www.revistarotarybrasil.com.br

![]()
www.revistarotarybrasil.com.br

A ILUMINAÇÃO DO CRISTO REDENTOR E OUTRAS AÇÕES QUE MARCARAM A
CAMPANHA DESTE ANO
NESTA EDIÇÃO
Duas histórias unindo Brasil e África 18
Um projeto pela segurança das mulheres 20
Cuidando da saúde na América Latina 23




Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor. www.rotary.org
Em todo o mundo
Rotary Clubs: 36.552; Total de rotarianos: 1.159.519 (71,6% homens, 27,2% mulheres, 1,2% não reportou); Países e regiões geográficas onde o Rotary está presente: 217; Número de distritos rotários: 520; Rotaract Clubs: 9.691 (reunindo um total de 137.287 rotaractianos, dos quais 46,7% são homens, 46,7% são mulheres e 6,4% não reportaram).
No Brasil
Rotary Clubs: 2.317; Total de rotarianos: 52.499 (65,4% homens, 33,6% mulheres, 0,9% não reportou); Número de distritos rotários: 31; Rotaract Clubs: 577 (reunindo um total de 5.480 rotaractianos, dos quais 50,1% são mulheres, 46,5% são homens e 3,1% não reportaram).
Fonte: Escritório do Rotary International no Brasil (dados de 23 de outubro de 2025).
O ingresso no Rotary se dá por meio de convite. Nós podemos colocá-lo em contato com o clube que melhor atende a suas necessidades e interesses: www.rotary.org/pt/get-involved/join
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
Primeiro: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
Segundo: a difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade;
Terceiro: a aplicação do ideal de servir na vida pessoal, profissional e comunitária de todos os rotarianos; Quarto: a propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir.
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
1) É a VERDADE?
2) É JUSTO para todos os interessados?
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4) Será BENÉFICO para todos os interessados?
A Prova Quádrupla foi criada em 1932 pelo rotariano Herbert J. Taylor, o qual, posteriormente, presidiu o Rotary International.
ROTARY INTERNATIONAL
ONE ROTARY CENTER - 1560 SHERMAN AVENUE - EVANSTON, ILLINOIS, EUA
DIRETOR 2025-26
PRESIDENTE
Francesco Arezzo
Rotary Club de Ragusa, Itália
PRESIDENTE ELEITO
Olayinka Hakeem Babalola
Rotary Club de Trans Amadi, Nigéria
VICE-PRESIDENTE
Alain Van de Poel
Rotary Club de Wezembeek-Kraainem, Bélgica
TESOUREIRO
Patrick Eakes
Rotary Club de Crescent (Greensboro), Estados Unidos
DIRETORES
César Luis Scherer
Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Beira Lago, Brasil
Brian Hall
Rotary Club de Covington, Estados Unidos
Christine Buering
Rotary Club de Altenburg, Alemanha
Christine Etienne
Rotary Club de Petoskey, Estados Unidos
Daniel C. Himelspach
Rotary Club de Denver Mile High, Estados Unidos
Daniel V. Tanase
Rotary Club de Suceava Bucovina, Romênia
Harriette Florence Verwey
Rotary Club de Leiden-AM, Holanda
Isao “Mick” Mizuno
Rotary Club de Tokyo Tobihino, Japão
Jennifer A. Scott
Rotary Club de Central Blue Mountains, Austrália
Jung-Hyun Lee
Rotary Club de Hwasung Taean, Coreia do Sul
K.P. Nagesh
Rotary Club de Bangalore Highgrounds, Índia
Naomi Luan-Fong Lin
Rotary Club de Taipei Lily, Taiwan
M. “MMM” Muruganandam
Rotary Club de Bhel City Tiruchirapalli, Índia
Salvador Rizzo Tavares
Rotary Club de Monterrey Carlos Canseco, México
Suzan Stenberg
Rotary Club de Östersund Åre, Suécia
Wyn Spiller
Rotary Club de Grass Valley, California, Estados Unidos
SECRETÁRIO-GERAL
John Hewko
Rotary Club de Kyiv, Ucrânia
CURADORES DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 2025-26
CHAIR
Holger Knaack
Rotary Club de Herzogtum
Lauenburg-Mölln, Alemanha
CHAIR ELEITO
Jennifer E. Jones
Rotary Club de Windsor-Roseland, Canadá
VICE CHAIR
Greg E. Podd
Rotary Club de Evergreen, Estados Unidos
CURADORES
Ann-Britt Åsebol
Rotary Club de Falun-Kopparvågen, Suécia
Bharat S. Pandya
Rotary Club de Borivli, Índia
Carlos Sandoval
Rotary Club de San Nicolás de los Garza, México
Chun-Wook Hyun
Rotary Club de Seoul-Hansoo, Coreia do Sul
Dennis J. Shore
Rotary Club de Hawthorn, Austrália
Frank Ching-Huei Horng
Rotary Club de Panchiao West, Taiwan
Ijeoma Pearl Okoro
Rotary Club de Port Harcourt, Nigéria
Katsuhiko “Kats” Tatsuno
Rotary Club de Tokyo-West, Japão
Martha “Marty” Peak Helman
Rotary Club de Boothbay Harbor, Estados Unidos
R. Gordon R. McInally
Rotary Club de South Queensferry, Escócia
Stephanie A. Urchick
Rotary Club de McMurray, Estados Unidos
Vicki Puliz
Rotary Club de Sparks, Estados Unidos
SECRETÁRIO-GERAL
John Hewko
Rotary Club de Kyiv, Ucrânia

Afelicidade é o mais elementar dos anseios humanos. Mais do que um sentimento, esse estado de bem-estar positivo e as condições necessárias para criá-lo e mantê-lo devem ser considerados um direito universal.
No Rotary, dezembro é o Mês da Prevenção e Tratamento de Doenças, quando destacamos o trabalho dos nossos associados para promover a saúde e o bem-estar, inclusive mental. De acordo com um recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada sete pessoas em todo o mundo tem um problema de saúde mental. No entanto, apenas 9% dos indivíduos com depressão recebem tratamento adequado.
No Rotary, contamos com uma maneira poderosa de promover o bem-estar emocional e a felicidade: a amizade. As conexões que criamos na nossa organização podem ser uma força poderosa para a mudança. Sei disso por experiência própria.
Quando meus companheiros rotarianos propuseram que eu me tornasse presidente do nosso clube, hesitei. Eu tinha gagueira e ficava apavorado de falar em público. Mas o fato de ter associados me apoiando e me cercando de carinho permitiu que eu enfrentasse esse medo, e encontrei uma maneira de falar com confiança diante de uma multidão.
Hoje, falo regularmente a plateias – algumas com milhares de pessoas – em um idioma que não é a minha língua materna. Ao longo da minha vida, os associados do Rotary me ajudaram a criar mudanças duradouras em mim mesmo.
Esse companheirismo nos dá a coragem e os meios para criar mudanças duradouras no mundo também, e os serviços de saúde mental precisam desesperadamente de melhorias. A OMS informa que os governos dedicam à saúde mental uma média de apenas 2% dos seus orçamentos de saúde, e somente 11% desses fundos chegam aos serviços comunitários. Em alguns países, há apenas um profissional de saúde mental disponível para cada 100 mil pessoas. A OMS solicitou ações estratégicas e urgentes para preencher essa lacuna.
O Rotary pode atender a esse chamado promovendo a conscientização sobre saúde mental em nossos clubes, trabalhando com sistemas de saúde locais, financiando o treinamento de agentes comunitários de saúde e apoiando iniciativas que levem atendimento a lugares onde isso não existe. Mesmo pequenos investimentos em saúde mental geram enormes retornos em produtividade, saúde pública e felicidade.
Ao criarmos mudanças duradouras no mundo, não podemos nos esquecer de cuidar uns dos outros. O presidente 2023-24 do Rotary International, Gordon McInally, nos lembra que devemos ir além da pergunta “Como você está?”. Em vez disso, precisamos perguntar uns aos outros “Como você está realmente?”.
À medida que fazemos a transição para um novo ano repleto de novas possibilidades, estaremos Unidos para Fazer o Bem – pela cura, pela amizade e pelo acesso à felicidade.

FRANCESCO AREZZO Presidente do rotary international
Pesquisa e texto: Renata Coré


Mais jovem entre as capitais do país, Palmas é também a última cidade brasileira do século 20 completamente planejada. Sua história está intimamente relacionada à do Tocantins, estado desmembrado a partir de Goiás pela Constituição de 1988. Movimentos separatistas foram registrados na região desde o século 19, até que, em 1º de janeiro de 1989, o então novo estado (criado em 5 de outubro do ano anterior) seria instalado de modo oficial. Em 1º de janeiro do ano seguinte, Palmas (criada em 20 de maio de 1989) assumiria a função de capital do Tocantins, em substituição à capital provisória de Miracema.
O projeto urbanístico e arquitetônico da cidade, desenvolvido pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho e executado por trabalhadores oriundos de várias localidades do país, foi inspirado em princípios de simetria utilizados na antiguidade pelos assírios e egípcios de modo a favorecer a mobilidade. Além disso, Palmas possui avenidas largas e importantes áreas públicas. A praça dos Girassóis, que pode ser vista na foto, é a maior da América Latina e foi projetada para reunir as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado. Foi nela que, em 20 de maio de 1989, cerca de dez mil pessoas se reuniram para o lançamento da pedra fundamental da cidade.
Palmas apresentou forte expansão durante os anos 1990 e, na primeira década do século 21, foi a capital com o maior crescimento demográfico. Dados do Censo Demográfico 2022 indicam que hoje a população gira em torno de 302.692 pessoas, tornando-a a maior cidade do estado.
Banhada pelo rio Tocantins, cujo represamento proporcionou a formação de ilhas e paisagens, como as praias da Graciosa e do Prata, Palmas fica próximo ao Jalapão, importante região turística do Tocantins. No campo cultural, o Theatro Fernanda Montenegro é o principal da cidade, que dispõe ainda de espaços como a Casa da Cultura Professora Maria dos Reis e o Museu Casa Suçuapara. RB
Número de Rotary Clubs: 01
Ano de fundação: 1993
Capa
Dez vezes Brasil: mobilização da comunidade e parcerias deram o tom da campanha Juntos
Contra a Pólio deste ano e levaram nosso país à liderança de mais um campeonato mundial
Renata Coré e Renato Dantas


pRojetos que inspiRam
RotaRy sem fRonteiRas
Escrevendo o próprio destino: conheça o projeto brasileiro que ajuda meninas na Guiné-Bissau por meio da educação l Uma jornada de transformação



suplemento Revistas da améRiCa latina
Zelando pela vida: Rotary ajuda a preservar e melhorar a saúde na América Latina
Bancos vermelhos contra o feminicídio: iniciativa do Rotary e do Interact Clubs de Canela-Inspiração busca
tornar a comunidade consciente da violência contra a mulher
Renata Coré
MensageM do presidente do rotary
Para sua saúde e bem-estar
Francesco Arezzo
César Luis Scherer
MensageM do presidente da rotary Brasil Pensar globalmente e agir localmente está no DNA do Rotary
Ricardo Franco Teixeira
MensageM do chair da Fundação rotária
Em uma escala maior
Holger Knaack
centenário da revista
Parabéns aos vencedores: as homenagens aos autores das reportagens premiadas em nosso concurso

Capa: design de Armando Santos com foto de Bryan dos Reis Ramalho de Queiroz
Apaixão dos brasileiros pela campanha de erradicação mundial da poliomielite tem suas raízes nos primórdios do programa Polio Plus, criado nos anos 1980. E embora o Brasil tenha vencido a doença no final daquela década, nossos clubes e associados nunca recuaram do trabalho para conscientizar a população sobre a importância da vacina e para que o maior sonho do Rotary se torne realidade no mundo inteiro.
Desde 2023, com a chegada da campanha Juntos Contra a Pólio, essa mobilização brasileira vem cruzando fronteiras para engajar outros países e agora atinge um número maior de pessoas com a adesão de parceiros como a Confederação Brasileira de Futebol. Seguindo essa linha histórica, a iluminação do Cristo Redentor em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, é um marco desse novo momento, coroado pela conquista de mais um primeiro lugar do Brasil no ranking global que registra o trabalho dos clubes voltados à causa. Confira como chegamos ao topo na reportagem de capa.
No mês dedicado à área de enfoque Prevenção e Tratamento de Doenças, trazemos exemplos de projetos desenvolvidos na América Latina para levar mais saúde às pessoas. O suplemento especial é fruto de uma parceria inédita envolvendo a Rotary Brasil e outras revistas da região.
A edição traz ainda uma matéria sobre o projeto Banco Vermelho, que alerta sobre a violência contra as mulheres, e duas histórias inspiradoras que unem brasileiros e africanos.
Esperamos que você goste e aproveitamos para desejar um final de ano de paz e reencontros e um feliz 2026!

Revista de Propriedade da Associação Editora Brasil Rotário
CNPJ: 33.266.784/0001-53 Inscrição Municipal: 00.883.425
Av. Rio Branco, 125, 18º andar CEP: 20040-006 – Sede própria
Rio de Janeiro – RJ Tel.: (21) 2506-5600 / Fax: (21) 2506-5601
SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138 (ligação gratuita)
DIRETORIA EDITORIAL E EXECUTIVA 2025-27
Presidente:Ricardo Franco Teixeira
Vice-presidente:Claudio Dutra de Aboim
DiretordeFinanças:Eduardo Costa Garcia
DiretorAdministrativo:Bemvindo Augusto Dias
DiretoradeLogística:Patrícia Magluta
DiretoradeJornalismo:Ivone Sacchetto
DiretoraJurídica:Maria Odete Henriques de Sá
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2025-27
Presidente:Pedro Loureiro Durão
Suplente:Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim
Membros titulares: Adelia Antonieta Villas, Joper Padrão do Espírito Santo e José Carlos Schimidt Murta Ribeiro
Membros suplentes: Alexis Cavichini Teixeira de Siqueira, Raphael José de Oliveira Barreto Neto e Francisco Carlos Santos de Jesus
CONSELHO FISCAL 2025-26
Membros titulares: Fabricio Fernandes de Castro, Paulo Maurício de Oliveira Macedo e Christian Helmer
Membrossuplentes:Carlos Evaristo, José Renato de Miranda e André Ricardo Cruz Fontes
CONSELHO CONSULTIVO DE BENEMÉRITOS
César Luis Scherer, Henrique Vasconcelos, Mário César Martins de Camargo, Paulo Augusto Zanardi, José Ubiracy Silva, José Antonio Figueiredo Antiório, Antonio Hallage, Themístocles Américo Caldas Pinho, Luiz Coelho de Oliveira, José Alfredo Pretoni, Gerson Gonçalves, Mário de Oliveira Antonino, Claudinei de Barros Magalhães (suplente: Dante Bachi Júnior), Ivone Sacchetto, Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim e Milton Ferreira Tito

EXPEDIENTE
Presidente: Ricardo Franco Teixeira
Editor-chefe: Nuno Virgílio Neto – Jorn. Prof. MTB 24490 RJ
Editor adjunto e jornalista responsável: Luiz Renato Dantas – Jorn. Prof. MTB 25583 RJ Redação, site e plataformas digitais: Luiz Renato Dantas, Manoel Magalhães, Maria Lúcia Ribeiro de Sousa, Nuno Virgílio Neto e Renata Coré Diagramação e digitalização: Armando Santos (coordenador), Alex Mendes e Maria Cristina Andrade
Impressão: Log&Print (Empresa do Grupo Print Laser)
Distribuição: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Tiragem desta edição: 44.900 exemplares
E-mail da Redação: jornalismo@revistarotarybrasil.com.br
Homepage: www.revistarotarybrasil.com.br Facebook: www.facebook.com/revistarotarybrasil
Instagram: www.instagram.com/revistarotarybrasil X: www.x.com/revistarotarybr
Linkedin: www.linkedin.com/company/revistarotarybrasil
ATENDIMENTO AO ASSINANTE
SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138
As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. As visões expressas nesta publicação não são necessariamente aquelas do Rotary International ou da Fundação Rotária. São de propriedade do Rotary International e usadas sob licença as marcas ROTARY, e




Publicada ininterruptamente desde 14 de novembro de 1924, a Revista Rotary Brasil é a publicação oficial do Rotary em nosso país. Aqui você conhece um pouco do trabalho voluntário dos rotarianos brasileiros e de outros países.
COMO FUNCIONA SUA ASSINATURA
De acordo com o Regimento Interno do Rotary International, todo associado a qualquer Rotary Club deve assinar a revista oficial do Rotary International (Rotary Magazine) ou uma revista regional do Rotary que tenha sido aprovada e prescrita para sua região pelo Conselho Diretor (no caso do nosso país, a Revista Rotary Brasil). Os assinantes podem optar por ler a revista em formato impresso ou digital. Dois rotarianos que morem no mesmo endereço têm ainda a opção de assinar a revista conjuntamente.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Logística.
SUSPENSÃO POR ATRASO DE PAGAMENTO
Também de acordo com as normas do Rotary International, o atraso no pagamento da revista pode resultar na suspensão do seu clube.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Cobrança.
SOBRE O USO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
O leitor que contribui com a Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) por meio do envio de conteúdo – tais como fotos, informações, textos e frases, entre outros – aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela obtenção da autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil), judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por eventuais danos morais e/ou materiais causados à Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) ou a terceiros. Entre os direitos da Associação Editora Brasil Rotário (Revista Rotary Brasil) incluem-se, também, os de adaptação, condensação e edição dos textos e imagens enviados. Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departamento de Jornalismo.
Conheça os canais para falar com nossa equipe


Com o objetivo de ficar ainda mais perto dos leitores, a Revista Rotary Brasil criou o SAC-OUVIDORIA. Gostaríamos de conhecer suas ideias, reclamações e esclarecer dúvidas.
Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Se preferir, envie um e-mail para ouvidoria@revistarotarybrasil.com.br
Para entrar em contato com o Gabinete da Presidência, escreva para gabinete@revistarotarybrasil.com.br
CONTATOS DOS DEPARTAMENTOS
JORNALISMO
Para enviar notícias do seu clube, entre no site www.revistarotarybrasil.com.br, clique em Enviesuanotíciano alto da página e siga as instruções. Ou envie o material para jornalismo@revistarotarybrasil.com.br
LOGÍSTICA
Se precisar atualizar o número de assinantes, o endereço para envio de revistas ou pedir informações sobre a entrega das edições e o acesso à nossa versão digital, escreva para logistica@revistarotarybrasil.com.br
COBRANÇA
Para obter informações sobre o pagamento de assinaturas ou o envio de boletos, o e-mail é cobranca@revistarotarybrasil.com.br
MARKETING
Para anunciar sua empresa na revista e atingir um público de mais de 200 mil leitores em todo o país, entre em contato com marketing@revistarotarybrasil.com.br


facebook.com/revistarotarybrasil instagram.com/revistarotarybrasil

x.com/revistarotarybr

linkedin.com/company/revistarotarybrasil
Metade da população mundial carece de cobertura integral de serviços médicos essenciais, informa a Organização Mundial da Saúde. Além disso, mais de 800 milhões de pessoas – quase 12% da população mundial – gastam pelo menos 10% do orçamento familiar em cuidados de saúde. Prevenção e Tratamento de Doenças é uma das áreas de enfoque do Rotary que mais inspiram ações e projetos de clubes e distritos. Não custa lembrar ainda que, desde 1985, o Rotary é um dos protagonistas da mobilização global pela erradicação da pólio.

03
06
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas com deficiência representam 16% da população mundial. A data foi instituída pela ONU em 1992 e pretende mobilizar apoio para os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todos os níveis da sociedade.
Instituída por lei federal em 2007, a data faz alusão ao Massacre de Montreal, ocorrido em 6 de novembro de 1989, quando um homem armado invadiu uma sala de aula na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, e assassinou 14 mulheres. Em resposta à chacina, um grupo de homens do país criou a Campanha do Laço Branco, em que um laço branco é usado para expressar repúdio à violência contra a mulher e a decisão de combater esse tipo de crime. Atualmente, a campanha está presente em 60 países.
15
20
Último dia para você obter o menor preço na inscrição antecipada para a Convenção do Rotary, que será realizada em Taipei, de 13 a 17 de junho. Saiba mais sobre o evento e garanta a sua participação em convention.rotary.org/pt-br
Proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2005, busca celebrar a unidade humana na diversidade e conscientizar governos e sociedade para a importância da solidariedade. A ideia é que a data também incentive o debate sobre formas de concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a erradicação da pobreza, promovendo ações nesse sentido. RB
EDIÇÃO DE NOVEMBRO: MOSTRANDO O QUE O ROTARY FAZ
Nosso Rotary faz um belo trabalho pelas mãos de voluntários espalhados pelo Brasil e o mundo afora. Somos muitos e estamos caminhando firmes e fortes. Orlando Lisboa de Almeida , de Curitiba, PR, pelo Facebook
Estou feliz por ter conhecido o Rotary. [Nele] Encontrei companheirismo e no mais coloco em prática um dom que recebi de Deus desde a infância: fazer o bem sem olhar a quem.
JoceliCastro , de Barra Mansa, RJ, pelo Facebook
ERRAMOS
l Junia Torquato é o nome da professora e presidente do Rotary Club de Marília-Inovação, SP (distrito 4510), mencionada na nota sobre a iniciativa do seu clube, de conscientização para a importância das vacinas, publicada na página 32 da nossa edição de novembro.
A REVISTA NAS REDES
No mês de novembro, os conteúdos da Rotary Brasil na internet tiveram mais de 12 mil interações dos nossos leitores e do público em geral – eles curtiram, comentaram e compartilharam as nossas publicações. A presença digital da revista dá destaque às ações dos Rotary Clubs brasileiros, que chegam a um público cada vez maior, e divulga iniciativas inspiradoras que podem ser replicadas por outros clubes pelo país.
A Rotary Brasil já está perto de alcançar uma audiência de 50 mil seguidores se somados os perfis nas mídias digitais.


facebook.com/revistarotarybrasil instagram.com/revistarotarybrasil

x.com/revistarotarybr

linkedin.com/company/revistarotarybrasil
Os comentários publicados nesta página são extraídos das páginas da revista nas redes sociais e de cartas e e-mails enviados ao nosso Departamento de Jornalismo. No caso das correspondências, elas devem ser enviadas para o e-mail jornalismo@revistarotarybrasil.com.br ou para a Avenida Rio Branco, 125/18º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ/CEP: 20040-006. Em razão do seu tamanho ou para facilitar a compreensão, os textos poderão ser editados.


Nossa organização se destaca na promoção da saúde pública e no combate a doenças, buscando principalmente preveni-las ao redor do mundo.
Nós temos orgulho do trabalho realizado pela imunização e a erradicação de enfermidades, especialmente a erradicação da poliomielite. Desde 1985, mobilizamos grande volume de recursos por meio da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em parceria com a Organização Mundial da Saúde. Esse esforço está sendo crucial para reduzir o número de casos com campanhas de vacinação e conscientização.
Mas os rotarianos vão muito além da poliomielite e apoiam projetos variados, como o tratamento de doenças infecciosas, a saúde materno-infantil e a melhoria do saneamento e do acesso à água potável. Essas ações visam aumentar a resistência das comunidades e reduzir a incidência de doenças.
Os esforços voltados à educação e à conscientização na área da saúde também são uma prioridade do Rotary. Nossos associados promovem campanhas para informar sobre doenças preveníveis e tratamentos disponíveis, capacitando as comunidades a tomarem decisões esclarecidas sobre sua saúde.
Essa dedicação e o apoio dos rotarianos são fundamentais em várias dimensões, especialmente na mobilização de recursos que associam o financiamento com a expertise em saúde, possibilitando a criação de projetos impactantes.
Também é importante destacar a credibilidade da nossa instituição, o que permite o estabelecimento de parcerias estratégicas e a colaboração com instituições governamentais e não governamentais para ampliar o alcance dessas iniciativas.
É igualmente fundamental o enga -
jamento comunitário, por meio do qual os rotarianos, face à sua conexão com as comunidades, conhecem suas necessidades e promovem soluções adaptadas.
A reflexão importante a se fazer é a seguinte: de que forma os rotarianos podem ampliar o impacto e expandir o alcance dessa nobre causa rotária?
Dentro desse contexto, destacamos cinco “marcas” singulares do Rotary que amplificam os resultados:
l O voluntariado, com o qual buscamos sempre nos envolver de forma efetiva nas campanhas de saúde.
l A busca de investimentos para financiar essas iniciativas.
l A promoção de educação e conscientização por meio de palestras sobre prevenção de doenças que são realizadas em comunidades, escolas e outros locais.
l O desenvolvimento de projetos com foco nas necessidades.
l E a formação de parcerias com instituições públicas e privadas para o compartilhamento do conhecimento e a otimização do impacto.
O papel do Rotary na saúde global é inegável, mas é a participação ativa de cada rotariano que realmente faz a diferença. Convidamos todos a se envolverem ainda mais: seu tempo e suas habilidades são essenciais para ampliarmos nosso impacto positivo.
Parabéns a todos os rotarianos pelo trabalho apaixonado e dedicado nessa nobre causa! Vocês são a força motriz por trás de mudanças significativas. Orgulhe-se do seu papel nessa grande rede de solidariedade e ação. Estamos Unidos para Fazer o Bem na construção de um mundo mais saudável e livre de doenças para todos!


Orgulhe-se do seu papel nessa grande rede de solidariedade e ação
Os associados são só sorrisos quando falam sobre o motivo de participarem da Convenção do Rotary International. Eles se sentem inspirados por palestrantes renomados, repletos de ideias após as sessões de aprendizagem e felizes com as amizades cultivadas ao longo do evento. Alguns participantes que estiveram em uma Convenção pela primeira vez este ano compartilharam por que a Convenção de Taipei, de 13 a 17 de junho, será imperdível.
“Onde mais você encontra tantos países trabalhando juntos? Isso é paz. É como se você viajasse pelo mundo, mas estando em um só lugar.”

Robin Hollingsworth
Rotary Club de Franklin, Estados Unidos
Usou seu tempo na Convenção para trocar ideias com associados de todo o globo
Coletou dicas para tornar seu clube tradicional, que se reúne no horário do almoço, mais acessível
“Procuro saber que projetos os outros estão desenvolvendo, como eles os executam e quais as diferenças em relação ao que estamos fazendo.”
Levina Owusu
Rotary Club de Accra, Gana
“Independentemente do que façamos, não conseguimos ter essa energia em nosso clube ou em uma Conferência Distrital. Isso só acontece aqui na Convenção.”

Nitesh Joshi
Rotary Club de St. AlbansVerulamium, Inglaterra

Ficou impressionado com uma sessão de discussão sobre o uso de inteligência artificial para impulsionar os resultados de projetos

No dia 23 de outubro, a Rotary Brasil recebeu alguns dos rotarianos que estiveram no Rio de Janeiro para participar das atividades relacionadas ao Dia Mundial de Combate à Pólio, como a iluminação do Cristo Redentor e a visita à sede da Confederação Brasileira de Futebol (leia os detalhes na reportagem de capa). Depois de conhecer os departamentos da editora e conversar com o presidente Ricardo Franco Teixeira no auditório, o grupo posou para esta foto, que reúne Almiro Schimidt, coordenador do End Polio Now na região 29 (1º à esquerda); Claudinei de Barros Magalhães, governador do distrito 4571; Denise Vieira, membro do comitê mundial de Comunicação do Rotary International; Paulo Eduardo de Barros Fonseca, selecionado para o cargo de diretor 2027-29 do Rotary International; Vlademir Marangoni Filho, governador 2017-18 do distrito 4470; Carlos Pedroso, atual governador do distrito 4470; Ricardo Teixeira e a rotariana Loredana Aresi, associada ao Rotary Club de Atibaia, SP (distrito 4590).
Leia mais sobre o evento e inscreva-se em convention.rotary.org/pt

l Duas tragédias climáticas, uma internacional e outra em solo brasileiro, mobilizaram os esforços do Rotary em outubro e novembro passados. Na noite de 7 de novembro, a passagem de um tornado pela região centro-sul do Paraná destruiu bairros inteiros da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, deixando seis mortos, 750 feridos e mais de mil desalojados. Segundo a Defesa Civil do estado, ventos de 250 quilômetros por hora destruíram cerca de 90% da cidade de 14 mil habitantes. O distrito 4640 se mobilizou para socorrer a população do município paranaense. O governador distrital Wilson José Schiavinato solicitou Subsídios para Assistência em Casos de Desastres à Fundação Rotária e criou um PIX para arrecadar recursos que serão destinados principalmente à compra de medicamentos e material para a reconstrução das casas (você pode fazer sua doação usando os números da chave PIX informada na imagem acima). Localmente, o Rotary Club de Laranjeiras do Sul, que recentemente fundou um clube satélite em Rio Bonito do Iguaçu, liderou a ajuda, atuando na captação de doações. No mês anterior, os curadores da Fundação Rotária estabeleceram o Fundo de Resposta ao Furacão Melissa para prestar apoio imediato às pessoas afetadas pela intempérie que atingiu o Caribe. Considerado “o mais forte do século”, com ventos que alcançaram quase 300 quilômetros por hora, esse ciclone tropical se tornou o terceiro furacão mais intenso já registrado no Atlântico e deixou um rastro de destruição pelos cinco países por onde passou. Até 30 de outubro, foram registrados 25 mortos no Haiti, três na Jamaica, três no Panamá e um na República Dominicana. Você pode acessar my.rotary.org/pt/disaster-response-fund para contribuir online.

l Pelo apoio ao projeto Gestão pela Aprendizagem, o Rotary Club de Belo Horizonte-Oeste, MG (distrito 4760), recebeu reconhecimento oferecido pelo governo de Minas Gerais e pela Fundação da Gide.
l A Fundação Rotária superou duas metas importantes: arrecadou mais de US$ 569 milhões em 2024-25 e aumentou o patrimônio para US$ 2,05 bilhões – US$ 25 milhões acima da meta de longo prazo.
l Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi selecionada provisoriamente para sediar a Convenção do Rotary de 2027.
l O Grupo de Companheirismo de Amantes do Mar foi reconhecido em setembro. RB

No dia 2 de dezembro, celebramos juntos o Dia de Doar, uma mobilização que reforça o poder da generosidade. Mas a oportunidade de transformar vidas não termina aí!
As festas de fim de ano são um momento perfeito para renovar seu compromisso com a Fundação Rotária. Sua doação ajuda a financiar projetos que promovem saúde, educação, paz e desenvolvimento sustentável A SEU SERVIÇO
em comunidades locais e globais.
Além de contribuir, incentive seu clube a planejar e executar projetos impactantes, garantindo que cada recurso arrecadado seja bem aplicado e gere resultados concretos. Vamos juntos encerrar o ano fazendo a diferença e preparando um futuro melhor. Doe hoje escaneando o QR code e inspire outros a fazerem o mesmo! RB


ESCRITÓRIO DO ROTARY
INTERNATIONAL NO BRASIL
www.rotary.org.br
Endereço
Condomínio Comercial Casa das Caldeiras
Avenida Francisco Matarazzo, 1752 14º andar / Conjunto 1421
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05001-200 Tel: (11) 3217-2630
Atendimento: de 2ª a 6ª, das 8h às 17h
Gerente e Fundação Rotária
Edilson Gushiken edilson.gushiken@rotary.org
Suporte a Clubes e Distritos
Caio Cruz (supervisor) caio.cruz@rotary.org
Financeiro
Carlos Eduardo de Araujo (supervisor) carlos.araujo@rotary.org
Administrativo
Clarita Urey (supervisora) clarita.urey@rotary.org
Comunicação
Franciane Gava (especialista) franciane.gava@rotary.org
Quadro Associativo
Thaissa Grossmann (especialista) thaissa.grossmann@rotary.org



Perfis oficiais do Rotary Brasil nas redes sociais facebook.com/rotarybr twitter.com/RotaryBrasil linkedin.com/showcase/rotary-brasil
Sede mundial do Rotary International 1560 Sherman Avenue, Evanston, Il 60201 USA
Phone: 00-21-1847 866-3000
Fax: 00-21-1847 328-8554
Atendimento: das 8h30 às 17h (horário de Washington)




Estamos prontos para ajudá-lo!
Quando, por volta de 1992, o preceito acima – pensar globalmente e agir localmente – passou a ser mundialmente difundido por pensadores da gestão empresarial, o Rotary já tinha essa prática como diferencial há várias décadas. Basta lembrar que o Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro do Brasil, tão distante de Chicago (onde até hoje atua o primeiro Rotary Club do mundo), foi fundado em 1923. E como ocorre com todos os outros clubes, o seu objetivo sempre foi o de atuar localmente, respeitando a cultura e as limitações que se apresentam ou se impõem vez por outra e por diversos motivos.
O grande exemplo dessa prática é a campanha End Polio Now, que este ano ganhou o seu próprio lema em português: Elimine a Pólio Agora. No nosso país, a iniciativa teve um engajamento muito expressivo, impulsionado por mais uma edição da campanha Juntos Contra a Pólio, seguindo um bem elaborado planejamento conduzido pelo diretor do Rotary International César Luis Scherer – sob o competente comando dos coordenadores da campanha, Almiro Schimidt (região 29) e José Claudiney Rocco (região 31), que contaram com a dedicação e diferenciada contribuição dos coordenadores da Imagem Pública Carlos Daniel Fernandes (região 29) e Silmara Pazini (região 31).
Como nos anos anteriores, o Brasil foi campeão em número de clubes participantes por larga margem de diferença. Foram 959 clubes brasileiros, tendo o segundo colocado, os Estados Unidos, participado com 485 clubes. Parabéns, Rotary brasileiro! Que orgulho! Concorda, leitor?
Mais uma vez, também tivemos como
parceira a CBF, que viabilizou a divulgação da campanha Elimine a Pólio Agora em vários estádios onde se realizavam jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Brasileirão. Veja detalhes na matéria que trata do assunto, leitor. Como nos dois anos anteriores, a iniciativa de contato com a CBF foi liderada pelo rotariano e rotaractiano Lucas Campos, associado ao Rotary Club de Penápolis-São Francisco e ao Rotaract Club de Penápolis. E foi de Lucas também a iniciativa de contatar a Arquidiocese do Rio de Janeiro para conseguir, e conseguiu, que em uma das noites o monumento do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, recebesse as cores da nossa campanha, divulgando-a para toda a cidade. A bela foto de capa desta edição traz um flagrante desse evento, que foi prestigiado pelo diretor selecionado do Rotary International, Paulo Eduardo de Barros Fonseca, representando o diretor César Luis Scherer, que participava do Instituto de Montevidéu, no Uruguai, e pelo governador do distrito 4571, Claudinei Magalhães, bem como por outros destacados rotarianos. Em todas as atividades, os Rotaract Clubs do Brasil estiveram muito bem representados pela presidente da Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs do Brasil, Valéria Vieira. Podemos dizer que a campanha Elimine a Pólio Agora foi, como tradicionalmente ocorre, um grande sucesso!
E para encerrar esta coluna, após um mês de novembro tão movimentado, sugiro que você não deixe de ler as reportagens Escrevendo o próprio destino , Bancos vermelhos contra o feminicídio e o suplemento Zelando pela vida , além de todas as outras matérias. Boa leitura! RB

A campanha Juntos
Contra a Pólio teve um engajamento muito expressivo, seguindo um bem elaborado planejamento
Conheça o projeto brasileiro que ajuda meninas na Guiné-Bissau por meio da educação
Nos três anos em que viveu na Guiné-Bissau, o brasileiro Marcelo Lopes testemunhou os desafios do país africano para superar problemas econômicos e sociais. De volta ao Brasil, o empresário, psicanalista e presidente 2024-25 do Rotary Club de Trindade, em Goiás (distrito 4530), idealizou o Projeto Cadi, que está mudando a vida de meninas guineenses.
A ideia veio de uma situação vivida por Marcelo. Ao ajudar uma viúva na Guiné-Bissau, a família ofereceu a ele que levasse Cadi, a caçula de 14 anos. A irmã da menina explicou que, caso ele não aceitasse, Cadi seria abusada e escravizada. Então Marcelo fez com que ela ganhasse um lar, escola e liberdade, e assim Cadi inspirou e deu nome à iniciativa que procura oferecer as mesmas oportunidades a outras meninas.

O futuro na sala de aula: o Cadi cobre mensalidades, uniformes, materiais escolares, refeições e outras despesas
O projeto é desenvolvido em dois polos simbólicos do país: Bissau, a capital e maior cidade, com cerca de 492 mil habitantes, e Gabu, uma das regiões mais pobres e vulneráveis. Na primeira delas, o Cadi teve início no ano letivo 2023-24 com o apadrinhamento de 13 meninas e um estudante universitário. No ano seguinte, o número foi expandido para 30 meninas. As alunas residem em diferentes bairros e são matriculadas em 12 escolas distintas conforme a distância de suas casas. Coordenado localmente por Ricardo Lamba, afilhado do Cadi que agora colabora com a iniciativa, o projeto não tem uma sede física e recebe o suporte das famílias e escolas.
Para tornar a iniciativa possível, Marcelo ganhou dois grandes aliados: seu clube e a Empresa Cidadã Centro
Tecnológico Gyn Service, que dividem os custos anuais do Cadi, equivalentes a R$ 29.100. Os recursos cobrem mensalidades (R$ 16.500) e apoio universitário (R$ 6.000), além das matrículas, uniformes e kits escolares (R$ 6.600).
O Cadi também subsidia até duas refeições diárias das alunas em algumas das escolas e presta suporte direto às famílias das jovens que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade, o que inclui despesas com alimentação e moradia. Ricardo Lamba visita as famílias, monitora notas, frequência escolar e o desenvolvimento das alunas.
Agora Marcelo Lopes tem um novo sonho: construir uma escola-modelo na Guiné-Bissau com capacidade para acolher 350 crianças.
Entre o final de 2024 e o começo de 2025, a brasileira Leticia Dutra Miotto teve uma experiência inesquecível ao participar de um Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações em Uganda. Estudante de arquitetura nos Estados Unidos, ela aproveitou as férias para realizar o sonho de trabalhar como voluntária no continente africano.
Leticia é filha de Jaime Miotto, associado ao Rotary Club de Lages, em Santa Catarina, responsável por apresentar a ideia ao então governador do distrito 4740, Cledimar De Carli. Uma rede de pessoas no Brasil e na África se mobilizou e, com a ajuda do programa internacional de voluntariado Power of One, encontrou famílias dispostas a receber Leticia em Uganda e um estágio na área de arquitetura.
Segundo a rotariana Karen Sandrin Rossi, chairperson do programa de Intercâmbio
de Jovens do distrito 4740, o intercâmbio cultural e profissional de Leticia foi o primeiro desse tipo vivido por um jovem brasileiro na África.
Nos 45 dias passados em Uganda, a brasileira fez diversas atividades com as famílias anfitriãs e visitou escolas e projetos envolvendo iniciativas sustentáveis, já que um dos objetivos da viagem era enriquecer seus conhecimentos acadêmicos. “A cada dia, aprendia algo novo, seja sobre as dificuldades enfrentadas pelas comunidades locais, seja sobre a resiliência e a criatividade que elas demonstram para superá-las”, Leticia conta. “Mas, acima de tudo, o que mais me marcou foi a conexão humana: as histórias compartilhadas, os laços criados e a troca genuína de experiências. Deixei Uganda com o coração cheio de gratidão e a certeza de que essa experiência moldou minha visão de mundo.” RB

Iniciativa do Rotary e do Interact Clubs de Canela-Inspiração busca tornar a comunidade consciente da violência contra a mulher
Renata Coré
OBrasil registrou 1.492 casos de feminicídio em 2024, o maior índice desde que o crime foi tipificado, em 2015. Esse número, que equivale a uma média de quatro mortes por dia, consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 24 de julho deste ano. Em comparação com 2023, o dado indica um aumento de 0,7% na taxa de feminicídio no país. Por sua vez, o Mapa Nacional da Violência de Gênero, um levantamento elaborado pelo Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado, aponta que 33.999 estupros foram cometidos contra mulheres entre janeiro e junho de 2025, o que corresponde a uma média de 187 por dia.
Na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, esses números alarmantes estão representados por bancos vermelhos instalados em áreas públicas. O primeiro deles foi colocado na praça João Corrêa, a praça central do município, em junho deste ano e inaugurado por ocasião da 66ª Conferência do distrito 4670 do Rotary, que abrange parte do Rio Grande do Sul. “Já foram instalados, desde então, bancos no Parque do Palácio, Posto da Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde e Parque do Caracol”, lista Irina de Oliveira Ody, membro da Comissão da Fundação Rotária do Rotary Club de Canela-Inspiração e governadora 2027-28 do distrito 4670. Ainda serão colocados bancos em três escolas e no Parque do Lago, totalizando dez bancos vermelhos espalhados pela cidade. “Os locais foram escolhidos em função de serem movimentados, onde a visibilidade é grande, e nas escolas de ensino médio que também trabalham o tema de combate à violência contra a mulher, voltado à conscientização dos adolescentes”, ela explica.
O projeto Banco Vermelho é uma realização do Canela-Inspiração e do clube de Interact local em parceria com o Lions Clube de Canela, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e a Associação das Mulheres Canelenses. “O combate à violência contra a mulher é um dos temas trabalhados pelo Rotary Club de Canela-Inspiração”, conta a associada. “O clube é apoiador da Casa Vitória, abrigo para mulheres e famílias vítimas de violência doméstica, tendo inclusive implementado um projeto de Subsídio Global que instalou uma cozinha

comunitária profissionalizante e doou um automóvel para a instituição mantenedora da Casa Vitória.”
Então, no início do ano, ao tomar conhecimento por meio de uma matéria jornalística da iniciativa surgida em 2016 na Itália, foi natural ao clube propor que a instalação dos bancos vermelhos – que já se espalhou por diversos países e por outras cidades brasileiras – fosse replicada na comunidade. “Os bancos localizados em praças e parques públicos são cedidos pela Secretaria Municipal de Turismo, conforme o padrão urbanístico de cada local. Da mesma forma, os bancos localizados em órgãos públicos, escolas e parque privado são cedidos pelas instituições. Rotarianos e interactianos pintam os bancos no local e, em seguida, eles são identificados com a placa alusiva ao projeto”, Irina descreve. O objetivo principal da iniciativa é tornar a sociedade consciente da violência contra a mulher, especialmente os feminicídios. Dessa forma, o vermelho, além de chamar atenção, simboliza a violência letal sofrida pelas vítimas. RB
Como presidente 2020-21 do Rotary International, compartilhei nossa esperança em uma nova iniciativa: os Subsídios de Grande Escala. As sementes que plantamos naquela época agora estão dando frutos extraordinários.
Após o sucesso da Parceria pelo Fim da Malária na Zâmbia, primeiro projeto a receber nosso Subsídio de Grande Escala, a Fundação Gates e a ONG Visão Mundial nos procuraram para realizar iniciativas maiores e mais ambiciosas. Eles sabem que o Rotary pode fazer grandes coisas. Dessa parceria surgiu o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis, iniciativa que, depois da erradicação da pólio, é a mais importante da nossa organização voltada à prevenção de doenças.
O Desafio tem como objetivo combater a pneumonia, a malária e as doenças diarreicas, que são as principais causas de morte entre crianças menores de cinco anos em muitas partes da África. Apesar do progresso, essas enfermidades ainda causam 1 milhão de mortes.
A parceria estratégica entre a Fundação Rotária, a Fundação Gates, a Visão Mundial e a PATH, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à equidade na saúde, está salvando vidas na República Democrática do Congo, em Moçambique, na Nigéria e na Zâmbia. Não podemos esquecer que nossas parcerias são formadas por voluntários, associados do Rotary e profissionais que se esforçam para fazer a diferença. Uma dessas pessoas é Gisela Bettencourt Mirção, do Rotary Club de Chimoio-Planalto, em Moçambique. Coordenadora nacional do Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis e governadora assistente do distrito 9210, ela nos relata o seguinte:
Em Moçambique, as doenças evitáveis continuam sendo as principais causas da morte de crianças.
Com o apoio dos nossos parceiros, do distrito 9210 e do Ministério da Saúde, o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis mobiliza recursos, conhecimento técnico e voluntários para fortalecer os sistemas de saúde comunitários em duas províncias do oeste do país.
Os agentes comunitários de saúde são treinados para oferecer educação, ferramentas de prevenção e tratamento precoce a famílias em áreas de difícil acesso. O programa amplia a oferta de testes, diagnóstico e tratamento, garantindo que as crianças recebam pronto atendimento. O Rotary coordena a defesa de direitos, adquire suprimentos essenciais e garante a participação local junto às estruturas de saúde governamentais. Em seu primeiro ano, o Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis alcançou milhares de famílias em quatro distritos, apoiando mais de 4.400 agentes de saúde para proteger as crianças.
Estou envolvida desde os estágios de planejamento, mas somente compreendi o verdadeiro impacto quando vi a iniciativa com meus próprios olhos.
Por meio do Desafio Rotary de Comunidades Saudáveis, dos Subsídios de Grande Escala e da erradicação da poliomielite, o Rotary prova que parcerias, envolvimento comunitário e visão podem transformar a saúde global e salvar vidas.
Seu apoio à Fundação Rotária faz com que você seja parte desse trabalho impactante.


