Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 16 | No 195 | Outubro | 2021

Prêmio homenageia líderes do turismo

Conheça as personalidades distinguidas com o Prêmio Panorama do Turismo entre as páginas 5 e 8



PROGRAMA LEGAL

Observação de aves

Destaques do turismo A matéria de capa da presente edição abre espaço para promover as entidades e personagens homenageados com troféu do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2020. Eles foram fundamentais no processo de mitigação dos reveses sofridos pelo setor, no Paraná, diante do avanço da pandemia. Com total observância aos protocolos de biossegurança em vigor, o evento de entrega da principal distinção do segmento turístico paranaense aconteceu no dia 18 agora de outubro, em exclusivos espaços da Federação do Comércio de Serviço, Bens e Turismo do Paraná. Para conferir, é só correr os olhos entre as páginas 5 e 8. Ainda nessa revista, a exemplo das anteriores, o caro leitor encontrará muita informação positiva e relevante dos vários setores da cadeia produtiva do turismo. Vale a pena ler. Boa leitura!

Nicho do turismo em constante expansão e com adeptos dispostos a não economizar em viagens para conseguir fotos perfeitas, a observação de aves – ou birdwatching, conforme a designação internacional – tem na Região Metropolitana de Curitiba um ponto de apoio apropriado para quem deseja praticar atividades afins. Esse lugar é o Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, uma reserva ambiental localizada no município de Piraquara, em zona de transição entre a Floresta Atlântica e a Floresta com Araucária, na Serra do Mar. Com tempo, paciência e sorte, no local dá para encontrar, e clicar, cerca de 458 espécies de emplumados, das quais 330 confirmadas e 128 potencialmente avistáveis. Originalmente, o casal Carlos e Elisabeth Soares idealizou seu observatório com a determinação de assegurar proteção e conservação de uma área primitiva de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e manancial de águas. E o trabalho na reserva natural acabou abrindo possibilidades de turismo de observação de aves, pesquisa científica e educação ambiental. No Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, os visitantes encontram estrutura planejada para facilitar avistamentos de aves, de mamíferos (entre eles, macacos, quatis e lontras) e de insetos. Nesse contexto, inserem-se uma torre de observação com treze metros de altura e capacidade para até dez pessoas, três trilhas temáticas pela mata nativa, além de comedouros e bebedouros naturais e artificiais. O local ainda disponibiliza uma edificação para visitantes, com dormitório, sala, copa para guarda e preparo de refeições e instalação sanitária com banheira individual e chuveiro elétrico. Para obter mais informações e verificar valores e opções de visita ao observatório é preciso fazer contato através do e-mail observatorioornitologico@gmail.com.

A respeito da revista de setembro, com o Trem Republicano do passeio entre as cidades paulistas de Itu e Salto, ficam registradas, entre outras, as seguintes manifestações de leitores: Parabéns, ficou muito bom, Fábio Grizotto (Itu-SP); A Panorama do Turismo está cada vez melhor, José Guilherme Schwan (Goiânia-GO); A ampliação dos limites da revista tornou-a mais atraente. Sugiro aprofundar um pouco na Costa do Descobrimento da Bahia e também em João Pessoa, Pipa, Natal e Recife, Waldemar Torii (Curitiba-PR); Li e gostei muito da matéria sobre Itu, Carlos Solera (Urupema-SC); Gosto muito da revista Panorama do Turismo, Teresinha Decker (Joinville-SC); Parabéns, Alberto Melo Viana (Curitiba-PR).

Foto Panorama do Turismo

Leitores

Capa Prêmio Panorama do Turismo Foto Bruno Tadashi Expediente Panorama do Turismo Ano 16 | No 195 | Outubro | 2021 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

Essa é uma das espécies encontradas no observatório

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 3


Turismo social, na retomada do setor

Com o avanço da vacinação, e cada vez mais brasileiros sendo imunizados, a atividade turística no país começa a dar sinais de recuperação. Contudo, para acelerar o retorno ao normal de antes do início da pandemia é muito importante a participação de todas as forças do setor. Nesse processo de retomada, desempenhará papel relevante o chamado turismo social – ofertado de modo bastante positivo através das unidades do Serviço Social do Comércio-Sesc, distribuídas por todo o estado do Paraná. Afinal, ele também ajuda a aquecer a economia de destinos turísticos e a gerar emprego e renda. Uma das principais características do turismo social reside no fato de propiciar passeios mais acessíveis, assim democratizando as oportunidades de viagens e tornando-as viáveis a um universo maior de pessoas. E essa logística mais barata significa mais dinheiro para o viajante, por exemplo, comprar artesanato típico ou degustar a gastronomia própria do local visitado. “Em nossos pacotes turísticos ainda procuramos agregar experiências de conhecimento, aprendizado e histórias nas localidades visitadas”, complementa Augusto Zortéa, gerente de Turismo Social do Sesc-PR. A propósito, no Paraná, a área de Turismo Social do Sesc oferece aos trabalhadores do comércio e também ao público em geral uma gama de viagens com valores diferenciados – inclusive por utilizar hotéis do Sesc espalhados por todo Brasil. Seu calendário de roteiros aponta possibilidades de passeios a vários destinos regionais e nacionais, com duração de um até dez dias, conforme a distância. No âmbito estadual, por exemplo, constituem localidades

Antonina, opção de passeio no litoral paranaense

4 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Fotos Panorama do Turismo

ESPECIAL

A histórica Lapa está no roteiro turístico do Sesc-PR

alcançadas com os pacotes turísticos: Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Campo Magro, Balsa Nova, Campo Largo, Lapa, Matinhos, Morretes, Antonina, Castro, Carambeí, Prudentópolis, Piraquara e Palmeira (Colônia Witmarsum). Já em termos de Brasil, o leque de opções agrega: Jalapão (Tocantins), Pantanal (Mato Grosso), Gramado e Canela (Rio Grande do Sul), Florianópolis e Blumenau (Santa Catarina), Águas de Lindóia (São Paulo), Ouro Preto (Minas Gerais), Fortaleza (Ceará), Paraty (Rio de Janeiro), Caldas Novas (Goiás), São Luís (Maranhão) e Manaus (Amazonas). Informações mais detalhadas sobre os pacotes turísticos do Sesc Paraná podem ser obtidas ligando para o telefone 41|3304-2266 ou então acessando o site www.sescpr.com.br/turismo.


Prêmio do turismo destaca esforço conjunto

Os homenageados da edição 2020

Em jantar realizado no salão de eventos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – com total observância aos protocolos de biossegurança vigentes em Curitiba –, aconteceu no dia 18 desse mês de outubro a entrega dos troféus do Top Tur | Prêmio Panrama do Turismo | Profissionais do Ano | 2020. O festivo encontro foi marcado por homenagens a entidades de classe e personagens importantes no processo de mitigação dos reveses sofridos pelo setor turístico paranaense durante a pandemia. Afinal, diante da atipicidade de 2020, a comissão de homologação do prêmio entendeu oportuno distinguir quem teve participação ativa ou respaldou os esforços para superar a crise vivida no ano passado. No evento desse dia 18, portanto, receberam o troféu os presidentes das secionais paranaenses da Abav, Abrasel, Abrajet, Abeoc e da Abrasel, da ABGTur e o diretor da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR. Homenagens especiais foram prestadas ao vice-governador Darci Piana, ao prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e à coordenadora de Turismo do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, em reconhecimento ao respaldo oferecido aos

pleitos da área para superação dos problemas resultantes da pandemia. Já o troféu Personalidade do Ano acabou destacando o empresário Fábio Skraba, presidente da Abeoc-PR e, em 2020, vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo.

Jantar prestigiado No rol de participantes do jantar do prêmio estavam, entre outros convidados, Darci Piana (vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR), Márcio Nunes (secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), João Jacob Mehl (presidente da Paraná Turismo), vereador Eder Borges (vice presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores de Curitiba), Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), Paulo de Angeli (secretário de Turismo de Foz do Iguaçu), Fábio Skraba, Antonio Azevedo, Jean Feder, Nelson Goulart, Denise Guimarães, Paulo Iglesias (nessa ordem, presidentes da Abeoc-PR, da Abav-PR, da Abrajet-PR, da Abrasel-PR, da ABGTur e da ABIH-PR), Giovanni Bagatini (diretor da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR), Patrícia Albanez (coordenadora de Turismo do Sebrae-PR), Alexandre Sampaio de Abreu (presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA), Jonel Chede Filho, Neuso Morello Rafain, Alzir Bocchi, Daniel Wagner e Tiago Cichocki (respectivamente, presidentes dos sindicatos de hotéis e restaurantes de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa e do Sudoeste do Paraná) e Paulo Nauiack (vice-presidente da Fecomércio-PR). PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 5

Fots Bruno Tadashi

MATÉRIA DE CAPA


Fotos Bruno Tadashi

1

2

3

4

5

6

6 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


9

11

Fotos Bruno Tadashi

7

8

10

1 Neuso Rafain e Antonio Azevedo (presidente da Abav-PR), 2 Paulo Nauiack e Denise Guimarães (presidente da ABGTur), 3 Jonel Chede Filho e Fábio Skraba (presidente da Abeoc-PR), 4 Tatiana Turra e Giovanni Bagatini (diretor CET Fecomércio-PR), 5 João Jacob Mehl e Paulo de Angeli (representando o prefeito Chico Brasileiro), 6 Darci Piana (vice-governador) recebe seu troféu de Alexandre Sampaio, 7 Daniel Wagner e Nelson Goulart (presidente da Abrasel-PR), 8 Paulo de Angeli e Jean Féder (presidente da Abrajet-PR), 9 Alzir Bocchi e Paulo Iglesias (presidente da ABIH-PR), 10 vereador Eder Borges e Patrícia Albanez (coordenadora de Turismo do Sebrae-PR), 11 secretário Márcio Nunes e Fábio Skraba (Personalidade do Ano)

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 7


Fotos Bruno Tadashi

Materialmente, o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano encontrou tradução em exclusiva escultura criada e assinada pelo respeitado artista plástico e escultor paranaense Luiz Gagliastri

Destaques do ano

Desde sua primeira edição, em 2012, o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano traduz um transparente, respeitado e democrático processo de identificação dos destaques do setor turístico paranaense, envolvendo indicações técnicas e, num segundo momento, votação pública pela internet. As oito edições anteriores da premiação, portanto, distinguiram os profissionais mais votados em suas respectivas áreas de atuação. Da mesma forma, desde o início essa cobiçada premiação se materializa através da cooperação e com a chancela de entidades de classe representativas dos principais segmentos da cadeia produtiva do turismo estadual, tanto no trabalho de

levantamento de nomes para disputar o prêmio como na apuração de votos. Nesse contexto estão inseridas a Abav-PR, a Abeoc-PR, a Abrajet-PR, a Abrasel-PR, a ABIH-PR, a ABGTur e a Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR. Tradicionalmente, o processo de identificação dos destaques de cada ano prevê reunião para discussão e elaboração do regulamento do prêmio – sempre sendo aperfeiçoado –, a indicação por parte das instituições parceiras dos nomes em destaque nas categorias em disputa e, finalizando, votação pública através do site www.panoramadoturismo.com.br, com possibilidade de só uma participação por IP. Os mais votados levam o prêmio. No tocante à categoria Personalidade do Ano, os reconhecidos com a expressiva honraria, desde 2012, foram: Darci Piana, Marco Antônio Fatuch, Nádia Terumi Joboji, Paulo Angeli (nos anos de 2015 e 2016), Gilmar Piolla, Antonio Claret de Rezende, Deise Bezerra e, agora na nona edição do prêmio, Fábio Skraba.

A partir da esquerda, Alexandre Sampaio, João Jacob Mehl, Márcio Nunes e Darci Piana falaram no evento de entrega dessa edição do prêmio, elogiando a iniciativa e ressaltando a crença na retomada positiva do turismo

8 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


PANORÂMICAS

Desejo de viagem de turistas nacionais e internacionais, atraídos pelo esplendor único das Cataratas do Iguaçu – aliás, uma das Sete Maravilhas da Natureza –, o município paranaense de Foz do Iguaçu ganhou nova identidade visual. Mas além da logomarca, também ganhou uma fragrância própria. Ou seja, as ações de marketing e divulgação do Destino Iguaçu poderão, doravante, ser identificadas visual e olfativamente. A nova identidade visual, flexível e com traços de modernidade, tem assinatura do designer Mario Verdi e passa a ser apresentada em uma versão com mais liberdade de aplicações. A intenção é valorizar particularidades do Destino Iguaçu, a exemplo da sua diversificada fauna, flora e cultura, representada pelas cores e por elementos próprios. A fragrância do Destino Iguaçu, por outro lado, foi desenvolvida pela Le Jardin, empresa 100% local, com inspiração nos dois principais elementos do município: povo e natureza. A tradução olfativa do povo está nos extratos de notas solares, predominantemente cítricas, como a laranja apeapu, dispersada na região pelos jesuítas guaranis. Já a natureza foi representada por essências de notas aquosas de flores, como a peônia e a verbena.

Foto Panorama do Turismo

Foz do Iguaçu, nova marca e cheirinho

A nova marca e exclusivo frasco com o cheirinho de Foz do Iguaçu

Vinícola Cavalli

Hotelaria reunida

Foto Panorama do Turismo

Reprodução

Dentre as famílias de imigrantes italianos vindas para o Brasil, a partir dos anos 1870, trazendo na bagagem o gosto pelo vinho, uma delas foi a dos Cavalli. E ela se estabeleceu no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Há 60 anos os familiares iniciaram o plantio de videiras e a fabricação da bebida. E hoje, a Vinícola Cavalli (Rua Gabriel D’Anuncio Strapasson, 19 – telefone 41|3656-1766) produz boa variedade de vinhos coloniais e finos e também suco de uva. No local, além de comprar os rótulos da marca, os visitantes podem conhecer o processo de elaboração de vinho e caminhar pelo parreiral principal, situado bem ao lado.

A vinícola abre de segunda a sábado, das 8h00 às 17h00

O maior evento da hotelaria do Brasil já está sendo preparado. Depois de ter sido promovido ano passado apenas em formato virtual, em decorrência das barreiras resultantes da pandemia, o Congresso Nacional de Hotéis-Conotel será realizado em São Paulo, de forma presencial, entre os dias 22 a 24 de novembro. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH, o Conotel chega em 2021 a 63ª edição. “Essa marca é motivo de orgulho para todos nós da entidade e, tenho certeza, para todo o empresariado do segmento”, avalia o hoteleiro Manoel Linhares, presidente da ABIH. Nessa edição na capital paulista, sob o tema geral Acelerando para o Futuro!, o Conotel ocupará espaços do São Paulo Expo e terá como evento paralelo a Equipotel, principal feira comercial de produtos, equipamentos e serviços da área hoteleira no âmbito da América do Sul. PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 9


Foto Panorama do Turismo

Bureaux terão encontro em Salvador

Nos dias 26 e 27 agora de outubro, a cidade de Águas de Lindoia recebeu a 43ª edição da Aviesp Expo. Realização da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo-Aviesp, o evento é a maior e mais importante feira de negócios do setor turístico da região interiorana paulista. Com estrutura física no Centro de Eventos do Hotel Monte Real, o encontro desse ano aconteceu sob o tema Reencontro. Na feira, os participantes puderam conversar com autoridades e fornecedores do segmento, como redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras de turismo e agentes de viagens, entre outros. A programação da Aviesp Expo ainda agregou entrega do Prêmio Top Aviesp, assembleia eleitoral da Abav-SP, reunião de associados Abav-SP/Aviesp, entre outras atividades.

Turismo reunido em Bento

Profissionais, dirigentes de entidades, empresários e representantes de órgãos públicos do município gaúcho de Bento Gonçalves participaram, nesse mês de outubro, da 14ª edição do Fórum Municipal de Turismo. Realização conjunta da Prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo, o evento aconteceu nos espaços do Dall'Onder Grande Hotel. A programação técnica do fórum agregou temas importantes, entre eles, Big Data para a gestão inteligente dos destinos turísticos, Turismo e Experiência, criando memórias de valor e Tendências, oportunidades e inovações no turismo, além de apresentação dos projetos de Natal Bento 2021 e Estação Vindima 2022. Foto Panorama do Turismo

Aviesp teve feira movimentada

Cenários famosos da capital baiana ajudarão a compor o evento

A capital da Bahia vai receber nos dias13, 14 e 15 de setembro do próximo ano a primeira edição da World Conference Convention & Visitors Bureaux. Promovido e organizado pelo Brasil Convention &Visitors Bureaux, o destacado evento acontecerá nos espaços do Centro de Convenções de Salvador. “Nossa expectativa é reunir representantes dos principais bureaux do país e do planeta e desenvolver uma intensa programação técnica”, salientou Márcio Santiago, presidente da entidade promotora da conferência, em encontro de lançamento realizado no dia 15 agora de outubro, na Fecomércio-BA. Na oportunidade, foram apresentados detalhes técnicos sobre a conferência, a capital baiana e seu centro de convenções e realizadas palestras em torno de temas afins. Entre outros, tiveram a palavra Márcio Santiago, Maurício Bacellar e Antonio Barreto Júnior, esses, respectivamente, secretário de Turismo da Bahia e diretor-geral da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador.

Pórtico com pipa estilizada lembra Bento Gonçalves como Capital do Vinho

10 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO


Festuris, a caminho do sucesso! Foto Panorama do Turismo

Pelo rol de convidados com presença confirmada para a solenidade de abertura, a qualidade e quantidade de expositores com estande próprio e pelo time de personagens do mais alto nível acertado para as palestras, a edição desse ano do Festuris Gramado repetirá, sem dúvida, o sucesso das anteriores. Tendo como anfitriões o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Gramado, essa 33ª edição do Festuris acontecerá em formato presencial no período de 4 a 7 de novembro, nos pavilhões do Serra Park. O tradicional evento do calendário turístico nacional tem patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC e da Latam e apoio do Ministério do Turismo e do BRDE. Entre os parceiros oficiais, por outro lado, estão a Rede Laghetto (hotelaria), a Gramado Receptivo (agência), Azul e Gol (companhias aéreas), a Brocker (transporte vip), a Planalto (transporte terrestre) e a Prudent (biossegurança). Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios de turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Na ocasião, contabilizou 5.000 inscritos, 6.000 reuniões comerciais através de aplicativo próprio e 1.500 marcas em exposição em 25.000 metros quadrados de área. Para obter mais informações sobre essa edição do evento dos CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello basta acessar e navegar pelo site www.festurisgramado.com.

A feira comercial do Festuris é um êxito

Tudo Azul no PR

Foto Panorama do Turismo

A partir do próximo ano, caso os planos da companhia sigam originais, a empresa aérea Azul transformará o Paraná no estado com maior número de destinos atendidos por seus aviões. Pelo menos onze cidades terão novas linhas operadas e outras quatro terão suas frequências retomadas depois de paralisadas durante a pandemia. As localidades com previsão de receber de volta os voos da companhia são Ponta Grossa, Toledo, Pato Branco e Guarapuava. Essas linhas serão reativadas em dezembro, com voos nas segundas, quartas e sextas. Já as novas rotas serão inauguradas ao longo de 2022, alcançando as cidades de Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas, Apucarana e Umuarama.

Mais voos no Paraná com a sub-regional Azul Conecta

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 11


Foto Cleiton Thiele | Serra Press

Em Canela, a magia natalina

As principais ruas de Canela já estão enfeitadas

O Parque Estadual do Guartelá deverá ser – tendo como modelo os bons resultados alcançados no Parque Estadual de Vila Velha, com estrutura turística já privatizada – a próxima área de conservação ambiental do Paraná transferida à administração privada. No desenvolvimento desse processo, o governo estadual realizou agora em outubro dois encontros com empresários e uma audiência pública para formatar o documento legal de concessão. Área de proteção localizada no município de Tibagi, criada por decreto de 1996, o Quartelá tem como principal atração seu singular cânion, formado ao longo de milhares e milhares do anos com o correr das águas do Rio Iapó. Ele integra o Projeto Parques Paraná, cujo objetivo é promover de forma sustentável o turismo de natureza, com melhorias na infraestrutura existente e oferta de mais atrativos. Atualmente, além do Guartelá, estão em fase de análise para receber projetos de concessão o Monumento Salto São João (no município de Prudentópolis) e o Jardim Botânico da cidade de Londrina.

Natal em Curitiba

A partir do dia 18 de novembro próximo, curitibanos e turistas em visita à capital paranaense poderão acompanhar, por 53 dias seguidos, a programação natalina de 2021 em Curitiba. Uma das âncoras da agenda, a exemplo de anos anteriores, será a cantata de Natal do Palácio Avenida. Para anunciar a programação do festival do Natal de Curitiba da Luz dos Pinhais 2021, o prefeito Rafael Greca promoveu uma reunião, na prefeitura, com dirigentes de empresas parceiras, presidentes de entidades de classe do turismo e convidados especiais. “Dessa vez, as festividades em Curitiba terão como lema A gratidão vai iluminar a cidade”, salientou ele no evento. Na oportunidade, Greca ainda falou sobre as atrações desse ano: árvores de Natal e rosáceas luminosas nos cartões-postais de Curitiba e nas Ruas da Cidadania, circuitos natalinos de carro no Passeio Público e nos parques Barigui e Náutico, a volta da Vila de Natal, agora no Mercado Municipal, a decoração da Família Moletta no Umbará. Entre as novidades estão o voo de balão cativo (balão de ar quente preso ao solo) no Jardim Botânico, mantos de luz cobrindo de ponta a ponta a Rua XV de Novembro e a Ópera da Cura, no Memorial Paranista. Algumas atrações precisarão de agendamento prévio para serem curtidas. O Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2021 também integra o esforço do município para acelerar a retomada econômica da capital. Por exemplo, existe expectativa de beneficiar mais de 2.000 profissionais da cadeia da economia criativa. Para ver a programação completa do evento basta acessar o endereço https://natal.curitiba.pr.gov.br.

12 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Reprodução

Guartelá, próxima concessão

Uma das boas referências do turismo da região serrana do Rio Grande do Sul, a cidade de Canela começou a viver o clima natalino no dia 22 agora de outubro, com a abertura oficial do tradicional evento Sonho de Natal. Nessa 34ª edição, o público será brindado com 370 apresentações diversas, ao longo de 80 dias. As ruas centrais da cidade, e em especial a Avenida Júlio de Castilhos, estão todas enfeitadas, inclusive com árvores natalinas decoradas por comerciantes, entidades e apoiadores do projeto comunitário Árvore do Sonho. "Em tempos de pandemia, o evento exigiu ainda mais organização, cuidados sanitários e segurança. Afinal. milhares de pessoas por aqui passarão e se encantarão com a magia", revela o diretor do Sonho de Natal de Canela. Elias da Rosa. Para conferir toda a programação do evento é só acessar e navegar pelo site www.sonhodenatal.com.br.


Abrajet-PR tem novo presidente

Com a reabertura das fronteiras do Chile, a operadora curitibana BRT preparou um pacote terrestre especial para casais com desejo de conhecer, ou revisitar, os encantos da capital Santiago. A promoção valerá até dia 28 de fevereiro do próximo ano e poderá ser parcelada em até doze vezes. O pacote da BRT inclui quatro dias com três pernoites com café da manhã, dois jantares – um deles, em clima de romantismo, no exclusivo e charmoso Restaurante Giratório –, traslados de chegada e saída regulares, city tour privativo, um chip viagem e seguro. Para saber mais detalhes para essa escapada romântica até a múltipla capital do Chile vale consultar uma agência de viagens de confiança. Fotos Panorama do Turismo

O jornalista Jean Féder é o novo presidente da secional paranaense da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PR). Em substituição ao jornalista Jackson Lima, ele foi eleito para o cargo em assembleia geral da entidade realizada nesse mês, nos formatos presencial e on-line, no NH The Five Curitiba Hotel. Na oportunidade, além da eleição da nova diretoria da prestigiada entidade, teve apresentação das contas da Gestão 2019-2021 e do orçamento para o período outubro de 2021-setembro de 2022. A diretoria da Abrajet-PR do biênio 2021-2023 ficou assim:Jean Féder, presidente; Marian Guimarães, vice-presidente; Marialda Pereira, secretária; e Júlio Zaruch, tesoureiro. Para o Conselho Fiscal foram eleitos Alberto Viana, Alice Varajão e Pierpaolo Nota. E para o Conselho de Ética Alice Varajão, Lúcio Freire dos Santos e Pierpaolo Nota.

Santiago, com a BRT

Na capital chilena fica o Costanera, edífício mais alto da América Latina, com mirante descortinando toda a cidade

FBHA faz reunião em Curitiba

Caçula das empresas nacionais do setor – começou a voar há três meses apenas –, a Itapemirim Transportes Aéreos-ITA segue ampliando sua atuação pelo Brasil. No dia 14 desse mês de outubro, por exemplo, inaugurou a rota Brasília-Recife, com uma frequência diária. E no dia 1º de dezembro vai estrear o voo entre Guarulhos e a cidade paranaense de Foz do Iguaçu. A ITA já opera com regularidade em treze aeroportos brasileiros, a saber: Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Afonso Pena (PR), Salgado Filho (RS), Porto Seguro (BA), Deputado Luís Eduardo Magalhães (BA), Aluízio Alves (RN), Zumbi dos Palmares (AL), Pinto Martins (CE), Guararapes (PE) e Hercílio Luz (SC). Foto Divulgação | Hill + Knowlton Brasil

No dia 19 agora de outrubro, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA, Alexandre Sampaio, manteve reunião em Curitiba com presidentes e diretores de sindicatos paranaenses filiados à entidade. O encontro propiciou o debate de pautas de interesse comum, a exposição de ações planejadas pela FBHA e também detalhar aspectos da campanha Vai Turismo, desencadeada pela CNC para ajudar a acelerar a retomada dos negócios do setor turístico. O encontro teve a participação dos presidentes Jonel Chede Filho, Neuso Rafain, Alzir Bocchi, Daniel Wagner e Tiago Cichocki, respectivamente, dos sindicatos de hotéis, restaurantes e bares de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa e do Sudoeste do Paraná.

ITA amplia a malha

Novos destinos no radar

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 13


GASTRONOMIA

Foto Panorama do Turismoo

Anarco Restaurante, vale a parada!

