Club de Leiden-AM, Holanda
Isao “Mick” Mizuno
Rotary Club de Tokyo Tobihino, Japão
Jennifer A. Scott
Rotary Club de Central Blue Mountains, Austrália
Jung-Hyun Lee
Rotary Club de Hwasung Taean, Coreia do Sul
K.P. Nagesh
Rotary Club de Bangalore Highgrounds, Índia
Naomi Luan-Fong Lin
Rotary Club de Taipei Lily, Taiwan
M. “MMM” Muruganandam
Rotary Club de Bhel City Tiruchirapalli, Índia
Salvador Rizzo Tavares
Rotary Club de Monterrey Carlos Canseco, México
Suzan Stenberg
Rotary Club de Östersund Åre, Suécia
Wyn Spiller
Rotary Club de Grass Valley, California, Estados Unidos
SECRETÁRIO-GERAL
John Hewko
Rotary Club de Kyiv, Ucrânia
CHAIR
Holger Knaack
Rotary Club de Herzogtum
Lauenburg-Mölln, Alemanha
CHAIR ELEITO
Jennifer E. Jones
Rotary Club de Windsor-Roseland, Canadá
VICE CHAIR
Greg E. Podd
Rotary Club de Evergreen, Estados Unidos
CURADORES
Ann-Britt Åsebol
Rotary Club de Falun-Kopparvågen, Suécia
Bharat S. Pandya
Rotary Club de Borivli, Índia
Carlos Sandoval
Rotary Club de San Nicolás de los Garza, México
Chun-Wook Hyun
Rotary Club de Seoul-Hansoo,
Coreia do Sul
Dennis J. Shore
Rotary Club de Hawthorn, Austrália
Frank Ching-Huei Horng
Rotary Club de Panchiao West, Taiwan
Ijeoma Pearl Okoro
Rotary Club de Port Harcourt, Nigéria
Katsuhiko “Kats” Tatsuno
Rotary Club de Tokyo-West, Japão
Martha “Marty” Peak Helman
Rotary Club de Boothbay Harbor, Estados Unidos
R. Gordon R. McInally
Rotary Club de South Queensferry, Escócia
Stephanie A. Urchick
Rotary Club de McMurray, Estados Unidos
Vicki Puliz
Rotary Club de Sparks, Estados Unidos
SECRETÁRIO-GERAL
John Hewko
Rotary Club de Kyiv, Ucrânia
MUDANÇA PRESIDÊNCIANA
Com a renúncia de Mário César Martins de Camargo, Conselho Diretor do Rotary International seleciona o italiano Francesco Arezzo para liderar a organização em 2025-26
No dia 9 de junho, o mundo do Rotary foi surpreendido pela renúncia de Mário César Martins de Camargo à presidência da organização em 2025-26, período que teve início em 1º de julho. Associado desde 1980 ao Rotary Club de Santo André, em São Paulo, ele seria o quarto brasileiro a liderar o Rotary International. Mário César notificou sua renúncia em 8 de junho à presidente 2024-25, Stephanie Urchick. Por carta, o presidente eleito disse que razões pessoais e obrigações de negócios motivaram sua decisão.
“Agradecemos imensamente os 45 anos de liderança e serviços prestados pelo Mário à nossa organização, bem como o enorme senso de orgulho que sua indicação gerou entre os associados brasileiros”, disse a então presidente em mensagem à Família do Rotary. “Tenho certeza de que ele usará sua experiência e continuará contribuindo para o crescimento do Rotary no Brasil e no mundo. Mais uma vez, quero agradecer ao Mário e à Denise pelo trabalho árduo e dedicação ao Rotary nos últimos 20 meses. Desejamos tudo de bom ao Mário. ”
A ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE
Após a inesperada renúncia do presidente eleito, o Conselho Diretor do Rotary International realizou uma sessão especial em 14 de junho para, de acordo com o código e as normas da instituição, escolher o novo presidente 2025-26 dentre um grupo de candidatos que haviam sido considerados pela Comissão de Indicação para Presidente do Rotary International em agosto de 2023, ocasião em que Mário César havia sido selecionado.
O escolhido foi Francesco Arezzo, associado do Rotary Club de Ragusa, na Itália. Ortodontista, ele atua internacionalmente como membro das Associações Italiana, Europeia e Americana de Ortodontia. Vice-presidente da Associação Nacional de Dentistas Italianos da província de Ragusa, Arezzo foi fundador e, por sete anos, chefe da delegação de Ragusa do Fondo per l’Ambiente Italiano. É Cavaleiro de Honra e Devoção em Obediência pela Ordem Soberana de Malta.
Rotariano há mais de 30 anos, Francesco Arezzo serviu como vice-presidente da Comissão Conjunta
de Planejamento Estratégico e como diretor do Rotary International, além de facilitador de aprendizagem e representante presidencial em Conferências Distritais. Ele é benfeitor da Fundação Rotária e casado com Anna Maria Criscione, uma empresária do ramo de turismo. O casal tem dois filhos. Nas próximas edições da Rotary Brasil, traremos outros detalhes sobre o novo presidente, além de sua coluna mensal publicada nesta página.
UNIDOS PARA FAZER O BEM
Anunciada em fevereiro na Assembleia Internacional, a mensagem presidencial de 2025-26 continua sendo Unidos para Fazer o Bem, convidando os associados do Rotary a ser uma força de união em um mundo cada vez mais dividido por questões políticas, geográficas e ideológicas. Por meio de projetos humanitários, o Rotary reúne pessoas de todas as origens, independentemente de raça, religião e profissão, na missão compartilhada de fazer o bem em suas comunidades. RB
(Com informações do Rotary International)
Na página 18, leia a homenagem da revista ao casal Mário César e Denise
Kênia Hernandes
Rotary International
Mário César Martins de Camargo e Francesco Arezzo (à direita)
VOCÊ TEM COMPANHEIROS AQUI
Pesquisa e texto: Renata Coré
CAMPOS DO JORDÃO, SP
(DISTRITO 4571)
Aarquitetura de influência europeia, o clima mais frio do que a média nacional e as paisagens montanhosas deram à cidade de Campos do Jordão o apelido de “Suíça Brasileira”. Localizado no interior de São Paulo, no maciço da Serra da Mantiqueira – uma das cadeias de montanhas mais elevadas do país –, Campos do Jordão é o mais alto dos municípios brasileiros, considerando-se a altura da sede administrativa. Sua prefeitura está 1.628 metros acima do nível do mar.
Os primeiros habitantes conhecidos da região foram os indígenas puris, caetés, guarulhos e cataguás. A partir do século 16, desbravadores de origem portuguesa começaram a percorrer o local, mas somente em 1874 Campos do Jordão seria fundada, com o surgimento de São Matheus do Imbiri, o primeiro povoado, instalado nas proximidades do Pico do Imbiri e do ribeirão do Imbiri.
A partir do final do século 19, graças ao clima, Campos do Jordão adquiriu fama de bom local para se tratar doenças do pulmão, até que o surgimento de antibióticos específicos, como a isoniazida, na década de 1950, facilitou o tratamento da tuberculose, e a cidade passou então a investir no turismo. Hoje é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo governo de São Paulo e um dos principais destinos de inverno do país, especialmente durante o mês de julho.
Números do Censo Demográfico 2022 indicam que 46.974 pessoas vivem na cidade, que tem no Palácio Boa Vista um de seus grandes destaques. Com a construção iniciada em 1938 e inaugurado em 1964, o palácio, que pode ser visto na foto, é a residência oficial de inverno do governador de São Paulo. Tombado como patrimônio público, é aberto à visitação e abriga mais de 1.800 objetos de arte. Outro destaque da cidade é o Festival de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior festival de música clássica da América Latina. RB
Número de Rotary Clubs: 01
Ano de fundação: 1954
diegograndi/iStockphoto
Capa
l A vida em Comely Bank: neste relato em primeira pessoa, o fundador do Rotary compartilha sua rotina com Jean na famosa casa em Chicago onde eles tomavam chá, ouviam o canto dos pássaros, plantavam árvores e recebiam visitantes do mundo inteiro
Paul Harris
l Palavras vivas que dão frutos: uma seleção de pensamentos de Paul Harris para nos inspirar nos caminhos deste novo ano rotário
18
HOmenagem
Um sonho que era de todos nós: a Mário César Martins de Camargo e Denise Ricardo Franco Teixeira
em Cima dO fatO Mudança na presidência: com a renúncia de Mário César Martins de Camargo, Conselho Diretor do Rotary International seleciona o italiano Francesco Arezzo para liderar a organização em 2025-26
O ROtaRy nO BRasil Nossos governadores distritais em 2025-26
Sergio Afonso
Rotary International
JULHO 2025
nº 1237
MensageM do diretor do rotary international Novo ano, novas perspectivas
César Luis Scherer
MensageM do presidente da rotary Brasil
Julho: o tradicional mês de renovação de energia no Rotary
Ricardo Franco Teixeira
agenda
Uma prévia da programação: o 48º
Instituto Rotary do Brasil terá talk -shows sobre educação e cooperativismo
MensageM do chair da Fundação rotária
Olhe mais de perto
Holger Knaack
Meio aMBiente
Inovando pela sustentabilidade: clubes geram mudanças positivas ao trabalhar por soluções ambientais em suas comunidades
Manoel Magalhães
32 suBsídios de grande escala
Megaempresário nigeriano faz a diferença no mundo: Sir Emeka Offor se compromete a doar
US$ 5 milhões para programa na área de saúde materno-infantil
34
teMa do Mês
Salvando vidas que estão começando: conheça dois projetos que modernizaram e reequiparam UTIs neonatais de importantes hospitais
Tomaz de Alvarenga
Capa: Paul Harris e Jean no icônico jardim de Comely Bank. Design de Armando Santos com foto de arquivo
UNIDOS PARA FAZER O BEM
Bem-vindo a 2025-26! Abrimos o primeiro número deste novo ano rotário com a notícia da renúncia do presidente eleito Mário César Martins de Camargo ao cargo mais alto na gestão do Rotary International e a escolha de Francesco Arezzo, companheiro do Rotary Club de Ragusa, na Itália, para assumir a honrosa incumbência de liderar nossa organização até 30 de junho de 2026 com a mensagem Unidos para Fazer o Bem.
Por essa razão, excepcionalmente não estamos trazendo a biografia do novo presidente, como é tradição em julho. O perfil de Francesco Arezzo será publicado em breve. Leia na página 18 a homenagem da revista ao casal Mário César e Denise.
Para darmos início a essa nova jornada de amizades e serviços, convidamos você a fazer uma visita a Comely Bank, a famosa casa nos arredores de Chicago que foi o lar do casal Paul Harris e Jean por mais de três décadas. E inspirar-se com uma seleção de pensamentos dele, o fundador do Rotary, extraídos do livro Honrando nosso passado: as palavras e a sabedoria de Paul Harris. Não perca a coluna de estreia do diretor 2025-27 do Rotary International, César Luis Scherer, e conheça os companheiros e companheiras à frente dos 31 distritos brasileiros neste período. Julho é o mês dedicado à área de enfoque Saúde Materno-Infantil. Confira a reportagem sobre dois projetos que modernizaram e reequiparam UTIs neonatais de importantes hospitais do país. Boa leitura! Seguimos juntos.
EquipedeJornalismo
38 oportunidade
Candidate-se a uma comissão: as inscrições vão até 15 de agosto
42 projetos que inspiraM
O esporte como ferramenta de transformação e inclusão: atletismo em Porto Alegre, corrida de rua em Cuiabá. Clubes impactam vidas com atividades esportivas
44 centenário
O Concurso de Reportagens da Revista Rotary Brasil está esperando por você
66
unidos para Fazer o BeM
Sua lista de desejos para este ano: como aproveitar ao máximo o período 2025-26
Seções
06 Você tem companheiros aqui
11 Calendário
12 Cartas e recados l Saudades
l A revista nas redes
14 Curtas
16 A seu serviço
41 Notas
46 Subsídios Globais
48 TecSocial
51 Suplemento Rotary em Ação
64 Quarta tela
65 Aconteceu
Revista de Propriedade da Associação Editora Brasil Rotário
Av. Rio Branco, 125, 18º andar CEP: 20040-006 – Sede própria
Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 2506-5600 / Fax: (21) 2506-5601
SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138 (ligação gratuita)
DIRETORIA EDITORIAL E EXECUTIVA 2025-27
Presidente:Ricardo Franco Teixeira
Vice-presidente:Claudio Dutra de Aboim
DiretordeFinanças:Eduardo Costa Garcia
DiretorAdministrativo:Bemvindo Augusto Dias
DiretoradeLogística:Patrícia Magluta
DiretoradeJornalismo:Ivone Sacchetto
DiretoraJurídica:Maria Odete Henriques de Sá
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2025-27
Presidente:Pedro Loureiro Durão
Suplente:Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim
Membros titulares: Adelia Antonieta Villas, Joper Padrão do Espírito Santo e José Carlos Schimidt Murta Ribeiro
Membros suplentes: Alexis Cavichini Teixeira de Siqueira, Raphael José de Oliveira Barreto Neto e Francisco Carlos Santos de Jesus
CONSELHO FISCAL 2025-26
Membros titulares: Fabricio Fernandes de Castro, Paulo Maurício de Oliveira Macedo e Christian Helmer
Membrossuplentes:Carlos Evaristo, José Renato de Miranda e André Ricardo Cruz Fontes
CONSELHO CONSULTIVO DE BENEMÉRITOS
César Luis Scherer, Henrique Vasconcelos, Mário César Martins de Camargo, Paulo Augusto Zanardi, José Ubiracy Silva, José Antonio Figueiredo Antiório, Antonio Hallage, Themístocles Américo Caldas Pinho, Luiz Coelho de Oliveira, José Alfredo Pretoni, Gerson Gonçalves, Mário de Oliveira Antonino, Claudinei de Barros Magalhães (suplente: Dante Bachi Júnior), Ivone Sacchetto, Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim e Milton Ferreira Tito
EXPEDIENTE
Presidente: Ricardo Franco Teixeira
Editor-chefe: Nuno Virgílio Neto – Jorn. Prof. MTB 24490 RJ
Editor adjunto e jornalista responsável: Luiz Renato Dantas – Jorn. Prof. MTB 25583 RJ Redação, site e plataformas digitais: Luiz Renato Dantas, Manoel Magalhães, Maria Lúcia Ribeiro de Sousa, Nuno Virgílio Neto e Renata Coré Diagramação e digitalização: Armando Santos (coordenador), Alex Mendes e Maria Cristina Andrade
Impressão: Log&Print (Empresa do Grupo Print Laser)
Distribuição: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Tiragem desta edição: 43.300 exemplares
E-mail da Redação: jornalismo@revistarotarybrasil.com.br
As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. As visões expressas nesta publicação não são necessariamente aquelas do Rotary International ou da Fundação Rotária. São de propriedade do Rotary International e usadas sob licença as marcas ROTARY, e
A REVISTA
Publicada ininterruptamente desde 14 de novembro de 1924, a Revista Rotary Brasil é a publicação oficial do Rotary em nosso país. Aqui você conhece um pouco do trabalho voluntário dos rotarianos brasileiros e de outros países.
COMO FUNCIONA SUA ASSINATURA
De acordo com o Regimento Interno do Rotary International, todo associado a qualquer Rotary Club deve assinar a revista oficial do Rotary International (Rotary Magazine) ou uma revista regional do Rotary que tenha sido aprovada e prescrita para sua região pelo Conselho Diretor (no caso do nosso país, a Revista Rotary Brasil). Os assinantes podem optar por ler a revista em formato impresso ou digital. Dois rotarianos que morem no mesmo endereço têm ainda a opção de assinar a revista conjuntamente.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Logística.
SUSPENSÃO POR ATRASO DE PAGAMENTO
Também de acordo com as normas do Rotary International, o atraso no pagamento da revista pode resultar na suspensão do seu clube.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Cobrança.
SOBRE O USO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
O leitor que contribui com a Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) por meio do envio de conteúdo – tais como fotos, informações, textos e frases, entre outros – aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela obtenção da autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil), judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por eventuais danos morais e/ou materiais causados à Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) ou a terceiros. Entre os direitos da Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) incluem-se, também, os de adaptação, condensação e edição dos textos e imagens enviados. Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departamento de Jornalismo.
Conheça os canais para falar com nossa equipe
Com o objetivo de ficar ainda mais perto dos leitores, a Revista Rotary Brasil criou o SAC-OUVIDORIA. Gostaríamos de conhecer suas ideias, reclamações e esclarecer dúvidas.
Ligue gratuitamente de qualquer parte do Brasil para 0800-6068-138.
Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Se preferir, envie um e-mail para ouvidoria@revistarotarybrasil.com.br
Para entrar em contato com o Gabinete da Presidência, escreva para gabinete@revistarotarybrasil.com.br
CONTATOS DOS DEPARTAMENTOS
JORNALISMO
Para enviar notícias do seu clube, entre no site www.revistarotarybrasil.com.br, clique em Enviesuanotíciano alto da página e siga as instruções. Ou envie o material para jornalismo@revistarotarybrasil.com.br
LOGÍSTICA
Se precisar atualizar o número de assinantes, o endereço para envio de revistas ou pedir informações sobre a entrega das edições e o acesso à nossa versão digital, escreva para logistica@revistarotarybrasil.com.br
COBRANÇA
Para obter informações sobre o pagamento de assinaturas ou o envio de boletos, o e-mail é cobranca@revistarotarybrasil.com.br
MARKETING
Para anunciar sua empresa na revista e atingir um público de mais de 200 mil leitores em todo o país, entre em contato com marketing@revistarotarybrasil.com.br
No calendário do Rotary, julho é o mês dedicado a olharmos com especial atenção para a saúde de mães e bebês. Estima-se que 5,9 milhões de crianças menores de cinco anos morrem todos os anos em decorrência de causas evitáveis, como desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Para enfrentar essa situação, os associados, ao redor do mundo, desenvolvem iniciativas que oferecem educação, vacinas, kits para partos e clínicas móveis. Também ensinam mulheres a amamentarem e a protegerem a si e a seus filhos de doenças.
01 05
INÍCIO DO ANO 2025-26 NO ROTARY
Sob a mensagem presidencial Unidos para Fazer o Bem, que convida os associados a serem uma força de união em um mundo cada vez mais dividido por questões políticas, geográficas e ideológicas, o italiano Francesco Arezzo, do Rotary Club de Ragusa, inicia sua gestão como presidente do Rotary International.
DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
Celebrada no primeiro sábado de julho, a data, em 2025, terá como tema Cooperativas: Impulsionando Soluções Inclusivas e Sustentáveis para um Mundo Melhor e ocorrerá durante o Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas. Para a ONU, as cooperativas fazem parte de um movimento global por mudança e têm mostrado como é possível construir comunidades fortes priorizando as pessoas, o planeta e o propósito em detrimento do lucro. Uma curiosidade: o registro mais antigo de uma cooperativa vem da Escócia e data de 14 de março de 1761.
20
30
DIA INTERNACIONAL DO XADREZ
Por iniciativa da Federação Internacional de Xadrez (fundada nesse dia em 1924), desde 1966 enxadristas de todo o mundo comemoram a data, que em dezembro de 2019 foi abraçada também pelas Nações Unidas. A ONU reconhece que o esporte, as artes e a atividade física têm o poder de mudar percepções, preconceitos e comportamentos, e considera o xadrez – um dos jogos mais antigos, acessíveis e inclusivos – uma atividade global que promove a justiça, a inclusão e o respeito mútuo, podendo contribuir para uma atmosfera de tolerância e compreensão entre povos e nações.
DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE
A ideia de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre comunidades foi o que motivou a Assembleia Geral da ONU a proclamar, em 2011, o Dia Internacional da Amizade. Também conhecida como Dia do Amigo, a data tem como objetivo promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando a diversidade cultural e o respeito mútuo.
ANOTE NA AGENDA
O tema do próximo mês é Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes
EDIÇÃO DE JUNHO: ENTREVISTA COM O DIRETOR 2023-25 HENRIQUE VASCONCELOS
Parabéns pela dedicação em sua gestão.
Luiz Neri Karloh , governador 2013-14 do distrito 4740, pelo Facebook
A revista trouxe os temas educação e meio ambiente. De fato, como seres humanos conscientes da responsabilidade de sermos rotarianos, esses são dois assuntos que possuem capital importância.
A educação em primeiro plano, pois é com ela que aprendemos a ter consciência da nossa responsabilidade para com todas as pessoas. Em seguida, o meio ambiente, do qual dependemos para nossa própria sobrevivência. Meus parabéns ao Rotary International por priorizar esses temas.
RichardZajaczkowski , associado ao Rotary Club de Francisco Beltrão-Integração, PR (distrito 4640)
Saudades
Os comentários publicados nesta página são extraídos das páginas da revista nas redes sociais e de cartas e e-mails enviados ao nosso Departamento de Jornalismo. No caso das correspondências, elas devem ser enviadas para o e-mail jornalismo@revistarotarybrasil.com.br ou para a Avenida Rio Branco, 125/18º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ/CEP: 20040-006. Em razão do seu tamanho ou para facilitar a compreensão, os textos poderão ser editados.
Telmo Soares, associado ao Rotary Club de Canela, RS (distrito 4670)
NOVO ANO, NOVAS PERSPECTIVAS
Um novo ano no Rotary é sempre momento de renovação e oportunidades para os clubes e distritos definirem metas, decidirem pela continuidade e/ou pela implementação de novos projetos comunitários e fortalecerem laços de amizade e colaboração.
Mas o começo de um novo ano rotário também é tempo de agradecer aos líderes que nos precederam, reconhecendo seu esforço e dedicação por todo o trabalho e todas as conquistas que elevam o Rotary ao status de maior organização global de clubes de serviço, composta de um exército de voluntários que fazem o bem no mundo.
Sônia e eu temos muito a agradecer a centenas de pessoas que, ao longo da nossa vida rotária, nos apoiaram em nosso trabalho e nos fizeram chegar até aqui. Obrigado a cada um de vocês.
Em especial, agradecemos ao casal Henrique Vasconcelos e Renata. Duas pessoas extraordinárias, de coração gigante. Desde o primeiro minuto da nossa indicação ao cargo de diretor do Rotary International, eles nos acolheram e orientaram, mostraram as conquistas, os desafios e oportunidades inerentes a essa função. Uma atitude merecedora dos melhores reconhecimentos.
Henrique me oportunizou trabalhar com os governadores de distrito, aos quais também cabe agradecer, porque eles nos receberam de braços abertos e se envolveram com o projeto de desenvolvimento do quadro associativo.
Com tristeza, recebemos a decisão de Mário César Martins de Camargo, que há 45 anos vem se dedicando às causas rotárias, de renunciar à presidência do Rotary International por motivos pessoais. Uma decisão corajosa, mas compreensível. Todos temos lutas intensas, mas há momentos em que precisamos cuidar de nós mesmos.
Mário César, como o chamamos carinhosamente, e sua companheira Denise sempre nos encantaram com suas mensagens simples e concisas, mas cheias de conteúdo, a exemplo de sua mensagem presidencial, Unidos para Fazer o Bem, que sintetiza a missão de um rotariano.
Além de seu trabalho e dedicação, Mário César deixa como legado a mensagem de que devemos nos dedicar ao desenvolvimento do quadro associativo – que, coincidentemente, tem sido nossa prioridade durante toda a caminhada no Rotary, e à qual pretendemos dar continuidade.
O quadro associativo do Rotary, que começou com apenas quatro pessoas, é um tema apaixonante, revestido de muitos desafios e oportunidades em todos os nossos clubes. Para alcançar sucesso nessa área, nenhuma frente pode ser negligenciada.
É importante buscar alternativas para fortalecer nossos clubes e fidelizar os associados, e para isso, evidentemente, é necessário engajar todos eles em atividades ou projetos que tragam o reconhecimento da comunidade quanto à sua importância – e, por consequência, orgulho e senso de pertencimento. Ou seja: o clube precisa ter uma missão, uma razão de ser, pois esse é o objetivo de um clube de Rotary.
Para ampliarmos nosso impacto e nosso alcance, precisamos nos expandir, ir às comunidades onde ainda não estamos representados. Precisamos identificar essas oportunidades, buscar e unir as pessoas de bem para que elas conheçam e se engajem na filosofia e no trabalho do Rotary.
Este é o nosso grande desafio: crescer para aumentar nossa capacidade de promover o bem em todos os lugares possíveis e formar novos líderes.
Um grande abraço.
César Luis Scherer
Para ampliarmos nosso impacto e nosso alcance, precisamos nos expandir
CURTAS
VIGILÂNCIA CONTINUA FUNDAMENTAL
Há 40 anos, o Rotary lançava o programa Polio Plus, a maior iniciativa de saúde pública do setor privado. Desde então, esses esforços globais para a erradicação da poliomielite reduziram a incidência de casos em 99,9% – e apenas Paquistão e Afeganistão são ainda endêmicos para a doença. Este ano, o primeiro país registrou 11 casos de infecção pelo poliovírus selvagem e o segundo, dois casos. Em 2024, houve um total de 99 registros, 74 dos quais no Paquistão e 25 no Afeganistão.
Também no ano passado, uma cepa da variante do poliovírus originária da Nigéria foi detectada em amostras de águas residuais de nove cidades da Alemanha: Hamburgo, Berlim, Munique, Frankfurt, Stuttgart,
HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO RIO GRANDE DO SUL
Dresden, Colônia, Düsseldorf e Bonn. O agente também foi encontrado em amostras de outros países europeus. Quem fez o alerta foi o médico alemão Christian Schleuss, coordenador End Polio Now no país e associado ao Rotary Club de Hagen, em artigo publicado no site endpolio.org e na revista do Rotary da Alemanha.
“Fundamos a Iniciativa Global para Erradicação da Pólio – e somos responsáveis por sua continuidade”, lembra o rotariano. “Em tempos de crescente apatia em relação ao trabalho humanitário, devemos nos manter firmes e continuar apoiando a maior parceria público-privada de saúde do mundo”, reforça.
l Os associados ao Rotary Club de Cruzeiro do Sul, no distrito 4700, organizaram uma homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul no ano passado. Realizado em 5 de junho, às margens do rio Taquari, o ato solene foi precedido pela Caminhada Luminosa, em que os participantes caminharam portando velas. A catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024 deixou pelo menos 184 mortos e mais de 442 mil pessoas tiveram que deixar suas moradias. Cruzeiro do Sul foi um dos municípios mais atingidos pelas inundações, tendo contabilizado 16 mortos.
O ENCONTRO PAULISTA DE INTERACT CLUBS
l A cidade de Ribeirão Preto foi palco do Encontro Paulista de Interact Clubs, o Enpic, de 2 a 4 de maio. O evento voltou a ser realizado após um hiato de seis anos e nessa última edição reuniu 80 interactianos de cinco distritos – 4480, 4540, 4563, 4590 e 4621 – na Escola Municipal Dra. Eneida Pereira dos Santos Aguiar.
Com o tema The Comeback Game [O Jogo do Retorno, em tradução livre], o Enpic 2025 debateu intercâmbio, resolução de conflitos, DEI (diversidade, equidade e
CURTÍSSIMAS
inclusão), além do impacto transformador do Interact na vida das pessoas, e foi promovido pelo Colégio de Representantes Distritais do Interact do Estado de São Paulo, o Cored Paulista, em parceria com o distrito 4540. Ana Júlia Inocente, associada ao Interact Club de Araraquara e presidente 2024-25 do Cored, presidiu o encontro com o apoio do então governador do distrito 4540, José Roberto Malfará de Souza, e da presidente da Comissão da Juventude desse distrito, Lucciana Abdou.
l O Grupo de Companheirismo de Difusão de Cultura Latina, o RotaLatinos, se reuniu na cidade do Rio de Janeiro de 1º a 4 de maio. Participaram da confraternização rotarianos de sete distritos e quatro países – Brasil, país anfitrião, Peru, Uruguai e Argentina. “Reunimos culturas, idiomas e histórias diferentes, mas um mesmo propósito: servir com alegria e compartilhar o que temos de melhor como latinos”, resumiu Erica Roriz, presidente do RotaLatinos, que tem 20 anos de existência.
l O Rotary Club de Vitória-Jucutuquara, ES (distrito 4751), foi oficialmente reconhecido como entidade de utilidade pública por meio de lei municipal.
l Também na capital capixaba, a Câmara Municipal realizou sessão solene pelos 120 anos do Rotary e pelo Dia Nacional do Rotary. Realizada em 18 de março, a cerimônia homenageou dez ex-presidentes de clubes de Rotary de Vitória e reconheceu o impacto da nossa organização na promoção da paz, saúde, educação e desenvolvimento das comunidades.
l Em abril, o Rotary Club de São Paulo-Penha, SP (distrito 4563), recebeu o selo de Empresa Consciente ESG. O certificado atesta que a entidade exerce uma governança ambiental, social e corporativa responsável.
l O Banco Ortopédico do Rotary Club de Itapema, SC (distrito 4652), foi agraciado com uma Moção de Reconhecimento pela Câmara Municipal de Itapema. A cerimônia realizada em 25 de março destacou a importância humanitária da entidade para as comunidades da cidade e região vizinha. RB
NOTÍCIAS DO ESCRITÓRIO DO ROTARY INTERNATIONAL NO BRASIL (RIBO)
COMECE O PERÍODO 2025-26 COM AS INFORMAÇÕES EM DIA
Oprimeiro mês do novo ano no Rotary é uma ótima oportunidade para acessar o site Meu Rotary e visitar a área de gestão do seu clube. É que o Meu Rotary é o caminho para fazer as alterações necessárias no que diz respeito ao quadro associativo, além de ser uma plataforma para atualizar os dados de contato do clube, verificar e alterar as metas e muito mais.
Caso tenha dúvidas se o seu acesso está correto, vá ao endereço my.rotary.org/pt e verifique a página inicial do site. Após o login, essa página deve mostrar seu nome e o nome do clube.
Se tiver alguma dúvida ou problema em seu acesso, entre em contato pelo telefone (11) 3217-2630 (opção 1) ou pelo e-mail ribo@rotary.org e ajudaremos você.
NOVO ANO DE PROJETOS COM A FUNDAÇÃO
ESCRITÓRIO DO ROTARY
INTERNATIONAL NO BRASIL
www.rotary.org.br
Endereço
Condomínio Comercial Casa das Caldeiras Avenida Francisco Matarazzo, 1752 14º andar / Conjunto 1421
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05001-200
Tel: (11) 3217-2630
Atendimento: de 2ª a 6ª, das 8h às 17h
DEPARTAMENTOS
Gerente e Fundação Rotária Edilson Gushiken edilson.gushiken@rotary.org
Suporte a Clubes e Distritos
Caio Cruz (supervisor) caio.cruz@rotary.org
Financeiro
Carlos Eduardo de Araujo (supervisor) carlos.araujo@rotary.org
I niciamos o novo ano no Rotary com ainda mais entusiasmo, com uma Fundação Rotária forte e pronta para apoiar projetos que fazem o bem no mundo! Suas contribuições aos nossos fundos e, especialmente, seu envolvimento em projetos seguem sendo fundamentais. O Ribo está à disposição para apoiá-los! Topdesigner/iStock.com
Perfis oficiais do Rotary Brasil nas redes sociais facebook.com/rotarybr twitter.com/RotaryBrasil linkedin.com/showcase/rotary-brasil
Sede mundial do Rotary International 1560 Sherman Avenue, Evanston, Il 60201 USA
Phone: 00-21-1847 866-3000
Fax: 00-21-1847 328-8554
Atendimento: das 8h30 às 17h (horário de Washington)
Estamos prontos para ajudá-lo!
JULHO: O TRADICIONAL MÊS DE RENOVAÇÃO DE ENERGIA NO ROTARY
Julho é o primeiro mês do calendário anual do Rotary e, por isso, um momento de mudanças. A cada ano, neste mês, ocorre a renovação da maioria dos cargos de dirigentes e colaboradores da nossa instituição global. Com essa regra inteligente, evita-se o cansaço extremo por tempo de serviço. Em julho, uma nova equipe, mundial, regional e local, assume o comando. Queremos, portanto, dar as boas-vindas a todos aqueles que estão assumindo novas atribuições e desejar-lhes muito sucesso!
É também este o mês em que um novo presidente assume a liderança do Rotary International. Este ano tivemos uma situação atípica, pois o companheiro Mário César Martins de Camargo, o quarto presidente brasileiro eleito para o cargo, por motivos de ordem pessoal, tomou a difícil decisão de renunciar antes de ser empossado.
Com a renúncia do presidente eleito Mário César, o Rotary International, seguindo as regras estabelecidas, escolheu o companheiro Francesco Arezzo, do Rotary Club de Ragusa, na Itália, para substituí-lo. Ao presidente Francesco Arezzo os nossos votos de sucesso nessa nobre missão que é presidir uma instituição como a nossa.
A notícia da renúncia de Mário César e a eleição do companheiro Francesco Arezzo não poderiam deixar de ser a primeira matéria desta edição, seguida por uma breve homenagem da revista ao casal Denise e Mário César Martins de Camargo.
E, para que lembremos das nossas
origens, do nosso propósito e do ideal dos fundadores do Rotary, esta edição traz na capa o grande inspirador da nossa atuação: Paul Harris. Inclui também uma matéria sobre ele e sua esposa, Jean, e apresenta alguns dos seus pensamentos, extraídos do livro Honrando nosso passado: as palavras e a sabedoria de Paul Harris.
Pela primeira vez, a coluna Mensagem do diretor do Rotary International é assinada pelo recém-empossado César Luis Scherer, a quem parabenizamos e desejamos uma profícua gestão. E aproveitamos para estender os votos de sucesso da nossa Rotary Brasil a todos os governadores, presidentes de clube e demais destacados companheiros e companheiras que aceitaram dedicar boa parte do seu tempo a atividades tão necessárias ao cumprimento da nossa missão. Temos certeza de que vocês farão a diferença e teremos muito a noticiar neste período!
E como julho é o mês dedicado à área de enfoque Saúde Materno-Infantil, esta edição inclui uma reportagem especial sobre dois projetos de Subsídios Globais que modernizaram e reequiparam UTIs neonatais em dois importantes hospitais – um na cidade de São Paulo e outro em Toledo, no Estado do Paraná.
Por fim, temos também uma matéria sobre o Concurso de Reportagens 100 Anos da Revista Rotary Brasil, aberto a jornalistas e estudantes de jornalismo. Contamos com você para nos ajudar a divulgá-lo.
Boa leitura! RB
Votos de sucesso da nossa
Rotary Brasil a todos os governadores, presidentes de clube e demais destacados companheiros e companheiras
Ricardo Franco Teixeira
UM SONHO QUE ERA DE TODOS NÓS
A Mário César Martins de Camargo e Denise
Ricardo Franco Teixeira*
Odia 7 de agosto de 2023 foi especial na história do Rotary no Brasil. Naquela data, soubemos que, pela quarta vez desde a criação do Rotary, em 1905, teríamos um brasileiro na presidência da organização, agora neste período 2025-26. Tratava-se de um destacado rotariano, com bons serviços prestados ao Rotary tanto no seu país de origem quanto internacionalmente.
Apaixonado pela instituição, Mário César Martins de Camargo havia sido intercambista na juventude e é fluente em diversos idiomas. Tinha, e tem, entre outros predicados, uma sólida formação acadêmica com uma visão estratégica diferenciada e moderna. É associado a um dos maiores e mais ativos clubes do país, o Rotary Club de Santo André, em São Paulo, onde contribuiu com inúmeros serviços prestados à comunidade. Sua trajetória no Rotary International, onde serviu como diretor e curador da Fundação Rotária, o qualificava para ocupar a posição para a qual foi escolhido.
E, entre muitos outros pontos a seu favor, formava e forma com sua esposa Denise um harmonioso e simpático casal, atento e atencioso com todos. Não havia dúvida, portanto, de que Mário César era uma excelente escolha para liderar nossa instituição em nível global.
A notícia fez com que o Rotary no Brasil festejasse como se cada um de nós tivesse sido o escolhido. Somos predominantemente latinos, emocionais, intensos. E por isso, mesmo sem consultar Mário César, começamos imediatamente a sonhar e a fazer planos. Planos grandiosos, com todos nós imbuídos do espírito de contribuir para uma gestão que ficasse na história da nossa organização. A equipe de Mário César imediatamente passou a ser de mais de 50 mil rotarianos brasileiros.
Logo que tomei conhecimento da indicação, liguei para parabenizá-lo e convidá-lo para participar de uma live da nossa revista. Live histórica. Realizada em 20 de setembro
de 2023, desde então a gravação da transmissão somou mais de 58 mil visualizações em nossos perfis no Facebook e no YouTube. Enviei o link para amigos e conhecidos, não rotarianos, para que tomassem conhecimento da conquista brasileira e se interessassem por esse novo momento do Rotary em nosso país. Recebi inúmeros, incontáveis mesmo, comentários sobre a inteligência e o preparo demonstrados por Mário César naquele bate-papo. Se você não assistiu, leitor, aproveite para fazê-lo. O vídeo está facilmente acessível no canal do YouTube da revista.
A partir da indicação, Mário César e Denise tornaram-se cidadãos globais. Recebidos com festa, aonde chegavam encantavam a todos e deixavam mensagens ao mesmo tempo inspiradoras, motivadoras e realizadoras. Por onde passavam crescia a legião de companheiros rotarianos entusiasmados pela perspectiva da chegada do casal ao pódio da gestão do Rotary International. Um dos pontos altos dessa maratona do bem foi, sem dúvida, a Assembleia Internacional de fevereiro deste ano, relatada pela governadora Adelia Villas em matéria assinada por nosso editor-chefe, Nuno Virgílio Neto, na edição passada da revista com o título Com as cores e a alegria do Brasil. Estava tudo indo como esperado. O período 2025-26 seria inesquecível.
Infelizmente, no dia 9 de junho, com grande consternação, tomamos conhecimento, por intermédio de uma mensagem divulgada pelo próprio Mário César, de que ele havia decidido renunciar ao cargo por motivos de ordem pessoal. Mas que continuaria conosco, como bom rotariano que é e sempre foi.
A mensagem que queremos que Mário e Denise guardem no fundo do coração é que esse ano e meio durante o qual aguardamos a posse deles no pódio do Rotary International foi de muitos planos, um tempo muito produtivo e feliz. Valeu a pena. Vocês nos fizeram sonhar! Muito obrigado! RB
*O autor é presidente da Rotary Brasil
A VIDA EM COMELY BANK
Neste relato em primeira pessoa, o fundador do Rotary compartilha sua rotina com Jean na famosa casa em Chicago onde eles tomavam chá, ouviam o canto dos pássaros, plantavam árvores e recebiam visitantes do mundo inteiro
Paul Harris
Em um dia de inverno, eu caminhava pela Longwood Drive, em um bairro suburbano de Chicago. A estrada contorna uma colina conhecida como “the Ridge”, que se estende por vários quilômetros na direção sudoeste – uma característica incomum em Chicago, já que a maior parte da cidade fica em terreno plano. As casas no lado oeste da estrada foram construídas na crista da colina que a acompanha.
Naquele dia em particular, a colina estava coberta de neve e muitos jovens escorregavam com trenós sem se preocupar com os direitos de propriedade envolvidos. Nenhum proprietário, no entanto, parecia disposto a questionar os direitos daqueles jovens de fazer dos gramados um território comum.
A imagem parecia tão fiel à vida na Nova Inglaterra que eu conhecia e amava que me veio um pensamento: se algum dia eu fosse ter minha própria casa, seria no topo daquela colina da Longwood Drive. O momento chegou mais cedo do que eu esperava. Em uma das minhas caminhadas pelo campo do Chicago Prairie Club, conheci uma bela moça escocesa que, consternada com um rasgo em minha jaqueta, se ofereceu para consertá-la. Foi assim que ela acabou se metendo em encrenca, pois não demorou muito para que eu convencesse Jean Thomson a se tornar a Sra. Paul Harris.
Paul e Jean desfrutam de um momento de tranquilidade na casa que dividiram ao longo de 35 anos
Casei com minha doce Jean em 1910 e, dois anos depois, adquiri uma casa na colina. Demos o nome de Comely Bank ao nosso lar, em homenagem à rua em Edimburgo [capital da Escócia] onde Jean passou os dias de sua infância e juventude – e durante os trinta e tantos anos em que somos proprietários, nenhum menino jamais teve o uso gratuito do nosso gramado recusado quando chega a época dos trenós.
Como eu poderia recusá-los? Como os amigos travessos da minha infância, eles são uns pequenos traquinas! Durante esta Segunda Guerra Mundial, muitos deles têm lutado por nós em terras estrangeiras, nos mares e nos céus, muito, muito longe de casa. Que Deus abençoe e proteja os travessos de nossa amada terra!
A grande cidade fica cada vez mais perto de nós à medida que sua população aumenta e, com o passar dos anos, quase podemos sentir sua respiração. No entanto, ainda estamos nos arredores e dez minutos em nosso carro são suficientes para nos levar à região agrícola de Illinois, onde campos de trigo e milho, pastagens e bosques nos dão a sensação de termos conseguido escapar.
Do outro lado da estrada, na diagonal de nossa casa, havia, nos primeiros anos de nossa vida de casados, um refúgio ideal para pássaros, do qual tínhamos muito orgulho. Todo o quarteirão era coberto por uma vegetação de macieiras silvestres tão densas e tão cravejadas de espinhos longos e
Observado pelo vizinho e amigo Silvester Schiele, um dos quatro primeiros rotarianos da história, Paul coloca comida para as aves que frequentam o jardim
afiados que ofereciam aos pássaros ampla proteção contra cães e gatos. Como refúgio, era especialmente popular entre os pintarroxos que se reuniam lá durante o período de acasalamento e construção de ninhos. Milhares deles apareciam e se instalavam temporariamente a cada primavera. O ar ficava cheio de música.
Nunca consegui saber por que essas criaturas distintas consideravam essa proteção criada pelos céus indesejável para sua residência permanente. Que eu saiba, nenhum tordo jamais pensou em construir um ninho permanente nas macieiras da Longwood Drive. Todos eles eram futuros papais e mamães, e imagino que os futuros papais gostem de dar uma olhada nas futuras mamães e, depois de fazer sua escolha, sair com as moças de sua preferência para encontrar um lar longe da multidão de pombinhos.
Em uma manhã, depois que os pássaros saíram em sua expedição para encontrar um lar, tratores arrastaram as árvores pelas raízes. Ao final do dia, não restava nenhuma. Quando os tordos voltaram e testemunharam a depredação cometida durante sua ausência, ficaram atordoados. O barulho das asas batendo e seus gritos eram ensurdecedores. Era possível imaginar que, em linguagem de pássaro, estivessem berrando: “Ladrões! Ladrões! Esses humanos vorazes não apenas saquearam nossas casas, como levaram junto tudo que era nosso! Já se viu coisa parecida?”.
Fotos de arquivo
Em menos de 90 dias, um prédio de apartamentos com capacidade para 500 seres humanos foi erguido onde antes havia um santuário de pássaros. A estrutura era bonita e a propriedade tinha um bom paisagismo, mas para onde foram nossa privacidade e a sensação de sermos “gente do campo”? Bem, tínhamos que tirar o melhor proveito disso e foi o que fizemos. Encontramos uma compensação no pensamento de que quase 500 seres humanos haviam fugido do barulho e da confusão da cidade e que as luzes cintilantes de dezenas de janelas lançariam uma certa hospitalidade própria.
Minha esposa e eu tentamos fazer o melhor uso possível de Comely Bank. Recebemos dezenas de rotarianos de todas as partes do mundo, às vezes com convidados de até oito países diferentes à mesa ao mesmo tempo. Em homenagem aos visitantes,
plantamos muitas árvores em nosso jardim da amizade. Muitos desses hóspedes tão honrados já partiram para o Grande Além, mas as árvores ainda permanecem como memoriais da nossa amizade. E assim chegamos ao fim da nossa jornada, e Jean e eu estamos sentados ao lado da lareira, tomando uma xícara de chá. Quem se casa com uma escocesa precisa adquirir o hábito de sentar-se à lareira e tomar chá preto – de fato, uma pausa deliciosa nas preocupações e obrigações do dia.
Se o chá está bom e o fogo arde alegremente, é um momento de recreação e descanso. Uma boa maneira de terminar o dia.
Em nossa lareira, dezenas de amigos de todos os cantos do mundo nos encantaram com sua presença. Eles vieram como resultado de uma muda que eu plantei em 1905. O primeiro Rotary Club foi essa muda. Ela cresceu e se tornou uma árvore grandiosa, à sombra da qual é um prazer viver.
Nesta noite, meus pensamentos vagam naturalmente. Ninguém sabe por quanto tempo esses pensamentos teriam continuado, se não fosse a voz de Jean que me despertou: “Ora, veja só! Acho que você estava dormindo, Paul. Acorde e tome mais uma xícara de chá; o fogo está se apagando e logo precisaremos ir para a cama.” Assim é a vida em Comely Bank. RB
Artigo publicado na edição deste mês da revista Rotary Magazine. Adaptado do livro My road to Rotary: The story of a boy, a Vermont community, and Rotary [Meu caminho até o Rotary: A história de um garoto, uma comunidade em Vermont e o Rotary, em tradução livre], de Paul Harris, publicado postumamente em 1948. Acesse o texto original em on.rotary.org/MRTR.
Em sua próxima viagem a Chicago, visite: Casa de Paul Harris: paulharrishome.org Sede do Rotary International: rotary.org/visit
Jean Harris caminha entre as árvores plantadas em homenagem a visitantes do mundo inteiro
PALAVRAS VIVAS QUE DÃO FRUTOS
Uma seleção de pensamentos de Paul Harris para nos inspirar nos caminhos deste novo ano rotário
As últimas páginas não deixam dúvidas: Paul Percy Harris (1868-1947), o homem que inventou o Rotary, era um inspirado amigo das palavras. Num tempo em que as distâncias do mundo eram maiores, foi por meio da palavra que ele plantou suas ideias e sonhos nas mentes e nos corações de outros homens – seja nos discursos que pronunciou em suas muitas andanças pela Terra, seja em seus livros, diários e artigos nas nossas revistas.
PROGRESSO
“Este é um mundo em transformação; devemos estar preparados para acompanhar as mudanças. A história do Rotary terá que ser reescrita muitas e muitas vezes.”
PAZ
“O Rotary é uma força de união em um mundo onde prevalecem forças de desintegração; o Rotary é o microcosmo de um mundo pacífico, um exemplo que as nações fariam bem em seguir.”
SERVIÇOS
À COMUNIDADE
“Da mesma forma que um indivíduo que se furta de prestar serviços à comunidade não tem o direito de considerar-se um cidadão completo, nenhum Rotary Club da atualidade que seja indiferente ao bem-estar da cidade em que está localizado atinge a estatura de um Rotary Club maduro.”
VALORES
“A vida é mais do que aço, motores e trilhos, mais do que os negócios. Os negócios são meios para atingir um fim, não o fim em si. As palavras mais doces, sejam faladas ou escritas, não são ações, apólices, juros e dividendos. As palavras mais doces, sejam faladas ou escritas, são mãe, pai, esposa, filho, filha, amigos. Elas representam o patrimônio imperecível da vida.”
FRATERNIDADE E COMPREENSÃO
MUNDIAL
“Deus permita que minha percepção dos defeitos da humanidade se atenue e que minha visão de suas virtudes se intensifique.”
SUCESSO
“Hoje em dia o indivíduo que está em melhor situação não é aquele que possui a maior garra ou a maior presa. É aquele que se conscientizou plenamente de que seu sucesso depen-
Neste mês em que damos início a mais um ano no Rotary, fomos buscar inspiração em nosso fundador com esta seleção de pensamentos extraídos do livro Honrando nosso passado: as palavras e a sabedoria de Paul Harris, publicado pelo Rotary International em 1996. Palavras de ontem que permanecem vivas e dando frutos como as incontáveis árvores da amizade plantadas por esse visionário nos muitos caminhos por onde passou.
de do sucesso dos outros homens na comunidade em que ele vive; de que o sucesso de sua comunidade depende do sucesso de outras comunidades; de que ninguém basta a si mesmo; de que nenhum homem alcança o sucesso sozinho.”
O IDEAL DE SERVIR
“Desde os tempos imemoráveis, os grandes homens têm proclamado, por meio de palavras e de ações, sua adesão à doutrina que o Rotary resumiu no lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Quem arriscará dizer que o objetivo do Rotary é inatingível?”
INSPIRAÇÃO
“Mantenhamos nossos corações fortes, nosso entusiasmo jovem, nossa esperança elevada. Enquanto estivermos imbuídos desse espírito, o Rotary jamais morrerá.”
TOLERÂNCIA
“A amizade foi a pedra fundamental sobre a qual o Rotary foi construído, e a tolerância é o elemento que o sustenta. Haveria energia atômica suficiente em cada Rotary Club para explodi-lo em mil pedaços se não fosse pelo espírito de tolerância.”
SOBRE O PAPEL DELE NO ROTARY
“Atribuíram a mim uma visão profética e a inspiração para criar algo excepcional, como se eu tivesse sido possuído por uma dose extraordinária de genialidade. Mas isso não é verdade. Existem apenas duas características que eu possuo em grau mais elevado do que o normal: uma fé inabalável e um considerável grau de determinação.”
A HISTÓRIA DO ROTARY
“Existirão sempre aqueles que continuarão a nutrir profundo interesse pelas organizações locais; outros para os quais o trabalho nacional do Rotary será mais sedutor; e haverá ainda aqueles para os quais a possibilidade de um Rotary internacional será a mais atraente. Há lugar para todos e oportunidade para que cada um sirva ao Rotary da maneira que melhor lhe aprouver, dentro da área de sua escolha.”
SOBRE O ROTARY
“Independentemente daquilo que o Rotary represente para nós, no resto do mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.”
“O Rotary continuará a ser caridoso, mas pode fazer mais do que isso; façamos com que o Rotary extermine a causa que faz necessária a caridade.”
“Esforços individuais, quando bem direcionados, podem realizar muito, mas o bem maior virá, necessariamente, do esforço conjunto de muitos homens. Esforços individuais podem atender necessidades individuais, mas esforços conjuntos são dedicados a servir à humanidade.”
SABEDORIA
“As maiores doações dos grandes homens são doações universais. Aquele que contribui para a soma total do conhecimento humano não é apenas benfeitor de uma nação; ele é benfeitor do mundo. Que nação é grande o suficiente para apoderar-se da alma de um Pasteur, de um Lincoln ou de um Rhodes? Que nação herdou Shakespeare, Dickens, Goethe ou Dante?”
AMIZADE
“Aquele que encontrar o bem nos outros será recompensado pois os outros, com certeza, nele encontrarão o bem. De todas as tristes e solitárias criaturas na Terra, a mais desesperançada é aquela que não ama os seus semelhantes.”
“Sorrisos são símbolos de amizade. Existem muitos deles dentro de você. Não os aprisione. Liberte-os nas horas e nos lugares certos e seus efeitos benignos o acompanharão até as portas da eternidade.”
“O Rotary é um pioneiro desbravando os caminhos da mais bela e ao mesmo tempo da mais poderosa das concepções e aspirações humanas, a abrangente amizade.”
VIAGENS
“Existe um fato que se destaca claramente, com a grandeza de um monte Olympus ou Fujiyama. É o fato de que todos os países precisam de todos os países; nenhum deles pode ser deixado de lado.”
AS NOVAS GERAÇÕES
“Se eu pudesse voltar aos meus tempos de infância, e se pudesse remanejar as coisas a meu gosto, uma das primeiras coisas que faria seria melhorar o relacionamento com os adultos ao meu redor. Haveria poucos problemas entre as pessoas se todos se entendessem. Todos os homens devem tentar, na medida do possível, enxergar as coisas através da ótica do menino, para poder verdadeiramente ajudá-lo.”
PALAVRAS FINAIS
“Rotarianos frequentemente me perguntam ‘Quando você fundou o Rotary, pensou que ele iria chegar a algo assim?’. Não, em 1905 eu não imaginava um movimento mundial com 6.000 clubes e 300 mil homens. Quando um homem planta uma pequena e pouco promissora muda no começo da primavera, pode ele ter certeza de que essa muda um dia se tornará uma poderosa árvore? Não tem ele que contar com a chuva e com o sol – e com o sorriso da Divina Providência? Quando ele vir o primeiro broto – ah, então sim poderá começar a sonhar com a sombra da árvore.”
Publicada na edição de fevereiro de 1947 da The Rotarian (hoje Rotary Magazine), a mensagem acima foi a última do fundador do Rotary a seus companheiros de todo o mundo. Paul Harris nos deixou em 27 de janeiro de 1947. Para conhecer mais sobre a história de 120 anos da nossa organização, escaneie o QR code. RB
NOSSOS GOVERNADORES DISTRITAIS 2025-26
Apresentamos os rotarianos que terão como missão em 2025-26 administrar os 31 distritos brasileiros. Nossos líderes serão responsáveis por motivar mais de 2.300 clubes de Rotary e seus mais de 50.700 associados por todo o país. Entre as inúmerias tarefas objetivas desses governadores e governadoras, encontram-se:
l Fortalecer clubes, formar novos clubes e ampliar o quadro associativo;
l Incentivar as doações e o apoio à Fundação Rotária;
l Promover a imagem pública do Rotary e ser porta-voz do distrito;
l Conduzir a Conferência Distrital e outros eventos;
l Trabalhar com o governador eleito e outras lideranças distritais.
A todos eles, a Revista Rotary Brasil dá as boas-vindas e deseja muito sucesso nesta jornada iniciada em 1º de julho.
4391: Yara Maria Lima e Cruz
Rotary Club de Feira de Santana-Portal do Sertão, BA
4420: Luiz Pirola
Rotary Club de Santo André-Norte, SP
4440: Ivonei Resmini
Rotary Club de Rondonópolis-Leste, MT
4470: Carlos Henrique Rodrigues Pedroso
Rotary Club de Campo Grande-São Francisco, MS
4480: Marco Maset
Rotary Club de Monte Aprazível, SP
4490: Carlos Murilo Santa Cruz Ferreira
Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, CE
4500: André Luiz Castelo Branco
Rotary Club de Caruaru-Sul, PE
4510: Marco Antonio Araújo
Rotary Club de Bauru-Aeroporto, SP
4521: José Roberto Toledo
Rotary Club de Santos Dumont, MG
4530: Dina Machado
4560: Sebastião Wagner Valim
Rotary Club de Varginha, MG
4563: Diva Fonseca
Rotary Club de São Paulo-Aclimação, SP
4571: Claudinei Magalhães
Rotary Club de Piquete, SP
4590: Antonio Soares
Rotary Club de Jundiaí, SP
4621: Sueli Rodrigues
Rotary Club de Avaré-Jurumirim, SP
4630: Celso Yoshiaki Miyamoto
Rotary Club de Borrazópolis, PR
4640: Wilson José Schiavinato Júnior
Rotary Club de Toledo-Integração, PR
4652: Luiz Búrigo Simões Mattos
Rotary Club de Itapema, SC
4660: João Estula
Rotary Club de Santa Maria-Sul, RS
4670: Silvio José Fonseca Ourique
4700: Valmor Kaufmann
Rotary Club de Teutônia, RS
4710: Irma Paiva
Rotary Club de Bandeirantes, PR
4720: José Leonardo Campos Pinheiro
Rotary Club de Parauapebas, PA
4730: Marcelo Passos
Rotary Club de Curitiba-Parque Barigui, PR
4740: Elton Daltoe
Rotary Club de São Miguel do Oeste, SC
4751: Maria Luzia Borges Amaral Ramos
Rotary Club de Itaperuna, RJ
4760: Oabi Gebrim Júnior
Rotary Club de Patos de Minas, MG
4770: Fábio Velasco de Azevedo Fayad
Rotary Club de Goiânia, GO
4780: Carmem Calvette Brancher
Rotary Club de Jaguarão, RS
UMA PRÉVIA DA PROGRAMAÇÃO
O 48º Instituto Rotary do Brasil terá talk-shows sobre educação e cooperativismo
De 4 a 7 de setembro, Maringá, no Paraná, sediará o 48º Instituto Rotary do Brasil, maior evento do calendário anual do Rotary no país, concentrando associados de todos os cantos do Brasil e do exterior. Com uma vasta programação, o evento prevê dois talk-shows. O primeiro, em 5 de setembro, terá a participação do presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço, e do prefeito de Maringá, Silvio Barros, que tratarão do tema o campo, a cidade e o cooperativismo. O outro, no dia 6, abordará o tema educação, com Wilson de Matos Silva, reitor da UniCesumar, e Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International e atual chair da Fundação Rotária.
CAMPO E CIDADE
Com décadas de experiência à frente de uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, Luiz Lourenço traz a visão do campo, a força da produção, a importância da cooperação entre agricultores e o impacto socioeconômico do cooperativismo rural.
Silvio Barros, por sua vez, é referência nacional e internacional em sustentabilidade urbana e atuou em diversos projetos e missões no exterior que con-
solidaram sua trajetória no assunto. Sua visão e experiência contribuirão para a perspectiva da cidade, mostrando que políticas públicas e planejamento urbano podem dialogar com a produção rural para construir cidades mais integradas.
EDUCAÇÃO
A presença de dois líderes com visões amplas e complementares – um do setor educacional brasileiro e outro do Rotary em âmbito internacional –oferecerá ao Instituto uma abordagem sólida sobre como a educação pode transformar realidades. Com esse painel, o Rotary, que historicamente investe em alfabetização, bolsas de estudos e formação de lideranças, reforça sua vocação em prol da educação.
Durante seu mandato à frente do Rotary International, Holger Knaack destacou a importância de preparar as novas gerações para um futuro melhor.
Já Wilson de Matos representa um caso de sucesso em educação inovadora, com inclusão e expansão do acesso.
Confira a programação do Instituto e faça a sua inscrição acessando www.institutorotarybrasil.org.br.
Com informações disponibilizadas pela organização do evento. Agradecimentos: Larissa Nakao
Parque do Ingá: unidade de conservação florestal é um dos atrativos de Maringá
LUIZ LOURENÇO HOLGER KNAACK
SILVIO BARROS WILSON DE MATOS
OLHE MAIS DE PERTO
Quando você entrou no Rotary, é bem provável que tenha sido movido pelo desejo de fazer uma diferença duradoura. Arch Klumph também pensava assim.
Ao propor a criação da Fundação Rotária, em 1917, ele imaginou algo que iria além de um fundo. Ele visualizou um instrumento permanente para que os associados do Rotary servissem às suas comunidades e gerassem mudanças reais e sustentáveis. Mais de um século depois, essa visão continua viva – graças à sua dedicação e à estrutura única da Fundação, que permite aos associados identificar e enfrentar problemas globais em todas as esferas.
Hoje, não pedirei a você uma doação. Em vez disso, quero convidá-lo para ver a Fundação Rotária com um novo olhar. Imagine uma instituição de caridade conduzida pelos próprios associados. Uma missão global realizada por quem realmente acredita nela. Uma fundação que traduz os valores que compartilhamos – promovendo acesso à água potável, educação de qualidade, o fim da poliomielite, o fortalecimento de economias locais por meio do empreendedorismo e a paz duradoura por intermédio da mediação de conflitos.
Não parece uma organização inspiradora? A Fundação Rotária conquistou respeito em todo o mundo, e isso se deve à confiança que construímos. Após o sucesso do nosso Subsídio de Grande Escala na Zâmbia, a Fundação Gates e a Visão Mundial nos convidaram novamente para liderar – e assim nasceu o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis, um investimento de US$ 30 milhões em quatro países africanos.
Somos eficientes, estratégicos e guiados por uma equipe de funcionários altamente qualificada e voluntários verdadeiramente engajados. Nossa Fundação recebe, de forma consistente, as melhores avaliações no Charity Navigator. E a Fundação Gates equipara nosso compromisso anual com a erradicação da pólio na proporção de 2 para 1, adicionando US$ 100 milhões à nossa causa todos os anos. Isso é confiança colocada em ação.
Estamos presentes mesmo em zonas de conflito. Em Gaza, um único caso confirmado de poliomielite levou a uma trégua humanitária, permitindo que equipes de saúde vacinassem crianças e contivessem um possível surto. O Rotary ajudou a financiar essa resposta urgente. Mais uma vez, demonstramos ser um parceiro confiável em momentos críticos.
Temos motivos para nos orgulhar do impacto que causamos. Agora, voltamos nosso olhar para a frente, rumo à ambiciosa meta de arrecadar US$ 500 milhões no período 2025-26. E podemos alcançá-la juntos, com coragem e determinação, apoiando uma Fundação que realiza ações igualmente ousadas.
O Rotary não vai desaparecer – porque o Rotary está em todo lugar! Essa é a nossa força. Essa é a nossa oportunidade única. Faça parte do legado da Fundação Rotária. Um legado do qual Arch Klumph teria orgulho. Um legado que já transformou o mundo, e continuará transformando, enquanto todos seguirmos fazendo parte dessa história.
A Fundação Rotária conquistou respeito em todo o mundo, e isso se deve à confiança que construímos
Holger Knaack
Resíduos orgânicos da merenda escolar de uma escola em Penápolis, SP, viram biofertilizante
INOVANDO PELA SUSTENTABILIDADE
Clubes geram mudanças positivas ao trabalhar por soluções ambientais em suas comunidades
Manoel Magalhães
Oimpacto social do investimento no meio ambiente é transformador. Projetos de reflorestamento, de alimentação saudável e sustentável ou de limpeza de rios mudam a paisagem e a qualidade de vida das comunidades. Buscando seguir à risca o que preconiza a campanha Pessoas em Ação, alguns Rotary Clubs brasileiros foram descobrir as demandas de suas comunidades e trabalhar por soluções ambientais.
No distrito 4470, o Rotaract Club de Penápolis, SP, providenciou o primeiro biodigestor escolar da região, viabilizado por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária. O equipamento foi instalado no anexo da Escola Municipal Elza Nadai Silvino e transforma resíduos orgânicos da merenda escolar em biogás e biofertilizante. O sistema funciona de forma contínua e segura, permitindo inclusive o acompanhamento do processo por professores e
alunos como ferramenta pedagógica. O biodigestor tem capacidade para transformar até 10 quilos de resíduos por dia.
“Agora os alunos podem vivenciar, na prática, as questões ambientais e a transformação dos resíduos. Eles mesmos colocam os restos da merenda no biodigestor”, afirma o professor Márcio Fárias, envolvido com o projeto.
O rotariano e rotaractiano responsável pela iniciativa, Lucas
Alunos aprendem a utilizar biodigestor que reutiliza até 10 quilos de resíduos por dia
Campos, ressalta o papel fundamental de servir de exemplo para iniciativas similares em relação ao poder público. “O Rotary e o Rotaract devem estar presentes nas demandas mais urgentes do nosso mundo, e este projeto comprova a grandiosidade do impacto da instituição. Além disso, o interesse de outras prefeituras em conhecer e replicar a iniciativa potencializa ainda mais o alcance e a relevância do nosso trabalho”, destaca.
Outra ação de destaque na área de enfoque Meio Ambiente foi realizada pelo Rotary Club de Ilhabela, SP (distrito 4571), que apoiou o projeto Viva Instituto Verde Azul, organização não governamental que promove pesquisas e ações para proteger a vida marinha no litoral norte do estado de São Paulo. Por meio de um Subsídio Distrital, o clube doou equipamento técnico ao projeto, incluindo uma câmera fotográfica com super zoom. Foi justamente o equipamento doado que conseguiu capturar a presença de uma baleia-azul, mamífero aquático tido pela ciência como o maior animal do mundo, em Ilhabela, no último dia 27 de maio. A aparição na região costeira do Brasil é considerada extremamente rara e recebeu destaque em veículos como o jornal Folha de São Paulo e o portal G1. Os responsáveis pelo projeto acreditam que o aparecimento e registro audiovisual da baleia-azul pode fomentar investimentos e políticas públicas relacionadas ao meio ambiente na região. RB
Gravação de baleia-azul em Ilhabela, SP, realizada com equipamento doado pelo Rotary, recebeu destaque no jornal Folha de São Paulo
MEGAEMPRESÁRIO NIGERIANO FAZ A DIFERENÇA NO MUNDO
Sir Emeka Offor se compromete a doar US$ 5 milhões para programa na área de saúde materno-infantil
Filantropo nigeriano e rotariano, Sir Emeka Offor comprometeu-se a doar US$ 5 milhões à Fundação Rotária por meio da Fundação Sir Emeka Offor (Seof). A doação tem por objetivo expandir e fortalecer a iniciativa de redução da mortalidade materna e neonatal em áreas carentes da Nigéria. “Contribuir para a sobrevivência e prosperidade de mães e bebês é um dos melhores investimentos que podemos fazer no futuro da Nigéria”, disse Emeka, fundador da Seof e associado ao Rotary Club de Oraifite, no distrito 9142, na Nigéria. “O programa liderado pelo Rotary nos abre uma oportunidade única para trabalharmos juntos e diminuirmos ainda mais os índices de mortalidade materno-infantil. Essa parceria marca um poderoso passo à frente para a saúde e o bem-estar das famílias nigerianas.”
A Nigéria está entre os países com as taxas mais altas de mortalidade materna e de recém-nascidos, mas a melhoria do acesso das gestantes ao pré-natal e a partos seguros em unidades de saúde equipadas tem produzido resultados positivos relevantes. Sabendo disso, um programa liderado pelo Rotary tem
treinado profissionais da área da saúde, reformado clínicas, engajado comunidades e incrementado bancos de dados relativos à saúde. Dois anos depois, as unidades de saúde em quatro regiões-alvo registraram aumento das visitas de pré-natal, redução de 20% nas mortes maternas e de 28% nas de recém-nascidos. A doação de US$ 5 milhões da Fundação Sir Emeka Offor ajudará a expandir o alcance do programa.
“Apreciamos profundamente a colaboração de Sir Emeka e a sua confiança na capacidade do Rotary de atuar em mais comunidades e criar mudanças duradouras para a saúde e o bem-estar das gerações futuras”, comentou Mark Maloney, chair da Fundação Rotária.
JUNTOS POR FAMÍLIAS SAUDÁVEIS
A área de enfoque Saúde Materno-Infantil ganhou um importante reforço local com o programa Juntos por Famílias Saudáveis na Nigéria, lançado por associados do Rotary da Nigéria e da Alemanha em parceria com o Grupo Rotary em Ação pela
Saúde Reprodutiva, Materna e Infantil, o Ministério da Saúde do país africano e as principais associações profissionais da área. Em 2022, o programa recebeu o segundo Subsídio de Grande Escala da Fundação Rotária, que concede anualmente US$ 2 milhões a uma iniciativa liderada por associados do Rotary que possa ser ampliada para beneficiar mais pessoas – veja o anúncio ao lado para mais detalhes
Nesse contexto, Sir Emeka é um protagonista de peso em várias áreas de enfoque do Rotary. Presidente do Chrome Group, um conglomerado nigeriano com operações em vários setores, ele faz parte do Platinum Trustee Circle da Sociedade Arch Klumph, que reconhece doadores com contribuições de US$ 2,5 milhões a US$ 4,99 milhões. No continente africano, Sir Emeke é o maior doador individual para a causa da erradicação da pólio. Em 2019, sua doação de US$ 250 mil ajudou a criar o primeiro Centro Rotary pela Paz na África, na Universidade Makerere, em Kampala, Uganda. (A partir de texto publicado em Rotary.org) RB
O rotariano fala na Convenção do Rotary de 2014, em Sidney, Austrália
Concorra ao Subsídio de Grande Escala de 2026
Se você tem uma iniciativa que já demonstrou sucesso e está pronta para ser ampliada e ajudar mais pessoas em mais lugares, considere solicitar o Subsídio de Grande Escala de 2026 da Fundação Rotária.
Por meio dele, seu programa pode receber US$ 2 milhões ao longo de três a cinco anos para causar mais impacto.
Notas conceituais de distritos, Rotary e Rotaract Clubs qualificados serão aceitas até 1º de agosto de 2025.
Saiba mais em rotary.org/programsofscale
SALVANDO VIDAS QUE ESTÃO COMEÇANDO
Conheça dois projetos que modernizaram e reequiparam UTIs neonatais de importantes hospitais
Tomaz de Alvarenga
Seja doando um moderno respirador, capaz de bombear oxigênio de forma suave e em volume preciso para os pulmões em formação de um recém-nascido prematuro. Seja reformando uma UTI neonatal. Ou ainda comprando insumos, leitos e equipamentos de toda ordem. São muitas as iniciativas de clubes e distritos que estão transformando a vida de pacientes, médicos e de toda a comunidade ao atender a área de enfoque Saúde Materno-Infantil – tema deste mês no calendário do Rotary.
Convidamos os leitores a conhecerem dois desses projetos, um do Rotary Club de São Paulo-Alto da Lapa, SP (distrito 4563), outro do Rotary Club de Toledo-Aliança, PR (distrito 4640). Por meio de parcerias internacionais e recursos da Fundação Rotária, e até de uma generosa doação pessoal, eles estão salvando bebês que enfrentam um quadro específico de extrema fragilidade: o nascimento prematuro, quando eles necessitam de um monitoramento completo para terem a chance de sobrevivência.
No alto: cada uma salas da unidade de terapia ganhou um posto de enfermagem, garantindo um melhor acompanhamento dos bebês. Na foto acima: representantes do Rotary Club de São Paulo-Alto da Lapa, do distrito 4563 e da Santa Casa durante o ato de entrega da UTI totalmente reformada
UM LEGADO ESTÁ COLABORANDO COM O TRATAMENTO DE PREMATUROS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
Localizado no bairro de Vila Buarque, na zona central da capital paulista, o hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foi beneficiado por um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária liderado pelo Rotary Club de São Paulo-Alto da Lapa. A iniciativa foi aprovada no segundo semestre de 2021 e o aporte totalizou U$ 165 mil, cumprindo o objetivo de reformar todas as instalações da UTI neonatal da Santa Casa. O projeto teve a parceria do Rotary Club de Hohenkarpfen-Tuttlingen, da Alemanha (distrito 1930), e uma particularidade: US$ 100 mil do montante resultaram de doação de Maria Imaculada Moraes Ferreira, tia de Fernando Porto, associado ao clube paulistano. Ela havia expressado o desejo de que o recurso fosse destinado à Santa Casa após o seu falecimento.
Com 430 metros quadrados, a UTI, no quarto andar do hospital, foi reestruturada e recebeu melhorias. Uma delas foi a instalação de postos de enfermagem nas diversas salas, o que permitiu otimizar a interação da equipe multidisciplinar com os pacientes e garantir uma visão completa dos leitos, melhorando o necessário acompanhamento.
Também foram criados leitos de isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas, contribuindo para reduzir os riscos de morbidades e o tempo de internação dos neonatos. Além disso, o projeto adquiriu e entregou os
seguintes equipamentos: monitores multiparamétricos, aparelhos de ventilação pulmonar mecânica, aparelhos de ar-condicionado e atenuadores de ruídos.
A UTI neonatal da Santa Casa de São Paulo atende por ano cerca de 900 recém-nascidos e é especializada no tratamento de bebês de alto risco, incluindo portadores de prematuridade, cardiopatia congênita e má formação genética ou neurológica. O hospital é, aliás, pioneiro em monitorização neurológica de prematuros. A unidade de terapia dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por neonatologistas e especialistas em diversas áreas – como cirurgia cardíaca neonatal, medicina fetal, neurocirurgia e cirurgia pediátrica, bem como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.
“É uma satisfação imensurável poder fazer um projeto dessa magnitude e ajudar a salvar centenas de vidas por ano”, comenta João Eduardo Nasser, que presidiu o Rotary Club de São Paulo-Alto da Lapa durante a realização da iniciativa e foi um dos seus idealizadores ao lado de Fernando Porto. “Foi um dos maiores projetos do distrito”, avalia.
“Para a nossa família, é marcante saber que aquilo que minha tia construiu como patrimônio pôde ser destinado a um trabalho permanente, e que o recurso foi bem aplicado e de forma integral”, declara Fernando. “Há uma gratidão da nossa família ao Rotary por fazer esse projeto e deixar esse legado permanente para as pessoas.”
Fotos: João Eduardo Nasser
NO PARANÁ EQUIPAMENTOS DOADOS PERMITEM
MELHOR
SUPORTE PARA PULMÕES EM FORMAÇÃO
Outra UTI neonatal contemplada por um projeto de Subsídio Global é a do Hospital Bom Jesus, na cidade paranaense de Toledo. Em novembro, a unidade recebeu dois equipamentos que atenderão os cerca de 30 bebês ali internados mensalmente. O principal deles é um respirador de volume garantido, que fornece suporte ideal para bebês com a pleura fragilizada, aumentando as chances de sobrevivência. Essa aquisição foi possível graças ao Projeto Respirar, liderado pelo Rotary Club de Toledo-Aliança e tendo como parceiro o Rotary Club de Pune, da Índia (distrito 3131). O aporte da Fundação Rotária somou US$ 58,4 mil.
Uma das pessoas à frente da iniciativa, Anelise Weich Prado, presidente da Comissão da Fundação Rotária do Rotary Club de Toledo-Aliança, informa que a ação foi idealizada em 2023. A rotariana ressalta a importância desse aparelho de ventilação e monitoração respiratória: graças a uma tecnologia avançada, ele pode dar suporte a bebês que nascem com menos de 28 semanas de gestação ou pesam abaixo de 500 gramas. “Com ele é possível fazer uma ventilação gentil no pequeno pulmão dessas crianças, que
Momento da entrega dos aparelhos: os associados ao Rotary Club de Toledo-Aliança com o coordenador da UTI neonatal, o pediatra João Pedro Pontes Câmara (ao centro), e (à direita do médico) o governador 2024-25 do distrito 4640, Luiz Carlos Alves de Oliveira
Fotos: Caroline de Andrade Menezes
ainda é sensível e frágil, diminuindo o sofrimento e as sequelas e dando uma melhor qualidade de vida.”
Um equipamento para terapia por pressão positiva contínua nas vias aéreas (Cpap) foi o outro item entregue. “Entre o momento em que recebemos a verba e pagamos pelo respirador, o dinheiro foi aplicado e ainda tivemos uma diferença cambial que resultou em R$ 43 mil. Com essa quantia, fizemos um projeto paralelo e tivemos a aprovação para a compra do Cpap, que é complementar ao respirador.” O dispositivo tem mais de uma aplicação: ele tanto pode ser utilizado no desmame da ventilação invasiva quanto ser a primeira opção em um quadro respiratório menos crítico.
Anelise qualifica como “fantástica” a aquisição dos dois equipamentos.
“Estamos conseguindo impactar muitas vidinhas e devolver essas crianças aos pais com menos sequelas e com mais qualidade de vida, acima dos tratamentos feitos até então”, explica. Ela conta que tão logo foi entregue e colocado em funcionamento, o respirador foi utilizado por um bebê. “Nos deixou muito felizes saber que ele realmente era necessário.”
Esse é o primeiro ventilador do tipo à disposição da população na cidade e o quarto em todo o Estado do Paraná. Além de Toledo, o Hospital Bom Jesus atende a população de 18 municípios do entorno. RB
“Estamos conseguindo devolver essas crianças aos pais com menos sequelas e com mais qualidade de vida, acima dos tratamentos feitos até então”
— Anelise Weich Prado, do Rotary Club de Toledo-Aliança
Demonstração (com boneco) do novo aparelho de ventilação e monitorização respiratória. A tecnologia permite um fluxo de ar preciso e seguro capaz de atender bebês com menos de 28 semanas de gestação e peso abaixo de 500 gramas
CANDIDATE-SE A UMA COMISSÃO!
As
inscrições vão até 15 de agosto
Como parte da Família do Rotary, os associados são convidados a compartilhar sua experiência profissional participando de comissões que apoiam o Rotary International e a Fundação Rotária. Anualmente, essas comissões se concentram em colocar em prática as prioridades estratégicas da organização, desafiando os clubes a ampliar seu impacto, expandir seu alcance, aumentar o engajamento de todos os participantes e melhorar a capacidade de adaptação do Rotary.
Você gostaria de contribuir para o sucesso do Rotary?
O Rotary International e a Fundação Rotária estão em busca de rotarianos e rotaractianos qualificados para integrar comissões em 2026-27. É uma oportunidade de colocar em prática suas habilidades de liderança, compartilhar sua experiência profissional e amplificar a diversidade de perspectivas nas comissões.
Rotarianos e rotaractianos com experiência nas áreas detalhadas na tabela ao lado são incentivados a se candidatarem. O número de vagas é limitado. Se você não for selecionado este ano, poderá se inscrever novamente no ano que vem.
Todas as comissões se correspondem por e-mail e plataformas virtuais, geralmente com uma reunião presencial obrigatória por ano. Os rotaractianos são incentivados a se candidatarem a qualquer vaga com base em suas habilidades e experiências. Pessoas com associação dupla (Rotary e Rotaract) são especialmente incentivadas a se candidatarem.
Se tiver interesse em alguma vaga ou quiser recomendar algum rotariano ou rotaractiano, acesse on.rotary.org/application2025. Os candidatos devem estar cadastrados em my.rotary.org e verificar se o perfil no Meu Rotary contém seus dados atuais de contato. As inscrições devem ser feitas até 15 de agosto. RB
ESPECIALIZAÇÃO FUNÇÃO PRÉ-REQUISITOS VAGAS
AUDITORIA
COMUNICAÇÃO
FINANÇAS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
INVESTIMENTOS
Aconselhar os líderes da organização quanto a relatórios financeiros, auditoria interna e externa, e sistema de controle interno.
Aconselhar os líderes da organização quanto à marca, imagem pública, comunicação, estratégia de conteúdo e abordagem do Rotary.
Prestar consultoria ao Conselho Diretor do Rotary International em assuntos financeiros da organização, incluindo orçamentos e medidas de sustentabilidade.
Assessorar o Conselho de Curadores da Fundação Rotária sobre todos os aspectos relacionados à arrecadação de fundos.
Supervisionar a gestão dos investimentos do Rotary e a implementação de normas pelo Departamento de Investimentos. Recomendar normas de investimentos aos respectivos conselhos de governança.
APRENDIZAGEM
Aconselhar os líderes da organização quanto à criação de oportunidades eficazes de aprendizagem para líderes e associados do Rotary.
REVISÃO DAS OPERAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TECNOLOGIA
Aconselhar os líderes da organização quanto à eficácia das operações, procedimentos administrativos e padrões de conduta. Atua como órgão consultivo para a Comissão Executiva do Conselho Diretor do Rotary International no que diz respeito a remunerações.
Aconselhar os líderes da organização quanto a assuntos relacionados ao plano estratégico.
Aconselhar os líderes da organização quanto ao aprimoramento de práticas tecnológicas, produtos e estratégias para melhorar a experiência dos associados e participantes.
Independência, experiência profissional, conhecimento comprovado na área de finanças, seja em contabilidade, auditoria, setor bancário, mercado de investimentos, gerenciamento de riscos, gestão executiva, seja em governança em auditoria.
Experiência profissional em comunicação interna e externa, marketing, imagem pública, marca, relações públicas, mídia e estratégia de conteúdo.
Formação profissional em área relacionada a finanças, preferencialmente com experiência em organizações sem fins lucrativos. Os candidatos devem ter experiência em assuntos financeiros no âmbito de clube e distrito.
Experiência significativa em arrecadação de fundos para organizações sem fins lucrativos. Os membros desta comissão arrecadam fundos ativamente e dão apoio à Fundação Rotária.
Experiência em investimentos institucionais ou equivalente.
Competência em aprendizagem de adultos dentro ou fora do Rotary. Experiência na área de aprendizagem profissional (incluindo ensino a distância) ou em planejamento e implementação de eventos de aprendizagem para associados, clubes, distritos, zonas rotárias e também internacionalmente.
Experiência em gestão, desenvolvimento de lideranças ou gerenciamento financeiro, além de conhecimento abrangente das operações do Rotary. As vagas só podem ser preenchidas por ex-diretores do Rotary International e ex-curadores da Fundação Rotária.
Experiência significativa em planejamento de longo prazo, gestão financeira, programas e atividades do Rotary International e da Fundação Rotária.
Competência em desenvolvimento de tecnologia, segurança e privacidade de dados, gerenciamento de produtos e experiência de trabalho com usuários e participantes. Especialistas em tecnologia que sejam de fora do Rotary podem ser indicados.
Uma vaga com mandato de quatro anos. Três vagas com mandato de três anos.
Duas vagas com mandato de três anos.
Duas vagas com mandato de três anos.
Uma vaga com mandato de quatro anos. Três vagas com mandato de três anos. Uma vaga com mandato de seis anos.
Duas vagas com mandato de quatro anos.
Duas a três vagas com mandato de três anos.
Inscreva-se e faça o pagamento integral até 15 de dezembro de 2025, antes que os preços aumentem, em convention.rotary.org
ROTARY HOMENAGEIA A PESQUISADORA NÍSIA TRINDADE
Apesquisadora Nísia Trindade Lima foi agraciada com o reconhecimento Campeã da Erradicação da Pólio, outorgado pelo Conselho de Curadores da Fundação Rotária. Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 2017 a 2022 e ministra da Saúde de 2023 a 2025, ela recebeu a homenagem das mãos de Marcelo Haick, integrante da Comissão Polio Plus do Rotary International e ex-curador da Fundação Rotária, em encontro realizado em 12 de junho na Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro.
“É um reconhecimento pelo esforço e apoio à luta pela erradicação da pólio”, disse Haick ao entregar um quadro alusivo à distinção.
“Estamos desenvolvendo agora o conceito de advocacia local, cuja ideia é que, nos diversos municípios, os clubes de Rotary adotem uma Unidade Básica de Saúde, vejam as necessidades locais e utilizem a influência para defender políticas públicas de saúde”, explicou o rotariano. “Queremos mudar um pouco a concepção da nossa ação; em vez de atuar em determinado mês, atuar o ano todo.”
“Nossas crianças e jovens tornaram-se novamente mais susceptíveis a doenças em função de desinformação e falta de apoio ao Programa Nacional de Imunizações”, destacou Nísia
Trindade na oportunidade. “Gostaria de agradecer o envolvimento do Rotary na estratégia de planejamento e no resultado que obtivemos, que foi o de tirar o Brasil da lista dos 20 países que menos vacinam e garantir a cobertura vacinal desejada em 2024”, acrescentou a pesquisadora da Fiocruz.
Na foto, registrando a homenagem: (a partir da esquerda) Pedro Durão, governador 2014-15 do distrito 4571 e diretor de Jornalismo da Revista Rotary Brasil; Ricardo Franco Teixeira, presidente da Revista Rotary Brasil e associado ao Rotary Club do Rio de Janeiro; Alcione Viana, governadora 2024-25 do distrito 4571; Marcelo Haick (ao fundo); Inês Fernandes, assessora da Fiocruz; Nísia Trindade; Juliano Lima, diretor-executivo da Fiocruz; Rivaldo Venâncio, chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz; Eneida Guerra, secretária da Fiocruz; e Alda Cruz, vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. O encontro ocorreu no Pavilhão Mourisco, palácio inaugurado em 1918 para abrigar as atividades de pesquisa, ensino e produção do então Instituto Soroterápico Federal e que hoje compõe o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos. (Agradecimento: Ciro Oiticica, assessor de Comunicação da FioCruz)
– RENATO DANTAS
NOTÍCIAS DAS ACADEMIAS ROTÁRIAS DE LETRAS
l Acaba de ser criada a Academia Rotária do Egito, liderada por Adel Zaki, ex-presidente do Rotary Club de Heliopolis El Shorouk e governador assistente do distrito 2451.
l O programa Mix Culturale Italia e Brasile, da Academia Rotária da Itália, ultrapassou a marca de 400 mil ouvintes. Igual sucesso estão alcançando os programas radiofônicos das Academias Rotárias da Argentina e do Panamá. RB
O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO
Atletismo em Porto Alegre, corrida de rua em Cuiabá. Clubes impactam vidas com atividades esportivas
Descobrir jovens talentos do esporte para ajudá-los a desenvolverem seu potencial. Orientado por esse propósito, o Rotary Club de Porto Alegre-São João (distrito 4670) – que escolheu como missão primordial o trabalho assistencial com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, buscando inseri-los na sociedade – criou aquele que se tornaria seu evento principal: o Torneio de Atletismo. A oitava edição, ocorrida em 26 de abril, abrangeu mais de 50 escolas públicas da capital gaúcha e arredores, levando para a pista de competição mais de mil estudantes de oito a 15 anos de idade que se desafiaram em provas de velocidade, resistência, força, impulsão e coordenação. “É sempre um evento memorável que exige a participação efetiva de todos os rotarianos, seus cônjuges e do Rotaract”, relata o clube por e-mail.
Desde o início, quem também participa efetivamente do projeto é a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Grande aliada do clube nessa empreitada, a Sogipa montou a estratégia com o Porto Alegre-São João de modo que o Torneio de Atletismo alcançasse o
Torneio de Atletismo para estudantes: evento criado pelo Rotary Club de Porto Alegre-São João incentiva jovens talentos do esporte
Fotos: João Castro
maior número possível de jovens das periferias da Região Metropolitana e inclusive de cidades do interior. Além disso, também cede sua pista atlética para as competições – que são realizadas de acordo com as regras da Federação Internacional de Atletismo Amador.
Antes de cada edição, os rotarianos captam recursos com empresas locais. Eles enviam convites para inscrição às escolas selecionadas pela prefeitura e providenciam as refeições servidas nos torneios. Somente jovens que ainda não tenham conquistado medalhas em outros campeonatos estaduais podem competir. Os participantes são premiados de acordo com a faixa etária e a mobilidade disputada, e o mais importante: aqueles que se destacam ingressam nas equipes de base da Sogipa com uniforme, transporte e lanche patrocinados pelo Rotary Club de Porto Alegre-São João. As escolas também são contempladas: por meio de sorteios, recebem computadores doados pelo Banco de Alimentos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
CORRIDA ROTARY
Na capital do Mato Grosso, uma ação esportiva de cunho beneficente vem se tornando tradição na cidade. Em 30 de março, a quarta edição da Corrida Rotary mobilizou mais de mil atletas em um percurso de sete quilômetros. “A cada ano, temos visto o crescimento desse projeto que une saúde, bem-estar e solidariedade”, celebra
Regina Célia Ferreira de Paula, presidente 202425 do Rotary Club de Cuiabá-CPA, idealizador do evento. “Chegamos à marca de mais de mil participantes nesta edição, o que nos motiva a continuar.”
Uma novidade em 2025 foi a ampla divulgação da Corrida Rotary pelo Grupo Gazeta de Comunicação por mais de 20 dias. Além disso, este ano a corrida teve a coparticipação de outros clubes do distrito 4440. Os Rotary Clubs de Cuiabá, Cuiabá-Bandeirantes e Várzea Grande-Aeroporto e o Rotaract Club de Cuiabá se juntaram ao evento, bem como as Casas da Amizade de Cuiabá-CPA e Cuiabá-Bandeirantes. “Nosso objetivo foi ampliar o número de voluntários envolvidos, atrair novos parceiros e patrocinadores e reforçar o espírito de união rotária”, conta Joelcirney Santos Klimaschewsk, coordenador da corrida e governador 2026-27 do distrito 4440.
Os atletas mais bem colocados nas categorias masculina e feminina receberam troféus e prêmios em dinheiro, mas não foram somente eles os contemplados. A Fundação Rotária recebeu parte dos valores angariados com as inscrições. Outra parte foi destinada à compra de cadeiras de rodas para o Banco Ortopédico mantido há dez anos pelos clubes de Rotary da capital e de Várzea Grande, e os alimentos arrecadados foram distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social. RB – RENATA CORÉ
Corrida Rotary nas ruas da capital mato-grossense: mais de mil atletas participaram da quarta edição do evento criado pelo Rotary Club de Cuiabá-CPA
Fotos:
divulgação
O CONCURSO DE REPORTAGENS DA REVISTA ROTARY BRASIL ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
ARevista Rotary Brasil está comemorando seus 100 anos de existência com um concurso para reconhecer talentos do jornalismo. Se você é jornalista ou estudante de jornalismo, ele foi pensado para você: basta entrar no site da Rotary Brasil e fazer a sua inscrição até 31 de agosto. O nosso objetivo é premiar reportagens inéditas – compostas por texto e fotos – sobre ações sociais e projetos de serviços desenvolvidos por clubes brasileiros de Rotary, Rotaract ou Interact, assim como por Casas da Amizade.
Com esse concurso, a Comissão de Comemorações do Centenário da Rotary Brasil busca reconhecer o inestimável papel dos profissionais de imprensa para a divulgação dos trabalhos do Rotary em nossas comunidades.
Os vencedores serão premiados com os seguintes valores:
l Primeiro colocado: R$ 5.000,00
l Segundo colocado: R$ 3.000,00
l Terceiro colocado: R$ 1.000,00
Também os clubes cujas iniciativas inspirarem as reportagens vencedoras receberão diploma alusivo ao centenário da Rotary Brasil.
TOME NOTA:
l Para a produção da reportagem, o candidato deve procurar o clube de Rotary, Rotaract, Interact ou Casa da Amizade responsável pela ação ou projeto enfocado.
l Cada autor poderá inscrever somente uma reportagem.
l Como referência, sugerimos aos interessados que leiam as matérias publicadas na Revista Rotary Brasil: issuu.com/revistarotarybrasil
l As reportagens inscritas deverão ser ilustradas por no mínimo três e no máximo seis fotografias.
l O texto deverá ter no mínimo 4.000 e no máximo 8.000 caracteres com espaços.
Leia o regulamento e preencha o formulário de inscrição acessando: www.revistarotarybrasil.com.br RB
O NÚMERO DE ASSOCIADOS
DO SEU CLUBE MUDOU?
Não perca os prazos para nos avisar sobre as alterações
Boleto Data limite
referente ao pagamento bimestral para alteração do número de associados
SETEMBRO/OUTUBRO 2025
NOVEMBRO/DEZEMBRO 2025
JANEIRO/FEVEREIRO 2026
MARÇO/ABRIL 2026
MAIO/JUNHO 2026
JULHO/AGOSTO 2026
15/08/2025
17/10/2025
15/12/2025
13/02/2026
17/04/2026
15/06/2026
Se o seu clube ganhou ou perdeu associados, é fundamental que o responsável pelos pagamentos entre em contato com o nosso Departamento de Logística pelo e-mail logistica@revistarotarybrasil.com.br informando essas alterações até as datas indicadas neste calendário de faturamentos. Se você tem alguma dúvida sobre o nosso calendário de faturamentos, ligue gratuitamente de qualquer parte do Brasil e nós iremos ajudá-lo! 0800-6068-138
PROJETO DO ROTARY LEVA TERAPIA INTENSIVA DE REABILITAÇÃO MOTORA A REGIÃO NA BAHIA
Equipamentos do método PediaSuit entregues à Apae de Jacobina beneficiarão pacientes de 38 municípios
Quando os associados colocam as forças do Rotary em movimento, feitos relevantes acontecem, como a chegada, de forma gratuita, de uma terapia intensiva de reabilitação motora para a população de 38 municípios. Foi o que ocorreu na Bahia, em parte da Chapada Diamantina, depois que o Rotary Club de Jacobina e o distrito 4391, com a parceria internacional do Rotary E-Club de Latinoamerica e a contrapartida da Fundação Rotária, levantaram R$ 180 mil, por meio de um projeto de Subsídio Global, e doaram um traje PediaSuit e todos seus periféricos à Apae de Jacobina.
O PediaSuit, um macacão terapêutico ortopédico, é utilizado em um protocolo de terapia intensiva que auxilia no tratamento de distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento e outras condições que afetam a
Cerimônia de inauguração: associados do Rotary Club de Jacobina e autoridades do distrito 4391 em visita à Apae local após o evento que marcou a entrega dos equipamentos, ocorrido no Centro Educacional Deocleciano
função motora. O uso desse traje visa melhorar a postura, o equilíbrio, a força e a coordenação, promovendo um alinhamento biomecânico ideal e facilitando a realização de movimentos. Na Apae de Jacobina, que atende mensalmente a cerca de 400 pessoas das regiões de Jacobina e Irecê, os equipamentos beneficiarão crianças, jovens e adultos com autismo, TDAH, síndrome de Down e paralisia, além de pessoas com sequelas de acidente vascular cerebral. Um evento no auditório do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em 17 de janeiro, marcou a entrega dos equipamentos à Apae
local e celebrou o projeto, proposto em 2022-23. Estiveram presentes o então governador do distrito 4391, Jorge Nascimento, acompanhado da esposa, Ester, a governadora 2003-04 Maria Auxiliadora Vilas Boas, representando o Colégio de Governadores do distrito, e ainda Valdice Castro, Daiane Severina Pereira e Dirceu Mendes, prefeitos, respectivamente, de Jacobina, Várzea Nova e Mirangaba. Secretários municipais, vereadores e autoridades civis e militares também prestigiaram a cerimônia. Na sequência, os presentes se dirigiram à Apae para acompanhar o descerramento da fita de inauguração. RB
Você também pode mudar a vida da sua comunidade com um projeto de Subsídio Global! Saiba como em rotary.org/grants
Fotos: Gervásio Lima
Barbosa de Castro
DISTRITO PORTUGUÊS TEM
25 UNIVERSIDADES FOCADAS NA TERCEIRA IDADE
Um dos maiores projetos do distrito 1970, em Portugal, é o das universidades sênior, que oferece cursos gratuitos a pessoas na terceira idade. Tudo começou em 1999 com a criação da Universidade Sénior do Rotary Club de Chaves, no norte do país, que nasceu com o objetivo de promover a aprendizagem e combater a solidão, oferecendo aos cidadãos mais velhos a oportunidade de desenvolver novas competências. Hoje o projeto está em localidades como São João da Madeira, Vizela e Caldas das Taipas, totalizando 25 universidades e com outras em processo de elaboração. São oferecidos cursos de música, teatro, idiomas e acesso a bibliotecas e aulas de hidroginástica.
CLUBE PARANAENSE REALIZA
PROJETO RECORRENTE DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO
l O Rotary Club de Londrina-Sul, PR, em parceria com a empresa Green Ocean, realiza um projeto de reciclagem de lixo eletrônico que já coletou centenas de toneladas de itens descartados. O clube instalou lixeiras em diversos pontos estratégicos da região, como as sedes das prefeituras de Londrina, Jaguapitã, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Rancho Alegre, Ibiporã, São Sebastião da Amoreira, Assaí, Santa Maria do Oeste e de Ibaiti. O projeto, que recebeu o nome de Rotary Coleta, recupera parte dos itens descartados e doa os equipamentos a entidades locais.
PROJETO HORTA NA ESCOLA FOMENTA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
l O projeto Horta na Escola, promovido pelo Rotary Club de SinopTeles Pires, MT, implanta sistemas de hortas verticais e horizontais autoirrigáveis em escolas públicas do município, com o objetivo de produzir alimentos e desenvolver atividades extracurriculares. Além das escolas, o clube também ampliou o projeto para a entidade Lar dos Vicentinos, que acolhe idosos. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o projeto, naquele mês, levou atividades para o espaço do Shopping Sinop, oferecendo oficinas educativas e distribuição de plantas medicinais. RB
QUER ENVIAR NOTÍCIAS PARA NÓS? É SIMPLES
Os integrantes da Família do Rotary são pessoas em ação e mostrar suas realizações já finalizadas em prol da comunidade é o nosso objetivo. Com isso, estamos alinhados à Comunicação Global e às ênfases do Rotary International e da Fundação Rotária. Para colaborar conosco, basta conferir as dicas abaixo.
O QUE É INDISPENSÁVEL
Envie sua mensagem com as seguintes informações:
l Nome completo do seu Rotary Club – ou clube de Rotaract, Interact ou Casa da Amizade –, além do distrito ao qual ele pertence.
l Breve relato da iniciativa já concluída, sem esquecer data e local de sua realização.
l Nomes dos parceiros do projeto, caso eles existam.
l Inclua um número de telefone (com DDD) para qualquer dúvida.
SOBRE AS FOTOS
Imagens com qualidade fazem toda a diferença.
Por isso, ao tirar uma foto:
l Selecione a opção alta resolução da sua câmera ou celular. Fotos tremidas ou com pouca luminosidade não serão publicadas.
l Também não aproveitamos montagens.
l Dê preferência a retratar o projeto ou o seu resultado.
l Envie arquivos de imagem sempre como anexo de e-mail. Não cole as fotos na página da mensagem ou do Word.
O QUE PUBLICAMOS
l Ações em prol da comunidade que já tenham sido concluídas. Se o seu clube ou distrito ainda está desenvolvendo o projeto, aguarde a conclusão do mesmo.
l Comemoração de aniversário de clube desde que haja ação em prol da comunidade incluída no evento.
l Cerimônia de fundação de clube.
l Fotos de marcos rotários se estes foram recentemente inaugurados ou reformados.
O QUE NÃO PUBLICAMOS
l Por determinação do Rotary International, as revistas regionais não podem publicar fotografias que exibam marcas e logos do Rotary em desacordo com o Guia de Identidade Visual. Podemos abrir exceção somente a marcos rotários e demais monumentos criados por clubes ou distritos antes de 2012. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, visite a área Brand Center do portal Meu Rotary e faça o download do guia.
l Imagens que, de acordo com nossa avaliação editorial, possam expor desnecessariamente menores de idade ou as pessoas beneficiadas pelas ações.
l Posses.
l Visitas de governadores distritais e demais lideranças do Rotary.
l Seminários, treinamentos e conferências (exceto aqueles eventos de alcance nacional ou internacional).
l Palestras, celebrações e eventos de companheirismo restritos ao público interno dos clubes.
l Textos literários como, por exemplo, crônicas, poemas e trovas.
PRAZO DE PUBLICAÇÃO
As notícias serão publicadas em ordem de chegada após um prazo mínimo de três meses por conta do nosso cronograma de produção e distribuição e do volume de colaborações que recebemos diariamente.
Kwangmoozaa/iStock.com
CONFIRMAÇÃO DE ENVIO
Enviamos mensagem de confirmação a todas as colaborações recebidas. Se você não receber tal mensagem é sinal de que seu e-mail não chegou até nós.
Mykyta Dolmatov/iStock.com
ROTARY EM AÇÃO SUPLEMENTO
Textos: Maria Lúcia Ribeiro
Julho 2025
Os integrantes da Família do Rotary de todo o país se mobilizaram em diferentes iniciativas que poderão ser vistas nas páginas a seguir. O Rotary Club de Aparecida, SP, entregou 12 poltronas hospitalares à Santa Casa de Misericórdia da cidade.
Considerados o coração do Rotary, os clubes são formados por pessoas dedicadas aos serviços comunitários e interligadas pelo companheirismo. Os Rotary Clubs estão agrupados geograficamente por distritos.
Distrito 4420
Parte de São Paulo
Governador: Luiz Pirola
PEDAL CONTRA A POLIOMIELITE
l Em 13 de abril, o Rotary Club de São Bernardo do Campo-Norte, SP, em parceria com o grupo Bernô Bikers, promoveu um passeio ciclístico com cerca de 200 participantes de todas as idades. A iniciativa Pedal Contra a Poliomielite teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a pólio, reforçando o compromisso do Rotary com a campanha global End Polio Now.
FESTA BENEFICENTE
l Com o resultado obtido na 25ª Festa do Agricultor, o Rotary Club de Valparaíso, SP, entregou R$ 70.429 para cinco instituições da cidade. O valor foi dividido entre Santa Casa de Misericórdia de Valparaíso, Casa da Sopa Irmã Sheila, Asilo São Vicente de Paula, Lar da Criança Santo Antônio e Apae. A doação ocorreu em 25 de abril na sede do clube.
Distrito 4470
Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo e do Paraguai
Governador: Carlos Henrique Rodrigues Pedroso
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4420
Os Rotary Clubs de Cubatão , Cubatão-Jardim Casqueiro e Santos-Vila Belmiro , SP, realizaram uma ação interclubes que incluiu trilha no Parque Estadual Serra do Mar e entrega de aviamentos ao projeto social Ateliê da Maré da Vila dos Pescadores.
Distrito 4490
Maranhão, Piauí e Ceará
Governador: Carlos Murilo Santa Cruz Ferreira
CAMINHADA DA PAZ E DA INCLUSÃO
l O Rotary Club de Oeiras, PI, promoveu em maio a 21ª Caminhada da Paz com o tema A magia da inclusão de pessoas com deficiência: capacitismo, não pratique, combata!. O evento mobilizou comunidade, patrocinadores, apoiadores e a imprensa local. A programação incluiu um bate-papo com especialistas, concurso de paródia com premiação em dinheiro, apresentações artísticas e sorteio de brindes e de uma bicicleta. Uma confraternização no Café Oeiras encerrou o evento. A renda arrecadada será destinada às ações sociais desenvolvidas pelo clube.
ENTREGA DE PRÓTESES
l Nos meses de março e abril, o Rotary Club de Monteiro, PB, entregou 11 próteses de mãos a moradores do município, em parceria com o projeto Mãos Solidárias e com o apoio do Conselho Municipal de Saúde. O clube também vem desenvolvendo atividades de incentivo à leitura e contação de histórias para as crianças da Casa de Acolhimento São Sebastião. Intitulada Era Uma Vez, a iniciativa é realizada em conjunto com o Clube do Livro Literárias e já doou à instituição mais de 300 livros infantis, um aparelho de DVD, filmes e três bicicletas.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4500
Os Rotary Clubs de João Pessoa-Norte e João Pessoa-Sul, PB, realizaram em abril um Prêmio Rotário de Liderança Juvenil (Ryla) na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Ministro José Américo de Almeida.
Por meio do programa Mãos Solidárias, os Rotary Clubs de Natal-Reis Magos e Ceará-Mirim, RN, entregaram duas próteses a moradores dos municípios de Ceará-Mirim e Brejinho.
Rotary Club de Caicó, RN – Entregou uniformes ao grupo de capoeira Ginga Neném graças a um projeto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária. Outra ação do clube foi a doação de cestas básicas para catadores de materiais recicláveis da cidade.
Distrito 4500 Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco Governador: André Luiz Castelo Branco
Distrito 4510
Parte de São Paulo
Governador: Marco Antonio Araújo
MELHORIA
NA QUALIDADE DE VIDA
l Por meio do projeto Mãos Solidárias, o Rotary Club de Presidente Prudente, SP, entregou uma prótese de mão a José Carlos Ferri, de 77 anos. A doação foi realizada na sede do clube e ganhou destaque na imprensa do município de Presidente Prudente e região. De acordo com o então governador do distrito, Ricardo Reis, a expectativa é de que, até o final do ano, mais pessoas da cidade sejam beneficiadas com as próteses.
NOVE DÉCADAS DE SERVIÇOS À COMUNIDADE
l Em comemoração aos seus 90 anos de fundação, o Rotary Club de Franca, SP, promoveu a 18ª Noite das Massas no Colonial Eventos. O jantar beneficente, ocorrido em 14 de março, contou com um baile animado pela banda Conexão Nacional e arrecadou 13 toneladas de produtos de limpeza, como detergente, água sanitária, desinfetante e lava-roupas. Os itens foram distribuídos entre as seguintes instituições: Santa Casa de Misericórdia de Pedregulho, Casa de Apoio Iansa, Pastoral do Menor de Franca, Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo, Sociedade de São Vicente de Paulo, Berçário Dona Nina, Casa Sebastiana e Caminhar – Associação das Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral de Franca.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4510
Rotary Club de Presidente Prudente-Norte, SP – Doou mil fraldas descartáveis ao Lar Santa Filomena. Em outras iniciativas, o clube promoveu o 3º Arroz Carreteiro em prol da Apae local e da Fundação Rotária, e entregou um aparelho de ar-condicionado ao Grupo Espírita de Auxilio Fraterno Amelia Zambeli.
Rotary Club de Presidente Prudente-Sul , SP – Entregou mais de quatro toneladas de arroz para 24 instituições assistenciais de Presidente Prudente, comprou novos brinquedos para sete brinquedotecas de projetos e escolas do município e doou instrumentos musicais à Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos.
Rotary Club de Vera Cruz, SP – Em parceria com o Interact local, promoveu mais uma etapa do projeto Carrinho Solidário, que arrecadou 188 quilos de alimentos não perecíveis para o Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal e para a Associação dos Vicentinos de Vera Cruz.
Distrito 4540
Parte de São Paulo e de Minas Gerais Governador: Rafael Ferreira
Gesner
Dias
Distrito 4560
Parte de Minas Gerais
Governador: Sebastião Wagner Valim
ESPORTE E SOLIDARIEDADE
l Nos dias 11 e 12 de abril, o Rotary Club de Itaúna , MG, promoveu, com apoios e parcerias, a terceira edição do evento Não Deixe Essa Luz Apagar, no espaço cedido pela Marka Veículos. A ação transformou bicicletas de spinning em lâmpadas da solidariedade, convertendo pedaladas em litros de leite destinados a 23 instituições beneficentes dos municípios de Itaúna e Itatiaiuçu. Cerca de 240 voluntários, incluindo os associados ao clube, revezaram-se ao longo de 24 horas ininterruptas, percorrendo mais de 4.600 quilômetros. Ao final, foram contabilizados 16.095 litros de leite, entregues a creches, asilos, unidades de saúde comunitária e centros de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Distrito 4571
Parte do Rio de Janeiro e de São Paulo
POLTRONAS PARA HOSPITAL E CAMINHADA ECOLÓGICA
l Os associados ao Rotary Club de Aparecida, SP, entregaram 12 poltronas hospitalares à Santa Casa de Misericórdia de Aparecida. As cadeiras, no valor total de R$ 15,6 mil, serão utilizadas no pronto atendimento municipal. Em outra ocasião, o clube promoveu a Caminhada Cultural Ecológica para celebrar o Mês da Água, Saneamento e Higiene, uma das áreas de enfoque do Rotary, e o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Ao final do evento e com a participação da Família do Rotary da cidade e de pessoas da comunidade, o clube plantou mudas de ipê rosa no Amas Refúgio Ecológico, localizado no município de Roseira.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4560
Rotary Club de Três Corações, MG – Com o apoio de empresas locais e da comunidade, promoveu a 16ª edição do Rotary Folia. O evento teve como principal objetivo arrecadar recursos para a aquisição de cadeiras de rodas.
Governador: Claudinei Magalhães
Distrito 4590
SAÚDE BUCAL
l Com o aporte de um Subsídio
Distrital da Fundação Rotária, o Rotary Club de Rio Claro, SP, entregou equipamentos para o consultório odontológico do Grupo de Apoio à Criança com Câncer. A instituição auxilia crianças, adolescentes e jovens que estão em tratamento oncológico e hematológico no município de Rio Claro e outras cidades da região.
Distrito 4621 Parte de São Paulo Governadora: Sueli Rodrigues
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
l O Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro, SP, arrecadou 471 quilos de alimentos com o apoio da Coop Supermercados, em Sorocaba. Os mantimentos serão entregues a duas instituições que fornecem quentinhas para pessoas do município que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4590
Rotary Club de Itapira, SP – Por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, doou uma cama hospitalar especial para pacientes obesos ao Hospital Municipal de Itapira.
www.revistarotarybrasil.com.br/4621
Rotary Club de Sorocaba-Novos Tempos, SP – Promoveu um Prêmio Rotário de Liderança Juvenil (Ryla) para 30 alunos do ensino médio da Escola Estadual Brigadeiro Tobias.
Parte de São Paulo Governador: Antonio Soares
Distrito 4630
PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
l O Rotary Club de Paranavaí-Arenito, PR, apoiou e participou do curso de capacitação Conservação de Nascentes –Teoria e Prática, ministrado pela Divisão de Proteção de Mananciais do Instituto Água e Terra na Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense. Além dos associados ao clube, participaram do treinamento profissionais das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Sustentável, da Agricultura e do Abastecimento, das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná e estudantes de nível técnico e superior das áreas ambientais e agrárias. Ao final, foram plantadas mudas de espécies nativas em Área de Preservação Permanente.
4640
TOALHAS PARA HOSPITAL
l Em 27 de abril, os associados ao Rotary Club de Pranchita, PR, entregaram 100 toalhas de banho para a Fundação Hospitalar da Fronteira. A doação foi possível graças aos recursos adquiridos na Pizza Solidária, evento realizado anualmente pelo clube. Parte do lucro da iniciativa é destinada também à manutenção e aquisição de equipamentos para o Banco Ortopédico.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4630
Entre os dias 10 e 13 de abril, o distrito realizou a 28ª edição do Prêmio Rotário de Liderança Juvenil (Ryla), reunindo 84 jovens no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá, para atividades de autoconhecimento, liderança e serviço.
www.revistarotarybrasil.com.br/4640
Rotary Club de Assis Chateaubriand, PR – Em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, soltou 19 mil alevinos no rio Piquiri.
Rotary Club de Barracão, PR – Realizou a oitava edição da Páscoa Solidária na Tri Fronteira, distribuindo ovos de chocolate para cerca de 1.300 crianças das cidades de Barracão e Dionísio Cerqueira, localizadas em Santa Catarina, e Bernardo de Irigoyen, na Argentina.
Parte do Paraná Governador: Celso Yoshiaki Miyamoto
Distrito
Parte do Paraná
Governador: Wilson José Schiavinato Júnior
EQUIPAMENTOS PARA PRÓ-RIMFUNDAÇÃO
Distrito 4652
Parte de Santa Catarina
Governador: Luiz Búrigo Simões Mattos
l O Rotary Club de Jaraguá do Sul-Vale do Itapocu , SC, entregou duas cadeiras de rodas especiais para obesos, um oxímetro e dois esfigmomanômetros à Fundação Pró-Rim, que atende pacientes com doenças renais crônicas. Os equipamentos foram adquiridos com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária e recursos próprios do clube. Em outros momentos, o clube revitalizou seu marco rotário, ocasião em que recebeu o então governador do distrito, Cioney Giovanella, e celebrou seu aniversário de 17 anos de fundação com um jantar festivo e o plantio de 17 mudas de árvores no Parque Linear Via Verde. A ação teve o apoio da prefeitura, do grupo Gerar e da Finta Plantas Ornamentais.
PALESTRA SOBRE DOENÇA RENAL
l O Rotary Club de Porto Alegre-Centenário, RS, promoveu em 24 de março, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um debate sobre os problemas na prevenção e no tratamento de doenças renais crônicas. O encontro teve palestra do professor de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e nefrologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Fernando Saldanha Thomé, e a participação de médicos dos hospitais Santa Casa, Nossa Senhora da Conceição e São Lucas da PUCRS, representantes do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, da Secretaria da Saúde de Porto Alegre e da ONG ViaVida, que apoia transplantados e pacientes em lista de espera. Os jornais Zero Hora e Correio do Povo divulgaram o evento, que enfatizou o aumento do número de casos de pacientes com problemas renais.
Distrito 4670
Parte do Rio Grande do Sul
Governador: Silvio José Fonseca Ourique
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4670
Rotary Club de Canela, RS – Homenageou três empresas parceiras com o certificado Empresa Amiga do Rotary. A cerimônia foi prestigiada pela então governadora do distrito, Rosana Oppitz.
Rotary Club de Canela-Inspiração, RS – Com parcerias, iniciou a instalação de bancos pintados de vermelho em áreas públicas da cidade. A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher. Em outra ação, o seu clube mirim arrecadou alimentos para o Projeto Esperança e Paz, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos.
