Panorama do Turismo de Novembro

Page 1

Panoramado

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 16 | No 196 | Novembro | 2021

Curitiba, Gramado e Canela iluminadas pelas luzes do Natal Páginas 12 a 14



PROGRAMA LEGAL

Natal iluminado!

No roteiro de Santos

O ano de 2021 vai fechando sua temporada. E as luzes do Natal voltam a iluminar diversas cidades. Com efeito, para quem pretende vivenciar desde já o clima natalino, essa edição da Panorama do Turismo sugere três destinos da porção sulina do Brasil: Curitiba, Gramado e Canela. A reportagem está entre as páginas 12 e 14. Convidada pela organização do evento, Panorama do Turismo esteve no começo agora de novembro na cidade gaúcha de Gramado, participando do Festuris – Festival Internacional de Turismo de Gramado 2021. A exemplo de anos anteriores, a feira de negócios turísticos mais representativa do pais foi um sucesso. Para saber detalhes dela basta correr os olhos nas próximas páginas 4 e 5. E como nas revistas anteriores, essa edição igualmente vem recheada com outras notícias positivas do turismo. Vale a pena conferir. Boa leitura!

A propósito da edição de outubro passado, destacando a festa de entrega do Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2020, ficam registradas, entre outras, as manifestações dos seguintes leitores: A revista está linda e informativa como sempre. Parabéns pela festa dos troféus do Prêmio Panorama do Turismo, Nelci Seibel (Joinville-SC); Mais uma vez nos surpreendendo, Cleber Volpato (Salto-SP); Parabéns pelo evento de entrega de premiações, tão importante ao Paraná, principalmente, neste momento, Carlos Solera (Urupema-SC), Parabéns, esse trabalho dignifica o turismo, Ezequias Ferré (São Paulo-SP); Como sempre, sensacional, Carlos Borges (Curitiba-PR). Nas mídias sociais, foram muitos os aplausos.

Fotos Panorama do Turismo

Leitores

Para turista em visita a Santos, cidade do litoral paulista, um programa legal é conhecer o Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – telefone 13|3233-9670). Instalado num dos casarões recuperados do centro histórico local, o Valongo, e aberto de terça a domingo, no horário das 10h00 às 18h00, ele terá entrada gratuita até o final desse ano. No museu, o público vê resgatada a singular trajetória de Edson Arantes do Nascimento, nome de batismo do Pelé. O acervo agrega documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens pessoais do Atleta do Século XX. Nos 4.134 metros quadrados do Museu Pelé, os visitantes também encontram áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do jogador brasileiro de maior fama ao redor do planeta, desde seu nascimento na cidade mineira de Três Corações. Quem vai aproveitar a temporada de cruzeiros embarcando no porto de Santos, e tem interesse em conhecer o local, pode antecipar em um dia a chegada à cidade para curtir esse programa legal.

Capa Curitiba, Canela e Gramado Fotos Panorama do Turismo Expediente Panorama do Turismo Ano 16 | No 196 | Novembro | 2021 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp.

Acima, o casarão onde está instalado o museu. E ao lado, um dos andares com o acervo resgatando a trajetória do Rei do Futebol

Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 3


EVENTOS

Fotos Panorama do Turismo

Festuris Gramado, outra edição histórica!

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto fala na abertura do Festuris

A feira comercial obedeceu os protocolos sanitários vigentes

No Meeting Festuris, momentos de conhecimento

4 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Mais importante evento de relacionamento, conhecimento e negócios do calendário turístico do Brasil, o Festuris-Festival Internacional do Turismo de Gramado teve realizada sua edição desse ano – entre os dias 4 e 6 desse mês de novembro, na cidade gaúcha de Gramado – com muitos elogios e resultados bastante positivos. Em relação a 2020, o crescimento geral foi de 64%! Segundo Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris Gramado, essa 33ª edição da feira comercial ocupou, no Serra Park, área de 22.000 metros quadrados e agregou 1.700 marcas em exposição, 210 estandes, quinze destinos internacionais e mais os brasileiros. Bem como registrou 8.000 visitantes e cerca de 10.000 reuniões agendadas pelo aplicativo do evento. "Saímos dessa edição muito seguros de que o turismo está retornando com força total e, certamente, não mais de cinco anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo, mas que nosso planeta esteja acima de tudo e que seja plural", afirma Marta. Para Zorzanello, o Festuris foi marcado pelo alto astral e clima de renovação. "Traduzimos a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade, tudo isso faz parte do novo mundo e, cada vez mais, o Festuris quer caminhar com esse viés mais humano", pondera o empresário ao comentar o apoio da Semearhis, startup de inclusão social. Para o próximo ano, além de contar com Gramado e Rio Grande do Sul como cidade e estado anfitriões, o Festuris terá a Argentina como nação convidada. "Um país que nos acompanha há tanto tempo, nosso vizinho, que é o responsável pelo maior número de turistas estrangeiros para o Brasil, chegou a nossa vez de dar essa contrapartida", reforça Eduardo. Marta Rossi complementa, lembrando da segunda edição do Festuris, quando ela e a sócia Silvia Zorzanello, começaram a visitar feiras internacionais para encontrar inspirações e divulgarem o evento. "O Rio Grande do Sul não existia para a Europa, o estado foi reposicionado no mapa a partir do Festuris. Nos vendíamos através da


Argentina; nada mais justo ter ela como primeira nação convidada do nosso Festuris", frisa. Representando a cidade anfitriã, o prefeito Nestor Tissot ressalta o legado do evento. "Que bom que temos o Festuris aqui há 33 anos, é um evento que tem credibilidade e Gramado é um atrativo à parte. Além disso, o impacto econômico é fantástico com a geração de empregos, negócios que se constroem, com a divulgação da imprensa. O faturamento não é só no momento do evento ele perdura", analisa Tissot. O sucesso do Festuris Gramado também encontrou tradução com palestrantes de renome e ampla participação nos momentos de troca de conhecimentos do Meeting Festuris. E sua importância ainda fica visível pelo nível dos patrocinadores (Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae), dos apoiadores (BRDE e Embratur) e dos parceiros estratégicos (Rede Laghetto de Hotéis, Gramado Receptivo, Azul, Gol, Brocker, Planalto, Prudent e Transul). O Festuris de 2022 está agendado, em princípio, para o período de 3 a 6 de novembro. No entanto, a data poderá ser alterada em função do calendário internacional de feiras de turismo.

Fotos Panorama do Turismo

Personagens em destaque no evento

1

4

8

5

9

2

3

6

7

Entre os vários personagens importantes do Festuris 2021, Panorama do Turismo clicou: 1 Os anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello 2 João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo 3 Alexandre Sampaio, presidente da FBHA 4 Pedro Kempe, diretor da Domus Viagens 5 Paulo Angeli, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu 6 Vaniza Schuler, consultora da Urbia 7 José Ribamar, gerente do Hotel Villa Mayor 8 Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo 9 Roberto Bacovis, gerente de Marketing e Vendas do Itá Thermas Resort Panorama do Turismo participou do Festuris 2021 como mídia convidada da organização PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 5


HOTELARIA

Boa hospedagem no litoral do PR

Fotos Divulgação | Sesc-PR

Acima, vista aérea do Sesc Caiobá. Nas fotos abaixo, parte do conjunto de piscinas e ângulo de um dos apartamentos

Situado no litoral do Paraná, município de Matinhos, e agregando apartamentos confortáveis e funcionais, dois restaurantes, uma cafeteria, conjunto de piscinas, cinema e amplo espaço para eventos, entre outras particularidades, o Sesc Caiobá - Centro de Turismo e Lazer (Rua Dr. José Pinto Rebelo Junior, 91 – telefone 41|3452-8800) é o lugar perfeito para passar férias ou aproveitar a folga em fins de semana e feriados. Estrutura modelo Planejado, nos mínimos detalhes, para oferecer a melhor acolhida e variadas opções de lazer, diversão e descanso, o Sesc Caiobá é referência, inclusive, para unidades congêneres existentes em outros estados. E funciona o ano inteiro! Em termos de hospedagem, os hóspedes contam com 137 aconchegantes apartamentos distribuídos em duas alas, nas categorias standard, superior e suítes, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais. Na área de gastronomia, existem os restaurantes Sabores do Litoral e Farol das Conchas – o primeiro com serviço de bufê e o segundo, operado pelo Senac, funcionando no sistema à la carte –, mais um café escola do Senac e a lanchonete Mar Aberto. Agora na temporada de veraneio, o espaço mais requisitado é o parque aquático, com quatro piscinas convidando para um refrescante mergulho. Sua estrutura de lazer e diversão, porém, ainda disponibiliza ginásio de esportes, campo de futebol sintético, brinquedoteca, playground, o Cine Sereia, salas de jogos, leitura e de home theater. Além disso, lógico, o Sesc Caiobá constitui base legal para curtir a praia, do outro lado da rua, e para explorar os atrativos turísticos do litoral do Paraná. Reservas antecipadas Para quem pensa em conhecer e disfrutar dessa singular estrutura de turismo e hospedagem do litoral paranaense também em outras épocas do ano – a propósito, aberta da mesma forma a não comerciários –, um recado: as reservas sempre precisam ser efetivadas com antecedência. Para tanto, os canais de contato são os telefones 41|3452-8971 e 41|3452-8972, o e-mail reservas.caioba@sescpr.com.br e ainda o site www.sescpr.com.br/caioba.

6 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Para quem pretende curtir as festas de final de ano respirando o ar puro do campo e no meio de exuberantes cenários naturais, a dica é reservar lugar na Pousada Fazenda Ribeirão das Flores. Empreendimento de turismo rural dos mais completos do Paraná, situada no município de Castro, distante de Curitiba cerca de 84 quilômetros, ela disponibiliza variadas alternativas de hospedagem, entre apartamentos e chalés para famílias de até dez pessoas, e regime de pensão completa. Para saber mais e também fazer reservas basta ligar para 41|3357-7474 ou 41|3357-0927.

Rede Windsor

No dia 1º de dezembro, a Rede Windsor Hoteis, referência no setor hoteleiro do país, vai comemorar 35 anos. A data terá ações para colaboradores, clientes, parceiros e moradores do Rio de Janeiro e de Brasília, cidades onde estão localizados seus dezessete hotéis. Esses 35 anos, aliás, estão sendo celebrados desde o início do ano, com promoções para hóspedes, inauguração de uma nova unidade, lançamento de identidade visual comemorativa e outras iniciativas.

Maringá, com Bourbon

Foto Divulgação | Excom Comunicação

Final do ano

Esse mês de novembro marcou a estreia da Rede Bourbon Hotéis & Resorts – uma das dez maiores do Brasil – na cidade paranaense de Maringá. A entrada no mercado hoteleiro local aconteceu com a inauguração do Rio Hotel by Bourbon Maringá (Avenida Colombo, 9.161 – telefone 0800 7018181). O novíssimo hotel, situado nas proximidades do Shopping Catuaí, acena com 121 apartamentos e suítes, e ainda agrega em sua estrutura restaurante, academia, piscina, estacionamento e uma área de eventos com 165 metros quadrados. “Trouxemos para o norte do Paraná um empreendimento robusto, na melhor localização e pronto para oferecer o melhor no quesito hospedagem para quem visita Maringá a turismo ou negócios”, diz Alceu Vezozzo Filho, presidente da rede. Fachada do novo hotel

PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 7


GASTRONOMIA

Di Paolo em Curitiba

e atendimento muito simpático, o endereço recebe a clientela, de segunda a domingo para almoço e jantar. O menu oferece a tradicional Sequência da Serra, com capeletti in brodo, saladas, maionese, galeto al primo canto, polenta e queijo à doré e opções de massas e molhos para combinar. Também há a possibilidade de pratos à la carte. Para harmonizar, o restaurante conta com adega reunindo rótulos de reconhecida procedência e ainda um vinho de marca própria muito apropriado.

Foto Panorama do Turismo

Curitibanos e turistas em visita à capital paranaense já podem saborear, sem sair da cidade, o famoso galeto al primo canto da região serrana do Rio Grande do Sul. O prato é uma das especialidades da rede gaúcha de restaurantes Di Paolo Galeto, cujo endereço em Curitiba (Avenida Prefeito Omar Sabbag, 461 – telefone 41|99229-1107) foi aberto ao público nesse mês de novembro. Instalado em amplo imóvel, com vários ambientes aconchegantes

Novidade da Vinícola Araucária

O elogiado e premiado portfólio da paranaense Vinícola Araucária – com vinhedos e estrutura de produção localizados aos pés da Serra do Mar, no município de São José dos Pinhais – acaba de ganhar mais um branco fino. A novidade é o Angustifólia Chardonnay Reserva, safra 2019. Elaborado com uvas selecionadas e com fermentação em barricas de carvalho francês e amadurecido na própria garrafa, o vinho expressa uma estrutura equilibrada e versatilidade, Para saber mais vale acessar www.vinicolaaraucaria.com.br.

Das fornadas saem muitas tentações

Quem passeia pela Praça das Etnias, na cidade gaúcha de Gramado, pode acabar surpreendido pelo cheirinho de pães frescos e quentinhos. O aroma arrebatador vem dos fornos de barro a lenha existentes no logradouro. Agora na temporada de férias, a produção no espaço Fornos de Gramado acontece diariamente. O local é compartilhado por famílias de agricultores, cada qual envolvida, em sistema de rodízio, no fabrico de pães de variados tipos, tentadoras cucas e biscoitos. Tudo com receitas próprias! Essas famílias estão agregadas em torno da Associação dos Fornos de Gramado. E das suas fornadas colocam à venda, por exemplo, pães sovado, de milho ou de aipim, cucas simples ou com chocolate, ricota ou com frutas, e um delisoso pãozinho feito com queijo e linguiça misturados na massa. 8 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Divulgação | Vinícola Araucária

Fornos de Gramado

Foto Panorama do Turismo

O galeto e alguns dos seus acompanhamentos

Perfeito para refrescar essa estação


Club Smoke, campeão de pedidos

À luz de velas

Ambiente para um encontro romântico

Boa gastronomia do NH, atração na ceia de final de ano

Foto Panorama do Turismo

Um dos charmosos endereços de hospedagem da capital paranaense, o NH Curitiba The Five (Rua Nunes Machado, 68 – telefone 41| 3434-9400) quer também surpreender paladares com sua ceia de Réveillon. “O menu criado pelo chef Silvonei Souza para a última noite do ano está perfeitíssimo”, adianta Antonio Albuquerque, diretor geral hotel. A partir das 21h00 do dia 31, os convidados poderão desfrutar de antepastos, entradas, sushis, grande variedade de pratos quentes, mais opções vegetarianas e veganas. E, lógico, uma irresistível mesa de doces, Para harmonizar, a carta de bebidas reunirá vinhos branco e tinto, agua, refrigerantes e espumante para brindar a chegada de 2022.

Foto Panorama do Turismo

Ceia do Réveillon

Foto Panorama do Turismo

Carnes defumadas

Em Curitiba, quem aprecia carnes defumadas no capricho e com expertise precisa conhecer o Quintal Hopland (Rua Brasilio Itiberê, 4.057 – telefone 41|33593602). Com mesas montadas em espaços interno e externo e serviço atencioso, esse descontraído gastrobar acena com cardápio de sanduíches, porções e pratos mais elaborados, além de cervejas, chopes e drinques especiais. Uma das sugestões mais pedidas do menu é o Club Smoked, mix de carnes defumadas, com pork ribs, beef ribs, brisket e linguiça campeira, acompanhado de coleslaw, relish de pepino, molho barbecue caseiro, salsa criolla e fatias de pão. Nos finais de semana, no horário do almoço, tem picanha, alcatra orelha de elefante, coxa e sobrecoxa de frango e linguiça campeira, acompanhados de arroz, maionese, farofa, legumes braseados ou salada.

Instalado em um histórico casarão do centro da capital paranaense, onde o clássico Bar Palácio funcionou por décadas, o Palco dos 5 Sentidos (Rua Barão do Rio Branco, 438 - telefone 41|99889-0259) promete clima de total romantismo com jantar à luz de velas e solos de violinos. De terça a sábado, das 19h00 até 23h30, o charmoso espaço multicultural oferece cardápio com raclettes, pratos executivos e à la carte, pizzas e opções vegetariana e veganas. Complementam a boa mesa apresentações, além dos solos de violinos, de quartetos de cordas, cantores líricos, de piano e flauta. Mais detalhes em www. palcodos5sentidos.com.br.

PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 9


Fotos Carlos Fernando Schrappe Borges

AUTOMOBILISMO

HONDA WR-V 2021

Carlos Fernando Schrappe Borges

Conseguimos, após quase um ano de espera, testar o novo WR-V, o SUV compacto da Honda. A unidade cedida na versão EXL e na cor Cinza Barium, parte de R$ 105.600. A versatilidade deste veículo é proporcionada pelas diversas modulações dos bancos, onde você consegue rebater, dobrar ou erguer qualquer um facilmente, ampliando a capacidade do porta-malas, totalmente acarpetado, até incríveis 1.045 litros. É isso que conquista boa parte de seus compradores. O interior é agradável, mas como a maioria dos carros do segmento, abusa dos plásticos rígidos. Você facilmente encontra uma boa posição de dirigir, os bancos forrados em couro assentam bem o corpo e não causam desconforto em viagens longas. O painel de instrumentos e a central multimídia não são dos mais modernos e o computador de bordo é simples e tem seu acionamento pela tradicional vareta. Todavia tudo funciona, e muito bem. A conectividade com o smartphone é perfeita, a central não trava, a qualidade sonora é excelente, tem gps nativo e alguns botões analógicos que sempre ajudam. O ar-condicionado totalmente digital se destaca visualmente, é eficiente e fácil de usar. Na linha 2021 o WR-V ganhou uma nova frente, mais limpa e robusta, faróis e lanternas traseiras em LED, novo para-choque traseiro, seis airbags, espelho retrovisor fotocrômico, controle de estabilidade e tração, sistema de monitoramento

O WR-V continua moderno e funcional. Oferece painel completo e ar digital. E o motor permanece o 1.5 L 16V SOHC i-VTEC FlexOne

10 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

da pressão dos pneus onde uma luz no painel acende avisando que algum pneu está com problema, mas não indica qual. Falta um sensor de ponto cego, já comum em outros modelos Honda. Quanto aos pneus uma ressalva: o carro é equipado com o Pirelli Cinturato P1, na medida 195/60 R16. Não é a melhor opção com relação a nível de ruído, economia e frenagem na chuva. Existem melhores no mercado. O nível de ruído do motor invade o habitáculo, tanto em arrancadas na cidade quanto em retomadas na estrada. Carece de melhor isolamento acústico. É impulsionado pelo conhecido 1.5 L 16V SOHC i-VTEC FlexOne, de 116 cv e torque de 15,3 kgf.m. Elástico, econômico, durável e de baixa manutenção. O câmbio CVT com Paddle Shifts simula até sete velocidades e tem a opção Sport que melhora as retomadas e é muito útil para usar o freio motor. Em nosso teste rodamos 619,6 km e fizemos na cidade a média de 9,03 km/l e na estrada 14,85 km/l, abastecido com gasolina. O veículo foi cedido pela fábrica e retirado na concessionária Niponsul de Curitiba. www.honda.com.br


PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 11


MATÉRIA DE CAPA

Fotos Panorama do Turismo

Encante-se com as luzes do Natal

No Palácio Iguaçu, em Curitiba, tem show sextas e sábados

Charmosas e turísticas cidades do sul do país, Curitiba, Gramado e Canela desde sempre viram ser mantidas vivas – provavelmente, por terem sido colonizadas por europeus – muitas tradições natalinas. A Missa do Galo, a ceia de Natal preparada com esmero, o pinheirinho enfeitado, o Papai Noel entregando presentes e a decoração de rua, entre outras particularidades, constituem traços comuns entre elas. Sem deixar de perder sua essência, o Natal nessas três localidades, porém, acabou também se transformando em produto turístico. Ou seja, é um atrativo para viajantes de todas as idades em busca novas experiências. Por isso, nessa época do ano, Curitiba, Gramado e Canela se enfeitam e se iluminam e ainda desenvolvem extensa programação festiva para celebrar com os visitantes a data maior do cristianismo. As luzes do Natal, é certo, encantam os turistas em visita a esses três destinos! Em Curitiba

Rua Coberta, ponto de encontro em Gramado

12 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Na capital dos paranaenses, a programação alusiva ao Natal começou no dia 18 agora de novembro. Nesse ano, por causa dos tais dos protocolos de biossegurança, contudo, sua principal atração deixará de ter o formato presencial. Pois é, as emocionantes apresentações do coral de crianças e adolescentes


