Panorama do Turismo de Dezembro

Page 1

Panorama do

Turismo Sua viagem pela informação

Ano 16 | No 197 | Dezembro | 2021

Caminhos da fé conduzem a

APARECIDA Páginas 10 a 13

Festival das Cataratas Páginas 4 e 5

Top Tur Página 14



PROGRAMA LEGAL

Destino da fé! O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade paulista de Aparecida, destino de uma multidão de peregrinos do Brasil inteiro e até do exterior, constitui o tema da matéria de capa da Panorama do Turismo desse mês, a última de 2021. Revelando, entre as páginas 10 e 13, detalhes da principal paragem religiosa do país, a matéria resulta da participação da reportagem da revista em press trip realizada, no início agora de dezembro, pela jornalista Cristina Lira e pela guia de turismo Jovita Siqueira, com apoio do secretário de Turismo de Aparecida, João Gilberto Oliveira, dos hotéis Cathedral e dos Peregrinos e do Restaurante Sabor e Fé. Aproveitando esse momento, a equipe Panorama do Turismo manifesta aos caros leitores, anunciantes e apoiadores os melhores votos de um ano novo repleto só de boas notícias! Boa leitura!

Programa legal para curitibanos e turistas em visita à capital dos paranaenses é aproveitar o passeio de trem pela centenária ferrovia entre Curitiba e a cidade litorânea de Morretes. Oferecido pela Serra Verde Express, empresa concessionária desse serviço turístico, ele proporciona experiências únicas de contato com a história do trecho e com exuberantes cenários naturais e incríveis obras da engenharia ferroviária. O trajeto cumprido pelo comboio férreo descortina paisagens de tirar o fôlego da Serra do Mar e do trecho de Mata Atlântica mais preservado do Brasil. De Curitiba até Morretes, a ferrovia, inaugurada em fins do século retrasado, vence o desnível de mil metros entre as duas localidades através de uma série de túneis, pontes de ferro e ousados viadutos. Para esse passeio, a Serra Verde Express disponibiliza vários tipos de vagões, dos turísticos aos boutique, até litorinas de luxo e um disputado carro pet, no qual os passageiros viajam mais alegres ainda na companhia dos seus bichinhos de estimação. O serviço de bordo inclui kit lanche, bebida (uma água ou um refrigerante) e guia falando sobre particularidades da ferrovia e apontando as atrações do caminho, entre cachoeiras, rios de corredeiras, picos da Serra do Mar, viadutos... Com saída às 8h30 da estação ferroviária de Curitiba, o trem leva por volta de quatro horas para chegar ao destino final. Em Morretes, a propósito, o programa de turista é saborear o Barreado, prato típico do litoral paranaense, elaborado com cortes bovinos em panela de barro. Agora na temporada de férias, esse passeio de trem está disponível todos os dias. Para saber mais é só acessar o site www.serraverdeexpress.com.br.

Leitores

Foto Panorama do Turismo

A propósito da edição de novembro, Panorama do Turismo recebeu, entre outras, as seguintes manifestações de leitores: “Um dos mais competentes veículos de comunicação dedicados à área turística”, Ricardo Guerra (Recife-PE); “Obrigado pelo envio”, Wilson Sierra (Porto Alegre-RS); “Grato pela remessa”, Hamilton Peluso (Florianópolis-SC); “Panorama do Turismo sempre primando pela qualidade de conteúdo e apresentação. Nota dez!”, Nelci Seibel (Joinville-SC); “Parabéns! Uma edição competente, como sempre”, Waldir Pan (Curitiba-PR); “uno abrazo a todos que hacen esa revista que nos informa sobre el turismo de manera siempre excelente”, Júlio Luis Delgado (Canelones-Uruguai)

Capa Santuário Nacional de Aparecida

De trem, pela serra

Foto Panorama do Turismo Expediente Panorama do Turismo Ano 16 | No 197 | Dezembro | 2021 Fundadores Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida Diretor e Editor Júlio Cézar Rodrigues (MTb 1050/07/27-PR) Contatos 41 | 99106-6852 redacao@panoramadoturismo.com.br Revista digital com conteúdo editorial próprio e periodicidade mensal. Disponível para download gratuito no site www.panoramadoturismo.com.br e en redes sociais. Distribuição em formato eletrônico, via e-mail, a partir de mailing exclusivo e de cadastro de parceiros e para grupos de WhatsApp. Mais informações em www.panoramadoturismo.com.br Artigos assinados não refletem, obrigatoriamente, posicionamentos da direção da revista.

O passeio é repleto de surpresas PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 3


EVENTOS

Fotos Panorama do Turismo

Festival das Cataratas, impulso ao turismo

O evento constitui importante vitrine para o turismo

E proporciona valiosos momentos de capacitação

Na abertura da feira de negócios, a partir da esquerda, Paulo Angeli, Darci Piana, Márcio Nunes e João Jacob Mehl, respectivamente, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, vice-governador do Paraná, secretário estadual de Turismo e, então, presidente da Paraná Turismo 4 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Com números finais expressivos e manifestações de satisfação por parte de expositores e visitantes, a organização do Festival das Cataratas encerrou a 16ª edição com duas certezas: ele está consolidado como um dos principais eventos do calendário nacional e assumiu importante papel no processo de retomada das atividades turísticas na cidade de Foz do Iguaçu, onde sempre acontece. “Foi uma edição muito especial para todos nós”, destaca a diretora do festival, Mayara Angeli, ao comentar os números da feira de turismo e negócios, realizada nos dias 2 e 3 agora de dezembro. Afinal, nos 7.000 metros quadrados do Complexo Rafain ExpoCenter foram reunidos expositores nacionais e internacional de vários setores (250 estandes e mais de 1.300 marcas apresentadas) e cerca de 5.000 pessoas passaram pelos pavilhões. Por meio de parceria com o Sebrae, o festival promoveu rodadas comerciais para fazer os empreendedores retornarem de Foz do Iguaçu com bons negócios na bagagem. A programação contou ainda com o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu (tido como maior encontro técnico-científico de turismo da América Latina), o Salão MICE Cataratas, a Arena Gastronômica, palestras, mentorias e capacitações. O Festival das Cataratas teve organização da De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Sebrae, CNC e Fecomércio PR. Ao levar em conta opiniões de satisfação de expositores e público, a organização do evento decidiu pela fixação permanente da data de realização em dezembro, de modo a fechar com chave de ouro o calendário nacional do setor. Em 2022, com efeito, o festival já está agendado para os dias 1º e 2 do último mês do ano, com abertura na noite do dia 30 de novembro.


Fotos Panorama do Turismo

Personagens em destaque no festival

2

3

4

5

7

8

1

6

9 1 Mayara Angeli (diretora do evento) 2 Alexandre Sampaio (presidente da FBHA) 3 Patrícia Albanez (coordenadora de Turismo do Sebrae-PR) 4 Neuso Rafagnin (hoteleiro e restauranteiro de Foz do Iguaçu) 5 Giovanni Bagatini (assessor da presidência da Fecomércio-PR) 6 Fábio Skraba (presidente da Abeoc-PR) 7 Vilson dos Santos (gerente Comercial da Rafain Churrrascaria Show) 8 João Alceu Rigon Filho (presidente da Abav-PR) 9 Jean Féder (presidente daAbrajet-PR) Panorama do Turismo participou do Festival das Cataratas como mídia convidada da organização PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 5


HOTELARIA

Em Aparecida, duas sugestões

O primeiro oferece vários tipos de acomodações – por exemplo, individual, duplo, triplo, quádruplo, com e sem varanda, família e luxo – , restaurante, wi-fi gratuito e estacionamento privativo de cortesia, recepção 24 horas, balcão de turismo e depósito para bagagem. Todos os aposentos incluem guarda-roupa, TV e banheiro privativo. Já o segundo disponibiliza, em duas torres conectadas, apartamentos para casal, triplos, quádruplos e quíntuplos standard e superior. Essas habitações contam com ar-condicionado, TV e wi-fi gratuito. Algumas têm varanda. O Hotel Cathedral também possui restaurante com serviços de refeições e café da manhã e recepção 24 horas.