Holger Knaack
Com nossos parceiros, estamos transformando a saúde global e salvando vidas


Rotary ajuda a preservar e melhorar a saúde na América Latina
Apesar dos avanços das últimas décadas, que resultaram em conquistas como a diminuição da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida, os países da América Latina ainda enfrentam desafios para ampliar a oferta de atendimento médico às suas populações.
Publicado em parceria pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e o Banco Mundial, o relatório Panorama da Saúde: América Latina e Caribe 2023 demonstrou, por exemplo, que embora os gastos com saúde em relação ao Produto
Interno Bruto tenham aumentado na região, os recursos continuam insuficientes e dependem excessivamente de gastos privados.
Diante desse cenário, o trabalho desenvolvido pelo Rotary tem sido fundamental para levar mais saúde às comunidades latino-americanas onde estamos presentes com nossos clubes e voluntários. Nesta reportagem, fruto de uma colaboração inédita entre cinco revistas do Rotary na América Latina, você verá como pessoas em ação impulsionam comunidades mais saudáveis na região.
Este suplemento foi elaborado em conjunto pelos editores das revistas regionais da América Latina e suas equipes
Carlos Olivieri
Claudia Noriega
Daniel González
Francisco Socías Ibañez
Jaime Humberto Solano
Juan Ernesto Benítez
Luis Valencia
Nora Morgan
Nuno Virgílio Neto
Texto de Astrid Medina Cañón
Médica ortopedista infantil e associada ao Rotary Club de Bogotá Centenario
Programa ajuda crianças com pé torto congênito
O pé torto congênito é a deformidade musculoesquelética congênita mais comum. Quando não tratado, pode levar à pobreza, ao isolamento e ao abuso. Estima-se que, na Colômbia, nasçam cerca de 800 crianças por ano com essa condição – e uma a cada três minutos no mundo inteiro. Até pouco tempo, o tratamento era feito com cirurgias extensas que resultavam em resultados funcionais de longo prazo nem sempre satisfatórios. Atualmente, o Método Ponseti é reconhecido internacionalmente como o tratamento de escolha para crianças que nascem com essa condição. Trata-se de um procedimento simples, econômico e que permite a correção completa da deformidade, mas que exige conhecimento detalhado da técnica por parte dos ortopedistas.
Com o objetivo de oferecer às crianças colombianas o tratamento ideal com o Método Ponseti, em 2018 o Rotary Club de Bogotá Centenario deu início à missão de treinar ortopedistas do país para que estes formassem centros de excelência em seus hospitais e clínicas. O treinamento foi personalizado, seguindo as recomendações internacionais de instituições como a University of Iowa Health Care, a Ponseti International Association e o Grupo Rotary em Ação para Tratamento do Pé Torto.
Assim, foi criada uma aliança estratégica com a Sociedade Colombiana de Ortopedia, outras associações médicas e o apoio de Rotary Clubs do país para desenvolver um programa nacional. Os recursos foram obtidos por meio de um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária apresentado pelo Rotary Club de Bogotá Centenario com os clubes de Ibagué, Bogotá El Dorado, Tunja,

Na Colômbia, cerca de 800 bebês nascem todos os anos com essa condição
Sogamoso Ciudad del Sol, Nuevo Ibagué e as parcerias do distrito 6000, de Iowa (Estados Unidos), e do Grupo Rotary em Ação para Tratamento do Pé Torto, totalizando US$ 93 mil.
Em 2023, um segundo projeto de Subsídio Global no valor de US$ 131 mil foi executado com a participação de dois distritos e 28 clubes colombianos. Essa nova etapa teve dois objetivos principais: criar um banco de órteses para as crianças tratadas nas clínicas
Ponseti (que funcionam em regime de empréstimo até os cinco anos de idade para manter os pés corrigidos) e promover educação para pais e comunidades sobre a importância do uso contínuo desses dispositivos e do acompanhamento médico regular.
Atualmente, os clubes colombianos colaboram com as clínicas por meio do voluntariado, do apadrinhamento de crianças, da divulgação nacional do programa e da organização de eventos.
Para a sustentabilidade desse trabalho, foi essencial a participação da Sociedade Colombiana de Ortopedia, que adotou a iniciativa como programa de responsabilidade social e desde 2021 organiza eventos esportivos como corridas, torneios de ciclismo, futebol de areia e golfe para arrecadar fundos para o banco de órteses.
Desde 2018, o programa inaugurou 21 clínicas Ponseti na Colômbia, formou 40 ortopedistas e tratou cerca de 2.400 crianças
Um dos objetivos é apoiar a criação de programas semelhantes em outros países da América Latina.
Texto de Francisco Socías Ibañez
Editor de El Rotario de Chile
Uma revolução na doação de sangue
Em 2021, um projeto do Rotary Club de Los Ángeles voltado à doação de sangue foi concretizado na província de Biobío. Feita pelo clube chileno em parceria com o Serviço de Saúde de Biobío e o Centro de Medicina Transfusional do Complexo Assistencial de Los Ángeles, a iniciativa teve o apoio da Fundação Rotária e de clubes da Argentina e do Brasil, que se uniram em torno de um projeto de Subsídio Global com valor total superior a US$ 72 mil.
O coração do trabalho é uma van Ford Transit especialmente equipada para transportar a equipe técnica e os insumos necessários para
realizar coletas diretamente nas comunidades. A coleta móvel permitiu ao grupo de medicina transfusional atuar em empresas, prefeituras e outros pontos estratégicos, eliminando a necessidade de deslocamento dos doadores até o hospital.
A novidade revolucionou a forma de doar sangue na província, dobrando o número anual de doações e gerando impacto direto na disponibilidade de sangue e hemoderivados para pacientes que deles necessitam.
“A chegada da van representou um antes e um depois para nós. Graças a isso, vamos aonde era impensável anteriormente”, destaca Marcelo Vega, tecnólogo médico do Complexo Assistencial de Los

A van permite que as doações sejam feitas diretamente nas comunidades
Ángeles. “Hoje estamos presentes em toda a província. Isso é saúde mais perto das pessoas.”
O Serviço de Saúde de Biobío também contribuiu com recursos e financiou a capacitação de dois profissionais para operar o veículo de forma autônoma, dinamizando a operação e aumentando a produtividade da equipe técnica.
Outro avanço essencial foi a aquisição de uma moderna máquina de aférese, tecnologia que permite separar e coletar componentes específicos do sangue, como plaquetas, glóbulos vermelhos e plasma.
A técnica possibilita doações personalizadas, fundamentais para pacientes oncológicos, imunodeprimidos, pediátricos e recém-nascidos. Com o novo equipamento, é possível obter até dez unidades de plaquetas de um único doador, algo impossível com os métodos anteriores, em que cada unidade coletada beneficiava apenas um paciente.
Chefe do Centro de Medicina Transfusional, a médica Mirta Medina comemora: “Sem essa tecnologia e sem a van, não teríamos conseguido cumprir as metas do sistema nem responder adequadamente às necessidades dos nossos pacientes”.
Antes, as coletas móveis registravam entre 450 e 500 doações por ano. Hoje, esse número supera 1.000 doações.
O programa também fortaleceu a consciência social sobre a importância da doação. Agora muitos doadores frequentes vivem em comunidades que anteriormente não dispunham de infraestrutura para receber campanhas de doação.
“Doar sangue é doar vida, e graças à van e à máquina de aférese essa vida hoje está mais próxima de quem precisa”
— Marcelo Vega, tecnólogo médico do Complexo Assistencial de Los Ángeles
ZELANDO PELA VIDA
Texto de Nuno Virgílio Neto
Editor-chefe da Rotary Brasil
Somando forças pelo direito de ouvir
Tudo começou há cinco anos com um zumbido no ouvido e a dificuldade crescente de escutar. “Estava ruim de conversar”, recorda Donizeti Pinheiro. Ao procurar ajuda médica e realizar exames, o jardineiro de 64 anos descobriu que havia perdido 70% da audição do ouvido direito e saiu do consultório com a indicação de um aparelho auditivo, cujo modelo mais básico no Brasil pode custar o equivalente a US$ 360, valor alto para a renda média da população.
Embora o dispositivo seja oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, a espera pode levar anos. Para ajudar a reduzir esse tempo, desde 2013 o Rotary Club de Jundiaí-Serra do Japy, no estado de São Paulo (distrito 4590), desenvolve o projeto Seja Feliz Ouvindo Todos os Sons. A iniciativa já teve sete fases, cada uma delas apoiada por um Subsídio Global.
Donizeti celebra a melhora em sua qualidade de vida graças ao aparelho que ganhou um ano atrás. “A turma falava que a adaptação era difícil, mas não é nada. Ficou bem melhor”, ele diz.
O projeto é realizado pelo clube em parceria com a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal), entidade sem fins lucrativos que atua em 19 cidades da região. Uma delas é Piracaia, onde Donizeti Pinheiro vive. As localidades atendidas são aquelas com maiores filas de espera e menor renda per capita. Com esse critério, o clube acredita que conseguirá zerar a espera em algumas cidades e reduzi-la em 50% nas demais.
Coordenador do projeto, o rotariano Alexandre Censi explica que cada etapa é planejada em parceira com a Ateal a partir de informações fornecidas pelas secretarias municipais de Saúde. Desde que foi fundado, em 2008, o Rotary Club de Jundiaí-Ser -

Helber Siebra Bezerra, uma das 650 pessoas atendidas
ZELANDO PELA VIDA
ra do Japy realizou cerca de 20 projetos de Subsídio Global. Para firmar as parcerias internacionais, o clube conta com a ajuda de intercambistas e plataformas como Meu Rotary, LinkedIn e Facebook.
Alexandre guarda uma coleção de momentos inesquecíveis vividos com o Seja Feliz Ouvindo Todos os Sons. “Cada paciente tem uma história. Alguns são idosos que perderam a audição devido à idade, outros são jovens que nasceram com deficiência auditiva e precisam trocar o aparelho periodicamente”, ele conta. “As entregas dos aparelhos são sempre emocionantes.”
Os recursos investidos pela Fundação Rotária e pelo Rotary Club de JundiaíSerra do Japy ao lado de parceiros do Brasil e de países como Estados Unidos, Singapura e Itália já somam
US$ 330 mil.
Mais de 10 milhões de brasileiros vivem com algum grau de perda auditiva – sendo 2,7 milhões com surdez profunda.
Desde 2013, o projeto já doou mais de 1.100 aparelhos auditivos
Texto de Esther Brol
Associada ao Rotary Club de Guatemala La Reforma

Rotary contra o câncer de colo do
Há alguns anos, em uma jornada para realizar exames de Papanicolau na zona rural da Guatemala, percebi que muitas mulheres chegavam com medo. Conversando com elas, entendi que a natureza íntima do procedimento causava vergonha. Algumas precisavam da autorização dos parceiros e outras iam “sem permissão” porque já tinham visto parentes ou amigas morrerem de câncer de colo do útero.
Fatores socioculturais, falta de recursos e isolamento geográfico dificultam a prevenção. Por isso, são indispensáveis a educação, a divulgação e a formação de profissionais de saúde capazes de atender esse grupo vulnerável.
Na América Latina e no Caribe, mais de 63 mil mulheres são diagnosticadas com essa enfermidade todos os anos e mais de 33 mil morrem, apesar de a doença ser prevenível e tratável.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a taxa de mortalidade na região é até três vezes maior que na América do Norte. Na Guatemala, uma em cada 33 mulheres enfrentará essa doença silenciosa e muitas vezes mortal.
Diante dessa realidade, os Rotary Clubs de Calgary Downtown, no Canadá, e Guatemala La Reforma se uniram para transformar vidas. Assim nasceu um projeto que não apenas previne o câncer de colo do útero, mas leva dignidade, conhecimento e esperança a mulheres que por muito tempo foram excluídas dos sistemas de saúde.



Na primeira fase, concluída em 2024 sob a liderança do ginecologista e oncologista Walley Temple, associado ao clube canadense, e executada com a ONG Partner for Surgery, mais de 8.000 mulheres foram examinadas, 65 profissionais de saúde receberam treinamento e mais de 3.000 pessoas de comunidades rurais participaram de ações educativas.
A segunda fase, atualmente em andamento, vem sendo desenvolvida com a ONG Faith in Practice para chegar a 17 dos 22 departamentos do país, integrar testes de DNA para detectar o vírus HPV, usar colposcópios móveis e criar um módulo educativo intercultural adaptado a diferentes idiomas maias. Também serão promovidas a vacinação de meninas e a formação de promotores de saúde para garantir a sustentabilidade do trabalho.
O projeto está alinhado à estratégia da Opas na região, que até 2030 pretende alcançar 90% de vacinação entre meninas, 70% de rastreamento entre mulheres adultas e 90% de tratamento efetivo das lesões pré-cancerosas.
Na Guatemala, uma em cada 33 mulheres enfrentará essa doença silenciosa e muitas vezes fatal.
Especialmente nas áreas rurais do país, a realização dos exames está condicionada a fatores culturais.
Segundo a Opas, a taxa de mortalidade por câncer de colo do útero na América Latina chega a ser três vezes maior que na América do Norte.
O projeto leva dignidade, conhecimento e esperança a mulheres por muito tempo excluídas dos sistemas de saúde
ZELANDO PELA VIDA
Texto de Carlos E. Speroni
Presidente da Editorial Rotaria Argentina
Projeto alcança mais de 4.000 pessoas em unidades prisionais
Uma palestra sobre primeiros socorros, uma oficina de regulação emocional, uma conversa sobre o valor de ajudar. Na Unidade Prisional nº 60 de Merlo, província de Buenos Aires, esses pequenos gestos são sementes de transformação.
Há um ano, o Rotary Club de Haedo conduz o projeto Saúde Integral em Unidades Prisionais. Por meio de atividades preventivas, espaços de acolhimento e produção solidária, a iniciativa promove o bem-estar físico, mental e emocional de pessoas privadas da liberdade.
Uma das perguntas que orientam o projeto é “Como se constrói saúde em lugares onde tudo parece estar quebrado?”. A saúde mental nasce da ação e da produção com propósito. A fabrica -
ção de pães para refeitórios, a confecção de brinquedos e a construção de cadeiras de rodas para esportes adaptados são exemplos desse trabalho solidário que melhora a qualidade de vida, dá perspectiva e gera impacto real – porque sentir-se útil é o primeiro passo para a cura.
O clube argentino acredita que o confinamento não anula a humanidade. Por isso, o projeto parte não da punição, mas da possibilidade de reparação. As palestras sobre saúde, as oficinas de reflexão e as atividades produtivas voltadas ao serviço permitem que os internos encontrem sentido, autoestima e vínculo com o mundo exterior. “Quando entregam o que produzem, eles voltam a se sentir parte da sociedade”, afirma uma voluntária.
A experiência é construída em diálogo permanente com os internos, adaptando as atividades às necessidades de cada pavilhão. O

A experiência promove o diálogo permanente com os internos
trabalho envolve líderes internos, estudantes de saúde e operadores capacitados, o que amplia o impacto e garante continuidade.
Os resultados são visíveis, com melhora emocional, maior participação, menos episódios de violência e, sobretudo, uma nova visão de si mesmos. “Não sabíamos que alguém de fora poderia vir cuidar de nós sem nos julgar”, disse um dos mais de 4.000 internos atendidos.
O projeto também provoca reflexão na comunidade rotária, convidando a olhar além dos muros e a reconhecer que a inclusão começa quando se abrem oportunidades. “Trabalhar no presídio nos humanizou mais. Aprendemos que todos precisamos ser ouvidos, acolhidos e valorizados”, relatam os voluntários.
Com esse projeto, o Rotary Club de Haedo reafirma seu compromisso com a paz positiva, aquela que se constrói a partir da dignidade, do encontro e da possibilidade real de mudança.
Com o engajamento de 40 voluntários, incluindo rotarianos, profissionais de saúde mental e estudantes em formação, o projeto envolve 15 clubes: Haedo, Canning, Domínico, Tapiales, Lomas de Zamora Este, Ituzaingó Posta Santa Rosa, Chivilcoy, Podestá, Caseros Sur, Francisco Álvarez, Banfield Este, Eclub Oeste, Echeverría, Libertad e Ituzaingó.
Os participantes já fabricaram 1.300 brinquedos para distribuir em diferentes cidades.
Como se constrói saúde em lugares onde tudo parece estar quebrado?

Mobilização da comunidade e parcerias deram o tom da campanha Juntos Contra a Pólio deste ano e levaram nosso país à liderança de mais um campeonato mundial
Reportagem e edição: Renata Coré e Renato Dantas l Arte: Maria Cristina Andrade
Sim, o Brasil é decacampeão. Na competição do bem promovida anualmente pelo Rotary International desde 2016, nosso país mantém-se como o primeiro colocado (e com uma boa folga) no ranking mundial de ações cadastradas em prol da erradicação da poliomielite. Inspirados pelo Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado em 24 de outubro, clubes e distritos mais uma vez se mobilizaram e realizaram ações por todo o país. “Parabéns e obrigado a todos os envolvidos e participantes que contribuíram para que o Brasil alcançasse, pelo décimo ano consecutivo, o primeiro lugar do mundo”, agradeceu Almiro Schimidt, coordenador End Polio Now para a região 29, ao compartilhar o resultado final do ranking (confira na página 41).
Não faltaram ações com grande capacidade de mobilização dos associados e das comunidades em geral. Uma iniciativa, aliás, está alavancando o trabalho dos nossos clubes e distritos: a campanha Juntos Contra a Pólio, criada em 2023 com a função de ser um polo de recursos midiáticos da campanha Elimine a Pólio Agora.
Nessa renovação de esforços, parcerias com o poder público e organizações vêm ajudando a ampliar o impacto da luta contra a pólio. Graças a esse movimento aglutinador, a principal causa do Rotary entrou em campo na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2025. E para marcar o dia 24 de outubro, um dos nossos principais cartões-postais, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado com as cores da campanha global. Na oportunidade, outros monumentos, prédios históricos e logradouros pelo país também ganharam as cores amarelo e vermelho, como o Congresso Nacional, em Brasília, e a avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Tudo isso pontuou o trabalho da Família do Rotary, que tem se caracterizado também pela integração de redes sociais e conscientização presencial nas comunidades.
O poliovírus selvagem ainda é endêmico no Paquistão e Afeganistão. De 1º de janeiro a 11 de novembro, esses países registraram, respectivamente, 30 casos e nove casos da doença. Embora tenha ocorrido uma diminuição de 99% dos registros de poliomielite desde que o movimento global de erradicação foi lançado, nos anos 1980, nenhum país estará seguro enquanto o agente infeccioso não for erradicado do planeta.
Por isso, juntos devemos celebrar as nossas conquistas nessa luta. Com vocês, nas próximas páginas, um panorama do mutirão nacional – já histórico – que nos deu o decacampeonato.
O Cristo Redentor iluminado em 24 de outubro para a campanha contra a pólio: na fila do alto, a partir da esquerda, Juliana Marangoni, do Rotary Club de Penápolis-São Francisco; Vlademir Marangoni Filho, governador 2017-18 do distrito 4470; diretor selecionado do Rotary International Paulo Eduardo de Barros Fonseca; Almiro Schimidt, coordenador End Polio Now para a região 29; Claudinei de Barros Magalhães, governador do distrito 4571; e Carlos Pedroso, governador do distrito 4470. Em primeiro plano, a partir da esquerda, Valéria Vieira, presidente da Rotaract Brasil; Lucas Campos, coordenador assistente da Imagem Pública para a região 29; Denise Vieira, membro do Comitê Mundial de Comunicações do Rotary International; e a rotaractiana Ana Käfer
Há exatos 40 anos, o Rotary International dava a partida no esforço pela erradicação da pólio com o lançamento do Polio Plus – na época, a doença era endêmica em mais de 120 países. Contando com as parcerias da Organização Mundial da Saúde e do Unicef, esse programa rapidamente mostrou resultados: no Brasil, por exemplo, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem se deu em 1989, no município de Souza, na Paraíba, e, em 1994, as Américas foram certificadas como livres da doença. Mas a luta, por ser global, exige que todos os clubes e distritos se mantenham mobilizados e contem com o apoio de toda a sociedade. E para conscientizar a população, uma das formas mais impactantes que os associados vêm adotando aqui e lá fora é a iluminação de monumentos, pontos turísticos e prédios públicos com as cores e marca da campanha Elimine a Pólio Agora – versão em português adotada a partir deste ano para a End Polio Now.


E a família brasileira do Rotary voltou a fazer bonito. Nos dias 20 e 21 de outubro, o Congresso Nacional foi iluminado para marcar o Dia Mundial de Combate à Pólio (1). “Essas ações de engajamento são valiosas para a imagem pública do Rotary, pois elas podem aumentar a visibilidade da campanha, encorajar a vacinação e mostrar o compromisso do país com a saúde pública”, avalia Silmara Pazini, coordenadora da Imagem Pública para a região 31, que esteve à frente da iniciativa no Distrito Federal e contou com a participação dos associados do Rotary Club de Brasília-Norte (distrito 4530). “A colaboração entre governos, empresas e sociedade civil é fundamental para manter o Brasil livre da poliomielite”, acrescenta a rotariana. Para promover a iluminação do Congresso, Pazini encaminhou solicitação de apoio ao senador Flávio Arns. A avenida Paulista, um dos endereços mais famosos da cidade de São Paulo, também celebrou o dia 24 exibindo painéis alusivos à campanha em vários de seus prédios (2). Além disso, cinco dias antes, um domingo, quando a avenida fecha o trânsito para carros e se transforma em um centro de cultura e lazer, cerca de 500 rotarianos realizaram uma caminhada para divulgar a causa.
No Rio de Janeiro, a campanha Elimine a Pólio Agora motivou a iluminação em vermelho e amarelo do Cristo Redentor. O mesmo se deu em um dos principais cartões-postais de Canela, no Rio Grande do Sul: a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Graças aos rotarianos da cidade gaúcha, a Catedral de Pedra, como a igreja é popularmente conhecida, exibiu também o logo da campanha em sua fachada (3).
Em Curitiba, prédios públicos e pontos turísticos, como o Jardim Botânico (4), também ganharam luzes especiais em um trabalho que uniu o distrito 4730 e os clubes da capital paranaense. “Estamos muito felizes com o resultado e sabemos que no próximo ano ele será ainda melhor”, acredita Silmara Pazini.


Quem voltou os olhos para o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, no começo da noite de 24 de outubro, pôde ver um dos cartões-postais mais famosos do mundo de braços abertos para um mundo livre da pólio. No mesmo horário, dez lideranças da nossa organização estiveram aos pés do monumento e puderam vê-lo de perto se iluminar em alusão à campanha Elimine a Pólio Agora. Na tarde daquele mesmo dia, a comitiva de rotarianos e rotaractianos – da qual também fez parte o presidente da Revista Rotary Brasil, Ricardo

Franco Teixeira – reuniu-se na sede do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Alto da Boa Vista, com o Padre Omar, reitor do espaço no Corcovado, para agradecer o apoio à campanha.
“Quando um dos maiores símbolos do Brasil é iluminado em favor de uma causa humanitária, ele acende também a esperança de milhões de famílias”, comenta o diretor do Rotary International César Luís Scherer. “O Rotary acredita no poder da vacina e no compromisso coletivo de proteger cada criança, em cada lugar”.

ROTARY HOMENAGEADO
PELA CÂMARA DE SÃO PAULO
Uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo reconheceu o trabalho de conscientização realizado pelo Rotary em prol da erradicação da pólio. Realizada na noite de 7 de outubro por iniciativa da vereadora Edir Sales, a homenagem reuniu representantes dos distritos 4420, 4550 e 4563 e do Rotary International, bem como os coordenadores regionais End Polio Now e da Imagem Pública e rotarianos de outras partes do país. Também estiveram presentes o diretor selecionado do Rotary International Paulo Eduardo de Barros Fonseca, sua esposa, Diva Prado, governadora do distrito 4563, e a filha do casal, a rotariana Ana Paula Fonseca.
“Essa homenagem é de suma importância e nos motiva ainda mais nessa luta do Rotary”, declarou na oportunidade Carlos Daniel Fernandes, coordenador da Imagem Pública para a região 29 e um dos rotarianos reconhecidos na sessão. “Ela nos dá mais força para empreender as ações contra a pólio no Brasil”.
Uma iniciativa do Rotary Club de Guararema, cidade da Região Metropolitana de São Paulo (distrito 4571), foi matéria em 24 de outubro no Diário TV 1ª Edição, programa de notícias da TV Diário, que opera na região do Alto Tietê. O clube doou kits e óculos de realidade virtual para duas Unidades Básicas de Saúde locais com o objetivo de amenizar o medo de injeções pelo público mirim. Por meio do dispositivo, as crianças fazem imersão em uma história de viagem espacial enquanto são vacinadas – a repórter Mariana Barbosa lembrou a substituição das clássicas gotinhas pelas vacinas injetáveis na imunização contra a pólio. A reportagem entrevistou Maurício Tamaki, coordenador do projeto, que aproveitou a oportunidade para destacar o papel do Rotary na erradicação da poliomielite. Ao abrir o programa, a apresentadora, Mirielle de Castro, mencionou o Dia Mundial de Combate à Pólio e informou que, segundo o Ministério da Saúde, no Alto Tietê somente 31% do público-alvo está imunizado contra a pólio. Afiliada da Globo, a TV Diário está sediada em Mogi das Cruzes e cobre dez municípios do Estado de São Paulo.
wooca/iStock.com


Ofutebol permanece sendo a grande paixão nacional. Segundo pesquisa da Nexus encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sete em cada dez brasileiros – 73% da população –acompanham partidas regularmente, e quase metade tem o hábito de assistir a pelo menos um jogo por semana. Quando a causa da erradicação global da pólio se alia a essa paixão e entra em campo, o resultado tem tudo para ser bem-sucedido.
E foi o que aconteceu. Por meio de uma parceria com a CBF, em estádios por todo o país os painéis de LED e faixas (exibidas pelos jogadores antes das partidas) conclamaram: “Vacinem as crianças” e “Juntos, combatemos a paralisia infantil” – como ocorreu no jogo entre o Athletico Paranaense e o Goiás, em 1º de novembro (1). Ou na disputa entre o Coritiba e o Clube de Regatas Brasil, em 31 de outubro, prestigiada por diversas lideranças da nossa organização (2).
“Mais de 307 mil torcedores foram impactados pelas mensagens”, informa o rotariano e rotaractiano Lucas Campos, idealizador da parceria com a CBF. “Estima-se que elas tenham sido exibidas por volta de 30 vezes em cada partida, especialmente nos pré-jogos, durante o

aquecimento e no intervalo.” Lucas esteve presente na partida entre Flamengo e Palmeiras, no Maracanã, em 19 de outubro, que registrou o maior público da rodada da Série A: 71.651 pessoas. Nunca é demais lembrar que a campanha ainda alcançou o público que assistiu aos jogos de casa – nas transmissões pelo SporTV, Premiere, Amazon Prime Video, ESPN e Globo.
Em 23 de outubro, Lucas Campos e um grupo de líderes do Rotary estiveram na sede da CBF (3), na cidade do Rio de Janeiro, para celebrar a parceria, cuja primeira edição havia sido realizada em 2023. A iniciativa deste ano teve ainda outro desdobramento: o lançamento de 1 2

Visita à CBF: a rotaractiana Ana Käfer; a presidente da Rotaract Brasil, Valéria Vieira; Lucas Campos, coordenador da campanha com a CBF; Carlos Pedroso, governador do distrito 4470; Almiro Schimidt, coordenador End Polio Now para a região 29; Paulo Eduardo de Barros Fonseca, diretor selecionado do Rotary International; Claudinei de Barros Magalhães, governador do distrito 4571; e Denise Vieira, membro do Comitê Mundial de Comunicação do Rotary International
um vídeo oficial da campanha, produzido pela equipe coordenada por Lucas, que foi publicado pela CBF em seu perfil no Instagram, com mais de 18,8 milhões de seguidores, e no perfil do Brasileirão, com mais de 4,7 milhões de seguidores. Além disso, a própria campanha Elimine a Pólio Agora foi notícia no site e nas redes sociais da CBF.
“O conteúdo do vídeo, gravado no Estádio do Maracanã, levou a mensagem ‘O país do futebol também será o país da vacinação’, com o Zé Gotinha e a Maria Gotinha convidando todos a vestir a camisa da campanha e vacinar as crianças”, detalha o rotariano. “O vídeo já alcançou mais de 214 mil pessoas, ampliando o impacto nacional dessa grande mobilização”, acrescenta. Não menos importante foi o engajamento institu-
cional de alguns clubes de futebol, como o São Paulo e o Coritiba. “Além de arrecadar recursos para o Fundo Polio Plus, a campanha foi marcada por ações significativas e de grande visibilidade”, resume Paulo Eduardo de Barros Fonseca.
Agradecimentos: Almiro Schimidt, coordenador End Polio Now para a região 29; César Luis Scherer, diretor do Rotary International; Franciane Gava, conteúdo e relações públicas do Escritório do Rotary International no Brasil; José Claudinei Rocco, coordenador End Polio Now da região 31; Lucas Campos, coordenador assistente da Imagem Pública para a região 29; Paulo Eduardo de Barros Fonseca, diretor selecionado do Rotary International; e Silmara Pazini, coordenadora da Imagem Pública para a região 31.
As corridas e caminhadas deram o tom, atraindo multidões. Em 2025, muitos clubes escolheram essa modalidade de evento no intuito de chamar a atenção de suas comunidades para a luta do Rotary pela erradicação global da pólio e incentivar a vacinação das crianças. No painel a seguir, você conhece uma parte das iniciativas que ajudaram o Brasil a conquistar mais uma vez o primeiro lugar no ranking mundial de ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Pólio. Na edição de janeiro, traremos mais algumas ações.
1 Com a presença de 213 competidores, o Rotary Club de Praia Grande-Forte Itaipu, SP (distrito 4420), realizou sua primeira Corrida e Caminhada Contra a Pólio em 19 de outubro e destinou ao Fundo Polio Plus parte da renda obtida com o evento. 2 O Rotary Club de São Bernardo do Campo-Novo Horizonte, SP (distrito 4420), promoveu uma ação de conscientização e saúde pública na praça da Matriz, em 18 de outubro, com uma tenda de vacinação e distribuição de materiais informativos. 3 A cachoeira do Salto, ponto turístico da cidade, foi um dos locais de hidratação do 7º Passeio Ciclístico que o Rotary Club de Cassilândia, MS (distrito 4470), e a Casa da Amizade local promoveram em prol da campanha Elimine a Pólio Agora em 26 de outubro. 4 Centenas de participantes aderiram à primeira Corrida Juntos Contra a Pólio, organizada pelo Rotary Club de Maracaju, MS (distrito 4470), em 25 de outubro com a ajuda de apoiadores e patrocinadores. 5 Os Rotary Clubs de Dourados, Dourados-Água Boa, Dourados-Águia Dourada, Dourados-Caiuás, Dourados-Cinquentenário e Dourados-Guaicurus, MS (distrito 4470), instalaram outdoors na cidade. 6 Com a presença do Zé Gotinha e da Maria Gotinha, o Rotary Club de Ilha Solteira, SP (distrito 4480), e os clubes locais de Rotaract e Interact participaram das ações do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. 7 Com a participação da Secretaria da Saúde de Sobral e o apoio de parceiros, o Rotary Club de Sobral, CE (distrito 4490), realizou sua segunda corrida pela erradicação mundial da pólio. 8 Tendo a prefeitura como parceira, o Rotary Club de Pau dos Ferros, RN (distrito 4500), mobilizou a comunidade com a Caminhada Contra a Poliomielite na avenida Getúlio Vargas e a distribuição de panfletos e adesivos. 9 O Rotary Club de Marília-Inovação, SP (distrito 4510), conseguiu o apoio do grupo Country Beats para as ações de conscientização contra a pólio. 10 Mesmo debaixo de chuva, o Rotary Club de Vera Cruz, o Rotary Club Satélite de Vera Cruz Integração e o Interact Club de Vera Cruz, SP (distrito 4510), estenderam faixa de incentivo à vacinação e distribuíram panfletos no centro da cidade de Marília em 18 de outubro. 11 O Rotary Club de Barbacena, MG (distrito 4521), recebeu o jornalista e escritor Ricardo Salim para uma palestra sobre comunicação criativa e, na ocasião, o convidado doou exemplares de livros de sua autoria para a arrecadação de recursos em prol do Fundo Polio Plus da Fundação Rotária. 12 Com foco na erradicação global da pólio, o Rotary Club de Espera Feliz, MG (distrito 4521), e a Casa da Amizade local trabalharam na campanha de vacinação em 24 de outubro, além de terem promovido um bazar e uma ação de venda de mudas frutíferas e floríferas. 13 A Corrida Contra a Pólio realizada em 26 de outubro pelo Rotary Club de Vespasiano-Vetor Norte, MG (distrito 4521),

























