Rotary Brasil - Abril de 2025

Page 1


www.revistarotarybrasil.com.br

ESPORTE QUE EDUCA

CONHEÇA INICIATIVAS QUE UNEM ESCOLA, LIVROS E ATIVIDADE FÍSICA

NESTA EDIÇÃO

Conferência Presidencial da Paz: foco no clima e nas parcerias 20

Subsídios Globais: os caminhos para um pedido bem-sucedido 26

Como foi a 24ª Conferência Multidistrital de Interact Clubs 32

Aluna do Projeto Uerê, no Rio, com um dos livros escritos pelo rotariano Marcos Franco

Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo

QUEM SOMOS

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor. www.rotary.org

QUANTOS SOMOS

Em todo o mundo

Rotary Clubs: 36.364; Total de rotarianos: 1.158.427 (72,1% homens, 26,8% mulheres, 1,1% não reportou); Países e regiões geográficas onde o Rotary está presente: 217; Número de distritos rotários: 520; Rotaract Clubs: 9.305 (reunindo um total de 130.968 rotaractianos, dos quais 47% são homens, 46,4% são mulheres e 6,7% não reportaram).

No Brasil

Rotary Clubs: 2.309; Total de rotarianos: 50.743 (66,5% homens, 32,6% mulheres, 0,9% não reportou); Número de distritos rotários: 31; Rotaract Clubs: 575 (reunindo um total de 5.536 rotaractianos, dos quais 50,2% são mulheres, 46,6% são homens e 3,3% não reportaram).

Fonte: Escritório do Rotary International no Brasil (dados de março de 2025).

COMO SE ASSOCIAR

O ingresso no Rotary se dá por meio de convite. Nós podemos colocá-lo em contato com o clube que melhor atende a suas necessidades e interesses: www.rotary.org/pt/get-involved/join

OBJETIVO DO ROTARY

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: a difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade;

Terceiro: a aplicação do ideal de servir na vida pessoal, profissional e comunitária de todos os rotarianos; Quarto: a propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações através de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir.

A PROVA QUÁDRUPLA

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

1) É a VERDADE?

2) É JUSTO para todos os interessados?

3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4) Será BENÉFICO para todos os interessados?

A Prova Quádrupla foi criada em 1932 pelo rotariano Herbert J. Taylor, o qual, posteriormente, presidiu o Rotary International.

ROTARY INTERNATIONAL

ONE ROTARY CENTER - 1560 SHERMAN AVENUE - EVANSTON, ILLINOIS, EUA

CONSELHO

DIRETOR

2024-25

PRESIDENTE

Stephanie A. Urchick

Rotary Club de McMurray, Estados Unidos

PRESIDENTE ELEITO

Mário César Martins de Camargo

Rotary Club de Santo André, Brasil

VICE-PRESIDENTE

Hans-Hermann Kasten

Rotary Club de Aachen-Frankenburg, Alemanha

TESOUREIRA

Rhonda “Beth” Stubbs

Rotary Club de Maryville, Estados Unidos

DIRETORES

Henrique Vasconcelos

Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, Brasil

Alain Van de Poel

Rotary Club de Wezembeek-Kraainem, Bélgica

Anirudha Roy Chowdhury

Rotary Club de Calcutta Mega City, Índia

Christine Etienne

Rotary Club de Petoskey, Estados Unidos

Daniel C. Himelspach

Rotary Club de Denver Mile High, Estados Unidos

Daniel V. Tanase

Rotary Club de Suceava Bucovina, Romênia

Eve Conway-Ghazi

Rotary Club de Redbridge, Inglaterra

Ghim Bok Chew

Rotary Club de Bugis Junction, Singapura

Isao “Mick” Mizuno

Rotary Club de Tokyo Tobihino, Japão

Naomi Luan-Fong Lin

Rotary Club de Taipei Lily, Taiwan

Patrick Eakes

Rotary Club de Crescent (Greensboro), Estados Unidos

Salvador Rizzo Tavares

Rotary Club de Monterrey Carlos Canseco, México

Suzan Stenberg

Rotary Club de Östersund Åre, Suécia

Trichur Narayan “Raju” Subramanian

Rotary Club de Deonar, Índia

Yeong Ho Yun

Rotary Club de Masan South, Coreia do Sul

SECRETÁRIO-GERAL

John Hewko

Rotary Club de Kyiv, Ucrânia

CURADORES DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

2024-25

CHAIR

Mark Daniel Maloney

Rotary Club de Decatur, Estados Unidos

CHAIR ELEITO

Holger Knaack

Rotary Club de Herzogtum Lauenburg-Mölln, Alemanha

VICE-CHAIR

Larry A. Lunsford

Rotary Club de Kansas City-Plaza, Estados Unidos

CURADORES

Akira Miki

Rotary Club de Himeji, Japão

Ann-Britt Åsebol

Rotary Club de Falun Kopparvågen, Suécia

Bharat S. Pandya

Rotary Club de Borivli, Índia

Carlos Sandoval

Rotary Club de San Nicolás de los Garza, México

Ching-Huei “Frank” Horng

Rotary Club de Panchiao West, Taiwan

Chun-Wook Hyun

Rotary Club de Seoul-Hansoo,

Coreia do Sul

Dennis J. Shore

Rotary Club de Hawthorn, Austrália

Greg E. Podd

Rotary Club de Evergreen, Estados Unidos

Ijeoma Pearl Okoro

Rotary Club de Port Harcourt, Nigéria

Jennifer E. Jones

Rotary Club de Windsor-Roseland, Canadá

Martha Peak Helman

Rotary Club de Boothbay Harbor, Estados Unidos

R. Gordon R. McInally

Rotary Club de South Queensferry, Escócia

SECRETÁRIO-GERAL

John Hewko

Rotary Club de Kyiv, Ucrânia

UMA ÉPOCA DE RENOVAÇÃO

Quando o frio do inverno dá lugar ao calor da primavera [no Hemisfério Norte], temos a oportunidade de renovar nossos compromissos uns com os outros e com as comunidades a que servimos.

Um exemplo brilhante é o Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá, cujos associados apoiam um programa que fornece quentinhas a pessoas que se encontram em situação de rua e insegurança alimentar. Em uma única noite, o Soup Shack, administrado pela Feed Windsor-Essex, atende até 130 pessoas oferecendo comida e um senso de comunidade e solidariedade.

Aruna Koushik, ex-governadora de distrito, envolveu seu clube na iniciativa depois de ver uma reportagem sobre o Soup Shack no noticiário.

Ela colaborou com os demais associados para aprovar rapidamente a compra de um fogão, panelas e frigideiras para o novo espaço permanente do Soup Shack. Logo em seguida, os integrantes do clube se reuniram com a equipe do programa, visitaram o novo local e entregaram um cheque de 3.000 dólares canadenses (cerca de US$ 2.000) para apoiar os esforços. Eles também se comprometeram a doar tempo para preparar e servir refeições quando o local estiver em funcionamento.

Isso exemplifica como os associados do Rotary podem se unir para atender às necessidades da comunidade, promover o engajamento e causar um impacto tangível. Ao identificar oportunidades de prestação de serviços e mobilizar recursos, não apenas apoiamos os necessitados, mas também fortalecemos nossos laços uns com os outros e com as comunidades a que servimos.

Ao abraçarmos o senso de renovação que a primavera nos traz, pode-

mos nos inspirar no clube de Windsor-Roseland. Considerem as seguintes maneiras de revigorar o engajamento no seu clube:

Identificar necessidades emergentes: Fiquem atentos aos desafios que estão surgindo em suas comunidades. Envolvam-se com organizações locais para entender onde o apoio do seu clube pode fazer a maior diferença. Mobilizar recursos rapidamente: Quando surgirem oportunidades, entrem imediatamente em ação. Aproveitem as habilidades e redes de contato do seu clube para reunir recursos, sejam eles contribuições financeiras, equipamentos ou tempo de trabalho voluntário.

Incentivar a colaboração: Estimulem os associados a tomar a iniciativa e a colaborar em projetos. Empoderar as pessoas para que liderem e contribuam com seus talentos únicos aumenta o engajamento e favorece o sucesso.

Comprometer-se com o envolvimento contínuo: Além das contribuições iniciais, comprometam-se com o apoio constante. A prestação regular de serviços mantém os associados conectados e reforça o compromisso do clube com o impacto sustentável.

Ao adotar essas abordagens, podemos aproveitar a energia da primavera para renovar nossa dedicação aos serviços humanitários e ao engajamento. Vamos usar esta estação como uma oportunidade para revitalizar nossos esforços, fortalecer nossas conexões e continuar fazendo uma diferença positiva no mundo.

Esta é A Magia do Rotary: transformar vidas, transmitir esperança e criar mudanças duradouras nas comunidades a que servimos.

MANAUS, AM (DISTRITO 4720)

Onorte-americano Jim Roth era uma pessoa em ação. Representante do Rotary International e poliglota, ele percorreu 47 países e promoveu o surgimento de centenas de clubes – no Brasil, foram 82. Um deles foi o Rotary Club de Manaus, fundado em 23 de junho de 1934 com 20 associados. Atualmente, o Rotary Club de Manaus-Distrito Industrial, com 45 integrantes, é o maior da capital amazonense, e tem entre suas iniciativas de destaque o apoio à Casa Esperança, instituição inaugurada em fevereiro para acolher crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual.

A presença do Rotary em Manaus há mais de 90 anos comprova a importância histórica dessa cidade que hoje conta com 2,2 milhões de habitantes (a mais populosa da Região Norte) e é uma das mais influentes da Amazônia Legal – área que engloba nove estados brasileiros. Localizada na confluência dos rios Negro e Solimões, Manaus está na quinta posição entre os municípios com maior participação no Produto Interno Bruto nacional.

A cidade nasceu em 1669, ano em que foi edificado o Forte de São José do Rio Negro pela coroa portuguesa com o intuito de impedir invasões, sobretudo de espanhóis e holandeses. Em torno do forte iniciou-se o povoado do Lugar da Barra, que se tornaria sede da Capitania de São José do Rio Negro de 1791 a 1798 e, novamente, a partir de 1808. A localidade passou à categoria de Vila de Manaus em 1832 e à de Cidade da Barra do Rio Negro em 1848. Em 4 de setembro de 1856 foi adotado o nome de Cidade de Manaus em homenagem à nação indígena manaós, que habitava uma vasta região do rio Negro e foi dizimada pelos colonizadores portugueses. Em sua língua nativa, manaós significava mãe dos deuses.

Uma das primeiras cidades brasileiras a introduzir a eletricidade na iluminação pública, em 1895, Manaus experimentou uma grande modernização durante o ciclo da borracha (18791912), cujo símbolo maior de opulência e sofisticação é o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e considerado um dos mais belos do mundo.

Ao lado, vista da orla de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus. RB

Número de Rotary Clubs: 04

Ano de fundação do primeiro clube: 1934

Família do Rotary na cidade: Rotaract e Casa da Amizade

Capa

Nos campos, nas quadras e nos livros: incentivo à educação, leitura e atividade física está inspirando projetos de alto impacto para crianças e adolescentes

Tomaz de Alvarenga

fErramEntas para voCê E sEu ClubE

Muitos recursos: precisa de ajuda com um subsídio? O chair da Fundação

Rotária do seu distrito tem a resposta

Em Cima do fato Buscando curar um mundo dividido: Conferência Presidencial em Istambul defende estratégias integradas em prol da paz

JuvEntudE

Celebrando as tradições: saiba como foi a 24ª Conferência

Multidistrital de Interact Clubs

Rotary Club de Jaguaré-Centenário
Gabriel Canto

Capa: design de Armando Santos com foto disponibilizada por Marcos Franco

BONS NOS ESPORTES E NOS ESTUDOS

EMensageM

MensageM

Galeria verde: as iniciativas

estão cada vez mais presentes nos nossos clubes e distritos

le é responsável por aprimorar a nossa saúde. O esporte também consegue congregar pessoas com facilidade quase instantânea. Mas quando ele se une ao estímulo educacional, temos aí um encontro especial que precisa ser celebrado – principalmente se essa união atende a area de enfoque do Rotary em educação básica e alfabetização.

Neste mês, a nossa principal reportagem abre com o trabalho do rotariano Marcos Franco, autor de quatro livros infantis inspirados em sua paixão pelo tênis. As obras estão sendo distribuídas em escolas públicas e projetos sociais. Já o Rotary Club de Jaguaré-Centenário, ES (distrito 4751), está estimulando a frequência e o rendimento escolares com o projeto Bom no Tênis, Melhor na Escola. Também o Rotary Club de Teresópolis, RJ (distrito 4751), está presente com o projeto Educando pelo Esporte. Outros destaques de abril são a Conferência Presidencial da Paz em Istambul, na Turquia, bem como uma análise dos caminhos para os clubes terem êxito na obtenção de Subsídios Globais e um balanço da 24ª Conferência Multidistrital de Interact Clubs. Também prestamos homenagem a Jorge Bragança, ex-presidente da Revista Rotary Brasil falecido em 15 de março.

Boa leitura a todos.

Revista de Propriedade da Associação Editora Brasil Rotário

CNPJ: 33.266.784/0001-53  Inscrição Municipal: 00.883.425

Av. Rio Branco, 125, 18º andar CEP: 20040-006 – Sede própria

Rio de Janeiro – RJ  Tel.: (21) 2506-5600 / Fax: (21) 2506-5601

SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138 (ligação gratuita)

DIRETORIA EDITORIAL E EXECUTIVA 2025-27

Presidente:Ricardo Franco Teixeira

Vice-presidente:Claudio Dutra de Aboim

DiretordeFinanças:Eduardo Costa Garcia

DiretorAdministrativo:Bemvindo Augusto Dias

DiretoradeLogística:Patrícia Magluta

DiretoradeJornalismo:Ivone Sacchetto

DiretoraJurídica:Maria Odete Henriques de Sá

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2025-27

Presidente:Pedro Loureiro Durão

Suplente:Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim

Membros titulares: Adelia Antonieta Villas, Joper Padrão do Espírito Santo e José Carlos Schimidt Murta Ribeiro

Membros suplentes: Alexis Cavichini Teixeira de Siqueira, Raphael José de Oliveira Barreto

Neto e Francisco Carlos Santos de Jesus

CONSELHO FISCAL 2025-26

Membros titulares: Fabricio Fernandes de Castro, Paulo Maurício de Oliveira Macedo e Christian Helmer

Membrossuplentes:Carlos Evaristo, José Renato de Miranda e André Ricardo Cruz Fontes

CONSELHO CONSULTIVO DE BENEMÉRITOS

Henrique Vasconcelos, Mário César Martins de Camargo, Paulo Augusto Zanardi, José Ubiracy Silva, José Antonio Figueiredo Antiório, Antonio Hallage, Themístocles Américo Caldas Pinho, Luiz Coelho de Oliveira, José Alfredo Pretoni, Gerson Gonçalves, Mário de Oliveira Antonino, Alcione Maria Giannico de Araújo Viana (suplente: Claudinei de Barros Magalhães), Ivone Sacchetto, Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim e Milton Ferreira Tito

EXPEDIENTE

Presidente: Ricardo Franco Teixeira

Editor-chefe: Nuno Virgílio Neto – Jorn. Prof. MTB 24490 RJ

Editor adjunto e jornalista responsável: Luiz Renato Dantas – Jorn. Prof. MTB 25583 RJ Redação, site e plataformas digitais: Luiz Renato Dantas, Manoel Magalhães, Maria Lúcia

Ribeiro de Sousa, Nuno Virgílio Neto e Renata Coré Diagramação e digitalização: Armando Santos (coordenador), Alex Mendes e Maria Cristina Andrade

Impressão: Log&Print (Empresa do Grupo Print Laser)

Distribuição: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Tiragem desta edição: 43.000 exemplares

E-mail da Redação: jornalismo@revistarotarybrasil.com.br

Homepage: www.revistarotarybrasil.com.br

Facebook: www.facebook.com/revistarotarybrasil Instagram: www.instagram.com/revistarotarybrasil X: www.x.com/revistarotarybr

Linkedin: www.linkedin.com/company/revistarotarybrasil

ATENDIMENTO AO ASSINANTE

SAC-Ouvidoria: 0800-6068-138

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores. As visões expressas nesta publicação não são necessariamente aquelas do Rotary International ou da Fundação Rotária. São de propriedade do Rotary International e usadas sob licença as marcas ROTARY, e

A REVISTA

Publicada ininterruptamente desde 14 de novembro de 1924, a Revista Rotary Brasil é a publicação oficial do Rotary em nosso país. Aqui você conhece um pouco do trabalho voluntário dos rotarianos brasileiros e de outros países.

COMO FUNCIONA SUA ASSINATURA

De acordo com o Regimento Interno do Rotary International, todo associado a qualquer Rotary Club deve assinar a revista oficial do Rotary International (Rotary Magazine) ou uma revista regional do Rotary que tenha sido aprovada e prescrita para sua região pelo Conselho Diretor (no caso do nosso país, a Revista Rotary Brasil). Os assinantes podem optar por ler a revista em formato impresso ou digital. Dois rotarianos que morem no mesmo endereço têm ainda a opção de assinar a revista conjuntamente.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Logística.

SUSPENSÃO POR ATRASO DE PAGAMENTO

Também de acordo com as normas do Rotary International, o atraso no pagamento da revista pode resultar na suspensão do seu clube.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Cobrança.

SOBRE O USO E A PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS

O leitor que contribui com a Revista Rotary Brasil por meio do envio de conteúdo – tais como fotos, informações, textos e frases, entre outros – aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado à revista, bem como pela obtenção da autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à Revista Rotary Brasil , judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por eventuais danos morais e/ou materiais causados à Revista Rotary Brasil , à Associação Editora Brasil Rotário ou a terceiros. Entre os direitos da Revista Rotary Brasil incluem-se, também, os de adaptação e condensação dos textos e imagens enviados à revista. Para mais esclarecimentos, entre em contato com nosso Departame nto de Jornalismo.

Conheça os canais para falar com nossa equipe

Com o objetivo de ficar ainda mais perto dos leitores, a Revista Rotary Brasil criou o SAC-OUVIDORIA. Gostaríamos de conhecer suas ideias, reclamações e esclarecer dúvidas.

Ligue gratuitamente de qualquer parte do Brasil para 0800-6068-138.

Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Se preferir, envie um e-mail para ouvidoria@revistarotarybrasil.com.br

Para entrar em contato com o Gabinete da Presidência, escreva para gabinete@revistarotarybrasil.com.br

CONTATOS DOS DEPARTAMENTOS

JORNALISMO

Para enviar notícias do seu clube, entre no site www.revistarotarybrasil.com.br, clique em Enviesuanotíciano alto da página e siga as instruções. Ou envie o material para jornalismo@revistarotarybrasil.com.br

LOGÍSTICA

Se precisar atualizar o número de assinantes, o endereço para envio de revistas ou pedir informações sobre a entrega das edições e o acesso à nossa versão digital, escreva para logistica@revistarotarybrasil.com.br

COBRANÇA

Para obter informações sobre o pagamento de assinaturas ou o envio de boletos, o e-mail é cobranca@revistarotarybrasil.com.br

MARKETING

Para anunciar sua empresa na revista e atingir um público de mais de 200 mil leitores em todo o país, entre em contato com marketing@revistarotarybrasil.com.br

facebook.com/revistarotarybrasil instagram.com/revistarotarybrasil

x.com/revistarotarybr

linkedin.com/company/revistarotarybrasil

ABRIL 2025

MÊS DO MEIO AMBIENTE

NDIA MUNDIAL DA SAÚDE

este momento, clubes e distritos pelo mundo afora estão realizando projetos de proteção e restauração de recursos costeiros, marinhos e de água doce. Outros estão promovendo a educação e a conscientização em prol do meio ambiente. A Família do Rotary ainda se empenha rotineiramente em ações de plantio e reflorestamento. As iniciativas são desenvolvidas de diversas maneiras e atendem a uma área de enfoque oficializada em 1º de julho de 2021. Mas a causa ambiental é, em verdade, uma bandeira do Rotary há muitas décadas – iniciada na gestão do brasileiro Paulo Viriato Corrêa da Costa, presidente do Rotary International em 1990-91.

23 30

DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

O propósito aqui é estimular a conscientização sobre o solo enquanto recurso natural e sua importância para a produção de alimentos e conservação do meio ambiente. A data foi instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 1989 e homenageia o norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881-1960), nascido em 15 de abril, considerado pioneiro na conservação dos solos nos Estados Unidos. 07 15

Criada em 1950 pela Organização Mundial da Saúde, a data este ano dará início à campanha Começos Saudáveis, Futuros Esperançosos, dedicada à saúde materna e neonatal. O objetivo dessa iniciativa é conclamar governos e representantes da saúde a intensificarem os esforços para a erradicação das mortes maternas e neonatais evitáveis, priorizando a saúde e o bem-estar das mulheres em longo prazo.

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

Também conhecido como Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, trata-se de um evento anual instituído em 1995 pela Unesco para promover a leitura, a publicação e os direitos autorais. E o caminho na promoção da leitura é longo. No nosso país, segundo reportagem de O Globo, em 2023 o mercado editorial produziu 45 mil títulos. Por outro lado, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2024, realizada em 208 municípios, constatou que 53% dos entrevistados não haviam lido nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à sondagem.

CONVENÇÃO: PRAZO PARA CANCELAMENTOS

Último dia para cancelamentos de inscrições e ingressos da Convenção 2025 do Rotary International, o maior evento anual da nossa organização e que este ano será realizado em Calgary, no Canadá, de 21 a 25 de junho. Saiba mais sobre o encontro na página 14 desta edição e acesse convention.rotary.org/pt para se inscrever.

ANOTE NA AGENDA

O tema do próximo mês é Serviços à Juventude

EDIÇÃO DE MARÇO: ÁGUA, A FORÇA QUE MOVE A VIDA

Linda capa. Que as pessoas usem a água de forma consciente.

Maria Lourdes de Moraes , de São Carlos, SP, pelo Facebook

Água é vida.

ElizaBêgo , de Estrêla D’Oeste, SP, pelo Facebook

EDIÇÃO DE FEVEREIRO: PAZ

É impossível falarmos de harmonia e paz sem darmos importância aos fatores mobilidade e trânsito. Sugiro que em cada cidade onde haja um clube de Rotary seja criado um Comitê de Rotarianos no Trânsito, pois todos os dias ouvimos comentários sobre acidentes envolvendo veículos.

E parabéns ao companheiro Henrique Vasconcelos, diretor do Rotary International, pelo artigo Construtores da paz

AntonioCarlosPereira , vice-presidente 2025-26 do Rotary Club de Entre Rios, BA (distrito 4391)

Os comentários publicados nesta página são extraídos das páginas da revista nas redes sociais e de cartas e e-mails enviados ao nosso Departamento de Jornalismo. No caso das correspondências, elas devem ser enviadas para o e-mail jornalismo@revistarotarybrasil.com.br ou para a Avenida Rio Branco, 125/18º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ/CEP: 20040-006. Em razão do seu tamanho ou para facilitar a compreensão, os textos poderão ser editados.

500 MIL PESSOAS

MANTENDO UM LEGADO

Neste mês, falamos de um tema muito especial para mim: o meio ambiente. Sou um entusiasta desse assunto que desperta tantas paixões. Todos reconhecem, no entanto, que a Terra é um presente de Deus no nosso Sistema Solar. E é no nosso planeta que impera a vida por todos os lados, seja nos oceanos, seja nos continentes.

Viajar pelo mundo nos faz ver a grandeza Dele e da diversidade de vidas e ambientes. Como o planeta é lindo, não? Como rotarianos e pessoas em ação, sensíveis e preocupadas com o nosso entorno e as novas gerações, devemos apoiar a defesa do meio ambiente para que possamos viver distantes dos desastres climáticos que observamos por todo o globo.

As mudanças do clima estão aí para todos verem. Os países sendo gradativamente engolidos pelos oceanos. E os eventos extremos se tornando frequentes, manifestando-se nas fortes ondas de calor e frio e nas secas e enchentes por todos os lados. Lugares que nunca enfrentaram estiagens agora estão carentes de chuvas, enquanto outros, que sofriam com a falta d’água, são atingidos por enchentes históricas.

A toda ação corresponde uma reação. Não seria diferente com o meio ambiente. Como líderes locais, é hora de sermos voz em nossas comunidades e fazermos o que

for possível localmente para mudar essa história. Se cada um fizer um pouco, o impacto será imenso no mundo.

Em 1998, construí uma casa no município de Guaramiranga, no Ceará. Trata-se de um condomínio de seis casas, de seis amigos, onde tento passar grande parte do meu tempo de folga. Tive a sorte de ali plantar de tudo, em especial ipês amarelos – foram mais de 2000 mudas. Atualmente, entre o fim de novembro e dezembro, tenho o prazer de assistir a um show da natureza, com a floração dos ipês nos avisando da chegada da estação das chuvas, época tão importante para o meu estado do Ceará.

É algo que me fascina e me orgulha: a cor vibrante do amarelo, a oportunidade de mostrar que sou uma pessoa em ação, com uma história para contar, e que as próximas gerações, dos meus netos, um dia lembrarão de mim ao verem a beleza daqueles ipês...

Por isso convoco a todos a fazerem o bem pelo planeta Terra, lembrando que o primeiro presidente da história do Rotary International a falar do tema ambiental foi o brasileiro Paulo Viriato Corrêa da Costa. Temos que seguir com esse legado por toda a América do Sul – cuidando dos nossos pampas, do pantanal, da mata atlântica, da floresta amazônica e dos demais biomas.

Volto a destacar que os rotarianos

são pessoas em ação, que impactam com suas realizações. Eles criam esperança no mundo, imaginando juntos fazer o bem por meio da Magia do Rotary. Ou não somos?

Neste mês ocorre a maior quantidade de treinamentos distritais das novas administrações do Rotary International. Lembro a importância da continuidade. Uma só andorinha não faz verão. Que possamos caminhar juntos, sem menções a “meu ano”, focados no “nosso distrito”.

Somos parte da engrenagem que gira a cada ano, e pensar em continuidade é algo de muita importância para todos nós. Não teríamos como promover o crescimento do Rotary modificando tudo a cada ano – o que soaria, inclusive, como uma mensagem equivocada de vaidade aos rotarianos, que esperam generosidade de seus líderes.

Quero aqui desejar a todos um eficaz e excelente treinamento para cada distrito das zonas 23 e 24. Que possamos ser sábios no momento de compartilhar informações e conhecimentos.

É hora de fazermos o que for possível localmente para mudar essa história
Henrique Vasconcelos

CURTAS

CONVENÇÃO

2025

MASTER CLASS PERSONALIZADA

Uma das partes mais populares da Convenção do Rotary International é a dos grupos de discussão, que dão aos participantes a chance de escolher temas que aumentem a eficácia dos seus projetos. As sessões em grupos menores são o momento em que ocorre o aprendizado em profundidade da convenção – e os tópicos da programação em Calgary estão repletos de inspiração e inovação.

Aprenda a usar a inteligência artificial de forma responsável pa ra turbinar o seu projeto e tornar as atividades do clube mais divertidas. Em uma simulação interativa ao vivo, mergulhe em duas culturas contrastantes para entender como as diferenças afetam profundamente os líderes. E descubra os segredos de um método empoderador de contar histórias chamado photovoice , que pede às pessoas que registrem suas experiências cotidianas em fotos para inspirar outros a entrarem em ação.

Escolha entre 70 grupos de discussão e colha ideias para revigorar seu

clube e seus projetos. Explore também formas de incorporar a construção da paz aos projetos em geral para expandir o efeito. Não deixe de ouvir rotaractianos e jovens rotarianos explicarem como usam subsídios da Fundação Rotária para melhorar a comunidade. Você também poderá conhecer técnicas para acolher e reter jovens líderes e um quadro associativo diversos. E poderá analisar as diferenças geracionais e aprender a usar a inteligência emocional e as conexões globais.

Voltando àquela sugestão de injetar mais diversão no Rotary, você viu os vídeos dos associados entrevistados em Singapura? Em um deles, postado nas redes sociais do Rotary, o secretário-geral John Hewko mostra passos de dança durante uma entrevista em um corredor da Convenção. Tá vendo o que você perderá se não for à Convenção do Rotary de 21 a 25 de junho no Canadá? Hewko, que já participou de mais de uma dúzia dos nossos encontros internacionais, afirma: “Se quiser entender e ver o mundo em ação, vá a uma Convenção do Rotary”.

Saiba mais e inscreva-se em convention.rotary.org

REVISTA REUNIDA PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

l Em cumprimento ao edital de convocação divulgado na página 43 da nossa edição de fevereiro, em 26 de março a Associação Editora Brasil Rotário, responsável pela publicação da Rotary Brasil , realizou sua Assembleia Geral Ordinária anual.

Além da prestação de contas do exercício social referente ao ano de 2024, compreendendo a apreciação e a aprovação do relatório da gestão, do balanço, relatórios dos auditores externos, parecer do Conselho Fiscal, orçamento e do programa de trabalho para o ano de 2025, durante a reunião em formato presencial e virtual houve a eleição do Conselho de Administração e da Diretoria Editorial e Executiva para o biênio 2025-27 e do Conselho Fiscal para o ano de 2025.

Presidente da revista em 2023-25, Ricardo Franco Teixeira foi reeleito para o biênio 2025-27. Confira a nova composição da diretoria e dos conselhos no expediente da página 10. Os detalhes da Assembleia Geral Ordinária serão publicados na próxima edição.

Na foto, alguns dos participantes da reunião no auditório da Rotary Brasil, no Rio de Janeiro.

MOSTRA NACIONAL DE FOTOGRAFIAS DO ROTARACT

l A 51ª Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs (Conarc), de 23 a 26 de janeiro, na cidade paulista de Americana, abriu espaço para a 1ª Mostra Nacional de Fotografias, que registrou iniciativas de clubes de Rotaract de todo o país. “A exposição foi um momento de celebração da beleza do serviço”, avalia Gabriela Ohana, presidente do Rotaract Club de João Pinheiro, MG (distrito 4760). “A beleza não está apenas nas imagens, mas na transformação que essas ações promovem, no sorriso das pessoas que se beneficiam diretamente dos projetos e na satisfação de saber que estamos fazendo a diferença.”

O clube de Gabriela participou da mostra com cinco fotos, entre elas as duas ao lado. A de cima capta uma iniciativa de distribuição de brinquedos no Dia das Crianças de 2016. A segunda retrata uma ação solidária no Abrigo Santana realizada em 2015. RB

Fotos: Rotaract Club de João Pinheiro

RECONHECIMENTO AOS GRANDES DOADORES 2025

Já estão abertas as inscrições para o Jantar de Reconhecimento aos Grandes Doadores da Fundação Rotária, que ocorrerá no 48º Instituto Rotary do Brasil, em Maringá, no Paraná. A solenidade terá lugar às 19h de 5 de setembro, na sede do Sicredi Dexis.

Trata-se de um evento exclusivo para o qual estão convidados doadores Major Donors e integrantes da Sociedade Arch Klumph e da Bequest Society.

Rotarianos que se tornaram Major Donor ou mudaram de nível de Major Donor durante o ano rotário 2024-25 serão homenageados em cerimônia especial com participação do presidente 2025-26 do Rotary

International, Mario César Martins de Camargo. Consulte a especialista de Grandes Doações do Ribo para saber como você pode se tornar um Major Donor da Fundação Rotária e participe desse evento!

Uma das atribuições do dirigente de clube é incentivar seus associados a participarem de eventos distritais, zonais (Instituto Rotary e Seminários Regionais) e internacionais (Convenção do Rotary e Conferências Presidenciais).

Nesse sentido, certifique-se de que o seu

clube será representado nesses encontros e incentive todos os associados a conhecerem mais a nossa organização. Não deixe ainda de se conectar com a sua equipe distrital para se informar sobre as oportunidades de aprendizado e incentive a participação dos associados recém-chegados.

ESCRITÓRIO DO ROTARY

INTERNATIONAL NO BRASIL

Endereço

Condomínio Comercial Casa das Caldeiras Avenida Francisco Matarazzo, 1752 14º andar / Conjunto 1421 Água Branca – São Paulo – SP

CEP: 05001-200

Tel: (11) 3217-2630

Atendimento: de 2ª a 6ª, das 8h às 17h

DEPARTAMENTOS

Gerente e Fundação Rotária Edilson Gushiken edilson.gushiken@rotary.org

Suporte a Clubes e Distritos Caio Cruz (supervisor) caio.cruz@rotary.org

Financeiro

Carlos Eduardo de Araujo (supervisor) carlos.araujo@rotary.org

Administrativo

Clarita Urey (supervisora) clarita.urey@rotary.org

Perfis oficiais do Rotary Brasil nas redes sociais facebook.com/rotarybr twitter.com/RotaryBrasil linkedin.com/showcase/rotary-brasil

Sede mundial do Rotary International 1560 Sherman Avenue, Evanston, Il 60201 USA

Phone: 00-21-1847 866-3000

Fax: 00-21-1847 328-8554

Atendimento: das 8h30 às 17h (horário de Washington)

Estamos prontos para ajudá-lo! www.rotary.org.br

Nataliya Ustyuzhantseva/iStock.com

A VIDA É BREVE...

Inicio esta coluna com um assunto triste para a nossa Revista Rotary Brasil, bem como para um bom número de rotarianos e rotarianas: o falecimento, no último dia 15 de março, do nosso destacado companheiro Jorge Bragança, presidente do Conselho de Administração da Editora Brasil Rotário na gestão 2023-25 e presidente da nossa Diretoria Editorial e Executiva em 2019-21 e 2021-23, além de governador 1995-96 do então distrito 4750, presidente do Rotary Club de Teresópolis em 1984-85 e 2001-02 e do Rotary Club do Rio de Janeiro em 2016-17.

Um intelectual, tanto no sentido amplo quanto no sentido estrito, Jorge Bragança tinha uma curiosidade acadêmica só reservada a mentes diferenciadas. Com vasta cultura, era ao mesmo tempo um professor, um educador, um benfeitor e uma referência para os amigos quando um aconselhamento se fazia necessário. Com a família, claro, não era diferente.

Jorge era também um empreendedor. Tanto social, tão importante para o nosso Rotary, quanto empresarial. Com muita facilidade para estabelecer relações interpessoais, tinha uma legião de amigos e incentivadores. Com seu jeito simples, fala mansa e sorriso fácil, Jorge conseguia convencer e converter seus interlocutores em fiéis escudeiros dos seus sonhos, que ele, com muita competência, transformava em propostas.

Ao partir, deixa uma lacuna difícil de preencher na família, na nossa editora, no Rotary, no empresariado, na academia e na sociedade. As boas lembranças certamente ajudarão a amenizar a saudade da família e dos amigos. O seu exemplo continuará sendo inspirador. E enquanto o for, o companheiro Jorge será lembrado.

Várias têm sido as homenagens póstumas, em diferentes solenidades, entre as quais destaco a prestada na Regoesp/Regoleste por indicação do governador 2023-24 do distrito 4751, Ricardo Pinho. Nas páginas 28 e 29, você poderá ler um pouco mais sobre o nosso saudoso companheiro Jorge Bragança.

Nesta coluna não vou comentar assuntos abordados na edição deste mês, pois quero fazer breves comentários sobre duas excelentes notícias que, pelas datas dos eventos, nos chegaram quando a revista já estava fechada.

A primeira delas foi, sem dúvida, uma solenidade marcante por dois motivos: por contribuir para o aumento do nosso quadro associativo e por se tratar de um novo clube formado por um grupo diferenciado. Ficou curioso, leitor? Então leia o próximo parágrafo.

O governador Ronei Alves da Silva, do distrito 4760, fez a instalação de um novo clube. Mas não foi um clube qualquer, porque ele começa formado por 54 integrantes. Só essa informação já seria impactante. Concorda, leitor? Mas a notícia não para aí... O clube foi instalado tendo 54 mulheres como associadas. E o que é também interessante: na foto que recebemos, as 54 novas rotarianas demonstram, e comunicam, a unidade de propósito do grupo ao estarem usando o mesmo modelo e a mesma cor de roupa na solenidade de posse. Parabéns ao companheiro governador Ronei e à sua esposa Mirian pelo excelente e diferenciado trabalho, que foi especialmente elogiado pela presidente do Rotary International, Stephanie Urchick, pelo presidente eleito Mário César de Camargo e pelos diretores Henrique Vasconcelos e César Scherer, entre outras autoridades rotárias.

A segunda notícia vai para a Sessão Solene da Câmara dos Deputados no dia 26 de março em homenagem aos 120 anos do Rotary International, proposta pela deputada federal Flávia Morais, de Goiás, que abriu a sessão, tendo como proponente também a deputada Gisela Simona, do Mato Grosso, ambas companheiras rotarianas. Apoiaram a proposta outros 16 deputados federais. O companheiro Paulo Eduardo de Barros Fonseca, coordenador da Fundação Rotária para a região 31, foi o primeiro orador, tendo feito um excelente discurso de agradecimento. Na sequência, manifestaram-se os deputados Luiz Carlos Hauly e Gisela Simona, que deu um belo depoimento pessoal de como decidiu tornar-

Com muita facilidade para estabelecer relações interpessoais, Jorge Bragança tinha uma legião de amigos e incentivadores

-se rotariana, seguida pelo deputado Marcel van Hattem, que agradeceu ao Rotary pelo empenho e pelo apoio fundamental durante a tragédia climática que castigou o Rio Grande do Sul em 2024.

No seu pronunciamento, a deputada Flávia Morais, que destacou a posse, já próxima, do presidente 2025-26 do Rotary International, Mário César de Camargo, fez um breve histórico da nossa organização, citou vários projetos humanitários, dentre eles o combate à poliomielite, e deu destaque à ética e ao Intercâmbio de Jovens. Os companheiros Luiz Carlos Nogueira, presidente do Rotary Club de Cuiabá, e Eurípedes Barsanulfo Lima, governador do distrito 4530, deram depoimentos pessoais exaltando a união e o companheirismo para servir à comunidade.

Esta nossa edição traz vários assuntos interessantes, leitor. Espero que você goste de todos! RB

Ricardo Franco Teixeira

APRENDA e LIDERE com a CENTRAL DE APRENDIZADO DO ROTARY

Desenvolva habilidades pessoais e profissionais e prepare-se para cargos de liderança por meio dos cursos da Central de Aprendizado do Rotary. Você encontrará muitos materiais para aprender no seu próprio ritmo e espaço!

CURSOS ENGAJADORES

• Recursos interativos

• Exercícios que ajudam a colocar o aprendizado em prática

• Oportunidades para acompanhar seu progresso e ganhar emblemas, pontos e certificados

APRENDIZADO FACILITADO

• Planos de aprendizagem: série de cursos correlatos que exploram mais profundamente uma função ou tópico

A sua associação ao Rotary inclui os cursos da Central! Explore a plataforma hoje mesmo em rotary.org/learn

• Tópicos de aprendizado: série de links, arquivos e cursos relacionados a assuntos específicos que você pode acessar e aos quais também pode contribuir

FLASHES DO ROTARY INTERNATIONAL

bgblue/iStock.com

l Um novo curso da Central de Aprendizado está disponível: A importância da erradicação da pólio (no original, The importance of eradicating polio), que explica por que é essencial o Rotary manter os esforços para eliminar a poliomielite do planeta e como participar dessa causa. Inscreva-se em learn.rotary.org.

l O Rotary marca presença na Semana Mundial de Imunização, de 24 a 30 deste mês, para promover a vacinação e a prevenção de doenças.

l Dois Grupos de Companheirismo do Rotary foram recentemente criados: um focado em inteligência artificial e outro em mentoria.

GoodGnom/iStock.com

l Os Grupos Rotary em Ação apoiaram 871 projetos de clubes e distritos em 2023-24, incluindo 71 que receberam Subsídio Global. Essas associações são formadas por pessoas com experiência em áreas específicas, como desenvolvimento econômico, paz, combate às drogas, meio ambiente e recursos hídricos. Saiba mais sobre eles em rotary.org/actiongroups

l As inscrições para as Bolsas Rotary pela Paz serão aceitas até 15 de maio. Desde o lançamento do programa, em 2002, mais de 1.800 participantes se formaram nos Centros Rotary, que, por meio de treinamento acadêmico e aprendizado prático, preparam os bolsistas para atuarem na área de paz e desenvolvimento. Saiba mais em rotary.org/pt/our-programs/peace-fellowships.

NOTÍCIAS DAS ACADEMIAS ROTÁRIAS DE LETRAS

l Simona Advíncula, presidente da Academia Rotária da Itália, e seu vice-presidente, Nicola Bergamachi, com apoio de vários rotarianos do país, estão liderando a criação da Academia Rotária da Suíça.

l O presidente 2025-26 do Rotary International, Mário César Martins de Camargo, foi eleito membro honorário da Academia Colombiana Rotária de Artes e Letras. O título será entregue durante o 48º Instituto Rotary do Brasil, em Maringá, no Paraná.

l A Abrol Nacional contará com um estande no 48º Instituto Rotary do Brasil. No espaço, serão lançados livros de autoria dos acadêmicos e um telão apresentará vídeos para divulgar as atividades das academias rotárias do Brasil, dos demais países da América Latina, Europa, Ásia e África.

l A Abrol Bahia iniciou este ano com a admissão de três novos acadêmicos: Ângelo Pitombo, Carlos Gantois e o governador 2017-18 do distrito 4391, Henrique Gonçalves Trindade. RB

BUSCANDO CURAR UM MUNDO DIVIDIDO

Conferência Presidencial em Istambul defende estratégias integradas em prol da paz

“Aconstrução da paz requer dedicação contínua e parcerias significativas”, disse a presidente do Rotary International, Stephanie Urchick, aos presentes à Conferência Presidencial da Paz 2025, em Istambul, na Turquia. Realizado de 20 a 22 de fevereiro, o encontro mundial teve como tema Curando um Mundo Dividido.

Em seu discurso de abertura, Stephanie descreveu o que considera a dedicação necessária para que essa cura ocorra. “Nosso encontro aqui

é uma prova da nossa crença compartilhada no poder da construção da paz”, declarou a presidente. “Mas precisamos reconhecer algo essencial: o ato de cura de um mundo dividido não é algo que possamos alcançar de forma rápida ou fácil. É preciso um compromisso intencional ao longo do tempo.”

Os participantes analisaram como esse pacto poderia se materializar. Em uma sessão sobre tecnologia e mídia, o debate girou em torno de como as inovações tecnológicas podem reforçar tanto a paz

quanto os conflitos. Os presentes refletiram sobre o impacto da inteligência artificial, as formas pelas quais a tecnologia pode reforçar os trabalhos de construção da paz e a ameaça crescente da desinformação. Cineasta premiado e fundador do PeaceTech Lab, Sheldon Himelfarb conclamou os construtores da paz a elaborarem uma resposta de âmbito global à desinformação. Segundo ele, o perigo que ela representa é comparável ao de guerras, pandemias e mudanças climáticas. “A desinformação é um problema

sério e de longo alcance que está rapidamente se tornando, ou já é, uma ameaça à existência do planeta”, avalia o cineasta. “Felizmente, a cada dia que passa, há mais pessoas trabalhando contra essa nova ameaça, criando ferramentas para checagem de fatos, rotulagem de conteúdo, alfabetização midiática, IA para a construção da paz e muito mais.”

MEIO AMBIENTE E HUMANIDADE

Outras sessões enfocaram as questões ambientais na consolidação da paz. Nada El Agizy, presidente do Rotary E-Club de Egy-International e diretora de desenvolvimento sustentável e cooperação internacional da Liga dos Estados Árabes,

destacou uma ameaça específica ao Oriente Médio. “As mudanças climáticas representam um dos desafios mais significativos que a região dos Estados Árabes já enfrentou”, afirmou. “Considerada um dos principais focos de mudanças climáticas do planeta, essa região é altamente vulnerável aos impactos negativos do aquecimento global.”

Yana Abu Taleb, diretora da EcoPeace Middle East, na Jordânia, declarou que será impossível a paz sustentável no Oriente Médio sem o combate às mudanças climáticas. A organização de Yana reúne ambientalistas da Jordânia, Palestina e Israel na promoção do desenvolvimento sustentável e da paz.

“A paz virá, mas temos que tra -

Na outra página, painel de discussão sobre o engajamento da sociedade civil na paz em Chipre, uma das muitas regiões do planeta analisadas pela conferência. Nesta página, a partir da esquerda e de cima, alguns dos principais painelistas: a presidente do Rotary, Stephanie Urchick; o chair da Fundação Rotária, Mark Daniel Maloney; o secretário-geral do Rotary e da Fundação Rotária, John Hewko; a ex-bolsista Rotary pela Paz Nahla ElShall; e a rotariana e diretora de desenvolvimento sustentável da Liga dos Estados Árabes Nada El Agizy

balhar por ela”, considerou Yana. “Temos que entender que não haverá paz duradoura entre os países do Oriente Médio se a proteção ao meio ambiente que compartilhamos não for colocada no centro da resolução de conflitos.”

Na sessão final, os participantes ouviram o testemunho de um sobrevivente do Genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994 contra os tutsis. Freddy Mutanguha tinha 18 anos quando seus pais, quatro irmãs e quase 80 integrantes da família foram assassinados. Após essa perda inimaginável, ele dedicou a vida a prevenir atrocidades do tipo e a construir um mundo mais pacífico. Associado ao Rotary Club de Kigali-Mont Jali, em Ruanda,

atualmente Freddy é diretor do Memorial do Genocídio de Kigali e CEO do Aegis Trust – ONG britânica fundada em 2000 que promove campanhas pelo mundo de prevenção aos genocídios.

O rotariano explica que o memorial representa uma decisão de cura. “Em Ruanda, decidimos que lembrar também significa curar. Nossa geração precisa quebrar o ciclo do ódio e construir as bases para a paz e a prosperidade. A paz não é só uma teoria para nós. Ela é real, urgente e requer determinação.”

BOAS-VINDAS AOS BOLSISTAS

Entre os participantes da conferência encontravam-se os primeiros 13 bolsistas do Centro Rotary pela Paz Otto e Fran Walter da Universidade Bahçeşehir, em Istambul. O mais novo Centro Rotary oferece aos promotores da paz do Oriente Médio e Norte da África a oportunidade de obtenção de certificado de aperfeiçoamento profissional em estudos sobre paz e desenvolvimento.

“O centro equipará uma nova geração de líderes com o conhecimento, as habilidades e as redes de que precisam para lidar com as causas básicas dos conflitos e construir uma paz sustentável em suas comunidades e além delas”, informou a presidente do Rotary International. A primeira turma é composta por estudantes do Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Quênia, Paquistão, Sudão, Somália e Iêmen. Durante o curso, eles

realizarão diversos projetos, como auxílio a mães solo migrantes, criação de conteúdo de construção da paz para mídias sociais, fortalecimento de organizações de base e educação de jovens por meio do esporte.

CAPACITANDO

REFUGIADOS

“Mudanças climáticas e políticas agrícolas insustentáveis contribuem para o número de pessoas deslocadas involuntariamente”, explicou a bolsista Havva Şeyda Bodur em seu painel. “A humanidade deve encontrar soluções abrangentes o quanto antes. Caso contrário, chegará o dia em que todos, de todas as classes sociais, correrão o risco de se tornarem refugiados.”

Ao encerrar a conferência, a presidente Stephanie pediu aos participantes que formassem parcerias para trabalhar pela paz e declarou que o novo Centro pela Paz reflete a essência do Rotary. “É mais do que apenas um espaço físico, é um símbolo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos”, definiu. Segundo ela, o sucesso do Rotary sempre teve como base as parcerias, seja com clubes, comunidades locais, seja com instituições. “Os desafios que enfrentamos hoje exigem nada menos do que a combinação dos esforços de governos, organizações não governamentais, universidades e organizações base”, defendeu. “Ao promovermos a colaboração e o compartilhamento de recursos, podemos ampliar o nosso impacto e impulsionar o progresso real.”

(Adaptado de reportagem de Etelka Lehoczky para a Rotary.org)

“O centro equipará uma nova geração de líderes com o conhecimento, as habilidades e as redes de que precisam para lidar com as causas básicas dos conflitos”
— Stephanie A. Urchick

A ROTARACT BRASIL

NA CONFERÊNCIA

OBrasil marcou presença na Conferência Presidencial do Rotary pela Paz também com o Rotaract. Cerca de 15 rotaractianos brasileiros participaram do evento internacional em Istambul. Mas não só isso: a Rotaract Brasil foi representada por Maria Fernanda Litzenberg, associada ao Rotaract Club de Gaspar, Santa Catarina (distrito 4652).

Nas plenárias e grupos de discussão, o encontro defendeu a opinião de que a juventude desempenha um papel fundamental no processo da paz, que deve ser construída coletivamente. Nesse sentido, destacou-se a necessidade de capacitar, inspirar e dar voz às novas gerações por meio da educação, avaliada como essencial para garantir um futuro pacífico.

Defendendo o protagonismo da juventude na construção de paz, vários programas foram apresentados, entre eles:

Conversas de Paz para Jovens – Desenvolvido para capacitar jovens da Libéria em habilidades de mediação de conflitos e comunicação pacífica, o programa Youth Peace Talks busca estabelecer uma rede de líderes que atuem como mensageiros da paz, utilizando suas vozes e ações para promover a reconciliação e reduzir as tensões dentro das comunidades.

Programa Internacional da Paz – Realizado na Bolívia, concentra-se em educar, engajar e capacitar lideranças de paz. A iniciativa oferece formação em liderança comunitária, resolução de conflitos e promoção de justiça social, com ênfase em habilidades de comunicação e negociação.

Programa de Construção da Paz para Jovens – Trata-se de uma iniciativa global da Mediators Beyond Borders que visa proporcionar aos participantes as habilidades necessárias para mediação de conflitos em suas comunidades. O programa vem capacitando jovens a liderarem esforços de paz em diversas regiões do mundo.

Um dos debates mais relevantes da conferência abordou o uso da inteligência artificial nas iniciativas de mediação e resolução de conflitos, bem como o papel da tecnologia na construção de um mundo mais conectado e pacífico. A importância de promover um diálogo inclusivo e construir pontes entre diferentes perspectivas também foi amplamente discutida e enfatizou-se a necessidade de criar espaços para a resolução construtiva de divergências.

Presentes ao encontro mundial: a rotaractiana Maria Fernanda Litzenberg e o diretor do Rotary International Henrique Vasconcelos

“Podemos transformar nossos clubes de Rotary, Rotaract e Interact em polos de inovação social, promovendo projetos voltados à educação, às mudanças climáticas e à tecnologia aplicada à paz”, sugeriu Maria Fernanda Litzenberg. “Devemos fomentar a participação ativa da juventude em decisões comunitárias e criar laços mais fortes entre nossos clubes e instituições acadêmicas, empresariais e governamentais. Se a paz é o objetivo, a ação é o caminho”, considerou a rotaractiana. “Que essa conferência não tenha sido apenas um evento, mas um ponto de partida para mudanças reais, especialmente em nossa região. O futuro da paz no Brasil depende do que decidirmos fazer hoje.”

Na avaliação da Rotaract Brasil, a Conferência Presidencial do Rotary pela Paz reforçou, em suma, a ideia de que a paz não é um destino final, mas um processo contínuo.

(A partir de texto de Jessica Inez, presidente 2024-25 da Rotaract Brasil. Agradecimento a Marco Nicacio, presidente 2026-27 da Rotaract Brasil) RB

O novo Brand Center ficou muito mais fácil de usar!

Divulgue seu clube. Inspire sua comunidade.

No Brand Center, você pode acessar materiais e recursos promocionais para compartilhar as histórias de impacto do seu clube e mostrar à comunidade que somos pessoas em ação. Lá você encontra:

Modelos para criar logotipos e materiais personalizados para seu clube

Anúncios, fotos e vídeos que mostram o Rotary em ação

Orientação para usar as cores e elementos de design do Rotary

Use essas ferramentas para atualizar seu website, páginas nas mídias sociais e materiais promocionais. Acesse rotary.org/brandcenter.

GESTÃO SUSTENTÁVEL À

medida que meus 26 anos de liderança do Rotary em âmbito internacional se encerram, tenho refletido sobre minhas lembranças favoritas e as oportunidades extraordinárias que o Rotary me proporcionou. Uma delas se destaca neste mês: a decisão de estabelecer o meio ambiente como uma das áreas de enfoque do Rotary.

Eu via como os associados do Rotary já estavam preservando cursos d’água, plantando árvores e combatendo a poluição havia um longo tempo. O cuidado com o meio ambiente era claramente parte essencial do nosso trabalho. Assim, como presidente do Rotary International em 2019-20, fiquei orgulhoso de ter proposto a inclusão do meio ambiente como área de enfoque após anos de defesa da causa por parte dos associados.

Estou ainda mais orgulhoso do que essa inclusão – e todos vocês –tornaram possível. Desde 1º de julho de 2021, clubes e distritos, apoiados por Subsídios Globais, expandiram suas ações para proteger os recursos do nosso planeta, restaurando manguezais, salvando florestas e cultivando recifes de corais.

Esses subsídios oferecem infinitas possibilidades, e eu os convido a sonhar. Inspirem-se em iniciativas como a Keep Mongolia Green, defendida pelo ex-presidente do Rotary International D.K. Lee, pelo presidente indicado Sangkoo Yun e por associados do Rotary na Coreia do Sul. Esse grande reflorestamento está combatendo as tempestades de areia do deserto de Gobi e criando a maior zona verde da Mongólia.

Também estou orgulhoso da nossa nova parceria estratégica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Essa colaboração permite que os associados implementem projetos de limpeza de rios e redução de resíduos plásticos, aproveitando recursos e conhecimentos globais.

Em novembro, tive o prazer de liderar uma delegação de voluntários do Rotary na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Azerbaijão. Vocês podem ler meu relato no Rotary 360, em blog.rotary.org.

Muitas oportunidades nos aguardam. Sabemos o quanto podemos alcançar juntos, portanto unam-se ao seu distrito e solicitem um subsídio da Fundação para apoiar um projeto ambiental.

O cuidado com o meio ambiente é algo extremamente pessoal para minha esposa, Gay, e para mim. É por isso que estabelecemos um fundo por meio do Fundo de Dotação da Fundação Rotária, ajudando a garantir que as futuras gerações envolvidas nesses projetos tenham os recursos necessários.

Ao comemorarmos o Mês do Meio Ambiente em abril, convido-os a considerarem como vocês podem causar impacto. Toda ação é importante. Explorem ideias de projetos ambientais na nova Central de Projetos do Rotary, participem de uma iniciativa existente ou apoiem a Fundação Rotária com uma doação. Dessa forma, associados de todo o mundo podem proteger nosso lar compartilhado.

Agradeço a vocês, como sempre, por tudo o que fazem pelo Rotary e pela nossa Fundação.

Muitas oportunidades nos aguardam. Sabemos o quanto podemos alcançar juntos

MUITOS RECURSOS

Precisa de ajuda com um subsídio? O chair da

Fundação Rotária do seu distrito tem a resposta

Peace Geoffrey Taremwa tem mais de 20 anos de experiência na implementação de subsídios graças ao trabalho para uma agência de desenvolvimento no exterior. E foi durante algumas de suas visitas a projetos de clubes do Rotary que ele notou um problema.

“Os clubes recebiam dinheiro, mas acabavam fazendo outra coisa que achavam boa”, relata Taremwa, ex-governador do distrito 9214, que compreende a Tanzânia e parte de Uganda. “No final das contas, isso se torna uma questão de administração, porque não foi o discutido no pedido de subsídio.” Ele considera ainda que o maior problema encontrado foi a falta de conhecimento. “Muitos rotarianos não têm conhecimento suficiente sobre como preencher um pedido de Subsídio Global”, explica.

Mas os presidentes das Comissões Distritais da Fundação Rotária podem preencher essa lacuna. Esses consultores auxiliam os clubes fornecendo orientações sobre a elegibilidade e os procedimentos para os subsídios, construindo relacionamentos com distritos em todo o mundo como potenciais parceiros de projetos, garantindo financiamento e criando conexões com os mentores – os quais, por sua vez, auxiliam com solicitações e relatórios de subsídios. Ao trabalhar com o presidente da comissão, os clubes podem ter uma experiência mais tranquila com os Subsídios Globais e, em última análise, apoiar uma quantidade maior de comunidades e de maneira mais eficaz e sustentável.

Taremwa, agora também presidente de Comissão da Fundação Rotária, está atuando para agilizar o processo de concessão do aporte em seu distrito, e vem implementando mudanças que havia lançado quando governador no período 2022-23. O novo processo agrupa clubes para pedidos de subsídios, atividades e eventos de treinamento. Além disso, o presidente de comissão e sua equipe distrital de subsídios conduzem o treinamento, em vez de os líderes eleitos para a gestão seguinte. Já à equipe de Apoio a Subsídios (esta uma nova função) cabe orientar o conjunto dos clubes solicitantes em todos os requerimentos, garantindo que o dinheiro seja gasto de acordo com o planejado e que os relatórios sejam arquivados no prazo.

O novo processo está funcionando. “Temos muito mais pedidos de Subsídios Globais”, informa Taremwa. “E nossas equipes têm sido convidadas pelos clubes para realizar treinamentos internos. Nosso pessoal da administração está mais ocupado do que antes.”

“A arrecadação de fundos também está se tornando mais fácil”, declara. “Dizemos aos associados: este é o seu dinheiro. Por favor, contribua, e seu dinheiro estará disponível. Se você não contribuir, sua verba não estará lá.”

COMITÊ DE REVISÃO

O distrito 3292, no Nepal e no Butão, modificou o seu processo de requisição para solucionar uma questão diferente: entre os clubes

envolvidos em projetos de Subsídios Globais, muitos de seus associados não tinham informações importantes sobre o aporte.

M.K. Jha, ex-presidente da Comissão da Fundação Rotária no Nepal, relembra quando dois presidentes de Rotary Clubs, um do seu país e outro da Índia, se reuniram em uma conferência e decidiram buscar um Subsídio Global juntos. Mas, depois de aprovado o aporte, o rotariano nepalês seguiu em frente, e ninguém mais em seu clube sabia coisa alguma sobre o subsídio. Para evitar contratempos assim, o distrito criou um Comitê de Revisão que inclui o coordenador distrital da Fundação Rotária e examina todos os pedidos de subsídios. Para serem considerados, os clubes concluem uma análise da comunidade a ser beneficiada e preenchem um formulário de autorização e outro de solicitação de Fundo Distrital de Utilização Controlada. Os projetos devem ter sido selecionados pela Comissão de Projetos Humanitários do clube e aprovados tanto pela sua Comissão da Fundação Rotária (que identifica o financiamento) quanto pelo seu conselho diretor. O clube é então obrigado a realizar uma assembleia para discutir o projeto com todos os seus associados.

O Comitê Distrital de Revisão examina as atas das reuniões do clube e verifica os dados na avaliação da comunidade. Se tudo estiver bem, a equipe ajuda o clube no restante do processo de inscrição e relatório.

“Ao fazer isso, todos os associados ficam sabendo o que está acontecendo”, afirma Jha, agora coordenador regional assistente da Fundação Rotária. “Se os associados souberem o que está sendo realizado na comunidade, isso ajuda nos relatórios e evita muitos problemas.”

Em meio à administração dos pedidos de subsídios, supervisão dos esforços de arrecadação de fundos e gestão dos fundos de Subsídios Distritais, os coordenadores distritais da Fundação Rotária têm muito o que fazer. Nesse sentido, o Rotary International criou muitos recursos, incluindo cursos de aprendizado online e guias para download para ajudar os presidentes distritais a entender e retransmitir informações sobre o processo de solicitação dos subsídios. Tais ferramentas ajudam os líderes que atuam nessa função a trabalharem com os clubes para produzir projetos que tenham um impacto ainda maior.

A equipe técnica regional de Subsídios Globais também está disponível para auxiliar os distritos no processo de requisição. Esses representantes do Rotary International podem fornecer orientação sobre a elegibilidade de um projeto, solucionar problemas comuns e oferecer dicas para o sucesso do trabalho. Os clubes, aliás, são fortemente encorajados a entrar em contato com a coordenação regional de Subsídios Globais nos estágios iniciais do planejamento do projeto. (Reportagem de Arnold R. Grahl para a edição deste mês da revista Rotary Magazine ) RB

O ADEUS A JORGE BRAGANÇA, EX-PRESIDENTE DA ROTARY BRASIL

Era um homem profundamente interessado pelo Rotary e pelo nosso país. E esse amor a ambos podia ser testemunhado por quantos o viam se dedicar a inúmeros projetos, principalmente os inspirados nas artes e na educação. Com livros publicados e rotariano de vasta cultura (apreciava sobretudo literatura e música clássica), Jorge Bragança mostrou essa mesma dedicação à Revista Rotary Brasil , vibrando com as conquistas e o reconhecimento da publicação – e de seus colaboradores e funcionários. Governador 1995-96 do então distrito 4750 e associado ao Rotary Club do Rio de Janeiro, ele presidiu a nossa publicação por dois mandatos consecutivos, de 2019 a 2023. Foi o timoneiro cauteloso e firme da nau Rotary Brasil durante as intempéries inauditas da pandemia de Covid-19, e foi ele quem a trouxe de volta às águas tranquilas. No centenário do Rotary no Brasil, celebrado em fevereiro de 2023, era ele ainda o presidente da revista. Colaborou com satisfação e no que foi possível para o êxito do evento na cidade do Rio de Janeiro. “Não somos uma organização qualquer: temos história, um valoroso trabalho e buscamos a excelência o tempo todo”, escreveu Jorge Bragança em sua coluna de abril daquele ano, na edição que trouxe a cobertura das comemorações. “Somos, assim, uma organização digna de uma civilização que preserva a memória, a história viva

dos grandes acontecimentos para a sociedade e que ombreia com esta no dia a dia, por todos os recantos do mundo, exercendo a grandeza do servir.”

Jorge Bragança faleceu em 15 de março, deixando familiares, amigos, diretores e funcionários da Rotary Brasil consternados com a partida. Nascido na cidade fluminense de Teresópolis em 29 de janeiro de 1946, ele graduou-se em direito pela Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e especializou-se em direito tributário e empresarial. Além de advogado, o ex-presidente da revista era professor do curso de direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, e ministrou o curso de pós-graduação em incentivos fiscais à cultura da Universidade Estácio de Sá. Era membro da Federação Interamericana de Advogados, com sede em Washington, Estados Unidos, e da Société Internationale de Prophylaxie Criminelle, com sede em Paris, França. Foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis por quatro mandatos consecutivos e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, era um dos conselheiros da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Como empresário, atuava nos ramos hoteleiro e cultural. Como advogado, prestava assessoria a diversas empresas de médio e grande porte.

Na história de Teresópolis, Jorge

Bragança terá espaço como um grande impulsionador das artes e de eventos culturais nessa cidade da Serra Fluminense. Seu extenso currículo incluía a fundação do Expressão Cultural Sociedade para o Desenvolvimento das Artes, da Cultura e do Aprimoramento Humano, um centro teresopolitano de cultura dedicado à música, artes plásticas e literatura, do qual era diretor. Também presidiu o Conselho Municipal de Turismo. O rotariano era ainda presidente do Conselho Cultural do Centro Cultural Pro Arte, vinculado à Unifeso e à Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), que promove o festival multicultural PoÊTerÊ. No Rotary, além da governa -

Armando Santos

Um excelente rotariano

Jorge Bragança era uma daquelas pessoas que costumamos dizer que “têm uma energia boa”. Tê-lo por perto era sempre muito agradável. Conversar com ele era culturalmente enriquecedor. Era um empreendedor. Mas não naquele padrão estereotipado do estressado, sempre atrasado. O Bragança era tranquilo. Traçava planos que pareciam não ter data de início ou de fim. E quando você se dava conta, já estavam executados e com bons resultados. Sabia pedir de uma forma que era difícil negar. Aproximava pessoas pelo prazer de servir. E se sentia feliz com o sucesso alheio.

Não era de se autopromover e, talvez por isso, tivesse seu nome sempre lembrado como alternativa conciliadora. Durante sua trajetória no Rotary, demonstrou seu interesse e sua capacidade de servir. Foi um excelente rotariano, quer como companheiro, quer como presidente de clube ou governador.

Durante sua gestão à frente da produ-

doria, em que se destacou como campeão de arrecadação para a Fundação Rotária, ele ocupou diversos cargos e comissões, tendo presidido o Rotary Club de Teresópolis nos períodos 1984-85 e 2001-02 e o Rotary Club do Rio de Janeiro em 2016-17. Nos últimos 25 anos, Jorge Bragança foi um colaborador da revista bastante presente. Sua trajetória começou em 2000, quando foi eleito para o Conselho Fiscal da editora –atualmente, ocupava o cargo de presidente do seu Conselho de Administração.

Jorge Bragança deixa a esposa, Fátima, duas filhas, Bianca e Brenda, e quatro netos – Uddhava, Maria Eduarda, Dalto e Pedro. RB

ção da Revista Rotary Brasil, enfrentou com inteligência as adversidades que surgiram com a pandemia. Elaborou um plano operacional diferenciado e continuou com a entrega de conteúdo normalizada. Teve um desempenho que, dadas as circunstâncias, foi excelente. Investiu na modernização e na distribuição da nossa revista.

Esteve afastado das atividades empresariais, e, portanto, também da Editora Brasil Rotário, durante boa parte do segundo semestre de 2024. Mas, para minha grata surpresa, me ligou no início deste ano e informou que estava disponível e também interessado em continuar servindo à revista no seu Conselho de Administração.

Suas passagens pelo Rotary e pela Editora Brasil Rotário serão lembradas por muito tempo.

– Ricardo Franco Teixeira, presidente da Revista Rotary Brasil

Ao lado de Jennifer Jones, então presidente do Rotary International, durante a celebração do centenário do Rotary no Brasil em 2023, realizada no Rio de Janeiro
Sergio Afonso

GALERIA VERDE

As iniciativas ambientais estão cada vez mais presentes nos nossos clubes e distritos

uando alguns de nós decidimos incluir o meio ambiente como a mais nova área de enfoque do Rotary, o fizemos devido à urgência do problema”, escreveu K. R. Ravindran, então chair da Fundação Rotária, em sua mensagem de janeiro de 2021. “Em 1990-91, o então presidente do Rotary International, Paulo Viriato Corrêa da Costa, estabeleceu uma visão na forma do programa Preserve o Planeta Terra, e hoje levaremos esse trabalho para o próximo nível”, acrescentou Ravindran, que também foi presidente do Rotary, em 2015-16.

Desde que o apoio ao meio ambiente transformou-se na sétima área de enfoque da nossa organização, em 1º de julho de 2021, houve um aumento considerável no número de projetos dos clubes e distritos movidos pela causa. Nos últimos cinco anos, mais de US$ 20 milhões foram alocados pela Fundação Rotária em iniciativas relacionadas à proteção ambiental.

Aproveitando que meio ambiente é o tema deste mês no calendário do Rotary, trazemos uma amostra de realizações recentes dos nossos clubes nessa área de enfoque.

Comecemos pelos jovens do Interact Club de Vera Cruz (distrito 4510), que plantaram 14 mudas de ipês brancos na praça central da cidade, no interior paulista, em dezembro (1). Essa, aliás, não foi a primeira vez que o clube se dedicou a atividades de plantio.

Em São Carlos, outro município do Estado de São Paulo, rotarianos inauguraram

a Praça dos Esportistas em 8 de fevereiro. Durante a solenidade de inauguração foi descerrada placa para homenagear 110 esportistas (2). A iniciativa foi resultado da parceria do Rotary Club de São Carlos-Pinhal (distrito 4540) com a Universidade Federal de São Carlos e as Secretarias Municipais de Esporte e do Meio Ambiente. O espaço ganhou 65 mudas de árvores nativas, ação complementada com o plantio de outras 104 de palmito-juçara no canteiro central de uma avenida.

No mesmo mês, os associados ao Rotary Club de Carmo do Cajuru, em Minas Gerais (distrito 4560), promoveram a limpeza da orla da Barragem do Cajuru (3). Também interactianos, dessa vez do clube de Fronteira, em Minas Gerais (distrito 4770), plantaram 20 mudas de árvores na orla do Jardim Veraneio em 8 de fevereiro (4), numa parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. A mobilização fez parte do projeto Virada Ambiental, coordenado pela Universidade Federal de Goiás e responsável pelo plantio de mais de 4 milhões de mudas em 17 estados brasileiros.

Já os associados ao Rotary Club de Patrocínio-Brumado dos Pavões, em Minas Gerais (distrito 4770), plantaram mudas de árvores nativas em uma área de preservação permanente às margens da BR-365 (5), rodovia que liga a cidade mineira de Montes Claros a São Simão, em Goiás. Por fim, os integrantes do Rotary Club de Arroio Grande, no Rio Grande do Sul (distrito 4780), realizaram a limpeza do arroio que dá nome à cidade (6). RB

Durante quatro dias, a sede do distrito 4700, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul,

CELEBRANDO AS TRADIÇÕES

Saiba como foi a 24ª Conferência Multidistrital de Interact Clubs

Promovido anualmente pela Interact Brasil com o intuito de capacitar e promover a integração dos interactianos de todo o país, a Conferência Multidistrital de Interact Clubs (Comic) teve sua 24ª edição de 16 a 19 de janeiro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, na sede do distrito 4700.

Com o tema Tradições, o encontro reuniu 360 interactianos, além de rotaractianos, rotarianos e participantes do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.

A programação do evento foi diversificada, com apresentações de dança tradicional gaúcha, poesia e a realização do Concurso Nacional de

Projetos e do Concurso Nacional de Oratória. Premiando anualmente os melhores projetos, avaliados pela capacidade de inspirar, e destacando os oradores com pautas relevantes para a sociedade, o meio ambiente e a Família do Rotary, os dois concursos são os mais importantes organizados pela Interact Brasil.

“Como o tema do evento girava em torno das tradições gaúchas, buscamos integrar elementos tipicamente do estado, como o chimarrão”, explica Samuel Neivel, presidente do Comitê Executivo de Rotarianos da Interact Brasil. “E contamos com a palestra motivacional de Delvani Rosso, sobrevivente do incêndio da Boate Kiss, evento que marcou

profundamente a história do Rio Grande do Sul”, destaca.

Para Marina Zeni, presidente do encontro, a Comic é transformadora na vida dos participantes. “É nela que o Interact transcende o voluntariado e passa a ser lazer, amor incomparável e convivência leal”, define. “É quando se reúnem pessoas que são naturalmente voltadas a fazer o bem para celebrar o Interact, e só quem participa sabe o quão incrível é estar rodeado de alegria e intensidade por quatro dias inteiros.”

O diretor eleito do Rotary International para 2025-27 César Scherer esteve presente à 24ª Comic. Na oportunidade, ele compartilhou as próprias vivências e experiências no Rotary.

reuniu interactianos de todo o país
Fotos: Gabriel Canto

Samuel Neivel ressalta a significativa presença de rotarianos no evento, incluindo os governadores distritais atuais e eleitos. “Isso reflete a relevância crescente do Interact no cotidiano do Rotary, evidenciando a valorização do programa”, avalia.

Para ele, outro aspecto relevante foi o grau de engajamento dos interactianos, que participaram ativamente de toda a programação. Na avaliação dos organizadores, esse comprometimento evidenciou o interesse dos jovens no desenvolvimento pessoal e enquanto líderes.

Por meio de paineis e debates, o encontro trouxe ainda informações sobre a Fundação Rotária e o papel do Interact como ferramenta para a realização de sonhos.

Mesclando momentos de companheirismo e de descontração, a Comic em Bento Gonçalves cumpriu seu objetivo ao enaltecer as tradições das várias regiões do país, proporcionando um evento culturalmente rico, e promover o intercâmbio de informações. Segundo os organizadores, ao final todos se tornaram mais participativos, integrados à Família do Rotary e ainda mais motivados ao voluntariado.

O sentimento de Marina Zeni é de gratidão. “Acredito que a Comic das Tradições seja mais que um sonho realizado, é um sonho conquistado por mim e por todos aqueles que trabalharam arduamente para que ela acontecesse. Ei, Comic, sou para sempre grata.”

A próxima edição desse encontro nacional, a Comic Além das Fronteiras, já tem data e lugar: 16 e 19 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, tendo como anfitrião o distrito 4640. RB

*Matéria produzida a partir de texto e imagens disponibilizados pela Interact Brasil

O evento teve debates, palestras, música regional, muita descontração e a participação de rotarianos como o diretor eleito do Rotary International César Scherer

Encontro teve a participação de 360 interactianos, além de rotaractianos, rotarianos e participantes do Intercâmbio de Jovens

NOS CAMPOS, NAS QUADRAS E NOS LIVROS

Incentivo à educação, leitura e atividade física está inspirando projetos de alto impacto para crianças e adolescentes

Reportagem: Tomaz de Alvarenga Arte: Armando Santos

Orotariano Marcos Anselmo Ferreira Franco aproveitou a mais recente edição do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, realizado em fevereiro deste ano no Rio de Janeiro, para lançar o seu quarto livro infantil, Tennis Dreams – As bolinhas mágicas no Rio Open

“A ideia de escrever a obra surgiu quando comecei a pensar em algum personagem, e foram eles, os meus três netos, que me inspiraram”, conta o autor. “Jogo tênis, então resolvi escrever uma história com e para criança. E as bolinhas são as personagens principais. Elas pertencem ao menino que gosta de jogar tênis e de viajar.”

O escritor, que é associado ao Rotary Club de Santos-Oeste, em São Paulo, e governador 2010-11 do distrito 4420, explica que quis unir o útil, no caso projetos em prol da comunidade, ao agradável, sua paixão pelo tênis. “Iniciei a busca por apoio para a produção e impressão de mais livros. A partir da segunda obra, comecei a ir às escolas públicas e procurar projetos sociais para entregar os livros.”

Além desse título, Marcos escreveu Tennis dreams - As bolinhas mágicas no polo norte (2024), Tennis dreams - O planeta tênis (2023) e Tennis dreams - Viajando com as bolinhas mágicas (2022).

Tennis dreams: livros infantis foram doados a projeto social no Rio de Janeiro

Acervo pessoal/Marcos Franco
Os livros de Marcos Franco já foram distribuídos para 6.000 crianças

NAS ESCOLAS

l Quando chega às escolas, Marcos se torna um professor. “Levo a raquete, as bolinhas e vou de classe em classe conversando com as crianças. Falo sobre o tênis, que a grande maioria nunca jogou, mas sabe o que é. Vamos interagindo, eu entrego o livro autografado com o nome deles e é uma festa só”, comenta com orgulho.

O esporte faz a conexão com o próprio livro, de teor educativo. “Além do tênis, sempre procuro abordar alguns assuntos importantes. No livro O planeta tênis , por exemplo, falo sobre quem foi o primeiro astronauta a ir para o espaço, quantos planetas existem.”

Ele percebe a necessidade de se fazer algo para estimular a leitura das crianças. “Para que possamos

BOLINHAS QUE VOAM

l Marcos conta que suas obras também foram publicadas no exterior. O primeiro livro, de 2022, em inglês e espanhol. “Ele foi lançado em um campeonato de tênis de rotarianos, na Argentina, e em Melbourne, na Austrália, quando ocorreram a Convenção do Rotary e o Campeonato Mundial de Tênis de Rotarianos, do Grupo Internacional de Companheirismo de Tênis, uma rede muito bacana que ajudou a divulgar o livro por lá.”

Neste ano, Tennis dreams - As bolinhas mágicas no Rio Open saiu também em inglês para os jogadores estrangeiros e jornalistas presentes ao torneio carioca.

A produção dos livros é custeada com o apoio de empresas e amigos. O segundo deles teve 3.000 cópias impressas com recursos da Fundação Rotária, por meio de um projeto distrital.

concorrer com o celular, temos que apresentar algo dinâmico. Elas acabam aprendendo não só a questão do esporte, como algum outro assunto que destaco na obra. No segundo livro, falo sobre um planeta tênis, e no terceiro, sobre o Polo Norte e o Papai Noel”, explica.

“O quarto é sobre a Cidade Maravilhosa e o torneio de tênis no Rio de Janeiro, e enfoca a adoção de cães, porque existe o ‘cão boleiro’ no torneio”, explica Marcos Franco. Ele acrescenta que o próprio campeonado promove uma campanha de adoação de pets. “Na história, as bolinhas mágicas encontram uma quarta bolinha, que estava perdida da sua dona. Tem esse aspecto com o qual também contribuímos.”

IMPACTO NAS CRIANÇAS

l O escritor afirma que vendia os livros para pessoas que os distribuíam, mas, desde a segunda obra, ele estima que o projeto já alcançou 6.000 crianças por meio de doações dos exemplares. Marcos aproveitou o lançamento do livro no torneio de tênis no Rio de Janeiro para apresentá-lo em um projeto social. “Fui até o Complexo da Maré, ao projeto Uerê, onde distribuímos 80 exemplares.” O Uerê é uma iniciativa que existe há 26 anos voltada a crianças e adolescentes dos cinco aos 18 anos. O rotariano diz que a repercussão está sendo bastante positiva. “Tenho recebido feedback das próprias crianças e das professoras, pessoalmente e por e-mails. Dessa forma, até tive a sugestão do tema para o terceiro livro”, aponta.

IMPORTÂNCIA

Ao abordar a importância peda gógica da sua obra, ele relembra quando distribuiu os livros no Sesi de Santos, no ano passado. “As professoras trabalharam o livro para 300 crianças durante um mês. Quando retornei, elas tinham feito em cada classe um trabalho, ou era um desenho, com relação ao livro, ou alguma história complementar, ou um vídeo. Uma turma fez uma música! A emoção é fortíssima e eles adoraram, entenderam as mensagens, gostaram dos personagens”, diz.

DA LEITURA

l A leitura tem um forte papel na vida de Marcos Franco. “Sempre tive uma preocupação com essa questão. Quando fui governador, conseguimos instituir um projeto chamado Ler, que era de montagem de salas de leitura. Chegamos a ter 18 salas de leitura em diversos lugares, em várias cidades do distrito.”

ALÉM DOS LIVROS

l O tênis está presente na vida do escritor. Além de jogar, Marcos está envolvido em um projeto com o Grupo de Companheirismo de Tênis do Rotary.

“O grupo vai fazer 20 anos em 2025. Fui presidente na gestão passada, de 2022 a 2024, e já tinha sido vice-presidente, quando eu o conheci, há uns 13 anos. Naquela época, não existia ninguém que fizesse parte desse grupo na América do Sul. Hoje somos quase 500 participantes, de sete, oito estados do país. Tive muito trabalho para desenvolvê-lo”, comenta. “Já realizamos 12 edições do Campeonato Brasileiro, dez do Campeonato Sul-Americano e todos os anos ocorrem campeonatos em abril e novembro. Excepcionalmente, neste ano o Sul-Americano ocorreu em março, em Aracaju.”

Educadores e escolas interessadas em receber exemplares das obras podem entrar em contato pelo e-mail mfranco2504@gmail.com ou pelo Instagram @tennis_dreams .

saemilee/iStock.com

Projeto Uerê: Marcos é recebido pela rotariana Yvonne Bezerra de Mello, criadora e responsável pela iniciativa no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

PARTINDO PARA A AÇÃO

Não custa relembrar: os benefícios do esporte são inúmeros, tanto para a saúde física, quanto para a mental. Com esse intuito, além de fortalecer os laços de amizade e solidariedade, o Rotary Club de Jaguaré-Centenário, ES (distrito 4751), instituiu alguns projetos. O primeiro deles foi o Praticando Esportes Ganho Saúde, na gestão 2015-16.

“O projeto consistia na construção de uma quadra de tênis e de um campo de futebol society, visando incentivar a prática esportiva entre os rotarianos, familiares e convidados e encampar projetos sociais para atender

TÊNIS COMO MUDANÇA

crianças e adolescentes. Em 2016, inauguramos a quadra de tênis e, quatro anos depois, outro campo de futebol e mais uma quadra de tênis”, descreve Atevaldo Inácio Gabriel, o Zico, diretor-secretário do clube.

Com previsão orçamentária de R$ 120 mil para as primeiras duas quadras, o projeto foi viabilizado com a captação de R$ 30 mil entre seis padrinhos rotarianos e outros R$ 30 mil dos demais associados e familiares – cada um dos quais doou R$ 500. O restante da verba veio da venda de espaços publicitários para comerciantes locais.

l Em 2019, o Rotary Club de Jaguaré-Centenário realizou o projeto social Bom no Tênis, Melhor na Escola. “O pré-requisito para participar era ter boa frequência e bom rendimento escolar”, explica Zico. “O projeto teve duração de 12 meses, envolvendo profissionais de educação física com graduação na prática do tênis, pedagogos e voluntários do clube, que acompanhavam o dia a dia do projeto. A iniciativa contou com a participação de 40 alunos entre nove e 12 anos de ambos os sexos, de duas escolas públicas de bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano do nosso município.”

O projeto foi viabilizado graças à participação do clube nos editais de Fundos de Investimento do Sicoob e à parceria com o comércio local. Com a verba captada, foram adquiridos uniformes, bolas, cones e raquetes. A construção da quadra de tênis e o acompanhamento da equipe de rotarianos foram as contrapartidas do Rotary Club de Jaguaré-Centenário. A Secretaria de Educação de Jaguaré providenciou o transporte das crianças.

A diretoria planeja mais projetos sociais (de tênis e de futebol), a serem realizados em 2026 e viabilizados por meio dos mesmos editais.

Para todos: projeto teve orientação do professor Rogem Moraes (à direita). Hoje o campo de futebol está à disposição da comunidade

GOL & LETRAS

l Durante todo o ano de 2022, o Rotary Club de Jaguaré-Centenário implementou o Gol & Letras. Nas palavras de Élber Lopes, que esteve à frente da iniciativa, o objetivo novamente foi aliar a prática esportiva ao desenvolvimento socioeducacional de crianças de nove a 12 anos de idade, de duas escolas municipais localizadas em bairros com baixo IDH na cidade. O rotariano destaca a importância do projeto na promoção de saúde, lazer e companheirismo para as 40 crianças que participaram do Gol & Letras entre fevereiro e dezembro.

RESULTADOS

l Hoje a prática do futebol envolve a comunidade local e o próprio Rotary Club de Jaguaré-Centenário. A média mensal de participação é de 120 pessoas no futebol, além de 30 no tênis – chegando, no caso deste esporte, a 80 participantes em época de eventos. As quadras estão disponíveis para a utilização de todos.

“Os rotarianos e convidados praticam o tênis diariamente com aulas ministradas todas as sextas-feiras pelos professores Cristiano Bordoni e Dirceu Zequinelli”, afirma Zico. “Quem quiser usar o campo de futebol society e/ou fazer aulas de tênis, basta procurar a sede do nosso Rotary Club.”