Fotos Panorama do Turismo

nas janelas do Palácio Avenida vão se resumir a um único espetáculo a ser transmitido no dia 18 de dezembro, às 20h00, através do canal do Banco Bradesco no YouTube. Para compensar, Curitiba tratou de reforçar a decoração de ruas e logradouros públicos e de elaborar um múltiplo calendário festivo. No eixo da Rua XV, o pioneiro calçadão para pedestres do Brasil, exemplificando, o visitante encontrará mantos de luz, a Árvore da Vida – com onze metros de altura e 5.000 vasinhos de sálvias –, postes transformados em candelabros e caixas de presente gigantes a proporcionar experiências olfativas. Ícone do turismo local mais fotografado, o Jardim Botânico, da mesma forma, foi alcançado pelo espírito natalino. Além da decoração temática e da

Calçadão da Rua XV, em Curitiba, point para fotos

Shows na Catedral de Pedra, em Canela, atraem os visitantes

PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 13


iluminação da sua estufa, tem até passeio em balão de ar quente, com voos cativos a 40 metros do solo. Para conferir a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, é só acessar https:// natal.curitiba.pr.gov.br.

Fotos Panorama do Turismoo

Show no trajeto do Bus Illumination

Igreja Matriz de Gramado, iluminada para o Natal

Em Gramado Situada na região serrana do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado promove uma extensa programação natalina. A 36ª edição do evento Natal Luz começou no dia 18 de outubro e seguirá até 30 de janeiro do próximo ano! Com ruas, praças, residências e endereços do comércio com coloridos enfeites, a cidade parece um pequeno presépio. Nesse passeio, a referência é a luminosa Rua Coberta, em cujo palco se apresentam diariamente, sempre a partir das 19h00, artistas do pop, rock, jazz e música gaúcha, entre outros estilos. A principal estrutura para os shows gramadenses está montada no central Lago Joaquina Rita Bier. Em dias alternados, esse singular

espaço acolhe o público para os shows Nativitaten e Natalis – A Criação. Para ambos existe necessidade de comprar ingresso. Para quem está em Gramado, um programa legal é curtir o passeio, pago, do Bus Illumination, passando pelas principais atrações noturnas da cidade e também da vizinha Canela. Para conferir a programação do Natal Luz e comprar ingressos vale visitar o site https://www.natalluzdegramado.com.br. Em Canela A bela Catedral de Pedra, mais vistoso emblema da fé católica de Canela, ao lado de Gramado, é o palco principal da programação do evento Sonho de Natal, nessa edição a ser desenvolvido até o dia 9 de janeiro de 2022. As altas paredes frontais do fascinante templo servem de suporte para dois shows de luzes, som e projeções: a Fábrica de Sonhos e o Espetáculo Vida, com direito a Papai Noel descendo da torre de rapel. Para saber quais atrações do evento natalino de Canela mais podem interessar, a programação completa está no site https://www.sonhodenatal.com.br.

14 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


PANORÂMICAS

Começa a escolha dos destaques do setor

Conforme o novo texto do regulamento, até o dia 6 de dezembro deverão ser definidas as candidaturas para as categorias em disputa e no período de 12 de janeiro a 12 de março de 2022 disponibilizada, no site www.panoramadoturismo.com.br, a habitual ficha de votação popular. A exemplo dos anos anteriores, a premiação permanece envolvendo a participação e chancela da Abav-PR, Abrasel-PR, Abrajet-PR, ABGTur, ABIH-PR, Abeoc-PR e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR.

Foto Divulgação

Reunião realizada na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, dia 16 desse mês, marcou o início do processo de identificação dos destaques do setor turístico no estado em 2021. Na oportunidade, foi discutido e aprovado o regulamento orientador da décima edição do tradicional Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais e Iniciativa do Ano. Desse vez, o prêmio homenageará os destaques das seguintes categorias: Meio de Hospedagem, Estabelecimento Gastronômico de Interesse Turístico, Agência de Turismo Receptivo, Agência de Turismo Emissivo, Operadora de Turismo, Empresa de Eventos, Espaço de Eventos, Guia de Turismo, Divulgação Turística, Iniciativa do Ano, Canal Digital de Promoção do Turismo de Destinos Paranaenses e Personalidade do Ano.

No encontro de elaboração do regulamento, Fábio Skraba (presidente da Abeoc-PR), Elisa Battisti (executiva da Abav-PR), Giovanni Bagatini (dirigente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR), Denise Guimarães, Jean Féder (presidentes da ABGTur e da Abrajet-PR) e Júlio Cézar Rodrigues (diretor da revista Panorama do Turismo)

Turismo religioso

No início de dezembro, aproveitando a realização do Festival das Cataratas, os membros do Grupo de Trabalho-GT de Turismo Religioso do Paraná vão se reunir na cidade de Foz do Iguaçu para avançar na formatação de um calendário, para o próximo ano, capaz de alavancar as atividades do segmento. Coordenado pela Paraná Turismo – braço operacional do governo estadual para o setor, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo –, o GT também agrega representantes da Fecomércio-PR e da secional paranaense da Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Abav-PR. De acordo com o diretor-presidente da Paraná Turismo, essa modalidade turística tem uma grande importância para o estado. "O turismo religioso é um dos nichos com maior crescimento no Paraná. Nós temos, por exemplo, a cidade de Lunardelli, com o Santuário de Santa Rita de Cássia, o qual chega a receber 50.000 pessoas em um único domingo", aponta Jacob Mehl. "Esse GT une a força de diversas instituições com expertise e foco no trabalho cooperado para o desenvolvimento desse tipo de turismo", afirma o assessor da presidência da Fecomércio-PR, Giovanni Bagatini. "Nós estamos em processo de crescimento desse grupo de trabalho, o qual estuda o turismo religioso do Paraná em todas as suas formas, capacitando, orientando e incentivando as regiões turísticas do estado", destaca o coordenador do GT, Eliseu Rocha. PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 15


Festival das Cataratas, ênfase aos negócios

Foto Panorama do Turismo

Nesse ano da sua 16ª edição, o Festival das Cataratas – agendado para os dias 1, 2 e 3 agora de dezembro, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu – deverá deixar mais evidente ainda seu foco na geração de negócios. Inclusive, a organização do evento definiu a programação de atividades de modo a ajudar na concretização e no fortalecimento de boas parcerias. Com organização da conceituada empresa De Angeli Eventos & Empreendimentos, esse importante evento da agenda do turismo conta com patrocínio do Sebrae, Fecomércio-PR e da Confederação Nacional do

O Festival das Cataratas é uma importante vitrine para o turismo paranaense

16 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC. Para aproximar potenciais parceiros, a programação tem marcado, por exemplo, o Match de Negócios do Festival das Cataratas (rodada de negócios para os empresários, com agendamento pelo aplicativo Meu Sebrae), o Speed Dating (oportunidade para expositores da Feira de Turismo e Negócios interagirem com integrantes da caravana do Sebrae) e o Conexões Empresariais Sebrae-PR. A agenda de palestras do Festival das Cataratas, por outro lado, vai abrir espaço para um assunto de muita importância para Foz do Iguaçu, qual seja, a possibilidade de se tornar o primeiro destino halal da América Latina. O tema será abordado por Ali Saifi, CEO da Cdial Halal, única certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes e do Golfo. Panorama do Turismo fará a cobertura desse reconhecido evento do calendário nacional, conforme convite da organização.


Vozes do Paraná

O Grupo G5 – colegiado do turismo paranaense com participação de algumas das principais entidades do segmento – acaba de lançar seu novo logotipo e de ganhar mais uma instituição como membro fixo. Criado em 2018 para contribuir com o fomento do turismo no Paraná, desde então o G5 vem consolidando sua presença e abrindo frentes de diálogo e divulgação. Nesses aspectos, a propósito, soma a representatividade da Abav-PR, do SEHA-Curitiba, da Abrasel-PR, da ABIH-PR, da Fecomércio-PR e da Abeoc-PR e também trata de buscar interação com o público através das redes sociais.

Troca de comando

A secional paranaense da Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Abav-PR, vai iniciar dezembro sob novo comando: João Alceu Rigon Filho, eleito presidente pela chapa Encontro com o novo, substitui no cargo o empresário e líder classista Antonio Azevedo. A diretoria da Abav-PR para o período 2021-2023 tem a seguinte composição: presidente, João Alceu Rigon Filho; vice-presidente Administrativo e de Patrimônio, Geraldo Rocha; vice-presidente Financeiro, Adriani Ivalde Nichele Kusma; vice-presidente de Marketing e Eventos, Douglas Vojivoda; vice-presidente de Relações com os Associados, Roberto Bacovis; vice-presidente Capacitação e Certificação, Cristiane Yuri Toma; vice-presidente de Turismo Especializado, Felipe Gonzalez; vice-presidente de Relações com o Mercado, Sergio Maciura.

Reprodução

Nova logomarca

Profissional com mais de quatro décadas de atuação na mídia especializada – sua primeira matéria assinada data de fevereiro de 1978, publicada no caderno Automóvel e Turismo do jornal Diário do Paraná –, o jornalista curitibano Júlio Cézar Rodrigues está retratado do volume 12 do livro Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, do conceituado jornalista Aroldo Murá G. Haygert. O livro, reunindo o perfil de ilustres personagens, foi lançado na noite do dia 10 agora de novembro, no histórico Palácio Garibaldi, em Curitiba. Júlio Cézar Rodrigues é diretor e editor da revista e do site Panorama do Turismo. Também criou o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano, principal honraria do turismo paranaense, já a caminho da sua décima edição consecutiva.

Terra Santa e Fátima

Já está programado e organizado: em fevereiro de 2023, a operadora curitibana DOMUS Viagens levará um exclusivo grupo de peregrinos para experiências únicas em alguns dos principais emblemas da fé católica. E seu pacote turístico pela Terra Santa e Fátima ainda terá como diferencial a companhia da compositora e cantora de hits religiosos Ziza Fernandes! Esse tour de doze dias da DOMUS Viagens propiciará, além de oportunidades de contemplação de belíssimos cenários, momentos de muita espiritualidade. Em Portugal estão previstas visitas à Igreja de Santo Antônio, em Lisboa, e ao Santuário de Fátima; E na Terra Santa os participantes do grupo poderão percorrer os caminhos de Cristo, na Galiléia e em Jerusalém. “Eu pessoalmente acompanharei esses viajantes”, afiança Pedro Kempe, diretor da operadora, para reforçar o compromisso na oferta de um pacote turístico planejado com todo profissionalismo e com cidades e locais de visitação definidos por especialistas em roteiros religiosos. Para saber mais detalhes desse pacote basta entrar em contato com alguma agência de viagens parceira da operadora. PANORAMA DO TURISMO | NOVEMBRO 2021 | 17


5

Foto Divulgação | Festuris Foto Panorama do Turismo

4

2

Foto Arquivo Panorama do Turismo

3

Foto Divulgação | Mkt-Mix

1

Foto Panorama do Turismo

PRIMEIRA CLASSE

1 Jandir Dalberto e Paulo Geremia, sócios da unidade curitibana da rede de restaurantes Di Paolo Galeto, na abertura do estabelecimento 2 Tia Iara – ícone do setor de agenciamento turístico gaúcho – segura o

18 | NOVEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Divulgação | SIHGO

Foto Pnorama do Turismo

merecido Troféu Sílvia Zoerzanello, observada por Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs do Festuris Gramado 3 Alessandro Cunha foi anunciado como novo CEO da Aviva, empresa detentora dos empreendimentos Rio Quente Resorts, Hot Park e Costa do Sauípe 4 Adonai Aires de Arruda – leia-se BWT Operadora e Serra Verde Express 6 7 – acaba de ser nomeado Cônsul Honorário da República Dominicana na Região Sul do Brasil 5 Chef Silvonei Souza e o diretor geral Antonio Albuquerque estão cuidando com muito carinho da festa de Réveillon do NH Curitiba The Five Hotel 6 Vaneska Berçani, proprietária do Mezmiz, restaurante curitibano da culinária libanesa, comemorando um ano de funcionamento nesse mês de novembro 7 Luciano de Castro Carneiro, hoteleiro dos mais respeitados do país, em homenagem da hotelaria de Goiânia. agora empresta seu nome à sala de reuniões do Sindicato de Hotéis de Goiânia-SIHGO




Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.