4 minute read

Cachaça

GASTRoNomiA | CACHAçA

Com sabor de poesia

Advertisement

SENSAÇÕES, EXPERIÊNCIAS E BOAS HISTÓRIAS. TRACIA APRESENTA O MELHOR DA CACHAÇA QUE UNE ARTE E MEMÓRIAS AFETIVAS

texto junior de castro fotografia gilney botelho

C

om mais de 500 anos de história, existem diversas versões sobre a origem da cachaça, o primeiro destilado das Américas. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça, os portugueses, acostumados a tomar a bagaceira, destilado de casca de uva, improvisaram uma bebida a partir da fermentação de derivados do caldo da cana-de-açúcar que produzia o mesmo efeito prazeroso do destilado de uva. Assim nasceu a cachaça.

Outra versão é que a bebida foi criada na província de Pernambuco quando um escravo, que viajava pelas fazendas, deixou sair a “cagaça” - uma espuma que se formou no topo de uma cuba de caldo de cana. O líquido fermentou e, devido às oscilações de temperatura, evaporou e condensou, formando pequenas gotas (pingos) na cobertura da casa. O termo pejorativo “pinga” foi criado no imaginário popular a partir dessa história.

A TRACIA

Conhecemos muitas histórias sobre a origem da cachaça, já a Tracia é regada com muita música e poesia:

“Ventania nos braços. Açoite nas mãos

Verde, viceja a cana no campo.

Na taxa de cobre, arte e alquimia. Sublima-se o açúcar, em intensa garapa.

Há música e versos no destilado. Feminina vestal travestida em Orfeu.

A lira pinga poesia e canto. O espírito enfeitiçado sagra aromas e sabores mágicos”.

O poema Orfeu, de Lúcia Serra, dá tom à história da Tracia que, não à toa, tem seu nome originário da famosa província do Império Romano onde viveu o músico, poeta e profeta lendário Orfeu. A cachaça mineira, em três anos de projeto e um de lançamento, apresenta ao público a mais brasileira das bebidas por meio de sensações e experiências que possibilitam boas histórias, arte e poesia. De acordo com seus fundadores, a ideia da marca, desde o início, foi ter a iguaria unida à arte e à poesia. “Com a cachaça à mesa nasceram grandes músicas e poemas. Ela sempre inspirou grandes compositores, cantores e poetas. Ou seja, o objetivo sempre foi uni-la à arte”, explica Rayane Melo Souza, Proprietária.

01

Muito antes do início da história da Tracia, entretanto, Rayane já trazia consigo a memória afetiva da bebida. “Nasci e fui criada em Brasília, no Distrito Federal, mas sempre visitava Lavras durante as férias quando era criança. Vinha visitar minha família, e na roça do meu avô e do meu tio havia alambique. Quando me mudei para Lavras, há quatro anos, comecei a conhecer outros alambiques e tudo isso despertou minhas memórias de infância e o desejo de eternizar todos esses momentos em uma marca", conta a proprietária.

Pouco tempo depois, o projeto Tracia começava a nascer. A partir de uma história familiar de mais de 60 anos, Rayane e Antônio Carlos começaram a

02

wine-bottle os 5 rótulos

• Léfiko (Descansada em carvalho)

• Origini (1 ano de armazenamento)

• Tesséra ( 4 anos de armazenamento)

• Stázei ( 6 anos de armazenamento)

• Orfeu (15 anos de armazenamento)

03

desenvolver um projeto capaz de despertar experiências sensoriais únicas. Cinco rótulos especiais foram desenvolvidos: Orfeu, Stázei, Téssera, Origini e Léfiko. Todos armazenados artesanalmente com tempo de maturação variados em barris de carvalho.

De acordo com Rayane, o processo de conservação da cachaça faz toda a diferença no sabor final da bebida. “Nós temos aqui a Léfiko, a famosa branquinha, e a tradicional, que é descansada por pouquíssimo tempo conservando seus atributos cristalinos e de limpidez. Os outros quatro rótulos são descansados em barris feitos de carvalho: Origini (um ano de armazenamento), encorpada, límpida de aroma marcante, paladar intenso que desperta o melhor do inesperado; Tesséra (quatro anos de armazenamento), cachaça premium, desperta surpresas e mostra atitude aos paladares mais exigentes; Stázei (seis anos de armazenamento), super premium, mais encorpada, surpreendente e sofisticada; e Orfeu (15 anos de armazenamento), extra premium, que apresenta maior sofisticação e traz aos apreciadores da bebida uma sensação delicada de pureza aveludada no paladar, além de ser moderna e sedutora.

CHEGADA AO MERCADO

Antes da pandemia de Covid-19, a Tracia já havia planejado seu lançamento para janeiro de 2021. “Nossa estreia aconteceu

01 Tesséra (à esquerda), cachaça premium, mostra atitude aos paladares mais exigentes.

Origini (à direita), encorpada, límpida de aroma marcante e paladar intenso 02 Orfeu, cachaça extra premium. Sensação delicada de pureza aveludada no paladar 03 Cachaças Orfeu e Stázei.

Stázei é super premium, mais encorpada e de sabor surpreendente

por meio de uma oportunidade. Nós já estávamos movimentando a marca nas redes sociais e procurando parceiros quando fomos convidados para lançar a Tracia em uma live de música sertaneja em Lavras”, conta Rayane.

Com a grande estreia da cachaça Tracia, foi lançado também o e-commerce e seus produtos chegaram em alguns pontos de venda. “Na cidade de Lavras já estamos presentes no Empório Mazzei e na Bemdita Carnes. Estamos em forte expansão e em breve também estaremos em outras cidades do Brasil’’, revela.

Entretanto, a Tracia já chega a todas regiões do país e do mundo por meio de seu site próprio: cachacatracia.com. br. onde é possível encontrar, além das cachaças, acessórios como cantis, copos e kits especiais. — iPê

(35) 99881-9557

instagram CACHACATRACIA

www.cachacatracia.com.br

This article is from: