1 minute read

POTÊNCIA NEGRA

Advertisement

alar de fotografia, é falar de registro, de memória, de criar e recriar momentos da eternização de nossas histórias, bem como a nossa identidade e grandes conquistas. Além de marcar nossas vidas, ela nos possibilita elevar a autoestima de alguém.

A palavra autoestima para a população negra tem um peso maior, uma vez que, dentro do contexto de colonização e supremacia branca, negros e negras só eram considerados inferiores e suas peles só eram enfatizadas de forma negativa. Dessa forma, ficavam distantes de um padrão de beleza imposto pela sociedade. A comunidade negra enfrenta uma dificuldade constante de enxergar a beleza em si. Reconquistar ou reconstruir a autoestima para o povo preto é reafirmar todas as características mais marcantes para assim redescobrir a beleza que sempre existiu.

Pensando nisso, quis construir uma narrativa visual mostrando as diferentes tonalidades de pele negras. Mas no decorrer do ensaio percebi o peso de relatar a beleza negra em suas tonalidades e pluralidades. Quis dar visibilidade e enfatizar a potência da beleza negra em suas diversificadas peles. Esse projeto também veio para dar voz a eles/as e desconstruir a violência, o preconceito. Assim, construindo um debate sobre identidade étnico-racial através da minha visão sobre a beleza e potência negra existente.

This article is from: