5 minute read

Fotografia

Fotografia mobile

COMO AS IMAGENS PERMEIAM NOSSO COTIDIANO ATRAVÉS DA CÂMERA DO CELULAR

Advertisement

texto almalab agência fotografia gilney botelho

A

histÓria da fotografia começou há muito tempo, em 1826, quando o francês Joseph Niépce fez o primeiro registro. Niépce encontrou uma forma de fixar uma imagem produzida em uma câmara escura utilizando uma substância fotossensível chamada betume da Judeia. Essa técnica ficou conhecida como heliografia. Os anos foram passando, os equipamentos de captura de imagens foram evoluindo, a tecnologia avançando e, hoje, o que era uma prática restrita a poucos se popularizou.

No final dos anos 80 e início dos anos 90, a fotografia entrou de vez para o cotidiano das famílias: câmeras simples, de funcionamento automático e um rolo de filme Kodak ou Fuji. Foi ali que começou nosso hábito - e paixão - de fotografar o dia a dia.

Cada registro era pensado com uma certa cautela, afinal, havia a limitação da quantidade de no máximo 36 “poses” em cada rolo de filme. As fotos eram reveladas e coladas em álbuns ou mesmo ocupavam um canto da sala.

De lá pra cá, as câmeras foram evoluindo, os cartões de memória tomaram conta do mercado, os cliques ficaram quase ilimitados, Sony Cyber-Shot passou a dominar o mercado e o Orkut se tornou o principal mural de fotos.

Desde então o compartilhamento da fotografia não se restringe mais às visitas que sentam na sala para folhear os álbuns, mas a toda uma rede virtual, em tempo real, sem limitações.

A fotografia hoje está presente no dia a dia das pessoas. Em um período de auge das redes sociais, os registros são feitos quase que simultâneos aos acontecimentos. É a fotografia ao alcance de todos. Partindo disso, todos querem fazer bons registros com o equipamento que tem em mãos. Mas será possível fazer uma boa fotografia apenas com um celular?

FOTOGRAFIA AO ALCANCE DE TODOS

De acordo com Rafaela Teixeira, é possível sim realizar boas fotografias apenas com um celular. Rafaela é fotógrafa profissional há cinco anos, atuando na área de fotografia de família, em que faz prioritariamente aniversários, casamentos, eventos sociais e sessões de retratos. Ela permeia o universo dos afetos, documentando e ilustrando momentos importantes da vida das pessoas.

Antes mesmo de se tornar a profissão da Rafaela, a fotografia já era um hobbie em que ela registrava amigos, familiares e seu próprio cotidiano. Para dar aquela ajuda em quem quer registrar momentos especiais com o celular e aproveitar para deixar as redes sociais mais atrativas, a fotógrafa dá algumas dicas.

DICAS DA PROFISSIONAL

8 dicas essenciais para uma boa fotografia com o celular.

1. Limpar a lente do celular frequentemente

Muitas vezes a fotografia sai embaçada, fosca e sem nitidez por excesso de sujeira na lente. Como limpar? Com um pano limpo, papel higiênico ou o pano da roupa que está usando na hora da foto.

01

02

03

2. Pare, observe e respire antes do clique

Não contei essa história toda à toa. Lembra que falei que um filme permitia no máximo 36 poses e as pessoas pensavam bem antes de fazer um clique? É sobre isso: ao apontar a câmera do celular para o que deseja fotografar, respire. Quando queremos fotografar é comum o coração disparar e ficarmos afoitos, ocorre uma descarga de adrenalina e acabamos clicando sem enxergar direito a cena. Pare, respire e principalmente observe através de todos os cantos da tela do celular. Ao fazer isso você saberá escolher o que quer que apareça na sua foto ou não.

04

05

06

3. Posicione-se bem

Movimente-se para trás ou para frente. Explore os ângulos de inclinação do celular: de baixo pra cima, de cima para baixo, ou nas laterais, a fim de compor toda a cena. Lembre-se: olhe para toda a tela do celular antes de apertar o botão de clicar.

4. Ajuste de foco e exposição

Grande parte dos aparelhos permitem que você mude o foco arrastando o círculo que aparece no meio da tela. Coloque o foco em cima do que deseja fotografar e então ajuste a exposição para mais clara ou escura. Ao experimentar essas possibilidades, você terá outra percepção sobre luz e composição.

5. Atenção ao foco

Em retratos, tente manter o foco nos olhos. Os olhos são a parte mais expressiva do rosto, quando sem foco, a sensação de desconforto ao olhar a imagem é unânime.

6. Atenção ao alinhamento

Alinhamentos das linhas horizontais, seja em uma paisagem ou em um ambiente interno, tente manter o alinhamento na imagem, isso vai deixar a fotografia mais agradável. Utilize as linhas de orientação do próprio celular na hora de clicar; se falhar, corrija em um aplicativo.

7. Cuidado com a cor branca

O branco é a cor que mais reflete luz. Na fotografia, uma roupa branca ou qualquer outro elemento nessa cor vai refletir mais luz e poderá “estourar” a foto. Utilize a dica anterior para equilibrar a exposição em imagens que elementos da cor branca estejam presentes. Informação importante: em uma fotografia nosso olhar se direciona para os pontos mais claros, portanto, cuidado com as lâmpadas no teto, sol, nuvem e objetos claros que possam distrair o olhar do assunto principal.

8. Softwares ou aplicativos para edição e tratamento de imagens

No dia a dia, uso dois aplicativos gratuitos para tratar as imagens que faço no celular: Adobe Lightroom e VSCo, ambos têm versões gratuitas. Acho o VSCo mais simples, com “filtros” lindos, predefinições e ferramentas de mais fácil acesso. Já o Lightroom também possui alguns “filtros” já predefinidos, mas o manuseio do software exige um pouco mais de conhecimento sobre pós-produção.

De acordo com a fotógrafa, essas dicas vão ajudar certamente, mas o mais importante é praticar, aprimorar fazendo, errando e acertando. Rafaela ainda deixa o convite a todos que testarem as dicas e quiserem sugestão, basta enviar a foto em sua página no Instagram. — iPê

instagram RAFA_ELA_FOTOGRAFIA

This article is from: