Panorama do Turismo de Fevereiro

Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 16 | No 199 | Fevereiro | 2022

MATA ATLÂNTICA

um território para

muitas aventuras Páginas 10 a 12



PROGRAMA LEGAL

Cusco, dois impérios

Na Mata Atlântica Considerada como a maior extensão preservada desse bioma no país, a porção de Mata Atlântica da região litorânea do Paraná também reúne uma gama de atrativos para viajantes com desejo de novas experiências de turismo de natureza e aventura. Por isso, acabou se tornando matéria de capa da presente edição. Ao correr os olhos na reportagem entre as páginas 10 e 12, o caro leitor vai ficar sabendo de algumas possibilidades de programas nesse singular território, recheado de cachoeiras, rios de corredeiras, montanhas, trilhas pela floresta, entre outras particularidades. Depois, é só programar a viagem. Nessa edição, ao lado do noticiário habitual do setor turismo, está de volta a exclusiva página de automobilismo. Boa leitura!

Um programa legal, para quando as viagens voltarem à normalidade, será conhecer, ou revisitar, a cidade peruana de Cusco. Situada a mais de 3.400 metros de altura, na Cordilheira dos Andes, ela foi o umbigo do império dos incas e está declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Cusco mescla a fé e o saber de dois impérios. Afinal, era o centro administrativo, religioso e militar dos incas, abrigando magníficas edificações, como o templo de culto ao deus Sol. Depois, invadida pelos espanhóis, testemunhou os conquistadores derrubarem essas construções para erguer, no lugar, igrejas católicas. Com atrações singulares e a herança de duas civilizações, essa cidade do Peru se transformou num interessantíssimo destino turístico. Ela também é a porta de entrada para Machu Picchu, a extraordinária cidadela inca erguida no cume das montanhas andinas. Gentes de todos os cantos do planeta têm Cusco como sonho de viagem. Isso se constata, ao caminhar pelas ruas estreitas e ladeiras, diante da diversidade de idiomas e sotaques. A propósito, bater pernas é atividade básica de turista interessado em desvendar segredos e entender emblemas de duas culturas – e nesse sentido, a companhia de guias locais é fundamental. Nos arredores da cidade, o tour leva, entre outros pontos, às ruinas de Sacsayhuamán (complexo monumental de pedras assentadas, reunindo, a 3.700 metros de altitude, fortaleza e recintos de louvor e celebrações), Tambomachay (conjunto destinado ao culto da água, com canais, aquedutos e cascatas) e ao sítio arqueológico de Puka Pukara. Quando os horizontes se reabrirem para passeios turísticos, vale a pena consultar uma agência de viagens de confiança e acertar a data para curtir esse programa legal.

Leitores

Capa Mata Atlântica (PR) Foto Panorama do Turismo

Foto Panorama do Turismo

A propósito da revista de janeiro, destacando a cidade paulista de Santo Antônio do Pinhal, ficam registradas, entre outras, as seguintes manifestações de leitores: Excelente a matéria sobre Santo Antônio do Pinhal. Diz tudo sobre a bela cidade, Cristina Lira (Natal-RN); Que top! Vou compartilhar, Fábio Santos (Santo Antônio do Pinhal-SP); Gostei da matéria sobre Santo Antônio do Pinhal. Lindinha e em franco desenvolvimento, Carlos Solera (Urupema-SC); Estive lá, Reinaldo Weigert Filho (Curitiba-PR). Através das redes sociais, essa revista foi curtida, entre outros, por: Alex Tuma Ness (São Paulo), Irapuan Cortes Santos (Curitiba-PR), Nilson Bernal (Fort Lauderdale-Flórida), Sílvio Rossi (Curitiba-PR), Íris Zímpel (Torres-RS), Luiz Gagliastri (Curitiba-PR).

Expediente Panorama do Turismo Ano 16 | No 199 | Fevereiro | 2022 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

Cusco, no alto dos Andes PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 3


PANORÂMICAS

Top Tur, votação continua pela internet Foto Panorama do Turismo

O processo de votação popular, pela internet, nos candidatos ao Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2021 está na reta final. Interessados em ajudar a escolher os destaques do setor turístico paranaense no ano passado terão prazo até o dia 12 de março. Nessa décima edição da premiação, concorrem candidatos indicados em doze diferentes categorias, através de formulário disponibilizado no site Panorama do Turismo. E entre os patrocinadores da festa de entrega insere-se o Sistema Fecomércio-PR Sesc Senac. Desde seu lançamento, em 2012, o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano conta com o envolvimento e a chancela da Abav-PR, ABIH-PR, Abrasel-PR, Abrajet-PR, Abeoc-PR, ABGTur e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR. Em disputa

Voltado aos viajantes da Região Metropolitana de Curitiba, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, no município de São José dos Pinhais, deverá receber de volta as operações da companhia Aerolíneas Argentinas. Depois de dois anos de paralisação, a conexão direta para Buenos Aires tem retorno agendado para a primeira semana de abril. No total, serão quatro voos semanais para a capital argentina, às segundas, quintas, sextas e domingos. A rota ligará o Afonso Pena ao Aeroporto Jorge Newberry, conhecido como Aeroparque, no centro de Buenos Aires. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, em 2019, entre Curitiba e Buenos Aires foram transportados 33.907 viajantes pela Aerolíneas Argentinas. O último voo internacional com partida do Afonso Pena foi em 28 de março de 2020, para Assunção, Paraguai.

Em sua quinta edição, o Connection Gramado vai abrir a agenda de 2022 em maio. Entre os dias 11 e 13 desse mês, o evento híbrido de alcance internacional, organizado pela empresa Rossi e Zorzanello, acontecerá dessa vez no eixo do tema Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens. A programação do Connection Gramado será toda desenvolvida no Palácio dos Festival, endereço emblema da cidade gaúcha de Gramado, no qual, aliás, é realizado há 50 anos o tradicionalíssimo Festival de Cinema. Na pauta do encontro estarão tendências para o futuro das viagens, inclusive as espaciais, já uma realidade. "Nosso objetivo é provocar a conexão das pessoas com as principais discussões do turismo, entendendo a importância da cultura e da arte para o desenvolvimento do setor”, adianta Eduardo Zorzanello, CEO do Connection. O evento vai apresentar cases de destinos, a exemplo de Gramado, nos quais a relação com o cinema foi aproveitada para criar um produto diferenciado e aumentar seu fluxo turístico. E a expectativa da organização é reunir em torno de 500 profissionais e gestores da área de turismo e de segmentos afins da sétima arte.

Volta dos voos internacionais

Reprodução

O prêmio foi traduzido em exclusivo troféu criado pelo escultor e pintor curitibano Luiz Gagliastri

As categorias em disputa nessa edição são: Meio de Hospedagem, Estabelecimento Gastronômico de Interesse Turístico, Agência de Turismo Receptivo, Agência de Viagens Emissivo, Operadora de Turismo, Espaço de Eventos, Empresa de Eventos, Divulgação Turística, Guia de Turismo, Iniciativa Turística, Canal Digital de Promoção do Turismo de Destinos Paranaenses e Personalidade do Ano. O evento de entrega da honraria está agendado para o dia 12 de abril, nos espaços do Ópera Concept Hall, em Curitiba.

4 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Connection, em maio


Turismo avança no Paraná

Bureaux, reunião no Rio de Janeiro

Casa do artesanato

Foto Divulgação | Oficina das Palavras

A 14ª edição do Congresso Brasileiro de C&VBX acontecerá nos dias 14 e 15 de março próximo, no Rio de Janeiro. “Dessa vez, nosso encontro será realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC”, complementa Márcio Santiago de Oliveira, presidente do Instituto Brasil C&VB, entidade promotora do evento. A programação prevê palestras em torno dos temas O transporte sustentável e tecnológico, Futuro do turismo, Compliance no turismo, No controle! Como estar no controle do seu negócio, dos seus ganhos e resultados! Patrimônio histórico nacional e o turismo, o comercio intraeroportos e O turismo no Brasil e painéis sobre Marketing Ecosófico: um novo olhar psicossocial para a sustentabilidade das empresas turísticas, Training & Development Manager Brazil, Cidades criativas e Economia e negócios do turismo.

Conforme a vacinação avança, a população se sente mais segura para voltar a viajar e participar de eventos e passeios turísticos pelo Paraná. As expectativas para o retorno mais intenso das atividades são positivas e a demanda já aumentou desde o final do ano passado. Para o coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio-PR, Giovanni Bagatini, a tendência para 2022 é o segmento tomar uma proporção ainda maior em relação aos anos anteriores, até mesmo porque o isolamento social manteve as pessoas por muito tempo em casa e, agora, elas querem ter a oportunidade de aproveitar o tempo livre para viajar: Segundo Giovanni, apesar das preocupações e de possíveis novas orientações de segurança para o coronavírus, é possível constatar a regularização do turismo no estado. “Temos trabalhado para receber os turistas com qualidade e segurança em todas as atividades. Estamos nos esforçando para melhorar cada vez mais nossos serviços. Somente nesse ano deverão ser capacitados pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PR mais de 5.000 profissionais para atuação em diversas áreas turísticas e recebermos ainda melhor e, de maneira mais segura, todos os turistas”, conclui ele.

O artesanato local é encontrado aqui

Considerada a cidade mais alemã do país, a catarinense Pomerode agora oferece aos visitantes um espaço exclusivo no qual é possível conhecer e comprar o variado artesanato local. Instalada em uma casa no estilo enxaimel, construída em 1934, a Associação Kreativer Platz (Rua 15 de Novembro, 5.503) reúne trabalhos de 24 artesãos. Traduzindo parceria dos artistas locais com a Associação Comercial e Industrial de Pomerode, o endereço deverá funcionar durante todos os meses do ano, E o atendimento ao público acontecerá de segunda a sexta-feira das 13h00 às 19h00 e aos feriados e finais de semana, das 10h00 às18h00. “Os visitantes poderão encontrar aqui artesanato de diversos formatos e técnicas, acessórios, trajes típicos, doces e bolachas caseiras, chope artesanal, além de uma área para piquenique”, explica Nadir Neumann, presidente da Kreativer Platz. PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 5


Os melhores fornecedores da hotelaria

Com 4.236 votos validados, a 11ª edição do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria teve seus vencedores revelados no dia 7 agora de fevereiro, em live conduzida por Edgar Oliveira e Daniel Pereira, respectivamente, diretor editorial da Revista Hotéis e gerente de Produto da Equipotel. Os ganhadores dessa edição do prêmio organizado pela Revista Hotéis foram identificados em democrática votação pela internet, desenvolvida entre os dias 9 de novembro do ano passado e 31 de janeiro. As categorias e os premiados do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria de 2021 são: Acessórios para banheiros – Metalworks; Amenidades – Harus; Aparelhos de ar condicionado – LG; Aquecedor – Rinnai; Câmaras frigoríficas - São Rafael; Cofre eletrônico – Onity; Colchões – Ortobom; Cortinas e enxoval decorativo - VAG Confecções; Distribuidora de utensílios de alimentos e bebidas – Schipper; Enxoval de cama e banho – Altenburg; Equipamentos de cozinha – Macom; Equipamentos de fitness center - Life Fitness; Equipamentos de lavanderia – Electrolux; Equipamentos de telefonia – Intelbras; Equipamentos para piscina – Sodramar; Fechadura eletrônica – Saga Systems; Fornos – Prática; Frigobar (minibar) –

Consul; Ger. tarifação e controle de acesso à internet – Veja I.T; Implantador hoteleiro – Padrão Argil; Locação de eletroeletrônicos – RenTV; Locação de equipamentos para eventos – R1 Audiovisual; Marca mais lembrada da hotelaria – Altenburg; Marcenaria – Unicasa; Material de limpeza / Higienização – Spartan; Melhor rede hoteleira para fornecer – Atlantica Hospitality International; Mesas e cadeiras para restaurante – Franco Bachot; Metais e louças sanitárias – Deca; Mobiliário para eventos – Tomberlin; Móveis para área externa – Grosfillex; Móveis para área interna – Saccaro; Produtos e soluções tecnológicas – Veja I.T; Produtos químicos para piscinas – HTH; Software de gestão hoteleira – Desbravador;Televisores – Samsung; Travesseiros – Altenburg; Uniformes profissionais – Dam Roupas.

Agendado para o período de 28 de março a 10 de abril, o aguardado e aplaudido Festival de Curitiba alcança nesse ano a sua 30ª edição. E para celebrar esses trinta anos, a organização do evento reuniu centenas de atrações, para vários espaços de Curitiba e Região Metropolitana, e desenhou programação contemplando grandes nomes da classe artística, além de ações especiais para evidenciar essa trajetória crescente de três décadas. Na programação foram agregados 25 espetáculos com a participação de companhias, diretores e atores com passagem pelos palcos durante esse período de trinta anos. Em cartaz, montagens de sucesso e com a presença de nomes conhecidos nacionalmente, como Mateus Solano, Vladimir Brichta, Júlia Lemmertz, Denise Fraga, Guta Stresser, Luís Melo, Deborah Colker, Denise Stoklos, Emicida, Nicole Puzzi, Rosana Stavis, Edson Bueno. Além de estreias e pré-estreias nacionais, espetáculos premiados, remontagens especiais e mostras de teatro, dança, circo, música, oficinas, shows e performances para diferentes públicos, de todas as idades, o Festival de Curitiba também terá fortalecido sua presença no meio digital, com a apresentação de uma plataforma para conectar profissionais da economia criativa de todo o país e, até mesmo, do planeta. Vão compor a programação dessa edição histórica do evento: Mostra Lúcia Camargo, Exposição Viva! 30 Anos por Lenise Pinheiro, Interlocuções, Festival na Rua, Guritiba, MishMash, Risorama e Circuito Espaço Aberto. Para saber mais e também comprar ingresso vale acessar o site www.festivaldecuritiba.com.br,

Nesse ano, acenando com R$ 8 mil em prêmios, além da oportunidade de transformar uma ideia em negócio, o Hackatour Cataratas será promovido entre os dias 17 e 20 de março. Essa maratona de criação e desenvolvimento de inovações com foco no turismo faz parte do programa preliminar do Festival das Cataratas. Nessa edição – on-line e tendo como tema principal Destinos Sustentáveis e Cidades Inteligentes no Turismo –, os melhores projetos apresentados na maratona serão selecionados para as etapas de Aceleração, entre junho e novembro, e Vendas, quando terão a oportunidade de apresentar as suas soluções para o público da tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. Durante o evento, os participantes terão à disposição um time de mentores especialistas, além de workshops e palestras. Para a análise dos projetos serão considerados os seguintes critérios: adequação ao tema, desafio e objetivo propostos; criatividade e disrupção da solução; aplicabilidade do sistema para solucionar os problemas atinentes ao tema, desafios, demandas e utilidade; qualidade do código (clareza, modularização, facilidade de manutenção, documentação); e viabilidade de execução da solução desenvolvida.

Festival de Curitiba

6 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Hackatour Cataratas


Expo Turismo Paraná será em junho Reprodução

Conceituado evento anual promovido pela secional paranaense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PR), a Expo Turismo Paraná mudou de data. Antes prevista para abril, foi reagendada para os dias 8 e 9 de junho, nos espaços do Expo Unimed Curitiba. "Nosso setor precisou de tempo para reagir. Agora, os profissionais do turismo necessitam conectar-se novamente. E a Abav-PR pretende oferecer as oportunidades para esses reencontros. Compramos de quem confiamos e precisamos desses laços para entregar o melhor serviço para nossos clientes. Além disso, o agente de viagens não é mais o mesmo de dois anos atrás. Hoje somos mais conectados e mais informados. Portanto, precisávamos formatar um evento diferente. Isso leva tempo", relata João Alceu Rigon Filho, presidente da entidade. Além da nova data, a equipe executiva da associação dedicou os primeiros dias do ano à elaboração da nova marca do evento e de seu slogan Conectando pessoas, gerando negócios, o qual carrega a essência da Expo Turismo Paraná para esse ano. "Estamos abrindo o espaço para o olho no olho, que nos foi tirado nesses tempos de pandemia. Claro, o evento terá todos

os cuidados para evitar transmissão do vírus, mas, com o avanço da vacinação e as necessidades do mercado em se atualizar, certamente a Expo Turismo Paraná será um ponto de encontro para alavancar e fortalecer marcas. Será memorável", finaliza Rigon.

Domus Viagens, ano doze!

Piana, condecorado

Foto Panorama do Turismo

Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e vice-governador do Paraná, o empresário Darci Piana foi homenageado, no dia 21 agora de fevereiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em pretigiado evento realizado nos espaços do Palácio Garibaldi, em Curitiba, Piana acabou condecorado pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, com a Ordem Nacional do Mérito Comercial, no grau da Grã-Cruz. No governo, Piana vem desenvolvendo reconhecido trabalho de articulação com lideranças políticas e classistas e, na avaliação de experientes observadores, constitui valioso e fiel aliado do governador Ratinho Júnior. À frente do Sistema Fecomércio-PR Sesc Senac, por outro lado, Piana implementa ousado e positivo trabalho de alcance estadual. Em particular na área do turismo, é a principal referência, apoiando a realização de eventos profissionais, incentivando a materialização de roteiros temáticos, validando iniciativas de promoção do setor.

Evento concorrido, seguido de elegante jantar

Agora em 2022, a operadora de turismo curitibana Domus Viagens alcança a marca de doze anos de trajetória no mercado oferecendo expressivo leque de pacotes turísticos, sejam focados em atividades de lazer ou, sua especialidade, em destinos e programas religiosos. E segue firme no eixo do slogan Você viaja, nós organizamos. Às vésperas de mais um aniversário da empresa, o sócio-diretor Pedro Kempe apresenta uma série de novidades implementadas para “agradecer a confiança e atender às expectativas de agentes de viagens parceiros, peregrinos, fornecedores e quem mais, direta ou indiretamente, acredita em nossos serviços”. As inovações, por exemplo, estão visíveis no portal da operadora, no qual agências de viagens podem realizar seu cadastro, organizar suas vendas, melhorar a comunicação com a empresa e efetivar vendas on-line com segurança e flexibilidade. A operadora, entre outras novidades, agora oferece tecnologia segura para processos de pagamentos, tem vagas em viagens de grupos, acena com portfólio dividido em nichos de interesse e lançou novo roteiro de turismo religioso rodoviário no Paraná.

PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 7


Esculturas conscientizam os turistas

Foto Divulgação

Artista reconhecido internacionalmente e ativista ambiental de longa data, o escultor curitibano Luiz Gagliastri criou duas esculturas gigantes para conscientizar veranistas e turistas em férias no litoral do Paraná sobre os danos provocados pela poluição dos mares. Instaladas na orla do município de Matinhos, uma grande tartaruga marinha e uma baleia jubarte tiveram o casco e a barriga preenchidos com garrafas pet e outros tipos de lixo plástico recolhidos todos os dias pela Sanepar. “Minhas obras são ferramentas para expressar o pedido de socorro dos animais, aliás, o pedido de socorro do planeta! Já atuei em relação à proibição da caça da jubarte no Brasil e meu sonho agora é ver os materiais plásticos, especialmente as sacolas, serem produzidos com insumos biodegradáveis. Uma sacola plástica soterrada leva 200 anos para se decompor. Se o plástico for biodegradável, serão apenas quatro anos para acontecer a decomposição”, diz ele, também Membro do Centro Internacional de Escultores, nos Estados Unidos.

Gagliastri e sua tartaruga. Ação com mensagem de conscientização

Turismo se recupera

Pujante município catarinense, situado na porção norte do estado, Joinville registra alta no movimento em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos e serviços da cadeia turística local. De acordo com a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região-VivaBem, Ana Luiza Wetzel, depois de quase dois anos de dificuldades extremas, as empresas do setor comemoram os resultados já semelhantes aos do período pré pandemia. “Mesmo ainda recuperando os prejuízos sofridos desde o início da pandemia, voltamos a vislumbrar um cenário positivo, impulsionado, principalmente, pelo crescimento do turismo interno. Nossa região é um dos destinos mais procurados no sul do país e estamos prontos para receber nossos visitantes com qualidade, hospitalidade e tarifas atrativas”, afirma ela, também diretora do Hotel Tannenhof, um dos mais tradicionais endereços da boa hospitalidade joinvilense. 8 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

“As tartarugas são os animais que mais sofrem com o lixo jogado nos oceanos. Elas confundem plásticos com alimento e acabam morrendo por isso. Precisamos ter consciência sobre o que fazemos com o lixo”, afirma o escultor ao identificar como seu público predileto as crianças, “pois elas entendem a mensagem e mudam os comportamentos, inclusive dos adultos”. Os resultados positivos dessa iniciativa de Luiz Gagliastri no litoral do Paraná acabou entrando no radar de empresas nacionais comprometidas com a questão ambiental. E elas sinalizaram desejo no sentido de replicar essas esculturas em outras praias brasileiras.

Época da vindima

Época da colheita nos parreirais, o período de janeiro a março de cada ano atrai expressiva legião de turistas às regiões produtoras de vinho do Rio Grande do Sul. Todos em busca dos programas legais da temporada da vindima! Para quem ainda planeja vivenciar experiências da lida nos vinhedos, momentos de harmonizações orientadas e conhecer os segredos da produção de tintos, brancos e espumantes, as empresas Giordani Turismo e Recanto Flores e Sabores – do município gaúcho de Bento Gonçalves – se uniram para oferecer um roteiro exclusivo com o melhor da vindima e também o passeio no Trem do Vinho. Já na cidade de Canela, até 15 de março, turistas poderão curtir programação temática em torno da colheita da uva no Parque Mundo a Vapor. Em evento temporário, a agenda reúne apresentações de música italiana e até oportunidade para participar da pisa das uvas.


PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 9


MATÉRIA DE CAPA

Gastar energia em uma escalada...

Fotos Panorama do Turismo

Nos encantos da Mata Atlântica Antes dos portugueses lançarem as âncoras de suas caravelas por aqui, a Mata Atlântica dominava toda a costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e ainda avançava pelo interior do continente. Diante da ocupação humana, perto de 93% dessa cobertura original acabou devastada ou imensamente modificada. No Paraná, a porção de Mata Atlântica dominante nos sete municípios da região litorânea é das mais preservadas, em especial, pela existência de muitas unidades de conservação ambiental nos níveis federal, estadual, municipal e particular. Mas cuidados continuam sendo necessários para manter íntegro esse território de riquíssima biodiversidade, com exuberantes espécies da fauna e flora, e de geografia com planícies, mangues, serranias, rios de corredeiras, vales e cachoeiras. E com toda a certeza, o turismo desenvolvido com profissionalismo e consciência pode ajudar na preservação desse importante patrimônio natural.

Prato cheio

...ou relaxar em rios de águas calmas?

10 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Para amantes da natureza, aficionados por atividades ao ar livre e para aventureiros, essa extensão de Mata Atlântica abrigada no Paraná, entre as divisas com os estados de São Paulo e Santa Catarina, é, como se diz por aí, um prato cheio! Em terra firme, dá


para fazer caminhadas leves, moderadas e pesadas à sombra das árvores, pedalar por belas veredas, surpreender-se em roteiros vencidos a bordo de veículos 4x4, escalar montanhas, observar uma infinidade de pássaros de todas as cores e cantos ou só contemplar cenários de tirar o fôlego. Em rios da região é possível curtir o boia-cross, remar em canoas de madeira ou infláveis, acelerar a adrenalina fazendo rafting em corredeiras de distintas classes, experimentar snorkeling com flutuação ou apenas tomar revigorantes banhos de rio e de cachoeira. A oferta dessas atividades turísticas e esportivas está concentrada nos municípios de Morretes e Antonina. E em ambos o turista encontrará diversas opções de hospedagem e variado circuito gastronômico – a propósito, uma pedida certa nesse quesito é o barreado, prato típico regional (ver mais na página 16). Nesse verdadeiro playground natural para gente grande, aventureiros dispostos a mostrar suas habilidades encontram alguns emblemáticos desafios. As escaladas, por exemplo, têm como referência os picos Paraná e Marumbi, o primeiro é o mais alto dos três estados sulinos e o segundo, o berço do montanhismo no Brasil. A prova de fogo

Fotos Panorama do Turismo

Rafting, para acelecar a adrenalina

Na meio da mata, muitas cachoeiras

PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 11


Trecho do Caminho do Itupava

Fotos Panorama do Turismo

Perto de 450 es pécies de aves habitam a região

Propriedades particulares também oferecem atividades na natureza

12 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

em termos de trilhas está no centenário Caminho do Itupava. E as corredeiras de até classe três para o rafting ficam no Rio Cachoeira.

Especialistas na região Lógico, dá para se aventurar só com amigos pelas veredas dessa região. Contudo, havendo assessoramento de quem conhece e entende as particularidades locais, e sabe com exatidão onde ficam os principais atrativos, a experiência será mais completa. Entre as empresas de guiamento turístico e com oferta de programas de natureza no pedaço paranaense da Mata Atlântica vale consultar uma dessas, conforme seja o desejo de experiência: Kanoa Ecoaventuras - 41|98888-0742 www.kanoaecoaventuras.weebly.com Calango Expedições – 41|99609-3735 www.calangoexpedicoes.com.br Marumby Montanhismo – 41|99119-6727 www.marumby.tur.br Marumbitur Operadora Turística – 41|99796-3768 – www.marumbitur.com. br Serra Verde Express – 41|98433-0546 www.serraverdeexpress.com.br OFC Rafting – 41|99246-5259 www.raftingofc.com.br Ornithos Observação de Aves – 41|99868-2541 – www.ornithos.com.br Icatu Rafting e Boia Cross – 41|984642411 Agência de Turismo Vale do Gigante – 41|98823-5628 www.valedogigantepr.com.br Vivá Guará Outdoor – 41|99914-2931 www.vivaguara.com Carona 4x4 – 41|99684-5848 www.carona4x4.com.br.


Fotos Carlos Fernando Schrappe Borges

AUTOMOBILISMO

VW TAOS CONFORTLINE 2022

Carlos Fernando Schrappe Borges

Com apenas 24 horas de antecedência fomos informados para buscar o fabuloso Taos, o novo SUV médio da VW, cinco estrelas em testes de impacto no Latin NCap, para nossa avaliação. Foi entregue a versão Confortline, sem opcionais, na cor Deep Black, que custa hoje R$ 171.070,00. Com linhas clássicas e tradicionais da VW, longe de ser chamativo, o carro impressiona pelo seu porte e é claro, pelo seu espaço interno, pois tem 2,68 metros de entre eixos. Quatro adultos viajam confortavelmente, isso porque o quinto passageiro ao sentar no meio do banco traseiro tem seu espaço reduzido pelo túnel central alto e pelo encosto escamoteável, que permite o acesso interno ao porta-malas. Este, por sua vez, tem 498 litros, sendo o maior da categoria, podendo ser ampliado ainda mais com o rebatimento parcial ou total dos bancos traseiros. Impulsionado pelo já conhecido e confiável motor 250 TSI, 1.4 turbo de 150CV e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático Aisin de 6 velocidades e a suspenção traseira multilink, o carro tem agilidade surpreendente para impulsionar seus 1.420 kg, tanto na cidade quanto na estrada. As rodas são de liga leve aro 18 e calçam pneus 215/55 Good Year Wrangler. Os bancos são muito confortáveis, revestidos em tecido cinza com bela padronagem. O do motorista tem ajuste lombar e todos os comandos são manuais por alavancas. É fácil e rápido encontrar a melhor posição para dirigir. Ao total são seis airbags. Seu quadro de instrumentos digital de oito polegadas é onde a Volks errou feio, uma economia sem sentido em um carro deste porte e valor. Deveria sim, ter o mesmo painel do T-Cross ou do próprio Taos Highline. Não reclamo por ser menor e ter menos funções, mas sim por suprimir funções básicas como o hodômetro parcial e não ter como zerar o computador de bordo para cálculo de consumo. É zerado somente quando se completa o tanque. A conectividade é garantida pela VW Play, sua famosa central multimídia de dez polegadas que já equipa vários modelos da linha. São três entradas USB tipo C, o que exige um adaptador para usuários de Android e Apple não tão recentes. O som é de qualidade distribuído em seis alto falantes. No uso urbano o silêncio ao rodar se faz presente. O sistema start-stop funciona bem e age em silêncio, ajudando a poupar combustível nos lentos e dessincronizados semáforos de nossas cidades. O ar-condicionado é digital, com duas zonas e tem saída para o banco traseiro. Na estrada senti falta de um melhor isolamento acústico nas caixas de

Linhas clássicas e elegante interior

roda, pois os pneus passam para o habitáculo o ruído do asfalto irregular. Todavia tem excelente isolamento quanto a ruídos de vento. Por R$ 5.280 a mais você compra o pacote segurança composto do “ACC” controle adaptativo de velocidade e distância em relação ao carro da frente, o “AEB” que é a frenagem autônoma de emergência e o detector de pedestre, sempre útil ao se dar a ré. É um carro para quem prioriza segurança e espaço interno. Quem aprecia mais tecnologia e tem maior folga na conta bancária, deve ficar sem dúvida com a versão Highline, que parte de R$ 200.640. Ambos são produzidos na Argentina que ainda não possui capacidade plena de produção para atender a demanda de exportações para o Brasil. Abastecido com etanol, a média geral foi de 8,35 Km/l percorrendo ao total 388 Km. Melhor média cidade: 6,47 Km/l e melhor média estrada: 13,9 Km/l.

PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 13


HOTELARIA

Foto Panorama do Turismo

Pestana reabre em Buenos Aires

Emblema da boa hospitalidade na capital argentina

Novidade na Pipa

Travel Inn, agora em Antônio Prado

Foto Divulgação | AD Comunicação

Na charmosa Praia da Pipa, litoral do Rio Grande do Norte, a novidade em termos de hospedagem, desde o final do ano passado, é o exclusivo e inovador Filha da Lua Eco Lodge. Criado pela polonesa Inga Synoradzka d'Ansembourg, inspirada em experiências próprias em viagens ao redor do planeta, o empreendimento integra um projeto conectando luxo e o turismo eco-consciente. O resort foi construído com madeira de reflorestamento de eucalipto, reduzindo as emissões de carbono do concreto do projeto, e para manter o entorno intocado, seus dezessete bangalôs fora montados sobre palafitas. Os bangalôs são cercados por vegetação abundante e têm vistas para o mar, para os jardins ou para uma das piscinas. E seus itens decorativos foram escolhidos com base nas viagens de Inga.

Interior do bangalô de luxo 14 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Um dos bons endereços de hospedagem na capital da Argentina – é um quatro estrelas superior, localizado em plena Avenida 9 de Julho e vizinho do Teatro Colón –, o Pestana Buenos Aires Hotel está novamente de portas abertas. Em função da pandemia, ele ficou dois anos fechado ao público! Essa unidade portenha da Rede Pestana oferece vários diferenciais. Seus aposentos, por exemplo, são amplos e iluminados também por luz natural – alguns têm banheira com hidro. Recentemente renovado, seu health club & spa assegura tratamentos e massagens exclusivos e reúne piscina coberta, academia, sauna e jacuzzi. E a gastronomia leva à mesa pratos da culinária argentina e internacional, no Restaurante Il Moro, e aperitivos, no Tango Bar.

No eixo do seu projeto de expansão na porção sul do país, a Rede Travel Inn inaugurou no dia 11 agora de fevereiro uma nova unidade na região serrana do Rio Grande do Sul. “O Travel Inn Axten Antônio Prado Hotel tem foco principal no turismo de lazer”, comenta Manuel Gama, presidente do grupo hoteleiro. Com apenas sete pavimentos, projeto arquitetônico arrojado e funcional, o novo hotel agrega 125 apartamentos e seis salas para eventos incorporadas ao prédio principal. Na estrutura do Travel Inn Axten Antônio Prado os hóspedes ainda encontram piscinas, lazer infantil, espaço fitness, restaurante, bar executivo e sala de jogos. "Tanto pelo crescimento da região e seus muitos atrativos, quanto pela proximidade com a cidade de Caxias do Sul, também temos um centro de convenções para atender seminários, convenções e treinamentos, pois não existe essa oferta de espaço em Antonio Prado", acrescenta o dirigente da Travel Inn.


Referência da boa hospitalidade de Ponta Grossa, município paranaense distante cerca de 100 quilômetros da capital Curitiba e onde está situado o Parque Estadual de Vila Velha, o Planalto Select Hotel (Rua Sete de Setembro, 652 – telefone 42| 3220-7900) acaba de ganhar outra suíte temática. Dessa vez, a novidade é a suíte Motor Road. Implantada em homenagem aos hóspedes motociclistas, ela traduz projeto de alunas do curso de Design de Interiores do Centro Europeu. “Somos o primeiro hotel do interior do estado nesse nicho temático”, comemora o gerente geral Daniel Wagner, salientando ser a iniciativa uma espécie de volta às origens, “pois

Foto Divulgação | Planalto Select Hotel

Planalto inaugura suíte temática

A nova suite tem fotos dos anos 1980 captadas pelo pai do gerente, Franklin Wagner

meu avô paterno, Ricardo Wagner, possuiu a primeira Harley-Davidson, como se tem notícia, do Brasil”. Em paralelo à implantação da nova suíte, o hotel também firmou parceria com uma startup focada no universo das motos, de modo a trazer experiências e diferenciais aos motociclistas em viagens e turismo.

PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 15


GASTRONOMIA

Nayme, novo endereço. Mesma qualidade!

Mix de sugestões do menu executivo, entre charutos, kafta, arroz com lentilha e outras tentações

com trigo boulgor, coalhada e croutons de pão árabe) e o Frouj (frango assado à moda árabe, servido com couscous). O cardápio apresenta os afamados quibe cru, hummus, tabule, sfihas, arroz com lentilhas, kaftas, falafel, pastas árabes, charutos, e sugestões como o Frango Nayme, o Fattet hummus e Chich Barak. Entre as sobremesas, destaque para o Nayme & Miguel, releitura libanesa do Romeu e Julieta, feito com tâmaras no lugar da goiabada e o queijo halloume, semelhante ao queijo coalho. Aberto de domingo a domingo, das 12h00 às 23h30 sem interrupções – com almoço executivo do meio dia até cinco da tarde –, o Nayme também cativa pelos espaços aconchegantes e com decoração propiciando uma imersão na cultura libanesa, elegante serviço de louças, pratos finalizados com esmero e atendimento cortês.

Para turistas em visita ao litoral paranaense (ver a matéria de capa, entre as páginas 10 e 12), o barreado constitui experiência indispensável. Prato típico da região, com história centenária e ligada à folia de Momo, ele é elaborado com cortes bovinos cozidos por longas horas, em panela de barro com tampa lacrada com uma massa à base de farinha. E chega à mesa acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca e banana. Na cidade de Morretes, por exemplo, os restaurantes Madalozo (Rua Almirante Frederico de Oliveira, 16 – telefone 413462-1410) e Stazione (Rua General Carneiro, s/n – telefone 41| 3462-4333) são referências no preparo da saborosa iguaria.

Barreado, vale experimentar

Foto Panorama do Turismo

Em endereço novo desde o final do ano passado, o curitibano Restaurante Nayme (Rua Coronel Dulcídio, 572 – telefone 41|3308-1882) continua encantando paladares em busca das tradicionais receitas da culinária árabe. Mas com a intenção de surpreender a clientela, a chef e proprietária Yasmin Zippin aproveitou a mudança para agregar novidades no cardápio. São novos pratos o Tablieh (tábua de frios árabe), o Arnabit da Vó Nayme (couve-flor regada com molho tarator, amêndoas douradas na manteiga e grãos de romã), o Fttet berinjela (berinjela grelhada, servida

Foto Panorama do Turismo

Barreado, prato litorâneo

16 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO


PANORAMA DO TURISMO | FEVEREIRO 2022 | 17


Foto Divulgação | Mavsa Resort

5

Foto Divulgação | Revista Hotéis

4

3

Foto Panorama do Turismo

2

Foto Divulgação | LHW

1

Foto Júlio Zaruch

PRIMEIRA CLASSE

1 Rosy de Sá Cardoso, pioneira jornalista curitibana, durante décadas editora de turismo do jornal Gazeta do Povo, faleceu nesse mês, aos 95 anos 2 Andrea Scherz, respeitado hoteleiro suíço, assumiu a presidência do conselho do The Leading Hotels of the World-LHW 3 Denise Stica Guimarães, presidente da ABGTur, foi convidada e aceitou assumir a Diretoria de Turismo do município paranaense de Colombo 4 Daniel Pereira e

18 | FEVEREIRO 2022 | PANORAMA DO TURISMO

8

Foto Divulgação | Way Comunicação

7

Foto Divulgação | A4&Holofote Comunicação

6

Foto Divulgação | Speyside

Edgar Oliveira, gerente de Produto da Equipotel e diretor editorial da Revista Hotéis, na live de apresentação dos ganhadores do Troféu Melhores Fornecedores da Hotelaria 5 Paula Labaki, respeitada chef de cozinha, é a mais nova contratada do paulista Mavsa Resort 6 Jorge L. Rodriguez foi anunciado como presidente regional para a América Latina e Caribe da Subway 7 Carolina Gomide é a nova gerente geral do Transamerica Prime Ribeirão Preto Hotel 8 Vanessa Costa acabou reeleita, por aclamação, presidente da Associação Brasileira de Parques e Atrações-Adibra




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.