Fotos Panorama do Turismo

Destino da matéria de capa dessa revista, a cidade paulista de Aparecida acena aos peregrinos com ampla e variada rede de hospedagem. Existem opções de hotel para todos os tipos de viajante, de gostos e de bolsos. Para quem pretende ficar perto do Santuário Nacional de Aparecida, duas sugestões são o Summit Hotel dos Peregrinos (Avenida Getúlio Vargas, 911 – telefone 12|3600-0400) e o Hotel Cathedral (Avenida Getúlio Vargas, 901 – telefone 12|3105-1051).

Deville com enoturismo

Tradicional local da boa hospitalidade na capital paranaense, o Hotel Deville Curitiba Batel (Rua Comendador Araújo, 99 – telefone 41|3883-4777) está oferecendo um pacote exclusivo, com experiência de enoturismo nos arredores da cidade. Organizado em parceria com uma agência de viagens local, o pacote agrega hospedagem e passeio no Caminho do Vinho, eixo enogastronômico do vizinho município de São José dos Pinhais. O passeio inclui degustação de vinhos, trilhas para caminhada e almoço em uma das cantinas do trajeto (com bebidas cobradas à parte), além do transfer ida e volta e acompanhamento de um enólogo. Esse pacote é válido até 30 de junho de 2022, com o passeio disponível de terça a sexta-feira para um mínimo de oito pessoas e sábado e domingo, para dois ou mais hóspedes.

6 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Foto Panorama do Turismo

Os hotéis dos Peregrinos (à esquerda) e Cathedral constituem referências em Aparecida

Portal do Caminho do Vinho


O endereço da Rede Bourbon Hotéis e Resorts localizado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu – a propósito, comemorando nesse mês de dezembro 48 anos – acaba de conquistar selo Green Stay no grau máximo de avaliação e o selo EcoResponsável, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Com o respaldo dessas duas chancelas focadas em sustentabilidade e preservação ambiental, o empreendimento da bandeira agora passa a se chamar Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. “Estamos inseridos no meio da mata nativa e desde sempre aprendemos com a natureza o respeito pela vida. Somos movidos por um jeito único de acolher para que nossos hóspedes vivam uma experiência inesquecível. Para nós, ser eco é isso, receber em meio à natureza com o compromisso de semear um futuro sustentável”, pondera o presidente da Rede Bourbon Hotéis e Resorts, Alceu Vezozzo Filho. Essa unidade do grupo hoteleiro

Foto Panorama do Turismo

Bourbon, o eco resort de Foz do Iguaçu

O eco resort é emoldurado por mata nativa

paranaense reúne 311 apartamentos, cinco restaurantes, bar, conjunto de piscinas, espaços para eventos, entre outros diferenciais.

PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 7


GASTRONOMIA

Na fábrica de cervejas!

Foto Panorama do Turismo

Curitibanos e turistas em visita a Curitiba podem curtir um programa gastronômico bem bacana: almoçar no bar da fábrica de cervejas

Bife de chorizo, com arroz biro-biro e farofa, uma boa opção

Caranguejo, de volta ao Bimy’s

Café colonial irresistível

No município paulista de Santo Antonio do Pinhal, em plena Serra da Mantiqueira, o ponto de parada legal para aproveitar um café colonial tentador é o do Aromas da Montanha (Estrada do Pico Agudo, 835 – telefone 12|98155-9033). Situado no meio de uma colina e oferecendo exuberantes cenários naturais da região, o empreendimento funciona nos finais de semana e feriados. Em sistema de bufê, agrega mais de 50 itens, entre pães diversos, salgadinhos, bolos e pudins, sucos e, lógico, café. Muita coisa é receita de família! O café começa às nove e segue aberto até uma da tarde. Pelo valor único de R$ 30,00 dá para comer até se fartar durante todo esse período. É impossível não repetir delícias do bufê, a exemplo do pão de torresmo, bolo de pinhão e do bolinho caipira. Foto Panorama do Turismo

Em Curitiba, a temporada de caranguejo continuará acontecendo no Bimy’s Restaurante (Avenida Iguaçu, 931 – telefone 41|3323-5489) até por volta do final de fevereiro. O estabelecimento é um dos principais endereços da cidade para saborear as tenras carnes desse crustáceo. No Bimy’s, munidos de martelinho e protegidos por aventais de papel, os fregueses podem degustar caranguejos vindos do litoral do Paraná nas noites de terça, quarta e quinta-feiras. O menu da casa, porém, oferece outras sugestões gastronômicas, a exemplo do filé à parmegiana.

Bastards Brewery (Rua Comendador Lustosa de Andrade, 69 – telefone 41|3049-9795). O local tem personalidade, é espaçoso, possui mesas na parte interna e também do lado de fora e, lógico, oferece pratos com cortes especiais de dar água na boca e saborosos rótulos artesanais e drinques exclusivos. O endereço dos sócios Humberto Gonçalves, Richard Buschmann e Francisco Seegmueler atende para o almoço de terça a domingo, 12h00 às 14h30, mas o bar segue aberto até às 22h00. O cardápio harmonizado com as cervejas da casa tem assinatura do chef Ricardo Pupo, a cada dia com uma sugestão diferente.

8 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Coxinhas, empadinhas, pasteiszinhos, bolinhos...


Foto Panorama do Turismo

PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 9


MATÉRIA DE CAPA

Fotos Panorama do Turismo

Em Aparecida, um santuário do tamanho da fé!

No alto, o grandioso complexo religioso de Aparecida, destino principal dos devotos. Acima, o antigo templo, ainda hoje bastante procurado 10 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

A pandemia reduziu o movimento, é verdade, mas a inquebrantável fé em Nossa Senhora da Conceição Aparecida continua guiando devotos da padroeira do Brasil, aos milhôes, à cidade paulista de Aparecida. Seja para renovar votos de fidelidade, pedir uma bênção ou agradecer a graça recebida, todos têm um objetivo comum: orar diante da pequena, e centenária, imagem original da santa abrigada no interior da basílica do Santuário Nacional de Aparecida. Uns peregrinos são de cidades próximas, outros, de estados vizinhos e alguns partiram de localidades bastante distantes, inclusive do exterior. Motivados pela forte devoção, eles chegam em ônibus de excursão ou de linhas regulares, de caminhão, van, carro, moto, de bicicleta, a cavalo e, os fiéis mais fervorosos, até a pé! A propósito, outubro é o mês de maior fluxo de visitantes, em particular, o dia 12, consagrado à Nossa Senhora Aparecida. Monumental, o complexo de acolhida a esses romeiros construído em Aparecida para louvar a padroeira do país é do tamanho da fé deles. E já foi abençoado pelos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco – cada um em


seu tempo de pontificado, os três rezaram concorridas missas no Santuário Nacional de Aparecida. Ao agregar a grandiosa Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e amplas instalações de receptivo, lazer, compras e hospedagem, estacionamento e atrativos religiosos e turísticos, esse complexo erguido na cidade paulista assume o posto de maior santuário mariano do planeta.

Fotos Panorama do Turismo

No interior da basílica, a venerada imagem da padroeira, achada no rio e hoje sob o abrigo de um seguro nicho blindado, constitui o principal ponto de manifestação da fé dos peregrinos

O princípio A adoração à Nossa Senhora da Conceição Aparecida principia no ano de 1717, quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, lançando rede nas barrentas águas do Rio Paraíba do Sul na busca de peixes, puxaram a imagem de barro da santa; primeiro o corpo e depois, num trecho logo abaixo, a cabeça. Já na sequência, a pesca tornou-se abundante! Posteriormente,

Capela das Velas, local de agradecimentos e pedidos

as duas partes da estatueta, cerca de 36 centímetros, foram coladas com cera pela esposa de Domingos. E não tardou, diante de outros milagres, o culto e devoção à Mãe Aparecida acabaram fortalecidos. Se nos primeiros tempos a veneração dos moradores da região ocorria nas rezas regulares em locais com o Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu, em 1732 a santa ganhou um singelo primeiro oratório público. E em 1743, o padre Vilela, PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 11


Fotos Panorama do Turismo

amparado num relatório detalhando os milagres da pesca, das velas, da menina cega e outros e a devoção do povo, conseguiu autorização para erguer a primeira igreja consagrada à Nossa Senhora Aparecida. Originalmente de taipa de pilão e depois de alvenaria, e hoje conhecido como Basílica Histórica, ou Velha, esse templo fez-se ponto de adoração até a transferência da imagem para a Basílica Nova, em 1982. Estrutura atual Principal estrutura do santuário, a basílica é uma edificação notável. Maior templo católico ao redor da terra, é capaz de acomodar 30.000 fieis por missa. Seu projeto tem assinatura do arquiteto paulista Benedito Calixto de Jesus Netto. Ele, infelizmente, faleceu em 1972, antes da conclusão dos trabalhos de construção. A pedra fundamental dessa igreja foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o começo para valer da obra ocorreu em 11 de novembro de 1955. A missa inaugural aconteceu em 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros, em 21 de junho de 1959. De

12 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Na foto maior, o grandioso interior da basílica, em momento de missa. E acima, a fachada na nave norte, ainda com os andaimes do trabalho de instalação dos belíssimos mosaicos


Fotos Panorama do Turismo

forma definitiva, os afazeres religiosos no local datam de 3 de outubro de 1982, dia da transladação da imagem milagrosa da santa da Basílica Velha. Com quatro naves, correspondentes aos pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste, e construída de tijolos à vista – referência à imagem de barro da santa encontrada no rio e à origem bíblica do homem –, a extraordinária basílica terá revestidas as suas quatro fachadas de entrada. Esse trabalho começou pela ala norte, já pronta, com a instalação dos mosaicos focados em princípios da evangelização e catequese criados pelo padre esloveno Marko Ivan Rupnik, também artista plástico, teólogo e escritor. Religião e turismo

De cima para baixo, a monumenral cúpula da basílica nova, a imagem do papa João Paulo II no Museu de Cera e vista do pátio de estacionamento e da estrutura de acolhida e de comércio do santuário

Após os momentos de oração, muitos devotos aproveitam a viagem para conhecer atrativos de Aparecida e da região. Dentro da estrutura do santuário, por exemplo, constituem opções de programa de turista passear no bondinho aéreo até o Morro do Cruzeiro, na balsa do Porto Itaguaçu e no trem da Cidade dos Devotos, visitar o Museu de Cera, o cinema 3D e o Mirante da Torre, com valioso museu e, no alto, vistas de 360º da cidade. Em Aparecida, o circuito religioso ainda propóe visitas à Basílica Velha e à Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, ao Memorial Redentorista e aos seminários Bom Jesus e Santo Afonso. Para quem está com mais tempo na agenda, é possível esticar a permanência para conhecer apelos regionais. Nesse roteiro, entre outros, estão os municípios de Bananal, Santo Antônio do Pinhal e Cunha. Para planejar uma viagem completa vale a pena consultar sua agência de viagens de confiança.

PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 13


ESPECIAL

No dia 12 do próximo mês de janeiro, vai iniciar a votação popular, através de formulário a ser disponibilizado na internet, nos candidatos ao Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2021. Durante dois meses, até 12 de março, o público poderá manifestar suas preferências. O sistema de voto, porém, permitirá apenas uma participação por IP. Os concorrentes dessa décima edição do prêmio foram identificados, em reunião da Comissão de Homologação, com base em indicações das secionais paranaenses da Abav, ABIH, Abrasel, Abrajet e Abeoc, mais da ABGTur, da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR e de instâncias de governança regional convidadas. Os vencedores serão anunciados apenas em abril, na festa de entrega do cobiçado troféu. Quem desejar votar nos candidatos deverá acessar, a partir do dia 12 de janeiro, o formulário próprio no site www.panoramadoturismo.com.br. Os profissionais indicados ao prêmio, por categoria e em ordem alfabética são: Meio de hospedagem: Alceu Vezozzo Filho (Bourbon Convention Hotel – Curitiba), Diego Vezzaro (San Juan Hotéis – Curitiba), Elias Rodrigues (Grupo Hotéis HCC – Curitiba), Giovani Rafagnin (Rafain Palace Hotel – Foz do Iguaçu) e Jayme Canet Neto (Hotéis Deville – Curitiba); Estabelecimento Gastronômico de Interesse Turístico: Conchita López (Restaurante Bar Palácio – Curitiba), Fredy Ferreira (A Caiçara – Curitiba), Harry Reinerth (Cervejaria Donau Bier Guarapuava), Jorge Tonatto (Bar do Alemão – Curitiba) e Leonardo Leão (Deck Bar – Londrina); Agência de Turismo Receptivo: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora – Curitiba), Bibiana Antoniacomi (Special Paraná - Curitiba), Felipe Santiago Gonzalez (Cassino Tur Receptivo – Foz do Iguaçu), Onésimo Santos de Anunciação (Onetur Turismo Receptivo – Curitiba) e Silvio Gonzalez (Central Tours Iguassu Service – Foz do Iguaçu); Agência de Turismo Emissivo: Cristiane Yuri Toma (KTS Viagens e Turismo – Londrina), Fabio Stabia (Stabia Viagens – Curitiba), Ítalo Antônio Fantinato (IAF Turismo – Curitiba), Lissandra A. Simionato (Star Turismo –

14 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

Fotos Divulgação

Definidos os candidatos ao Top Tur

Membros da Comissão de Homologação

Curitiba) e Sergio Maciura (Dnipró Gold Agência de Viagens e Turismo – Curitiba); Operadora de Turismo: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora – Curitiba), Aroldo Schultz (Schultz Operadora de Turismo – Curitiba), Eraldo Palmerini (Grupo BRT – Curitiba), Pedro C. Vega Falcon (Personal Brasil – Curitiba) e Pedro Kempe (Domus Viagens – Curitiba); Empresa de Eventos: Carlos Eduardo Frezarin (Frezarin Eventos – Londrina), Gislaine Queiroz (Única Recepção – Curitiba), Mac Lovio Solek (Prime – Curitiba), Maria Belmira M. Angeli (De Angeli Eventos – Foz do Iguaçu) e Martha Oliveira (Equalizee Eventos – Foz do Iguaçu); Espaço de Eventos: Elias Rodrigues (Grupo Hotéis HCC – Curitiba), Julio Cesar Hezel (Buffet Nuvem de Coco – Curitiba), Marcelo Franco (Espaços de Eventos Positivo – Curitiba), Valentim Benato (Expotrade Convention Center – Pinhais) e Vanessa Delboni (Rafain Convention Center – Foz do Iguaçu); Divulgação Turística: Alberto Melo Viana (Curitiba), Lúcio Freire dos Santos (Icaraíma), Luiz Júlio Zaruch (Curitiba), Mauro Pìcini (Toledo) e Patrícia Iunovich (Foz do Iguaçu); Guia de Turismo: Denise Stica Guimarães (Curitiba), Luci Jacomel Kowalczuk (Curitiba), Marise Aparecida Freder (Curitiba), Nancy Abreu (Curitiba) e Thomas Arthur Hecke (Curitiba); Iniciativa do Ano: Ampliação e melhorias no Aeroporto das Cataratas | Foz do Iguaçu, Criação da Escola de Turismo de Curitiba | IMT IMAP, Circuito Ivaí Adventure, Circuito Gastronômico Campos Gerais e Blitz Cadastur | Adetur Litoral; Canal Digital de Promoção do Turismo de Destinos Paranaenses: Site www.turismo.faxinal.pr.gov.br, TV Paraná Turismo, Instagram Adetur Cataratas & Caminhos, Site O que fazer Curitiba e Instagram Plug | RPC; Personalidade do Ano: Jayme Canet Neto, Paulo Angeli, Priscila Cazarim e Trícia Sander. Em tempo: essa importante distinção entregue aos destaques do turismo paranaense foi traduzida, materialmente, em um exclusivo troféu criado e produzido pelo curitibano escultor Luiz Gagliastri.


PANORÂMICAS

Terra das Cataratas e de Itaipu, a cidade paranaense de Foz do Iguaçu já oferece aos visitantes mais uma singular atração. Foi inaugurada nesse mês a Yup Star Foz, uma roda gigante capaz de acomodar ao mesmo tempo 288 pessoas, distribuídas por 36 cabines totalmente climatizadas. Implantada perto do Marco das Três Fronteiras, ela descortina, lá do seu ponto mais alto, ângulos novos da cidade e da região onde se encontram o Brasil, o Paraguai e a Argentina. Ela é irmã mais nova da Yup Star Rio, do Rio de Janeiro. O nome dos dois equipamentos faz alusão ao mascote Yup, um pássaro azul cuja missão é levar alegria para as pessoas e fazê-las experimentar um pouco da sua perspectiva, vista lá de cima.

Foto Divulgação | Máquina CW

Foz do Iguaçu ganha roda gigante

Nova atração para os turistas curtirem em Foz do Iguaçu

Trem Republicano

Sucesso desde o ano passado, quando passou a oferecer um histórico passeio pelo trecho ferroviário entre as cidades paulistas de Itu e Salto, o Trem Republicano, operado pela empresa paranaense Serra Verde Express, ganhou mais um vagão. No dia 18 desse mês de dezembro, em solenidade na estação ferroviária de Itu, o comboio formado pelos vagões Anselmo Duarte, Prudente de Moraes e Olímpia Fonseca de Almeida Prado teve oficialmente agregado o vagão Michel Temer.

Azul no Paraná

A partir do dia 24 de janeiro do próximo ano, a Azul começará a voar de Curitiba para nove cidades do interior do Paraná. Os destinos a ser atendidos são Cianorte, Telemaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória. Em 22 de março a malha aérea alcançará Paranavaí. Os novos voos serão ofertados de três a quatro vezes por semana e operados com o Cessna Gran Caravan, aeronave utilizada pela empresa sub-regional da Azul, a Azul Conecta, com capacidade para nove passageiros. PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 15


Foto Divulgação | Agência Ideal HKS

Temporada da MSC terá três navios

MSC Splendida, já em águas do Brasil

16 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

A empresa de cruzeiros marítimos MSC vai cumprir sua temporada de verão em águas brasileiras ofertando três belas embarcações: os MSC Splendida, Seaside e Preziosa. Até março do próximo ano, os navios farão variados cruzeiros, a maioria partindo do porto da cidade paulista de Santos, após vinte meses de paralisação do setor. O navio MSC Splendida possui 333 metros de comprimento, 38 metros de largura, 67 metros de altura e 137.936 toneladas brutas. Além da estrutura de hospedagem, ele disponibiliza sete restaurantes, dezoito bares e lounges, cinco piscinas, amplo teatro com shows ao estilo Broadway, arena esportiva, cinema 4D de alta tecnologia, entre outros diferenciais. Para saber mais sobre os cruzeiros da MSC no Brasil basta navegar antes no site www.msccruzeiros.com.br.


Olivas de Gramado

Tempo da vindima

Foto Panorama do Turismo

Nesse mês de dezembro, o Olivas de Gramado – empreendimento pioneiro na porção serrana do Rio Grande do Sul no plantio de oliveira e produção de azeites – está completando três anos de atividades e de visitação pública. O local é perfeito para quem aprecia bons azeites, quer conhecer uma plantação de azeitonas, saber mais sobre o processo de fabricação do produto e ainda participar de degustações harmonizadas. A propósito, de quinta a terça-feira, das 10h30 às 17h00, é possível participar desse tipo de experiência. Para obter outras informações vale acessar o endereço www.olivasdegramado.com.br.

Entre os dias 8 de janeiro a 13 de fevereiro do próximo ano, curitibanos e turistas em visita à capital paranaense poderão curtir um programa legal no vizinho município de Campo Largo. Nesse período, a Vinícola Legado (Rodovia Estadual PR510 Engenheiro Raul Azevedo de Macedo, 5.800 – telefone 41|99199-9744) realizará mais uma edição do Momento da Colheita. Com agendamento prévio, os interessados em experiências no vinhedo poderão vivenciar o trabalho da colheita, saborear as uvas fresquinhas, tirar fotos e aproveitar a programação especial da vinícola, com almoço incluído. Dessa vez, o Momentos da Colheita está sendo oferecido em duas modalidades: o Amanhecer no Vinhedo e a Colheita com Espumante. Para saber mais e já garantir uma vaga é necessário acessar o site https://colheitalegado.online.

Foto Panorama do Turismo

Vai começar a colheita

Espaço de lazer do empreendimento

Nova roda gigante

Na marca da trajetória dos trinta anos do empreendimento, completados agora em 2021, os proprietários do Mundo a Vapor, um dos pontos de parada obrigatória no roteiro turístico da cidade gaúcha de Canela, anunciam um projeto ousado: a instalação de uma singular roda gigante. Com 60 metros de altura, o novo equipamento começará ser construído em fevereiro do próximo ano, em uma área vizinha da Cascata do Caracol, outro emblema do turismo local. A obra deverá absorver investimento de R$ 50 milhões e gerar aproximadamente 100 empregos diretos e indiretos. "Vamos ampliar a experiência de nossos visitantes, proporcionando a eles algo completamente inédito, no qual as cabines temáticas da roda gigante os levarão a uma volta ao mundo", adianta Lenise Urbani, diretora do atrativo canelense. PANORAMA DO TURISMO | DEZEMBRO 2021 | 17


1 Adonai Arruda (diretor-presidente da Serra Verde Express) e os marumbinistas Carlos Renato Fernandes (o Tarzan), Henrique Paulo Schmidlin (o Vitamina), Paulo Sidnei Ferraz, Nelson Penteado Alves (o Farofa) e Gustavo Habitzreuter, na inauguração do vagão Guardiões do Marumbi do trem turístico entre Curitiba e Morretes

4

5

2 Felipe Gonzalez foi reconduzido, por aclamação, à presidência do Visit Iguassu, ente de promoção e marketing da cidade paranaense de Foz do Iguaçu 3 Jonel Chede Filho (presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba) e Darci Piana (vice-governador do Paraná), no almoço de confraternização de final do ano da entidade sindical 4 Carlinhos de Jesus e Cintia Slud (respectivamente, coreógrafo e criadora e produtora executivo da atração natalina), no lançamento, em Curitiba, do Desfile Mágico de Natal 18 | DEZEMBRO 2021 | PANORAMA DO TURISMO

5 Jovita Siqueira e Cristina Lira, elogiadas organizadoras de recente press trip nas cidades paulistas de Aparecida, Bananal, Santo Antônio do Pinhal e Cunha

Foto Panorama do Turismo

2

Foto Panorama do Turismo

3

Foto Panorama do Turismo

1

Foto Panorama do Turismo

Foto Panorama do Turismo

PRIMEIRA CLASSE




Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.