Cerca de 80 crianças participaram dos projetos do Rotary Club de Jaguaré-Centenário

“Testemunhamos que o incentivo à prática esportiva trouxe novos ares ao nosso clube”, acrescenta. “A iniciativa atraiu pessoas interessadas em se associar, fortaleceu ainda mais os laços de amizade e fomentou parcerias para novos projetos sociais, pois esporte é companheirismo, é solidariedade, é vida.”

DOAÇÃO DE MATERIAL

ESPORTIVO

Em fevereiro, o Rotary Club de Teresópolis, RJ (distrito 4751), doou bolas de futsal, tênis de mesa, vôlei, basquete, handebol, redes de vôlei e kits de badminton para a Escola Municipal Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, que tem 490 alunos no ensino fundamental.

A ação faz parte do projeto Educando pelo Esporte, que entrega itens esportivos selecionados de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino. Com isso, o clube visa incentivar a atividade esportiva entre os estudantes e fortalecer valores que são criados e desenvolvidos na prática, como companheirismo, respeito e espírito de equipe.

“O esporte valoriza a criança e faz com que ela venha para a escola”, declarou Cristina Rocha, diretora da instituição, à assessoria de imprensa do município. “Agradecemos ao Rotary que nos presenteou com mais de R$ 7 mil em materiais esportivos.”

A entrega dos itens ocorreu no auditório da escola e contou com a presença de integrantes do clube, equipe escolar, alunos e seus familiares. “Pleiteamos no nosso distrito os recursos para o projeto e tivemos a verba aprovada”, in -

forma Paulo Guttmann, diretor de Programação do Rotary Club de Teresópolis.

Após a cerimônia, alunos e familiares participaram de atividades esportivas na quadra da escola, incluindo partidas de vôlei e futebol e jogo de queimada com a orientação dos professores de educação física.

Paulo Guttmann acrescenta que o clube também executa outras ações, como o incentivo à vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes. RB

Apoio: cerca de R$ 7 mil em materiais esportivos foram doados para a instituição de ensino
Educando pelo Esporte: Rotary Club de Teresópolis incentiva a prática esportiva na Escola Municipal Manoel da Silva Medeiros Sobrinho
Fotos: Jorge Maravilha

Concorra ao Subsídio de Grande Escala de 2026

Se você tem uma iniciativa que já demonstrou sucesso e está pronta para ser ampliada e ajudar mais pessoas em mais lugares, considere solicitar o Subsídio de Grande Escala de 2026 da Fundação Rotária.

Por meio dele, seu programa pode receber US$ 2 milhões ao longo de três a cinco anos para causar mais impacto.

Notas conceituais de distritos, Rotary e Rotaract Clubs qualificados serão aceitas até 1º de agosto de 2025.

Saiba mais em rotary.org/programsofscale

PESSOAS EM AÇÃO PELO MUNDO

UM POUCO DO QUE O ROTARY VEM FAZENDO EM OUTROS PAÍSES

EQUADOR

Reconhecendo a ligação entre doenças renais e problemas oculares, o Rotary Club de Quito Luz de América promove exames médicos e oftalmológicos gratuitos para pessoas com insuficiência renal crônica. Fatores de risco comuns para doenças renais, como pressão alta e diabetes, podem danificar os vasos sanguíneos dos olhos, causando diversas enfermidades oculares. Em novembro, dez associados do clube se juntaram a especialistas de saúde para oferecer exames a cem pessoas no Hospital Teodoro Maldonado Carbo, em Guayaquil. Os interactianos também ajudaram. Segundo Olga Camacho, ex-presidente do clube, três profissionais da área médica colaboram nos exames: um clínico geral, um ginecologista e um líder de projeto treinado em optometria e terapia visual. “Para encerrar o dia, organizamos um show artístico com o objetivo de levar alegria e esperança”, diz.

10% Porcentagem da população mundial afetada por doenças renais crônicas

21 hectares

Área de mangue nas Bermudas

BERMUDAS

Em outubro, escoteiras se juntaram a seus pais e rotarianos em um projeto de restauração costeira na Bailey’s Bay, em Hamilton Parish. “Elas coletaram mais de 1.000 fragmentos de microplásticos, várias latas, papel, materiais plásticos maiores e cordas que estavam na praia perto dos manguezais”, explica a líder do grupo de escoteiras, Cathy Bassett, educadora de longa data e presidente do Rotary Club de Hamilton. As meninas, com idades de sete a dez anos, estão estudando sobre a preservação dos manguezais nas Bermudas. Elas também realizaram um estudo geográfico da areia para saber o que dá às praias bermudenses sua cor rosa característica. Os manguezais, arbustos e pequenas árvores que pontilham as águas rasas ao longo de partes da costa de 120 quilômetros contribuem à biodiversidade do planeta.

INGLATERRA

O Rotary Club de Darlington arrecadou quase US$ 160 mil nos últimos 14 anos dando um novo uso às árvores de Natal. Em janeiro, mais de 70 rotarianos e amigos coletaram 18 mil árvores para serem cortadas e vendidas a um processador de biomassa que gera eletricidade. Equipes em vans enfrentaram neve e gelo durante dois dias para buscar as árvores e coletar doações. “O projeto é tanto uma ocasião para socializar quanto um serviço”, diz David Hayward, que lidera a campanha desde o seu início. “Tudo é emprestado pelos apoiadores locais, inclusive uma espaçosa cafeteria de onde trabalhamos, as grandes vans, um arboricultor que corta todas as árvores, além das centenas de tortas e doces que ganhamos para manter o ânimo dos voluntários”, explica ele. “O sucesso se baseia no número de árvores, mas também em nosso entusiasmo, dedicação, energia e diversão.” Os fundos arrecadados estão beneficiando uma instituição de cuidados paliativos e outras entidades beneficentes locais.

HOLANDA

A venda anual de livros, quebra-cabeças e outros itens de segunda mão é um exemplo da capacidade de arrecadação de fundos do Rotary Club de Venlo-Maas en Peel. Segundo Peter Elbers, governador eleito do distrito 1550, durante três dias em janeiro, milhares de leitores compraram US$ 75 mil em livros – uma quantia recorde que foi direcionada à fundação beneficente do clube. Cerca de 140 rotarianos e outros voluntários trabalharam na feira, que o clube ajudou a fundar há 36 anos. O evento é o resultado de um ano de trabalho, período em que os rotarianos separam e categorizam cerca de 450 mil livros em um depósito cedido por um associado do clube. As publicações não vendidas são separadas para reciclagem. “Algumas pessoas vêm todos os anos para comprar sacolas cheias de livros e as devolvem como doação no ano seguinte”, relata Peter. “E depois, é claro, compram outros livros mais uma vez – é uma boa maneira de implementar uma circulação ecologicamente correta”, aponta.

43 milhões

Quantidade de livros comprados na Holanda em 2024

54 Número de grupos étnicos oficialmente reconhecidos no

Vietnã

VIETNÃ

8 milhões

Total de árvores de Natal naturais vendidas no Reino Unido em 2021

Quando a professora de uma escola de ensino fundamental nas montanhas do Vietnã explicou que muitas das famílias de seus alunos tinham dificuldades para comprar roupas de frio, o Rotaract Club de One Million Lives Saigon organizou uma campanha de coleta. Em dezembro, os rotaractianos entregaram 1.000 peças de vestuário a vilarejos que abrigam grupos de minorias étnicas indígenas na província de Dak Lak, a mais de 240 quilômetros da sede do clube, na cidade de Ho Chi Minh. “Apesar da jornada desafiadora, temos o compromisso de oferecer apoio para melhorar as condições de vida dessas pessoas”, disse Thi Duong, presidente do clube. Mais de 100 adultos e crianças receberam roupas com pouco uso, como casacos, sapatos, luvas, cachecóis e outros acessórios, que foram enviadas para a escola junto com alimentos básicos.

(Matéria de Brad Webber para a edição deste mês da revista Rotary Magazine)

CLUBE GAÚCHO CONTRIBUI COM A

INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO DO ROTARY EM PORTUGAL APOSTA NA INOVAÇÃO SOCIAL SÊNIOR

l O projeto Mais Vida aos Anos é uma iniciativa do Rotary Club de Maia, em Portugal, que promoveu em março um grande evento de treinamento focado na inovação para pessoas acima dos 55 anos. Realizado em parceria com o Gabinete Psicologia Aliados e a Câmara Municipal da Maia, o encontro ocorreu no espaço da Quinta dos Cónegos (foto) Os participantes receberam conhecimentos de inovação social para desenvolver projetos inovadores e soluções criativas que possam ter impacto positivo na comunidade.

ORotary Club de Frederico Westphalen-Barril, do Rio Grande do Sul (distrito 4660), entregou dez tablets à Associação Frederiquense de Promoção do Menor. O objetivo da ação é equipar a sala de informática da instituição e promover iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação e da inclusão digital para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contou com recursos do clube e da Fundação Rotária.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA OFERECE CACHOEIRA E CAMPING ACESSÍVEIS

l O Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no Rio de Janeiro, inaugurou em março a Cachoeira Acessível do Camapuã, a primeira do segmento no estado e a segunda do Brasil. A entrega fez parte da programação do 1º Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais, promovido pelo PNI em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Além da cachoeira, o evento foi marcado pela inauguração de um camping acessível na parte baixa do parque. As iniciativas buscam ampliar as opções de visitação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. RB

Divulgação/Parque Nacional de Itatiaia
Divulgação

SAÚDE VISUAL É PRIORIDADE

Projeto permitirá ampliar atendimentos oftalmológicos da população de Paranavaí

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual. Já um estudo realizado pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira e a Fundação Seva, divulgado pelo canal CNN Brasil, estimou o impacto social e econômico individual dos problemas de visão. O estudo avaliou que se um indivíduo corrigir a baixa acuidade visual aos cinco anos de idade, por exemplo, terá ao longo da vida uma renda em média 78% maior do que se nunca tivesse corrigido o problema.

E foi pensando em um aspecto tão importante da saúde que o Rotary Club de Paranavaí-Entre Rios, no Paraná (distrito 4630), doou diversos equipamentos à Santa Casa da cidade. Com isso, a instituição pôde equipar um novo consultório no seu centro de oftalmologia. A ação foi resultado de um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária liderado pelo clube no valor de R$ 176.269,67, envolvendo ainda a parceria com o Rotary Club de Tiruchengode Redrock, do distrito 2982, da Índia.

Antes dessas aquisições, a Santa Casa de Paranavaí registrava por mês cerca de 2.000 consultas e procedimentos oftalmológicos, e o objetivo do projeto é justamente aumentar o

número de atendimentos na área. A entrega dos equipamentos ocorreu em 2 de dezembro e foi prestigiada pelo governador do distrito, Edgar Silvestre, e a esposa, Ozana Rodrigues.

O Rotary Club de Paranavaí-Entre Rios tem ainda uma parceria com o centro de oftalmologia por meio do projeto Boa Visão. Essa

iniciativa promove exames visuais e fornece óculos a alunos de escolas da rede municipal. O Boa Visão concluiu sua 15ª edição em novembro e, desde que foi criado, já possibilitou cerca de 4.100 exames de acuidade visual, 676 consultas oftalmológicas e a doação de mais de 400 pares de óculos. RB

Você também pode mudar a vida da sua comunidade com um projeto de Subsídio Global! Saiba como em rotary.org/grants

Rotarianos e equipe do Centro de Oftalmologia da Santa Casa de Paranavaí
Novo consultório: o projeto Boa Visão poderá contemplar mais alunos

QUER ENVIAR NOTÍCIAS PARA NÓS? É SIMPLES

Os integrantes da Família do Rotary são pessoas em ação e mostrar suas realizações já finalizadas em prol da comunidade é o nosso objetivo. Com isso, estamos alinhados à Comunicação Global e às ênfases do Rotary International e da Fundação Rotária. Para colaborar conosco, basta conferir as dicas abaixo.

O QUE É INDISPENSÁVEL

Envie sua mensagem com as seguintes informações:

l Nome completo do seu Rotary Club – ou clube de Rotaract, Interact ou Casa da Amizade –, além do distrito ao qual ele pertence.

l Breve relato da iniciativa já concluída, sem esquecer data e local de sua realização.

l Nomes dos parceiros do projeto, caso eles existam.

l Inclua um número de telefone (com DDD) para qualquer dúvida.

SOBRE AS FOTOS

Imagens com qualidade fazem toda a diferença.

Por isso, ao tirar uma foto:

l Selecione a opção alta resolução da sua câmera ou celular. Fotos tremidas ou com pouca luminosidade não serão publicadas.

l Também não aproveitamos montagens.

l Dê preferência a retratar o projeto ou o seu resultado.

l Envie arquivos de imagem sempre como anexo de e-mail. Não cole as fotos na página da mensagem ou do Word.

O QUE PUBLICAMOS

l Ações em prol da comunidade que já tenham sido concluídas. Se o seu clube ou distrito ainda está desenvolvendo o projeto, aguarde a conclusão do mesmo.

l Comemoração de aniversário de clube desde que haja ação em prol da comunidade incluída no evento.

l Cerimônia de fundação de clube.

l Fotos de marcos rotários se estes foram recentemente inaugurados ou reformados.

O QUE NÃO PUBLICAMOS

l Por determinação do Rotary International, as revistas regionais não podem publicar fotografias que exibam marcas e logos do Rotary em desacordo com o Guia de Identidade Visual. Podemos abrir exceção somente a marcos rotários e demais monumentos criados por clubes ou distritos antes de 2012. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, visite a área Brand Center do portal Meu Rotary e faça o download do guia.

l Imagens que, de acordo com nossa avaliação editorial, possam expor desnecessariamente menores de idade ou as pessoas beneficiadas pelas ações.

l Posses.

l Visitas de governadores distritais e demais lideranças do Rotary.

l Seminários, treinamentos e conferências (exceto aqueles eventos de alcance nacional ou internacional).

l Palestras, celebrações e eventos de companheirismo restritos ao público interno dos clubes.

l Textos literários como, por exemplo, crônicas, poemas e trovas.

PRAZO DE PUBLICAÇÃO

As notícias serão publicadas em ordem de chegada após um prazo mínimo de três meses por conta do nosso cronograma de produção e distribuição e do volume de colaborações que recebemos diariamente.

Kwangmoozaa/iStock.com

CONFIRMAÇÃO DE ENVIO

Enviamos mensagem de confirmação a todas as colaborações recebidas. Se você não receber tal mensagem é sinal de que seu e-mail não chegou até nós.

ROTARY EM AÇÃO SUPLEMENTO

No Rio Grande do Norte, o Rotary Club de Tibau instalou, com a ajuda de parceiros e o apoio da prefeitura, recipientes nas praias do município para o acondicionamento do lixo. Confira nas páginas a seguir essa e outras ações que a Família do Rotary realizou pelo país.

Considerados o coração do Rotary, os clubes são formados por pessoas dedicadas aos serviços comunitários e interligadas pelo companheirismo. Os Rotary Clubs estão agrupados geograficamente por distritos.

Distrito 4420

ESPAÇO DE LEITURA

l Com o aporte de um Subsídio

Distrital da Fundação Rotária, o Rotary Club de São PauloSudeste, SP, inaugurou em 14 de fevereiro uma sala de leitura na Escola Estadual Valentim Gentil. O espaço também vai oferecer atividades pedagógicas e aulas de música para crianças da comunidade. Al é m da colaboração de rotarianos, o projeto contou com voluntários das áreas de psicologia, pedagogia, biblioteconomia e arquitetura. A cerimônia foi prestigiada pelo governador do distrito, Marcelo Marsaioli.

Distrito 4440 Mato Grosso Governador: Donizeti Souza

AMPLIAÇÃO DE BANCO ORTOPÉDICO

l O Rotary Club de Cáceres, MT, adquiriu equipamentos para seu Banco Ortopédico no valor de R$ 15 mil, recurso entregue pela Justiça Federal. Com mais de 25 anos de atividades, atualmente o projeto disponibiliza gratuitamente à população 25 cadeiras de rodas, 14 cadeiras de banho, cinco andadores e dez pares de muletas, fortalecendo o compromisso do clube com a inclusão e a acessibilidade.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais

www.revistarotarybrasil.com.br/4420

Rotary Club de Guarujá , SP – Doou próteses de mão a dois moradores do município na presença de autoridades locais e do governador do distrito, Marcelo Marsaioli.

Rotary Club de São Bernardo do Campo-Norte, SP – Entregou um quadro branco à Associação dos Moradores do Parque Havaí. A doação permitirá a realização de aulas de reforço para mais de 200 alunos da região.

www.revistarotarybrasil.com.br/4440

Rotary Club de Diamantino, MT – Em conjunto com a Pastoral da Criança da Diocese de Diamantino, distribuiu presentes de Natal na aldeia indígena Bakairi.

Parte de São Paulo Governador: Marcelo Marsaioli

Distrito 4470

Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo e do Paraguai Governador: Alvimar Lima de Castro

EQUIPAMENTOS PARA INSTITUIÇÃO

l Em 11 de novembro, o Rotary Club de Araçatuba-Centenário , SP, entregou um freezer horizontal, uma geladeira e um forno industrial à instituição Nosso Lar de Araçatuba ( foto ). No mês de fevereiro, durante festiva, o clube agraciou o médico tricologista César Bedin como profissional do ano por seu engajamento nas causas em prol da comunidade. Na ocasião, o homenageado tornou-se associado honorário.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais

www.revistarotarybrasil.com.br/4470

Distrito 4490

Maranhão, Piauí e Ceará

Governador: Carlos Augusto da Silva Oliveira

FESTA PARA A CRIANÇADA

l Os associados ao Rotary Club de Barão de Grajaú, MA, organizaram uma festa com muitas brincadeiras para os alunos de uma escola da zona rural do município. Na ocasião, foram distribuídos presentes e lanches para a criançada.

Rotary Club de Dourados-Guaicurus, MS – Colaborou com a venda de pirões de carne, uma iniciativa promovida pela colônia paraguaia de Dourados, que arrecadou recursos para o evento de celebração da Virgem de Caacupé.

Rotary Club de Naviraí-Integração, MS – Em parceria com o Rotary Club de Naviraí, entregou 21 cadeiras de rodas à Associação Naviraiense das Pessoas com Deficiência. Em outra iniciativa, o clube envolveu a comunidade local na prática de exercícios com a ajuda da personal trainer Rafaela Schawb.

www.revistarotarybrasil.com.br/4490

Rotary Club de Teresina-Sul, PI –Por meio do projeto Dentinho de Leite, entregou kits com escova e creme dental e ofereceu orientações sobre higiene bucal a crianças de uma comunidade da capital piauiense.

Distrito 4530

Distrito Federal, Tocantins e parte de Goiás Governador: Eurípedes Lima

Distrito 4500

Rio Grande do Norte,

Paraíba e Pernambuco

Governadora: Alice Fernandes

LIMPEZA DAS PRAIAS

l O Rotary Club de Tibau , RN, instalou recipientes nas praias do município para o acondicionamento de resíduos sólidos produzidos no período de veraneio, contribuindo para a manutenção da limpeza e a diminuição da proliferação de doenças ocasionadas pelo acúmulo de lixo. A iniciativa, denominada Tibau + Limpa, teve o apoio da prefeitura e dos seguintes patrocinadores: Cartório de Tibau, Somatex, Pé Direito Engenharia, Repav Construtora, Parque Elétrico e Cia Marítima.

PRESERVAÇÃO DO CERRADO

l O Rotary Club do Gama, DF, plantou 33 mudas de árvores típicas do cerrado com o objetivo de contribuir para a manutenção e preservação da mata próxima à cidade. Essa ação fez parte do projeto Meio Ambiente no Meio da Gente e foi realizada em 2 de fevereiro com as parcerias da Casa da Amizade e do Rotaract.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais

www.revistarotarybrasil.com.br/4500

Rotary Club de Pesqueira, PE – Com a renda da 23ª edição do evento Forrotary, adquiriu 18 cadeiras para seu Banco de Cadeiras de Rodas.

www.revistarotarybrasil.com.br/4530

Rotary Club de Brasília-Lago Sul, DF – Em parceria com o Mané Mercado, R2 Produções e Fome de Música, doou 550 cestas básicas para instituições do Distrito Federal. O clube também divulgou os 120 anos do Rotary International em painéis eletrônicos espalhados pela região.

Distrito 4540

Parte de São Paulo e de Minas Gerais

Governador: José Souza

PLANTIO DE ÁRVORES

l Os associados ao Rotary Club de Ribeirão Preto, SP, plantaram 450 mudas de árvores de espécies nativas no bairro Jardim Alexandre Balbo. A ação aconteceu em 20 de janeiro e faz parte de um projeto de plantio de 2.500 árvores que tem como parceiros a empresa GSI Ambiental, o Clube-Parque Magic Gardens e a Atlântica Simbios.

Distrito 4560

Parte de Minas Gerais

Governadora: Carmen Sílvia Da Pós Rodrigues

COMPROMISSO COM A SOLIDARIEDADE

l Por ocasião do Natal, o Rotary Club de Lagoa da Prata-Princesa do Oeste, MG, realizou uma série de visitas às fazendinhas de recuperação da cidade e à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Durante os encontros, os associados entregaram panetones e ofereceram almoço. Em outros momentos, o clube inaugurou seu marco rotário na principal avenida da cidade e promoveu uma festiva que marcou a reinauguração do Banco de Materiais Ortopédicos e homenageou as empresas patrocinadoras do evento Boi no Rolete. Estiveram presentes rotarianos de cidades vizinhas, representantes da imprensa local e o prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne.

Distrito 4571

Parte do Rio de Janeiro e de São Paulo

Governadora: Alcione Viana l Promovido pelo Rotary Club do Rio de Janeiro-Sernambetiba, RJ, o Projeto Gil Loja / Pedro Durão visa incentivar alunos de escolas públicas a desenvolverem redações e apresentações com temas úteis à sociedade e divulgarem o trabalho do Rotary. Idealizado no período 2007-08 pelo associado ao clube Gil Loja, a iniciativa incluiu o nome do governador 2014-15 do distrito, Pedro Durão, por sua participação e incentivo, e já abordou vários assuntos, entre eles meio ambiente e sustentabilidade. Os trabalhos são julgados por uma comissão formada pelo patrono do projeto, o presidente do clube, um representante da Coordenadoria Regional de Educação e um convidado. Tendo como tema Uma Cidade Sustentável, a última edição do projeto premiou os alunos com medalhas e as escolas com notebook e troféu (primeira colocada), aparelhagem de som (segunda) e materiais esportivos (terceira). A cerimônia foi realizada em 13 de dezembro e contou com sorteios e lanches.

PROJETO COM ESCOLAS PÚBLICAS

Distrito 4590

ENTREGA ESPECIAL PARA OS IDOSOS

l No final do mês de dezembro, os associados ao Rotary Club de São João da Boa Vista-Sul, SP, realizaram o Projeto de Natal com a entrega de 78 kits contendo panetone, bombons e leite para os residentes dos Centros de Convivência do Idoso Dona Beloca, José Peres Castelhano e Morada Onofre Inocentini. O clube também doou panetones, caixas de leite e frutas aos idosos do Lar São José.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais

www.revistarotarybrasil.com.br/4571

Rotary Club de Campos do Jordão, SP – Doou 26 cadeiras de rodas e de banho ao Fundo Social de Solidariedade do município e realizou a quarta edição do Prostate Run. O evento, de conscientização sobre o câncer de próstata, arrecadou alimentos para as ações sociais da Igreja Santa Terezinha.

Rotary Club de São José dos Campos-Sul , SP – Em parceria com a clínica Vitalis Odontologia, promoveu palestra sobre higiene bucal e distribuiu kits contendo escova, creme e fio dental, além de lápis de cor e desenhos, para as crianças da Escola Madre Teresa.

www.revistarotarybrasil.com.br/4590

Rotary Club de Cordeirópolis, SP – Por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, doou à Associação Cordeiropolense de Assistência Social à Comunidade dois aparelhos que auxiliarão pessoas em tratamento contra o câncer.

Parte de São Paulo Governadora: Carmem Kleiner

Distrito 4621

Parte de São Paulo

Governador: Paulo Sergio Hideyoshi Kudo

DOAÇÕES PARA INSTITUIÇÕES

l O Rotary Club de Lençóis Paulista-Cidade do Livro, SP, entregou um equipamento para acesso à internet, oito câmeras de vídeo e cabos de instalação à Casa Apoio Projeto Esperança, que atende 30 pessoas em recuperação de dependência química. A doação foi possível graças a um Subsídio Distrital da Fundação Rotária. A mesma instituição recebeu uma contribuição em dinheiro do clube proveniente de eventos realizados na cidade. Na ocasião, também foram beneficiados com quantias a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista, a Casa Abrigo Amorada e o Hospital Nossa Senhora da Piedade. Em outra oportunidade, os rotarianos inauguraram seu marco rotário. O monumento dispõe de um QR Code com informações do clube.

Distrito 4630 Parte do Paraná Governador: Edgar Silvestre

DIA DO ROTARY

l Os Rotary Clubs de ParanavaíArenito, Paranavaí-Entre Rios, Paranavaí-Fazenda Brasileira e Paranavaí-Montoya , PR, realizaram em 23 de fevereiro, no Centro Esportivo do Sesc, o Dia do Rotary pelos 120 anos do Rotary International. Mais de 1.500 pessoas participaram da ação comemorativa, que ofereceu à população diversos serviços, entre eles os seguintes: aferição de glicemia e pressão arterial, testes de HIV e hepatite, vacinação, avaliação nutricional, distribuição de preservativos, orientações sobre saúde bucal e combate à dengue, atendimento jurídico, dança para a terceira idade, cortes de cabelo, acupuntura e feira de adoção de animais. Houve ainda apresentações de cães farejadores da Polícia Militar e da Orquestra Municipal. Um conjunto de órgãos públicos, universidades, empresas e profissionais liberais foram parceiros do evento.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais

www.revistarotarybrasil.com.br/4621

Rotary Club de Piracicaba-Luiz de Queiroz, SP – Em parceria com Rotaract e Interact, promoveu o projeto Natal com o Prato Cheio, que distribuiu cestas básicas e presentes na comunidade Frederico, em Piracicaba.

Rotary Club de Salto, SP – Por meio da campanha Natal sem Fome, entregou 750 cestas básicas a 13 instituições que atendem pessoas em situações de vulnerabilidade social.

www.revistarotarybrasil.com.br/4630

Rotary Club de Itaguajé, PR – Colaborou com mais uma passagem pela cidade da carreta rosa do Hospital de Amor de Barretos. O veículo oferece exames preventivos gratuitos para as mulheres.

Distrito 4680

Parte do Rio Grande do Sul

Governador: Sidnei Conrad

COLETORES DE LIXO ELETRÔNICO

l O Rotary Club de Chuí-Portal do Brasil, RS, iniciou em 15 de janeiro um projeto de arrecadação de lixo eletrônico nos municípios de Chuí e Santa Vitória do Palmar. O clube instalou coletores em três estabelecimentos comerciais para dar uma destinação adequada aos resíduos.

Distrito 4710

Parte do Paraná

Governador: Renato Egea

REFORMA DE EQUIPAMENTOS ORTOPÉDICOS

l Os associados ao Rotary Club de Arapongas-Amanhecer, PR, em parceria com o Lar Santo Antônio das cidades de Londrina e Arapongas, fizeram um mutirão para coletar cadeiras de rodas, de banho e andadores, dentre outros itens ortopédicos. Os equipamentos usados e desgastados pelo tempo foram reformados pelos rotarianos. O clube também continua com o seu projeto de fabricação de fraldas geriátricas, que até o começo deste ano já contabilizou mais de 5.000 unidades doadas para asilos e outras instituições. Durante uma reunião, os empresários de Arapongas que colaboram com a iniciativa foram homenageados pelo apoio financeiro à produção das fraldas.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/4710

Rotary Club de Ivaiporã-Integração, PR – Promoveu o evento Porco no Rolete com renda destinada à Fundação Rotária.

Rotary Club de Wenceslau Braz, PR – Realizou uma cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Redação que contou com a participação de alunos do nono ano das escolas estaduais do município e teve como tema A Magia do Rotary.

Distrito 4720

Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima Governador: Emerson Boritza

QUALIFICAÇÃO

PROFISSIONAL

l Ganhar a independência financeira, liderar equipes e alcançar o emprego dos sonhos. A luta das mulheres por respeito no mercado de trabalho, reconhecimento profissional e boas oportunidades é algo que faz parte da rotina de vida delas. Baseado nisso, os Rotary Clubs de Rio Branco-Amazônia , Satélite de Rio Branco

Amazônia-Delas e Satélite de Rio Branco

Amazônia-Novas Gerações, AC, em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras do Acre, ofereceram dois cursos para as moradoras do bairro Rui Lino: embelezamento de cílios e automaquiagem. Os clubes também renovaram a parceria com o Ministério Público do Estado do Acre, dando continuidade a projetos como o de customização de roupas e as palestras educativas em escolas, beneficiando principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

SEU DISTRITO

NÃO DEIXE QUE ELE FIQUE DE FORA. TODOS OS MESES QUEREMOS DAR DESTAQUE AOS 31 DISTRITOS

BRASILEIROS. LEIA AS NOSSAS DICAS AO LEITOR NA PÁGINA

48 E ENVIE A SUA NOTÍCIA.

Distrito 4740

Parte do Paraná e de Santa Catarina Governador:

DOAÇÕES PARA INSTITUIÇÃO E HOSPITAL

l Com o aporte de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, o Rotary Club de Chapecó-Sul Centenário, SC, entregou um fogão, dois fornos, um liquidificador e uma forma à Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste. A doação ocorreu em 3 de fevereiro e vai equipar a cozinha industrial da nova sede da instituição, que oferece cursos de panificação à população da comunidade local. Já em dezembro, o clube doou suplementos para os pacientes do Hospital Regional do Oeste.

Distrito 4760 Parte de Minas Gerais Governador: Ronei

PROJETO DENTE DE LEITE

l O Rotary Club de Paracatu-Universitário, MG, promoveu mais uma edição do projeto Dente de Leite em 9 de fevereiro. Crianças de quatro a 14 anos participaram da ação, que incluiu palestras educativas, escovação supervisionada, avaliação clínica detalhada e encaminhamentos para tratamentos odontológicos especializados. Com foco nos cuidados com a saúde bucal das futuras gerações, o evento proporcionou momentos de aprendizado, conscientização e muita diversão.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/4740

Rotary Club de Porto União, SC-União da Vitória, PR – Entregou materiais esportivos para as aulas de futebol da Escola Estadual de Educação Básica Nilo Peçanha.

Cledimar De Carli
Silva

COMBATE À DENGUE

Distrito 4770

l Os associados ao Rotary Club de Uberlândia-Sul, MG, e as integrantes da Casa da Amizade apoiaram o projeto educativo Dengoso em Uberlândia, realizado na Escola Estadual Messias Pedreiro com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o combate à dengue, zika e chikungunya. Durante a ação, os alunos do ensino médio desenvolveram atividades como teatro e jogos educativos e promoveram o uso do peixe Poecilia reticulata, popularmente conhecido como barrigudinho, para o combate natural às larvas do mosquito transmissor. A iniciativa fez parte de um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí, com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia, da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Uberlândia e da Embrapa Cocais.

Distrito 4780

INICIATIVAS EM PROL DA COMUNIDADE

l O Rotary Club de Jaguarão-Barão de Mauá, RS, coletou mechas de cabelo no Salão Stillu’s para confecção de perucas a serem doadas por meio do seu projeto Fios que Ressignificam a Vida. Em outras ocasiões, o clube colaborou com a festa de Natal das crianças do bairro Cerro da Pólvora e ampliou o seu Banco Ortopédico com a aquisição de uma cadeira de rodas e uma de banho reformadas por Edenir Pimentel de Souza, proprietário da loja Ciclo Bike.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais

www.revistarotarybrasil.com.br/4770

Rotary Club de Frutal, MG – Em parceria com a Casa da Amizade e o seu clube mirim, participou do Dia D de vacinação em 23 de novembro.

Rotary Club de Uberlândia-Renascer, MG – Entre as ações promovidas pelo clube em novembro e dezembro estão a inauguração de uma biblioteca comunitária, doação de caixas de leite e água de coco ao Hospital do Câncer de Uberlândia e entrega de um computador para o projeto Cozinha das Torres.

www.revistarotarybrasil.com.br/4780

Rotary Club de Itaqui, RS – Promoveu a 19ª edição do evento Porco no Rolete. Recursos arrecadados são revertidos para ações sociais locais, além de contribuições para a Fundação Rotária e o Fundo Pólio.

Parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso Governadora: Marilene Gomes de Rezende
Parte do Rio Grande do Sul Governadora: Patricia Parreira

ROTARACT

Clubes de prestação de serviços humanitários com foco na juventude. Neles, os rotaractianos podem participar de projetos voluntários, conhecer pessoas e fazer amizades, encontrar oportunidades de desenvolvimento profissional e integrar uma rede internacional de jovens.

SOLIDARIEDADE EM AÇÃO

l Por meio de um Subsídio Distrital da Fundação Rotária, o Rotaract Club de São Borja-Terra dos Presidentes , RS (distrito 4660), entregou um fogão industrial, uma panela, 20 quilos de ração e dez quilos de arroz à Associação dos Colaboradores de Proteção Animal de São Borja, que cuida de mais de 300 animais. O clube também promoveu a terceira edição da Hamburgada Feliz, que distribuiu sanduíches, doces e refrigerante para crianças da Escola Municipal República Argentina. Em outra oportunidade, entregou marcadores de páginas aos visitantes da 37ª Feira do Livro de São Borja e realizou a quinta edição do projeto Você Noel. Com o apadrinhamento de cartinhas, foram doados 127 presentes aos alunos da Escola Estadual Militina Pereira Alvarez.

MÃOS LIMPAS E DENTES SADIOS

l O Rotaract Club de São Marcos, RS (distrito 4700), promoveu o projeto Mãos Limpas, Dentes Sadios na Escola Municipal Francisco Doncatto. Durante a atividade, dois dentistas e associados ao clube falaram sobre a importância de lavar as mãos corretamente para prevenir doenças, além de ensinar as técnicas adequadas para a escovação dos dentes e a preservação da saúde bucal. Ao final da ação, os alunos ganharam uma cartilha e uma escova dental.

Em outro momento, o clube mobilizou a comunidade em um evento dedicado à campanha End Polio Now e ao Dia D de vacinação. A ação, realizada em parceria com o Rotary Club da cidade e profissionais de saúde, foi marcada por atividades educativas e recreativas.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao

Rotaract Club de Santa Rosa, RS (distrito 4660) – Com parcerias e o apoio da Família do Rotary do município, promoveu uma carreata pela conscientização da vacinação contra a poliomielite.

Rotaract Club de Soledade, RS (distrito 4700) – Proporcionou uma tarde de recreação, lanches e diversas atividades para 500 crianças da rede pública municipal. O evento teve a parceria da Casa da Amizade e do clube mirim.

Rotaract Club de Contagem, MG (distrito 4760) – Organizou a Copa End Polio Now com recursos destinados à campanha de erradicação da pólio. O torneio amador de vôlei de areia reuniu atletas em modalidades mistas, femininas e masculinas.

Rotaract Club de Uberlândia-Cidade Jardim, MG (distrito 4770) – Em parceria com os Rotary Clubs de Uberlândia-Renascer e Uberlândia-Sul e a Casa da Amizade de Uberlândia, realizou um Prêmio Rotário de Liderança Juvenil com foco no desenvolvimento profissional e pessoal de refugiados.

Programa para jovens de 12 a 18 anos que querem se conectar com pessoas da sua idade, se divertir e ajudar suas comunidades. Os Interact Clubs são patrocinados por Rotary Clubs locais, cujos associados atuam como mentores para seus integrantes na implementação de projetos de serviço e no desenvolvimento das suas habilidades de liderança.

INCENTIVO À LEITURA

l Os jovens do Interact Club de Araçatuba , SP (distrito 4470), promoveram a ação Troco Livros por Qualquer Coisa na praça Rui Barbosa. Visando estimular a leitura e entreter crianças e adultos, as pessoas puderam trocar balas, canetas, presilhas e chocolates, entre outros itens, por livros.

ALIMENTOS PARA INSTITUIÇÕES

l O Interact Club de Frederico Westphalen , RS (distrito 4660), realizou o 1° Aulão Solidário para o Enem, com o objetivo de ajudar estudantes na preparação para o exame. O evento ofereceu aulas de redação e matemática e teve a participação de cerca de 130 pessoas, que doaram alimentos não perecíveis como forma de ingresso. O resultado da arrecadação foi entregue ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo (foto) e à Associação dos Deficientes Físicos de Frederico Westphalen. A iniciativa contou com o apoio da Universidade Regional Integrada e de professoras voluntárias dos projetos Ativamente Exatas e Salinha na Ponta da Língua.

Veja em detalhes no site e compartilhe nas redes sociais www.revistarotarybrasil.com.br/clubes-em-acao

Interact Club de Vera Cruz, SP (distrito 4510) – Recebeu sua carta de reativação, oficializada em novembro, na presença de rotarianos do clube padrinho e de familiares.

Interact Club de Tubarão-Nova Geração, SC (distrito 4652) – Foi fundado em outubro na presença do governador do distrito, Cioney Giovanella.

Interact Club de Jaguarão, RS (distrito 4780) – Entre os meses de outubro e dezembro, promoveu diversas atividades, entre elas a doação de kits de material escolar e a participação na campanha de vacinação contra a pólio.

l Meiri Catelani, presidente 2022-23 do Rotary Club de Bady Bassitt, SP (distrito 4480), foi eleita prefeita do município de Bady Bassitt, cargo que assumiu em 1º de janeiro.

l Vinícius Mendonça Medeiros (foto), tesoureiro do Rotary Club de Itapecerica, MG (distrito 4560), recebeu da Câmara Municipal de Itapecerica o título de Honra ao Mérito – Diploma Dr. José Ribeiro Pena, a maior honraria do município, por ocasião do aniversário da cidade. Do mesmo clube, o associado Lucas Lázaro Nascimento Ferreira assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças e Nara Cássia Santos foi eleita vereadora de Itapecerica para o mandato até 2028.

l O associado ao Rotary Club de Itajubá, MG (distrito 4560), Benedito da Silva Cajá foi nomeado assessor especial da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Itajubá.

l Em cerimônia realizada em 25 de novembro, a Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, distinguiu 107 pessoas que fizeram a diferença no município ao longo de 2024, entre as quais a governadora do distrito 4560, Carmen Sílvia Toledo Da Pós Rodrigues, que recebeu a Comenda D. Pedro 2º. A governadora é associada fundadora do Rotary E-Club Emma Hildinger e integrante da Academia Brasileira Rotária de Letras do Sul de Minas.

Napoleão Jorge completou 50 anos como associado ao Rotary Club de Colina, SP (distrito 4480), no ano passado. Entre os vários cargos exercidos no clube, foi presidente por cinco vezes, tendo sido homenageado pela Câmara Municipal como Cidadão Honorário Colinense.

Orotariano Laurindo Ziulkoski foi homenageado pelos 54 anos de associação ao Rotary Club de Guaíba, RS (D.4680), sendo presidente nos anos 1975-76 e 1999-00. O clube instituiu o Prêmio Laurindo Ziulkoski, a ser entregue anualmente a um rotariano pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao movimento rotário.

Somando

53 anos de serviços prestados ao Rotary, Luiz Carlos Félix de Oliveira ingressou em 1971 no Rotary Club de Alegrete-Sul, RS (distrito 4780), e atualmente é associado ao Rotary Club de Porto Alegre-Bom Fim, RS (distrito 4680), onde já exerceu quase todos os cargos.

Ogovernador 1982-83 do distrito 4730, Sérgio Levy , completou em fevereiro 50 anos de dedicação ao Rotary com 100% de presença nas reuniões. Sempre atuante nas iniciativas promovidas pelo Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial, PR, do qual é associado desde 1990, ele anteriormente foi integrante do Rotary Club de Foz do Iguaçu. Além disso, o rotariano incentivou e colaborou com a fundação de 30 Rotary Clubs em diversas regiões do Brasil e até no Paraguai. Ele também faz parte da Academia Brasileira Rotária de Letras.

iStockphoto
OS 50 MAIS

O que significam

Contribuinte Especial (l)

Qualquer pessoa que contribui com 100 dólares é automaticamente reconhecida como Contribuinte Especial.

Companheiro Paul Harris (l)

Uma pessoa, rotariana ou não, que contribui com o valor de 1.000 dólares rotários à Fundação Rotária, ou em cujo nome é feita tal contribuição, recebe como reconhecimento o título de Companheiro Paul Harris, que consiste de certificado e distintivo – com a opção de medalha, ao custo de 15 dólares rotários.

Contribuições múltiplas

O Companheiro Paul Harris que faz contribuições múltiplas de 1.000 dólares rotários à Fundação Rotária, ou em cujo nome elas são feitas, recebe distintivo com safiras (l), rubis (l) ou Major Donors (l) – Doador Extraordinário, com contribuição pessoal de 10.000 a 249.999 dólares –, de acordo com o valor do aporte acumulado.

Sociedade Paul Harris (l)

Pessoas que assumem o compromisso de contribuir anualmente com 1.000 dólares recebem distintivo especial e certificado do distrito. Este reconhecimento é válido para contribuições múltiplas.

Benfeitor (l)

Um doador se torna um Benfeitor da Fundação Rotária ao incluir um dispositivo em seu testamento em benefício do Fundo de Dotação, para o qual efetua uma contribuição de 1.000 dólares ou mais. O doador recebe um distintivo especial e diploma.

Sociedade de Doadores Testamentários (l)

A Fundação Rotária reconhece pessoas ou casais que se comprometem, em testamento, a doar no mínimo 10 mil dólares à entidade. Doadores recebem peça de cristal e distintivo de lapela a cada novo nível atingido.

Sociedade Arch C. Klumph (l)

Doadores que contribuem com 250 mil dólares ou mais qualificam-se para a Sociedade Arch C. Klumph. Eles são convidados para cerimônia de admissão na sede mundial do Rotary International, em Evanston, EUA, e podem escolher ter suas fotos colocadas na Galeria Arch C. Klumph e no terminal interativo. Esses doadores também recebem distintivo, certificado e convites para eventos especiais.

Os fundos

As doações formam diversos fundos. São eles: Fundo Anual de Programas, Fundo Polio Plus e Fundo de Dotações. Se as doações forem de empresas, serão encaminhadas à Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF). As contribuições servem para projetos de Subsídios Distritais e Globais, que apoiam a missão da Fundação Rotária para promover a paz, a boa vontade e a educação, melhorar a saúde e combater a pobreza.

RECONHECIMENTOS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Distrito 4470

Rotary Club de Campo Grande, MS

l Renata Rezende Kroetz

Distrito 4500

Rotary Club de Belo Jardim, PE

l Robson Wagner dos Santos Silva, em nome da Empresa Cidadã Associação de Benefícios Autosul

Distrito 4521

Rotary Club de Congonhas, MG

l Luiz Carlos Farid

Distrito 4560

Rotary Club de Itaúna, MG

l Erivelton Santos

l Heloísa de Sousa Matos

Distrito 4630

Rotary Club de Umuarama-Capital da Amizade, PR

l Alcimar Crecencio, com quatro safiras

l Andrey Falkiner Fernandes, com uma safira

l Antonio Silva Pereira, com dois rubis

l Aparício Luciano Bolonhez, com duas safiras

l Derli Sampaio, com cinco safiras

l Guilherme Antonio Garcia, com três safiras

l Leonardo Bacarin Filho, com duas safiras

l Márcio Rogério Vieira, com cinco safiras

l Murilo Gilbert Campana

l Nelson Aparecido Pires de Souza, com três safiras

l Ricardo de Andrade Freitas

l Rosa Akemi Massuke Dias, com três safiras

Distrito 4652

Rotary Club de Balneário Camboriú, SC

l Ivete Fonseca Vieira, com uma safira

Rotary Club de Balneário Camboriú-Praia do Atlântico, SC

l Daniel Cenci, com uma safira

l Vitoria Regia Wolff, com uma safira

Distrito 4730

Rotaract Club de Curitiba-Avenida das Torres, PR

l Lucas Gustavo Ribeiro de Oliveira

l Pedro Antonio de Souza Vicente (Contribuinte Especial)

Distrito 4751

Rotary Club de Teresópolis, RJ

l Eduardo Carneiro de Almeida

l Vera Lúcia Cersosimo dos Santos

Se você foi agraciado recentemente com algum desses títulos, informe-nos pelo e-mail jornalismo@revistarotarybrasil.com.br

QUARTA TELA – O que assistir online

CARLOS ALCARAZ: MY WAY

Documentário sobre o jovem tenista espanhol Carlos Alcaraz, uma das maiores promessas do esporte. Aos 21 anos, o atleta já venceu quatro Grand Slams, os principais torneios do tênis profissional, e chegou a ocupar a primeira colocação no ranking da ATP, sendo o mais jovem da história a alcançar tal feito. A produção seguiu o prodígio do tênis dentro e fora das quadras durante toda a temporada de 2024. O registro sobre Alcaraz é a primeira grande aposta da plataforma de streaming no esporte desde o cancelamento da série Break point .

BATEAU MOUCHE: O NAUFRÁGIO DA JUSTIÇA

Max

l A tragédia com o Bateau Mouche marcou o final dos anos 1980. A embarcação saiu superlotada do cais do restaurante Sol e Mar, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e afundou dez minutos antes da virada do ano de 1988 para 1989, a caminho da praia de Copacabana. O acidente causou a morte de 55 pessoas e agora uma série documental repassa o ocorrido e mostra a saga das famílias em busca por justiça. A produção é dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, os mesmos responsáveis pelo sucesso de Pacto brutal: O assassinato de Daniella Perez, de 2022.

A, E, I, O... URCA

Globoplay

l Minissérie ambientada no Rio de Janeiro de 1939 a 1945, tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Escrita por Antônio Calmon e Doc Comparato, foi exibida originalmente em 1990. Na trama, Sílvia (Débora Bloch) decide partir para o Rio de Janeiro para tentar a libertação do pai, preso por questões políticas. Ela consegue emprego no Cassino da Urca, onde conhece Tide (Carlos Alberto Riccelli), por quem se apaixona. Ao receber uma proposta inesperada de Jofre (Raul Cortez), Sílvia fica dividida entre salvar o pai ou viver um grande amor. RB

OSCAR EM 1995

A67ª edição do mais prestigiado prêmio do cinema mundial teve sua cerimônia no dia 27 de março de 1995. O grande vencedor da noite foi Forrest Gump – o contador de histórias, que, com 13 indicações, acabou agraciado com seis estatuetas: melhor filme, direção (Robert Zemeckis), ator (Tom Hanks), roteiro adaptado, montagem e efeitos visuais.

O filme conta a história do icônico Forrest Gump, testemunha e participante casual de grandes momentos da história norte-americana. A película venceu concorrentes de peso, como o aclamado Pulp ficton – tempo de violência , de Quentin Tarantino (que, apesar das sete indicações, venceu apenas na categoria de melhor roteiro original) e Quatro casamentos e um funeral (com Hugh Grant no papel principal).

O prêmio para melhor atriz foi para Jessica Lange (pela atuação em Céu azul). Já Dianne Wiest e Martin Landau receberam, respectivamente, as estatuetas de melhor atriz e melhor ator coadjuvantes – ela, pelo papel no filme Tiros na Broadway, e ele, em Ed Wood Forrest Gump também se destaca pela trilha sonora. Não levou o Oscar, mas o filme é recheado de grandes sucessos de Elvis Presley, Bob Dylan, Creedence Clearwater Revival, Aretha Franklin, The Beach Boys, The Doors, Simon & Garfunkel e Willie Nelson, entre outros.

E na edição de ABRIL 1995 a nossa revista publicava:

l Dia Mundial da Saúde - “Delegados do Conselho de Legislação de 1995, realizado de 23 a 25 de janeiro, aprovaram resolução colocando a erradicação da pólio como uma ‘prioridade da mais alta ordem’ para todos os Rotary Clubs”, informava o Rotary International. “No dia 31 de janeiro, o Dr. John Sever, coordenador da Equipe Especial do Rotary International de Apoio ao Polio Plus, disse a uma subcomissão do Congresso norte-americano que ‘a pólio é a segunda doença grave da história que está próxima da erradicação’.”

O Rotary International conclamava clubes de todo o mundo à participação nas campanhas de erradicação da pólio e no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, evento promovido pela Organização Mundial da Saúde e cujo lema

em 1995 era Meta 2000: Fim da Pólio no Mundo. O Rotary ainda anunciava que os dez melhores artigos e fotografias de clubes e distritos inspirados na data seriam publicados na revista The Rotarian

l Rotary em 1995 – Tínhamos então 1.198.820 associados, distribuídos por 27.216 clubes de 506 distritos, em 150 países e 34 regiões geográficas. Existiam também 6.741 Rotaract Clubs, com 155.043 associados, em 114 países, e 2.396 Interact Clubs, com 52.712 associados, em 69 países. Havia ainda 1.332 Núcleos Rotary em Desenvolvimento Comunitário, presentes em 45 países. O número de países livres da pólio chegava a 145. RB

Veja as edições antigas da sua Rotary Brasil em revistarotarybrasil.com.br/acervo

MUITO ROMÂNTICO

O rapaz se declara à noiva:

– Minha querida, por você eu atravessarei oceanos, escalarei montanhas, cruzarei fronteiras! Por você eu descerei despenhadeiros, nadarei através das correntezas...

– Caramba! – ela interrompe. Mas por que eu vou querer um marido que não para quieto em casa?

“E

sirup/iStock.com

NTRE A SPAS”

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.”

Johann Wolfgang von Goethe, poeta, romancista e pensador alemão (1749-1832)

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.