5 minute read

CEGUEIRA VAI DOBRAR ATÉ 2050

Next Article
CRÔNICAS

CRÔNICAS

Cegueira e defi ciência visual devem dobrar até 2050, aponta estudo

Para especialista da USP, um dos caminhos para diminuir esse quadro seria o oferecimento de consultas oftalmológicas, óculos e cirurgia de catarata para quem precisa

Advertisement

Com o aumento da expectativa de vida e com o envelhecimento populacional, a cegueira e a defi ciência visual precisariam ser prioridades da saúde pública mundial. É o que aponta o estudo do Vision Loss Expert Group (VLEG) ao concluir que a cegueira e a defi ciência visual devem dobrar até 2050. A pesquisa acaba de ser publicada e atualiza as estimativas da perda de visão em todo o mundo. Em 2050, a previsão é que 61 milhões de pessoas serão cegas, 474 milhões terão defi ciência visual moderada a severa, 360 milhões terão defi ciência visual leve e 866 milhões terão presbiopia não corrigida. “As condições oftalmológicas mais comuns são: catarata senil, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e retinopatia diabética. Além disso, na idade avançada, a defi ciência visual não afeta apenas signifi cativamente a qualidade de vida, mas também amplifi ca comorbidades, como defi ciência cognitiva e risco de quedas”, conta o professor João Marcello Furtado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, coautor do estudo e membro do VLEG. Segundo o professor Furtado, a maioria dos casos de defi ciência visual é por falta de óculos, ou seja, pessoas que poderiam enxergar melhor com uso de óculos. E a maior causa de cegueira e a segunda de defi ciência visual é a catarata, que possui um tratamento efetivo com cirurgia de intervenção única. O professor conta que se houvesse um melhor acesso a serviços de qualidade, como consulta para uso de óculos com fornecimento para quem não consegue pagar e cirurgia de catarata, isso diminuiria em muito o número de cegos e defi cientes visuais. Pois a grande maioria das pessoas têm erro refrativo não corrigido (uso de óculos) ou catarata. Então, causas mais difíceis, que precisariam de remédio novo, por exemplo, são mais difíceis de tratar, mas têm uma proporção menor.

Neste estudo, foi feita uma revisão sistemática e a análise da ocorrência de doenças oculares entre 1980 e 2018 em adultos com 50 anos ou mais. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) usou essas estimativas como base para seu relatório mundial de 2019 sobre a visão, que se concentrou no cuidado ocular centrado nas pessoas como meio para o fortalecimento do sistema de saúde”, conta o professor. Os pesquisadores apontaram que uma das principais causas de cegueira foi a catarata, que, apesar de ter tratamento, foi responsável por cerca de 45% dos 33,6 milhões de casos de cegueira global. Além da catarata, outras condições levaram à cegueira, como glaucoma, erro de refração corrigido insufi cientemente, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.

“Então, o caminho mais fácil para diminuir isso seria oferecer consultas e óculos e cirurgia de catarata para quem precisa. Isso está no nosso alcance do ponto de vista médico, seria questão de melhorar e ampliar a oferta de serviços para a população.”

O professor João Marcello Furtado, da FMRP – Foto: Arquivo pessoal Jornal da USP

Morello Ótica

Proteção solar agora tem nome

Recém inaugurada, a Morello Ótica está preparada para atender seus clientes com sua própria marca a MOR, e também com grandes marcas como Ana Hickmann, Sabrina Sato, Vizzano e outras. A Morello Ótica também disponibliza a seus clientes o serviço “Ótica em Casa”, onde todos os recursos são disponibilizados para o atendimento na casa do cliente, com todas as normas de segurança e saúde respeitadas, proporcionando maior conforto e comodidade aos clientes não só durante a pandemia do Covid19, mas, em todos os momentos.

Qual a importância do óculos de sol com proteção UV400?

“É muito comum as pessoas se preocuparem com óculos de Sol somente durante verão ou para completar seu look, porém, é bom fi carmos atentos e cuidarmos dos nossos

olhos o ano todo”. Assim como a pele e os cabelos, nossos olhos precisam de proteção também e por isso, a Morello Ótica tem uma ampla linha de produtos, com garantia de qualidade.

E qual seria a melhor opção de óculos de sol?

Independente do tamanho, material, estilo ou valor, um bom óculos de Sol precisa ter o fator de proteção UV 400 (proteção contra raios ultravioletas nocivos a nossa visão).

Quais os danos que um óculos de sol sem proteção pode causar em nossa visão?

Com o uso do óculos solar, é comum que nossa pupila se dilate, é aí que os raios UV entram alcançando nossa retina. E se você não estiver usando um óculos com o fator de proteção correto UV400, pode causar vários danos como: • Queimaduras na retina • Dores de cabeça • Aceleração da catarata • Degeneração macular (perda parcial da visão) • Cancer de pálpebras e conjuntiva.

Viu como a questão da proteção UV é muito séria e relevante na hora de comprar seus óculos novos? Na dúvida, dê preferência às óticas que oferecem garantias de proteção e originalidade dos seus produtos. Nós da Morello Ótica em respeito a sua, temos várias marcas, todas com procedência e garantia, tudo com pagamento facilitado, laboratório digital e lentes especiais.

Dicas da Morello

• Para rosto oval a maioria dos modelos de óculos combinam, para rosto arredondado os formatos retangulares e quadrados, e para rosto quadrado os formatos arredondados e gatinhos são ótimas opções. • Não se engane com a cor da lente, só por que ela é bem escura não quer dizer que ela protege mais. • As lentes Polarizadas são ótimas opções para prática de esportes, para quem passa a maior parte do tempo exposto ao sol, gosta de pescar e dirige com bastante frequência. • Para quem usa óculos de grau com miopia alta, armações pequenas e lentes asféricas alto índices são as mais indicadas. • Usuários de lentes de contato, sempre ter um óculos para dar um intervalo entre a lente e um descanso para sua visão. • Lave seus óculos todos os dias com água e detergente neutro, enxágue e seque com um lenço de papel bem macio. Leve para fazer a higienização mais profunda a cada 3 meses na ótica.

David Eduardo Bento, Laura Morello Bento e Ana Cláudia Morello Bento

This article is from: