Revista InterBuss | Edição 621 | 20.11.2022

Page 1

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 20 DE NOVEMBRO DE 2022 • ANO 13 • NÚMERO 621 MARISA: DE SETRA PELA CROÁCIA Veja relato na coluna quinzenal MAIS BUSSCAR NA BAHIA ANTT QUER ENQUADRAR BUSER Objetivo é colocar empresa como clandestina; Justiça suspendeu sessão E AGORA? ANTT QUER ENQUADRAR BUSER E AGORA?
buss SEJAM BEM-VINDOS SÃO 12 ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO UMA REVISTA DE QUALIDADE, MAIS CONTEÚDO VOCÊ QUER! BOA MOBILIDADE •
buss BEM-VINDOS À DE INTERBUSS, INFORMAÇÃO PRA VOCÊ! QUALIDADE, COM CONTEÚDO E DO JEITO QUE BOA LEITURA! • TRANSPORTE

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda.

ARTE E DIAGRAMAÇÃO InterBuss Comunicação

SOBRE A REVISTA INTERBUSS

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo.

Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes tercei ras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a re produção também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal.

CONTATO

A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@por talinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido pos sível.

A EQUIPE INTERBUSS

A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e con seguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com re sponsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.

Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Por tal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas

/onibusdecampinas EXPEDIENTE
621 06 editorial 07 a imagem da semana 08 a grande matéria 12 pôster 14 mobilidade no brasil 16 acervo portal interbuss 18 rede social 20 deu na imprensa 22 viagens & memória Os 12 anos de história da Revista InterBuss Ônibus pega fogo na região de Belém Buser pode ser enquadrada como clandestina Caio Millennium BRT, por Sérgio Carvalho Mais Busscar para o Grupo Brasileiro, da Bahia Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais As novidades publicadas na imprensa especializada Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora
Vanessa
Cruz Foto da capa: Divulgação Buser / Melhores Destinos
por dia.
o que tem na edição
Marisa
N.
buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 20 de novembro de 2022 08 Buser pode estar perto do fim? 22 Andando de Setra pelas ruas da Croácia

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA

Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credi bilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso.

E tudo começou muito tempo antes, pelo me nos uma década, quando a internet ainda es tava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes so bre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público.

O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade jun to à população.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos.

Passado mais um tempo, o formato de publica ção de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual.

Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibi lidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.

editorial

Ananindeua

Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

O fogo é uma das forças da natureza mais implacáveis. Controlar incêndios, por exem plo, requer um grande esforço por parte do Corpo de Bombeiros, até mesmo após as chamas terem sido debeladas. Todo cuidado é pouco.

Na manhã de sexta-feira (18), três ônibus pegaram fogo em um terreno aberto que abrigava os veículos no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, na região de Belém.

Os veículos foram totalmente consumidos pelas chamas. Dois micro-ônibus que fa ziam a linha Águas Lindas/Olga Benário-Castanheira e um ônibus de turismo ficaram destruídos. Pessoas que moram no entorno e outros transeuntes que passavam pelo local tentaram conter o fogo, sem sucesso.

Outros ônibus, que também estavam parados no mesmo terreno, tiveram que ser retirados às pressas. O incêndio só foi controlado após a chegada de equipes do Corpo de Bombeiros Militar. Não há relatos de feridos no incidente e ainda não se sabe como as chamas iniciaram.

a imagem da semana
do DOL dol.com.br

grande matéria

A TENTATIVA DE ENQUADRAR A BUSER COMO “CLANDESTINO”

ANTT está muito próximo de colocar o maior app de passagens de ônibus como irregular

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 8 a

ABuser , conhecida como a Uber dos ônibus, corre o risco de sofrer um forte revés na ANTT. Os dire tores da agência do transporte rodoviário formaram consenso para impor pena de apreensão aos veículos

interbuss 621 9 acesse revistainterbuss.com.br

a grande matéria

Aplicativo colocou muitas empresas tradicionais em situação de mudanças

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 10

e enquadrar empresas desse gênero como clandesti nos.

O setor foi salvo por uma decisão judicial no final des ta quarta-feira (16) que suspendeu a reunião deliber ativa da agência marcada para esta quinta-feira (17).

Na prática, a maioria dos diretores da agência pre tende derrubar uma regra vigente para passarem a enquadrar como clandestinos os veículos que não es tiverem realizando “viagens fechadas”.

A ANTT só permite que as fretadoras realizem o chamado circuito fechado.

Por esse sistema, o ônibus de uma empresa só pode realizar uma viagem de ida e volta com os mesmos passageiros.

É vetada a venda de passagens ao longo do trecho, o que contraria a ideia de aplicativos como a Buser.

Pela regra hoje vigente, fretadoras colaborativas (como são conhecidas as novas soluções de trans porte coletivo) só recebiam uma multa e seguiam via gem.

Com a mudança, os passageiros terão de descer na estrada e o ônibus ficará preso em um pátio ou estac ionamento –além da autuação.

REVIRAVOLTA

A pedido da Buser, o juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, decidiu suspendeu a realização da reunião deliberativa da ANTT prevista para esta quinta.

Em seu despacho, ele pede “mais cautela” do poder púbico em relação aos meios de transporte coletivos por aplicativos.

“O setor vem enfrentando mudanças em ritmo acel erado e inquieto, com impacto direto aos usuários passageiros”, escreveu o juiz.

Giuzio Neto entendeu ainda que a apreensão de um veículo de transporte coletivo deixa vulneráveis os passageiros desembarcados, o que considerou “risco significantemente maior que o do exercício de uma autorização obtida em desconformidade com seus limites”.

Ele julgou ainda exagerado o uso da expressão “clan destino” pela agência, termo pejorativo e usado para designar empresas de transporte que operam de for ma muito diferente de empresas como a Buser.

* Informações de Julio Wiziack

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 11

interbuss

SÉRGIO CARVALHO Consórcio Sorocaba
MOBILIDADE • TRANSPORTE

BUSSCAR ENTREGA MAIS UM LOTE DE ÔNIBUS AO GRUPO BRASILEIRO

Foi a segunda entrega para o grupo com tradição na Bahia

mobilidade no brasil interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 14

OGrupo Brasileiro, da Bahia, recebeu no mês de outu bro uma nova frota composta por dez Vissta Buss 360 6x2, dois Vissta Buss 360 4x2, que agregarão à frota da Rota Transportes, de Itabuna, e também dois El Buss 320L para a empresa Cidade Sol, de Jequié, todos com chassi Mercedes-Benz.

Esta é a segunda entrega do ano, completando um to tal de 14 unidades, realizada em junho para a Expresso Brasileiro e Cidade Sol.

O Vissta Buss 360 é apropriado para viagens mais longas e chama a atenção pela sua elegância. Os veículos 6x2 possuem 46 poltronas Class Leito Turismo, e os 4x2, 46 poltronas Class Superpullman, todas com entrada para cabo USB.

Os carros estão equipados também com sanitário, arcondicionado, elevador, display de mensagem no salão, aparelho multimídia, rádio, roteador wi-fi e itinerário.

Já o El Buss 320L atenderá às demandas de fretamento e linhas curtas da Cidade Sol.

O diferencial deste modelo são seus faróis e lanternas, além de um sobreteto que torna o veículo ainda mais so fisticado.

Elevador, preparação para instalação de DVR com três câmeras, um monitor de 7” e uma microcâmera para mar cha a ré agregam ainda mais ao carro, que conta com 44 poltronas Class Soft com entrada para cabo USB.

O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, relata a alegria de estar entregando mais modelos da marca para o Grupo Brasileiro.

“É muito importante termos clientes como o Grupo Brasileiro, que levam a nossa marca por toda Bahia e região. Juntos podemos entregar conforto, tecnologia e segurança aos clientes”.

interbuss 621 15 acesse revistainterbuss.com.br

Wesley Araujo

Marcopolo Viaggio G7 1050 Planetatur Julho de 2011

Sérgio Carvalho

Caio Apache Vip Nardelli Maio de 2011

Ricardo Zambianco

Busscar Vissta Buss LO São João Julho de 2011

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 16
acervo
portal interbuss Igor Drumond Soares Comil Campione 3.65 Univale Julho de 2011

Soares Matheus Novacki

Marcopolo Paradiso G7 1200 Cometa Julho de 2011

Zambianco Osmar Cordeiro

Marcopolo Torino

Cidade Verde Julho de 2011

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 17
interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 18 rede social Kelvin Caovila Mascarello Roma MD Graciosa @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Comil Campione Trectur @fb.com/groups/ocdholding Rafael Pavan Marcopolo Senior Midi Santa Luiza @fb.com/groups/ocdholding Rafael Pavan Marcopolo Paradiso G7 1050 Bel-Tur @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 19 @fb.com/groups/ocdholding Kelvin Caovila Marcopolo Paradiso New G7 1800DD West Side @fb.com/groups/ocdholding 1050 @fb.com/groups/ocdholding Rafael Pavan Comil Invictus Riodoce @fb.com/groups/ocdholding
interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 20
METADE
diz estudo feito por iniciativa de um grupo de montadoras da Automotive Business automotivebusiness.com.br deu na imprensa
FRENAGEM DE EMERGÊNCIA REDUZ ACIDENTES PELA
É o que

Veículos equipados com alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência ajudaram a re duzir a ocorrência de colisões frontais em 50%.

Essa é a conclusão de um estudo realizado pela PARTS (Partnership for Analytics Research in Traffic Safety), iniciativa realizada por várias montadoras localizadas nos Estados Unidos para atestar a eficácia das tecno logias de segurança ativa nos automóveis vendidos naquele país.

Funcionamento em diversas situações

Desta vez, o levantamento analisou o funcionamento dos sistemas de assistência à condução (popularmente conhecido como pela sigla ADAS) em automóveis de passeio.

O estudo assegura que o sistema de frenagem autôno ma de emergência (AEB) atua de forma eficiente nas mais diversas situações, mesmo quando as condições da estrada, tempo e de iluminação estão longe das ideais.

Além disso, o estudo mostrou que sistemas que ajudam a manter os veículos dentro da faixa de rolamento, como o assistente de permanência de faixa (LKA) e o assistente de centralização de faixa (LCA), funcionam de forma eficiente para reduzir a incidência de aciden tes que podem acarretar em ferimentos graves.

“Essas tecnologias emergentes podem reduzir sub stancialmente o número de acidentes e melhorar os padrões de segurança. O AEB está contribuindo, com números reais, para mitigar a quantidade de acidentes com feridos e vítimas fatais”, afirmou Tim Czapp, coresponsável pela PARTS e gerente sênior da empresa Stellantis.

O que é a PARTS?

Fundada em 2018, a PARTS é uma iniciativa volun tária firmada entre as montadoras e o Departamento de Transportes dos Estados Unidos para aprimorar a segurança viária por meio de análises colaborativas so bre a eficácia de tecnologias de segurança.

Até o momento, Honda, General Motors, Mazda, Mit subishi Motors, Nissan, Stellantis, Subaru e Toyota participam da iniciativa.

Juntas, as fabricantes representaram aproximada mente 65% do mercado de automóveis de passeio nos EUA em 2021.

Com a recente entrada da Ford, essa porcentagem che gou a quase 80%.

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 21

viagens & memória por marisa v. n. cruz

Andando de Setra na Croácia

Neste mês de outubro eu resolvi conhecer a Croácia, um dos países da Europa oriental. Sozinha, resolvi pesquisar trajetos rodoviários entre as principais cidades do país, entre eles as cidades litorâneas de Split e Dubrovnik. Daí eu fui pesquisar quais empresas fazem o trajeto entre aquelas duas cidades, e seus horários. Duas semanas antes do previsto, eu fui ao site prometmakarska.hr e comprei a passagem de ônibus saindo da cidade croata de Split com destino a Dubrovnik pela In ternet - para fins de fiscalização imigratória (o que ocor reu efetivamente), garantindo o horário que irei embarcar sem algum atraso no meu planejamento. A passagem cus tou 160 kunas, o equivalente a 120 reais, mais os custos de emissão pela Internet (12 kunas). Após o amanhecer do último dia 12 de outubro, eu saí do hotel no centro de Split e caminhei cerca de um quilômet ro até a rodoviária da cidade que ficava ali perto. Chegando na rodoviária, avistei alguns ônibus estacionados das empresas Autotrans, Centrotrans, Čazmatrans e Flix bus (operados tanto pela Slavonija Bus quanto pela Croatia Bus), até que havia dois veículos da Promet Makarska, cuja passagem online foi comprada daquela empresa. Tive de aguardar qual deles iria ser liberado para o embarque, ini ciado quinze minutos antes da partida, às 8 da manhã. Na rodoviária, observando as plataformas (boxes), havia em torno de vinte, porém na verdade são identificados em grupos de plataformas, de 1 até 5. O ônibus que eu peguei era um monobloco Setra S/516, fabricado em 2014. Seu prefixo não é destacado nos veícu los, porém para critérios de identificação, é normal ser a própria placa do veículo, no caso MA-610-CD, ou 610. Embarquei pela plataforma 2 (peron 2), e as duas malas de via gem eu optei por colocá-los na bagagem inferior, pagando 7 ku nas cada (moeda local da Croácia). Naquele dia estava aceitando somente em Kuna (cerca de 0,70 reais a moeda unitária croata) e a partir de janeiro todo o país migrará para a moeda Euro. Não há obrigatoriedade de sentar-se na poltrona con

forme descrito na passagem de ônibus. Assim, preferi sentar-se no lado direito do veículo, na poltrona 35, obser vando a extrema paisagem do litoral durante a viagem. Fa lando a verdade, eu demorei minutos para localizar onde estão numeradas as poltronas, descobrindo observando o encosto lateral do assento. Antes do veículo partir, observei que havia som ambiente, normalmente sintonizado em uma rádio local. Após ouvir a tradicional canção “U Svakom SluČaju te Volim” de Ibrica Jusić, o relógio do rádio deu 8 da manhã, e assim, o motor ista ligou o motor e partiu na hora correta. Além do condutor, há um cobrador que vai até cada pol trona e verifica se o ticket de cada passageiro está válido, ou é realizada a cobrança em dinheiro naquele momento. Não havia WC no veículo que eu estava. A linha era paradora, fazendo com que embarcasse mais pessoas dentro do ônibus, e em algumas horas parou por alguns minutos na cidade de Makarska. Mais tarde, houve a próxima parada na cidade de PloČe, e ali a parada durou no mínimo 10 minutos.

Desembarquei do veículo e parei para tomar uma água. Reparei que quem parava para comer ou beber desembar cava do ônibus ao invés de comer no veículo por educação. Cada um estava no seu canto. Em 6 minutos além do pre visto, retornamos do veículo e prosseguimos viagem. Recentemente, foi construída a nova ponte Peljesac que re duziu o tempo de viagem em mais de duas horas evitando passar por dois postos de imigração na fronteira com a BósniaHerzegovina, evitando o desembarque e filas nesses postos. Na última parte do percurso passamos por essa nova ponte. Após apreciar toda a paisagem litorânea pela janela, cheguei em Dubrovnik por volta da 12:40. Desembarquei do ônibus de viagem e parti pegando um urbano logo em seguida. Valeu muito a pena andar de ônibus rodoviário na Croácia, pois foi muito bom observar cada paisagem e cada região do seu extenso litoral. E o ônibus foi bem confortável, va lendo a pena ter andado de Setra.

interbuss 621 acesse revistainterbuss.com.br 22
À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO! 12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO! buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO! 600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS! CONTINUE CONOSCO! buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.