Panorama do Turismo de Abril

Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 17 | No 201 | Abril | 2022

Top Tur homenageia os destaques de 2021 Páginas 4 a 8

Confira em Primeira Classe, na página 18, gente do turismo em evidência

Curitiba ganha Qoya Hotel Página 9

Expo Turismo Paraná Página 10

Hospeda Eventos, novidade Página 15



PROGRAMA LEGAL

Caminho protegido

Aniversário e prêmio Nesse mês, a revista Panorama do Turismo ingressa no seu 17º ano de circulação mensal. Nascida jornal tabloide, ela veio à luz no dia 12 de abril de 2005, em prestigiado evento festivo no Crowne Plaza Curitiba Hotel. Comprometido com o jornalismo de qualidade, esse veículo especializado no segmento turístico surgiu do sonho dos jornalistas Antonio Claret de Rezende, de saudosa memória, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida. A caminhada até aqui, isso é certo, só foi possível em função do apoio de uma gama de parceiros comerciais e institucionais. E encontrou sentido e incentivo na companhia constante de um expressivo universo de leitores, entre eles, você. Por isso muito obrigado a todos! Nessa edição de aniversário, a matéria de capa destaca a solenidade de entrega do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2021. Vale a pena conferir, entre as páginas 4 e 8.

Ciclistas sobem. Caminhantes descem. Normalmente, é assim o trânsito de turistas pelo singular Caminho dos Anjos, íngreme trecho com cerca de nove quilômetros de uma estradinha rural do município de Rodeio, inserido no Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu Catarinense. Programa legal, seja montado numa bicicleta ou gastando a sola do sapato, ao longo desse percurso de serranias sucedem-se exatos 64 anjos a abençoar os passantes. Todos eles, altivos, compenetrados e segurando um buquê de hortênsia. Os anjos compõem, ao lado uma imagem maior do Cristo Redentor, no meio do passeio e local de parada, e das flores a emoldurar o caminho, o cenário do Picol Paradis (pequeno paraíso) criado em sua propriedade pelo agricultor Paulo Notari para traduzir a fé em Deus. Falecido em 2020, ele também idealizou a imagem do anjo com dois metros de altura, depois replicada, inspirado em viagens à Europa e Terra Santa. Pelas suas particularidades, em especial o apelo religioso, o Caminho dos Anjos integra, obrigatoriamente, a agenda de turistas com viagem pelo chamado Vale Europeu, o território de Santa Catarina onde situam-se, além de Rodeio, os municípios de Timbó, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode e Rio dos Cedros.

Boa leitura!

A propósito da edição anterior, de número 200 e destacando na matéria de capa as Cataratas do Iguaçu, ficam registrados as seguintes manifestações de leitores: Cumprimentos pelas duas centenas da Panorama do Turismo. Mudou de status mas permanece a qualidade, Júlio Zaruch (Curitiba-PR); Grato por mais uma edição guerreira da Panorama de Turismo. Sempre um alento no difícil recomeço da marcha turística, Carlos Solera (Urupema-SC); Excelente edição, número 200, um marco, Carlos Borges (Curitiba-PR), Parabéns!, Roberto Bacovis (Curitiba-PR).

Foto Panorama do Turismo

Leitores

Capa Entrega do Top Tur Foto Ivo Lima Expediente Panorama do Turismo Ano 17 | No 201 | Abril | 2022 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

Eles são a proteção do trajeto PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 3


MATÉRIA DE CAPA

Os fazedores do turismo

Nessa décima edição do laurel, subiram ao palco do auditório do Sebrae-PR para receber o merecido e cobiçado trofèu, por categoria: Meio de Hospedagem, Giovani Rafagnin, do Rafain Palace Hotel, de Foz do Iguaçu; Estabelecimento Gastronômico de Interesse Turístico, Harry Reinerth, da Cervejaria Donau Bier, de Guarapuava; Agência de Turismo Receptivo, Bibiana Antoniacomi, da Special Paraná, de Curitiba; Agência de Turismo Emissivo, Cristiane Yuri Toma, da KTS Viagens e Turismo, de Londrina; Operadora de Turismo, Pedro Kempe, da Domus Viagens, de Curitiba; Empresa de Eventos, Carlos Eduardo Frezarin, da Frezarin Eventos, de Londrina; Espaço de Eventos, Vanessa Delboni, do Rafain Convention Center, de Foz do Iguaçu; Guia de Turismo, Denise Stica Guimarães, de Curitiba; Divulgação Turística, Mauro Picini, do Jornal do Oeste e RIC TV, de Toledo; Iniciativa do Ano, Paulo Angeli, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, pela Ampliação e Melhorias no Aeroporto das Cataratas, de Foz do Iguaçu; Canal Digital de Promoção do Turismo de Destinos Paranaenses, Priscila Daiana Rabaiolli, da Adetur Cataratas & Caminhos, de Santa Helena, pelo Instagram da Adetur Cataratas & Caminhos; e Personalidade do Ano, Priscila Cazarin Braga, de Curitiba.

Foto Ivo Lima | Fecomércio-PR

Em noite de muita emoção, brilho e presença de importantes lideranças do setor turístico paranaense, o Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano foi entregue no dia 12 desse mês de abril aos destaques de 2021. A prestigiada solenidade, seguida de coquetel, aconteceu na sede do Sebrae-PR, em Curitiba, com organização da empresa Mark Messe e patrocínio do Sistema Fecomércio-PR Sesc Senac, da Fomento Paraná e do Sebrae-PR. Como a data marcou também o décimo aniversário na honraria, e ainda os 17 anos da revista Panorama do Turismo, além da premiação dos profissionais em evidência no ano passado, houve entrega do Troféu Grande Parceiro a personagens fundamentais na trajetória do prêmio e da publicação. Ao final da solenidade, o criador da premiação acabou surpreendido, ao receber um troféu com a placa assinada pela Abav-PR, Abrajet-PR, Abrasel-PR. ABIH-PR, Abeoc-PR, ABGTur e Fecomércio-PR. Essas instituições, a propósito, são apoiadoras e chancelam o prêmio desde sua primeira edição, entregue no ano de 2013, em jantar no Buffet Ilha do Mehl.

Eles fazem o turismo acontecer no Paraná. Merecem reconhecimento! 4 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO


Momentos de emoção

Rosa Maria Macalli, Giovanni Bagatini, Luiz Gagliastri (escultor curitibano, criador da verdadeira obra de arte materializadora do prêmio), Fábio e Fernanda Skraba, Paulo Angeli e Dino Brassac Filho. O segundo momento de emoção foi quando o próprio jornalista acabou surpreendido, no final da solenidade de entrega do prêmio, ao ser chamado ao palco para receber um singular troféu – um pinhão entalhado em um nó de pinho – com uma placa sentenciando: A Júlio Cézar Rodrigues que com denodo e independência reconhece, com o Prêmio Top Tur, os profissionais do Turismo do Paraná, a homenagem da Abav-PR, Abrajet-PR, Abrasel-PR. ABIH-PR, Abeoc-PR, ABGTur e Fecomércio-PR. Fotos Ivo Lima | Fecomércio-PR

Os convidados da noite de entrega do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2021 ainda testemunharam, no auditório do Sebrae-PR, dois outros momentos de muita emoção. Primeiro, quando o jornalista Júlio Cézar Rodrigues, criador da premiação, em reconhecimento ao apoio de amigos de primeira e de todas as horas, homenageou abnegados personagens ligados à trajetória de dez anos da honraria. No rol dos distinguidos com o Troféu Grande Parceiro estão Darci Piana, João Jacob Mehl, Adonai Aires de Arruda, Alexandre Sampaio,

Personalidades destacadas com o Troféu Grande Parceiro

O jornalista e os dirigentes das entidades idealizadoras da homenagem PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 5


Fotos Ivo Lima | Fecomércio-PR

Giovani Rafagnin, do Hotel Rafain, recebeu seu prêmio de Paulo Iglesias

Bibiana Antoniacomi, da Special Paraná, e Patrícia Albanez

Pedro Kempe, da Domus Viagens, e João Alceu Rigon Filho 6 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Daniel Esmanhoto e Harry Reinerth, da Cervejaria Donau Bier

Cristiane Yuri Toma, da KTS Viagens e Turismo, e Paulo Nauiack

Fábio Skraba e Carlos Eduardo Frezarin, da Frezarin Eventos


Fotos Ivo Lima | Fecomércio-PR

Vanessa Delboni, do Rafain Convention Center, e Marcus Vinícius de Mello

Mauro Picini, jornalista de Toledo, e Jean Féder,

Giovanni Bagatini e Denise Stica Guimarães

Renato Maçaneiro e Priscila Daiana Rabaiolli, de Santa Helena

Vitor Tioqueta e Paulo Angeli, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu

Priscila Cazarin Braga, Personalidade do Ano, e Paulo Nauiack

PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 7


Primeiro evento do setor agora em 2022, e também sem o uso de máscaras, a solenidade de entrega do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2021 teve como anfitrião o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta. Após dar as boas-vindas aos homenageados, lideranças e demais convidados, ele discorreu sobre os projetos e trabalhos da instituição, apontou números do turismo e salientou: “O Sebrae-PR está de portas abertas. Aqui também é a casa dos pequenos e médios empresários do turismo paranaense”.

Fotos Ivo Lima | Fecomércio-PR

Premiação e jantar

Lideranças reunidas A noite reuniu nos espaços do Sebrae-PR importantes personagens do segmento turístico, a saber, Tatiana Turra, Paulo Iglesias, Jean Féder, Fábio Skraba, Denise Guimarães, Luiz Fernando Menucci, João Alceu Rigon Filho, Onésimo da Anunciação, Jonel Chede Filho (nessa ordem, presidentes do Instituto Municipal de Turismo, da ABIH-PR, da Abrajet-PR, da Abeoc-PR, da ABGTur, da Abrasel-PR, da Abav-PR, do Sindetur-PR e do SEHA-Curitiba), Paulo Nauiack (vice-presidente da Fecomércio-PR, representando o presidente Darci Piana), Vitor Tioqueta e Patrícia Albanez (respectivamente, diretor-superintendente e coordenadora de Turismo do Sebrae-PR), Giovanni Bagatini (coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR), Daniel Esmanhoto

Bufê com pratos quentes e docinhos de sobremesa fechou o evento 8 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Vitor Tioqueta: "Estamos de portas abertas para vocês"

(diretor da Abrasel-PR), Marcus Vinícius de Mello (diretor de Esporte e Lazer do Sesc-PR) e Renato Maçaneiro (diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná). Confraternização Esse memorável encontro do turismo paranaense, entregues os troféus e procedidas as homenagens, culminou com elogiado coquetel preparado pelo bufê do Sebrae-PR. Foram agradáveis momentos de confraternização entre os participantes e de descontraída e justa comemoração dos premiados.


HOTELARIA

Foto Divulgação | Excom Comunicação

Qoya Hotel Curitiba

Divulgação | Isabela França Comunicação

Completamente remodelado e atualizado, o emblemático prédio de 16 andares onde, por 20 anos, funcionou o Hotel Four Points by Sheraton passou a ser, agora em abril, o endereço do Qoya Hotel Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 4.211 – telefone 41|33404070). O hotel inaugura também a primeira marca própria da operadora hoteleira curitibana HCC Hotels. Na primeira fase do lançamento, estão disponíveis dois modelos de apartamento (Qoya Superior e Qoya Deluxe) e três opções de suíte (Qoya Suite, Qoya Master Suite e Qoya Presidential Suite). Pet friendly, ele recebe animais de até nove quilos.

Filha da Lua tem promoção

Um dos bons endereços de hospedagem em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, o Filha da Lua Eco Lodge Pipa (Praia das Minas – telefone 84 3030-0077) está oferecendo uma diária a mais, grátis, aos hóspedes. Para aproveitar o benefício, incluindo café da manhã, é preciso reservar estada de, no mínimo, duas noites, e utilizá-la até 31 de maio próximo, entre domingo e quinta-feira (exceto períodos de feriados). Além de disponibilizar exclusiva infraestrutura e praia a poucos passos, o Filha da Lua ainda organiza experiências diferenciadas para os hóspedes, entre elas, passeio em barco privativo até a Barra do Cunhaú e a Baía dos Golfinhos.

Um ângulo da nova suíte

Turistas em visita à capital paranaense já podem curtir a mais nova suíte do Lizon Curitiba Hotel (Avenida Sete de Setembro, 2.246 – telefone 41|98836-3883). Com 45 metros quadrados, a Le Jour ocupa espaço estratégico no último piso e descortina vista panorâmica. Além da pintura com toques suaves e detalhes em ouro velho, mais mobiliário exclusivo, o novo aposento conta com uma jacuzzi e sauna. O Lizon possui 78 apartamentos e suítes com hidromassagem, amplos espaços para eventos, estacionamento e restaurante.

Foto Divulgação | AD Comunicação

Uma das suítes do Qoya

Suíte Le Jour

Vista da piscina e da praia vizinha PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 9


10 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO


PANORÂMICAS

Rossi & Zorzanello

Respeitada empresa gaúcha, com base operacional na cidade serrana de Gramado, a empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos comemorou agora de abril seu aniversário de 34 anos. Fundada em 1º de abril de 1988 pelas amigas Marta Rossi e Silvia Zorzanello – essa, falecida há doze anos –, a empresa possui trajetória de muito respeito e sucesso, em especial pela criação e realização de eventos como o Festuris Gramado, o Connection e a Chocofest. Atualmente tendo como CEOs a própria Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, a Rossi & Zorzanello continua sendo referência em turismo de negócios e eventos. Com estrutura e equipe altamente qualificadas, suas realizações são garantia de sucesso e retorno para seus clientes.

O estande da capital paranaense sempre ganha destaque na feira

Em outro eixo, a Abav-PR fez acordos com grandes operadoras de turismo e redes de hospedagem para trazer agentes de viagens. “Essas caravanas trarão profissionais do interior do estado, de Santa Catarina e de São Paulo”, exemplifica Rigon. O Paraná e Curitiba prometem oferecer muitos atrativos em seus estandes. Afinal, serão anfitriões do evento e estarão acolhendo as principais marcas do trade turístico local. A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, promovida pela Paraná Turismo, vai divulgar os diferenciais das quinze regiões paranaenses. Haverá um destaque para os parques estaduais também. Para saber mais sobre o evento vale navegar pelo site www.expoturismoparana.com.br.

SVE, 25 anos!

Concessionária dos trens turísticos entre Curitiba e Morretes, no Paraná, e entre Itu e Salto, em São Paulo, a empresa Serra Verde Express comemora nesse mês de abril duas marcas históricas: sua trajetória de 25 anos de bons serviços e o transporte do passageiro número quatro milhões. Para assinalar os dois acontecimentos, os diretores da SVE, Adonai, pai e filho, Aires de Arruda, programaram cerimônia especial na estação de trens da capital paranaense. O passeio entre Curitiba e Morretes revela exuberantes paisagens da Mata Atlântica, os cumes da Serra do Mar, incríveis obras de engenharia, entre outros atrativos. Já a bordo do chamado Trem Republicano, os passageiros fazem uma viagem no tempo entre as cidades paulistas de Itu e No Paraná, o passeio proporciona uma Salto. imersão na Mata Atlântica Foto Panorama do Turismo

A tradicional feira comercial da secional paranaense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PR) está cada vez mais perto de acontecer. Pois é, a Expo Turismo Paraná ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho, nos espaços do Expo Unimed Curitiba. O evento deverá reunir parceiros em um grande encontro de negócios. Além dos expositores tradicionais, a exemplo das companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, companhias de cruzeiros e serviços turísticos, a feira também se abrirá para empresários com valor na cadeia turística e para novos destinos. "A ideia é fazer o visitante sair do evento com aquela sensação de ter valido a participação, seja pelo networking, pelas novas informações absorvidas em palestras ou por um novo fornecedor disposto a ajudar a resolver alguma questão sua", adianta João Alceu Rigon Filho, presidente da Abav-PR.

Foto Panorama do Turismo

Expo Turismo Paraná, mais perto!

PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 11


Curitiba das alturas

Rodada da Foco

Depois de dois anos parados em função da pandemia, os sobrevoos de helicóptero em Curitiba foram retomados e, assim, a cidade já pode ser novamente avistada do alto pelos turistas. O tour aéreo oferecido pela empresa Helisul sai, e retorna, do heliponto do Parque Barigui. O passeio de helicóptero tem duração de oito a nove minutos. E entre os pontos escolhidos para serem sobrevoados estão, além do Barigui, os parques Tanguá e Tingui, Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico e Torre Panorâmica. Para saber mais sobre esse e outros programas de turista da Helisul a sugestão é acessar www.passeiodehelicoptero.com.br.

Foto Sérgio Mendonça Jr. | Apex

Agentes de viagens e outros profissionais do setor interessados em participar da sétima edição da Rodada de Negócios da Foco Operadora – a ser realizada de 25 a 28 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, Paraíba – já contam com um site onde estão reunidas as mais variadas informações sobre o evento. Segundo o CEO da Foco, Antônio Neto, “o site, bem interativo, mostra a cara de como será o maior evento do nordeste, com a programação completa e atualizada, mais notícias publicadas na imprensa, galeria de fotos, informações sobre a rodada de negócios, rol de expositores participantes e até área de credenciamento”. “Com a determinação de surpreender os expositores e agentes de viagens participantes, nosso evento vai inaugurar um novo formato e contará com muitas novidades para propiciar ainda mais networking e geração direta de negócios”, complementa Dioclecio Medeiros, também CEO da operadora. Para conferir o site do evento basta usar o endereço www.rodadadenegociosfoco.com.br.

Catarinense, 94 anos

Companhia de transporte rodoviário de passageiros bastante conhecida dos viajantes dos estados sulinos, a Viação Catarinense comemora 94 anos de atividades nesse mês. As suas primeiras jardineiras começaram a circular no dia 13 de abril de 1928! A linha inaugural da então Empreza Auto Viação Catarinense, naquele final dos anos 1920, ligava as cidades de Blumenau e Florianópolis. À época, lógico, o percurso era cumprido em estradas de terra – ou seja, muita poeira em dias ensolarados; e risco de encalhar nos dias de chuva. Atualmente, a companhia opera linhas entre 161 cidades das regiões sul e sudeste. Foto Panorama do Turismo

Parque Tanguá, visto do alto

Histórica jardineira da empresa 12 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO


Primeiro local de peregrinação de devotos da padroeira do Brasil, a Basílica Histórica de Aparecida, no município paulista de Aparecida, completou, do dia 18 desse mês de abril, quatro décadas de seu tombamento como edifício de interesse histórico, religioso e arquitetônico. À época, o processo de tombamento esteve a cargo do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). Desde 1908, por outro lado, o templo já tinha o título de Basílica Menor, conforme outorgado de forma pioneira no Brasil pelo Vaticano. Em 2004 foi dado início ao projeto de restauro da igreja. O espaço litúrgico onde esteve abrigada a imagem de Nossa Senhora Aparecida desde sua inauguração, em 1888, passou por uma reforma cuidadosa. O local havia recebido algumas camadas de tintas sem a devida orientação. Com isso, acabou tampando parte da obra original. Com a oficialização do tombamento em 1982, foi preciso trabalhar cuidadosamente no projeto ao longo de onze anos, até ser concluído. Atualmente a Basílica Histórica fica aberta todos os dias para visitação dos peregrinos. Há também missa de segunda a sexta, às 18h99; e sábado e domingo às 9h00,15h00 e 18h00. E consagração a Nossa Senhora, às 15h00, duramente a semana.

Foto Panorama do Turismo

Basílica antiga comemora tombamento

O templo é muito procurado por fiéis da santa

PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 13


Empossada a nova diretoria do SEHA

Foto Panorama do Turismo

Em prestigiado almoço realizado no Buffet Nuvem de Coco, a nova diretoria do Sindicato Empresarial de Hospitalidade e Alimentação-SEHA de Curitiba e Região Litorânea tomou posse. Na presidência da entidade, conforme eleição realizada, permaneceu o hoteleiro Jonel Chede Filho. À frente da gestão 2022/2026, Chede Filho contará com o apoio de dinâmicos parceiros, quais sejam, o vice-presidente Júlio César Hezel, os vice-presidentes para assuntos de Hotelaria e Hospedagem, de Alimentos e Bebidas, de Motéis e de Atividades de Lazer e Entretenimento, exatamente

Elegante almoço marcou a posse

14 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO

nessa ordem, Karla Lemos Sottomaior, Tânia Bridaroli Madalozo Laffitte, Francisco Noronha Filho e Marcelo do Amaral Lupion, do diretor secretário geral Sidney Blinder e do diretor Financeiro Adelardo da Fonseca Telles Neto. O encontro, ao mesmo tempo solene e festivo, oportunizou entrega de placa em homenagem ao antecessor de Chede Filho, João Jacob Mehl, reconhecendo o profícuo trabalho na instituição e ainda descerramento de seu retrato, a ser inserido na galeria dos ex-presidentes.


ESPECIAL

Hospeda Eventos descomplica o setor

Foto Divulgação | Hospeda Eventos

A Hospeda Eventos, plataforma travel tech curitibana de serviços de turismo para eventos, tem como meta facilitar o atendimento a esse mercado. E com quatro meses em operação já conta com quinze eventos hospedados, sendo sete para 2023, e mais de 6.000 clientes diretos. Hoje, a plataforma possibilita ao organizador do evento oferecer aos seus visitantes, congressistas e expositores, de forma simplificada, hospedagens nos hotéis oficiais, transfer, seguro-viagem e experiências do destino. O propósito da startup é descomplicar o processo de atendimento aos eventos e, de forma tecnológica, realizar todo o processo automatizado. Até o final desse ano, a empresa espera lançar, além dos serviços de viagem, o sistema de inscrição aos participantes, trazendo assim uma solução completa ao organizador no que tange à comunicação com seu público. Fundada em 2020, em meio a pandemia, a Hospeda Eventos nasceu como uma plataforma para conectar organizadores à rede

Fernanda Skraba apresenta a inovação em recente evento

hoteleira. O modelo funciona como uma agência virtual. Através dela, os clientes têm acesso a diversas opções de hotéis, experiências no destino e todas as informações necessárias do evento que participarão. Seu diferencial está na gratuidade ao organizador; para cadastrar o evento não existe custo. "Poder ofertar tarifas diferenciadas e conseguir mapear seu público sem gasto algum, com certeza é uma grande vantagem", diz Fernanda Skraba, co-fundadora da Hospeda Eventos. O propósito é oferecer a facilidade na escolha dos hotéis oficiais que atenderão à demanda dos eventos e assim ofertar aos participantes opções em um sistema simples de compra. “Uma das maiores áreas de gargalo em um evento são os serviços complementares ofertados aos inscritos. Hoje, no segmento de eventos os processos ainda são off, e portanto não conseguem dar vazão ao grande volume que se concentra no curto espaço de tempo. É exatamente aí que entra a Hospeda”, acrescenta Fernanda Skraba. A empresa é administrada por duas mulheres, Fernanda Skraba e Camila Keiko. Elas somam seus conhecimentos e experiências em eventos e programação com o objetivo de levar ao setor a transformação do turismo de experiência. Em sinergia com esse novo mercado, a Hospeda faz parte de vários projetos colaborativos para o desenvolvimento do ecossistema. Um deles é a participação no DTI– Destino Turístico Inteligente. Os DTIs são estruturas turísticas diferenciadas que facilitam a interação do visitante, antes, durante e depois da viagem. Para obter mais informações sobre essa startup curitibana basta navegar pelo site www.hospedaeventos.com.br.

PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 15


GASTRONOMIA

Paco – Cocina y Bar, vale a experiência!

jamón, emulsão cítrica e crispy de couve) e o Arroz negro com chorizo e lulas (com maionese defumada de páprica e brotos). Para fechar a refeição, constituem dicas de sobremesa os Churros crocantes com calda de chocolate e o Creme catalão. Para beber tem drinques como o Paco, o Lillet Vive e o Clover Club, mais sangria e vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes.

Foto Panorama do Turismo

Ambiente alegre e aconchegante, serviço atencioso e gastronomia de qualidade – a propósito, privilegiando apresentações contemporâneas de clássicas receitas catalãs com frutos do mar, frutas e legumes – são alguns dos predicados, no roteiro da boa mesa de Curitiba, do Paco – Cocina y Bar (Alameda Dom Pedro II, 669 –telefone 41|99813-5184). O cardápio da casa reúne sugestões de tradicionais tapas, pratos principais e sobremesas, além de uma ampla carta de drinques e variados rótulos de vinhos. Entre as tapas, ganham destaque, por exemplo, a de Pato confitado e polvo e a deliciosa Croqueta de jamón ibérico. No rol dos pratos principais, surpreendem a Paella clássica (de frutos do mar e açafrão), o Arroz de pato confitado (com tranche de peixe,

Filé de angus com batatas bravas e molho tempranillo, boa pedida

Novidades no Sassá Sushi

Dolce Empório

Foto Panorama do Turismo

Instalado em uma centenária residência do município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o Dolce Empório (Rua Alcides Valentino Zanella, 180 – telefone 41|98445-4200) leva à mesa exclusivas receitas para quem pretende aproveitar um descontraído café da tarde ou jantar. O empreendimento abre quinta e sexta das 15h00 às 19h00 e nos finais de semana, das 13h00 às 19h00. E seu cardápio reúne diversos tipos de salgados (entre quiches e empadões, bruschettas), pães diversos, salgadinhos, queijos e salames, tortas e bolos, sopas, soda italiana, café, cappuccino, achocolatados, sucos, cervejas e refrigerantes. No Dolce Empório, o visitante ainda faz uma viagem ao passado: pelo local, multiplicam-se fotos antigas e acessórios, utensílios e equipamentos de diferentes épocas.

É bem variado o bufê do café da tarde 16 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO

Na capital paulista, o Sassá Sushi (Avenida Horácio Lafer, 640 – telefone 11|3078-4538) introduziu várias novidades no cardápio. O principal destaque desse restaurante japonês está nos pratos com a truta rosa, entre eles o Combo Style Truta Rosa, com dez sushis e dez sashimis, e o Carpaccio de Truta Rosa, com azeite trufado flor de sal e raspa de limão siciliano. A segunda novidade é o Combinado Sea Food, com quatro uramaki de camarão com ova massago, dois sushis de vieiras trufadas, dois sushis de camarão, dois sushis de lula maçaricada, dois sushis de polvo com ovas massago, mais duas ostras frescas temperadas e tempurá de lula no molho tonkatsu. Outro lançamento é o Omakasê Executivo, com entrada, sushis especiais e pratos quentes intercalados, café e sobremesa.


PANORAMA DO TURISMO | ABRIL 2022 | 17


1 Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEOs da empresa, comemoraram nesse mês de abril os 32 anos da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, de Gramado 2 Bruno Biesuz acaba de ser eleito presidente do Conselho Deliberativo do Visit Iguassu 3 Mônica Arns, dinâmica executiva da área de hospitalidade, comanda com eficiência a gerência geral do Quality Curitiba Hotel 4 Chef Rodrigo Gamballi, garantia do sucesso das receitas do Paco Cocina y Bar, endereço curitibano focado na cozinha catalã 5 Renato Cunha agora é gerente Comercial da Rede Windsor de Hotéis para as regiões de São Paulo e Rio Grande do Sul 6 Luiz Fernando Menucci, bem sucedido empresário do segmento de alimentação fora do lar, assumiu a presidência da Abrasel-PR 7 Mário Villar, diretor de Inteligência Turística do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas, será um dos palestrantes do Connection, em maio próximo, na cidade gaúcha de Gramado 8 Adonai Aires de Arruda (empresário responsável pela implantação dos trens turísticos entre Curitiba e Morretes e entre Salto e Itu) foi homenageado, dia 13 desse mês de abril, com o Título de Cidadania Benemérita do Estado do Paraná

18 | ABRIL 2022 | PANORAMA DO TURISMO

7

8

Foto Panorama do Turismo

Foto Divulgação | Visit Iguassu

6

3

Foto Divulgação | Festuris

5

2

Foto Panorama do Turismo

4

Foto Divulgação | RPM Comunicação

Foto Panorama do Turismo

1

Foto Panorama do Turismo

Foto Panorama do Turismo

PRIMEIRA CLASSE