Criada no Brasil em 2023, a campanha anual Juntos Contra a Pólio chegou a territórios internacionais. Em 2025, a iniciativa foi expandida para outros países da América Latina e Caribe. Na foto, associados da República Dominicana em uma ação em um shopping local.
com a parceria do clube de Rotaract local e de outros parceiros reuniu cerca de 400 participantes, arrecadou recursos para a campanha Polio Plus e ofereceu show ao vivo como parte da programação. 14 O distrito 4540 repaginou a campanha O Rotary e Você, Juntos Contra a Pólio e estendeu as peças da campanha, com a mensagem “Vacine seu filho”, a outdoors digitais, painéis, elevadores e até uma pista de boliche. 15 O distrito 4563 abriu as atividades do mês de combate à pólio com o seminário Poliomielite e Síndrome Pós-Pólio: Um Olhar Multidisciplinar, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, e, em 19 de outubro, com as parcerias do Sicredi e da Acreditando Brasil, organizou uma caminhada solidária que reuniu cerca de 500 rotarianos de vários clubes do distrito na avenida Paulista. 16 Apoiado pelo Rotary e pelo Interact Clubs locais, além de 15 patrocinadores, o Rotaract Club de Resende, RJ (distrito 4571), promoveu em 19 de outubro a Corrida e Caminhada Todos Contra a Pólio, que reuniu cerca de 100 participantes e alcançou mais de 170 mil pessoas nas redes sociais. 17 Com um estande na praça Alexandre Fleming, os Rotary Clubs de Botucatu-Bons Ares e Botucatu-Cuesta, SP (distrito 4621), arrecadaram recursos para a campanha End Polio Now. 18 No Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, na praça São José, com a presença do Interact Club local, o Rotary Club de Campo Mourão-Raio de Luz, PR (distrito 4630), ofereceu pintura facial para as crianças, distribuiu doces e pirulitos, esclareceu os adultos sobre a importância da vacinação contra a pólio e entregou a eles cem mudas de árvores. 19 Em 3 de outubro, por iniciativa do Rotary Club de Cascavel-Leste, PR (distrito 4640), a equipe do Cascavel Futsal ergueu uma faixa em alusão ao combate à pólio no Ginásio da Neva durante o Campeonato Paranaense de Futsal 2025 em partida contra o Ampére (vencida pelo time da casa por sete a dois). 20 Durante o mês de outubro, em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, o Rotary Club de Quinze de Novembro-Terra das Águas, RS (distrito 4660), visitou escolas para incentivar a vacinação entregando prêmio para as crianças com as vacinas em dia e, para as crianças com pendências na caderneta de vacinação, brinde e um lembrete para que os pais as levassem ao posto de saúde. 21 Na véspera do Dia das Crianças, o Rotary Club de Canela, RS (distrito 4670), em parceria com o Supermercado Forrageira, promoveu uma campanha de conscientização sobre a importância da vacinação contra a pólio acompanhada de uma ação que arrecadou alimentos e produtos de limpeza para o Oásis Santa Ângela. 22 Com o apoio de parceiros, o Rotary E-Club Be-Action e o Rotex do Distrito 4710 (grupo formado por ex-intercambistas do programa de intercâmbio do Rotary) promoveram o Run for One – 1 km, 1 Vida, desafio virtual que arre



















cadou o equivalente a 1.635 doses de vacina, valor esse integralmente destinado ao programa Polio Plus da Fundação Rotária. 23 Em 24 de outubro, o Rotary Club de Belém, PA (distrito 4720), falou sobre poliomielite no programa Conexão Metropolitana, realizado pelo clube e transmitido pela Rádio Belém FM 87.5 às sextas-feiras, a partir das 10h30, alcançando mais de 1.500 ouvintes. 24 Como parte da campanha mundial de combate à pólio, o Rotary Club de Bragança, PA (distrito 4720), com a ajuda de profissionais voluntários, realizou uma ação médica e odontológica na comunidade do Cháu em prol de dezenas de famílias. 25 No Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, o Rotary Club de Pinhais, PR (distrito 4730), e seu clube mirim realizaram uma ação de incentivo à vacinação na Unidade de Saúde da Família Maria Antonieta. 26 Em 19 de outubro, o Rotary Club de Lages-Alvorada, SC (distrito 4740), promoveu a Corrida Contra a Pólio 2025, que atraiu mais de 600 participantes e reuniu atletas, famílias e apoiadores de diversos municípios. 27 Em uma ação social na praia de Charitas em 11 de outubro, com as parcerias da equipe de canoa polinésia Rosas VA’A e da Universidade Salgado de Oliveira, o Rotary Club de Niterói , RJ (distrito 4751), levou à população informações sobre a luta pela erradicação da poliomielite e sobre a importância do autocuidado na prevenção ao câncer de mama. 28 A primeira Corrida e Caminhada Solidária Todos Contra a Pólio, promovida em 19 de outubro pela Família do Rotary de Curvelo , MG (distrito 4760), reuniu cerca de 300 participantes, ofereceu vacinação com o ônibus vacimóvel, além de aferições de pressão arterial, testes de glicemia e massagens terapêuticas, e arrecadou recursos para a campanha do Rotary de erradicação global da pólio. 29 O Rotary Club de Rio Verde-5 de agosto , GO (distrito 4770), realizou a 2ª Rotary Run, corrida de rua que mobilizou cerca de 300 atletas, arrecadou alimentos não perecíveis para a Escola de Ensino Especial Bom Pastor e o equivalente a US$ 1.000 para o Fundo Polio Plus, iniciativa global do Rotary International para erradicação da doença. 30 Em 24 de outubro, o Rotary Club de Arroio Grande , RS (distrito 4780), reuniu alunos, professores e representantes das escolas locais na Caminhada do Rotary Contra a Pólio. 31 Com a Associação de Ciclismo e Corrida do Jacuí (ACJ) e a Academia Pró Corpo, e apoio e patrocínio dos Rotary Clubs de Cachoeira do Sul-Arrozais, Cachoeira do Sul-Pérolas do Jacuí e Cachoeira do Sul-Princesa do Jacuí, o Rotary Club de Cachoeira do Sul , RS (distrito 4780), realizou, na manhã de 19 de outubro, a corrida de rua Correndo Contra a Pólio, que correspondeu à sétima etapa do Circuito 2025 da ACJ na cidade e reuniu 350 atletas. 32 Em 24 de outubro, o Rotary Club de Jaguarão-Barão de Mauá, RS (distrito 4780), esteve na Unidade Básica de Saúde do bairro Kennedy acompanhado do Zé Gotinha e da equipe Fuzarka para distribuir pipoca e algodão-doce para as crianças. RB
As homenagens aos autores das reportagens premiadas em nosso concurso
Na edição passada, publicamos os trabalhos premiados no Concurso de Reportagens 100 Anos da Revista Rotary Brasil. Confira agora a entrega dos certificados de reconhecimento aos autores das matérias.


Aluno do quarto semestre do curso de jornalismo da Universidade Católica de Santos, Leonardo Vieira de Melo Soares da Fonseca recebeu R$ 3.000 pelo segundo lugar com a reportagem sobre o projeto Amo Tampinhas. Durante a visita oficial do governador Luiz Antonio Pirola ao Rotary Club de Santos-Boqueirão, SP (distrito 4420), clube responsável pela iniciativa, o jovem de 19 anos recebeu o certificado de reconhecimento, entregue também pela presidente Silvia Haick.
Piero Vergílio foi o primeiro colocado com o trabalho sobre o projeto Calçadas Brincantes, do Rotary Club de SorocabaNovas Gerações, SP (distrito 4621). Ganhador do prêmio de R$ 5.000, o jornalista de 42 anos recebeu o certificado durante uma reunião interclubes envolvendo o Novas Gerações e os Rotary Clubs de Sorocaba-Esplanada, Sorocaba-Granja Olga e Sorocaba-Vergueiro, além de companheiros dos Rotary Clubs de Sorocaba-Norte, Sorocaba-Art Nossa Inovação e do E-club do Distrito 4621-Tropeiros. A festiva teve ainda as presenças da governadora do distrito 4621, Márcia Brito (que aparece na foto entre Piero e Evandra Ramos, presidente do SorocabaNovas Gerações), e do presidente da Rotary Brasil, Ricardo Franco Teixeira, que participou remotamente.

Premiado com R$ 1.000 pela reportagem sobre a atuação do Rotary Club de Cruzeiro do Sul (distrito 4700) para apoiar a cidade após as enchentes do ano passado, o jornalista Marcio Steiner, de 42 anos, recebeu o diploma pelo terceiro lugar durante uma reunião semanal do clube gaúcho. Ele aparece na foto ao lado da presidente Jaqueline Kerber, que exibe o diploma concedido aos clubes que inspiraram as matérias premiadas. Além disso, foi programado um jantar festivo em homenagem a Marcio – no final de novembro, posteriormente ao fechamento desta edição. RB

l Durante o Instituto Rotary de Punta del Leste, no Uruguai, em outubro, o ex-governador distrital Omar Adi Córdoba, presidente da Academia Rotária daquele país, promoveu mais um Café com as Academias. A reunião contou com a presença de acadêmicos do Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia e Equador.
l Também no encontro, o ex-governador Omar Adi

Córdoba lançou um livro sobre as academias rotárias. O evento de lançamento foi um sucesso, tendo sido arrecadados mais de US$ 2.100 com a obra, quantia que o autor destinou à Fundação Rotária.
l As academias continuam se multiplicando. Recentemente foram instaladas a de Bolonha (a segunda da Itália) e a da Suíça, na capital, Berna. RB
Publique no Instagram uma ação do seu clube em benefício da comunidade e marque a Rotary Brasil

grinvalds/iStock.com
#RotaryEmAção
Essa hashtag une o conteúdo da revista impressa e digital e tudo que produzimos e divulgamos nas redes
Utilize também outras hashtags que ampliem a visibilidade das nossas iniciativas
#ProjetosSociais #ProjetosComunitários
#CausasHumanitárias #TerceiroSetor
Faça parte dessa grande corrente de divulgação do Rotary!

@revistarotarybrasil








Apae de Francisco Beltrão foi beneficiada com projeto que envolv eu sete Rotary Clubs
Aarquitetura escolar vem passando por transformações nas últimas décadas e uma das mais inovadoras é o surgimento das salas de estimulação multidisciplinar. Trata-se de espaços que oferecem diversos recursos sensoriais – ente eles, simuladores de vento e chuva, difusores de essências olfativas, colunas transparentes com bolhas, piscina de bolinhas iluminadas, feixes de fibras ópticas sensoriais, equipamento para emissão de bolhas de sabão. O objetivo das salas é promover a intervenção precoce em crianças com transtornos neurobiológicos por meio de estimulação dos sentidos e atividades lúdicas. Elas também costumam ser conjugadas a aplicativos e programas que produzem filmes sensoriais e exercícios cognitivos.
Em junho, a primeira sala de estimulação multidisciplinar da cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, foi inaugurada na Apae local graças a um projeto no valor de R$ 360 mil liderado pelo Rotary Club de Francisco Beltrão-3º Milênio (distrito 4640). A iniciativa envolveu um Subsídio Global da Fundação Rotária que teve como parceiros nacionais os Rotary Clubs de Francisco Beltrão, Francisco Beltrão-Integração, Francisco Beltrão-Cango, Francisco Beltrão-Vila Nova e Francisco Beltrão-Cidade Norte. O Rotary Club de Mapusa Elegance, do distrito 3170, da Índia, foi o parceiro internacional. A cooperativa de crédito Cresol também ajudou a viabilizar o projeto.

O espaço oferece vários recursos sensoriais e tem como foco crianças com transtornos neurobiológicos


Projeto contempla alunos da Apae e da comunidade local
AApae de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, também foi beneficiada com um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária. A entidade recebeu uma sala de fisioterapia equipada graças a um aporte de R$ 172 mil liderado pelo Rotary Club de Campo Mourão-Gralha Azul (distrito 4630) e que envolveu as parcerias do distrito 2981, da Índia, e do Rotary Club de Los Ángeles, no Chile. “O projeto consistiu também na realização de treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais para melhor utilização da sala”, ressalta Marllon Dionizio de Oliveira, presidente da Comissão de Imagem Pública do clube mourãoense Ele explica que os equipamentos anteriores já não atendiam a atual demanda local e foram doados à Apae de Peabiru, cidade vizinha. “A modernização deve ocasionar maior evolução no quadro geral dos pacientes”, avalia o rotariano.
A Apae de Campo Mourão atende mensalmente cerca de 700 pessoas, enquanto a sua sala de fisio-
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas lideranças do distrito paranaense 4630 e o espaço atenderá mensalmente mais de 400 pessoas da cidade

terapia, mais de 400, o que inclui pacientes de toda a comunidade. A entrega da sala ocorreu em 10 de setembro, em cerimônia na sede da entidade da qual participaram oito integrantes do Colégio de Governadores do Distrito 4630 – entre os quais, o atual governador, Celso Yoshiaki Miyamoto, e sua esposa, Luciana Murara Miyamoto. Também estiveram presentes ao evento o casal Gerardo Escobar Lamig e Maggie Munoz Luhr, ambos governadores do distrito chileno 4355, e Tatiany Cristine e Luciano Antonio da Rosa, respectivamente diretora e presidente da Apae de Campo Mourão. RB
Você também pode mudar a vida da sua comunidade com um projeto de Subsídio Global! Saiba como em rotary.org/grants










l Com o apoio do Rotary Club de Lages-Alvorada, em Santa Catarina, Gustavo Theiss, servidor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), criou a disciplina Tópicos Especiais em Liderança, Empregabilidade e Habilidades Emocionais, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da instituição, e inspirada na metodologia dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, também conhecidos como Ryla, programa internacional do Rotary voltado à formação de jovens lideranças. O curso capacitou 67 estudantes de mestrado e doutorado, e foi premiado com o terceiro lugar na categoria Técnico do Prêmio de Inovação da Udesc.