Costelinha de tambaqui, opção saborosa

No Eataly

Turista em visita ao Mercado Municipal de Curitiba, e com desejo de se surpreender com novos sabores, precisa conhecer o Anarco Empório e Restaurante (Praça de Alimentação Jamil Snége – telefone 41|3264-1764). Ambiente simpático, serviço atencioso e cardápio repleto de tentações da culinária italiana com personalidade própria. O menu oferece várias sugestões de entradas, saladas, pratos com carnes, frutos do mar e massas, risotos e deliciosas sobremesas. Tudo preparado pela chef e proprietária Ilsa Agottani. Para harmonizar, a adega reúne muitos rótulos de boa procedência. Para saber mais sobre a casa basta acessar o site www.anarco.com.br.

Em Tamandaré

No município de Tamandaré, na porção do litoral sul de Pernambuco, um endereço perfeito para conferir a gastronomia nativa é o Restaurante Tapera do Sabor (Rua Sergipe, s/n – telefone 81|3676-1509). O local acolhe os turistas em aconchegante estrutura e oferece serviço caprichado e cardápio variado. Outro diferencial importante: todos os pratos são cuidadosamente elaborados pelos proprietários, Josiane Miguel e Adiel Correia. Entre as especialidades desse restaurante figura, por exemplo, o Peixe da Tapera (filé de peixe grelhado servido com baião de dois de camarão).

Foto Panorama do Turismoo

Foto Divulgação | IndexConectada

Até o dia 25 de novembro, turistas em visita ou de passagem pela capital paulista poderão aproveitar jantares especiais do Eataly (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1.489 – telefone 11|3279-3300), previstos para o evento São Paulo Gastronômica. Essa primeira edição desse projeto do Eataly – idealizado com o desejo de torná-lo referência na agenda gastronômica do Brasil – inclui programação com dois jantares especiais por semana, assinados por chefs renomados, a exemplo de Léo Paixão, Bel Coelho e Morena Leite, ou novas apostas da culinária, entre elas, Willian Peters, Rodrigo Bellora e Kaywa Hilton.

Tagliatelle com ragu de ossobuco, no festival

14 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Uma das sugestões do Tapera do Sabor


Passageiros do Trem Republicano, passeio turístico entre as paulistas Itu e Salto, podem saborear, quando chegam na segunda cidade, um saboroso cafezinho no Estação Arte Gourmet Café (Praça Álvaro Guião, 67 – telefone 11|94192-0192). O lugar é aconchegante, com espaços interno e externo, tem atendimento gentil e ampla carta de cafés quentes e fritos. A propósito, faz sucesso uma soda italiana de café, criada pelo proprietário e chef Cleber. Situada do outro lado da rua da estação ferroviária de Salto, a cafeteria, além de cafés preparados com expertise e com grãos especiais, oferece um cardápio repleto de comidas salgadas e doces. Tem bolinho de frango caipira, creminho da vovó Maria, bolo de fubá com casquinha de açúcar e canela, entre outras sugestões. No Estação Arte Gourmet Café a clientela ainda pode acabar surpreendida com uma palhinha do chef Cleber, um afinadíssimo tenor.

Foto Panorama do Turismoo

O cafezinho legal de Salto

Vale a pena conhecer a cafeteria

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 15


HOTELARIA

Alpestre ganhou aposentos temáticos Foto Divulgação | BT4Com

Destaque no parque hoteleiro da cidade gaúcha de Gramado, e especializado em acomodar famílias com dois ou três filhos, o Hotel Alpestre (Rua Leopoldo Rosenfeld, 67 – telefone 54|3286-3390) agora oferece hospedagem em dois apartamentos temáticos. A novidade teve inspiração nos

Um dos novos apartamentos

mascotes Alceu e Lola, simpáticas renas presentes no dia a dia do endereço. As novas acomodações têm, na entrada, capacho e a sinalização indicando ser o quarto do Alceu e da Lola, e o cartão-chave para abrir a porta também é personalizado. No interior, as crianças encontram itens pessoais dos personagens – a exemplo de escova de dentes, chinelinhos, chapéu, mantinha etc., bem como roupa de cama e toalhas personalizadas. Os apartamentos podem receber dois adultos e duas crianças e contam com frigobar, TV LCD, wi-fi gratuito, calefação, ar-condicionado, secador de cabelo, cofre e amenities para toda a família. Para saber mais sobre o estabelecimento e as inovações temáticas é só acessar o site www.hotelalpestre.com.br.

Bandeira Westin vai tremular no Brasil Imagem Divulgação | RS Comunicação

As redes hoteleiras Deville e Marriott International estabeleceram parceria para implantar no Brasil o primeiro Hotel Westin. A unidade deverá ser inaugurada em São Paulo em 2024, integrada ao JK Square, no Itaim Bibi, complexo com duas torres e um boulevard servido de lojas, escritórios corporativos e áreas residenciais. A bandeira Westin está focada no bem-estar e deverá proporcionará

Assim será a área da piscina do hotel na capital paulista

16 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

experiências de qualidade superior para hóspedes brasileiros e internacionais na capital paulista. O Hotel Westin São Paulo ocupará os quinze primeiros andares de uma das torres de 24 pavimentos do JK Square. Serão 187 quartos e suítes, restaurante, bar, área de lazer, piscina, sala de ginástica e espaços para eventos. “Estamos muito animados com esse projeto hoteleiro em São Paulo, parte de um complexo icônico em uma região nobre da cidade”, diz Jayme Canet Neto, CEO dos Hotéis Deville. “A marca Westin, voltada ao turismo de lazer e negócios, vai elevar o nível das opções no mercado. Nossa parceria de longa data com a Marriott já conta com o Hotel São Paulo Airport Marriott, em Guarulhos, uma propriedade de grande sucesso. Esse novo empreendimento vai consolidar ainda mais nossa colaboração”, complementa o hoteleiro.


Boa hospedagem em Colombo

equipado e vista para as piscinas e fica perfeito para reuniões descontraídas. Totalizando 678 metros quadrados de área e estruturado com requinte, o Espaço Bolsi reúne ambientes para recepções no térreo e mezanino. Pode comportar até 500 pessoas sentadas e 700 em formato coquetel. Para saber mais sobre o endereço e sua estrutura e serviços basta acessar o site www.hotelbolsi.com.br.

Foto Panorama do Turismo

Agrupando confortável estrutura de hospedagem, espaços privilegiados para eventos e áreas de lazer e diversão, o Hotel Bolsi (Rua Gabriel D'Anúncio Strapasson, 39 – telefone 41|3656 2451) constitui alternativa bacana para quem está procurando uma base para explorar os atrativos turísticos do município paranaense de Colombo. Situado a poucos quilômetros do centro da cidade, o hotel oferece apartamentos (nas opções single, duplo, triplo, quadruplo e luxo) e suítes com hidromassagem (luxo e máster). E mais piscinas, quadra de tênis, sauna, quiosque com churrasqueira, salão de café da manhã, estacionamento, além de espaços destinados a acolher eventos sociais e corporativos. Para a realização de eventos, o hotel disponibiliza três ambientes distintos. O Deck Bolsi, com 450 metros quadrados, tem capacidade para receber até 350 pessoas sentadas ou 500 em formato coquetel. O Pool Party, com 600 metros quadrados de área total, destaca bar container todo

O hotel é opção para esticadas de final de semana de curitibanos

PANORAMA DO TURISMO | OUTUBRO 2021 | 17


2

4

(novo presidente da Abrajet-PR) e Alberto Viana, após a eleição da nova diretoria da entidade dos jornalistas de turismo do Paraná, em assembleia realizada em Curitiba 2 Marcela Camargo, diretora Comercial da Rede Kempinski na América Latina, reuniu agentes de viagens do Rio Grande do Sul para apresentar o projeto do grupo hoteleiro para a reabertura do Hotel Laje de Pedra, de Canela 3 Paulo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, na solenidade de anúncio do incremento dos voos da Azul no estado para a próxima temporada de verão 4 Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airlines e do Grupo Emirates, e Gilson Machado Neto, ministro do Turismo do Brasil, na abertura da Expo Dubai 202l 5 Bruno Verri, uruguaio com prestigiada trajetória, é o novo chef executivo do cearense Carmel Taíba Exclusive Resort 6 Manoel Linhares, hoteleiro cearense, foi reeleito por unanimidade, nesse mês de outubro, para seu terceiro mandato consecutivo na presidência da ABIH

18 | OUTUBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

6

Foto Panoraam do Turismo

1 Júlio Zaruch, Lúcio dos Santos, Alice Varajão, Jean Féder

5

Foto Divulgação | Index Conectada

Foto Divulgação | LLYC

3

Foto Matheus Ribeiro | Empetur

Foto Divulgação | Abrajet-PR

1

Foto Vini Dalla Rosa | FTCom

PRIMEIRA CLASSE




Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.