Distrito 4680
Parte do Rio Grande do Sul Governadora: Maria Beatriz Moraes
PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
l As associadas ao Rotary Club de Chuí-Portal do Brasil, RS, organizaram em março uma palestra com o tema Violência Doméstica, na Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. O evento foi conduzido por Valdirene Jacobs, titular da Promotoria de Violência Contra a Mulher da cidade gaúcha de Rio Grande, e teve a participação de moradores das cidades de Chuí e Santa Vitória e de integrantes do serviço de segurança pública da Patrulha Maria da Penha.
4700
Parte do Rio Grande do Sul Governador:
POLTRONAS PARA HOSPITAL
l Com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária e recursos próprios, o Rotary Club de Farroupilha-Nova Vicenza, RS, doou quatro cadeiras especiais ao Hospital Beneficente São Carlos para uso em campanhas de doação de sangue e atendimentos, como quimioterapias. A entrega ocorreu em 10 de abril como parte do Projeto Poltronas Rotary, criado após uma campanha que identificou a necessidade de mais conforto aos doadores.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4700
Rotary Club de Soledade, RS – Realizou a 5ª Stone Run em parceria com o Sicredi Botucaraí RS/ MG e o apoio de patrocinadores e da Família do Rotary da cidade. Toda a arrecadação do evento será destinada para as ações do clube, entre elas a Campanha de Alimentos e o Banco Ortopédico.
Distrito
Valmor Kaufmann
William Bertuol
Distrito 4710
Parte do Paraná Governadora: Irma Paiva
DOAÇÃO
DE SANGUE
l Os associados ao Rotary Club Satélite de Ivaiporã Grandes Rios, PR, em parceria com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a unidade da cidade de Apucarana do Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, promoveram o primeiro projeto de doação de sangue em 22 de abril. Ao todo, foram coletadas 69 bolsas.
CONEXÃO SOLIDÁRIA
l O Rotary Club de São José dos Pinhais, PR, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e outros Rotary Clubs do distrito, entregou mais de 400 computadores para escolas, abrigos, centros de reabilitação, casas de apoio e iniciativas de inclusão digital do estado. O projeto Conexão Solidária tem como objetivo ampliar oportunidades de desenvolvimento para milhares de crianças, adolescentes e adultos e prevê distribuir mais 500 equipamentos de informática, entre computadores, impressoras e scanners. Em outra ocasião, o clube promoveu, em conjunto com os Rotary Clubs de São José dos Pinhais-Iguaçu, São José dos Pinhais-Murici e São José dos Pinhais-Norte, e o apoio do Shopping São José, familiares e voluntários, a iniciativa Árvore Solidária, que arrecadou e distribuiu mais de 1.200 presentes para crianças de diversas instituições da cidade.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4710
Rotary Club de Ivaiporã, PR – Em parceria com o Instituto de Saúde Bom Jesus e o Rotary Club de Ivaiporã-Integração, iniciou um projeto de empréstimo de camas hospitalares. Outra iniciativa do clube, dessa vez em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi a premiação dos alunos de escolas municipais que participaram do 3º Concurso de Poesias.
Rotary Club de Ivaiporã-Integração, PR – Promoveu a 7ª Expoflor, evento de exposição e comercialização de flores, mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais. A renda foi destinada ao grupo Flor de Lotus, que oferece apoio a mulheres em tratamento oncológico. www.revistarotarybrasil.com.br/4730
Com recursos do Fundo Júlio Moreira, iniciativa do distrito com foco em projetos de educação, 13 Rotary Clubs entregaram uniformes para a fanfarra da Apae do município de Pinhais.
Rotary Club de Curitiba-Ópera de Arame, PR – Com aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária e as parcerias da UniCesumar e de empresas locais, promoveu o projeto Saúde Bucal, que ofereceu tratamento e doação de próteses a moradores da comunidade do Taquari.
Distrito 4730 Parte do Paraná Governador: Marcelo Passos
Distrito 4740
Parte do Paraná e de Santa Catarina Governador: Elton Daltoe
Distrito 4770
Parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso Governador: Fábio Velasco de Azevedo Fayad
INICIATIVAS EM PROL DA COMUNIDADE
lPor meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, o Rotary Club de Uberlândia-Renascer, MG, entregou um computador ao Instituto Ipê Cultural, que oferece aulas de silk screen, marcenaria, computação, design, pintura e reaproveitamento de materiais recicláveis para mais de 200 crianças. Em outras ações, o clube promoveu a 2ª Rodada de Negócios Networking, com renda destinada a seus projetos sociais, e entregou, com a ajuda de parceiros, cem caixas de bombons para as crianças do projeto Escola Popular. E seu clube mirim arrecadou lacres de latinhas e tampinhas de plástico para o projeto que doa próteses a crianças que nascem com pé torto congênito.
PROJETO PARA JOVENS ESTUDANTES
l Com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, o Rotary Club de Joaçaba, SC, desenvolve um projeto de empreendedorismo para alunos da Escola Municipal Rotary Fritz Lucht. Com aulas, rodas de conversa e visitas guiadas às empresas da região, os alunos têm a chance de conhecer na prática diferentes áreas profissionais. No começo de abril, o programa encerrou seu primeiro ciclo de atividades com a entrega de camisetas personalizadas e 50 livros sobre empreendedorismo aos jovens participantes.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4740
Rotary Club de Chapecó-Norte, SC – Com a colaboração de supermercados de Chapecó, distribuiu doces para mais de 1.200 crianças de instituições beneficentes da cidade.
Rotary Club de Maravilha-Cidade das Crianças, SC – Recebeu o jovem intercambista alemão Lasse-Eric Vervoort, que realizou, com o apoio do clube, trabalho voluntário no Lar de Idosos Santa Bárbara.
www.revistarotarybrasil.com.br/4770
Rotary Club de Frutal, MG – Dentre as várias atividades promovidas por seu clube mirim, estão o plantio de mudas de árvores no Parque das Sucupiras e a doação de portões de segurança para as portas das salas do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Gomes Pinheiro.
Rotary Club de Frutal-Clemente Teodoro, MG – Com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária e recursos adquiridos na 15ª Festa da Fraternidade, instalou um parquinho infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Paula Heitor de Assunção, localizado no município de Aparecida de Minas.
ROTARACT
Clubes de prestação de serviços humanitários com foco na juventude. Neles, os rotaractianos podem participar de projetos voluntários, conhecer pessoas e fazer amizades, encontrar oportunidades de desenvolvimento profissional e integrar uma rede internacional de jovens.
CLIMATIZAÇÃO DE ESPAÇO EM ESCOLA
l O Rotaract Club de Birigui, SP (distrito 4470), em parceria com os Rotary Clubs de Birigui e Birigui-Cidade Pérola, instalou dois aparelhos de ar-condicionado na Sala Maker da Escola Técnica Estadual Doutor Renato Cordeiro. A ação foi realizada por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, proporcionando mais conforto e segurança para alunos, munícipes e empresas que utilizam o espaço tecnológico.
BAZAR DO ROTARACT
l Os integrantes do Rotaract Club de Barão de Cotegipe, RS (distrito 4700), realizaram o 3º Bazar do Rotaract em parceria com o On The Road Bar (foto). O resultado das vendas será destinado a seus projetos sociais. O clube também distribuiu ovos de chocolate para as crianças atendidas no projeto Educarte na terceira edição da Páscoaract, ação apoiada pelo Cras Barão e pela Whonka Doces e Salgados.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao
Rotaract Club de Araçatuba-Bandeirantes, SP (distrito 4470) – Por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária e com recursos obtidos no evento Costelada do Rotaract, reformou o espaço utilizado no bazar da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba. Em outras ações, o clube promoveu o 1º Workshop de Oratória no Colégio Delta em parceria com o Rotaract Club de Araçatuba-Cruzeiro do Sul.
Rotaract Club de Penápolis-XV de Março, SP (distrito 4470) – Em parceria com a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, organizou o 11º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas com a participação de equipes de vários estados do Brasil.
Rotaract Club de São Borja-Terra dos Presidentes, RS (distrito 4660) – Em uma ação conjunta com o Rotary Club de São Borja, ofereceu um jantar e distribuiu presentes no Centro Comunitário da Vila Arneldo Matter.
CASAS DA AMIZADE
Formadas por cônjuges e parceiros de rotarianos e rotarianas, apóiam os projetos comunitários desenvolvidos pelos Rotary Clubs e realizam ações próprias.
BRECHÓ SOLIDÁRIO
l As integrantes da Casa da Amizade de Penápolis-XV de Março, SP (distrito 4470), promoveram um brechó solidário com objetivo de arrecadar recursos para suas ações sociais.
DOAÇÃO DE CHOCOLATE
l Por ocasião da Páscoa, a Casa da Amizade de Fronteira, MG (distrito 4770), em parceria com o Rotary Club local e a Loja Maçônica, entregou 127 caixas de bombons à Apae do município.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao
Casa da Amizade de Frutal, MG (distrito 4770) – Entregou desodorantes para os estudantes do período integral da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira.
QUARTA TELA – O que assistir online
CHESPIRITO: SEM QUERER QUERENDO
HBO Max
Asérie narra a trajetória do ator Roberto Gómez Bolaños, homem cujo desejo de fazer rir o levou a criar Chaves, um dos personagens mais cativantes da televisão mundial. A produção passa por sua infância e atuação profissional entre as décadas de 1950 e 1980, e nos conta como um jovem sonhador conseguiu conquistar o sucesso na nascente indústria televisiva mexicana, sacrificando muitas vezes suas relações pessoais. Bolaños também é conhecido por personagens como Chapolin e Dr. Chapatin, todos com episódios exibidos no Brasil pelo SBT.
UNDERDOGS: COADJUVANTES SELVAGENS
Disney+
l Narrada pelo astro canadense Ryan Reynolds, a série celebra os comportamentos únicos de algumas espécies pouco faladas do reino animal. O conteúdo é uma produção original da National Geographic e segue os chamados heróis oprimidos no mundo dos bichos, mostrando desde seus talentos ocultos até escolhas ousadas de higiene, rituais de reprodução, técnicas de camuflagem e habilidades parentais. RB
CICERO DIAS, O COMPADRE DE PICASSO
Amazon Prime Video
l No documentário de 2016 que finalmente fica disponível no streaming, o cineasta Vladimir Carvalho aborda a carreira do artista plástico Cicero Dias a partir de depoimentos do próprio artista e de diversas vozes contemporâneas que conviveram com ele. O filme passeia pela rica vida de Dias, que transitou por Recife, Rio de Janeiro, Paris e Lisboa. Próximo do modernismo e influenciado por artistas como Pablo Picasso, Fernand Léger e Joan Miró, ele marcou a história da arte brasileira.
cpuga/iStock.com/iStock.com
Em um domingo, 3 de agosto de 1997, os apreciadores de mistérios paranormais tinham mais um encontro (era o 14º) na Casa de Cultura Laura Alvim, no bairro carioca de Ipanema, para assistir a episódios da série Arquivo X, ouvir palestras de ufólogos e conhecer as últimas notícias sobre o chupa-cabra no Brasil. Naquela época, o povo andava alvoroçado com as histórias do chupa-cabra, tanto que elas inspiravam reportagens de TV e ganhavam as manchetes de jornais populares – renderam até um episódio da quarta temportada de Arquivo X: El mundo gira.
A lenda sobre uma criatura semelhante a um réptil que estaria por trás do aparecimento de cadáveres exangues de ovelhas, cabras e aves domésticas remonta a 1995. Naquele ano, uma moradora da cidade de Canóvanas, em Porto Rico, declarou ter visto algo parecido com um alienígena e a lenda rapidamente se espalhou pela América Latina e os Estados Unidos, alcançando ainda a Rússia e as Filipinas. Mas, assim como chegou, o chupa-cabra sumiu, caindo no esquecimento antes do fim da década de 1990. E continua um mistério até hoje.
E na edição de JULHO DE 1995 a nossa revista publicava:
l “Sonho com um mundo em paz”, declarava Herbert G. Brown em sua primeira mensagem como presidente 1995-96 do Rotary International. “Um mundo onde todas as pessoas viverão o legado deixado pelos nossos grandes líderes religiosos: ‘Ama teu semelhante’ e ‘tenha o coração aberto para todos os seres’. A paz tem sido a esperança da humanidade desde o começo dos tempos.”
Ele concluía assim o texto: “Em nossa caminhada para o século 21, os desafios que enfrentamos são grandes demais para uma só pessoa, um só clube, ou uma só nação! Mas se cada um de nós fizer a sua parte, dando o melhor de nossos conhecimentos para nosso clube, nossa comunidade e nosso país, poderemos fazer esses sonhos se tornarem realidade”.
l Nascido em 22 de novembro de 1923 na pequena cidade de Iota, no estado norte-americano da Luisiana, Herbert Brown ingressou no Rotary em 1945, quando se associou ao Rotary Club de Opelousas. No mesmo ano, ele iniciou uma carreira bem-sucedida no mundo dos negócios abrindo duas lojas de móveis. O rotariano se tornaria governador distrital 1968-69 e diretor 1978-80 do Rotary International. “Durante seu mandato no Conselho Diretor,
Herbert pôde ver de perto as variadas atividades de serviço em todo o mundo”, nos contava a biografia do presidente 1995-96. “Ele e Diane [sua esposa] ficaram especialmente interessados nos muitos programas do clube que contribuíam para a paz internacional ajudando as crianças. Durante esses dois anos, Herbert e Diane viajaram centenas de quilômetros representando o Rotary, tirando de suas próprias experiências na vida pessoal e profissional subsídios para falar em nome das crianças de todo o mundo.”
“Na Convenção do Rotary de 1978, em Tóquio, o diretor Herbert ficou comovido com o discurso do Dr. Robert Andrew Hingson, fundador e diretor da Fundação Brother’s Brother”, continuava o texto, relembrando um episódio em especial que emocionou o novo presidente. “Ressaltando que 1979 seria o Ano da Criança, o médico conclamou os rotarianos a ajudar a imunizar as crianças de todo o mundo contra doenças. Uma arma em sua batalha, disse ele, era uma ‘pistola da paz’, o inoculador por ar comprimido. Herbert e Diane imediatamente doaram recursos para as pistolas de vacinação em memória de seu filho Graham [morto em um acidente nos anos 1970]. Poucos meses depois, os Brown receberam uma carta da África contando sobre as milhares de crianças que foram vacinadas com seu presente.” RB
Veja as edições antigas da sua Rotary Brasil em revistarotarybrasil.com.br/acervo
SUA LISTA DE DESEJOS PARA ESTE ANO
Como aproveitar ao máximo o período 2025-26
n Apadrinhe um novo associado
n Reserve seu bilhete aéreo para Taipei e curta a Convenção do Rotary International de 2026
n Trabalhe como voluntário na próxima ação do seu clube, seja para ajudar na limpeza de um rio, seja em alguma atividade voltada à educação, ou ainda arrecadando alimentos para doação (encontre mais ideias na Central de Projetos: spc.rotary.org)
n Expanda sua família hospedando um estudante do Intercâmbio de Jovens do Rotary
n Explore as belezas marinhas com o Grupo de Companheirismo de Mergulho, tome uma geladinha com o Grupo de Companheirismo de Cerveja ou participe de uma corrida com o Grupo de Companheirismo de Rotarianos Maratonistas (conheça todos os grupos em rotary.org/fellowships)
n Encontre seus amigos do Rotary fora das reuniões formais
n Obtenha consultoria especializada de um Grupo Rotary em Ação para seu próximo projeto (saiba mais em rotary.org/actiongroups)
n Participe da sua Conferência Distrital para ampliar seu círculo de amizades e inspirar-se
n Faça uma doação à Fundação Rotária (bastam US$ 0,60 para proteger uma criança contra a pólio)
n Seja parceiro de outro clube em um projeto
n Consiga cobertura na mídia para as ações do seu clube e divulgue o trabalho do Rotary nas redes sociais (use os modelos e mensagens disponíveis em brandcenter.rotary.org)
n Visite Chicago e faça um tour pela Sede Mundial do Rotary International (agende sua visita pelo e-mail visitors@rotary.org)
n Defina metas para seu clube no site rotary.org/clubcentral