Com o objetivo de capacitar microempresários locais, o Rotary Club de Aracaju-Nova Geração, no estado de Sergipe, criou o projeto Empreendedor do Bem, que oferece mentorias nas áreas de inovação e empreendedorismo. A iniciativa ajuda os empresários a formatarem seus negócios para potencializar resultados e a utilizar ferramentas de tecnologia para a melhoria de processos. Profissionais de destaque na área, como Ricardo Souza, conhecido por impulsionar startups como Sympla e iFood, são convidados a dar orientações aos participantes.

l A sede do Rotary Club de Poá, no estado de São Paulo, recebeu o 7º Encontro de Empresários do município. O evento reuniu líderes e empreendedores locais e ofereceu palestras focadas em temas como o desenvolvimento e a modernização dos negócios. A primeira apresentação foi realizada pelo associado Paulo Victhor Bueno Costa, que apresentou o trabalho do Rotary à comunidade de empresários. Assuntos como contabilidade, uso de inteligência artificial e do WhatsApp para vendas também foram abordados nas falas dos convidados. RB
Os integrantes da Família do Rotary são pessoas em ação e mostrar suas realizações já finalizadas em prol da comunidade é o nosso objetivo. Com isso, estamos alinhados à Comunicação Global e às ênfases do Rotary International e da Fundação Rotária. Para colaborar conosco, basta conferir as dicas abaixo.
Envie sua mensagem com as seguintes informações:
l Nome completo do seu Rotary Club – ou clube de Rotaract, Interact ou Casa da Amizade –, além do distrito ao qual ele pertence.
l Breve relato da iniciativa já concluída, sem esquecer data e local de sua realização.
l Nomes dos parceiros do projeto, caso eles existam.
l Inclua um número de telefone (com DDD) para qualquer dúvida.
Imagens com qualidade fazem toda a diferença.
Por isso, ao tirar uma foto:
l Selecione a opção alta resolução da sua câmera ou celular. Fotos tremidas ou com pouca luminosidade não serão publicadas.
l Também não aproveitamos montagens.
l Dê preferência a retratar o projeto ou o seu resultado.
l Envie arquivos de imagem sempre como anexo de e-mail. Não cole as fotos na página da mensagem ou do Word.

l Ações em prol da comunidade que já tenham sido concluídas. Se o seu clube ou distrito ainda está desenvolvendo o projeto, aguarde a conclusão do mesmo.
l Comemoração de aniversário de clube desde que haja ação em prol da comunidade incluída no evento.
l Cerimônia de fundação de clube.
l Fotos de marcos rotários se estes foram recentemente inaugurados ou reformados.
l Por determinação do Rotary International, as revistas regionais não podem publicar fotografias que exibam marcas e logos do Rotary em desacordo com o Guia de Identidade Visual. Podemos abrir exceção somente a marcos rotários e demais monumentos criados por clubes ou distritos antes de 2012. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, visite a área Brand Center do portal Meu Rotary e faça o download do guia.
l Imagens que, de acordo com nossa avaliação editorial, possam expor desnecessariamente menores de idade ou as pessoas beneficiadas pelas ações.
l Posses.
l Visitas de governadores distritais e demais lideranças do Rotary.
l Seminários, treinamentos e conferências (exceto aqueles eventos de alcance nacional ou internacional).
l Palestras, celebrações e eventos de companheirismo restritos ao público interno dos clubes.
l Textos literários como, por exemplo, crônicas, poemas e trovas.
As notícias serão publicadas em ordem de chegada após um prazo mínimo de três meses por conta do nosso cronograma de produção e distribuição e do volume de colaborações que recebemos diariamente.
Kwangmoozaa/iStock.com

Enviamos mensagem de confirmação a todas as colaborações recebidas. Se você não receber tal mensagem é sinal de que seu e-mail não chegou até nós.
Mykyta Dolmatov/iStock.com
Textos: Maria Lúcia Ribeiro
DEZEMBRO 2025


Consolidação da paz e prevenção de conflitos

Há 13 anos, o Rotary Club de Francisco Beltrão-Industrial, no Paraná, realiza o projeto Semeando Sorrisos com o objetivo de levar momentos de alegria e acolhimento a hospitais, lares de idosos, escolas e eventos comunitários. Essa e outras ações poderão ser vistas nas páginas seguintes.

Prevenção e tratamento de doenças Água, saneamento e higiene



Desenvolvimento econômico comunitário Meio ambiente

CLUBES E DISTRITOS Considerados o coração do Rotary, os clubes são formados por pessoas dedicadas aos serviços comunitários e interligadas pelo companheirismo. Os Rotary Clubs estão agrupados geograficamente por distritos.
Distrito 4391 Alagoas, Sergipe e Bahia Governadora: Yara Maria Lima e Cruz

l De 1º a 9 de agosto, o Rotary Club de Itanhém , BA, realizou a campanha de conscientização ambiental Jogue Lixo no Lixo, com o apoio dos projetos Tocando com o Rotary, liderado pela musicista Indira Quertins, e Capoeira Corpo e Mente em Movimento, conduzido pela professora de capoeira e psicóloga Fabrícia Reis. Durante a ação, que teve divulgação em rádios locais, foram distribuídos saquinhos de lixo para motoristas nos sinais de trânsito e em vários lava-carros do município. O encerramento contou com uma mobilização na praça da Rodoviária e na entrada da cidade.


l Com a participação da Família do Rotary de Santa Fé do Sul, SP, a garotada do clube mirim da cidade arrecadou 725 litros de leite em 20 de setembro. A ação teve as parcerias dos supermercados Guirão, Proença, Sakashita e Bom Retiro e de associados aos Rotary Clubs de São Paulo-Tatuapé e de Aparecida do Taboado, MS. O leite foi entregue ao Lar do Idoso Orvalho de Luz e ao Lar Madre Paulina.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4391
Rotary Club de Jacobina, BA – Com a Casa da Amizade local, promoveu uma festa de Dia das Crianças para os alunos da Escola Municipal Cecília Menezes.
www.revistarotarybrasil.com.br/4480
Rotary Club de Colina, SP – Homenageou profissionais da cidade pela passagem do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.
Rotary Club de Jahu-Norte, SP –Ofereceu almoço aos idosos do Abrigo São Lourenço de Jaú.



Distrito 4490
Maranhão, Piauí e Ceará
Governador: Carlos Murilo Santa Cruz Ferreira
l O Rotary Club de São Raimundo Nonato-Centro , PI, entregou fraldas descartáveis para moradores idosos de vários bairros do município. Em outra ação, doou brinquedos e colaborou com a festa de Dia das Crianças da Creche Professor José Bastos Lopes.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4490

Distrito 4510
Parte de São Paulo
Governador: Marco Antonio de Araújo


l Em 20 de setembro, o Rotary Club de Tupã-Vanuíre, SP, promoveu em sua sede um treinamento sobre combate a incêndio, uso de extintores e primeiros socorros para os cooperados da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã. A iniciativa foi conduzida pelo engenheiro perito em segurança do trabalho e associado ao clube, Evandro Campanari, e incluiu atividades teóricas e práticas. Após a capacitação, foi oferecido almoço. Em outros momentos, o clube realizou, em parceria com a prefeitura e o Centro Universitário da Alta Paulista, a campanha Outubro Verde, dedicada à conscientização e prevenção da sífilis, e entregou, por meio do projeto Mobilidade para Todos, cadeiras de rodas à Instituição Casa dos Velhos. Na ocasião, os rotarianos ofereceram café da manhã e promoveram brincadeiras para os idosos.
Rotary Club de Barão de Grajaú , MA – Promoveu uma palestra para os alunos do ensino médio do Centro de Ensino Aristides Lobão em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.
www.revistarotarybrasil.com.br/4510
Rotary Club de Assis do Vale , SP –Participou das festas Arraiá Gaivota e Festa do Milho, realizadas na cidade de Assis com objetivo de arrecadar fundos para projetos sociais mantidos pelo clube.
Rotary Club de Pirapozinho , SP – Em parceria com as Pastorais Social e da Criança, desenvolve desde 2022 o projeto Fazendo o Bem, que produz e distribuiu fraldas descartáveis à comunidade. O clube também promove aulas semanais de caratê na Apae da cidade em parceria com a academia Shiratomi.
Rotary Club de Presidente PrudenteSudoeste, SP – Entre as iniciativas promovidas pelo clube nos meses de agosto e outubro estão a participação em uma ação de saúde que realizou exames e testes de hepatite na população e o plantio de mudas de ipê-amarelo na praça ao lado da sede do clube.

Distrito 4590
Distrito 4560
Parte de Minas Gerais
Governador: Sebastião Wagner Valim


l Com objetivo de valorizar a educação para o mercado de trabalho, o Rotary Club de Guaxupé-Cafezais, MG, iniciou o Projeto Mentes Criativas em Ação, que oferece formação técnica utilizando ferramentas tecnológicas, como robótica e inteligência artificial. A iniciativa tem a parceria da empresa ITH Tecnologia.
Parte de São Paulo
Governador: Antonio Soares

l Com a arrecadação obtida em um evento gastronômico, o Rotary Club de São João da Boa Vista-Sul, SP, adquiriu três cadeiras de rodas para pessoas com sobrepeso, uma cadeira de rodas convencional e uma cama hospitalar para o seu Banco Ortopédico, ampliando a capacidade de atendimento à população da cidade.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4560
Rotary Club de Carmo do Cajuru, MG – Participou da 14ª edição do evento Queima do Alho, que distribuiu a renda obtida entre oito instituições beneficentes do município.
Rotary E-Club de Emma Hildinger – Promoveu uma palestra sobre saúde materno-infantil com a nutricionista Júlia Menezes.
www.revistarotarybrasil.com.br/4590
Rotary Club de Jundiaí , SP –Confeccionou e entregou toucas a recém-nascidos das mães atendidas no Hospital Universitário de Jundiaí.



Parte de São Paulo
Governadora: Márcia Brito
l O Rotary Club de São Manuel-Paraíso, SP, realizou a segunda edição da Cãominhada no Parque Linear Cynira Gomes. Realizado com a ajuda de parceiros em 30 de agosto, o evento teve ações de conscientização, feira de adoção, dicas de adestradores e veterinários, vacinação contra a raiva, distribuição de brindes e fotos profissionais para registrar a interação entre pets e tutores. Também no mês de agosto, o clube adquiriu sanduíches durante o McDia Feliz e os distribuiu, junto com refrigerantes e doces, na Instituição Assistencial Maria de Nazareth. Já em 11 de outubro, realizou uma comemoração pelo Dia das Crianças no salão ACC Produções e Eventos que levou diversão, brinquedos, pipoca, cachorro-quente, refrigerante e doces para a garotada do projeto Girasonhos. No mesmo dia, o clube ofereceu brincadeiras e doações para as crianças do acolhimento da Casa Santa Maria e da Pousada da Colina.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/4621
Os quatro Rotary Clubs de Botucatu, SP, realizaram duas iniciativas em prol da comunidade: arrecadação de leite para instituições do município e evento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama em alusão à campanha Outubro Rosa.
Rotary Club de Botucatu-Bons Ares, SP – Participou do 7º Dia Vascular de Botucatu, ação que ofereceu exames gratuitos para pacientes acima de 65 anos, tabagistas, hipertensos e diabéticos. Em outros momentos, participou dos eventos 1° Dia do Coração e 1ª Corrida e Caminhada Unesp da Saúde do Coração; promoveu uma campanha de conscientização sobre o bullying em escolas municipais; doou fraldas geriátricas e caixas de luvas descartáveis para asilo; e colaborou com a 8ª Festa das Crianças promovida pela Corrente do Bem no bairro Santa Maria.
Rotary Club de Indaiatuba-Votura, SP – Organizou a Passarela do Bem, um desfile de moda solidário e inclusivo em prol das instituições Somos do Bem e Centro de Inclusão e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais.
Rotary Club de Lençóis Paulista, SP – Promoveu uma campanha de doação de sangue em prol do Hemonúcleo Regional de Jaú.
Rotary Club de Piracicaba-Paulista, SP – Em parceria com Rotary Clubs, Casa da Amizade e diversas empresas de Piracicaba, realizou mais uma edição da Feira da Empregabilidade.
Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro, SP – Durante o evento Feirão do Automóvel, realizou uma ação social que ofereceu medição de pressão arterial e exames de glicemia.

Distrito 4630
Parte do Paraná
Governador: Celso Yoshiaki Miyamoto


l Em 9 de agosto, o Rotary Club de Paranavaí-Entre Rios , PR, promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma campanha de vacinação contra a gripe para idosos no calçadão da rua Getúlio Vargas, região central da cidade. A ação contou com divulgação em carro de som, rádios e sites de notícias locais. Em outro momento, o clube preparou uma feijoada em parceria com os Médicos do Humor de Paranavaí, que teve a renda dividida entre a Fundação Rotária e hospitais da cidade.

Distrito 4640
Parte do Paraná
Governador: Wilson José Schiavinato Júnior

l O projeto Semeando Sorrisos, formado por voluntários e associados ao Rotary Club de Francisco Beltrão-Industrial, PR, está celebrando 13 anos de história, dedicação, amor ao próximo e incontáveis visitas a hospitais, lares de idosos, escolas e eventos comunitários. Criado com o objetivo de levar momentos de alegria, carinho e acolhimento a pacientes internados, idosos e crianças, o projeto se tornou um símbolo de empatia e solidariedade na região. A iniciativa tem a parceria de instituições e empresas e inclui apresentações com música, brincadeiras e pintura facial.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4630
Rotary Club de Campo Mourão-Gralha Azul, PR – Realizou mais uma edição do projeto Café Solidário, que oferece mensalmente um café da manhã aos pacientes e acompanhantes atendidos no setor oncológico do Hospital Santa Casa de Campo Mourão. O clube também organizou uma comemoração de Dia das Crianças na Escola Municipal Nicon Kopko.
Rotary Club de Santa Fé, PR – Entre as ações promovidas pelo clube no mês de setembro, estão a conservação e limpeza da nascente Água do Braz e a entrega de uniformes escolares aos alunos da Escola Oficina do Cidadão do Amanhã.
www.revistarotarybrasil.com.br/4640
Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Gralha Azul, PR – Com parcerias e apoios, promoveu a Benção dos Animais. Durante o evento, arrecadou mais de 450 quilos de ração e produtos de limpeza para a ONG Grapa, que acolhe animais em situação de vulnerabilidade. Em outra iniciativa, o clube realizou uma atividade voltada à formação cidadã de jovens e à conscientização comunitária no Colégio Estadual Quatro Pontes.
Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-25 de Julho, PR – Dando continuidade ao projeto de revitalização do Lar Rosas Unidas, o clube plantou grama em alguns espaços de convivência dos idosos.


Distrito 4652
Parte

Distrito 4670
Parte

l O Rotary Club de Canela, RS, promoveu uma campanha no Dia das Crianças em parceria com o Supermercado Forrageira e empresas parceiras, que arrecadou doações para a instituição de idosos Oásis Santa Ângela. Durante o evento, o público participou de atividades lúdicas e ação de conscientização sobre a importância da vacinação contra a poliomielite. A entrega dos alimentos e produtos de limpeza arrecadados ocorreu em 18 de outubro na presença de associados ao clube e representantes do supermercado (foto).

l Por meio de seu Banco Ortopédico, o Rotary Club de Tubarão-Luz , SC, disponibilizou mais equipamentos, como cadeiras de rodas, muletas, andadores e camas hospitalares, para empréstimo à população. O clube arrecadou itens novos ou usados, que passaram por manutenção e higienização antes de serem disponibilizados.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4652
Rotary Club de Criciúma, SC – Entregou 1.020 quilos de arroz à Instituição Bairro da Juventude, que desenvolve um trabalho de formação educacional, social e profissionalizante para crianças e adolescentes.
Rotary Club de Joinville-Norte, SC –Em parceria com o Sicredi, criou o projeto Horta Pedagógica na Escola Municipal Pauline Parucker.
www.revistarotarybrasil.com.br/4670
Rotary Club de Cachoeirinha, RS – Realizou o 19º Café da Amizade, com objetivo de arrecadar recursos para o pagamento de mamografias para mulheres do município, e o 3º Café dos Sonhos, que ofereceu lanches, brincadeiras e show de mágica para mais de 200 crianças de escolas públicas.
Rotary Club de Gramado, RS – Promoveu o 13º Chá Beneficente na Sociedade Recreio Gramadense. O valor arrecadado será integralmente destinado à Liga Feminina de Combate ao Câncer, instituição que atende pacientes em tratamento oncológico no município.



Parte do Rio Grande do Sul Governadora: Maria Beatriz Moraes

l O Rotary Club de Santa Cruz do Sul-Cidade Alta , RS, adquiriu seis cadeiras de rodas e duas de banho para empréstimo a pessoas da comunidade. Os recursos para a compra foram obtidos por meio de um projeto contemplado pelo fundo social do Banco Sicredi. Em outro momento, o clube realizou o Brechó Solidário, que acontece duas vezes por ano em sua sede. A última edição do evento ocorreu em 4 de outubro e teve a renda destinada aos projetos sociais desenvolvidos pelo clube em benefício da comunidade de Linha Santa Cruz e arredores.

l Com recursos obtidos na promoção de eventos, o Rotary Club de Bento Gonçalves-São Francisco, RS, entregou equipamentos médicos à Unidade Básica de Saúde Pinto Bandeira em 30 de outubro. Foram doados um monitor de sinais vitais multiparâmetros, que será utilizado na ambulância da unidade, manômetros, traqueias de PVC e silicone, máscaras de anestesia, bolsas para reanimador e micronebulizadores para UTI. Além disso, em parceria com o Sicredi e a Universidade de Caxias do Sul o clube ofereceu um curso de extensão com o tema Desordens relacionadas ao glúten: o que você sabe?, uma imersão para capacitar profissionais da saúde em casos de doença celíaca.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4700
Rotary Club de Cruzeiro do Sul, RS – Promoveu o Sábado do Bem, evento que incluiu prática de atividade física, preservação do meio ambiente e feira de adoção de animais, entre outras atividades. O clube também entregou uma geladeira desativada repleta de livros ao Projeto Saber Viver.
Rotary Club de Passo Fundo-Planalto Médio, RS – Em parceria com o Rotaract Club de Passo Fundo-Planalto Médio Universitário e o Interact Club de Passo Fundo-Planalto Médio Tiradentes, realizou a 2ª Feijoada Beneficente com recursos destinados à Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias.


Distrito 4710
Parte do Paraná
Governadora: Irma Paiva
l O Rotary Club de Ivaiporã, PR, apoiou o 2º MasterChef Jovem de Ivaiporã, competição em que jovens com idades entre 14 e 29 anos reproduziram receitas de família com criatividade e memória afetiva. O evento aconteceu em 17 de setembro e foi organizado pelo Conselho Municipal da Juventude em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Sicredi. A abertura contou com as presenças da vice-prefeita Gertrudes Bernardy, da secretária de Assistência Social, Silvana Pessutti, e do presidente do Conselho da Juventude, Maicon dos Santos. Após os jurados degustarem e avaliarem os pratos, foram premiados os três primeiros colocados.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
Distrito 4720
Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima Governador: José Leonardo Campos Pinheiro

COMPROMISSO COM A VIDA E A CIDADANIA

l Por meio do projeto Doe Potes, Salve Vidas, o Rotary Club de Bragança, PA, em parceria com o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, entregou fraldas e mais de 250 potes de vidro ao Banco de Leite da instituição. Em outra ação, o clube participou, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, da Caminhada Trânsito Inclusivo, realizada para conscientizar a população sobre segurança, acessibilidade e paz no trânsito. O evento reuniu diversas instituições e a comunidade em um percurso pelas ruas da cidade, reforçando a importância do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro.
www.revistarotarybrasil.com.br/4710
Rotary Club de Arapoti, PR – Com a colaboração da prefeitura e o apoio de instituições e empresas locais, comemorou o Dia das Crianças no distrito rural Calógeras. O evento ofereceu atividades recreativas e lanches para a garotada.
www.revistarotarybrasil.com.br/4720
Rotary Club de Belém, PA – Por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, entregou equipamentos ao Centro Norte de Ginástica Artística. Em outras iniciativas, doou 50 pacotes de fraldas geriátricas ao Hospital Universitário João de Barros Barreto e promoveu um evento no bairro da Marambaia que incluiu atendimentos de saúde, emissão de carteira de identidade e distribuição de brinquedos.
Rotary Club de Xinguara, PA – Realizou a 19ª edição da Copa Rotary, que teve como objetivo incentivar a prática do esporte e valorizar os atletas. No final da competição, foram arrecadados R$ 1.000 para o programa Polio Plus da Fundação Rotária.


l Em 2 de setembro, uma rede solidária se uniu para proporcionar um dia de cuidado, beleza e acolhimento a 18 mães que acompanham seus filhos em tratamento contra o câncer na capital paranaense. A ação foi liderada pelo Rotary Club de Curitiba-Rebouças, PR, com apoio das debutantes do Clube Curitibano, Interact Club local, voluntárias do Studio Beauty, ONG Projeto União Solidária, Jojo Studio, o florista Zauri Junior e a intercambista belga Charlene Gaelle.



l O Rotary Club de Montes Claros-Sul, MG, em parceria com a Casa da Amizade local, promoveu a Ação Rotária no distrito de Pedra Preta dos Montes em 6 de setembro. Foram oferecidos diversos atendimentos médicos e serviços com apoio da prefeitura, do Programa Saúde aos Montes, Centro de Controle de Zoonozes, Unidade de Atendimento Integrado Montes Claros e Defensoria Pública, além de voluntários, professores de educação física e cabeleireiros.
Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais
www.revistarotarybrasil.com.br/4730
Rotary Club de Curitiba-Fraterna, PR – Organizou um concurso de redação para alunos de escolas públicas que premiou os três primeiros colocados com bicicletas.
www.revistarotarybrasil.com.br/4760


Rotary Club de Belo Horizonte-Oeste, MG – Em parceria com o Rotary Club de Contagem e a prefeitura de Jaboticatubas, disponibilizou o consultório médico adaptado em um ônibus, com equipes técnicas e profissionais de saúde, para atendimento durante a ação Minas Cidadã, que ocorreu em 30 de agosto.
Rotary Club de Lagoa Formosa, MG – Em 13 de setembro, realizou uma ação com objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade na luta contra a poliomielite.
A ação teve as parcerias da Família do Rotary da cidade, prefeitura e Academia Corpo Ativo.


l A presidente 2024-25 do Rotary Club de Alfenas-Norte, MG (distrito 4560), Ionara Aparecida Soares Leal, recebeu o título de Cidadã Alfenense em solenidade realizada na Câmara Municipal em 29 de agosto. A homenagem destacou sua trajetória e seu compromisso com ações solidárias que transformaram a comunidade.
l Atual Representante Distrital de Interact do Distrito 4640, Maria Eduarda Pietta Bueno, do Interact Club de Marmeleiro, PR, conquistou o título de bicampeã nacional na modalidade de violão solo juvenil, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, durante o 16º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, realizado entre os dias 24 e 27 de julho no município de Cristalina, em Goiás.


Opresidente 1999-2000 do Rotary Club do Recife, PE (distrito 4500), Luciano Pereira de Carvalho, foi homenageado pelos seus mais de 50 anos como associado ao clube. Na foto, ele recebe os cumprimentos do diretor 2015-17 do Rotary International, José Ubiracy Silva.
Somando
62 anos de dedicação às causas e projetos do Rotary, Rui Bonini é associado fundador do Rotary Club de Vera Cruz, SP (distrito 4510), clube que o homenageou com a criação da Ordem do Rotary Club de Vera Cruz Rui Bonini, que será direcionada para uma personalidade vera-cruzense que tenha relevância na comunidade local.

l O governador do distrito 4590, Antonio Salvador Soares, e a Coordenadora Distrital, Christina Savoy Soares, em visita ao Rotary Club de Aguaí, SP, em 22 de julho, foram agraciados com o título de Hóspedes Oficiais do Município pelo prefeito da cidade, Gilberto Luiz Moraes Selber.

Com95 anos de idade e 52 de associação, Reinaldo Suzin Toscan segue contribuindo com sua presença constante nas reuniões do Rotary Club de Paim Filho, RS (distrito 4700). Ele é associado fundador e ocupou vários cargos no clube.

Admitido no Rotary Club de CuritibaNorte, PR (distrito 4730), em 20 de outubro de 1965, Heron Arzua completou 60 anos de associação ao clube, do qual foi presidente no período 1970-71.
QUARTA TELA – O que assistir online
Netflix
Étradição encerrar o ano com filmes natalinos nas plataformas de streaming. Nesse lançamento que conjuga atores de sucesso nas comédias românticas, como Alicia Silverstone e Oliver Hudson, um casal recém-separado tenta comemorar um último Natal ao lado dos filhos antes de se divorciar no papel. A crise começa quando a nova namorada do pai resolve se juntar à família nas comemorações. A participação da atriz Melissa Joan Hart no papel de melhor amiga da matriarca potencializa a nostalgia dos anos 1990 que caracteriza a produção.

ENERGIA NO BRASIL
TV Brasil Play
l A série documental explora a diversidade e a inovação da matriz energética brasileira em seis episódios. Os capítulos destacam fontes de energia como biomassa, eólica, fóssil, hídrica, nuclear e solar, mostrando como o Brasil vai ocupando uma posição de liderança mundial na transição para energias limpas. A produção aborda ainda os desafios regulatórios e as oportunidades de exportação de tecnologias sustentáveis.


Apple TV+
l O novo capítulo da popular série de história natural conhecida por misturar filmagens premiadas da vida selvagem com tecnologia de ponta para recriar animais extintos. Em cinco episódios, a produção explora os habitats naturais de espécies da era do gelo, como mamutes peludos e tigres-dentes-de-sabre. A série é produzida pela Unidade de História Natural da BBC, tem efeitos visuais elaborados pela produtora Framestore, trilha sonora original do compositor Hans Zimmer e narração do ator Tom Hiddleston RB



Em 1995, a inflação no Brasil somou 22,41%. Tratava-se de uma grande queda em relação aos anos anteriores, que foram marcados pela hiperinflação (em 1994, por exemplo, ela foi de 916,46%), tendo sido o primeiro ano completo do Plano Real.
Com isso, o poder de compra começou a se recompor e no Natal daquele ano as lojas bombaram com muitas opções de presentes para crianças, adolescentes e adultos. O Super Nintendo, por exemplo, que prometia 16 bits de realismo em três dimensões, saía por R$ 299 ou seis parcelas de R$ 63,99 (nesse caso, a pessoa acabaria desembolsando R$ 383,94). O Mega Drive custava a mesma coisa e trazia grátis a última versão do jogo Mortal Kombat. Para quem preferisse algo mais baratinho, havia o Meu Diário Eletrônico, pagando R$ 52,99 – o dispositivo tinha 24 funções diferentes, tela de cristal líquido e design semelhante ao de uma agenda eletrônica. Os anúncios também diziam que as crianças iriam enlouquecer com o Robô Interativo 2XL. “Superinteligente, ele falava e pensava”, prometiam. Se você acertasse as perguntas propostas por ele, recebia em troca piadas e charadas, “mas se errasse, levava um amigável puxão de orelhas”. O item era acompanhado de “uma fita programa O Universo de 2-XL” e funcionava com pilhas ou por meio de adaptador. Esse fenômeno da interatividade custava R$ 79.
E na edição de DEZEMBRO DE 1995 a nossa revista publicava:
l A onda é navegar – “A Internet, maior rede interligada de computadores, está na moda. E não apenas no Brasil, onde virou tema de novela, mas no mundo todo”, iniciava o jornalista Luiz Otávio Alvarenga em sua reportagem. “Segundo Vinton Cerf, um dos seus criadores, até 1998 o número de usuários deve chegar a 100 milhões. É a confirmação cada vez mais clara das previsões de McLuhan, o papa da comunicação, quando disse que viveríamos numa aldeia global. O que antes era privilégio apenas de universidades e instituições de pesquisa, agora pode ser acessado por qualquer um, desde que se tenha em casa um computador, um modem e uma linha telefônica.”
“No Brasil, o acesso à rede por simples mortais só foi permitido recentemente, quando o governo, através de duas portarias, assinadas pelos ministros da Comunicação, Sérgio Motta, e de Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, estabeleceu critérios para o uso e a exploração comercial da Internet no país, assegurando o acesso de qualquer pessoa à maior rede de comunicação de dados do mundo. Ao mesmo tempo, abriu os serviços de conexão à Internet à iniciativa privada, cortando pela raiz qualquer ideia de se criar uma estatal para controlar sozinha o setor.” (...) “Hoje, cerca de 30 milhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas à Internet. O crescimento de usuários, segundo a Internet Society, organização que estrutura o sistema, é de 10% ao mês, sendo o setor comercial o que mais cresce.” RB
Veja as edições antigas da sua Rotary Brasil em revistarotarybrasil.com.br/acervo

“ENTRE ASPAS”
O motorista para o carro na estradinha, abre a janela e pede uma informação ao homem sentado ao lado de uma árvore.
– Boa tarde, amigo. Você sabe qual é o caminho para Itu?
– Sei não – o homem responde.
– E a estrada para Piracicaba, qual é?
– Também não sei.
– Mas e essa estrada aqui, onde é que vai dar?
– Eita, agora o senhor me pegou – o homem sorri, sem jeito.
– Mas você não sabe de nada mesmo, hein? – esbraveja o motorista.
– Sei não, moço. Mas não estou perdido.
“Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.”
Barão de Itararé, personagem criado pelo jornalista e humorista brasileiro Apparício Torelly (1895-1971)



