1 minute read

CARTA AO LEITOR

Caro leitor, eu sou a revista Pluri, e fui idealizada pelo acadêmico Helder Carvalho do 5º período do curso de jornalismo da UFMS. Fui escolhida como artefato final da disciplina de laboratório de design em jornalismo. Porém, não carrego só o objetivo de findar esse período de aprendizado, mas também fomentar discussões para um público diverso, relacionados a questões raciais assim como identidade e autodeclaração negra. Nasci da pluralidade pessoal que existe em meu idealizador, que é plural de um singular. Então eu não poderia ser menos do que PLURAL+I (Eu na língua inglesa). Assim surgi e me chamo PLURI, prazer.

Fui encarregada de apresentar temáticas plurais e enriquecedoras que deveriam estar mais em ênfase e em debate na atual sociedade. Falar de racismo, seja ele religioso ou enraizado em elementos culturais como a capoeira é importantíssimo. É isso que apresento nessa publicação, representar e enfatizar esses assuntos que por muitas vezes são inviabilizados. Com conteúdos produzidos relacionados a uma parcela da temática negritude, que decorre do processo de construção desses materiais, entendi o quanto essa temática é pouco considerada e quando considerada, com pouca visibilidade.

Advertisement

Espero que goste e que através desta minha primeira edição, você consiga compreender a inserção nessa potência que é a múltipla temática racial, retratada aqui pela religião, cultura, autodeclaração e valorização da beleza negra.

Pluri

Agradecimentos

Primeiramente queria agradecer a minha família, principalmente minha mãe que é minha inspiração, meu abrigo e minha fortaleza. Te amo Dona Zuleika, você é a razão da minha garra. Segundamente, quero agradecer em especial a professora Rafaella Peres, por todo conhecimento passado a mim, por acreditar no meu potencial, você me inspira e me impulsiona a cada dia. Terceiro, agradecer aos meus amigos, quem é sabe. Que nunca me deixaram desistir desse projeto e de todos que me rodeiam, sempre não deixando eu esquecer minha força e talento. Quarto, a Rafaella Moura, minha amiga e monitora, que me orientou e me ajudou todo esse tempo e ouviu meus surtos, sou apaixonado e orgulhoso por seu talento e facilidade de ensinar, luz para sua trajetória rafÔla. E último, a Victória Amorim, por ter topado ilustrar essa revista com todo carinho e paciência que teve comigo, espero que seu trabalho seja valorizado todos os dias, você é talento e potência. Grato.

EXPEDIENTE:

Produção- Edição-Diagramação Helder Carvalho

Colaboradores de texto Fernanda Vilalva, Felipe Arguelho e Maria Luisa Massulo

Fotografia Helder Carvalho

Ilustração

Victória Amorim e Janaína Araujo

Foto da capa Larissa Adami

Impressão Gráfica Pex

Orientação de produção Clara Borba, Rafaella Peres, Rafaella Moura

Orientação de fotografia Silvio Pereira

Correção de textos

Katarini Miguel, Rafaella Peres

Pg4e5

This article is from: